You are on page 1of 2

A ESCRITA DA HISTRIA EM TROTSKY A OBJETIVIDADE HISTRICA Menezes, Jean Paulo Pereira de. Doutorado em Cincias Sociais, UNESP Marlia.

RESUMO: nesta comunicao procuro de forma introdutria apresentar algumas consideraes sobre o texto publicado por Leon Trotsky em 1933 intitulado: O que a objetividade histrica? (What is the historical objectivity?). Nesta publicao o autor apresenta uma anlise crtica diante da crtica que recebera em relao a sua escrita sobre parte da histria da Rssia em A histria da Revoluo Russaem 1930. Trotsky apresenta elementos centrais para o debate acerca da objetividade nas cincias histricas, sobretudo acerca da to postulada neutralidade axiolgica. Procurarei, diante das consideraes do autor analisado, apresentar aportes para uma histria do tempo presente em sintonia com a teoria marxiana da histria encontrada no texto de 1859 intitulado Para Crtica da Economia Poltica (Zur Kritik der Politschen konomie). Assim, esta proposta pode colaborar para o debate sobre o conceito de Histria e tempo presente em oposio a uma tradio ps-moderna que visa o relativismo e a neutralidade axiolgica entre historiadores, cientistas sociais e os partidos auto intitulados como construtores da esquerda.

1. Problematizao introdutria ao tema Com absoluta frequncia observamos apologias a produo do conhecimento neutro, imparcial e objetivo. Esta tese clssica no ventre das cincias humanas, sobretudo na Sociologia e na historiografia de fins do sculo XIX e incio do XX. verdade que a produo da escrita da Histria tambm palco de digladiaes to fortes e longa como reza as mitologias entre deuses e tits. Entretanto no somos personagens de um certo olimpo e no vivemos sobre os auspcios de deuses e suas epopeias pelo poder. Parto aqui de preocupaes localizadas em um espao em que qualquer candidato a deus pode sangrar, assim como qualquer cordeiro oferecido aos candidatos das nuvens. Falo do tempo presente e as diversas preocupaes de sujeitos histricos, localizados em um tempo e espao social determinado: as classes. O segundo pargrafo deste texto se inicia com uma afirmativa de substncia feminina que pretensamente ao bem dela mesma relativizada ao extremo por um conjunto de intelectuais que podem ser elencados de ps-modernos, cito apenas um de seus genitores: Jean Fraes Lyotard1. Ao seu lado, a busca cientfica pela objetividade, candentemente postulada em parte da historiografia do XIX, sobretudo a partir da Prssia. E para completar o circuito entre objetividade e realidade: a neutralidade. Parece ser a preocupao epistmica
1

Mas poderia continuar com Raymond Aron; Michel Maffesoli; Gilles Deleuze; e Jacques Derrida. Para no perder o foco, sugiro a leitura do texto: Intelectuais ps modernos, uma introduo UFBA.

tpica da sociedade de homens pensadores diante dos substantivos femininos to perturbadores da ordem machista na passagem de sculo (XIX - XX e XXI). Acreditava-se que a objetividade histria garantiria a escrita da verdade pretrita no importante para o presente do escritor. Uma substancia feminina que garantiria a manifestao de outra substancia feminina na ordem predominante dos homens que escreviam a Histria da forma que ela acontecera. E diante dos documentos, nenhuma senhora substanciada de forma feminina se perderia diante de outros pares seus, capazes de confundir e relativizar a verdade como substancia: falo aqui se outro substantivo feminino perigozo para o fazer histrico: a senhora subjetividade! Esta ltima substancia entre as femininas fora apresentada, ainda por parte dos historiadores do dezenove, como a quinta essncia das incertezas humanas e diabolicamente deturpadora de suas irms: a verdade e a objetividade. diante desta problemtica levantada que postulamos que Len Trotsky se posiciona para apresentar a superao destruidora destes elementos vitais na construo da escrita da Histria. Aqui passaremos a apresentar uma possibilidade de debate crtico sobre esta irmandade feminina no interior de outra substncia feminina: a Histria.

2. Quem foi Lev Davidovitch Bronstein? Breve apontamento sobre o escritor de parte da Histria. Trotsky escreve a partir da sua subjetividade, como eslavo, como um ser localizado na sociedade, escreve diante de um tecido social prestabelecido. Trata-se de um ser com posicionamentos, com valores e ao escrever parte da histria de Rssia o faz pautando-se por fontes diversas. Lev ao apresentar suas consideraes sobre o que a objetividade histrica nos coloca diante de um debate candente durante toda a constituio da historiografia e os historiadores do sculo XIX. Trotsky escreve assumindo o seu papel na Histria, se posicionando como sujeito que faz e escreve a Histria. Um comportamento pouco aprovado por parte da tradio positivista que at o sculo XXI postula a neutralidade 3.

You might also like