You are on page 1of 5

Prof.

: Geraldo Barbosa Filho

AULA 03 CAMPO ELTRICO


1INTRODUO

Seja uma carga Q (carga fonte) fixa, localizada num ponto qualquer do espao se colocarmos uma outra carga q (carga de prova), nas proximidades da carga fonte Q, aparecer uma fora eltrica agindo sobre a mesma. Esta regio nas proximidades da carga fonte Q chamamos de campo eltrico.

Se a carga de prova for negativa o campo e a fora tero sentidos opostos.

3-

CAMPO ELTRICO DE CARGA PUNTIFORME.

O campo eltrico gerado por uma carga fonte, puntiforme Q num ponto p tem intensidade:

2.

O VETOR CAMPO ELTRICO E

Quando a carga fonte positiva gera campo eltrico de afastamento

O vetor campo eltrico informa a direo, sentido e intensidade do campo eltrico.

F E= q

[E] =

[F ] N = [q] C

Quando a carga fonte negativa gera campo eltrico de aproximao

Por definio a intensidade do campo eltrico nos informa a intensidade da fora eltrica que atua numa determinada quantidade de carga, por exemplo, se o campo eltrico num ponto P tem intensidade de 100 N/C isto significa que para cada um Coulomb de carga colocada naquele ponto tem-se uma fora de 100N.

4-

CAMPO ELTRICO RESULTANTE

Se um ponto P pertence simultaneamente a mais de um campo eltrico, o campo eltrico resultante nesse ponto ser a soma vetorial de todos os campos eltricos.

Se a carga de prova for positiva o campo e a fora tero mesmo sentido.

Prof.: Geraldo Barbosa Filho EXERCCIOS QUESTO 01 1- O campo eltrico desempenha o papel de transmissor de interaes entre cargas eltricas. 2- Campo eltrico a regio do espao que circunda um corpo eletrizado.
3- O vetor campo eltrico E num ponto a fora eltrica por unidade de carga de prova colocada no ponto, ou seja, a razo entre a fora F na carga de prova q, exercida pela carga Q que cria o campo, e a carga de prova q. 4- Quando o campo eltrico gerado por uma nica carga, a direo do vetor campo eltrico geralmente coincide com a direo da fora eltrica que age na carga de prova, qualquer que seja o ponto do campo eltrico. 5- Num ponto de um campo eltrico, o vetor campo eltrico tem direo horizontal, sentido da direita para a esquerda, e intensidade 105 N/C. Colocando nesse ponto , uma carga puntiforme de 2C, a fora eltrica que atuar em q ter intensidade 0,2 N, direo horizontal e sentido da esquerda para a direita.

QUESTO 04 1-As cargas em excesso de um condutor em equilbrio eletrosttico no esto localizadas no seu interior e nem na superfcie interna. 2- Um objeto envolvido por uma capa metlica, portanto condutora, fica isento de influncias eltricas, uma vez que o campo no interior da capa nulo. 3- O mdulo do vetor campo eltrico no interior de um condutor em equilbrio eletrosttico necessariamente zero. 4- O vetor campo eltrico, num ponto qualquer da superfcie de um condutor em equilbrio eletrosttico, perpendicular superfcie, ele orientado para fora se o condutor estiver eletrizado positivamente e para dentro se estiver eletrizado negativamente. 5- A intensidade limite de campo eltrico aplicado a um dieltrico, acima da qual este perde a sua capacidade isoladora tornando-se condutor, chamada de rigidez dieltrica. QUESTO 05 1- Campo eltrico uniforme onde o vetor E o mesmo em todos os pontos. Assim, em cada ponto do campo, o vetor E tem a mesma intensidade, a mesma direo e o mesmo sentido. 2- Abandona-se um eltron, sem velocidade inicial, em um campo eltrico uniforme. Em um instante posterior, a velocidade vetorial do eltron ter sempre o mesmo sentido que a linha de fora do campo. 3- Suponha que uma carga eltrica livre, por exemplo, um eltron, seja abandonado sem velocidade inicial em um campo eletrosttico. Quanto trajetria da partcula, podemos afirmar que somente coincidir com a linha de fora se o campo for uniforme. 4- Um eltron lanado horizontalmente com velocidade inicial V0, num campo eltrico uniforme, dirigido verticalmente para cima, ento sua trajetria ser uma hiprbole. 5- O eltron da questo anterior apresentar acelerao de sentido oposto ao do vetor campo eltrico. QUESTO 06 1-Sobre uma carga eltrica de 2,0. 10-6C, colocada em certo ponto do espao, age uma fora de intensidade 0,80N. Despreze as aes gravitacionais. A intensidade do campo eltrico nesse ponto 4,0. 105N/C. 2- Uma carga puntual Q, positiva, gera no espao um campo eltrico. Num ponto P, a 0,5 m dela, o campo tem intensidade E = 7,2. 106 N/C. Sendo o meio o vcuo onde K0 = 9. 109 unidades SI, o valor da carga q de 2,0. 10-4C. 3- O campo eltrico gerado em P, por uma carga puntual, positiva de valor +Q a uma distncia d, tem valor absoluto E. O valor absoluto do campo gerado em P por outra carga puntual positiva de valor +2Q a uma distncia 3d, em funo de E, 9E/2.

QUESTO 02 1- O campo eltrico gerado por uma nica carga depende da carga de prova. 2- A intensidade do vetor campo eltrico num ponto depende da distncia deste ponto carga que o origina. 3- Uma carga negativa fica sujeita a uma fora constante, oposta ao vetor campo eltrico, qualquer que seja o sinal da carga que o origina. 4- O vetor campo eltrico num ponto P qualquer, a uma distncia r de uma carga puntiforme Q que o produz, existe independentemente da existncia de carga de prova nesse ponto, sua direo a da reta que contm Q e o ponto P, seu sentido o de afastamento de Q se Q>0 e de aproximao se Q<0. 5- Num ponto de campo eltrico gerado por vrias cargas, o mdulo do vetor campo eltrico necessariamente diferente de zero. QUESTO 03 1- A linha de fora (linha imaginria proposta por Faraday) tem sempre o sentido do vetor campo eltrico sendo tangente a ele em qualquer ponto. 2- As linhas de fora divergem de carga positiva geradora de campo e convergem para carga geradora negativa. 3- Pode haver interseco de duas ou mais linhas de fora. 4- A densidade de linhas de fora representa a medida do mdulo do vetor campo eltrico em qualquer ponto de um campo eltrico. 5- O nmero de linhas de fora que deixam ou chegam a uma carga geradora de campo proporcional ao quadrado do mdulo da carga.

Prof.: Geraldo Barbosa Filho 4- A figura abaixo representa uma carga Q e um ponto P do seu campo eltrico onde colocada uma carga de prova q.
3- A intensidade do campo eltrico resultante no ponto P, devido s cargas q1 = q2 = 4.10-6C 36.103 N/C.

Das figuras abaixo todas representam corretamente o sentido do vetor campo eltrico em P e da fora que atua sobre q.

4- A intensidade do campo eltrico resultante no ponto P, devido s cargas q1 = q2 = 4.10-6C

36 2 .103 N/C.

5- Dos grficos a seguir o que melhor representa o mdulo do vetor campo eltrico em um ponto P, nas proximidades de uma carga eltrica puntiforme, em funo da distncia d entre a carga e P o do item e.

5- A intensidade do campo eltrico resultante no ponto P, devido s cargas q1 = q2 = 4.10-6C 36

3 .103 N/C.

Questo 07 1-A intensidade do campo eltrico resultante no ponto P, devido s cargas q1 = q2 = 4.10-6C 54.103 N/C.

2- A intensidade do campo eltrico resultante no ponto P, devido s cargas q1 = q2 = 4.10-6C 45.103 N/C.

QUESTO 08 1-Dos grficos seguintes que pode representar o campo eltrico gerado por uma carga eltrica positiva, sendo r a distncia entre o ponto considerado e a carga o do item c.

Prof.: Geraldo Barbosa Filho


2- Duas cargas puntiformes de mesmo mdulo e sinais contrrios, esto fixas nos pontos A e B, conforme mostra a figura. Pode-se afirmar que o acampo eltrico resultante nunca ser nulo. 3- Um pequeno corpo carregado positivamente e de peso desprezvel lanado em um campo eltrico uniforme com velocidade inicial de sentido oposto ao do vetor campo eltrico. O movimento do corpo ser inicialmente retilneo uniformemente retardado e depois retilneo uniformemente acelerado. 4-Uma carga eltrica negativa penetra num campo eltrico uniforme com velocidade V de mesmo sentido que o campo eltrico. Desprezando a ao de outras foras, o movimento da carga eltrica dentro do campo eltrico ser inicialmente retilneo e uniformemente retardado. 5- Duas cargas eltricas pontuais, de mesmo valor e de sinais opostos encontram-se em dois dos vrtices de um tringulo eqiltero. No ponto mdio entre esses dois vrtices, mdulo do campo eltrico resultante devido as duas cargas vale E. O valor do mdulo do campo eltrico no terceiro vrtice do tringulo de E/4. Considerando-se o dipolo, a representao das linhas de campo eltrico resulta da superposio dos campos criados pelas cargas puntiformes e o dipolo composto por duas cargas de mesma intensidade e sinais contrrios e o campo eltrico criado por uma das cargas modifica o campo eltrico criado pela outra. 4-Linhas de fora, de um campo eltrico, so linhas desenhadas de forma que a tangente, em qualquer ponto, a uma linha de fora, caracteriza a direo do vetor campo eltrico e a orientao da linha de fora, define o sentido do vetor campo eltrico. 5-As linhas de fora so traadas de forma que, em regies onde estejam mais prximas entre si, o vetor campo eltrico tem a maior intensidade do que nas regies onde estejam mais afastadas. QUESTO 10 1-As linhas de fora de um campo eltrico no podem ser curvas fechadas. 2-Considere duas cargas +q e duas cargas q, dispostas sobre uma circunferncia de centro O, como mostra a figura.

3- Esto representadas, a seguir, as linhas de fora do campo eltrico criado por um dipolo.

QUESTO 09 1- A acelerao de uma partcula de massa m e carga eltrica Q quando, a partir do repouso percorre uma distncia d , numa regio onde existe um campo eltrico
uniforme de mdulo E, constante,

m . qE

2-Quatro cargas eltricas, trs positivas e uma negativa, esto colocadas nos vrtices de um quadrado, como mostra a figura.

O campo eltrico produzido por estas cargas no centro do quadrado representado por:

O nico ponto do plano da circunferncia em que o campo eltrico nulo o centro da circunferncia.

Prof.: Geraldo Barbosa Filho

3-Em um campo eltrico vertical e orientado para baixo, faz-se incidir um eltron, segundo um ngulo de 60 com a horizontal. Desprezando-se ao da gravidade, o vetor fora eltron que atua no eltron faz um ngulo de 90o com a horizontal. 4- Em um ponto do espaa, uma carga eltrica no sofre a ao de fora eltrica se o campo eltrico nesse local nulo. 5-Em um ponto do espao, pode existir campo eltrico sem que a exista fora eltrica.

01 VVVVV 06 VVFVV

02 FVVVF 07 FFFFF

GABARITO 03 04 VVFVF VVVVV 08 09 VVVVF FVFVV

05 VFVFV 10 VVVVV

You might also like