You are on page 1of 129

GESTO DA COMPENSAO AMBIENTAL

MANUAL DO USURIO

Sumrio I. a) b) c) d) e) II. INTRODUO................................................................................................................ 3 Apresentando o Mdulo da Compensao Ambiental .................................................. 3 Descrio do Fluxo de Atividades da Compensao Ambiental .................................... 4 Portal da Cmara de Compensao Ambiental............................................................. 6 Acessando o SIGAM Sistema Integrado de Gesto Ambiental .................................. 11 Acessando o Portal da Compensao Ambiental ....................................................... 12 CADASTROS DE UNIDADES DE CONSERVAO E DE TERMOS DE COMPROMISSO DE

COMPENSAO AMBIENTAL (TCCA).................................................................................. 13 f) g) III. h) i) j) k) l) m) IV. n) o) p) q) r) s) t) Cadastrando uma Unidade de Conservao .............................................................. 13 Cadastrando um Termo de Compromisso de Compensao Ambiental (TCCA) ........... 32 PLANEJAMENTO DOS PROJETOS DE COMPENSAO AMBIENTAL ......................... 34 Inserindo Projetos de Compensao Ambiental ......................................................... 34 Criando Destinaes, Atividades, Produtos e Tarefas de um Projeto de Compensao 38 Navegando entre os Nveis de Projeto ....................................................................... 52 Atribuindo Recursos aos Projetos............................................................................. 57 Distribuindo valores entre os nveis do Projeto .......................................................... 63 Aprovando um Projeto de Compensao Ambiental ............................................... 72 REGISTRO DA EXECUO DO PROJETO DE COMPENSAO AMBIENTAL ............... 77 Conhecendo o Menu Superior do Subsistema da Compensao Ambiental ................ 77 Cadastrando um Grupo de Pessoas no Projeto .......................................................... 78 Cadastrando a Conta Bancria do Projeto ................................................................. 82 Executando Lanamentos na Conta Bancria ............................................................ 86 Executando um pedido de compra de mercadoria ou servio ..................................... 92 Registrando a Entrega Fsica de uma Mercadoria ou Servio.................................... 105 Registrando a Entrega Fiscal de uma Mercadoria ou Servio e Lanando um Ttulo a

Pagar............................................................................................................................ 109 u) v) x) V. Efetuando o pagamento de um Ttulo ...................................................................... 116 Registrando as Aquisies ..................................................................................... 119 Cadastrando Reunies nos Nveis do Projeto .......................................................... 122 GLOSSRIO .............................................................................................................. 126

I. INTRODUO
a) Apresentando o Mdulo da Compensao Ambiental

O Mdulo da Compensao Ambiental para o SIGAM foi desenvolvido para o acompanhamento da utilizao dos recursos oriundos dos licenciamentos ambientais e destinados pela Cmara de Compensao Ambiental da Compensao Ambiental. O referencial conceitual central para o desenvolvimento do mdulo foi o gerenciamento de projetos. O gerenciamento de projetos um conjunto de ferramentas que ajuda ao gestor a prever e controlar os resultados dos esforos empreendidos na realizao dos projetos. Projetos so diferentes de operaes continuadas, porque projetos so esforos empregados temporariamente para criar algum tipo de resultado exclusivo ou final. O objetivo da utilizao do Mdulo de Gerenciamento da Compensao ambiental permitir o monitoramento da execuo e da prestao de contas, possibilitando a avaliao de resultados da aplicao dos recursos da Compensao Ambiental. O Mdulo da Compensao Ambiental est instalado no Portal da Cmara da Compensao Ambiental (CCA) do SIGAM Sistema Integrado de Gesto Ambiental.

b) Descrio do Fluxo de Atividades da Compensao Ambiental O Subsistema da Compensao Ambiental foi desenvolvido com base no fluxo de atividades demonstrado na Figura 1, o qual descreve os procedimentos pelos quais so submetidos os Projetos de Compensao Ambiental desde a propositura at a concluso.

Figura 1 - Etapas dos Projetos de Compensao Ambiental

Um Projeto de Compensao Ambiental (CA) se divide em trs etapas distintas: Aprovao, Planejamento e Execuo, as quais foram a base para estruturar o subsistema.

Aps a propositura do Projeto CA para Cmara de Compensao Ambiental o mesmo submetido a um processo de aprovao, a partir da aprovao do projeto o mesmo passa para a segunda Etapa que o Planejamento do Projeto, a qual consiste na definio das Destinaes e dos valores a serem empregados nessa fase que se inicia o uso do SIGAM para o cadastro das informaes dos Projetos CA. A terceira Etapa a da Execuo, onde sero detalhados as Atividades e Produtos, bem como quando sero registradas as compras, pagamentos e aquisies dos projetos. Todos os registros das Etapas de Planejamento e Execuo dos Projetos so vinculados aos Cadastros das Unidades de Conservao e ao Cadastro os TCCAs., os quais devem ser cadastrados no Porta da Compensao Ambiental previamente ao cadastro do Projeto CA em suas etapas de Planejamento e Execuo.

c) Portal da Cmara de Compensao Ambiental A funo dos contedos do Portal da Compensao Ambiental o de fornecer informaes sobre o uso do Subsistema de Gerenciamento da Compensao.

Figura 2 - Pgina Principal do Portal

O Portal foi estruturado de forma a permitir, por meio da pgina principal, a leitura de uma breve introduo sobre o tema Compensao Ambiental, Links para outras pginas de interesse como, por exemplo, CONAMA, CONSEMA, Fundao Florestal e Instituto Florestal e o rpido acesso s principais funcionalidades do Mdulo de Gerenciamento da Compensao, como os Cadastros de UC, Gerenciamento de Projetos, alm das ferramentas de manuteno e gesto do mdulo. Na mesma pgina, o usurio poder obter tambm informaes relevantes sobre as Unidades de Conservao sob responsabilidade dos rgos vinculados SMA. O boto Saiba Mais... da pgina principal remete aos contedos que especificam o que o Termo de Compromisso de Compensao Ambiental e os Tipos de Destinao que podem compor um projeto de compensao ambiental.

Figura 3 - Pgina Saiba Mais...

Ao clicar no boto O que um Projeto CA? o usurio obtm informaes sobre os conceitos de Projetos de Compensao Ambiental registrados no mdulo.

Figura 4 - Pgina Projeto CA

O Portal, ainda, conta com uma ferramenta que permite que sejam anexados documentos de carter geral, como as Atas das Reunies da Cmara Ambiental, deliberaes e outros. Essa ferramenta pode ser acessada pelos usurios por meio do boto Documentos CCA.

Figura 5 - Ferramenta de Documentos CCA

Mapa do Portal da Compensao Ambiental A seguir encontram-se as descries resumidas das descries de todos os Mdulos e funcionalidades, acompanhada Mapa do Portal da Compensao Ambiental. Home Acessa a Tela Principal do Portal e possibilita ao usurio alterar a sua senha de acesso. Cadastro Mdulo atravs do qual so feitos os cadastros bsicos do SIGAM (Pessoas, Propriedades e Empreendimentos), alm dos cadastro especficos para a Compensao Ambiental (Unidades de Conservao e dos TCCAs) Processos Permite a consulta ao Banco de Dados de Processos do SIGAM. Legislao Acessa a Base de Legislao Ambiental sobre o Tema Compensao Ambiental. Gerenciamento de Projeto Mdulo utilizado para a administrao das Tabelas e Bibliotecas do Portal da Compensao Ambiental e para a Extrao de Relatrios e Consultas Gerenciais referentes aos Projetos CCA cadastrados no Portal.

Saiba Mais Pgina do Portal com texto resumido explicativo sobre o TCCA e os Tipos de Destinaes da Compensao Ambiental. O que um Projeto CCA? Pgina do Portal com texto explicativo sobre o conceito de Gesto de Projetos adotado no Portal da Compensao Ambiental. Documentos CCA Ferramenta do Portal que permite fazer o upload de arquivos digitais referentes aos trabalhos da Cmara de Compensao Ambiental

Figura 6 - Mapa do Portal da Cmara de Compensao ambiental

10

d) Acessando o SIGAM Sistema Integrado de Gesto Ambiental O usurio pode acessar o SIGAM atravs da internet de duas formas: a) Pelo Portal da SMA: www.ambiente.sp.gov.br.

Figura 7 - Pgina Prinicipal do Portal da SMA

Atravs do Link exclusivo existente no canto inferior direito da Pgina Principal do Portal da SMA.

Figura 8 - Parte Inferior do Portal SMA com Link de Acesso ao SIGAM

Link para o SIGAM (Canto Inferior Direito)

11

b) Pela Rede da SMA pode-se acessar o SIGAM atravs do endereo eletrnico: http://sigam/sigam2.

Dica: O uso do endereo http://sigam/sigam2 proporciona ao usurio uma navegao mais rpida, contudo somente pode ser utilizada em computadores vinculados a Rede da SMA.

e) Acessando o Portal da Compensao Ambiental O usurio poder acessar o Portal da Compensao Ambiental das seguintes formas: a) Uma vez dentro do Portal Principal do SIGAM, atravs do Link: Portal (CCA) da guia Portais Link para o Portal CCA

Figura 9 - Portal Prinicpal do SIGAM

b) O usurio ainda pode acessar diretamente o Portal da Compensao Ambiental pelo endereo eletrnico: http://www.sigam.ambiente.sp.gov.br/SIGAM2/Default.aspx?idPagina=2968

12

II. CADASTROS DE UNIDADES DE CONSERVAO E DE TERMOS DE COMPROMISSO DE COMPENSAO AMBIENTAL (TCCA)


f) Cadastrando uma Unidade de Conservao

Para iniciar o uso do Subsistema de Gerenciamento da Compensao Ambiental necessrio que exista o Cadastro da Unidade de Conservao que ser contemplada com Projetos de Compensao Ambiental aprovados pela Cmara de Compensao Ambiental. Para cadastrar uma Nova Unidade de Conservao utilize as seguintes opes: a) Clique no cone Cadastro de UC localizado na Pgina Principal do Portal CCA

cone de Cadastro de UC

Figura 10 - Boto de Cadasto de UC na Pgina Prinicpal do Portal CCA

b) Com o cursor sobre o Boto

CADASTROS da Barra Superior abra o menu

suspenso e clique no Boto UC .

13

Boto UC do Menu Suspenso - Cadastro

Figura 11 - Boto de Cadasto de UC na Pgina Prinicpal do Portal CCA

c) Aps acessar Cadastro da UC atravs de qualquer uma das opes acima, o sistema ir apontar para a Tela de Cadastro da UC, nesta tela clique no boto .

Figura 12 - Boto Inserir para iniciar o Cadasto de uma Unidade de Conservao

Na tela de Cadastro Bsico esto disponveis os campos para o Cadastro Bsico da Unidade de Conservao, como Tipo de UC, Nome, Sigla, etc. d) Digite os dados referentes a Unidade de Conservao nos campos

correspondentes e ao concluir clique em

, o SIGAM ir gravar os dados

cadastrados e voltar para a tela de Cadastro da UC. Pode-se, ainda clicar no boto , nesta opo o SIGAM ir gravar os cadastrados e permanecer

na Tela de Cadastro Bsico

14

Figura 13 - Tela de Cadastro Bsico da Unidade de Conservao Interna

Importante: os Campos: Tipo de UC, Nome, Sigla, Classificao da unidade (interna ou externa), municpio, Unidade Gestora SMA ou Externa, municpio e responsvel so de preenchimento obrigatrio. e) Ao escolher por Cadastrar uma Unidade Externa atravs dos botes de seleo o SIGAM ir atualizar a Tela de Cadastro Bsico da UC, aps a atualizao da tela digite os dados de cadastro e grave os dados clicando no boto ou , conforme demosntrado nas telas anteriores.

Figura 14 - Tela de Cadastro Bsico da Unidade de Conservao Interna

15

f) Concludo o cadastro bsico da Unidade de Conservao (interna ou externa) o nome da Unidade de Conservao ir aparecer na Tela de Cadastro de UC, para acessar os registros de uma Unidade de Conservao cadastrada clique no ao lado do nome da UC cadastrada. g) O sistema ir apontar para a Tela de Atualizao do Cadastro Bsico, o sistema tambm ir apresentar na tela o Menu lateral, atravs do qual pode-se acessar ou editar todos tipos de registros de Cadastro de uma Unidade de Conservao selecionada.

Figura 15 - Tela de Atualizao do Cadastro Bsico

16

Alm do Cadastro Bsico, Menu Lateral composto por outros 12 itens: Complemento Dados Complementares de Cadastro da UC (rea, funcionrios, visitantes, etc.)

Figura 16 - Tela de Atualizao do Cadastro Bsico

Pessoas Ferramenta de Cadastro das Pessoas vinculadas a uma Unidade de Conservao

Figura 17 - Tela de Cadastro de Pessoas da UC

17

Para vincular uma pessoa a uma Unidade de Conservao deve-se: a) Digite o nome da pessoa no campo de pesquisa de pessoa

Figura 18 - Campo de pesquisa de pessoa

b) Clique no Boto

para vincular a pessoa no Cadastro da UC, o registro da

pessoa ser listado conforme a figura abaixo.

Figura 19 - Lista de Pessoas vinculadas a UC

c) Para remover o vinculo de uma pessoa a uma UC clique no Boto

18

Municpios Ferramenta de Cadastro de Municpios onde a Unidade de Conservao est localizada.

Figura 20 - Tela de Cadastro de Municpios da UC

Para vincular um Municpio ou mais Unidade de Conservao deve-se: a) Digite o nome do Municpio no campo de pesquisa ou selecione um nome na lista suspensa

Figura 21 - Campo de pesquisa e lista suspensa do cadastro de municpios

b) Insira o dado numrico referente rea, em km, da UC localizada no Municpio selecionado, clique no boto .

19

c) Para remover o vinculo de um municpio do Cadastro da UC clique no Boto

Figura 22 - Lista de Municpios vinculados ao Cadsatro da UC

Pontos GEO Ferramenta para registro de dados Georreferenciados da UC

Figura 23 - Tela de Registro de dados Gerreferenciados da UC

Para registrar dados georreferenciados da UC deve-se:

a) Clique no boto apresentado na tela.

, um novo ponto GEO ser

Figura 24 - Lista de Pontos GEO

20

b) Clique no boto cadastrar.

para editar os dados referentes ao Ponto GEO que se deseja

c) Insira os dados referentes a: Tipo de coordenada, o valor numrico da coordenada X e da coordenada Y, o Datum e o Fuso, conforme os exemplos:

Tipo de Coordenada Opes do Sistema Default Exemplo 1 Exemplo 2 Exemplo 3 Geogrfica Geogrfica Plana Arquivo

Coordenada X Campo Alfa Numrico 0 22 54' 21" 371243 17 44' 32"

Coordenada Y Campo Alfa Numrico 0 47 03' 38" 7394526 61 11' 27"

Datum

Fuso

NA CA SAD69 SAD69

22 22 22 23

d) Clique no Boto de pontos GEO.

para salvar os dados inseridos, o sistema ir atualizar a lista

Figura 25 - Lista de Pontos GEO atualizada

e) Para editar um Ponto GEO j cadastrado clique no Boto em seguida clique no Boto para atualizar.

, edite os dados e

21

Figura 26 - Edio de Ponto GEO

f) Para cancelar as alteraes executadas no registro do Ponto GEO, clique no Boto .

g) Para excluir um Ponto GEO cadastrado clique no Boto

O Mdulo permite, ainda, que sejam feitos o upload de arquivos digitais de georreferenciamento

a) Clique no Boto

para abrir a Janela de Escolha de arquivo

b) Na janela de Escolha de arquivo, selecione o arquivo que deseja carregar no Sistema e clique no Boto

Figura 27 - Janela de Escolha de Arquivos

22

c) O sistema ir apontar o caminho para o upload do arquivo, em seguida clique no Boto para salvar o arquivo digital junto ao registro dos Pontos GEO

Figura 28 - Ferramenta de Upload de Arquivos

23

Veculos Ferramenta para o Cadastro dos Veculos vinculados a UC

Figura 29 - Tela de Cadastro de Veculos

Para vincular um mais Veculos Unidade de Conservao deve-se:

a) Clique no Boto

, para inserir um novo veculo no Cadastro da UC

Figura 30 - Tela de Dados do Cadatro de Veculos

b) Insira os dados do Veculo e correspondentes e ao concluir clique em

,o

SIGAM ir gravar os dados cadastrados e voltar para a tela de Cadastro de Veculos. Pode-se, ainda clicar no boto , nesta opo o SIGAM ir

gravar os cadastrados e permanecer na Tela de Dados do Cadastro de Veculos

24

Figura 31 - Lista de Veculos Cadastrados

c) Para editar os dados de um veculo cadastrado clique no Boto Oramento Instrumento para o lanamento das fontes oramentrias da Unidade de Conservao.

Figura 32 - Tela de Cadastro das Fontes Oramentrias

a) Clique no Boto

, para inserir o cadastro de uma nova fonte oramentria.

Figura 33 - Tela de Dados do Cadatro de Veculos

b) Insira os dados da fonte oramentria correspondentes e ao concluir clique em , o SIGAM ir gravar os dados cadastrados e voltar para a tela de

25

Cadastro da Fonte Oramentria. Pode-se, ainda clicar no boto

, nesta

opo o SIGAM ir gravar os cadastrados e permanecer na Tela de Dados do Cadastro de Fontes Oramentrias.

Figura 34 - Lista de Fontes Oramentrias

c) Para editar os dados de um veculo cadastrado clique no Boto Projetos Mdulo de Cadastro dos Projetos de Compensao Ambiental

Este mdulo ser utilizado para o monitoramento dos Projetos de Compensao Ambiental desenvolvidos pela UC e aprovados pela Cmara de Compensao Ambiental da SMA. As funcionalidades deste mdulo sero tratados nas Partes II e III deste manual.

26

Pesquisas Mdulo de Cadastro dos Projetos de Compensao Ambiental que ser alimentado automaticamente pelo SIGAM a medida que as pesquisas forem alimentadas pelos proponentes e demais rgos da SMA registrarem as pesquisas das UCs no mdulo especfico de cadastro das pesquisas.

Figura 35 - Menu Lateral Boto Pesquisa

Figura 36 - Tela dos Dados de Cadastro das Pesquisas da UC

27

Faunas Ferramenta para o cadastro das espcies da fauna incidentes na Unidade de Conservao

a) Clique no Boto UC.

, para inserir o cadastro de uma espcie da fauna incidente na

Figura 37 - Tela de Cadastro da Fauna

b) Digite o nome comum no campo de pesquisa ou selecione um nome na lista suspensa

Figura 38 - Tela de Dados do Cadastro da Fauna

c) Insira o dado numrico referente quantidade estimada de indivduos e clique no boto .

Figura 39 - Lista de especes da fauna cadastrada

28

d) Para editar uma espcie da fauna cadastrada clique no Boto Flora Ferramenta para o cadastro das espcies da flora incidentes na Unidade de Conservao a) Clique no Boto UC. , para inserir o cadastro de uma espcie da fauna incidente na

Figura 40 - Tela de Cadastro da Flora

b) Digite o nome comum no campo de pesquisa ou selecione um nome na lista suspensa

Figura 41 - Tela de Dados do Cadastro da Flora

c) Insira o dado numrico referente rea estimada de incidncia da espcie da flora e clique no boto .

Figura 42 - Lista de especes da flora cadastrada

29

e) Para editar uma espcie da fauna cadastrada clique no Boto Anexos Ferramenta que permite o upload de arquivos digitais complementares ou de relevncia para o cadastro da UC.

Figura 43 - Tela de Anexos do Cadastro da UC

a) Clique no Boto

para iniciar o upload de arquivos.

Figura 44 - Tela de Dados para Anexos do Cadastro da UC

b) Na Tela de Anexos do Cadastro da UC preencha os dados de identificao do arquivo digital, em seguida clique no Boto Escolha de arquivos a carregar. para a abrir a Janela de

30

Figura 45 - Janela de Escolha de Arquivos

c) Selecione o arquivo que deseja carregar no Sistema e clique no Boto d) O sistema ir apontar o caminho para o upload do arquivo, em seguida clique no Boto SIGAM. para iniciar o carregamento e transferncia do arquivo para a base do

Figura 46 - Lista de arquivos anexados ao cadatro da UC

e) Para editar os dados do arquivo digital anexado ao cadastro da UC clique no boto e para excluir o arquivo digital anexado clique no boto

31

g)

Cadastrando um Termo de Compromisso de Compensao Ambiental

(TCCA) Alm do Cadastro da Unidade de Conservao, outra entidade necessria para o uso do Subsistema de Gerenciamento da Compensao Ambiental o cadastro dos TCCAs, os quais sero vinculados aos projetos de Compensao Ambiental das Unidades de Conservao. Para acessar o mdulo de cadastro do TCCA utilize a seguinte opo:

a) Com o cursor sobre o Boto

CADASTROS da Barra Superior abra o menu

suspenso e clique no Boto TCCA .

Boto TCCA do Menu Suspenso - Cadastro

Figura 47 - Boto de Cadasto Do TCCA na Pgina Prinicpal do Portal CCA

32

a) Aps acessar Cadastro da UC atravs de qualquer uma das opes acima, o sistema ir apontar para a Tela de Cadastro da UC, nesta tela clique no boto .

Figura 48 - Boto Inserir para iniciar o Cadasto de um TCCA

b) Na tela de Cadastro do TCCA esto disponveis os campos para o registro das informaes do TCCA da Unidade de Conservao, como o Processo de Licenciamento Ambiental, valor do empreendimento, percentual destinado para a compensao, etc.

Figura 49 - Tela de Dados do Cadasto de TCCA

a) Insira os dados do TCCA e ao concluir clique em

, o SIGAM ir gravar

os dados cadastrados e voltar para a tela de Cadastro do TCCA. Pode-se, ainda clicar no boto , nesta opo o SIGAM ir gravar os cadastrados e

permanecer na Tela de Atualizao do Cadastro do TCCA.

33

III. PLANEJAMENTO AMBIENTAL


h) Todos

DOS

PROJETOS

DE

COMPENSAO

Inserindo Projetos de Compensao Ambiental os Projetos cadastrados no subsistema de Gerenciamento da

Compensao Ambiental do SIGAM ficaram vinculados a uma Unidade de Conservao e a um TCCA previamente cadastrados conforme demonstrado na PARTE II deste manual. Para que seja inserido um projeto de compensao ambiental no subsistema o usurio dever acessar uma Unidade de Conservao cadastrada. a) Na tela de Cadastro da UC, atravs do Menu Lateral clique no Boto

Figura 50 - Tela do Cadasto de Projetos

b) Para inserir um novo Projeto clique no Boto carregar a Tela de Dados do Cadastro do Projeto.

, o SIGAM ir

c) Insira os dados de cadastro do projeto em cada um dos campos correspondentes. Importante - os Campos: Cdigo, Nome, Tipo de Projeto, Valor Aprovado, Data de Incio e Data Trmino (que dever ser maior que a data de Incio), so de preenchimento obrigatrio.

34

Ateno O Preenchimento do campo Tipo somente poder ser feito por intermdio da Lista Suspensa, selecione dentre as opes apresentadas a seguir, qual o tipo de Projeto ser cadastrado, conforme o Plano de Trabalho aprovado.

Lista do Tipo de Destinaes

O Campo Valor Aprovado e as Datas de Incio e Trmino devero ser preenchidos com os valores e prazos determinados pela Cmara de Compensao Ambiental no ato de aprovao do projeto

35

Figura 51 - Tela de Dados do Cadastro do Projeto

d) Concluda a digitao dos dados de cadastro do projeto, inclusive dos campos obrigatrios, clique no Boto .

36

O Subsistema de Gerenciamento de Projetos de Compensao Ambiental ir listar todos os projetos vinculados a Unidade de Conservao, na Tela de Cadastro dos Projetos.

Figura 52 - Lista de Projetos Tela de Dados do Cadastro do Projeto

Com

Cadastro

do

Projeto

inserido

no

subsistema

mesmo

fica

automaticamente vinculado a unidade de conservao selecionada no incio do procedimento ora apresentado, o prximo passo ser o de registrar o planejamento do projeto.

37

i)

Criando Destinaes, Atividades, Produtos e Tarefas de um Projeto de

Compensao Ao inserir o Projeto o SIGAM disponibiliza as propriedades do Projeto, que tem a funo de oferecer ferramentas de gerenciamento da Compensao Ambiental, que compe o Subsistema. Um projeto de compensao ambiental est dividido em nveis dentro do subsistema, onde, sero registradas todas as aes de planejamento do projeto referentes atribuio dos recursos e distribuio dos valores a serem gastos para as aquisies das compras do projeto durante a fase de execuo do projeto. Os quatro (4) nveis que compe um Projeto de Compensao Ambiental so:

Figura 53 - Nveis de Projetos do Subsistema de Gerenciamento de Projetos de Compensao Ambiental do SIGAM

Destinaes - so os tipos de investimentos que podem ser feitos nas Unidades de Conservao com os valores destinados pela Cmara de Compensao Ambiental (ex.: Plano de manejo, Regularizao Fundiria, Aquisio de Bens e Servios, Criao de Nova UC e Pesquisas em Unidades de Conservao). Atividades - so as etapas necessrias para a materializao das Destinaes.

38

Produtos - so os servios e bens que devem ser adquiridos para a execuo dos Projetos. Tarefas - um nvel de uso opcional onde possvel detalhar o processo de aquisies de servios e bens executados, subdividindo as Tarefas necessrias para as para a execuo dos Produtos do Projeto.

Dica: A melhor maneira de alimentar os dados de um projeto no Subsistema de Gerenciamento da Compensao Ambiental seguindo a ordem dos nveis do projeto: DESTINAO > ATIVIDADE > PRODUTO > TAREFA (opcional) Trabalhando dessa forma o usurio ir criar as destinaes, atividades, produtos e tarefas com maior agilidade.

Para criar uma Destinao, Atividade, Produto ou Tarefa, o usurio dever acessar inicialmente uma Unidade de Conservao, depois acessar um projeto de compensao ambiental previamente criado para ento executar as seguintes aes: a) Dentro do Projeto de Compensao Ambiental selecionado, clique no Boto do Menu Lateral em seguida clique no boto

Figura 54 - Lista de Destinaes do Projeto

b) O sistema ir apontar para a tela de cadastro da Destinao, onde devero ser preenchidos os campos com as informaes pertinentes.

39

Figura 55 - Tela de Cadastro da Destinao

c) Concluda a digitao dos dados de cadastro do projeto clique no Boto .

Importante - os Campos: Cdigo, Nome, Tipo e Responsvel so de preenchimento obrigatrio. Ateno O Preenchimento do Tipo de Destinao apenas poder ser feito por intermdio da Lista Suspensa do Campo Tipo, apresentada a seguir, selecione dentre as opes o Tipo de Destinao, conforme o Plano de Trabalho aprovado.

40

Tipos de Destinaes

d) Aps ser criada a Destinao o SIGAM ir atualizar a Tela de Cadastro da Destinao com os dados inseridos pelo usurio

Figura 56 - Tela de Cadastro da Destinao para edio de Dados

e) No caso da necessidade de correo ou alterao de algum dos dados inseridos basta editar o dado e clicar no Boto , desta maneira a

41

Destina o criada dentro do Projeto se er atualiza ada. A par rtir deste momento m a Destina o j pode e ser detalha nas sua as atividad des. f) Para ins serir uma Atividade e na mes sma tela de Edi o do Cadastro da a Destina o, clique no Boto do Menu M Later ral

Figur ra 57 - Detalhe e do Menu Late eral para inser o de Atividad des

g) ) O SIGA AM ir ca arregar a Tela de Listagem m das Ativ vidades, dentro d da a Destina o existen nte no Proj jeto, nesta tela clique e no Boto o

Cabealh ho

Figura 58 - Lista L de Ativida ades de uma Destinao D

42 2

Ateno Para identificar em qual Projeto (Nvel 1) e em qual Destinao (Nvel 2) ser inserida uma nova Atividade, verifique os dados de cabealho do sistema indicados na Figura 58. h) O sistema ir apontar para a tela de cadastro da Atividade, onde devero ser preenchidos os campos com as informaes pertinentes.

Figura 59 - Tela de Cadastro da Atividade

i) Concluda a digitao dos dados de cadastro da atividade clique no Boto .

43

Importante - os Campos: Cdigo, Nome, Tipo e Responsvel so de preenchimento obrigatrio. Ateno O Preenchimento do Tipo de Atividade apenas poder ser feito por intermdio da Lista Suspensa do Campo Tipo, apresentada a seguir, selecione dentre as opes o Tipo de Atividade, conforme o Plano de Trabalho aprovado.

Tipos de Atividades

44

j) Aps ser criada a Atividade o SIGAM ir atualizar a Tela de Cadastro com os dados inseridos pelo usurio.

Figura 60 - Tela de Cadastro da Atividade para edio de Dados

k) No caso da necessidade de correo ou alterao de algum dos dados inseridos basta editar o dado e clicar no Boto , desta maneira a

Atividade ser atualizada. A partir deste momento a Atividade poder ser detalhada em seus produtos. l) Para inserir um Produto na mesma tela de Edio do Cadastro da Atividade, clique no Boto do Menu Lateral.

45

m) O SIGAM ir carregar a Tela de Listagem dos Produtos, dentro da Atividade existente no Projeto, nesta tela clique no Boto

Cabealho

Figura 61 - Lista de Produtos da Atividade

Ateno Para identificar em qual Projeto (Nvel 1), Destinao (Nvel 2) e Atividade (Nvel 3) ser inserido o novo Produto, verifique novamente os dados de cabealho do sistema como indicado na Figura 60. n) O sistema ir apontar para a tela de cadastro do Produto, onde devero ser preenchidos os campos com as informaes pertinentes.

Figura 62 - Tela de Cadastro de Produtos

46

o) Concluda a digitao dos demais dados de cadastro do produto, clique no Boto .

Importante - os Campos: Cdigo, Nome, Tipo e Responsvel so de preenchimento obrigatrio. Ateno O Preenchimento do campo Tipo apenas pode ser feito por intermdio da Lista Suspensa, selecione dentre as opes apresentadas abaixo, qual o tipo de Produto, conforme o Plano de Trabalho aprovado.

Tipos de Produtos

p) Aps ser criado o Produto o SIGAM ir atualizar a Tela de Cadastro com os dados inseridos pelo usurio.

47

Figura 63 - Tela de Cadastro dos Produtos para edio de Dados

q) No caso da necessidade de correo ou alterao de algum dos dados inseridos basta editar o dado e clicar no Boto , desta maneira o

Produto ser atualizada. A partir deste momento o Produto poder ser detalhado em suas tarefas. r) Para inserir uma Tarefa na mesma tela de Edio do Cadastro do Produto clique no Boto do Menu Lateral.

Importante A incluso do Nvel de Tarefas opcional, o usurio pode se utilizar desse recurso para detalhar as etapas necessrias para a contratao de um produto.

48

Exemplo do Detalhamento de um Produto em Tarefas:

Produto: Contratao de Servios de Pessoa Fsica Tarefa: Entrega do Relatrio de Atividades 1 Tarefa: Pagamento de Medio referente ao Relatrio 1 Tarefa: Entrega do Relatrio de Atividades 2 Tarefa: Pagamento de Medio referente ao Relatrio 2 Etc.

s) Aps clicar no Boto

do Menu Lateral, o SIGAM ir carregar a

Tela de Listagem das Tarefas, dentro da Atividade existente no Projeto, nesta tela clique no Boto .

Cabealho

Figura 64 - Lista de Tarefas do Produto

Ateno Para identificar em qual Projeto (Nvel 1), Destinao (Nvel 2), Atividade (Nvel 3) e Produto (Nvel 4) ser inserida a nova Tarefa, verifique novamente os dados de cabealho do sistema como indicado na Figura 64. t) O sistema ir apontar para a tela de cadastro da Tarefa, onde devero ser preenchidos os campos com as informaes pertinentes.

49

Figura 65 - Tela de Cadastro de Tarefas

u) Concluda a digitao dos demais dados de cadastro do produto, clique no Boto .

50

Figura 66 - Tela de Cadastro de Tarefas para edio de Dados

v) No caso da necessidade de correo ou alterao de algum dos dados inseridos basta editar o dado e clicar no Boto Tarefa ser atualizada. , desta maneira a

51

j)

Nave egando en ntre os Nv veis de Pro ojeto

Aps conclu uir a cria o de um projeto p e a insero dos d seus n nveis o usu urio pode e na avegar ent tre os nveis do proje eto de duas s maneiras s: a) ) Atravs do Menu Lateral se eguindo os o passos descritos s na tabela a abaixo:
astro Cada da UC U Nve el 1 Tela de Cad dastro do Proje eto Nvel 2 dastro da Tela de Cad Destina ao Nvel l3 Tela de Cad dastro da Ativida ade Nvel 4 dastro do Tela de Cad Produ uto

Clique no o Boto

Clique no o Boto

Clique no o Boto

Clique no o Boto

Clique no Boto

Para acessa ar a Lista de Projetos s da UC

Para acessar a Lista de Destinaes do Projeto

Para acessar r a Lista de Atividades da Destinao

Para acessar r a Lista de Produtos da Atividade

Para acessar a Lista de Tarefas do Produto

a de Lista Proje etos

a de Lista Destina aes

Lista de ades Ativida

Lista de utos Produ

Lista de as Tarefa

Clique no Bo oto ao lado do Projeto ra acessar o desejado par Cadastro do d Projeto

Clique no Bo oto ao lado da De estinao desejada par ra acessar o Cadastro da Destinao

Clique no Bo oto ao lado da At tividade desejada para a acessar o Cadastro da a Atividade

Clique no Bot to ao lado do P Produto desejada para a acessar o Cadastro da a Produto

Clique no Bot to ao lado da Tarefa a desejada para acessar o Cadastro da Tar refa

xo de navegao atravs do Menu Lateral Figura 67 - Flux

52 2

Cada astro da UC U

Nve el 1 Tela de Cad dastro do Proje eto

Nvel 2 dastro da Tela de Cad Destina ao

Nvel l3 Tela de Cad dastro da Ativida ade

Nvel 4 dastro do Tela de Cad Produ uto

Clique no o Boto

Clique no o Boto

Clique no o Boto

Clique no o Boto

Clique no Boto

Para acessa ar a Lista de Projetos s da UC Lista a de Proje etos

Para regre essar ao Cadastro o da UC Lista a de Destina aes

Para regressar a Lista de Projetos P Lista de ades Ativida

Para regre essar a Lista de Des stinaes Lista de utos Produ

essar a Para regre Lista de Ati ividades Lista de as Tarefa

Figura a 68 - Fluxo de e navegao re egressa atravs do Menu Lateral

b) ) O usur rio poder navegar r pelos n veis do projeto p atr ravs da rvore do o Projeto: : b.1) Para acessar a rvore o usurio u de eve selecio onar um projeto p da a

Unida ade de Conservao o a partir da a Lista de Projetos.

Figu ura 69 - Lista de d Projetos de uma Unidade de d Conserva o

53 3

b.2) Aba

Atravs do Menu Superior da Tela de Cadastro do Projeto clique na .

Figura 70 - Detalhe da Aba: rvore no Menu Superior

b.3)

O SIGAM ir apontar para Tela Inicial da rvore do Projeto e a

mesma estar contrada apresentando apenas o Nome do Projeto.

Figura 71 - Tela Inicial da rvore do Projeto

b.4)

Para expandir a viso do Projeto clique na chave

esquerda do nome do projeto.

Figura 72 - Viso da rvore no Nvel 1: Projeto

b.5)

Para expnadir a viso do Projeto nos Nveis das Destinaes clique a esquerda do Nome do Projeto.

na chave

54

Figura 73 - Viso da rvore no Nvel 2: Destinaes

b.6) chave

Para expnadir a viso do Projeto nos Nveis das Atividades clique na a esquerda do Nome da Destinao.

Figura 74 - Viso da rvore no Nvel 3: Atividades

b.7) chave

Para expnadir a viso do Projeto nos Nveis dos Produto clique na a esquerda do Nome da Atividade.

Figura 75 - Viso da rvore no Nvel 4: Produtos

b.8) chave

Para expnadir a viso do Projeto nos Nveis das Tarefas clique na a esquerda do Nome do Produto.

55

Figura 76 - Viso da rvore no Nvel das Tarefas

b.9)

Aps a expanso da rvore em todos os seus nveis, clique no

Nome do Projeto, Destinao, Atividade, Produto ou Tarefa para acessar diretamente o Nvel desejado. Exemplo: Clique em Destinao (Nvel 2) do Projeto para acessar a

Figura 77 - Exemplo de Navegao entreo os Nveis do Projeto

Exemplo: O SIGAM ir direcionar o usurio diretamente para a Tela de cadastro da destinao Regularizao Fundiria da UC Teste, conforme selecionado.

56

Figura 78 - Tela de Cadastro da Destinao acessadda atravs da rvore do Projeto.

k)

Atribuindo Recursos aos Projetos

Aps incluso do Projeto e dos seus nveis no subsistema da Compensao Ambiental, o prximo passo a ser dado na fase de planejamento do projeto da compensao ambiental atribuir recursos que sero utilizados para o desenvolvimento do Projeto. Importante A atribuio de recursos ao projeto preponderante para a etapa de execuo do projeto, pois, somente podero ser adquiridos os recursos previstos na fase planejamento, caso o recurso no seja previsto ele no poder ser adquirido ao longo da execuo do projeto. Para atribuir recursos ao Projeto, inicialmente o usurio dever acessar o projeto previamente cadastrado, e na Tela de Cadastro do Projeto (Nvel 1) dever executar os passos descritos a seguir:

57

a) Na Tela de Cadastro do Projeto, clique no Menu Lateral no Boto .

Figura 79 - Detalhe do Boto Recurso do Menu Laateral na Tela de Cadastro do Projeto

b) O SIGAM ir carregar a Tela de Listagem dos Recursos do Projeto, nesta tela clique no Boto para atribuir um novo recurso ao projeto

Figura 80 - Tela de Listagem dos Recursos do Projeto

58

c) Ao clicar para atribuir um novo recurso o usurio ser encaminhado para Tela de Cadastro do Recurso.

Figura 81 - Tela de Cadastro do Recurso

d) Na Tela de Cadastro de Recurso, inicie o seleicionando um dos quatro tipos de grupos de recursdos disponveis no subsistema de Gerenciamento da Compensao Ambienta, atravs da Caixa de Listagem Grupo.

Figura 82 - Lista dos Grupos de Recursos dos Projetos de Compensao Ambiental

e) Selecionado o grupo de recursos selecione um Recurso que o SIGAM ir carregar na Caixa de Listagem Recurso, conforme a escolha do grupo No caso da escolha do Grupo INTENS DE CONSUMO a Caixa de Listagem dos Recursos ser carregada com os seguintes itens:

Figura 83 - Lista dos Recursos do Grupo Itens de Consumo

59

No caso da escolha do Grupo SERVIOS DE TERCEIROS a Caixa de Listagem dos Recursos ser carregada com os seguintes itens:

Figura 84 - Lista dos Recursos do Grupo Servios Terceirizados

No caso da escolha do Grupo INVESTIMENTOS / EQUIPAMENTOS E MATERIAIS PERMANENTES a Caixa de Listagem dos Recursos ser carregada com os seguintes itens:

Figura 85 - Lista dos Recursos do Grupo Investimentos / Equipamentos e Materiais Permanentes

60

No caso da escolha do Grupo INVESTIMENTOS / OBRAS E INSTALES a Caixa de Listagem dos Recursos ser carregada com os seguintes itens:

Figura 86 - Lista dos Recursos do Grupo Investimentos / Obras e Instalaes

f) Em seguida a seleo do Grupo e do Recurso Indique o valor unitrio do recurso selecionado, insira o valor sugerido, os prazos de incio e trmino de utilizao e a quantidade mxima de utilizao, em seguida clique em para gravar os dados e permanecer na Tela de Cadastro do Recurso ou para retornar a Tela de Listagem de Recursos.

Figura 87 - Tela de Cadastro do Recurso com exemplo do preenchimento dos dados

Importante O campo Quantidade Mxima de Utilizao de preenchimento obrigatrio. No caso do usurio ter clicado no Boto o SIGAM ir carregar

automaticamente a descrio do recurso atribudo ao Projeto. No caso do usurio ter clicado no Boto o SIGAM retornar a

Tela de Listagem dos Recursos, com a indicao de todos os recursos atribudos ao projeto.

61

Figura 88 - Tela de Listagem dos Recursos Atribuidos ao Projeto

g) Para editar o Recurso j atribudo ao Projeto clique no Boto

ao lado do

Recurso listado, o SIGAM ir apontar para a Tela de Cadastro do Recurso (Figura 87), onde poder ser feita a edio dos dados cadastrados. Importante A edio dos dados referentes aos recursos somente poder ser efetuada na fase de planejamento do projeto, aps aprovao do cadastro do projeto somente os gestores do subsistema podero editar os dados de cadastro dos recursos.

Dica: Dentre os campos de cadastro do recurso o controle do uso dos recursos ser feito pelo valor declarado no Campo: Quantidade Mxima de Utilizao, assim o SIGAM somente permitir o lanamento da quantidade menor ou igual ao valor declarado como quantidade mxima de utilizao para o recurso. Portanto no momento de cadastrar a Quantidade Mxima de Utilizao do recurso, digite exatamente a quantidade planejada ou no caso de uma previso, seja otimista quanto a utilizao do recurso, a fim de evitar o replanejamento do projeto que s poder ser efetuado pelos gestores do subsistema de Gerenciamento da Compensao Ambiental

h) Para atribuir um novo recurso ao Projeto repita o passo (a) at o (f), selecionando os recursos conforme o Plano de Trabalho aprovado pela Cmara de Compensao Ambiental.

62

l)

Distribuindo valores entre os nveis do Projeto

A distribuio de valores entre os Nveis do Projeto a ltima etapa a ser efetuada pelo usurio antes do incio da fase de execuo do Projeto de Compensao Ambiental. atravs do Movimento de valores que sero distribudos os montantes de dinheiro a serem gastos nas Destinaes, Atividades e Produtos, de acordo com o valor disponibilizado pela Cmara de Compensao Ambiental para a execuo do Projeto. O esquema lgico de movimentaes entre os nveis de projeto encontra-se ilustrado no exemplo abaixo com a descrio das possibilidades de

movimentao que o usurio poder executar. Exemplo: O Mecanismo de Distribuio de Valores permite apenas a movimentaes verticais entre nveis subseqentes e/ou paralelos dentro da rvore projeto.

Figura 89 - Exemplo de Distribuio de Valores

63

A Figura 89 demonstra o mecanismo lgico das movimentaes de valores, que sempre iro contar com um nvel de origem e um destino, a origem sempre ser o nvel no qual o usurio se encontra dentro do subsistema e o destino depender exatamente dessa posio dentro da rvore do projeto. Com base no exemplo e no mecanismo lgico, o usurio somente poder fazer a movimentao conforme descrito a seguir Origem: Projeto (Nvel 1)

Origem

Destino

Movimentao

Destinao 1 Projeto Destinao 2

Origem: Destinao 1 (Nvel 2)

Origem

Destino

Movimentao

Projeto

Atividade 1.1 Destinao 1 Atividade 1.2

Destinao 2

64

Origem: Atividade 1.1 (Nvel 3)

Origem

Destino

Movimentao

Destinao 1

Atividade 1.2 Atividade 1.1 Produto 1.1.1

Produto 1.1.2

Ateno: Note que no possvel estando na Atividade 1.1 da Destinao 1, fazer uma movimentao para qualquer nvel da Destinao 2, isso porque o subsistema no permite movimentaes diagonais, apenas verticais e/ou paralelos dentro do mesmo ramo da rvore do projeto.

Figura 90 - Impossibilidade de movimentaes diagonais

65

Origem: Produto 1.1.1 (Nvel 4)

Origem

Destino

Movimentao

Atividade 1.1 Produto 1.1.1 Produto 1.1.2

Para executar a distribuio de valores entre os nveis do projeto, inicialmente o usurio dever acessar o projeto previamente cadastrado, e nas Telas de Cadastro dos Nveis do Projeto (Nvel 1, 2 ,3 ou 4) dever executar seguintes os passos: a) Na Tela de Cadastro selecionada, clique no Menu Lateral no Boto

Figura 91 - Detalhe do Boto Recurso do Menu Laateral na Tela de Cadastro do Projeto

66

b) O SIGAM ir carregar a Tela de Listagem da Movimentao referente ao nvel no qual o usurio se encontra, nesta tela clique no Boto para realizar um movimento de distribuio de valores dentro do projeto.

Figura 92 - Tela de Listagem da Movimentao

c) Ao clicar para realizar um novo movimento o usurio ser encaminhado para Tela de Atualizao de Movimento do Projeto.

Figura 93 - Tela de Atualizao de Movimento do Projeto

67

d) Na Tela de Atualizao de Movimento do Projeto, incialmente selecione uma das opes disponveis na Caixa de Listagem Natureza conforme listado abaixo:

Figura 94 - Caixa de Listagem da Natureza do Movimento

A opo de Distribuio Inicial de Valor dever ser utilizada pelo usurio quando for efetuada a primeira distribuio de valor entre os nveis de projeto durante a etapa de planejamento do projeto.

A opo de Distribuio de Valor entre nveis dever ser utilizada pelo usurio durante fase de execuo do projeto quando a comisso gestora optar por remanejar valores entre nveis de acordo com as permisses estabelecidas pela Cmara de Compensao Ambiental.

e) Aps escolher a natureza do movimento selecione na Caixa de Listagem Destino para onde ser desitnado o valor da movimentao em curso. Ateno O subsistema, baseado no mecanismo explicado inicialmente, ir listar automaticamente na Caixa de Listagem Destino para onde o usurio poder distribuir o valor, vide esquema apresentado, a seguir:

68

Origem

Movimentao

Tela de Listagem de Movimento

Caixa de Listagem Destino da Tela de Cadastro do Movimento

Projeto

$
Destinao

$
Atividade

$
Produto

Figura 95 - Esquema de Listagem automtica da Caixa Destino

f) Na mesma Tela de Atualizao de Movimento do Projeto digite o Valor a ser distribudo. Importante Somente poder ser realizada uma distribuio de valores desde que exista Saldo no nvel de origem para ser destinado, no caso do usurio inserir um valor superior ao apresentado pelo SIGAM no Saldo a Distribuir, a movimentao no ser efetuada.

69

g) Concludo o preenchimento dos campos da Tela de Atualizao de Movimentos do Projeto clique no Boto .

h) Automaticamente o SIGAM ir apontar para a Tela de Listagem da Movimentao

Figura 96 - Tela de Listagem da Movimentao

Na Tela de Listagem da Movimentao note que aparecem para o usurio as movimentaes executadas referentes aquele nvel do projeto, seja ele a origem ou o destino da movimentao. No caso do Nvel do projeto ter sido a origem da movimentao, sero indicados movimentos de dbito e estes aparecero listados em vermelho. No caso do Nvel do projeto ter sido indicado como destino da movimentao, sero indicados movimentos de Crdito e estes aparecero listados em preto.

Figura 97 - Tela de Listagem com movimentaes de dbito e crdito

i) Para visualizar detalhes da movimentao clique no Boto movimentao.

ao lado da

70

Figura 98 - Consulta a Atualizao de Movimento do Projeto

j) Clique no Boto

para voltar a Tela de Listagem da Movimentao.

k) Para executar uma nova movimentao para a distribuio de valores do projeto repita o passo (a) at o passo (g).

71

m)

Aprovando um Projeto de Compensao Ambiental

Concluda a fase de Planejamento do Projeto de Compensao Ambiental, apenas uma etapa a ser feita no subsistema de Gerenciamento da Compensao Ambiental precisa ser executada para se iniciar a fase de Registro da Execuo do Projeto, tal etapa exatamente a aprovao do projeto. A aprovao do projeto somente poder ser executada pelos membros da Secretaria Executiva da Cmara de Compensao Ambiental, nomeados como gestores do sistema. Para aprovar o projeto o gestor dever executar os seguintes passos: a) Acesse a Unidade de Conservao com projeto proposto a ser aprovado dentro do subsistema, atravs do Boto Compensao Ambiental. na Pgina principal do portal da

Figura 99 - Acesso ao Cadastro de UC pela Pgina principal do Portal

72

b) Na tela de listagem da UC, acesse a UC desejada atravs do Boto

Figura 100 - Tela de Listagema das UCs

c) Na tela de Cadastro da UC clique no Boto para acessar a Tela de Listagem de Projetos da UC.

do Menu Lateral

Figura 101 - Tela de Cadastro da UC

d) Na tela de listagem dos projetos, acesse o projeto a ser aprovado atravs do Boto .

73

Figura 102 - Tela de Listagem dos Projetos de uma UC

Note que os projetos a serem aprovados podem ser identificados pela situao apresentada na coluna Situao direita da tela de listagem.

e) Na tela de Cadastro do Projeto role a Pgina at o Campo

Figura 103 - Tela de Cadastro dos Projetos

f) Preencha o Campo Aprovao com a data na qual o projeto foi aprovado pela Cmara de Compensao Ambiental, em seguida clique no Boto .

74

Note que aps a atualizao do projeto a Indicao de Situao do Projeto ser atualizada de Aguardando Aprovao para Em Execuo.

Figura 104 - Tela de Cadastro dos Projetos aps a aprovao do Projeto.

Da mesma maneira a Situao: Em Execuo ser atualizada na Tela de Listagem dos Projetos da UC, que se encontrava inicialmente coma Situao: Aguardando Aprovao.

Figura 105 - Tela de Cadastro dos Projetos aps a aprovao do Projeto.

75

Realizados os cadastros de UC, do TCCA, do Projeto, Destinao, Atividade, Produto, Tarefa (opcional), atribudos recursos ao Projeto e Distribudos os valores atravs da Movimentao, fica concluda a etapa de Planejamento do Projeto de Compensao Ambiental. Com a concluso da etapa de Planejamento para o Subsistema de Gerenciamento da Compensao Ambiental do SIGAM o projeto est pronto para receber os Registros da Execuo do Projeto de que trata a prxima parte do Manual.

76

IV.

REGISTRO

DA

EXECUO

DO

PROJETO

DE

COMPENSAO AMBIENTAL
n) Conhecendo o Menu Superior do Subsistema da Compensao

Ambiental Nas tarefas da etapa de Planejamento pode-se notar que a navegao dentro do subsistema de Gerenciamento da Compensao Ambiental o usurio se utiliza corriqueiramente do Menu Lateral que dinamicamente se altera conforme a navegao entre os nveis do projeto. A Etapa de Execuo que ora passa a ser tratada neste Manual do Usurio, a ferramenta principal de Navegao passa a ser o Menu superior composto por sete (7) Abas.

Figura 106 - Menu Superior do Subsistema da Compensao Ambiental

A Etapa de Execuo que ora passa a ser tratado neste Manual do Usurio, a ferramenta principal de Navegao passa a ser o Menu superior composto por sete (7) Abas, a saber: Retornar p/ UC Encaminha o usurio para a Tela de Listagem dos Projetos da UC. Projeto, Destinao, Atividade, Produto ou Tarefa Indica o Nvel no qual o usurio encontra-se dentro da rvore do Projeto. Financeiro Permite ao usurio executar todas as rotinas referentes s movimentaes financeiras do nvel do projeto em que ele se encontra. Execuo Aba que permite ao usurios fazer os registros de todos os pedidos de compras de bens e servios, os registros de entregas fsicas e os registros dos

77

impostos pagos referentes aos servios e aos bens adquiridos, para o projeto de compensao ambiental Aquisio Aba que permite ao usurio selecionar dentro do cadastro de Bens adquiridos atravs das compras do Projeto, um bem para que o mesmo seja caracterizado e patrimoniado pela UC. rvore Permite a navegao entre os nveis do projeto, conforme demonstrado no item j) Navegando entre os Nveis de Projeto deste Manual do Usurio. Relatrios Permite a visualizao de dados consolidados e gerenciais referentes a um projeto especfico de compensao ambiental, bem como, de um grupo de projetos vinculados a uma Unidade de Conservao o) Cadastrando um Grupo de Pessoas no Projeto

A primeira tarefa do Registro da Execuo de um Projeto a ser feita pelo usurio do subsistema da compensao ambiental incluir um grupo de pessoas vinculado ao Projeto. Para inserir o Grupo de Pessoas, o usurio deve acessar o Projeto de compensao atravs do Cadastro da UC, e na Tela de Cadastro do Projeto executar os seguintes passos:

a) Clique no Boto

do Menu Lateral.

Figura 107 - Detalhe do Boto Grupo no Menu Lateral

78

b) O SIGAM ir direcionar o usurio para a Tela de Listagem de Grupos, nesta tela clique no Boto .

Figura 108 - Tela de Listagem de Grupos

c) Na Tela de Cadastro de Grupo selecione um Tipo de Grupo dentre as opes disponveis na Caixa de Listagem , apresentadas abaixo:

Figura 109 - Tela de Listagem de Grupos

d) Ainda na Tela de Cadastro de Grupo insira um nome no campo desejar insira uma observao no campo ,

e caso

Figura 110 - Tela de Cadastro de Grupos

79

Importante O Campo Nome de preenchimento obrigatrio.

e) Preenchidos os campos de cadastro do grupo, clique no Boto

note que o SIGAM ir expandir a Tela de Cadastro de Grupo para que sejam cadastrados os membros que iro compor esse grupo do projeto.

Figura 111 - Tela expandida do Cadastro de Grupos

f) Na expanso da Tela, insira os dados de cadastro do membro e selecione atravs da Caixa de Listagem qual ser o papel de

atuao do membro ora cadastrado no Projeto de Compensao Ambiental.

Figura 112 - Tipos de Responsabilidade de um Membro do Grupo

g) Concluda a insero dos dados clique no Boto pessoa dentro do Grupo vinculado ao Projeto.

para cadastrar a

80

h) Aps clicar em inserir note que o SIGAM ir atualizar a Tela de Cadastro do Grupo com a incluso de uma lista de Pessoas cadastradas no Grupo, para remover a pessoa do Grupo clique no Boto de cadastro da pessoa. localizado ao lado dos dados

Figura 113 - Tela Atualizada do Cadastro de Grupos com a lisat de pessoas cadastradas

i) Para inserir uma nova pessao repita os passos (f) e (g).

j) Para concluir o cadastro de grupo clique no Boto retornar a Tela de Listagem de Grupos.

, para o SIGAM

Figura 114 - Tela de Listagem dos Grupos do Projeto

k) Para atulizar o Cadastro do Grupo de Pessoas ou inserir novas pessoas no Grupo clique bo Boto .

81

Dica: O Cadastro de Grupos do Projeto poder ser acessado atravs do Menu Lateral em qualquer nvel de um Projeto de Compensao Ambiental atravs do Boto .

p)

Cadastrando a Conta Bancria do Projeto

Em continuidade ao registro da execuo do projeto de Compensao Ambiental, o usurio dever cadastrar a Conta Bancria vinculada ao Projeto de Compensao Ambiental. Para cadastrar a conta bancria o usurio deve acessar uma UC, selecionar o Projeto previamente cadastrado, e em seguida realizar o seguintes passos:

a) Na Tela de Cadastro do Projeto clique na Aba

Figura 115 - Tela de Listagem dos Grupos do Projeto

82

b) ) O SIGAM M ir carre egar a Tela a de Gest o Finance eira do Pro ojeto, nesta a tela note e que um novo Menu u Lateral ir r ser carre egado com m novas fun ncionalidad des.

Figura 116 - Tela T de Listage em dos Grupos s do Projeto

c) ) Clique no Boto

, do nov vo Menu La ateral, para a o SIGAM M carregar r

a Tela de e Cadastro o da Conta a Bancria do Projeto o

Figura 117 - Tela de Cada astro da Conta Bancria

83 3

d) Preencha os campos de cadastro da conta bancria e selecione um Tipo de Conta na Caixa de Listagem , apresentadas abaixo:

Figura 118 - Tipos de Contas Bancrias

A opo de Conta do Gestor SMA dever ser utilizada quando o empreendedor efetuar o depsito do montante de dinheiro definido para o Projeto de Compensao Ambiental na Conta da Instituio Gestora da UC ou seus prepostos.

A opo de Conta do Empreendedor dever ser utilizada quando o montante de dinheiro definido para o Projeto de Compensao Ambiental for depositado em uma conta em nome do empreendedor.

A opo de Conta do Vinculada dever ser utilizada quando o montante de dinheiro definido para o Projeto de Compensao Ambiental for depositado em uma conta conjunta vinculada ao projeto em nome do empreendedor e da instituio gestora da UC ou seus prepostos.

i) Concludo o preenchimento dos campos de cadastro da Conta Bancria clique no Boto para o SIGAM gravar os dados e permanecer na Tela de para o SIGAM gravar os

Cadastro da Conta Bancria ou no Boto

dados e retornar a Tela de Gerenciamento Financeiro do Projeto Importante Os Campos nmero do banco, agncia, conta, nome do banco, endereo da agncia, data da abertura, DDD, telefone e FAX so de preenchimento obrigatrio.

84

j) Para atualizar algum dado de cadastro da Conta Bancria, clique no Boto do Menu Lateral da Tela de Gerenciamento Financeiro do Projeto, para acessar a Tela de Cadastro da Conta Bancria.

Figura 119 - Tela de Cadastro da Conta Bancria com dadso cadastrados

k) Concluda a atualizao dos campos clique no Boto

para o

SIGAM gravar os dados e permanecer na Tela de Cadastro da Conta Bancria ou no Boto para o SIGAM gravar os dados e retornar a Tela de

Gerenciamento Financeiro do Projeto.

Ateno O Boto

faz com que usurio seja encaminhado a Tela de

Gerenciamento Financeiro do Projeto, caso os dados editados no tenham sido gravados atravs do Boto os mesmos no sero salvos.

Concludo o Cadastro da Conta Bancria ela j est apta a receber lanamentos, necessrios para o registro e controle das compras de bens e servios do Projeto.

85

q)

Executando Lanamentos na Conta Bancria

O subsistema de Gerenciamento da Compensao Ambiental foi programado de forma para que sejam executados lanamentos manuais, que so aqueles lanamentos que o usurio dever fazer como, por exemplo, o Depsito inicial ou de valores provenientes de correes monetrias, e lanamentos automticos provenientes dos registros dos pagamentos das compras de bens e servios do projeto. Desta maneira torna-se necessrio o Lanamento dos Dbitos e Crditos realizados na conta do projeto, a fim de manter atualizado o Saldo do projeto, a integridade das informaes financeiras e o controle propriamente dito do projeto. O registro das compras de bens e servios nos projetos de compensao ambiental, somente poder ser executado caso existam saldos positivos na Conta Bancria do Projeto. A seguir est apresentado o passo a passo de como executar os lanamentos manuais na Conta Bancria do Projeto, Para realizar um lanamento manual na Conta Bancria do projeto o usurio deve clicar na Aba do Menu Superior em qualquer nvel em que esteja dentro

de um projeto, assim o SIGAM ir direcionar o usurio at a Tela de Gerenciamento Financeiro do Projeto.

86

a) Na Tela de Gerenciamento Financeiro do Projeto clique no Boto do Menu Lateral, para acessar a Tela de Lanamentos.

Figura 120 - Tela de Gerenciamento Financeiro do Projeto

b) Dentro da Tela de Lanamentos Clique no

Figura 121 - Tela de Lanamentos Financeiros da Conta Bancria do Projeto

c) O SIGAM ir carregar a Tela de Dados do Lanamento de modo a permitir ao usurio que insira um novo movimento. d) Insira os campos na Tela de Dados do Lanamento em seguida clique no Boto para o SIGAM gravar os dados e permanecer na Tela de para o SIGAM gravar os dados e retornar a

Lanamento ou no Boto

Tela de Gerenciamento Financeiro do Projeto

87

Figura 122 - Tela de Dados do Lanamento Financeiro

Importante Caso seja o primeiro Lanamento a ser efetuado na Conta Bancria do Projeto somente estar disponvel a opo Depsito Inicial na Caixa de Listagem .

e) A Tela de Gerenciamento Financeiro do Projeto aps a insero de um primeiro Lanamento ser atualizada indicando o Depsito Inicial.

Figura 123 - Tela de Dados do Lanamento Financeiro

Note que alm de apresentar o lanamento o subsistema ir indicar a posio do Saldo da Conta Bancria que a partir de ento conta com valores financeiros disponveis para a execuo do Projeto. f) O usurio pode ainda listar apenas os Lanamentos a Crdito, os Lanamentos a Dbito ou Todos os Lanamentos, para tanto basta selecionar um das opes no Boto de Rdio de Gerenciamento Financeiro. da Tela

88

Viso com a opo

selecionada:

Figura 124 - Tela com o Lista de Lanamentos a Dbito

Viso com a opo

selecionada:

Figura 125 - Tela com o Lista de Lanamentos a Crdito

Viso com a opo

selecionada:

Figura 126 - Tela com o Lista de Todos os Lanamentos

A opo padro do SIGAM para a Listar Todos os Lanamentos.

89

g) Para efetuar um novo lanamento repita o passo (a) at o passo (d). h) Ao inserir um novo Lanamento Note que a Caixa de Listagem

ser atualizada e estaro disponveis para o usurio as opes de lanamentos apresentadas abaixo.

Figura 127 - Caixa de Listagem Natureza do Lanamentos aps ter sido efetuado o Deposito inicial

A opo de Depsito dever ser utilizada para o lanamento a Crdito na Conta Bancria do Projeto.

A opo de Estorno de Crdito dever ser utilizada para lanamentos a Dbito, a fim de corrigir um lanamento a crdito erroneamente inserido.

A opo de Taxa Bancria dever ser utilizada para lanamentos a Dbito, referentes aos custos dos servios bancrios.

A opo de Estorno de Dbito dever ser utilizada para lanamentos a Crdito, a fim de corrigir um lanamento a dbito erroneamente inserido.

A opo de Rendimento dever ser utilizada para o lanamento a Crdito, referente aos rendimentos monetrios dos valores

depositados na Conta Bancria do Projeto.

90

Exemplo: Para corrigir um Lanamento de Depsito de R$10,00 erroneamente inserido o usurio deve inserir um novo lanamento (seguir passos de (a) at (d)), contudo dever ento selecionar na Caixa de Listagem a

opo Estorno de Crdito, inserir o valor que se deseja estornar (neste caso R$10,00), em seguida inserir a data e descrever um histrico para justificar a movimentao (vide figura 125).

Figura 128 - Exemplo de Lanamento de Estorno de Crdito

Em seguida clique no Boto

para o SIGAM gravar os dados e permanecer para o SIGAM gravar os dados e

na Tela de Lanamento ou no Boto

retornar a Tela de Gerenciamento Financeiro do Projeto. Ao acessar a Tela de Gerenciamento Financeiro verifique o Lanamento de Estorno de Crdito foi lanando de forma a corrigir o Depsito no valor de R$10,00 erroneamente inserido.

Figura 129 - Tela de Gerenciamento Financeiro atualizada aps Lanamento de Estorno de Crdito

91

r)

Executando um pedido de compra de mercadoria ou servio

Com a concluso do Cadastro da Conta Bancria o usurio completou todos os cadastros necessrios para efetuar os pedidos das compras de mercadorias ou servios para a execuo dos projetos de compensao ambiental. Ser atravs dos pedidos de compras que se inicia o fluxo de registro da execuo do projeto que ter ainda como etapas o registro da entrega fsica, da entrega fiscal, a gerao de um ttulo de pagamento e execuo do pagamento.

Figura 130 - Interrelao dos Cadastros e dos Registros da Execuo do Projeto

Os Pedidos de Compra podem ser feitos para registrar as compras de mercadorias ou de servios do Projeto.

92

Para realizar o registro de compra de uma mercadoria ou de servios o usurio deve inicialmente acessar a de qualquer nvel do Projeto a Tela de Execuo do Projeto atravs da Aba r.1) Compra de Mercadoria o Menu Superior.

Figura 131 - Tela de Execuao do Projeto

a) Na

Tela

de

Execuo

do

Projeto

clique

no

Boto

Clique

, para realizar o pedido de Compra de uma mercadoria.

b) Em seguida selecione nas Caixas de Listagem

, qual nvel do Projeto ser registrada a Compra da Mercadoria.

Dica: Para agilizar a seleo das Caixas de Listagem e

selecione primeiro as opes da Caixa

, que o SIGAM atualizar as caixas superiores de acordo com a hierarquia estabelecida na rvore do projeto.

c) Selecionados a Destinao, Atividade e Produto do Projeto para o qual ser registrada a compra da mercadoria, clique no Boto Caixa de Listagem ao lado da

93

Figura 132 - Detalhe do Boto da Tela de Execuao do Projeto

d) O SIGAM ir carregar a Tela de Cadastro da Compra de Mercadoria, nesta tela inicie o preenchimento do Corpo do Pedido selecionando um fornecedor, atravs do Campo .

Figura 133 - Tela de Cadastro da Compra de Mercadoria

Ateno A busca se d pelo nmero do CNPJ do fornecedor, portanto para localizar um fornecedor entre com o nmero do CNPJ no Campo sem pontos, barras ou traos. No caso de j existir um cadastro, o SIGAM automaticamente carregar os dados do fornecedor no corpo do pedido de compra. ,

94

No caso do fornecedor no possuir um cadastro no SIGAM necessrio que o usurio cadastre o novo fornecedor seguindo os seguintes passos: d.1) Clique no Boto para acessar o Cadastro de Pessoas do

SIGAM.

Figura 134 - Detalhe da Janela de Cadastro de Pessoas do SIGAM

d.2)

Dentro da Janela de Cadastro de Pessoa do SIGAM clique no Boto para inserir uma nova pessoa.

Figura 135 - Tela de Cadastro de Pessoa d SIGAM

95

d.3)

Preencha os dados cadastrais do fornecedor na Tela de Cadastro de

pessoas. Importante Na Caixa de Listagem o usurio dever

obrigatoriamente selecionar a opo JURDICA e em alguns casos FSICA, as demais opes da Lista nunca devero ser selecionadas.

Figura 136 - Detalhe para as opes Jurdica e Fsica para o Tipo de Pessoa

d.4)

Concludo o preenchimento dos Dados Cadastrais da Pessoa clique .

no Boto

Figura 137 - Tela com Exemplo de preenchimento de Dados Cadastrais de Pessoa

96

e) Concludo o Cadastro do Fornecedor, insira os dados referentes ao Cadastro do pedido nos demais campos com especial ateno para os campos , , e , pois o seu preenchimento opcional.

Figura 138 - Tela de Cadastro da Compra de Mercadoria com o preenchimento dos campos

f) Com todos os campos preenchidos do cadastro do corpo do pedido clique no Boto .para o SIGAM habilitar o cadastro de um ou mais itens do

pedido de compra, e assim completar o cadastro do pedido.

Figura 139 - Tela de Cadastro da Compra de Mercadoria com o preenchimento dos campos

97

g) Para dar continuidade ao cadastro do pedido de compra clique no Boto inserir um item de compra.

h) Inicialmente escolha atravs da Caixa de Listagem ser comprado atravs pedido de compra em fase de cadastramento

,o Item a

Importante: Na Caixa de Listagem

apenas estaro disponveis

itens de compra inseridos na fase de atribuio de recursos ao projeto, como demonstrado no item k) Atribuindo Recursos aos Projetos deste manual do usurio.

Figura 140 - Detalhe da Caixa de Listagem Selecione Item Pedido

i) Aps a seleo do Item atravs da Caixa de Listagem

note

que o SIGAM ir carregar o valor sugerido do Item na fase de atribuio do recurso ao projeto no campo , esse valor poder ser alterado

98

conforme a cotao do item, contudo, aps ser registrada a primeira entrega fsica e fiscal (prximos itens descritos deste manual do usurio) o valor unitrio do item no poder mais ser alterado.

Figura 141 - Detalhe para o preecnhimento autamatico do valor unitrio do item de compra

j) Para concluir a incluso do Item de compra insira a quantidade do item a ser adquirida seguido da descrio do item. Note que o campo

consta com valor igual a zero (0), isso porque, o item ainda no teve a sua Entrega Fsica registrada, tal campo ser atualizado medida que o registro das entregas for sendo efutuado pelo usurio.

k) Preenchidos todos os campos do cadastro do Item clique no Boto para completar o cadastro do pedido. l) Para inserir outro item no mesmo pedido de compra da mercadoria repita o passo (g) at o passo (k).

99

m) Aps inserir os itens estes podero ser editados enquanto no for registrada a entrega fsica das mercadorias, para editar detalhes do Item de compra clique no Boto .

Figura 142 - Detalhe da Lista de Itens do Pedido

n) O SIGAM expandir novamente a tela para permitir ao usurio a edio dos dados referentes ao item do pedido selecionado, ao concluir a edio clique no Boto .

o) Caso deseje Excluir o pedido Clique no Boto

, porm a excluso

somente poder ser feita pelo usurio enquanto no houver registros de entrega fsica do item.

Figura 143 - Dados de Cadastro do Item do Pedido

p) Concludo o Cadastro do Pedido de Compra de Mercadoria, clique no Boto na parte inferior da Tela para retornar a Tela de Execuo do Projeto

100

Figura 144 - Tela de Cadastro da Execuo com o Pedido Lanado

r.2)

Compra de Servio

Figura 145 - Tela de Execuao do Projeto

a) Na Tela de Execuo do Projeto clique no Boto Clique no Boto , para realizar o pedido de Compra de um servio

b) Em seguida selecione nas Caixas de Listagem

, em qual nvel do Projeto ser registrada a Compra do Servio. c) Selecionados a Destinao, Atividade e Produto do Projeto para o qual ser registrada a compra da mercadoria, clique no Boto Caixa de Listagem ao lado da

101

Figura 146 - Detalhe do Boto da Tela de Execuao do Projeto

d) O SIGAM ir carregar a Tela de Cadastro da Compra de Servio, nesta tela inicie o preenchimento do Corpo do Pedido selecionando um fornecedor, atravs do Campo . Preencha o campo com nmero do CNPJ do

fornecedor sem pontos, barras ou traos. Ateno Caso o fornecedor no esteja cadastrado execute o passo (d.1) at (d.4) conforme apresentados para o Cadastro do Pedido de Compra de Mercadoria. e) Com todos os campos preenchidos do cadastro do corpo do pedido clique no Boto .para o SIGAM habilitar o cadastro de um ou mais itens do

pedido de compra, e assim completar o cadastro do pedido.

Figura 147 - Tela de Cadastro da Compra de Servio

102

Importante Note que os campos

, no esto disponveis para o pedido de servio. f) Para dar continuidade ao cadastro do pedido de compra clique no Boto inserir um item de compra.

Figura 148 - Detalhe do Boto Inserir novo item de compra de servio

g) Inicialmente escolha atravs da Caixa de Listagem ser comprado com o pedido de compra em fase de cadastramento.

o Item a

Figura 149 - Detalhe da Expano da Tela de Cadastro do Peidido de Compra par a insero de um item

103

h) Aps a seleo do Item atravs da Caixa de Listagem

note

que o SIGAM ir carregar o valor sugerido do Item na fase de atribuio do recurso ao projeto no campo , esse valor poder ser alterado

conforme a cotao do item, contudo, aps ser registrada a primeira entrega fsica e fiscal (prximos itens descritos deste manual do usurio)

Figura 150 - Detalhe do Campo Valor Unitrio do Item de Servio

i) Para concluir a incluso do Item de compra insira a quantidade do item a ser adquirida e a descrio do item. Note que o campo consta com valor igual a zero (0), isso porque, o item ainda no teve a sua Entrega Fsica registrada, tal campo ser atualizado medida que tal registro for sendo feito pelo usurio.

j) Preenchidos todos os campos do cadastro do Item clique no Boto para completar o cadastro do pedido.

Figura 151 - Tela deCadastro do Pedido com um item inserido

104

k) Para inserir outro item no pedido de compra de servio repita o passo (f) at o passo (j). s) Registrando a Entrega Fsica de uma Mercadoria ou Servio O registro da entrega fsica de uma mercadoria ou de um servio dever ser executada atravs da Aba do Menu Superior.

Figura 152 - Tela do cadastro da Execuo do Projeto

a) Para registrar a entrega fsica de uma Mercadoria ou servio, inicialmente clique no Boto Execuo do Projeto. no Menu Lateral da Tela de Cadastro da

Figura 153 - Tela Atualizada do cadastro da Execuo do Projeto

b) Aps a atualizao da Tela de Cadastro da Execuo do Projeto clique no Boto Fsica. , para o SIGAM carregar a Tela de Atualizao da entrega

105

Figura 154 - Tela Atualizada do cadastro da Execuo do Projeto

c) Na Tela de Atualizao da Entrega Fsica, inicialmente selecione um Fornecedor, atravs da Caixa de Listagem

Figura 155 - Detalhe da Caixa de Listagem de Fornecdores cadastrados no projeto

Importante A Caixa de Listagem

ser preenchida automaticamente

com os dados dos fornecedores constantes dos pedidos de compra cadastrados no projeto. d) Selecionado o fornecedor o SIGAM automaticamente listar os Pedidos de Compras relacionados ao fornecedor escolhido pelo usurio. Desta maneira selecione na Caixa de Listagem deseja acusar a Entrega Fsica. e) Aps a seleo do Pedido de Compra o SIGAM automaticamente ir listar os itens que constam do Pedido selecionado pelo usurio, aps a atualizao da Tela inclua a Data da Entrega e em seguida, clique no Boto . o pedido de compra que se

106

Figura 156 - Tela de Atualizao de Entrega Fsica para incluso da Data de Entrega

f) Aps clicar em inserir o SIGAM ir atualizar a Tela de Atualizao da Entrega Fsica de modo a permitir ao usurio a incluir o(s) item(s) do Pedido de Compra entregue(s), para tanto clique no Boto expandir a Tela de Atualizao da Entrega Fsica. para o SIGAM ir

Figura 157 - Tela de Atualizao de Entrega Fsica para incluso da um item entregue

g) Na Expanso da Tela selecione um item atravs da Caixa de Listagem .

Figura 158 - Expanso da Tela de Atualizao da Entrega Fsica

107

h) Selecionado o Item o SIGAM ir Autializar novamente a Tela, agora com os dados cadastrados referentes ao item escolhido pelo usurio, complete os campos e em seguida clique no Boto

Figura 159 - Detalhe do Preenchimento dos dados do Item entregue.

Importante Ao inserir um valor da Quantidade inferior ao saldo a entregar do item, ou seja, foram acusados a entrega de itens a menos do constante do pedido de compra, o SIGAM ir atualizar o Saldo a Entregar automaticamente, at que tal valor seja igual a zero (0), acusando assim que todas as unidades do item foram entregues. i) Depois de inserido o Item entregue o usurio poder editar o item clicando no Boto ou finalizar o registro da Entrega Fsica da Mercadoria ou do

Servio atravs do Boto

Figura 160 - Detalhe do Preenchimento dos dados do Item entregue.

l) Para acusar a entrega de outra mercadoria ou servio repita o passo (a) at o passo (i).

108

t) Registrando a Entrega Fiscal de uma Mercadoria ou Servio e Lanando um Ttulo a Pagar O registro da entrega fiscal de uma mercadoria ou de um servio dever ser executada atravs da Aba do Menu Superior.

a) Para registrar a entrega fiscal de uma Mercadoria ou servio, inicialmente clique no Boto Execuo do Projeto. no Menu Lateral da Tela de Cadastro da

Figura 161 - Tela do cadastro da Execuo do Projeto

b) Aps a atualizao da Tela de Cadastro da Execuo do Projeto clique no Boto Fiscal de Entrega , para o SIGAM carregar a Tela de Atualizao de Nota

Figura 162 - Detalhe do Boto Nova Entrega para o Cadastro da Nota Fiscal de Entrega

109

c) Ao solicitar uma nova entrega o usurio ser encaminhado para a Tela de Atualizao de Nota Fiscal de Entrega, nesta Tela selecione um fornecedor atravs da Caixa de Listagem

Figura 163 - Detalhe da Caixa de Listagem Fornecdor

Importante A Caixa de Listagem

ser preenchida automaticamente

com os dados dos fornecedores constantes dos pedidos de compra cadastrados no projeto com entregas fsicas registradas. d) Selecionado o fornecedor escolha uma entrega fsica vinculada ao fornecedor atravs da Caixa de Listagem

Figura 164 - Detalhe da Caixa de Listagem Entrega Fiscal

e) Automaticamente a Tela de Atualizao de Nota Fiscal de Entrega ser atualizada.para o registro dos dados do corpo da Nota Fiscal.

110

Figura 165 - Tela Atualizada de Nota Fiscal de Entrega

f) Para cadastrar a Nota Fiscal de Entrega inicialmente selecione atravs da Caixa de Listagem apresentadas abaixo: uma das opes de Documento Fiscal

Figura 166 - Opes da Caixa de Listagem Tipo de Documento

A opo de Nota Fiscal Fatura dever ser utilizada pelo usurio quando a Entrega Fiscal se referir a uma Mercadoria ou Bem material recebido

A opo de Recibo de Autnomo dever ser utilizada pelo usurio quando a entrega Fiscal se referir a servios prestados por profissionais autnomos.

111

A opo de Nota Fiscal de Prestao de Servios dever ser utilizada pelo usurio quando a entrega Fiscal se referir a servios prestados por empresas prestadoras de servios tcnicos e ou especficos.

g) Em seqncia preencha os demais campos do Registro da Entrega Fiscal, lembrado que os campos , , e

so de preenchimento opcional, devendo ser utilizados somente nas entregas fiscais de mercadorias.

Importante Os campos

somente sero listados pelo SIGAM para o caso da Entrega Fiscal de Mercadorias quando a Entrega Fiscal se referir a um servio tais campos no iro aparecer na tela de Atualizao de Nota Fiscal de Entrega, conforme mostrado no detalhe abaixo:

Figura 167 - Detalhe da Tela Atualizao de Nota Fiscal de Entrega no caso de entrega fiscal de servios

112

h) Concludo o preenchimento dos campos clique no Boto lanar um Ttulo de Pagamento.

para

Figura 168 - Tela Atualizao de Nota Fiscal de Entrega com a expansao para o Lanamento de Pagamento

i) Automaticamente o SIGAM ir expandir a tela para o cadastro do ttulo de pagamento. Preencha os campos e . , , ,

j) Por fim selecione na Caixa de Listagem de Pagamento apresentadas abaixo:

um das opes de Ttulo

Figura 169 - Opes da Caixa de Listagem Tipo de Ttulo

113

A opo de Boleto Bancrio dever ser utilizada pelo usurio quando para o lanamento de Ttulos das Mercadorias, bens materiais ou de servios.

A opo de Contas de Consumo dever ser utilizada pelo usurio para o lanamento de Ttulos referentes a Contas como as de gua, luz, telefone, gs, entre outras.

A opo de Guias de Impostos dever ser utilizada pelo usurio para o lanamento de Ttulos referentes aos Pagamentos de Impostos ou tributos, municipais, estaduais ou municipais.

k) Preenchidos todos os campos do cadastro do Ttulo de Pagamento clique no Boto , localizado na parte inferior da Tela de

Atualizao de Nota Fiscal de Entrega.

Figura 170 - Detalhe para o Boto Incluir Ttulo a Pagar.

114

l) Note que aps a atualizao da Tela o Ttulo ser listado na parte inferior da Tela de Atualizao de Nota Fiscal de Entrega, caso deseje excluir o Ttulo clique no Boto , lembrando que tal opo s poder ser feita enquanto o

pagamento no for efetivado, para concluir o cadastro da Entrega Fsica e o Lanamento do Ttulo de Pagamento clique no Boto

Figura 171 - Detalhe da Parte Inferior da Tela de Atulizao de Nota Fiscal de Entrega

m) Finalizada a operao de Cadastro de Nota Fiscal de Entrega e do Lanamento do Ttulo de Pagamento, o SIGAM ir retornar a Tela de Cadastro de Execuo do Projeto, na Aba situao Ttulos em contas a pagar. , onde o Ttulo ser listado com a

Figura 172 - Tela de Cadastro de Execuo de Projeto com a Lista de Ttulos a Pagar.

n) Para efetuar a entrega fiscal de outra mercadoria ou servio e o lanamento dos ttulos de pagamentos referentes a essa entrega fiscal repita o passo (a) at o passo (l).

115

u) Efetuando o pagamento de um Ttulo Vencidas as etapas de cadastramento do Pedido de Compra de Mercadoria ou Servio, acusada a Entrega Fsica, cadastrada a Entrega Fiscal e lanado o Ttulo de Pagamento a prxima passagem que o usurio dever fazer para o registro da execuo do projeto de compensao ambiental. Para efetuar o registro de um pagamento de Ttulo no subsistema o usurio dever acessar atravs do Menu Superior a Aba encaminhado para a Tela de Gesto Financeira do Projeto. . O usurio ser

Figura 173 - Tela de Cadastro do Projeto, Detlhe para a Aba Financeiro do Menu Superior

a) Na tela de Gesto Financeira clique no Boto para carregar a Tela de Registro de Pagamento.

no Menu Lateral

Figura 174 - Tela de Gereneciamento Financeiro do Projeto

116

b) Na tela de Registro de Pagamento selecione um Ttulo a ser pago atravs do Boto ao lado do Ttulo.

Figura 175 - Tela de Registro de Pagamentos

c) A tela de Registro de Pagamento ser atualizada com os dados do Ttulo a Pagar, note que automaticamente o SIGAM lanar no Campo Valor registrado na fase de Lanamento do Ttulo de Pagamento. o

Figura 176 - Tela de Registro de Pagamentos

Importante O campo

poder ser editado, pois, podero haver

diferenas entre o valor cadastrado no momento do lanamento do ttulo e o valor efetivamente a ser pago pela mercadoria ou servio, como por exemplo no caso de um desconto oferecido pelo fornecedor, ou ainda, a necessidade do

117

pagamento de multas ou mora. Nestes casos o usurio dever registrar uma observao no campo .

d) Preenchidos os campos Boto

se for o caso, clique no para

para visualizar o Ttulo Pago ou no Boto

retornar a Tela Inicial do Registro de Pagamento.

Figura 177 - Tela Atualizada do Registro de Pagamentos

e) Note que a Situao do Ttulo foi alterada para Pago, caso deseje cancelar o Pagamento do Ttulo clique no Boto ao lado do Ttulo. Note, tambm,

que o Saldo Disponvel do projeto foi alterado, j considerando o dbito referente ao pagamento do Ttulo. f) Para verificar exatamente o Lanamento automtico executado na Conta do Projeto clique no Boto .

Figura 178 - Tela do Extrato da Conta do Projeto

g) Na tela do Extrato do Projeto note o lanamento a dbito automtico efetuado pelo SIGAM aps o Pagamento do Ttulo.

118

h) Para efetuar o pagamento de outro ttulo execute o passo (a) at o passo (d). v) Registrando as Aquisies Para efetuar o registro de uma aquisio realizada, a fim de patrimoniar a Mercadoria ou Bem adquirido ao longo da execuo do Projeto, inicialmente o usurio dever acessar a Tela de Cadastro de Bens do Projeto atravs do Menu Superior a Aba .

Figura 179 - Detalhe da Aba Aquisio na Tela de Cadatro do Projeto

a) Na tela de Cadastro dos Bens do Projeto selecione atravs do Boto de Rdio uma das trs opes disponveis.

Figura 180 - Detalhe da Aba Aquisio na Tela de Cadatro do Projeto

b) Conforme a escolha efetuada atravs do Boto de Rdio, o SIGAM ir listar os Materiais, os Servios ou Bens adquiridos ao longo da execuo do Projeto, caso deseje visualizar algum dos itens da lista clique no Boto item. ao lado do

119

Figura 181 - Tela de Visualizao do Cadastro do Material, Servio ou Bem

c) O SIGAM ir carregar os dados de Cadastro do Material, Servio ou Bem para conferencia para retornar para a Tela inicial do Registro de Bens do Projeto, clique no Boto .

d) Na Tela Inicial de Cadastro dos Bens do Projeto clique no Boto para inserir um novo Patrimnio.

Figura 182 - Tela Inicial do Cadastro dos Bens do Projeto

e) Na Tela de Atualizao do Bem/Patrimnio inicialmente selecione uma das opes na Caixa de Seleo .

Figura 183 - Opes de Tipo de Bem/Patrimnio

120

f) Ainda na Tela de Atualizao do Bem/Patrimnio preencha os demais campos com especial ateno para o Campo preenchimento dos campos clique no Boto da Tela. , concludo o localizado na parte inferior

Figura 184 - Opes de Tipo de Bem/Patrimnio

g) Aps incluir o Patrimnio clique no Boto Inicial do Cadastro dos Bens do Projeto.

para retornar a Tela

Figura 185 - Tela de Cadastro dos Bens do Projeto aps a incluso de um patrimnio

h) Para editar um Patrimnio clique no Boto

, ao lado do item.

121

i) Para efetuar o pagamento de outro ttulo execute o passo (a) at o passo (g) x) Cadastrando Reunies nos Nveis do Projeto O usurio poder registrar todas as reunies realizadas ao longo da execuo do Projeto no subsistema de Gerenciamento da Compensao Ambiental, as reunies podem ser registradas nos Nveis do Projeto, Destinao, Atividade e Produto, desta maneira no caso de uma reunio especifica acerca do nvel objeto da reunio. a) Para registrar uma reunio selecione o nvel atravs dos Menus Laterais da Aba Aba . ou atravs da Navegao pela rvore do Projeto disponvel na

Figura 186 - Detalhe das Abas Projeto e rvore do Menu Superior.

b) Selecionado o Nvel do Projeto clique no Boto Lateral.

do Menu

c) Na Tela de Cadastro de Reunies Clique no Boto efetuar o cadastramento de uma reunio.

para

122

Figura 187 - Detalhe do Boto Nova Reunio

d) O SIGAM ir carregar a Tela de Atualizao de Reunio, nesta Tela inicialmente selecione o tipo de Reunio atravs da Caixa de Listagem .

Figura 188 - Lista dos Tipos de Reunies

e) Selecionado o Tipo de Reunio inclua um responsvel e preencha os demais campos da Tela de Atualizao de Reunio.

Figura 189 - Tela de Atualizao de Reunio

123

Importante Os campos Assunto e Local da Reunio so de preenchimento obrigatrio.

f) Concludo o Preenchimento dos Campos clique no Boto

Figura 190 - Tela de Atualizao de Reunio expandida para inserir participantes

g) O SIGAM ir expandir a Tela para a incluso de Participantes da Reunio, para tanto insira o nome do participante no Campo .

h) Caso a pessoa esteja cadastrada no SIGAM, com o campo preenchido clique no Boto , caso contrrio clique no Boto para pesquisar uma

pessoa ou cadastrar o participante no cadastro de pessoas do SIGAM.

124

Figura 191 - Tela de Atualizao de Reunio com lista de participantes cadastrados

i) O SIGAM ir vincular a pessoa reunio, caso deseje excluir a pessoa do cadastro da reunio clique no Boto .

j) Para concluir o cadastro da reunio clique no Boto

k) Para efetuar o pagamento de outro ttulo execute o passo (a) at o passo (j).

125

V.

GLOSSRIO

Anexos Ferramenta que permite o upload de arquivos digitais complementares ou de relevncia para o cadastro da UC. Aprovao do Projeto Ao realizada pelos gestores do subsistema de Gerenciamento da Compensao Ambiental que determina a aprovao do Projeto e que marca transio da Etapa de Planejamento possibilitando assim aos usurios o incio do registro da execuo do projeto. rvore do Projeto Ferramenta que permite a navegao visual atravs da rvore gerada a partir da hierarquia existente entre os nveis do projeto. Atividades - so as etapas necessrias para a materializao das Destinaes. Boto Atualizar - Grava o registro no SIGAM e permanece na tela de

registro onde o usurio cadastro o dado. Boto de Rdio Tipo de controle que permite a seleo de apenas uma das opes listadas bloqueando assim as demais opes.

Boto Finalizar

- Permite a concluso do registro no SIGAM e retorna a

pgina imediatamente superior do mdulo onde foi registrado o dado.

Boto Inserir

- Permite a incluso de um dado ou registro no SIGAM.

Cabealho Lista hierrquica que atualizada na medida em que usurio navega entre os nveis do projeto. Cadastro de UC Registro no SIGAM dos dados referentes a uma unidade de conservao. Compensao Ambiental o mecanismo que visa contrabalanar os impactos negativos no mitigveis ocorridos quando da implantao de empreendimento

126

causador de significativo impacto ambiental, identificados no processo de licenciamento ambiental. Neste caso, o empreendedor fica obrigado a apoiar as Unidades de Conservao, contribuindo para a consolidao do Sistema Nacional de Unidades de Conservao SNUC. Conta Bancria Cadastro dos Dados da Conta Bancria vinculada ao Projeto de Compensao Ambiental. Depsito Inicial Primeiro lanamento a ser executado na Conta bancria do Projeto. Destinaes - so os tipos de investimentos que podem ser feitos nas Unidades de Conservao com os valores destinados pela Cmara de Compensao Ambiental (ex.: Plano de manejo, Regularizao Fundiria, Aquisio de Bens e Servios, Criao de Nova UC e Pesquisas em Unidades de Conservao). Distribuio de valores ao realizada no subsistema de Gerenciamento da Compensao Ambiental para alocar valores a partir dos nveis superiores para os nveis inferiores do projeto. Etapa de Execuo do Projeto a etapa do Projeto onde so registrados os pedidos de compras, as entregas fsica e fiscais de mercadorias, bens e servios, onde ainda so lanados os Ttulos de Pagamentos e efetuados os pagamentos das contas a pagar. Etapa de Planejamento do Projeto a etapa do Projeto onde so definidos o escopo do projeto e as suas Destinaes. Fornecedor Pessoa Jurdica ou fsica responsvel pelo provimento de mercadorias ou servios solicitados atravs dos pedidos de compra. Grupo de Pessoas Funcionalidade do subsistema que permite o cadastro das pessoas relacionadas co o planejamento e execuo do projeto de compensao ambiental.

127

Menu Lateral Conjunto de Botes que permitem acesso aos mdulos disponveis para registro nos diversos nveis do Projeto. Menu Superior Conjunto de Abas que permitem navegar entre as aes de planejamento e execuo que compe o Subsistema de Gerenciamento da Compensao Ambiental. Pedido de Compra Registro prvio de uma compra de mercadoria ou servio a ser realizada na fase de execuo do projeto. Pontos Georreferenciados So as informaes geogrficas da Unidade de Conservao que so expressas em Latitude e Longitude nos formatos Grau/Minuto/Segundo ou nas coordenadas planas, cuja unidade UTM. Portal da Cmara da Compensao Ambiental (CCA) Espao destinado ao tema Compensao Ambiental no SIGAM, onde est alocado o Subsistema de Gerenciamento da Compensao Ambiental. Produtos - so os servios e bens que devem ser adquiridos para a execuo dos Projetos. Projeto um esforo temporrio empreendido para criar um produto ou servio exclusivo. Recurso Insumos que podem ser Mercadorias, Bens, Materiais e Servios que sero adquiridos durante o desenvolvimento do projeto. Tarefas - um nvel de uso opcional onde possvel detalhar o processo de aquisies de servios e bens executados, subdividindo as Tarefas necessrias para as para a execuo dos Produtos do Projeto. Unidade de Conservao espao territorial e seus recursos ambientais, incluindo as guas jurisdicionais, com caractersticas naturais relevantes, legalmente institudos pelo Poder Pblico, com objetivos de conservao e limites

128

definidos, sob regime especial de administrao, ao qual se aplicam garantias adequadas de proteo

129

You might also like