You are on page 1of 2

Realidade, indstria cultural e liberdade

Em passagem/Wo Brasil, herdeiro da Escola de Frankfurt .fala sobre o esftao da escolha na era da mdia
E m AR n o G U E D R K I R O I.OSSO

hristoph Trcke professor de filosofia da

Hochschule fiir Graftk und Buchkunst, Leipzig. Tendo colaborado para as revistas Sptegel e Merkur. e escrito mais de 15 livros, sua obra unia das mais singulares renovaes da Teoria Crtica na Alemanha. Dos livros tra duzidos no Brasil, alm de Louco: NietZsche e a Mama iL Razo (Vozes, 1993), saiu recentemente Sociedade Excitada, Filosofia da Sensao (Editora da Unicamp) e Filosofia do Sonho (Unijui). A produo atual, que inclui os dois ltimos livros, levou-o ao prmio Sigmund-Freud-Kulturpreis, em 2009. De passagem pelo Brasil, Trcke aceitou responder s perguntas da CULT, discorrendo sobre o problema do livre arbtrio na sociedade contempornea, o entretenimento produzido pelo mal e a satanizao da indstria cultural. CULT - Se a secularizao do conceito de mal, vindo do pecado do mundo, ocorre com a injustia do sistema ca pitalista na modernidade, no vemos reaparecer o problema do livre-arbtrio? O regime de ateno imposto pela mdia no abre espao para a escolha? Christoph Ilircke - Abre, sim. sempre possvel desligar a maquina. Aperta-se o boto e pronto. As pessoas esquecem a base fsica do mundo virtual, que hardware e eletricidade. Assim, fazem passar a virtualidade por uma fora natu ral ou at por uma realidade superior. Todavia, inegvel que vivemos uma dependncia extrema da mdia eletrnica. que se tornou parte integral da sociedade como antes era a escritura. A escritura, no entanto, mantm distncia do leitor. Leitura exige atividade contnua de abstrao e asa i.

bastante tempo para transformar letras em representaes e significados mentais, enquanto a mquina audiovisual nos inunda com representaes sensoriais j prontas que se impem diretamente ao sensrio, dirigindo-o ao compasso das focagens da cmera. Qualquer mudana de focagem d um choque. O choque singular quase imperceptvel e no faz mal. Bilhes de tais choques emitidos diariamente corroem a fora de ateno por distrao sistemtica. Nesse impacto, o filme mais sutil difere apenas gradativamente da reportagem mais primitiva. Triste para os admiradores da arte cinematogrfica, aos quais perteno, mas no adianta ignorar que o regime de ateno que chamo de "distrao concentrada" se estabeleceu em escala global. Ningum se mantm intacto. Mas ningum est forado a capitular. Os monges medievais exerceram ascese em termos de sexualidade, nutrio e posse para no se perderem em objetos fsicos. Ganharam, destarte, um espao considervel de liberdade, embora tirassem pouco proveito dele. No obstante, receio que no haver liberdade sem ascese. A volta da ascese monacal no desejvel, tanto mais ascese em relao audiovisualidade. Frequenta-la em doses pequenas que imunizam, qual uma vacina, contra a aspirao audiovisual; eis uma das medidas indispensveis para manter o livre-arbtrio na poca atual. A "realidade" exposta pela mdia, principalmente a brasileira, sinnimo dos horrores do mal: crime, corrupo e insegurana. Igualar realidade e mal no ainda falsear a realidade?

Duvido que as novelas no tragam seno horrores do mal, mas no nego que grandes crimes atraem ateno muito mais do que prazeres pequenos. Na mdia, porm, os horrores do mal fazem o papel do entretenimento. Ocultam no apenas os agrados cotidianos, os progressos sociais, os modelos de responsabilidade e coragem civil; desviam, antes, a ateno daqueles problemas que chateiam o pblico cada vez mais, pois continuam tanto mais conhecidos quanto irresolvidos, como o desemprego, a fome, a fora nuclear, a camada de o/nio. a Mata Atlntica. Tais problemas exigem pacincia, concentrao, repetio, insistncia, resistncia. No cabem no esquema sensacionalista da indstria cultural, que atrai a ateno de um evento ao outro, enquanto esse esquema atendido perfeitamente pela apresentao disjun ta de crimes, corrupes, acidentes. Assim, acontece um falseamento triplo. Sugere-se que a realidade no consiste seno em horrores. Cobrem-se os problemas gerais, estruturais e sociais por uma multido de horrores particulares. Transformam se, finalmente, tais horrores em eventos de entretenimento. Qual desses falseamentos o pior? A teoria critica sataniza a indstria cultural? Como o senhor responderia queles que minimizam seus efeitos perniciosos? Dialticos no satanizam ningum; consideram, antes, at o prprio Sat um amo cado, que nunca perdeu totalmente

seu potencial divino. Assim, a indstria cultura] nunca per deu seu potencial iluminador. Abriu um espao pblico que no pode ser anulado, mas, sim, livrado do lixo que os imperativos comerciais nele depuseram. Uma vida imune indstria cultural tornou se impossvel. Tem se de atra vess-la como as doenas da infncia. Tais doenas, quando superadas, corroboram a sade. Faamos o mesmo com os standard* da indstria cultural. Tomemo-los como meios corroborantes da expresso crtica.
Eduardo Guerreiro Losso e professor da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Christoph lrcke Vrios tradutores Ufiicamp l 328 pgs. RS 88

Christoph Trcke Trad: Paulo Rudi Schneiter Unlju 328 ogs. - RS 4

You might also like