You are on page 1of 5

CURSO: Tcnico em Segurana do Trabalho DISCIPLINA: Metodologia em EaD CARGA HORRIA: 45 h/a PROFESSOR CONVIDADO: Pedro Hiago de M.

Freitas COORDENADORA DO CURSO:Cludia M. Lima da Costa Tutor Distncia: Karen Cristina Barros Tutor Presencial: Antonio de Padua Aluno: Silmara Vieira Ramos Fontinele.

ATIVIDADE CASA(Unidade III) 1. Com relao a Mapas Conceituais assinale a alternativa correta. a) Em um mapa tipo hierrquico os conceitos mais gerais ficam na base do mapa e os mais especficos na parte superior desse, obrigatoriamente. b) Atualmente, no se devem usar palavras de ligao entre conceitos, pois sem elas no contribuem em nada para a potencialidade instrucional de um mapa. c) De maneira ampla, mapas conceituais so diagramas que indicam relaes entre conceitos, ou de palavras que usamos para representar conceitos. d) Nos mapas bidimensionais, apenas a organizao linear horizontal permite uma visualizao completa das relaes entre conceitos de um contedo ou disciplina. 2. Sobre os Mapas Conceituais hierrquicos de aprendizagem, julgue os itens abaixo e assinale a sequencia correta. ( V ) Mapas conceituais hierrquicos mostram que certos conceitos so superiores a outros. ( F ) Atualmente no importante o uso de palavras/verbos de ligao entre conceitos chaves. ( V ) Mapas conceituais no se tratam de classificar conceitos. Trata-se, isso sim, de identificar os conceitos-chave de certo conhecimento, de organiz-lo em um diagrama com algum tipo de hierarquia e de relacion-los explicitamente. ( F ) Nos mapas, os conceitos chaves, que ficam nas caixas, podem aparecer mais de uma vez. ( V ) As setas nas linhas podem ser usadas. O problema que elas tendem a dar direcionalidade ao mapa. ( F ) bom, nos mapas, usar de maneira excessiva palavras de conexes, como: , pode, pode ser. Elas enriquecem o mapa de conceitos.

a) b) c) d)

VVFVVF VFVFVF V VVVVV V F V F FF

3. Assinale a opo que representa um exemplo de mapa conceitual hierrquico.

a)

b)

c)

d) 4. Mapas Conceituais devem ser entendidos como diagramas bidimensionais que procuram mostrar relaes hierrquicas entre conceitos de um contedo ou disciplina e que derivam sua existncia da prpria estrutura conceitual do contedo ou disciplina. Com relao bidimensionalidade de um mapa de conceitos, assinale a opo correta. a) Devido esses mapas tirarem partido da organizao linear vertical e horizontal, permitindo uma viso mais completa das relaes entre os conceitos de um contedo ou disciplina. b) Devido os mapas tirarem partido apenas da organizao linear vertical. c) A bidimensionalidade de um mapa devido ao uso obrigatrio de setas nas linhas que ligam conceitos, dando uma direcionalidade ao diagrama. d) Devido os conceitos seguirem uma ordem decrescente de generalidade, de cima para baixo no eixo vertical, dos mais gerais e inclusivos at aos mais especficos na base, ou p do mapa. 5. Ao fazer a leitura do texto abaixo, texto produzido com referncia a Unidade I, faa um mapeamento conceitual dele. Utilize o programa Cmap Tools para construo do mapa, ao concluir o mapa, salve seu mapa como arquivo de

imagem, como ensinado no tutorial. Depois d um clique abaixo deste texto, depois clique na guia inserir, no Microsoftword, depois em imagem, localize o local em que o mapa foi salvo, clique sobre ele e clique em inserir. Pronto, com isso seu mapa conceitual vai ser inserido nessa atividade, abaixo deste texto. Ou se preferir imprima seu mapa e cole abaixo deste texto. As TIC Tecnologias de Informao e Comunicao podem ser entendidas como um conjunto de recursos tecnolgicos que proporcionam um novo modelo de informao e comunicao. A interatividade potencializada pelas Tecnologias digitais possibilita uma aprendizagem na qual o aluno ir trilhar seus prprios caminhos, realizando, tambm, trocas dinmicas e instantneas com os demais sujeitos envolvidos no processo de produo do conhecimento. A internet, que se trata de uma TIC, utilizada como aliada na educao contribui para o processo de formao pessoal e profissional dos jovens. Dominar os recursos tecnolgicos e intermedi-los com a aprendizagem de contedos multidisciplinares desenvolve competncias necessrias para se inserir e manter-se no mercado de trabalho. Educar com o auxlio da internet, ajuda na quebra das barreiras geogrficas, culturais e socioeconmicas, tendo em vista que de qualquer ponto do planeta, as mesmas informaes disponveis podem ser acessadas atravs da rede, ou seja, a internet proporciona a democratizao da educao. A Educao a distncia, que atualmente utiliza-se intensamente da internet, uma modalidade de educao em que professores e alunos esto separados, planejada por instituies e que utiliza diversas tecnologias de comunicao conectando estudantes e docentes. Como caractersticas dessa modalidade de educao tm a abertura, por atender uma maior quantidade de alunos em comparao ao sistema de ensino presencial; a flexibilidade, por permitir que o aluno associe estudo, trabalho e famlia; a economia, por evitar o deslocamento, o abandono do local de trabalho; a eficcia, por o estudante, ser estimulado a se tornar sujeito de sua aprendizagem; e a formao permanente, devido a grande demanda de cursos, no campo profissional e pessoal, para dar continuidade a formao recebida. Essas caractersticas so adaptadas para aprendentes adultos que com motivao para adquirir conhecimento e qualificaes e a disponibilidade de materiais apropriados para aprender, eles esto aptos a terem xitos em um modo de autoaprendizagem.

Bom exerccio e continue com os estudos!

You might also like