You are on page 1of 4

Centro de Formao Continuada Projeto Digital Pierre Lvy

Ningum sabe tudo, todos sabem alguma coisa, todo o saber est na humanidade. No existe nenhum reservatrio de conhecimento transcendente, e o saber no nada alm do que o que as pessoas sabem."

P
Pierre Lvy nasceu numa famlia judaica, em 1956, na cidade de Tnis (Tunsia). filsofo, realizou seus estudos na Frana. Fez mestrado em Histria da Cincia, doutorou-se em Sociologia e em Cincias da Informao e da Comunicao. Lecionou em vrias universidades de Paris e Montral. Atualmente professor do Departamento de Comunicao e diretor da ctedra de pesquisas em inteligncia coletiva na Universidade de Ottawa, Canad.

E N S A D

Lvy veio diversas vezes ao Brasil, onde proferiu conferncias e concedeu entrevistas. Entre todos os tericos e filsofos contemporneos da comunicao, um dos mais conceituados, principalmente por abordar a perspectiva tecnolgica, web e cultura do mundo virtual. Inclui em suas anlises conceitos da rea de informtica, sociologia contempornea, filosofia e histria.

O R E S

um filsofo que investiga as implicaes culturais e cognitivas das tecnologias digitais, tendo em vista o seu melhor uso social. Desde o comeo dos anos 90 estuda o fenmeno da inteligncia coletiva humana. Escreveu vrios livros sobre este assunto que foram traduzidos para mais de doze idiomas e so utilizados em diversas universidades no mundo inteiro.

Seu pensamento direto e objetivo, mas, ao mesmo tempo, profundo e reflexivo. um dos principais pensadores da cibercultura. Escreveu diversos textos sobre a nova forma de escrita, o hipertexto. um dos mais proeminentes pensadores sobre a temtica das novas mdias digitais, e entusiasta acerca das possibilidades cognitivas e antropolgicas da internet.

Na viso de Lvy, a cada minuto que passa, novas pessoas acessam a internet, novos computadores se interconectam, novas informaes so inseridas

Centro de Formao Continuada Projeto Digital


na rede. Quanto mais o ciberespao se estende, mais universal se torna, menos totalizvel o mundo informacional se torna. Esse evento est efetivamente transformando as condies da vida em sociedade. Trata-se, no entanto, de um universal indeterminado e que tende at a manter sua indeterminao, pois cada novo n da rede de redes em constante extenso pode tornar-se produtor ou emissor de informaes novas, imprevisveis, e reorganizar por conta prpria parte da conectividade global.

P E N S A D O R E

Para Lvy, a humanidade tender a se organizar cada vez menos em padres formais e hierrquicos e a valorizar mais o aprendizado cooperativo e a inteligncia coletiva como nova forma de organizao. Nesse sentido, a Internet tem papel fundamental como palco para essa democratizao do saber, atravs de sua diversidade e pluralismo. Assim, a Internet a grande metrpole mundial, que rene todas as outras, na qual o amplo acesso informao resulta na democratizao do saber e na conseqente emancipao do ser humano. Segundo o filsofo, o mundo de informaes da rede mundial faz com que nos sintamos em uma espcie de segundo dilvio, impossibilitados de abraar o todo e definir o essencial. Por isso, necessrio que cada grupo ou indivduo faa sua prpria seleo, de modo a dar um sentido s informaes (ou a esse dilvio).

Na era da informtica, a internet o veculo de comunicao em que a informao processada em tempo real, de uma forma interligada e globalizada. O estudante pode extrair informaes da web e, a partir destas, acessar novas janelas e contedos multimdia os quais oferecem uma gama de informaes que auxiliam na construo do conhecimento. Por isso, no devemos olhar a internet como algo esttico, pois estamos no incio de uma transformao cultural, da mente, do pensamento, da sociedade e da cultura.

Segundo ele, outra vantagem das tecnologias digitais que as pessoas com alguma deficincia tm a possibilidade de ampliar suas capacidades utilizando os meios eletrnicos. Caminhamos para uma sociedade que valoriza cada vez mais a aprendizagem cooperativa e coletiva como nova forma de organizao. Teremos cada vez mais aulas, bibliotecas e laboratrios virtuais.

Centro de Formao Continuada Projeto Digital


As ferramentas de comunicao como chats, fruns, FAQ, ambientes virtuais de aprendizagem (AVA), dentre outras facilitaro o trabalho feito por grupos heterogneos, articulando enorme quantidade de pontos de vista, respeitando a diversidade. A internet de extrema importncia como pilar para a democratizao do saber, com sua diversidade e pluralidade. Para ele, o gnero humano j passou por trs perodos histricos evolutivos: a oralidade, a escrita e a virtualizao na qual se encontra. Portanto, a informatizao ou virtualizao representa mais um ponto positivo na evoluo humana.

P E N S A D O R E S

Equilibra-se entre a viso otimista e a negativa quanto utilizao das tecnologias digitais da comunicao. Defende que, antes de condenar as tecnologias, os estudiosos deveriam analis-las, aprend-las e, prioritariamente, compreend-las. Esclarece que graas ao surgimento do ciberespao vivel a comunicao em tempo real de um imenso nmero de pessoas. No ciberespao assistimos o nascimento de uma nova forma de Democracia: a ciberdemocracia.

A longo prazo, possvel que o uso da internet conduza a uma renovao da democracia participativa local e a formas de governo mundial mais eficazes do que as atuais. Por isso, ressalta a importncia da educao bsica e superior. Para a inteligncia coletiva em uma ciberdemocracia, o principal obstculo participao no a falta de computador, mas sim o analfabetismo, a falta de recursos e de compromisso poltico. por isso que o esforo para a educao, a inovao pedaggica, a formao intelectual e o capital social e cultural so os fatores chave do desenvolvimento da inteligncia coletiva.

O saber-fluxo, o saber-transao de conhecimento, as novas tecnologias da inteligncia individual e coletiva esto modificando profundamente os dados do problema da educao e da formao. O essencial reside num novo estilo de pedagogia que favorea, ao mesmo tempo, o aprendizado personalizado e o aprendizado cooperativo em rede. Nesse quadro, o professor v-se chamado a tornar-se um motivador da inteligncia coletiva de seus grupos de estudantes, em vez de um transmissor de informaes.

Centro de Formao Continuada Projeto Digital


Obras LVY, Pierre. As tecnologias da Inteligncia: o futuro do pensamento na era da informtica. So Paulo: Editora 34,1993. __________. O que virtual? So Paulo: Editora 34, 1996. __________. A ideografia dinmica: rumo a uma imaginao artificial? So Paulo: Loyola, 1998. __________. A inteligncia coletiva: por uma antropologia do ciberespao. So Paulo: Loyola, 1998. __________. Cibercutura. So Paulo: Editora 34, 1999. __________. A conexo planetria: o mercado, o ciberespao, a conscincia. So Paulo: Editora 34, 2001. Saiba mais... Portal SESCSP - Entrevistas com Pierre Lvy Obras de Pierre Lvy Vdeo de Pierre Lvy sobre educao a distncia Textos sobre e de autoria de Pierre Lvy Frum de discusso da Universidade Federal do Rio Grande do Sul sobre Pierre Lvy

P E N S A D O R E S

You might also like