You are on page 1of 92

PENAS E MEDIDAS ALTERNATIVAS

AUTOR: ANDR PACHECO TEIXEIRA MENDES COLABORAO: PAULO RICARDO FIGUEIRA MENDES

GRADUAO 2014.1

Sumrio

Penas e Medidas Alternativas


BLOCO I. PENAS EM ESPCIE, APLICAO E EXECUO DAS PENAS................................................................................... 8 Aula 1 e 2 Reflexo sobre as finalidades da pena no Direito Penal (Por que e para que punir?) .................. 8 Aula 3 e 4 Pena privativa de liberdade .................................................................................................... 11 Aula 5 e 6 Priso-pena e priso processual .............................................................................................. 17 Aula 7 e 8 Pena restritiva de direitos I e II. Pena de multa....................................................................... 23 Aula 9 e 10 Dosimetria I e II. Efeitos da condenao.............................................................................. 33 Aula 11 e 12 Concurso de crimes I e II. ................................................................................................. 47 Aula 13 Medida de segurana ................................................................................................................. 52 Aula 14 Ao penal ................................................................................................................................ 59 Aula 15 Extino da punibilidade I ........................................................................................................ 61 Aula 16 e 17 Extino da punibilidade II e III. Prescrio ...................................................................... 63 Aula 18 Lei de Execuo Penal LEP (7.210/84)................................................................................. 68 BLOCO II. MEDIDAS DESPENALIZADORAS ................................................................................................................ 72 Aula 19 Suspenso condicional da pena e livramento condicional .......................................................... 72 Aula 20, 21 e 22 Juizados Especiais Criminais I, II e III. Composio civil dos danos. Transao penal. Suspenso condicional do processo. ................................................................................... 75 BLOCO III. INTRODUO PARTE ESPECIAL ............................................................................................................. 79 Aula 23 Crimes contra a vida ................................................................................................................. 79 Aula 24 Crimes contra o patrimnio ...................................................................................................... 85 Aula 25 Crimes contra a pessoa Leses Corporais: integridade fsica .................................................. 87 Aula 26 Leis penais extravagantes/Direito penal complementar .............................................................. 89

PENAS E MEDIDAS ALTERNATIVAS

Um sistema de desvnculo: Boi sozinho se lambe melhor... O prximo, o outro, no seu irmo, nem seu amante. O outro um competidor, um inimigo, um obstculo, a ser vencido ou uma outra coisa a ser usada. O sistema, que no d de comer, tampouco d de amar: condena muitos fome de po e muitos mais fome de abraos.1

I. INTRODUO A funo do direito penal a proteo subsidiria de bens jurdicos2. O instrumento de que se vale o direito penal para realizar a tarefa de proteger subsidiariamente os bens jurdicos fundamentais a pena.

O que pena?

Para fins didticos, podemos dividir a noo de pena em quatro acepes: jurdica, histrica, sociolgica e filosfica.

Jurdica

Na sua acepo jurdica, a pena a sano legal que corresponde ao crime de algum que foi condenado de forma definitiva. A pena exige, nesse sentido, uma sentena condenatria transitada em julgado num processo judicial com respeito ao contraditrio e a ampla defesa. A principal sano, bem assim o paradigma de aplicao de pena a pena privativa de liberdade. Ao longo do processo de criminalizao, a pena passa por trs fases de individualizao: cominao, aplicao e execuo. O legislador comina (normalmente prev uma escala de tempo mnimo e mximo de privao de liberdade), o juiz aplica (dentro dessa escala e segundo os critrios de dosimetria) e a administrao penitenciria, sob o controle do judicirio, executa (o previsto na sentena condenatria).

Histrica

Em sentido histrico se analisa o que as diversas sociedades ao longo do tempo entenderam como pena, os meios de sua aplicao e como serviram legitimao do poder do Estado e s formas de dominao social. A origem da pena pblica marcada pela formao dos Estados nacionais e pelo confisco do conflito, ou seja, da interveno estatal nos conflitos entre indivduos

GALEANO, Eduardo. O livro dos abraos. Traduo: Eric Nepomuceno. 2 Ed. Porto Alegre: L&PM, 2010, p. 81. ROXIN, Claus. Derecho penal: parte general. Tomo I. Fundamentos. La estructura de la teoria del delito. 2 Ed. Trad.: Diego-Manuel Luzon Pea et. al. Madrid: Editorial Civitas, 1997, p. 51.

FGV DIREITO RIO

PENAS E MEDIDAS ALTERNATIVAS

sob sua jurisdio. A passagem contemporaneidade (revolues do sculo XVIII) marcada pela substituio das penas corporais pela pena de priso, consolidada no sculo XIX com a revoluo industrial. No Brasil independente conjugou-se liberalismo e escravido, as penas corporais (aoites) para os escravos conviveram com as penas de priso para as pessoas livres durante o sculo XIX (Cdigo Criminal de 1830). A primeira priso construda como adaptao ao projeto penitencirio da modernidade foi em 1850, a Casa de Correo do Rio de Janeiro. Conviviam, no entanto, um poder punitivo pblico (para pessoas livres) e um poder punitivo domstico (dos senhores sobre seus escravos). A centralizao e publicizao definitiva do poder punitivo ocorreram somente no sculo XX, primeiro com o Cdigo Penal de 1890 e, posteriormente, consolidada pelo Cdigo Penal de 1940.

Sociolgica de acordo com os direitos humanos

No sentido sociolgico, a pena juridicamente definida apenas a expresso legal da punio estatal. Nessa dimenso, outras formas de punio por parte do Estado tambm podem ser consideradas penas, ainda que no o sejam formalmente. Elas podem ser: a) legais, mas sem as garantias prprias do direito penal (ex. medida de segurana de internao de doentes mentais; medida socioeducativa de internao de menores infratores); b) ilegais, na atuao concreta das agncias do sistema penal (ex. morte causada em confronto policial; maus-tratos e tortura aos presos). Zaffaroni entende que essas situaes devem ser abrangidas pelo direito penal como forma de garantir o respeito aos diretos humanos no marco do Estado democrtico de direito, ou seja, a abrangncia da definio de pena deve abarcar essas situaes como forma de controle da tendncia autoritria das prticas punitivas estatais.

Filosfica

No sentido filosfico, a pena um fundamento e uma funo atribuda sano criminal, o prprio significado de sua existncia como forma de coero social. Dissuaso, retribuio, neutralizao, reeducao, so normalmente os sentidos atribudos pena. Elas so dividas em absolutas (retribuio), que possuem um valor em si, ou relativas (preventivas), que buscam uma determinada funcionalidade, utilidade social.

FGV DIREITO RIO

PENAS E MEDIDAS ALTERNATIVAS

II. DELIMITAO DO CONTEDO DA DISCIPLINA O curso de Penas e Medidas Alternativas dividido em trs blocos: (1) penas em espcie, aplicao e execuo das penas; (2) medidas despenalizadoras; e (3) introduo parte especial. No bloco I, o curso ter como foco a dimenso jurdica da pena (cominao, aplicao e execuo da pena). Mas nosso estudo dialogar com as outras acepes da pena mencionadas acima. No bloco II, o objeto do curso passa a ser o processo de desprisionalizao, por meio da anlise das chamadas medidas despenalizadoras, introduzidas pela lei 9.099/95. No Bloco III, com o encerramento do estudo da parte geral do direito penal (teoria da norma penal, teoria do crime e teoria da pena), ser oferecido ao aluno um panorama introdutrio da parte especial do direito penal (crimes em espcie). Abaixo, o cronograma do curso:
AULA TEMA

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18

Apresentao do Curso: objetivos, metodologia, avaliao e bibliografia. BLOCO I. Penas em espcie, aplicao e execuo das penas. Reflexo sobre as finalidades da pena no Direito Penal I Reflexo sobre as finalidades da pena no Direito Penal II Pena privativa de liberdade I Pena privativa de liberdade II Priso-pena x priso processual I Priso-pena x priso processual II Pena restritiva de direitos I Pena restritiva de direitos II. Pena de multa Dosimetria I Dosimetria II. Efeitos da condenao Concurso de crimes I Concurso de crimes II Medidas de segurana Ao penal Extino da punibilidade I Extino da punibilidade II Prescrio Extino da punibilidade III Prescrio Lei de Execuo Penal LEP (7.210/84)

FGV DIREITO RIO

PENAS E MEDIDAS ALTERNATIVAS

AULA

TEMA

19 20 21 22 23 24 25 26

BLOCO II. Medidas Despenalizadoras (desprisionalizao). Suspenso condicional da pena e livramento condicional Juizados Especiais Criminais I. Composio civil dos danos. Transao penal. Suspenso condicional do processo. Juizados Especiais Criminais II. Composio civil dos danos. Transao penal. Suspenso condicional do processo. Juizados Especiais Criminais III. Composio civil dos danos. Transao penal. Suspenso condicional do processo. BLOCO III. Introduo Parte Especial. Vida Introduo Parte Especial. Patrimnio Introduo Parte Especial. Integridade fsica Introduo Parte Especial. Leis penais extravagantes/Direito penal complementar

III. METODOLOGIA Cada aula consistir numa exposio do tema em dilogo com os alunos (que devero ler previamente a bibliografia indicada no material didtico) e de uma discusso acerca de um caso concreto (notcias ou decises judiciais). Espera-se poder instigar a participao e promover a capacidade do aluno de criar solues jurdicas para os problemas apresentados, ao mesmo tempo em que revelado o contexto social em que aplicvel o contedo estudado. Essa metodologia aposta na capacidade do aluno de graduao da FGV Direito Rio de aplicar a compreenso terica prtica do direito e estimular sua participao no processo de aprendizagem. Fornecendo as diretrizes da matria, visa tambm fomentar a continuidade da aprendizagem para alm da sala de aula por meio de atividades que impliquem habilidades essenciais ao futuro profissional do direito como: pesquisar, argumentar, analisar, criticar, formular problemas e apresentar solues.

IV. BIBLIOGRAFIA A bibliografia bsica dada aula por aula. Em sua maior parte composta por trs livros e pela escolha de leitura de pelo menos um dos livros doutrinrios indicados aula por aula. A escolha deve se basear no enfoque que o respectivo autor d a matria e que for de predileo do aluno: linguagem acessvel, enfoque crtico e etc. Livros que cobrem todo o curso so:

FGV DIREITO RIO

PENAS E MEDIDAS ALTERNATIVAS

BITENCOURT, Cezar Roberto. Tratado de Direito Penal: parte geral. Vol. 1. 13 Ed. So Paulo: Saraiva, 2008. CIRINO DOS SANTOS, Juarez.Direito Penal: parte geral. Curitiba: ICPC; Lumen Juris, 2006. PRADO, Luiz Regis. Curso de Direito Penal brasileiro. 5. ed. rev. atual. e ampl. So Paulo: RT, 2005, v. 1. Outros livros indicados para a bibliografia bsica de algumas aulas so: GRECO, Rogrio. Curso de Direito Penal. Vol. I. 13 Ed. Rio de Janeiro: Impetus, 2011. NUCCI, Guilherme de Souza. Manual de direito penal: parte geral e parte especial. 4 Ed. rev., atual. e ampl. So Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2008.

Os demais livros indicados constituem bibliografia avanada e so destinados para aqueles que pretendam aprofundar o estudo: ROXIN, Claus. Derecho penal: parte general. Tomo I. Fundamentos. La estructura de la teoria del delito. 2 Ed. Trad.: Diego-Manuel Luzon Peaet.al. Madrid: Editorial Civitas, 1997. ZAFFARONI, Eugenio Ral. Derecho Penal: Parte General. Buenos Aires: Ediar, 2002.

O material didtico no substitui a bibliografia, servindo apenas como roteiro para o acompanhamento e preparao do aluno para as aulas.

AVALIAO A avaliao divide-se em atividades obrigatrias e facultativas. As primeiras compreendem duas provas dissertativas individuais sobre o contedo discutido em sala de aula e sobre a bibliografia obrigatria. As atividades facultativas, sujeitas exclusivamente avaliao positiva, so a apresentao oral de casos e, eventualmente, uma questo bnus em cada prova.

FGV DIREITO RIO

PENAS E MEDIDAS ALTERNATIVAS

BLOCO I. PENAS EM ESPCIE, APLICAO E EXECUO DAS PENAS. AULA 1 E 2 REFLEXO SOBRE AS FINALIDADES DA PENA NO DIREITO PENAL (POR QUE E PARA QUE PUNIR?)

Ao longo de sua histria, a literatura penal desenvolveu as chamadas modernas teorias da pena,3 as quais conformam o objeto da penologia: o estudo das finalidades da pena. So, basicamente, trs: teoria da retribuio, teoria da preveno especial e teoria da preveno geral. A ideia da pena como retribuio do crime segue o princpio da lei de talio: olho por olho, dente por dente.4 Trata-se de estabelecer a medida justa da pena diante do crime cometido.5 A sobrevivncia da tese retribucionista no direito penal est associada influncia do idealismo alemo de Kant (17241804) e Hegel (1770-1831) no pensamento jurdico-penal. Assim, de acordo com Hegel, deve-se retribuir o mal do crime com o mal da pena. Kant, por seu turno, define a justia retributiva como lei inviolvel, um imperativo categrico pelo qual todo aquele que mata deve morrer, para que cada um receba valor de seu fato e a culpa do sangue no recaia sobre o povo que no puniu seus culpados. 6 Para a teoria da preveno especial, a pena dirige-se a um autor individual e tem a finalidade de prevenir delitos futuros deste autor em especial.7 O foco , pois, no indivduo. Para executar o programa de preveno especial so concebidas duas dimenses: positiva e negativa. A preveno especial negativa produz segurana mediante o encarceramento, na medida em que neutraliza o sujeito que delinquiu. A preveno especial positiva a expresso da chamada ideologia re, pois pretende reeducar, ressocializar, reinserir o infrator, mediante o trabalho de psiclogos, assistentes sociais e demais funcionrios que acompanham a execuo da pena de priso. Ao contrrio da preveno especial, que tem seu foco no indivduo, a preveno geral vai ter seu foco na coletividade, na generalidade das pessoas.8 A preveno geral tambm quer prevenir delitos futuros, mas no atuando especialmente sobre o condenando, e sim geralmente sobre a comunidade. Atribui-se a Feuerbach (1775-1833) a forma tradicional da preveno geral como intimidao penal, a qual atua como verdadeira coao psicolgica: pune-se para que as pessoas sejam desestimuladas e dissuadidas da ideia da prtica de crimes. Essa seria a forma negativa de preveno geral. Nos dias de hoje, a forma positiva da preveno geral vem exercendo grande influncia como teoria da pena, havendo quem a considere como quase dominante na doutrina.9 Segundo Roxin: (...) na preveno geral positiva se podem distinguir trs fins e efeitos distintos, embora imbricados ente si: o efeito de aprendizagem, motivado

Sobre o tema, pormenorizadamente, cf. ROXIN, Claus. Derecho penal, p. 78103; BACIGALUPO, Enrique. Derecho penal: parte general. 2 Ed. Buenos Aires: Hammurabi, 1999, p. 29-43; ROXIN, Claus. Problemas Fundamentais de Direito Penal. 2 ed. Lisboa: Veja, 1993; ZAFFARONI, Eugenio Ral. Manual de derecho penal: Parte General. Buenos Aires: Ediar, 2000, p. 53-62; CIRINO DOS SANTOS, Juarez. Op. Cit., p. 453-464; JAKOBS, Gnther, Sobre la teoria de la pena. Bogot: Universidad Externado de Colombia, 1998; HASSEMER, Winfried. Persona, mundo y responsabilidad: bases para uma teoria de la imputacion en derecho penal. Traduccin: Francisco Muoz Conde y Mara del Mar Daz Pita. Santa Fe de Bogot: Editorial Temis, 1999, p. 105-123. ROXIN, Claus. Derecho penal, p. 82.

4 5

BACIGALUPO, Enrique. Derecho penal, p. 81


6 CIRINO DOS SANTOS, Juarez. Direito Penal, p. 454-455; cf. tambm ROXIN, Claus. Derecho penal, p. 82-83. 7 ROXIN, Claus. Derecho penal, p. 85; BACIGALUPO, Enrique. Derecho penal, p. 34. 8

ROXIN, Claus, op. cit., p. 89: Finalmente, la tercera de las teoras penales tradicionales no ve el fin de la pena en la retribucin ni en su influencia sobre el autor, sino en la influencia sobre la comunidad, que mediante las amenazas penales y la ejecucin de la pena debe ser instruida sobre las prohibiciones legales y apartada de su violacin. (Grifo nosso) ROXIN, Claus. Derecho penal, p. 90.

FGV DIREITO RIO

PENAS E MEDIDAS ALTERNATIVAS

scio-pedagogicamente; o exerccio na confiana do direito que se origina na populao pela atividade da justia penal; o efeito de confiana que surge quando o cidado v que o Direito se aplica; e, finalmente, o efeito de pacificao, que se produz quando a conscincia jurdica geral se tranqiliza, em virtude da sano, sobre a violao da lei e considera solucionado o conflito com o autor.10 Uma soluo conciliatria pretende a unio das teorias da pena, conduzindo chamada teoria unificada da pena,11 a qual pretende concentrar as funes atribudas sano criminal. A pena cumpriria papel diferenciado em cada etapa de aplicao/realizao do direito penal12: preveno geral negativa no momento da cominao da pena (previso legal da pena em abstrato; exemplo, homicdio: pena de recluso de 6 a 20 anos); preveno geral positiva e retribuio no momento da aplicao da pena (sentena); e, por fim, preveno especial positiva e negativa no momento da execuo da pena (cumprimento da pena, encarceramento). Dessa forma, na etapa de previso da pena no tipo penal h intimidao e dissuaso da coletividade, na etapa da sentena condenatria h afirmao da ordem jurdica e retribuio proporcional do mal do crime com o mal da pena, e, por fim, na etapa da priso, h a neutralizao do condenado, impedindo a prtica de crimes extramuros, e o incio do programa de ressocializao do preso. Contudo, embora as teorias unificadoras predominem hoje na legislao, jurisprudncia e literatura penal ocidental13, certo que a mera unio das teorias em uma s no tem o condo de suprir as deficincias e dficits de legitimidade de cada uma delas considerada individualmente.14 que, na verdade, a pena no pode ser mera retribuio, pois equivale a querer legitimar a vingana, o que no compatvel com o Estado Democrtico de Direito; a pena tambm no pode ser mera intimidao/dissuaso, pois punir algum para dar exemplo aos demais membros da comunidade equivale a usar um ser humano como meio/instrumento, o que viola a dignidade da pessoa humana (o ser humano um fim em si mesmo); a pena no pode ser mera proteo da norma (como quer Jakobs com o direito penal do cidado), pois no h limite claro para manifestao do poder punitivo estatal; a pena no pode ser ressocializao, pois no h possibilidade de ressocializar mediante desintegrao social; a pena no pode ser neutralizao, pois tambm no estabelece limite para manifestao do poder punitivo estatal. Assim, a sano criminal no retribui nada, no intimida ningum, no protege a norma, no reintegra socialmente ningum, e no neutraliza por completo o comportamento criminoso extramuros (j que muitos encarcerados permanecem praticando crimes fora da priso de dentro da priso, como de conhecimento de todos). Todavia, esse problema da irracionalidade, ilegitimidade e inconstitucionalidade do direito penal no pode ser discutido propriamente neste curso.

10

(Traduo nossa) ROXIN, Claus. Derecho penal, p. 91-92: (...) en la prevencin general positiva se pueden distinguir a su vez tres fines y efectos distintos, si bien imbricados entre s: el efecto de aprendizaje, motivado socialpedaggicamente; el ejercicio en la confianza del derecho que se origina en la poblacin por la actividad de la justicia penal; el efecto de confianza que surge cuando el ciudadano ve que el Derecho se aplica; y, finalmente, el efecto de pacificacin, que se produce cuando la conciencia jurdica general se tranquiliza, en virtud de la sancin, sobre el quebrantamiento de la ley y considera solucionado el conflicto con el autor.
11

BACIGALUPO, Enrique. Derecho penal, p. 37-38; ROXIN, Claus. Derecho penal, p. 95-103, excluindo a teoria da retribuio; CIRINO DOS SANTOS, Juarez. Direito Penal, p. 462-464.
12Cf. ROXIN, Claus. Op. cit. p. 97; tambm, cf. CIRINO DOS SANTOS, op. cit., p. 463464. 13 CIRINO DOS SANTOS, Juarez. Direito Penal, p. 462. 14

Sobre o tema, de forma sistematizada, cf. ibid., p. 462-488, com referncia, inclusive, crtica materialista/dialtica da pena criminal (Pasukanis, Rusche/ Kirchheimer, Melossi/Pavarini, Baratta e Foucault) e crtica negativa/agnstica da pena criminal (Zaffaroni, Batista, Alagia e Slokar).

FGV DIREITO RIO

PENAS E MEDIDAS ALTERNATIVAS

TEORIA NEGATIVA DA PENA A teoria negativa da pena, defendida por Eugnio Ral Zaffaroni e Nilo Batista nega qualquer legitimidade racional pena, sendo uma teoria deslegitimante que confere ao direito penal a misso de ser uma conteno do poder punitivo. O direito penal estaria para o poder punitivo, assim como o direito humanitrio est para a guerra, como uma forma de minimizao da violncia. A teoria parte de um realismo marginal, ou seja, da especificidade da situao de violncia institucional da Amrica Latina e da necessidade de cont-la. Dentro do Estado liberal, existe um conflito permanente entre dois modelos, o Estado de direito se ope ao Estado de polcia com a funo de limitar a tendncia autoritria do exerccio do poder punitivo.

BIBLIOGRAFIA CIRINO DOS SANTOS, Juarez.Direito Penal: parte geral. 5 Ed. Curitiba: ICPC; Conceito Editorial, 2012, p. 453-464. PRADO, Luiz Regis. Teoria dos fins da pena: breves reflexes. http://www.professorregisprado.com/Artigos/Luiz%20Regis%20Prado/Teoria%20dos%20 fins%20da%20pena.pdf

FGV DIREITO RIO

10

PENAS E MEDIDAS ALTERNATIVAS

AULA 3 E 4 PENA PRIVATIVA DE LIBERDADE

BIBLIOGRAFIA BITENCOURT, Cezar Roberto. Tratado de Direito Penal: parte geral. Vol. 1. 13 Ed. So Paulo: Saraiva, 2008, cap. XXIX. CIRINO DOS SANTOS, Juarez. Direito Penal: parte geral. Curitiba: ICPC; Lumen Juris, 2006, cap. 20, p. 507-532.

SISTEMA E ESPCIES DE PENAS O sistema de penas so as formas de responsabilizao do indivduo pelo fato punvel. O Cdigo Penal prev duas formas de responsabilizao de acordo com a imputabilidade do agente maior de 18 anos: a pena para o agente capaz e a medida de segurana para o agente com doena mental. O modelo adotado pena Reforma da Parte Geral de 1984 o dualista alternativo (sistema vicariante) em substituio ao modelo dualista cumulativo da Parte Geral de 1940 (sistema do duplo binrio), ou seja, ou se aplica a pena, segundo a culpabilidade, ou a medida de segurana, segundo a periculosidade. A medida de segurana ser estudada mais adiante (ver aula 16). As penas sero estudadas nas aulas seguintes e so as seguintes (art.32 CP): a) Privativa de liberdade; b) Restritivas de direitos; c) Multa. A pena privativa de liberdade a principal forma de punio e centro do sistema de penas.

PENA PRIVATIVA DE LIBERDADE A pena privativa de liberdade prevista como uma escala de tempo mnimo e mximo, como sano correspondente ao crime. Exemplo: Homicdio simples. Art. 121. Matar algum: Pena recluso, de seis a vinte anos. A execuo da pena privativa de liberdade limitada ao mximo de 30 anos (art.75, 1 CP), conforme vedao constitucional pena perptua. Pode ser dividida segundo as modalidades e os regimes de execuo. Recluso e deteno

FGV DIREITO RIO

11

PENAS E MEDIDAS ALTERNATIVAS

A recluso forma mais grave de cominao da pena privativa de liberdade a ser cumprida em regime fechado, semiaberto ou aberto. A deteno forma menos gravosa a ser cumprido em regime semiaberto ou aberto. o primeiro termo no preceito secundrio da norma penal (sano). (Exs. Leso corporal. Art.129. Pena deteno, de 3 (trs) meses a 1 (um) ano. Leso corporal de natureza grave. Art. 129, 1. Pena recluso, de 2 (dois) a 8 (oito) anos). Regimes de cumprimento da pena privativa de liberdade O Brasil adota o sistema progressivo de cumprimento de pena, prevendo uma gradao disciplinar diferenciada de acordo com o regime, que determina o tipo estabelecimento prisional em que o condenado preso. O regime fixado na sentena condenatria segundo critrios de tempo de pena e primariedade (no ter sido anteriormente condenado criminalmente). Os regimes podem ser: a) Fechado para penas maiores de 8 anos a ser cumprida em penitencirias de segurana mxima e mdia; b) Semiaberto para no reincidentes cuja pena seja maior de 4 anos e no exceda 8 anos a ser cumprida em colnias agrcolas ou industriais; c) Aberto para no reincidentes com pena igual ou inferior a 4 anos a ser cumprida em casas de albergado em que o apenado deve se recolher durante a noite. O sistema progressivo porque segundo critrios de tempo (objetivo) e mrito carcerrio (subjetivo) o condenado pode ser transferido, mediante deciso do juzo da execuo, para regime menos gravoso (do fechado para o semiaberto, do semiaberto para o aberto). O critrio objetivo uma frao do tempo total da pena, e tem como regra geral 1/6 da pena. Em crimes hediondos essa frao de 2/5 para primrios e de 3/5 para reincidentes. O critrio subjetivo avaliado pela disciplina carcerria e objetivamente avaliada pela ausncia de falta disciplinar. Alguns autores, como Juarez Cirino dos Santos, chamam ateno tambm para o carter regressivo do cumprimento da pena, uma vez que a falta disciplinar e a prtica de crime doloso no curso da execuo da pena, ouvido o Ministrio Pblico e a Defesa e mediante deciso fundamentada do Juiz, podem implicar transferncia a regime mais gravoso.

FGV DIREITO RIO

12

PENAS E MEDIDAS ALTERNATIVAS

NOTCIA Nmero de presos explode no Brasil e gera superlotao de presdios O nmero de pessoas presas no Brasil cresceu 6% somente nos seis primeiros meses deste ano, intensificando uma tendncia que fez do Brasil um dos trs pases do mundo com maior aumento da populao carcerria nas ltimas duas dcadas. Segundo dados recm-divulgados pelo Ministrio da Justia, o nmero total de presos em penitencirias e delegacias brasileiras subiu de 514.582 em dezembro de 2011 para 549.577 em julho deste ano. Uma das principais consequncias desse aumento a superlotao das prises, j que novas vagas no so criadas na mesma velocidade que o aumento do nmero de presos. Em julho, havia um dficit de 250.504 vagas nas prises do pas, segundo os dados oficiais. Em 1992, o Brasil tinha um total de 114.377 presos, o equivalente a 74 presos por 100 mil habitantes. Em julho de 2012, essa proporo chegou a 288 presos por 100 mil habitantes. No perodo, houve um aumento de 380,5% no nmero total de presos e de 289,2% na proporo por 100 mil habitantes, enquanto a populao total do pas cresceu 28%. Segundo levantamento feito a pedido da BBC Brasil pelo especialista Roy Wamsley, diretor do anurio online World Prison Brief (WPB), nas ltimas duas dcadas o ritmo de crescimento da populao carcerria brasileira s foi superado pelo do Cambodja (cujo nmero de presos passou de 1.981 em 1994 para 15.404 em 2011, um aumento de 678% em 17 anos) e est em nvel ligeiramente inferior ao de El Salvador (de 5.348 presos em 1992 para 25.949 em 2011, um aumento de 385% em 19 anos). Se a tendncia de crescimento recente for mantida, em dois ou trs anos a populao carcerria brasileira tomar o posto de terceira maior do mundo em nmeros absolutos da Rssia, que registrou recentemente uma reduo no nmero de presos, de 864.197 ao final de 2010 para 708.300 em novembro dese ano, segundo o ltimo dado disponvel. Por mais esforo que o Estado faa, no d conta de construir mais vagas no mesmo ritmo, admite o diretor do Departamento Penitencirio Nacional (Depen), do Ministrio da Justia, Augusto Rossini. Segundo ele, o crescimento acelerado no nmero de prisioneiros no pas consequncia to somente do aumento da criminalidade, mas tambm do endurecimento da legislao penal, da melhoria do trabalho da polcia e da maior rapidez da Justia criminal. Alguns crticos, porm, afirmam que falta ao Executivo e ao Legislativo no Brasil uma vontade poltica para encontrar sadas alternativas priso e evitar o aumento descontrolado no nmero de prisioneiros.

FGV DIREITO RIO

13

PENAS E MEDIDAS ALTERNATIVAS

A sociedade ainda no pode abrir mo da prises, mas elas deveriam servir s para conter os criminosos de alto risco, defende Jos de Jesus Filho, assessor da Pastoral Carcerria Nacional. Para ele, entre 70% e 80% dos presos poderiam cumprir penas alternativas, como compensao s vtimas, prestao de servios comunidade, vigilncia distncia e recolhimento noturno. Isso tambm reduziria a taxa de reincidncia e o custo para o Estado de manter tantos presos, diz. Mas as razes do Estado so polticas, no necessariamente de interesse pblico, ento no h vontade para investir nisso, critica. Um dos maiores especialistas do mundo no tema, o finlands Matti Joutsen, faz coro ao argumento. Diretor do Instituto Europeu para Preveno e Controle ao Crime (Heuni), rgo consultivo da ONU, Joutsen diz que em vrios pases h uma vontade em particular dos polticos em encontrar solues fceis para problemas vexatrios. Seus cidados esto preocupados com mais roubos ou assaltos? Aumente a punio. H mais histrias sobre trfico de drogas na mdia? Aumente a punio. Houve algum caso particularmente repulsante de estupro ou sequestro? Aumente a punio. Nunca se importam em tentar melhorar as polticas sociais, oferecer aos criminosos em potencial alternativas de vida ou investir em medidas de preveno, observa. Segundo ele, essas alternativas no trazem as mesmas promessas de recompensa imediata nas urnas. Endurecer contra o crime sempre cai bem com a sua base poltica e certamente um chamariz de votos, afirma. Penas alternativas O diretor do Depen afirma que o interesse do governo reduzir o nmero de presos e aumentar a aplicao de penas alternativas, alm de oferecer programas de ressocializao que permitam a remisso das penas dos condenados e evitem a reincidncia aps a soltura. Mas ele observa que grande parte desse esforo depende da Justia e dos legisladores. Se os eleitores clamam por mais Justia, os deputados e senadores no podem ficar alheios a isso. Dar uma resposta sociedade tambm importante para que ela no saia fazendo Justia com as prprias mos, observa. Segundo ele, a priso tambm tem um importante aspecto de preveno ao crime. O povo teme a priso, e muitos deixam de cometer crimes porque temem ir para a cadeia, afirma. Entretanto alguns crticos contestam esse argumento e afirmam que, ao invs de prevenir crimes, o aprisionamento em massa pode ter o efeito de elevar a criminalidade.

FGV DIREITO RIO

14

PENAS E MEDIDAS ALTERNATIVAS

Um estudo publicado em 2007 por Don Stemen, diretor de pesquisas do Center on Sentencing and Corrections, dos Estados Unidos, argumenta que no existe uma relao direta entre prises e criminalidade. Ao analisar dados de diversas pesquisas que tentaram estabelecer essa relao com base em dados americanos, ele aponta que diferentes metodologias e perodos analisados indicaram desde uma reduo de 22% no crime com um aumento de 10% nas taxas de encarceramento at um aumento pequeno na criminalidade. No Brasil, vrios indicadores de criminalidade tambm continuaram aumentando nas ltimas duas dcadas, apesar das taxas recorde de aprisionamento. De acordo com dados do Ministrio da Sade, o nmero total de homicdios no pas passou de 31.989 em 1990 para 52.260 em 2010 (aumento de 63%). Na proporo por 100 mil habitantes, houve um aumento de 23% (de 22,2 homicdios por 100 mil habitantes para 27,3 por 100 mil). Mentalidade criminosa Para Matti Joutsen, do Heuni, possvel que o aumento no nmero de prisioneiros provoque um aumento na violncia. Os prisioneiros so geralmente soltos na sociedade aps alguns anos, e se no h tentativas efetivas de reabilit-los e de prepar-los para a soltura, eles estaro em sua maioria mais propensos a cometer novos crimes, afirma. Afinal de contas, por cortesia do governo, eles acabaram de passar os ltimos anos entre um grande nmero de criminosos, formando novas alianas, aprendendo novas tcnicas criminosas, conhecendo novas oportunidades criminais e formando sua mentalidade criminosa, argumenta. Para ele, quando os criminosos so soltos de volta para as favelas de So Paulo, do Rio de Janeiro ou de qualquer outro lugar sem um trabalho, sem uma casa e com perspectivas muito ruins, muito provvel que adotem novamente um estilo de vida criminoso, diz. Joutsen observa que a superlotao e as condies precrias do sistema prisional brasileiro tornam praticamente impossvel a implementao de qualquer programa de larga escala para promover a ressocializao dos presos. Como voc ensina uma profisso a uma pessoa, prov educao bsica, promove valores bsicos e prepara ela para voltar comunidade em liberdade, pronta para encontrar um emprego, estabelecer uma famlia, encontrar uma casa e se adequar sociedade quando o governo j tem restries em seus gastos e no h aparentemente vontade poltica de gastar os recursos limitados com os prisioneiros?, questiona. Para Jos de Jesus Filho, da Pastoral Carcerria, falta ao governo um plano para reintegrao social dos presos. No final do ano passado, o governo anunciou um plano de US$ 1,1 bilho para a construo de 42,5 mil novas vagas em presdios, mas no alocou nem um centavo para a ressocializao dos presos, critica.

FGV DIREITO RIO

15

PENAS E MEDIDAS ALTERNATIVAS

O que existem so apenas projetos-piloto, sem a dimenso necessria. No uma poltica universal do Estado, afirma. Para ele, a funo do encarceramento em ressocializar o criminoso est sendo deixada de lado, e as prises no pas so vistas mais como meio de vingana da sociedade e de isolamento das populaes mais marginalizadas. O diretor do Depen afirma que o governo brasileiro reconhece seus problemas e vem se esforando por uma poltica criminal correta, que gere segurana para as pessoas e ajude a ressocializar os presos. Estamos constantemente em busca de solues, afirma. Maiores populaes carcerrias
FONTES: WORLD PRISON BRIEF / MINISTRIO DA JUSTIA DO BRASIL Pas N total de presos Presos por 100 mil habitantes Taxa de ocupao nas prises

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

EUA China Rssia Brasil ndia Ir Tailndia Mxico frica do Sul Ucrnia

2.266.832 1.640.000 708.300 514.582 372.296 250.000 244.715 238.269 156.659 151.137

730 121 495 288 30 333 349 206 307 334

106% n/d 91% 184% 112% 294% 195% 126% 132% 97%

Fonte: BBC Brasil. 28 de dezembro de 2012. http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2012/12/121226_presos_ brasil_aumento_rw.shtml

FGV DIREITO RIO

16

PENAS E MEDIDAS ALTERNATIVAS

AULA 5 E 6 PRISO-PENA E PRISO PROCESSUAL

BIBLIOGRAFIA BITENCOURT, Cezar Roberto. Tratado de Direito Penal: parte geral. Vol. 1. 13 Ed. So Paulo: Saraiva, 2008, cap. XXIII. LOPES JUNIOR, Aury. O Novo Regime Jurdico da Priso Processual, Liberdade Provisria e Medidas Cautelares Diversas. 2 ed. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2011.

INTRODUO Sempre que se sabe da existncia de um delito e quem seu autor a primeira pergunta que normalmente se faz : por que essa pessoa no est presa? Ou ainda: por que ela j est solta? Como responder essa pergunta o que veremos nessa aula. J sabemos que para punir uma pessoa preciso que ela seja condenada criminalmente, aps um processo em que deve se respeitar o contraditrio e a ampla defesa. De outro lado, dados do Ministrio da Justia mostram que cerca de 40% dos presos brasileiros so provisrios, ou seja, no foram definitivamente condenados. Para entender essa situao preciso diferenciar a priso como pena e a priso decretada no curso do processo, a priso cautelar ou processual.

PRISO-PENA E PRISO PROCESSUAL


Quanto ao momento

A primeira e fundamental diferena entre a priso-pena e a priso processual quanto ao momento da priso: a pena aplicada mediante condenao definitiva, transitada em julgado; a processual aplicada antes do julgamento definitivo, no curso da investigao e do processo.

FGV DIREITO RIO

17

PENAS E MEDIDAS ALTERNATIVAS

Diferenas

A priso-pena sempre determinada temporalmente (X anos de privao da liberdade), mediante a comprovao da culpa do agente no fato punvel (condenao criminal transitada em julgado) e regulada pelo Cdigo Penal. A priso processual pode ser indeterminada, durando o tempo necessrio para o ru ser julgado; provisria, uma vez que se mantm enquanto estiverem presentes as condies que ensejam uma medida cautelar dessa natureza; sendo regulada pelo Cdigo de Processo Penal.

Priso-pena

Pena s se aplica depois de processado e julgado, por isso a priso a pena privativa de liberdade, regulada conforme visto acima. A priso-pena prevista na sentena como uma quantidade determinada de tempo fixada pelo juiz tomando por base a pena mxima e mnima prevista no tipo na parte especial e calculada segundo as circunstncias legais e judiciais, a ser cumprida em regime fechado, semiaberto ou aberto (a aplicao da pena ser estudada adiante). A pena de priso somente imposta ao ru se comprovada sua culpa, se vencida a presuno de inocncia. Como regra, portanto, o ru responde em liberdade e somente preso aps o trnsito em julgado de sentena penal condenatria que aplica a pena privativa de liberdade como sano, a ser cumprida em estabelecimento penitencirio compatvel com o regime fixado pelo juiz.

Priso processual

Como corolrio lgico do princpio da presuno de inocncia, a priso no curso da investigao e do processo deve ser excepcional. A regra, portanto, deve ser a liberdade e ningum pode ser preso seno em flagrante delito ou por deciso judicial fundamentada (v. art.5, LXI a LXVI CF e art. 283, caput CPP). A priso provisria normalmente cumprida em delegacias de polcia, submetido a tratamento semelhante ao verificado no regime fechado. O excesso de presos verificado principalmente na carceragem das delegacias fez com que alguns Estados da federao criassem centros de deteno provisria.

FGV DIREITO RIO

18

PENAS E MEDIDAS ALTERNATIVAS

Espcies

A priso processual pode ser: a) Priso em flagrante aquela feita pela autoridade policial no curso da atividade delituosa com o fim de evit-la (v. art. 302 CPP, hipteses de flagrncia). medida administrativa pr-processual tomada no exerccio do poder de polcia; absolutamente precria, exigindo comunicao imediata autoridade judicial que, para manter a priso dever convert-la em priso preventiva (v. art. 306 e 310 CPP, sobre a comunicao a autoridade judicial e as possibilidades de relaxamento, converso ou concesso de liberdade provisria); b) Priso temporria uma priso processual atpica prevista na Lei 7.960/89 determinada pelo juiz para a eficcia da investigao criminal. Somente aplicvel a determinados crimes (v. rol do art.1 Lei 7.960/89) e por tempo determinado (5 dias prorrogveis por igual perodo ou de 30 dias prorrogvel por igual perodo em caso de crime hediondo). Alguns autores, como Aury Lopes Jnior, a criticam como reminiscncia antidemocrtica da priso para averiguaes; c) Priso preventiva a priso preventiva a principal espcie de priso processual. Deve ser decretada fundamentadamente pela autoridade judicial para: a) garantia da ordem pblica ou econmica (ex. probabilidade de cometimento de novos ilcitos); b) convenincia da instruo criminal (ex. possibilidade de destruio de provas); c) para assegurar a aplicao da lei penal (ex. risco de fuga), desde que presentes: prova da existncia do crime (fumus commissi delicti) e indcio suficiente de autoria (periculum libertatis); d) Liberdade provisria uma medida substitutiva da priso em flagrante que evita a priso preventiva. Feita a priso em flagrante o juiz pode: a) substitu-la pela priso preventiva; b) ou conceder a liberdade provisria, com ou sem fiana; ou ainda conced-la mediante a aplicao de alguma medida cautelar diversa (art. 310, III e art. 321 CPP). A priso, quando ilegal, deve ser relaxada (art.5, LXV, CF). caso de relaxamento, por exemplo: o flagrante forjado (ex. policial que planta prova de flagrncia); ou o excesso de prazo na formao da culpa (quando o tempo do processo excede o limite do razovel, mantendo preso o acusado).

FGV DIREITO RIO

19

PENAS E MEDIDAS ALTERNATIVAS

Novo regime jurdico das medidas cautelares

O abuso da priso preventiva, sendo criticada como verdadeira antecipao da pena, e a falta de alternativa ao juiz, que pelo princpio da legalidade no podia aplicar medidas cautelares diversas da priso, fez com que o legislador reformasse o seu regime jurdico. A Lei 12.403/12 restringiu as possibilidades de decretao da priso preventiva e previu um rol de outras medidas cautelares. A priso preventiva s pode ser decretada (art. 313 I, II, III CPP): a) nos crimes dolosos punidos com pena privativa de liberdade mxima superior a 4 (quatro) anos; b) ao reincidente em crime doloso transitado em julgado, cuja pena no tenha sido cumprida ou extinta a mais de 5 anos (reincidncia tcnica); c) se o crime envolver violncia domstica e familiar contra a mulher, criana, adolescente, idoso, enfermo ou pessoa com deficincia, para garantir as medidas protetivas de urgncia. A priso preventiva, no entanto, ser aplicada como ltima alternativa, somente se outras medidas cautelares no puderem substitu-la, guardando relao com a natureza do delito, com o motivo da restrio, tais como: comparecimento peridico em juzo, proibio de acesso ou frequncia a determinados lugares, proibio de manter contato com pessoa determinada, proibio de ausentar-se da comarca, recolhimento domiciliar no perodo noturno e nos dias de folga, suspenso de funo pblica ou atividade econmico-financeira, internao provisria de inimputvel ou semi-imputvel, fiana e monitorao eletrnica. Essas medidas tambm esto adstritas aos requisitos de mnimo suporte probatrio de autoria (evidncias de quem cometeu o delito) e materialidade (existncia do delito). Fundamental a proporcionalidade na decretao de medidas cautelares, devendo o juiz observar alguns princpios fundamentais: a) a proporcionalidade entre a priso processual e a priso como pena, ou seja, fazer um juzo hipottico da condenao do ru, observando se seria a ele aplicada uma pena privativa de liberdade. Em caso negativo, no aplicar a priso provisria; b) Procurar sempre aplicar primeiro as medidas cautelares diversas da priso preventiva e aplic-la somente se as demais se mostrarem ineficazes; c) A possibilidade de acumular medidas cautelares diversas no deve fazer com que o juiz imponha variadas restries.

FGV DIREITO RIO

20

PENAS E MEDIDAS ALTERNATIVAS

DETRAO Embora possuam natureza jurdica diferente, o tempo de priso processual computado para fins de cumprimento da priso-pena. Isso significa que por ato judicial, o juiz deduz da pena do condenado o tempo que ele cumpriu de priso processual (art.42 CP). Alguns autores, como Juarez Cirino dos Santos e Cludio Heleno Fragoso, defendem que possa ocorrer detrao em caso de priso processual em outro processo cujo ru tenha sido absolvido, como forma de compensao.

NOTCIA STJ NEGA PEDIDO DE HABEAS CORPUS DO GOLEIRO BRUNO RIO O Superior Tribunal de Justia (STJ) negou o pedido de habeas corpus do goleiro Bruno Fernandes, acusado de envolvimento no desaparecimento e possvel morte da modelo Eliza Samudio. O relator da deciso, ministro Sebastio Reis Jnior, afirmou que a periculosidade do ru motivo adequado para a manuteno da priso cautelar. Para o ministro, as condies pessoais favorveis do ru, por si s, no tm a condio de garantir a liberdade do acusado. Bruno est preso desde 2010, em Minas Gerais. Em agosto, desembargadores do Tribunal de Justia de Minas Gerais (TJMG) decidiram que o primo do ex-goleiro do Flamengo responda em liberdade pelo processo em que acusado. Srgio Rosa Sales acusado de participao no crime. Com a deciso de libertar Srgio, apenas Bruno, seu parceiro Luiz Henrique Romo (mais conhecido como Macarro) e o ex-policial civil Marcos Aparecido Santos (Bola) aguardaro presos o julgamento. Bruno, Macarro e Srgio vo a jri por sequestro e crcere privado, homicdio triplamente qualificado e ocultao de cadver. J o ex-policial ser julgado por homicdio duplamente qualificado e ocultao de cadver. Os outros cinco rus no processo continuam em liberdade para responder por sequestro e crcere privado. So eles: Dayanne de Souza, ex-mulher do goleiro; Fernanda Castro, ex-amante de Bruno; Elenlson Vtor da Silva, ex-administrador do stio em Esmeraldas (MG); e Wemerson Marques de Souza, o Coxinha, amigo do atleta. Em julho, a juza Maria Jos Starling, suspeita de intermediar uma negociao de venda de habeas corpus para a liberao do ex-goleiro do Flamengo, foi suspensa do TJ de Minas. A magistrada era titular da comarca de Esmeraldas, na Regio Metropolitana de Belo Horizonte, e de acordo com denncias feitas pela noiva do goleiro, Ingrid Calheiros, ela teria participado de uma negociao de venda de habeas corpus para o atleta. O plano teria

FGV DIREITO RIO

21

PENAS E MEDIDAS ALTERNATIVAS

sido desfeito quando pessoas ligadas a Bruno perceberam que no havia garantia de sucesso. Maria Jos foi oficialmente afastada por ter dado entrevistas criticando decises do desembargador Fernando Starling. No entanto, escutas telefnicas feitas com autorizao da Justia flagraram a relao de intimidade da magistrada com Ingrid Calheiros, noiva de Bruno. Em junho, Ingrid veio a pblico denunciar que um advogado contratado pela juza teria cobrado R$ 1,5 milho para garantir a liberao do ex-atleta. Um contrato de prestao de servio teria sido assinado para concluir o negcio, mas teria sido cancelado quando o advogado resolveu cobrar o dinheiro antes da libertao do ex-goleiro. O Ministrio Pblico determinou a investigao do episdio e confirmou a relao de proximidade entre Ingrid e a juza. Por meio de seu advogado, Maria Jos sempre negou ligao com Ingrid. No entanto, na gravao de um telefonema da juza para a noiva de Bruno, a magistrada sugere que Ingrid contrate o advogado de sua confiana, d outros conselhos e pede uma camisa do ex-goleiro. Fonte: http://oglobo.globo.com/rio/stj-nega-pedido-de-habeas-corpus-do-goleiro-bruno-2897821

FGV DIREITO RIO

22

PENAS E MEDIDAS ALTERNATIVAS

AULA 7 E 8 PENA RESTRITIVA DE DIREITOS I E II. PENA DE MULTA.

BIBLIOGRAFIA BITENCOURT, Cezar Roberto. Tratado de Direito Penal: parte geral. Vol. 1. 13 Ed. So Paulo: Saraiva, 2008, cap. XXX e XXXIII. CIRINO DOS SANTOS, Juarez.Direito Penal: parte geral. Curitiba: ICPC; Lumen Juris, 2006, cap. 20, itens 2 e 3, p. 532-547.

PENAS RESTRITIVAS DE DIREITOS As penas restritivas de direitos so formas alternativas de sano criminal, que substituem a pena privativa de liberdade e so previstas de forma autnoma, independente de cominao na parte especial. O seu cumprimento extingue a pena privativa substituda e em caso de descumprimento pode admitir, como garantia de eficcia da restrio imposta, a reconverso em privao de liberdade. Elas foram includas na reforma da Parte Geral de 1984 e tiveram suas espcies e mbito de aplicao ampliados pela Lei 9.714/98, com intuito de dar eficcia previso original e tambm como medida desencarceradora.

REQUISITOS Os requisitos para aplicao das penas restritivas de direitos so: a) Crime dolosos sem violncia ou grave ameaa com pena igual ou inferior a 4 (quatro) anos (art.44, I, primeira parte CP); b) Crimes culposos, qualquer que seja a pena aplicada (art. 44, I, segunda parte CP); c) Crimes dolosos com violncia ou grave ameaa cuja pena seja inferior a 1 (um) ano (art.54 CP).

Caso a condenao seja igual ou inferior a 1 (um) ano, a substituio pode ser feita por uma pena restritiva de direito ou multa. Sendo maior, sero aplicadas duas penas restritivas de direitos, ou uma pena restritiva de direito cumulado com multa (art. 44, 2 CP). A reincidncia especfica (pelo mesmo tipo) em crime doloso afasta a aplicao da pena restritiva de direitos (art.44, II c/c art. 44, 3 CP).

FGV DIREITO RIO

23

PENAS E MEDIDAS ALTERNATIVAS

A converso da pena restritiva de direito em privativa de liberdade pode acontecer desde que ainda reste no mnimo 30 dias de cumprimento de pena, deduzido o tempo de cumprimento da restrio (art. 44, 4 CP). Sobrevindo condenao a pena privativa de liberdade, a converso no automtica, podendo o juiz da execuo manter a restrio desde que possvel para o condenado cumpri-la (art.44, 5).

ESPCIES As penas restritivas de direitos so (art.43 CP): a) prestao pecuniria uma quantia fixada pelo juiz, entre 1 e 360 salrios mnimos, a ser paga em dinheiro vtima, seus dependentes, entidades pblicas ou privadas de destinao social. Havendo aceitao do beneficirio, a prestao pecuniria pode ser de outra natureza (art. 45 1 e 2 CP); b) perda de bens e valores a perda em favor do Fundo Penitencirio Nacional dos bens e valores pertencentes ao condenado em razo da prtica do crime, nela sendo includa a maior quantia entre o prejuzo ou o provento obtido pelo agente ou por terceiro (art.45, 3 CP); c) prestao de servios comunidade ou a entidades pblicas consiste no cumprimento de tarefas gratuitas de acordo com a aptido do condenado na razo de 1 hora de trabalho por 1 dia de condenao em entidades comunitrias ou estatais, como escolas, hospitais e orfanatos. O tempo mnimo de condenao para substituio por prestao de servios comunidade de 6 meses, podendo a condenao superior a 1 ano ser cumprida em tempo inferior ao previsto na sentena, desde que no menor que a metade da pena privativa de liberdade aplicada (art.46 e 1, 2, 3 e 4 CP); d) interdio temporria de direitos consiste em proibies especficas que se relacionam com a natureza do crime que o agente foi condenado, como (art.47 CP): I proibio do exerccio de cargo, funo ou atividade pblica, bem como do mandato eletivo; II proibio do exerccio de profisso, atividade ou ofcio que dependam de habilitao especial, de licena ou autorizao do poder pblico; III suspenso de autorizao ou de habilitao para dirigir veculo; IV proibio de frequentar determinados lugares; e) limitao de fim de semana a permanncia aos sbados e domingos por 5 horas dirias em casa de albergado ou outro estabelecimento adequado, em que podero ser ministradas palestras ou outras atividades educativas (art.48 e pargrafo nico CP). Por analogia ao previsto no art.51 do CP para a multa, se entende que a prestao pecuniria e a perda de bens e valores no podem ser convertidas em pena privativa de liberdade, sendo considerada dvida de valor. As penas

FGV DIREITO RIO

24

PENAS E MEDIDAS ALTERNATIVAS

restritivas de direitos de prestao de servios comunidade, interdio temporria de direitos e limitao de fim de semana tero, em regra, a mesma durao da pena privativa de liberdade substituda.

PENA DE MULTA A multa como pena o pagamento feito pelo condenado ao fundo penitencirio. Vem expressamente prevista no tipo penal de forma alternativa (Exemplo: Dano. Art. 163. Destruir, inutilizar ou deteriorar coisa alheia: Pena deteno, de 1 (um) a 6 (seis) meses, ou multa) ou de forma cumulativa pena privativa de liberdade (Exemplo: Apropriao indbita. Art. 168. Apropriar-se de coisa alheia mvel de que tenha a posse ou a deteno: Pena recluso, de 1 (um) a 4 (quatro) anos, e multa). Pode ser ainda substitutiva da pena privativa de liberdade (art.58, pargrafo nico c/c art. 44, 2 CP): a) para crimes dolosos cuja pena seja igual ou inferior a 1 ano; b) para crimes culposos ou dolosos cometidos sem violncia ou grave ameaa, quando a pena for maior de 1 ano e no superior a 4 anos, cumulada com pena restritiva de direitos. Aps o trnsito em julgado a pena de multa transforma-se em dvida de valor, no podendo ser convertida em pena privativa de liberdade (art.51 CP).

SISTEMA DIAS-MULTA A aplicao da pena de multa obedece ao critrio de dias-multa, segundo sua quantidade e valor: a) A quantidade aplicada segundo a culpabilidade do autor, variando de no mnimo 10 e no mximo 360 dias-multa (art.49, caput CP). Na multa substitutiva a quantidade deve ser proporcional a pena privativa de liberdade substituda; b) O valor dia-multa calculado segundo a capacidade econmica do condenado, variando de 1/30 at 5 vezes o salrio mnimo (art.49, 1 CP), podendo ser aumentada at o triplo se considerada ineficaz pelo juiz, ainda que aplicada no mximo (art.60, 1 CP).

FGV DIREITO RIO

25

PENAS E MEDIDAS ALTERNATIVAS

NOTCIA Alternativas superam nmero de encarcerados Evoluo Pena Restritivas de Direitos so conhecidas como Penas e Medidas Alternativas, cuja sano penal de curta durao (0 a 4 anos de condenao), para crimes praticados sem violncia, nem grave ameaa, tais como: uso de drogas, acidente de trnsito, violncia domstica, abuso de autoridade, desacato autoridade, leso corporal leve, furto simples, estelionato, ameaa, injria, calnia, difamao, dentre outros previstos na legislao brasileira atual. As penas alternativas eram pouco aplicadas no Brasil, embora previstas na Lei de Execuo Penal (Lei n 7.910, de 1984), devido dificuldade do Poder Judicirio e do Ministrio Pblico na fiscalizao do seu cumprimento e a sensao de impunidade da Sociedade. A aplicao das penas e medidas alternativas volta pauta de discusses com a elaborao das Regras Mnimas das Naes Unidas para a Elaborao de Medidas No-Privativas de Liberdade, as chamadas Regras de Tquio, recomendadas pela ONU a partir 1990, com a finalidade de se institurem meios mais eficazes de melhoria na preveno da criminalidade e no tratamento dos delinquentes. Posteriormente, aLei n 9.099, de 1995e aLei n 10.259, de 2001, que criaram os Juizados Especiais Cveis e Criminais no mbito da Justia Estadual e Federal, respectivamente, abriram importante via alternativa de reparao consensual dos danos resultantes da infrao. Da mesma forma aLei n 9.714, de 1998 que ampliou consideravelmente o mbito de aplicao das penas alternativas, alcanando at mesmo os condenados at quatro anos de priso (excludos os condenados por crimes violentos) e instituindo dez sanes restritivas em substituio pena de priso. Em setembro de 2000, o Ministrio da Justia lanou o Programa Nacional de Apoio s Penas Alternativas como diretriz do Conselho Nacional Poltica Criminal e Penitenciria CNPCP, executado pela gerncia da Central Nacional de Apoio e Acompanhamento s Penas e Medidas Alternativas CENAPA, subordinada Secretaria Nacional de Justia, com o objetivo de realizar as aes necessrias ao incremento da aplicao das penas alternativas no Brasil, atravs de assessoria, informao e capacitao para instalao de equipamentos pblicos em todo territrio nacional, financiados pelo Fundo Penitencirio Nacional FUNPEN. No primeiro momento, celebraram-se convnios com os Estados, para o estabelecimento de Centrais de Apoio, junto s respectivas Secretarias de Estado e Tribunais de Justia. Os recursos fornecidos pelo Ministrio da Justia, por meio desses convnios, permitiram a constituio, nos vrios Estados,

FGV DIREITO RIO

26

PENAS E MEDIDAS ALTERNATIVAS

de mnima estrutura fsica, bem como a contratao de pessoal tcnico especializado, para o monitoramento do cumprimento da execuo das penas e medidas alternativas. Em fevereiro de 2002, a CENAPA, na perspectiva de legitimar e consolidar as alternativas penais como poltica pblica de preveno criminal, constituiu a Comisso Nacional de Apoio s Penas e Medidas Alternativas CONAPA, atravs da Portaria Ministerial 153/02, composta de juzes de direito, promotores de justia, defensores e tcnicos com experincia e conhecimento especializado na execuo de penas alternativas, em amplo exerccio democrtico. A partir de maio de 2002, foi realizado o 1 Ciclo de Capacitaes Regionais sobre Monitoramento e Fiscalizao de Penas e Medidas Alternativas nas cidades de Fortaleza, Salvador, So Paulo, Distrito Federal e Manaus, envolvendo as 27 unidades da federao. Em dezembro de 2002, foi editado e publicado pela Cenapa oManual de Monitoramento das Penas e Medidas Alternativas, elaborado pelo Gabinete de Assessoria Jurdica e Organizaes Populares GAJOP/Pernambuco, atravs do convnio n 068/2002, cuja metodologia contm a descrio e o detalhamento dos procedimentos tcnicos para formalizao da rede social, avaliao, encaminhamento e acompanhamento do cumpridor de penas e medidas alternativas. O Manual foi aprovado pela Conapa e pelo CNPCP e distribudo a todas as unidades da federao pelo Ministrio da Justia. A partir de 2003, o Ministrio da Justia apostou no fortalecimento do Programa Nacional de Apoio s Penas e Medidas Alternativas. Pilar estratgico da poltica criminal e penitenciria nacional, seus objetivos prioritrios passaram a ser (i) a produo e a disseminao de conhecimento acerca da execuo das penas e medidas alternativas, (ii) a identificao, a avaliao e o fomento de boas prticas nesse campo, e (iii) o apoio tcnico e financeiro aos Judicirios e Executivos estaduais para que promovam melhorias nos seus sistemas de aplicao e fiscalizao. Em dezembro de 2003, nova alterao legislativa amplia o rol das possibilidades de substituio penal, com a criao da Lei 10.826/2003, que trata sobre o Desarmamento. Em 2004, ocorreu o 2 Ciclo de Capacitaes Regionais sobre Monitoramento e Fiscalizao de Penas e Medidas Alternativas, nas cidades de Recife, Belm e Curitiba, envolvendo apenas os estados das regies Nordeste, Norte e Sul. Em 2005, a cidade de Curitiba sediou o I Congresso Nacional de Execuo de Penas e Medidas Alternativas I CONEPA, nos dias 30 e 31 de maro a 01 de abril, realizado pela Associao do Ministrio Pblico do Paran, com o apoio institucional do Ministrio da Justia.

FGV DIREITO RIO

27

PENAS E MEDIDAS ALTERNATIVAS

Em julho de 2006, com a reestruturao do Departamento Penitencirio Nacional DEPEN do Ministrio da Justia, a poltica federal voltada s Penas e Medidas Alternativas alcana um novo patamar, com a criao de um rgo executivo na Diretoria de Polticas Penitencirias do DEPEN: a Coordenao Geral de Fomento ao Programa de Penas e Medidas Alternativas CGPMA. De acordo com o Decreto n 5.834/06, CGPMA compete: I desenvolver a Poltica de Fomento s Penas e Medidas Alternativas nas unidades da federao; II produzir e divulgar informaes sobre a aplicao, execuo e monitoramento das penas e medidas alternativas no Brasil; III assessorar as unidades da federao no desenvolvimento da poltica estadual de monitoramento da execuo das penas e medidas alternativas; IV analisar as propostas de celebrao de contratos e convnios para execuo de servios dentro de sua rea de atuao; V capacitar equipes de monitoramento da execuo das penas e medidas alternativas que atuam nas unidades da federao; VI monitorar os convnios firmados com recursos do Fundo Penitencirio Nacional que versem sobre sua rea de atuao; VII consolidar materiais e mtodos que orientem o desenvolvimento do monitoramento da execuo das penas e medidas alternativas, atravs da definio de diretrizes e manuais de gesto; VIII emitir pareceres, notas tcnicas e informaes administrativas sobre assuntos relacionados sua rea de competncia. Em agosto de 2006, as Leis 11.343/06 e 11.343/06 so criadas e ampliam as possibilidades da substituio penal, ao tempo em que sofisticam o processo de monitoramento da resposta penal do Estado ao estabelecer a previso legal da figura jurdica das equipes interdisciplinares e dos centros de reabilitao no processo de execuo das alternativas penais. Em setembro de 2006, foi divulgado oLevantamento Nacional sobre Execuo de Penas Alternativascomo mais um passo importante dessa trajetria. Fruto da cooperao com o escritrio brasileiro do Instituto Latino Americano das Naes Unidas para Preveno do Delito e Tratamento do Delinqente ILANUD/Brasil, a pesquisa apresentou o primeiro diagnstico de abrangncia nacional acerca da realidade da execuo das penas alternativas. O estudo oferece um retrato fidedigno da situao em nove capitais (Belm, Belo Horizonte, Campo Grande, Curitiba, Fortaleza, Porto Alegre, Recife, Salvador e So Paulo) e no Distrito Federal, compreendendo desde a caracterizao scio-econmica das pessoas que recebem penas alternativas como substituio da pena privativa de liberdade at dados sobre seu efetivo cumprimento, passando pela identificao dos crimes que mais freqentemente ensejam a substituio e das modalidades de pena mais aplicadas pelo Poder Judicirio.

FGV DIREITO RIO

28

PENAS E MEDIDAS ALTERNATIVAS

Em novembro de 2006, aconteceu o II Congresso Nacional de Execuo de Penas e Medidas Alternativas II CONEPA na cidade do Recife, nos dias 22, 23 e 24 de novembro, realizado pela Secretaria de Justia e Direitos Humanos do Estado de Pernambuco, com o apoio institucional e financeiro do Ministrio da Justia, com o tema: Humanizando a Justia Penal. Em dezembro de 2006, o Relatrio de Gesto da CGPMA apontou que entre janeiro e setembro de 2006 as unidades da federao informaram a execuo de 63.457 penas e medidas alternativas no Brasil, representando um aumento de quase 200% em relao ao levantamento do ano de 2002, que apresentava 21.560 execues. Observou-se ainda a tendncia de continuidade dessa expanso, uma vez que apenas naqueles nove meses de 2006 foram aplicadas 301.402 penas e medidas alternativas em todo pas. Em agosto de 2007, foi lanado oPrograma Nacional de Segurana com Cidadania Pronasci, que representou um impacto substancial sobre a ao de Penas e Medidas Alternativas. O Programa, via Funpen, previu R$ 13,180 milhes para a aplicao de PMAs no prximo exerccio. O montante representa quase o valor total investido no setor desde 1994, ano da criao do Fundo Penitencirio Nacional (Funpen): R$ 14,3 milhes. De forma indita (sem construo de presdios), ser gerada milhares de vagas no sistema prisional brasileiro, com a implantao de Ncleos Avanados de Defesa do Preso Provisrio, passvel da aplicao de PMAs, em seis estados do pas em 2008. So eles: Par, Pernambuco, Bahia, So Paulo, Rio de Janeiro e Esprito Santo. As Defensorias Pblicas destes respectivos estados vo trabalhar na preveno criminalidade do acusado processado, envolvendo o mesmo em polticas sociais de base, garantindo que ele responda seu processo em liberdade, com a devida segurana jurdica assegurada. Cada Defensoria receber 1 milho de reais. Em outubro de 2007, ocorreu o 3 Ciclo de Capacitaes Regionais sobre Monitoramento e Fiscalizao de Penas e Medidas Alternativas, na Regio Norte, na cidade de Santarm Par. Em novembro de 2007, aconteceu o III Congresso Nacional de Execuo de Penas e Medidas Alternativas II CONEPA na cidade de Belo Horizonte, nos dias 26, 27 e 28 de novembro, realizado pela Secretaria de Estado da Defesa Social, com o apoio institucional e financeiro do Ministrio da Justia, com o tema: Alternativas Penais e Preveno Criminalidade. Em abril de 2008, ocorreu o 4 Ciclo de Capacitaes Regionais sobre Monitoramento e Fiscalizao de Penas e Medidas Alternativas, na Regio Nordeste, na cidade de Salvador Bahia. Em junho de 2008, havia 493.737 pessoas presas (condenados e provisrios) e 498.729 pessoas estavam cumprindo, ou cumpriram no decorrer do 1 semestre de 2008, Pena Restritiva de Direito, popularmente conhecida como Pena e Medida Alternativa (PMA).

FGV DIREITO RIO

29

PENAS E MEDIDAS ALTERNATIVAS

O nmero de cumpridores de pena e medida alternativa ultrapassou o nmero de presos no Brasil. o que apontou o levantamento de dados do 1 semestre de 2008, consolidados pela Coordenao-Geral de Poltica, Pesquisa e Anlise da Informao do Depen. O IV Congresso Nacional de Execuo de Penas e Medidas Alternativas II CONEPA na cidade de Manaus, nos dias 30 de junho, 01 e 02 de julho, realizado pela Secretaria de Justia e Direitos Humanos, com o apoio institucional do Tribunal de Justia e apoio financeiro do Ministrio da Justia, com o tema: Penas Alternativas: Resposta Penal. Eficaz e Diferenciada. Hoje, o Brasil conta com dezenove varas judiciais especializadas, complementadas por trezentos e seis estruturas montadas de monitoramento e fiscalizao de penas e medidas alternativas, dentre Ncleos e Centrais, formando o conjunto de equipamentos pblicos existentes sobre o tema do pas. Tais servios envolvem instituies do sistema de justia Poder Judicirio, Ministrio Pblico e Defensoria Pblica , do Poder Executivo e entidades da Sociedade Civil Organizada; fundamentais garantia do bom cumprimento das decises judiciais, conforme demonstra oRelatrio sobre Servios Pblicos de Penas e Medidas Alternativas existentes no Brasil. Evoluo histrica das penas e medidas alternativas no Brasil
Tempo de cumprimentoda PMA 01 Servio Pblico de Monitoramento de PMA 01 Ncleo no RS 04 Ncleos 04 Varas Especializadas 26 Centrais/ Ncleos Nmero de Cumpridores de Penas Restritivas de Direitos Medidas Sem informao 78.672 Penas 197

Ano

Legislao Vigente

Nmero de PMA acumulado Sem informao 80.364

Nmero de Presos Sem informao 148.760

1987

7.210/84 7.210/84 9.099/95 7.210/84 9.099/95 9.714/98 10.259/01 7.210/84, 9.099/95 9.714/98 10.259/01 10.671/03 10.826/03 11.340/06 11.343/06

1995

01

1.692

2002

04

80.843

21.560

102.403

248.685

2006

04

10 Varas Especializadas 213 Centrais/ Ncleos

237.945

63.457

301.402

401.236

FGV DIREITO RIO

30

PENAS E MEDIDAS ALTERNATIVAS

Ano

Legislao Vigente 7.210/84, 9.099/95 9.714/98 10.259/01 10.671/03 10.826/03 11.340/06 11.343/06 7.210/84, 9.099/95 9.714/98 10.259/01 10.671/03 10.826/03 11.340/06 11.343/06

Tempo de cumprimentoda PMA

Servio Pblico de Monitoramento de PMA

Nmero de Cumpridores de Penas Restritivas de Direitos Medidas Penas

Nmero de PMA acumulado

Nmero de Presos

2007

04

18 Varas Especializadas 249 Centrais/ Ncleos

333.685

88.837

422.522

423.373

2008

19 Varas Especializadas 306Centrais/ Ncleos

457.811

101.019

558.830

446.764

2009

20 Varas e 389 Ncleos

544.795

126.273

671.078

473.626

Fonte: Ministrio da Justia. Acesso em: 12 de dezembro de 2013. http://portal.mj.gov.br

JURISPRUDNCIA Inconstitucionalidade da vedao da substituio da pena privativa de liberdade por pena restritiva de direitos no crime de trfico de drogas EMENTA: habeas corpus. Trfico de drogas. Art. 44 da lei 11.343/2006: impossibilidade de converso da pena privativa de liberdade em pena restritiva de direitos. Declarao incidental de inconstitucionalidade. Ofensa garantia constitucional da individualizao da pena (inciso xlvi do art. 5 da cf/88). Ordem parcialmente concedida. 1. O processo de individualizao da pena um caminhar no rumo da personalizao da resposta punitiva do Estado, desenvolvendo-se em trs momentos individuados e complementares: o legislativo, o judicial e o executivo. Logo, a lei comum no tem a fora de subtrair do juiz sentenciante o poder-dever de impor ao delinqente a sano criminal que a ele, juiz, afigurar-se como expresso de um concreto balanceamento ou de uma emprica ponderao de circunstncias objetivas com protagonizaes subjetivas do fato-tipo. Implicando essa ponderao em concreto a opo jurdico-positiva
FGV DIREITO RIO 31

PENAS E MEDIDAS ALTERNATIVAS

pela prevalncia do razovel sobre o racional; ditada pelo permanente esforo do julgador para conciliar segurana jurdica e justia material. 2. No momento sentencial da dosimetria da pena, o juiz sentenciante se movimenta com ineliminvel discricionariedade entre aplicar a pena de privao ou de restrio da liberdade do condenado e uma outra que j no tenha por objeto esse bem jurdico maior da liberdade fsica do sentenciado. Pelo que vedado subtrair da instncia julgadora a possibilidade de se movimentar com certa discricionariedade nos quadrantes da alternatividade sancionatria. 3. As penas restritivas de direitos so, em essncia, uma alternativa aos efeitos certamente traumticos, estigmatizantes e onerosos do crcere. No toa que todas elas so comumente chamadas de penas alternativas, pois essa mesmo a sua natureza: constituir-se num substitutivo ao encarceramento e suas seqelas. E o fato que a pena privativa de liberdade corporal no a nica a cumprir a funo retributivo-ressocializadora ou restritivo-preventiva da sano penal. As demais penas tambm so vocacionadas para esse geminado papel da retribuio-preveno-ressocializao, e ningum melhor do que o juiz natural da causa para saber, no caso concreto, qual o tipo alternativo de reprimenda suficiente para castigar e, ao mesmo tempo, recuperar socialmente o apenado, prevenindo comportamentos do gnero. 4. No plano dos tratados e convenes internacionais, aprovados e promulgados pelo Estado brasileiro, conferido tratamento diferenciado ao trfico ilcito de entorpecentes que se caracterize pelo seu menor potencial ofensivo. Tratamento diferenciado, esse, para possibilitar alternativas ao encarceramento. o caso da Conveno Contra o Trfico Ilcito de Entorpecentes e de Substncias Psicotrpicas, incorporada ao direito interno pelo Decreto 154, de 26 de junho de 1991. Norma supralegal de hierarquia intermediria, portanto, que autoriza cada Estado soberano a adotar norma comum interna que viabilize a aplicao da pena substitutiva (a restritiva de direitos) no aludido crime de trfico ilcito de entorpecentes. 5. Ordem parcialmente concedida to-somente para remover o bice da parte final do art. 44 da Lei 11.343/2006, assim como da expresso anloga vedada a converso em penas restritivas de direitos, constante do 4 do art. 33 do mesmo diploma legal. Declarao incidental de inconstitucionalidade, com efeito ex nunc, da proibio de substituio da pena privativa de liberdade pela pena restritiva de direitos; determinando-se ao Juzo da execuo penal que faa a avaliao das condies objetivas e subjetivas da convolao em causa, na concreta situao do paciente. STF. HC n 97256/RS. Relator Ministro Ayres Britto. Tribunal Pleno. Julgamento: 01/09/2010. Publicao: 16/12/2010.

FGV DIREITO RIO

32

PENAS E MEDIDAS ALTERNATIVAS

AULA 9 E 10 DOSIMETRIA I E II. EFEITOS DA CONDENAO.

BIBLIOGRAFIA BITENCOURT, Cezar Roberto. Tratado de Direito Penal: parte geral. Vol. 1. 13 Ed. So Paulo: Saraiva, 2008, cap. XXXIV. CIRINO DOS SANTOS, Juarez.Direito Penal: parte geral. Curitiba: ICPC; Lumen Juris, 2006, cap. 21, p. 551-591 (Dosimetria); 591-594 (Efeitos da condenao).

INTRODUO Em Direito Penal Geral abordamos os elementos do crime necessrios formao da responsabilidade penal. O juzo da conduta analisada que verifica esses elementos no processo penal tradicional termina em trs solues legais possveis: absolvio, absolvio imprpria (aplicao da medida de segurana, estudada a seguir) e condenao. Superada a anlise da existncia do crime e da responsabilidade do agente, o juiz aplica a pena. A aplicao da pena a atividade intelectual para a escolha e quantificao da pena, aplicada conforme seja necessrio e suficiente para reprovao e preveno do crime. O juiz estabelecer (art.59 do CP): a) As penas aplicveis dentre as cominadas (a espcie de pena); b) A quantidade de pena aplicvel dentro dos limites previstos (a pena fixada com base na escala prevista para o crime); c) O regime inicial de cumprimento da pena privativa de liberdade; d) A substituio da pena privativa de liberdade aplicada, por outra espcie de pena, se cabvel. O primeiro, o segundo e o quarto, ou seja, a espcie da pena, o regime e a possibilidade de substituio foram estudados acima. O estudo que se segue a da dosimetria da pena privativa de liberdade.

CLCULO DA PENA: MTODO TRIFSICO Como so muitas e variadas as circunstncias que podem afetar a medida da pena, sendo genricas ou especficas, previstas na parte geral ou especial do

FGV DIREITO RIO

33

PENAS E MEDIDAS ALTERNATIVAS

Cdigo, o legislador estabeleceu um mtodo legal de diviso da dosimetria por fases (art. 68 CP): a) 1 fase: penabase, sendo consideradas as circunstncias judiciais previstas no art. 59 CP; b) 2 fase: pena provisria/intermediria/intermdia, consideradas as circunstncias agravantes (art. 61 e 62 CP) e as circunstncias atenuantes (art.65 e 66 CP); c) 3 fase: pena definitiva, considerada as causas de aumento e diminuio previstas na parte geral (ex. tentativa, art. 14, pargrafo nico CP) e especial (ex. homicdio cometido por relevante valor moral, art. 121, 1 CP). Antes de analisar as fases uma a uma, preciso estudar um princpio-guia que regula a aplicao da pena, em relao a elementar do crime e na relao entre as prprias circunstncias e causas que determinam a medida da pena: a vedao da dupla valorao do mesmo fato para fins de aplicao da pena. A regra a seguinte: se o fato constitutivo do crime (da adequao tpica, ou seja, decorre prpria descrio do delito na parte especial) no pode ser utilizado para alterar a pena. Exemplo: 1) no homicdio qualificado por motivo ftil (art.121, 2, II CP) no incide a circunstncia agravante ter o agente cometido o crime por motivo ftil ou torpe (art. 61, II, a CP); 2) no aborto provocado por terceiro (ar.125 CP) no incide a circunstncia agravante ter o agente cometido crime: contra criana, maior de 60 (sessenta) anos, enfermo ou mulher grvida (art. 61, II, h CP); 3) aumento da pena pela circunstncia judicial culpabilidade em crime de homicdio por ter tirado a vida de algum. O mesmo se aplica na valorao entre as circunstncias judiciais, legais e causas especiais de aumento e diminuio.

Pena-base: circunstncias judiciais

O art. 59 CP prev as circunstncias judiciais que determinam a pena-base dentro da escala cominada pelo legislador (ex. homicdio simples, 6 a 20 anos). O ponto de partida da pena-base, segundo critrio majoritrio da jurisprudncia e doutrina, a pena mnima prevista pelo legislador (ex. 6 anos). Segundo Juarez Cirino dos Santos as circunstncias judiciais so dividas por: a) Agente: culpabilidade, antecedentes, conduta social, personalidade e motivos. b) Fato: circunstncias e consequncias do crime. c) Vtima: comportamento da vtima.

FGV DIREITO RIO

34

PENAS E MEDIDAS ALTERNATIVAS

A culpabilidade o grau de responsabilidade que pode ser atribuda ao agente pelo fato. Os antecedentes se referem passagem do ru pelo sistema penal: alguns tendem que a mera anotao na ficha criminal feita pela polcia configura antecedente, passando pela absolvio por falta de provas; outros que somente a condenao transitada em julgado, pelo respeito presuno de inocncia. Os motivos o elemento subjetivo que moveu o autor no crime (nobre ou torpe). A conduta social se refere ao papel social do indivduo (pai, marido, profissional). A personalidade de difcil explicao, uma vez que se referem a aspectos subjetivos do ru como ser frio, calculista; normalmente associados a crimes de maior repugnncia moral ou a conduta do ru no julgamento (demonstrao de arrependimento). Ambas as circunstncias sofrem duras crticas por deixarem amplo espao de discricionariedade judicial e serem de difcil comprovao, alm de configurarem resqucio de direito penal de autor, prejudicando uma avaliao mais objetiva dos fatos. As circunstncias e consequncias do crime se referem ao modo de execuo, meio empregado e resultado da ao delituosa. O comportamento da vtima se refere normalmente ao grau de colaborao na prtica do delito que sirva como diminuio do grau de responsabilidade do agente (ex. provocao da vtima). essencial, alm da proporcionalidade na medida, a devida fundamentao do juiz (art. 93, IX CF) quando da considerao das circunstncias que modificam a pena, especialmente quando o grau de discricionariedade maior, como no caso das circunstncias judiciais.

Pena provisria: circunstncias legais agravantes e atenuantes

A 2 fase da dosimetria a avaliao das circunstncias legais que agravam e atenuam a pena. A lei no define a quantidade que deve ser aumentada ou diminuda, mas a prtica forense considera normalmente o valor de 1/6 (um sexto) da pena para cada circunstncia. As circunstncias so obrigatrias (devem necessariamente ser consideradas pelo juiz) e genricas (esto previstas num rol na parte geral, aplicvel em tese para qualquer crime).

Agravantes

As circunstncias que agravam a pena se referem: reincidncia (art.61, I CP), ao motivo (art.61, II, a e b CP), ao modo de execuo (art.61, II, c CP), meio empregado (art. 61, II, d CP), vtima (art. 61, II, e, h CP), ao

FGV DIREITO RIO

35

PENAS E MEDIDAS ALTERNATIVAS

agente (art.61, II, g, j CP) ou de uma relao especial entre ambos (art.61, II, f, i CP). Existem ainda agravantes que se aplicam em caso de concurso de pessoas quando de uma participao especialmente relevante de um agente (art.62 CP).

Reincidncia

A reincidncia o cometimento de novo crime depois de ter condenao criminal transitada em julgado, desde que no tenha ultrapassado 5 anos do seu cumprimento ou extino (art. 63 e 64 CP). Alm de agravante a reincidncia gera outros efeitos na aplicao da pena como: determinar fixao de regime mais gravoso de cumprimento de pena e impedir a substituio da pena privativa de liberdade por restritiva de direitos.

Atenuantes

As atenuantes so expressas ou no expressas. As expressas se referem idade do agente (menor de 21 e maior de 70 anos), ao desconhecimento da lei e ter agente cometido o crime por circunstncias ou motivos que lhe reduzem a culpabilidade, ou ainda ter confessado espontaneamente (art.65 CP). As atenuantes podem ser ainda qualquer circunstncia relevante no prevista legalmente como, por exemplo, a condio social do agente (art.66 CP).

Concurso de agravantes e atenuantes

Quando concorrem agravantes e atenuantes, deve o juiz considerar as circunstncias preponderantes, que so: os motivos determinantes do crime, a personalidade do agente e a reincidncia (art.67 CP). As atenuantes e agravantes se compensam, desde sejam da mesma natureza (preponderantes ou no preponderantes).

Smula 231 STJ

A smula 231 do STJ, com resistncia de parte da doutrina que entende que no h proibio expressa nesse sentido, prev que a incidncia da circunstncia atenuante no pode conduzir reduo da pena abaixo do mnimo legal.

FGV DIREITO RIO

36

PENAS E MEDIDAS ALTERNATIVAS

Pena definitiva: causas especiais de aumento e diminuio

As causas especiais de aumento e diminuio configuram a 3 fase da dosimetria. Elas esto presentes na parte geral e especial e tem uma quantidade expressa, localizada nos respectivos artigos do Cdigo, e varivel como, por exemplo, a reduo de um a dois teros na tentativa (art.14, pargrafo nico CP). Elas so obrigatrias e no se compensam. As causas especiais de aumento no se confundem com a qualificadora, outras formas de cominao que alteram a prpria escala penal (ex. a variao da pena do homicdio simples para o qualificado, em que a escala da pena passa de 6 a 20 anos para 12 a 30 anos). Ao contrrio das agravantes e atenuantes, as causas especiais podem ultrapassar os limites mnimo e mximo previsto na escala penal.

EFEITOS DA CONDENAO So efeitos extrapenais, de natureza administrativa ou civil, que decorrem da sentena penal e se somam a sano principal. Dividem-se em efeitos genricos automticos e efeitos especficos motivados. Os efeitos genricos automticos so (art.91 CP): a) Tornar certa a obrigao de indenizar o dano causado pelo crime; b) A perda em favor da Unio dos instrumentos e do produto do crime. Os efeitos especficos que dependem de declarao judicial so (art. 92 CP): a) Perda de cargo, funo pblica ou mandato eletivo, se o crime contra a Administrao Pblica praticado com abuso de poder ou violao de dever com pena igual ou superior a 1 ano; ou com pena superior a 4 anos, nos demais casos; b) Incapacitao para o exerccio do ptrio poder, tutela ou curatela, nos crimes dolosos, sujeitos pena de recluso, cometidos contra filho, tutelado ou curatelado; c) Inabilitao para dirigir veculo quando utilizado como meio para praticar crime doloso.

FGV DIREITO RIO

37

PENAS E MEDIDAS ALTERNATIVAS

CASO: FUNDAMENTAO E CLCULO DA PENA DA SENTENA PENAL CONDENATRIA NO CASO NARDONI VISTOS 1. ALEXANDRE ALVES NARDONI e ANNA CAROLINA TROTTA PEIXOTO JATOB, qualificados nos autos, foram denunciados pelo Ministrio Pblico porque no dia 29 de maro de 2.008, por volta de 23:49 horas, na rua Santa Leocdia, Vila Isolina Mazei, nesta Capital, agindo em concurso e com identidade de propsitos, teriam praticado crime de homicdio triplamente qualificado pelo meio cruel (asfixia mecnica e sofrimento intenso), utilizao de recurso que impossibilitou a defesa da ofendida (surpresa na esganadura e lanamento inconsciente pela janela) e com o objetivo de ocultar crime anteriormente cometido (esganadura e ferimentos praticados anteriormente contra a mesma vtima) contra a menina ISABELLA OLIVEIRA NARDONI. Aponta a denncia tambm que os acusados, aps a prtica do crime de homicdio referido acima, teriam incorrido tambm no delito de fraude processual, ao alterarem o local do crime com o objetivo de inovarem artificiosamente o estado do lugar e dos objetos ali existentes, com a finalidade de induzir a erro o juiz e os peritos e, com isso, produzir efeito em processo penal que viria a ser iniciado. 2. Aps o regular processamento do feito em Juzo, os rus acabaram sendo pronunciados, nos termos da denncia, remetendo-se a causa assim a julgamento ao Tribunal do Jri, cuja deciso foi mantida em grau de recurso. 3. Por esta razo, os rus foram ento submetidos a julgamento perante este Egrgio 2 Tribunal do Jri da Capital do Frum Regional de Santana, aps cinco dias de trabalhos, acabando este Conselho Popular, de acordo com o termo de votao anexo, reconhecendo que os acusados praticaram, em concurso, um crime de homicdio contra a vtima Isabella Oliveira Nardoni, pessoa menor de 14 anos, triplamente qualificado pelo meio cruel, pela utilizao de recurso que dificultou a defesa da vtima e para garantir a ocultao de delito anterior, ficando assim afastada a tese nica sustentada pela Defesa dos rus em Plenrio de negativa de autoria. Alm disso, reconheceu ainda o Conselho de Sentena que os rus tambm praticaram, naquela mesma ocasio, o crime conexo de fraude processual qualificado. a sntese do necessrio. Fundamentao 4. Em razo dessa deciso, passo a decidir sobre a pena a ser imposta a cada um dos acusados em relao a este crime de homicdio pelo qual foram considerados culpados pelo Conselho de Sentena. Uma vez que as condies judiciais do art. 59 do Cdigo Penal no se mostram favorveis em relao a ambos os acusados, suas penas-base devem

FGV DIREITO RIO

38

PENAS E MEDIDAS ALTERNATIVAS

ser fixadas um pouco acima do mnimo legal. Isto porque a culpabilidade, a personalidade dos agentes, as circunstncias e as consequncias que cercaram a prtica do crime, no presente caso concreto, excederam a previsibilidade do tipo legal, exigindo assim a exasperao de suas reprimendas nesta primeira fase de fixao da pena, como forma de reprovao social altura que o crime e os autores do fato merecem. Com efeito, as circunstncias especficas que envolveram a prtica do crime ora em exame demonstram a presena de uma frieza emocional e uma insensibilidade acentuada por parte dos rus, os quais aps terem passado um dia relativamente tranquilo ao lado da vtima, passeando com ela pela cidade e visitando parentes, teriam, ao final do dia, investido de forma covarde contra a mesma, como se no possussem qualquer vnculo afetivo ou emocional com ela, o que choca o sentimento e a sensibilidade do homem mdio, ainda mais porque o conjunto probatrio trazido aos autos deixou bem caracterizado que esse desequilbrio emocional demonstrado pelos rus constituiu a mola propulsora para a prtica do homicdio. De igual forma relevante as consequncias do crime na presente hiptese, notadamente em relao aos familiares da vtima. Porquanto no se desconhea que em qualquer caso de homicdio consumado h sofrimento em relao aos familiares do ofendido, no caso especfico destes autos, a angstia acima do normal suportada pela me da criana Isabella, Sr. Ana Carolina Cunha de Oliveira, decorrente da morte da filha, ficou devidamente comprovada nestes autos, seja atravs do teor de todos os depoimentos prestados por ela nestes autos, seja atravs do laudo mdico-psiquitrico que foi apresentado por profissional habilitado durante o presente julgamento, aps realizar consulta com a mesma, o que impediu inclusive sua permanncia nas dependncias deste Frum, por ainda se encontrar, dois anos aps os fatos, em situao aguda de estresse (F43.0 CID 10), face ao monstruoso assdio a que a mesma foi obrigada a ser submetida como decorrncia das condutas ilcitas praticadas pelos rus, o que de conhecimento de todos, exigindo um maior rigor por parte do Estado-Juiz quanto reprovabilidade destas condutas. A anlise da culpabilidade, das personalidades dos rus e das circunstncias e consequncias do crime, como foi aqui realizado, alm de possuir fundamento legal expresso no mencionado art. 59 do Cdigo Penal, visa tambm atender ao princpio da individualizao da pena, o qual constitui vetor de atuao dentro da legislao penal brasileira, na lio sempre lcida do professor e magistrado Guilherme de Souza Nucci:Quanto mais se cercear a atividade individualizadora do juiz na aplicao da pena, afastando a possibilidade de que analise a personalidade, a conduta social, os antecedentes, os motivos, enfim, os critrios que so subjetivos, em cada caso concreto, mais cresce a chance de padronizao da pena, o que contraria, por natureza, o princpio constitucio-

FGV DIREITO RIO

39

PENAS E MEDIDAS ALTERNATIVAS

nal da individualizao da pena, alis, clusula ptrea(Individualizao da Pena, Ed. RT, 2 edio, 2007, pg. 195). Assim sendo, frente a todas essas consideraes, majoro a pena-base para cada um dos rus em relao ao crime de homicdio praticado por eles, qualificado pelo fato de ter sido cometido para garantir a ocultao de delito anterior (inciso V, do pargrafo segundo do art. 121 do Cdigo Penal) no montante de 1/3 (um tero), o que resulta em 16 (dezesseis) anos de recluso, para cada um deles. Como se trata de homicdio triplamente qualificado, as outras duas qualificadoras de utilizao de meio cruel e de recurso que dificultou a defesa da vtima (incisos III e IV, do pargrafo segundo do art. 121 do Cdigo Penal), so aqui utilizadas como circunstncias agravantes de pena, uma vez que possuem previso especfica no art. 61, inciso II, alneas c e d do Cdigo Penal. Assim, levando-se em considerao a presena destas outras duas qualificadoras, aqui admitidas como circunstncias agravantes de pena, majoro as reprimendas fixadas durante a primeira fase em mais (um quarto), o que resulta em 20 (vinte) anos de recluso para cada um dos rus. Justifica-se a aplicao do aumento no montante aqui estabelecido de (um quarto), um pouco acima do patamar mnimo, posto que tanto a qualificadora do meio cruel foi caracterizada na hiptese atravs de duas aes autnomas (asfixia e sofrimento intenso), como tambm em relao qualificadora da utilizao de recurso que impossibilitou a defesa da vtima (surpresa na esganadura e lanamento inconsciente na defenestrao). Pelo fato do corru Alexandre ostentar a qualidade jurdica de genitor da vtima Isabella, majoro a pena aplicada anteriormente a ele em mais 1/6 (um sexto), tal como autorizado pelo art. 61, pargrafo segundo, alnea e do Cdigo Penal, o que resulta em 23 (vinte e trs) anos e 04 (quatro) meses de recluso. Como no existem circunstncias atenuantes de pena a serem consideradas, torno definitivas as reprimendas fixadas acima para cada um dos rus nesta fase. Por fim, nesta terceira e ltima fase de aplicao de pena, verifica-se a presena da qualificadora prevista na parte final do pargrafo quarto, do art. 121 do Cdigo Penal, pelo fato do crime de homicdio doloso ter sido praticado contra pessoa menor de 14 anos, da porque majoro novamente as reprimendas estabelecidas acima em mais 1/3 (um tero), o que resulta em 31 (trinta e um) anos, 01 (um) ms e 10 (dez) dias de recluso para o corru Alexandre e 26 (vinte e seis) anos e 08 (oito) meses de recluso para a corr Anna Jatob. Como no existem outras causas de aumento ou diminuio de pena a serem consideradas nesta fase, torno definitivas as reprimendas fixadas acima. Quanto ao crime defraude processualpara o qual os rus tambm teriam concorrido, verifica-se que a reprimenda nesta primeira fase da fixao deve ser estabelecida um pouco acima do mnimo legal, j que as condies judi-

FGV DIREITO RIO

40

PENAS E MEDIDAS ALTERNATIVAS

ciais do art. 59 do Cdigo Penal no lhe so favorveis, como j discriminado acima, motivo pelo qual majoro em 1/3 (um tero) a pena-base prevista para este delito, o que resulta em 04 (quatro) meses de deteno e 12 (doze) dias-multa, sendo que o valor unitrio de cada dia-multa dever corresponder a 1/5 (um quinto) do valor do salrio mnimo, uma vez que os rus demonstraram, durante o transcurso da presente ao penal, possurem um padro de vida compatvel com o patamar aqui fixado. Inexistem circunstncias agravantes ou atenuantes de pena a serem consideradas. Presente, contudo, a causa de aumento de pena prevista no pargrafo nico do art. 347 do Cdigo Penal, pelo fato da fraude processual ter sido praticada pelos rus com o intuito de produzir efeito em processo penal ainda no iniciado, as penas estabelecidas acima devem ser aplicadas em dobro, o que resulta numa pena final para cada um deles em relao a este delito de 08 (oito) meses de deteno e 24 (vinte e quatro) dias-multa, mantido o valor unitrio de cada dia-multa estabelecido acima. 5. Tendo em vista que a quantidade total das penas de recluso ora aplicadas aos rus pela prtica do crime de homicdio triplamente qualificado ser superior a 04 anos, verifica-se que os mesmos no fazem jus ao benefcio da substituio destas penas privativas de liberdade por restritivas de direitos, a teor do disposto no art. 44, inciso I do Cdigo Penal. Tal benefcio tambm no se aplica em relao s penas impostas aos rus pela prtica do delito de fraude processual qualificada, uma vez que as alm das condies judiciais do art. 59 do Cdigo Penal no so favorveis aos rus, h previso especfica no art. 69, pargrafo primeiro deste mesmo diploma legal obstando tal benefcio de substituio na hiptese. 6. Ausentes tambm as condies de ordem objetivas e subjetivas previstas no art. 77 do Cdigo Penal, j que alm das penas de recluso aplicadas aos rus em relao ao crime de homicdio terem sido fixadas em quantidades superiores a 02 anos, as condies judiciais do art. 59 no so favorveis a nenhum deles, como j especificado acima, o que demonstra que no faz jus tambm ao benefcio da suspenso condicional do cumprimento de nenhuma destas penas privativas de liberdade que ora lhe foram aplicadas em relao a qualquer dos crimes. 7. Tendo em vista o disposto no art. 33, pargrafo segundo, alnea a do Cdigo Penal e tambm por ter o crime de homicdio qualificado a natureza de crimes hediondos, a teor do disposto no artigo 2o, da Lei n 8.072/90, com a nova redao que lhe foi dada pela Lei n. 11.464/07, os acusados devero iniciar o cumprimento de suas penas privativas de liberdade em regime prisional FECHADO. Quanto ao delito de fraude processual qualificada, pelo fato das condies judiciais do art. 59 do Cdigo Penal no serem favorveis a qualquer dos

FGV DIREITO RIO

41

PENAS E MEDIDAS ALTERNATIVAS

rus, devero os mesmos iniciar o cumprimento de suas penas privativas de liberdade em relao a este delito em regime prisional SEMIABERTO, em consonncia com o disposto no art. 33, pargrafo segundo, alnea c e seu pargrafo terceiro, daquele mesmo Diploma Legal. 8. Face gravidade do crime de homicdio triplamente qualificado praticado pelos rus e quantidade das penas privativas de liberdade que ora lhes foram aplicadas, ficam mantidas suas prises preventivas para garantia da ordem pblica, posto que subsistem os motivos determinantes de suas custdias cautelares, tal como previsto nos arts. 311 e 312 do Cdigo de Processo Penal, devendo aguardar detidos o trnsito em julgado da presente deciso. Como este Juzo j havia consignado anteriormente, quando da prolao da sentena de pronncia respeitados outros entendimentos em sentido diverso a manuteno da priso processual dos acusados, na viso deste julgador, mostra-se realmente necessria para garantia da ordem pblica, objetivando acautelar a credibilidade da Justia em razo da gravidade do crime, da culpabilidade, da intensidade do dolo com que o crime de homicdio foi praticado por eles e a repercusso que o delito causou no meio social, uma vez que a priso preventiva no tem como nico e exclusivo objetivo prevenir a prtica de novos crimes por parte dos agentes, como exaustivamente tem sido ressaltado pela doutrina ptria, j que evitar a reiterao criminosa constitui apenas um dos aspectos desta espcie de custdia cautelar. Tanto assim que o prprio Colendo Supremo Tribunal Federal j admitiu este fundamento como suficiente para a manuteno de decreto de priso preventiva: HABEAS CORPUS. QUESTO DE ORDEM. PEDIDO DE MEDIDA LIMINAR. ALEGADA NULIDADE DA PRISO PREVENTIVA DO PACIENTE. DECRETO DE PRISO CAUTELAR QUE SE APIA NA GRAVIDADE ABSTRATA DO DELITO SUPOSTAMENTE PRATICADO, NA NECESSIDADE DE PRESERVAO DA CREDIBILIDADE DE UM DOS PODERES DA REPBLICA, NO CLAMOR POPULAR E NO PODER ECONMICO DO ACUSADO. ALEGAO DE EXCESSO DE PRAZO NA CONCLUSO DO PROCESSO. O plenrio do Supremo Tribunal Federal, no julgamento do HC 80.717, fixou a tese de que o srio agravo credibilidade das instituies pblicas pode servir de fundamento idneo para fins de decretao de priso cautelar, considerando, sobretudo, a repercusso do caso concreto na ordem pblica. (STF, HC 85298-SP, 1 Turma, rel. Min. Carlos Aires Brito, julg. 29.03.2005, sem grifos no original). Portanto, diante da hediondez do crime atribudo aos acusados, pelo fato de envolver membros de uma mesma famlia de boa condio social, tal situao teria gerado revolta populao no apenas desta Capital, mas de todo o pas, que envolveu diversas manifestaes coletivas, como fartamente divulgado pela mdia, alm de ter exigido tambm um enorme esquema de

FGV DIREITO RIO

42

PENAS E MEDIDAS ALTERNATIVAS

segurana e conteno por parte da Polcia Militar do Estado de So Paulo na frente das dependncias deste Frum Regional de Santana durante estes cinco dias de realizao do presente julgamento, tamanho o nmero de populares e profissionais de imprensa que para c acorreram, da porque a manuteno de suas custdias cautelares se mostra necessria para a preservao da credibilidade e da respeitabilidade do Poder Judicirio, as quais ficariam extremamente abaladas caso, agora, quando j existe deciso formal condenando os acusados pela prtica deste crime, conceder-lhes o benefcio de liberdade provisria, uma vez que permaneceram encarcerados durante toda a fase de instruo. Esta posio j foi acolhida inclusive pelo Egrgio Tribunal de Justia do Estado de So Paulo, como demonstra a ementa de acrdo a seguir transcrita: LIBERDADE PROVISRIA Benefcio pretendido Primariedade do recorrente Irrelevncia Gravidade do delito Preservao do interesse da ordem pblica Constrangimento ilegal inocorrente. (In JTJ/ Lex 201/275, RSE n 229.630-3, 2 Cm. Crim., rel. Des. Silva Pinto, julg. em 09.06.97). O Nobre Desembargador Caio Eduardo Canguu de Almeida, naquele mesmo voto condutor do v. acrdo proferido no mencionado recurso de habeas corpus, resume bem a presena dos requisitos autorizadores da priso preventiva no presente caso concreto: Mas, se um e outro, isto , se clamor pblico e necessidade da preservao da respeitabilidade de atuao jurisdicional se aliarem certeza quanto existncia do fato criminoso e a veementes indcios de autoria, claro que todos esses pressupostos somados havero de servir de bom, seguro e irrecusvel fundamento para a excepcionalizao da regra constitucional que presumindo a inocncia do agente no condenado, no tolera a priso antecipada do acusado. E, mais frente, arremata: H crimes, na verdade, de elevada gravidade, que, por si s, justificam a priso, mesmo sem que se vislumbre risco ou perspectiva de reiterao criminosa. E, por aqui, todos havero de concordar que o delito de que se trata, por sua gravidade e caracterstica chocante, teve incomum repercusso, causou intensa indignao e gerou na populao incontrolvel e ansiosa expectativa de uma justa contraprestao jurisdicional. A preveno ao crime exige que a comunidade respeite a lei e a Justia, delitos havendo, tal como o imputado aos pacientes, cuja gravidade concreta gera abalo to profundo naquele sentimento, que para o restabelecimento da confiana no imprio da lei e da Justia exige uma imediata reao. A falta dela mina essa confiana e serve de estmulo prtica de novas infraes, no sendo razovel, por isso, que acusados por crimes brutais permaneam livre, sujeitos a uma consequncia remota e incerta, como se nada tivessemfeito. (sem grifos no original). Nessa mesma linha de raciocnio tambm se apresentou o voto do no menos brilhante Desembargador revisor, Dr. Lus Soares de Mello que, de

FGV DIREITO RIO

43

PENAS E MEDIDAS ALTERNATIVAS

forma firme e consciente da funo social das decises do Poder Judicirio, assim deixou consignado: Aquele que est sendo acusado, e com indcios veementes, volte-se a dizer, de tirar de uma criana, com todo um futuro pela frente, aquilo que o maior bem que o ser humano possui a vida no pode e no deve ser tratado igualmente a tantos outros cidados de bem e que seguem sua linha de conduta social aceitvel e tranquila. E o Judicirio no pode ficar alheio ou ausente a esta preocupao, ds que a ele, em ltima instncia, que cabe a palavra e a soluo. Ora. Aquele que est sendo acusado, em tese, mas por gigantescos indcios, de ser homicida de sua prpria filha como no caso de Alexandre e enteada aqui no que diz Anna Carolina merece tratamento severo, no fora o prprio exemplo ao mais da sociedade. Que tambm funo social do Judicirio. a prpria credibilidade da Justia que se pe mostra, assim. (sem grifos no original). Por fim, como este Juzo j havia deixado consignado anteriormente, ainda que se reconhea que os rus possuem endereo fixo no distrito da culpa, posto que, como noticiado, o apartamento onde os fatos ocorreram foi adquirido pelo pai de Alexandre para ali estabelecessem seu domiclio, com nimo definitivo, alm do fato de Alexandre, como provedor da famlia, possuir profisso definida e emprego fixo, como ainda pelo fato de nenhum deles ostentarem outros antecedentes criminais e terem se apresentado espontaneamente Autoridade Policial para cumprimento da ordem de priso temporria que havia sido decretada inicialmente, isto somente no basta para assegurar-lhes o direito obteno de sua liberdade durante o restante do transcorrer da presente ao penal, conforme entendimento j pacificado perante a jurisprudncia ptria, face aos demais aspectos mencionados acima que exigem a manuteno de suas custdias cautelares, o que, de forma alguma, atenta contra o princpio constitucional da presuno de inocncia: RHC PROCESSUAL PENAL PRISO PROVISRIA A primariedade, bons antecedentes, residncia fixa e ocupao lcita no impedem, por si s, a priso provisria (STJ, 6 Turma, v.u., ROHC n 8566-SP, rel. Min. Luiz Vicente Cernicchiaro, julg. em 30.06.1999). HABEAS CORPUS. HOMICDIO QUALIFICADO. PRISO PREVENTIVA. ASSEGURAR A INSTRUO CRIMINAL. AMEAA A TESTEMUNHAS. MOTIVAO IDNEA. ORDEM DENEGADA. 1. A existncia de indcios de autoria e a prova de materialidade, bem como a demonstrao concreta de sua necessidade, lastreada na ameaa de testemunhas, so suficientes para justificar a decretao da priso cautelar para garantir a regular instruo criminal, principalmente quando se trata de processo de competncia do Tribunal do Jri. 2. Nos processos de competncia do Tribunal Popular, a instruo criminal exaure-se definitivamente com o julgamento do plenrio (arts. 465 a 478 do CPP).

FGV DIREITO RIO

44

PENAS E MEDIDAS ALTERNATIVAS

3. Eventuais condies favorveis ao paciente tais como a primariedade, bons antecedentes, famlia constituda, emprego e residncia fixa no impedem a segregao cautelar, se o decreto prisional est devidamente fundamentado nas hipteses que autorizam a priso preventiva. Nesse sentido: RHC 16.236/SP, Rel. Min. FELIX FISCHER, DJ de 17/12/04; RHC 16.357/PR, Rel. Min. GILSON DIPP, DJ de 9/2/05; e RHC 16.718/MT, de minha relatoria, DJ de 1/2/05). 4. Ordem denegada. (STJ, 5 Turma, v.u., HC n 99071/SP, rel. Min. Arnaldo Esteves Lima, julg. em 28.08.2008). Ademais, a falta de lisura no comportamento adotado pelos rus durante o transcorrer da presente ao penal, demonstrando que fariam tudo para tentar, de forma deliberada, frustrar a futura aplicao da lei penal, posto que aps terem fornecido material sanguneo para percia no incio da apurao policial e inclusive confessado este fato em razes de recurso em sentido estrito, apegaram-se a um mero formalismo, consistente na falta de assinatura do respectivo termo de coleta, para passarem a negar, de forma veemente, inclusive em Plenrio durante este julgamento, terem fornecido aquelas amostras de sangue, o que acabou sendo afastado posteriormente, aps nova coleta de material gentico dos mesmos para comparao com o restante daquele material que ainda estava preservado no Instituto de Criminalstica. Por todas essas razes, ficam mantidas as prises preventivas dos rus que haviam sido decretadas anteriormente por este Juzo, negando-lhes assim o direito de recorrerem em liberdade da presente deciso condenatria. DECISO. 9. Isto posto, por fora de deliberao proferida pelo Conselho de Sentena que JULGOU PROCEDENTE a acusao formulada na pronncia contra os rus ALEXANDRE ALVES NARDONI e ANNA CAROLINA TROTTA PEIXOTO JATOB, ambos qualificados nos autos, condeno-os s seguintes penas: a) corru ALEXANDRE ALVES NARDONI: pena de 31 (trinta e um) anos, 01 (um) ms e 10 (dez) dias de recluso, pela prtica do crime de homicdio contra pessoa menor de 14 anos, triplamente qualificado, agravado ainda pelo fato do delito ter sido praticado por ele contra descendente, tal como previsto no art. 121, pargrafo segundo, incisos III, IV e V c.c. o pargrafo quarto, parte final, art. 13, pargrafo segundo, alnea a (com relao asfixia) e arts. 61, inciso II, alnea e, segunda figura e 29, todos do Cdigo Penal, a ser cumprida inicialmente em regime prisional FECHADO, sem direito a sursis; pena de 08 (oito) meses de deteno, pela prtica do crime de fraude processual qualificada, tal como previsto no art. 347, pargrafo nico do Cdigo Penal, a ser cumprida inicialmente em regime prisional SEMIABERTO, sem direito a sursis e 24 (vinte e quatro) dias-multa, em seu valor unitrio mnimo.

FGV DIREITO RIO

45

PENAS E MEDIDAS ALTERNATIVAS

B) corr ANNA CAROLINA TROTTA PEIXOTO JATOB: pena de 26 (vinte e seis) anos e 08 (oito) meses de recluso, pela prtica do crime de homicdio contra pessoa menor de 14 anos, triplamente qualificado, tal como previsto no art. 121, pargrafo segundo, incisos III, IV e V c.c. o pargrafo quarto, parte final e art. 29, todos do Cdigo Penal, a ser cumprida inicialmente em regime prisional FECHADO, sem direito a sursis; pena de 08 (oito) meses de deteno, pela prtica do crime de fraude processual qualificada, tal como previsto no art. 347, pargrafo nico do Cdigo Penal, a ser cumprida inicialmente em regime prisional SEMIABERTO, sem direito a sursis e 24 (vinte e quatro) dias-multa, em seu valor unitrio mnimo. 10. Aps o trnsito em julgado, feitas as devidas anotaes e comunicaes, lancem-se os nomes dos rus no livro Rol dos Culpados, devendo ser recomendados, desde logo, nas prises em que se encontram recolhidos, posto que lhes foi negado o direito de recorrerem em liberdade da presente deciso. 11. Esta sentena lida em pblico, s portas abertas, na presena dos rus, dos Srs.. Jurados e das partes, saindo os presentes intimados. Plenrio II do 2 Tribunal do Jri da Capital, s 00:20 horas, do dia 27 de maro de 2.010. Registre-se e cumpra-se. MAURCIO FOSSEN Juiz de Direito Tribunal do Jri da Capital/SP. Processo n. Juiz de Direito Maurcio Fossen. Julgado em: 27 de maro de 2010.

FGV DIREITO RIO

46

PENAS E MEDIDAS ALTERNATIVAS

AULA 11 E 12 CONCURSO DE CRIMES I E II.

BIBLIOGRAFIA BITENCOURT, Cezar Roberto. Tratado de Direito Penal: parte geral. Vol. 1. 13 Ed. So Paulo: Saraiva, 2008, cap. XXXV. CIRINO DOS SANTOS, Juarez.Direito Penal: parte geral. Curitiba: ICPC; Lumen Juris, 2006, cap. 16., p. 403-423.

INTRODUO Vimos os critrios de aplicao de pena para uma conduta delitiva, mas e quando so vrias as condutas? A reposta instintiva : cada crime analisado individualmente e somam-se as penas. Imaginemos que uma caixa de um pequeno supermercado furte toda semana uma quantia pequena de dinheiro, suficiente para no ser notada na contagem final do ms. No parece justo que essa pessoa responda por tantos furtos quanto cada conduta isoladamente foi capaz de subtrair, at porque sua pena seria flagrantemente desproporcional. com vistas a situaes como essa que o direito penal criou categorias diferenciadas de concurso de crimes, cumulando (somando) ou exasperando (aumentando uma frao) a pena. So eles: a) concurso material; b) concurso formal; c) crime continuado. Para analisar o concurso de crimes importante fazer uma distino entre ao e conduta. A ao o crime em sua dinmica, uma filmagem, que considera o plano do autor e as circunstncias e consequncias do crime. A conduta uma fotografia, um momento, que considera cada atitude penalmente relevante. Por exemplo, a ao de roubar um nibus implica numa multiplicidade de condutas de subtrao violenta de pertences de vrios passageiros.

CONCURSO MATERIAL O concurso material a pluralidade de fatos punveis, como denomina Juarez Cirino dos Santos o concurso de crimes, autonomamente punidos num mesmo processo. Os requisitos so: a) pluralidade de aes e resultados; b) desgnios autnomos, ou seja, vontade de praticar dois ou mais crimes; c) unidade de processamento e julgamento (art. 69 CP). Na verdade, o concurso material implica uma atividade intelectual bsica do juiz: excluir as hip-

FGV DIREITO RIO

47

PENAS E MEDIDAS ALTERNATIVAS

teses de concurso formal e crime continuado. As penas devem ser cumuladas, somadas de acordo com cada crime em concurso.

CONCURSO FORMAL O concurso formal implica unidade de ao e pluralidade de resultados (pluralidade simultnea, na nomenclatura de Juarez Cirino dos Santos). Nesse caso, se considera a pena de somente um resultado: comum, caso se trate do mesmo tipo, ou o mais grave, se de tipos diferente; aumentada um sexto metade (art.70, caput, primeira parte CP). A exasperao no pode exceder o limite da pena na hiptese de concurso material, ou seja, o aumento referente frao no pode ser maior do que a que corresponderia soma (ex. a exasperao de 1/6 de uma pena de 12 anos por homicdio em concurso com leso corporal leve maior que a prpria pena mxima da leso corporal leve (pena mxima de 1 ano). Caso a ao decorra de uma vontade direcionada aos mltiplos resultados (desgnios autnomos, ex. matar dois indivduos em fila com um mesmo tiro), as penas se acumulam (art.70, caput, segunda parte CP). O concurso formal foi pensado para uma conduta que gera mltiplos resultados tpicos, mas existe situaes em que, embora haja uma multiplicidade de condutas, todas elas possuem tal conexo entre si que decorrem de um plano comum do autor e podem ser entendidas como fazendo parte de uma ao (em sentido amplo). Esses so os casos do concurso formal imprprio, que ocorre quando, conforme exemplo acima descrito: quando de um roubo de vrios passageiros em um nibus.

CRIME CONTINUADO No crime continuado, os fatos posteriores so considerados como continuao do primeiro. Seus requisitos so: a) a pluralidade de aes e crimes da mesma espcie b) com semelhana de circunstncias de tempo, lugar e maneira de execuo. A pena aumentada de um sexto a dois teros do crime mais grave, se no forem idnticas (art.71 CP). A identidade de crime relativa, podendo a continuao se dar em tipos penais diferentes, desde que guardem relao um com outro quanto afetao do mesmo bem jurdico (ex. apropriao indbita e furto). Existe tambm uma modalidade especial de crime continuado, praticado contra vtimas diferentes com violncia ou grave ameaa pessoa, em que a pena pode ser aumentada at o triplo (art. 71, pargrafo nico, ex. estupros regulares cometidos num parque da cidade).

FGV DIREITO RIO

48

PENAS E MEDIDAS ALTERNATIVAS

LIMITE DA EXECUO DA PENA PRIVATIVA DE LIBERDADE E CUMULAO DA MULTA A multa, no concurso de crimes, sempre se cumulam, sendo aplicadas integralmente (art.72 CP). A aplicao da pena privativa de liberdade no tem limite mximo, correspondendo ao total da soma das condenaes por cada crime. A unificao e execuo da pena, entretanto, tem um limite, que deriva da prpria proibio de priso perptua (art.5, XLVII, b CF). O limite da execuo da pena de 30 anos (art.75 CP). A nica exceo hiptese de cumprimento corrido de pena privativa de liberdade por mais tempo a condenao por fato posterior ao incio do cumprimento da pena, que poder ser unificada at o limite de 30 anos (art.75, 2 CP).

NOTCIA Fernandinho Beira-Mar condenado no Rio a 80 anos por crimes de 2002 Sentena por traficante mandar matar criminosos de dentro de Bangu 1. Logo aps a leitura da pena mxima, Beira-Mar disse que vai recorrer. O traficante Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar, foi condenado a 80 anos de priso a pena mxima por crime de homicdio qualificado ocorrido em 2002. A sentena foi lida no incio da madrugada desta quarta-feira (13), pouco depois da 0h30, pelo juiz Murilo Kieling, aps ouvir deciso do jri presente no Tribunal de Justia (TJ), no Centro do Rio, onde ojulgamento foi realizado a partir das 14hde tera (12). Logo aps o anncio, o prprio Beira-Mar disse que vai recorrer. Beira-Mar, de 45 anos, ter que cumprir a sentena inicialmente em regime fechado, segundo o juiz. A pena foi dividida em 30 anos por cada homicdio, dos tambm traficantes Antnio Alexandre Vieira Nunes e Edinei Thomaz Santos, e mais 20 anos por tentativa de homicdio, de Adalton Cardoso de Lima, que sobreviveu. O criminoso acusado de ordenar os assassinatos de dentro da penitenciria de segurana mxima Bangu 1, onde estava preso na poca. Os executores no foram identificados. Segundo o TJ, antes do julgamento, as condenaes de Beira-Mar apenas no Rio somavam 69 anos e meio de priso. No total, considerando tambm outros estados, eram 120 anos. Com o veredito desta tera, a soma vai a 200 anos. O traficante est preso desde 2002.

FGV DIREITO RIO

49

PENAS E MEDIDAS ALTERNATIVAS

Seus predicados pessoais e a predileo por atividades ilcitas renderam-lhe frutos. Ganhou status de maior criminoso nacional. A maldade bebe na maior parte o veneno que produz, disse o juiz durante a leitura da sentena. O promotor Marcelo Muniz Neves ficou satisfeito: Dificilmente h coragem por conta do magistrado de impor a pena mxima. Mas, por conta das circunstncias, no tinha como ser de outra maneira. Acho que dentro do que possivel foi alcanado o que se pretendia. Sorriso e beijosna entrada Na chegada ao plenrio do 4 Tribunal do Jri, escoltado por quatro agentes do Departamento Penitencirio Federal, a servio do Ministrio da Justia, Beira-Mar, de culos de grau, tentou esconder as algemas, sorriu, acenou e mandou beijos para parentes e amigos. O criminosochegou de helicpterode Bangu 1, onde passou a noite aps a chegada ao Rio nesta segunda-feira (11) ele cumpre pena na Penitenciria Federal de Catanduvas (PR). O interrogatrio comeou s 15h. Antes, a defesa pediu a suspenso da sesso porque nenhuma das seis testemunhas compareceu. A promotoria, por sua vez, disse que no seria necessrio ouvi-los, e o juiz decidiu prosseguir com o julgamento, e perguntou se o ru usaria o direito de permanecer em silncio. Beira-Mar preferiu responder. O juiz perguntou, ento, se o ru teria ordenado os homicdios. No, de forma alguma, respondeu. Tanto que eu mandei socorrer o Adalton, que era meu olheiro, disse sobre o sobrevivente, que desapareceu aps o crime e foi uma das testemunhas ausentes no julgamento. O traficante afirmou que apenas ordenou a realizao de uma reunio na favela Beira-Mar, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, para esclarecer uma guerra que estava acontecendo entre traficantes da comunidade. Nesta poca, segundo ele, a ordem foi dada por meio de um dos telefones celular que ficavam sua disposio em Bangu 1. De acordo com o ru, durante o encontro, o criminoso conhecido como Pepito teria se descontrolado e atirado a esmo, matando inclusive inocentes. Estudante de teologia O traficante contou tambm queiniciou a faculdade de teologia, distncia, e que s no est trabalhando porque a priso de Catanduvas no oferece esse tipo de servio. Questionado pelo MP sobre o interrogatrio anterior, em que negou ter conhecimento das mortes e que no se tratava de sua voz nas escutas telefnicas, Beira-Mar admitiu que mentiu para no produzir provas contra si mesmo. Na poca, eu tinha uma outra viso de vida. Estou sofrendo bastante e quero pagar o que devo Justia, disse o traficante, acreditando que quem tiver acesso s escutas telefnicas perceber que no partiu dele a ordem para os homicdios.

FGV DIREITO RIO

50

PENAS E MEDIDAS ALTERNATIVAS

As gravaes a que se refere foram feitas pela Polcia Federal em 2002, e mostram Beira-Mar conversando com subordinados por telefone, de dentro da cadeia. Sons de tiros so registrados no udio gravado, como mostraram reportagens doFantsticoe doJornal Nacional, da TV Globo, exibidas no julgamento a pedido do promotor Marcelo Muniz Neves. Aps 1h30min de tese da acusao, foi dada a palavra defesa, por volta das 18h10. O advogado Wellington Correa sustentou que as escutas telefnicas no tinham autorizao judicial e, por isso, a prova seria ilcita. Luiz Fernando da Costa uma pessoa notoriamente perseguida pela imprensa, mas tem direito a ampla defesa. No h autorizao judicial nesse processo, disse. Aps o fim do debate entre acusao e defesa e novo intervalo, a sesso foi retomada por volta das 20h, com a rplica do MP, seguida da trplica da defesa. Por fim, os sete integrantes do jri se reuniram por cerca de uma hora, at o juiz anunciar a sentena, 0h30. Fonte: G1 globo.com. 13 de maro de 2013. http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2013/03/fernandinho-beira-mar-e-condenado-no-rio-80-anos-por-crime-de-2002.html

FGV DIREITO RIO

51

PENAS E MEDIDAS ALTERNATIVAS

AULA 13 MEDIDA DE SEGURANA

BIBLIOGRAFIA BITENCOURT, Cezar Roberto. Tratado de Direito Penal: parte geral. Vol. 1. 13 Ed. So Paulo: Saraiva, 2008, cap. XXXIX. CIRINO DOS SANTOS, Juarez.Direito Penal: parte geral. Curitiba: ICPC; Lumen Juris, 2006, cap. 23, p. 637-655. O Brasil adotou um sistema de pena dualista alternativo (vicariante) que corresponde aos binmios: pena-culpabilidade e periculosidade-medida de segurana (Juarez Cirino dos Santos). O sistema alternativo porque no pode se acumular, como no sistema da Parte Geral do Cdigo de 1940, a pena e a medida de segurana (sistema dualista cumulativo ou duplo binrio). Assim, quando verificado no processo a inimputabilidade de agente que comete fato ilcito, ele absolvido (porque no culpvel), mas sofre medida de segurana (absolvio imprpria). Importante ressaltar que, ainda que absolvido, a imposio de medida de segurana, enquanto importa restrio da liberdade, exige a verificao legal estrita dos elementos do delito (tipicidade, antijuridicidade e culpabilidade). Isso significa, por exemplo, que no deve sofrer medida de segurana quem atua em legtima defesa. Conforme ensina Juarez Cirino dos Santos, a medida de segurana tem fins de tratamento psiquitrico e proteo social, no sentido de controlar possveis crimes que o agente venha a cometer no futuro (prognstico). Assim, so requisitos para a imposio da medida de segurana: a) a realizao de fato previsto como crime; b) a periculosidade criminal do autor, por presuno legal destinada ao inimputvel (art.26 CP) ou, excepcionalmente, por determinao judicial ao semi-imputvel, caso a pena privativa de liberdade seja substituda por medida de segurana (art.98 CP). A medida de segurana pode ser de: a) internao em hospital psiquitrico e tratamento psiquitrico compulsrio (art.96, I CP); b) tratamento ambulatorial (art.96, II CP); definida segundo o critrio: a) para crimes que preveem recluso, a medida de internao; b) para crimes que preveem deteno, tratamento ambulatorial. O tratamento ambulatorial pode ser convertido em internao, pelo prazo mnimo de 1 ano, se necessrio para fins curativos (art.97, 4). A deciso de internao, prevista como regra no Cdigo Penal, deve ser conjugada com a proporcionalidade, destinando a internao para crimes com violncia ou grave ameaa pessoa. Por analogia ao tratamento de sade

FGV DIREITO RIO

52

PENAS E MEDIDAS ALTERNATIVAS

mental normal, a internao deve ser subsidiria, sendo decretada somente quando os recursos extrahospitalares se mostrarem insuficientes, em conformidade com o estatuto da pessoa com transtorno mental (a lei antimanicomial, art.4 da L.10.216/01). O prazo mnimo para internao ou tratamento ambulatorial de 1 a 3 anos e o prazo mximo indeterminado, dependendo da cessao de periculosidade. O exame de cessao de periculosidade feito por psiquiatra que atesta a possibilidade de retorno ao convvio social no final do prazo mnimo (1 a 3 anos) ou a qualquer tempo determinado pelo juiz (art.97, 1 e 2). A desinternao, no entanto, condicional pelo perodo de 1 ano, lapso no qual a pratica de fato que indique periculosidade pode determinar a reconduo a estabelecimento de tratamento psiquitrico compulsrio manicmio judicirio (art.97, 3). A maior controvrsia atual na medida de segurana se refere ao prazo mximo de durao. Trs so as posies: a) O carter de sano penal da medida de segurana faz com que ela deva necessariamente encontrar um limite, j vedada pena de carter perptuo, que seria o de 30 anos previsto no art.75 do CP para a pena privativa de liberdade (de acordo com jurisprudncia do STF); b) Entendimento doutrinrio (ex. Cezar Roberto Bittencourt) tem afirmado que o limite deveria ser a pena em abstrato relacionado ao fato previsto como crime praticado pelo agente (ex. limite mximo de 4 anos de internao para o furto); c) Entendimento minoritrio (ex. Juarez Cirino dos Santos) defende a limitao pena que corresponderia privao da liberdade em concreto (ex. o primrio em trfico de drogas geralmente responde por 1 ano e 8 meses e no a 15 anos). Esse entendimento tambm determinaria a possibilidade de prescrio da medida de segurana (extino da punibilidade pelo decurso de tempo sem que o Estado haja e formalize a persecuo criminal do autor de crime).

FGV DIREITO RIO

53

PENAS E MEDIDAS ALTERNATIVAS

NOTCIA Censo indito aponta violaes aos direitos humanos nos manicmios judicirios do pas. Um em cada quatro indivduos em medida de segurana no deveria estar internado e 21% da populao encarcerada cumpre pena alm do tempo previsto. Estudo recenseou 3.989 indivduos de 26 prises do pas. Passar pelos pesados portes de ferro de um manicmio judicirio quase sempre um caminho sem volta. Entre muros e omisses, milhares de vidas seguem invisveis aos olhos do Estado e da sociedade. Abandonados e annimos, duplamente marginalizados seja pelo estigma do transtorno mental seja pela situao delinquncia , os loucos infratores no Brasil sequer configuravam um nmero. o que revela o primeiro mapeamento dos hospitais de custdia e tratamento psiquitrico do pas, que identificou 3.989 pessoas internadas nas 26 unidades do pas. Mais da metade so negros, pobres e com baixa escolaridade, homens e mulheres com epilepsia, esquizofrenia, retardo mental, transtornos afetivos, de personalidade, da preferncia sexual ou devido ao uso de lcool e outras drogas, segundo a classificao psiquitrica que fundamenta os atos infracionais. Passados noventa anos da criao dos hospitais-presdios no pas, uma pesquisa inaugural traz o primeiro perfil nacional de uma populao esquecida: A custdia e o tratamento psiquitrico Censo 2011 estudo idealizado e coordenado pela professora Debora Diniz, do Departamento de Servio Social da Universidade de Braslia (UnB), e financiado pelo Ministrio da Justia. Os resultados do censo mostramtanto a vulnerabilidade dessa populao quanto um cenrio alarmante: um em cada quatro indivduos no deveria estar internado; 47% esto encarcerados sem fundamentao legal e psiquitrica; 21% cumprem pena alm da estipulada em sentena; sem contar o contingente internado h mais de 30 anos, contrariando a pena mxima admitida pelo regime jurdico brasileiro os pesquisadores encontraram 18 indivduos nessa situao. A invisibilidade do louco infrator no foi rompida com as conquistas da Reforma Psiquitrica dos anos 2000, afirma Dbora Diniz, na introduo do livro em que apresenta o estudo. A obra o primeiro e-book da Editora da UnB, em parceria com a Editora LetrasLivres. Violaes A populao que no deveria estar internada soma pelo menos 741 indivduos dos 3.989 identificados. So homens e mulheres que dispem ou de laudo mdico atestando que seu comportamento no representa mais perigo ou de sentena judicial determinaNdo a sada da internao. Sem contar aqueles internados sem que haja processo judicial. um cenrio conservador, pois no avaliamos a qualidade dos laudos mdico-periciais

FGV DIREITO RIO

54

PENAS E MEDIDAS ALTERNATIVAS

ou os argumentos das sentenas judiciais. E se considerarmos os indivduos internados com laudos psiquitricos ou exames de cessao de periculosidade em atraso so 1.194 pessoas que no sabemos se deveriam estar internadas, explica Debora. O censo revela ainda que 41% dos exames de cessao de periculosidade esto em atraso. Segundo Debora Diniz, o atraso mdio praticado para a emisso de laudos de 10 meses, sendo que a legislao estabelece como limite 45 dias. No so asseguradas as determinaes legais de permanncia, tampouco os laudos psiquitricos e as decises judiciais, afirma a professora. Estamos diante de um grupo de indivduos cuja precariedade da vida acentuada pela loucura e pela pobreza, mas tambm diante de vidas precarizadas pela desateno das polticas pblicas s necessidades individuais e aos direitos fundamentais, constata. Outra concluso alcanada com o mapeamento est associada a graves irregularidades no campo legal, j que a medida de segurana vem sendo aplicada por tempo indeterminado. Dos 3.989 internados identificados, 2.838 j haviam recebido sentena judicial acompanhada de laudo psiquitrico atestando o transtorno mental (em medida de segurana), mas 1.033 aguardavam sentena (internao temporria), o que equivale a 26% do contingente populacional enclausurado em hospitais de custdia e tratamento psiquitrico. Alm deles, outros 117 esperavam converso de pena em razo de alegado transtorno mental. Para Debora Diniz, o resultado mais importante da pesquisa foi dissociar periculosidade da doena mental. O diagnstico psiquitrico no determinante para a infrao penal cometida pelo louco. O que existe so pessoas em sofrimento mental que, em algum momento da vida, cometeram infraes penais, expe. Pelo estudo, a periculosidade no demonstrada pelos diagnsticos psiquitricos nem pela trajetria criminal dos indivduos. Diante da realidade que se faz evidente, o Estado no pode admitir que uma entre quatro pessoas nos manicmios judicirios no deveria estar sob esse cruel regime de encarceramento. Ademais, para quase metade desse contingente a internao no se fundamenta por critrios legais e psiquitricos. Para chegar aos resultados, a equipe de pesquisadores esteve nos 26 hospitais de custdia e tratamento psiquitrico no pas, analisaram os dossis de cada internado e, a partir deles, preencheram questionrios eletrnicos com perguntas padronizadas. O pr-teste foi realizado um ano antes na unidade de custdia judiciria mais antiga do pas, no Rio de Janeiro. A elaborao do Censo envolveu quase 30 pesquisadores da UnB, incluindo graduandos, ps-graduandos e outros docentes de Sociologia, Antropologia, Cincias da Sade, Direitos Humanos, Poltica Social, Servio Social, Direito, Cincia Poltica e Estatstica.

FGV DIREITO RIO

55

PENAS E MEDIDAS ALTERNATIVAS

O estudo foi executado pela Anis, entidade de utilidade pblica federal, contando como instituies parceiras, alm da UnB, o Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), o Ministrio Pblico Federal, o Instituto Brasileiro de Cincias Criminais (IBCCRIM) e a Justia Federal. A pesquisa est publicada em livro editado pela UnB. o primeiro e-book (clique aqui) da Editora da UnB, em parceria com a Editora Letras Livres. Vulnerabilidade social a primeira vez na histria que esses esquecidos annimos so mapeados nessas hbridas estruturas de confinamento penal e internao psiquitrica. Ao flagrarmos um cenrio atravessado por desolao e abandono, atravessado por irregularidades, necessariamente abrimos uma agenda poltica sobre e crime e loucura, um enfrentamento indito de como essa questo vem sendo conduzida no pas, gerando excessos e omisses, avalia Debora Diniz. Os resultados exigem ao imediata do Estado, defende. Alm de revelar a situao dos internados nos hospitais-presdios do pas, o estudo atestou tambm que a populao internada nas unidades majoritariamente masculina, negra, de baixa escolaridade e com insero perifrica no mundo do trabalho. Em geral, so pessoas que cometeram alguma infrao contra algum da rede familiar ou domstica. Se a principal expresso contra a famlia, como esperar dela apoio, suporte, acolhimento? Como a casa entendida como um espao de sofrimento, gerando a manifestao da loucura, resta ao Estado assumir a reinsero social e restaurar os laos comunitrios dessas pessoas. uma populao altamente vulnervel, sem dvida pessoas completamente desfiliadas da vida social, afirma Debora. De acordo com Wederson Santos, supervisor do estudo e doutorando em Sociologia, o censo revelou marcadores de grande vulnerabilidade social e o perfil da populao internada em medida de segurana ilustra a desigualdade do pas. Esse retrato, agora explcito, certamente ir exigir do Estado polticas de assistncia social, aes inclusivas, pois esses indivduos precisam ser novamente empoderados para tocar suas vidas, afirma, concordando com Debora Diniz quando ressalta que o retorno para a famlia no simples. Segundo Wederson, fundamental uma imediata interface entre as polticas de sade mental e de assistncia social: a responsabilidade do Estado, j que restaurar a autonomia e os laos comunitrios no algo simples tampouco automtico. Essa investigao est sendo desdobrada em seu doutoramento, no qual empreende um estudo de caso no Distrito Federal. Jlia Albuquerque, mestranda em Poltica Social e tambm orientanda de Dbora Diniz, participou ativamente da coleta de dados da pesquisa, visitando 23 das 26 entidades. Credenciada por seu amplo e pormenorizado trabalho in loco, a pesquisadora se diz impressionada com a precariedade material dos hospitais-presdios, da dificuldade flagrada na realizao dos laudos e do nmero insuficiente de profissionais trabalhando nas unidades. Percebemos

FGV DIREITO RIO

56

PENAS E MEDIDAS ALTERNATIVAS

que essas pessoas esto mais sob a viso penal e o carter de custdia do que sob o olhar da sade e dos direitos humanos, afirma. Para a estudante de Direito da UnB, Sinara Gumieri, integrante da equipe e pesquisadora de iniciao cientfica orientada por Dbora, que atuou na preciso e padronizao dos termos e terminologias empregadas no censo, esse trabalho foi fundamental para compreender no apenas os marcos legais que orientam a problemtica, mas os marcos polticos que definem uma realidade to dramtica. Sem dvida, esses resultados abrem uma agenda poltica importantssima. Esperamos que o censo d a devida visibilidade a pessoas que at ento sequer tinham sido quantificadas. Conforme avalia Cssia Valria de Castro, diretora-executiva da Anis e mestranda em Cincias da Sade, tambm orientada por Debora Diniz, este foi um projeto estratgico para a promoo dos direitos humanos de populaes vulnerveis. E esta uma das mais vulnerveis que existem hoje no Brasil. Portanto, olhar para essas pessoas cuidar delas. O que queremos que as polticas pblicas para essa populao sejam incrementadas e, consequentemente, que a justia e a sade passem a cuidar mais dessas pessoas. Seu envolvimento com a pesquisa a impeliu inclusive a retomar os estudos acadmicos: tornei-me aluna da ps-graduao em Cincias da Sade na UnB para pensar sade mental em mulheres loucas. Minha avaliao sobre esse estudo a melhor possvel. Este foi um trabalho indito, com metodologia confivel de coleta de dados, cujos resultados sero a base para diversas polticas pblicas no futuro. Demos o primeiro passo, acrescenta. Segundo avalia a coordenadora da pesquisa, esse amplo, multidisciplinar e indito mapeamento resulta de uma incisiva e corajosa iniciativa de enfrentamento poltico e humanitrio, a qual rompe com uma histrica inrcia institucional e impe uma agenda fundamental para tratar dessa situao de apartao social e abandono. Para Debora Diniz, esse censo configura um marco poltico inaugural, lanando um facho de luz sobre uma populao invisvel, cotidianamente silenciada e entorpecida pela tradicional coero medicamentosa, e ainda esquecida, abandonada por um descaso histrico, alm de recorrentes desmandos de ordem legal e penal. Como concluso da pesquisa, Debora Diniz atesta que tanto a reforma psiquitrica do pas no contemplou os hospitais de custdia como a loucura prossegue sob encarceramento para a chamada proteo social. Passar por aquela porta um grande risco, alerta. Fonte: UnBCincia.14 de dezembro de 2012 http://www.unbciencia.unb.br/index.php?option=com_content&view =article&id=558:censo-inedito-compoe-perfil-dos-loucos-infratores-no-brasil&catid=35:servico-social

FGV DIREITO RIO

57

PENAS E MEDIDAS ALTERNATIVAS

JURISPRUDNCIA
Limite mximo de 30 anos para a Medida de Segurana

Ementa: Ao penal. Ru inimputvel. Imposio de medida de segurana. Prazo indeterminado. Cumprimento que dura h vinte e sete anos. Prescrio. No ocorrncia. Precedente. Caso, porm, de desinternao progressiva. Melhora do quadro psiquitrico do paciente. HC concedido, em parte, para esse fim, com observao sobre indulto. 1. A prescrio de medida de segurana deve calculada pelo mximo da pena cominada ao delito atribudo ao paciente, interrompendo-se-lhe o prazo com o incio do seu cumprimento. 2. A medida de segurana deve perdurar enquanto no haja cessado a periculosidade do agente, limitada, contudo, ao perodo mximo de trinta anos. 3. A melhora do quadro psiquitrico do paciente autoriza o juzo de execuo a determinar procedimento de desinternao progressiva, em regime de semi-internao.

FGV DIREITO RIO

58

PENAS E MEDIDAS ALTERNATIVAS

AULA 14 AO PENAL

BIBLIOGRAFIA BITENCOURT, Cezar Roberto. Tratado de Direito Penal: parte geral. Vol. 1. 13 Ed. So Paulo: Saraiva, 2008, cap. XL. CIRINO DOS SANTOS, Juarez.Direito Penal: parte geral. Curitiba: ICPC; Lumen Juris, 2006, cap. 24, p. 655-671.

INTRODUO A ao penal se refere condio de procedibilidade para instaurao de um processo penal: quem, como e quando processar criminalmente. Conforme ensina Aury Lopes Jnior, as condies para se propor a ao penal so: a) prtica de fato aparentemente criminoso (fumus comissi delicti); b) punibilidade concreta (ausncia de causas extintivas de punibilidade); c) legitimidade da parte (quem pode propor a ao); e d) justa causa (existncia de indcios razoveis de autoria e materialidade). A matria estudada se refere legitimidade da parte de acordo com os critrios estabelecidos no Cdigo Penal. A ao penal pode ser pblica ou privada de acordo com o crime. A ao penal pblica a regra, a ao penal privada a exceo, estando expressamente previsto na parte especial (ex. art.145 CP).

AO PENAL PBLICA O titular da ao penal pblica o Ministrio Pblico, que prope a acusao atravs da denncia, que deve conter: identificao do autor, descrio do fato criminoso, indicao do tipo de crime realizado e pedido de condenao do autor s penas criminais cominadas (art.41 CPP). Havendo justa causa (indcios de materialidade e autoria), o Ministrio Pblico obrigado a acusar, porque a ao penal pblica indisponvel. A ao penal pblica se subdivide em: a) ao penal pblica incondicionada, que no depende de representao do ofendido; b) ao penal pblica condicionada, que depende da representao do ofendido, quando previsto em lei (art.100, 1 CP).

FGV DIREITO RIO

59

PENAS E MEDIDAS ALTERNATIVAS

A representao deve ser feita no prazo de 6 meses contados a partir do conhecimento da autoria pelo ofendido, sob pena de decadncia (perda do direito de ao, art.103 CP). Em casos excepcionais, a promoo da ao pode depender de requisio do Ministrio da Justia (ex. crime cometidos no estrangeiro contra a administrao pblica brasileira).

AO PENAL PRIVADA O titular da ao penal privada o ofendido ou de seu representante legal, proposta por meio da queixa, que deve conter os mesmos elementos da denncia (art.100, 2 CP). As partes so chamadas querelante (proponente da ao) e querelado (quem sofre a ao). Ao contrrio da ao penal pblica, em que o Ministrio Pblico, havendo justa causa, obrigado a propor a ao, na ao penal privada, o ofendido tem disponibilidade sobre o exerccio do direito de ao. A morte ou ausncia do ofendido permite a substituio processual por cnjuge, ascendente, descendente ou irmo (art.100, 4 CP). Existe a possibilidade de ao penal privada subsidiria da pblica, no caso de o Ministrio Pblico no ter oferecido a denncia no prazo legal (art.100, 3 CP). Existem trs possibilidades de o ofendido no poder mais propor ou continuar a ao penal privada: a) Decadncia: a perda do direito de agir pelo decurso do tempo de 6 meses aps saber quem o autor do crime (art.103 CP); b) Renncia: a demonstrao expressa ou tcita, anterior a queixa, de que o ofendido no exerceria o direito de ao (art.104 CP); c) Perdo: a demonstrao, tambm expressa ou tcita, durante o processo de que o ofendido no pretende continuar a ao (art.105 CP), desde que aceito pelo querelado, que pode querer provar sua inocncia.

FGV DIREITO RIO

60

PENAS E MEDIDAS ALTERNATIVAS

AULA 15 EXTINO DA PUNIBILIDADE I

BIBLIOGRAFIA BITENCOURT, Cezar Roberto. Tratado de Direito Penal: parte geral. Vol. 1. 13 Ed. So Paulo: Saraiva, 2008, cap. XLI. CIRINO DOS SANTOS, Juarez.Direito Penal: parte geral. Curitiba: ICPC; Lumen Juris, 2006, cap. 25, 671-693.

INTRODUO A possibilidade de punir algum por um crime no dura eternamente, havendo determinadas causas que extinguem a punibilidade do indivduo, impedem o exerccio do poder de punir do Estado. Algumas delas so intuitivas como: a morte do agente e a descriminalizao do fato. Outras decorrem da prpria absteno do Estado, seja por deciso (ex. indulto), falta de interesse persecutrio (ex. decadncia) ou pela sua inatividade no decurso do tempo (ex. prescrio). Como a prescrio a mais elaborada forma de extino da punibilidade e as demais so simples ou j foram estudadas, vamos elencar primeiro as outras formas de extino da punibilidade e depois estudar a fundo a prescrio.

CAUSAS DE EXTINO DA PUNIBILIDADE As causas de extino da punibilidade so (art.107, CP): a) A morte do agente: a pena no pode passar da pessoa do condenado (princpio da personalidade da pena, art.5, XLV CF). A extino da punibilidade, no entanto, no extingue a obrigao civil de reparar o dano; b) Anistia, graa ou indulto: so medidas tomadas pelo Congresso Nacional (anistia) ou pela Presidncia da Repblica (graa ou indulto) que autolimita o poder de punir do Estado, seja da persecuo criminal (esquecimento do crime) ou da prpria execuo da pena (perdo da pena); c) Descriminalizao do fato: se refere a hiptese de abolitio criminis, estudada em Direito Penal Geral (lei penal no tempo) e que decorre da retroatividade da lei penal mais benfica;

FGV DIREITO RIO

61

PENAS E MEDIDAS ALTERNATIVAS

d) Prescrio, decadncia ou perempo: a prescrio ser estudada a seguir. A decadncia ocorre nos crimes de ao penal privada ou da representao na ao pblica condicionada, como estudado acima. A perempo significa a perda do direito de seguir na ao penal privada por inrcia do querelante (ex. no respeitar os prazos para manifestao, abandonar a ao; e) Renncia e perdo: hipteses que demonstram a falta de interesse em agir pelo ofendido na ao penal privada (como estudado acima); f ) Retratao do agente: quando o agente desmente ou retifica uma opinio, parecer ou testemunho, apagando pela retratao o efeito do crime e extinguindo a prpria razo de punir. expressamente prevista nos tipos penais que o admitem: calnia, difamao, falsa percia e falso testemunho; g) Perdo judicial: tambm esto expressamente previstos no tipo penal e que facultam ao juiz a possibilidade de deixar de aplicar a pena. o que ocorre, por exemplo no homicdio culposo quando as consequncias da infrao atingirem o prprio agente de forma to grave que a sano penal se torne desnecessria (art.121, 5 CP, ex. morte em batida do carro causada por imprudncia de motorista, pai da criana falecida).

FGV DIREITO RIO

62

PENAS E MEDIDAS ALTERNATIVAS

AULA 16 E 17 EXTINO DA PUNIBILIDADE II E III. PRESCRIO

BIBLIOGRAFIA BITENCOURT, Cezar Roberto. Tratado de Direito Penal: parte geral. Vol. 1. 13 Ed. So Paulo: Saraiva, 2008, cap. XLII. CIRINO DOS SANTOS, Juarez.Direito Penal: parte geral. Curitiba: ICPC; Lumen Juris, 2006, cap. 25, 671-693.

INTRODUO A prescrio a perda da pretenso de punir do Estado pelo decurso do tempo. Entre o fato, o processo, o julgamento e a execuo da pena deve haver um tempo razovel em que o Estado deve agir, estando a sujeito a no mais poder faz-lo. O sentido dessa perda que se o crime no prescrevesse o indivduo ficaria perpetuamente disposio do Estado, que poderia persegui-lo quando bem entendesse. Cezar Roberto Bittencourt elenca quatro fundamentos poltico-criminais para a prescrio: a) o esquecimento do fato (o tempo pode dirimir por si s o conflito); b) a recuperao do criminoso (ou, mais propriamente, a mudana enquanto pessoa em relao ao fato pretrito); c) a de que o Estado deve ser responsabilizado pela sua inrcia (as regras tambm valem para o Estado); d) o enfraquecimento do suporte probatrio (dificuldade em obter provas). A prescrio possui critrios legais definidos: marcos a partir do qual se conta o prazo (termo inicial e causas de interruptivas de contagem), definio do tempo de acordo com a pena (prazo prescricional e causas modificadoras do prazo), e suas espcies de acordo com o momento em que pode ocorrer: a) Antes do trnsito em julgado ocorre a prescrio da pretenso punitiva (de agir ou aplicar a pena); b) Depois do trnsito em julgado ocorre a prescrio da pretenso executria (de fazer o condenado cumprir ou continuar cumprindo a pena); Todo clculo da prescrio exigir um procedimento geral: a) Termo inicial de contagem e causas interruptivas ou suspensivas (marcar o perodo em que se aplica o prazo);

FGV DIREITO RIO

63

PENAS E MEDIDAS ALTERNATIVAS

b) Definir a forma da pena adotada para verificar o prazo da prescrio: se abstrata, pena mxima cominada, b) ou concreta, pena aplicada (estabelecer a base para o estabelecimento do prazo); c) Prazo prescricional correspondente a pena adotada como base, de acordo com o art.109 CP (ex. pena superior a 12 anos prescreve em 20 anos), e com as causas redutoras do prazo do art.115 CP (reduo pela metade do prazo prescricional se o agente, ao tempo do crime, era menor de 21 anos ou, na data da sentena, maior de 70 anos), excludas a majorao por crime formal ou continuado (art.119 CP);

PRESCRIO DA PRETENSO PUNITIVA PPP A prescrio da pretenso punitiva ocorre antes do trnsito em julgado da sentena condenatria, eliminando todos os efeitos do crime. O marco inicial a consumao do crime (art.111 CP). As causas de interrupo do prazo configuram novos marcos iniciais (art.117, ex. recebimento da denncia), reiniciando o prazo de contagem da prescrio e estabelecendo os marcos-limites (do crime ao oferecimento da denncia; da denncia a sentena; da sentena recorrvel ao trnsito em julgado). As causas de suspenso paralisam a contagem do prazo por um perodo de tempo, impedindo a sua continuao (art.116 CP). O fim da causa suspensiva faz com o que o prazo volte a ser contado a partir do j cumprido at o incio da suspenso, ou seja, ao contrrio da interrupo, a suspenso aproveita o tempo anterior. A prescrio da pretenso punitiva pode ser regulada pela pena em abstrato ou em concreto. A prescrio pela pena em abstrato a geral, sendo calculada com base na pena mxima cominada para o crime e ocorre a qualquer momento at o trnsito em julgado da sentena condenatria. A prescrio pela pena em concreto ocorre com a sentena condenatria e pode ser (art.110, 1 CP): a) Retroativa a pena em concreto tomada como base para calcular a prescrio que tenha ocorrido antes da prpria sentena, ou seja, entre o resultado do crime e o recebimento da ao penal ou entre o recebimento e a sentena condenatria recorrvel; b) Superveniente (intercorrente ou subsequente) nesse caso a pena em concreto utilizada como base para calcular o lapso ente a sentena condenatria recorrvel (deciso de 1 grau) e o seu trnsito em julgado;

FGV DIREITO RIO

64

PENAS E MEDIDAS ALTERNATIVAS

Uma forma antecede logicamente a outra: primeiro se verifica a prescrio pela pena em abstrato, depois a retroativa (antes da sentena condenatria recorrvel) e por ltimo a superveniente (depois da sentena condenatria recorrvel). pressuposto da prescrio retroativa e superveniente o trnsito em julgado para a acusao ou o improvimento do seu recurso (j que nesse caso a pena do ru no pode ser aumentada). A Lei 12.234/10 vedou a possibilidade de prescrio retroativa ocorrida entre o delito e o oferecimento da denncia, ou seja, restringiu a possibilidade da prescrio da pretenso punitiva pela pena em concreto apenas ao curso do processo. Segundo Cezar Roberto Bittencourt essa vedao inconstitucional, j que viola os princpios da: durao razovel do processo, proporcionalidade, vedao ao retrocesso, culpabilidade.

Prescrio Abstrata

Recebimento da ao

Sentena Condenatria

Resultado do crime

Trnsito em julgado

Prescrio Retroativa

Prescrio Superveniente

PRESCRIO DA PRETENSO EXECUTRIA PPE No ocorrendo antes, pode a prescrio ocorrer depois do trnsito em julgado. Nesse caso, ela regulada pela pena aplicada e seus efeitos limitam-se extino da pena (contando inclusive para efeitos de reincidncia), uma vez que o agente foi condenado e somente no ir cumprir a pena.

FGV DIREITO RIO

65

PENAS E MEDIDAS ALTERNATIVAS

Assim, temos como marcos para contagem do prazo prescricional o incio e a continuao do cumprimento da pena: a) o trnsito em julgado da sentena condenatria at o incio do cumprimento da pena; b) a interrupo do seu cumprimento (ex. fuga); c) a deciso definitiva que revoga o sursis ou o livramento condicional. A prescrio no corre durante o tempo em que o condenado est preso (art.116, pargrafo nico CP, causa suspensiva da prescrio da pretenso executria). Se o condenado reincidente, o prazo prescricional aumentado em um tero (art.110 CP). E se a pena j foi cumprida parcialmente, o prazo contado pelo que resta dela (art.113 CP).

Incio do cumprimento da pena Trnsito em Julgado art.116, pargrafo nico CP

Interrupo do cumprimento Revogao do LC ou sursis

Prescrio da Pretenso Executria


JURISPRUDNCIA STJ pacifica entendimento sobre extino da punibilidade pela prescrio da pretenso punitiva A Terceira Seo do Superior Tribunal de Justia (STJ) aprovou a Smula n. 438, que reconhece ser inadmissvel a extino da punibilidade pela prescrio da pretenso punitiva com fundamento em pena hipottica, independentemente da existncia ou sorte do processo penal. A matria sumulada foi relatada pelo ministro Felix Fischer e teve como referncia os artigos 109 e 110 do Cdigo Penal. O artigo 109 diz que a prescrio, antes de transitar em julgado a sentena final, salvo o disposto nos 1 e 2 do art. 110 deste Cdigo, regula-se pelo mximo da pena privativa de liberdade cominada ao crime. J o artigo 110 afirma que a prescrio, depois de transitar em julgado a sentena condenatria, regula-se pela pena

FGV DIREITO RIO

66

PENAS E MEDIDAS ALTERNATIVAS

aplicada e verifica-se nos prazos fixados no artigo anterior, os quais se aumentam de um tero, se o condenado reincidente. No Resp n. 880.774, os ministros da Quinta Turma decidiram que, de acordo com o Cdigo Penal, tem-se que a prescrio somente se regula pela pena concretamente aplicada ou, ainda, pelo mximo de sano, abstratamente previsto. Para eles, imprpria a deciso que extingue a punibilidade pela prescrio com base em pena em perspectiva. No julgamento do RHC n. 18.569, a Sexta Turma destacou que invivel o reconhecimento de prescrio antecipada, por ausncia de previso legal. Segundo os ministros, trata-se de instituto repudiado pela jurisprudncia desta Corte e do Supremo Tribunal Federal (STF), por violar o princpio da presuno de inocncia e da individualizao da pena, a ser eventualmente aplicada. Ao analisarem o HC n. 53.349, a Quinta Turma entendeu que a extino da punibilidade pela prescrio regula-se, antes de transitar em julgado a sentena, pelo mximo da pena prevista para o crime ou pela pena efetivamente aplicada, depois do trnsito em julgado para a acusao, conforme expressa previso legal. Portanto, no existe norma legal que autorize a extino da punibilidade pela prescrio em perspectiva. Fonte: Site STJ. 02 de maio de 2010. http://www.stj.jus.br/portal_stj/publicacao/engine.wsp?tmp. area=398&tmp.texto=96991

FGV DIREITO RIO

67

PENAS E MEDIDAS ALTERNATIVAS

AULA 18 LEI DE EXECUO PENAL LEP (7.210/84)

BIBLIOGRAFIA Repercusso Geral no Recurso Extraordinrio n 641320/RS STF A Lei de Execuo Penal de 1984 procurou consolidar, centralizar, sistematizar e universalizar as leis penitencirias no Brasil, jurisdicionalizando o controle do cumprimento da pena privativa de liberdade e incorporando os direitos dos presos previstos em diversos documentos internacionais, notadamente as regras mnimas para o tratamento do preso da ONU de 1955. Prev como objetivo da execuo a harmnica reintegrao social do condenado (art. 1 Lei 7.210/84), devendo a pena ser cumprida de forma humanizada e isonmica, e garantida pelo controle da legalidade das condies de cumprimento, com o fim de evitar o excesso e o desvio no curso da execuo. Elencar os tpicos fundamentais da LEP permite uma viso das principais matrias reguladas pela lei: a) O objeto e aplicao da Lei de Execuo Penal; b) Em relao ao condenado e ao internado: a classificao, a assistncia, o trabalho, os direitos, deveres e a disciplina; c) Os rgos de controle da execuo: Conselho Nacional de Poltica Criminal e Penitenciria, Juzo da Execuo, Ministrio Pblico, Conselho Penitencirio, Departamentos Penitencirios, Patronato, Conselho da Comunidade, Defensoria Pblica; d) Os requisitos bsicos de alojamento em estabelecimentos penais e suas espcies: penitenciria, colnia agrcola ou similar, caso do albergado, centro de observao, hospital de custdia e tratamento psiquitrico, cadeia pblica; e) A execuo das penas em espcie: pena privativa de liberdade, penas restritivas de direito, suspenso condicional da pena; f ) A execuo das medidas de segurana; g) Os incidentes de execuo: converses, excesso ou desvio, anistia e indulto; h) O procedimento judicial.

FGV DIREITO RIO

68

PENAS E MEDIDAS ALTERNATIVAS

NOTCIA Falta de vagas Audincia pblica no STF discute progresso de regime Ajuda usada com frequncia pelo Supremo Tribunal Federal para escutar representantes da sociedade e reunir argumentos tcnicos que auxiliem na tomada de decises, a audincia pblica servir agora ao tribunal para discutir o cumprimento de penas em regime menos gravoso nos casos em que o Estado no tem vagas suficientes para acomodar presos no regime semiaberto. Relator de recurso que trata do assunto, oministroGilmar Mendes, do STF, convocou o debate para colher depoimentos de autoridades e demais interessados sobre o sistema penitencirio. A matria chegou corte por meio de Recurso Extraordinrio interposto pelo Ministrio Pblico do Rio Grande do Sul, que contesta acrdo do Tribunal de Justia do estado que fixou priso domiciliar de um condenado enquanto no existir estabelecimento destinado ao regime semiaberto que atenda todos os requisitos da Lei de Execuo Penal, diz a deciso. O STF reconheceu a repercusso geral do tema. Tendo em vista as consequncias que a deciso desta corte ter em relao a todo o sistema penitencirio brasileiro, com inevitveis reflexos sobre os atuais regimes de progresso prisional; os questionamentos queessa discusso poder suscitar em relao individualizao e proporcionalidade da pena e ao tratamento penitencirio, que impe oestrito cumprimento da Constituio, de pactos internacionais e da Lei deExecues Penais; bem como a necessidade de se conhecer melhor asestruturas e condies dos estabelecimentos destinados, em todo o pas,aos regimes de cumprimento de pena e s medidas socioeducativas, convoco audincia pblicapara o depoimento de autoridades e membros da sociedade em geral quepossam contribuir com esclarecimentos tcnicos, cientficos,administrativos, polticos, econmicos e jurdicos sobre o tema, disse o ministro em despacho na ltima segunda-feira (25/2). ConJur, Gilmar Mendes explicou que, diante da falta de estabelecimentos adequados, precisamos de uma viso mais completa da situao criminal. comum, ao passar de um regime para outro aps fazer jus ao direito de progresso, que o condenado em regime fechado se depare com a falta de vagas no semiaberto para cumprimento do restante da pena. As solues so diferentes em cada caso e partem da convico de cada juiz alguns passam o condenado diretamente para o regime aberto ou domiciliar, acreditando que a demora na transferncia resulta em constrangimento ilegal. Outros mantm o regime fechado.

FGV DIREITO RIO

69

PENAS E MEDIDAS ALTERNATIVAS

A falta de vagas para no sistema penitencirio confirmada pelos dados publicados pelo Departamento Penitencirio Nacional, do Ministrio da Justia (Depen/MJ). At junho de 2012 ltima data de publicao no site , a quantidade total de presos era de 508 mil. J o nmero de vagas era de 309 mil. Entre os presos, 191 mil so provisrios. Apesar de os nmeros do Depen no identificarem em separado a deficincia de vagas no semiaberto, revelam que a populao carcerria nesse regime mais que dobrou. Em 2003, eram 30.929 detidos. Em 2009, chegou a 66.670. No regime fechado, eram 139.057 presos em 2003, e 174.372 em 2009. No caso dos homens, a maior parte das condenaes por roubo (29%), enquanto que, no das mulheres, por trfico (59%). O juiz auxiliar da Corregedoria Nacional de JustiaErivaldo Ribeiro dos Santosafirma que as duas solues conceder priso domiciliar ou manter em regime mais rigoroso so ruins e descumprem a lei e a Constituio Federal, que pressupem o avano da individualizao da pena. A situao inadequada no atende sociedade e ao interesse social, e nem ao prprio apenado, que tem regime submetido a irregularidade, reconhece. No entanto, o juiz lembra que j houve avanos que podem ajudar a encontrar uma soluo. Segundo ele, as situaes demonstradas so mais confiveis e transparentes. Temos mais acesso a denncias de excesso de prazos, tratamento penitencirio inadequado e estamos divulgando todas essas informaes. Sobre a superlotao, porm, Erivaldo Ribeiro afirmou que no houve progresso. Continuamos com um dficit de vagas parecido ou igual a cinco anos atrs. Faltam vagas e a qualidade das vagas existentes ruim. Para o desembargadorTristo Ribeiro, presidente da Seo Criminal do Tribunal de Justia de So Paulo, a soluo nica: O Estado deve disponibilizar as vagas e fazer as remoes com mais rapidez. Ele conta que, quando depara com a falta de vagas, sempre decide que o preso deve aguardar em regime fechado. Caso no houvesse demora excessiva, no seria considerado constrangimento ilegal. J para o professorMiguel Reale Junior, ex-ministro da Justia, deve haver a transferncia para o regime aberto, uma vez que o preso no pode permanecer no regime fechado se tem direito a progresso. Segundo ele, no regime semiaberto que existe o imenso dficit penitencirio. Eu sempre pautei a minha passagem pelo Ministrio da Justia com propostas de construo de estabelecimentos para o semiaberto, que so muito mais baratos e no tm tantas exigncias de segurana, mas, infelizmente, a proposta no foi levada avante. Audincia Pblica Alm do Presidente da Cmara dos Deputados e do Senado Federal, foram tambm convidados para a audincia no Supremo o ministro da Justia;

FGV DIREITO RIO

70

PENAS E MEDIDAS ALTERNATIVAS

a ministra secretria de Direitos Humanos da Presidncia da Repblica; o procurador-geral da Repblica; o presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil; e o defensor pblico-geral da Unio. Entre as entidades com funes relativas segurana pblica e administrao penitenciria foram convidados o Depen; o Conselho Nacional de Poltica Criminal e Penitenciria; e o Conselho Nacional do Ministrio Pblico, entre outros. Fonte: Consultor Jurdico. 28 de fevereiro de 2013. http://www.conjur.com.br/2013-fev-28/supremo-convoca-audiencia-publica-progressao-regime-falta-vagas

CASO Habeas corpus coletivo cumprimento de pena em regime menos gravoso por ausncia de vaga em estabelecimento penal adequado EMENTA: habeas corpus regime semiaberto inexistncia de estabelecimento penal adequado colnia penal forosa a colocao dos reeducandos no regime menos gravoso domiciliar at que sejam disponibilizadas vagas no local adequado na forma da lei de execues penais ordem concedida a fim de que sejam colocados no regime domiciliar todos os encarcerados do regime semiaberto que cumprem pena do presdio de dois irmos do buriti. 1. No caso vertente, a execuo da pena no regime que lhes foi designado semiaberto direito inegocivel, e, a inexistncia de estabelecimento penal adequado, no enseja ao Estado a possibilidade de manter os encarcerados em regime mais gravoso. 2. Imperativa a colocao em regime domiciliar. Os artigos 91 e 92 da Lei de Execuo Penal, especificam o estabelecimento referente a cada modalidade de cumprimento de pena, estipulando no caso do regime semiaberto. 3. Doutrina: A Colnia Penal deve ser estabelecimento penal de segurana mdia, onde j no existem muralhas e guardas armados, de modo que a permanncia dos presos se d, em grande parte, por sua prpria disciplina e senso de responsabilidade. 4. o regime intermedirio, portanto, o mais adequado em matria de eficincia. O Poder Judicirio no pode ser conivente com o descumprimento da lei pelo Poder Executivo, quando no providencia os estabelecimentos adequados aos reeducandos, conforme prev o ordenamento jurdico. TJ-MS. HC n 2009.032499-0/0000-001022478/Dois Irmos do Buruti. Relator Desembargador Dorival Moreira dos Santos. 1 Turma Criminal. Julgamento: 12/01/2010.

FGV DIREITO RIO

71

PENAS E MEDIDAS ALTERNATIVAS

BLOCO II. MEDIDAS DESPENALIZADORAS AULA 19 SUSPENSO CONDICIONAL DA PENA E LIVRAMENTO CONDICIONAL

BIBLIOGRAFIA BITENCOURT, Cezar Roberto. Tratado de Direito Penal: parte geral. Vol. 1. 13 Ed. So Paulo: Saraiva, 2008, cap. XXXVI e XXXVII. CIRINO DOS SANTOS, Juarez.Direito Penal: parte geral. Curitiba: ICPC; Lumen Juris, 2006, cap. 22, p. 597-625.

INTRODUO Existem duas formas de se evitar ou interromper o cumprimento da pena privativa de liberdade: a suspenso condicional da pena e o livramento condicional. Verificados determinados requisitos objetivos e subjetivos, so impostas condies ao condenado por um perodo de tempo determinado que, se cumpridas, extinguem a pena privativa de liberdade.

SUSPENSO CONDICIONAL DA PENA O sursis, como chamado, impede a execuo da pena de priso, por isso aplicada entre a sentena condenatria e o cumprimento da pena. Tem como pressuposto a impossibilidade de converso da pena privativa de liberdade em restritiva de direitos e por isso no se aplica a pena restritiva de direitos e a multa. Os requisitos gerais para a concesso do sursis so: a) Objetivos: a execuo de pena no superior a 2 anos, poder ser suspensa pelo prazo de 2 a 4 anos (art.77, caput CP); b) Subjetivos: o condenado no ser reincidente em crime doloso e as circunstncias judiciais serem favorveis: culpabilidade, antecedentes, conduta social, personalidade, motivos e circunstncias do crime (art.77, I e II CP). As condies a que o condenado dever se sujeitar so a prestao de servios comunidade e a limitao de fim de semana, que podem ser substitu-

FGV DIREITO RIO

72

PENAS E MEDIDAS ALTERNATIVAS

das, casos as circunstncias sejam inteiramente favorveis por outras restries mais brandas (art.78 CP). Existem duas modalidades especiais de sursis, denominados por Cezar Roberto Bittencourt de etrio e humanitrio. Ambos preveem a suspenso condicional de pena no superior a 4 anos, pelo prazo de 4 a 6 anos. No sursis etrio, ao condenado maior de 70 anos de idade. J o sursis humanitrio, por razes de sade que justifiquem a suspenso (art.77, 2 CP). O descumprimento das condies de suspenso pode gerar a revogao. A revogao obrigatria quando: a) condenado, em sentena irrecorrvel, por crime doloso; b) no efetua sem motivo justificado a reparao do dano; c) descumpre as condies de prestao de servio comunidade e limitao de fim de semana (art.81, I, II, III CP). O no pagamento da multa, por ser dvida de valor, no gera a priso. Caso o condenado responda a processo por outro crime ou contraveno, o prazo prorrogado at o julgamento definitivo (art.81, 2). Na condenao por crime culposo ou contraveno e no descumprimento de outras condies impostas na suspenso a revogao facultativa (art.81, 1 CP). Nesse caso, o juiz pode ao invs de decretar a revogao prorrogar o prazo da suspenso condicional at o mximo (ex. em vez de revogar uma suspenso com prazo de 3 anos, prorrog-la pra 4 anos). Cumprido o prazo sem revogao a pena extinta (art.82 CP). A suspenso condicional da pena perdeu aplicabilidade com a ampliao da possibilidade de substituio da pena privativa de liberdade por restritiva de direitos, abrangendo poucas hipteses, j que o limite objetivo de 4 anos comum a ambos os institutos e a aplicao da pena restritiva de direitos precede a de suspenso condicional da pena.

LIVRAMENTO CONDICIONAL a interrupo da fase final de cumprimento da pena de priso igual ou superior a 2 anos, em que o preso tem sua liberdade condicionada a determinaes previstas na deciso de concesso (v. art.132 LEP). Para fazer jus ao livramento, deve o condenado reparar o dano, salvo impossibilidade de faz-lo. O pedido de concesso do livramento requer o preenchimento de elemento subjetivo (comportamento) e objetivo (tempo): a) Subjetivo: bom comportamento carcerrio verificado pela ausncia de prtica de falta disciplinar e, nos casos de violncia e ameaa pessoa, constatado que o liberado no voltar a delinquir, critrio criticado pela doutrina (art.83, III e pargrafo nico CP);

FGV DIREITO RIO

73

PENAS E MEDIDAS ALTERNATIVAS

b) Objetivo: se refere ao prazo para a concesso do livramento que so respectivamente: 1) de 1/3 da pena para o primrio; 2) para o reincidente em crime doloso; 3) 2/3 para o condenado em crime hediondo ou equiparado, no sendo passvel de liberao antecipada o reincidente em crimes dessa natureza (art.83, I, II e V CP, v. crimes hediondos em art.2 da L.8072/90). A revogao obrigatria em caso de condenao definitiva e facultativa em caso de condenao por contraveno ou que implique pena diferente da privativa de liberdade; e quando descumprida as condies do livramento (art. 86 e 87 CP). Caso a condenao seja por crime anterior ao perodo de prova (tempo do cumprimento do livramento condicional), as penas se somam para contagem de novo prazo e so descontados os dias em liberdade. Se a condenao por crime cometido durante o perodo de prova, no se desconta os dias em liberdade e o condenado no pode mais obter o livramento condicional pelo mesmo crime (art. 86 e 88 CP). A pena se extingue com o trmino do livramento no revogado (art.90 CP).

FGV DIREITO RIO

74

PENAS E MEDIDAS ALTERNATIVAS

AULA 20, 21 E 22 JUIZADOS ESPECIAIS CRIMINAIS I, II E III. COMPOSIO CIVIL DOS DANOS. TRANSAO PENAL. SUSPENSO CONDICIONAL DO PROCESSO.

BIBLIOGRAFIA CIRINO DOS SANTOS, Juarez.Direito Penal: parte geral. Curitiba: ICPC; Lumen Juris, 2006, cap. 22, Letra C (Substitutivos penais), p. 625-637. LOPES JUNIOR, Aury. Direito Processual Penal e Sua Conformidade Constitucional. 3 ed. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2010, pp. 231-267.

JUIZADOS ESPECIAIS CRIMINAIS Os juizados especiais criminais (JECrim) foram previstos na Constituio como formas procedimentais mais cleres para crimes de menor potencial ofensivo (art.98, I CF). A Lei 9.099/95, que tambm regula os juizados especiais cveis, veio regular esse dispositivo constitucional criando procedimentos diferentes do juzo comum e medidas despenalizadoras. O procedimento oral e sumarssimo, privilegiando uma justia mais dialogada. A competncia do JECrim definida pelos crimes de menor potencial ofensivo, cuja pena mxima do crime ou contraveno de at 2 anos (art.61 L.9.099/95). As medidas despenalizadoras so formas alternativas de resoluo do conflito sem a imposio de uma sentena criminal condenatria e, por isso, diferentemente do livramento condicional e do sursis, precedem a aplicao da pena. Em ordem de precedncia, as medidas despenalizadoras so: a) Composio civil; b) Transao penal; c) Suspenso condicional do processo.

COMPOSIO CIVIL DOS DANOS A composio civil dos danos o acordo feito entre a vtima e o imputado de compromisso de reparao do dano causado. prevista para crimes de ao penal privada e pblica condicionada representao. Pode ser feita extrajudicialmente e homologada pelo juiz ou oferecida em audincia preliminar, antes do exerccio do direito de queixa ou da representao. O acordo
FGV DIREITO RIO 75

PENAS E MEDIDAS ALTERNATIVAS

implica a extino da punibilidade pela renncia do direito de queixa ou representao (v.art.72 a 74 L.9.099/95). Quando reunidos os processos no juzo comum ou no tribunal do jri, haver a possibilidade de composio civil para os crimes que o permitirem, ou seja, possvel a composio fora dos juizados especiais criminais (art.60, pargrafo nico L.9.099/95).

TRANSAO PENAL A transao penal a proposta de aplicao imediata de pena restritiva de direitos ou multa oferecida pelo Ministrio Pblico ao autor de crime de menor potencial ofensivo, que poder aceit-la ou recus-la (art.76, caput L.9099/95). O momento legalmente definido da proposta de transao penal o oferecimento da denncia, j que a transao seria uma forma de substituir o processo, mas a prtica forense posterga essa possibilidade at antes do julgamento. A proposta se restringiria a ao penal pblica, condicionada ou incondicionada, mas a jurisprudncia vem consolidando entendimento de seu cabimento em ao penal de iniciativa privada, hiptese em que seria oferecida pelo ofendido ou complementarmente pelo Ministrio Pblico. Enquanto direito subjetivo do imputado, a transao no poderia deixar de ser oferecida, hiptese em que, a pedido da defesa, o juiz poderia oferecer, na ausncia de oferta pelo Ministrio Pblico ou pelo ofendido. Enquanto forma de substituir a ao ou sua continuao, a transao exige provas mnimas de autoria e materialidade e a anuncia da defesa, no sendo forma de substituio do arquivamento (hiptese em que faltam condies de prosseguimento da ao). A transao penal no gera reincidncia nem maus antecedentes (art.76, 6 L.9.099/95). No poder transacionar quem (art.76, 2 L.9.099/95): a) foi condenado por sentena definitiva pena privativa de liberdade (exceto se j se passaram 5 anos da sua extino); b) ter se beneficiado nos ltimo 5 anos da transao penal; c) ter circunstncias judiciais desfavorveis (maus antecedentes, personalidade do agente, conduta social, motivos ou circunstncias do crime). O cumprimento da restrio de direitos e o pagamento da multa extinguem a punibilidade. Se descumprida, h divergncias quanto consequncia, que podem ser resumidas em: a) Converso da pena restritiva de direitos e da multa em pena privativa de liberdade, o que gera grande resistncia j que o imputado no foi condenado e a multa como dvida de valor no poderia ser convertida em priso;

FGV DIREITO RIO

76

PENAS E MEDIDAS ALTERNATIVAS

b) Revogao do benefcio e o oferecimento da denncia (posio majoritria); c) No poderia haver revogao da transao penal, uma vez aceita pelo juiz consubstanciaria coisa julgada formal e material. Assim como a composio civil, a transao penal pode ser oferecida autonomamente no juzo comum ou no tribunal do jri em caso de reunio de processos em que haja crime de menor potencial ofensivo a ser julgado (art.60, pargrafo nico L.9.099/95).

SUSPENSO CONDICIONAL DO PROCESSO A suspenso condicional do processo a ltima medida despenalizadora, aplicada quando frustrada a composio e a transao. Pode ser oferecida desde a denncia (momento legalmente previsto) at a publicao da sentena (prtica forense). Diferente da suspenso condicional da pena, que suspende a execuo, a suspenso condicional do processo evita a prpria aplicao da pena. cabvel para crimes que tenham pena mnima cominada igual ou inferior a 1 ano, seja qual for o juzo (juizado especial ou no), ou seja, foi criado um novo substitutivo penal. A suspenso pode ser de 2 a 4 anos. Os requisitos para sua concesso so: a) ausncia de processo criminal ou condenao por outro crime; b) requisitos da suspenso condicional da pena, no caso, circunstncias judiciais favorveis; c) aceitao da suspenso condicional do processo pelo acusado e seu defensor (art.89, caput L.9.099/95). A previso de ausncia de processo e a no meno a condenao definitiva geram crticas de violao da presuno de inocncia, razo que faz com que se exija o transito em julgado da sentena condenatria para afastar o instituto. As condies que devem ser cumpridas durante o perodo de suspenso podem ser legais ou judiciais. As legais so: reparao do dano, salvo impossibilidade de faz-lo; proibio de frequentar determinados lugares; proibio de ausenta-se da comarca onde reside; e comparecimento pessoal e obrigatrio a juzo (art.89, 1 L.9.099/95). As judiciais so condies especificadas pelo juiz, proporcionais e que guardem relao com o fato (art.89, 2 L.9.099/95). A revogao pode ser obrigatria ou facultativa. obrigatria quando: o indivduo processado por outro crime ou por injustificada falta de reparao de dano (art.89, 3 L.9.099/95). facultativa quando: o indivduo processado por contraveno ou descumpriu qualquer das outras condies impostas (art.89, 4 L.9.099/95). Extingue-se a pena pelo decurso do perodo de prova sem revogao da suspenso (art.89, 5 L.9.099/95).

FGV DIREITO RIO

77

PENAS E MEDIDAS ALTERNATIVAS

Na definio da pena mnima para o cabimento da suspenso deve se observar a Smula 243 do STJ: O benefcio da suspenso do processo no aplicvel em relao s infraes penais cometidas em concurso material, concurso formal ou continuidade delitiva, quando a pena mnima cominada, seja pelo somatrio, seja pela incidncia da majorante, ultrapassar o limite de 1 ano.

FGV DIREITO RIO

78

PENAS E MEDIDAS ALTERNATIVAS

BLOCO III. INTRODUO PARTE ESPECIAL AULA 23 CRIMES CONTRA A VIDA

BIBLIOGRAFIA NUCCI, Guilherme de Souza. Manual de direito penal: parte geral e parte especial. 4 Ed. rev., atual. e ampl. So Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2008. Caso Richthofen Ru: DANIEL CRAVINHOS DE PAULA E SILVA: 1. No tocante vtima Manfred Alberto Von Richthofen: por maioria de votos reconheceram a autoria e por unanimidade a materialidade do crime de homicdio; Por unanimidade reconheceram que o crime foi praticado por motivo torpe, mediante recurso que impossibilitou a defesa da vtima e mediante meio cruel. Por maioria, reconheceram em favor do ru a existncia de circunstncia atenuante. 2. Com relao vtima Marsia Von Richthofen: por maioria de votos reconheceram a autoria, a materialidade do crime de homicdio e, ainda, as qualificadoras e a existncia de circunstncia atenuante. 3. Por unanimidade reconheceram a existncia do crime de fraude processual e, por maioria a existncia de circunstncia atenuante em favor do ru. Ru: CRISTIAN CRAVINHOS DE PAULA E SILVA. 1. No tocante vtima Manfred Albert Von Richthofen: por maioria reconheceram a autoria e materialidade do delito de homicdio. Por maioria reconheceram que o crime foi praticado por motivo torpe, mediante recurso que impossibilitou a defesa da vtima e mediante meio cruel. Por maioria, reconheceram em favor do ru a existncia de circunstncia atenuante. 2. Relativamente vtima Marsia Von Richthofen: por unanimidade reconheceram a autoria e materialidade do delito de homicdio e, ainda, tambm por unanimidade todas as qualificadoras. Por maioria, reconheceram em favor do ru a existncia de circunstncia atenuante. 3. Por unanimidade reconheceram a existncia do crime de fraude processual e, por maioria a existncia de circunstncia atenuante em favor do ru.

FGV DIREITO RIO

79

PENAS E MEDIDAS ALTERNATIVAS

4. Pelos senhores Jurados, foi ainda por maioria, reconhecida a existncia do crime de furto e tambm a existncia de circunstncia atenuante em favor do acusado. R: SUZANE LOUISE VON RICHTHOFEN 1. Em relao vtima Manfred Albert Von Richthofen, por unanimidade foi reconhecida a materialidade do delito e, por maioria a co-autoria do homicdio. Por maioria de votos, negaram que a r tivesse agido em inexigibilidade de conduta diversa, bem como, tambm por maioria, negaram tivesse agido sob coao moral e irresistvel. Por maioria de votos, reconheceram a qualificadora relativa ao motivo torpe e, por unanimidade reconheceram as qualificadoras do recurso que impossibilitou a defesa da vtima e do meio cruel e, ainda, por maioria, as atenuantes existentes em favor da acusada. 2. Vtima Marsia Von Richthofen: por maioria foi reconhecido a materialidade do delito de homicdio e, tambm por maioria reconheceram a co-autoria, sendo negada a tese da inexigibilidade de conduta diversa, por maioria de votos, assim como, a tese relativa a coao moral e irresistvel. Por maioria de votos, reconheceram a qualificadora relativa ao motivo torpe e, por unanimidade reconheceram as qualificadoras do recurso que impossibilitou a defesa da vtima e do meio cruel e, ainda, por maioria, as atenuantes existentes em favor da acusada. 3. Por maioria de votos foi reconhecida a co-autoria do crime de fraude processual e tambm as circunstncias atenuantes existentes em favor da acusada. Atendendo a soberana deciso dos Senhores Jurados, passo dosagem das penas: Ru DANIEL CRAVINHOS DE PAULA E SILVA: Pelo homicdio praticado contra Manfred Albert Von Richthofen, atento aos elementos norteadores do artigo 59 do Cdigo Penal, considerando a culpabilidade, intensidade do dolo, clamor pblico e conseqncias do crime, incidindo trs qualificadoras, uma funcionar para fixao da pena base, enquanto as outras duas serviro como agravantes para o clculo da pena definitiva (RT 624/290). Assim, fixo a pena base em dezesseis (16) anos de recluso, a qual aumento de quatro (04) anos, totalizando vinte (20) anos de recluso. Reconhecida a presena de circunstncias atenuantes, que no caso deve ser considerada a confisso judicial, reduzo a pena de seis (06) meses, resultando em dezenove (19) anos e seis (06) meses de recluso. Pelo crime no tocante vtima Marsia Von Richthofen, atento aos elementos norteadores do artigo 59 do Cdigo Penal, considerando a culpabilidade, intensidade do dolo, clamor pblico e conseqncias do crime, incidindo trs qualificadoras, uma funcionar para fixao da pena base, enquanto

FGV DIREITO RIO

80

PENAS E MEDIDAS ALTERNATIVAS

as outras duas serviro como agravantes para o clculo da pena definitiva (RT 624/290). Assim, fixo a pena base em dezesseis (16) anos de recluso, a qual aumento de quatro (04) anos, totalizando vinte (20) anos de recluso. Reconhecida a presena de circunstncias atenuantes, que no caso deve ser considerada a confisso judicial, reduzo a pena de seis (06) meses, resultando em dezenove (19) anos e seis (06) meses de recluso. Pelo crime de fraude processual, artigo 347, pargrafo nico do C.Penal, fixo a pena em seis (06) meses de deteno e dez dias multa, fixados estes no valor mnimo legal de 1/30 do salrio mnimo vigente no pais poca dos fatos, devidamente corrigido at o efetivo pagamento. No caso h evidente concurso material, nos termos do artigo 69 do Cdigo Penal. Com efeito, o ru praticou dois crimes de homicdio, mediante aes dirigidas contra vtimas diferentes em circunstncias diversas, uma vez que o autor direto do homicdio em que vtima Manfred Albert Von Richthofen e, co-autor do homicdio em que vtima Marsia Von Richthofen. Alm desses, tambm, praticou o crime de fraude processual. Assim, as penas somam-se, ficando o ru DANIEL CRAVINHOS DE PAULA E SILVA, condenado pena de trinta e nove (39) anos de recluso e seis (06) meses de deteno, bem como, ao pagamento de dez dias-multa no valor j estabelecido, por infrao ao artigo 121, 2, inciso I, III e IV (por duas vezes) e, artigo 347, pargrafo nico, c.c. artigo 69, todos do C.Penal. Torno as penas definitivas mngua de outras circunstncias. Por serem crimes hediondos os homicdios qualificados, o ru cumprir a pena de recluso, em regime integralmente fechado e, a de deteno em regime semi-aberto, primeiro a de recluso e finalmente a de deteno. Estando preso preventivamente e, considerando a evidente periculosidade do ru, no poder recorrer da presente sentena em liberdade, devendo ser expedido mandado de priso contra o ru DANIEL CRAVINHOS DE PAULA E SILVA. Ru CRISTIAN CRAVINHOS DE PAULA E SILVA: Pelo homicdio praticado contra Marsia Von Richthofen, atento aos elementos norteadores do artigo 59 do Cdigo Penal, considerando a culpabilidade, intensidade do dolo, clamor pblico e conseqncias do crime, incidindo trs qualificadoras, uma funcionar para fixao da pena base, enquanto as outras duas serviro como agravantes para o clculo da pena definitiva (RT 624/290). Assim, fixo a pena base em quinze (15) anos de recluso, a qual aumento de quatro (04) anos, totalizando dezenove (19) anos de recluso. Reconhecida a presena de circunstncias atenuantes, que no caso deve ser considerada a confisso judicial, reduzo a pena de seis (06) meses, resultando em dezoito (18) anos e seis (06) meses de recluso.

FGV DIREITO RIO

81

PENAS E MEDIDAS ALTERNATIVAS

Pelo crime no tocante vtima Manfred Albert Von Richthofen, atento aos elementos norteadores do artigo 59 do Cdigo Penal, considerando a culpabilidade, intensidade do dolo, clamor pblico e conseqncias do crime, incidindo trs qualificadoras, uma funcionar para fixao da pena base, enquanto as outras duas serviro como agravantes para o clculo da pena definitiva (RT 624/290). Assim, fixo a pena base em quinze (15) anos de recluso, a qual aumento de quatro (04) anos, totalizando dezenove (19) anos de recluso. Reconhecida a presena de circunstncias atenuantes, que no caso deve ser considerada a confisso judicial, reduzo a pena de seis (06) meses, resultando em dezoito (18) anos e seis (06) meses de recluso. Pelo crime de fraude processual, artigo 347, pargrafo nico do C.Penal, fixo a pena em seis (06) meses de deteno e dez dias multa, fixados estes no valor mnimo legal de 1/30 do salrio mnimo vigente no pais poca dos fatos, devidamente corrigido at o efetivo pagamento. Pelo delito de furto, artigo 155, caput do C.Penal, considerando a circunstncia em que foi praticado o crime, fixo a pena em um (01) ano de recluso e dez dias multa, fixados estes no valor mnimo legal de 1/30 do salrio mnimo vigente no pais poca dos fatos, devidamente corrigido at o efetivo pagamento. No caso h evidente concurso material, nos termos do artigo 69 do Cdigo Penal. Com efeito, o ru praticou dois crimes de homicdio, mediante aes dirigidas contra vtimas diferentes em circunstncias diversas, uma vez que o autor direto do homicdio em que vtima Marsia Von Richthofen e, co-autor do homicdio em que vtima Manfred Albert Von Richthofen. Alm desses, tambm, praticou os crimes de fraude processual e furto simples. Assim, as penas somam-se, ficando o ru CRISTIAN CRAVINHOS DE PAULA E SILVA, condenado pena de trinta e oito (38) anos de recluso e seis (06) meses de deteno, bem como, ao pagamento de vinte dias-multa no valor j estabelecido, por infrao ao artigo 121, 2, inciso I, III e IV (por duas vezes), artigo 347, pargrafo nico e, artigo 155, caput, c.c. artigo 69, todos do C.Penal. Torno as penas definitivas mngua de outras circunstncias. Por serem crimes hediondos os homicdios qualificados, o ru cumprir a pena de recluso, em regime integralmente fechado e, a de deteno em regime semi-aberto, primeiro a de recluso e finalmente a de deteno. Estando preso preventivamente e, considerando a evidente periculosidade do ru, no poder recorrer da presente sentena em liberdade, devendo ser expedido mandado de priso contra o ru CRISTIAN CRAVINHOS DE PAULA E SILVA. R SUZANE LOUISE VON RICHTHOFEN: Pelo homicdio praticado contra Manfred Albert Von Richthofen, atento aos elementos norteadores do artigo 59 do Cdigo Penal, considerando a

FGV DIREITO RIO

82

PENAS E MEDIDAS ALTERNATIVAS

culpabilidade, intensidade do dolo, clamor pblico e conseqncias do crime, incidindo trs qualificadoras, uma funcionar para fixao da pena base, enquanto as outras duas serviro como agravantes para o clculo da pena definitiva (RT 624/290). Assim, fixo a pena base em dezesseis (16) anos de recluso, a qual aumento de quatro (04) anos, totalizando vinte (20) anos de recluso. Reconhecida a presena de circunstncias atenuantes, que no caso deve ser considerada a menoridade poca dos fatos, reduzo a pena de seis (06) meses, resultando em dezenove (19) anos e seis (06) meses de recluso. Pelo crime no tocante vtima Marsia Von Richthofen, atento aos elementos norteadores do artigo 59 do Cdigo Penal, considerando a culpabilidade, intensidade do dolo, clamor pblico e conseqncias do crime, incidindo trs qualificadoras, uma funcionar para fixao da pena base, enquanto as outras duas serviro como agravantes para o clculo da pena definitiva (RT 624/290). Assim, fixo a pena base em dezesseis (16) anos de recluso, a qual aumento de quatro (04) anos, totalizando vinte (20) anos de recluso. Reconhecida a presena de circunstncias atenuantes, que no caso deve ser considerada a menoridade poca dos fatos, reduzo a pena de seis (06) meses, resultando em dezenove (19) anos e seis (06) meses de recluso. Pelo crime de fraude processual, artigo 347, pargrafo nico do C.Penal, fixo a pena em seis (06) meses de deteno e dez dias multa, fixados estes no valor mnimo legal de 1/30 do salrio mnimo vigente no pais poca dos fatos, devidamente corrigido at o efetivo pagamento. No caso h evidente concurso material, nos termos do artigo 69 do Cdigo Penal. Com efeito, a r participou de dois crimes de homicdio, mediante aes dirigidas contra vtimas diferentes, no caso seus prprios pais. Alm desses, tambm, praticou o crime de fraude processual. Assim, as penas somam-se, ficando a r SUZANE LOUISE VON RICHTHOFEN, condenada pena de trinta e nove (39) anos de recluso e seis (06) meses de deteno, bem como, ao pagamento de dez dias-multa no valor j estabelecido, por infrao ao artigo 121, 2, inciso I, III e IV (por duas vezes) e, artigo 347, pargrafo nico, c.c. artigo 69, todos do C.Penal. Torno as penas definitivas mngua de outras circunstncias. Por serem crimes hediondos os homicdios qualificados,a r cumprir a pena de recluso, em regime integralmente fechado e, a de deteno em regime semi-aberto, primeiro a de recluso e finalmente a de deteno. Estando presa preventivamente e, considerando a evidente periculosidade da r, no poder recorrer da presente sentena em liberdade, devendo ser expedido mandado de priso contra a r SUZANE LOUISE VON RICHTHOFEN. Aps o trnsito em julgado, lancem-se os nomes dos rus no rol dos culpados.

FGV DIREITO RIO

83

PENAS E MEDIDAS ALTERNATIVAS

Sentena publicada em plenrio, dou as partes por intimadas. Registre-se e comunique-se. Sala das deliberaes do Primeiro Tribunal do Jri, plenrio 8, s 02:00 horas, do dia 22 de julho de 2006. ALBERTO ANDERSON FILHO Juiz Presidente Fonte: http://noticias.terra.com.br/brasil/casorichthofen/interna/ 0,,OI1076929-EI6792,00.html

FGV DIREITO RIO

84

PENAS E MEDIDAS ALTERNATIVAS

AULA 24 CRIMES CONTRA O PATRIMNIO

BIBLIOGRAFIA NUCCI, Guilherme de Souza. Manual de direito penal: parte geral e parte especial. 4 Ed. rev., atual. e ampl. So Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2008.

FURTO? ROUBO? ESTELIONATO?

Fonte: http://mundodoarthur.files.wordpress.com/2009/03/a_verdadeira_matrix.jpg

JURISPRUDNCIA Processo HC 118536 / DF Relator(a) Ministra MARIA THEREZA DE ASSIS MOURA (1131) rgo Julgador T6 SEXTA TURMA Data do Julgamento 20/09/2011 Data da Publicao/Fonte DJe 03/10/2011 Ementa HABEAS CORPUS. FURTO QUALIFICADO E PORTE ILEGAL DE ARMA DE FOGO. 1. PEDIDO DE DESCLASSIFICAO. MOMENFGV DIREITO RIO 85

PENAS E MEDIDAS ALTERNATIVAS

TO CONSUMATIVO. DESNECESSIDADE DA POSSE MANSA E PACFICA DA COISA SUBTRADA. 2. REDUO DA PENA AQUM DO MNIMO LEGAL. INVIABILIDADE. APLICAO DO ENUNCIADO N. 231 DA SMULA DESTA CORTE. ORDEM DENEGADA. 1. A jurisprudncia desta Corte e do Supremo Tribunal consolidou-se no sentido da desnecessidade da posse mansa e pacfica da res furtiva para a consumao do crime de furto. 2. No se mostra possvel operar reduo que importe na fixao da pena abaixo do mnimo legal, em virtude da incidncia de atenuantes. Inteligncia do enunciado 231 da Smula do Superior Tribunal de Justia. 3. Ordem denegada.

FGV DIREITO RIO

86

PENAS E MEDIDAS ALTERNATIVAS

AULA 25 CRIMES CONTRA A PESSOA LESES CORPORAIS: INTEGRIDADE FSICA

BIBLIOGRAFIA NUCCI, Guilherme de Souza. Manual de direito penal: parte geral e parte especial. 4 Ed. rev., atual. e ampl. So Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2008.

LESES CORPORAIS?

AUTOLESO?

JURISPRUDNCIA ADI N 4424 Em crimes de leso contra mulheres atua-se mediante ao pblica incondicionada, entende relator O ministro Marco Aurlio, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou pela procedncia da Ao Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 4424, processo sob

FGV DIREITO RIO

87

PENAS E MEDIDAS ALTERNATIVAS

sua relatoria. Para o ministro, para que no fique esvaziada a proteo que o Estado deve dar s mulheres, os artigos 12 (inciso I), 16 e 41, da Lei 11.340/2006 (Lei Maria da Penha), devem ser entendidos no sentido de que no se aplica a Lei 9.099/95, dos Juizados Especiais aos crimes da Lei Maria da Penha, e que nos crimes de leso corporal praticados contra a mulher no ambiente domstico, mesmo de carter leve, atua-se mediante ao penal pblica incondicionada. Ao defender a atuao do Ministrio Pblico nos casos de crimes de leso corporal contra as mulheres, independente da representao da vtima, o ministro disse entender que essa atuao do Estado visa proteo da mulher, e no sua tutela. De acordo com o relator, essa proteo est prevista no artigo 226, pargrafo 8, da Constituio Federal. Ao fazer meno ao que ocorre no dia a dia quanto violncia domstica, principalmente contra a mulher, o ministro recordou de um princpio muito usado no direito trabalhista, o princpio da realidade. Ao defender a Lei Maria da Penha, o ministro Marco Aurlio disse que no se pode esquecer a conscincia constitucional sobre a diferena e especificao dos sujeitos de Direito. O ministro explicou que, nesse caso, trata-se de discriminaes positivas, para atender grupos menos favorecidos e compensar desigualdades de fato. A lei, segundo o relator, alm de ser coerente com os princpios da Constituio Federal, est em fina sintonia com convenes internacionais sobre o tema, como a Conveno sobre a Eliminao de todas as Formas de Discriminao contra a Mulher e a Conveno Interamericana para prevenir, punir e erradicar a violncia contra a mulher. Renncia O ministro Marco Aurlio citou, ainda, que dados estatsticos demonstram que, em cerca de 90% dos casos, a mulher agredida acaba renunciando representao. Muitas vezes, segundo o ministro, na esperana de uma evoluo do agressor. Contudo, o relator ponderou que, na verdade, o que ocorre uma reiterao da violncia, normalmente de forma mais agressiva, exatamente pela perda dos freios inibitrios, uma vez que a mulher recuou na denncia. O ministro considerou que no se coaduna com o princpio da realidade deixar a critrio da vtima, da mulher, decidir se o processo contra o agressor deve ou no seguir. Isso porque, argumentou o relator, a manifestao da vontade da mulher cerceada pela prpria violncia, por medo de represlias e de mais agresso. Citando a ministra Eliana Calmon, do Superior Tribunal de Justia, o relator disse que vedado aplicar a norma de forma a revestir a surra domstica de aparente legalidade e tolerncia. Dizer que no caso deve-se agir a partir de ao pblica condicionada representao esvazia a proteo que deve ser dada pelo Estado mulher, em flagrante violao Constituio Federal, concluiu o ministro. Fonte: http://www.stf.jus.br/portal/cms/verNoticiaDetalhe.asp?idConteudo= 199847%3E Quinta-feira, 09 de fevereiro de 2012

FGV DIREITO RIO

88

PENAS E MEDIDAS ALTERNATIVAS

AULA 26 LEIS PENAIS EXTRAVAGANTES/DIREITO PENAL COMPLEMENTAR


LEI N TEMA

3.688 (Decreto-Lei) 1.079/50 1.521/51 2.889/56 4.737/65 4.898/65 201/67 (Decreto-Lei) 5.553/68 6.001/73 6.385/76 (com alterao da lei 10.303/01) 7.170/83 7.347/85 7.716/89 7.853/89 8.069/90 8.072/90 8.078/90 8.137/90 8.176/91 8.429/92 8.666/93 9.029/95 9.279/96 9.434/97 9.455/97 9.472/97

Lei das Contravenes Penais Crimes de responsabilidade (Presidente da Repblica, Ministros de Estado, Ministros do STF, Procurador Geral da Repblica, Governadores e Secretrios dos estados). Crimes contra a economia popular Crime de genocdio Crimes eleitorais Crimes de abuso de autoridade Crimes de responsabilidade dos prefeitos e vereadores Contraveno de reteno de documento Crimes contra os ndios Crimes contra o mercado de capitais Lei de segurana nacional Crime de desobedincia na lei da ao civil pblica Crimes de preconceito de raa ou de cor Crimes contra os portadores de deficincia Estatuto da Criana e do Adolescente Crimes hediondos Crimes contra o consumidor Crimes contra a ordem tributria, econmica e contra as relaes de consumo Crimes contra a ordem econmica (petrleo, gs, matria-prima) Crime previsto na lei de improbidade administrativa (Forma especial do crime de denunciao caluniosa) Crimes contra as licitaes Proibio de prticas discriminatrias, para efeitos admissionais Crimes contra a propriedade industrial (Patentes, desenhos industriais, marcas, ttulo de estabelecimento, sinal de propaganda, concorrncia desleal) Crimes relativos aos rgos, tecidos e partes do corpo humano Crimes de tortura Crime de desenvolvimento clandestino de atividade de telecomunicao

FGV DIREITO RIO

89

PENAS E MEDIDAS ALTERNATIVAS

LEI N

TEMA

9.503/97 9.605/98 9.609/98 9.613/98 10.028/00 105/2001 (Lei Complementar) 10.671/03 10.741/03 10.826/03 11.101/05 11.105/05 11.343/06 12.850/13

Crimes de trnsito Crimes ambientais Crimes contra a propriedade intelectual de programa de computador Crimes de lavagem ou ocultao de bens, direitos e valores (lavagem de dinheiro) Crimes contra as finanas pblicas Crime de violao de sigilo das operaes de instituies financeiras Estatuto de Defesa do Torcedor Estatuto do idoso Estatuto do desarmamento Crimes falimentares Crimes contra a biossegurana Lei Antidrogas Crimes de organizao criminosa

FGV DIREITO RIO

90

PENAS E MEDIDAS ALTERNATIVAS

ANDR PACHECO TEIXEIRA MENDES Doutorado em andamento em Direito pela PUC-Rio. Possui graduao e mestrado em Direito pela PUC-Rio. formado pela Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro. Tem experincia na rea de Direito, com nfase em Direito Penal, Direito Penal Econmico e Direito Penal Comparado. Atualmente Coordenador do Ncleo de Prtica Jurdica da FGV Direito Rio, professor de Direito Penal Geral do Curso de Graduao da FGV Direito Rio e Professor dos Cursos da Ps-Graduao da FGV Direito Rio (Rede Conveniada e FGV in Company), ministrando as disciplinas Crimes Contra a Ordem Tributria, Crimes Contra a Administrao Pblica, Direito Penal Econmico e Aspectos Penais da Atividade Empresarial. Associado ao Instituto Brasileiro de Cincias Criminais IBCCRIM.

FGV DIREITO RIO

91

PENAS E MEDIDAS ALTERNATIVAS

FICHA TCNICA

Fundao Getulio Vargas Carlos Ivan Simonsen Leal PRESIDENTE FGV DIREITO RIO
Joaquim Falco DIRETOR Srgio Guerra
VICE-DIRETOR DE ENSINO, PESQUISA E PS-GRADUAO

Rodrigo Vianna
VICE-DIRETOR ADMINISTRATIVO

Thiago Bottino do Amaral


COORDENADOR DA GRADUAO

Andr Pacheco Teixeira Mendes


COORDENADOR DO NCLEO DE PRTICA JURDICA

Cristina Nacif Alves


COORDENADORA DE ENSINO

Marlia Arajo
COORDENADORA EXECUTIVA DA GRADUAO

Paula Spieler
COORDENADORA DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES E DE RELAES INSTITUCIONAIS

FGV DIREITO RIO

92

You might also like