You are on page 1of 23

Fluxo de Caixa

Fluxo de Caixa

Protheus 11

Sumrio
INTRODUO ----------------------------------------------------------------------------------------- 03 OBJETIVOS DO CURSO ------------------------------------------------------------------------------- 03 METODOLOGIA DO CURSO -------------------------------------------------------------------------- 04 CADASTROS GERAIS ----------------------------------------------------------------------------------- 06 Moedas ---------------------------------------------------------------------------------------------------- 06 Projeo de moedas ----------------------------------------------------------------------------------- 08 Bancos ---------------------------------------------------------------------------------------------------- 09 MOVIMENTOS ------------------------------------------------------------------------------------------ 12 Movimentao Bancria ----------------------------------------------------------------------------- 12 Transferncias Bancrias ----------------------------------------------------------------------------- 14 Estorno de Transferncias Bancrias -------------------------------------------------------------- 15 Aplicaes e Emprstimos ---------------------------------------------------------------------------- 16 Contas a Pagar ------------------------------------------------------------------------------------------- 18 Contas a receber ---------------------------------------------------------------------------------------- 19 Fluxo de Caixa -------------------------------------------------------------------------------------------- 21

Fluxo de Caixa - 2

Introduo
Este curso foi elaborado para capacitar os usurios do Advanced Protheus a utilizarem os recursos do Modulo Financeiro, relacionados as movimentaes de Gesto Financeira, abordando os conceitos por ele utilizados e orientando-os nas operaes de cada uma de suas operaes para que seja possvel a aplica ao as movimentaes de sua empresa.

Objetivo do Curso
Ao trmino deste curso, o aluno dever estar habilitado a: Identificar os Parmetros e Tabelas do mdulo; Dar Manuteno nos cadastros de: Moedas; Bancos; Tratar as Movimentaes Bancrias: Pagar; Receber; Transferncias e Estornos; Tratar as Movimentaes Aplicao/Emprstimo: Aplicaes; Emprstimos; Realizar Consultas: Fluxo de Caixa. Emitir Relatrios;

Fluxo de Caixa - 3

Metodologia do Curso
O curso de Gesto Financeira ministrado com um Kit de Auto-Treinamento composto por: Apostila: Aborda as movimentaes do Mdulo, conduzindo o aluno na sua utilizao, atravs de uma srie de exerccios para prtica e reviso da matria. Os exerccios devem ser executados, junto ao Sistema, exatamente da forma como esto apresentados, para que o grau de aprendizado proposto seja obtido. A cada captulo, o aluno posicionado sobre o contedo fornecido e os assuntos complementares que sero expostos. Manual Eletrnico: Para verificar o Manual Eletrnico do Usurio do Mdulo de Estoques e Custos, posicione no Menu Principal do Mdulo e tecle <F1>. Materiais de Apoio: Pasta e Caneta. O aluno deve acompanhar o curso nas instalaes da TOTVS ou de suas franquias, com o direcionamento de um instrutor que conduzir as sesses de treinamento de modo que os objetivos propostos sejam atingidos. O Sistema Protheus utiliza em suas rotinas algumas configuraes genricas e especficas, chamadas parmetros. Um parmetro uma varivel que atua como elemento-chave na execuo de determinados processamentos. De acordo com seu contedo, possvel obter diferentes resultados. O ambiente FINANCEIRO utiliza vrios parmetros e alguns deles so comuns a outros ambientes do sistema. Assim, caso sejam alterados, a configurao continuar valendo para os demais ambientes do Sistema. Alguns parmetros so apenas configuraes genricas como a configurao de perifricos (impressoras, por exemplo), datas de abertura, nomenclaturas de moedas etc..

Fluxo de Caixa - 4

Verifique, na relao a seguir, qual(is) parmetro(s) deve(m) ser ajustado(s):


Nome Descrio Define a inicializao da primeira parcela do ttulo gerado. Exemplo: A -> Para seqncia alfa. 1 -> Para seqncia numrica. Contedo

MV_1DUP

Campo ou dado a ser gravado no prefixo do ttulo MV_3DUPREF quando for gerado automaticamente pela rotina Atualizao de Comisso - (E2_PREFIXO). Descrio modalidade de tratamento da dispensa de reteno para PIS/Cofins/CSLL . MV_AB10925 1 = Avaliao por nota/ttulo. 2 = Avaliao por somatrio das notas/ttulos por cliente/loja/ms/ano. Indica se o usurio tem permisso para alterar a modalidade de reteno na janela Clculo de Reteno.1 = permite alterao (padro); 2 = no permite alterao. Alquota de IRRF para ttulos com reteno na fonte. Os percentuais so utilizados de acordo com tabela legal. Alquota do ISS em casos de prestao de servios, utilizando percentuais definidos pelo municpio. Permite a b aixa de ttulo a receber com data de crdito menor que a data de emisso.

"COM"

MV_AC10925

MV_ALIQIRF

MV_ALIQISS

MV_ANTCRED

Fluxo de Caixa - 5

Cadastros Bsicos
Com o objetivo de facilitar o aprendizado e tornar o curso um instrumento de aprendizagem claro e objetivo, comearemos realizando os cadastros iniciais. Estes cadastros so essenciais para prosseguirmos no Sistema, pois eles renem informaes bsicas sobre as etapas de administrao financeira.

Moedas
Esta rotina permite o cadastro das taxas de moedas. A manuteno das taxas deve ser efetuada diariamente, inclusive em fins de semana, pois todos os clculos em outras moedas dependem dessas taxas devidamente preenchidas. Como padro, o sistema j vem configurado com cinco moedas (uma padro = real e quatro alternativas). Sempre que o sistema carregado com uma nova data de processamento, solicitada a taxa das quatro moedas alternativas. Entretanto, caso o cadastramento das moedas no seja feito nesse momento, os dados podero ser informados posteriormente. As moedas podem tratar tambm de ndices de reajuste, como UFIR, UFESP, IGP etc., no entanto, apenas uma ser utilizada como referncia para casos de correes. Uma forma prtica de atualizar as taxas das moedas por determinado perodo, efetuando as suas projees.

Fluxo de Caixa - 6

A configurao de moedas est disponvel no sistema por meio do ambiente CONFIGURADOR, atravs dos parmetros <MV_MOEDA1> a <MV_MOEDA5>, em que devem ser informados os nomes de cada moeda. Os smbolos so informados nos parmetros <MV_SIMB1> a <MV_SIMB5>.

Exerccio
Como cadastrar Taxas das Moedas: 1. Acesse o Ambiente Financeiro; 2. O sistema apresentar uma tela destacando as moedas utilizadas; 3. Informe as seguintes taxas: Taxa Moeda Taxa Moeda Taxa Moeda Taxa Moeda 2: 3: 4: 5: 3,50 1,064 3,30 2,00 (Dlar); (UFIR); (Euro); (Iene).

4. Confira os dados e confirme o cadastro das Taxas das Moedas

Fluxo de Caixa - 7

Projeo de Moedas
Esta opo possibilita efetuar a projeo das taxas das moedas por um determinado perodo. A projeo pode ser realizada de duas formas: Regresso linear: com base no comportamento dos valores num dado intervalo (nmero de dias anteriores), realizada a projeo. Para processar a regresso linear, imprescindvel a existncia de, no mnimo, dois valores anteriores. Inflao: projeta a inflao do ms informado com base na taxa de inflao prevista para o perodo.

Exerccio Como projetar Taxas das Moedas: 1. Selecione as seguintes opes: Atualizaes > Cadastros > Moedas 2. Clique na opo Projetar ; 3. Informe 40 dias para Projeo das Taxas das Moedas; 4. Clique na opo Inflao Projetada para cada moeda; 5. Informe 3% de Inflao Prevista para as Moedas Dlar , Euro e Iene nos meses apresentados; 6. Confira os dados e confirme a Projeo das Taxas das Moedas .

Fluxo de Caixa - 8

Bancos
Este cadastro permite a incluso de bancos, caixas e agentes cobradores com os quais uma empresa trabalha. As contas correntes devem ser cadastradas individualmente, mesmo que pertenam ao mesmo banco. O cadastro de bancos est presente em todas as transaes financeiras do Protheus e de extrema importncia para controle do fluxo de caixa, emisso de borders, baixas manuais e automticas dos ttulos. Os saldos bancrios so atualizados sempre que ocorrerem as operaes de baixas a receber e a pagar no ambiente FINANCEIRO e nas movimentaes bancrias. O Sistema permite que as contas bancrias sejam bloqueadas, impedindo que determinadas movimentaes utilizem o banco em questo. Quando a conta corrente estiver bloqueada para movimentaes, ser apresentada uma janela alertando o usurio.

Principais Campos
Cdigo: nesse campo, deve ser informado o cdigo do banco que pode ser alfanumrico, ou seja, comporta tanto letras quanto nmeros. Caso a empresa no utilize comunicao bancria (CNAB), esse pode ser um cdigo qualquer, seguindo um critrio prprio predefinido. Nro Agncia: agncia do banco na qual est cadastrada a conta corrente da empresa no banco acima informado. Sugere-se no utilizar caracteres especiais no preenchimento desses dados caso a empresa utilize comunicao bancria.

Fluxo de Caixa - 9

Nro Conta: cdigo da conta corrente da empresa no banco e agncia acima preenchidos. Sugere- se no utilizar caracteres especiais no preenchimento desses dados caso a empresa utilize comunicao bancria. Dias de Reteno: informe o nmero de dias que o banco retm os valores nele depositados para compensao. Essa informao importante para que a empresa possa calcular o dia da disponibilidade do recebimento para o fluxo de caixa, ou seja, a data em que o crdito dos valores recebidos estar disponvel. Saldo Atual: identifica o saldo atual da conta corrente. Este campo no poder ser alterado, uma vez que atualizado automaticamente, conforme as transaes so executadas. Para informar os saldos j existentes nas contas correntes, o usurio deve utilizar a rotina de Movimentaes Bancrias do ambiente FINANCEIRO e informar um valor a receber (se o saldo estiver positivo) ou a pagar (se o saldo estiver negativo). Taxa de Cobrana Simplificada: neste campo, deve ser informado o valor que a empresa paga ao banco pela cobrana de cada ttulo. Taxa Descont.: informe o percentual pago ao banco pela operao de desconto de ttulos. Conta Contab.: informe o cdigo da conta contbil em que devem ser lanadas as movimentaes dos agentes cobradores na integrao contbil. Este campo deve ser utilizado caso a empresa esteja utilizando o ambiente CONTBIL de forma integrada. Fluxo de Caixa: define se o saldo da conta corrente ser considerado como disponvel para fins de fluxo de caixa. Limite de Crdito: limite de crdito bancrio. Fornecedor/Loja: selecione os cdigos de fornecedor e loja, quando houver a necessidade de controle de negociao do processo CDCI - Crdito Direto ao Consumidor por Intervenincia. Cliente/Loja: selecione os cdigos de cliente e loja, quando houver a necessidade de controle de negociao do processo CDCI - Crdito Direto ao Consumidor por Intervenincia. Bloqueio: define se esta conta corrente est bloqueada ou no para movimentao bancria. Este campo utilizado quando a conta bancria foi encerrada ou no mais utilizada pela empresa, j que no existe a possibilidade de excluso devido a integridade dos dados com os movimentos bancrios.

Fluxo de Caixa - 10

Exerccios
Entendendo o cadastro de Bancos: 1 . Selecione as seguintes opes: Atualizaes > Cadastros > Bancos 2 . Clique no boto Incluir e informe os dados a seguir Cdigo: N Agncia: N Conta: Nome Banco: Nome Red. Bco.: Endereo: Bairro: Municpio: CEP: Estado: Telefone: Conta Contb.: Lim. Credito: 341 00001 00001 Banco Itau S/A Itau Av. Paulista, 1189 Cerqueira Csar So Paulo 01310-010 SP (F3 Disponvel) (11) 3187-9887 1110203 (F3 Disponvel) 20.000,00

3 .Confira os dados e confirme a incluso do"Banco- 341 "; 4.Selecione as seguintes operaes
Relatorios > Cadastros > Bancos

5 .Confira os dados e confirme a emisso do relatrio do cadastro de Bancos:

Fluxo de Caixa - 11

Movimentao Bancria
A movimentao de Movimentos Bancrios, consiste no controle financeiro de uma empresa sem que haja a necessidade de um ttulo. Nesta opo podem ser realizados: Pagamentos ou Recebimentos diversos. Ex.: Despesas Bancrias, Despesas com Txis, Entradas de Trocos no Caixinha, Iniciao dos Saldos Bancrios, etc; Transferncias de Valores Entre Contas; Classificao Contbil dos Movimentos, quando no se quiser realizar a Contabilizao Automtica. Saiba que os Movimentos Bancrios, tambm so atualizados quando executadas as movimentaes de Baixas de Ttulos a Receber e a Pagar, Gerao de Cheques, Aplicaes e Resgates, Emprstimos e Pagamentos e Movimentaes no Caixinha da empresa.

Fluxo de Caixa - 12

Exerccio

Como cadastrar Saldos Bancrios: 1. Selecione as seguintes opes: Atualizaes > Movimento Bancrio > Movimento Bancrio 2. Pressione <F12> e preencha os Parmetros , informando os dados a seguir: Contabilizao On-Line = No . 3. Confira os dados e confirme os Parmetros; 4. Clique na opo Receber e informe os dados a seguir: Dt. Movimento: Numerrio: Vlr. Movim.: Natureza: Banco/Agncia/Conta: Histrico: Data de Hoje M1 (F3 Disponvel) 12.000,00 008 (F3 Disponvel) 341/00001/00001 (F3 Disponvel) Saldo Inicial conta Banco Ita

5. Confira os dados e confirme o cadastro de Saldo Inicial para o Banco 341 .

Fluxo de Caixa - 13

Transferncias Bancrias
Esta opo permite a realizao de Transferncias entre contas bancrias, inclusive transferncias de valores para o caixa da empresa.

Exerccio Como realizar Transferncias Bancrias em Dinheiro: 1. Selecione as seguintes opes: Atualizaes > Movimento Bancrio > Movimento Bancrio 2. Clique na opo Transf.; O sistema apresentar uma tela, para informao dos dados da Transferncia Bancria . 3. Preencha-a, informando os dados a seguir: Origem Banco/Agncia/Conta: Natureza: CX1/000/000 (F3 Disponvel) 101 (F3 Disponvel) Destino 341/00001/00001 (F3 Disponvel) 100 (F3 Disponvel) Identificao Tipo Movimentao: No. Documento: Valor: Histrico: R$ - Dinheiro (F3 Disponvel) TB341 2.000,00 Transferncia em Dinheiro

Banco/Agncia/Conta: Natureza:

4. Confira os dados e confirme a Transferncia Bancria em Dinheiro .

Fluxo de Caixa - 14

Exerccio Como realizar Estornos de Transferncias Bancrias: 1. Selecione as seguintes opes: Atualizaes > Movimento Bancrio > Movimento Bancrio 2. Clique na opo Est.trnsf.; O sistema apresentar uma tela com as infomao da Transferncia Bancria a ser Estornada . 3. Preencha-a, informando os dados a seguir: N de Documento?: Data Movimentao?: Banco/Agncia/Conta?: TB341 Data de Hoje CX1/000/000 (F3 Disponvel)

4. Confira os dados e confirme o Estorno de Transferncia Bancria .

Fluxo de Caixa - 15

Aplicaes e Emprstimos
As movimentaes de Aplicaes e Emprstimos, permite controlar as Aplicaes Financeiras e Emprstimos, atualizando a Movimentao Bancria, arquivo de controle de aplicaes e deduzindo o valor aplicado da disponibilidade bancria imediata no Fluxo de Caixa. Aplicaes A taxa nominal informada e a porcentagem de impostos so utilizadas para clculo do valor de resgate que apresentado como previso futura de entrada no fluxo de caixa. O Mdulo Financeiro suporta aplicaes financeiras nacionais e internacionais realizadas por instituies financeiras, possibilitando 5 mtodos de clculo e mais uma frmula definida pelo usurio. Emprstimos A movimentao de Emprstimo Financeiros, contempla operaes nacionais, internacionais de curto e longo prazo. Os mtodo de clculos disponveis so: Clculo por Juros Compostos; Clculo por Juros Simples; Clculo por Frmula, onde o sistema fornece as variveis dFormula (Data do Saldo), nFormula (Valor do Saldo) e lFormula (Valor do Saldo) e lFormula (se considera a Data de Pagamento) e a Frmula deve retornar o valor dos juros na moeda em que foi realizado o emprstimo.

Fluxo de Caixa - 16

Exerccio
Como realizar Aplicaes em CDB: 1. Selecione as seguintes opes: Atualizaes > Aplicaes/Emprst. > Aplicac./Emprstimo 2. Clique na opo Incluir e informe os dados a seguir: Nmero: Modelo: Operao: Banco/Agncia/Conta: Natureza: DT. Operao: Taxa Nominal: Vlr. Operao: DT. Resg./Pagto: % Imposto IRF: 000001 Aplicao (F3 Disponvel) CDB 001/00001/00001 (F3 Disponvel) Aplicao Data de Hoje 3% 1.000,00 Em 30 dias 20 %

3. Confira os dados e confirme a Aplicao Financeira em CDB .

Exerccio
Como realizar Emprstimos Financeiros: 1. Selecione as seguintes opes: Atualizaes > Aplicaes/Emprst. > Aplicac./Emprstimo 2. Clique na opo Incluir e informe os dados a seguir: Nmero: Modelo: Operao: Banco/Agncia/Conta: Natureza: DT. Operao: Taxa Nominal: Vlr. Operao: DT. Resg./Pagto: 000002 Emprstimo (F3 Disponvel) Emprstimo Financeiro (F3 Disponvel) Emprstimo Data de Hoje 6% 5.000,00 Em 30 dias

3. Confira os dados e confirme o cadastro de Emprstimos Financeiros

Fluxo de Caixa - 17

Contas a Pagar
A rotina de - Contas a Pagar - controla todos os documentos, tambm chamados de ttulos, a serem pagos pela empresa. Esses ttulos podem ser duplicatas, cheques, notas promissrias, adiantamentos, pagamentos antecipados, notas fiscais etc. A incluso de um ttulo na carteira a pagar pode ser automtica, caso os ambientes COMPRAS e/ou ESTOQUE E CUSTOS estejam integrados ao FINANCEIRO a partir das notas fiscais de entrada ou manual, incluindo-se os ttulos, individualmente, via digitao. Os ttulos devem ser agrupados por natureza, permitindo assim a gerao de resultados (relatrios) de forma estruturada e organizada, sendo uma poderosa ferramenta gerencial. Com a opo de desdobramento na incluso de contas a pagar, podem ser gerados diversos ttulos a partir de um, tendo todos o mesmo valor (parcela) ou o valor dividido pelo nmero de parcelas (total). Podem-se controlar os ttulos que sero considerados ou no para fins de fluxo de caixa de acordo com a preferncia do usurio.

Exerccios
Como cadastrar Ttulos a Pagar: 1. Selecione as seguintes opes: Atualizaes > Contas a Pagar > Contas a Pagar 2. Pressione <F12> e informe No, na pergunta Contabilizao On-Line; 3. Confira os dados e confirme os Parmetros; 4. Clique na opo Incluir e informe os dados a seguir: MAN Prefixo: N Ttulo: 000001 Parcela: 1 Tipo: DP (F3 Disponvel) Natureza: 200 (F3 Disponvel) Fornecedor: 000001 (F3 Disponvel) Loja: 01 DT. Emisso: Data de hoje Vencimento: Em 30 dias Vlr. Ttulo: 3.000,00 Desdobramento Sim Condio de Pagto 005 5. Confira os dados e confirme o cadastro de Ttulos a Pagar .

Fluxo de Caixa - 18

Contas a Receber
A rotina de - Contas a Receber - controla todos os documentos, tambm chamados ttulos, que geram receita para a empresa. Estes ttulos podem ser duplicatas, cheques, notas promissrias, adiantamentos, entre outros. A incluso de um ttulo na carteira a receber pode ser automtica, caso o ambiente FATURAMENTO esteja integrado ao ambiente FINANCEIRO ou manual, incluindo-se os ttulos individualmente, via digitao. Dessa forma, o Sistema pode efetuar o tratamento de comisses, desde que no cadastro de Vendedores os campos estejam previamente definidos. O Sistema armazena informaes referentes aos ttulos a receber e suas naturezas e, com base nessas informaes, so gerados os impostos devidos como IRRF, ISS, COFINS, CSLL e PIS/PASEP.

Fluxo de Caixa - 19

Exerccio

Como cadastrar Ttulos a Receber Parcelados: 1 . Selecione as seguintes opes: Atualizaes > Contas a Receber > Contas a Receber 2 . Clique no boto Incluir e informe os dados seguir:

Prefixo: N Ttulo: Parcela: Tipo: Natureza: Cliente: Loja: DT. Emisso: Vencimento.: Vlr. Ttulo: Vendedor 1: Desdobramento Condio de Pagto

MAN 000001 1 NF (F3 Disponvel) 001 (F3 Disponvel) 000001 (F3 Disponvel) 01 Data de hoje Em 30 dias 3.000,00 000004 (F3 Disponvel) Sim 005

3 . Confira os dados e confirme o cadastro de Ttulos Parcelados .

Fluxo de Caixa - 20

Fluxo de Caixa
Nesta opo o usurio pode selecionar o que deseja visualizar na Consulta do Fluxo de Caixa II, entre as opes possvel selecionar: Contas a Pagar, Contas a Receber, Comisses, Pedidos de Vendas, Pedidos de Compras, Aplicaes, Saldos Bancrios, Ttulos em Atrasos, entre outras. Permite tambm a visualizao de outros Grficos, como por exemplo: Projeo de Saldos ou Receitas x Despesas.

Exerccio
Como consultar o Fluxo de Caixa : 1. Selecione as seguintes opes: Consultas > Cadastros > Fluxo de Caixa 2. O sistema apresentar uma tela para a escolha das opes as serem visualizadas no Fluxo de Caixa, marque: Ttulos a Receber: Ttulos a Pagar: Comisses: Pedidos de Venda: Pedidos de Compra: Aplicaes / Emprstimos: Saldos Bancrios : Ttulos em Atraso: Controla Estouro de Caixa: Periodicidade: Quantos Perodos: Moeda: Processa Analtico: X X X X X X X X X 07 Semanal 10 01 Reais X Fluxo de Caixa - 21

3. Confira os dados e confirme, para verificar o Fluxo de Caixa apresentado; 4. Posicione na segunda semana apresentada no Fluxo de Caixa, d duplo clique para verificar as movimentaes existentes neste perodo; 5. Observe todas as Movimentaes , e retorne a Tela Anterior; 6. Clique na opo Grfico e selecione os dados a seguir: Tipo de Grfico: Tipo de Visualizao: Piramide Receitas x Despesas

7. Confira os dados e confirme a Visualizao do Grafico , para verificar o seu contedo. Observao: Verifique tambm o grfico Receitas x Despesas , para verificar, selecione como Tipo de Visualizao = Receitas x Despesas .

Observao
Ao visualizar o Grfico , voc poder salv-lo em um arquivo do Tipo BMP , ou envi-lo para um Endereo de E-mail; Esta Consulta , tambm poder ser impressa, atravs da opo Relatrios , disponvel no sistema.

Exerccio
Como emitir o Fluxo de Caixa Analtico: 1. Selecione as seguintes opes: Relatrios > Movimento Bancrio > Fluxo Caixa Analit. 2. Clique na opo Parmetros e informe dados a seguir: Nmero de Dias? Moeda?: Imprime Por?: Considera P. Venda?: Considera P. Compra?: Considera Vencidos?: Considera Comisses?: Considera Moedas?: Do Prefixo?: At o Prefixo?: Considera Data Base?: Outras Moedas?:

60 Moeda 1 Empresa Sim Sim Sim Sim 12345 <branco> ZZZ Sim Converter

3. Confira os dados e confirme os Parmetros e a emisso do Fluxo de Caixa Analtico .

Fluxo de Caixa - 22

Exerccio
Como emitir o Fluxo de Caixa Realizado: 1. Selecione as seguintes opes: Relatrios > Movimento Bancrio > Fluxo Caixa Realiz. 2. Clique na opo Parmetros e informe dados a seguir:

Quantos Dias?: Cons.Saldo Bancrio?: Qual Moeda?: Outras Moedas?:

60 Sim Moeda 1 Converter

3. Confira os dados e confirme os Parmetros e a emisso do Fluxo de Caixa Realizado .

Exerccio Como emitir o Movimento de Caixa Dirio: 1. Selecione as seguintes opes: Relatrios > Movimento Bancrio > Movim Caixa Dirio 2. Clique na opo Parmetros e informe dados a seguir: Numerrio inicial?: Numerrio final?: Data inicial ?: Data final?: Banco inicial?: Banco final?: Natureza inicial ?: Natureza final?: Moeda?: Nvel?: Operao?: Outras Moedas?: <branco> (F3 Disponvel) ZZ (F3 Disponvel) 01/01/XX 31/12/XX <branco> (F3 Disponvel) ZZZ (F3 Disponvel) <branco> (F3 Disponvel) ZZZZZZZZ (F3 Disponvel) Moeda 1 Analtico Ambas Converter

3. Confira os dados e confirme os Parmetros e a emisso do Movimento de Caixa Dirio .

Fluxo de Caixa - 23

You might also like