You are on page 1of 163

CONTRIBUIO AO ESTUDO DA ESTABILIDADE DE TALUDES CONSIDERANDO O EFEITO DA SISMICIDADE NATURAL NO BRASIL

Luis Felipe Figueiredo do Nascimento

Projeto de Graduao apresentado ao Curso de Engenharia Civil da Escola Politcnica,

Universidade Federal do Rio de Janeiro, como parte dos requisitos necessrios obteno do ttulo de Engenheiro.

Orientadores: Prof. Leonardo de Bona Becker, D.Sc. Marcos Barreto de Mendona, D.Sc.

Rio de Janeiro Agosto de 2013

ii CONTRIBUIO AO ESTUDO DA ESTABILIDADE DE TALUDES CONSIDERANDO O EFEITO DA SISMICIDADE NATURAL NO BRASIL

Luis Felipe Figueiredo do Nascimento

PROJETO DE GRADUAO SUBMETIDO AO CORPO DOCENTE DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL DA ESCOLA POLITCNICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO COMO PARTE DOS REQUISITOS NECESSRIOS PARA A OBTENO DO GRAU DE ENGENHEIRO CIVIL.

Examinado por:

Prof. Leonardo de Bona Becker, D.Sc.

Prof. Marcos Barreto de Mendona, D.Sc.

Prof. Fernando Artur Brasil Danziger D.Sc.

Prof. Maurcio Ehrlich, D.Sc.

RIO DE JANEIRO, RJ - BRASIL AGOSTO de 2013

iii

Nascimento, Luis Felipe Figueiredo do Contribuio ao Estudo da Estabilidade de Taludes Considerando o Efeito da Sismicidade Natural no Brasil/ Luis Felipe Figueiredo do Nascimento. Rio de Janeiro: UFRJ/ Escola Politcnica, 2013. xii, 151 p.: il.; 29,7 cm. Orientadores: Leonardo de Bona Becker, Marcos Barreto de Mendona. Projeto de Graduao UFRJ/ Escola Politcnica/ Curso de Engenharia Civil, 2013. Referncias Bibliogrficas: p. 61-67. 1. Sismicidade Natural. 2. Anlise de Estabilidade de Taludes. 3. Anlise Pseudo-Esttica 4. Mtodo de Spencer. 5. Anlises Paramtricas. I. Becker, Leonardo de Bona et al. II. Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Engenharia Civil. III. Contribuio ao Estudo da Estabilidade de Taludes Considerando o Efeito da Sismicidade Natural no Brasil.

iv

Dedicatria
Dedico este trabalho aos meus pais Regina Maria e Roberto que me mostraram a importncia do conhecimento e da educao, me incentivando a dar o melhor de mim sempre.

Ao meu irmo Victor, que em breve poder ser mais um engenheiro na famlia.

Aos meus avs Custdio, Hylas (in memoriam) Ldia e Maria Amlia que me orgulham tanto por suas trajetrias de vida.

Agradecimentos
Agradeo primeiramente a Deus, a inteligncia suprema e causa primria de todas as coisas.

Aos meus pais, Regina Maria e Roberto, que tudo fizeram e fazem buscando sempre o meu melhor, mesmo que muitas vezes eu no tenha compreendido isso. Obrigado por todo amor e carinho, todos os valores transmitidos e at mesmo todas as broncas bem dadas. Se hoje eu estou aqui porque vocs estiveram sempre me apoiando.

Ao meu irmo Victor, por tantos momentos de diverso e bobeiras, que ajudaram a tornar essa dura jornada um pouco mais leve. Obrigado tambm por ter se tornado meu despertador nessa nova fase da minha vida, sempre cuidando dos horrios das minhas medicaes e preocupado com meu sono.

minha famlia por tantos momentos de descontrao, mas em especial aos meus avs Custdio, Hylas (in memoriam) Ldia e Maria Amlia. Suas trajetrias de vida, to diferentes, so exemplos de vida para mim. Obrigado por cada gesto de carinho, por cada almoo de domingo, por cada histria contada, por tudo.

minha namorada Viviane, por todo seu apoio e incentivo ao longo de 3 anos e meio de namoro. Minha companheira em momentos de alegria e tristeza, momentos calmos e difceis, minha melhor amiga. Obrigado por estar ao meu lado por todo esse tempo, mesmo com tantas dificuldades. E obrigado por ter me tornado uma pessoa melhor, reavivando em mim um lado espiritual adormecido, um gosto ainda maior pela leitura, me fazer dar ainda mais valor minha famlia e aos estudos.

Aos meus amigos da Universidade Federal do Rio de Janeiro, por esses anos todos de convivncia. Foram muitos momentos marcantes (alguns impublicveis) que sero lembrados por ns para sempre, tenho certeza. Obrigado a vocs por cada encontro, cada conversa mesa, cada momento de risadas descontroladas por uma bobeira dita e at mesmo por dividirmos cada momento de tenso durante as provas e nas reunies de trabalhos, virando noites, perdendo fins de semana. Enfim, obrigado a todos vocs: Andr Santini, Arthur Fernandes, Bruno Lery, Cssio Pacheco, Diego Mello, Diego Rezende, Isaac Balster, Luiz Augusto Berger, Raphael Santos e Tiago Eller.

vi Aos meus bons e velhos amigos do Colgio de Aplicao da UERJ que me acompanharam em muitos momentos dessa jornada, seja batendo papo em algum encontro de turma ou at mesmo me acompanhando ao Maracan, para vermos o nosso Flamengo vencer. Em especial agradeo a: Bernardo Gama, Caio Arajo, Felipe Candol, Thiago Sbano e Victor Eleutrio.

PCE Engenharia pela minha primeira oportunidade profissional. Agradeo pela convivncia, o aprendizado e o conhecimento da rotina de um escritrio de engenharia. Os projetos desenvolvidos l ajudaram bastante na escolha do tema deste projeto. Um abrao especial a algumas pessoas que tornaram minhas manhs e tardes extremamente prazerosas durante os dois anos na empresa: Alberto, Andr (Ded), Cludio, Carlos Alberto (Carlo), Fabiano, Gilmar, Gustavo Vasconcellos, Isabela, Isaas, Juarez (in memoriam), Marcelo, Marcos Vincius e Tiago. Um agradecimento especial ao engenheiro Gustavo Domingos, sempre disposto a me ajudar, ensinar ou tirar qualquer dvida que fosse.

Aos meus orientadores Leonardo de Bona Becker e Marcos Barreto de Mendona, que tanto colaboraram para um bom desenvolvimento deste trabalho, sempre motivando a discusso e a pesquisa sobre o tema, me incentivando a buscar ainda mais informaes. Gostaria de parabeniz-los, tambm, pela qualidade das aulas, sempre tornando o assunto interessante e atual. A disciplina de Mecnica dos Solos I, ministrada pelos dois, foi fundamental na minha escolha pela Geotecnia e cada vez tenho mais certeza de que fiz a escolha certa.

Ao professor Fernando Artur Brasil Danziger fao um agradecimento especial. Alm de ser um dos melhores professores que j tive na vida, este se mostrou um ser humano excepcional Sua ajuda na busca por uma nova oportunidade de estgio foi fundamental. Agradeo por ter confiado no meu potencial e ter se disponibilizado a colaborar nessa empreitada.

Aos professores e funcionrios da Universidade Federal do Rio de Janeiro que direta ou indiretamente participaram da minha formao profissional. A participao de cada um de vocs foi importantssima, seja ela do tamanho que for.

Bem, sei que deixei vrios nomes passarem, mas a todos vocs MUITO OBRIGADO!

vii

O mundo no um mar de rosas. um lugar ruim e asqueroso, e no me importo quo duro voc ele te deixar de joelhos e te manter assim se permitir. Nem voc, nem eu, nem ningum bater to forte quanto a vida. Mas isso no se trata de quo forte pode bater. Se trata do quo forte pode ser atingido e continuar seguindo em frente. Quanto voc pode receber e continuar seguindo em frente. assim que a vitria conquistada!

(Rocky Balboa)

viii Resumo do Projeto de Graduao apresentado Escola Politcnica/ UFRJ como parte dos requisitos necessrios para a obteno do grau de Engenheiro Civil.

CONTRIBUIO AO ESTUDO DA ESTABILIDADE DE TALUDES CONSIDERANDO O EFEITO DA SISMICIDADE NATURAL NO BRASIL

Luis Felipe Figueiredo do Nascimento Agosto/2013

Orientadores: Leonardo de Bona Becker Marcos Barreto de Mendona

Curso: Engenharia Civil

O estudo do efeito dos sismos na estabilidade de taludes merece uma ateno especial, em funo da complexidade envolvida. Muitas vezes, este efeito determinante na segurana de uma regio ou obra, que pode vir a ser afetada pela ruptura de um talude. Contudo, h certa dificuldade em avaliar a maneira de se considerar corretamente os efeitos destes tremores em obras, sendo estes muitas vezes desprezados ou aplicados incorretamente. E a prpria ABNT, mesmo recomendando a anlise da sismicidade para determinados casos, no indica como realizar os procedimentos. Sendo assim, este trabalho tem por objetivo dar uma pequena contribuio para o melhor entendimento dos efeitos da sismicidade natural na estabilidade de taludes. Fez-se uma breve reviso bibliogrfica sobre sismos e sua considerao na anlise de estabilidade de taludes, abordando procedimentos para a considerao do efeito ssmico (obteno de parmetros e coeficientes). Tambm foram apresentados valores destes parmetros e coeficientes voltados realidade brasileira. Atravs do Mtodo de Spencer e de anlises paramtricas em um talude de aterro fictcio buscou-se entender como a variao do efeito ssmico influencia o coeficiente de segurana do talude. Foram feitas tambm anlises do efeito da variao da coeso e da inclinao da superfcie do talude na segurana do mesmo para cada situao ssmica considerada. Para tal, contou-se com o auxlio do software SLOPE/W 2007. As anlises foram realizadas considerando os dados ssmicos do territrio brasileiro.

Palavras-chave: Sismicidade Natural; Anlise de Estabilidade de Taludes; Anlise Pseudo-Esttica; Mtodo de Spencer; Anlises Paramtricas.

ix Abstract of Undergraduation Project presented to POLI/UFRJ as a partial fulfillment of the requirements for the degree of Engineer.

CONTRIBUTION TO THE STUDY OF THE SLOPE STABILITY CONSIDERING THE EFFECT OF NATURAL SEISMICITY IN BRAZIL

Luis Felipe Figueiredo do Nascimento August/2013

Advisors: Leonardo de Bona Becker Marcos Barreto de Mendona

Course: Civil Engineering

The study of earthquakes effects on slope stability deserves special attention, due to the complexity involved. These effects are often crucial to the security of a region or construction site, which could be affected by the rupture of a slope. However, there is some difficulty in evaluating a way to address properly the effects of these earthquakes in construction sites and such effects end up disconsidered or or applied incorrectly. And ABNT, even recommending the analysis of seismicity for specific cases, doesn't show how to perform the procedures. So, this paper aims to give a small contribution to a better understanding about the effects of natural seismicity in slope stability. Thus, is made a brief literature review on earthquakes and their consideration in the analysis of slope stability, addressing procedures for the consideration of the seismic effect (obtaining parameters and coefficients). Also were presented values of these parameters and coefficients for the Brazilian reality. Using Spencer Method and parametric analyses in a fictitious landfill slope, it sought to understand how the variation of the seismic effect influences the safety factor of the slope. In addition, were done analyses of the effect of the variation of cohesion and surface inclination of the slope in the safety for each seismic situation considered. To help this, the software SLOPE/W 2007 was used. The analyses were done considering the seismic data of the Brazilian territory.

Keywords: Natural Seismicity; Slope Stability Analysis; Pseudo-Static Analysis; Spencer Method; Parametric Analyses.

Sumrio
1 Introduo ............................................................................................ 1
1.1 Consideraes Iniciais e Objetivos ..................................................................... 1 1.2 Estrutura da Monografia .................................................................................... 2

2 Sismologia e Caracterizao das Aes Ssmicas ................................... 3


2.1 O Conceito de Sismo ........................................................................................... 3 2.2 Estrutura Interna da Terra e Teoria da Tectnica de Placas .............................. 4 2.2.1 Estrutura Interna da Terra ............................................................................ 4 2.2.2 Teoria da Tectnica de Placas ....................................................................... 6 2.3 Alguns Conceitos Envolvendo Sismos ................................................................ 8 2.3.1 Hipocentro, Epicentro e Distncia Focal ....................................................... 8 2.3.2 Ondas Ssmicas .............................................................................................. 9 2.3.3 Magnitude Ssmica ........................................................................................ 9 2.3.3.1 Escala Richter ou Escala de Magnitude Local (ML) ................................. 9 2.3.3.2 Escala de Magnitude do Momento Ssmico (MW) ................................ 11 2.3.3.3 Escalas de Magnitude de Ondas Volumtricas (M B) e Ondas de Superfcie (MS) .................................................................................................. 12 2.3.4 Intensidade Ssmica ..................................................................................... 13 2.4 Sismicidade no Brasil e no Mundo ................................................................... 14

3 Estabilidade de Taludes ...................................................................... 19


3.1 Introduo ........................................................................................................ 19 3.2 Movimento de Massas ..................................................................................... 20 3.3 Anlises de Estabilidade de Taludes ................................................................. 21 3.3.1 Introduo ................................................................................................... 21 3.3.2 Teoria do Equilbrio Limite .......................................................................... 22 3.3.2.1 Consideraes Iniciais ........................................................................... 22 3.3.2.2 Tenses Totais X Tenses Efetivas ........................................................ 23 3.3.2.3 Mtodos de Estabilidade ...................................................................... 24 3.3.2.3.1 Mtodo do Talude Infinito (1957) .................................................. 24 3.3.2.3.2 Mtodo de Culmann (1866) ........................................................... 25 3.3.2.3.3 Mtodo das Cunhas ........................................................................ 26

xi

3.3.2.3.4 Mtodo das Fatias .......................................................................... 26 3.4 A Sismicidade na Anlise de Estabilidade de Taludes ...................................... 32 3.4.1 Acelerao de Pico ...................................................................................... 32 3.4.2 Mtodos de Anlise .................................................................................... 34 3.4.2.1 Mtodos Pseudo-Estticos (Mtodo de Spencer) ................................ 34 3.4.2.1.1 Consideraes Iniciais..................................................................... 34 3.4.2.1.2 Efeito das Foras Pseudo-Estticas no Mtodo de Spencer .......... 38 3.4.2.2 Mtodos Dinmicos (Mtodo de Newmark) ........................................ 39 3.5 Fatores de Segurana Recomendados ............................................................. 40

4 Descrio do Problema ....................................................................... 42


4.1 Consideraes Iniciais ....................................................................................... 42 4.2 O SLOPE/W ....................................................................................................... 42 4.3 Mtodo do Talude Infinito com Sismicidade.................................................... 44 4.4 Parmetros de Projeto ..................................................................................... 45 4.4.1 Parmetros Iniciais ...................................................................................... 45 4.4.2 Parmetros Reduzidos ................................................................................ 47 4.4.3 Resumo dos Parmetros de Projeto Adotados ........................................... 47

5 Resultados e Anlise ........................................................................... 49


5.1 Resultados Obtidos ........................................................................................... 49 5.2 Anlise dos Resultados ..................................................................................... 49 5.2.1 Anlises Preliminares .................................................................................. 49 5.2.2 Anlises Principais ....................................................................................... 50 5.2.2.1 Efeito da Coeso ................................................................................... 50 5.2.2.2 Efeito da Inclinao ............................................................................... 50 5.3 Anlises Especiais: Sismo Vertical .................................................................... 52 5.3.1 Consideraes Iniciais ................................................................................. 52 5.3.2 Coeficiente Ssmico Vertical ........................................................................ 54 5.3.3 Resultados Obtidos ..................................................................................... 54

6 Concluses ......................................................................................... 58 7 Bibliografia ......................................................................................... 61

xii

APNDICES ............................................................................................ 68
APNDICE A Resultados das Anlises de Estabilidade de Talude sob Influncia de Sismicidade Horizontal ........................................................................................... 69 APNDICE B Mtodo do Talude Infinito .............................................................. 76 APNDICE C Sadas do SLOPE/W para Sismicidade Horizontal ........................... 78 APNCIDE D Sadas do SLOPE/W para Sismicidade Horizontal e Vertical ......... 141 APNDICE E Mapas Ssmicos Mundiais ............................................................. 148

1 Introduo
1.1 Consideraes Iniciais e Objetivos
Os princpios que envolvem os escorregamentos e a estabilizao de taludes j foram amplamente estudados e discutidos por dcadas em todo o mundo. Uma das consideraes envolvendo o tema merece uma ateno especial: o efeito dos sismos. Trata-se de um tpico muitas vezes determinante na segurana de uma regio ou obra, que pode vir a ser afetada pela ruptura de um talude. Contudo, h certa dificuldade para definir a maneira de se considerar corretamente os efeitos destes tremores em obras, sendo estes, muitas vezes, desprezados ou utilizados incorretamente. A no considerao ou o subdimensionamento do efeito ssmico pode gerar uma falsa sensao de segurana atravs dos resultados obtidos, assim como o superdimensionamento deste efeito pode acabar inviabilizando um projeto.

No entanto, considerando o caso brasileiro, no existe uma determinao explcita em norma sobre como se considerar o efeito ssmico em taludes. A Associao Brasileira de Normas Tcnicas (ABNT), por meio de suas normas NBR 11682, que trata da estabilidade de encostas, e NBR 15421, que trata do projeto de estruturas resistentes a sismos, no traz muitas informaes neste aspecto. A primeira, apesar de citar superficialmente os sismos como ao a ser levada em conta, no aborda sua considerao no mtodo de clculo. A segunda no aborda o dimensionamento para taludes. O Manual de Segurana e Inspeo de Barragens (2002) e as Orientaes para a Elaborao e Apresentao de Projeto de Barragem (2009), ambos documentos desenvolvidos pelo Ministrio da Integrao Nacional, apresentam algumas recomendaes para a considerao da sismicidade em taludes de barragens, mas ainda assim so incompletos, pois tambm no trazem metodologias de clculo.

Desta forma, este trabalho tem por objetivo dar uma pequena contribuio no melhor entendimento dos efeitos da sismicidade na estabilidade de taludes. Buscar-se- abordar procedimentos para a considerao do efeito ssmico (obteno de parmetros e coeficientes) na anlise de estabilidade, bem como apresentar valores destes parmetros e coeficientes voltados realidade brasileira. Alm disso, atravs do Mtodo de Spencer e de anlises paramtricas buscou-se entender o efeito dos sismos naturais em um talude de aterro. Para tal, contou-se com o auxlio do software

2 SLOPE/W 2007, da GEO-SLOPE. Cabe ressaltar que os sismos artificiais gerados por aes humanas no sero abordados neste trabalho.

1.2 Estrutura da Monografia


O captulo 1 faz a apresentao do trabalho, trazendo as consideraes iniciais e os objetivos que se pretende alcanar com os estudos aqui desenvolvidos.

O captulo 2 apresenta uma breve reviso sobre sismologia. Inicia-se com o estudo interno do planeta terra, buscando-se entender a causa dos sismos naturais. Em seguida so introduzidos alguns conceitos bsicos sobre o assunto, desde nomenclaturas, passando pelas ondas ssmicas, at as famosas escalas Richter, Mercalli, entre outras.

O captulo 3 trata da estabilidade de taludes de uma forma geral. Aborda-se a Teoria do Equilbrio Limite e seus diferentes mtodos, dando nfase ao Mtodo de Spencer, a base deste trabalho. Ainda feita uma considerao especial para a influncia da sismicidade nas anlises de estabilidade de taludes. Nesta parte do captulo introduzido um conceito fundamental: a acelerao de pico, ligada ao movimento do solo durante o sismo horizontal. Explica-se como obt-la e aplic-la nos clculos de estabilidade.

O captulo 4 aborda o problema estudado neste trabalho, apresentando os parmetros geomtricos e geotcnicos considerados para o problema em questo. Faz-se uma breve explicao sobre as diferentes consideraes realizadas pelo SLOPE/W acerca das influncias da sismicidade durante a anlise de estabilidade.

O captulo 5 apresenta os resultados obtidos das anlises de estabilidade atravs do SLOPE/W e uma discusso dos mesmos.

Por fim, no captulo 6, so apresentadas as concluses e consideraes finais sobre o trabalho.

2 Sismologia e Caracterizao das Aes Ssmicas


2.1 O Conceito de Sismo
Os sismos, popularmente chamados de terremotos, so fenmenos de vibrao da superfcie da terra. Ocorrem de forma brusca, tendo origem nos movimentos subterrneos de placas tectnicas (subdivises da superfcie terrestre que se movimentam interagindo entre si vide item 2.2.2), atividade vulcnica ou por deslocamento de gases no interior da Terra, e sendo causados por uma liberao de grandes quantidades de energia sob curto espao de tempo que se propaga sob a forma de ondas ssmicas. So observados principalmente nas fronteiras das placas e nas zonas de falha (descontinuidades formadas pela fratura das rochas superficiais da Terra e que podem variar de centenas de metros a milhares de quilmetros).

Sendo assim, segundo Monteiro (2007), a Sismologia a cincia que estuda as causas e os mecanismos de propagao dos sismos; determinao dos parmetros que caracterizam a propagao de ondas ssmicas atravs das camadas da Terra; e realiza estudos da previso da sua ocorrncia, principalmente em regies de elevado risco ssmico. uma rea de conhecimento de grande importncia para a Engenharia Civil, j que o desempenho das obras diretamente afetado pelas variaes no comportamento da superfcie terrestre. A Figura 1 traz um exemplo de estrutura civil destruda durante sismo ocorrido no Chile em fevereiro de 2010.

Figura 1 Desastre ssmico no Chile ocorrido em 27 de Fevereiro de 2010 (GAZETA..., 2010)

4 Um dos papis principais da Sismologia a previso da ocorrncia de grandes sismos. No entanto, por mais que os estudos nesta rea tenham avanado, ainda no possvel se fazer previses com preciso satisfatria. Contudo, por meio de uma anlise de registros histricos e do acompanhamento dos movimentos das placas possvel definir zonas no globo onde o risco ssmico elevado e, consequentemente, os efeitos das aes ssmicas passam a ter grande importncia no clculo (REBELO, 2004).

2.2 Estrutura Interna da Terra e Teoria da Tectnica de Placas


2.2.1 Estrutura Interna da Terra
Para entender a sismicidade da Terra importante conhecer sua estrutura interna. O planeta dividido internamente de duas formas, baseado em suas caractersticas fsicas ou qumicas, conforme pode ser observado na Figura 2.

De acordo com o modelo qumico a Terra se divide em: crosta, manto e ncleo. A crosta terrestre, a camada mais superficial, divide-se em continental e ocenica. A primeira atinge at 70 km de profundidade e composta basicamente por granito, enquanto que a segunda, bem mais fina, varia entre 5 e 8 km, sendo composta principalmente por basalto. O manto divide-se em superior e inferior e composto de peridotito (rocha ultrabasltica). A camada superior atinge 700 km de profundidade, enquanto que a inferior chega aos 2900 km abaixo da superfcie. Por fim, o ncleo terrestre, que se divide em externo e interno e composto por ferro e nquel. O ncleo externo possui 2250 km de espessura e o interno 1221 km.

J o modelo fsico divide a Terra em: litosfera, mesosfera, astenosfera e endosfera. A litosfera a camada superficial slida, composta pela crosta terrestre e parte do manto superior. Nas regies de crosta ocenica chega a atingir 100 km de profundidade, podendo alcanar o dobro nas zonas continentais. A astenosfera localiza-se abaixo da litosfera, alcanando at 700 km de profundidade. Trata-se de uma camada plstica, possibilitando o movimento das placas (conforme ser visto a seguir). tambm a responsvel por fornecer o material expelido pelos vulces. A mesosfera prolonga-se dos 700 km aos 2900 km de profundidade. Mesmo com as altas temperaturas no interior do planeta, a mesosfera encontra-se no estado slido, devido s elevadas presses. Finalmente, a endosfera composta pelo ncleo terrestre. O ncleo externo encontra-se no estado lquido enquanto que o ncleo interno slido. Assim como no

5 caso da mesosfera, as elevadas temperaturas no ncleo interno no so capazes de sobrepujar o efeito das imensas presses.

Figura 2 Modelos Qumico e Fsico da Terra (Adaptado de USGS, 1999a)

2.2.2 Teoria da Tectnica de Placas


A teoria da tectnica de placas diz que a litosfera est fraturada em 7 placas rgidas principais e diversas outras menores que se movimentam, conforme observado na Figura 3. Essas movimentaes ocorrem porque a litosfera, mais leve e fria, flutua sobre a astenosfera.

As placas deslizam ou colidem umas contra as outras a uma velocidade varivel de 1 a 10 cm/ano. Nas regies onde se chocam ou se atritam, crescem os esforos de deformao nas rochas e, periodicamente nesses pontos, ocorrem os grandes terremotos. justamente nos limites das placas, ao longo de faixas estreitas e contnuas, que se concentra a maior parte da sismicidade da Terra (SIS-UnB, 2013a).

Figura 3 Placas tectnicas (USGS, 2011)

Todo o movimento entre as placas ocorre devido a um mecanismo conhecido por corrente de conveco, esquematizado na Figura 4. Neste processo o material mais quente sobe at a base da litosfera, passando a se movimentar lateralmente e perdendo calor. Assim, tende a descer novamente e dando lugar ao material mais quente que est subindo, formando um ciclo. medida que o material se desloca lateralmente ele entra em atrito com as placas da litosfera, levando-as ao movimento.

Figura 4 Correntes de conveco (WICANDER e MONROE, 2009, p. 19)

Desta forma, devido ao movimento relativo entre as placas, podemos definir 3 tipos de limites entre elas: i. Convergente: ocorre quando duas placas se chocam, podendo ocorrer ou no subduco (a placa mais densa mergulha sob a outra) e/ou soerguimento (levantamento da placa). Pode se dar entre duas placas ocenicas (ex: formao das ilhas japonesas), entre uma placa ocenica e uma continental (ex: formao da cordilheira dos Andes) ou entre duas placas continentais (ex: formao da cordilheira do Himalaia e da vasta plancie do Tibete). ii. Divergente: ocorre o distanciamento entre duas placas, formando uma lacuna que preenchida pelo material ascendente da astenosfera. Pode se dar entre duas placas continentais (ex: vale em rifte no Leste da frica) ou duas placas ocenicas (ex: dorsal Mesoatlntica) iii. Transformante: envolve o deslocamento relativo entre placas, sem gerao ou destruio delas (ex: Falha de Santo Andr, na Califrnia). Isso no significa, no entanto, que neste tipo de limite no ocorram abalos ssmicos. O principal exemplo a Falha de Santo Andr, na Califrnia (EUA), entre a placa do Pacfico e a placa Norte-americana.

A Figura 5 traz um exemplo para cada limite de placa tectnica.

Figura 5 Tipos de limites entre as placas tectnicas (CIENTIFIC, 2013)

2.3 Alguns Conceitos Envolvendo Sismos


2.3.1 Hipocentro, Epicentro e Distncia Focal
Por mais que a gerao de um sismo tenha o envolvimento de uma superfcie de muitos quilmetros quadrados, dado o tamanho do planeta pode-se considerar que foi provocado por uma fonte pontual. Este ponto chamado de hipocentro ou foco ssmico. A projeo vertical deste ponto na superfcie terrestre chamada de epicentro e em torno dele que geralmente ocorrem os principais estragos causados pelos terremotos. A distncia entre hipocentro e epicentro conhecida por distncia focal. O hipocentro e o epicentro esto evidenciados na Figura 6, sendo a distncia focal a linha tracejada entre eles.

Figura 6 Hipocentro e epicentro (DIAS, 2006)

importante citar que no existe uma relao direta entre a energia liberada pelo sismo e os estragos causados por ele. Um sismo pode liberar grande quantidade de energia e ser menos destrutivo que outro menos potente, caso seu hipocentro esteja situado em regio mais profunda e/ou seu epicentro no mar ou em zonas desabitadas.

2.3.2 Ondas Ssmicas


Conforme citado anteriormente, os sismos so movimentos vibratrios (ondas) da crosta terrestre, que ocorrem devido libertao rpida de energia de deformao acumulada devido, principalmente, aos movimentos das placas tectnicas (REBELO, 2004). Estas ondas ssmicas podem ser de dois tipos principais: ondas de compresso ou longitudinais (ondas P) e ondas de cisalhamento ou transversais (ondas S). Ambas so denominadas ondas interiores ou volumtricas.

Existem tambm as ondas de toro (ondas de Love ou L) e as ondas circulares (ondas de Rayleigh ou R) que so ondas de superfcie. Estas ondas so formadas quando as ondas volumtricas atingem a superfcie e so as principais causadoras das destruies provocadas pelos grandes sismos. As ondas L so resultado da interao das ondas S paralelas superfcie (ondas SH) e a prpria superfcie. As ondas R so o resultado da interao das ondas P com as ondas S perpendiculares superfcie (ondas SV) e a prpria superfcie. Na Figura 7 encontra-se um esquema das ondas P, S, Rayleigh e Love. (KRAMER, 1996)

Figura 7 Tipos de ondas ssmicas (Adaptado de BOLT, 1976, p. 48)

2.3.3 Magnitude Ssmica


A magnitude ssmica uma grandeza relacionada quantidade de energia liberada pela ruptura geolgica que a originou. Existem diversos mtodos para se medir a magnitude de um sismo. Aqui sero citados alguns deles.

2.3.3.1 Escala Richter ou Escala de Magnitude Local (ML)


Em 1935, Charles F. Richter e Beno Gutenberg desenvolveram uma maneira de se comparar os sismos atravs de uma escala adimensional. O sistema opera em escala

10 logartmica de base 10, medindo a amplitude das ondas ssmicas gravadas por um sismgrafo, conforme a seguinte equao (DAY, 2002): A , A0

ML = log A log A0 = log

(2.1)

sendo: ML : magnitude do sismo; A: amplitude mxima detectada (em mm) por um sismgrafo padro WoodAnderson localizado a exatamente 100 km do epicentro (existem grficos e tabelas para ajustar a distncia do epicentro ao sismgrafo caso esta no seja de exatamente 100 km); A0 : amplitude de referncia correspondente a 0,001 mm.

A Tabela 1 apresenta uma comparao entre a frequncia dos sismos de acordo com sua magnitude medida pela escala criada por Richter.
Tabela 1 Categoria e frequncia dos sismos na escala a ML (ENCYCLOPDIA BRITTANICA, 2013)

Categoria Micro Pequeno Leve Moderado Forte Grande Importante

Magnitude Richter < 1,0 - 2,9 3,0 - 3,9 4,0 - 4,9 5,0 - 5,9 6,0 - 6,9 7,0 - 7,9 > 8,0

Frequncia normalmente observada (por ano) > 100 mil 12 mil - 100 mil 2 mil - 12 mil 200 - 2 mil 20 - 200 20 - 200 <3

A medio das ondas ssmicas realizada por meio da combinao da ao entre um sensor e um registrador. O sensor (sismmetro) capta os movimentos e estmulos na superfcie de forma bastante precisa e transmite os dados obtidos ao registrador (sismgrafo), que por sua vez produz um sismograma. O mtodo consiste na obteno
de um ponto relativamente fixo no espao, enquanto a Terra se move. Schilindwein e Macedo (2013) explicam que os aparelhos mecnicos os movimentos verticais so medidos atravs de uma massa de grande inrcia suspensa por uma mola em espiral presa a um suporte, o que garante que o corpo manter a sua posio fixa no espao durante o sismo. Nesta massa existe uma pena que toca suavemente um papel envolvendo um cilindro que gira por movimento de relgio. Se a crosta est em repouso, a pena marca uma linha horizontal. No entanto, se ocorre um tremor vertical a massa oscila

11
e a pena passa a traar uma linha relativamente ondulada, conforme a intensidade do movimento. Os movimentos horizontais so medidos com uma massa presa na extremidade de um fio, que por sua vez preso ao suporte. O sistema de marcao na folha semelhante ao observado para os movimentos verticais. A Figura 8 traz um esquema de funcionamento de um sismgrafo mecnico.

Figura 8 Sismgrafo mecnico (DIAS, 2000)

2.3.3.2 Escala de Magnitude do Momento Ssmico (MW)


Hanks e Kanamori (1979) introduziram a escala MW, que surgiu como um avano escala Richter. Embora popularmente no seja to conhecida quanto sua antecessora, a escala MW se tornou o principal mtodo para determinar a magnitude para todos os grandes sismos modernos (TARANTOLA, 2013). Diferente da escala ML, que se baseia na medio da amplitude das ondas, a escala de momento utiliza-se de uma teoria tectnica diferente: o deslocamento elstico, proposto por F. A. Dahlen, em 1972. De acordo com a teoria proposta por Dahlen, a energia liberada por um sismo proporcional rea de superfcie na falha, distncia mdia do deslocamento da falha e estrutura do terreno no entorno. Desta forma, tem-se que: MO = S D, sendo: MO : momento ssmico (107 N.m); : mdulo de cisalhamento dos materiais ao longo do plano de fraqueza (geralmente 3x1010 N/m para a crosta e 7x1012 N/m para o manto); S: rea do plano de fraqueza; D: deslocamento mdio da falha.

(2.2)

12 Para calcular a magnitude do momento ssmico, utiliza-se a equao construda por Hanks e Kanamori (1979): MW = 10,7 + log MO

(2.3)

A Tabela 2, apresenta a relao entre a magnitude da Escala de Momento e a energia liberada em um sismo:
Tabela 2 Comparao entre a escala MW e a energia equivalente (Adaptado de LOPES, 2010)

Magnitude (MW) 1 2 3 4 5 6 7 8

Energia (Joules) 2,0 x 10 7 6,3 x 10 2,0 x 10


9 6

Explosivo TNT 0,5 kg 15 kg 480 kg 15 ton. 480 ton. 15 kton. 480 kton. 15 Mton.

Equivalente de energia liberada Bombas de Hiroshima Fontes diversas (un.) 0,03 1,2 37 1.157 0,3 barril de petrleo; 2 meses de ar condicionado de 18.000 btu. 10 barris de petrleo 330 barris de petrleo 10 mil barris de petrleo 330 mil barris de petrleo 10 milhes de barris de petrleo; energia produzida pela hidreltrica de Itaipu em 52 dias. 60 milhes de barris de petrleo; energia produzida pela hidreltrica de Itaipu em 215 dias. Energia produzida pela hidreltrica de Itaipu em 4,5 anos. Energia produzida pela hidreltrica de Itaipu em 25 anos.

6,3 x 10 12 2,0 x 10 13 6,3 x 10 15 2,0 x 10 6,3 x 10


16

10

8,5

3,6 x 10

17

85 Mton.

6 mil

9 9,5

2,0 x 10 1,1 x 10

18

480 Mton. 2,7 Gton.

37 mil 183 mil

19

2.3.3.3 Escalas de Magnitude de Ondas Volumtricas (MB) e Ondas de Superfcie (MS)


A escala MB, desenvolvida por Gutenberg em 1945, utiliza a amplitude da onda P de terremotos com distncia epicentral (ngulo formado por um raio terrestre passando pelo epicentro e um passando pelo ponto considerado) entre 20o e 100o. A onda P empregada na calculo da magnitude MB deve ter perodo entre 0,5 e 2,0 segundos. A escala MS, criada por Gutenberg e Richter em 1936, baseia-se na amplitude das ondas R e baseada em ondas com perodo de aproximadamente 20 segundos. uma das escalas mais empregadas pela sismologia para a avaliao da magnitude de grandes sismos (DAY, 2002; KRAMER, 1996).

13

2.3.4 Intensidade Ssmica


A intensidade de um sismo uma medida da destruio e da reao das pessoas observada em uma determinada regio afetada. Proposta inicialmente pelo italiano Giuseppe Mercalli, em 1902, e modificada posteriormente por Richter, em 1956, tratase de uma classificao qualitativa e, de certa forma, subjetiva. Os efeitos causados pelo sismo so classificados por numerais romanos de I a XII, sendo I um tremor no sentido pelas pessoas e XII a alterao calamitosa do relevo da regio afetada. Na Tabela 3 encontra-se a Escala de Mercalli modificada e sua equivalncia com a escala Richter (PRESS et al., 2006; KRAMER, 1996; DATTA, 2010):
Tabela 3 Escala de intensidade ssmica e comparao com Escala Richter (DATTA, 2010, p. 17; DEFESA CIVIL-CE, 2008 apud SOUZA, 2009)

Grau I II

Avaliao Insignificante Muito leve

Descrio dos Efeitos No sentido. Detectado apenas por aparelhos especiais (Sismgrafos). Sentido por poucas pessoas, geralmente situadas em edifcios altos. Objetos suspensos podem balanar suavemente. Sentido por pessoas dentro de casas. Rudos semelhantes passagem de caminho pesado. Durao pode ser estimada. Sentido dentro e fora de casas. Pode acordar pessoas. Vibraes de louas, janelas e portas. Rangido de paredes. Sentido por muitas pessoas. Quebram-se louas. Portas e janelas so abertas ou fechadas repentinamente. Objetos instveis podem cair. Sentido por todos. Pessoas abandonam suas casas. Excitao geral. Moblias pesadas podem mover-se. Danos leves como queda de reboco. Assusta a todos. Pequenos danos em edifcios. Considerveis danos em construes ruins. Queda de telhas e platibandas. Medo geral, prximo do pnico. Considerveis danos em construes de qualidade regular, inclusive com colapso parcial. Pnico geral. Danos considerveis em estruturas de grande porte. Parte das estruturas pode deslocar-se dos alicerces. Quebra de tubulaes subterrneas. Rachaduras no solo e ondulaes em pavimentos de cimento e estradas asfaltadas. Grandes deslizamentos de terra. Trilhos entortados. Quase nenhuma estrutura de alvenaria permanece erguida. Pontes destrudas. Grandes rachaduras no terreno. Tubulaes subterrneas inutilizadas.

Escala Richter 1,0 - 1,9 2,0 - 2,9

III

Leve

3,0 - 3,9

IV

Moderado

4,0 - 4,9

Pouco forte

VI

Forte

VII

Muito Forte

5,0 - 5,9

VIII

Destrutivo

IX

Ruinoso

6,0 - 6,9

Desastroso

7,0 - 7,9

XI

Desastroso ao extremo

XII

Danos totais. Praticamente todos os tipos de construes Catastrfico so totalmente danificadas ou destrudas. Objetos so atirados para cima.

8,0 - 8,9

14

2.4 Sismicidade no Brasil e no Mundo


Ao longo de sua histria a humanidade vem sofrendo com as aes dos sismos, afetando tanto as sociedades quanto o prprio planeta. Tremores, alterao no movimento de rotao da Terra, tsunamis, surgimento de falhas, deslizamentos de terra, destruio das construes humanas e mortes so alguns dos problemas causados pelos sismos. Na Figura 9 e na Figura 10 so apresentadas a distribuio dos sismos que ocorreram entre 1965 e 1995 e a distribuio dos vulces com atividade recente (dada escala geolgica de tempo) respectivamente.

Figura 9 Distribuio dos sismos pelo mundo (LNEG, 2007)

Figura 10 Distribuio dos vulces ativos pelo mundo (LNEG, 2007)

15 Esta distribuio, tanto dos sismos quanto dos vulces, serviu como orientao na delimitao dos limites das placas, ajudando a fundamentar a teoria da tectnica de placas (SIS, 2013b). Analisando as duas figuras anteriores e comparando-as com a Figura 3 no item 2.2.2, observa-se que os sismos e as atividades vulcnicas concentram-se nas bordas das placas. De acordo com DAgrella Filho (2010), de 75 a 80% da energia liberada anualmente pelos terremotos ocorre ao longo do chamado Anel de Fogo do Pacfico, apresentado na Figura 11, em aluso presena de vulces coincidentes com os sismos. Alm disso, de 15 a 20% ocorre ao longo da zona MediterrneaTransasitica, que comea nos Aores (Oceano Atlntico), passando pelo Norte da frica, Itlia, Alpes, Turquia, Ir, Himalaia, Sul da China, at se unir ao Crculo de Fogo do Pacfico. O sistema formado pelas cadeias meso-ocenicas representa uma terceira zona de atividade ssmica, com cerca de 3 a 7% de energia liberada anualmente.

Figura 11 Anel de Fogo do Pacfico (USGS, 1999b)

O restante da Terra considerado como sendo asssmico. Entretanto, nenhuma regio da Terra pode ser considerada como completamente livre de terremotos. Cerca

16 de 1% da sismicidade global devida a terremotos em regies intraplacas, mais distantes das maiores zonas ssmicas. Os sismos intraplacas ocorrem pelas tenses geradas nas bordas que so transmitidas para todo o interior, e geralmente so de magnitudes mais baixas. H, no entanto, relatos de grandes terremotos nessas regies, como os ocorridos em 1811 e 1812 em Nova Madrid, no estado americano do Missouri, no Vale do Mississipi.

Anualmente ocorrem algumas centenas de milhares de tremores em todo planeta, mas muitos deles no so percebidos. Contudo, alguns deles foram marcantes na histria mundial. Tudo indica que o mais avassalador tenha sido o de Shanxi, na China, no ano de 1556. Acredita-se que tenha matado cerca de 830 mil pessoas. Apesar das consequncias, o terremoto de Shanxi no foi o de maior magnitude. Especialistas estimam que ele tenha atingido 8,3 graus na escala MW . um valor altssimo terremotos que passam dos 8 graus costumam causar caos e morte em um raio de at 100 km de distncia mas no o maior j registrado. O mais violento sismo j registrado cientificamente ocorreu no Chile em 1960. Alcanou 9,5 graus na escala MW e deixou 1600 mortos, 300 feridos e 2 milhes de desabrigados. Na Figura 12 pode-se ver um exemplo do estrago causado pelo terremoto de Valdivia.

Figura 12 Terremoto de Valdivia (Chile), 1960 (NGDC, 1960)

A Tabela 4 apresenta os 15 maiores sismos registrados no mundo, em magnitude, enquanto que a Tabela 5 apresenta os considerados mais destrutivos (em nmero de mortes).

17
Tabela 4 Maiores sismos j registrados ou estimados - escala MW (USGS, 2013)

Data 22/05/1960 28/03/1964 26/12/2004 11/03/2011 04/11/1952 13/08/1868 26/01/1700 27/02/2010 31/01/1906 04/02/1965 01/11/1755 08/07/1730 11/04/2012 28/03/2005 09/03/1957

Localizao Valparaso, Chile Prince William Sound, Alaska (EUA) Costa oeste do norte do Sumatra, Indonsia Proximidade da costa leste de Honshu, Japo Pennsula de Kamchatka, Russia Arica, Chile Zona de subduco de Cascadia Mar de Bio-Bio, Chile Entorno da costa de Esmeraldas, Equador Ilhas Rat, Alaska Lisboa, Portugal Valparaso, Chile Costa oeste do norte do Sumatra, Indonsia Norte do Sumatra, Indonsia Assam, Tibet

Magnitude (MW) 9.5 9.2 9.1 9.0 9.0 9.0 9 8.8 8.8 8.7 8.7 8.7 8,6 8,6 8,6

Tabela 5 Sismos mais destrutivos da histria em nmero de mortes - escala MW (USGS, 2010b)

Data 23/01/1556 12/01/2010 27/07/1976 09/08/1138 26/12/2004 22/12/856 16/12/1920 23/03/893 01/09/1923 05/10/1948 27/09/1290 12/05/2008 08/10/2005 11/1667 18/11/1727

Localizao Shanxi , China Porto Prncipe, Haiti Tangshan, China Alepo, Sria Ilhas Andaman, Sumatra Damghan, Ir Haiyuan, China Ardebil, Ir Kanto, Japan Ashgabat, Turcomenisto Chihli, China Sichuan Ocidental, China Paquisto, norte da ndia e Afeganisto Shemakha, Azerbaijo Tabriz, Ir

Nmero de Mortes 830 mil 316 mil 242.769 230 mil 227.898 200 mil 200 mil 150 mil 142.800 110 mil 100 mil 87.587 86 mil 80 mil 77 mil

Magnitude (MW) 8 7.0 7.5 8,5 9.1 7.8 7.9 7.3 6,8 7.9 7.6 -

Quanto ao Brasil, popularmente diz-se que o pas livre de terremotos, uma ideia equivocada. O Brasil encontra-se praticamente no centro da placa Sulamericana, conforme visto na Figura 3. Como foi dito anteriormente, a sismicidade intraplacas corresponde a uma porcentagem pequena da atividade ssmica mundial, mas mesmo assim, no deve deixar de ser considerada. Os tremores brasileiros tm causas na existncia de falhas que surgem por desgastes na placa Sulamericana ou ento so reflexos de sismos com epicentro em outras regies (SANTOS e AGUIAR, 2012).

18 Desta forma, pode-se dizer que os abalos ssmicos brasileiros apresentam caractersticas diferentes dos que ocorrem, por exemplo, no Japo ou na Califrnia (Estados Unidos), que so interplacas.

A cada ano o Brasil atingido por apenas um sismo de magnitude at 4 na Escala Richter, ocorrendo sismos maiores em intervalos mdios mnimos de 5 anos Assumpo (2005). O maior sismo j registrado com epicentro dentro do pas ocorreu em 1955, na Serra do Tombador, no Mato Grosso e atingiu 6,6 graus na Escala Richter. Alm disso, s h registro de uma vida perdida devido a um abalo ssmico. Em 2007 uma criana de 5 anos morreu vtima de um tremor de 4,9 graus na Escala Richter. A Figura 13 traz o mapa da distribuio dos sismos no territrio brasileiro.

Figura 13 Distribuio dos sismos no territrio brasileiro (IAG-USP, 2013)

19

3 Estabilidade de Taludes
3.1 Introduo
Este captulo tratar dos conceitos de estabilidade de taludes. Sero apresentados os conceitos de talude e movimento de massa e, em seguida, introduzidos os objetivos, tipos de anlises de estabilidade, consideraes e mtodos envolvidos.

Os taludes ou encostas naturais so superfcies inclinadas de macios terrosos, rochosos ou mistos, originados em processos geolgicos e geomorfolgicos ou pela ao humana. Entender e estudar os mecanismos e processos de instabilizao de taludes e suas formas de conteno importante e necessrio, devido aos danos que as rupturas dos taludes podem causar.

Segundo Gerscovich (2009) as anlises de estabilidade tm os seguintes objetivos: Encostas naturais, cortes ou escavaes Estudar a estabilidade de taludes, avaliando a necessidade de medidas de estabilizao. Barragens e aterros Estudar as diferentes sees e definir a configurao economicamente mais vivel. So levados em conta diversos momentos da obra como: final de construo, operao, rebaixamento, sismo etc. Rejeitos Muitas vezes h a necessidade de se desfazer de ou estocar volumes em grande quantidade e em curto espao de tempo em reas com solo de baixa resistncia. Retro-anlise Averiguao de taludes rompidos permitindo a reavaliao de parmetros.

i.

ii.

iii.

iv.

Em linhas gerais, o processo de instabilizao do talude ocorre quando a tenso cisalhante atuante no macio maior do que a resistncia ao cisalhamento do solo. Desta forma, surge uma superfcie de cisalhamento contnua na massa de solo, cujo material no entorno desta superfcie perde as caractersticas originais durante o processo de ruptura, o que leva formao da zona cisalhada, conforme pode ser observado na Figura 14 (GERSCOVICH, 2009). Aps atingir a ruptura, o solo rompido pode se deslocar por ao da gravidade.

20

Figura 14 Zona fraca, zona cisalhada e superfcie de cisalhamento (LEROUEIL, 2001 apud GERSCOVICH, 2009)

3.2 Movimento de Massas


Movimento de massas o nome dado ao processo de desprendimento e transporte do solo e/ou rocha. Pode ocorrer de diversas formas, das quais podem-se destacar as seguintes (AUGUSTO FILHO E VIRGILI, 1998 apud PIMENTA JUNIOR, 2005): Escorregamentos Apresentam poucos planos de escorregamento externos e velocidades mdias a altas. Podem ocorrer em geometria planar, circular ou em cunha; Rastejos Apresentam vrios planos de deslocamentos internos e velocidades muito baixas (mm/ano a cm/ano), podendo acelerar bruscamente em caso de perturbaes (cm/ano a m/ano). Costumam ocorrer em solos coluvionares com nvel do lenol fretico elevado; Quedas e tombamentos No apresentam planos de deslocamento. Ocorrem em material rochoso e de geometria varivel, podendo apresentar altas velocidades; Corrida de detritos Apresenta muitas superfcies de deslocamento e velocidades mdias a altas. Possui carter bastante destrutivo, pois a massa de solo passa a se comportar como fluido viscoso e costuma carregar tudo que est em seu caminho. No possui geometria definida e pode alcanar limites muito alm do p da encosta.

i.

ii.

iii.

iv.

21 A Tabela 6 apresenta alguns fatores causadores de movimentos de terra.


Tabela 6 Fatores deflagradores dos movimentos de massa (VARNES, 1978 apud GEORIO, 2000, p. 13)

Ao

Fatores Remoo de massa (lateral ou da base)

Fenmenos geolgicos / antrpicos Eroso, escorregamentos Cortes Peso da gua de chuva, neve, granizo etc. Acmulo natural de material (depsitos) Peso da vegetao Construo de estruturas, aterros etc. Terremotos, ondas, vulces etc. Exploses, trfego, sismos induzidos gua em trincas, congelamento, material expansivo

Aumento da solicitao

Sobrecarga

Solicitaes dinmicas Presses laterais

Reduo da resistncia

Caractersticas inerentes ao Caractersticas geomecnicas do material, material (geometria, estruturas etc.) tenses Mudanas ou fatores variveis Intemperismo: reduo na coeso, ngulo de atrito Elevao do N.A.

3.3 Anlises de Estabilidade de Taludes


3.3.1 Introduo
De acordo com Dyminski (2011) a anlise de estabilidade de taludes possui alguns objetivos principais:

i.

Avaliar a estabilidade de taludes das obras geotcnicas sob diferentes condies de solicitao ou elaborar projetos de estabilizao de taludes j rompidos;

ii.

Avaliar o risco de escorregamento em taludes naturais ou artificiais, por meio de anlises de sensibilidade, verificando a influncia relativa de determinados parmetros;

iii.

Retroanlise em escorregamentos j ocorridos, possibilitando o entendimento dos mecanismos de ruptura e da influncia de fatores ambientais.

A anlise de estabilidade possibilita estimar o quo seguro est ou estar um talude. Isso se reflete no clculo de um fator de segurana, que o menor valor da relao

22 entre a tenso cisalhante resistente do solo e a tenso cisalhante mobilizada pelos esforos atuantes considerando as possveis superfcies potenciais de ruptura: res , mob

FS =

(3.1)

sendo: FS: fator de segurana; res : tenso cisalhante resistente; mob : tenso cisalhante mobilizada.

De acordo com o valor de FS, tem-se: FS > 1,0 obra estvel; FS = 1,0 ocorre ruptura por escorregamento; FS < 1,0 sem significado fsico.

i.

ii. iii.

3.3.2 Teoria do Equilbrio Limite 3.3.2.1 Consideraes Iniciais


Existem duas formas de se abordar o fator de segurana nas anlises da estabilidade de taludes: Teoria do Equilbrio Limite e Anlise de Tenso x Deformao. A segunda, por fugir do escopo deste trabalho, no ser apresentada aqui.

Na dcada de 10 do sculo XX, foram desenvolvidos na Sucia mtodos de anlise de estabilidade em uso at os dias atuais. So baseados no conceito de equilbrio limite, o que pressupe que:

i.

O solo comporta-se como material rgido-plstico, ou seja, rompe-se bruscamente, sem se deformar;

ii.

Considera-se que a ruptura s ocorre quando a resistncia for atingida em todos os pontos ao longo da superfcie;

23 iii. Existe uma superfcie de ruptura de forma conhecida e, acima dela, uma poro de solo instvel. Sob ao da gravidade esta massa de solo instvel se movimenta como corpo rgido;

iv.

O solo segue o critrio de resistncia de Mohr-Coulomb ao longo da superfcie de ruptura, conforme a Equao (3.2): res = c + V tan ,

(3.2)

sendo: res : resistncia ao cisalhamento total do solo; c: coeso do solo; V : tenso vertical atuante; : ngulo de atrito interno do solo.

O mtodo busca estabelecer o grau de estabilidade do terreno por meio do clculo do equilbrio de uma massa ativa de solo com base nas seguintes condies:

i.

Arbitra-se uma determinada superfcie potencial de ruptura, passando a considerar a massa de solo acima como corpo livre;

ii.

Calcula-se o equilbrio na massa de solo com base nas equaes da esttica ( FV = 0, FH = 0 e M = 0).

Vale ressaltar que os mtodos que seguem o equilbrio limite nem sempre satisfazem todas as 3 condies da esttica. Alguns ignoram o equilbrio de foras, outros ignoram o equilbrio de momentos. Alguns mtodos por sua vez conseguem satisfazer as 3 condies. A seguir sero apresentados alguns mtodos de anlise de estabilidade de taludes que consideram o equilbrio limite, dando nfase ao Mtodo de Spencer que ser utilizado neste trabalho.

3.3.2.2 Tenses Totais X Tenses Efetivas


muito importante definir corretamente os parmetros de resistncia do solo para se garantir um resultado coerente nas anlises de estabilidade de talude. Tais anlises podem ser feitas a partir tanto em termos de tenses totais quanto em termos de tenses efetivas. Sendo assim, deve-se avaliar corretamente a situao considerada

24 para se aplicar o mtodo correto. Vale ressaltar que h situaes que permitem a utilizao das duas abordagens.

A anlise em tenses totais utilizada para solicitaes no drenadas quando no se conhecem as poro-presses geradas pela solicitao. Este tipo de anlise adequada para solicitao de curto prazo, pois a longo prazo o excesso de poro-presso se dissipa e deve-se optar pela anlise em tenses efetivas. Neste caso a resistncia ao cisalhamento determinada a partir dos parmetros totais c e ou Su (resistncia no drenada da argila), obtendo-se: = c + V tan = Su

(3.3)

(3.4)

A anlise em tenses efetivas utilizada quando se conhecem as poro-presses geradas pela solicitao ou quando essas poro-presses foram dissipadas (caso contrrio no possvel determinar as tenses efetivas ao longo da superfcie de ruptura). Essa analise aplicada para solicitaes em solos argilosos submetidos a carregamentos lentos ou quando estes so a carregamento rpido a longo prazo. Tambm aplicada para solos de permeabilidade elevada. Neste caso, tem-se:
= cpico + V tan pico

(3.5)

= V tan residual

(3.6)

3.3.2.3 Mtodos de Estabilidade


3.3.2.3.1 Mtodo do Talude Infinito (1957) O Mtodo do Talude Infinito (SKEMPTON & DELORY, 1957), considera um escorregamento predominantemente translacional, paralelo superfcie do talude, bem como as linhas de fluxo (em caso de percolao). Um talude dito infinito quando tem sua extenso muito maior do que sua espessura. comumente observado em contatos solo-rocha, colvio-solo residual ou em pilhas de material granular.

O problema analisado admitindo-se que a massa de solo movimenta-se como um corpo rgido. Para tal, consideram-se as tenses atuantes na base de uma fatia

25 vertical genrica de largura unitria com um nvel dgua (NA) qualquer. Como as sees verticais so idnticas (caracterstica inerente ao mtodo) as tenses atuantes nestas sees podem ser desconsideradas, conforme a Figura 15.

Figura 15 Mtodo do Talude Infinito (SKEMPTON & DELORY, 1957 apud BECKER 2013)

FS =

c + m w h cos 2 tan h cos sen

(3.7)

3.3.2.3.2 Mtodo de Culmann (1866) O Mtodo de Culmann (CULMANN, 1866) baseia-se na hiptese de uma superfcie de ruptura plana passando junto/prximo ao p do talude. Assim, define-se a cunha a ser analisada considerando-a como um corpo rgido deslizando ao longo da superfcie plana, conforme Figura 16.

Figura 16 Mtodo de Culmann (CULMANN, 1866 apud BECKER, 2013)

26 3.3.2.3.3 Mtodo das Cunhas Muitas vezes a superfcie potencial de ruptura pode ser constituda por dois ou mais planos. Isso se d quando existem camadas ou zonas de menor resistncia no interior do macio. O Mtodo das Cunhas, ento, prope que a anlise seja feita considerando que a massa de solo potencialmente instvel seja dividida em duas ou mais cunhas, como pode ser observado na Figura 17. A soluo obtida por processo iterativo.

Figura 17 Mtodo das Cunhas (GERSCOVICH, 2009)

3.3.2.3.4 Mtodo das Fatias O Mtodo das Fatias divide a massa potencialmente instvel em diversas fatias verticais que so analisadas individualmente como um nico bloco de

escorregamento, sofrendo de maneira independente o efeito das variveis do terreno (tipo de solo, nvel dgua, carregamentos externos etc.), conforme a Figura 18:

Figura 18 Mtodo das Fatias

onde: Wi : peso da fatia; xi : projeo da base da fatia;

27 li : base da fatia; i : inclinao da base da fatia em relao a horizontal; Ei : tenses normais que atuam na face esquerda; X i : tenses cisalhantes que atuam da face esquerda; Ei+1 : tenses normais que atuam na face direita; X i+1 : tenses cisalhantes que atuam na face direita; Ue e Ud : resultantes das poro-presses nas faces verticais; ai e ai+1 : ponto de aplicao das tenses normais nas faces esquerda e direita da fatia, respectivamente; Ni : resultante das tenses efetivas normais base; bi : posio de Ni em relao a base da fatia; Ti : resultante das tenses cisalhantes mobilizadas na base; Ui : resultante das poro-presses na base Ui = ui li . ui a poro-presso mdia atuando na base da fatia. As grandezas Wi , xi , li e i so conhecidas pela geometria do problema. Ue , Ud e Ui so obtidos pela rede de fluxo. A Tabela 7 apresenta um resumo das incgnitas do sistema, enquanto que a Tabela 8 traz a lista de equaes conhecidas na soluo do fator de segurana.
Tabela 7 Resumo das incgnitas do sistema

Incgnitas n n n-1 n-1 n-1 1 5n-2

Descrio Mdulo da fora normal base de cada fatia: N' Ponto de aplicao da fora normal base: b Mdulo da fora normal interface entre as fatias: Z Ponto de aplicao da fora normal interface entre as fatias: a Mdulo da fora de cisalhamento na interface entre as fatias: X Fator de Segurana: FS Nmero total de incgnitas
Tabela 8 Equaes conhecidas na soluo de FS

Equaes n n n 3n

Descrio Somatrio das foras horizontais nulo Somatrio das foras verticais nulo Somatrio dos momentos nulo Nmero total de equaes

28 Observa-se que um total de 5n 2 incgnitas para 3n equaes, resultando em 2n 2 incgnitas a mais no sistema. Sendo assim, o sistema indeterminado. Desta forma, torna-se necessrio adotar hipteses simplificadoras de forma a reduzir o nmero total de incgnitas e tornar o problema possvel de ser solucionado analiticamente.

Uma destas hipteses adotadas a de que a fora normal atua no centro da fatia, o que torna o valor de b conhecido, reduzindo o nmero de incgnitas para 4n 2. Assim, restam apenas n 2 incgnitas a mais no sistema.

Mtodo de Fellenius (1927, 1936)

O Mtodo de Fellenius considera a superfcie de ruptura circular e adota a hiptese de que no h interao entre as fatias (as foras Ei , Ei+1 , X i , e X i+1 se anulam mutuamente). Alm disso, considera que Wi , Ni e Ui atuam no centro da base da fatia. c L + tan Wi cos i Ui , Wi sen i

FSFellenius =

(3.8)

sendo: L =

li

O mtodo satisfaz o equilbrio de foras em cada fatia segundo a direo perpendicular base e o equilbrio de momentos global, segundo o centro da superfcie de deslizamento. O Mtodo de Fellenius pode gerar fatores de segurana com erros grosseiros, geralmente a favor da segurana (FSFellenius < FSreal ). Mtodo de Janbu Simplificado (1954)

O mtodo original de Janbu baseia-se em equilbrio de foras e momentos. A verso simplificada, por sua vez, baseada no equilbrio de foras, desprezando as componentes X i , e X i+1 , referentes s foras de atrito lateral entre as fatias. Janbu busca satisfazer parcialmente o equilbrio de momentos atravs de um fator de correo emprico 0 . Este depende do tipo de solo e da forma da superfcie de deslizamento. 0 cos i m c li cos i + tan Wi Ui cos i Wi tan i
tan sen i FS

FSJanbu =

(3.9)

sendo: m = cos i +

29 Diferente dos dois mtodos anteriores, o Mtodo de Janbu Simplificado pode ser aplicado tanto para superfcies circulares quanto para superfcies no circulares, tornando-o uma ferramenta importante na anlise de estabilidade de taludes.

Mtodo de Bishop Simplificado (1955)

O Mtodo de Bishop Simplificado tambm considera a superfcie de ruptura circular e adota a hiptese de que a fora de atrito entre as fatias pode ser desprezada, ou seja, a resultante dos esforos entre as fatias horizontal. O equilbrio de foras se d na direo vertical e, desta forma, alm de atender ao equilbrio de momentos, o mtodo tambm atende o equilbrio de foras verticais. 1 m c li cos i + tan Wi Ui cos i Wi sen i

FSBishop =

(3.10)

sendo: m = cos i +

tan sen i FS

Observa-se que o fator de segurana aparece em ambos os lados da equao, o que sugere o uso de processos iterativos na resoluo do mtodo. Contudo, a convergncia tende a ser rpida. Diferente do mtodo anterior, o fator de segurana encontrado pelo Mtodo de Bishop Simplificado costuma se aproximar bastante do fator de segurana real do talude, o que torna o mtodo bastante satisfatrio.

Mtodo de Morgenstern & Price (1965)

O Mtodo de Morgenstern & Price considerado um dos mtodos mais rigorosos para anlise de estabilidade de taludes, atendendo todas as condies de equilbrio de foras e momentos e podendo ser aplicado a qualquer superfcie de ruptura. Contudo, um mtodo complexo e necessita do auxlio de um computador para o desenvolvimento dos clculos.

A hiptese adotada considera que: X = f x E,

(3.11)

sendo: : constante a ser determinada por processo iterativo; f(x): funo arbitrria

30 A funo f(x) geralmente costuma ser arbitrada como arco de seno, devido pouca influncia no valor final do fator de segurana. No entanto, a funo pode assumir valor constante, arco de seno incompleto, trapezoidal etc. Vale ressaltar que quando f x = 0 a soluo torna-se idntica Bishop e quando f x = constante o mtodo torna-se idntico ao de Spencer.

Mtodo de Spencer (1967)

O Mtodo de Spencer adota a hiptese de que todas as resultantes dos esforos entre as fatias (Q) so paralelas entre si. H um ngulo de inclinao das resultantes. Desta forma, diminuem-se n 2 incgnitas, restando 3n incgnitas para 3n equaes (Figura 19).

Observa-se, que o Mtodo de Spencer atende s 3 condies de equilbrio, sendo, portanto, considerado um mtodo rigoroso. Alm disso, aplicvel a superfcies nocirculares.

Figura 19 Simplificao do Mtodo de Spencer (BECKER, 2013)

Atravs do equilbrio das foras paralelas e normais base da fatia, obtem-se:

Fn = 0 Ni + Ui Wi cos i + Q i sen(i ) = 0 Ni = Wi cos i Ui Q i sen(i ) = 0 (a)

Ft = 0 Ti Wi sen i Q i cos(i ) = 0

31 c li Ni tan + FS FS c li Ni tan + = Wi sen i + Q i cos(i ) FS FS Substituindo a em b: c li tan + FS Wi cos i Ui Wi sen i Q = FS tan tan(i ) cos(i ) 1 + FS

Ti =

(b)

(3.12)

Observa-se que Q funo de FS e . Aparentemente, trata-se de uma situao sem soluo. Contudo, como dito anteriormente, a fora Q a fora entre as fatias, ou seja, uma fora interna. Logo, no havendo carregamento externo, tem-se que:
n i=1

Qi = 0

(c)

Alm disso, suposto que as direes de W, N e U passam pelo centro da base da fatia. Como o somatrio entre as foras atuantes (as citadas anteriormente e Q) vale zero, ento, para que o somatrio dos momentos na fatia seja nulo, a direo de Q tambm deve passar pelo centro.
n i=1

Q i yi cos + xi sen = 0,

(d)

sendo xi e yi as coordenadas do centro da base da fatia i. A soluo final para o problema pode ser obtida seguindo as seguintes etapas: Arbitra-se um valor para e determina-se o fator de segurana para o equilbrio de foras (FSf Equao c) e de momentos (FSm Equao d); ii. Traam-se curvas de variao de FSf e FSm por , at se encontrar a interseo de ambas. O ponto definido identifica o fator de segurana crtico do talude, conforme pode ser visto no exemplo da Figura 20.

i.

32

Figura 20 Determinao do Fator de Segurana para o Mtodo de Spencer (SPENCER, 1967)

3.4 A Sismicidade na Anlise de Estabilidade de Taludes


3.4.1 Acelerao de Pico
Quando se fala da ocorrncia de eventos ssmicos para os clculos de estabilidade, considera-se que os taludes so submetidos a aceleraes adicionais causadas pelos movimentos registrados no interior do planeta. Para os clculos de estabilidade de taludes de extrema importncia definir-se o valor da acelerao de pico do terreno. A acelerao de pico do solo (PGAsoil Peak Soil Acceleration) ou da rocha (PGArock Peak Rock Acceleration), de acordo com Day (2002), podem ser calculadas por diversos mtodos, dentre os quais pode-se citar: Eventos histricos Para eventos histricos mais recentes possvel obter os dados de sismgrafos, enquanto que para os mais antigos a localizao, a magnitude e os registros de danos so as ferramentas. No entanto, vale ressaltar que este mtodo no deve ser a nica fonte para a determinao da acelerao de pico, dado o curto intervalo de durao das medies antigas. Cdigos ou exigncias regulamentares Muitos lugares tm regulamentos definindo a acelerao de pico para dimensionamento em projetos. Mximo terremoto potencial (Maximum Credible Earthquake MCE) Maior terremoto que possvel ocorrer conhecendo dados geo e sismolgicos do local. De forma simplificada, trata-se do maior sismo que uma falha ativa pode

i.

ii.

iii.

33 produzir considerando as evidncias geolgicas de movimentos antigos e os sismos registrados. Mximo terremoto provvel (Maximum Probable Earthquake MPE) Est relacionado ao tempo de recorrncia. Pode ser entendido como o maior terremoto previsto que a falha pode gerar em um intervalo especfico, como 50 ou 100 anos. Mapas ssmicos da USGS (U.S. Geological Survey) Outro mtodo determinar o valor da acelerao de pico com possibilidade de ser excedido aps um determinado tempo. Os diversos mapas da USGS mostrando a acelerao de pico com 2, 5 e 10 por cento de probabilidade de exceder em 50 anos fornecem ao usurio a possibilidade de escolher o nvel de perigo mais adequado situao. A USGS fornece, em seu site1, um aplicativo reunindo os dados ssmicos de diversas regies do planeta. Atravs do aplicativo possvel se obter, de acordo com diferentes fontes, os valores de Ss e S1. O primeiro valor corresponde acelerao de resposta espectral do terremoto para perodos curtos (0,2 segundos), enquanto que o segundo corresponde a perodos longos (1,0 segundo). Tomando-se por base os dados fornecidos pelo GSHAP (Global Seismic Hazard Assessment Program) encontra-se o valor de PGA com probabilidade de 2 e 10 por cento de exceder 50 anos. SS S1 ou 2,5 1,0 SS S1 ou 5,0 2,0

iv.

v.

PGA2%50 anos =

(3.13)

PGA10%50 anos =

(3.14)

A Figura 21 apresenta a mapa ssmico com as aceleraes de pico para o Brasil, considerando 10 por cento de probabilidade de exceder 50 anos:

Disponvel em: <https://geohazards.usgs.gov/secure/designmaps/ww/application.php>. Acesso em: 04/06/2013

34

Figura 21 Mapa ssmico brasileiro com a distribuio das aceleraes de pico - PGArock (USGS, 2012c)

3.4.2 Mtodos de Anlise


Para a anlise de taludes em condio de sismo podem ser considerados os mtodos pseudo-estticos ou os mtodos dinmicos. Neste trabalho ser dada nfase ao primeiro, com sua influncia no Mtodo de Spencer.

3.4.2.1 Mtodos Pseudo-Estticos (Mtodo de Spencer)


3.4.2.1.1 Consideraes Iniciais Os mtodos pseudo-estticos ou Mtodos do Coeficiente Ssmico tratam-se de uma extenso dos mtodos da Teoria do Equilbrio Limite. O efeito ssmico considerado por meio do acrscimo de foras estticas adicionais, cujo mdulo obtido por meio

35 do produto do peso W da massa de solo potencialmente instvel por um coeficiente k, conhecido como coeficiente ssmico. Desta forma, de acordo com Day (2002), Kramer (1996) e Duncan & Wright (2005), tem-se a fora de inrcia gerada pelo carregamento dinmico. Assim: Fh = k h W Fv = k v W

(3.15)

(3.16)

Contudo, de acordo com Day (2002) comum nas anlises pseudo-estticas que a componente vertical da fora de inrcia seja desprezada. Isto se deve ao fato de que a componente vertical causa um efeito muito menor na estabilidade de taludes. Alm disso, os valores da acelerao de pico horizontal so maiores do que os da vertical.

O coeficiente ssmico, de acordo com Duncan & Wright (2005), definido como: aref a , g aref

k=

(3.17)

sendo: aref : acelerao de referncia de pico; g: acelerao da gravidade; a aref : multiplicador de acelerao.

A aref consiste na acelerao de pico na base rochosa subjacente camada de solo (PGArock) ou na superfcie do talude (PGAsoil). Geralmente, utiliza-se o PGArock, pois para a obteno dos dados em solo costumam ser necessrias anlises dinmicas, o que torna o processo mais complicado. Na Tabela 9 encontram-se valores para aref e a/aref. Observa-se ainda na Tabela 9 a existncia de um fator de reduo na resistncia no solo. Conforme as referncias citadas na tabela, para solos argilosos, solos granulares secos ou parcialmente saturados e para solos granulares densos saturados, onde no se espera significativa perda de resistncia devido ao fenmeno da liquefao, recomenda-se a utilizao de 80% da resistncia no drenada esttica como valor da resistncia dinmica do solo. Observou-se em ensaios de laboratrio um comportamento elstico das amostras de solo quando submetidas a um grande

36 nmero de ciclos (superior a 100 ciclos) de at 80% da resistncia no drenada esttica (SOTO MOROTE, 2006). Duncan & Wright (2005), no entanto, consideram que este fator PODE ser ignorado para materiais no propensos liquefao devido aos efeitos da velocidade de aplicao do carregamento ssmico. A maioria dos solos sujeita a carregamentos cclicos rpidos exibe uma resistncia no drenada entre 20% a 50% superior determinada em ensaios estticos convencionais de laboratrio, o que contrabalanaria as recomendaes de reduo da resistncia.

Vale ressaltar que cada um dos mtodos propostos completo por si s e devem ser encarados da seguinte forma: se a anlise pseudo-esttica calculada por meio do coeficiente ssmico apresentado anteriormente e o fator de reduo da resistncia acarretarem em um fator de segurana maior ou igual ao mnimo descrito ento os deslocamentos permanentes induzidos pelo sismo no sero maiores do que os mostrados na tabela. A Figura 22 traz um resumo dos fatores de segurana e dos coeficientes ssmicos para os diferentes mtodos abordados na Tabela 9.
Tabela 9 Mtodos sugeridos para realizao de anlises pseudo-estticas (DUNCAN & WRIGHT, 2005, p. 165)

Referncia

Acelerao de Referncia, aref 0,2 g (M 6 ) 0,75 g (M 8 ) PHArock

Multiplicador de Acelerao, a/aref 0,5 0,2 0,5

Fator de Reduo de Resistncia do Solo 0,8 0,8 0,8

Fator de Segurana Mnimo 1,15 1,15 1,0

Deslocamento Tolervel

Makdisi & Seed (1978) Makdisi & Seed (1978) Hynes-Griffin & Franklin (1984)

Aprox 1,0 m Aprox 1,0 m 1,0 m 0,30 m para a superfcie de aterros; 0,15 m para a base de deslizamento de aterros

Bray et al. (1998)

PHArock

0,75

Recomendado o uso de foras conservadoras (por exemplo, residual)

1,0

Kavazanjian et al. (1997)

PHAsoil

0,17 se a anlise de resposta realizada 0,5 se a anlise de resposta no realizada

0,8 para argilas totalmente saturadas ou sensitivas

1,0

1,0 m

37

Figura 22 Intervalo de variao do coeficiente ssmico k em funo do fator de segurana, conforme propostas da literatura (CGS, 1997)

Ainda de acordo com Duncan & Wright (2005), o Mtodo de Hynes-Griffin & Franklin (1984), assim como o de Bray et al. (1998), definem a acelerao de referncia com base na acelerao de pico no macio rochoso (PHArock), enquanto que Kavazanjian et al. (1997) prope um mtodo atravs da utilizao dos dados obtidos na superfcie do solo (PHAsoil). O Mtodo de Makdisi & Seed (1978) baseia-se em valores especficos da escala de magnitude de momento, o que no o torna um mtodo to abrangente. Quanto aos dois primeiros mtodos, Duncan & Wright (2005) ainda traz uma diferena quanto aplicabilidade. O Mtodo de Hynes-Griffin & Franklin (1984) se aplica a taludes de barragens, considerando materiais no passveis de liquefao sob ao de sismos de magnitude 8 ou inferior. O Mtodo de Bray et al. (1998) voltado para aterros considerando parmetros residuais de resistncia. Por este trabalho se voltar para o Brasil, onde no se esperam sismos de magnitude prximas a 8, sero seguidas as recomendaes de Hynes-Griffin & Franklin, considerando tambm a condio de no liquefao do solo. Mesmo com as ressalvas citadas por Duncan & Wright (2005), sero aplicadas as redues na resistncia do solo.

Quanto ao uso do mtodo pseudo-esttico, este no deve ser aplicado em taludes formados por solos granulares saturados fofos ou medianamente densos, sendo necessria a utilizao de um mtodo mais sofisticado de anlise para previso do desenvolvimento de poro-presses, redistribuio destas com o tempo e total perda de resistncia (liquefao). Solos granulares altamente permeveis podem ser

considerados um caso particular, visto que as poro-presses induzidas pelo sismo so

38 dissipadas rapidamente. No entanto, em solos granulares saturados finos, como siltes e areias, nota-se que a condio crtica de estabilidade nem sempre ocorre durante o terremoto, mas pode, de fato, acontecer minutos ou horas aps o evento, justificando a necessidade de anlises ps-sismos especiais com especial ateno redistribuio das poro-presses (SOTO MOROTE, 2006). Desta forma, torna-se essencial a realizao de ensaios de resistncia CIU para a determinao dos parmetros e c. Sendo impossvel a realizao destes, qualquer deciso tomada a respeito dos parmetros torna-se arbitrria, visto que no haver um conhecimento do comportamento real do solo.

3.4.2.1.2 Efeito das Foras Pseudo-Estticas no Mtodo de Spencer Adotando-se o Mtodo de Spencer e levando-se em conta a presena da componente ssmica, tem-se, conforme a Figura 23:

Figura 23 Simplificao do Mtodo de Spencer com a considerao da componente ssmica

Fn = 0 Ni + Ui Wi cos i + Q i sen(i ) + k Wi sen i = 0 Ni = Wi cos i Ui Q i sen(i ) k Wi sen i = 0 (a)

Ft = 0 Ti Wi sen i Q i cos(i ) k Wi cos i = 0 Ti = c li Ni tan + FS FS

39 c li Ni tan + = Wi sen i + Q i cos(i ) + k Wi cos i FS FS Substituindo a em b: c li tan + FS Wi cos i 1 k Ui Wi sen i 1 k Q = FS tan tan(i ) cos(i ) 1 + FS

(b)

(3.18)

A partir do valor de Q calculado acima e o mtodo proposto apresentado no item 3.3.2.3.4, desenvolve-se o Mtodo de Spencer com a considerao de sismos.

3.4.2.2 Mtodos Dinmicos (Mtodo de Newmark)


Os mtodos de anlise pseudo-esttica, podem at fornecer a superfcie potencial de ruptura e seu fator de segurana, mas no so capazes de informar a respeito dos deslocamentos permanentes surgidos durante os perodos de sismo. Inclusive, isto pode at comprometer a servicibilidade do talude.

Considerando que as aceleraes provocadas pelos sismos so variveis no tempo, tem-se que as foras induzidas e os fatores de segurana correspondentes so tambm variveis. Caso estas foras se tornem grandes o suficiente de modo que as foras ativas sobreponham a resistncia ao cisalhamento ento o fator de segurana ser menor do que 1 (desequilbrio esttico). Baseado nesta ideia, em 1965, Nathan Mortimore Newmark desenvolveu um mtodo de clculo para os deslocamentos permanentes. O Mtodo de Newmark baseia-se em diversas hipteses

simplificadoras, sendo elas:

i.

O solo comporta-se como material rgido-perfeitamente plstico;

ii.

Os deslocamentos do talude ocorrem ao longo de uma nica e bem definida superfcie plana;

iii.

O solo no sofre perda de resistncia devido ao carregamento ssmico;

iv.

A resistncia ao cisalhamento igualmente mobilizada ao longo da superfcie potencial de deslizamento.

40

3.5 Fatores de Segurana Recomendados


Para a escolha do fator de segurana adequado para a anlise de estabilidade a NBR 11682 da Associao Brasileira de Normas Tcnicas (ABNT) (2009) recomenda os seguintes valores, conforme a Tabela 10:
Tabela 10 Fatores de segurana mnimos recomendados pela NBR 11682 (ABNT, 2009, p. 18)

Nvel de segurana contra danos a vidas humanas Nvel de segurana contra danos materiais e ambientais Alto Mdio Baixo Alto 1,5 1,5 1,4 Mdio 1,5 1,4 1,3 Baixo 1,4 1,3 1,2

Tratando-se dos danos a vidas humanas, os nveis de segurana podem ser definidos como (ABNT, 2009): Alto reas com intensa movimentao e permanncia de pessoas (edificaes pblicas, residenciais ou industriais, estdios, praas e demais locais, urbanos ou no, com possibilidade de elevada concentrao de pessoas); ferrovias e rodovias de trfego intenso; Mdio reas e edificaes com movimentao e permanncia restrita de pessoas; ferrovias e rodovias de trfego moderado; Baixo reas e edificaes com movimentao e permanncia eventual de pessoas; ferrovias e rodovias de trfego reduzido.

i.

ii.

iii.

Analisando os danos materiais e ambientais, tem-se como critrios (ABNT, 2009): Alto Danos materiais: locais prximos a propriedades de alto valor histrico, social ou patrimonial, obras de grande porte e reas que afetem servios essenciais. Danos ambientais: locais sujeitos a acidentes ambientais graves, tais como nas proximidades de oleodutos, barragens de rejeito e fbricas de produtos txicos; Mdio Danos materiais: locais prximos a propriedades de valor moderado. Danos ambientais: locais sujeitos a acidentes ambientais moderados;

i.

ii.

41 iii. Baixo Danos materiais: locais prximos a propriedades de valor reduzido. Danos ambientais: locais sujeitos a acidentes ambientais reduzidos.

GeoRio (2000), por sua vez, prope valores de segurana um pouco menores, conforme Tabela 11:
Tabela 11 Fatores de segurana mnimos recomendados pela GeoRio (GEORIO, 2000, p. 5)

Nvel de segurana contra danos a vidas humanas Nvel de segurana contra danos materiais e ambientais Alto Mdio Baixo Alto 1,5 1,4 1,4 Mdio 1,4 1,3 1,2 Baixo 1,4 1,2 1,1

Contudo, em ambas as fontes no h uma definio clara para o fator de segurana a ser adotado em uma anlise ssmica. Eletrobrs (2003), baseando-se no USACE2, recomenda que seja adotado o valor unitrio para esta condio, conforme apresentado na Tabela 12. Vale ressaltar que as recomendaes encontradas em Eletrobrs (2003) so voltadas principalmente para barragens.
Tabela 12 Fatores de segurana mnimos recomentados pela Eletrobrs (ELETROBRS, 2003, p. 197)

Caso Final de Construo Rebaixamento Rpido Percolao - estvel Anlise Ssmica

FS 1,3 1,1 a 1,3 1,5 1,0

Resistncia ao Cisalhamento Ensaio UU ou CD Ensaio CU ou CD Ensaio CU ou CD Ensaio CU ou CD

USACE - U.S. Army Corps of Engineers, 2003, Design Manual EM - 1110-1-1902 - Stability of Earth and Rockfill Dams, Washington DC, USA.

42

4 Descrio do Problema
4.1 Consideraes Iniciais
A ideia de estudar o efeito da sismicidade na anlise de estabilidade de taludes surgiu em 2012, durante perodo de estgio na empresa PCE Engenharia, que atua bastante em projetos de barragens na Amrica do Sul e Central. Muitos destes projetos envolvem reas de elevada sismicidade. Sendo assim, foi proposto um estudo mais aprofundado no tema, aproveitando-se de algum caso real desenvolvido pela empresa para estudo neste trabalho. Entretanto, o estgio no teve prosseguimento, mas a ideia principal do trabalho foi mantida. No entanto, ao invs do estudo de um caso real optou-se pela realizao de anlises paramtricas em um talude de aterro simplificado, tendo por objetivo comparar os efeitos das mudanas de parmetros geomtricos, geotcnicos e ssmicos na estabilidade.

Para a realizao das anlises de estabilidade foram considerados taludes de aterro, com altura mxima de 50 metros, sendo compostos por apenas um tipo de solo sobre um substrato rochoso horizontal. Dentre os parmetros do solo, foi variado o valor da coeso, sendo mantidos constantes o ngulo de atrito e o peso especfico. No foi considerada poro-presso.

Conforme citado anteriormente, as anlises neste trabalho foram embasadas no Mtodo de Spencer. No entanto, uma das condies adotadas foi a de coeso nula e para esta situao especfica a anlise foi realizada pelo Mtodo do Talude Infinito. Para as anlises com o primeiro mtodo foi utilizado o software SLOPE/W 2007, da GEO-SLOPE. No segundo caso, os clculos foram realizados manualmente e apresentados em tabela.

4.2 O SLOPE/W
Ao realizar a anlise de estabilidade considerando a influncia da sismicidade no SLOPE/W deve-se levar em conta 3 parmetros de entrada (Figura 24):

i.

Coeficiente ssmico horizontal;

ii.

Coeficiente ssmico vertical;

43 iii. Ignorar ou no o efeito da sismicidade nos clculos da resistncia ao cisalhamento da base.

Figura 24 Entrada dos parmetros ssmicos no SLOPE/W (printscreen do software SLOPE/W no sistema operacional Windows 7)

GEO-SLOPE (2008) afirma que sob certas condies a carga dinmica atua to rapidamente que a resistncia do solo se comporta de forma no drenada, como pode ser observado em solos argilosos saturados (mas no em cascalhos insaturados ou enrocamentos).

Pelos fundamentos do Equilbrio Limite, determina-se um equilbrio em cada fatia de modo que o fator de segurana seja igual todas elas. A partir do momento em que uma fora dinmica aplicada, as foras na fatia sero reajustadas e isso inclui o reajuste da resistncia ao cisalhamento na base. O software permite manter a resistncia na base inalterada, mesmo quando esta fora aplicada. Caso esta seja a opo do usurio, o software realizar os clculos inicialmente sem levar em conta nenhuma fora ssmica, de forma a estabelecer a resistncia ao cisalhamento. Em seguida, este valor transformado em uma resistncia no drenada equivalente. A partir da os clculos so realizados normalmente, com a considerao da ao ssmica.

A idia de transformar em resistncia no drenada, segundo GEO-SLOPE (2008) est relacionada ao fato de que, por no ser mais funo da tenso normal, a resistncia ao cisalhamento deixa de sofrer o efeito da ao ssmica.

GEO-SLOPE (2008) prope que a escolha entre usar ou no esta opo depende de cada caso e deve ser analisada cuidadosamente, visto que h ligeira diferena entre os valores do fator de segurana obtidos em ambas as anlises.

44

4.3 Mtodo do Talude Infinito com Sismicidade


Conforme citado, para os casos de coeso nula o Mtodo das Fatias no a melhor opo, visto que a ruptura do solo tem comportamento aproximadamente planar. Sendo assim, para estes casos foi adotado o Mtodo do Talude Infinto. Deve-se observar que para as condies estudadas neste trabalho o fator de segurana definido no item 3.3.2.3.4 no ser mais vlido. Desta forma, considerando que no h poro-presso no problema abordado, a partir da Figura 25 tem-se:

Figura 25 Mtodo do Talude Infinito com Sismo (Adaptado de BECKER, 2013)

Fn = 0 N W cos + k W sen = 0 N = W cos k W sen

(a)

Ft = 0 T W sen k W cos = 0 T= c l N tan + FS FS c l N tan + = W sen + k W cos FS FS Substituindo a em b:

(b)

45 cl W cos k W sen tan + = W sen + k W cos FS FS Mas c = 0, ento: cos k sen tan = sen + k cos FS cos k sen sen + k cos

FS = tan

(4.1)

Para a condio de k = 0 tem-se: tan tan

FS =

(4.2)

4.4 Parmetros de Projeto


Quanto aos parmetros de projeto, como explicado no item 4.1, alguns destes foram variados para a realizao das anlises. Foram escolhidos, nesta condio, a inclinao do talude, o coeficiente ssmico horizontal e a coeso do solo, permanecendo o ngulo de atrito e o peso especfico constantes. Contudo, conforme dito ao final do item 3.4.2.1 as anlises ssmicas neste trabalho seguem as recomendaes do mtodo de Hynes-Griffin & Franklin (1984). Desta forma, foi considerada uma reduo de 80% na resistncia ao cisalhamento na base do solo. Isto foi feito reduzindo os parmetros de entrada e c. importante citar que neste trabalho os parmetros no foram definidos atravs de ensaios laboratoriais, mas sim maneira arbitrria, visando apenas o estudo da variao dos mesmos para a estabilidade do talude. Desta forma, considerando tudo o que foi dito no item 3.4.2.1, considera-se aqui que o solo no sofre o efeito da liquefao durante uma solicitao no drenada.

4.4.1 Parmetros Iniciais


Os parmetros foram definidos da seguinte forma: ngulo de atrito do solo Foi definido para o ngulo de atrito do solo o valor: = 30

i.

46 ii. Peso especfico Para o peso especfico foi definido o valor: = 18 kN/m Inclinao do talude Foram consideradas 7 situaes diferentes para a geometria do talude. A inclinao variou a partir da relao 1 V : X H , com X assumindo valores entre 1,5 e 3, com intervalos de 0,25 entre eles. Coeso Foram definidos 4 valores diferentes para a coeso do solo a partir da relao: c = r H,

iii.

iv.

sendo: r: fator de reduo correspondente a 0, 1, 2 e 5%; H: altura mxima do aterro, definida como 50 metros

Os valores de coeso adotados encontram-se resumidos na Tabela 13:


Tabela 13 Valores de coeso iniciais de projeto

r 0 0,01 0,02 0,05

(kN/m)

H (m)

c (kPa) 0 9 18 45

18

50

Coeficientes ssmicos horizontais Foram baseados na equao proposta por Duncan & Wright (2005) e no Mtodo de Hynes-Griffin & Franklin, conforme item 343.4.2.1. Os valores das aceleraes de pico (PGArock) foram obtidos atravs do mapa ssmico brasileiro proposto pela USGS (Figura 21). A Tabela 14 traz um resumo dos coeficientes ssmicos horizontais adotados: aref a g aref

k=

47
Tabela 14 Valores de coeficiente ssmico horizontal

aref (m/s) 0,2 0,4 0,8 1,6 2,4

g (m/s)

kh 0,01 0,02 0,04 0,08 0,12

9,81

0,5

4.4.2 Parmetros Reduzidos


Para considerar a reduo na resistncia ao cisalhamento na base proposta por Hynes-Griffin & Franklin os parmetros e c foram reduzidos: ngulo de atrito reduzido A Equao (4.3) o mtodo de clculo para o ngulo de atrito reduzido : tan = 0,8 tan = tan1 0,8 tan 30 = 24,79 Coeso reduzida A Equao (4.4)(4.3) apresenta o mtodo de clculo para a coeso reduzida c . Os resultados so apresentados na Tabela 15: c = 0,8 c (4.4)

i.

(4.3)

ii.

Tabela 15 Valores de coeso reduzidos

c (kPa) 0 9 18 45

c* (kPa) 0 7,2 14,4 36

4.4.3 Resumo dos Parmetros de Projeto Adotados


Nas tabelas a seguir encontram-se resumos dos parmetros geotcnicos e ssmicos adotados nas anlises de estabilidade de talude:

48
Tabela 16 Resumo dos parmetros de inclinao adotados

1(V):X(H) 1,5 1,75 2 2,25 2,5 2,75 3

() 33,69 29,74 26,57 23,96 21,80 19,98 18,43

Tabela 17 Resumo dos parmetros geotcnicos adotados para condio esttica

()

c (kPa) 0 9 18 45

(kN/m)

30

18,0

Tabela 18 Resumo dos parmetros geotcnicos adotados para condio pseudo-esttica

k 0,01 0,02 0,04 0,08 0,12

()

c (kPa) 0 7,2 14,4 36

(kN/m)

24,79

18,0

Atenta-se para a utilizao dos valores iniciais de e c no caso de k = 0. Isto se deve ao fato de que ao se utilizar o coeficiente nulo a anlise deixa de ser ssmica e, desta forma, no necessidade de se aplicar as redues propostas no item 3.4.2.1.

Quanto anlise no SLOPE/W, foi escolhido o mtodo que desconsidera a influncia da sismicidade na resistncia ao cisalhamento na base da fatia transformando-a em resistncia no drenada.

49

5 Resultados e Anlise
5.1 Resultados Obtidos
No APNDICE A encontram-se, em forma de tabela, os resultados dos fatores de segurana quanto estabilidade de taludes considerando diferentes condies de sismicidade e condicionantes geotcnicos. A primeira coluna e a segunda coluna trazem o valor da inclinao considerada para o talude. A terceira e quarta colunas trazem os parmetros ssmicos obtidos conforme item 4.4.1. As 3 colunas seguintes trazem os parmetros considerados para o solo de acordo com cada situao, conforme apresentado resumidamente no item 4.4.3. As duas ltimas colunas apresentam o fator de segurana obtido e a relao entre este e o fator de segurana esttico (k = 0). No APNDICE B encontram-se tabelas com os clculos atravs do Mtodo do Talude Infinito e no APNDICE C as sadas do SLOPE/W para sismicidade horizontal.

5.2 Anlise dos Resultados


5.2.1 Anlises Preliminares
Aqui sero apresentadas algumas observaes gerais obtidas a partir da anlise dos valores dos fatores de segurana obtidos. So constataes bsicas, que permitem verificar alguns conceitos da anlise de estabilidade:

Para mesma coeso e mesma inclinao: quanto maior o valor do coeficiente ssmico, menor o fator de segurana;

Para mesma coeso e mesmo coeficiente ssmico: quanto maior a inclinao do talude, menor o fator de segurana;

Para mesmo coeficiente ssmico e mesma inclinao: quanto maior a coeso, maior o fator de segurana.

Observa-se, portanto, que o aumento da coeso possui efeito estabilizante, enquanto que o aumento da inclinao ou do coeficiente ssmico possui efeito instabilizante, o que est de acordo com o esperado.

50

5.2.2 Anlises Principais


Nesta seo sero apresentadas as anlises principais realizadas sobre os resultados obtidos com as anlises de estabilidade de talude. Para tal, procurou-se fazer uma correlao entre os efeitos da coeso e da inclinao (parmetros variados) com o coeficiente ssmico horizontal. Para tal utilizou-se da relao FSpseudo esttico FSesttico (FSps est FSest ) como forma de se fazer uma comparao relativa entre os parmetros.

5.2.2.1 Efeito da Coeso


Para uma mesma inclinao e um mesmo valor de k observou-se que a coeso causou influncia desprezvel na relao FSps est FSest . Tomando o exemplo da inclinao 1(V):2,5(H) e do coeficiente ssmico horizontal k = 0,04, observa-se que para todos os valores de coeso o valor de FSps est FSest foi de 0,78. Pode-se observar, contudo, que para alguns casos na condio c = 0 o valor encontrado para FSps est FSest diferiu um pouco dos demais. Vale lembrar que para estes casos com c = 0 foi utilizado o Mtodo do Talude Infinito. No entanto, a diferena mxima obtida entre os valores de FSps est FSest para uma mesma inclinao e mesmo valor de k foi de 6%, o que ainda permite considerar a concluso sobre o efeito da coeso satisfatria.

Apesar de no causar nenhuma influncia direta na anlise ssmica, observou-se, que a coeso alterou o formato da superfcie crtica de ruptura. Para menores valores de coeso o raio de curvatura foi maior, tornando a superfcie crtica de ruptura mais abatida, enquanto que para maiores valores de coeso o raio foi menor, o que gerou superfcies mais acentuadas. No APNDICE C podem ser observadas as superfcies de ruptura para os casos com c 0 (Mtodo de Spencer).

5.2.2.2 Efeito da Inclinao


Quanto maior a inclinao da base da fatia, menor ser o efeito da sismicidade no fator de segurana. Ou seja, mais prxima da unidade ser a relao FSps est FSest . Este efeito mais pronunciado para maiores valores de k. Cabe ressaltar que a inclinao mdia da base das fatias da superfcie crtica guarda relao com a inclinao da face do talude.

51 Tal fato pode ser explicado analisando-se a Figura 26:

Figura 26 Influncia da inclinao na componente ssmica instabilizante

Neste trabalho considera-se que o solo se comporta de forma no drenada, que a sismicidade no tem influncia na resistncia ao cisalhamento na base da fatia e que as foras laterais no influenciam Ti (como no Mtodo de Fellenius). Sendo assim, observa-se que as foras instabilizantes tangenciais tm uma componente esttica (causada pelo peso da fatia) e uma componente devido ao ssmica horizontal. A Equao (5.1) traz uma forma de se medir o grau de influncia da componente ssmica nas foras instabilizantes tangenciais, por meio de uma comparao entre a condio de ao ssmica e a condio esttica (sem levar em conta a componente ssmica). Finst . ps est Comp. tangencial ssmica + Comp. tangencial esttica = Finst . est Comp. tangencial esttica

I=

(5.1)

Condio ssmica: Finst .


ps est

= Wi sen i k Wi cos i W sen i + k cos i

Condio esttica: Finst .


est

= Wi sen i

I=

sen i + k cos i sen i

(5.2)

Na Figura 27 so apresentados os resultados obtidos para cada situao ssmica (pseudo-esttica) e os diferentes valores de inclinao:

52

k=0 1.400 1.350 1.300 1.250 1.200 1.150 1.100 1.050 1.000 0.950 18

k = 0,01

k = 0,02

k = 0,04

k = 0,08

k = 0,12

sen + k cos sen

20

22

24

26

28

30

32

34

Inclinao da base da fatia (graus)


Figura 27 Influncia da componente ssmica nas foras instabilizantes da fatia vs. inclinao do talude

Observando-se a Figura 27, percebe-se que o aumento de k faz com que as foras tangenciais instabilizantes pseudo-estticas sejam maiores que as estticas, provocando, portanto, reduo no fator de segurana. Nota-se, tambm, que este efeito mais pronunciado nas menores inclinaes de base, que correspondem, em mdia, aos taludes mais abatidos. Esta concluso vai ao encontro s constataes feitas no incio do item 5.2.2.2.

5.3 Anlises Especiais: Sismo Vertical


5.3.1 Consideraes Iniciais
Este trabalho est voltado para a anlise da estabilidade de taludes considerando o efeito da sismicidade, dado uma acelerao horizontal. No entanto, realizaram-se tambm anlises extras considerando o efeito das aceleraes horizontal e vertical atuando em conjunto, para avaliar o efeito que esta considerao pode ter em projetos.

53 Conforme o item 3.4.2.1, a fora ssmica vertical pode atuar tanto para baixo quanto para cima, como mostra a Figura 28. A escolha da direo correta vai influenciar diretamente no clculo do fator de segurana do talude, podendo provocar aumento ou diminuio do fator de segurana.

Figura 28 Foras ssmicas horizontal e vertical (para cima e para baixo)

Partindo das mesmas consideraes idealizadas no item 5.2.2.2 (resistncia no drenada, sismicidade sem influencia na resistncia ao cisalhamento na base da fatia e fazendo uma analise simplificada do fator de segurana em termos de foras, sem considerar foras laterais), tem-se:

No caso de fora ssmica vertical para baixo: Ti Wi sen i k v Wi sen i k h Wi cos i = 0 FS Ti = W sen i + k v sen i + k h cos i FS Ti W sen i + k v sen i + k h cos i

FS =

No caso de fora ssmica vertical para cima: Ti Wi sen i + k v Wi sen i k h Wi cos i = 0 FS Ti = W sen i k v sen i + k h cos i FS Ti W sen i k v sen i + k h cos i

FS =

54 Assim, para as condies propostas neste trabalho, o sismo vertical para baixo ser mais desfavorvel que o para cima. Isso no significa que esta situao se repetir sempre. Observa-se que o sismo vertical atua na mesma direo do peso da fatia. Desta forma, pode-se considerar que ele atua aumentando ou aliviando este peso. No entanto, ao mesmo tempo, a componente normal na base fatia tambm sofrer acrscimo ou alvio, o que por sua vez influenciar diretamente na resistncia ao cisalhamento na base, caso esta seja definida em termos de tenses efetivas (solicitaes drenadas). Portanto, deve-se analisar caso a caso para verificar se a desconsiderao ou no do sismo vertical no clculo de estabilidade estar indo contra ou a favor da segurana do talude.

5.3.2 Coeficiente Ssmico Vertical


Eletrobrs (2003) recomenda, para a anlise pseudo-esttica em barragens, a adoo de cargas ssmicas correspondentes a aceleraes de 0,05g na direo horizontal e 0,03g na direo vertical. Os valores, no entanto, podem ser majorados, caso as condies geolgico-estruturais do local sejam desfavorveis. Para este trabalho, contudo, ser adotada uma relao de 2/3 entre o coeficiente ssmico vertical e o horizontal, bem prximo da relao de 60% observada entre os coeficientes em Eletrobrs (2003). Assim: 2 kv = kh 3

(5.3)

5.3.3 Resultados Obtidos


Por se tratar de uma anlise complementar, ela ser feita apenas para o Mtodo de Spencer e para os casos que apresentaram o pior valor de FSps est /FSest em cada inclinao. Conforme os resultados obtidos no item 5.1, percebe-se que os casos selecionados correspondem condio de maior acelerao ssmica horizontal e maior coeso. Os parmetros geotcnicos e ssmicos adotados nas anlises considerando sismicidade vertical encontram-se na Tabela 19:
Tabela 19 Resumo dos parmetros de projeto adotados considerando sismicidade vertical

kh 0,12

kv 0,08

(kN/m) 18

() 24,79

c (kPa) 36

55 Da Tabela 20 a Tabela 26 so apresentados os resultados obtidos para as anlises de estabilidade de taludes considerando o efeito da sismicidade horizontal e vertical. Foi considerado que a inclinao do talude corresponde a inclinao mdia da base da fatia. A segunda coluna de Anlises traz a razo entre o fator de segurana pseudoesttico e o fator de segurana para a condio esttica. A terceira coluna traz a razo entre o fator de segurana obtido nas anlises considerando sismo horizontal e vertical e o fator de segurana das anlises com sismo horizontal somente. As sadas do SLOPE/W encontram-se no APNCIDE D.
Tabela 20 Resultados obtidos considerando sismicidade vertical para talude 1(V):1,5(H) Parmetros Inclinao 1(V):X(H) () Ssmicos Coeficiente Coeficiente kh kv (kN/m) 0,00 1,5 33,69 0,12 0,08 -0,08 18,0 24,79 36,0 18,0 Solo () 30,00 c (kPa) 45,0 FS 1,545 1,038 0,973 1,113 Anlises


1,00 0,67 0,63 0,72 1,00 0,94 1,07

Tabela 21 Resultados obtidos considerando sismicidade vertical para talude 1(V):1,75(H) Parmetros Inclinao 1(V):X(H) () Ssmicos Coeficiente Coeficiente kh kv (kN/m) 0,00 1,75 29,74 0,12 0,08 -0,08 18,0 24,79 36,0 18,0 Solo () 30,00 c (kPa) 45,0 FS 1,716 1,125 1,056 1,203 Anlises


1,00 0,66 0,62 0,70 1,00 0,94 1,07

Tabela 22 Resultados obtidos considerando sismicidade vertical para talude 1(V):2(H) Parmetros Inclinao 1(V):X(H) () Ssmicos Coeficiente Coeficiente kh kv (kN/m) 0,00 2 26,57 0,12 0,08 -0,08 18,0 24,79 36,0 18,0 Solo () 30,00 c (kPa) 45,0 FS 1,888 1,208 1,135 1,290 Anlises


1,00 0,64 0,60 0,68 1,00 0,94 1,07

56
Tabela 23 Resultados obtidos considerando sismicidade vertical para talude 1(V):2,25(H) Parmetros Inclinao 1(V):X(H) () Ssmicos Coeficiente Coeficiente kh kv (kN/m) 0,00 2,25 23,96 0,12 0,08 -0,08 18,0 24,79 36,0 18,0 Solo () 30,00 c (kPa) 45,0 FS 2,058 1,288 1,212 1,373 Anlises


1,00 0,63 0,59 0,67 1,00 0,94 1,07

Tabela 24 Resultados obtidos considerando sismicidade vertical para talude 1(V):2,5(H) Parmetros Inclinao 1(V):X(H) () Ssmicos Coeficiente Coeficiente kh kv (kN/m) 0,00 2,5 21,80 0,12 0,08 -0,08 18,0 24,79 36,0 18,0 Solo () 30,00 c (kPa) 45,0 FS 2,232 1,363 1,284 1,451 Anlises


1,00 0,61 0,58 0,65 1,00 0,94 1,06

Tabela 25 Resultados obtidos considerando sismicidade vertical para talude 1(V):2,75(H) Parmetros Inclinao 1(V):X(H) () Ssmicos Coeficiente Coeficiente kh kv (kN/m) 0,00 2,75 19,98 0,12 0,08 -0,08 18,0 24,79 36,0 18,0 Solo () 30,00 c (kPa) 45,0 FS 2,402 1,435 1,354 1,526 Anlises 1,00 0,60 0,56 0,64 1,00 0,94 1,06

Tabela 26 Resultados obtidos considerando sismicidade vertical para talude 1(V):3(H) Parmetros Inclinao 1(V):X(H) () Ssmicos Coeficiente Coeficiente kh kv (kN/m) 0,00 3 18,43 0,12 0,08 -0,08 18,0 24,79 36,0 18,0 Solo () 30,00 c (kPa) 45,0 FS 2,578 1,505 1,422 1,598 Anlises


1,00 0,58 0,55 0,62 1,00 0,94 1,06

Observa-se que a considerao da ao ssmica vertical para baixo provocou redues de 6% no fator de segurana em relao ao obtido considerando somente a ao do sismo horizontal, independente da inclinao do talude. Dada a mesma comparao, desta vez para a considerao da acelerao ssmica vertical para cima, observou-se que esta provocou aumento de 6 a 7% no fator de segurana obtido na

57 condio de sismo horizontal. Conclui-se, que o coeficiente ssmico vertical causa pouca influncia na anlise de estabilidade de taludes, o que no significa que este deve ser ignor-lo simplesmente.

58

6 Concluses
Inicialmente, importante lembrar que os mtodos, parmetros e resultados obtidos neste trabalho se fundamentam no mtodo pseudo-esttico. Trata-se de uma anlise simplificada, que no deve ser aplicada em sem um conhecimento do comportamento do solo. um procedimento de clculo aceitvel para argilas, solos argilosos, solos granulares secos ou parcialmente saturados e solos granulares saturados densos, que no apresentem perda de resistncia excessiva devido aos ciclos de carregamento imposto pelo evento ssmico ou por altas poro-presses (SEED, 1979 apud SOTO MOROTE 2006).

A sismologia se mostra uma aliada importante da engenharia, uma vez que atua principalmente estudando as causas e mecanismos de propagao dos sismos e realizando estudos de previso de ocorrncia dos mesmos. Desta maneira, ela fornece base para um melhor planejamento e desenvolvimento de obras civis.

Os dados fornecidos pelo GSHAP, utilizados tanto pela USGS em seu aplicativo (ver nota 1 no rodap da pgina 33) quanto no desenvolvimento de mapas ssmicos mundiais (apresentados no APNDICE E), se mostram ferramentas importante para a obteno das aceleraes de pico, utilizadas no clculo dos coeficientes ssmicos neste trabalho.

Em relao aos coeficientes ssmicos apresentados neste trabalho, estes foram obtidos a partir de Duncan & Wright (2005) e para as condies impostas por Hynes-Griffin & Franklin (1984). Para a realidade brasileira, os valores destes coeficientes podem ser resumidos na tabela a seguir: aref a g aref

kh =

aref = PHArock a aref

= 0,5

2 kv = kh 3

59
Tabela 27 Valores de coeficiente ssmico horizontal e vertical

aref (m/s) 0,2 0,4 0,8 1,6 2,4

g (m/s)

kh 0,01 0,02 0,04 0,08 0,12

kv 0,007 0,013 0,027 0,053 0,080

9,81

0,5

As concluses seguintes no so vlidas para solos que se liquefazem (perda de resistncia com deformao). O mtodo pseudo-esttico no deve ser utilizado em taludes formados por solos nesta condio, sendo necessrio um mtodo mais sofisticado:

Os resultados obtidos para a anlise da influncia da coeso, considerando somente o efeito de sismo horizontal, mostraram que esta no influencia diretamente nas anlises ssmicas, uma vez que a reduo do fator de segurana constante dada uma mesma inclinao e mesmo valor de coeficiente ssmico.

Quanto influncia da inclinao, acreditava-se que os taludes mais inclinados seriam os mais afetados pela queda no fator de segurana imposta pelo efeito da sismicidade. Contudo, os resultados obtidos mostraram exatamente o oposto: dadas as condies abordadas neste trabalho, quanto menor a inclinao do talude (taludes mais abatidos), maior a influncia do ssmico nas aes instabilizantes na base do talude. Consequentemente, maior ser a reduo do fator de segurana em comparao com o caso esttico.

A considerao do efeito da sismicidade vertical teve pouca influncia na anlise de estabilidade. O fator de segurana obtido considerando este efeito apresentou pouca variao em relao ao fator de segurana para a condio de sismicidade horizontal somente. Para situaes como esta, pode-se, portanto, aplicar a recomendao acerca da desconsiderao do sismo vertical na anlise de estabilidade. No entanto, importante sempre avaliar o problema com cuidado. Alm disso, deve-se atentar para a considerao da direo correta da ao ssmica vertical, j que esta condio pode provocar o aumento ou a diminuio do fator de segurana.

60 Deve-se ter em conta que o foco deste trabalho est na anlise da influncia da coeso, da inclinao e do coeficiente ssmico no fator de segurana obtido em anlises pseudo-estticas. A anlise do valor absoluto do fator de segurana foge do escopo deste projeto. O que se pretende analisar as tendncias de variao do fator de segurana em diversos cenrios, ao invs de fornecer valores absolutos para uso em projeto.

61

7 Bibliografia
ABNT Associao Brasileira de Normas Tcnicas, 2006, NBR: 15421 Projeto de estruturas resistentes a sismos Procedimento. Rio de Janeiro: ABNT. ABNT Associao Brasileira de Normas Tcnicas, 2009, NBR: 11682 Estabilidade de encostas. Rio de Janeiro: ABNT.

ALBUQUERQUE, P., 2003, Notas de Aula de Fundaes e Obras de Terra, FACENS, Sorocaba, SP, Brasil.

ASSUMPO, M., 2005, Tremores de terra no Brasil e em Bebedouro. Palestra proferida em 06 abr. na Escola de Andes para alunos, professores e moradores do vilarejo de Andes, SP, Brasil. Disponvel em: <http://www.iag.usp.br/~marcelo/bebedouro/palestra/palestrabebedouro.pdf>. Acesso em 28 jul. 2013.

BARROSO, E. V., 2012, Notas de Aula de Geologia para Engenheiros, UFRJ, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

BATEZELLI, A., 2011, Estrutura e Dinmica Interna da Terra. Notas de Aula de Mineralogia, UNICAMP, Campinas, SP, Brasil.

BECKER, L. de B., 2010, Movimentos de Massa. Notas de Aula de Estabilidade de Taludes e Estruturas de Conteno, UFRJ, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

BECKER, L. de B., 2013, Notas de Aula de Estabilidade de Taludes e Estruturas de Conteno, UFRJ, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. BISHOP, A. W., 1955, The use of the Slip Circle in the Stability Analysis of Slopes, Gotechnique, v. 5, n. 1, pp. 7-17.

BOLT, B. A., 1976, Nuclear Explosions and Earthquakes: The Parted Veil. 1 ed. San Francisco: W. H. Freeman and Company. CGS California Geological Survey, 1997, Guidelines for Evaluating and Mitigating Seismic Hazards in California, Special Publication 117.

62 CHUQUIMUNI, R. A., 2005, Anlise Numrica do Alteamento de Barragens de Terra. Tese de M. Sc., PUC-Rio, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

CIENTIC, 2013, Terra, Planeta em Mudana. Disponvel em: <http://www.cientic.com/portal/index.php?view=article&catid=67%3Ageotectonica&id=1 65%3Aterra-planeta-em-mudanca&option=com_content&Itemid=85>. Acesso em: 29 jul. 2013. CUENTAS, R. S, 2003, Anlise da Estabilidade Dinmica de Taludes de Solo. Tese de M. Sc., PUC-Rio, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

CULMANN, K., 1866, Die Graphische Statik. Zurich: Von Meyer & Zeller.

D'AGRELLA FILHO, M. S., 2010, Sismologia. Notas de Aula de Fsica da Terra e do Universo, USP, So Paulo, Brasil. DATTA, T. K., 2010, Seismic Analysis of Structures. 1 ed. Singapore: John Wiley & Sons.

DAY, R. W., 2002, Geotechnical Earthquake Engineering Handbook. 1 ed. New York: McGraw-Hill Professional.

DIAS, J. M., 2006, Sismos: Introduo. Notas de Aula de Geologia Ambiental, UAlg, Faro, Portugal.

DIAS, J. M., 2013, Sismos: Sismgrafos e Sismogramas. Notas de Aula de Geologia Ambiental, UAlg, Faro, Algarve, Portugal.

DUNCAN, J. M.; WRIGHT, S. G., 2005, Soil Strength and Slope Stability. 1 ed. Hoboken: John Wiley & Sons.

DYMINSKI, A. S., 2011, Noes de Estabilidade de Taludes e Contenes. Notas de Aula de Estabilidade de Taludes, UFPR, Curitiba, PR, Brasil. ELETROBRS Centrais Eltricas Brasileiras S.A., 2003, Critrios de Projeto Civil de Usinas Hidreltricas. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

63 ENCYCLOPDIA BRITANNICA, 2013, Richter Scale. In:_______ Encyclopdia Britannica Online. Disponvel em: <http://www.britannica.com/EBchecked/topic/502877/Richter-scale>. Acesso em: 04 jun. 2013 FABRCIO, J. V. F., 2006, Anlises Probabilsticas da Estabilidade de Taludes e Contenes. Tese de M. Sc., PUC-Rio, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. FELLENIUS, W., 1936, "Calculation of the Stability of Earth Dams", Transactions 2nd Congress on Large Dams, v. 4, pp. 445-459.

FREITAS, E. de, 2013, Grandes terremotos da histria. Disponvel em: <http://www.mundoeducacao.com.br/geografia/grandes-terremotos-historia.htm>. Acesso em: 13 mai. 2013.

GAZETA do Povo, 2010, Terremoto mata e destri no Chile. Disponvel em: <http://www.gazetadopovo.com.br/mundo/conteudo.phtml?id=978115&tit=Terremotomata-e-destroi-no-Chile>. Acesso em: 26 jul. 2013 GEO-RIO Fundao Instituto de Geotcnica do Municpio do Rio de Janeiro, 2000, Manual Tcnico de Encostas: Anlise de Investigao. 2 ed. Rio de Janeiro: Fundao Geo-Rio. GEO-SLOPE International, 2008, Stability Modeling with SLOPE/W 2007 Version: An Engineering Methodology. 3 ed. Calgary: GEO-SLOPE International Ltd.

GERSCOVICH, D. M. S., 2009, Notas de Aula de Estabilidade de Taludes, UERJ, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. GSHAP Global Seismic Hazard Assessment Program, 2000, Global Seismic Hazard Map. Disponvel em: <http://www.seismo.ethz.ch/static/GSHAP/>. Acesso em: 23 jun. 2013 GUTENBERG, B.; RICHTER, C. F., 1956, Magnitude and energy of earthquakes, Annali di Geofisica, v. 9, n. 1, pp. 1-15.

64 HANKS, T.; KANAMORI, H.,1979, A Moment Magnitude Scale, Journal of Geophysical Research, v. 84, n. B5, pp. 2348-2350. IAG-USP Instituto de Astronomia, Geofsica e Cincias Atmosfricas, 2000, A Terra. Disponvel em: <http://www.iag.usp.br/siae98/geofisica/aterra.htm>. Acesso em: 24 jun. 2013. IAG-USP Instituto de Astronomia, Geofsica e Cincias Atmosfricas, 2013, Sismicidade do Brasil - Mapa Interativo. Disponvel em: <http://www.sismo.iag.usp.br/sismologia/sismicidadeBR.php>. Acesso em: 25 jun. 2013. JANBU, N., 1954, Applications of Composite Slip Surfaces for Stability Analysis, Proceedings of the European Conference on the Stability of Earth Slopes, v. 3, pp. 43-49. KRAMER, S. L., 1996, Geotechnical Earthquake Engineering. 1 ed. Upper Saddle River: Prentice-Hall. LNEG Laboratrio Nacional de Energia e Geologia (Portugal), 2007, Vamos mexer nos continentes. Disponvel em: <http://www.lneg.pt/CienciaParaTodos/edicoes_online/diversos/guiao_tectonica_placa s/texto>. Acesso em: 27 jun. 2013

LOPES, A. E. V., 2010, Escalas de Magnitude. Notas de Aula de Sismicidade e Sismotectnica, USP, So Paulo, SP, Brasil.

MAKDISI, F. I.; SEED, H. B., 1979, "Simplified Procedure for Evaluating Embankment Response", Journal of the Geotechnical Engineering Division, v. 105, n. 12, pp. 1427-1434.

MARANGON, M., 2006, Estabilidade de Taludes. Notas de Aula de Tpicos em Geotecnia e Obras de Terra, UFJF, Juiz de Fora, MG, Brasil. MELO, C.; SHARMA, S, 2004, Seismic Coefficients for Pseudostatic Slope Analysis, 13th World Conference on Earthquake Engineering, Paper No. 369, Vancouver, B.C, Canada.

65 MENDOZA, P. P., 2005, Anlise Numrica do Fluxo e da Estabilidade de uma Pilha de Lixiviao de Minrio de Cobre. Tese de M. Sc., PUC-Rio, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. MI-SIH Ministrio da Integrao Nacional, 2002, Manual de Segurana e Inspeo de Barragens. Braslia, DF, Brasil. MI-SIH Ministrio da Integrao Nacional, 2009, Orientaes para a elaborao e apresentao de projetos de barragem. Braslia, DF, Brasil.

MONTEIRO, G. de, 2007, Anlise Ssmica e Avaliao da Segurana Estrutural de Barragens Gravidade de Beto Compactado com Cilindro. Tese de M. Sc., FEUP, Porto, Portugal.

MORGENSTERN, N. R.; PRICE, V. E., 1965, "The Analysis of the Stability of General Slip Surfaces", Geotechnique, v. 15, n. 1, pp. 79-93. NGDC National Geophysical Data Center (EUA), 2013, Valdivia. Disponvel em: <http://www.ngdc.noaa.gov/hazardimages/picture/show/904>. Acesso em: 09 jul. 2013.

PARISENTI, R., 2011, Estudo de Anlise Dinmica e Mtodos da NBR 15421 para Projeto de Edifcio Submetidos a Sismos. Tese de M. Sc., UFSC, Florianpolis, SC, Brasil. PIMENTA JUNIOR, I., 2005, Caracterizao Geotcnica e Anlise de Estabilidade de Taludes de Minerao em Solos da Mina Capo Xavier. Tese de M. Sc., UFV, Viosa, MG, Brasil.

PINTO, C. S., 2006, Curso Bsico de Mecnica dos Solos. 3 ed. So Paulo: Oficina de Textos. PRESS, F. et al., 2006, Para Entender a Terra. 4 ed. Porto Alegre: Bookman.

REBELO, C. A. S., 2004-2005, Notas de Aula de Dinmica de Estruturas, UC, Coimbra, Portugal.

66 SANTOS, A. C. F.; AGUIAR, C. E., 2012, Ondas e Terremotos, Scientific American Brasil: Aula Aberta, n. 12, pp. 56-57.

SCHLINDWEIN, A. R.; MACEDO, J. F., 2013, Sismgrafo: Funcionamento. Tpicos de Cincia e Tecnologia Contempornea. UFSC, Florianpolis, SC, Brasil. SIS-UnB Observatrio Sismolgico, 2013a, Teoria da Tectnica de Placas. Disponvel em: <http://www.obsis.unb.br/index.php?option=com_content&view=article&id=63&Itemid= 76>. Acesso em: 11 mai. 2013. SIS-UnB Observatrio Sismolgico, 2013b, Sismicidade Mundial. Disponvel em: <http://www.obsis.unb.br/index.php?option=com_content&view=article&id=60&Itemid= 72&lang=pt>. Acesso em: 27 jun. 2013 SKEMPTON, A. W.; DELORY, F. A., 1957, Stability of Natural Slopes in London Clay. Proceedings of the 4th International Conference on Soil Mechanics, v. 2, pp. 378381.

SOTO MOROTE, C. H., 2006, Estabilidade e Deformao de Taludes de Solo sob Carregamento Ssmico. Tese de M. Sc., PUC-Rio, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. SPENCER, E., 1967, A Method of Analysis of the Stability of Embankments Assuming Parallel Inter-Slice Forces, Gotechnique, v. 17, pp. 11-26.

TARANTOLA, A., 2013, Os traos dos tremores: uma breve histria da escala Richter. Disponvel em: <http://gizmodo.uol.com.br/escala-richter>. Acesso em: 02 jul. 2013

TRIST AGUILERA, C. E., 2009, Aplicao de Mtodos de Anlise de Estabilidade de Taludes de Grande Altura em Minerao. Tese de M. Sc., PUC-Rio, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. USACE - U.S. Army Corps of Engineers, 2003, Design Manual EM - 1110-1-1902 Stability of Earth and Rockfill Dams, Washington, D.C, USA. USGS U.S. Geological Survey (EUA), 1999a, Inside the Earth. Disponvel em: <http://pubs.usgs.gov/gip/dynamic/inside.html>. Acesso em: 11 mai. 2013.

67 USGS U.S. Geological Survey (EUA), 1999b, Ring of Fire. Disponvel em: <http://pubs.usgs.gov/gip/dynamic/fire.html>. Acesso em: 02 jul. 2013. USGS U.S. Geological Survey (EUA), 2011. Moving Slabs. Disponvel em: <http://pubs.usgs.gov/gip/dynamic/slabs.html>. Acesso em: 25 jun. 2013. USGS U.S. Geological Survey (EUA), 2012a, Understanding plate motions. Disponvel em: <http://pubs.usgs.gov/publications/text/understanding.html>. Acesso em: 27 jul. 2013. USGS U.S. Geological Survey (EUA), 2012c, Brazil: Seismic Hazard Map. Disponvel em: <http://earthquake.usgs.gov/earthquakes/world/brazil/gshap.php>. Acesso em: 27 jun. 2013. USGS U.S. Geological Survey (EUA), 2012b, Earthquakes with 50,000 or More Deaths. Disponvel em: <http://earthquake.usgs.gov/earthquakes/world/most_destructive.php>. Acesso em: 27 jun. 2013. USGS U.S. Geological Survey (EUA), 2013, Historic World Earthquakes. Disponvel em: <http://earthquake.usgs.gov/earthquakes/world/historical_mag.php>. Acesso em: 27 jun. 2013. WICANDER, R.; MONROE, J. S., 2009, Essentials of Physical Geology. 5 ed. Belmont: Cengage Learning.

68

APNDICES

69

APNDICE A Resultados das Anlises de Estabilidade de Talude sob Influncia de Sismicidade Horizontal
Tabela 28 Resultados obtidos para o talude 1(V):1,5(H)

Parmetros Inclinao 1(V):X(H) () Ssmicos Acelerao Coeficiente (m/s) kh Solo c 0,0 0,00 0,00 18,0 30,00 9,0 18,0 45,0 0,0 0,20 0,01 18,0 24,79 7,2 14,4 36,0 0,0 0,40 0,02 18,0 24,79 7,2 14,4 36,0 0,0 0,80 0,04 18,0 24,79 7,2 14,4 36,0 0,0 1,60 0,08 18,0 24,79 7,2 14,4 36,0 0,0 2,40 0,12 18,0 24,79 7,2 14,4 36,0

Anlises 1,00 1,00 1,00 1,00 0,78 0,79 0,79 0,79 0,77 0,78 0,78 0,78 0,73 0,75 0,75 0,75 0,68 0,71 0,71 0,71 0,62 0,68 0,68 0,67

FS 0,866 1,092 1,227 1,545 0,678 0,861 0,967 1,217 0,664 0,848 0,952 1,198 0,636 0,824 0,925 1,163 0,586 0,779 0,874 1,097 0,540 0,739 0,829 1,038

1,50

33,69

70
Tabela 29 Resultados obtidos para o talude 1(V):1,75(H)

Parmetros Inclinao 1(V):X(H) () Ssmicos Acelerao Coeficiente kh (m/s) Solo c 0,0 0,00 0,00 18,0 30,00 9,0 18,0 45,0 0,0 0,20 0,01 18,0 24,79 7,2 14,4 36,0 0,0 0,40 0,02 18,0 24,79 7,2 14,4 36,0 0,0 0,80 0,04 18,0 24,79 7,2 14,4 36,0 0,0 1,60 0,08 18,0 24,79 7,2 14,4 36,0 0,0 2,40 0,12 18,0 24,79 7,2 14,4 36,0

Anlises 1,00 1,00 1,00 1,00 0,78 0,79 0,79 0,79 0,76 0,77 0,77 0,77 0,73 0,75 0,75 0,75 0,67 0,70 0,70 0,70 0,62 0,66 0,66 0,66

FS 1,010 1,244 1,385 1,716 0,790 0,978 1,088 1,348 0,772 0,961 1,070 1,324 0,738 0,930 1,034 1,279 0,677 0,872 0,969 1,197 0,622 0,821 0,912 1,125

1,75

29,74

71
Tabela 30 Resultados obtidos para o talude 1(V):2(H)

Parmetros Inclinao 1(V):X(H) () Ssmicos Acelerao Coeficiente kh (m/s) Solo c 0,0 0,00 0,00 18,0 30,00 9,0 18,0 45,0 0,0 0,20 0,01 18,0 24,79 7,2 14,4 36,0 0,0 0,40 0,02 18,0 24,79 7,2 14,4 36,0 0,0 0,80 0,04 18,0 24,79 7,2 14,4 36,0 0,0 1,60 0,08 18,0 24,79 7,2 14,4 36,0 0,0 2,40 0,12 18,0 24,79 7,2 14,4 36,0

Anlises 1,00 1,00 1,00 1,00 0,78 0,78 0,78 0,78 0,76 0,77 0,77 0,77 0,73 0,74 0,74 0,74 0,66 0,69 0,69 0,69 0,61 0,64 0,64 0,64

FS 1,155 1,396 1,541 1,888 0,901 1,094 1,208 1,480 0,879 1,073 1,184 1,450 0,838 1,033 1,140 1,395 0,764 0,962 1,060 1,295 0,700 0,899 0,991 1,208

26,57

72
Tabela 31 Resultados obtidos para o talude 1(V):2,25(H)

Parmetros Inclinao 1(V):X(H) () Ssmicos Acelerao Coeficiente kh (m/s) Solo c 0,0 0,00 0,00 18,0 30,00 9,0 18,0 45,0 0,0 0,20 0,01 18,0 24,79 7,2 14,4 36,0 0,0 0,40 0,02 18,0 24,79 7,2 14,4 36,0 0,0 0,80 0,04 18,0 24,79 7,2 14,4 36,0 0,0 1,60 0,08 18,0 24,79 7,2 14,4 36,0 0,0 2,40 0,12 18,0 24,79 7,2 14,4 36,0

Anlises 1,00 1,00 1,00 1,00 0,78 0,78 0,78 0,78 0,76 0,77 0,77 0,76 0,72 0,73 0,73 0,73 0,65 0,68 0,68 0,67 0,60 0,63 0,63 0,63

FS 1,299 1,548 1,697 2,058 1,012 1,211 1,327 1,609 0,986 1,185 1,299 1,574 0,936 1,135 1,245 1,507 0,849 1,048 1,149 1,389 0,775 0,973 1,066 1,288

2,25

23,96

73
Tabela 32 Resultados obtidos para o talude 1(V):2,5(H)

Parmetros Inclinao 1(V):X(H) () Ssmicos Acelerao Coeficiente kh (m/s) Solo c 0,0 0,00 0,00 18,0 30,00 9,0 18,0 45,0 0,0 0,20 0,01 18,0 24,79 7,2 14,4 36,0 0,0 0,40 0,02 18,0 24,79 7,2 14,4 36,0 0,0 0,80 0,04 18,0 24,79 7,2 14,4 36,0 0,0 1,60 0,08 18,0 24,79 7,2 14,4 36,0 0,0 2,40 0,12 18,0 24,79 7,2 14,4 36,0

Anlises 1,00 1,00 1,00 1,00 0,78 0,78 0,78 0,78 0,76 0,76 0,76 0,76 0,72 0,73 0,73 0,73 0,65 0,67 0,67 0,66 0,59 0,61 0,61 0,61

FS 1,443 1,698 1,853 2,232 1,122 1,325 1,446 1,741 1,091 1,294 1,411 1,699 1,033 1,235 1,346 1,619 0,931 1,131 1,233 1,480 0,846 1,044 1,137 1,363

2,5

21,80

74
Tabela 33 Resultados obtidos para o talude 1(V):2,75(H)

Parmetros Inclinao 1(V):X(H) () Ssmicos Acelerao Coeficiente kh (m/s) Solo c 0,0 0,00 0,00 18,0 30,00 9,0 18,0 45,0 0,0 0,20 0,01 18,0 24,79 7,2 14,4 36,0 0,0 0,40 0,02 18,0 24,79 7,2 14,4 36,0 0,0 0,80 0,04 18,0 24,79 7,2 14,4 36,0 0,0 1,60 0,08 18,0 24,79 7,2 14,4 36,0 0,0 2,40 0,12 18,0 24,79 7,2 14,4 36,0

Anlises 1,00 1,00 1,00 1,00 0,78 0,78 0,78 0,78 0,75 0,76 0,76 0,76 0,71 0,72 0,72 0,72 0,64 0,66 0,65 0,65 0,57 0,60 0,60 0,60

FS 1,588 1,849 2,009 2,402 1,232 1,440 1,563 1,869 1,195 1,402 1,522 1,819 1,128 1,332 1,446 1,727 1,011 1,212 1,315 1,568 0,913 1,111 1,205 1,435

2,75

19,98

75
Tabela 34 Resultados obtidos para o talude 1(V):3(H)

Parmetros Inclinao 1(V):X(H) () Ssmicos Acelerao Coeficiente kh (m/s) Solo c 0,0 0,00 0,00 18,0 30,00 9,0 18,0 45,0 0,0 0,20 0,01 18,0 24,79 7,2 14,4 36,0 0,0 0,40 0,02 18,0 24,79 7,2 14,4 36,0 0,0 0,80 0,04 18,0 24,79 7,2 14,4 36,0 0,0 1,60 0,08 18,0 24,79 7,2 14,4 36,0 0,0 2,40 0,12 18,0 24,79 7,2 14,4 36,0

Anlises 1,00 1,00 1,00 1,00 0,77 0,78 0,78 0,78 0,75 0,75 0,75 0,75 0,70 0,71 0,71 0,71 0,63 0,64 0,64 0,64 0,56 0,59 0,59 0,58

FS 1,732 2,001 2,166 2,578 1,341 1,554 1,682 2,001 1,298 1,510 1,634 1,944 1,221 1,429 1,546 1,835 1,088 1,290 1,396 1,654 0,978 1,176 1,271 1,505

18,43

76

APNDICE B Mtodo do Talude Infinito


Tabela 35 Resultados obtidos com o Mtodo do Talude Infinito para o talude 1(V):1,5(H)

Parmetros Inclinao da face do talude 1(V):X(H) () sen cos

Coeficiente k 0,00 0,01 0,02 0,04 0,08 0,12

ngulo de atrito () 30,00 24,79 24,79 24,79 24,79 24,79

Fator de Segurana 0,866 0,678 0,664 0,636 0,586 0,540

1,50

33,69

0,555

0,832

Tabela 36 Resultados obtidos com o Mtodo do Talude Infinito para o talude 1(V):1,75(H)

Parmetros Inclinao da face do talude 1(V):X(H) () sen cos

Coeficiente k 0,00 0,01 0,02 0,04 0,08 0,12

ngulo de atrito () 30,00 24,79 24,79 24,79 24,79 24,79

Fator de Segurana 1,010 0,790 0,772 0,738 0,677 0,622

1,75

29,74

0,496

0,868

Tabela 37 Resultados obtidos com o Mtodo do Talude Infinito para o talude 1(V):2(H)

Parmetros Inclinao da face do talude 1(V):X(H) () sen cos

Coeficiente k 0,00 0,01 0,02 0,04 0,08 0,12

ngulo de atrito () 30,00 24,79 24,79 24,79 24,79 24,79

Fator de Segurana 1,155 0,901 0,879 0,838 0,764 0,700

26,57

0,447

0,894

Tabela 38 Resultados obtidos com o Mtodo do Talude Infinito para o talude 1(V):2,25(H)

Parmetros Inclinao da face do talude 1(V):X(H) () sen cos

Coeficiente k 0,00 0,01 0,02 0,04 0,08 0,12

ngulo de atrito () 30,00 24,79 24,79 24,79 24,79 24,79

Fator de Segurana 1,299 1,012 0,986 0,936 0,849 0,775

2,25

23,96

0,406

0,914

77
Tabela 39 Resultados obtidos com o Mtodo do Talude Infinito para o talude 1(V):2,5(H)

Parmetros Inclinao da face do talude 1(V):X(H) () sen cos

Coeficiente k 0,00 0,01 0,02 0,04 0,08 0,12

ngulo de atrito () 30,00 24,79 24,79 24,79 24,79 24,79

Fator de Segurana 1,443 1,122 1,091 1,033 0,931 0,846

2,5

21,80

0,371

0,928

Tabela 40 Resultados obtidos com o Mtodo do Talude Infinito para o talude 1(V):2,75(H)

Parmetros Inclinao da face do talude 1(V):X(H) () sen cos

Coeficiente k 0,00 0,01 0,02 0,04 0,08 0,12

ngulo de atrito () 30,00 24,79 24,79 24,79 24,79 24,79

Fator de Segurana 1,588 1,232 1,195 1,128 1,011 0,913

2,75

19,98

0,342

0,940

Tabela 41 Resultados obtidos com o Mtodo do Talude Infinito para o talude 1(V):3(H)

Parmetros Inclinao da face do talude 1(V):X(H) () sen cos

Coeficiente k 0,00 0,01 0,02 0,04 0,08 0,12

ngulo de atrito () 30,00 24,79 24,79 24,79 24,79 24,79

Fator de Segurana 1,732 1,341 1,298 1,221 1,088 0,978

18,43

0,316

0,949

78

APNDICE C Sadas do SLOPE/W para Sismicidade Horizontal


Inclinao 1(V):1,5(H)

Figura 29 Inclinao 1(V):1,5(H); Kh = 0; c = 9 kPa; = 30

Figura 30 Inclinao 1(V):1,5(H); Kh = 0; c = 18 kPa; = 30

79

Figura 31 Inclinao 1(V):1,5(H); Kh = 0; c = 45 kPa; = 30

Figura 32 Inclinao 1(V):1,5(H); Kh = 0,01; c = 7,2 kPa; = 24,79

80

Figura 33 Inclinao 1(V):1,5(H); Kh = 0,01; c = 14,4 kPa; = 24,79

Figura 34 Inclinao 1(V):1,5(H); Kh = 0,01; c = 36 kPa; = 24,79

81

Figura 35 Inclinao 1(V):1,5(H); Kh = 0,02; c = 7,2 kPa; = 24,79

Figura 36 Inclinao 1(V):1,5(H); Kh = 0,02; c = 14,4 kPa; = 24,79

82

Figura 37 Inclinao 1(V):1,5(H); Kh = 0,02; c = 36 kPa; = 24,79

Figura 38 Inclinao 1(V):1,5(H); Kh = 0,04; c = 7,2 kPa; = 24,79

83

Figura 39 Inclinao 1(V):1,5(H); Kh = 0,04; c = 14,4 kPa; = 24,79

Figura 40 Inclinao 1(V):1,5(H); Kh = 0,04; c = 36 kPa; = 24,79

84

Figura 41 Inclinao 1(V):1,5(H); Kh = 0,08; c = 7,2 kPa; = 24,79

Figura 42 Inclinao 1(V):1,5(H); Kh = 0,08; c = 14,4 kPa; = 24,79

85

Figura 43 Inclinao 1(V):1,5(H); Kh = 0,08; c = 36 kPa; = 24,79

Figura 44 Inclinao 1(V):1,5(H); Kh = 0,12; c = 7,2 kPa; = 24,79

86

Figura 45 Inclinao 1(V):1,5(H); Kh = 0,12; c = 14,4 kPa; = 24,79

Figura 46 Inclinao 1(V):1,5(H); Kh = 0,12; c = 36 kPa; = 24,79

87

Inclinao 1(V):1,75(H)

Figura 47 Inclinao 1(V):1,75(H); Kh = 0; c = 9 kPa; = 30

Figura 48 Inclinao 1(V):1,75(H); Kh = 0; c = 18 kPa; = 30

88

Figura 49 Inclinao 1(V):1,75(H); Kh = 0; c = 45 kPa; = 30

Figura 50 Inclinao 1(V):1,75(H); Kh = 0,01; c = 7,2 kPa; = 24,79

89

Figura 51 Inclinao 1(V):1,75(H); Kh = 0,01; c = 14,4 kPa; = 24,79

Figura 52 Inclinao 1(V):1,75(H); Kh = 0,01; c = 36 kPa; = 24,79

90

Figura 53 Inclinao 1(V):1,75(H); Kh = 0,02; c = 7,2 kPa; = 24,79

Figura 54 Inclinao 1(V):1,75(H); Kh = 0,02; c = 14,4 kPa; = 24,79

91

Figura 55 Inclinao 1(V):1,75(H); Kh = 0,02; c = 36 kPa; = 24,79

Figura 56 Inclinao 1(V):1,75(H); Kh = 0,04; c = 7,2 kPa; = 24,79

92

Figura 57 Inclinao 1(V):1,75(H); Kh = 0,04; c = 14,4 kPa; = 24,79

Figura 58 Inclinao 1(V):1,75(H); Kh = 0,04; c = 36 kPa; = 24,79

93

Figura 59 Inclinao 1(V):1,75(H); Kh = 0,08; c = 7,2 kPa; = 24,79

Figura 60 Inclinao 1(V):1,75(H); Kh = 0,08; c = 14,4 kPa; = 24,79

94

Figura 61 Inclinao 1(V):1,75(H); Kh = 0,08; c = 36 kPa; = 24,79

Figura 62 Inclinao 1(V):1,75(H); Kh = 0,12; c = 7,2 kPa; = 24,79

95

Figura 63 Inclinao 1(V):1,75(H); Kh = 0,04; c = 14,4 kPa; = 24,79

Figura 64 Inclinao 1(V):1,75(H); Kh = 0,12; c = 36 kPa; = 24,79

96

Inclinao 1(V):2(H)

Figura 65 Inclinao 1(V):2(H); Kh = 0; c = 9 kPa; = 30

Figura 66 Inclinao 1(V):2(H); Kh = 0; c = 18 kPa; = 30

97

Figura 67 Inclinao 1(V):2(H); Kh = 0; c = 45 kPa; = 30

Figura 68 Inclinao 1(V):2(H); Kh = 0,01; c = 7,2 kPa; = 24,79

98

Figura 69 Inclinao 1(V):2(H); Kh = 0,01; c = 14,4 kPa; = 24,79

Figura 70 Inclinao 1(V):2(H); Kh = 0,01; c = 36 kPa; = 24,79

99

Figura 71 Inclinao 1(V):2(H); Kh = 0,02; c = 7,2 kPa; = 24,79

Figura 72 Inclinao 1(V):2(H); Kh = 0,02; c = 14,4 kPa; = 24,79

100

Figura 73 Inclinao 1(V):2(H); Kh = 0,02; c = 36 kPa; = 24,79

Figura 74 Inclinao 1(V):2(H); Kh = 0,04; c = 7,2 kPa; = 24,79

101

Figura 75 Inclinao 1(V):2(H); Kh = 0,04; c = 14,4 kPa; = 24,79

Figura 76 Inclinao 1(V):2(H); Kh = 0,04; c = 36 kPa; = 24,79

102

Figura 77 Inclinao 1(V):2(H); Kh = 0,08; c = 7,2 kPa; = 24,79

Figura 78 Inclinao 1(V):2(H); Kh = 0,08; c = 14,4 kPa; = 24,79

103

Figura 79 Inclinao 1(V):2(H); Kh = 0,08; c = 36 kPa; = 24,79

Figura 80 Inclinao 1(V):2(H); Kh = 0,12; c = 7,2 kPa; = 24,79

104

Figura 81 Inclinao 1(V):2(H); Kh = 0,04; c = 14,4 kPa; = 24,79

Figura 82 Inclinao 1(V):2(H); Kh = 0,12; c = 36 kPa; = 24,79

105

Inclinao 1(V):2,25(H)

Figura 83 Inclinao 1(V):2,25(H); Kh = 0; c = 9 kPa; = 30

Figura 84 Inclinao 1(V):2,25(H); Kh = 0; c = 18 kPa; = 30

106

Figura 85 Inclinao 1(V):2,25(H); Kh = 0; c = 45 kPa; = 30

Figura 86 Inclinao 1(V):2,25(H); Kh = 0,01; c = 7,2 kPa; = 24,79

107

Figura 87 Inclinao 1(V):2,25(H); Kh = 0,01; c = 14,4 kPa; = 24,79

Figura 88 Inclinao 1(V):2,25(H); Kh = 0,01; c = 36 kPa; = 24,79

108

Figura 89 Inclinao 1(V):2,25(H); Kh = 0,02; c = 7,2 kPa; = 24,79

Figura 90 Inclinao 1(V):2,25(H); Kh = 0,02; c = 14,4 kPa; = 24,79

109

Figura 91 Inclinao 1(V):2,25(H); Kh = 0,02; c = 36 kPa; = 24,79

Figura 92 Inclinao 1(V):2,25(H); Kh = 0,04; c = 7,2 kPa; = 24,79

110

Figura 93 Inclinao 1(V):2,25(H); Kh = 0,04; c = 14,4 kPa; = 24,79

Figura 94 Inclinao 1(V):2,25(H); Kh = 0,04; c = 36 kPa; = 24,79

111

Figura 95 Inclinao 1(V):2,25(H); Kh = 0,08; c = 7,2 kPa; = 24,79

Figura 96 Inclinao 1(V):2,25(H); Kh = 0,08; c = 14,4 kPa; = 24,79

112

Figura 97 Inclinao 1(V):2,25(H); Kh = 0,08; c = 36 kPa; = 24,79

Figura 98 Inclinao 1(V):2,25(H); Kh = 0,12; c = 7,2 kPa; = 24,79

113

Figura 99 Inclinao 1(V):2,25(H); Kh = 0,04; c = 14,4 kPa; = 24,79

Figura 100 Inclinao 1(V):2,25(H); Kh = 0,12; c = 36 kPa; = 24,79

114

Inclinao 1(V):2,5(H)

Figura 101 Inclinao 1(V):2,5(H); Kh = 0; c = 9 kPa; = 30

Figura 102 Inclinao 1(V):2,5(H); Kh = 0; c = 18 kPa; = 30

115

Figura 103 Inclinao 1(V):2,5(H); Kh = 0; c = 45 kPa; = 30

Figura 104 Inclinao 1(V):2,5(H); Kh = 0,01; c = 7,2 kPa; = 24,79

116

Figura 105 Inclinao 1(V):2,5(H); Kh = 0,01; c = 14,4 kPa; = 24,79

Figura 106 Inclinao 1(V):2,5(H); Kh = 0,01; c = 36 kPa; = 24,79

117

Figura 107 Inclinao 1(V):2,5(H); Kh = 0,02; c = 7,2 kPa; = 24,79

Figura 108 Inclinao 1(V):2,5(H); Kh = 0,02; c = 14,4 kPa; = 24,79

118

Figura 109 Inclinao 1(V):2,5(H); Kh = 0,02; c = 36 kPa; = 24,79

Figura 110 Inclinao 1(V):2,5(H); Kh = 0,04; c = 7,2 kPa; = 24,79

119

Figura 111 Inclinao 1(V):2,5(H); Kh = 0,04; c = 14,4 kPa; = 24,79

Figura 112 Inclinao 1(V):2,5(H); Kh = 0,04; c = 36 kPa; = 24,79

120

Figura 113 Inclinao 1(V):2,5(H); Kh = 0,08; c = 7,2 kPa; = 24,79

Figura 114 Inclinao 1(V):2,5(H); Kh = 0,08; c = 14,4 kPa; = 24,79

121

Figura 115 Inclinao 1(V):2,5(H); Kh = 0,08; c = 36 kPa; = 24,79

Figura 116 Inclinao 1(V):2,5(H); Kh = 0,12; c = 7,2 kPa; = 24,79

122

Figura 117 Inclinao 1(V):2,5(H); Kh = 0,04; c = 14,4 kPa; = 24,79

Figura 118 Inclinao 1(V):2,5(H); Kh = 0,12; c = 36 kPa; = 24,79

123

Inclinao 1(V):2,75(H)

Figura 119 Inclinao 1(V):2,75(H); Kh = 0; c = 9 kPa; = 30

Figura 120 Inclinao 1(V):2,75(H); Kh = 0; c = 18 kPa; = 30

124

Figura 121 Inclinao 1(V):2,75(H); Kh = 0; c = 45 kPa; = 30

Figura 122 Inclinao 1(V):2,75(H); Kh = 0,01; c = 7,2 kPa; = 24,79

125

Figura 123 Inclinao 1(V):2,75(H); Kh = 0,01; c = 14,4 kPa; = 24,79

Figura 124 Inclinao 1(V):2,75(H); Kh = 0,01; c = 36 kPa; = 24,79

126

Figura 125 Inclinao 1(V):2,75(H); Kh = 0,02; c = 7,2 kPa; = 24,79

Figura 126 Inclinao 1(V):2,75(H); Kh = 0,02; c = 14,4 kPa; = 24,79

127

Figura 127 Inclinao 1(V):2,75(H); Kh = 0,02; c = 36 kPa; = 24,79

Figura 128 Inclinao 1(V):2,75(H); Kh = 0,04; c = 7,2 kPa; = 24,79

128

Figura 129 Inclinao 1(V):2,75(H); Kh = 0,04; c = 14,4 kPa; = 24,79

Figura 130 Inclinao 1(V):2,75(H); Kh = 0,04; c = 36 kPa; = 24,79

129

Figura 131 Inclinao 1(V):2,75(H); Kh = 0,08; c = 7,2 kPa; = 24,79

Figura 132 Inclinao 1(V):2,75(H); Kh = 0,08; c = 14,4 kPa; = 24,79

130

Figura 133 Inclinao 1(V):2,75(H); Kh = 0,08; c = 36 kPa; = 24,79

Figura 134 Inclinao 1(V):2,75(H); Kh = 0,12; c = 7,2 kPa; = 24,79

131

Figura 135 Inclinao 1(V):2,75(H); Kh = 0,04; c = 14,4 kPa; = 24,79

Figura 136 Inclinao 1(V):2,75(H); Kh = 0,12; c = 36 kPa; = 24,79

132

Inclinao 1(V):3(H)

Figura 137 Inclinao 1(V):3(H); Kh = 0; c = 9 kPa; = 30

Figura 138 Inclinao 1(V):3(H); Kh = 0; c = 18 kPa; = 30

133

Figura 139 Inclinao 1(V):3(H); Kh = 0; c = 45 kPa; = 30

Figura 140 Inclinao 1(V):3(H); Kh = 0,01; c = 7,2 kPa; = 24,79

134

Figura 141 Inclinao 1(V):3(H); Kh = 0,01; c = 14,4 kPa; = 24,79

Figura 142 Inclinao 1(V):3(H); Kh = 0,01; c = 36 kPa; = 24,79

135

Figura 143 Inclinao 1(V):3(H); Kh = 0,02; c = 7,2 kPa; = 24,79

Figura 144 Inclinao 1(V):3(H); Kh = 0,02; c = 14,4 kPa; = 24,79

136

Figura 145 Inclinao 1(V):3(H); Kh = 0,02; c = 36 kPa; = 24,79

Figura 146 Inclinao 1(V):3(H); Kh = 0,04; c = 7,2 kPa; = 24,79

137

Figura 147 Inclinao 1(V):3(H); Kh = 0,04; c = 14,4 kPa; = 24,79

Figura 148 Inclinao 1(V):3(H); Kh = 0,04; c = 36 kPa; = 24,79

138

Figura 149 Inclinao 1(V):3(H); Kh = 0,08; c = 7,2 kPa; = 24,79

Figura 150 Inclinao 1(V):3(H); Kh = 0,08; c = 14,4 kPa; = 24,79

139

Figura 151 Inclinao 1(V):3(H); Kh = 0,08; c = 36 kPa; = 24,79

Figura 152 Inclinao 1(V):3(H); Kh = 0,12; c = 7,2 kPa; = 24,79

140

Figura 153 Inclinao 1(V):3(H); Kh = 0,04; c = 14,4 kPa; = 24,79

Figura 154 Inclinao 1(V):3(H); Kh = 0,12; c = 36 kPa; = 24,79

141

APNCIDE D Sadas do SLOPE/W para Sismicidade Horizontal e Vertical


Inclinao 1(V):1,5(H)

Figura 155 Inclinao 1(V):1,5(H); Kh = 0,12; Kv = 0,08; c = 36 kPa; = 24,79

Figura 156 Inclinao 1(V):1,5(H); Kh = 0,12; Kv = -0,08; c = 36 kPa; = 24,79

142

Inclinao 1(V):1,75(H)

Figura 157 Inclinao 1(V):1,75(H); Kh = 0,12; Kv = 0,08; c = 36 kPa; = 24,79

Figura 158 Inclinao 1(V):1,75(H); Kh = 0,12; Kv = -0,08; c = 36 kPa; = 24,79

143

Inclinao 1(V):2(H)

Figura 159 Inclinao 1(V):2(H); Kh = 0,12; Kv = 0,08; c = 36 kPa; = 24,79

Figura 160 Inclinao 1(V):2(H); Kh = 0,12; Kv = -0,08; c = 36 kPa; = 24,79

144

Inclinao 1(V):2,25(H)

Figura 161 Inclinao 1(V):2,25(H); Kh = 0,12; Kv = 0,08; c = 36 kPa; = 24,79

Figura 162 Inclinao 1(V):2,25(H); Kh = 0,12; Kv = -0,08; c = 36 kPa; = 24,79

145

Inclinao 1(V):2,5(H)

Figura 163 Inclinao 1(V):2,5(H); Kh = 0,12; Kv = 0,08; c = 36 kPa; = 24,79

Figura 164 Inclinao 1(V):2,5(H); Kh = 0,12; Kv = -0,08; c = 36 kPa; = 24,79

146

Inclinao 1(V):2,75(H)

Figura 165 Inclinao 1(V):2,75(H); Kh = 0,12; Kv = 0,08; c = 36 kPa; = 24,79

Figura 166 Inclinao 1(V):2,75(H); Kh = 0,12; Kv = -0,08; c = 36 kPa; = 24,79

147

Inclinao 1(V):3(H)

Figura 167 Inclinao 1(V):3(H); Kh = 0,12; Kv = 0,08; c = 36 kPa; = 24,79

Figura 168 Inclinao 1(V):3(H); Kh = 0,12; Kv = -0,08; c = 36 kPa; = 24,79

148

APNDICE E Mapas Ssmicos Mundiais

Figura 169 Mapa ssmico das Amricas (GSHAP, 2000)

149

Figura 170 Mapa ssmico da frica, Europa e Oriente Mdio (GSHAP, 2000)

150

Figura 171 Mapa ssmico da sia Oriental (GSHAP, 2000)

151

Figura 172 Mapa ssmico do Sudoeste do Pacfico (GSHAP, 2000)

You might also like