You are on page 1of 89

www.lucianosantarita.pro.br tecnologo@lucianosantarita.pro.

br
1

Introduo a radiologia Industrial

Certificao profissional
Campos de aplicao Acidentes radiolgicos na rea de indstria

Transporte de material radioativo


2

SEGURANA NUCLEAR E PROTEO DO MEIO AMBIENTE Paulo Fernando Lavalle Heilbron Filho et al.

CINCIA RADIOLGICA PARA TECNLOGOS: BIOLOGIA E PROTEO Stewart Carlyle Bushong.

FSICA,

FUNDAMENTOS DE ENERGIA NUCLEAR Jucimar Peruzzo FSICA E DOSIMETRIA DAS RADIAES Thomaz Bitelli. RADIOPROTEO E DOSIMETRIA: FUNDAMENTOS Luiz Tauhata et al. Normas CNEN NN-3.01, NE-3.02, NE-5.01, NE-6.02 e NN-6.04.
3

A radiologia industrial representa uma diversidade de tcnicas que possibilita detectar com alta sensibilidade descontinuidades em diversas estruturas , a irradiao de materiais, o controle de processos, a avaliao da viabilidade de poos de petrleo, a caracterizao radiolgica das matrizes orgnicas e inorgnicas do meio ambiente, o transporte de material radioativo, reatores nucleares e a segurana radiolgica da sociedade.
4

Norte

Instalaes radioativas no Brasil 2009


127

Nordeste
425

CentroOeste
Cerca de 300 operam com fontes categoria 1 ou 2

Total = 3721 Industria = 1376

177

2432

Sudeste

560

Sul

Fonte: ENFIR 2009

Radiografia industrial

Gamagrafia industrial

Irradiador de grande porte e Aceleradores lineares

Controle de processos Medidores nucleares

Radiotraadores

10

Caracterizao radiolgica das matrizes orgnicas e inorgnicas do meio ambiente

11

Reatores Nucleares

12

Transporte de material Segurana radiolgica

radioativo

13

Segurana radiolgica em aeroportos e portos

14

Segurana radiolgica em fronteiras

15

Na rea de radiologia industrial


ABENDI Associao Brasileira de Ensaios No

destrutivos e Inspeo;
uma entidade tcnico-cientfica, sem fins lucrativos, de direito privado, fundada em maro de 1979, com a finalidade de difundir as tcnicas de END e Inspeo.

CNEN Comisso Nacional de Energia Nuclear o rgo superior de planejamento, orientao, superviso e fiscalizao, estabelece normas e regulamentos em radioproteo e licencia, fiscaliza e controla a atividade nuclear no Brasil.
16

Segundo a CNEN, na rea de radiografia industrial


A empresa deve apresentar a relao do pessoal

tcnico do Servio, constituda do seguinte modo:


(dois) supervisores de radioproteo , ou mais de 2 (dois) nos casos julgados necessrios pela CNEN para cada instalao, 2 (dois) operadores de radiografia, um deles, pelo menos, sendo operador qualificado segundo a norma NN-6.04, podendo o segundo ser, apenas, operador estagirio, maior de 18 anos e no caso especfico de instalao aberta tambm, pelo menos, 1 (um) responsvel pela instalao aberta.
17

Segundo a CNEN, na rea de radiografia industrial


Qualificao do Supervisor de Radioproteo do Servio

deve atender aos seguintes requisitos: Possuir diploma universitrio de reas a fins ter sido aprovado, com nota final igual ou superior a 7 (sete), em um curso especfico para supervisores de radioproteo na rea de radiografia industrial, carga horria e programa mnimo aprovados pela CNEN e estar de posse da certificao da qualificao de supervisor de radioproteo, especfica para a rea de radiografia industrial, concedida pela CNEN.
18

Segundo a CNEN, na rea de radiografia industrial


Qualificao do Responsvel pela Instalao Aberta

(RIA) deve atender aos seguintes requisitos:


Possuir 2 grau completo de escolaridade ter concludo, com aproveitamento, um curso especializado de radioproteo reconhecido pela CNEN, com carga horria mnima de 80 (oitenta) horas e possuir certificao da qualificao concedida pela CNEN mediante requerimento prprio.
19

Segundo a CNEN, na rea de radiografia industrial


Qualificao do Operador de radiografia deve

atender aos seguintes requisitos:


Possuir 1 grau completo de escolaridade ter concludo, com aproveitamento, um curso especializado de radioproteo reconhecido pela CNEN, com carga horria mnima de 80 (oitenta) horas e possuir certificao da qualificao concedida pela CNEN mediante requerimento prprio.
20

Segundo a CNEN, na rea de medidores nucleares


A empresa deve apresentar a relao do pessoal

tcnico do Servio, constituda do seguinte modo:


Um supervisor de radioproteo e um substituto, que no precisa ser habilitado pela CNEN, mas precisa comprovar treinamento em radioproteo (mnimo 40 h). Havendo a necessidade de mais Indivduos Ocupacionalmente expostos (IOE) os mesmos devem comprovar treinamento em radioproteo (mnimo 40 h).
21

Segundo a ABENDI, na rea de Ensaio No Destrutivo (END)


Os profissionais so classificados em trs nveis

crescentes de qualificao e certificao, designados pelos algarismos arbicos 1, 2 e 3.


Nvel 1: no deve ter a responsabilidade de escolher o mtodo de END ou a tcnica de ensaio a ser usada. Nvel 2: no deve ter a responsabilidade de escolher o mtodo de END, mas define a tcnica de ensaio a ser usada. Nvel 3: define o mtodo de END e a tcnica de ensaio a ser usada. Supervisiona a s obrigaes do nvel 1 e 2.
22

Imagens radiogrficas industriais


Gamagrafia Radiografia convencional e digital Tomografia e radioscopia Neutrongrafia

Medidores nucleares e perfilagem de poos de petrleo Irradiador de grande porte e aceleradores industriais Reatores nucleares
23

Desempenham um papel importante na comprovao da qualidade da pea, componente ou estruturas em conformidade com os requisitos das normas, especificaes e cdigos de fabricao. Principal elemento de apoio a realizao de Ensaios No Destrutivos (END) com uso de radiao ionizante. So usadas nos END com uso de radiao ionizante realizados em indstrias de petrleo e petroqumica, nuclear, alimentcia, farmacutica, inspeo em soldas e fundidos, e ainda na indstria blica para inspeo de explosivos, armamento e msseis.
24

Fonte Atividade (GBq)


75Se 192Ir 60Co

Categoria 2 2 2

Uso
(espessuras em ao - mm)

3000 3700 2200

4 a 30 10 a 40 60 a 200
25

26

Tcnicas de ensaio

27

28

29

30

31

32

33

34

(1) Radiografia de um molde cermico.

(2) Corte tomogrfico 2D do molde de cermica.

(3) Reconstruo 3 D do molde de cermica.

35

A neutrongrafia, semelhantemente a outras tcnicas radiogrficas, consiste em um feixe de radiao (nutrons, neste caso) que atravessa um dado objeto e sensibiliza um sistema de registro de imagem. A forma como nutrons interagem com a matria, no entanto, difere totalmente de como ftons X ou gama interagem. Enquanto ftons interagem com os eltrons orbitais dos tomos, nutrons o fazem com os ncleos. Como resultado, a radiografia com nutrons permite revelar materiais mais leves que no atenuam raios X ou gama como, por exemplo, H, B, Be, Li, N, O, etc., alm de penetrar materiais muito mais pesados.

36

Radiografia de uma cmera fotogrfica com (a) raios X e com (b) nutrons.

37

Os mtodos de produo modernos, sobretudo os automticos, devem ser submetidos a uma constante vigilncia para se assegurar a qualidade dos produtos e controlar o processo de produo. Esse tipo de vigilncia, em muitos casos, feito com dispositivos de controle de qualidade que empregam as propriedades das radiaes ionizantes conhecidos pela denominao genrica de medidores nucleares.
Stenio Rocha, 2005
38

Medidores nucleares empregam fontes seladas, isto , fontes cujo radioistopo est encapsulado, ou seja, contido em um invlucro ou cpsula selada . A mesma permanece armazenada num irradiador que serve de porta-fonte e blindagem alm de colimar e obturar o feixe de radiao .

Stenio Rocha, 2005

Corte de um irradiador tpico de medidores nucleares com obturador fechado (a) e aberto (b). A parte hachura da representa material de blindagem .

39

Os medidores nucleares no necessitam estar em contato com o material que se examina e, portanto, podem ser utilizados para controlar processos de alta velocidade, materiais com temperaturas extremas ou propriedades qumicas nocivas, materiais suscetveis a danos por contato e produtos envasados.

Em funo do processo de interao da radiao antes de chegar ao detector, os medidores podem ser classificados em trs categorias:
medidores de transmisso medidores de retrodisperso (ou retroespalhamento) medidores reativos
Stenio Rocha, 2005
40

Medidores de transmisso
a fonte radioativa e o detector de radiao esto situados em lados

opostos do material. A radiao atenuada ao atravessar o material e o detector mede a intensidade da radiao transmitida.

Medidor de transmisso verificando materiais de densidade respectivamente baixa (a) e alta (b).
Stenio Rocha, 2005
41

Medidores de transmisso.
Tipo de decaimento Aplicaes tpicas Densidade de papel Espessura de papel, borracha e produtos txteis Espessura de papelo Espessura de metais delgados Ao at 20 mm; nvel de lquidos em embalagens Ao at 10 mm; contedo de vasilhames Nvel em tanques e vasos Nvel em fornos de coque e de cermica Atividade (GBq)

Fonte
147Pm 204Tl 85Kr

90Sr + 90Y

Raios X
241Am 137Cs 60Co

0,4 40
42

0,04 - 40
--

Medidores de transmisso.

Medio de densidade
43

Medidores de transmisso.

Medio de nvel
44

Medidores de transmisso.

Medio de nvel

45

Medidores de transmisso.

Medio de nvel

46

Medidores de retrodispero ou retroespalhamento.


a fonte radioativa e o detector esto situados no mesmo lado em relao ao

material. O detector protegido contra a radiao primria. A radiao penetra o material e interage com seus tomos e molculas. O detector mede as radiaes secundrias que se retrodispersam a partir da interao. Se houver geometria constante, indicar a densidade e se a densidade for constante, indicar a espessura do material.

Medidor de retrodisperso verificando materiais de densidades, respectivamente, (a) baixa e alta (b). Stenio Rocha, 2005

47

Medidores retrodispero ou retroespalhamento.


Tipo de decaimento Aplicaes tpicas Densidade de papel; recobrimento de metal delgado Espessura de borracha e produtos txteis Espessura de plstico, borracha e vidro Vidro at 10 mm e plstico at 30 mm Atividade (GBq)

Fonte
147Pm 204Tl 90Sr

+ 90Y

241Am 137Cs 241Am-Be

Vidro acima de 20 mm; densidade de rochas e carvo


Deteco de hidrocarbonetos em rochas

1,9-3,7

0,44-110 0,04-0,2
48

Medidores retrodispero ou retroespalhamento.

Medidor de densidade de solo

Medio de compactao de solo

49

Medidores retrodispero ou retroespalhamento.

tomos de hidrognio Nutron rpido Nutron trmico

Medidor de umidade usando fonte de nutrons


50

Medidores reativos.
Principal aplicao anlise de hidrocarbonetos em rocha e

prospeco de petrleo, diferenciando camadas petrolferas de aquferos salinos pela determinao de cloro. Outro uso destes medidores a fluorescncia, a partir de fonte gama e raios X de baixa energia, em solos para a identificao e determinao de elementos de baixo Z, mdio Z e alto Z em funo do tipo de fonte utilizada. Possibilitando a analise de elementos constituintes de minerais assim como a espessura de camadas de substratos de materiais distintos.
Stenio Rocha, 2005
51

Medidores reativos.
Tipo de decaimento Aplicaes tpicas Atividade (GBq)

Fonte
55Fe

241Am 109Cd

Anlise em elementos de mdio Z e em zinco de 0-100 m sobre ferro

Anlise em elementos de alto Z


Elementos diversos Anlise de hidrocarbonetos em rocha

Raios X (at 60keV) Geradores de nutrons

0,0022-4,1

0,02-0,4 -52

Anlise em elementos de baixo Z e em plstico de 0-25 m sobre alumnio

Medidores reativos.
Nutrons lentos so capturados por ncleos de tomos presentes no material que emitem raios gama de alta energia caractersticos o que permite que se estabeleam suas quantidades relativas. Essa propriedade usada, por exemplo, na determinao da concentrao de cloro durante a perfilagem de poos de petrleo, de modo que se possam diferenciar camadas petrolferas de aquferos salinos .

Stenio Rocha, 2005

53

Irradiadores de grande porte: radiao gama


Cobalto (60Co)
5,2 anos de meia-vida; 1,17 e 1,33 MeV (energia gama); Metlico no solvel em gua; Produzido em reatores 59Co+n=60Co; Monoplio da Nordion (Canad).

Csio (137Cs)
30 anos de meia-vida; 0,66 MeV (energia gama); Cloreto solvel em gua; Produzido em reatores: produto de fisso (reprocessamento); Disponvel em grandes quantidades(USA).
Stenio Rocha, 2005
54

Stenio Rocha, 2005

55

Stenio Rocha, 2005

56

Efeito Cherenkov. Pavel Alekseyevich Cherenkov (1904 - 1990), russo, recebeu o Prmio Nobel de Fsica de 1958, juntamente com mais dois colegas, pela descoberta e interpretao do Efeito Cherenkov. Stenio Rocha, 2005
57

Sistema de transporte por monotrilho

Stenio Rocha, 2005

58

Os aceleradores de eltrons empregados no processamento de produtos so majoritariamente lineares e tm sua energia limitada a 10 MeV de modo a no haver induo de radioatividade em qualquer parte do processo; De acordo com publicaes da AIEA, os aceleradores podem ser classificados em duas categorias: I e II:
Categoria I, a unidade totalmente blindada com Inter travamentos

de modo que, durante sua operao, o acesso fisicamente impossvel devido configurao da blindagem; Categoria II, a unidade instalada no interior de ambiente blindado de modo que, durante sua operao, o acesso impedido por sistemas de controle de acesso .
Stenio Rocha, 2005
59

Aplicao:
usados na modificao de polmeros, tal como a reticulao de

polietileno para isolamento de fios e cabos e na cura de recobrimentos em papel, plstico, metais, etc.;
usados para esterilizar artigos mdicos descartveis (seringas, agulhas

hipodrmicas, bandagens, luvas cirrgicas, etc.);


empregados para produzir radiao X de freamento (Bremsstrahlung)

de energia entre 0,2 e 10 MeV e taxa de dose dezenas de vezes maior do que as obtidas com radiao gama;
A alta potncia emitida pelos aceleradores permite que o produto se

mova a altas velocidades (100 a 500 metros por minuto) a despeito das altas doses usadas nos processos.
Stenio Rocha, 2005
60

Aceleradores industriais categoria I


Stenio Rocha, 2005
61

Aceleradores industriais categoria II

Stenio Rocha, 2005

62

Stenio Rocha, 2005

63

Aplicaes:
Alimentos

64

Aplicaes:
Hemoderivados A irradiao de bolsas de plaquetas e hemcias,

tambm chamadas de hemocomponentes, utilizadas, principalmente, por pacientes que sofrem de leucemia e outros tipos de cncer. A irradiao destri os linfcitos do doador e, dessa forma, diminui as chances do organismo do receptor rejeitar o sangue transplantado.
Polmeros Os isolantes eltricos utilizados em fios e cabos eltricos

so polmeros termoplsticos ou elastmeros. O processo de irradiao desses isolantes com feixe de eltrons introduz uma estrutura tridimensional interconectada, denominada reticulao, melhorando as propriedades trmicas, eltricas, mecnicas e resistncia a solventes dos fios e cabos eltricos irradiados, agregando ao produto uma melhor relao custo/benefcio.
Stenio Rocha, 2005
65

A energia nuclear e uma das formas de se obter energia eltrica em larga escala. Com o esgotamento dos recursos hdricos prximos aos principais centros consumidores, com as dificuldades de licenciamentos ambientais para o aproveitamento das matrias primas remanescentes e o constante crescimento da demanda de energia, a participao da energia nuclear na produo de energia eltrica e fundamental na medida em que contribui para a melhoria na qualidade de vida da populao e para o desenvolvimento econmico do pais.
66

Produo de energia eltrica no mundo.


67

Reatores nucleares no mundo.

68

A maior vantagem ambiental da gerao eltrica atravs de usinas nucleares e a no utilizao de combustveis fosseis, evitando o lanamento na atmosfera dos gases responsveis pelo aumento do aquecimento global e outros produtos txicos. Usinas nucleares ocupam reas relativamente pequenas, podem ser instaladas prximas aos centros consumidores e no dependem de fatores climticos (chuva, vento, etc.) para o seu funcionamento.

69

Reatores nucleares so instalaes que utilizam a reao nuclear de fisso em cadeia, de forma controlada, para a produo de energia ou de fluxo de nutrons. Fisso nuclear - a quebra de um ncleo atmico pesado e instvel atravs de bombardeamento desse ncleo com nutrons moderados, originando dois ncleos atmicos mdios, mais 2 ou 3 nutrons e uma quantidade de energia enorme ( 200MeV).

70

Fisso nuclear

71

72

O edifcio de concreto reforado, que protege o reator de agentes externos. O vaso de conteno de ao, com 3 cm de espessura, que retm completamente qualquer material radioativo que eventualmente venha a escapar em um acidente, impedindo assim que atinja o meio ambiente; A Blindagem radiobiologica; O vaso de presso, cujas paredes de ao tem espessura de 25 cm em Angra II;

O revestimento do combustvel, que na presena de agua resiste a temperatura de 1400C;


A natureza cermica do combustvel, que somente se funde acima de 2800C;
73

Enriquecimento de urnio

Dixido de urnio (UO2)

Pastilhas sinterizadas

Pastilhas seladas em zircalloy, formando varetas.


74

O custo de produo de energia, seja qual for a tecnologia envolvida, pode ser analisado sob 03 componentes principais: custo de capital, custo de operao e manuteno e custo de combustvel. Usinas nucleares e hidreltricas exigem grandes investimentos em obras de engenharia civil e montagem eletromecnica complexas, resultando em custos de capital elevados. Nas usinas trmicas convencionais, a montagem eletromecnica e predominante por no exigirem obras complexas de engenharia civil, mas apresentam um custo de combustvel mas alto se comparado com as usinas nucleares (Carajilescov, P. e Moreira, J.M.L.).
75

Outro aspecto a ser considera em relao as diversas fontes geradoras de energia so os provveis impactos ambientais que permeiam estas atividades. O impacto ambiental e os rejeitos radioativos das usinas nucleares so questes de grande interesse e objeto de interminveis discusses. Ha tambm de ser considerado que toda fonte de energia causa algum impacto ambiental. Hidreltricas, por exemplo, requerem a construo de grandes represas e, em muitos casos, a realocao de populaes ribeirinhas e que estas reas ocupadas, normalmente, causam impactos na fauna, flora e clima local e regional. Alm disso reservatrios das hidreltricas emitem gs metano que contribui para o aquecimento global, e provocam a destruio de reas de subsistncia, tais como terras arveis, pastos e florestas.

76

Acidente radiolgico
San Salvador (pub847, IAEA 1990 ): Um severo acidente

radiolgico ocorreu em San Salvador em 05 de fevereiro de 1989, quando a fonte de 60Co (na data do acidente A = 18KCi ou 666GBq) do irradiador industrial utilizado prinicpalmente para esterilizao de produtos mdicos ficou exposta e os trabalhadores resolveram tentar recoloca-la na posio de guarda manualmente

77

Acidente radiolgico:
San Salvador (pub847, IAEA 1990)

78

79

O transporte de materiais radioativos no Brasil, seja por via area, martima, ou terrestre, deve cumprir as exigncias da Norma CNEN-NE-5.01. Esta norma estabelece requisitos de segurana e proteo radiolgica a serem atendidos desde a origem at o destino final das remessas, de forma a assegurar o adequado nvel de controle da eventual exposio de pessoas, bens e meio ambiente aos efeitos nocivos das radiaes ionizantes.
Fonte: www.cnen.gov.br
80

Os requisitos da norma se aplicam s condies rotineiras, normais e acidentais que possam ocorrer durante o transporte. Alm do regulamento da CNEN o transporte de materiais radioativos deve atender aos documentos normativos publicados pelas agncias reguladoras do transporte modal, isto , Resoluo 420 da ANTT (Agncia Nacional de Transportes Terrestres), RBAC 175 da ANAC (Agncia Nacional de Aviao Civil), NORMAM 01 e 02 da Diretoria de Portos e Costas da Marinha do Brasil e Resoluo 1765 da ANTAq (Agncia Nacional de Transportes Aquticos). Aplicam-se tambm requisitos da Resoluo CONAMA 237 e da Lei Complementar 140 regulamentada pela Instruo Normativa IBAMA No 5.
Fonte: www.cnen.gov.br
81

A fim de executar aes conjuntas da poltica nacional de meio ambiente relativas s licenas ambientais e aprovaes de transporte, a CNEN e o IBAMA assinaram em 2007 um Memorando de Entendimento e firmaram o Termo de Referncia para a Atividade de Transporte de Materiais Radioativos, cujo objetivo facilitar o licenciamento das operaes de transporte, evitando a duplicidade de aes e a superposio de responsabilidades entre esses dois rgos federais.

Fonte: www.cnen.gov.br

82

H empresas que demonstraram CNEN sua capacidade tcnica para realizar este tipo de transporte com a segurana exigida pelo regulamento. Tais empresas oferecem servio de consultoria e logstica.

Porm, a responsabilidade pela segurana durante o transporte permanece com o Expedidor.

Fonte: www.cnen.gov.br

83

Termo de referncia
CONTROLE DA ATIVIDADE DE TRANSPORTE DE

MATERIAIS RADIOATIVOS NO BRASIL


Estabelece o procedimento nico para o atendimento aos

requisitos de segurana contidos nas Normas CNEN-NE5.01, CNEN-NE-2.01 e Resoluo CONAMA n. 237 no que se refere ao transporte de materiais radioativos.

84

Materiais radioativos para fins de transporte so classificados em dois grandes grupos:


GRUPO 1 FONTES SOB A FORMA ESPECIAL Esto includos neste grupo as fontes seladas e os materiais indispersiveis. GRUPO 2 FONTES SOB OUTRAS FORMAS
Esto includos neste grupo os objetos contaminados na superfcie (OCS), os materiais de baixa atividade especifica (BAE), os materiais fsseis (BAE), fontes radioativas liquidas (usadas geralmente na medicina nuclear e na pesquisa) e demais fontes radioativas slidas e gasosas no seladas, isto , que no passaram ou no foram submetidas aos testes especficos para fontes seladas.

85

86

87

88

www.lucianosantarita.pro.br tecnologo@lucianosantarita.pro.br
89

You might also like