You are on page 1of 2

Batismo nas guas

"Portanto, ide, ensinai todas as naes, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Esprito Santo; ensinando-as a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, at consumao dos sculos. Amm!"
Jesus Cristo, Evangelho segundo Mateus, captulo 28 , versos 19 e 20

O batismo um tema muito importante para um cristo, visto que uma ordenana do nosso Senhor Jesus, e como tal, deve ser cumprida, pois aquele que O ama, guarda os seus mandamentos (Jo. 14:21). Portanto deve-se ter certeza, com base nas Escrituras, de se estar procedendo da maneira correta, e obedecendo como se deve ao nosso Mestre. A viso sobre a procedncia do baitsmo pode mudar um pouco dependendo da interpretao bblia, e exatamente por isso, devemos recorrer ela para tentar cumprir o mandamento da melhor maneira que pudermos.

O que o Batismo nas guas?


O batismo (do grego baptz, mergulhar, submergir) realizado por imerso do corpo inteiro uma s vez em guas. O batismo o seu testemunho pblico do que aconteceu ao novo convertido, que j faz parte do Corpo de Cristo pelo novo nascimento. Trata-se, portanto, de uma confisso pblica da f salvadora em Cristo Jesus, por intermdio de atos e palavras, onde o quem batizadov demosntra ter aceitado por completo as verdades da Bblia Sagrada. O convertido mostra, pelo fato de ser batizado, que morreu para o mundo e renasceu para Cristo, para agora viver em novidade de vida (Rm 6.4).

Pecados perdoados.
No o batismo que faz com que nossos pecados sejam perdoados, mas o sangue do Senhor Jesus derramado na cruz. No momento em que o pecador se arrepende de viver de modo desobediente ao que a Palavra de Deus ensina, na mesma hora em que ele confessa ao mundo espiritual que a partir daquele instante ele renuncia direo da carne, para viver segundo a Palavra, crendo que a morte do Senhor foi feita em seu lugar e que Cristo o nico salvador, nessa mesma hora os pecados so perdoados e esquecidos (2Co5.17). O batismo a confisso pblica disso (At 2.38; Rm 6.4). O ladro da cruz foi perdoado e salvo sem batizar-se, porque no teve chance para isso, o que no significa que possamos negligenciar o mandamento do Senhor Jesus (Mc 16.16). Portanto a f no Senhor Jesus como Salvador que nos garante o perdo dos pecados, e o batismo o exterioriza para o mundo.

Quem deve ser batizado?


O batismo para todos os que creem, de todas as raas e povos e sexos, e no apenas para os homens de um conjunto especfico de tribos. necessria crena em Cristo, primeiro, para ser realizado o ato do batismo (Mc. 16.16), por isso no so batizadas crianas. No entanto, A Bblia afirma categoricamente que nenhuma criancinha ir para o inferno por no ter-se batizado (Mc10.14;Mt 18.3).

Como deve ser realizado o batismo?


A palavra batismo, como vimos, de origem grega, e significa mergulhar, submergir, e o batismo ento realizado por imerso da pessoa na gua, e, como Jesus ordenou, batizamos em nome do Pai, e do Filho, e do Esprito Santo. As partes em que se lem no Novo Testamento que os discpulos batizavam em nome de Jesus apenas mostra a maneira de todo crente agir: em nome de Jesus. Pode-se entender, portanto, quando se diz que eles balizavam em Nome de Jesus, estavam agindo em Nome dEle, e no, necessariamente, usando s o Nome no ato do batismo. Ento a pessoa batizada em nome do Pai, e do Filho, e do Esprito Santo, em nome Jesus. Outro ponto a ser levantado, seria uma suposta diferena entre o batismo realizado nas aguas correntes de um rio, e o realizado em outro local, como em uma piscina, por exemplo. Na verdade, no h diferena. Jesus foi, sim batizado no rio, no entanto, entendemos que essa no foi a ordenana, apesar de poder servir para exemplo, vemos no novo testamento fatos que indicam que at os apstolos no batizavam sempre em rios. Por exemplo, em Atos, no captulo nove, na converso de Paulo, a bblia indica que ele foi batizado na casa onde estava, e no em um rio. O importante, portanto, , e sempre ser, o que o batismo representa.

Que este ligeiro estudo possa sanar as dvidas mais recorrentes a respeito do Batismo nas guas, parabns pela deciso! Deus te abenoe em sua caminhada crist, agora e para sempre! Na paz do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, Amm!

You might also like