You are on page 1of 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS UFAL CENTRO DE EDUCAO CEDU CURSO DE PEDAGOGIA

JSICA DO CARMO THAYS OLIVEIRA

EXERCCIOS SOBRE O TEXTO: REFLEXES ACERCA DO PAPEL DO PEDAGOGO NA EDUCAO PROFISSIONAL: Articulando saberes do docente e do pedagogo.

MACEI 2012

EXERCCIOS

1. Qual o objetivo do texto?

Entender quais os objetivos postos aos profissionais que atuam na gesto pedaggica, mais especificamente ao pedagogo.

2. Qual a contribuio do pedagogo para os professores segundo Pimenta?

O pedagogo contribui com os professores no trabalho de organizar diferentes modos de ensinar os diferentes contedos, ter conhecimento sobre os processos de aprendizagem, enfim, tarefas e saberes pedaggicos fundamentais prtica docente.

3. Como Pimenta encara a escola? Que papel deve ser cumprido pelo pedagogo? E como deve ser tratado?

Um dos instrumentos de transformao social, que deve ter como objetivo a incluso das camadas dominadas e, portanto, precisa passar por um processo de democratizao. O pedagogo tem a tarefa de ser o articulador entre as questes administrativas e didtico-pedaggicas. O primeiro diz respeito aos aspectos mais organizacionais e do projeto poltico pedaggico da escola voltado para o cumprimento de sua funo social, enquanto o segundo diz respeito ao auxlio dos professores na sua tarefa de ensinar, contribuindo no trabalho de organizar diferentes modos de ensinar os diferentes contedos, ter conhecimento sobre os processos de aprendizagem.

4. Como deve ser visto os processos educativos segundo Pimenta?

Como prtica humana e tambm coletiva e exige que os profissionais que nela atuam tenham viso de sua especificidade numa totalidade orgnica.

5. Segundo Tardif qual a concepo dele sobre o saber docente?

O saber docente um saber plural que se origina da formao profissional (saberes construdos pelas instituies de formao de professores); de saberes disciplinares (que surgem da tradio cultural); curriculares (programas escolares) e experienciais (os que emergem do trabalho cotidiano).

6. Qual o objeto de trabalho do pedagogo segundo o texto?

A equipe docente e os discentes, com sua pluralidade de saberes.

7. Quais os requisitos bsicos a formao do pedagogo?

Uma slida formao de histria e filosofia da educao, compreender a escola como instncia fundamental para a emancipao das classes populares, apresentando solues competentes. Necessidade do conhecimento do processo de aprendizagem, de modo que saiba articular o lgico com o psicolgico. fundamental a militncia poltica pelas associaes, sindicatos, partidos, que possibilitar aos cidados o constante referencial para fazer de sua profisso um instrumento de luta.

8. Que direcionamento a pesquisa aponta?

Que fundamental e necessria a formao continuada, tantos dos docentes quanto do pedagogo, incluindo a articulao dos saberes desses profissionais que envolvem os da formao profissional, os da tradio pedaggica, o saber experiencial e o saber da ao pedaggica.

You might also like