You are on page 1of 63

Reforma psiquitrica e Poltica de sade mental do SUS

Janine Arruda Professora

Assistncia de Enfermagem em Sade Mental e Psiquiatria

Dialogando com o Plano de Ensino


Apresentar os principais aspectos do processo da reforma psiquitrica no Brasil.
Filme: Bicho de sete cabeas. Identificar o papel de cada um dos servios da rede de sade mental do SUS (CAPS, Hospital Geral, Hospital psiquitrico, mdia complexidade, ateno bsica, Residncia Teraputica). Discutir a atuao o enfermeiro na rede de sade mental do SUS.

Reforma psiquitrica
Assistncia psiquitrica 2 Guerra Mundial Modelo Hospitalocntrico Movimento surgiu aps a 2 Guerra Mundial na Europa Adoecimento dos soldados

Nova maneira de tratamento

Reforma psiquitrica
Descoberta dos medicamentos psicotrpicos psicanlise sade pblica

Modelo Hospitalocntrico de Ateno


Verticalizao, hierarquia, subordinao, excluso, passivo, tratamento medicamentoso.

Incio dos movimentos de reforma psiquitrica

Psicoterapia Institucional
Frana influenciada pela psicanlise Pacientes e profissionais eram tratados

Instituio no interior do hospital psiquitrico Permite criao de espaos de transferncia

Comunidade teraputica
Inglaterra Grupos de discusses
RESPONSABILIDADE

mdico paciente

Democratizao, tolerncia, comunicao, liberdade de expresso, atividades coletivas.


Crtica: retorno a sociedade.

Psiquiatria de setor
Frana Estruturao do servio pblico e qualidade para tratamento Hospital psiquitrico Humanizao famlia / comunidade

Psiquiatria comunitria (desinstitucionalizao)


Estados Unidos Reformulao da assistncia Insero na comunidade - famlia Doena mental

Produo da sade mental

Psiquiatria democrtica
Itlia Fechamento hospitais psiquitricos Construo Centros de Sade Mental Lei 180 (maio de 1978)Fechamento de Hospitais Psiquitricos

Franco Basaglia

Reforma Psiquitrica Brasileira


Histrico da Reforma:

Modelo hospitalocntrico (1978-1991)

Histrico da Reforma:

Implantao da rede extra-hospitalar (1992-2000)

Reforma Psiquitrica Brasileira


Histrico da Reforma:

Modelo hospitalocntrico (1978-1991)

Reforma Psiquitrica Brasileira


Anos 70 Reforma Psiquitrica Reforma Sanitria Movimento Italiano Crise na Diviso Nacional em Sade Mental

Movimento dos trabalhadores em sade mental


1987 I Conferncia Nacional de Sade Mental

Reforma Psiquitrica Brasileira


II Congresso Nacional do Movimento dos Trabalhadores em Sade Mental Por uma sociedade sem manicmios Surgimento do primeiro CAPS no Brasil SP (1987) Processo de interveno (1989) SM de Santos em um hospital psiquitrico: maus-tratos e mortes de pacientes. Ncleos de Ateno Psicossocial (NAPS) 24h, cooperativas, residncias para os egressos do hospital e associaes.

Colnia Juliano Moreira Enorme asilo com mais de 2.000 internos no incio dos anos 80.

Reforma Psiquitrica Brasileira


Histrico da Reforma: Comea a implantao da rede extra-hospitalar (1992-2000)

Reforma Psiquitrica Brasileira


Lei Basaglia proibida novas internaes, extino em 5 anos. Interesse poltico e econmico. Constituio Lei 8080/90 Lei 8142/90 Declarao de Caracas 14 de novembro de 1990 reestruturao da assistncia.

Reforma Psiquitrica Brasileira


Reforma Psiquitrica Nacional (2001 -2005) depois da lei

Reforma Psiquitrica Brasileira


Lei 10.216, 6 de abril de 2001: Lei Paulo Delgado dispe sobre a reforma psiquitrica no Brasil. Paciente USURIO

Modelo hospitalocntrico MODELO PSICOSSOCIAL


Famlia aliada ao processo Interdisciplinaridade Implantao de servios de ateno diria

Reforma Psiquitrica Brasileira


Programa De Volta para Casa Poltica de recursos humanos lcool e de outras drogas - reduo de danos 2004 - I Congresso Brasileiro de CAPS, em So Paulo.

Modelo de ATENO COMUNITRIA.

Reforma Psiquitrica Brasileira

Reforma Psiquitrica Brasileira


III Conferncia

Reforma Psiquitrica como poltica de governo; CAPS o valor estratgico; Defende a construo de uma poltica de sade mental para os usurios de lcool e outras drogas.

Reforma Psiquitrica Brasileira


Processo de Desinstitucionalizao: Reduo de leitos Tornar-se poltica pblica no Brasil

Reforma Psiquitrica Brasileira


POLTICAS E PROGRAMAS:

Programa Nacional de Avaliao do Sistema Hospitalar/Psiquiatria (PNASH/Psiquiatria) Programa Permanente de Formao de Recursos Humanos para Reforma Psiquitrica Superviso Clnico-institucional dos CAPS e Rede de Ateno Psicossocial Programa Nacional de Avaliao de Centros de Ateno Psicossocial

Reforma Psiquitrica Brasileira


Servios Residenciais Teraputicos (SRT) Moradia de pessoas portadoras de transtornos mentais graves, egressas de hospitais psiquitricos ou no Acolher oito moradores Cuidador Referenciada a um CAPS

vdeo

Reforma Psiquitrica Brasileira


Programa de Volta para Casa Lei federal 10.708 (2003) Processo de insero social das pessoas com longa histria de internaes em hospitais psiquitricos Auxlio-reabilitao de R$320,00 Assegurada uma rede de ateno sade mental

Reforma Psiquitrica Brasileira

Reforma Psiquitrica Brasileira


CAPS Prestar atendimento clnico em regime de ateno diria; Promover a insero social; Regular a porta de entrada / suporte ateno sade mental na rede bsica; Organizar a rede de ateno s pessoas com transtornos mentais nos municpios. Acompanhamento clnico, acesso ao trabalho, lazer, exerccio dos direitos civis e fortalecimento dos laos familiares e comunitrios.

Reforma Psiquitrica Brasileira

CAPS I CAPS II CAPS III CAPSi CAPSad

Reforma Psiquitrica Brasileira

Reforma Psiquitrica Brasileira


CAPS I - Centros de Ateno Psicossocial de menor porte Demandas de sade mental em municpios com populao entre 20.000 e 50.000 habitantes.

Equipe mnima de 9 profissionais; Clientela: adultos com transtornos mentais severos e persistentes e transtornos decorrentes do uso de lcool e outras drogas; Funcionam durante os cinco dias teis da semana; Capacidade para o acompanhamento de cerca de 240 pessoas por ms.

Reforma Psiquitrica Brasileira


CAPS II so servios de mdio porte Cobertura a municpios com mais de 50.000 habitantes Clientela: adultos com transtornos mentais severos. Equipe mnima de 12 profissionais. Capacidade para o acompanhamento de cerca de 360 pessoas por ms. Funcionam durante os cinco dias teis da semana.

Reforma Psiquitrica Brasileira


CAPS III so os servios de maior porte municpios com mais de 200.000 habitantes; funcionam durante 24 horas em todos os dias da semana e em feriados; mximo cinco leitos; acolhimento noturno (internaes curtas, de algumas horas a no mximo 7 dias); 16 profissionais; 450 pessoas por ms

Reforma Psiquitrica Brasileira


CAPSi Especializados no atendimento de crianas e adolescentes com transtornos mentais. Municpios com mais de 200.000 habitantes. Funcionam durante os cinco dias teis da semana; 180 acompanhamentos crianas e adolescentes por ms; A equipe mnima: 11 profissionais.

Reforma Psiquitrica Brasileira


CAPSad Especializados no atendimento de pessoas que fazem uso prejudicial de lcool e outras drogas; 200.000 habitantes, ou cidades que, por sua localizao geogrfica (municpios de fronteira, ou parte de rota de trfico de drogas) ou cenrios epidemiolgicos importantes; Funcionam durante os cinco dias teis da semana; 240 pessoas por ms/acompanhamento; A equipe mnima: 13 profissionais; CAPSad III 24h

Reforma Psiquitrica Brasileira


Reduo de Danos Preveno de doenas transmissveis; Reduzir os danos causados pelo abuso de drogas lcitas e ilcitas, resgatando o usurio em seu papel auto-regulador; Ampliao do acesso aos servios de sade; Distribuio de insumos; Elaborao e distribuio de materiais educativos.

Reforma Psiquitrica Brasileira


Programa de incluso social pelo trabalho Economia Solidria - poltica oficial do Ministrio do Trabalho e Emprego. Gerao de renda. MS - incentivo financeiro para os municpios

Atividades de incluso social pelo trabalho para pessoas com transtornos mentais ou com transtornos decorrentes do uso de lcool e outras drogas.

Reforma Psiquitrica Brasileira


Centros de Convivncia e Cultura: Compe a rede de ateno substitutiva em sade mental . Oferecem espaos de sociabilidade, produo cultural e interveno na cidade.

Sade mental na Ateno Primria


Integralidade da ateno sade. Programa Sade da Famlia (PSF) - ESF Criado na dcada de 90 - investe na promoo da sade.

OUTROS DADOS

Desafios
Acessibilidade e Equidade

Formao de Recursos Humanos

Incluso Social

Datas importantes
18 de maio Dia Nacional de Luta Antimanicomial 9 de setembro Dia Latino Americano e Nacional da Epilepsia 10 de setembro Dia Mundial de preveno ao suicdio

10 de outubro Dia Mundial da Sade Mental

Legislaes
* LEIS LEI N 9.867, DE 10 DE NOVEMBRO DE 1999 Dispe sobre a criao e o funcionamento de Cooperativas Sociais, visando integrao social dos cidados, conforme especifica. LEI N 10.216, DE 6 DE ABRIL DE 2001 Dispe sobre a proteo e os direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais e redireciona o modelo assistencial em sade mental. LEI N 10.708, DE 31 DE JULHO DE 2003 Institui o auxlio-reabilitao psicossocial para pacientes acometidos de transtornos mentais egressos de internaes.

Legislaes
* PORTARIAS PORTARIA MS/GM N 132, DE 26 DE JANEIRO DE 2012 Institui incentivo financeiro de custeio para desenvolvimento do componente Reabilitao Psicossocial da Rede de Ateno Psicossocial do Sistema nico de Sade (SUS). PORTARIA MS/GM N 131, DE 26 DE JANEIRO DE 2012 Institui incentivo financeiro de custeio destinado aos Estados, Municpios e ao Distrito Federal para apoio ao custeio de Servios de Ateno em Regime Residencial, includas as Comunidades Teraputicas, voltados para pessoas com necessidades decorrentes do uso de lcool, crack e outras drogas, no mbito da Rede de Ateno Psicossocial. PORTARIA MS/GM N 130, DE 26 DE JANEIRO DE 2012 Redefine o Centro de Ateno Psicossocial de lcool e outras Drogas 24 h (CAPS AD III) e os respectivos incentivos financeiros.

Legislaes
PORTARIA MS/GM N 121, DE 25 DE JANEIRO DE 2012 Institui a Unidade de Acolhimento para pessoas com necessidades decorrentes do uso de Crack, lcool e Outras Drogas (Unidade de Acolhimento), no componente de ateno residencial de carter transitrio da Rede de Ateno Psicossocial. PORTARIA MS/GM N 1.190, DE 04 DE JUNHO DE 2009 Institui o Plano Emergencial de Ampliao do Acesso ao Tratamento e Preveno em lcool e outras Drogas no Sistema nico de Sade - SUS (PEAD 2009-2010) e define suas diretrizes gerais, aes e metas. PORTARIA MS/GM N 1.876, DE 14 DE AGOSTO DE 2006 Institui Diretrizes Nacionais para Preveno do Suicdio, a ser implantadas em todas as unidades federadas, respeitadas as competncias das trs esferas de gesto. PORTARIA MS/GM N 1.608, DE 03 DE AGOSTO DE 2004 Constitui Frum Nacional sobre Sade Mental de Crianas e Adolescentes. PORTARIA N 52, DE 20 DE JANEIRO DE 2004 Institui o Programa Anual de Reestruturao da Assistncia Psiquitrica Hospitalar no SUS 2004.

Congressos
ABRASME

ABASCO Sade Coletiva

You might also like