You are on page 1of 7

13 PROVA ESPECFICA Cargo 19

QUESTO 31 De acordo com a NR-5, ocorrendo empate no nmero de votos de candidatos ao final da apurao da eleio da CIPA, CORRETO afirmar: a) b) c) d) Assumir o candidato mais idoso. Assumir aquele candidato que tiver melhor proposta de trabalho. Assumir aquele candidato que for indicado pela Comisso Eleitoral. Assumir aquele candidato que tiver maior tempo de servio no estabelecimento.

QUESTO 32 Para fins de aplicao das NR 4 e 5, quando se tratar de empreiteiras ou empresas prestadoras de servios, considera-se como estabelecimento: a) b) c) d) a sede da matriz da empresa. a sede da empresa no municpio onde executa a atividade fim. o local em que seus empregados estiverem exercendo suas atividades. a sede da empresa no municpio onde atua, independente do local da atividade.

QUESTO 33 De acordo com a NR 5, havendo participao inferior a cinqenta por cento dos empregados na votao de eleio da CIPA, CORRETO afirmar: a) No haver apurao dos votos e a comisso eleitoral dever organizar outra votao,que ocorrer no prazo mximo de dez dias. b) No haver apurao dos votos e a comisso eleitoral dever organizar outra votao, que ocorrer no prazo mximo de quinze dias. c) No haver apurao dos votos e a comisso eleitoral dever organizar outra votao, que ocorrer no prazo mximo de trinta dias. d) Haver apurao dos votos e a comisso eleitoral dever organizar outra votao, que ocorrer no prazo mximo de quinze dias, sendo computados tambm os votos da apurao anterior.

14

QUESTO 34 Conforme definido pela NR 5, em caso de anulao do processo de eleio da CIPA pela unidade descentralizada do Ministrio do Trabalho e Emprego, CORRETO afirmar: a) A empresa convocar nova eleio no prazo de cinco dias, a contar da cincia, sendo permitidas novas inscries. b) A empresa convocar nova eleio no prazo de cinco dias, a contar da cincia, garantidas as inscries anteriores. c) A empresa convocar nova eleio no prazo de dez dias, a contar da cincia, garantidas as inscries anteriores. d) A empresa convocar nova eleio no prazo de dez dias, a contar da cincia, sendo permitidas novas inscries. QUESTO 35 De acordo com a rea de vivncia, definida pela NR-18, a rea mnima necessria para utilizao de cada chuveiro dever ser de: a) b) c) d) 0,80 m2, com altura de 2,10 m do piso. 0,90 m2, com altura de 2,10 m do piso. 0,80 m2, com altura de 2,30 m do piso. 0,90 m2, com altura de 2,30 m do piso. data de data de data de data de

QUESTO 36 Segundo o Anexo I da NR-12 da Portaria 3.214, os empregadores devero promover a todos os operadores de motosserra treinamento para utilizao segura da mquina, com carga horria mnima de: a) b) c) d) 6 horas. 8 horas. 10 horas. 20 horas.

QUESTO 37 De acordo com a NR 10 da Portaria 3.214, o aterramento das instalaes eltricas deve ser executado conforme regulamentao estabelecida pelos orgos competentes e, na ausncia desta, deve atender: a) b) c) d) s Normas Internacionais vigentes. s Normas do Ministrio de Minas e Energia vigentes. Norma da Empresa Geradora de Energia Eltrica e s Normas da ABNT. somente s Normas da ABNT vigentes.

15

QUESTO 38 De acordo com a NR-20 Lquidos Combustveis e Inflamveis, so caractersticas de lquido combustvel, classe III, todo aquele que possua ponto de fulgor: a) b) c) d) igual ou superior a 37C e inferior a 45,9C. igual ou superior a 70C e inferior a 25C. igual ou superior a 70C e inferior a 37,7C. igual ou superior a 70C e inferior a 93,3C.

QUESTO 39 Considerando a NR-23 Proteo Contra Incndios, obrigatrio que todas as empresas possuam: a) Proteo contra incndio; sadas de emergncia com largura mnima de 1,50 m; pessoas adestradas no uso correto desses equipamentos. b) Proteo contra incndio; sadas de emergncia com largura mnima de 2,00 m, devendo as portas ser de enrolar ou giratrias; possuir equipamento suficiente para combater o fogo em seu incio. c) Proteo contra incndio; sadas de emergncia com largura mnima de 1,20 m; equipamento suficiente para combater o fogo em seu incio; pessoas adestradas no uso correto desses equipamentos. d) Proteo contra incndio; sadas de emergncia com largura mnima de 1,40 m, com sentido da abertura da porta somente para o interior do local de trabalho; equipamento suficiente para combater o fogo em seu incio e pessoas adestradas no uso correto desses equipamentos.

QUESTO 40 Segundo a NR-18 Condies e Meio Ambiente de Trabalho na Indstria da Construo, a elaborao do PCMAT ser obrigatria em todos os estabelecimentos com: a) b) c) d) 20 ou mais trabalhadores. 25 ou mais trabalhadores. 30 ou mais trabalhadores. 40 ou mais trabalhadores.

16

QUESTO 41 Conforme a NR-18 Condies e Meio Ambiente de Trabalho na Indstria da Construo, o deslocamento do trabalhador de seu posto de trabalho at os gabinetes sanitrios, mictrios e lavatrios NO dever ser superior a: a) b) c) d) 120 m de distncia. 150 m de distncia. 200 m de distncia. 250 m de distncia.

QUESTO 42 De acordo NR-15 Atividades e Operaes Insalubres, so atividades cuja insalubridade se caracteriza in loco, mediante percia e pela forma qualitativa, EXCETO: a) Trabalho permanente com pacientes em isolamento por doenas infectocontagiosas, estbulos, cavalarias e contato habitual com acido frmico, amnia, e ter. b) Trabalho permanente em hospitais, ambulatrios, postos de vacinao e outros estabelecimentos destinados ao atendimento e tratamento de animais; gabinetes de autpsia e cemitrios. c) Trabalho em contato permanente com carnes, glndulas, vsceras, sangue, ossos e dejees de animais portadores de doenas infectocontagiosas; resduos de animais deteriorados. d) Trabalho em contato permanente com pacientes em isolamento por doenas infecto-contagiosas; esgoto e lixo urbano; animais destinados ao preparo de soro; estbulos e cavalarias. QUESTO 43 Quanto ao PPRA Programa de Preveno de Riscos Ambientais, CORRETO afirmar: a) Tem por objetivo somente a proteo do meio ambiente de trabalho, considerando, para tanto, os agentes qumicos, fsicos, biolgicos, ergonmicos e mecnicos. b) Dever ser implementado pelo empregador, com ou sem a participao dos trabalhadores, considerando to somente os agentes fsicos, qumicos e biolgicos. c) A abrangncia e profundidade do PPRA depende das caractersticas dos riscos e das necessidades de controle, sendo obrigatria, portanto, a incluso dos agentes agressivos ergonmicos e mecnicos. d) Possui dentre seus objetivos a proteo do meio ambiente e dos recursos naturais, considerando, para tanto, os agentes qumicos, fsicos e biolgicos.

17

QUESTO 44 De acordo com o disposto na NR-6 Equipamento de Proteo Individual, o Certificado de Aprovao CA, para fins de comercializao dos EPI, ter validade de: a) 2 anos para aqueles equipamentos com laudos de ensaio que no tenham sua conformidade avaliada no mbito do IMETRO. b) 3 anos para aqueles equipamentos com laudos de ensaio aprovados pela Fundao Jorge Duprat Figueiredo, de Medicina e Segurana do Trabalho. c) 5 anos para aqueles equipamentos com laudos de ensaio que no tenham sua conformidade avaliada no mbito do Sinmetro. d) 10 anos para os EPI de fabricao nacional, desde que devidamente aprovados com laudos ensaio em laboratrio da SSST - Secretaria Nacional de Segurana e Sade no Trabalho, do Ministrio do Trabalho e Emprego.

QUESTO 45 De acordo com a Lei 8.213/91, equipara-se ao acidente de trabalho, EXCETO: a) O ato de pessoa privada do uso da razo. b) A doena que no gera incapacidade laborativa. c) A ofensa fsica intencional, inclusive de terceiro, por motivo de disputa relacionada ao trabalho. d) A prestao de servio espontnea de qualquer servio empresa para lhe evitar prejuzo ou proporcionar proveito.

QUESTO 46 A Ordem de Servio definida pela NR-1 deve ser elaborada dando cincia aos empregados com os seguintes objetivos, EXCETO: a) Adotar medidas determinadas pelo MTE. b) Prevenir atos inseguros no desempenho dos trabalhos. c) Divulgar as obrigaes e proibies que os empregados devam conhecer e cumprir. d) Adotar medidas para o reconhecimento e a caracterizao da insalubridade ou periculosidade nos ambientes de trabalho.

18

QUESTO 47 Conforme a NR-4, compete aos profissionais integrantes dos Servios Especializados em Engenharia de Segurana e em Medicina do Trabalho, EXCETO: a) Colaborar, quando solicitado, nos projetos e na implantao de novas instalaes fsicas e tecnolgicas da empresa. b) Esclarecer e conscientizar os empregados sobre acidentes de trabalho e doenas ocupacionais, estimulando-os a favor da preveno. c) Executar, quando solicitado, outras atividades na empresa e colaborar nos projetos e na implantao de novas instalaes fsicas e tecnolgicas. d) Manter permanente relacionamento com a CIPA, valendo-se ao mximo de suas observaes, alm de apoi-la, trein-la e atend-la, conforme dispe a NR-5.

QUESTO 48 Quanto ao encaminhamento por parte do empregador do Anexo I, ficha de acidente do trabalho, definido pela NR 18, por meio de servio de postagem, CORRETO afirmar: a) Deve ser enviado a DRT at quinze dias aps o dia do acidente e seu protocolo mantido pela empresa por um perodo de cinco anos. b) Deve ser enviado a FUNDACENTRO at dez dias aps o dia do acidente e seu protocolo mantido pela empresa por um perodo de trs anos. c) Deve ser enviado a FUNDACENTRO at quinze dias aps o dia do acidente e seu protocolo mantido pela empresa por um perodo de cinco anos. d) Deve ser enviado a DRT at dez dias aps o dia do acidente e seu protocolo mantido pela empresa por um perodo de trs anos.

QUESTO 49 Conforme NR-24 Condies Sanitrias e de Conforto nos Locais de Trabalho, obrigatria a existncia de refeitrios nos estabelecimentos com mais de: a) b) c) d) 150 operrios. 180 operrios. 300 operrios. 400 operrios.

19

QUESTO 50 Quanto ao PCMSO, estabelecido pela NR-7, cujo objetivo promover e preservar a sade do conjunto de trabalhadores nas empresas, CORRETO afirmar: a) parte integrante do conjunto de iniciativas do empregador no campo da sade dos trabalhadores e obrigatrio somente nas empresas a partir de 20 empregados, independente do grau de risco. b) O programa obrigatrio somente nas empresas com mais de 25 empregados e que, pela natureza de suas atividades, estejam enquadradas no grau de risco 3 e 4. c) Tem o carter de rastrear, prevenir e diagnosticar antecipadamente os agravos sade dos trabalhadores, podendo estar ou no articulado com as demais NR. d) Dever ser planejado e implantado, observando riscos sade dos trabalhadores, em especial os identificados nas avaliaes previstas nas demais NR.

ATENO
COM SUA ESCRITA HABITUAL, TRANSCREVA, PARA O ESPAO RESERVADO PELA COMISSO, NA FOLHA DE RESPOSTAS, A SEGUINTE FRASE: Responsabilidade social: prioritrio que todas as empresas sejam responsveis pelo bem-estar de sua comunidade.

You might also like