You are on page 1of 19

Maro/2013

DEFENSORIA PBLICA DO ESTADO DE SO PAULO

Concurso Pblico para provimento de cargos de

Oficial de Defensoria Pblica


Nome do Candidato No de Inscrio No do Caderno

Caderno de Prova A, Tipo 001

MODELO
ASSINATURA DO CANDIDATO

MODELO1

No do Documento

0000000000000000
0000100010001

PROVA
INSTRUES
- Verifique se este caderno: - corresponde a sua opo de cargo. - contm 70 questes, numeradas de 1 a 70.

Conhecimentos Gerais Conhecimentos Especficos

Caso contrrio, reclame ao fiscal da sala um outro caderno. No sero aceitas reclamaes posteriores. - Para cada questo existe apenas UMA resposta certa. - Voc deve ler cuidadosamente cada uma das questes e escolher a resposta certa. - Essa resposta deve ser marcada na FOLHA DE RESPOSTAS que voc recebeu.

VOC DEVE
- Procurar, na FOLHA DE RESPOSTAS, o nmero da questo que voc est respondendo. - Verificar no caderno de prova qual a letra (A,B,C,D,E) da resposta que voc escolheu. C D E - Marcar essa letra na FOLHA DE RESPOSTAS, conforme o exemplo: A

ATENO
- Marque as respostas primeiro a lpis e depois cubra com caneta esferogrfica de material transparente de tinta preta. - Marque apenas uma letra para cada questo; mais de uma letra assinalada implicar anulao dessa questo. - Responda a todas as questes. - No ser permitida qualquer espcie de consulta, nem a utilizao de livros, cdigos, manuais, impressos ou quaisquer anotaes. - A durao da prova de 4 horas, para responder a todas as questes e preencher a Folha de Respostas. - Ao terminar a prova, entregue ao fiscal da sala todo o material recebido. - Proibida a divulgao ou impresso parcial ou total da presente prova. Direitos Reservados.

w ww.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova A, Tipo 001


CONHECIMENTOS GERAIS Lngua Portuguesa Ateno: Para responder s questes de nmeros 1 a 6, considere o texto abaixo. Atualmente, muitos ambientalistas enxergam a tecnologia como uma afronta sacralidade da natureza, mas as tecnologias usadas at hoje pelo homem sempre foram perfeitamente naturais. Peles de animais, fogo, fazendas, moinhos de vento, usinas nucleares e painis solares todos esses avanos surgiram e foram criados a partir de materiais puros extrados da terra. Alm disso, no curso da histria humana, as tecnologias no foram apenas inventadas pelo homem. Elas tambm ajudaram o homem a se inventar. Evidncias arqueolgicas recentes sugerem que a forma das mos do homem moderno, com seus polegares e dedos mais curtos, permitiu um melhor manuseio das ferramentas. Os ancestrais do homem cujas mos tinham esse formato mais adequado obtiveram uma vantagem evolutiva em relao aos outros. A transformao das mos e dos pulsos permitiu aos nossos antepassados andar cada vez mais eretos, caar, comer carne e, assim, evoluir. Com a mudana na postura, o homem conseguiu correr atrs de animais atingidos por suas armas. A corrida de longa distncia foi facilitada por glndulas sudorparas que substituram os pelos. O uso do fogo para cozinhar a carne adicionou uma quantidade muito maior de protenas dieta, o que resultou em crescimento significativo do crebro. A tecnologia, resumindo, nos tornou humanos. claro que, medida que nosso corpo, nosso crebro e nossas ferramentas evoluam, evoluiu tambm nossa habilidade de modificar radicalmente o ambiente. Caamos mamutes e outras espcies at a extino. Queimamos florestas e savanas inteiras para encontrar mais facilmente a caa e limpar a terra para a agricultura. A Terra de 100, 200 ou 300 anos atrs j havia sido profundamente moldada pelos esforos humanos. Nada disso altera a realidade e os riscos das crises ecolgicas resultantes da ao do homem. O aquecimento global, o desmatamento, a pesca excessiva e outras atividades, se no ameaam nossa prpria existncia, certamente representam a possibilidade de sofrimento para milhares de seres humanos. Tudo isso est transformando a natureza em um ritmo nunca visto. A diferena entre a nova crise ecolgica e as depredaes anteriores ao meio ambiente promovidas pelo homem e por seus ancestrais em tamanho e escala, no na forma.
(Michael Shellenberger e Ted Nordhaus, Veja, 13 de junho de 2012, p. 103-104, com adaptaes)

1.

Em todo o desenvolvimento do texto, os autores (A) (B) (C) (D) (E) apontam para as relaes mtuas, desde as pocas mais primitivas, entre descobertas tecnolgicas e as mudanas que garantiram a evoluo da espcie humana. censuram o uso abusivo de tecnologias avanadas, baseadas especialmente no consumo dos recursos naturais indispensveis para a sobrevivncia humana na Terra. alertam para o desconforto trazido a um vasto nmero de pessoas, em todo o mundo, que j esto sendo prejudicadas pelo esgotamento dos recursos naturais. defendem claramente a explorao dos recursos naturais, porque consideram que essa atitude sempre fez parte da natureza humana, desde nossos ancestrais. priorizam os malefcios resultantes do excesso de tecnologia que, embora tenha permitido a evoluo da humanidade, coloca em risco o equilbrio ambiental.

2.

A ideia principal do texto est exposta em: (A) (B) (C) (D) (E) Os avanos tecnolgicos, embora causem impactos muitas vezes prejudiciais ao meio ambiente, so inerentes ao desenvolvimento do homem sobre a Terra. A tecnologia tem sido fator de destruio quase total dos recursos naturais, ameaando a existncia de espcies da fauna e da flora. As afirmativas dos ambientalistas de que a interferncia humana esteja pondo em risco a sobrevivncia do planeta no tm embasamento cientfico, pela ausncia de dados conclusivos. O atual avano tecnolgico tem gerado pouca alterao ambiental, uma vez que o uso de recursos naturais sempre foi uma prtica habitual do homem primitivo. A sobrevivncia humana na Terra passou a depender dos avanos tecnolgicos, bem mais do que ocorria em pocas primitivas, devido ao necessrio controle da ao do homem sobre a natureza.
DPSPD-Of.Defensoria Pblica-A

w ww.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova A, Tipo 001


3. A ltima frase do texto (A) (B) (C) (D) (E) 4. traduz a dvida dos autores quanto eficcia da tecnologia como auxiliar do homem. desconsidera as evidncias arqueolgicas referentes ao uso de recursos naturais. sintetiza com objetividade as ideias expostas no seu desenvolvimento. retoma a opinio de ambientalistas quanto preservao da natureza. atribui aos nossos ancestrais a responsabilidade pela constante destruio de recursos naturais.
o

A leitura do 2 pargrafo permite afirmar corretamente que ele (A) (B) (C) (D) (E) descreve as principais razes que levaram o homem primitivo a extinguir savanas inteiras para encontrar mais facilmente a o caa, como se l no 3 pargrafo. acrescenta elementos que especificam a afirmativa constante do 1 pargrafo quanto vantagem evolutiva em relao aos outros. demonstra, com exemplos citados tambm no 4 pargrafo, como a presena humana est transformando a natureza em um ritmo nunca visto. comprova, por meio de referncias a dados cientficos no pargrafo anterior, que as tecnologias no foram apenas inventadas pelo homem. aponta, a partir de descobertas arqueolgicas, os riscos das crises ecolgicas resultantes da ao do homem, como consta do ltimo pargrafo.
o o

Ateno: Para responder s questes de nmeros 5 e 6, considere o segmento transcrito abaixo. claro que, medida que nosso corpo, nosso crebro e nossas ferramentas evoluam, evoluiu tambm nossa habilidade de modificar radicalmente o ambiente. (3 pargrafo)
o

5.

A noo introduzida pelo segmento grifado de (A) (B) (C) (D) (E) consequncia. proporcionalidade. finalidade. temporalidade. explicao.

6.

O verbo flexionado nos mesmos tempo e modo de evoluam est na frase: (A) (B) (C) (D) (E) Caamos mamutes e outras espcies at a extino. ... sempre foram perfeitamente naturais. ... glndulas sudorparas que substituram os pelos. ... cujas mos tinham esse formato mais adequado ... ... certamente representam a possibilidade de sofrimento para milhares de seres humanos.

7.

A tendncia do homem de alterar o ambiente antiga. Desde pocas primitivas o homem vem alterando radicalmente o ambiente. As alteraes no ambiente provocaram extino de espcies animais e de florestas. Florestas foram substitudas por reas de cultivo de alimentos. As frases acima se organizam em um nico perodo, em que se mantm a lgica e a correo e, em linhas gerais, o sentido original, em: (A) (B) (C) (D) (E) antiga a tendncia do homem de alterar radicalmente o ambiente, provocando extino de espcies animais e de florestas, estas ltimas substitudas por reas de cultivo de alimentos. O homem, que vem alterando radicalmente o ambiente com tendncia desde pocas primitivas, isso provocando extino de espcies animais e de florestas, substituindo-lhes por reas de cultivo de alimentos. As reas de cultivo de alimentos substituindo as florestas e com extino de espcies animais, essa a tendncia antiga do homem, de estar alterando radicalmente o ambiente. Com a alterao do meio ambiente, onde a tendncia antiga faz parte do homem primitivo, provocando extino de espcies animais e de florestas, substitudo por alimentos cultivados. Visto a tendncia do homem ser antiga de alterar radicalmente o ambiente, que ele vem alterando desde pocas primitivas, extinguiu-se as espcies animais e as florestas, no cultivo de alimentos. 3

DPSPD-Of.Defensoria Pblica-A

w ww.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova A, Tipo 001


Ateno: Para responder s questes de nmeros 8 a 10, considere o texto abaixo.

A infraestrutura do futebol passa no Brasil por um processo de modernizao, com as novas arenas para a Copa do Mundo de 2014. verdade que o evento deixar alguns elefantes brancos, estdios superdimensionados para cidades como Manaus e Cuiab. O equvoco, contudo, no anula o fato de que, aps 2014, o Brasil ter uma rede de estdios com padres inditos de acolhimento de pblico. O clima da Copa motivou alguns clubes a investir, por iniciativa prpria, em novas arenas caso do Grmio, em Porto Alegre, e do Palmeiras, em So Paulo. Esses palcos modernos e confortveis podem desfazer a imagem do estdio como um lugar inspito, com violncia entre torcedores. Tal mudana, se ocorrer, poder vitaminar a bilheteria dos jogos um calcanhar de aquiles das finanas dos clubes. As arenas tambm propiciaro ganhos com shows.
(Trecho de editorial da Folha de S. Paulo, 16 de dezembro de 2012, A2)

8.

A leitura do texto permite afirmar corretamente: (A) Busca-se solucionar os atos de violncia entre torcedores, como forma de evitar danos durante os jogos da Copa de 2014, por meio da construo de novos estdios. Defende-se o envolvimento do pblico na realizao da Copa do Mundo de 2014, para atrair o maior nmero possvel de torcedores. Prope-se claramente a construo, em cidades j escolhidas, de estdios de futebol cuja dimenso seja compatvel com o nmero de torcedores que possam frequent-los habitualmente. Comprova-se a existncia de instalaes mais confortveis e seguras, em todas as cidades, para o grande nmero de torcedores que costumam frequentar os estdios de futebol. Emite-se opinio, com referncia a aspectos favorveis e a outro, relativamente problemtico, quanto construo de novos estdios de futebol no Brasil.

(B)

(C)

(D)

(E)

9.

possvel identificar corretamente, no texto, (A) (B) (C) (D) (E) a condenao construo de novas arenas para a Copa do Mundo de 2014. a decepo com os poucos investimentos, alguns de iniciativa prpria, em estdios brasileiros. o sentido da expresso elefantes brancos, empregada no seu incio. a dvida quanto aos padres inditos de acolhimento de pblico nos estdios modernos. a valorizao da imagem do estdio como um lugar inspito, comum entre torcedores.

10.

A expresso um calcanhar de aquiles pode ser corretamente interpretada, considerando-se o contexto, como (A) (B) (C) (D) (E) a mais brilhante ideia. a grande expectativa. o aspecto mais vulnervel. uma oportunidade extraordinria. um processo de revitalizao.
DPSPD-Of.Defensoria Pblica-A

w ww.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova A, Tipo 001


Ateno: Para responder s questes de nmeros 11 a 19, considere o texto abaixo. Nada me alegra mais do que deparar com uma obra de arte que, alm de suas qualidades artsticas, seja inovadora. No poderia ser de outro modo, pois costumo dizer que a arte existe porque a vida no basta. E quando digo vida, nela incluo, claro, tambm a arte que j existe. Da porque o surgimento do novo inerente prpria criao artstica. Nenhum artista quer fazer o que j fizeram ou o que ele prprio j fez. Por isso, fazer arte fazer o novo. S que o novo, autenticamente novo, no uma criao a partir de nada, mas, sim, uma manifestao inusitada que surge do trabalho do artista, do processo expressivo em que est mergulhado. Esse processo no tem a lgica comum ao trabalho habitual, j que o trabalho criador , essencialmente, a busca do espanto. A histria da arte mostra que houve momentos em que a necessidade do novo levou a um salto qualitativo. Exemplo disso foi quando Claude Monet pintou a clebre tela que determinou o surgimento do Impressionismo. Este foi um caso especial, j que para ele concorreram fatores diversos, que vo desde a implantao das estradas de ferro, que facilitaram a ida das pessoas ao campo, at a nova teoria das cores. O pintor, ento, sai do ateli, vai pintar ao ar livre e a pintura se torna tambm o registro da mudana cromtica da paisagem com o passar das horas. Mas isso a explicao terica; na prtica, a pintura impressionista revela uma nova beleza, um novo encantamento. At que o pintor Paul Czanne provoca uma nova ruptura nessa linguagem. a partir de ento que a busca do novo se acelera, talvez at em consequncia do dinamismo da vida moderna. A prpria sociedade a economia, a produo industrial, as descobertas cientficas muda a cada dia. E assim, de certo modo, o novo, que era consequncia natural da criatividade artstica, tornou-se o objetivo do artista. Mais do que fazer arte, ele deseja agora fazer o novo, que passou a ser um valor em si mesmo. Sucede que a busca do novo pode conduzir desintegrao da linguagem artstica, o que ocorreu com as artes plsticas durante o sculo 20. No tendo mais linguagem, os que tomaram esse rumo passaram a usar objetos do cotidiano como meio de expresso, bastando, para isso, desloc-los de sua situao usual e p-los numa galeria de arte.
(Adaptado de Ferreira Gullar. Folha de S. Paulo, 6/1/13)

11.

Segundo o texto, durante o movimento impressionista, (A) (B) (C) (D) (E) a maior facilidade de transporte, advinda do surgimento dos trens, incentivou os artistas a sarem de seus estdios para retratar a paisagem campestre. a vida dos camponeses e trabalhadores das camadas mais baixas da sociedade foi objeto de interesse da pintura. a preocupao dos artistas em renovar a arte levou a extremos experimentais na pintura, e o resultado, na prtica, ficou aqum da expectativa. a inovao e a democratizao dos espaos de exposio permitiram que as pessoas tivessem acesso a pinturas antes restritas s elites. cenas do cotidiano das grandes metrpoles foram retratadas a partir de uma viso mais humanista do mundo.
o

12.

O segmento manifestao inusitada (2 pargrafo) assume, no contexto, o significado de (A) (B) (C) (D) (E) aspecto usual do trabalho cotidiano. efeito das cores sobre a pintura. dinmica estranha da vida moderna. ruptura incompreensvel na histria da arte. obra de arte fora do comum.

13.

...a pintura impressionista revela uma nova beleza ... Transpondo-se o segmento grifado para a voz passiva, a forma verbal resultante ser: (A) (B) (C) (D) (E) tinha revelado. fora revelada. era revelada. revelam-se. revelada.

14.

Atente para as afirmaes abaixo.

I. E assim, de certo modo, o novo, que era consequncia natural da criatividade artstica, tornou-se o objetivo do artista.
A vrgula colocada imediatamente aps a palavra novo pode ser suprimida, sem prejuzo para o sentido original.

II. No 5o pargrafo, os travesses podem ser substitudos por parnteses, sem prejuzo para a correo e a lgica. III. Mais do que fazer arte, ele deseja agora fazer o novo, que passou a ser um valor em si mesmo.
Uma redao alternativa para a frase acima, em que se mantm a correo e o sentido original, : Ele deseja agora fazer o novo mais do que fazer arte, a qual passou a ser um valor em si mesmo. Est correto o que se afirma APENAS em: (A) (B) (C) (D) (E)

III. I e II. II. II e III. I e III.


5

DPSPD-Of.Defensoria Pblica-A

w ww.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova A, Tipo 001


15. A substituio do termo grifado por um pronome, com as necessrias alteraes, foi efetuada de modo INCORRETO em: (A) (B) (C) (D) (E) fazer o novo = faz-lo revela uma nova beleza = revela-a usar objetos do cotidiano = us-los os que tomaram esse rumo = os que tomaram-lhe facilitaram a ida das pessoas ao campo = facilitaram-na

16.

Sucede que a busca do novo pode conduzir desintegrao da linguagem artstica... Mantendo-se a correo e a lgica, sem que nenhuma outra alterao seja feita na frase, o verbo grifado acima pode ser substitudo APENAS por: (A) (B) (C) (D) (E) prosseguir. dirimir. acompanhar. levar. ocasionar.

17.

... j que o trabalho criador , essencialmente, a busca do espanto. Considerando-se o contexto, o elemento grifado pode ser corretamente substitudo por: (A) (B) (C) (D) (E) enquanto. visto que. por que. pelo que. a fim de que.

18.

...a pintura se torna tambm o registro da mudana cromtica da paisagem com o passar das horas. O elemento em destaque acima possui a mesma funo sinttica que o grifado em: (A) (B) (C) (D) (E) Nenhum artista quer fazer o que j fizeram... Nada me alegra mais do que deparar com uma obra de arte... ...o surgimento do novo inerente prpria criao artstica. ...que facilitaram a ida das pessoas ao campo... ...houve momentos em que a necessidade do novo levou a um salto qualitativo.

19.

...a pintura impressionista revela uma nova beleza... O verbo que exige o mesmo tipo de complemento que o grifado acima est empregado em: (A) (B) (C) (D) (E) ...para ele concorreram fatores diversos... ... porque a vida no basta. ...manifestao inusitada que surge do trabalho do artista... Este foi um caso especial... ... a clebre tela que determinou o surgimento do Impressionismo.

20.

Durante uma exposio dos impressionistas no Salo de Paris, o pintor Claude Monet apresentou um quadro .... nome era "Impresso: Sol nascente". Preenche corretamente a lacuna da frase acima: (A) (B) (C) (D) (E) cujo o qual do qual onde o no qual
DPSPD-Of.Defensoria Pblica-A

w ww.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova A, Tipo 001


Matemtica e Raciocnio Lgico 21. Escrever um nmero na notao cientfica significa express-lo como o produto de dois nmeros reais x e y, tais que: 1 x < 10 e y uma potncia de 10. Assim, por exemplo, as respectivas expresses dos nmeros 0,0021 e 376,4, na notao cientfica, so 2,1 10 3 e 3,764 10 2 . 1,2 0,054 na notao cientfica Com base nessas informaes, a expresso do nmero N = 0,64 0,000027 (A) (B) (C) (D) (E)
3,75 10 2 . 7,5 10 2 . 3,75 10 3 . 7,5 10 3 . 3,75 10 4 .

22.

Quatro nmeros inteiros e positivos so tais que: adicionando-se 3 ao primeiro, subtraindo-se 3 do segundo, multiplicando-se o terceiro por 3 e dividindo-se o quarto por 3 obtemos, para as quatro operaes efetuadas, sempre o mesmo resultado. Se a soma dos quatro nmeros originais igual a 64, correto afirmar que, relativamente ordem considerada, o (A) (B) (C) (D) (E) segundo nmero par. terceiro nmero divisvel por 3. quarto nmero menor do que 30. segundo e o primeiro nmeros diferem de 8 unidades. quarto nmero um mltiplo do primeiro.

23.

Certo dia, dois Oficiais da Defensoria Pblica do Estado de So Paulo Alfeu e Janana foram incumbidos de arquivar os 113 processos de um lote. Sabendo que, ao dividirem o total de processos entre si, tanto a quantidade A, de processos que coube a Alfeu, como a quantidade J, de processos que coube a Janana, eram nmeros quadrados perfeitos; ento, se Alfeu arquivou mais processos que Janana, ento a diferena A J igual a (A) (B) (C) (D) (E) 12. 15. 16. 18. 19.

24.

Suponha que, ao fazer o levantamento da quantidade de processos protocolados em um Ncleo da Defensoria Pblica de So Paulo, ao longo de trs meses sucessivos, um funcionrio constatou que o nmero de processos protocolados em dezembro de 2012 diminura de 75%, em relao quantidade daqueles que haviam sido protocolados no ms anterior. Se em janeiro de 2013 a quantidade de processos protocolados voltou a ser a mesma observada em novembro de 2012, ento, relativamente ao ms de dezembro de 2012, o nmero de processos protocolados sofreu um aumento de (A) (B) (C) (D) (E) 75%. 150%. 200%. 300%. 360%. 7

DPSPD-Of.Defensoria Pblica-A

w ww.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova A, Tipo 001


25. Relativamente aos tempos de servio, em anos, de dois funcionrios da Defensoria Pblica do Estado de So Paulo, Xisto e Yule, sabe-se que: h 1 ano, o tempo de servio de Xisto era o quntuplo do de Yule; daqui a 2 anos, o tempo de servio de Xisto ser o dobro do de Yule. Com base nessas afirmaes, correto afirmar que, atualmente, (A) (B) (C) (D) (E) o tempo de servio de Xisto igual ao triplo de Yule. o tempo de servio de Xisto excede o de Yule em 3 anos. os tempos de servio de Xisto e Yule somam 9 anos. os tempos de servio de Xisto e Yule somam 11 anos. a diferena entre o tempo de servio de Xisto e o de Yule de 5 anos.

26.

Alguns funcionrios da Defensoria Pblica de So Paulo participaram de um seminrio sobre Aes na rea Cvel, pelo qual pagaram o total de R$ 715,00, no ato de suas inscries. Se X reais era o valor unitrio da inscrio e X um nmero inteiro compreendido entre 40 e 60, quantos funcionrios da Defensoria participaram de tal seminrio? (A) (B) (C) (D) (E) 11. 13. 37. 55. 59.

27.

Certa manh de um domingo ensolarado, Clo combinou encontrar-se com seu namorado s 11 horas, no Parque do Ibirapuera. Ela calculou que, se percorresse de bicicleta o trajeto de sua casa ao Parque, rodando velocidade mdia de 10 km/h, chegaria ao local do encontro exatamente 30 minutos aps o horrio combinado; entretanto, se a velocidade mdia da bicicleta fosse de 15 km/h, ela chegaria ao local do encontro exatamente 30 minutos antes das 11 horas. Diante do exposto, a que velocidade mdia Clo dever rodar em sua bicicleta para que possa se encontrar com seu namorado exatamente s 11 horas? (A) (B) (C) (D) (E) 12 km/h. 12,25 km/h. 12,5 km/h. 13 km/h. 13,25 km/h.

28.

Quatro funcionrios da Defensoria Pblica de So Paulo Amlia, Bia, Hamilton e Zenon foram incumbidos de digitar as 192 laudas de um processo. Para a execuo dessa tarefa, os quatro dividiram todas as laudas entre si, de acordo com o seguinte critrio:
3 do total de laudas a serem digitadas devem ser divididas entre Amlia e Zenon, na razo inversa de seus respectivos 8 tempos de servio na Defensoria: 4 e 2 anos;

Bia e Hamilton devem digitar as laudas restantes, que devero ser divididas entre eles na razo direta de suas respectivas idades: 32 e 28 anos. Se a execuo da tarefa for cumprida de acordo com o critrio estabelecido, as digitaes da maior e da menor quantidade de laudas tero sido feitas, respectivamente, pelos funcionrios (A) (B) (C) (D) (E) 8 Amlia e Hamilton. Amlia e Zenon. Bia e Amlia. Bia e Zenon. Hamilton e Zenon.
DPSPD-Of.Defensoria Pblica-A

w ww.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova A, Tipo 001


29. Observe que os termos da sequncia de quadrados perfeitos abaixo representados obedecem a determinado padro.

42 = 16
34 2 = 1156 334 2 = 111556 33342 = 11115556 ... ... De acordo com tal padro, pode-se concluir corretamente que ao calcular-se 333333342 obtm-se um nmero cuja soma dos algarismos igual a (A) (B) (C) (D) (E) 30. 34. 39. 47. 49. 52.

Considere as proposies abaixo. p: Afrnio estuda. ; q: Bernadete vai ao cinema. ; r: Carol no estuda.

Admitindo que essas trs proposies so verdadeiras, qual das seguintes afirmaes FALSA? (A) (B) (C) (D) (E) Afrnio no estuda ou Carol no estuda. Se Afrnio no estuda, ento Bernadete vai ao cinema. Bernadete vai ao cinema e Carol no estuda. Se Bernadete vai ao cinema, ento Afrnio estuda ou Carol estuda. Se Carol no estuda, ento Afrnio estuda e Bernadete no vai ao cinema. Noes de Informtica 31. Analise os exemplos abaixo. Exemplo 1: algum desconhecido liga para a sua casa e diz ser do suporte tcnico do seu provedor. Nesta ligao ele diz que sua conexo com a internet est apresentando algum problema e pede sua senha para corrigi-lo. Caso voc entregue sua senha, este suposto tcnico poder realizar atividades maliciosas, utilizando a sua conta de acesso internet, relacionando tais atividades ao seu nome. Exemplo 2: voc recebe uma mensagem de e-mail, dizendo que seu computador est infectado por um vrus. A mensagem sugere que voc instale uma ferramenta disponvel em um site da internet para eliminar o vrus de seu computador. A real funo desta ferramenta no eliminar um vrus, mas permitir que algum tenha acesso ao seu computador e a todos os dados nele armazenados. Exemplo 3: voc recebe uma mensagem de e-mail em que o remetente o gerente ou o departamento de suporte do seu banco. Na mensagem dito que o servio de Internet Banking est apresentando algum problema e que tal problema pode ser corrigido se voc executar o aplicativo que est anexado mensagem. A execuo deste aplicativo apresenta uma tela anloga quela que voc utiliza para ter acesso sua conta bancria, aguardando que voc digite sua senha. Na verdade, este aplicativo est preparado para furtar sua senha de acesso conta bancria e envi-la para o atacante. Estes casos mostram ataques tpicos de (A) (B) (C) (D) (E) Keylogger. Cavalo de Troia. Botnet. Cookies. Engenharia Social. 9

DPSPD-Of.Defensoria Pblica-A

w ww.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova A, Tipo 001


32. Os spammers utilizam diversas tcnicas para coletar endereos de e-mail, desde a compra de bancos de dados at a produo de suas prprias listas. Aps efetuarem a coleta, os spammers procuram confirmar a existncia dos endereos de e-mail e, para isto, costumam se utilizar de artifcios. Sobre este tema assinale a afirmativa INCORRETA: (A) (B) A tcnica conhecida como harvesting consiste em coletar endereos de e-mail por meio de varreduras em pginas web e arquivos de listas de discusso, entre outros. Muitos cdigos maliciosos so projetados para varrer o computador infectado em busca de endereos de e-mail que, posteriormente, so repassados para os spammers. Estes programas, no entanto, nunca conseguem burlar os testes Captcha. A confirmao pode ser feita atravs do envio de mensagens para os endereos coletados e, com base nas respostas recebidas dos servidores de e-mail, identificar quais endereos so vlidos e quais no so. comum incluir no spam um suposto mecanismo para a remoo da lista de e-mails, como um link ou um endereo de e-mail. Quando o usurio solicita a remoo, na verdade est confirmando para o spammer que aquele endereo de e-mail vlido e realmente utilizado. Pode-se incluir no spam uma imagem do tipo web bug, projetada para monitorar o acesso a uma pgina web ou e-mail. Quando o usurio abre o spam, o web bug acessado e o spammer recebe a confirmao que aquele endereo de e-mail vlido.

(C) (D)

(E)

33.

O usurio deve procurar responder algumas perguntas antes de adotar um ou mais cuidados com suas cpias de segurana: Que informaes realmente importantes precisam estar armazenadas em minhas cpias de segurana? Quais seriam as consequncias/prejuzos, caso minhas cpias de segurana fossem destrudas ou danificadas? O que aconteceria se minhas cpias de segurana fossem furtadas? Baseado nas respostas para as perguntas anteriores, assinale a alternativa que apresenta um cuidado a ser observado por um usurio comprometido com a segurana dos dados. (A) Cpias de segurana devem conter apenas arquivos confiveis do usurio, ou seja, que no contenham vrus e nem algum outro tipo de malware. Arquivos do sistema operacional e que faam parte da instalao dos softwares utilitrios devem fazer parte das cpias de segurana, pois evitaria que os mesmos precisassem ser reinstalados das mdias fornecidas pelos fabricantes. A escolha da mdia para a realizao da cpia de segurana muito importante e depende da importncia e da vida til que a cpia deve ter. A utilizao de alguns disquetes para armazenar um pequeno volume de dados perfeitamente vivel. Mas um grande volume de dados, de maior importncia, que deve perdurar por longos perodos, como os dados de um servidor, devem ser armazenados em mdias mais confiveis, como os pen drives. Cpias de segurana devem ser guardadas em um local restrito e com ar condicionado bastante frio, de modo que apenas pessoas autorizadas tenham acesso a este local e a temperatura seja sempre bem baixa. Cpias de segurana podem ser guardadas em locais diferentes. Um exemplo seria manter uma cpia em empresas especializadas em manter reas de armazenamento com cpias de segurana de seus clientes. Nestes casos muito importante considerar a segurana fsica de suas cpias. Os dados armazenados em uma cpia de segurana no podem conter informaes sigilosas. Neste caso, os dados que contenham informaes sigilosas devem ser mantidos no computador do usurio.

(B)

(C) (D)

(E)

34.

Artigo publicado pela revista Pequenas Empresas & Grandes Negcios: Um bom exemplo do seu uso so as listas de tarefas que permitem ao gestor acompanhar na rede da empresa a evoluo do trabalho dos funcionrios, que a acessam com exclusividade. Outra boa ideia integr-la com os sistemas de gesto, tornando os processos administrativos mais eficientes. Embora seja de acesso restrito, tambm possvel abri-la para os blogs dos colaboradores, o que contribui para melhorar o relacionamento entre os funcionrios. Se antes eram associadas s grandes corporaes, hoje cada vez mais comum encontr-las em pequenas e mdias empresas. Uma pequena empresa tem recursos escassos. Com elas possvel ganhar tempo com eficincia, diz Ronaldo Fujiwara, da agncia especializada em comunicao digital NHW. Esse artigo se refere a (A) (B) (C) (D) (E) internet. redes sociais. intranets. redes wireless. MANs.
DPSPD-Of.Defensoria Pblica-A

10

w ww.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova A, Tipo 001


35. Considere o texto e a figura abaixo. A Defensoria Pblica de So Paulo tem enfrentado diariamente inmeros casos de violncia domstica. Percebemos, contudo, que h ainda uma enorme parte da populao que no conhece seus direitos e no sabe o que fazer quando vive esse tipo de violncia na prpria pele. So mulheres de todas as classes sociais, ricas e pobres, que vivem em situao de vulnerabilidade.

Se voc no sabe que tem direitos, como poder lutar por eles? Foi pensando em levar informaes a quem precisa que o Ncleo Especializado de Promoo e Defesa dos Direitos da Mulher (Nudem) da Defensoria Pblica do Estado de So Paulo decidiu elaborar esta cartilha. Aqui voc ter acesso a informaes bsicas sobre seus direitos e conhecer algumas das medidas que podem ser tomadas para interromper a violncia pela qual voc est passando. Tenha em mente que a violncia contra a mulher ainda comum em nossa sociedade, mas essa situao pode ter um ponto final.
(http://www.defensoria.sp.gov.br/dpesp/repositorio/0/Cartilha%20Lei%20Maria%20da%20Penha.pdf)

Para transformar o texto apresentado em coluna nica, usando o Microsoft Office 2007 em portugus, para 2 colunas e com a quebra de texto como mostrado na figura acima, voc deve selecionar o texto e (A) na guia Layout da Pgina, no grupo Configurar Pgina, clicar em Colunas e selecionar Dois. Em seguida posicionar o o cursor no 2 pargrafo (aps a pergunta), clicar em Quebras e selecionar Coluna. na guia Inserir, no grupo Configurar Pgina, clicar em Duas Colunas. Em seguida posicionar o cursor no 2 pargrafo (aps a pergunta), clicar com o boto direito do mouse e na caixa de dilogo aberta, clicar em Quebras e selecionar Coluna. clicar com o boto direito do mouse e na caixa de dilogo aberta, selecionar Estilos e escolher Duas Colunas. Em o seguida posicionar o cursor no 2 pargrafo (aps a pergunta) e clicar em Quebra de Coluna. na guia Exibio, no grupo Pgina, clicar em Duas Colunas. Isso suficiente para mostrar o texto como na figura. na guia Pgina Inicial, no grupo Exibio, clicar em Duas Colunas. Em seguida posicionar o cursor no 2 pargrafo (aps a pergunta) e clicar em Quebra de Coluna.
o o

(B)

(C)

(D) (E)

36.

No Windows 7 em portugus, as pastas Documentos, Imagens, Msicas e Vdeos esto reunidas em uma nica seo chamada (A) (B) (C) (D) (E) Documentos Pessoais. Bibliotecas. Minhas Pastas. Meu Computador. Favoritos. 11

DPSPD-Of.Defensoria Pblica-A

w ww.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova A, Tipo 001


37. Considere os dados relativos ao processador Intel Core i7:
Velocidade do clock 2,66 GHz 3,2 GHz Largura de dados 64 bits

Nome Core i7

Data 2008

Transistores 731.000.000

Mcrons 45 nm

MIPS 76.000

Sobre os dados apresentados, correto afirmar que (A) (B) 731.000.000 o nmero de transistores no chip. O Core i7 atingiu o topo da tecnologia, chegando ao limite do nmero de transistores que podem ser gravados num chip de silcio. 45 nm a largura, em mcrons, do menor fio do chip. Em termos comparativos, o fio de cabelo humano tem a espessura de 100 mcrons. A tendncia agora que os chips aumentem de tamanho para que se possa ultrapassar a marca de 800 milhes de transistores. velocidade do clock a taxa mxima do clock do chip. A velocidade do clock limitada pela largura dos dados. Chips de 64 bits no conseguem ultrapassar os 3,2 GHz. existe uma relao entre a velocidade do clock e o MIPS. A velocidade mxima do clock uma funo do processo de fabricao do chip. Os processadores como o i7 executam milhes de instrues por ciclo. largura de dados a largura da UCP. Uma UCP de 32 bits pode fazer operaes aritmticas com dois nmeros de 32 bits. Uma UCP de 32 bits teria que executar quatro instrues para somar dois nmeros de 64 bits, enquanto que uma de 64 bits precisa de apenas duas instrues.

(C) (D) (E)

38.

Considere a tabela criada pelo Microsoft Excel 2007 em portugus:


Interessado Jos Maria Carlos Antonia Marcio Daniel Juliana RG CPF 1111 1111-1 2222 2222-2 7777 7777-7 5555 5555-5 9999 9999-9 8888 8888-8 4444 4444-4 Pacto antenupcial sim no sim sim sim no no Filhos 1 2 5 0 2 1 3 Filhos menores 1 0 3 0 2 0 0

Considere tambm a tabela criada a partir da tabela acima, que mostra apenas os dados relativos aos interessados que possuem pacto antenupcial e filhos menores de idade:
Interessado Jos Carlos Marcio RG CPF 1111 1111-1 7777 7777-7 9999 9999-9 Pacto antenupcial sim sim sim Filhos 1 5 2 Filhos menores 1 3 2

Para obter a 2 tabela a partir da 1 tabela (A) necessrio criar a 2 tabela e transferir os dados desejados da 1 tabela, um a um, para a 2 tabela utilizando operaes de Recortar e Colar do Excel. necessrio colocar a 1 tabela em ordem alfabtica a partir da coluna Filhos, criar a 2 tabela e transferir todos os dados a cujo campo Filhos menores tenha valor maior que 0 para a 2 tabela utilizando operaes de Copiar e Colar do Excel. basta selecionar a coluna Pacto antenupcial e a coluna Filhos menores e habilitar a filtragem das clulas selecionadas de maneira que os dados desejados possam ser obtidos atravs das operaes de Filtro do Excel. necessrio colocar a 1 tabela em ordem alfabtica a partir da coluna Pacto antenupcial, criar a 2 tabela e transferir a todos os dados com valor maior que 0 no campo Filhos menores para a 2 tabela utilizando operaes de Recortar e Colar do Excel. somente pode ser feito selecionando as colunas Filhos, Filhos menores e Pacto antenupcial e criando uma frmula que a a utilize operadores lgicos que seja capaz de localizar os dados desejados na 1 tabela. Isso feito, a 2 tabela criada automaticamente.
DPSPD-Of.Defensoria Pblica-A
a a a a a a a

(B) (C)

(D)

(E)

12

w ww.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova A, Tipo 001


39. o servio padro da Internet para a transferncia de arquivos entre computadores. A partir dele usurios podem obter ou enviar arquivos de/ou para outros computadores da internet. O acesso controlado atravs de login e senha. No servidor possvel configurar quais pastas devem ficar disponveis para cada usurio e especificar as permisses de cada um. Existe a opo de se criar um login annimo. O servio ou protocolo referenciado no texto (A) (B) (C) (D) (E) FTP. TCP/IP. SMTP. IMAP. POP.

40.

Considere a tabela abaixo.


Classificao dos Dispositivos de Armazenamento 1. Memria principal. 2. Memria secundria. 3. Voltil. 4. No voltil. 5. Magntico. 6. ptico. 7. Eletrnico. 8. Removvel. 9. No removvel. Dispositivos de Armazenamento a. b. c. d. e. f. g. h. i. j. HD (Hard Disk) CD. Blu-ray. DVD. SSD (Solid State Disk). Pen drive. Carto flash. Fita magntica. RAM. ROM.

Assinale a alternativa que traz classificaes dos dispositivos que sejam todas corretas: (A) (B) (C) (D) (E) 1-i; 3-c; 4-j; 5-h; 8-g. 2-e; 2-a; 4-j; 3-i; 4-e; 2-b; 5-h; 4-h; 6-f; 3-e; 6-c; 6-b; 8-h; 4-g; 7-d; 7-f; 9-j. 7-f. 9-i. 8-d.

CONHECIMENTOS ESPECFICOS Conhecimentos Jurdicos e Institucionais 41. Com relao Organizao do Poder Legislativo, considere:

I. A Assembleia Legislativa funcionar em sesses pblicas, presente, nas sesses deliberativas, pelo menos um quarto de
seus membros e, nas sesses exclusivamente de debates, pelo menos um oitavo de seus membros.

II. Os membros da Mesa e seus substitutos sero eleitos para um mandato de dois anos, sendo que a eleio far-se-, em
primeiro escrutnio, pela maioria absoluta da Assembleia Legislativa.

III. Salvo disposio constitucional em contrrio, as deliberaes da Assembleia Legislativa e de suas Comisses sero
tomadas por maioria de votos, presente a maioria absoluta de seus membros.

IV. vedada a existncia de Comisses Temporrias na Assembleia Legislativa, sendo prevista constitucionalmente somente a existncia de Comisses Permanentes, na forma e com as atribuies previstas no Regimento Interno. Nos termos da Constituio do Estado de So Paulo correto o que se afirma APENAS em (A) (B) (C) (D) (E)

I, II e III. I e IV. II e III. I e II. III e IV.


13

DPSPD-Of.Defensoria Pblica-A

w ww.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova A, Tipo 001


42. Camila, Sofia e Expedito so Deputados da Assembleia Legislativa do Estado de So Paulo. Camila foi investida na funo de Ministra de Estado; Sofia foi investida na funo de Secretria de Estado e Expedito foi investido na funo de Prefeito da capital do Estado de So Paulo. Nestes casos, segundo a Constituio do Estado de So Paulo, (A) (B) (C) (D) (E) 43. somente Expedito, perder o mandato de Deputado. Camila, Sofia e Expedito, perdero o mandato de Deputado. Camila, Sofia e Expedito, no perdero o mandato de Deputado. somente Sofia perder o mandato de Deputada. somente Camila e Expedito, perdero o mandato de Deputado.

Considere as seguintes situaes hipotticas: Mikaela Vice-Governadora do Estado de So Paulo; Anibal o Defensor Pblico-Geral da Defensoria Pblica do Estado de So Paulo; Jorge o Procurador Geral de Justia do Estado de So Paulo e Matias o Governador do Estado de So Paulo. De acordo com a Constituio do Estado de So Paulo, compete ao Tribunal de Justia do referido Estado, dentre outras atribuies, processar e julgar originariamente, nas infraes penais comuns, APENAS (A) (B) (C) (D) (E) Anibal, Jorge e Matias. Mikaela, Jorge e Matias. Anibal e Jorge. Mikaela e Matias. Mikaela, Anibal e Jorge.
o o

44.

De acordo com a Lei Complementar Federal n 80/94, com as modificaes da Lei Complementar n 132/09, a Ouvidoria-Geral da Defensoria Pblica do Estado um rgo (A) (B) (C) (D) (E) de execuo direta atuante. de administrao superior. de atuao. auxiliar. de execuo direta integrada.

45.

Marta, 37 anos de idade, Gabriela, 33 anos de idade, e Bruna, 57 anos de idade, so Defensoras Pblicas do Estado de So o Paulo, membros estveis da carreira. De acordo com a Lei Complementar Federal n 80/94, com as modificaes da Lei Como plementar n 132/09, (A) (B) (C) (D) (E) apenas Marta e Bruna, podero ocupar o cargo de Defensor Pblico-Geral, para mandato de 2 anos, permitida uma reconduo. apenas Bruna, poder ocupar o cargo de Defensor Pblico-Geral, para mandato de 2 anos, permitida uma reconduo. Marta, Bruna e Grabriela, podero ocupar o cargo de Defensor Pblico-Geral, para mandato de 2 anos, permitida uma reconduo. apenas Bruna, poder ocupar o cargo de Defensor Pblico-Geral, para mandato de 3 anos, vedada a reconduo. apenas Marta e Bruna, podero ocupar o cargo de Defensor Pblico-Geral, para mandato de 3 anos, vedada a reconduo.

46.

Considere as seguintes funes:

I. prestar orientao jurdica e exercer a defesa dos necessitados, em todos os graus. II. acompanhar inqurito policial, inclusive com a comunicao imediata da priso em flagrante pela autoridade policial,
quando o preso no constituir advogado.

III. prestar atendimento interdisciplinar, por meio de rgos ou de servidores de suas Carreiras de apoio para o exerccio de
suas atribuies.

IV. representar aos sistemas internacionais de proteo dos direitos humanos, postulando perante seus rgos.
Segundo a Lei Complementar Federal n 80/94, com as modificaes da Lei Complementar n 132/09, so funes institucionais da Defensoria Pblica, dentre outras, as indicadas em (A) (B) (C) (D) (E) 14
o o

I, II, III e IV. I, II e III, apenas. II, III e IV, apenas. I e IV, apenas. II e III, apenas.
DPSPD-Of.Defensoria Pblica-A

w ww.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova A, Tipo 001


47. De acordo com a Lei Complementar Estadual n 1.050/08, para fins de aplicao do disposto na referida lei complementar, considera-se grau o (A) (B) (C) (D) (E) conjunto de cargos de mesma denominao. valor do vencimento dentro da referncia. smbolo indicativo do vencimento do cargo. conjunto de referncia e grau. conjunto de referncia e classe.
o

48.

Clara foi aprovada no Concurso para o Cargo de Oficial de Defensoria e est em estgio probatrio. Neste caso, de acordo com o a Lei Complementar Estadual n 1050/08, Clara ter avaliao promovida (A) (B) (C) (D) (E) trimestralmente pela rea de Recursos Humanos da Defensoria Pblica do Estado, com base em critrios estabelecidos pelo Conselho Superior da Defensoria Pblica. semestralmente pela rea de Recursos Humanos da Defensoria Pblica do Estado, com base em critrios estabelecidos pelo Conselho Superior da Defensoria Pblica. mensalmente pela rea de Recursos Humanos da Defensoria Pblica do Estado, com base em critrios estabelecidos pelo Conselho Superior da Defensoria Pblica. semestralmente pelo Conselho Superior da Defensoria Pblica, com base em critrios estabelecidos pela rea de Recursos Humanos da Defensoria Pblica do Estado. trimestralmente pelo Conselho Superior da Defensoria Pblica, com base em critrios estabelecidos pela rea de Recursos Humanos da Defensoria Pblica do Estado.
o

49.

A Lei Complementar Estadual n 1.050/08 prev diversos requisitos para fins de promoo. Dentre estes requisitos, para a promoo de ocupante de cargo de Oficial da Defensoria Pblica do Estado de So Paulo necessrio (A) (B) (C) (D) (E) possuir diploma de graduao em curso de nvel superior relativo sua rea de atuao. possuir ps-graduao "stricto" ou "lato sensu" relativo sua rea de atuao. contar, no mnimo, sete anos de efetivo exerccio no mesmo cargo. ter recebido nota igual ou superior mdia dos ocupantes do mesmo padro em sua classe nas cinco ltimas avaliaes de desempenho, no mnimo. possuir fluncia, escrita e verbal, em outro idioma que no seja o Portugus.

50.

Guilhermino, funcionrio pblico estadual estvel, exige de Gabriel tributo que sabe ser indevido aproveitando-se da situao de desconhecimento do cidado. Neste caso, segundo o Cdigo Penal brasileiro, Guilhermino praticou crime de (A) (B) (C) (D) (E) peculato culposo. peculato doloso. excesso de exao. condescendncia criminosa. corrupo ativa.

51.

Considere as seguintes situaes hipotticas:

I. Considera-se funcionrio pblico, para os efeitos penais, quem, embora transitoriamente, exerce cargo pblico. II. Considera-se funcionrio pblico, para os efeitos penais, quem, sem remunerao, exerce funo pblica. III. Equipara-se a funcionrio pblico quem exerce emprego em entidade paraestatal. IV. O autor do crime de peculato ter sua pena aumentada da metade quando for ocupante de cargo em comisso de
empresa pblica. De acordo com o Cdigo Penal brasileiro est correto o que se afirma APENAS em (A) (B) (C) (D) (E)

III e IV. I, III e IV. I, II e IV. I e II. I, II e III.


15

DPSPD-Of.Defensoria Pblica-A

w ww.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova A, Tipo 001


52. Matias, diretor da Penitenciria XYZ, permite livremente o acesso de aparelho telefnico celular dentro da Penitenciria que dirige, o que est permitindo a comunicao dos presos com o ambiente externo. Neste caso, Matias (A) (B) (C) (D) (E) 53. est praticando o crime de peculato doloso simples. est praticando o crime de concusso. est praticando o crime de peculato doloso qualificado. est praticando o crime de prevaricao imprpria. no est praticando crime tipificado pelo Cdigo Penal brasileiro.
o

De acordo com Ato Normativo DPG n 55 de 20 de Outubro de 2011, as aquisies de equipamentos, programas (softwares) e outros recursos de TIC, de responsabilidade da Coordenadoria Geral de Administrao, (A) (B) (C) (D) (E) devem ser precedidas de parecer tcnico da Coordenadoria de Informtica Avanada Individualizada CIAI. independem de parecer tcnico, tratando-se de aquisio de responsabilidade do departamento de compras interno da Defensoria Pblica Estadual. independem de parecer tcnico, tratando-se de deciso exclusiva e individual do Defensor Pblico Geral. devem ser precedidas de parecer tcnico da Coordenadoria de Tecnologia da Informao CTI. devem ser precedidas de autorizao escrita da Coordenadoria de Informtica Avanada Individualizada CIAI e do Defensor Pblico-Geral.

54.

Considere as seguintes assertivas a respeito do Uso da Rede Interna no tocante Tecnologia da Informao e Comunicao TIC da Defensoria Pblica do Estado de So Paulo:

I. No ser integrado rede nenhum recurso de tecnologia da informao de uso particular, no havendo nenhuma
exceo, em razo da privacidade necessria dentro da Defensoria.

II. Os usurios devem se conectar rede da Defensoria por meio de identificao (login) e senhas prprios. III. No so permitidos mltiplos logins simultneos na rede Windows AD (Active Directory). IV. No h restrio aos acessos fsico e lgico a ativos de redes tais como servidores, roteadores, switches e firewalls,
tratando-se de atividade tpica de qualquer servidor. Segundo o Ato Normativo DPG n 55 de 20 de Outubro de 2011 est correto o que se afirma APENAS em (A) (B) (C) (D) (E) 55.
o

I e IV. I e III. I, II e IV. II, III e IV. II e III.

Segundo a Constituio do Estado de So Paulo, Defensoria Pblica (A) (B) (C) (D) (E) assegurada apenas autonomia administrativa. assegurada apenas autonomia funcional. assegurada autonomia funcional e administrativa. no assegurada nenhuma autonomia sendo um rgo vinculado Procuradoria do Estado. no assegurada nenhuma autonomia sendo um rgo vinculado ao Tribunal de Justia.

56.

Nos termos da Constituio Federal brasileira, no que concerne s medidas provisrias, est INCORRETO o que consta em: (A) (B) (C) Prorrogar-se- uma nica vez por igual perodo a vigncia de medida provisria que, no prazo de trinta dias, contado de sua publicao, no tiver a sua votao encerrada nas duas Casas do Congresso Nacional. vedada a edio de medidas provisrias sobre matria j disciplinada em projeto de lei aprovado pelo Congresso Nacional e pendente de sano ou veto do Presidente da Repblica. Se a medida provisria no for apreciada em at quarenta e cinco dias contados de sua publicao, entrar em regime de urgncia, subsequentemente, em cada uma das Casas do Congresso Nacional, ficando sobrestadas, at que se ultime a votao, todas as demais deliberaes legislativas da Casa em que estiver tramitando. vedada a reedio, na mesma sesso legislativa, de medida provisria que tenha sido rejeitada ou que tenha perdido sua eficcia por decurso de prazo. Aprovado projeto de lei de converso alterando o texto original da medida provisria, esta manter-se- integralmente em vigor at que seja sancionado ou vetado o projeto.
DPSPD-Of.Defensoria Pblica-A

(D) (E) 16

w ww.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova A, Tipo 001


57. Considere as seguintes assertivas:

I. So reservadas aos Estados as competncias que no lhes sejam vedadas pela Constituio Federal brasileira. II. Cabe aos Estados explorar diretamente, ou mediante concesso, os servios locais de gs canalizado, na forma da lei,
vedada a edio de medida provisria para a sua regulamentao.

III. Os Estados podero, mediante lei ordinria, instituir regies metropolitanas, aglomeraes urbanas e microrregies,
constitudas por agrupamentos de municpios limtrofes, para integrar a organizao, o planejamento e a execuo de funes pblicas de interesse comum.

IV. Incluem-se entre os bens dos Estados, dentre outros, as terras devolutas no compreendidas entre as da Unio.
Nos termos da Constituio Federal brasileira, est correto o que consta APENAS em (A) (B) (C) (D) (E)

II e III. I e II. III e IV. I, II e IV. I, III e IV.

58.

No que concerne Smula Vinculante, prevista na Constituio Federal brasileira, est correto o que se afirma em: (A) (B) (C) (D) (E) Ser aprovada mediante deciso de um tero dos seus membros. A partir de sua publicao na Imprensa Oficial, ter efeito vinculante. O cancelamento de smula no poder ser provocado por partido poltico com representao no Congresso Nacional. Do ato administrativo ou deciso judicial que contrariar a smula, caber reclamao ao Superior Tribunal de Justia. A reviso de smula no poder ser provocada pelo Procurador-Geral da Repblica.

59.

Considere os seguintes crimes:

I. II. III. IV.

Tortura. Terrorismo. Racismo. Ao de grupos armados (civis ou militares) contra a ordem constitucional e o Estado Democrtico.

Nos termos da Constituio Federal brasileira, detm as caractersticas de inafianvel e imprescritvel os crimes descritos em (A) (B) (C) (D) (E)

II e III, apenas. I, III e IV, apenas. III e IV, apenas. I e IV, apenas. I, II, III e IV.

60.

Nos termos da Deliberao do Conselho Superior da Defensoria Pblica n 111/09, correto afirmar que (A) a Comisso Processante Permanente ter como atribuio instruir os procedimentos de apurao de infraes atribudas a servidores da Defensoria Pblica do Estado, mediante determinao das autoridades competentes. a designao dos componentes da Comisso Processante Permanente ser realizada sem prejuzo das suas atribuies normais, no se admitindo, em qualquer hiptese, dedicao exclusiva. os membros da Comisso Processante Permanente tero mandato de um ano, vedada a reconduo, podendo ser dispensados a qualquer tempo, a critrio do Corregedor-Geral. a Comisso Processante Permanente ter sede na Capital, sendo integrada por um Defensor Pblico, que a presidir, e por quatro servidores da Defensoria Pblica, um dos quais, preferencialmente, lotado na Coordenadoria Geral da Administrao. os procedimentos administrativos sero conduzidos pelo Presidente da Comisso Processante Permanente, que no poder delegar a realizao de diligncias ou mesmo de servios auxiliares. 17

(B) (C)

(D)

(E)

DPSPD-Of.Defensoria Pblica-A

w ww.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova A, Tipo 001


61. Nos termos da Deliberao do Conselho Superior da Defensoria Pblica n 111/09, compete ao Corregedor-Geral da Defensoria Pblica, sempre por despacho motivado, a instaurao da sindicncia. Sobre o tema, correto afirmar: (A) A instaurao de ofcio s admissvel em situaes excepcionais, desde que referendada pelo Defensor Pblico-Geral do Estado. No se admite a instaurao de ofcio. Admite-se a instaurao mediante provocao de qualquer pessoa, inclusive utilizando-se de denncia annima. No se admite a instaurao mediante provocao do Conselho Superior, mas, sim, do Defensor Pblico-Geral do Estado. Admite-se a instaurao mediante provocao de qualquer pessoa, vedada a denncia que no fornea elementos indicirios de infrao disciplinar.
o

(B) (C) (D)

(E)

62.

Maria, servidora pblica civil do Estado de So Paulo, pretende tirar licena para tratar de interesses particulares. Nos termos da o Lei Estadual n 10.261/68 (Estatuto dos Funcionrios Pblicos Civis do Estado de So Paulo), referida licena (A) (B) (C) (D) (E) poder ser negada se inconveniente ao interesse do servio. poder, em situaes excepcionais, ser concedida ao servidor removido, mesmo antes de assumir o exerccio do cargo. concedida pelo prazo mximo de trs anos. pode ser gozada parceladamente a juzo da Administrao, desde que dentro do perodo de cinco anos. poder ser novamente concedida depois de decorridos dois anos do trmino da anterior.

63.

Nos termos do Estatuto dos Funcionrios Pblicos Civis do Estado de So Paulo (Lei Estadual n 10.261/68), os dias em que o funcionrio deixar de comparecer ao servio em virtude de mandato legislativo municipal, em razo de o horrio das sesses das respectivas Cmaras coincidir com o horrio normal de trabalho a que estiver sujeito o funcionrio, sero considerados de efetivo exerccio para todos os efeitos legais. No caso de vereana remunerada, os dias de afastamento (A) (B) (C) (D) (E) sero sempre computados para fins de vencimento ou remunerao. no sero computados para fins de vencimento ou remunerao, salvo se por eles tiver optado o funcionrio. no sero, em qualquer hiptese, computados para fins de vencimento ou remunerao. no sero computados para fins de remunerao, mas sim, para fins de vencimento. no sero computados para fins de vencimento, mas sim, para fins de remunerao.

64.

Nos termos da Lei Estadual n 10.261/68 (Estatuto dos Funcionrios Pblicos Civis do Estado de So Paulo), permitido ao funcionrio requerer ou representar, pedir reconsiderao e recorrer de decises desde que o faa dentro das normas de urbanidade e em termos, observadas as regras previstas na citada lei. Sobre o tema, correto afirmar que (A) (B) (C) (D) a nica hiptese que enseja recurso o desatendimento do pedido de reconsiderao. o pedido de reconsiderao poder, em situaes excepcionais, ser renovado. o pedido de reconsiderao dever ser decidido no prazo mximo de noventa dias. o pedido de reconsiderao s ser cabvel quando contiver novos argumentos e ser sempre dirigido autoridade que tiver expedido o ato ou proferido a deciso. o recurso poder ser enviado mais de uma vez mesma autoridade.

(E)

65.

Joana, servidora pblica civil do Estado de So Paulo, desprovida de m-f, cometeu erro de clculo contra a Fazenda Estadual. o Nos termos da Lei Estadual n 10.261/68 (Estatuto dos Funcionrios Pblicos Civis do Estado de So Paulo), a conduta praticada por Joana ensejar pena de (A) (B) (C) (D) (E) censura e, na reincidncia, a de multa. suspenso e, na reincidncia, a de repreenso. suspenso e, na reincidncia, a de demisso. advertncia e, na reincidncia, a de demisso. repreenso e, na reincidncia, a de suspenso.
DPSPD-Of.Defensoria Pblica-A

18

w ww.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova A, Tipo 001


66. Conforme as disposies da Lei Complementar Estadual n 988/06, o Defensor Pblico-Geral (A) (B) (C) (D) (E) 67. deve ser obrigatoriamente maior de quarenta anos. ser nomeado pelo Defensor Geral da Unio. deve estar na carreira h pelo menos oito anos. ter mandato de 2 (dois) anos, vedada a reconduo. em regra, ser substitudo em suas faltas pelo Segundo Subdefensor Pblico-Geral do Estado.
o o

Nos termos da Lei Complementar Estadual n 988/06, todos os membros do Conselho Superior da Defensoria Pblica tero direito a voto, EXCETO o (A) (B) (C) (D) (E) Defensor Pblico do Estado Corregedor-Geral. Segundo Subdefensor Pblico-Geral do Estado. Ouvidor-Geral da Defensoria Pblica. Representante das Defensorias Regionais. Terceiro Subdefensor Pblico-Geral do Estado.

68.

Carlos, Defensor Pblico do Estado de So Paulo, praticou falta que, pela sua gravidade e repercusso, tornou incompatvel sua o permanncia no rgo de atuao de sua lotao. Conforme as disposies da Lei Complementar Estadual n 988/06, a falta narrada ensejar a sano de (A) (B) (C) (D) (E) suspenso por 90 dias. remoo compulsria. suspenso por 30 dias. demisso. censura.

69.

O afastamento do Defensor Pblico para participar em congressos e outros certames especficos de interesse da instituio dar-se- (A) (B) (C) (D) (E) sem prejuzo dos vencimentos e depende de prvia autorizao do Conselho Superior, sob pena de nulidade do ato. com prejuzo dos vencimentos e depende de prvia autorizao do Conselho Superior, sob pena de nulidade do ato. sem prejuzo dos vencimentos e independe de autorizao. com prejuzo dos vencimentos e independe de autorizao. com prejuzo dos vencimentos e depende de prvia autorizao do Defensor Pblico-Geral.
o

70.

Nos termos do Ato Normativo n 23/09 da Defensora Pblica-Geral, no que concerne avaliao peridica de desempenho, correto afirmar: (A) (B) (C) (D) No se aplica, em qualquer hiptese, avaliao peridica de desempenho o sistema de avaliao do estgio probatrio. Apenas os servidores pblicos estveis esto sujeitos avaliao peridica de desempenho. A avaliao peridica de desempenho trimestral. Os Superiores imediatos podero ser instados pela Coordenadoria Geral de Administrao a se manifestarem sobre o desempenho dos servidores avaliandos. Os servidores sujeitos avaliao peridica de desempenho elaboraro relatrios mensais que sero encaminhados ao Departamento de Recursos Humanos at o dia 10 de cada ms, consoante modelo estabelecido em portaria do Coordenador Geral de Administrao. 19

(E)

DPSPD-Of.Defensoria Pblica-A

w ww.pciconcursos.com.br

You might also like