You are on page 1of 91

Metrologia

Todos os direitos autorais reservados pela TOTVS S.A. Proibida a reproduo total ou parcial, bem como a armazenagem em sistema de recuperao e a transmisso, de qualquer modo ou por qualquer outro meio, seja este eletrnico, mecnico, de fotocpia, de gravao, ou outros, sem prvia autorizao por escrito da proprietria. O desrespeito a essa proibio configura em apropriao indevida dos direitos autorais e patrimoniais da TOTVS. Conforme artigos 122 e 130 da LEI no. 5.988 de 14 de Dezembro de 1973.

Metrologia

Protheus 11

SUMRIO
OBJETIVOS ...........................................................................................................................................3 TEXTO CONCEITUAL ............................................................................................................................4 O AMBIENTE ........................................................................................................................................5 FLUXO OPERACIONAL..........................................................................................................................6 PARMETROS ......................................................................................................................................9 CADASTROS .......................................................................................................................................11 Status.................................................................................................................................................11 Usurios.............................................................................................................................................15 Miscelnea ........................................................................................................................................83 Acertos ..............................................................................................................................................85 Grficos .............................................................................................................................................86

OBJETIVOS
Objetivos Instrucionais do Curso So habilidades e competncias precisas e especficas, que propiciam uma indicao clara e completa sobre os conhecimentos pretendidos. Compreendem: a) Conceitos a serem aprendidos: - princpio epistemolgico do Protheus. - nomenclatura Microsiga; - conceitos bsicos de Metrologia; - conceitos especficos de normas e estatstica; - integraes. b) Habilidades a serem dominadas: - domnio conceitual do Sistema; - propriedade de compreenso e emprego da nomenclatura Microsiga Metrologia; - capacidade de articulao e relao entre as diversas informaes e dados que pressupem as funcionalidades do ambiente Metrologia; - capacidade de anlise e adequao: necessidades X soluo Microsiga; - domnio tcnico-operacional do Protheus ; - capacidade para aes pr-ativas, tendo como ferramenta de soluo o Sistema. c) Tcnicas a serem aprendidas - implantao do ambiente de Metrologia; - operacionalizao do ambiente; - aplicao e utilizao plenas das funcionalidades do sistema Metrologia. d) Atitudes a serem desenvolvidas: - capacidade de promover aes planejadas e pr-ativas, tendo como ferramenta de soluo o sistema Microsiga Metrologia; - capacidade para resoluo de problemas tcnico-operacionais do ambiente; - capacidade de execuo. Objetivos Especficos do Curso Ao trmino do curso, o treinando dever ser capaz de: conhecer e empregar adequada e eficazmente os conceitos e funcionalidades do Protheus Metrologia; dominar e articular com propriedade a linguagem prpria soluo Microsiga; implantar e operar o sistema no ambiente de Metrologia; Vislumbrar as solues para as necessidades emergentes atravs do Protheus Metrologia.

Metrologia - 3

TEXTO CONCEITUAL
O conceito de qualidade reconhecido h milnios, porm, s recentemente surgiu como funo de gerncia. Em sua forma original se relacionava e era restrita apenas a inspeo; hoje, as atividades relacionadas com a qualidade se ampliaram e so consideradas essenciais para o sucesso estratgico. Diferente de antigamente, quando esse conceito era exclusivo da rea de produo e operaes, hoje ele interage com compras, engenharia, pesquisa de A gerncia de qualidade conquistou um novo espao na empresa, pois passou a garantir a confiabilidade das informaes de qualquer setor, deixando de simplesmente apontar erros como uma autoridade superior e inacessvel. Ela passou a ser parceira das reas (compras, vendas, negcios e todas as outras); sempre buscando promover a melhor soluo ou estratgia mostrando a opo ganha - ganha - ganha (ganha cliente, ganha rea, ganha a empresa). A gerncia de qualidade tem liderana. uma rea que move, norteia a empresa, trazendo solues e no problemas. uma rea que acredita nos valores e est voltada para os cuidados e direcionamento da empresa. Qualidade ser visionria, buscar tendncias e conseguir destacar as oportunidades nos maiores momentos de crise. Essa interao se deu principalmente devido ao dinamismo intrnseco da qualidade, j que ela se baseia na satisfao das necessidades dos clientes e, desta forma, pde em funo do tipo de produto gerado, exigir maturidade dos consumidores e estabelecer um elo de sintonia com os interesses mercadolgicos existentes. Estamos frequentemente avaliando e sendo avaliados no ato de gerarmos ou recebermos os elementos que compem a interao e os atos de consumo presentes em nossa vida; portanto, a todo o momento, medindo a qualidade do que usamos, compramos ou do que nos envolve. Qualidade um conceito espontneo a qualquer situao de uso de algo tangvel, a relacionamentos envolvidos na prestao de um servio ou a percepes associadas a produtos de natureza intelectual, artstica, emocional e de vivencia.

4 - Metrologia

O AMBIENTE
As funcionalidades do ambiente Metrologia permitem o total gerenciamento dos instrumentos/calibraes na atividade empresarial, bem como fornece subsdios suficientes para o controle do processo de garantia da qualidade. O ambiente de Metrologia deve responder as seguintes perguntas: Que instrumento(s) tenho? Como calibrar/utilizar os instrumentos? Quando realizar calibrao do(s) instrumento(s)? Qual(is) o(s) tipo(s) do(s) meu(s) instrumento(s) ? Onde esto os instrumentos? O Protheus incorpora as melhores prticas de mercado na busca de respostas para todas essas perguntas por meio de funcionalidades, tais como: Controle de padres. - Tipo de padro: objetivo, subjetivo ou atributo. Procedimentos de calibrao / utilizao. - Informa como se calibra/utiliza instrumentos. - Integrao com o ambiente Controle de Documentos. Controle de famlias. - Agrupamento por tipo de instrumentos Exemplo: Paqumetros, Micrmetros, Relgios. Controle de instrumentos. - Validade de aferio do instrumento(s). - Status do instrumento. - Tipo de instrumentos. Calibrao de instrumentos. - Comparao entre padro/valor medido. - Laudo do(s) instrumento(s). - Clculos desvios, incertezas do tipo A* e tipo B*. Controle de movimentao de instrumentos. - Localizao dos instrumentos dentro da empresa responsveis.

Metrologia - 5

FLUXO OPERACIONAL
A seguir, apresentada uma sugesto de Fluxo Operacional do ambiente Metrologia que deve ser utilizado pelo usurio como um apoio quanto forma de implementao e operao do sistema. O usurio pode, no entanto, preferir cadastrar algumas informaes de forma paralela, uma vez que nas opes do menu de Atualizao do ambiente de Metrologia, a tecla [F3] possibilita o subcadastramento em arquivos, cuja informao est sendo utilizada. Desta forma, o fluxo operacional pode assumir algumas variaes em relao sequncia que o usurio adotar frente s suas necessidades e convenincias.

6 - Metrologia

Metrologia - 7

8 - Metrologia

PARMETROS
O ambiente de Metrologia possui uma srie de parmetros que determinam a forma de processamento de cada empresa. A Microsiga envia os parmetros com contedos padres que podem ser alterados de acordo com a necessidade da empresa e so customizados no ambiente CONFIGURADOR.

Metrologia - 9

Os principais parmetros a seguir so os utilizados pelo ambiente de Metrologia: Parmetros MV_QNGREV MV_QMOESPT Tipo Caracter Caracter Descrio Define os campos que no sero considerados para gerao de reviso de instrumentos. Define se apresentara as faixas/padres ordenadas por tipo de aferio e padro. Define se as no-conformidadessero enviadas para tratamento no ambiente Noconformidades. Define se haver permisso de Alterao/Excluso de Calibraes com Calibraes mais recentes realizadas. Na alterao, sugere a primeira faixa/padro com valor inicial no digitado. Define se dever sugerir os padres secundrios/instrumentos utilizadas da ltima reviso do instrumento principal calibrado. Diretrio em que sero gerados os arquivos (extenso SPC), para os grficos Cartas de Controle. Frmula do Clculo de Incerteza(Numrica / Algbrica). Freqncia de Aferio Automtica (Usa Tabela de Schumacher - Condio de Recebimento) Define se dever considerar usurio logado como o responsvel pela calibrao do instrumento. Considera nmero de casas decimais definidas no cadastro de padres ou cadastro de faixa (campo valor inicial). Para escalas do tipo soma considerar decimais definidos na faixa Define o numero de dias para envio de e-mail alertando o vencimento da aferio do mesmo. Inclui desvio mdio no calculo da incerteza Considera o maior desvio padro dos pontos na faixa para o clculo da incerteza. Soma a incerteza do tipo A com a incerteza do tipo B.

MV_QINTQNC

Caracter

MV_QPDELCA MV_QBNDMED MV_QSUPADS

Caracter Caracter Caracter

MV_QDIRGRA MV_QCALINC MV_QFREQAF

Caracter Caracter Caracter

MV_QSULOG

Caracter

MV_QDECPAD

Caracter

MV_QMTPCES

Caracter Numrico Caracter Caracter Caracter

MV_QQTDIAS MV_QINCDP MV_QINCDM MV_QSUMITB

10 - Metrologia

CADASTROS Status
O cadastro de status obrigatrio para as possveis classificaes dos instrumentos de acordo com o seu ciclo de vida. Ao iniciar o ambiente Metrologia, apresentam-se trs status pr-cadastrados: Ativo. Inativo. Malha. O usurio poder cadastrar o status de acordo com suas necessidades e representaes de seus instrumentos. A configurao padro da tela do cadastro de status, na interface MDI, :

EXERCCIOS Agora efetuaremos o cadastro dos departamentos. Para realizar esse exerccio, v em: Atualizaes > Cadastros Bsicos > Status - Instrumentos Logo em seguida, clique na opo Incluir e informe os dados nos campos especificados. Status = M Descrio = Manuteno Atualiza = Sim Status = S

Metrologia - 11

Descrio = Sucata Atualiza = No Seus principais campos so: Status (QMP_STATUS) - identificador nico do instrumento. Representar o ciclo de vida dos instrumentos da empresa. Descrio (QMP_DESCR) caracteriza a identificao do Status, permitindo que se obtenham mais informaes sobre o instrumento. Atualiza (QMP_ATUAL) - este campo tem ligao direta com custo da calibrao/estocagem do instrumento. Por meio dele o usurio saber quais instrumentos devero, ou no, constar no relatrio de instrumentos a calibrar. Exemplo: Criado status E Extraviado. No faz sentido tal instrumento ser impresso no relatrio de instrumento a calibrar. Por esse motivo o campo dever estar configurado como No. Departamento Neste cadastro, so definidos todos os departamentos da empresa, como forma de identificao da localizao de responsveis. Exemplos de descrio de departamento/setor: Departamento de metrologia. Almoxarifado. Departamento da qualidade. A configurao padro da tela Departamento na interface MDI, apresentada abaixo:

12 - Metrologia

EXERCCIOS Agora efetuaremos o cadastro dos departamentos. Para realizar esse exerccio, v em: Atualizaes > Cadastros Bsicos > Departamentos Logo em seguida, clique na opo Incluir e informe os dados nos campos especificados.

Cdigo = DPMON Descrio = Dept. de Montagem

Cdigo = DPENG Descrio = Dept. de Engenharia

Cdigo = DPQUAL Descrio = Dept. de Qualidade

Cdigo = DPVEN Descrio = Dept. de Vendas Aps o cadastro de Usurios, teremos que vincular o usurio responsvel

As informaes definidas como campos obrigatrios, nas funcionalidades de qualidade, so: Cdigo (QAD_CUSTO) - do departamento/setor informado. Descrio (QAD_DESC) do departamento/setor. O cadastro do departamento/setor possui outras informaes no-obrigatrias: Status (QAD_STATUS) determina se o departamento/setor cadastrado est ativo, no ambiente de Inspeo de Processos.

Metrologia - 13

Cargos Este cadastro relaciona os cargos dos usurios envolvidos no controle de documentao, responsveis por aes corretivas e preventivas, auditorias, inspeo de entradas e processos, metrologia etc. Exemplos de descrio de cargos: CEO Chief Executive Officer. CRO Chief Risk Officer. Analista de controle de qualidade. A configurao padro da tela de Cargos na interface MDI, apresentada abaixo:

EXERCCIOS Agora efetuaremos o cadastro dos cargos. Para realizar esse exerccio, v em: Atualizaes > Cadastros Bsicos > Cargos Logo em seguida, clique na opo Incluir e informe os dados nos campos especificados.

14 - Metrologia

Cargo = 1001 Descrio = Tcnico da Qualidade

As informaes definidas como campos obrigatrios, nas funcionalidades de qualidade, so: Cargos (QAC_FUNCAO) - cdigo do cargo informado. Descrio (QAC_DESC) descrio do cargo.

Usurios
Este cadastro relaciona os usurios/responsveis envolvidos nos processos de inspeo e medio. Caso haja integrao com ambiente Gesto de Pessoal, ao excluir usurios a partir desse ambiente, o Sistema controla a validao dessa excluso no ambiente Inspeo de Processos. A configurao padro da tela Usurios na interface MDI, apresentada abaixo:

Metrologia - 15

EXERCCIOS Agora efetuaremos o cadastro dos usurios. Para realizar esse exerccio, v em: Atualizaes > Cadastros Bsicos > Usurios Logo em seguida, clique na opo Incluir e informe os dados nos campos especificados. Tipo = Cdigo = Nome = Nome Reduz. = Cdigo Depto. = Cd. Cargo = Data Inicio = Login = Recebe E-mail = Tipo de E-mail = End. E-mail = Recebe FNC = Tipo = Cdigo = Nome = Nome Reduz. = Cdigo Depto. = Cd. Cargo = Data Inicio = Login = Recebe E-mail = Tipo de E-mail = End. E-mail = Recebe FNC = Funcionrio 001 Usurio 01 - 01 Usurio 01 DPMON <F3> 1001 <F3> (HOJE) 01 (Senha do configurador) SIM HTML usuario01@microsiga.com.br SIM Funcionrio 002 Usurio 02 - 02 Usurio 02 DPMON <F3> 1001 <F3> (HOJE) 02 (Senha do configurador) SIM HTML usuario02@microsiga.com.br SIM

16 - Metrologia

As informaes definidas como campos obrigatrios, nas funcionalidades de qualidade, so: Tipo Usurio (QAA_TPUSR) define qual o tipo de usurio e/ou funcionrio. Cdigo (QAA_MAT) matrcula do usurio informado. Nome (QAA_NOME) do usurio. Nome Reduzid. (QAA_APELID) nome reduzido do usurio. Cdigo Depto. (QAA_CC) cdigo do departamento a que o usurio pertence. Cd. Cargo (QAA_CODFUN) cdigo do cargo do usurio. Data Inicio (QAA_INICIO) data de incio das atividades do usurio no do Sistema. O cadastro de usurios possui outras informaes no-obrigatrias: Login Usr. (QAA_LOGIN) identifica qual o login do usurio, utilizado para trazer o ensaiador automaticamente na rotina de resultados. Classes de No-Conformidades Este cadastro relaciona as classes das no-conformidades, classificando assim suas gravidades (criticidade). A configurao padro da tela Classes de No-conformidades, na interface MDI, :

Metrologia - 17

EXERCCIOS Agora efetuaremos o cadastro dos usurios. Para realizar esse exerccio, v em: Atualizaes > Cadastros Bsicos > Classes de NC Logo em seguida, clique na opo Incluir e informe os dados nos campos especificados. Classe de NC = Desc. Portugus = E Grave

As informaes definidas como campos obrigatrios, nas funcionalidades de qualidade, so: Classe N.C (QEE_CLASSE) cdigo da classe da no-conformidade. Desc. Portug. (QEE_DESCPO) descrio da classe da no-conformidade. No-conformidades Esta opo de cadastro deve ser utilizada para registrar as no-conformidades ocorridas durante as medies na rotina de Calibraes, permitindo a visualizao grfica (Grfico de Pareto) dos problemas ocorridos. A configurao padro da tela No-conformidades na interface MDI, apresentada abaixo:

18 - Metrologia

EXERCCIOS Agora efetuaremos o cadastro dos usurios. Para realizar esse exerccio, v em: Atualizaes > Cadastros Bsicos > No conformidades Logo em seguida, clique na opo Incluir e informe os dados nos campos especificados.

No Conformidade = MT-00001 Desc. Portugus = Desgaste do Instrumento

No Conformidade = MT-00002 Desc. Portugus = Escala Apagada

As informaes definidas como campos obrigatrios, nas funcionalidades de qualidade, so: No-Conform. (AG_NAOCON) cdigo da no-conformidade. Classe da NC (AG_CLASSE) definio da classe da no-conformidade, em que o usurio define seu grau de criticidade. O cadastro de no-conformidades possui outras informaes no-obrigatrias: Descri Portug. (AG_CLASSE) descrio em portugus da no-conformidade.

Incerteza do tipo B Incertezas do tipo B so aquelas obtidas por outros meios que no a anlise estatstica de uma srie de observaes. Alguns exemplos da obteno da incerteza do tipo B so: dados de medies prvias, experincia ou conhecimento geral do comportamento e propriedades com materiais e instrumentos relevantes, especificaes do fabricante e estudos anteriormente realizados. Seus valores, geralmente, so pequenos.

Metrologia - 19

A configurao padro da tela do cadastro de incerteza do tipo B, na interface MDI, :

EXERCCIOS Agora efetuaremos o cadastro dos usurios. Para realizar esse exerccio, v em: Atualizaes > Cadastros Bsicos > Incertezas Tipo B Logo em seguida, clique na opo Incluir e informe os dados nos campos especificados. Cd. Incerteza = Smbolo = Distribuio = Divisor = Coef. Sensib. = Umidade U Normal 1 0,00005

Seus principais campos so: Cdigo da Incerteza (QMV_CODINC) identificao nica da incerteza do tipo B. Distribuio (QMV_DISTR) a distribuio estatstica da incerteza do tipo B, referenciando a probabilidade da ocorrncia de tal fenmeno. Exemplo de distribuio:

20 - Metrologia

- Normal. - Retangular. - Triangular. Divisor (QMV_DIV) o divisor do clculo da incerteza do tipo B; ou seja, o fator de diviso. Tem funcionalidade associada ao campo distribuio. Exemplo: Para alguns instrumentos digitais, a incerteza dever ser dividida por raiz de 12 (R12). No campo, o usurio informaria (R12). Exemplo de divisor: Distribuio Normal Retangular Triangular Divisor 1 R3 R6

O cadastro de Incerteza do Tipo B apresenta outros campos no obrigatrios, porm no menos importante. So eles: Smbolo (QMV_SIMB) - representao/sigla para caracterizar a incerteza do tipo B. Fonte Incert (QMV_FONTE) representa a origem da incerteza do tipo B. Laboratrios externos O cadastro de Laboratrios externos deve ser utilizado para informar quais laboratrios podero realizar calibraes de instrumentos da empresa. A calibrao externa de instrumento, geralmente, realizada por motivos de custos, falta de equipamento adequado na empresa e/ou mo-de-obra no especializada. A configurao padro da tela de laboratrio externo, na interface MDI, apresentada abaixo:

Metrologia - 21

EXERCCIOS Agora efetuaremos o cadastro dos usurios. Para realizar esse exerccio, v em: Atualizaes > Cadastros Bsicos > Laboratrios Externos Logo em seguida, clique na opo Incluir e informe os dados nos campos especificados. Cdigo Lab. = Empresa = Nme. Fantasia = Contato = Bairro = CEP = Cidade = Estado = Labor Metro Labor - Metro Labor - Metro Maria Santana 07040-020 So Paulo SP

22 - Metrologia

As informaes definidas como campos obrigatrios, nas funcionalidades de Laboratrios externos, so: Cdigo Lab. (QMO_COD) cdigo do laboratrio externo. Identifica o laboratrio que ir realizar a calibrao. Empresa (QMO_EMPR) nome do laboratrio. Nome/descrio completa (razo social) do laboratrio. Nome Fantasia (QMO_FANT) laboratrio. nome fantasia. Nome/descrio fantasia do

Existem diversos outros campos para informao de caractersticas fsicas do laboratrio externo que so somente informativos. Contato (QMO_CONT) nome do contato responsvel do laboratrio externo. Endereo / Bairro / CEP / Cidade / Estado / Pais / Telefone 1 e 2 / Fax campos referentes aos dados cadastrais do laboratrio externo. C.N.P.J / Inscr. Estadual (QMO_CGC / QMO_INSCR) campos referentes identificao de cdigos de Inscrio Estadual e C.N.P.J do laboratrio externo. KM (QMO_KM) distncia do laboratrio, em quilometragem, em relao ao cliente Microsiga. Tempo Perc. (QMO_TEMPO) tempo percorrido tempo de deslocamento do cliente Microsiga at o laboratrio de calibrao. Data Inclus. (QMO_DTINC) o Sistema inclui, automaticamente, a data da incluso do laboratrio externo. A data sugerida a data base do sistema. E-mail (QMO_EMAIL) Informe o e-mail do contato do laboratrio de calibrao. Unidades de medida O cadastro de Unidades de medida obrigatrio para a utilizao de qualquer funcionalidade do Protheus relacionada ao ambiente Metrologia, pois uma informao obrigatria no cadastramento de padres/faixas. Outro ponto que merece ateno quanto s unidades de medidas so os padres secundrios / instrumentos utilizados. A unidade de medida a nomenclatura utilizada para identificao da leitura de medies dos instrumentos.

Metrologia - 23

Exemplos de unidade de medida existentes: Litro. Pea. Grama. Unidade. Dzia. Cento. Quilograma. Observe abaixo a configurao padro da tela do cadastro de Unidades de medida, na interface MDI:

EXERCCIOS Agora efetuaremos o cadastro dos usurios. Para realizar esse exerccio, v em: Atualizaes > Cadastros Bsicos > Unidades de Medida Logo em seguida, clique na opo Visualizar e informe os dados nos campos especificados.

24 - Metrologia

As informaes definidas como campos obrigatrios, no ambiente Metrologia, so: Um. Medida (AH_UNIMED) cdigo da unidade de medida. O cadastro de unidades de medida possui outras informaes no obrigatrias: Desc. Resum. (AH_UMRES) descrio resumida da unidade de medida. Descri. Portug (AH_DESCPO) descrio em portugus da unidade de medida. Sistemas de grandezas O cadastro de Sistemas de grandezas utilizado para realizar converses de valores entre as unidades de medidas das faixas/padres utilizados na calibrao de instrumentos. Como exemplo, a converso de valores de litros (L) em mililitros (ml). A configurao padro da tela do cadastro de Sistemas de grandeza, na interface MDI, apresentada abaixo:

Metrologia - 25

EXERCCIOS Agora efetuaremos o cadastro dos usurios. Para realizar esse exerccio, v em: Atualizaes > Cadastros Bsicos > Sistema de grandezas Logo em seguida, clique na opo Incluir e informe os dados nos campos especificados. Unidade de = Unidade Para = Converso = G KG 1.000,00

As informaes definidas como campos obrigatrios, nas funcionalidades de Sistemas de grandezas, so: Unidade De (AP_DE) unidade de medida principal que far a converso. Unidade Ate (AP_ATE) unidade de medida final que sofrer a converso. Padres O cadastro de Padres dever conter todos os pontos que sero utilizados no ato da calibrao dos instrumentos, como valor de referncia (valor verdadeiro convencional). Para realizar qualquer medida, faz-se necessrio estabelecer previamente um padro de referncia. Exemplos desses padres de referncia seriam: caixas de blocos padres e massa padro. De acordo com o trabalho a ser executado, o bloco-padro tratado como classe e cada uma com sua respectiva aplicao. Exemplo: Classe 0 Calibrao de blocospadro destinados operao de inspeo e calibrao de instrumentos. O cadastro de Padres apresenta relao direta com todos os instrumentos que sero utilizados no processo de produo da empresa, bem como com as faixas utilizadas nos instrumentos. Apresenta-se, abaixo, a configurao padro da tela de cadastramento de Padres, na interface MDI:

26 - Metrologia

Padres automticos.

Metrologia - 27

EXERCCIOS Agora efetuaremos o cadastro dos Padres. Para realizar esse exerccio, v em: Atualizaes > Cadastros Bsicos > Padres Logo em seguida, clique na opo Incluir e informe os dados nos campos especificados. Padro = Ver. Padro = Data Reviso = Descrio = Tipo Toler. = VVC = Toler. Mxima = Toler. Mnima = Num. Certif. = Data Calibrao = Freq, Calib. = Unid. Medida = Tipo Padro = BP 10 mm 00 Data do curso Bloco Padro 10 mm 1 - Numrico 10,000 0,001 0,001 266/007 data do curso 720 MM Objetivo

PADRES AUTOMTICOS Clique no cone Padres Automtico. Valores. Inicial = Final = Passo = Informaes Tipo Padro = Tipo Tolerncia = Incerteza = Num. Cert. = Toler. Mxima = Dt. Calib. = Toler. Mnima = Freq. Afer. = Unid. Medida = Val. Afer. = 15,000 100,000 5

Objetivo Numrica <BRANCO> 266/007 0,001 06/08/07 0,001 720 MM 26/07/09

28 - Metrologia

As informaes definidas como campos obrigatrios so (*): (*) Dependendo do tipo de padro escolhido, os campos obrigatrios alteram-se. Padro (QM3_PADRAO) cdigo dos pontos que sero utilizados, na calibrao dos instrumentos. Rev. Padro (QM3_REVPAD) cdigo da reviso do padro. Identifica o cdigo da reviso, gerada por alterao na faixa quando ela j apresentar calibrao. Descrio (QM3_DESCRI) descrio do padro a ser cadastrado. Tip.Toler (QM3_TIPTOL) define como ser realizado o tipo de clculo dos limites (inferior / superior), apresentados na tela de calibraes de instrumentos. Pode ser: - Numrico - o Sistema ir realizar o clculo algbrico. - Percentual - o Sistema ir realizar clculos dos limites, baseado no percentual. Tipo Padro (QM3_TIPPAD) define o tipo de padro que est sendo cadastrado. As opes so: - Objetivo - Padres que servem, especificamente, como base para calibrar os instrumentos; ou seja, tudo que seja palpvel e passvel de medio, como por exemplo: blocos padro. - Subjetivo - Neste tipo, o padro passa a ser visto apenas como um ponto de calibrao (referncia). Entra nesse padro tudo o que no seja palpvel, mas seja passvel de medio. Exemplo: padres secundrios e instrumentos utilizados. - Atributo - Padres do tipo passa ou no passa. Por exemplo: padro de cores, sendo aprovado ou reprovado. Esta avaliao nica e exclusivamente do tipo Visual. Data Reviso (QM3_DATREV) data de reviso, ou incluso do padro cadastrado. VVC (QM3_NOMINAL) Valor Verdadeiro Convencional valor do padro que servir de referncia, na calibrao do instrumento. Toler. Mxima (QM3_TOLER) valor da tolerncia mxima permitida para o padro. Toler. Mnima (QM3_TOLMIN) valor da tolerncia mnima permitida para o padro.

Metrologia - 29

Num. Certif. (QM3_CERTIF) nmero de certificado, utilizado para calibrao do padro. Data Calib. (QM3_DATAF) data de calibrao do padro, geralmente, utilizado para padres objetivos. Freq.Calib (QM3_FREQAF) frequncia de calibrao do padro, geralmente, utilizado para padres objetivos. Valid. Calib (QM3_VALDAF) validade de calibrao do padro, geralmente, utilizado para padres objetivos. Padro til. (QM3_PADUT) cdigo/ttulo do padro que foi utilizado para calibrar o padro que est sendo modificado. Geralmente, informado quando estamos cadastrando um padro do tipo Objetivo. (Vide campo Tipo Padro) Unid.Medida (QM3_UNIMED) representa a unidade de medida do padro que est sendo manipulado. Desc.Un.Med (QM3_DUNMED) a descrio da unidade de medida do padro. Incerteza (QM3_INCERT) valor da incerteza do padro (informado no certificado de calibrao/manual do padro) que est sendo manipulado. Procedimentos O cadastro de Procedimentos dever conter todos os procedimentos de calibrao e utilizao dos instrumentos da empresa. Nesse cadastro, esclarece-se a forma de calibrao da famlia de determinado instrumento, bem como sua maneira de utilizao. Caso o cliente queira, possvel utilizar a integrao entre os ambientes Metrologia e Controle de Documentos. Os procedimentos de calibrao sero consultados pelos responsveis no momento da aferio dos instrumentos e/ou quando existir alguma outra necessidade especfica. Os procedimentos de utilizao devero estar acessveis a todos os usurios que os utilizam em suas atividades corporativas. Tais procedimentos so bastante consultados em situaes de emprstimos dos instrumentos entre departamentos/usurios. A diferena bsica entre os procedimentos de calibrao e de utilizao : o primeiro caracteriza a forma de calibrao dos instrumentos; o segundo caracteriza a forma de utilizao dos instrumentos. Exemplo bsico de procedimento de calibrao:

30 - Metrologia

Realizar a calibrao h 23 graus Celsius, no laboratrio A Exemplo bsico de procedimento de utilizao: Utilizar o instrumento somente nas clulas 1 e 15; todos os responsveis devero utilizar luva no momento da manipulao do instrumento. No colocar o instrumento no bolso. Apresenta-se, abaixo, a configurao padro da tela de cadastramento de procedimentos de medio, na interface MDI:

Metrologia - 31

EXERCCIOS Agora efetuaremos o cadastro dos Procedimentos. Para realizar esse exerccio, v em: Atualizaes > Procedimentos > Medio Logo em seguida, clique na opo Incluir e informe os dados nos campos especificados. Procedimento = Rev. Proced. = Descrio = Emitente = Cadastrador = Data Reviso = Cod. Docto. = Dt. Validade = Texto Anexo: PM-0001 00 PROCED. CALIB. PAQUIMETROS Usurio 01 Usurio 02 Data do curso Doc. Do ambiente de QDO 31/12/10

Para calibrar um Paqumetro a NBR6393/1980. Deve-se atentar as especificaes que constam desta norma e segu-las atentamente. Atualizaes > Procedimentos > Utilizao Logo em seguida, clique na opo Incluir e informe os dados nos campos especificados. Procedimento = Rev. Proced. = Descrio = Emitente = Cadastrador = Data Reviso = Cd. Docto. = Dt. Validade = Texto Anexo: Para calibrar um Paqumetro a NBR6393/1980. Deve-se atentar as especificaes que constam desta norma e segui-las atentamente. PU-0001 00 PROCED. UTILIZACAO DO PAQUIMETRO Usurio 01 Usurio 02 Data do curso Doc. Do ambiente de QDO 31/12/10

32 - Metrologia

As informaes definidas como campos obrigatrios, nas funcionalidades de Procedimentos, so: Procedimento (QA5_NORMA) cdigo que identifica o procedimento de calibrao ou utilizao, a ser empregado na famlia dos instrumentos. Rev. Proced. (QA5_REV) cdigo da reviso do procedimento, gerada quando h a necessidade de alterao dos campos do cadastro. Emitente (QA5_EMIT) - identifica o cdigo do emitente do procedimento de calibrao / utilizao. No apresenta vnculo com o cadastro de usurios, pois o emitente poder ser realizado por uma terceira pessoa. Cadastrador (QA5_CADR) identifica o cdigo do cadastrador do procedimento de calibrao / utilizao. No apresenta vnculo com o cadastro de usurios, pois o cadastrador poder ser uma terceira pessoa. Existem diversos outros campos para informao de caractersticas fsicas do procedimento que so somente informativos. Descrio (QA5_DESCRI) do procedimento de calibrao / utilizao. Data Reviso (QA5_DATA) campo preenchido, automaticamente, no momento da incluso ou quando h a necessidade de reviso do procedimento. A data gravada a database. Cd.Docto (QA5_DOCTO) caso haja integrao entre os ambientes Metrologia e Controle de Documentos, o cdigo do procedimento dever ser informado nesse campo. Somente documentos disponveis para leitura sero permitidos no cadastro. Se no for informado o cdigo do documento, o cliente poder optar pela opo Texto para descrever o procedimento. Dt.Validade (QA5_DATAV) do procedimento informado. Antes do trmino da validade do procedimento, o Sistema ir enviar e-mail ao emitente, alertando-o sobre o vencimento. Faixas Este cadastro considerado o mais importante do ambiente Metrologia, pois ele responsvel pelo agrupamento de pontos/padres que sero utilizados na associao de famlia e consequentemente na calibrao de determinado instrumento. Define a forma como ser realizada a calibrao do instrumento, interno x externo, tipo de faixa e forma de aceitao/clculos das faixas.

Metrologia - 33

Para melhor entendimento, observe a associao dos padres, nas faixas, em uma famlia de paqumetros.

Apresenta-se, abaixo, a configurao padro da tela de cadastramento de faixas, na interface MDI:

34 - Metrologia

EXERCCIOS Agora efetuaremos o cadastro das Faixas. Para realizar esse exerccio, v em: Atualizaes > Faixas > Cadastro Logo em seguida, clique na opo Incluir e informe os dados nos campos especificados. Faixa = Rev. Faixa = Data Reviso = Destino Cal. = Departamento = Laboratrio = Tipo Calib. = Valor Espec. = Laudo = Num. Medies = Usa Tabela = % ERRO = Coleta Md. = Instr. til = Nvel Conf. % = Unid. Medida = Desc. Unid Md. = Valor Inicial = Valor Final = 0 150 mm 00 Data do curso Interno DPQUAL <BRANCO> Simples Fixo 1- Incerteza/Conf. Metrolgica 3 No <BRANCO> Sim No 95% MM Milmetro 0,000 150,000

As informaes definidas como campos obrigatrios so (*): (*) dependendo da configurao de determinados campos, a obrigatoriedade dos preenchimentos se alteram. Faixa (QM9_ESCALA) identifica a faixa de calibrao de determinado instrumento. Rev.Faixa (QM9_REVESC) identifica o cdigo da reviso, gerada quando h a necessidade de alterao dos campos do cadastro e a faixa j apresentar associao em instrumentos e pelo menos um deles apresentar calibrao. Data Reviso (QM9_DATREV) campo preenchido, automaticamente, no momento da incluso ou quando h a necessidade de reviso da faixa. A data gravada a database.

Metrologia - 35

Destino Cal. (QM9_ORGAFE) identifica se a calibrao dos instrumentos, que utilizaro tal faixa, ser realizada na empresa, ou fora (laboratrio de calibrao). Departamento (*) (QM9_DEPTO) identifica o departamento em que ser realizada a calibrao dos instrumentos. Este campo somente ser habilitado e sua digitao exigida, se e somente se, o campo Destino Cal. apresentar como contedo o valor interno. Laboratrio (*) (QM9_LABOR) identifica o laboratrio que realizar a calibrao do instrumento. Este campo somente ser habilitado e sua digitao exigida, se e somente se, o campo Destino Cal apresentar como contedo o valor externo. Tipo Calib. (QM9_TIPAFE) identifica a forma de calibrao dos instrumentos que utilizaro essa faixa. Abaixo esto descritas as possveis formas: - Simples: tipo de calibrao que controla apenas um nvel; ou seja, faixas que no permitem ajustes. Exemplo de instrumento que poderia utilizar tal faixa: Termmetro de Mercrio.

- Completa: tipo de calibrao que controla dois nveis; ou seja, controla o valor inicial (valor da medio antes da calibrao) e o valor final (valor da medio depois da calibrao). Neste caso, o laudo do instrumento que est sendo aferido calculado por meio do valor final. Exemplo de instrumento que poderia utilizar tal faixa: Micrmetro.

36 - Metrologia

- Presso: tipo de calibrao utilizado para instrumentos, em que a calibrao feita controlando a variao na subida (ascendente) e descida (descendente). Exemplo de instrumento que poderia utilizar tal faixa: Manmetro, Relgio Comparador.

- Calibrador: tipo de calibrao semelhante faixa do tipo simples, porm no permite que sejam amarrados padres. Os pontos devero ser digitados no cadastrado de Instrumentos. Exemplo de instrumento que poderia utilizar tal faixa: calibrador de boca, calibrador de rosca.

Metrologia - 37

- Soma: tipo de calibrao, em que utilizada a composio de instrumentos/padres preparados para aferir outro instrumento, constitudo por um conjunto de instrumentos. Exemplo de instrumento que poderia utilizar tal faixa: balana digital.

- Calibrador Completo: tipo de calibrao idntica faixa do tipo completa, porm no permite que sejam amarrados padres. Os pontos devero ser digitados no cadastrado de Instrumentos. Exemplo de instrumento que poderia utilizar tal faixa: calibrador de boca.

38 - Metrologia

- Relgio: tipo de calibrao utilizado para instrumentos, em que a calibrao feita, controlando a variao do avano (subida) e retorno (descida) com clculos, denominada Relgio Comparador, alm do Relgio Calibrador.Seus clculos so similares ao tipo presso, acrescido de alguns clculos especficos para o relgio, definidos como parmetros de anlises.

Valor Espec. (QM9_VALESP) permite que o valor do padro seja alterado. Este valor ser utilizado para comparar com o valor encontrado durante a calibrao. Na prxima calibrao do instrumento, o valor nominal retornar ao valor original do padro. Para que seja possvel a alterao do valor nominal no momento da calibrao do instrumento, o contedo do campo devera ser Varivel. Caso o contedo seja Fixo, o valor do nominal no poder ser alterado. Laudo (QM9_LAUDO) identifica a forma de expresso do laudo dos instrumentos, no momento da calibrao. So laudos, atualmente, utilizados: Incerteza com confirmao metrolgica: realiza clculo de incerteza de medio junto com confirmao metrolgica (conjunto de operaes necessrias para assegurar que um equipamento de medio est em condies de conformidade com os requisitos para o uso), desenvolvido no ambiente Metrologia. Os critrios de confirmao metrolgica esto abaixo relacionados: - Critrio de exatido: se existir a preciso do instrumento no cadastro de Instrumentos, valida o desvio encontrado perante a preciso, ou tolerncia do instrumento; - Critrio de aceitabilidade: verifica se a soma dos desvios e incertezas, encontrados na calibrao do instrumento, so pelo menos 25% (valor configurado no cadastro de Instrumentos) inferiores tolerncia mxima do processo a que o instrumento est aplicado, adotando-se um nvel de confiana (do processo), normalmente variando entre 3 e 10; - Critrio de adequao ao uso: avalia se a soma dos desvios e das incertezas, encontradas durante a calibrao dos instrumentos, esto compatveis com a tolerncia do processo a que se encontra aplicado, adotando-se um nvel de confiana (do processo), normalmente, variando entre 3 e 10. Incerteza sem confirmao metrolgica: realiza clculo de incerteza. No realiza os critrios de confirmao metrolgica acima descritos.

Metrologia - 39

Mdia/Valores encontrados: Realiza clculo da mdia dos valores coletados para cada ponto de calibrao e compara com o Valor Nominal do padro e apresenta o laudo do instrumento. Valores individuais/ Valores encontrados: compara cada valor coletado com o Valor nominal e apresenta o laudo do instrumento. Num. Medies (QM9_NROMED) identifica o nmero de medies que sero utilizadas na calibrao do instrumento. Coleta Med. (QM9_COLETA) identifica se a faixa estar presente na calibrao dos instrumentos que a utilizam. Caso esteja com o contedo igual a No, no ser apresentada no momento da calibrao. Instr.Util. (QM9_INSUTI) aponta se dever ser indicado o instrumento que forneceu o valor padro (valor de referncia) para a realizao da calibrao do ponto, na coleta de dados. Nvel Conf % (QM9_NCONF) informa o nvel de confiabilidade da faixa. O Sistema oferece dois nveis de confiabilidade: 95% ou 99%. Esse porcentual utilizado junto com a tabela t-student para obteno do clculo da incerteza do instrumento. Unid.Medida (QM9_UNIMED) define a unidade de medida da faixa. Valor Inic.(*) (QM9_ESCALI) capacidade da faixa. corresponde ao valor inicial do intervalo de

Valor Fin. (*) (QM9_ESCALF) corresponde ao valor final do intervalo de capacidade da faixa. Duplicao de faixas Quando se tem diversas faixas com as mesmas caractersticas, pode-se evitar um grande nmero de digitao de dados. Essa rotina permite que se dupliquem as faixas, porm com cdigo e/ou reviso distinta da faixa original. Apresenta-se, abaixo, a configurao padro da tela de duplicao de faixas, na interface MDI:

40 - Metrologia

EXERCCIOS Agora efetuaremos o cadastro das Faixas. Para realizar esse exerccio, v em: Atualizaes > Faixas > Duplicao Parmetros. Origem = Rev. Origem = Destino = Rev. Destino = 0 150 mm 00 0 300 mm 00

Metrologia - 41

42 - Metrologia

As informaes definidas como campos obrigatrios, nas funcionalidades de duplicao de instrumentos, so: Origem identifica o cdigo da faixa origem. Reviso Origem determina a reviso origem da faixa. Destino identifica o cdigo da faixa destino. Reviso Destino determina a reviso destino da faixa. Famlias O cadastro de Famlias dever conter todos os grupos de instrumentos que sero utilizados na empresa. Esses grupos sero definidos por tipos de instrumentos e suas caractersticas. Por exemplo: famlia de paqumetros digitais, famlia de manmetro, famlia de micrmetros. Em uma empresa, podem-se ter diversos setores, muitos deles voltados produo, que podero utilizar os instrumentos em suas respectivas reas. Assim, nesse cadastro, define-se se tais instrumentos podero ser emprestados a outros departamentos da empresa. Nesse momento, tambm se realiza a associao de faixas/incertezas do tipo B, na famlia dos instrumentos. Apresenta-se, abaixo, a configurao padro da tela de cadastramento de famlias, na interface MDI:

Metrologia - 43

EXERCCIOS Agora efetuaremos o cadastro das Faixas. Para realizar esse exerccio, v em: Atualizaes > Famlias > Famlias Famlia = Rev. Famlia = Descrio = Data Reviso = Proc. Medio = Proc. Utiliz. = Cont. Movim. = Control. Valid. = Depto. Dist. = Desc. Depto. = Resp. Distr. = Paqumetros Dig 00 Paqumetros Digitais Data do curso PM-0001 PU-0001 Sim Acumula dias DPENG Engenharia 001

44 - Metrologia

Metrologia - 45

As informaes definidas como campos obrigatrios so (*):

(*) Dependendo da configurao do campo Cont.Movim., os campos obrigatrios alteram-se.

Famlia (QM1_TIPO) cdigo da famlia que ser utilizado, na calibrao dos instrumentos.

Rev. Famlia (QM1_REVTIP) - identifica o cdigo da reviso, gerada por alterao, na famlia quando ela j apresentar calibrao.

Proc.Medio (QM1_PROCAL)

identifica o procedimento que ser

utilizado/consultado para realizar a calibrao dos instrumentos da reviso.

Cont.Movim (QM1_LOCAL) - identifica se os instrumentos, ligados determinada famlia, podero ser emprestados. Em caso afirmativo, todos os instrumentos associados podero ser utilizados pelos departamentos da empresa.

Caso o campo Cont.Movim esteja configurado com contedo igual a Sim, os campos abaixo se tornam obrigatrios:

46 - Metrologia

Depto.Distr. (QM1_DISTR) cdigo do departamento a que ser devolvido o instrumento.

Resp.Distr. (QM1_RDISTR) cdigo do responsvel a quem ser devolvido o instrumento.

Existem outros campos para informao de caractersticas fsicas da famlia dos instrumentos que so somente informativos.

Data Reviso (QM1_DATREV) identifica a data de reviso, ou incluso da famlia.

Proc.Utiliz

(QM1_PROUTI)

identifica

procedimento dos

que

ser O

empregado/consultado no momento da

utilizao

instrumentos.

procedimento de utilizao dever ser conhecido por todos os instrumentos que manipulam os instrumentos.

Control. Val. (QM1_VALID) identifica a forma de controle de validade do instrumento. Esse campo tem funo meramente informativa dentro do ambiente Metrologia; sendo assim, no apresenta clculos e conceitos envolvidos.

Desc.Depto (QM1_NDEPTO) identifica a descrio do departamento ao qual ser devolvido o instrumento.

Existe a possibilidade de realizar cadastro e associar padres por meio da tela de

faixas, boto

Metrologia - 47

Instrumentos

Nesse momento, devem-se cadastrar todos os instrumentos de medio existentes na empresa. Assim, os paqumetros, micrmetros, balanas, termmetros etc devero ser relacionados neste cadastro.

importante salientar que as informaes contidas nesse cadastro esto diretamente relacionadas Famlia; portanto, uma vez informada a Famlia e abaixo dela a Faixa, pode-se ter telas distintas para cada instrumento que dependero dos tipos de calibrao por faixa (simples, completa, presso, malha, calibrador e calibrador completo) e forma de laudo (valor encontrado ou incerteza de medio).

Observe a representao grfica das associaes obrigatrias para realizar a calibrao do instrumento:

A configurao padro da tela do cadastro de instrumentos, na interface MDI, apresentada abaixo:

48 - Metrologia

EXERCCIOS Agora efetuaremos o cadastro das Faixas. Para realizar esse exerccio, v em: Atualizaes > Instrumento > Cadastro

PASTA CADASTRO

Instrumento = Rev. Instr. = Descrio Instrumento= Famlia = Data Reviso = Filial resp. = Responsvel = Uso inicial = Freq. Calib. = Fabricante = Cd. Fab. = No. De serie = Tenso alim. = Erro Resol. = Leitura = Potencia = Departamento = Desc. Depto. = Localizao =

Paqumetros Dig 0001 00 Paqumetro Digital 0001 Paqumetros digitais Data do curso 01 001 Data do curso 120 Mitutoyo 012344 SA-25A2512BX-0 220 0,001 0,001 mm 120 w DPQUAL Qualidade AREA M01

Metrologia - 49

Custo = No. Horas dia = Freq. R&R = Validade R&R = Salva Guarda = Status =

220,00 05:00 120 31/12/XX LCT A

PASTA FAIXAS

Pasta Cadastro

Os principais e obrigatrios campos so: Instrumento (QM2_INSTR) cdigo individual dos instrumentos que sero utilizados, na calibrao dos instrumentos.

Rev.Instr. (QM2_REVINS) identifica o cdigo da reviso gerada quando h a necessidade de alterao dos campos do cadastro e o instrumento j apresenta calibrao.

Famlia (QM2_TIPO) identifica a que famlia o instrumento pertence, bem como as caractersticas de todas as amarraes at aqui realizadas.

Responsvel (QM2_RESP) cdigo do usurio responsvel pelo instrumento. Este campo alimentado tambm na movimentao do instrumento; ou seja, caso o instrumento tenha sido movimentado, o cdigo do responsvel com quem est o instrumento ser gravado.

Uso Inicial (QM2_USOINI) informa a data de uso inicial do instrumento, na empresa. A data no poder ser maior do que a database do Sistema.

50 - Metrologia

Freq.Calib (QM2_FREQAF) informa, em nmero de dias, a periodicidade de calibrao do instrumento.

O nmero de dias poder ser alterado caso o conceito de Schumacker esteja sendo utilizado.

Importante salientar que o nmero de dias da calibrao influi diretamente no custo de calibrao do instrumento.

Val.Calibr. (QM2_VALDAF) o Sistema realizar o clculo da prxima calibrao do instrumento. Aps realizar a calibrao do instrumento, o Sistema sugerir a prxima data de calibrao, gravando-a no campo.

A data de validade de calibrao poder ser alterada caso o conceito de tabela de Schumacker esteja sendo utilizado, bem como se a Freq.Calib for alterada.

Departamento (QM2_DEPTO) indica onde o instrumento est e, na criao do instrumento, qual o departamento responsvel por ele. Esse campo pode ser modificado no momento do emprstimo do instrumento para outras reas da empresa.

Status (QM2_STATUS) identifica a classificao do instrumento no momento. O usurio poder alterar o status do instrumento, porm ter que justificar o porqu da mudana. Esse campo considerado em quase todos os relatrios do ambiente Metrologia.

Existem diversos outros campos para informao de caractersticas fsicas do instrumento, na Pasta Cadastro, que so somente informativos, porm para que determinados relatrios sejam utilizados, faz-se necessrio seu contedo (*).

Fabricante (QM2_FABR) informar o nome do fabricante do instrumento que est sendo manipulado.

Metrologia - 51

Cod.Fabr (QM2_FABR) caracteriza o cdigo do fabricante do instrumento que est sendo manipulado.

No. Serie (QM2_NSEFAB) caracteriza o nmero de srie do instrumento.

Tensao Alim. (QM2_TALIM) caracteriza a tenso alimentar do instrumento.

Erro Resol. (QM2_RESOL) identifica erro de resoluo do instrumento.

Leitura (QM2_LEIT) identifica a leitura do instrumento.

Potencia (QM2_POT) caracteriza a potncia do instrumento que est sendo manipulado.

Localizao (QM2_LOCAL) identifica a localizao do instrumento que est sendo manipulado.

Custo (QM2_CUSTO) custo do instrumento. Esse dado meramente informativo, no compe nenhum clculo do Sistema.

No.Horas/Dia (QM2_NHORDI) nmero de horas/dia em que o instrumento estar sendo utilizado pela empresa.

Freq.RR (QM2_FREREP)

identifica a Frequncia de Repetivilidade /

Reprodutibilidade do instrumento que est sendo manipulado.

Validade RR (QM2_VALREP)

corresponde validade de Repetivilidade /

Reprodutibilidade do instrumento em questo.

Salva Guarda (QM2_SGUARD) Indica o tratamento pelo qual o instrumento devera passar para poder ser utilizado dentro da empresa. Os possveis tratamentos so:

52 - Metrologia

- Lacre - indica se o instrumento est sendo violado.

- Construo - indica que qualquer tipo de violao quebrar/danificar o instrumento.

- Treinamento - indica se h necessidade do usurio ser treinado para operar o instrumento sem viol-lo.

Foto (QM2_FOTO) caso seja necessrio, possvel anexar a foto do instrumento. Ela ser apresentada na tela de calibraes.

Inst.OnLine (QM2_ONLINE) indica se existe instrumento conectado porta serial do microcomputador.

Esse recurso est disponvel para alguns instrumentos RS-232 SilVac/Mitutoyo.

Os demais campos QM2_BAUDRA, QM2_PARITY, QM2_PORTA, QM2_BITDAD, QM2_STOPS dependem do manual do instrumento para que possam ser utilizados junto com o campo Inst.OnLine.

Consultar help desk para verificar quais instrumentos esto disponveis para utilizao.

Cliente (QM2_CLIE) caso a empresa que est utilizando o ambiente Metrologia seja um laboratrio de calibrao, o campo cliente dever ser preenchido para que a razo social do cliente seja impressa no Certificado de Calibrao.

Loja (QM2_LOJA) identifica a loja do cliente, preenchida, automaticamente, relacionada ao instrumento.

Metrologia - 53

Pasta Faixas

As informaes definidas como campos obrigatrios so: Faixa (QMR_ESCALA) - identifica a faixa de calibrao de determinado instrumento. Aps pressionar o boto, o Sistema disponibiliza a tela para que se possa cadastrar/retirar padro da faixa selecionada:

Na Pasta Faixas, existem diversos outros campos para informao do instrumento, que so importantes para os clculos relativos incerteza e erro do instrumento. So eles:

54 - Metrologia

Tolerncia (QMR_TOLER) - identifica a tolerncia do processo a que a faixa de calibrao (para o instrumento que est sendo manipulado) est submetida.

Redutor (QMR_REDUT) - identifica o redutor (nvel de confiana) do processo a que a faixa de calibrao (para o instrumento que est sendo manipulado) est submetida.

Inc.Permitida (QMR_INPERM) - identifica a incerteza do instrumento que est sendo manipulado.

Somente ser permitida a digitao do valor da incerteza nesse campo, se e somente se, a faixa apresentar laudo do tipo incerteza sem confirmao metrolgica.

Cal.Obrigat (QMR_CAOBRI) informa se a faixa ser utilizada na calibrao do instrumento que est sendo manipulado. Caso o contedo esteja como Sim, a faixa e todos os padres/pontos associados a ela sero utilizados na calibrao do instrumento que est sendo manipulado.

Preciso (QMR_PREC) informa a preciso do instrumento que est sendo manipulado.

%Aceitab (QMR_ACEITE) determina a porcentagem que ser utilizada no clculo de aceitabilidade. O default pela frmula 75%.

Utilizando essa porcentagem, o critrio de aceitabilidade verificar se a soma dos desvios e incertezas, encontrados na calibrao do instrumento, so pelo menos 25% inferiores tolerncia mxima do processo a que o instrumento est aplicado.

Pasta Pontos/Calibradores

Essa pasta somente ser aberta para incluso de informaes se a faixa do instrumento for do tipo Calibrador/Calibrador Completo.

Metrologia - 55

As informaes definidas como campos obrigatrios so:

Ponto (QMG_PONTO) determina o ponto fictcio que ser comparado ao padro, no momento da calibrao.

Tipo (QMG_TIPCAL) - identifica se a calibrao ser realizada de forma Mensurvel (obrigatoriedade de coleta de valores na tela de calibraes), ou Atributo (inspecionada visual e calibrao do tipo Passa/No Passa).

Quando a opo escolhida for a Mensurvel, os campos obrigatrios so:

Tip.Toler (QMG_TIPTOL) define como ser realizado o tipo de clculo dos limites (inferior / superior) apresentados na tela de calibraes de instrumentos. Podem ser:

- Numrico - o Sistema realizar o clculo algbrico.

- Percentual - o Sistema realizar clculos dos limites, baseado no percentual (mesmo conceito utilizado no campo QM3_TIPTOL da rotina de Padres).

Vlr.Nominal (QMG_NOMIN) determina o valor do ponto que servir de referncia na calibrao do instrumento.

Afastam.Inf. (QMG_LIE) valor da tolerncia mnima permitida para o ponto. H necessidade de colocar sinal - quando se deseja cadastrar limite inferior abaixo do valor nominal.

Afastam.Sup. (QMG_LSE) - valor da tolerncia mxima permitida para o ponto.

Unid.Medida (QMG_UNIMED) define a unidade de medida do ponto que ser calibrado.

56 - Metrologia

O cadastro de instrumentos, Pasta Pontos/Calibradores possui outras informaes no obrigatrias:

Faixa Inicial (QMG_ESCALI) - corresponde ao valor inicial do intervalo de capacidade da faixa.

Faixa Final (QMG_ESCALF) - corresponde ao valor final do intervalo de capacidade da faixa.

Caso a faixa em questo no for do tipo Calibrador/Calibrador Completo, o Sistema apresentar como default a mensagem: Famlia sem Escala(s) do Tipo Calibrador/Calibrador Completo.

Duplicao de instrumentos

Quando se tem diversos instrumentos com as mesmas caractersticas, possvel evitar um grande nmero de digitao de dados. Essa rotina permite que sejam duplicados os instrumentos, porm com cdigo e/ou reviso distintas do instrumento original.

Metrologia - 57

Apresenta-se, abaixo, a configurao padro da tela de duplicao de instrumentos, na interface MDI:

EXERCCIOS Agora efetuaremos o cadastro das Faixas. Para realizar esse exerccio, v em: Atualizaes > Instrumento > Duplicao

Origem? = Reviso Origem? = Destino? = Reviso destino? = Duplica histrico? = Dupl. Inf. Complement.? = Altera Responsvel =

Paqumetros Dig 0001 00 Paqumetro Digital 0002 digite 00 No No 001

58 - Metrologia

Anexa Textos

As informaes definidas como campos obrigatrios, nas funcionalidades de duplicao de instrumentos, so:

Origem identifica o cdigo do instrumento origem. Reviso Origem determina a reviso origem do instrumento. Destino identifica o cdigo do instrumento destino. Reviso Destino determina a reviso destino do instrumento. Duplica Histrico? permite a duplicao dos textos histricos. Determina se ser copiado o texto de histrico do instrumento de origem para o instrumento de destino. Duplica Complemento? permite a duplicao dos textos complementos. Determina se ser copiado o texto de complemento do instrumento de origem para o instrumento de destino. Dupl.Inf.Complement. permite a cpia de textos de duplicao de informaes de complemento do instrumento origem para o instrumento destino.

Calibraes Nesta rotina, ocorre o controle de todas as calibraes dos instrumentos da empresa. Podero ser controladas calibraes realizadas na empresa, ou fora dela.

Sero coletados os valores de calibrao dos instrumentos, associados s noconformidades (integrao com ambiente Controle de No-Conformidades), padres secundrios, instrumentos utilizados, incerteza do tipo B e ento realizados os estudos de incertezas, erros e prticas.

Metrologia - 59

A configurao padro da tela do cadastro de calibraes, na interface MDI, apresentada abaixo:

A rotina de calibrao permite o cadastro de todas as medies realizadas nos instrumentos, interna ou externamente. Para a coleta de dados, possvel utilizar o instrumento tipo OPTO-RS232, via porta serial, cadastrando as respectivas caractersticas tcnicas no Cadastro de Instrumentos.

Os seguintes parmetros so importantes no processo de calibrao:

MV_QBNDMED

Sugere no momento da alterao a primeira faixa/padro que ainda no tenha sido informada, enquanto estiver definido como "1". Define a quantidade de casas decimais utilizadas no momento da Calibrao, enquanto o contedo for igual a "1". Define como o sistema emiti r o certificado de calibrao em formato Word, enquanto o contedo for igual a "1". Deve - se ter o arquivo "certprinc.dot". Ordena as faixas por tipo de aferio/padro, no instante da calibrao. Para ordenao alfabtica das faixas/padres, o contedo deve ser igual a "2".

MV_QDECPAD

MV_QICEWOD

MV_QMOESPT

60 - Metrologia

MV_QMTIOPC

MV_QMTPCES

MV_QSULOG MV_QSUMITB

Permite que, aps a incluso de uma calibrao, o sistema retorne janela browse, enquan to o contedo estiver definido como "2". Caso contrrio, o sistema retorna automaticamente janela de incluso. Parmetro tipo "caracter". No momento da calibrao, o sistema utilizar o nmero de decimais definida no Cadastro de Escalas, no campo QM9_ESCINI e no o nmero definido na amarrao de padres/ faixas (QMA). Sugere o usurio logado como responsvel pela calibrao, enquanto estiver definido como "2". Possibilita a soma nos clculos de Incerteza (Incertezas do Tipo A com as Incertezas do Tipo B). Sugere padres secundrios (utilizados na ltima calibrao), na calibrao do instrumento principal, independente da sua reviso.

MV_QSUPADS

EXERCCIOS

Agora efetuaremos o cadastro das Faixas.

Para realizar esse exerccio, v em:

Atualizaes > Coleta de dados > Calibraes

Instrumento = Ver. Instr. = Data = Filial Resp. = Responsvel = Tot. Horas = clique em

Paqumetros Dig 0001 00 Data do curso 01 Usurio 01 00:20

Metrologia - 61

Digite os valores para aprovao.

Confirme o cadastro

Seus principais campos so:

Instrumento (QM6_INSTR) cdigo dos instrumentos que sero utilizados na calibrao dos instrumentos.

Reviso (QM6_REVINS)

cdigo

da

reviso

vigente

do

instrumento.

Preenchido, automaticamente, no podendo ser alterado.

Data (QM6_DATA) representa a data em que o instrumento est sendo calibrado. a data base do Sistema, no podendo fazer calibrao do instrumento com data maior do que ela.

Seqncia (QM6_CSEQ) identifica a seqncia da calibrao do instrumento. Isto significa que poder ser realizada mais de uma calibrao por dia. 62 - Metrologia

Filial (QM6_FILRES) identifica a filial do responsvel que ira realizar a calibrao do instrumento.

Responsvel (QM6_RESP) identifica o responsvel pela calibrao do instrumento.

Nome (QM6_NOME) apresenta o nome do responsvel pela calibrao do instrumento.

Tot.Horas (QM6_TOTHOR) indica o total de horas gastas para realizao da calibrao do instrumento.

Temp./Amb. (QM6_COTEAM) podero ser informadas as condies de temperatura e ambiente da calibrao.

Nesta tela, observam-se diversas caractersticas que foram cadastradas at o presente momento.

No campo FAIXAS, esto relacionadas todas as faixas associadas ao instrumento.

No campo PADRES, esto relacionados todos os padres/pontos associados ao instrumento.

Por apresentar apenas Val.Ini, o tipo de faixa simples ou calibrador. Para sanar essa dvida, geralmente, baseiam-se no nome do campo PADRES.

O campo ESPECIFICADO apresenta o valor verdadeiro convencional do ponto/padro.

O campo MNIMO apresenta o valor verdadeiro convencional do ponto/padro menos o valor da tolerncia mnima.

O campo MXIMO apresenta o valor verdadeiro convencional do ponto/padro mais o valor da tolerncia mxima.

Metrologia - 63

Pasta Medies

O Sistema apresenta os valores mnimos e mximos especificados, quando for o caso, conforme definio

no cadastro de Escalas, tipo de faixa. Quando o valor informado ultrapassar tais parmetros, o Sistema emitir um aviso de valor fora das especificaes, conforme configurao dos parmetros MV_QVLINIF e MV_QVLFIMF.

O nmero de casas decimais dos valores especificados depende do parmetro e do nmero de casas decimais, definidas no campo Valor Inicial do cadastro Faixas. Os valores das medies devem ser informados na quantidade estabelecida no cadastro de Faixas, definido pelo campo Num. Medies.

Caso alguma dessas medies no seja digitada, o Sistema pedir uma justificativa para a falta de medies.

Pasta Observaes

Caso seja necessrio, possvel digitar observaes sobre a calibrao do instrumento para a faixa/padro que est sendo manipulada.

Esse texto ser impresso no Certificado de Calibrao, dependendo da parametrizao do relatrio.

Pasta Md.Ext (Medio Externa)

Nessa pasta, dever ser informado o nmero do certificado e o laboratrio de calibrao.

Essa pasta somente ser aberta para digitao dos campos acima, se e somente se, a faixa for do tipo externa.

64 - Metrologia

Pasta Pad.Secundrios (Padres Secundrios)

Padro secundrio aquele cujo valor estabelecido pela comparao direta com o padro primrio e assim sucessivamente, criando-se uma cadeia de padres onde um de maior qualidade metrolgica usado como referncia para o de menor qualidade.

Nesta pasta, sero informados todos os padres secundrios utilizados na calibrao. Seu objetivo principal agregar a incerteza do instrumento secundrio incerteza do primrio para a faixa/padro que est sendo manipulada.

Estar aberto para digitar valores desde que o campo Inst.Util? (QM9_INSUTI), localizado no cadastro de Faixas, esteja como No.

Para que seja possvel utilizar padres secundrios, deve-se realizar associao das famlias dos secundrios, nas faixas dos instrumentos primrios.

Alem dos pr-requisitos descritos acima, o instrumento (faixa/padro) que ser utilizado como secundrio no poder apresentar laudo Reprovado ou estar com a Validade de Aferio vencida.

Pasta Inst.Utilizados

Possui o mesmo objetivo da pasta Pad.Secundarios com uma nica diferena importante, no necessita de amarraes anteriores, como no caso de padres secundrios (necessitam ser associados s famlias dos padres secundrios, nas faixas que podero utilizar tais padres). Porm, o instrumento (faixa/padro) que ser utilizado no poder apresentar laudo Reprovado ou estar com a Validade de Aferio vencida, mesma regra para os padres secundrios.

Metrologia - 65

Sendo assim, qualquer instrumento poder ser utilizado na calibrao do instrumento principal.

O campo Inst.Util? (QM9_INSUTI), localizado no cadastro de Faixas, deve apresentar contedo igual a Sim.

Pasta No-Conformidades

Nesse momento, possvel associar no-conformidades relativas faixa/padro. Para tanto, o parmetro MV_QINTQNC dever estar ativo. Nessa fase ocorre a

integrao com o ambiente Controle de No-conformidades.

Pasta Inc.Tipo B

Nesta pasta, sero informadas todas as incertezas do tipo B (incertezas realizadas por estudos) para a faixa/padro posicionada. Tal incerteza poder ser agregada incerteza do tipo A (incerteza estatstica), ou somente ser apresentada como a incerteza total do instrumento que est sendo manipulado.

No ser aberta quando o tipo de calibrao for externo e o campo Coleta Med.? apresentar contedo igual a No.

Na tela de calibraes, existem botes auxiliares/demonstrativos. So eles:

Possibilidade de associar documentos na calibrao do instrumento. Tal associao poder ser realizada por calibrao (instrumento)/reviso, ou somente por instrumento. Por meio desse boto, possvel verificar os valores/resultados dos clculos realizados pelo ambiente Metrologia para a faixa/padro que est sendo manipulada.

66 - Metrologia

Por meio desse boto, possvel verificar os maiores valores/resultados dos clculos da calibrao realizados pelo ambiente Metrologia. Possibilidade de realizar estudo de MSA para o instrumento que est sendo manipulado. Aciona o cadastro de Sistemas de grandezas, facilitando a converso entre as unidades de medidas. Apresenta a legenda do status da faixa/padro que est sendo manipulado.

Estudo de R&R

Por meio desta rotina podem ser efetuadas todas as avaliaes realizadas com os instrumentos para clculo de Repetibilidade/Reprodutibilidade.

Repetibilidade/Reprodutibilidade: avalia a variabilidade inerente do sistema de medio, dando ao prprio dispositivo de medio a variao devida posio da pea no dispositivo de medio. Assim, possvel definir Repetibilidade como sendo a variao em medidas, obtidas com um dispositivo de medio, quando usado vrias vezes por um operador medindo a mesma caracterstica na mesma pea.

Metrologia - 67

Reprodutibilidade

Avalia a variabilidade inerente aos operadores do dispositivo de medio. Logo, podemos definir reprodutibilidade como sendo a variao na mdia das medidas realizadas por diferentes operadores, utilizando o mesmo dispositivo de medio, medindo caracterstica idntica nas mesmas peas.

Assim, sero coletadas medies do ensaio e exibido o resultado. A configurao padro da tela do Estudo de R&R, na interface MDI, :

68 - Metrologia

Metrologia - 69

EXERCCIOS

Agora efetuaremos o cadastro das Faixas.

Para realizar esse exerccio, v em:

Atualizaes > Coleta de dados > Repre/Repro

Instrumento = Rev. Instr. = Data = Hora R%R. = Tipo de MSA = Tipo de Ensaio = LIE = LSE = Unid. Md. = Num. Ensaiad. = Num. Peas = Num. Ciclos =

Paqumetros Dig 0001 00 Data do curso 14:00 MSA_3Ed Tolerncia de especificao 5,00 6,00 MM 2 5 3

Clique no cone

Responsvel = Usurio 01

70 - Metrologia

Seus principais campos so:

Instrumento (QM4_INSTR) cdigo individual do instrumento que est em uso, no estudo de Repe/Repro.

Reviso (QM4_REVISAO) cdigo da reviso do instrumento em que est sendo realizado o estudo de Repe/Repro.

Data (QM4_DATA) da realizao do estudo de Repe/Repro.

Hora RR (QM4_HORA) em que est sendo realizado o estudo do Repe/Repro.

Tipo de MSA (QM4_TPMSA) determina em que edio ser realizada o estudo de Repe/Repro.

Atualmente, esto disponveis as 2 e 3 edies.

Tipo Ensaio (QM4_TIPO) identifica o tipo de ensaio em que ser realizado o estudo de Repe/Repro.

Abaixo, descrevem-se os tipos de ensaios:

- Mtodo curto: avaliao do sistema de medio no estudo de repetibilidade e reprodutibilidade, porm utilizando uma quantidade reduzida de operadores e peas.

- Mtodo tolerncia de processo: o resultado da avaliao do sistema de medio comparado variao do processo a que o sistema de medio encontra-se aplicado.

- Mtodo tolerncia de especificao:

o resultado da avaliao do sistema de

medio comparado variao da especificao do produto a que o sistema de medio encontra-se aplicado.

Metrologia - 71

- Atributo: o resultado da avaliao do sistema de medio comparado por meio de critrio passa no-passa.

LIE (QM4_LIE) Limite Inferior de Especificao informa o limite inferior de especificao no qual ser realizado o estudo de Repe/Repro.

LSE (QM4_LSE) Limite Superior de Especificao informa o limite superior de especificao no qual ser realizado o estudo de Repe/Repro.

Unid.Medida (QM4_UM) informa a unidade de medida do instrumento.

Num.Ensaiad (QM4_NENSR) informa o nmero de ensaiadores que iro realizar o estudo de Repe/Repro.

Caso o nmero de ensaiador informado seja maior do que o de usurios cadastrados, o Sistema no permitir a incluso do estudo.

Num.Pecas (QM4_PECAS) informa o nmero de peas que sero utilizadas no estudo de Repe/Repro.

Num.Ciclos (QM4_CICLOS) informa o nmero de ciclos que sero utilizados no estudo de Repe/Repro.

Tp.Atributo (QM4_TPATR)

Tipo de Estudo de Atributo caso o estudo de

Repe/Repro escolhido for atributo e for realizado na 3 edio, ser obrigatria a escolha do tipo de estudo de atributo.

- Deteco de sinal. - Tabulao cruzada.

72 - Metrologia

Movimentaes

Esta rotina cuja finalidade registrar a movimentao dos instrumentos, nas dependncias da empresa com o objetivo de facilitar a localizao e realizar o controle desses instrumentos entre departamentos.

Assim sendo, possvel controlar quais instrumentos podero ser emprestados para outras reas e quais no. Deve-se, portanto, registrar todas as entradas e sadas dos instrumentos. O Sistema mantm um histrico das movimentaes ocorridas.

- Emprstimos de Instrumentos

Para que o instrumento possa ser emprestado, sua famlia dever ter permisso para isso.

O usurio devera informar todos os contedos dos parmetros de perguntas que so solicitados aps ser pressionado o boto Retirada. Veja tela abaixo:

Metrologia - 73

Aps informar os parmetros todos os instrumentos que apresentarem legenda verde podero ser emprestados para outros departamentos. A configurao padro da tela de emprstimo de instrumentos, na interface MDI, :

EXERCCIOS Agora efetuaremos o cadastro das Faixas. Para realizar esse exerccio, v em: Atualizaes > Coleta de dados > Movimentaes Clique em retirada

74 - Metrologia

Deixe os parmetros <BRANCO>/ ZZZZZZZ Selecione o paqumetro DIG. 0001

E efetue a sada. Data sada = Hora sada = Data entrada = Hora entrada = Dias retorno = Departamento = Endereo = Resp. Sada = Status = Data do curso 14:00 Data do curso + 1 dia <BRANCO> 1 DPQUAL <BRANCO> 002 A

Devoluo do instrumento e s clicar em devoluo e fazer o retorno do instrumento.

As informaes definidas como campos obrigatrios, no ambiente Metrologia, Movimentaes - Retirada so:

Data Sada (QML_DTRET)

Data de Sada - Determina a data de sada do

instrumento. Este campo preenchido automaticamente com a database do sistema.

Hora Sada (QML_HRRET) Hora de Sada Determina a hora de retirada do instrumento. Esse campo preenchido automaticamente com a hora do sistema.

Data Entrada (QML_DTCOL) Data de Entrada Data preenchida automaticamente, soma-se a data atual do sistema mais o numero de dias informado para retorno nos parmetros de perguntas.

Metrologia - 75

Hora Entrada (QML_HRCOL) Hora de Entrada Identifica a data de retorno do instrumento de um emprstimo. Este campo no deve ser preenchido, o sistema ir preench-lo quando da devoluo do instrumento.

Dias Retorno (QML_FREQ) Dias de Retorno Determina a quantidade de dias que o instrumento ficara emprestado.

Departamento (QML_DEPTO)

Cdigo de Departamento Identifica o

departamento que esta solicitando o instrumento para emprstimo.

Localizao (QML_LOCAL) Localizao do instrumento Identifica a localizao do instrumento no departamento ao qual o mesmo est emprestado.

Resp. Sada (QML_RESRET) Responsvel pela Sada do Instrumento Cdigo do responsvel que esta solicitando o emprstimo do instrumento.

Status (QML_STATUS) Status do Instrumento - Determina o status do instrumento que esta sendo emprestado. Caso seja alterado o mesmo ser gravado no cadastro de instrumentos.

- Cancelamento de emprstimo

Aps a realizao de emprstimo do instrumento, o responsvel que emprestou o instrumento a outro departamento poder realizar o cancelamento de emprstimo.

- Devoluo de Instrumentos

As informaes definidas como campos obrigatrios, no ambiente Metrologia, Movimentaes opo Devoluo so:

Ao pressionar o boto de devoluo, o sistema apresentara novos parmetros de perguntas que podero ser preenchidos.

76 - Metrologia

Poder ser devolvido um ou mais instrumento(s) por vez. Ao termino da devoluo o sistema apresentar o numero de instrumentos devolvidos.

Manutenes

Esta rotina tem a finalidade de registrar as manutenes executadas nos instrumentos, tendo como objetivo apenas o registro destas manutenes, no interferindo no resultado de calibraes dos instrumentos. Tal rotina poder ser utilizada caso o instrumento seja enviado para fora da empresa, com intuito de reparo, por exemplo.

A configurao padro da tela de manutenes de instrumentos, na interface MDI, :

EXERCCIOS Agora efetuaremos o cadastro das Faixas. Para realizar esse exerccio, v em: Atualizaes > Coleta de dados > Manutenes Instrumento = Rev. Do Intr. = Data = Responsvel = Paquim. Dig 0002 00 Data do curso 001

Metrologia - 77

Horas de manut = Lab. Externo = Nro. Certif. =

02:00 Labor Metro 266/07

As informaes definidas como campos obrigatrios, no ambiente Metrologia, Manutenes so:

Instrumento (QME_INSTR) Cdigo do Instrumento - Cdigo individual dos instrumentos que sero utilizados na calibrao dos instrumentos.

Rev.Instr. (QME_REVINS) Reviso do Instrumento - Cdigo da reviso do instrumento.

Data (QME_DATA) Data da Manuteno Determina a data da manuteno do instrumento

Responsvel (QME_RESP) Responsvel pelo Instrumento Caracteriza o responsvel pelo envio do instrumento a manuteno.

Lab.Externo (QME_LABOR) Cdigo do Laboratrio Externo Identifica o laboratrio externo responsvel pela manuteno do instrumento.

Existem outros campos que devero ser informados na rotina de manutenes de instrumentos, porem no obrigatrios:

Hora Manut. (QME_QTDHOR) Horas de Manuteno Total de horas despendidas na manuteno do instrumento.

Nro.Cert (QME_NRCERT) Numero do Certificado Caracteriza o numero de certificado gerado pela manuteno do instrumento.

78 - Metrologia

Os dois campos acima citados somente devero ser preenchidos no retorno do instrumento a empresa.

Caso haja necessidade de informar o que foi realizado na manuteno do instrumento ou histrico semelhante, basta clicar no boto . Ser aberta uma tela para digitao das informaes.

O sistema ira sugerir uma calibrao do instrumento aps o retorno da manuteno.

MSA Analise dos Sistemas de Medio

Dentro do ambiente Metrologia, quando falamos em MSA significa avaliar os estudos de Tendncia, Linearidade e Estabilidade.

Esses estudos, ou alguns valores estatsticos calculados a partir deles, so comparados com os limites de controle estatstico do processo, se verificam que tais valores esto fora do controle estatstico, algum ajuste/ao deve ser realizada.

importante salientar que a qualidade dos dados de medio usada fator determinante no estudo. Se a qualidade dos dados baixa, o beneficio decorrente do uso do procedimento comumente precrio.

Quando a qualidade alta, o beneficio costuma ser significativo.

A qualidade dos dados de medio definida pelas propriedades estatsticas das mltiplas medies obtidas a partir de um sistema de medio operado sob condies estveis.

Abaixo descrevemos os conceitos de Tendncia / Linearidade e Estabilidade para estudo de MSA:

Metrologia - 79

- Tendncia

A tendncia conhecida como exatido. No se recomenda o uso do termo exatido como alternativa para tendncia, pois a palavra exatido tem vrios significados na literatura.

A tendncia a diferena entre o valor verdadeiro (valor de referencia) e a mdia das medies observada para uma caracterstica, medies estas, feitas sobre mesma pea.

Algumas das possveis causas para a tendncia so:

Desgaste do instrumento, equipamento ou dispositivo de fixao; Dispositivo de medio errado para aquela aplicao; Ambiente temperatura, umidade, vibrao e limpeza;

- Linearidade

A diferena da tendncia ao longo do intervalo de operao esperado no equipamento chamada de linearidade. A linearidade pode ser imaginada como a variao da tendncia com respeito ao tamanho (medido).

Algumas das possveis causas para linearidade so:

Instrumento de baixa qualidade quanto ao projeto ou quanto conformidade de manufatura;

Instrumento necessita de calibrao, reduzir o intervalo de tempo entre calibraes; Desgaste do instrumento, equipamento ou dispositivo de medio.

80 - Metrologia

- Estabilidade

Estabilidade (ou Deslocamento Lento e Gradual) a variao total das medies obtidas com um sistema de medio aplicado sobre o mesmo padro-mestre ou peas quando medindo uma nica caracterstica no decorrer de um perodo de tempo prolongado, ou seja, a variao da tendncia ao longo do tempo.

Algumas das possveis causas para estabilidade so:

Deformao/distoro do dispositivo de medio; Instrumento de baixa qualidade quanto ao projeto ou quanto conformidade de manufatura; Calibrao inapropriada ou uso inapropriado do padro-mestre.

A configurao padro da tela de MSA Analise de Sistemas de Medies, na interface MDI, :

Instrumento (QMU_INSTR) Cdigo do Instrumento - Cdigo individual dos instrumentos.

Metrologia - 81

Reviso (QMU_REVINS) Cdigo da Reviso Cdigo da reviso do instrumento. Ser sugerido a ultima reviso do instrumento.

Dt.Ensaio (QMU_DATA) Data do Estudo/Ensaio Data em que ser realizado o estudo do instrumento.

Esta data tem influencia direta nos estudos de linearidade / estabilidade.

Responsvel (QMU_RESP) Cdigo do Responsvel Cdigo do responsvel pelo estudo do instrumento.

Vl.Refer. (QMU_REFER)

Valor de Referencia Representa o valor de

referencia do estudo que ser realizado.

Tolerncia (QMU_TOLER) Tolerncia Representa a tolerncia que ser considerada no estudo do instrumento.

Tipo MSA (QMU_TPMSA) Tipo de MSA (2/3 Edio) Determina o tipo de estudo que ser realizado para o instrumento.

Os clculos do estudo de MSA - 2. Edio so diferentes do estudo de MSA 3. Edio. Sugerimos a leitura do manual Analise dos Sistemas de Medio Tendncia / Linearidade e Estabilidade.

Erro Amostra (QMU_ERRMSA) Erro Amostral Determina a quantidade de erro amostral para o estudo Tendncia. Tal valor ser utilizado para obter o intervalo da confiana da tendncia.

Somente ser permitida a digitao do campo Erro Amostra se o tipo de MSA escolhido for 3. Edio.

82 - Metrologia

A rotina tambm apresenta o boto . Esse boto tem a finalidade de importar valores das calibraes para o estudo de MSA.

No sero importadas medies de faixa do tipo calibrador/calibrador completa, de padro do tipo Atributo e faixas sem tolerncia de processo.

MISCELNEA
Reprogramao de Calibrao

Reprogramao

Esta rotina tem como objetivo alterar a data ou a freqncia de calibrao, exigindo-se uma justificativa pela alterao, sendo estas registradas a ttulo de histrico. Essas alteraes podero ocorrer, por exemplo, quando se deseja adiantar a calibrao do instrumento ou por ter realizado danificao do instrumento.

A configurao padro das telas de Reprogramao Reprogramao do instrumento na interface MDI, so:

Metrologia - 83

Aps ser preenchidos os parmetros de perguntas de acordo com os respectivos helps o sistema disponibilizara o registro do instrumento para que seja realizado a reprogramao.

Os campos que podero ser manipulados na rotina de Reprogramao so:

Freq.Calib (FREQAF) Frequncia de Calibrao Determina a nova frequncia de calibrao do instrumento. Essa informao ser gravada no cadastro de

instrumentos.

Val.Calibr. (VALDAF) Validade de Calibrao Determina a nova validade de calibrao do instrumento. Essa informao ser gravada no cadastro de instrumento.

Revalidao

O processamento de revalidao tem por objetivo reavaliar as datas previstas para calibrao e medio j programadas que, por ventura, devam ser alteradas.

84 - Metrologia

Exemplo:

instrumento

pode

ter

uma

data

cadastrada

para

medio,

prevista

posteriormente como feriado.

Ao rodar esta opo de reprocessamento, o sistema calcular uma nova data de medio para estes instrumentos, considerando sempre o ltimo dia til ao anterior.

Digite o instrumento e a justificativa para a revalidao do instrumento.

Acertos
Reclculo da Incerteza

Este processamento tem por objetivo o reclculo da incerteza, necessria quando elementos que influenciem no clculo, tais como redutor e tolerncia, sofram

alteraes depois de efetivada a medio.

A configurao padro das telas de Recalculo da Incerteza - na interface MDI, :

Metrologia - 85

Preencher os parmetros de perguntas de acordo com os respectivos helps. O sistema ira realizar o recalculo da incerteza do instrumento para o perodo solicitado.

Grficos
Cartas Individuais

Esta opo gera um grfico baseado na carta de controle estatstico de Processos (CEP) para anlise de dados individuais.

Tem por finalidade avaliar a eventual tendncia nos valores encontrados nas calibraes dos instrumentos.

Dependendo do tipo de faixa podem-se avaliar os valores iniciais e os valores finais das calibraes dentro do perodo solicitado.

86 - Metrologia

A configurao padro das telas de Cartas Individuais - na interface MDI, :

Preencher os parmetros de perguntas de acordo com os respectivos helps. O sistema ira realizar o estudo do grfico para o perodo solicitado. Grfico de Pareto O Grfico de Pareto demonstra atravs de um grfico de barras representado as no-conformidades ordenadas, dos instrumentos que apresentaram maior ocorrncia para a menor ocorrncia permitindo uma melhor avaliao dos problemas encontrados.

Metrologia - 87

Preencher os parmetros de perguntas de acordo com os respectivos helps. O sistema ira realizar o estudo do grfico para o perodo solicitado.

Ordens de servios

Esta rotina tem a finalidade de registrar os servios que sero executados nos instrumentos, no interferindo nos resultados de calibraes. Tem semelhana com a rotina de Manutenes, porm com maior detalhamento dos servios/valores que sero realizados e cobrados.

A configurao padro da tela do cadastro de Ordens de servio, na interface MDI, apresentada abaixo:

As informaes definidas como campos obrigatrios so:

Cd.Ord. Serv (QMZ_COD) identifica o cdigo da ordem de servio que ser realizado no instrumento.

88 - Metrologia

Esse cdigo gerado, automaticamente, pelo Sistema.

Cliente (QMZ_CLIENT ) identifica o cdigo do cliente/dono do instrumento.

Loja (QMZ_LOJA) apresenta a loja do cliente.

Dt.Entrada (QMZ_DTPREV) determina a data de entrada do(s) instrumento(s) para realizao do servio.

Tipo Servio (QMZ_TPSERV) determina o tipo de servio que ser realizado no(s) instrumento(s).

Tipos disponveis: - Calibrao em cinco dias. - Manuteno em quinze dias. - Avaliao em trs dias. - Garantia do servio.

Destino Serv. (QMZ_TIPO) informa onde sero realizados os servios. Se internamente, ou se ser terceirizado.

O cadastro de Ordens de servios apresenta outras informaes no obrigatrias. So elas:

Nota Fiscal (QMZ_NTFISC) determina o nmero da nota fiscal dos servios que sero realizados no(s) instrumento(s).

Dt. De Sada (QMZ_DTSAID) determina a data de entrega dos instrumentos para o cliente.

Vendedor (QMZ_VENDED) informa o cdigo do vendedor do servio no(s) instrumento(s).

Metrologia - 89

Dt. Aprovao (QMZ_APROVS) determina a data de aprovao do(s) servio(s) a serem realizado(s) no(s) instrumento(s).

Frequncia (QMZ_FREQUE)

determina

freqncia

de

aferio

do

instrumento, ou do servio, realizado no instrumento. Esse campo no tem ligao nenhuma com o campo de Freqncia do cadastro de Instrumentos.

Visto (QMZ_RESP) determina o cdigo do responsvel que far a conferncia do(s) servio(s) realizado(s) no instrumento(s).

Setor Int. (QMZ_LABORA) determina em que setor ser realizado o servio no(s) instrumento(s).

Esse campo somente ser aberto para digitao caso o campo Destino Serv. apresentar contedo igual a Interno.

Laboratrio determina em que laboratrio de calibrao ser realizado o servio no(s) instrumento(s).

Esse campo somente ser aberto para digitao caso o campo Destino Serv. apresentar contedo igual a Externo.

Na pasta Itens/Servios, define-se o que ser realizado no(s) instrumento(s).

As informaes definidas como campos obrigatrios, no ambiente Metrologia, Ordens de Servios so:

Material

(QMB_MATERI)

cdigo

do

instrumento

que

passar

por

manuteno/servio.

90 - Metrologia

Id.Contratante (QMB_CONTRA) instrumento.

determina o servio que ser realizado no

Fx.Inicial (QMB_FAIXAD) determina o valor da faixa inicial do instrumento em que ser realizado o servio.

Fx.Final (QMB_FAIXAE) determina o valor da faixa final do instrumento em que ser realizado o servio.

Preo (QMB_PRECO) caracteriza o valor do servio cobrado.

Dt. Aprovao (QMB_APROVS) determina a data de aprovao do servio para o instrumento em questo.

Texto (QMB_TEXTO)

determina o texto complementar do(s) servio(s) que

ser(o) realizado(s) no(s) instrumento(s).

Metrologia - 91

You might also like