You are on page 1of 2

Web Design

O que ser Web Designer?


Web designer ou designer de web o profissional que elabora o projeto grfico e esttico de um site de internet. Ele projeta os elementos grfico-visuais da pgina de web, ou seja, a disposio dos cones, imagens e texto, para produzir um material agradvel e funcional para o usurio. As tcnicas que este profissional utiliza para o projeto de um site so aplicadas para valorizar o produto exposto e facilitar a utilizao. O termo "web designer" surgiu com a necessidade que engenheiros, analistas e programadores tinham por conceitos de navegabilidade e esttica para a criao de ambientes virtuais de acesso pela rede de internet.

Quais as caractersticas necessrias para ser um Web Designer?


muito importante nesta profisso ter criatividade e sensibilidade artstica para perceber as tendncias estticas e visuais que mais agradam ao "internauta", buscando sempre sua satisfao ao acessar o contedo da rede. Isto adquirido atravs do esprito de observao e crtica, necessrios ao profissional.

Caractersticas desejveis

Conhecimento e constante atualizao tecnolgica Habilidade para desenho Interesse por temas da atualidade Ter ousadia Ser observador Grande capacidade crtica Ateno a detalhes Habilidade para trabalhar em equipe Criatividade Interesse pelas artes em geral Sensibilidade artstica Bom senso esttico Capacidade de concentrao Conhecimentos da lngua inglesa

Principais atividades

Pesquisar tecnologias e ferramentas adequadas necessidade do cliente Reunir-se com clientes para conhecer suas necessidades e preferncias Realizar pesquisas de mercado para conhecer a concorrncia e apresentar novas idias ao cliente Criar fluxo de navegao e layouts funcionais Elaborar o oramento dos projetos Criar alternativas visuais para as estruturas elaboradas Gerenciar a produo, manuteno e atualizao de contedos dos sites, utilizando ferramentas de controle, como navegadores, editores de texto, imagem, pginas, animao, udio e vdeo Criar ilustraes, infogrficos e animaes 2D e 3D para websites Elaborar a programao visual de websites com relao a logomarcas, cones, botes, cores e textos, criando uma identidade baseada em um projeto de comunicao visual para o site Desenvolver e adequar linguagens de programao estruturadas especficas para websites e gerenciar o acesso de pginas a bancos de dados Elaborar projetos tecnolgicos de websites abordando tecnologias empregadas, sistemas de atualizao, mecanismos de segurana de transaes e confiabilidade e estabilidade da pgina de internet

Web Design reas de atuao e especialidades


O Web Designer atua basicamente em duas frentes: o web designer de interface e o web designer multimdia. O Web Designer de interface o responsvel pelo desenvolvimento dos elementos de identidade grfico-visual. responsvel pelo desenho detalhado das interfaces de usurio como de telas, cones, elementos de interface, mensagens etc. J o Web Designer de multimdia o responsvel principal pela viso que o site apresentar aos usurios, pelo desenho detalhado da estrutura base, das estruturas de navegao, de integrao dos meios, definio do material a serem utilizados como textos, vdeos, imagens e sons. Dentro desta definio, o designer, tanto de interface como de multimdia pode atuar como:

Gerente de Projeto - responsvel pela coordenao da produo, manuteno e atualizao de contedos em web sites Programador Visual - responsvel pelo desenvolvimento e aplicao de fontes, logotipos, botes, cones, banners, imagens e demais elementos grficos, bem como pela criao de modelos grficos e adequao dos mesmos s pginas Web Arte-finalista Web - responsvel pela insero e adequao de contedo grfico em pginas Web Ilustrador Web - responsvel pela criao de ilustraes, desenhos, infografia e animaes 2D e 3D para pginas de internet Arquiteto de Informao - responsvel pela hierarquizao das informaes e estrutura do site Coordenador de Design para Internet - responsvel pelo gerenciamento da produo visual de sites Desenvolvedor de solues Web na rea de comunicao visual: atua na implantao de projetos grficos em ambiente Web Gerente de Contedo - responsvel pela coordenao da produo, manuteno e atualizao de contedo Prototipador de websites - responsvel pela criao de prottipos grficos de websites para apresentao, aprovao, estudo e desenvolvimento de projetos

O profissional pode atuar como autnomo ou com vnculo empregatcio em agncias de comunicao, assessoria de imprensa, agncia de publicidade, ou empresas com websites na Internet ou Intranet, que atuar na criao grfica e visual de websites.

Mercado de trabalho
O mercado de trabalho para o profissional de web design est em crescente expanso no Brasil e no mundo, devido ao rpido desenvolvimento e ampliao do acesso internet. Muitas empresas como agncias de publicidade, assessorias de imprensa e empresas com contedo para inter ou intranet contratam este profissional para atuar no desenvolvimento de seus websites de forma que conquiste o leitor. Os jornais, so outra fonte atrativa para os designers de web, pois cada vez mais vem suas tiragens dirias reduzidas passando seu contedo para a internet. Expandindo ainda mais seu material online (tendo, em pases como o Brasil, mais leitores internautas do que aqueles que acompanham a edio impressa), necessitam de programadores de web para o desenvolvimento de suas pginas, de forma que facilite e torne mais rpida navegao. Assim o web designer tem em suas mos a tarefa de ser a interface entre usurios, sistemas e consumidores.

You might also like