You are on page 1of 12

AS NOVAS TECNOLOGIAS DE INFORMAO E COMUNICAO E OS NOVOS ARRANJOS ESPACIAIS*

Ruy Sardinha Lopes EESC-USP

Resumo: A presente comunicao analisa a confluncia entre a reestruturao capitalista em curso, a dominncia da lgica financeira, as necessidades territoriais das TICs e os novos ajustes espaciais. Ao contrapormo-nos aos autores que advogam a hegemonia de uma lgica desterritorizante pretendemos mostrar, com David Harvey e outros, o quanto o surgimento de novas territorialidades e polticas de gesto espacial e das infra-estruturas comunicacionais constituem importantes mecanismos de absoro de capital excedente e de sobreganhos.

Palavras-chaves: economia poltica, ordenaes territoriais, financeirizao.

O atual estgio do capitalismo, surgido a partir de sua reestruturao em curso desde o final da dcada de 1960, pode ser visto como aquele que, movido por suas prprias contradies e no podendo mais ter o capital absorvido e valorizado na indstria propriamente dita, viu-se compelido a abandonar a rigidez do modo de regulao anterior, dito fordista, em prol de um modelo produtivo e gerencial mais flexvel e adaptado s novas demandas sociais e a expandir-se para outros setores mais imateriais, como os servios e a cultura.

Por outro lado, uma grande quantidade de capital superacumulado pde encontrar no capital financeiro, sobretudo aps a derrocada dos acordos de Bretton Woods no incio da dcada de 1970, nos novos ajustes espaciais, nos investimentos em infra-estruturas

urbanas e nas novas tecnologias de informao e comunicao (TICs), oportunidades, ainda que episdicas, de conteno da crise.

A mobilidade planetria do capital financeiro, que cada vez mais impe sua lgica ao sistema produtivo e sua busca desenfreada de lucros fceis para o dinheiro fizeram com que a destruio criativa ou a obsolescncia programada se tornassem padres a serem perseguidos por um sistema de inovao que, do talher cidade, atraia os grandes acionistas. Novamente, tambm aqui o investimento e grande desenvolvimento das TICs foram essenciais a esta dominncia financeira.

O papel desempenhado, nesta recente configurao

histrica, pelas novas foras

produtivas, em especial as Novas Tecnologias da Informao e Comunicao tem levado boa parte da crtica a exacerbar o poder das foras microeletrnicas transformando-as em agentes da mudana social ou avatares de uma ordem social mais justa e democrtica. O argumento, determinista, consiste ou em atribuir s TICs uma capacidade de regulao econmica capaz de sanar as arritmias do capitalismo ou de ver nelas o desenvolvimento embrionrio de economia no mercantil, assentada na troca de potlacs virtuais. nesse sentido que vai, por exemplo, boa parte das anlises de Manuel Castells para quem o informacionalismo ou a sociedade em redes ao tomar a informao, o conhecimento e os fluxos como elementos estruturantes, acabam por subverter os princpios de funcionamento do modo de produo capitalista, ou ao menos desempenhar importante papel propedutico na correo de suas mazelas1.

Embora concordemos com a centralidade que a informao e o conhecimento tenha para o processo de reestruturao capitalista no podemos partilhar a idia de que assistiramos com isso a emergncia de uma nova ordem social e econmica mais livre e menos rgida.
* Trabalho apresentado no VI Congresso internacional de la unin latina de ecnoma poltica de la informacin , la comunicacin y la cultura, 2007, Cidade do Mxico
1

A introduo da informao e das tecnologias de comunicao baseadas no computador, e particularmente a Internet, permite s redes exercer sua flexibilidade e adaptabilidade, e afirmar assim sua natureza revolucionria. Ao mesmo tempo, essas tecnologias permitem a coordenao de tarefas e a administrao da complexidade. Isso resulta numa combinao sem precedentes de flexibilidade e desempenho de tarefas, de tomada de deciso coordenada e execuo descentralizada, de expresso individualizada e comunicao global, horizontal, que fornece uma forma organizacional superior para a ao humana (CASTELLS, 2003, p.7-8)

De nosso ponto de vista, a virada informacional do capitalismo recente explicar-se-ia justamente pela tentativa de manuteno de sua lgica reprodutiva e sua necessidade de encontrar novos meios e mecanismos de absoro do capital sobreacumulado. Destarte, o papel desempenhado pelas TICs e pelo avano dos meios de transportes, entre outros fatores propiciando a compresso espao-tempo, as flexibilizaes da cadeia produtiva, a precarizao do mercado de trabalho, o fluxo de ativos tangveis e intangveis, bem como o estoque, distribuio e processamento de volumes impensveis de informaes necessrias ao bom funcionamento da mundializao do capital -, tornaram-nos estruturas fundamentais para o capitalismo contemporneo.

Assumir a centralidade da informao e do conhecimento no processo de reproduo capitalista no significa, entretanto, sua total consonncia com tal processo ou mesmo que as TICs sejam capazes de conferir ao sistema nova regulao mas, na verdade, o lidar com um processo contraditrio, sujeito a constantes crises e que, em boa medida aumenta-lhe o descontrole. Uma boa maneira de entendermos o modo de funcionamento e as crises geradas por este modo do capitalismo contemporneo a dialtica existente entre uma tendncia desterritorializante do capital e suas necessidades locais.

Como nos mostra David Harvey (1990; 2004; 2005) a partir das anlises de Marx, uma vez que, sob domnio do capital, a busca de dinheiro suplementar (D) torna-se o objetivo primeiro e ltimo do processo produtivo, sua sobrevivncia se funda na vitalidade das formas de circulao do capital (circulao de mercadorias, de fora de trabalho e de capital). Como tal circulao tem de ser completada em uma determinada extenso de tempo (tempo de rotao socialmente necessrio) as tentativas de se acelerar o tempo de giro do capital e de se aniquilar o espao por meio do tempo sero constantes. Desta forma, existe ao longo da evoluo histrica do capitalismo um campo de relaes contraditrias entre a vocao abstrata e desterritorializante do capital isto , sua busca por maior liquidez, flexibilidade e liberdade de escolha e sua permanente necessidade de associar-se aos poderes territoriais, de uma expanso geogrfica e de um ajuste espacial que d conta de suas contradies internas.

A necessidade de compresso espao-temporal levou, num primeiro momento,

ao

desenvolvimento dos meios de transporte e de comunicao de mercadorias, pessoas, dinheiro bem como ao desenvolvimento de uma forma urbana caracterizada pela densidade populacional e pela aglomerao e especializao industriais, trazendo, com isso inmeras vantagens para o processo de circulao do capital, possibilitando atravs da reduo nos custos de realizao e circulao a criao de novos espaos para a acumulao de capital. A mundializao do sistema capitalista pode ser vista, pois, como uma cadeia de sistemas econmicos e urbanos inter-relacionados.

Se esta economia da proximidade pde trazer vantagens adicionais ao processo de acumulao, os investimentos de longa durao nestas ordenaes territoriais representam um importante obstculo ao mpeto desterritorializante do capital. O que a fase atual do capitalismo, alicerada no desenvolvimento das novas TICs, na reengenharia produtiva, na eficcia dos meios de transportes e nos ativos intangveis como a informao e o conhecimento, fez foi substituir os benefcios e custos adicionais da aglomerao (como o trfego congestionado, a escassez de moradia e a concentrao das foras de resistncia) pelas vantagens da disperso.

O aumento da volatilidade inter-regional, onde novas ordenaes espao-temporais abremse sucessivamente, a acirrada competio internacional dos mltiplos centros dinmicos de acumulao, observados a partir da dcada de 1980, e a incrvel mobilidade do capital financeiro so exemplos desta lgica desterritorializante que, em busca de novos rinces para sua performance lucrativa, deixa atrs de si um rastro de regies e populaes vulnerveis e abandonadas prpria sorte.

Nesta nova ordem emergente, as configuraes e os limites espaciais j no so necessariamente territoriais ou escalares, posto que o interior e o exterior social, econmico, poltico e cultural se constituem atravs de topologias de redes de atores cada vez mais dinmicas e diversas em relao a sua conformao espacial (AMIN, 2002).

A grande diversidade geogrfica atual deve, pois, ser vista como resultado de sua insero nos mais variados circuitos de organizao/fluxo estendidos territorialmente. Tais circuitos incluem: as redes de telecomunicaes e transportes ao redor do mundo; as comunidades de f e domnios culturais; os espaos de relao emocional de geografias variadas; as redes corporativas e cadeias de provedores que vinculam produtores, intermedirios e consumidores nos lugares mais inesperados por meio de padres de reciprocidade e dependncia fortemente estruturados e compactos (DICKEN; HUGHES Y REIMER apud AMIN, 2005); as rotas de migrao, turismo, asilo, trfico e terror de alcance transnacional; os circuitos do dinheiro etc. Deste ponto de vista, a ordem geogrfica local nasce da turbulncia dos fluxos globais e necessita interagir constantemente com eles para continuar existindo (DEMATTEIS, 2002).

No se trata, entretanto, da condenao das estruturas locais vila global (Mcluhan), nem da autonomia dos novos, agora informacionais ou criativos, espaos marshallianos, mas da edio de uma nova entidade marcada pela confluncia de dois tipos de espaos o fsicoterritorial das interaes de proximidade e o virtual ou topolgico dos fluxos e das redes de interao a distncia (DEMATTEIS, 2002, p.169). A constituio deste territrio-rede ao no se restringir s redes de transporte, transferncias ou comunicaes permitiria que se juntasse s virtualidades inerentes de cada rede as possibilidades que cada individuo possui de variar suas combinaes de acordo com seu projeto de vida (Bakis).

Posicionar a questo espacial sobre a conectividade ou inter-relao entre os espaos fsicoterritorial e o topolgico exige que se apreenda as relaes entre as estruturas espaciais e as redes de telecomunicaes. Acontece que tanto a capacidade do capital quanto da fora de trabalho se moverem rapidamente e a baixo custo depende da criao de infra-estruturas fsicas e sociais fixas, seguras e, em grande medida inalterveis (HAVEY, 2005, p.149). Implicando, portanto, uma ordenao espao-temporal, atravs da absoro de parte do capital total em capital fixo incorporado terra.

Isso explica, em parte, o grande interesse dos investidores nestas regies e a hierarquia que estas adquirem na ordem econmica vigente. Desta forma, a posio privilegiada ou

no que estas regies assumem definida pelo papel ativo de um amplo leque de atores, com objetivos e compromissos diversos, que Harvey sintetizou com o nome de governana urbana, ou seja, um conjunto complexo e conflituoso de foras mobilizado por diversos agentes sociais, que sofre forte presso dos investidores e das elites locais para que adote as medidas necessrias aos seus [deles] interesses imperialistas.

As desregulamentaes no setor das telecomunicaes so um bom exemplo das presses exercidas pelos investidores. Ainda que, como salienta G.Dupuy (1996), em suas origens, a maior parte das redes tenha sido criada por iniciativa de companhias privadas que esperavam beneficiar novos mercados em busca de lucros, os altos investimentos em infraestruturas e as prprias limitaes naturais (como, no caso das telecomunicaes, a ocupao do espectro eletromagntico) levaram forte participao do Estado e ao controle monopolizado destas reas. A conseqncia foi a adoo, nos diversos pases, de uma lgica espacialmente homogeneizada e tecnicamente estandardizada dos sistemas de infraestruturas, onde questes como o controle das tarifas, a continuidade dos servios, a ausncia de discriminaes, a necessidade de planificao etc davam o tom das polticas de gesto dessas infra-estruturas urbanas.

As fortes presses que tal modelo sofreu a partir da dcada de 80, aliadas necessidade de se encontrar uma sada aos impasses do sistema econmico e s novas possibilidades tcnicas oriundas da Terceira Revoluo Tecnolgica levaram adoo de um novo modelo de gesto dessas infra-estruturas que vem reconfigurando os espaos urbano e geopoltico mundiais. Acontece que, em sintonia com o esprito da poca, as desregulamentaes, liberaes dos mercados e privatizaes das redes de servios mudaram radicalmente as lgicas estabelecidas para a gesto das infra-estruturas urbanas ao imporem a um setor caracterizado por estruturas de monoplio e bem pblico, sob os princpios da acumulao extensiva2 a lgica dos servios em atividades competitivas.

A natureza econmica de tais redes determinada, como mostra Herscovici (2003), a partir do carter de bem pblico de seus servios - isto , sua indivisibilidade (ele consumido, na sua totalidade, pelo conjunto dos indivduos que fazem parte da coletividade) - e do monoplio natural. Neste sentido, aplicar-se-ia aqui os efeitos dos clubes abertos onde as externalidades positivas aumentam com o tamanho da rede (com a quantidade de participantes) donde seu carter extensivo.

Apesar das novas condies concorrenciais aparecerem como a universalizao do mercado, exemplo de alocao eficiente dos recursos e geradoras de estabilidade econmica e social, pelo menos no que diz respeito aos mercados ligados s redes de telecomunicaes e informaes, as diversas fuses empresariais e a chamada convergncia tecnolgica acabaram possibilitando a formao de conglomerados empresarias de escopo mltiplo. Alm de dominarem, monopolisticamente, vrias redes de servios no se colocam sob a gide dos sistemas reguladores setoriais nem so tipificados na esfera dos sistemas de defesa da concorrncia e, desta forma, alocam grandes ganhos para o setor.

A conseqncia espacial desta disperso das redes de infra-estruturas urbanas (do ponto de vista do controle, uso e propsitos) pode ser apreendida por aquilo que Simon Marvin e Stephen Graham (2001) chamaram de Splintering Urbanism, isto , um aumento da fragmentao e desigualdades scio-espaciais. Acontece que, ao abrir mo das externalidades ligadas ao volume da demanda, a nova lgica das redes passou a explorar determinados segmentos os mais rentveis adotando uma lgica de acumulao intensiva. Ao voltarem sua ateno para os grandes usurios, no s as vantagens econmicas e tecnolgicas (os premium networks) ficam distantes dos consumidores insolvveis aos quais so destinados, quando so, os servios de menor qualidade, como contribuem para a proliferao de paisagens urbanas altamente polarizadas:
Essas redes multiservios correspondem a clubes fechados (ou exclusivos), medida que a excluso parcial permite manter certos efeitos ligados qualidade; neste sentido, possvel falar em externalidades qualitativas. Por exemplo, quando a informao um elemento importante na elaborao e na eficincia das estratgias das firmas um clube de empresas ser, obrigatoriamente, excludente: a qualidade e o valor da informao depende de sua escassez. Assim, o peso dos grandes usurios, no seio desta economia, torna-se cada vez mais importante (HERSCOVICI , 2003, p.58).

Vrios so os exemplos citados por Marvin e Graham deste novo paradigma de ocupao territorial marcado pela formao de enclaves tecnolgicos: formao de espaos interligados hermeticamente isolados como centros de negcios, shopping-centers condomnios fechados, auto-estradas elegantes etc. que, atravs de uma infra-estrutura premium procuram evitar o contato dos clientes solvveis com os pobres, carros blindados e dotados de aparelhos de navegao, comunicao e entretenimento, ecologias

normativas de quem pertence e de quem no pertence - com a conseqente excluso dos no pertencentes - aplicadas a determinados espaos pblicos, acesso privilegiado s TICs atravs dos edifcios inteligentes, telepontos, teleportos, centros empresariais etc.

Desta forma, a presena das infra-estruturas informacionais e as vantagens competitivas prprias a uma economia da informao geram assimetrias geogrficas de troca- advindas, agora, no apenas da dotao desigual de recursos naturais, mas pela distribuio desigual da riqueza e do poder - constituindo-se, mais uma vez, em um dos importantes mecanismos de absoro de capital e trabalho excedentes e, desta forma, atraindo para essas regies (particularmente em condies de expanso geogrfica) o interesse de grandes investidores e especuladores (que passam a exigir por parte dos espaos territoriais um bom clima de negcios). Com isso aliviaro seus problemas de sobreacumulao, at que novas contradies eclodam ou que as tenses advindas de uma infra-estrutura fsica e social vinculada inrcia geogrfica em oposio ao dinamismo do processo de acumulao contemporneo tornem-se tais que exijam acolhida para alm dessas fronteiras.

Como os capitalistas individuais lutam por criar e preservar a segurana, calculabilidade e lucros advindos de seus poderes monopolistas, o controle das localizaes estratgicas e do complexo de recursos essenciais ao bom funcionamento da economia constitui-se em importante arma em suas mos, opondo-se, desta forma, ao dinamismo espacial advindo da busca competitiva de lucros.

Por outro lado, tais posies monopolsticas tambm no tm sua permanncia assegurada. Numa economia sob dominncia financeira, assentada em grande medida nos ativos intangveis, a rentabilizao desses investimentos se d alhures. O capital e o trabalho comprometidos nestas ordenaes territoriais ficam, desta forma, sujeitos desvalorizao, submetendo tais configuraes regionais e espaciais a uma instabilidade crnica, como o aumento da volatilidade inter-regional observada a partir de 1980 atesta.

No encontrando meios de emprego lucrativo internamente, as ordenaes espaotemporais acabam por fracassar como soluo aos problemas da sobreacumulao gerando, desta forma, presses em favor das prticas desterritorializantes e levando o capital a buscar novos mecanismos e espaos propcios a absoro dos excedentes. Como tal mecanismo inerente atual lgica de acumulao, a criao e posterior desvalorizao e destruio dessas ordenaes constituem medidas importantes para a exportao do capital.

O resultado foi apontado com preciso por Harvey:


Um mundo espao-temporal entrelaado de fluxos financeiros de capital excedente com conglomerados de poder poltico e econmico em pontos nodais chave (Nova York, Londres, Tquio) que buscam seja desembolsar e absorver os excedentes de maneiras produtivas, o mais das vezes em projetos de longo prazo numa variedade de espaos (de Bangladesh ao Brasil ou China), seja usar o poder especulativo para livrar o sistema de sobreacumulao mediante a promoo de crises de desvalorizao em territrios vulnerveis. So sem dvida as populaes desses territrios vulnerveis que tm de pagar o preo inevitvel em termos de perda de ativos, perda de empregos e perda de segurana econmica, para no mencionar perda de dignidade e de esperana. E por meio da mesma lgica que requer que os territrios vulnerveis sejam os primeiros a ser atingidos, assim tambm so tipicamente as populaes mais vulnerveis desses territrios que suportam o principal nus que sobre eles recair. Foram os pobres das regies rurais do Mxico, da Tailndia e do Brasil que mais sofreram com as depreciaes causadas pelas crises financeiras dos anos 1980 e 1990. Conclui-se, pois, que o capitalismo sobrevive no apenas por meio de uma srie de ordenaes espao-temporais que absorvem os excedente de capital de maneiras produtivas e construtivas, mas tambm por meio da desvalorizao e da destruio administradas como remdio corretivo daquilo que em geral descrito como o descontrole fiscal os pases que contraem emprstimos. (...) O lado sinistro e destrutivo da ordenao espaotemporal como remdio para o problema da sobreacumulao torna-se um elemento to crucial na geografia histrica do capitalismo quanto sua contraparte criativa de construo de uma nova paisagem para acomodar tanto a acumulao interminvel do capital como a acumulao interminvel do poder poltico. (HARVEY, 2004, p.112-113).

Assim, ao se apropriar de infra-estruturas pr-existentes (atravs, por exemplo, das privatizaes) ou dos bens pblicos disponveis e recicl-los atravs da acumulao intensiva (voltada para consumidores solvveis) as empresas no s espoliam o conjunto da sociedade em favor de uma minoria, como, ao criarem os enclaves tecnolgicos altamente valorizados, criam, em contraposio, reas tecnolgica e economicamente desvalorizadas. Ao terem seus ativos tangveis e intangveis desvalorizados tais reas se tornam alvo do interesse do capital sobreacumulado alhures que tem a uma oportunidade

lucrativa. Se estendermos tal mecanismo escala planetria veremos que a diviso e excluso digitais ao criarem enclaves tecnolgicos valorizados e regies desvalorizadas so elementos constituintes dessa lgica perversa, a msica pela qual acumulao e a geografia histrica do Capitalismo devem danar.

BIBLIOGRAFIA

AMIN, Ash (2005) Regiones sin fronteras: hacia una nueva poltica del lugar. Ekonomiaz, n 58, Primeiro Quadrimestre. AMIM, Ash; THRIFT, Nigel (2002) Repensando la teora urbana: las ciudades y las las economas de distancia. In: SUBIRATS, Joan (coordenador) Redes, Territorios Y Gobierno. Barcelona: Diputaci de Barcelona. AMIN, Samir (2002) La economa politica del siglo XX. Disponvel em http://www.rcci.net/globalizacion/2000/fg129.htm. Acessado em 25/07 ARRIGHI. Giovanni (1996) O longo sculo XX. Rio de Janeiro: Contraponto. CASTELLS, Manuel (2003) - A Sociedade Em Rede. So Paulo: Paz e Terra, 7 ed. CHESNAIS, Franois (org) (1996) A mundializao do capital. So Paulo: Xam. _______________ (coord.) (1998) A mundializao financeira. So Paulo, Xam DEMATTEIS, Giuseppe (2002) De las regiones-rea a las regiones-red. Formas emergentes de gobernabilidad regional. In: SUBIRATS, Joan (coordenador) Redes, Territorios Y Gobierno. Barcelona: Diputaci de Barcelona. DINIZ, Cllio C.; LEMOS, Mauro B (org) (2005) Economia e Territrio. Belo Horizonte: Editora UFMG. DUPUY, G (1996) - Urbanisme des reseaux. Paris, Armand Colin. GRAHAM, Stephen; MARVIN, Simon (1996) Telecommunications and the City: electronic Spaces, Urban Spaces. Londres: Routledge. GRAHAM, Stephen; MARVIN, Simon. (2001)- Splitering Urbanism. Londres, Routledge. GRAHAM, Stephen (2002) Construyendo espacios de redes de alta calidad. Reflexiones sobre las redes de infraestructuras en el desorrollo urbano contemporneo. In: SUBIRATS, Joan (coord) Redes, Territorios Y Gobierno. Barcelona: Diputaci de Barcelona. HARVEY, David (1990) Los limites Del capitalismo y la teora marxista. Mxico: Fondo de Cultura Econmica. _______________ (2004) O Novo Imperialismo. So Paulo, Loyola.

_______________ (2005) A produo capitalista do Espao. So Paulo:Annablume.

HERSCOVICI, Alain 2003) A Economia Poltica da Informao, da Cultura e da Comunicao: questes metodolgicas e epistemolgicas. Uma apresentao geral. Revista de Economia Poltica de las Tecnologas de la Informacin y Comunicacin www.eptic.com.br Vol V, n.3, Sep./Dic. _______________ (2003a) - nova economia, financeirizao e tecnologia da Informao e da Comunicao. Disponvel em.: http://www.race.nuca.ie.ufrj.br/sep/eventos/enc2002/m33-herscovici.doc Acessado em 23/10. LOPES, Ruy S. (2006) Informao, Conhecimento e valor. Tese de doutorado apresentada ao Departamento de Filosofia da FFLCH da Universidade de So Paulo. So Paulo. SASSEN, Saskia (2005) Elementos tericos y metodolgicos para el estdio de la ciudad global. Disponvel em.: http://www.flacso.org.ec/docs/sfccsassen.pdf em 28/12. SILVA, Ricardo T. (2006) Infra-estrutura urbana, necessidades sociais e regulao pblica. Disponvel em http://www.ippur.ufrj.br/observatorio/download/notas_ricardo_toledo.doc. Acessado em 22/03

You might also like