You are on page 1of 11

CONHECIMENTOS ESPECIALIZADOS FH 31) A garantia da qualidade um conceito muito amplo e deve cobrir todos os aspectos que influenciam individual

al ou coletivamente a qualidade de um produto. Portanto, o sistema de garantia da qualidade apropriado a fabricao de medicamentos deve assegurar que: a) haja um procedimento de auto inspeo e/ou auditoria interna de qualidade que avalie de forma espordica a efetividade e aplicabilidade do sistema de garantia da qualidade. b) sejam conduzidas avaliaes regulares da qualidade de medicamentos, com o objetivo de verificar os principais erros do processo e assegurar sua melhoria momentnea. c) os medicamentos sejam planejados e desenvolvidos conforme as exigncias das Boas Praticas de Fabricao (BPF) e outros requisitos, tais como os de Boas Praticas de Laboratrio (BPL) e Boas Praticas Clinicas (BPC). d) os medicamentos sejam comercializados ou distribudos antes que os responsveis se certifiquem de que cada lote de produo foi produzido e controlado de acordo com os requisitos do registro e quaisquer outras normas relevantes a produo, ao controle e a liberao de medicamentos. 32) Analise as medidas restritivas abaixo que podem ser realizadas pela Comisso de Controle de Infeco Hospitalar (CCIH), objetivando o controle do uso de antimicrobianos. I. Analise de casos especficos de infeces por clinica, revisando o diagnostico e tratamento adotado. II. Padronizao de um formulrio farmacutico restrito de antimicrobianos. III. Informaes aos profissionais sobre a higienizao dos equipamentos, setores, pacientes e funcionrios. IV. Incentivo a consulta do formulrio farmacutico com a padronizao dos antimicrobianos existentes no hospital. V. Necessidade de preenchimento de impresso/formulrio para o fornecimento de antimicrobianos. Esto corretas apenas as medidas a) I e III. b) II e V. c) I, IV e V. d) II, III e IV. 33) Sobre a farmacocintica clinica, assinale a afirmativa correta. a) A via de administrao oral e aquela que apresenta 100% de biodisponibilidade. b) O tempo de meia-vida importante na determinao dos esquemas posolgicos dos frmacos. c) As doenas que afetam a funo heptica no causam nenhum prejuzo na metabolizao dos frmacos. d) Os frmacos indutores do citocromo P450 provocam um aumento da concentrao plasmtica e do efeito farmacolgico de outros frmacos.

34) Um dos principais objetivos da farmacovigilancia a deteco precoce de sinais com relao ao risco de sade publica, por reaes adversas novas ou pouco descritas na literatura. Sobre esses sinais, pode-se citar a) os estudos observacionais como sinais da vigilncia passiva, que servem para avaliao de uma suspeita de reao adversa. b) os estudos descritivos, que esto correlacionados com a deteco e/ou verificao de associao entre uma reao adversa com um dado medicamento. c) a vigilncia ativa sendo representada por uma serie de casos. Esse sinal esta relacionado a associao de um medicamento e uma suspeita de reao adversa. d) a vigilncia passiva sendo a notificao voluntria, que compreendida como as suspeitas de reaes adversas a um dado medicamento que so, espontaneamente, transmitidas pelos profissionais de sade para as empresas farmacuticas ou centro de farmacovigilancia. 35) Nos ltimos anos, o Brasil tem vivenciado nova realidade econmica, forando as instituies hospitalares a adaptar seus oramentos as necessidades da populao assistida, sendo que a racionalizao dos gastos tem sido a principal meta da administrao financeira. Ento, para atender a essa racionalizao dos gastos, o processo de aquisio de medicamentos deve atender aos requisitos de avaliao de consumo. Entretanto, para avaliar o consumo, deve-se, em primeiro lugar, descrev-lo. Assim, correto descrever o consumo como a) aleatrio ou crescente: consumo com grandes oscilaes para o perodo de tempo analisado. b) crescente: aumento do consumo, de forma crescente e ordenada, para o perodo de tempo analisado. c) regular: consumo constante, com pequenas variaes crescentes, mas com um comportamento irregular para o perodo de tempo analisado. d) horizontal ou sazonal: oscilaes regulares, tanto positivas, quanto negativas. A denominao sazonal aplicada em casos em que o desvio , no mnimo, 25% do consumo mdio e esta condicionado a determinantes de causas, como, por exemplo, epidemias, surtos, inverno, vero, entre outros. 36) A farmacoeconomia uma rea da economia da sade que estuda a relao entre medicamentos e aspectos econmicos. Assim, uma analise farmacoeconomica implica, necessariamente, o estudo do custo total e da qualidade do tratamento. Sendo assim, pode-se utilizar uma analise farmacoeconomica, como a incremental, quando se deseja comparar a) os custos das alternativas farmacuticas em estudo em relao a sua efetividade. b) as alternativas teraputicas com seus custos em relao ao objetivo do tratamento. c) os custos das alternativas teraputicas em estudo e identificar o custo da falta de efetividade. d) os custos e outcomes das alternativas teraputicas em estudo e identificar o custo adicional para se obter uma unidade extra de efetividade.

37) O Ministrio da Sade do Brasil (MS) e a Organizao Pan-Americana de Sade (OPAS) estabelecem as funes fundamentais de um servio de farmcia hospitalar. Assinale a alternativa que no corresponde a uma funo da farmcia hospitalar. a) Aquisio, conservao e controle dos medicamentos selecionados, estabelecendo nveis adequados para aquisio por meio de um gerenciamento apropriado dos estoques. b) Implantao de um sistema sobre pacientes para obteno de dados objetivos, que possibilitem a equipe de sade otimizar a prescrio mdica e a administrao dos medicamentos. c) Manipulao, produo de medicamentos e germicidas, seja pela indisponibilidade de produtos no mercado, para atender prescries especiais ou por motivos de viabilidade econmica. d) Seleo de medicamentos, germicidas e correlatos necessrios ao hospital, realizada pela comisso de farmcia e teraputica ou correspondente e associada a outras comisses quando necessrio. 38) Um paciente deu entrada no Pronto-Socorro de um hospital pblico de determinada regio, apresentando problemas cardacos. O medico solicitou a aquisio de um medicamento no incluso na Lista de Medicamentos Padronizados do Hospital. O uso do medicamento se faz necessrio, uma vez que o paciente corre risco de vida. De acordo com a prescrio medica, o paciente utilizara dois frascos do medicamento durante dois dias. Seu custo unitrio de R$ 2.500,00. Diante de tal situao, em qual modalidade o farmacutico hospitalar providenciara a compra? a) Convite. b) Tomada de preo. c) Inexigibilidade da licitao. d) Dispensa de licitao, por se tratar de uma emergncia. 39) O antibitico Amicacina um aminoglicosideo muito utilizado na prtica hospitalar. Entretanto, tal antibitico no pode ser diludo com a) soro fisiolgico 0,9%, pois forma precipitado. b) soluo de Manitol, pois interage com o frmaco, aumentando sua excreo. c) soro glicosado 0,5%, pois inativa o medicamento formando cristais de aucares. d) soluo Ringer Lactado, pois interage com o frmaco, formando um complexo com o lactado.

40) A doena de Parkinson constitui um dos distrbios neurolgicos progressivos, caracterizado por degenerao de neurnios dopaminrgicos, sendo uma das manifestaes clinicas mais comuns, o tremor de repouso. Para o tratamento dessa doena um dos frmacos de escolha e a levodopa. Entretanto, o uso prolongado desse frmaco pode estar associado a) ao aparecimento de complicaes motoras principalmente em pacientes idosos. b) a constipao intestinal, sendo a complicao maximizada pelo aumento da dose do medicamento. c) a vertigem, sendo a complicao pouco relatada, sem precisar da monetarizao desse efeito adverso. d) as flutuaes motoras e hipotenso postural, sendo a hipotenso um sintoma mais comum no inicio do tratamento. 41) A utilizao de medicamentos definida pela Organizao Mundial da Sade (OMS), como comercializao, distribuio, prescrio, dispensao e uso de medicamentos na sociedade. O objetivo do estudo de utilizao de medicamentos conhecer a) os medicamentos para melhor utiliza-los, promovendo um maior consumo pela populao. b) como os medicamentos esto sendo utilizados, para promover o seu uso racional, com o aumento dos gastos. c) como os medicamentos so utilizados pela populao e quais os mais consumidos, a fim de promover uma maior disponibilidade destes. d) como os medicamentos esto sendo utilizados, para otimizar o atendimento a sade, ou seja, promover seu uso racional, tendo, como consequncia, a reduo de gastos. 42) O uso de Inibidores da Enzima Conversora de Angiotensina (IECA) em pacientes com infarto do miocrdio esta embasado no(a) a) ao de remodelamento da rede venosa, favorecendo a queda da presso arterial. b) preveno da deteriorao da funo do ventrculo esquerdo aps infarto do miocrdio. c) ativao de receptores da angiotensina 1-7, o que favorece uma melhora do fluxo coronariano. d) sinergismo com os bloqueadores de canais de clcio, favorecendo uma melhora na contrao ventricular.

43) A entrada de frmacos no organismo, seus deslocamentos entre diferentes stios e sua sada pressupem a passagem atravs de membranas, influenciada pelas caractersticas fsico-qumicas de ambos. Diante do exposto, correto afirmar que a) frmacos alcalinos, como as anfetaminas, so bases fracas, sendo um manejo a acidificao da urina para aumentar a sua eliminao. b) frmacos alcalinos em meio cido esto na sua forma no ionizada, apolar, mais lipossolvel e, portanto, com maior dificuldade para transpor a membrana celular. c) os barbitricos so frmacos bsicos e, para aumentar a sua excreo, pode-se acidificar a urina, o que promove a formao da sua forma no inica, diminuindo o seu transporte pela clula. d) o pH determina a eliminao de drogas cidas e bsicas do organismo. Dessa forma, as drogas bsicas so eliminadas em meio bsico, pois desenvolvem a sua forma no protonada, e as drogas cidas so eliminadas em meio cido, pois desenvolvem a sua forma protonada. 44) A vancomicina apresenta uma farmacocintica linear e, desta maneira, a administrao realizada por meio de infuso curta, com durao de duas horas e intervalo de dose de oito horas. Assim, para se estabelecer a concentrao mxima no estado de equilbrio, deve-se realizar uma amostragem a) quando iniciar a administrao da infuso. b) ao final da infuso, quando o estado estacionrio for atingido. c) no final do intervalo de dose, isto , imediatamente antes da prxima dose. d) a qualquer tempo de infuso, uma vez que a vancomicina possui farmacocintica linear. 45) Um paciente chega ao hospital apresentando um estado grave de infeco. O medico prescreve uma dose de ataque de um antibitico endovenoso, levando em considerao alguns dados prvios do medicamento, como o volume de distribuio e a concentrao eficaz do frmaco. Assim, obtida uma dose de ataque de 1 g do medicamento. Qual e a concentrao eficaz do medicamento, sabendo-se que o seu volume de distribuio 2,3? a) 2,5 mg/ml. b) 532,6 mg/ml. c) 434,78 mg/ml. d) 0,0023 mg/ml. 46) De acordo com a Portaria no 344, de 12 de maio de 1998, que dispe acerca do regulamento tcnico sobre substancias e medicamentos sujeitos a controle especial, ficam isentos de Autorizao Especial as empresas, instituies e rgos na execuo das seguintes atividades e categorias a eles vinculadas, como a) importadoras que reembalam medicamentos em embalagens da importadora. b) farmcias que somente manipulam e dispensam medicamentos em suas embalagens especificas. c) farmcias, drogarias e Unidades de Sade que somente dispensam medicamentos em suas embalagens originais. d) distribuidoras de produtos farmacuticos que distribuem e transportam medicamentos em suas embalagens especificas.

47) M.S.C. faz uso de warfarina para tratamento de problemas trombolticos. Aps uma forte gripe, procurou o Posto de Atendimento do seu bairro, pois acredita ser dengue. Recebeu a prescrio de um antitrmico e antipirtico da classe dos antiinflamatrios no esteroidais (AINES), com a finalidade de combater os sintomas de febre e dor no corpo. Ao passar pelo atendimento de Ateno Farmacutica Ambulatorial do Posto de Atendimento, a conduta correta do farmacutico de orientar o paciente a a) no fazer uso de nimesulida, pois esse medicamento pode diminuir a ao da warfarina. b) no fazer uso de ibuprofeno, pois existe a possibilidade de ocorrer hemorragia no trato gastrointestinal. c) continuar o uso da warfarina associado a cimetidina, para evitar a irritao gstrica causada pela ao do AINES. d) no fazer uso de Acido Acetilsalicilico (AAS) e da warfarina nos mesmos horrios, pois a warfarina diminui a absoro do AAS. 48) Sobre a Terapia Nutricional Parenteral, analise as afirmativas abaixo. I. A nutrio parenteral pode ser administrada por via venosa central, utilizando-se as veias subclavia, cava superior e jugular interna. II. Incompatibilidades qumicas podem ser observadas na nutrio parenteral quando so aditivadas, na mesma seringa, o fosfato de potssio com o gluconato de clcio para formar sal insolvel. III. A nutrio parenteral recomendada aos pacientes hospitalizados por ser de fcil acesso quando administrada por sonda nasogastrica. IV. A adio de soluo de aminocidos na nutrio parenteral altera o pH da mistura e diminui a estabilidade da emulso lipdica. Esto corretas apenas as afirmativas a) I e II. b) III e IV. c) I, II e IV. d) II, III e IV.

49) Compete a ANVISA, por meio de sua diretoria colegiada, estabelecer critrios mnimos exigidos para o exerccio da atividade de manipulao das preparaes magistrais e oficinais pelas farmcias. A Resoluo de Diretoria Colegiada (RDC no 67, de 08/11/2007) dispe sobre as boas praticas de manipulao de preparaes magistrais e oficinais para uso humano, estabelece o Regulamento Tcnico (RT) e as Boas Praticas de Manipulao em Farmcias (BPMF). Um grupo de frmacos que recebe especial ateno no RT so as Substancias de Baixo ndice Teraputico (SBIT), pois apresentam estreita margem de segurana. Assinale a alternativa que indica as condies preditas na RDC 67 para o atendimento de uma prescrio medicamentosa, contendo as substancias de baixo ndice teraputico. a) A farmcia que manipula tais substancias deve estar adequada ao regulamento tcnico do anexo II da RDC 67, estando facultado a farmcia atender ou no ao anexo I da referida Resoluo. b) A manipulao e a dispensaro de substncias e medicamentos sujeitos a controle especial devem ser realizadas no mesmo estabelecimento, sendo vedada a captao de prescries oriundas de qualquer outro estabelecimento, ainda que da mesma empresa. c) As manipulaes magistrais e oficinais com SBTIs devem ser atendidas mediante os requisitos mnimos descritos na RDC 67, baseados na Portaria no 344, de 12/05/1998, que so: identificao do emitente e do usurio, nome da substancia com a dosagem, data de emisso e assinatura dos prescritores I e III. d) Quando a prescrio apresentar concentrao superior aos limites farmacolgicos, incompatibilidade ou interaes potencialmente perigosas, a RDC no 67 indica que o farmacutico deve solicitar a confirmao, por escrito, do profissional prescritor e na ausncia ou negativa de confirmao, a receita somente poder ser aviada mediante uma autorizao do paciente. 50) Sobre a pesquisa clinica com medicamentos, analise as afirmativas abaixo. I. Os estudos de fase III so realizados em uma amostra de pacientes representativa da populao geral que ira utilizar o medicamento. II. Nos estudos unicntricos, as concluses so mais representativas e vlidas. III. Nos estudos duplo-cegos, o voluntario e o investigador desconhecem a alocao dos grupos. IV. Os ensaios no randomizados so importantes porque eliminam os vcios de seleo. V. Os estudos no controlados tem como caracterstica a ausncia de comparao entre um grupo controle e um experimental. Esto corretas apenas as afirmativas a) I, II e V. b) I, III e V. c) II, III e IV. d) III, IV e V.

51) Para um determinado paciente, hospitalizado com problemas cardacos, foi prescrito um diurtico de ALA. Na internao no foi avisado ao mdico que o paciente j fazia uso de digoxina via oral. O medicamento continuou a ser administrado a esse paciente. Assinale os principais problemas envolvidos no uso concomitante desses medicamentos. a) Os digitlicos interagem com os diurticos, diminuindo sua ao farmacolgica. b) Os digitlicos aumentam a concentrao de cloreto, quando administrados concomitante com diurticos, diminuindo a frequncia cardaca. c) A interao dos digitlicos com os diurticos de ALA promovem um aumento de sdio, o que diminui a reteno de lquidos, elevando a presso arterial. d) Os diurticos de ALA podem reduzir a quantidade de potssio no organismo e, com isso, sensibilizar o miocrdio a ao dos digitlicos cardiotonicos. 52) A seleo de medicamentos traz vantagens administrativas diretamente relacionadas ao processo assistencial, reduzindo custos e melhorando a qualidade da farmacoterapia, com exceo em relao a a) simplificar rotinas de aquisio, armazenamento, dispensao e controle de medicamentos. b) garantir a segurana na prescrio e administrao do medicamento, reduzindo a incidncia de reaes adversas. c) disponibilizar uma ampla variedade de formulas e formas farmacuticas, facilitando a prescrio de medicamentos. d) uniformizar a teraputica, quando possvel, e facilitar a implantao de protocolos teraputicos ou farmacoterapeuticos. 53) Segundo a Resoluo no 492, de 2008, do Conselho Federal de Farmcia, ao farmacutico diretor tcnico, em particular, compete a) articular parcerias internacionais visando o lucro com os medicamentos em hospitais da rede particular. b) disponibilizar uma ampla variedade de formulas e formas farmacuticas, facilitando a prescrio de medicamentos. c) buscar os meios necessrios para o funcionamento dos servios de atendimento pr-hospitalar, na farmcia hospitalar e em outros servios de sade, relacionados ao ambiente e aos recursos humanos, em conformidade com os parmetros mnimos recomendveis. d) cumprir e fazer cumprir a legislao pertinente as atividades nos servios de atendimento pr-hospitalar, na farmcia hospitalar e em outros servios de sade e relativas a compra dos medicamentos e nos aspectos fsicos e estruturais, desconsiderando o perfil e a complexidade do servio de sade. 54) Em uma Central de Abastecimento Farmacutico (CAF), o nvel de estoque que, ao ser atingido, sinaliza o momento de se fazer uma nova compra, denomina-se a) estoque Maximo. b) lote de reposio. c) estoque de segurana. d) ponto de ressuprimento.

55) A Organizao Mundial de Sade (OMS) indica atributos para propaganda de medicamentos. Assinale a alternativa que descreve esses atributos. a) As propagandas de medicamentos devem ser informativas, no apresentar informaes falsas ou omisso de informao, salvo em casos de risco e agravos leves a sade. b) Toda propaganda de medicamento deve ser fidedigna, verdadeira, equilibrada e conter declaraes que levem a livre interpretao, no sendo necessrias informaes de toxicidade. c) Toda propaganda de medicamentos, de acordo com a OMS, deve apresentar informaes atualizadas, de 5 em 5 anos. Alem disso, as informaes devem ser verdadeiras e com comprovaes cientificas. d) As propagandas de medicamentos devem ser atualizadas, exatas e fidedignas. No devem conter declaraes que possibilitem interpretaes equivocas ou omisso de informaes que possibilitem o uso inadequado de medicamento. 56) Certo farmacutico assumiu a responsabilidade tcnica de uma farmcia hospitalar na rea de quimioterpicos. Chegando ao local da manipulao encontrou uma srie de irregularidades, que foram relatadas e encaminhadas ao diretor administrativo para providencias. Informou ainda que s entraria em atividade tecnico-profissional aps sanadas essas inconsistncias. Sabe-se que o farmacutico pode adotar essa conduta, pois o cdigo de tica prev que ele a) tem livre deciso em relao as suas aes tecnico-cientificas sem informar ao Conselho Regional de Farmcia. b) pode optar por utilizar ou no o cdigo em relao as suas aes tecnico-cientificas e, assim, poder agir segundo o cdigo ou no. c) pode se opor a exercer a profisso, ou suspender a sua atividade individual ou coletivamente, em instituio pblica e privada, onde inexistam remunerao ou condies dignas de trabalho, ou que possam prejudicar o usurio. d) pode negar a realizao de atos farmacuticos, mesmo que autorizados por lei, contrrios aos ditames da cincia e da tcnica, comunicando o fato, quando for o caso, ao usurio, a outros profissionais envolvidos ou ao respectivo Conselho Regional de Farmcia. 57) Os aminoglicosideos so antibiticos usados, principalmente, no tratamento de pacientes com infeces graves, causadas por bactrias gram-negativas aerbias. Com base no trecho anterior, correto afirmar que a) o efeito nefrotoxico costuma ser irreversvel e o tempo de recuperao pode ser de dias ou semanas. b) todos os aminoglicosideos podem induzir ototoxidade, por leso vestibular ou coclear, as vezes, reversvel. c) clinicamente, os aminoglicosideos apresentam uma diminuio da funo renal acelerada e uma diminuio dos nveis de ureia e creatinina plasmtica. d) a dosagem de creatinina srica nos casos de nefrotoxidade por aminoglicosideos, apesar de no confivel de forma absoluta, indicadora de toxicidade e serve como controle de recuperao da funo renal.

58) A farmacoepidemiologia, rea composta principalmente por duas vertentes que se complementam (farmacovigilancia e estudos de utilizao de medicamentos), tem como objetivo principal analisar e avaliar impactos e o seu uso racional na populao. Assinale a alternativa que melhor explica a relao do uso racional de medicamentos com a farmacoepidemiologia. a) O uso esta relacionado a farmacoepidemiologia atravs dos estudos de utilizao de medicamentos, pois, assim, pode-se verificar a melhor terapia medicamentosa de acordo com a vivencia clinica dos prescritores. b) O uso esta relacionado a farmacoepidemiologia, pois inclui a escolha adequada da teraputica baseada na experincia clinica do medico prescritor. Essa conduta denomina-se medicina baseada em evidencia. c) O uso inclui, entre outros aspectos, a escolha teraputica adequada baseada em evidencias clinicas, considerando eficcia e segurana, custo e convenincia, alm de dose, administrao, adeso e durao de tratamento. d) A farmacovigilancia a melhor forma de correlacionar a farmacoepidemiologia com o uso racional de medicamentos, pois, atravs dessas cincias, pode-se identificar os medicamentos mais prejudiciais a sade das pessoas e retira-los do mercado. 59) Sobre a Terapia Nutricional Parenteral (TNP), marque a alternativa incorreta. a) Sua via de administrao central e utilizada para perodos maiores que 14 dias e requer menor manipulao do cateter. b) A mistura binria proporciona a visualizao de precipitados e apresenta uma maior estabilidade, quando comparada a terciaria. c) Sua via de administrao perifrica utilizada para administrao de solues hipotnicas e com osmolaridade superior a 600 mOsm/l. d) indicada nos casos em que a alimentao oral no possvel ou indesejada, quando a absoro de nutrientes incompleta e, principalmente, quando essas condies esto associadas a desnutrio.

60) As reaes adversas podem ser classificadas como: efeitos colaterais, idiossincrasias, hipersensibilidade alrgica, tolerncia, entre outros. Marque a alternativa que apresenta, respectivamente, as classificaes citadas. a) Broncoespasmos produzidos por bloqueadores, resistncia a ao anticoagulante da warfarina devido a alterao na vitamina K epoxi-redutase, anafilaxia provocada pela benzilpenicilina e reduo dos efeitos anticonvulsivantes dos barbitricos devido a administrao continua deste frmaco. b) Broncoespasmos produzidos por bloqueadores, resistncia a ao anticoagulante da warfarina devido a alterao na vitamina K epoxi-redutase, anafilaxia provocada pela benzilpenicilina e reduo dos efeitos anticonvulsivantes dos barbitricos devido a administrao concomitante com substancias bsicas, como o bicarbonato. c) Descolorao do esmalte dos dentes de crianas produzida pelo uso de tetraciclina, resistncia a ao anticoagulante da warfarina devido a alterao na vitamina K epoxiredutase, sonolncia com uso de anti-histamnicos, diminuio da absoro da tetraciclina quando administrada com leite, diminuio do efeito farmacolgico dos benzodiazepnicos, quando a administrao for continua.

d) Descolorao do esmalte dos dentes de crianas produzida pelo uso de tetraciclina, sonolncia com uso de anti-histamnicos, resistncia a ao anticoagulante da warfarina devido a alterao na vitamina K epoxi-redutase, diminuio da absoro da tetraciclina quando administrada com leite, diminuio do efeito farmacolgico dos benzodiazepnicos, quando a administrao for continua.

You might also like