You are on page 1of 9

li'm(i)~mr:.

\r&~

~[~
~@)g ~

~~~ ~~~.l,
~~

~~~:r,,~{E.c.~

1liiJ~mmrl!&

A REINTEGRACO SOCIAL
~

O MELHOR TRATAMENTO

Na histria da ateno s pessoas com transtornos mentais no Brasil, por muito tempo o tratamento foi baseado no isolamento dos pacientes em hospitais psiquitricos. Isso acabou gerando um grande contingente de pacientes afastados por longo tempo do convviosocial e que precisam de especial apoio para sua reinsero na sociedade.

Visandopromover e facilitar esse processo, o Ministrio da Sade est lanando o Programa De Volta para Casa, que tem por objetivo a insero social de pessoas acometidas de transtornos mentais, incentivando a organizao de uma rede ampla e diversificada de recursos assistenciais e de cuidados.

~ I

Para esclarecer as dvidas que os profissionais de sade e usurios do SUS possam ter a respeito do Programa De Volta para Casa", elaboramos este material. Aquivoc vai encontrar as respostas para as principais perguntas sobre o novo programa. Casovoc precise de mais informaes, visite o sUe http://pvc.datasus.gov.br.

I I

I I

~ o PROGRAMA
o Programa "De Volta para Casa", criado pelo Ministrio da Sade, vem realizar a regulamentao do auxlio-reabilitao psicossocial para assistncia, acompanhamento e integrao social, fora da unidade hospitalar, de pessoas acometidas de transtornos mentais com histria de longa internao psiquitrica (dois anos ou mais de internao).

~ IMPORTNCIA

o programa ir atender a um segmento da populao brasileira quase integralmente desprovido de meios de amparo social e dos benefcios assegurados na legislao que dispe sobre o bem-estar social e proteo do trabalho. Assegura ainda um meio eficaz de suporte social, evitando o agravamento do quadro clnico e do abandono social.

QUAL A ORIGEM DO PROGRAMA

DE VOLTAPARACASA?
Este programa atende ao disposto na Lei n 10.216, de 06.04.2001, que trata da proteo e dos direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais. Alm disso, redireciona o modelo assistencial em sade mental, conforme Artigo 5 da referida Lei, que determina que os pacientes h longo tempo hospitalizados, ou para os quais se caracterize situao de grave dependncia institucional, sejam objeto de poltica especfica de alta 2

planejada e reabilitao psicossocial assistida. O objetivo a INCLUSO SOCIAL de pacientes e a mudana do modelo assistencial em sade mental, com ampliao do atendimento extra-hospitalar e comunitrio.

OBJETIVO
Contribuir efetivamente para o processo de insero social dessas

pessoas, incentivando a organizao de uma rede ampla e diversificada de recursos assistenciais e de cuidados, facilitadora do convviosocial, capaz de assegurar o bem-estar global e estimular o exerccio pleno de seus direitos civis, polticos e de cidadania. Este programa faz parte do processo de Reforma Psiquitrica, que visa reduzir progressivamente os leitos psiquitricos; qualificar, expandir e fortalecer a rede extra-hospitalar - Centros de Ateno Psicossocial (CAPS),Servios Residenciais Teraputicos (SRTs)e Unidades Psiquitricas em Hospitais Gerais (UPHG)- e incluir as aes da sade mental na ateno bsica e Sade da Famlia.

REGULAMENTAODO PROGRAMA - Lei n 10.708, de 31.07.2003, que institui o auxlio-reabilitao


psicossocial para pacientes acometidos de transtornos mentais egressos de internaes; Portaria nO 2.077/GM, de 31.10.2003, que regulamenta a Lei nO10.708;

Portaria n 2.078/GM, de 31.10.2003, que institui a Comisso de Acompanhamento do Programa "De Volta para Casa".

O QUE O AuxLIO-REABILITAOPSICOSSOCIAL?
o auxlio-reabilitao psicossocial o principal componente do Programa

"De Volta para Casa", estratgia do Governo Federal para estimular a assistncia extra-hospitalar, criado em 31.07.2003, na lei n 10.708. O pagamento mensal do auxlio realizado diretamente ao prprio beneficirio, no valor de R$ 240,00, por um perodo de um ano, podendo ser renovado caso a pessoa no esteja ainda em condies de se reintegrar completamente sociedade.

QUEM PODE SE BENEFICIAR?


Pessoas acometidas de transtornos mentais egressos de internao psiquitrica em hospitais cadastrados no 5IH-5U5, por um perodo

ininterrupto igualou superior a dois anos, quando a situao clnica


e social no justifique a permanncia em ambiente hospitalar e indique a possibilidade de incluso em programa de reintegrao social
desenvolvido pelo municpio;

- Pessoas inseridas em moradias caracterizadas


teraputicos ou egressas de Hospital

como servios residenciais


e Tratamento

'~

de Custdia

Psiquitrico, em conformidade com a deciso judicial (Juzo de Execuo Penal), por igual perodo de internao, tambm podem ser beneficirias do auxlio.

IMPORTANTE: Todos os beneficirios sociais que no justifiquem

devem

possuir

condies

clnicas

a permanncia

em ambiente hospitalar,

avaliadas do

por equipe de sade mental paciente

local, assim como expresso consentimento legal em se submeter ao programa.

ou de seu representante

I
I

COMO SERREALIZADOO PAGAMENTO DO AuxLiO?


Os valores do referido auxlio sero entregues diretamente aos

beneficirios, salvo na hiptese de incapacidade de exercer pessoalmente atos da vida civil, quando sero entregues ao representante legal do paciente. O pagamento se dar atravs de recebimento pelo beneficirio de carto magntico de pagamento por instituio financeira oficial.

QUAIS AS CONDiES PARA INCLUSO DE POSSVEIS BENEFICIRIOS NO PROGRAMA?


Ser necessrio que a pessoa includa no programa esteja de alta

hospitalar e morando em residncia teraputica, ou com suas famlias (de origem ou substitutas), ou formas alternativas de moradia. Ser necessrio tambm que o paciente esteja sendo atendido por um CAPS(Centros de Ateno Psicossocial) ou outro servio de sade mental do municpio onde passar a residir. Os beneficirios devero ser acompanhados permanentemente por uma equipe municipal encarregada de prover e garantir o bom acompanhamento do paciente e apoi-lo em sua integrao ao ambiente familiar e social.

COMO UM MUNiCPIO PODER SER HABILITADO NO PROGRAMA?


Para estar apto a implantar o programa, necessrio que o municpio

possua rede local ou regional de ateno continuada em sade mental, com projeto de reabilitao psicossocial assistida e equipe especfica para realizar as aes de reabilitao, insero e acompanhamento do beneficirio no programa.

O QUE O MUNiCPIO PRECISAPARAREALIZAR A INCLUSODE BENEFICIRIOS NO PROGRAMA?


o municpio dever preencher cadastro especfico de incluso de

beneficirio para o programa e envi-lo ao Ministrio da Sade, desde que:

seja feita uma solicitao de incluso no programa por parte do beneficirio ou seu representante legal; uma avaliao de equipe de sade local confirme os requisitos exigidos na lei 10.708 para incluso no programa;

-o municpio esteja

habilitado pelo Ministrioda Sade no programa.

COMO SERO CONTROLESOCIALDO PROGRAMA?


o controle social e a fiscalizao da execuo do programa sero

realizados pelas instncias do SUS(Art. 7 da lei n 10.708, de 31.07.03).

~ COMO

ESTE PROGRAMA SER ACOMPANHADO?

A concesso e o acompanhamento do auxlio-reabilitao psicossocial


sero efetuados
..

atravs de Comisso de Acompanhamento

do Programa

"De VoltaparaCasa",constitudapeloMinistrioda Sade,que ter asseguintes


responsabilidades:

- elaborar e pactuar as normas aplicveis ao programa e submet-las Ministrio da Sade; para habilitao no

ao

- pactuar a definio de municpios prioritrios

programa; - ratificar o levantamento nacional de clientela de beneficirios em


potencial do programa; do programa.

- acompanhar e assessorar a implantao

i I 1 i

Ministrio da Sade

Secretaria de Ateno Sade Departamento de Aes Programticas Estratgicas Coordenao Geral de Sade Mental

Esplanada dos Ministrios - Bloco G - Edifcio Sede


CEP 70058-900 - Braslia - DF

- Sala 606

Tels. (61)3152313 I 3152684


devoltaparacasa@saude.gov.br

http://pvc.datasus.gov.br

You might also like