You are on page 1of 13

- Descrio do elemento qumico - Formas de entrada no organismo

- Onde se encontra - Avaliao de riscos: Medidas de Preveno (gerais, especificas e organizacionais)

O Monxido de Carbono (CO) um gs ligeiramente inflamvel, incolor, inodoro e muito perigoso devido sua grande toxicidade.
1,25 kgm3 (0 C)

Densidade

Ponto de fuso
Ponto de ebulio

205,07 C
191,55 C 30 mgl1 (20 C)

Solubilidade em gua

Frmula qumica - CO Caractersticas: gs txico, incolor, inodoro, inflamvel

Perigos

GRAU DE PERIGOSIDADE / NOCIVIDADE -CLASSIFICAO: N CAS :000630-08-0 / N CE :211-128-3

Fontes: Resulta de uma deficiente combusto, qualquer que seja o combustvel utilizado: lenha, carvo, gs (butano, propano ou natural). Os transportes rodovirios so o sector que mais contribui para as suas emisses; pode ser tambm formado por oxidao de poluentes orgnicos, tais como o metano; por ser emitido junto ao solo e difundir-se rapidamente na atmosfera, a sua concentrao diminui rapidamente longe das fontes de emisso.

- Interferncia do funcionamento do exaustor da cozinha na correta libertao para o exterior dos gases/fumos do esquentador, caldeira, lareira. -Aparelhos de aquecimento ou produo de guas quentes incorretamente montadas ou em deficiente estado de conservao; -Insuficiente renovao de ar na habitao e ausncia de ventilao adequada no local onde se encontram instalados os aparelhos;

-Condutas de exausto ou chamins obstrudas ou mal dimensionadas no permitiro a correta exausto dos gases/fumos.
-O monxido de carbono pode acumular-se em espaos fechados e por isso recomendvel especial vigilncia em alturas de frio intenso, quando os aparelhos so mais solicitados e a ventilao do local tende a ser menor.

A sua presena no ar no preocupante desde que em nveis baixos. de difcil deteco e, a partir de nveis de concentrao mais elevados, os seus efeitos nocivos podem manifestar-se rapidamente, levando ao aparecimento de tonturas, nuseas, convulses, perdas de conscincia e, em situaes mais graves, morte.

Formas de entrada no organismo: inalao

Colorao amarela ou laranja na chama, em vez de azul; Aparecimento de manchas nas condutas de evacuao ou junto a estas, ou descoloramento de aparelhos;
Alteraes de comportamento ou mesmo morte de pequenos animais de estimao.

-Arejar imediatamente o local, abrindo portas e janelas;


- Desligar todos os aparelhos de combusto (Exemplo: esquentadores, caldeiras, aquecedores mveis a gs ou petrleo, lareira...). Se estiver em funcionamento, desligue igualmente o exaustor da cozinha; -Abandonar o local; -Contatar o Centro de Informao Antivenenos 808 250 143. Em casos graves contate o 112.

Solicitar inspees peridicas s instalaes de gs que devero ser realizadas por uma entidade inspetora credenciada pela DGEG (Portaria 362/2000 define a periodicidade).
A montagem dos aparelhos de queima deve ser sempre efectuada por uma empresa credenciada DGEG; Solicitar a verificao peridica do funcionamento destes aparelhos;

Manter o local arejado e nunca obstruir as entradas de ar;


Promover a limpeza das condutas de exausto e chamins, uma vez por ano; Se o seu edifcio tem instalado um sistema coletivo de extrao mecnica, assegure a manuteno e a limpeza peridica da respetiva rede de ventilao e exausto. Garanta ainda que este se encontra sempre em funcionamento. Caso este sistema tenha que ser temporariamente desligado (por avaria ou manuteno), garanta que no so utilizados os respetivos aparelhos de queima.

Trata-se de um componente qumico presente no nosso dia a dia; O maior perigo deve-se ao facto de ser incolor, inodoro e muito txico. A exposio a doses relativamente elevadas em pessoas saudveis pode provocar problemas de viso, reduo da capacidade de trabalho, reduo da destreza manual, diminuio da capacidade de aprendizagem, dificuldade na resoluo de tarefas e at mesmo levar a morte.

You might also like