You are on page 1of 64

DIREITO PENAL & PROCESSO PENAL

PROCEDIMENTO COMUM OU ORDINRIO HIPTESE para crimes apenados com a pena de recluso. FASE PR-PROCESSUAL = INQURITO POLICIAL PERSECUO PENAL FASE PROCESSUAL

__|_____|_____|_____|_____|_____|_____|_____|_____|_____|_____|__

51

10

11

1. INQURITO procedimento administrati o presidido pela autoridade policial. pe!a dispens" el. OBJETO indiciado ou suspeito da pr"tica do crime #ue se apura. No $" partes% no $" lide. CARACTERSTICAS: INQUISITIVO no $" presen!a de contradit&rio. As in esti'a!(es se'uem a discricionariedade do dele'ado. SIGILOSO com e)ce!o para o ad o'ado * ART. 7., XIV ESTATUTO OAB ESCRITO de em ser documentadas todas as dili'+ncias reali,adas. FINALIDADE alcan!ar ind-cios su.icientes de a !"#$a e %a!&#$a'$(a(& / 0usta causa para a de.la'ra!o da a!o penal. nem sempre $a er" necessidade de compro a!o da materialidade. 1omente de er" pro ar a materialidade nos delitos no transeuntes / crimes #ue dei)am est-'ios * ART. 155 C.P.P. E)AME DE CORPO DE DELITO indispens" el o e)ame de corpo de delito se o crime dei)ar est-'ios. O e)ame de corpo de delito ser" reali,ado por 2 peritos o.iciais. E)*+ 3omic-dio crime no transeunte por#ue dei)a est-'ios / cad" er indispens" el o e)ame de corpo de delito 4necr&pcia5. E)*+ Leso Corporal crime no transeunte por#ue dei)a est-'ios / leso indispens" el o e)ame de corpo de delito. E)*+ In06ria por pala ras crime transeunte por#ue no dei)a est-'ios no $" e)ame de corpo de delito. E)*+ Crime de dano crime no transeunte por#ue dei)a est-'ios / dano indispens" el o laudo de constata!o de a arias% sem o #ual a #uei)a de er" ser re0eitada. ESPCIES DIRETO mediante contato imediato entre est-'io e perito. INDIRETO ART. 167 C.P.P. mediante contato mediato entre est-'io e perito. E)CE,ES nas in.ra!(es de menor potencial o.ensi o 4 E)*+ Leso Corporal Le e e Leso Corporal Culposa5% o 7.P. poder" o.erecer a den6ncia sem o e)ame de corpo de delito% 8astando para tanto o 9oletim de Atendimento 7dico. Contudo% para a condena!o% o e)ame de corpo de delito imprescind- el.

CONFISSO a con.isso no supre o e)ame de corpo de delito. ART. 158 C.P.P. um res#u-cio do 1istema de Pro a Tari.ada ou Pr:;i)ada ou Le'al% em oposi!o ao atual 1istema do Li re Con encimento 7oti ado. INSTAURAO o in#urito poder" ser instaurado< DE OF-CIO independe de pro oca!o. MEDIANTE REQUISIO M*P* OU .UI/ ordem para instaurar in#urito. MEDIANTE REQUERIMENTO DO OFENDIDO o dele'ado pode a aliar se ir" ou no instaurar o in#urito. E)*+ =A> praticou um crime de .urto $" 1? anos atr"s. =9>% o lesado% re#uer a instaura!o do in#urito. No caso% 0" $ou e a prescri!o% #ue se operou em @ anos% con.orme ART. 1 ! C.P.% tendo $a ido a e)tin!o da puni8ilidade. Nesse caso o dele'ado poder" dei)ar de instaurar o in#urito. Toda ia% $a endo prescri!o mas o dele'ado estando diante de uma re#uisi!o do 7.P. ou Aui,% no poder" dei)ar de instaurar o in#urito. Nesse caso% $a endo amea!a ao direito de li8erdade do indiciado% ca8er" "#$%#& C'()*& 0a#a !#a12a# " $13 4#$!". NOTITIA CRI+INIS no $" den6ncia ou #uei)a na dele'acia% mas sim not-cia:crime. No o8edece a #ual#uer .ormalidade% podendo ser oral e anBnima. No tem ri'or .ormal. endere!ada% em re'ra% ao dele'ado mas poder" ser diri'ida ao 7.P. ou ao Aui,% #ue re#uisitaro a instaura!o do in#urito. AUTO DE PRISO EM FLAGRANTE "ABEAS CORPUS PARA TRANCA+ENTO DE IN,U-RITO a re'ra do no ca8imento. Contudo% ser" ca8- el #uando o in#urito .or instaurado e $ou er .la'rante causa de e)tin!o da puni8ilidade ou atipicidade. E)*+ Cano culposo / conduta at-pica se instaurar in#urito ca8er" Habeas Corpus para tranc":lo. IMPETRANTE = ACDOEACO FIGURAS PACIENTE = INDICIADO5RU

REQUERIMENTO DE OFENDIDO A AUTORIDADE COATORA SER O DELEGADO, SENDO O JUIZ COMPETENTE PARA APRECIAR O HABEAS CORPUS

AUTORIDADE COATORA INQURITO PELO REQUISIO


O

DE

AUTORIDADE COATORA SER O JUIZ, SENDO

INQURITO

TRIBUNAL COMPETENTE O HABEAS CORPUS

PARA APRECIAR

67 DIAS 1F O INCICIACO F1TIDFR 1OLTO 87 DIAS 1F O INCICIACO F1TIDFR PRF1O se ultrapassar% $a er" e)cesso de pra,o / ile'alidade / HC para rela)amento.

PRA.O PARA ENCERRAR IN,U-RITO

O9S*+ LEI N. 1 ./ !0 1 O PRAGO PARA FNCFRRAR O INQURITO% F1TANCO O INCICIACO PRF1O POR TRH;ICO % 1FRH CF 8: DIAS.

2. DEN;NCIA OU QUEI)A-CRIME .indo% sendo caso de a!o penal p68lica% o in#urito encamin$ado ao 7.P.% #ue poder" o.erecer den6ncia% re#uerer no as dili'+ncias ou re#uerer o ar#ui amento ao 0ui,. A den6ncia ou #uei)a:crime a oportunidade para o 7.P. ou o.endido apresentar o rol de testemun$as. : DIAS 1F O INCICIACO F1TIDFR PRF1O PRA.O PARA OFERECI+ENTO DEN2NCIA 8: DIAS 1F O INCICIACO F1TIDFR 1OLTO

Se o M.P. no obedecer a esse prazo para oferecer Denncia, se quedando inerte, o ofendido poder ajuizar QUEIXA-CRIME SUBSIDIRIA ART. 29 C.P.P., dando incio ao penal privada subsidiria da pblica. O M.P. funcionar como custos legis, intervindo em todos os atos do processo. Se no curso desta o ofendido desistir, o M.P. reassumir a titularidade.
I. RECE9IMENTO DA DEN;NCIA OU QUEI)A-CRIME ca8er" ao 0ui, o F)ame Positi o de Admissi8ilidade. RE.EITAR DEN;NCIA OU QUEI)A ca8er" RFCUR1O F7 1FNTICO F1TRITO < ART. 581, I C.P.P. 1e o 0ui, RECE9ER DEN;NCIA OU QUEI)A a deciso ser" irrecorr- el. "ABEAS CORPUS PARA TRANCA+ENTO DE AO PENAL a re'ra do no ca8imento. Contudo% se o 0ui, rece8er inde idamente a den6ncia ou #uei)a:crime% #uando% p.e).% o crime $ou er prescrito% a a!o ser" uma amea!a ao direito de li8erdade% sendo ca8- el Habeas Corpus com o o80eti o de trancar a a!o penal * ART. 6/8, I C.P.P. CJC ART. 5., LXVIII CRFB088 4.alta de 0usta causa5. O9S*+ 3A9FA1 CORPU1 NKO RFCUR1O 7A1 1I7 ALKO PFNAL CF RITO F1PFCIAL OU CON1TITUCIONAL. M. CITAO DO ACUSADO PARA INTERROGATRIO o ato processual de con oca!o. C" ci+ncia ao acusado da imputa!o #ue l$e .ormulada% dando:l$e oportunidade para o.erecer de.esa. 1em cita!o o processo nulo pela o.ensa N ampla de.esa e ao contradit&rio. ESP-CIES PESSOAL .eita por o.icial de 0usti!a. Ce e ser diri'ida diretamente ao acusado. POR EDITAL se no ti er endere!o certo ou se o acusado se ocultar para impedir a cita!o. A re'ra #ue a pu8lica!o se0a com pra,o de 1O dias% contudo% no caso de oculta!o% ser" de O dias * ART. 361 C.P.P. O. INTERROGATRIO o interro'at&rio um ato pri ado do 0ui,% ca8endo to somente a ele .ormular per'untas. O acusado pode se manter calado no interro'at&rio% no sendo o sil+ncio interpretado em seu des.a or em ra,o do P#$12=0$" (a P#&> 1?@" (& I1"2A12$a " N@" C '0aB$'$(a(&.

"IP4TESES+ O ACUSADO CITADO PESSOALMENTE E NO COMPARECE CFCRFTALKO CA RFDFLIA como o direito N li8erdade indispon- el e i'e o Princ-pio da Derdade Real% no $a er" presun!o de eracidade. A re elia implicar" para o acusado na aus+ncia de intima!o para demais atos processuais. Contudo% ao acusado l-cito oltar ao processo no estado em #ue se encontre. O ACUSADO CITADO POR EDITAL E NO COMPARECE E NEM CONSTITUI ADVOGADO 1U1PFNCF O PROCF11O F O PRAGO PRF1CRICIONAL < ART. 366 C.P.P. Poder" ser decretada a priso% mediante .undamenta!o. O ACUSADO CITADO POR EDITAL E NO COMPARECE MAS CONSTITUI ADVOGADO CFCRFTALKO CA RFDFLIA AUTO:CF;F1A pelo acusado. DEFESA CF;F1A TCNICA pelo ad o'ado.

AUSNCIA DE DEFESA (AUTO-DEFESA OU DEFESA TCNICA) = NULIDADE ABSOLUTA = presuno do prejuzo. DEFICINCIA DE DEFESA (AUTO-DEFESA OU DEFESA TCNICA) = NULIDADE RELATIVA = o prejuzo deve ser provado.
P. DEFESA PRVIA OU ALEGA,ES PRELIMINARES ART. 3!5 C.P.P. de er" ser apresentada no pra,o de I dias% contados do interro'at&rio. a oportunidade para a de.esa o.erecer o rol de testemun$as. uma pe!a sucinta% no es'otando a de.esa os seus ar'umentos. Fm 'eral% .eita por ne'a!o 'enrica. Pode% contudo% ser ale'ado em de.esa pr ia #uest(es processuais a serem discutidas% tais como incompet+ncia do 0ui,% ile'itimidade da parte% etc. Q. PROVA DE ACUSAO OU SUMRIO DE CULPA audi+ncia para oiti a das testemun$as arroladas pelo 7.P. @. PROVA DE DEFESA OU SUMRIO DE DEFESA audi+ncia para oiti a das testemun$as arroladas pela Ce.esa. EXCEO 5 ORDE+ = CARTA PRECATRIA em re'ra% o 0ui, no poder" in erter a ordem das pro as so8 pena de nulidade a8soluta. Contudo% poder" o 0ui, ou ir as testemun$as de acusa!o e as de de.esa para depois rece8er a Carta Precat&ria de testemun$as de acusa!o. R. DILIGCNCIAS ART. /!! C.P.P. para complementa!o da instru!o criminal. E)*+ Auntada de laudo% ;.A.C.% Per-cia% etc. 1?. ALEGA,ES FINAIS ART. 5 C.P.P. a da de.esa o.erecida sempre ap&s a do 7.P. ;a, o e)ame das pro as e .undamentos 0ur-dicos do caso% apresentando as conclus(es ao 0u-,o. 11. SENTENA prolatada ap&s ale'a!(es. ESP-CIES a senten!a pode ser<

CONDENATRIA INTI7ALKO / APFLALKO F RAGSF1 PFLA CF;F1A. A9SOLUTRIA APFLALKO F RAGSF1 PFLO 7.P. CONTRA:RAGSF1 CF APFLALKO PFLA CF;F1A. COM CONTRADIOD O9SCURIDADE OU AM9IGEIDADE ARTS. 381 F 6 ! C.P.P. = F79AREO1 CF CFCLARALKO DE SENTENA ART. 381 C.P.P. EM9ARGOS DE DECLARAO DE ACRDO ART. 6 ! C.P.P. APELAO NO PROCEDIMENTO COMUM ART. 5!3 C.P.P. um recurso 8i."sico% ou se0a% primeiro $a er" uma .ase de interposi!o no pra,o de O dias% e% ap&s a sua admissi8ilidade% ser" a8erta ista pelo pra,o de @ dias para o o.erecimento das ra,(es.

PROCEDIMENTO COMUM OU ORDINRIO

DENNCIA/ QUEIXA-CRIME INQURITO

CITAO

DEFESA PRVIA

PROVA DE DEFESA

ALEGAES FINAIS ART. 500 C.P.P. SENTENA

____|_________|_________|_________|_________|_________|_________|_________|_________|_________|_________|____

RECEBIMENTO INTERROGATRIO PROVA DE DILIGNCIAS DENNCIA/ ACUSAO QUEIXA PRAZO PARA TRMINO DA INSTRUO = 81 DIAS, SOB PENA DE RELAXAMENTO DA PRISO.
PROCEDIMENTO PARA FUNCIONRIO P;9LICO

DENNCIA/ QUEIXA-CRIME INQURITO CITAO

RESPOSTA PRELIMINAR

INTERROGATRIO DEFESA PRVIA

PROVA DE ACUSAO

DILIGNCIAS PROVA DE DEFESA

SENTENA

|________|_________|_________|_________|_________|_________|_________|_________|_________|_________|________|

RECEBIMENTO DENNCIA/ QUEIXA

ALEGAES FINAIS ART. 500 C.P.P.

TRI9UNAL DO .;RI HIPTESE compet+ncia para 0ul'ar crimes dolosos contra a ida * ARTS. 111 A 116 C.P. E)*+ LATROCTNIO crime contra o patrimBnio. E)*+ LF1KO CORPORAL 1FEUICA CF 7ORTF F F1TUPRO CO7 RF1ULTACO 7ORTF so crimes preterdolosos% ou se0a% o resultado morte culposo. CRIMES CONE)OS poder" o Tri8unal do A6ri e)cepcionalmente 0ul'ar outros crimes #ue no se0am dolosos contra a ida% no caso de serem cone)os ao crime doloso contra a ida. E)*+ F1TUPRO F 3O7ICTCIO 8*F FASE = JUDICIO ACUSATIONES da den6ncia at a pron6ncia a 1.U .ase do Tri8unal do A6ri similar ao procedimento comum% com 2 e)ce!(es< no $" dili'+ncias no .inal da 1.U .ase e as ale'a!(es .inais t+m .undamento no ART. / 6 C.P.P. DECIS6ES ao .inal da 1.U .ase podem ser pro.eridas M espcies de deciso< PRON;NCIA ART. / 8 C.P.P. o 0ui, .a, um 0u-,o positi o de admissi8ilidade se $ou er ind-cios su.icientes de autoria e materialidade. Na d6 ida% o 0ui, pronuncia% i'orando o P#$12=0$" (" I7 D*$8' P(' S'98%:#:8& 4em oposi!o ao P#$12=0$" (" I7 D*$8' P(' R%*% #ue de e ser o8ser ado pelo Consel$o de 1enten!a em caso de d6 ida5. NATURE/A .UR-DICA = CFCI1KO INTFRLOCUTVRIA RECURSO EM SENTIDO ESTRITO < ART. 581, IV C.P.P. IMPRON;NCIA ART. / ! C.P.P. o 0ui, tem certe,a da aus+ncia ine#u- oca de um re#uisito para pron6ncia. O impronunciado poder" ser processado pelos mesmos .atos% no .a,endo a impron6ncia coisa 0ul'ada material. NATURE/A .UR-DICA = CFCI1KO INTFRLOCUTVRIA RECURSO EM SENTIDO ESTRITO < ART. 581, IV C.P.P. DESCLASSIFICAO ART. /1 C.P.P. o 0ui, recon$ece a incompet+ncia do Tri8unal do A6ri #uando o crime no .or doloso contra a ida. Nesse caso% o 0ui, ir" remeter os autos ao Au-,o comum% podendo a de.esa arrolar neste at I testemun$as di.erentes das #uais .oram ou idas anteriormente. Ap&s a oiti a destas testemun$as% $a er" a .ase de dili'+ncias% ale'a!(es .inais e senten!a. NATURE/A .UR-DICA = CFCI1KO INTFRLOCUTVRIA RECURSO EM SENTIDO ESTRITO < ART. 581, II C.P.P. A9SOLVIO SUMRIA ART. /11 C.P.P. ca8er" #uando $ou er a ine#u- oca presen!a de uma e)cludente de ilicitude ou de culpa8ilidade. A5 FWCLUCFNTF1 CF ILICITUCF ART. 13 C.P. le'-tima de.esaX estado de necessidadeX estrito cumprimento de de er le'al% eX e)erc-cio re'ular de direito.

95 FWCLUCFNTF1 CF CULPA9ILICACF a repro a8ilidade do a'ente depende de imputa8ilidade% potencial con$ecimento da ilicitude e e)i'i8ilidade de conduta di ersa. Lo'o% so e)cludentes da culpa8ilidade< inimputa8ilidade 4 menoridade, doente mental e embriaguez completa por caso fortuito ou fora maior 5X .alta de potencial con$ecimento da ilicitude 4erro de proibio, que o erro quanto ilicitude da conduta5% eX ine)i'i8ilidade de conduta di ersa 4 coao moral irresistvel e obedincia hier rquica5. NATURE/A .UR-DICA = 1FNTFNLA RECURSO EM SENTIDO ESTRITO 4ART. 581, VI C.P.P.5 F RECURSO DE OF-CIO 4ART. /11 C.P.P.5 ALE;A6ES FINAIS o pedido ser" de acordo com a deciso a ser pro.erida. E)*+ 1e encerrada a instru!o eri.icou:se ser caso de $omic-dio culposo% a Ce.esa em Ale'a!(es ;inais ir" re#uerer a desclassi.ica!o na .orma do ART. /1 C.P.P. E)*+ Fncerrada a instru!o eri.icou:se #ue o acusado no esta a presente no local do crime. Fm Ale'a!(es ;inais% a Ce.esa ir" pedir a impron6ncia por aus+ncia de ind-cios su.icientes de autoria. E)*+ Fncerrada a instru!o eri.icou:se #ue o acusado esta a so8 coa!o moral irresist- el. A Ce.esa% em Ale'a!(es ;inais% ir" pedir a a8sol i!o sum"ria pela e)cludente de culpa8ilidade. G*F FASE = JUDICIO CAUSAE $a endo pron6ncia% encerra:se a 1.U .ase e inicia:se a 2.U .ase. LIBELO<CRI+E ACUSAT4RIO $a endo a pron6ncia% o 7.P. ser" intimado para o.erecer a pe!a processual. esta a sua oportunidade para arrolar testemun$as a serem ou idas em plen"rio e para re#uerer as dili'+ncias #ue entender ca8- eis. O li8elo est" restrito ao #ue esti er na pron6ncia% #ue% por sua e,% estar" adstrita N den6ncia. E)*+ O 7.P. denuncia o a'ente pela pr"tica de $omic-dio duplamente #uali.icado o 0ui, no pode pronunciar o a'ente por $omic-dio triplamente #uali.icado. Toda ia% a den6ncia pode a.astar uma #uali.icadora% .icando o li8elo adstrito a #ue su8sistir. CONTRARIEDADE AO LIBELO o.erecido o Li8elo:crime acusat&rio% N Ce.esa ca8er" o.erecer a contrariedade ao li8elo * ART. /11 C.P.P. Fsse ser" o momento para a de.esa arrolar testemun$as e re#uerer dili'+ncias. uma pe!a onde se .a, uma ne'ati a 'enrica. A de.esa no apresenta seus ar'umentos na pe!a% dei)ando para .a,+:lo em plen"rio. SESSO PLEN=RIA o 0ui, ir" desi'nar a sesso plen"ria. CORPO DE .URADOS composto por 21 0urados Y Q suplentes. Para instalar a sesso so necess"rios ao menos 1O 0urados. CONSELHO DE SENTENA composto por Q 0urados sorteados dentre os presentes. RFCU1A1 PFRF7PTVRIA1 OU INAU1TI;ICACA1 cada parte pode o.erecer I recusas in0usti.icadas aos 0urados. RFCU1A1 AU1TI;ICACA1 $a endo impedimento do 0urado% pode ser o.erecida pelas partes sem limite de e,es.

;ormado o Consel$o de 1enten!a% o acusado ser" interro'ado em plen"rio. Ap&s o 0ui,: presidente ir" .a,er o relat&rio do processo. Ap&s% $a er" os de8ates orais do 7.P. e Ce.esa durante 2 $oras% mais Rplica e Trplica. ;indos% de.esa% 0ui,% 0urados e acusa!o se recol$ero N sala secreta. SENTENA DO TRIBUNAL DO J2RI o recurso ca8- el para atac":la ser"% em re'ra% APELAO. Poder" ser impetrado MANDADO DE SEGURANA para suspender a sesso do A6ri mas no ca8e recurso. E)*+ ART. /75 C.P.P. as pro as a serem analisadas no plen"rio t+m #ue ser 0untadas at I dias antes da sesso. 1e o 7.P. 0unt":las com 1 dia de anteced+ncia e o 0ui, no adiar o 0ul'amento% ca8er" mandado de se'uran!a. O9S*+ CO7 A PRFCLU1KO CA PRONZNCIA% O AUIG CRI7INAL PA11ARH A 1FR AUIG: PRF1ICFNTF CO TRI9UNAL CO AZRI. APELAO NO TRI9UNAL DO .;RI ART. 5!3, III, >A?, >B?, >C? F >D? C.P.P. so .undamentos 4podem ser cumulados5< NULIDADE AP4S A PRON2NCIA ART. 5!3, III, >A? C.P.P. no Tri8unal do A6ri pre alece o P#$12=0$" (a S"B&#a1$a ("> V&#&($2!"> . Assim% neste caso o pedido ser" para #ue o acusado se0a su8metido a no o 0ul'amento e no para re.ormar a senten!a. No $" limite para uso. SENTENA DO JUI.<PRESIDENTE CONTR=RIA 5 DECISO DOS JURADOS OU CONTRA A LEI ART. 5!3, III, >B? C.P.P. pede para o Tri8unal re.ormar a senten!a do 0ui,: presidente e compati8ili,":la com a deciso dos 0urados ou com a lei. No $" re.orma de deciso dos 0urados mas sim da senten!a do 0ui,. No $" limite para uso. ERRO OU INJUSTIA NA APLICAO DA PENA ART. 5!3, III, >C? C.P.P. pede para o Tri8unal re.ormar a senten!a para diminuir a pena ou aplicar medida de se'uran!a ade#uada. CFTFNTIDA / INTFRNALKO O9S*+ 7FCICA CF 1FEURANLA RFTFN1IDA / A79ULATVRIO DECISO CONTR=RIA 5 PROVA DOS AUTOS ART. 5!3, III, >D? C.P.P. #uando a deciso no se .undamentar em um dos elementos de pro a. 3a endo mais de uma lin$a pro8at&ria% os 0urados podero optar por #ual#uer delas. Pede para o Tri8unal re.ormar a senten!a e su8meter o acusado a no o 0ul'amento. 1& pode ser interposto uma e,. E)*+ No $" #ual#uer elemento de pro a no sentido da condena!o mas os 0urados condenam assim mesmo. PROTESTO POR NOVO .;RI ART. 6 7 C.P.P. ca8er" #uando o acusado .or condenado a uma pena i'ual ou superior a 2? anos por crime doloso contra a ida. endere!ado ao 0ui,:presidente. E)*+ =A> acusado de ter matado =9> e =C>. condenado por cada um a 1O anos% totali,ando I? anos. No ca8er" protesto por no o 06ri por#ue o m-nimo de 2? anos para cada crime.

E)*+ condenado a 2? anos #uanto a =9> e a 1O anos #uanto a =C>. Quanto N =9> ca8er" Protesto por No o A6ri. Quanto a =C> ca8er" Apela!o% #ue .icar" suspensa a'uardando o 0ul'amento de =9>. E)*+ 3" cone)o entre um $omic-dio e um latroc-nio% sendo am8os 0ul'ados pelo Tri8unal do A6ri. Quanto ao $omic-dio condenado a 1O anos. Quanto ao latroc-nio% condenado a 2O anos. No ca8er" protesto por no o 06ri #uanto ao latroc-nio por#ue s& ca8- el em crime doloso contra a ida.

PROCEDIMENTO TRI9UNAL DO .;RI

1. FASE JUDICIO ACUSATIONES: DENNCIA/ QUEIXA-CRIME INQURITO CITAO DEFESA PRVIA PROVA DE DEFESA

DESCLASSIFICAO ABSOLVIO SUMRIA

IMPRONNCIA

PRONNCIA

____|_________|_________|_________|_________|_________|_________|_________|_________|_________|____

RECEBIMENTO DENNCIA/ QUEIXA

INTERROGATRIO

PROVA DE ACUSAO

ALEGAES FINAIS ART. 406 C.P.P.

2. FASE JUDICIO CAUSAE: LIBELO-CRIME ACUSATRIO PRONNCIA CONTRARIEDADE AO LIBELO SESSO PLENRIA

__________|_____________________________|_____________________________|_____________________________|__________

.UI/ADO ESPECIAL CRIMINAL COMPETCNCIA ART. !8 CRFB088 in.ra!(es de menor potencial o.ensi o. INFRA,ES DE MENOR POTENCIAL OFENSIVO = no mais a reda!o do ART. 61 LEI N. !. !!0!5% #ue de.inia in.ra!o de menor potencial o.ensi o a#uelas cu0a pena m")ima .osse i'ual ou in.erior a 1 ano e as contra en!(es% com e)ce!o dos crimes com procedimento especial. Com o ad ento do ART. 1., @ 2NICO DA LEI N. 1 .15!0 1% o ART. 61 DA LEI N. !. !!0!5 .oi derro'ado% entendendo:se por in.ra!o de menor potencial o.ensi o a#uelas cu0a pena m")ima se0a i'ual ou in.erior a 2 anos e contra en!(es. Tal entendimento pre aleceu por#ue a lei mais no a #ue trata da mesma matria de lei anterior% a re o'a e em respeito ao P#$12=0$" (a I>"1"%$a% pois se permanecesse a pena m")ima de 1 ano para o A.F.Crim. Fstadual e a pena m")ima de 2 anos para o A.F.Crim. ;ederal% o crime de desacato cometido contra .uncion"rio p68lico .ederal seria da al!ada do A.F.Crim. ;ederal en#uanto #ue o crime de desacato de .uncion"rio p68lico estadual seria de compet+ncia da ara criminal comum da Austi!a Fstadual. 1endo assim% $o0e tam8m so in.ra!(es de menor potencial o.ensi o< porte de arma 4 ART. 1 LEI N. !./370!75X uso de entorpecente 4ART. 16 LEI N. 6.3680765X Cesacato% etc. PROCEDIMENTO+ TER+O CIRCUNSTANCIADO $a endo priso em .la'rante de su0eito #ue pratica in.ra!o de menor potencial o.ensi o% le ado N dele'acia% o dele'ado no ir" la rar o Auto de Priso em ;la'rante mas sim o Termo Circunstanciado. ;eito o Termo Circunstanciado% o indi -duo ser" posto em li8erdade se assinar o TERMO DE COMPROMISSO. F)cepcionalmente $a er" Auto de Priso em ;la'rante para in.ra!o de menor potencial o.ensi o #uando o indi -duo se recusar a assinar o Termo de Compromisso. Fm se'uida% o Termo Circunstanciado encamin$ado ao A.F.Crim. AUDIANCIA PRELI+INAR c$e'ando o Termo Circunstanciado ao A.F.Crim.% ser" desi'nada uma Audi+ncia Preliminar% presidida por um conciliador. Nesta Audi+ncia se tentar"% na se'uinte ordem< CONCILIAO implica na retrata!o do o.endido% ar#ui ando:se o Termo Circunstanciado pela .alta de condi!o de procedi8ilidade. 1omente ca8er" em crimes de a!o penal pri ada e a!o penal p68lica condicionada N representa!o. O9S*+ PO11TDFL A RFTRATALKO CA RFPRF1FNTALKO F A RFTRATALKO CA RFTRATALKO CFNTRO CO PRAGO CFCACFNCIAL CF P 7F1F1 PARA A RFPRF1FNTALKO. COMPOSIO CIVIL no sendo poss- el a concilia!o% ser" tentada a composi!o ci il dos danos entre as partes para o ressarcimento dos danos causados pelo o.ensor. No $" inter en!o do 7.P. 3a endo composi!o ci il $a er" a ren6ncia ao direito de representa!o% e)tin'uindo:se o .eito. Ca8er" #uando o crime .or de a!o penal p68lica condicionada ou de a!o penal pri ada. E)*+ ART. 3 3 C.T.B. LF1KO CORPORAL CULPO1A pode $a er composi!o ci il entre o o.endido e o motorista ou representante le'al da empresa 4em caso de Bni8us5. A composi!o ci il ser" $omolo'ada pelo 0ui,% ser indo como t-tulo e)ecuti o 0udicial. 1e o autor do .ato no pa'ar% no poder" ser denunciado pelo crime mas poder" ser e)ecutado no Au-,o C- el.

TRANSAO PENAL no sendo poss- el nem a concilia!o e nem a composi!o ci il nos crimes de a!o penal p68lica condicionada ou a!o penal pri ada% ou sendo o crime de a!o penal p68lica incondicionada% $a er" a oportunidade para o 7.P. o.erecer a transa!o penal / medida restriti a de direito ou multa% #ue% no entanto% s& ser" proposta se $ou er 0usta causa * ART. 76 LEI N. !. !!0!5 REQUISITOS PARA A TRANSAO PENAL+ A5 O AUTOR CO ;ATO NKO TFR RFCF9ICO PROPO1TA CF TRAN1ALKO NO1 ZLTI7O1 O ANO1 o autor% ao aceitar a transa!o% no recon$ece a culpa. 1endo assim% a senten!a #ue $omolo'a a transa!o no implica em reincid+ncia. 95 O AUTOR CO ;ATO NKO TFR 1ICO CONCFNACO POR CRI7F CO7 PFNA PRIDATIDA CF LI9FRCACF poder" rece8er proposta de transa!o penal o acusado #ue ti er sido condenado anteriormente por contra en!o. C5 FLF7FNTO 1U9AFTIDO DEN2NCIA ORAL no sendo poss- el a transa!o penal% o 7.P. ir" o.erecer den6ncia oral% iniciando:se o processo. AUDIANCIA DE INSTRUO E JUL;A+ENTO .eita a den6ncia pelo 7.P.% o 0ui, ir" determinar a cita!o para #ue o acusado compare!a N A.I.A. RESPOSTA PRELI+INAR ORAL a A.I.A. come!ar" com a pala ra da Ce.esa% #ue o.erecer" a resposta preliminar oral. REJEIO OU RECEBI+ENTO DA DEN2NCIA OU ,UEIXA<CRI+E ap&s% o 0ui, ir" decidir so8re o rece8imento ou re0ei!o da den6ncia. RFAFILKO CA CFNZNCIA OU QUFIWA:CRI7F ca8er" APFLALKO com 8ase no ART. 81 LEI N. !. !!0!5 RFCF9I7FNTO CA CFNZNCIA OU QUFIWA:CRI7F deciso irrecorr- el% ca8endo e)cepcionalmente Habeas Corpus para trancar a a!o. OITIVA DAS TESTE+UN"AS DE ACUSAO rece8endo a den6ncia ou #uei)a:crime% o 0ui, ir" prosse'uir com a A.I.A. para a oiti a das testemun$as de acusa!o e em se'uida de de.esa. OITIVA DAS TESTE+UN"AS DE DEFESA INTERRO;AT4RIO ap&s as testemun$as% o ru ser" interro'ado. DEBATES ORAIS ap&s o interro'at&rio $a er" tempo para de8ates orais entre de.esa e acusa!o% o #ue e#[i aleria Ns ale'a!(es .inais do rito ordin"rio. SENTENA da senten!a ca8er" APFLALKO com 8ase no ART. 81 LEI N. !. !!0!5. 1e a senten!a .or contradit&ria% o8scura ou am8-'ua ca8er" F79AREO1 CF CFCLARALKO no pra,o de O dias * ART. 83 LEI N. !. !!0!5 APELAO NO .UI/ADO ESPECIALCRIMINAL+ NO - U+ RECURSO BIF=SICO no A.F.Crim.% a pe!a de interposi!o de er" conter as ra,(es desde lo'o.

PRA.O 1? dias para interposi!o e ra,(es simult\neas. AS RA.6ES SO ENDEREADAS 5 TUR+A RECURSAL, CO+POSTA POR 3 JUI.ES

RECURSO EM SENTIDO ESTRITO CA9IMENTO ART. 581 C.P.P. ca8er" contra decis(es ta)ati amente elencadas no rol do ART. 581 C.P.P.% tais como< re0ei!o de den6ncia ou #uei)a:crime% pron6ncia% impron6ncia% desclassi.ica!o e a8sol i!o sum"ria. O9S*+ ART. 581, XI, XII, XVII, XIX AO XXIV ;ORA7 RFDOEACO1 PFLO ART. 1!7 L.E.P. 3OAF% F11A1 CFCI1SF1 1KO RFCORRTDFI1 POR AGRAVO OU AGRAVO EM E)ECUO% QUF 1FEUF O 7F17O PROCFCI7FNTO CO RFCUR1O F7 1FNTICO F1TRITO. PROCEDIMENTO um recurso 8i."sico< O dias para a interposi!o e 2 dias para o.erecimento de ra,(es. CARACTER-STICAS+ OS AUTOS DO PROCESSO NO SOBE+ PARA O TRIBUNAL o #ue so8e para o Tri8unal o instrumento% de endo a peti!o de interposi!o indicar as pe!as #ue sero trasladadas 4copiadas5 * ART. 587, @ 2NICO C.P.P. O8ri'atoriamente de ero ser trasladadas a deciso recorrida% a certido de interposi!o e o termo de interposi!o. DENTRO DE 1 DIAS DA INTERPOSIO OU DO TRASLADO, SER= ABERTO PRA.O DE 1 DIAS PARA O OFERECI+ENTO DAS RA.6ES AP4S O OFERECI+ENTO DAS RA.6ES, SER= ABERTA VISTA AO RECORRIDO PELO PRA.O DE 1 DIAS PARA OFERECI+ENTO DE CONTRA<RA.6ES DE RECURSO E+ SENTIDO ESTRITO ART. 588 C.P.P. o recorrido poder" nas suas contra:ra,(es indicar outras pe!as a serem trasladadas. - INTERPOSTO PERANTE O JU.O A ,UO AD+ITE O JU.O DE RETRATAO o 0ui, #ue deu a deciso acatada poder" retratar: se antes de remeter o recurso ao Tri8unal. ART. 58! C.P.P. de e constar no Recurso o re#uerimento para a retrata!o do 0ui, a quo. ART. 58!, @ 2NICO C.P.P. $a endo retrata!o do 0ui,% o recorrido .ar" uma >$%0'&> 0&!$?@" para atacar os .undamentos da retrata!o. O 0ui, no poder" no amente se retratar% de endo encamin$ar essa pe!a ao Tri8unal. Contudo% essa peti!o s& ca8er" se da deciso cou8esse recurso. E)*+ A8sol i!o 1um"ria 7.P. recorre e 0ui, se retrata% pronunciado o ru. Ce.esa pode apresentar uma simples peti!o atacando os .undamentos dessa retrata!o. E)*+ Re0ei!o da den6ncia 7.P. recorre e 0ui, se retrata% rece8endo a den6ncia. A de.esa no poder" apresentar uma simples peti!o por#ue da deciso #ue rece8e a den6ncia no ca8e recurso. Poder"% contudo% impetrar Habeas Corpus para trancar a a!o penal.

"ABEAS CORPUS RELA)AMENTO REVOGAO Pressupe priso desnecessria = j ilegal =

Pressupe priso ofende comando normativo.

no mais esto presentes os motivos que determinaram sua decretao. Tambm pode impetrar Habeas Corpus para revogar priso desnecessria.

EX.: inqurito de indiciado preso no concludo em 10 dias Habeas Corpus para relaxar a priso.

PENA com o tr\nsito em 0ul'ado da senten!a condenat&ria. PRISO PROVISRIA nature,a 0ur-dica de medida cautelar / depende de fumus boni iuris e periculum in mora. LI9ERDADE PROVISRIA um status #ue decorre da re o'a!o da priso le'al mas desnecess"ria. Pode ser re#uerida ao 0ui,. 3a endo inde.erimento% ca8e Habeas Corpus% #ue% contudo% pode ser desde lo'o impetrado ao in s de re#uerer a li8erdade pro is&ria. LI9ERATRIO ALDARH CF 1OLTURA "ABEAS CORPUS PREVENTIVO 1ALDO:CONCUTO

CRIMES CONTRA A HONRA CAL;NIA DIFAMAO IN.;RIA ART. 140 C.P. imputa ART. 138 C.P. imputa

um fato criminoso e falso a algum.

ART. 139 C.P. imputa um fato atpico que ofende a honra.

uma qualidade negativa.

No h necessidade da falsidade da informao


CRIME DE AO PENAL PRIVADA P 7F1F1 PRA/O PARA QUEI)A I 7F1F1 NO CA1O CA LFI CF I7PRFN1A 4ARTS. 1 , 11 F 115 #uando a o.ensa .or .eita por r"dio% 0ornal ou tele iso. CRIME DE AO PENAL P;9LICA INCONDICIONADA CDIGO ELEITORAL os crimes contra a $onra sero re'ulados pelo C&di'o Fleitoral #uando a o.ensa .or .eita durante e em ra,o da campan$a. E)*+ Um candidato o.ende a $onra de outro na tele iso ART. 188 C.EL. CAUSAS DE AUMENTO DE PENA ART. 1/1 C.P. DHRIA1 PF11OA1 / I OU 7AI1 PF11OA1. REQUISITOS DA QUEI)A-CRIME+ ENDEREA+ENTO AO JU.O CO+PETENTE ,UALIFICAO DAS PARTES HQUERELANTE E QUERELADOI NARRATIVA DOS FATOS descre e a conduta do #uerelado. ;i)a os limites da demanda% da atua!o 0urisdicional. DEFINIO JURDICA a ade#ua!o t-pica. dispens" el. RE,UERI+ENTO DE CITAO DO ,UERELADO PROTESTO POR CONDENAO SOB PENA DE IN-PCIA ROL DE TESTE+UN"AS ASSINATURA DA PEA CAPACIDADE POSTULAT4RIA ART. // C.P.P. a procura!o de e ser espec-.ica% ou se0a% conter a men!o ao .ato criminoso narrado na #uei)a. uma 'arantia para o ad o'ado. O9S*+ 1FNCO QUFIWA:CRI7F 1U91ICIHRIA% CFDFRH CON1TAR NO CA9FLAL3O =CO7 ;UNCA7FNTO NO ART. 1! DO C.P.P.% AAUIGAR QUFIWA:CRI7F 1U91ICIHRIA>. ANTF1 CO1 ;ATO1% ACRF1CFNTAR O ITF7 =CA INRCIA CO 7.P.> F RFQUFRFR AO ;INAL A INTI7ALKO CO 7.P.

LEI N. 6.368076 E LEI N. 1 ./ !0 1 PROCEDIMENTO LEI N. 6.368076 = PRA/O DE JK DIAS+

___|________|________|________|________|________|________|________|__

DENNCIA

CITAO

DEFESA PRVIA

A.I.J.

INQURITO

RECEBIMENTO

INTERROGATRIO

SANEADOR

PROCEDIMENTO LEI N. 1 ./ !0 1 #uanto N aplica8ilidade no no o procedimento% $" duas correntes< CORRENTE +INORIT=RIA a LEI N. 1 ./ !0 1 no re o'ou o procedimento da LEI N. 6.368076 por#ue ela s& re'ula os crimes nela pre istos% #ue .oram etados. CORRENTE +AJORIT=RIA o procedimento da LEI N. 6.368076 .oi re o'ado% $a endo nesse sentido 0" Fnunciado do TAJRA.

RECEBIMENTO / REJEIO DENNCIA DENNCIA _|__________|__________|__________|__________|__________|__________|_ RESPOSTA PRELIMINAR INQURITO CITAO MANIFESTAO
SOBRE DENNCIA

PRAZO DE 10 DIAS

JUIZ PARA

M.P. PARA

A.I.J.

INTERROGATRIO, OITIVA TESTEMUNHAS, DEBATES ORAIS E SENTENA ORAL. SE O M.P. REQUERER DILIGNCIAS, O JULGAMENTO
SER CONVERTIDO EM DILIGNCIAS.

TRFICO ) USO DE ENTORPECENTE ART. 11 X ART. 16 LEI N. 6.368076 critrios< #uantidade% circunst\ncias da priso% local% antecedentes% etc. * ART. 37 LEI N. 6.368076 PLANTARD SEMEARD CULTIVAR E COLHER+ PARA INSE+INAR = TRH;ICO ART. 11, @ 1., III LEI N. 6.368076 PARA CONSU+O $" I correntes< TRFICO NKO I7PORTA O FLF7FNTO 1U9AFTIDO. USO DE ENTORPECENTE ANALOEIA !" #$""% &%'()*.

AT-PICO NKO POCF ANALOEIA PARA CRIAR CRI7F F7 RAGKO CO PRINCTPIO CA RF1FRDA LFEAL. DOS CRIMES PRATICADOS CONTRA A ADMINISTRAO P;9LICA

Funcionrio exige vantagem indevida.

CONCUSSO CORRUPO PASSIVA Funcionrio

solicita vantagem indevida

COMUNICAO DA CIRCUNSTLNCIA PESSOAL ELEMENTAR DO TIPO MFUNCIONRIO P;9LICON ART. 3 C.P. E)*+ =A> 4.uncion"rio p68lico5 e =9> 4particular5 in'ressam na reparti!o de =A> e .urtam computadores. Am8os praticam o crime de peculato% pois a condi!o pessoal elementar do tipo. E)CEO+ A CIRCUN1T]NCIA PF11OAL NKO 1F CO7UNICA PARA ;IN1 PROCF11UAI1. E)*+ =A> ser" intimado para o.erecer Resposta Preliminar e =9> no% pois a re'ra do ART. 3 C.P. de direito material e no processual. PRESCRIO

CONCEITO a in.lu+ncia #ue o lapso temporal e)erce na e)tin!o da puni8ilidade. NATURE/A .UR-DICA a prescri!o causa de e)tin!o da puni8ilidade B ART. 1 7, IV C.P. ESPCIES+ PRESCRIO DA PRETENSO PUNITIVA ART. 1 ! C.P. se opera en#uanto no $ou er o tr\nsito em 0ul'ado da senten!a. PELA PENA EM A9STRATO a prescri!o re'ulada pelo m")imo da pena pri ati a de li8erdade a8stratamente imputada ao delito. E)*+ FURTO pena de 1 a M anos. pena ^ 2 anos e _ M anos prescre e em @ anos PELA PENA EM CONCRETO re'ulada de acordo com a pena .i)ada na senten!a. Pressup(e senten!a recorr- el para a de.esa mas com tr\nsito em 0ul'ado para o 7.P. por#ue em ra,o do Princ-pio no reformatio in pe+us% a pena .i)ada na senten!a no poder" mais ser aumentada. E)*+ FURTO pena de 1 a M anos. 1enten!a .i)a pena em 1 ano. Tr\nsito em 0ul'ado para o 7.P. prescre e em M anos. AI RFTROATIDA ART. 11 , @ 1. C.P. se opera a partir da pena em concreto% da senten!a at o .ato. Deri.icada antes da senten!a 1RR? 1RRO 1RR@

E)*+ ____|_____________________|_____________________|_____ FURTO RECE9* DEN* COND* 8 ANO

Prazo > 4 anos = Prescrio da Pretenso Punitiva pela Pena em Concreto Retroativa

7.P. NKO
RFCORRF

Prazo < 4 anos = no prescreveu

9I INTFRCORRFNTF OU 1UPFRDFNIFNTF ART. 11 , @ 1. C.P. se opera a partir da pena em concreto 4senten!a com tr\nsito em 0ul'ado para 7.P.5% da senten!a at o tr\nsito em 0ul'ado. eri.icada ap&s a senten!a. 1RRI 1RRO 1RR@ 2??I E)*+ ____|______________|______________|______________|____ FURTO RECE9* DEN* SENT* .ULG* APEL* 8 ANO 7.P. NKO RFCORRF

Prazo > 4 anos = Prescrio da Pretenso Punitiva pela Pena em Concreto Intercorrente
1RRI 1RRO 1RR@ 2??? 2??O E)*+ ____|__________|__________|__________|__________|____ FURTO RECE9* SENT* .ULG* R*ESP* DEN* 8 ANO APEL* 7.P. NKO
RFCORRF

Prazo < 4 ano = no prescreveu

Prazo > 4 anos = Prescrio da Pretenso Punitiva da Pena em Concreto Intercorrente

PRESCRIO DA PRETENSO EXECUT4RIA ART. 11 C.P. somente se con.i'ura ap&s o tr\nsito em 0ul'ado da senten!a. Come!a a correr do dia em #ue transita em 0ul'ado a condena!o para a acusa!o. A prescri!o da pretenso e)ecut&ria come!a com o tr\nsito em 0ul'ado da senten!a% tendo como marco inicial o tr\nsito em 0ul'ado para o 7.P. ART. 113 C.P. em caso de .u'a% a prescri!o se re'ula pelo tempo de pena #ue ainda .alta a cumprir. E)*+ Condenado a 1 ano de recluso% cumpre P meses e .o'e em 1RRR. Fm 2??2 reecontrado e preso a prescri!o re'ulada pelo tempo #ue resta da pena / P meses de pena / 2 anos de prescri!o. No caso% como $ou e mais de 2 anos entre a .u'a e a recaptura% operou:se a Prescri!o da Pretenso F)ecut&ria.

ART. 11 C.P. se o a'ente reincidente% o pra,o prescricional da pretenso e)ecut&ria aumentado de 1JI. PRATICA 1 CRI7F Y 1 CRI7F / RFINCICFNTF PRATICA 1 CRI7F Y 1 CONTRADFNLKO / RFINCICFNTF O9S*+ RFINCICFNTF PRATICA 1 CONTRADFNLKO Y 1 CONTRADFNLKO /
RFINCICFNTF

PRATICA

1 CONTRADFNLKO RFINCICFNTF * ART. 7. L.C.P.

Y 1

CRI7F

/ NKO

REDUO DO PRA/O PRESCRICIONAL ART. 115 C.P. se o a'ente era menor de 21 anos na data do .ato ou maior de Q? anos na data da senten!a% a prescri!o redu,ida de metade. E)*+ T-cio tem 1R anos #uando comete um .urto. Condenado a pena de 1 ano. Presc. da pena em a8strato / M anos. Fm concreto / 2 anos. 1RRM 1RRO 1RR@ __________|______________________|______________________|__________ FURTO RECE9* DEN* SENT* 8 ANO

M.P. NO Prazo > 2 anos (4 ) = Prescrio da Pretenso Punitiva pela Pena em Concreto Retroativa
RECORRE

CAUSAS DE INTERRUPO DA PRESCRIO ART. 117 C.P. ap&s a causa% a prescri!o olta a contar desde o in-cio. O9S*+ 1F O ACU1ACO PRONUNCIACO PFLA PRHTICA CO ART. 111 C.P. F O CON1FL3O CF 1FNTFNLA CF1CLA11I;ICAR O CRI7F PARA LF1KO CORPORAL% A PRONZNCIA% 7F17O TFNCO 3ADIA A CF1CLA11I;ICALKO % TFRH INTFRRO7PICO A PRF1CRILKO . CAUSAS DE SUSPENSO DA PRESCRIO ART. 366 C.P.P. ap&s a causa% a prescri!o olta a contar de onde parou. PRESCRIO EM CRIME CONTINUADO o pra,o prescricional contado isoladamente para cada crime. E)*+ Todo m+s des ia din$eiro da .ol$a de pa'amento / estelionato em crime continuado. ?MJRM ?OJRM ?PJRM ?QJRM ?@JRM ?RJRM ?@JRP ?QJR@ _|______|______|______|______|______|_____________|_____________|_ RECE9* DEN* SENT. 1 ANO E

Prazo > 2 anos = Prescrio da Pretenso Punitiva pela Pena em Concreto Retroativa

8 MESES

Prazo < 2 anos = no Prazo < 2 anos = no O AEFNTF FRA 7FNOR CF 21 ANO1 NA CATAprescreveu CO1 ;ATO1. PRF1CRILKO / M ANO1 * ` / 2 prescreveu
ANO1.

PRESCRIO EM CRIME PERMANENTE a prescri!o come!a a correr do 6ltimo ato e)ecut&rio. CONTAGEM ART. 1 C.P. sendo a prescri!o matria de direito material% de e ser o8ser ado o pra,o penal #ue determina #ue o dia do in-cio se0a computado para .ins da conta'em de pra,o. ?1J?@JRI I?J?RJRI I?J?RJRQ E)*+ __________|____________________|____________________|__________ ;URTO RFCF9. CFN. 1FNT. 1 ANO 7.P. NKO RFCORRFU

Houve a prescrio no dia 29/09/93 Prescrio da Pretenso Punitiva pela Pena em Abstrato
PRESCRIO+ ___________________________|_____________________________
1FNTFNLA

7.P. NKO RFCORRF

Prescrio da Pretenso Punitiva pela Pena em Concreto Retroativa

Prescrio da Pretenso Punitiva pela Pena em Concreto Intercorrente

E)EMPLOS+ TTCIO PRATICOU O CRI7F CF A7FALA NO CIA 1OJ?1JRP. A CFNZNCIA ;OI RFCF9ICA NO CIA 1OJ?1JRQ% TFNCO A 1FNTFNLA 1ICO PROLATACA NA 7F17A CATA F7 AIA. O 7.P. TO7OU CIaNCIA CA 1FNTFNLA QUF CONCFNOU O ACU1ACO NO 7TNI7O LFEAL F NKO RFCORRFU. QUAL A 1ITUALKO AURTCICO PFNAL CF TTCIO% CON1ICFRANCO:1F QUF F1TF NA1CFU NO CIA 1IJ?1JQ@. Prescri!o da Pretenso Puniti a pela Pena em A8strato a pena m")ima do crime de amea!a de P meses% #ue prescre em em 2 anos. 1endo T-cio menor de 21 anos% a prescri!o redu,ida N metade% con.orme disposto pelo ART. 115 DO C.P.% ou se0a% em 1 ano. Ca senten!a ao rece8imento da den6ncia passaram:se 1 ano e 1 dia% operando:se a Prescri!o da Pretenso Puniti a pela Pena em A8strato. Lo'o% est" e)tinta a puni8ilidade em decorr+ncia da prescri!o da pretenso puniti a pela pena em a8strato.

TTCIO F1TH 1FNCO ACU1ACO PFLA PRHTICA CF APROPRIALKO INC9ITA OCORRICA F7 ?QJRI. A CFNZNCIA 7INI1TFRIAL ;OI RFCF9ICA F7 ?@JRM. FWA7INANCO O 7RITO CO PROCF11O% O AUIG CONCFNOU TTCIO F7 ?RJRO NO 7TNI7O LFEAL% 1FNCO QUF O PRAGO PARA INTFRPO1ILKO CF RFCUR1O 7INI1TFRIAL TRAN1CORRFU !" %,#!-% TFNCO O TR]N1ITO F7 AULEACO OCORRICO 1 7a1 APV1 A 1FNTFNLA. A CF;F1A APFLA ALFEANCO QUF O ACU1ACO NKO O AUTOR CO CRI7F% 1FNCO QUF AT O PRF1FNTF 7O7FNTO NKO 3H CFCI1KO CON;IR7ATVRIA CA 1FNTFNLA PRO;FRICA PFLO FEREIO TA. ACRF1CFNTF:1F QUF b POCA CA 1FNTFNLA O ACU1ACO TIN3A Q2 ANO1. QUAL A 1ITUALKO AURTCICO PFNAL CF TTCIOc Prescri!o da Pretenso Puniti a pela Pena em A8strato a pena m")ima de M anos% #ue prescre em em @ anos. 1endo T-cio maior de Q? anos na data da senten!a% sua prescri!o redu,ida pela metade% ou se0a% opera:se em M anos. Ca senten!a ao rece8imento da den6ncia e deste ao .ato no passaram M anos. Ca senten!a at o 0ul'amento do recurso passaram:se mais de M anos / prescri!o da pretenso puniti a pela pena em a8strato. TTCIO CFU INTCIO b FWFCULKO CF 3O7ICTCIO b1 21<OO3 CO CIA 1@J?1JR?% 1FNCO QUF
INTFRRO7PFU O1 ATO1 FWFCUTVRIO1 POR CIRCUN1T]NCIA1 AL3FIA1 b 1UA DONTACF b1 ??<?13 CO CIA 1FEUINTF. NO CIA 1RJ?1J2??? O AUIG CF CIRFITO CO I.d TRI9UNAL CO AZRI RFCF9F A CFNZNCIA F7 ;ACF CO ACU1ACO QUF NF1TA POCA PO11UTA 2R ANO1. NO CIA 1OJ?IJ2??1 TTCIO PRONUNCIACO F FNCA7IN3ACO b AULEA7FNTO PFLO TRI9UNAL CO AZRI. DOCa ACDOEACO INTI7ACO CA CFCI1KO CF PRONZNCIA F CFDF INTFRPOR O RFCUR1O CA9TDFL F7 ;ADOR CO ACU1ACO. RFCIAA A PFLA PROCF11UAL.

Pe!a Processual< Recurso em 1entido Fstrito. ;undamenta!o< Prescri!o da Pretenso Puniti a pela Pena em A8strato a pena m")ima pelo crime de $omic-dio de 2? anos. 1endo tentati a% determina #ue se0a redu,ida de 1JI a 2JI. Como o c"lculo tem #ue ser .eito a partir da maior pena imputada / 2? anos * 1JI / 1I anos e M meses% #ue prescre em em 2? anos. 1endo T-cio menor N data do .ato% a prescri!o redu,ida a metade% operando:se em 1? anos. Ca deciso de pron6ncia ao rece8imento da den6ncia no passaram:se 1? anos. Co rece8imento da den6ncia at os .atos 46ltimo ato e)ecut&rio5% passaram:se 1? anos e 1 dia% operando:se a prescri!o da pretenso puniti a pela pena em a8strato. Re#uerer a e)tin!o da puni8ilidade pela prescri!o da pretenso puniti a pela pena em a8strato. PRESCRIO DA PENA DE MULTA ART. 11/ C.P. #uando a multa .or a 6nica pena aplicada% prescre er" em 2 anos% con.orme ART. 11/, I C.P. Quando a multa .or aplicada cumulati amente ou alternati amente N pena pri ati a de li8erdade% prescre er" no pra,o #ue corresponder N essa * ART. 11/, II C.P. A prescri!o da pena de multa pode se dar pela pretenso puniti a ou pela pretenso e)ecut&ria.

QUEST,ES DA PROVA OA9 PRODA OA9 7ARLO 2??2 QUESTO G < PFCRO% 1VCIO:EFRFNTF CA F7PRF1A e1T% F79ORA CF1CONTA11F 7FN1AL7FNTF A1 CONTRI9UILSF1 PRFDICFNCIHRIA1 CF 1FU1 F7PRFEACO1% NKO A1 RFPA11ADA PARA O IN11. F7 CON1FQfaNCIA% POR TFR 1ICO A F7PRF1A CON1ICFRACA CFDFCORA CA I7PORT]NCIA CF Rg I?.???% ;OI IN1TAURACA ALKO ;I1CAL F PROCFCI7FNTO INQUI1ITORIAL% 1FNCO QUF% NO CUR1O CF1TF% PFCRO RFCOL3FU AO VREKO PRFDICFNCIHRIO A1 QUANTIA1 CFDICA1. PFREUNTA:1F< PARA ;IN1 PFNAI1% QUAL A CON1FQfaNCIA CF11F RFCOL3I7FNTOc RESPOSTA+ A conduta descrita en#uadra:se na $ip&tese le'al pre ista no art. 1P@:A do C&di'o Penal% acrescentado pela Lei n.d R.R@I% de 1M.?Q.2???% #ue tam8m re o'ou o art. RO da Lei n.d @.212JR1. Pre + este arti'o #ue o a'ente #ue dei)ar de repassar N pre id+ncia social as contri8ui!(es recol$idas dos contri8uintes% no pra,o e .orma le'al ou con encional% pratica o crime de apropria!o ind8ita pre idenci"ria% .icando su0eito N pena de recluso de 2 a O anos e multa. O h 2.d deste mesmo arti'o% pre + causa especial de e)tin!o da puni8ilidade de #uem% espontaneamente% declara% con.essa e e.etua o pa'amento das contri8ui!(es de idas N pre id+ncia social% na .orma de.inida na lei ou re'ulamento% antes do in-cio da a!o .iscal. No caso% o a'ente recol$eu a import\ncia de ida ao &r'o pre idenci"rio ap&s a instaura!o da a!o .iscal e procedimento in#uisitorial% no sendo% assim% 8ene.iciado com a e)tin!o da puni8ilidade na .orma do art. 1P@:A% h 2.d do C.P. Contudo% pre + o inciso I do h I.d deste art. 1P@:A do C.P.% #ue .acultado ao 0ui, dei)ar de aplicar a pena ou aplicar somente pena de multa se o a'ente .or prim"rio% de 8ons antecedentes e promo er ap&s o in-cio da e)ecu!o .iscal e antes do o.erecimento da den6ncia% o pa'amento da contri8ui!o social pre idenci"ria. Isto e)posto% tendo Pedro recol$ido N Pre id+ncia 1ocial os alores de idos ap&s o a0ui,amento da a!o .iscal e antes do o.erecimento da den6ncia% tendo em ista #ue encontra a:se na .ase in#uisitorial% sendo prim"rio e de 8ons antecedentes% poder" o 0ui, dei)ar de aplicar a pena de recluso ou aplicar somente a pena de multa% con.orme esta8elece o art. 1P@:A% h I.d% I do C.P. QUESTO 6 < GVGI7O F GTLIO% CF 3H 7UITO% TIN3A7 A DONTACF CF 7ATAR GAQUFU. F7 CFTFR7INACO CIA% POR 7FRA CAU1ALICACF% A79O1 PORTANCO AR7A1 CO 7F17O CALI9RF% PO1TA7:1F F7 LUEAR POR ONCF NOR7AL7FNTF GAQUFU TRAN1ITADA. QUANCO GAQUFU PA11ADA PFLO LOCAL% NO 7F17O IN1TANTF% A79O1 F;FTUA7 CI1PARO1% F7 CON1FQfaNCIA CO1 QUAI1 GAQUFU DF7 A ;ALFCFR CO1 ;FRI7FNTO1 PROCUGICO1 PFLO1 PROATFI1 CF U7A CA1 AR7A1. QUAL A 7FL3OR 1OLULKO QUF O CIRFITO PFNAL APRF1FNTA PARA A 3IPVTF1Fc

RESPOSTA+ A $ip&tese caso de autoria incerta% seno% e0amos. Para #ue $a0a concurso de pessoas necess"rio a pluralidade de a'entes% a rela!o de causalidade e o liame su80eti o. No presente caso% em8ora $a0a pluralidade de a'entes e rela!o de causalidade% pois as condutas le aram ao resultado morte% no $" o liame su80eti o% pois nem G&,imo e nem G-lio tin$am con$ecimento da conduta do outro. 1e ao menos um sou8esse da conduta do outro% #uem tin$a con$ecimento responderia em concurso de pessoas e #uem no tin$a no% con.orme o Princ-pio Unit"rio adotado pelo C&di'o Penal% con.orme sua F)posi!o de 7oti os% n.d 2O. Na $ip&tese da aus+ncia de liame su80eti o% podemos estar diante da autoria colateral ou da autoria incerta. No caso de autoria colateral% poss- el identi.icar:se #uem pratica a conduta e responder" por ela% sendo ao outro imputada a tentati a. =% ine.istncia de vnculo sub+etivo entre os participantes pode levar autoria colateral/ $corre quando os agentes, desconhecendo cada um a conduta do outro, realizam atos convergentes produo do evento a que todos visam, mas que ocorre em face do comportamento de um s0 deles/> 4AF1U1% Cam"sio F. de. D$#&$!" P&1a'. 1.d ol< parte 'eral. 1o Paulo< 1arai a% 1RRR. p. M2?5. Por outro lado% con.i'ura:se a autoria incerta #uando% ausente o liame su80eti o% am8os a'entes praticam a conduta mas no se apura #uem o8te e o resultado. Aplicar o Princ-pio da Unidade N autoria incerta no seria a solu!o mais correta% pois condenaria am8os ao $omic-dio consumado% sendo #ue um deles teria praticado mera tentati a e seria condenado por um delito mais 'ra e. = %bsolver ambos tambm no seria correto, uma vez que praticaram, pelo menos, uma tentativa de homicdio/ %qui est a 1nica soluo2 puni3los como autores de tentativa de homicdio, abstraindo3se o resultado, cu+a autoria no se apurou/> 4AF1U1% op. cit. p. MI25 Isso nada mais do #ue a aplica!o do Princ-pio do !n 4ubio &ro 'u% onde a d6 ida de e 8ene.iciar e no pre0udicar. Dale ressaltar #ue a autoria incerta no se con.unde com a autoria i'norada% pois en#uanto nesta no se conse'ue apurar #uem reali,ou a conduta% na autoria incerta% em8ora a autoria se0a con$ecida% a incerte,a recai so8re #uem% dentre os reali,adores dos "rios comportamentos% produ,iu o resultado. QUESTO O < 1A7UFL% CICACKO 9RA1ILFIRO% ;OI ACU1ACO CA PRHTICA CO CFLITO CF TRH;ICO INTFRNACIONAL CF FNTORPFCFNTF1 PFRANTF A AU1TILA ;RANCF1A F 9RA1ILFIRA. CFRTA ;FITA% 1A7UFL RF1OLDFU DIAAAR PARA O1 FUA% 1FNCO PRF1O% ;ACF b FWI1TaNCIA CF U7 7ANCACO CF PRI1KO FWPFCICO PFLA AU1TILA ;RANCF1A% 1FNCO QUF% APV1% O EODFRNO ;RANCa1 RFQUFRFU 1UA FWTRACILKO PARA A ;RANLA% ONCF DFIO A 1FR PROCF11ACO F CONCFNACO b PFNA CF @ ANO1 CF RFCLU1KO. CFPOI1 CF CU7PRIR M ANO1 CF PFNA% 1A7UFL ;OI 9FNF;ICIACO CO7 O LIDRA7FNTO CONCICIONAL F FWPUL1O CA ;RANLA. NO 9RA1IL% F7 CFCORRaNCIA CO 7F17O ;ATO% 1A7UFL TFDF CFCRFTACA A 1UA PRI1KO PRFDFNTIDA F IRH RF1PONCFR A ALKO PFNAL. F7 3IPVTF1F CO7O A RFTRATACA% QUAL A 1OLULKO QUF O CIRFITO PFNAL O;FRFCFc RESPOSTA+ A $ip&tese de e ser resol ida de acordo com o disposto no art. @.d do C.P.% e itando:se o bis in idem. 1endo a pena cumprida no estran'eiro atenuada da pena imposta

o 9rasil pelo mesmo crime% #uando as penas .orem di ersas% ou% computada% #uando as penas .orem id+nticas. =%ssim, o fato de ter o su+eito cumprido a pena imposta pelo +ulgado estrangeiro influi, no #rasil, de duas formas2 5/67 na determinao da pena concreta, atenuando3a, se a pena + cumprida for diversa em qualidade da que a lei brasileira comina para o mesmo crime 8pena de multa cumprida no estrangeiro e pena privativa de liberdade a ser imposta no #rasil79 :/67 na e.ecuo da pena imposta no #rasil, sendo nela computada, se idnticas/ "o primeiro caso, a atenuao obrigat0ria, mas o quantum fica a critrio do +uiz/ "o segundo, cabe ao +ulgador apenas abater da pena a ser e.ecutada, se maior, o quantum + cumprido no estrangeiro .> 4AF1U1% op. cit. p. 1IQ5 1endo o caso crime de tr".ico internacional de entorpecentes% se condenado no 9rasil% a pena aplicada ser" de recluso% de I a 1O anos% aumentados de 1JI a 2JI% e pa'amento de O? a IP? dias:multa% na .orma do art. 12 cJc art. 1@% I da Lei n.d P.IP@JQP. Cessa .orma% sendo a pena aplicada no estran'eiro da mesma #ualidade da pena a ser aplicada em tese pelo 9rasil% a#uela de er" ser comutada desta% na .orma do art. @.d% parte .inal% do C.P. QUESTO : < A CICACF CF DOLTA RFCONCA ;OI ATINEICA POR DIOLFNTO TF7PORAL% O QUF LFDOU O 1FU PRF;FITO A CFCRFTAR F1TACO CF CALA7ICACF PZ9LICA. POR F11A RAGKO% O1 7ORACORF1 CA CICACF% POR LIDRF INICIATIDA% RF1OLDFRA7 7O9ILIGAR :1F PAR ARRFCACAR CONATIDO1 A 1FRF7 CI1TRI9UTCO1 AO1 ;LAEFLACO1. U7 CF11F1 7ORACORF1% QUF ;ICOU RF1PON1HDFL PFLA EUARCA CO1 CONATIDO1% CF1DIA DHRIO1 CFLF1% DFNCFNCO:O1 PARA TFRCFIRO1. 3OUDF CONCUTA ILTCITAc QUALc RESPOSTA+ O a'ente inicialmente tin$a a posse l-cita dos donati os% tendo% contudo% posteriormente% $a ido a in erso do Bnus% passando o mesmo a dispor de coisa al$eia% #ue esta a so8 sua posse% como se .osse propriet"rio. Assim a'indo% o a'ente praticou a crime de apropria!o ind8ita% tipi.icada no art. 1P@ do C.P. Como os donati os esta am na posse do a'ente em irtude de calamidade p68lica% consideram:se os mesmos em dep&sito necess"rio. 1endo assim% incide na presente $ip&tese a causa de aumento de pena pre ista no h 1.d% inciso I do art. 1P@ do C.P.

TEM

PENA

RELAO AO CAPUT.

O9S*+ QUALI;ICACORA CAU1A CF AU7FNTO CF PFNA SE REPORTA AO TIPO PENAL BSICO PARA FAZER O AUTNOMA EM
AUMENTO OU DIMINUIO.

EX.: ART. 155, 4. C.P. O CAPUT FIXA A PENA DE 1 A 4 ANOS ENQUANTO QUE O 4. DE 2 A 8 ANOS.

EX.: ART. 155, 1. C.P. O CAPUT FIXA A PENA DE 1 A 4 ANOS E O 1. FIXA UM AUMENTO DE 1/3 SE
PRATICADO MEDIANTE A CIRCUNSTNCIA TEMPORAL QUE DESTACA.

EX.: ART. 157, 2. C.P. O CAPUT FIXA A PENA DE 4 A 10 ANOS ENQUANTO QUE O 2. FIXA O AUMENTO DA PENA EM 1/3 NAS HIPTESES EM QUE ELENCA.

O9S*+ AERADANTF O ;<%"(<* CF AU7FNTO ;ICA A CRITRIO CO AUIG. QUESTO K < A;R]NIO% F7 FNTRFDI1TA CONCFCICA A VREKO CF I7PRFN1A% ATACOU A 3ONRA CF ANTiNIO% F7 RAGKO CO QUF F1TF% APV1 O TRAN1CUR1O CF O 4CINCO5 7F1F1 CA PU9LICALKO% INERF11OU F7 AUTGO CO7 QUFIWA CRI7F CONTRA A;R]NIO . CFPOI1 CF RFCF9ICA A QUFIWA% CO7 TRA7ITALKO PROCF11UAL POR 1O 4QUINGF5 7F1F1% O AUIG DFIO A PROLATAR 1FNTFNLA CONCFNATVRIA% I7PONCO A A;R]NIO A PFNA CF P 41FI15 7F1F1 CF CFTFNLKO% POR CON1ICFRH:LO INCUR1O NA 1ANLKO CO ART. 21% CA LFI N.d O.2O?JPQ% CUAA CFCI1KO TRAN1ITOU F7 AULEACO PARA O QUFRFLANTF. CO7O ACDOEACO CF A;R]NIO% O QUF 1U1TFNTARIA F7 RFCUR1Oc RESPOSTA+ A conduta praticada por A.r\nio con.i'ura o crime de in06ria. Como .oi praticada atra s dos meios de comunica!o% o crime re'ulado con.orme o disposto na Lei de Imprensa% Lei n.d O.2O?JPQ% art. 12. 1e'undo o art. M?% I% =c>da Lei n.d O.2O?JPQ% a conduta praticada por A.r\nio crime de a!o penal pri ada% de endo o mesmo a0ui,ar a #uei)a crime no pra,o decadencial de I meses contados da data da pu8lica!o ou transmisso do .ato criminoso 4art. M1% h 1.d Lei n.d O.2O?JPQ5. No tendo $a ido causa de interrup!o do pra,o decadencial para a #uei)a crime% con.orme art. M1% h 2.d Lei n.d O.2O?JPQ% AntBnio 0" tin$a deca-do do seu direito #uando a0ui,ou a #uei)a crime em .ace A.r\nio. Assim% de eria o 0ui, ter declarado a e)tin!o da puni8ilidade do mesmo e no t+:lo condenado * art. 1?Q% ID do C.P. Concluindo% a de.esa de A.r\nio poder" impetrar Habeas Corpus para anular a senten!a pro.erida pelo 7.7. Aui,% tendo em ista a e)tin!o da puni8ilidade decorrente da decad+ncia do direito de #uei)a crime% con.orme art. PM@% DII do C.P.P. PRODA OA9 CFGF79RO 2??1 QUESTO G < ANTiNIO ;OI PRF1O F7 ;LAERANTF PORQUF F7 CO7PAN3IA CF AO1% 7FNOR CF ICACF% 7FCIANTF A7FALA FWFRCICA ATRAD1 CF AR7A CF 9RINQUFCO% ARRF9ATOU A 9OL1A CF AO1F;A% CA QUAL DFIO A 1U9TRAIR A I7PORT]NCIA CF Rg 1O?%??. ANTiNIO ;OI CFNUNCIACO CO7O INCUR1O NA 1ANLKO CO ARTIEO 1OQ% h 2d% INCI1O I% CO CVCIEO PFNAL% F NO ARTIEO 1d% CA LFI Nd 2.2O2JOM% 1FNCO QUF O PFCICO
;OR7ULACO NA CFNZNCIA DFIO A 1FR AULEACO PROCFCFNTF F FLF CONCFNACO NO1 TFR7O1 PRFTFNCICO1 PFLO 7INI1TRIO PZ9LICO. NA CON;OR7ICACF CO 7FL3OR FNTFNCI7FNTO AURI1PRUCFNCIAL% A CONCFNALKO POCF 1FR TICA CO7O CORRFTAc AU1TI;IQUF.

RESPOSTA+ Acerca da arma de 8rin#uedo% e)istem duas correntes so8re a sua incid+ncia como causa de aumento de pena no crime de rou8o< para uma primeira corrente% a arma de 8rin#uedo no arma% no tendo potencialidade lesi a% no podendo aumentar a pena do rou8o. A" para outra corrente% o #ue importa no a potencialidade lesi a mas sim o poder ini8it&rio #ue a arma% #ue de 8rin#uedo% #uer de erdade% causa% ini8indo a de.esa da -tima. Neste sentido $a ia sido editada a 16mula n.d 1QM do 1TA. Ocorre #ue no .inal de 2??1 o 1TA re iu o seu entendimento e cancelou essa 16mula #ue autori,a a o aumento de pena pela pr"tica de rou8o com arma de 8rin#uedo.

1endo assim% de acordo com o mel$or e atual entendimento 0urisprudencial% o 0ui, no a'iu corretamente ao aumentar a pena do crime de rou8o pela utili,a!o da arma de 8rin#uedo. Quanto ao crime de corrup!o de menores pre isto na LEI N. 1.15/05/% insta de.inir se o mesmo crime .ormal ou material. 1endo crime .ormal% para sua consuma!o 8asta a conduta de praticar com menor crime% sendo o resultado corrup!o mero e)aurimento. Por outro lado% sendo crime material% necess"rio a conduta e o resultado para #ue o crime de consuma. Ce acordo com a corrente ma0orit"ria% o crime de corrup!o de menor tipi.icado na LEI N. 1.15/05/% crime de material% ou se0a% alm de praticar com o menor crime% de e corromp+: lo% de'enerando sua personalidade. Assim% se o menor 0" cometia crimes anteriormente% no seria corrompido. Cesse modo% o 0ui, no a'iu certo #uando condenou o a'ente nas san!(es da LEI N. 1.15/05/% eis #ue no restou pro ado #ue o menor te e sua personalidade de'enerada com o crime praticado. Outro ponto #ue merece desta#ue se o crime praticado com menor 'era a a'ra ante do concurso de pessoas. A corrente ma0orit"ria admite concurso de pessoas ainda #ue uma delas se0a menor. F).< =A> 41Q anos5% =9> 41O anos5% =C> 41P anos5 e =C> 41R anos5 se re6nem para praticar "rios crimes. =C> responder" por crime de #uadril$a pois os menores ser em para o cBmputo de pessoas% para #uali.icadoras e para aumento de pena de concurso. ATO LI9ICINO1O ART. 118 C.P. O9S*+ CORRUPLKO CF 7FNORF1 ;INALICACF CRI7F%
7FNOR CORRO7PFNCO O

LEI N. 1.15/

O9S*+ CRI7F ;OR7AL CRI7F 7ATFRIAL CRI7F CF 7FRA CONCUTA A CONDUTA NO GERA RESULTADO BASTA A CONDUTA PARA A
CONSUMAO. MERO EXAURIMENTO.

RESULTADO

PARA

QUE O CRIME A E O

NATURAL, OU SEJA, NO MODIFICA O MUNDO EXTERIOR.

SEJA CONSUMADO NECESSRIA

EX.: CORRUPO
CONSUMA FUNCIONRIO VANTAGEM RECEBIMENTO EXAURIMENTO.

PASSIVA

SE O A

CONDUTA RESULTADO.

EX.: VIOLAO DE DOMICLIO

QUANDO SOLICITA INDEVIDA.

O
MERO

EX.: HOMICDIO

QUESTO 6 < RO7ILCO% 3O7F7 CF 9F7 F TRA9AL3ACOR% CFRTA ;FITA RF1OLDFU DIAAAR PARA CICACF INTFRIORANA% ONCF% F7 CO7PAN3IA CF COI1 A7IEO1% ;OI A U7A ;F1TA CAIPIRA% TFNCO TOCO1 TO7ACO ALEUN1 COPO1 CF CFRDFAA. NO RFTORNO% APFNA1 CO7 A ILU7INALKO CO LUAR F CO1 ;ARVI1 CO CARRO% DIU ALEO 1F 7FWFR NO 7FIO CF UN1 AR9U1TO1 F% INCAEANCO CO1 CO7PAN3FIRO1 O QUF POCFRIA 1FR% RFCF9FU CO7O

RF1PO1TA< CFDF 1FR U7 AACAR. RO7ILCO% FNTKO% 1ACOU CF 1UA AR7A F ;FG TRa1 CI1PARO1 QUF ATINEIRA7 U7A 7UL3FR QUF ALI F1TADA ;AGFNCO 1FWO% A QUAL RF1ULTOU ;FRICA 1F7 ERADICACF% 1FNCO QUF ;OI CONCUGICA AO 3O1PITAL PFLO PRVPRIO RO7ILCO. APV1 A CONCLU1KO CO INQURITO% O 7INI1TRIO PZ9LICO O;FRFCFU CFNZNCIA CONTRA RO7ILCO I7PUTANCO:L3F O CO7FTI7FNTO CO CRI7F CF TFNTATIDA CF 3O7ICTCIO QUALI;ICACO% CF;INICO NO ARTIEO 121% h 2d% INCI1O ID% NA ;OR7A CO ARTIEO 1M% II% CO CVCIEO PFNAL. F7 1FNTFNLA CF PRONZNCIA% O AUIG 7ANTFDF O1 TFR7O1 ACU1ATVRIO1. CO7O CF;FN1OR CF RO7ILCO% O QUF ALFEARIA F7 1UA CF;F1A F7 PLFNHRIO NO AZRIc

RESPOSTA+ Romildo no praticou a conduta com dolo de matar% seno e0amos. Romildo% ao er al'o se me)er nos meios dos ar8ustos e inda'ando o #ue poderia ser% o8te e como resposta ser um 0acar. Pensando ser um 0acar% Romildo atirou. Assim a'indo% te e .alsa impresso da realidade% a'indo em erro #uanto a uma elementar do tipo. Pensou estar atirando em um animal en#uanto na realidade era uma pessoa. O erro de tipo% se'undo o art. 2? do C.P.% e)clui o dolo% permitindo% contudo% a puni!o pelo resultado N t-tulo de culpa% se o erro .osse enc- el% ou se0a% se o resultado era pre is- el. Na $ip&tese narrada% no era poss- el ao Romildo sa8er #ue $a ia uma mul$er no meio dos ar8ustos praticando con0un!o carnal com outrem. No seria de se esperar de um $omem mdio pre er #ue ali $a ia uma mul$er. Assim% Romildo a'iu em erro de tipo in enc- el% sendo um erro desculp" el #ue e)clui o dolo e a culpa. 3" #ue se ressaltar #ue% em tese% poderia $a er o crime de porte de arma pre isto no art. 1?% caput% da Lei n.d R.MIQJRQ% se o a'ente utili,ou arma de .o'o sem autori,a!o e em desacordo com a determina!o le'al ou re'ulamentar% ou art. 1?% h 2.d do mesmo diploma le'al% se o a'ente utili,ou arma de .o'o de uso proi8ido ou restrito sem autori,a!o ou em desacordo com a determina!o le'al ou re'ulamentar. O9S*+ FRRO CF TIPO FRRO CF PROI9ILKO O ERRO INCIDE SOBRE A ILICITUDE. O O ERRO INCIDE QUANTO A UMA
CIRCUNSTNCIA ELEMENTAR DO TIPO. TPICA AGENTE ACHA QUE A CONDUTA LCITA.

EX.: FURTA
QUE SEU

UM BEM PENSANDO

ERRO QUANTO

COISA ALHEIA MVEL.

EX.: HOLANDS QUE NO BRASIL USA ENTORPECENTE, SABENDO QUE CRIME NO BRASIL MAS PENSANDO QUE PARA ELE
NO PORQUE HOLANDS

QUESTO O < AL;RFCO% FNEFN3FIRO CIDIL% CFRTA NOITF% AO C3FEAR F7 CA1A% CFPARA: 1F CO7 AOKO% QUF A 3ADIA INDACICO CO7 A ;INALICACF CF ;URTAR 9FN1 7VDFI1. AOKO% TKO LOEO Da AL;RFCO% F;FTUA DHRIO1 CI1PARO1 NA CIRFLKO CO 7F17O% TFNCO F1TF TA797 1ACACO CF 1UA AR7A F F;FTIDACO COI1 CI1PARO1 F7 AOKO% QUF O ATINEF7 7ORTAL7FNTF. AL;RFCO TFLF;ONA PARA 1FU ACDOEACO RFLATANCO O ACONTFCICO% TFNCO O 7F17O O ORIFNTACO PARA QUF A9ANCONA11F O LOCAL CO CRI7F. FNTRFTANTO% ANTF1 QUF AL;RFCO 1AT11F CF CA1A% C3FEOU CFLFEACO CF POLTCIA PARA ATFNCFR A OCORRaNCIA. O CFLFEACO% APV1 OUDIR A DFR1KO CO1 ;ATO1% CFIWA CF F;FTIDAR A PRI1KO CF AL;RFCO% POR FNTFNCFR QUF FLF AEIU F7 LFETTI7A CF;F1A F%

POR I11O% NKO 1FRIA AU1TO PRFNCa:LO F7 ;LAERANTF% A;A1TANCO:O CO CONDTDIO CF 1FU1 ;A7ILIARF1.

PFREUNTA:1F< AEIU O CFLFEACO F7 CON;OR7ICACF CO7 A LFI OU A 1UA CONCUTA DIOLOU A LFI PFNALc CA1O FNTFNCA QUF O CFLFEACO CO7FTFU CRI7F% QUAL% AU1TI;ICANCO A RF1PO1TA. RESPOSTA+ Para a doutrina tradicional% o dele'ado no pode dei)ar de prender em .la'rante em ra,o de le'-tima de.esa por#ue ele s& a alia a tipicidade% no analisando a e)ist+ncia de e)cludentes de ilicitude e culpa8ilidade. No caso% tendo Al.redo praticado conduta t-pica * matar * de eria o dele'ado t+:lo prendido em .la'rante% pois a le'-tima de.esa e)cludente de ilicitude% cu0a an"lise incum8e to somente ao 0ui,. Assim% o dele'ado teria dei)ado de praticar o ato de o.-cio% estando incurso em tese nas penas do crime de pre arica!o * Art. I1R do C.P. Contudo% atualmente% entende:se #ue% .ace ao 'arantismo processual al8er'ado pela Constitui!o ;ederal% incum8e ao dele'ado% #uando da priso em .la'rante% analisar a e)ist+ncia de in0usto penal% ou se0a% a tipicidade e a ilicitude. QUESTO : < ;LHDIO CF1FNTFNCFU:1F CO7 U7 TRAN1FUNTF F CF1;FRIU:L3F COI1 TIRO1% O1 QUAI1 O ACFRTARA7% LFDF7FNTF% NA PFRNA% 1F7 QUF% CONTUCO% TFN3A A DTTI7A CATCO OU CA79ALFACO. ;LHDIO% INO91TANTF TIDF11F 7AI1 9ALA1 F7 1FU RFDVLDFR% NKO 7AI1 ACIONA 1UA AR7A F CFIWOU O LOCAL. FNTRFTANTO% A DTTI7A DFIO A ;ALFCFR% U7A DFG QUF FRA 3F7O;TLICA % CONCILKO CF1CON3FCICA POR ;LHDIO. AU1TI;ICANCO A RF1PO1TA% QUF CFLITO POCF 1FR ATRI9UTCO A ;LHDIOc RESPOSTA+ A presente #uesto de e ser analisada so8 a &tica da rela!o de causalidade% re'ulada pelo disposto no art. 1I do C.P. Ce acordo com este dispositi o le'al% para #ue o a'ente se0a respons" el pelo resultado% com sua conduta de e t+:lo 'erado. Podem e)istir outras causas #ue le am ao resultado 4 CONCAUSAS5% #ue em rela!o N conduta do a'ente podem ser< a5 a8solutamente independente a causa #ue le a ao resultado ao 'uarda #ual#uer rela!o com a conduta do a'ente. 85 relati amente independente a causa #ue 'era o resultado 'uarda rela!o com a conduta do a'ente. Fm am8os os casos% as causas podero ser pree)istentes% concomitantes ou super enientes. 1e a causa #ue le ou ao resultado .or a8solutamente independente em rela!o N conduta do a'ente% sendo pree)istente% concomitante ou super eniente% o a'ente no responde pelo resultado mas to somente pelos atos praticados. 1e a causa #ue 'eou o resultado .or relati amente independente em rela!o N conduta do a'ente% sendo pree)istente% concomitante ou super eniente% a re'ra #ue o a'ente responda pelo resultado.

E)*+ D-tima #uer se suicidar e toma eneno. A'ente #uer mat":la e atira. D-tima morre en enenada a causa da morte .oi o eneno% #ue no tem #ual#uer rela!o com a conduta do a'ente. A causa da morte a8solutamente independente e pree)istente em rela!o N conduta do a'ente. O a'ente no responde pelo resultado mas to somente pelos atos praticados / tentati a de $omic-dio. E)*+ =A> aponta a arma para =9> com animus necandi. Cispara a arma e acerta no p de =9>. Deri.ica:se #ue =9> $emo.-lico e morre a causa da morte .oi a $emo.ilia. Contudo% =9> no teria morrido em ra,o da $emo.ilia se no ti esse sido atin'ido pela 8ala. A casa da morte relati amente independente e pree)iste em rela!o N conduta de =A>. O a'ente responde pelo resultado% mesmo sem sa8er da condi!o de =9>. O des io causal irrele ante. Na $ip&tese a entada pela #uesto% o dolo de ;l" io era de lesionar a -tima e no de mat": la% tendo em ista #ue atirou na perna da mesma. A causa da morte .oi a $emo.ilia% #ue% contudo% no teria ocorrido se no .osse o disparo. 1endo assim% a causa da morte relati amente independente e pree)iste em rela!o N conduta de ;l" io. Assim% em tese $a eria o crime de leso corporal se'uida de morte% #ue um crime preterdoloso. Ocorre #ue para #ue $a0a um crime preterdoloso% o a'ente de e ter a pre isi8ilidade do resultado. No caso em tela% no $" essa pre isi8ilidade de ;"8io% #ue no a'iu com culpa em rela!o N morte. Isto e)posto% ;l" io ir" responder por leso corporal% conduta tipi.icada pelo ART. 11!, CAPUT, C.P. 1endo um crime de a!o penal p68lica condicionada N representa!o e% estando morta a -tima% #ual#uer parente poder" o.erecer a representa!o% con.orme disposto no ART. 31 C.P.P. QUESTO K < ANTiNIO ACFNTRA F7 CON1ULTVRIO 7CICO F% CF RFDVLDFR F7 PUN3O% CFDICA7FNTF 7UNICIACO% FWPLICA PARA O ;ACULTATIDO QUF F1TH PRFCI1ANCO CF CIN3FIRO. O 7CICO% F7 RAGKO CA A7FALA% CF I7FCIATO% DAI A 1ALA ANFWA F% A9RINCO O CO;RF QUF ALI 7ANT7 F1CONCICO% RFTIRA CO 7F17O 1IENI;ICATIDA QUANTICACF CF OURO F O FNTRFEA A ANTiNIO% QUF CFIWA O LOCAL LFDANCO O OURO% POR7% CF1EO1TO1O% U7A DFG QUF O 1FU CF1FAO NKO FRA O9TFR 7FTAL PRFCIO1O% 7A1% 7OFCA CORRFNTF. PFREUNTA:1F< CO7 A CFDICA AU1TI;ICATIDA% A CONCUTA CRI7INO1A CF ANTiNIO CFDF 1FR TIPI;ICACA F7 QUF CI1PO1ITIDO CO CVCIEO PFNALc RESPOSTA+ A conduta criminosa praticada por AntBnio con.i'ura o crime de e)torso% pois utili,ou de 'ra e amea!a para rece8er anta'em econBmica. Ressalte:se #ue a $ip&tese no se en#uadra no crime de rou8o% pois para #ue este ocorra% a iol+ncia ou 'ra e amea!a empre'ada para #ue o a'ente su8traia a coisa e no a rece8e% tal como ocorre na e)torso. Na e)torso imprescind- el o comportamento da -tima en#uanto #ue no rou8o no. =$ roubo caracteriza3se pela subtrao da coisa m0vel, mediante grave ameaa e violncia pessoa/ % e.torso, pela obteno de indevida vantagem econ=mica atravs de constrangimento, mediante violncia ou grave ameaa/ > lio de

?ran@, no sentido de que o ladro subtrai, o e.torsion rio faz com que se lhe entregue.> 4RT Q2RJO@I5 Tendo AntBnio utili,ado arma de .o'o para praticar a conduta delituosa% incide na causa de aumento de pena% estando incurso nas penas do art. 1O@% h 1.d do C.P. O9S*+ FWTOR1KO ROU9O EMPREGA
OU PARA GRAVE RECEBER

AGENTE

AGENTE EMPREGA VIOLNCIA OU

VIOLNCIA AMEAA

GRAVE AMEAA PARA SUBTRAIR A COISA ALHEIA.

VANTAGEM ECONMICA.

EX.: APONTA
ENTREGA.

A ARMA, PEDE

O RELGIO E A VTIMA O

PRODA OA9 AEO1TO 2??1 QUESTO G - 1INDAL TO7A CON3FCI7FNTO CF QUF 1FU A7IEO 1ILDIO ;URTOU DHRIO1 O9AFTO1 CF U7A LOAA% 7A1% FNTRFTANTO% POR F1TAR A POLTCIA NO 1FU FNCALLO% TFDF QUF ;UEIR APRF11ACA7FNTF CA CICACF. 1ILDIO FNTRA F7 CONTATO CO7 1INDAL F F1TF DAI b CA1A CAQUFLF F RFTIRA O1 O9AFTO1 QUF ;ORA7 ;URTACO1% EUARCANCO:O1 F7 1UA LOAA PARA PO1TFRIOR FNTRFEA A 1ILDIO. A CONCUTA CF 1INDAL 7FRFCF RFPRODALKO PFNALc RESPOSTA+ 1in al 'uardou em sua lo0a o produto do crime praticado por 1il io% seu ami'o. Assim .a,endo% teria praticado o crime de .a orecimento real% tipi.icado pelo art. IMR do C.P. Ci.erencia:se o .a orecimento real do crime de recepta!o% ainda #ue em am8os o a'ente rece8a produto de crime% pelo .ato de #ue na recepta!o% o a'ente em .a, em pro eito pr&prio en#uanto #ue no .a orecimento real% o .a, para tornar se'uro o produto do crime. Tam8m ur'e ressaltar a di.eren!a entre .a orecimento real e pessoal% na medida em #ue no .a orecimento pessoal% o a'ente au)ilia o autor a se es#ui ar da autoridade p68lica% esconde o criminoso% en#uanto #ue no .a orecimento real% oculta o produto do crime e no o seu a'ente. Ressalte:se #ue o crime de .a orecimento pessoal s& ser" t-pico se o crime praticado por #uem o a'ente oculta .or punido com recluso. Alm disso% admitem:se as escusas a8solut&rias% pre istas o art. IM@% h 2.d do C.P. 3a endo concurso entre .a orecimento real e pessoal% a#uela restar" a8sor ido por este. 1e 1in al tam8m ti esse participado do .urto% responderia por este e no por .a orecimento real.

QUESTO 6 - A% CATFCRHTICO CA UNIDFR1ICACF ;FCFRAL% FWIEF CF 1UA CF1PRFPARACA ALUNA 9% ;IL3A CF A9A1TACO CO7FRCIANTF% F7 PLFNO FWA7F ORAL CF 1FEUNCA POCA% A I7PORT]NCIA CF Rg 1??%??% 1O9 PFNA CF RFPRODH:LA. 9% CIFNTF CF QUF F;FTIDA7FNTF NKO ;ORA 9F7 NA AREfILKO% CI1CRFTA7FNTF% FNTRFEA:L3F U7 C3FQUF NAQUFLF DALOR% O QUAL% TOCADIA% DFIO A 1U1TAR PO1TFRIOR7FNTF% F7 CON1FQfaNCIA CO QUF A NKO RFCF9FU O 1FU DALOR. 3OUDF CRI7F415c QUF7 O415 PRATICOUc QUAL4I15c RESPOSTA+ =A> teria e)i'ido de sua aluna =9> a #uantia de Rg 1?? para no repro ":la. 1endo .uncion"rio p68lico% eis #ue .uncion"rio de uma Uni ersidade ;ederal 4art. I2Q do C.P.5% e tendo e)i'ido a anta'em inde ida% =A> praticou o crime de concusso 4art. I1P do C.P.5. 1endo a concusso crime .ormal% consumou:se no momento em #ue =A> e)i'iu a anta'em inde ida% sendo o rece8imento mero e)aurimento. Assim% no responde por tentati a pelo .ato de =9> ter sustado o c$e#ue e o rece8imento da anta'em inde ida ter sido .rustrado. Quanto a =9> praticou conduta at-pica% pois no =o.ereceu> ou =prometeu> e sim =entre'ou> a anta'em inde ida. Conduto% ainda #ue ti esse o.erecido no estaria con.i'urado o crime de corrup!o ati a 4art. III do C.P.5 por#ue% em8ora se0a poss- el a e)ist+ncia de corrup!o passi a e ati a% esta .i'ura incompat- el com o tipo penal da concusso% em ra,o da ine)i'i8ilidade de conduta di ersa% #ue a.asta a culpa8ilidade. O9S*+ FWTOR1KO CONCU11KO CORRUPLKO PA11IDA CRIME
PELO EXIGE

CRIME

PRATICADO QUE

PARTICULAR

VANTAGEM INDEVIDA.

CRIME PRATICADO POR FUNCIONRIO PBLICO


QUE EXIGE VANTAGEM INDEVIDA.

PRATICADO

POR

FUNCIONRIO
QUE SOLICITA INDEVIDA.

PBLICO
VANTAGEM

SO CRIMES FORMAIS

QUESTO O - PFCRO% CF1F7PRFEACO 3H DHRIO1 7F1F1% PA11ANCO POR PRO9LF7A1 CFCORRFNTF1 CO CF1F7PRFEO% ;OI PRF1O F7 ;LAERANTF PORQUF NKO CI1PUN3A CF LICFNLA CF A79ULANTF F F1TADA DFNCFNCO 7FRCACORIA1 CF PFQUFNO DALOR QUF% ILFEAL7FNTF% ACFNTRARA7 NO PAT1. NA CF;F1A CO ACU1ACO% CO7O ACDOEACO% F7 TFR7O1 CF 7RITO% O QUF ALFEARIA F7 PROL CA CF;F1A CF PFCROc RESPOSTA+ Preliminarmente% ale ressaltar as di.eren!as entre os crimes de contra8ando e descamin$o% tipi.icados no art. IIM do C.P. Consiste o contra8ando na importa!o ou e)porta!o de mercadoria proi8ida. A mercadoria importada ou e)portada ile'almente tem comerciali,a!o il-cita. Por outro lado% con.i'ura:se o crime de descamin$o a .raude empre'ada para e itar o pa'amento de direito ou imposto de ido pela entrada ou sa6da da mercadoria no proi8ida. A mercadoria importada ou e)portada ile'almente tem sua comerciali,a!o l-cita. Fm tese% a conduta praticada pelo am8ulante estaria tipi.icada no art. IIM% h 1.d = c> do C.P.% pois ende% e)p(e N enda e mantm em dep&sito em pro eito pr&prio mercadoria clandestina.

Contudo% ressalte:se #ue no caso% as mercadorias apreendidas eram de pe#ueno alor% no $ou e leso ao er"rio p68lico 4su0eito passi o5% admitindo:se% assim% o P#$12=0$" (a I1>$P1$Q$2R12$a " C#$%& (& 9aPa!&'a. =$ apelante, poca dos fatos acabara de completar vinte anos de idade e confessou, espontaneamente, saber da procedncia estrangeira da mercadoria, bem como que tirava seus sustento e da famlia do comrcio ambulante/ Como a mercadorias eram de pequeno valor, deve ser acolhido o &rincpio da !nsignificAncia/ > 4RT QIMJQO?5 Assim% no caso% em tese no $a eria o crime de contra8ando ou descamin$o em ra,o do Princ-pio da Insi'ni.ic\ncia. Dale ressaltar #ue para Ga..aroni% #ue adota a tese da T$0$2$(a(& C"1P'"Ba1!&% a conduta seria at-pica% pois a tipicidade depende da con0un!o da tipicidade .ormal com a tipicidade con'lo8ante. Para $a er tipicidade .ormal% 8asta a conduta estar descrito no tipo penal. Por um outro lado% con.i'ura:se a tipicidade con'lo8ante mediante a antinormati idade 4a conduta de e ser proi8ida5% conduta no .omentada 4o Fstado no de e .omentar a conduta5 e tipicidade material 4de e ser rele ante a leso ao 8em 0ur-dico5. E)*+ Luta de 8o)e $" tipicidade .orma mas no $" tipicidade con'lo8ante por#ue em8ora a conduta se0a antinormati a% o Fstado a .omenta. Assim% para Ga..aroni% no presente caso% a conduta seria at-pica em ra,o da aus+ncia da tipicidade con'lo8ante pela atipicidade material. O9S*+ PRINC-PIO DA INSIGNIFICLNCIA O ST. F7 RFCFNTF1 CFCI1SF1 Da7
FNTFNCFNCO QUF A APRFFN1KO CF 1U91T]NCIA FNTORPFCFNTF PARA U1O CF PFQUFNA 7ONTA 4IN;FRIOR A 1E5% CO7O NKO 3H LF1KO b 1AZCF PZ9LICA% CON;IEURARIA CONCUTA ATTPICA PFLO PRINCTPIO CA IN1IENI;IC]NCIA.

O9S*+ PEQUENO VALOR O TRF FNTFNCF QUF 1FRH CF PFQUFNA I7PORT]NCIA O QUF TIDFR DALOR IN;FRIOR A Rg O.???% QUF O DALOR 7TNI7O U1ACO PARA FWFCULKO ;I1CAL. QUESTO : - AO1% GFLO1O TF1OURFIRO CF VREKO PZ9LICO% AO ;INAL CO FWPFCIFNTF% POR F1QUFCI7FNTO% CFIWOU O CO;RF CA RFPARTILKO A9FRTO. AOKO% QUF ;AWINFIRO CF F7PRF1A PRIDACA% DFNCO O CO;RF A9FRTO% APRODFITA:1F CA 1ITUALKO F RFTIRA TOCO O CIN3FIRO QUF FWI1TIA NO CO;RF. 3OUDF CRI7F415c QUAL4I15c QUF7 O415 PRATICOUc RESPOSTA+ Aos .uncion"rio p68lico% pois tra8al$a como tesoureiro de um &r'o p68lico. Ao dei)ar o co.re da reparti!o a8erto no a'iu com dolo% pois o .e, por es#uecimento% ou se0a% sem o8ser ar o de ido de er de cuidado. Contudo% assim a'indo% em8ora no e)istisse liame su80eti o entre Aoo e Aos $"8il a con.i'urar um concurso de pessoas% cometeu o crime de peculato culposo% pois com a sua conduta ne'li'ente permitiu #ue outrem su8tra-sse o co.re 4ART. 311, @ 1. DO C.P.5. =;uando o agente do crime de peculato se conduz com falta de cautela a que estava obrigado, ratione officii, na guarda de bens sob

a titula do )stado, o modelo delitivo se cinge rea culposa .> 4RT OIPJIP?5 Ressalte:se #ue% no caso de peculato culposo% sendo o dano reparado at o tr\nsito em 0ul'ado da senten!a condenat&ria% restar" e)tinta a puni8ilidade. Contudo% sendo o dano reparado ap&s a senten!a transitar em 0ul'ado% a pena imposta ser" redu,ia N metade% con.orme inteli'+ncia do ART. 311, @ 3. DO C.P. Quanto N Aoo% de e:se o8ser ar se $" incid+ncia ou no do disposto no ART. 317 F @@ DO C.P. Fm8ora Aoo .osse contratado de empresa pri ada% presta ser i!os N &r'o p68lico. Contudo a e#uipara!o N .uncion"rio p68lico% para .ins penais% somente se dar" se a ati idade prestada por particular N Administra!o P68lica% .or tipicamente p68lica 4 ART. 317, @ 1. DO C.P.5. No caso% Aoo reali,a a ser i!o de .a)ina% o #ue no uma ati idade p68lica t-pica% no sendo% assim% em8ora tra8al$asse em &r'o p68lico% e#uiparado N .uncion"rio p68lico. Cesse modo% Aoo praticou o crime de .urto% tipi.icado no art. 1OO do C.P.

QUESTO K - PAULO% QUF ;ORA CONCFNACO b PFNA CF P ANO1 CF RFCLU1KO% APV1 TFR CU7PRICO M ANO1 F I 7F1F1 CA PFNA% DFIO A FDACIR:1F CO PRF1TCIO ONCF 1F FNCONTRADA. CFPOI1 CF TFR ;ICACO ;ORAEICO POR QUA1F O ANO1% DFIO A 1FR RFCAPTURACO F RFCOL3ICO b 7F17A UNICACF PRI1IONAL. CO7O ACDOEACO% O QUF POCFRIA RFQUFRFR PARA COLOCAR F7 LI9FRCACF PAULOc RESPOSTA+ Como 0" $ou e tr\nsito em 0ul'ado da senten!a% a prescri!o #ue re'ula a matria a e)ecut&ria * ART. 11 DO C.P. O a'ente .oi condenado N pena de P anos% dos #uais cumpriu M anos e I meses% ocasio em #ue .u'iu. Assim% resta am 1 ano e R meses a cumprir% pra,o pelo #ual se re'ula a prescri!o% se'undo o ART. 113 DO C.P. 1endo a pena in.erior a 2 anos% prescri!o se operaria em M anos. O a'ente .icou .ora'ido durante O anos% .indos #uais .oi recapturado. b essa poca 0" $a ia se operado a Prescri!o da Pretenso F)ecut&ria% tendo sido e)tinta a puni8ilidade do a'ente. A tese de.ensi a de er" de.ender a e)tin!o da puni8ilidade em ra,o da prescri!o da pretenso e)ecut&ria.

PRODA OA9 7ARLO 2??1

QUESTO G - A 1FCRFTARIA CA RFCFITA ;FCFRAL PU9LICOU FCITAL IN1TITUINCO CONCUR1O PARA ;I1CAL CF TRI9UTO1 ;FCFRAI1% NO QUAL F1TA9FLFCFU CO7O CONCILKO PARA A IN1CRILKO TFR O CANCICATO 7FNO1 CF O? ANO1 CF ICACF. PAULO INTFRF11OU:1F PFLO CONCUR1O% 7A1% A 1UA ICACF F1TADA AL7 CF O? ANO1 F% POR I11O% RF1OLDFU ACULTFRAR 1UA CARTFIRA CF ICFNTICACF% CF 7OCO QUF A 7F17A RFEI1TRA11F QUF FLF TIN3A MR ANO1% APV1 O QUF PROCFCFU b IN1CRILKO. A CONCUTA CF PAULO TF7

RFLFD]NCIA AURTCICO:PFNALc CO7FTICOc

F7 CA1O PO1ITIDO% CF ;OR7A AU1TI;ICACA% QUAL O CRI7F

RESPOSTA+ A .alsidade pratica por Paulo material por#ue ele adulterou um documento. Carteira de identidade documento p68lico% pois emana do Poder P68lico. 1endo assim% em tese Paulo teria praticado o crime de .alsi.ica!o de documento p68lico% capitulado no ART. 1!7 DO C.P. No o8stante% Paulo% alm de .alsi.icar o documento% o utili,ou% respondendo% ento% pelo crime de uso de documento .also * ART. 3 / C.P. Aplicando:se o Princ-pio da Consun!o% Paulo ir" responder pelo uso de documento .also 4ART. 3 / C.P.5% sendo o crime de .alsi.ica!o de documento p68lico a8sor ido por ser crime:meio para atin'ir ao .im. Paulo responder" pelo ART. 3 / DO C.P. com a pena correspondente N do ART. 1!7 DO C.P. O9S*+ ;AL1ICACF 7ATFRIAL ;AL1ICACF ICFOLVEICA ART. 299 C.P. INSERE UMA INFORMAO FALSIDADE DE DOCUMENTO ARTS.

297

EFETIVAMENTE ADULTERADO.

298 C.P.

O DOCUMENTO

FALSA NO DOCUMENTO. FALSA.

DOCUMENTO

AUTNTICO MAS UMA INFORMAO INSERIDA

O9S*+ 1F A ;AL1ICACF ERO11FIRA 4POCF 1FR CFTFCTACA POR QUALQUFR PF11OA5 O ;ATO ATTPICO PFLA AU1aNCIA CF POTFNCIALICACF LF1IDA.

QUESTO 6 - ANTiNIO% 1A9FNCO QUF FRA PORTACOR CF COFNLA DFNRFA% 7FCIANTF ERADF A7FALA% 7ANT7 RFLALKO 1FWUAL CO7 AODF7 CF 1O ANO1. IN1TAURACA ALKO PFNAL% ANTiNIO DF7 A 1FR CONCFNACO NO 7TNI7O CA PFNA. NO 1FU FNTFNCI7FNTO% QUAI1 O1 CI1PO1ITIDO1 PFNAI1 DIOLACO1 POR ANTiNIOc 3H QUF 1F ;ALAR F7 CONCUR1O CF CRI7F1c F7 CA1O PO1ITIDO% PARA ;IN1 CF APLICALKO CA PFNA% O CONCUR1O 1FRIA 7ATFRIAL OU ;OR7ALc RESPOSTA+ 7anter rela!(es se)uais mediante 'ra e amea!a com 0o em de 1O anos pode con.i'urar o crime de estupro 4 ART. 113 DO C.P.5% se praticar con0un!o carnal% ou de atentado iolento ao pudor 4ART. 11/ DO C.P.5% se praticar atos li8idinosos. Por ter doen!a enrea e sa8er% tem dolo de peri'o% praticando a conduta pre ista no ART. 13 DO C.P. / crime .ormal% ou se0a% 8asta pratica a conduta% no necessitando a -tima contrair a doen!a% #ue mero e)aurimento. Assim% em tese% AntBnio praticou os crimes pre istos nos ARTS. 13 E 113 OU 11/ DO C.P. Como o a'ente a'iu com dolo de peri'o e com dolo de estuprar% com a mesma conduta te e duas ontades e dois resultados% respondendo pelos crimes em concurso .ormal. Como te e ontades autBnomas em rela!o aos delitos% responder" na .orma do concurso .ormal imper.eito * ART. 7 , 1.C PARTE DO C.P. Para .ins de aplica!o da pena% $" o c6mulo material das mesmas. 1UAFITO PA11IDO 1V 7UL3FR O9S*+ F1TUPRO<

MULHER NO CRIME DE ESTUPRO PODE SER


OU AUTORA E QUANDO NO FAZ FOI NADA.

1UAFITO ATIDO 7UL3FR OU 3O7F7

PARTCIPE FILHA

GARANTIDORA

(EX.: ME

QUE SABE QUE A

ESTUPRADA

RESPONDER COMO AUTORA NO CRIME DE UAFITO ESTUPRO = CRIME COMISSIVO POR 1 OMISS A OTIDO 7UL3FR OU 3O7F7 ATFNTACO DIOLFNTO AO P). UCOR OU OMISSIVO IMPRPRIO
1UAFITO ATIDO / AUTOR F PARTTCIPF.

1UAFITO PA11IDO 7UL3FR OU 3O7F7

E)*+ =A> ;ALA PARA =9> ACFNTRAR U7A CA1A F ;URTAR O CO;RF =A> PARTTCIPF PORQUF AUWILIOU =9> F =9> AUTOR PORQUF PRATICOU A CONCUTA CF1CRITA NO TIPO. O9S*+ AUTOR 7FCIATO AQUFLF QUF 1F DALF CF TFRCFIRO 1F7 CULPA9ILICACF. E)*+ =A> I7PFLF =9>% QUF TF7 1Q ANO1% A ;URTAR U7A CA1A. CO7O =9> NKO TF7 CULPA9ILICACF % =A> 1FRH AUTOR 7FCIATO. O9S*+ CONCUR1O ;OR7AL PFR;FITO CONCUR1O ;OR7AL I7PFR;FITO H DESGNIOS AUTNOMOS ART. 70, NO H DESIGNOU AUTNOMOS

ART. 70, 1. PARTE DO C.P.

2. PARTE DO C.P.

AUMENTADA DE 1/6 A 1/2.

APLICADA A PENA MAIS GRAVE,

EX.: QUER MATAR A E B. ATIRA EM A COM UMA BALA PERFURANTE, QUE O ATINGE, ATRAVESSA E ATINGE B. H O CMULO MATERIAL DAS PENAS.

O9S*+ AEFNTF TF7 AIC1 F 7ANT7 CONAUNLKO CARNAL CO7 TFRCFIRO% QUF NKO 1A9F. 1F NKO QUI1FR TRAN17ITIR A COFNLA% RF1PONCF PFLO ART. 131 C.P. 1F QUI1FR TRAN17ITIR % RF1PONCF PFLO ART. 131 C.P. OU% CO7O ALEUN1 1U1TFNTA7% POR TFNTATIDA CF 3O7ICTCIO.

QUESTO O - AOKO% AORNALI1TA% ;FG PU9LICAR NOTA NO AORNAL F7 QUF TRA9AL3A% NA QUAL ACAFTIDA PFCRO CF LACRKO % A;IR7ANCO QUF F1TF 1U9TRAIU A1 AVIA1 CF 1UA DIGIN3A. PFCRO INERF11OU F7 AUTGO CO7 ALKO PFNAL CF INICIATIDA PRIDACA% ;OR7ULANCO PFCICO CF CONCFNALKO% O QUAL ;OI AULEACO PROCFCFNTF% TFNCO O AUIG CONCFNACO O QUFRFLACO NA1 PFNA1 CO1 ARTIEO1 2?% 21 F 22% CA LFI CF I7PRFN1A. F1TH CORRFTA A CFCI1KO CO AUIGc AU1TI;IQUF. RESPOSTA+ C$amar Pedro de ladro e di,er #ue o mesmo su8traiu as 0&ias da i,in$a% em tese% con.i'uraria os crimes de in06ria e cal6nia. Contudo% no presente caso como Aoo descre eu a conduta pela #ual l$e imputou a #ualidade in0uriosa% a in06ria resta a8sor ida

pela cal6nia em ra,o do Princ-pio da Consun!o 4o delito meio a8sor ido pelo delito .im5. E)*+ 1u8trai uma .ol$a de c$e#ue% .alsi.ica a assinatura e .a, compras em uma lo0a o estelionato a8sor e os crimes de .urto e .alsidade * S2+ULA 17 STJ 4Princ-pio da Consun!o5

QUESTO : - 7ARIA% ERHDICA F7 CFCORRaNCIA CF F1TUPRO QUF 1O;RFU% RF1OLDF PRATICAR FQUITALKO% F79ORA PRFDFNCO A PO11I9ILICACF CF A9ORTA7FNTO. A AERF11IDICACF CO EALOPF F;FTIDA7FNTF PRODOCA:L3F A9ORTO. PRATICOU 7ARIA O CRI7F PRFDI1TO NO ARTIEO 12M% CO CVCIEO PFNALc POCFRIA 3ADFR APLICALKO ANALVEICA CO CI1PO1TO NO ARTIEO 12@% INCI1O II% PRI7FIRA PARTF% CO CVCIEO PFNALc RESPOSTA+ 7aria a'iu com dolo e entual% ou se0a% no #ueria o resultado mas assumiu o risco de produ,i:lo #uando o pre iu. Assim% responde pelo ART. 11/ DO C.P. por dolo e entual. No se pode admitir analo'ia ao disposto no ART. 118, II C.P. por#ue o a8orto sentimental% cu0a 'ra ide, decorreu de um estupro% s& pode ser praticado por um mdico. O9S*+ COLO FDFNTUAL CULPA CON1CIFNTF SE TRADUZ NA EXPRESSO EU SE TRADUZ NA EXPRESSO

QUE SE DANE

ME GARANTO.

INDIVDUO MAS

PREV

RESULTADO

ACREDITA

O9S*+ O A9ORTO APRF1FNTA CUA1 CAU1A1 CF FWCLUCFNTF CF ILICITUCF F1PFCT;ICA1< A9ORTO TFRAPaUTICO F A9ORTO 1FNTI7FNTAL% O1 QUAI1 1V POCF7 1FR PRATICACO1 POR U7 7CICO% QUF NKO CFPFNCF CF AUTORIGALKO AUCICIAL 4ART. 118 C.P.5. POCF% CONTUCO% U7A FN;FR7FIRA PRATICAR U7 A9ORTO F7 U7A 7UL3FR QUF F1TH CORRFNCO I7INFNTF RI1CO CF DICA% INCICINCO A FWCLUCFNTF CF ILICITUCF CF F1TACO CF NFCF11ICACF. O9S*+ A9ORTO RF1ULTANTF CF ATFNTACO DIOLFNTO AO PUCOR O 7CICO POCF RFALIGAR O A9ORTO 1FNTI7FNTAL TA797 NF11F CA1O PORQUF% NU7A INTFRPRFTALKO ANALVEICA% O F1TUPRO F O ATFNTACO DIOLFNTO AO PUCOR 1KO 1ITUALSF1 1F7FL3ANTF1% TFNCO O LFEI1LACOR ;ALACO 7FNO1 CO QUF CFDIA. O9S*+ A INTFRPRFTALKO ANALVEICA 1V AC7ITICA PARA 9FNF;ICIAR O RU% 1FNCO DFCACA A ANALOEIA !" *%,,% &%'()* F7 RAGKO CO PRINCTPIO CA RF1FRDA LFEAL 41V POCF 3ADFR CRI7F RF1ULTANTF CF LFI * ART. 1. C.P. F ART. 5. CRFB0885.

QUE NO IR OCORRER.

QUESTO K - ;LHDIO% POR TFR DIOLACO A NOR7A INCRI7INACORA CO ARTIEO 1MP% CO CVCIEO PFNAL% RF1ULTOU CONCFNACO b PFNA CF P 7F1F1 CF CFTFNLKO. 1FNCO ;LHDIO PRI7HRIO F NKO 3ADFNCO PRF1CRILKO % QUAI1 O1 9FNF;TCIO1 QUF O AUIG POCFRIA

CONCFCFR:L3F% CF 7OCO A QUF O 7F17O NKO ;O11F LFDACO b PRI1KOc INCIQUF TOCO1 O1 CI1PO1ITIDO1 CONCIGFNTF1 CO7 A RF1PO1TA.

RESPOSTA+ 1u8stitui!o da Pena Restriti a de Li8erdade por Pena Restriti a de Cireito para #ue se0a poss- el% os re#uisitos do ART. // C.P. de em ser o8ser ados cumulati amente% a sa8er< pena no superior a M anos ou% #ual#uer #ue se0a a pena aplicada se o crime .or culposoX o crime no .or cometido com iol+ncia ou 'ra e amea!a a pessoaX o ru no ser reincidente em crime doloso% eX demais circunst\ncias 0udiciais .a or" eis. Fm8ora a pena imputada pela pr"tica do ART. 1/6 DO C.P. se0a in.erior a M anos% elemento do tipo a iol+ncia ou 'ra e amea!a% ra,o pela #ual a pena pri ati a de li8erdade no poder" ser su8stitu-da pela pena restriti a de direito. Transa!o Penal no ca8e por#ue 0" $ou e senten!a. 1ursi ca8er" suspenso condicional da pena pelo per-odo de pro a de 2 a M anos. Cumprido o per-odo de pro a% ser" e)tinta a pena * ART. 77 C.P. 7ulta 1u8stituti a sendo condenado N pena de P meses% $" possi8ilidade de su8stituir a pena pri ati a de li8erdade pela pena de multa * ART. 6 , @ 1. C.P. A mel$or su8stitui!o ser" pela multa% pois no sursi ainda ter" #ue cumprir o per-odo de pro a. O9S*+ PRI7ARIFCACF / QUF7 NUNCA PRATICOU CRI7F F QUF7 PRATICOU CRI7F CUAA + 5 ANOS = PRIMRIO FWTINLKO CA PFNA TFN3A 1F CACO 3H 7AI1 CF CINCO ANO1 * ART. 6/, I C.P. 1RRO 1RR@ 2??1 E)*+ __________|____________________|____________________|__________ TR]N1ITO F7 AULE. FWTINLKO CA PFNA NODO CRI7F CONC. I ANO1 RFINCICFNTF

PRODA OA9 CFGF79RO 2???

QUESTO G - PAULO% AUWILIACO POR PFCRO% APV1 1RIA CI1CU11KO% UTILIGANCO U7 C3ICOTF% F7PRFEA7 DIOLaNCIA CONTRA PLTNIO F% CFPOI1% CFIWA7:NO NU PFRANTF DHRIA1 PF11OA1. F7 RAGKO CA1 LF1SF1 1O;RICA1% PLTNIO ;ICOU INTFRNACO POR 7AI1 CF I? CIA1. FWA7INAR A 1ITUALKO AURTCICO:PFNAL CF PAULO F PFCRO. RESPOSTA+ Paulo e Pedro empre'aram iol+ncia contra Pl-nio% tendo o mesmo .icado internado por mais de I? dias% e o dei)aram nu perante "rias pessoas. Pedro e Paulo atacaram a inte'ridade .-sica de Pl-nio #uerendo atin'ir:l$e a $onra% perante "rias pessoas% e causa:l$e leso / in06ria real e leso corporal 'ra e 4 ART. 1/ , @ 1. C0C ART. 1/1, III C0C ART. 11!, @ 1., I, N0F ART. 7 , 1.C PARTE, C.P.5.

Paulo responder" como autor e Pedro como part-cipe 4 ART. 1/ , @ 1. C0C ART. 1/1, III C0C ART. 11!, @ 1., I C0C ART. 7 , 1.C PARTE, C.P., N0F ART. 1! C.P.5 O9S*+ INAZRIA RFAL LF1KO CORPORAL DIA1 CF ;ATO ART. 140, 2. C.P. H
UM ATAQUE INTEGRIDADE FSICA DOLO HONRA. DO DE OFENDER-LHE INDIVDUO, COM A

ART. 129 C.P.


ATAQUE DOLO DE

H UM

ART. 21 L.C.P.
INTEGRIDADE INDIVDUO.

H UM ATAQUE FSICA DO

INTEGRIDADE OFENDER A

FSICA DO INDIVDUO, COM INTEGRIDADE FSICA.

QUER HUMILHAR, ULTRAJAR, OFENDER E DIMINUIR A HONRA. EX.: JOGADOR


QUE AO SER DE FUTEBOL EXPULSO DE

O ATAQUE NO DEIXA LESO. EX.: EMPURRO

DEIXA VESTGIOS = LESO.

QUESTO - NFCF11ITANCO CF UREFNTF ATFNCI7FNTO 7CICO% jALTFR ;OI CAMPO PELO JUIZ , COSPE6 EM INTFRNACO NA CLTNICA 9OA CURA% ;ICANCO 1O9 O1 CUICACO1 CO1 CR1. RU9IKO F SEU ROSTO. RU9FN1. AH RFCUPFRACO% O1 7CICO1 RFTIDFRA7% 1F7 NFCF11ICACF% POR ALEUN1 CIA1% O PACIFNTF jALTFR% A ;I7 CF RFCF9FRF7 1FU1 3ONORHRIO1. O1 CR1. RU9IKO F RU9FN1 CO7FTFRA7 ILICITUCF PFNALc QUALc RESPOSTA+ Os Crs. Ru8io e Ru8ens manti eram jalter na cl-nica para rece8er os $onor"rios / .i,eram 0usti!a pelas pr&prias mos. Assim% cometeram o crime de e)erc-cio ar8itr"rio das pr&prias ra,(es * ART. 3/5 C.P. A inten!o no era pri ar a li8erdade de jalter mas sim rece8er seus $onor"rios. 7anti eram o paciente internado como meio para .a,er 0usti!a pelas pr&prias mos. O9S*+ CRI7F CF FWFRCTCIO AR9ITRHRIO CA1 PRVPRIA1 RAGSF1 CRI7F CF ALKO PFNAL PRIDACA% 1ALDO 1F CO7FTICO CO7 DIOLaNCIA% PA11ANCO A 1FR CF ALKO PFNAL PZ9LICA.

QUESTO O - ANTiNIO TIN3A POR 3H9ITO EUARCAR CIN3FIRO NO CO;RF CF 1UA RF1ICaNCIA. CFRTA ;FITA% 1FU ;IL3O AO1% F7 CO7PAN3IA CO A7IEO AOKO% CFPFNCFNTF1 CF CROEA1% RF1OLDF7 DIOLAR O CO;RF CF ANTiNIO% CFLF RFTIRANCO 1U91TANCIAL QUANTIA PARA A AQUI1ILKO CF FNTORPFCFNTF1. FWA7INAR A 1ITUALKO PFNAL CF AO1 F CF AOKO. RESPOSTA+ Aos 4.il$o5 e Aoo .urtam o co.re de AntBnio 4lesado5. Aos no pratica o crime de .urto em concurso de pessoas em ra,o da escusa a8solut&ria pre ista no ART. 181, II C.P.% #ue% para Cam"sio% uma causa pessoal de isen!o de pena. Como a circunst\ncia de Aos pessoal e no elementar do tipo% no se comunica a Aoo. Contudo% am8os so dependentes #u-micos% sendo inimput" eis% con.orme ART. 1! LEI N. 6.368076% tendo a culpa8ilidade e)clu-da. 1endo assim% Aoo no responder" pelo crime de .urto 4ART. 155 C.P.5 por#ue inimput" el. O9S*+ O ART. 1! LEI N. 6.368076 1V POCF 1FR APLICACO AO1 CRI7F1 PRFDI1TO1 NA LFI CF TVWICO1c O FNTFNCI7FNTO 7AAORITHRIO CF QUF NKO% POCF 1FR APLICACO A

QUALQUFR CRI7F CO7FTICO POR CFPFNCFNTF QUT7ICO. PARA TFR FWCLUTCA A CULPA9ILICACF % 9A1TA 1FR CFPFNCFNTF% NKO PRFCI1ANCO F1TAR 1O9 F;FITO1 CA CROEA NO 7O7FNTO CA CONCUTA.

QUESTO : - ;LIW% QUF FWFRCIA O CAREO CF TF1OURFIRO CO 1INCICATO CO1 7OTORI1TA1 AUTiNO7O1 CO RIO CF AANFIRO% ATRADF11ANCO 1RIA1 CI;ICULCACF1 ;INANCFIRA1% CO7 DHRIO1 F7PR1TI7O1 DFNCICO1 F7 F1TA9FLFCI7FNTO1 9ANCHRIO1% APROPRIOU:1F CF FLFDACA QUANTIA QUF F1TADA 1O9 1UA EUARCA F QUF PFRTFNCIA b FNTICACF 1INCICAL. QUAL O CRI7F CO7FTICO POR ;LIWc RESPOSTA+ Por ser tesoureiro de 1indicato% e#uipara:se N .uncion"rio p68lico 4 ART. 551 C.L.T., ALTERADO PELO DECRETO<LEI N. !1506!5% respondendo por peculato.

QUESTO K - A DICIACO F7 CROEA1 F F1TH CF1F1PFRACO% NFCF11ITANCO% UREFNTF7FNTF% CF U7A CO1F. POR F11A RAGKO% PROCURA 9 F L3F PFCF U7 CIN3FIRO F7PRF1TACO% AH QUF 1F FNCONTRA 1F7 NFN3U7 CFNTADO. 9 F7PRF1TA:L3F CIN3FIRO% 7A1% CO7O EARANTIA% FWIEF CF A U7 C3FQUF% QUF 1A9F 1F7 PRODI1KO CF ;UNCO1. A CONCUTA ACI7A RFDFLA CRI7Fc CF QUF7c QUALc RESPOSTA+ =A> emitiu c$e#ue sem .undos% #ue% contudo% no era para pa'amento a ista% desnaturando:o. O #ue emitiu .oi uma 'arantia de d- ida e no um c$e#ue. 1endo assim no pratica o ART. 171, @ 1., VI C.P.% se0a por#ue o c$e#ue .oi desnaturado 4o #ue .aria su8sistir o ART. 171, CAPUT C.P.5% se0a em ra,o do disposto no ART. 1! LEI N. 6.368076. =9>% por sua e,% e)i'iu de =A> um c$e#ue #ue sa8ia no ter pro imento de .undos. Fm tese% poderia praticar o crime de e)torso indireta 4 ART. 16 C.P.5. Contudo% como o c$e#ue emitido no poderia dar causa a procedimento criminal por#ue ausente o elemento do tipo =c$e#ue>% sua conduta at-pica. Assim% =A> e =9> praticam condutas at-picas.

PRODA OA9 AEO1TO 2???

QUESTO G - NA CI1CU11KO CF ALKO CF ALI7FNTO1 PRO7ODICA POR PATRTCIA CONTRA 1FU 7ARICO PFRANTF U7A CA1 DARA1 CF ;A7TLIA% O 1FU ACDOEACO O;FNCFU A 3ONRA CO CURACOR CF ;A7TLIA QUF ATUADA NO ;FITO% A;IR7ANCO QUF O 7F17O CO1TU7ADA F79RIAEAR:1F F7 1FRDILO. FWA7INAR A 1ITUALKO AURTCICO:PFNAL CO ACDOEACO. RESPOSTA+ Curador de ;am-lia a .un!o desempen$ada por um representante do 7inistrio P68lico #ue atua 0unto N ara de .am-lia. No se aplica ao ad o'ado a e)cludente do ART. 1/1, I C.P. por#ue o curado de .am-lia no parte no processo% pois .unciona como custos legis% .iscal da lei. Assim% em tese% o ad o'ado cometeu o crime de desacato 4 ART. 331 C.P.5% pois a o.ensa .oi diri'ida contra .uncion"rio p68lico no e)erc-cio de suas .un!(es.

Por outro lado% se ao in s de o.ender o curador de .am-lia o.endesse o Ce.ensor P68lico% como este parte% estaria o ad o'ado amparado pelo ART. 1/1, I C.P. O9S*+ ART. 7., @ 1. ESTATUTO OAB I7UNICACF PFNAL CO ACDOEACO PARA CRI7F1 CF INAZRIA F CI;A7ALKO. O9S*+ CF1ACATO CRI7F CONTRA A 3ONRA CF ;UNCIONHRIO PZ9LICO ART. 141, II C.P. QUANDO A ART. 331 C.P. QUANDO
A OFENSA FEITA NA DO OFENSA PRESENA CRIME NO DO FEITA NA PRESENA FUNCIONRIO FUNCIONRIO

CORRESPONDENTE

MAIS

O9S*+ RF1I1TaNCIA CF1O9FCIaNCIA ART. 330 C.P. O AGENTE S NO ART. 329 C.P. QUANDO
EMPREGA VIOLNCIA OU GRAVE AMEAA PARA OPORSE PRTICA DO ATO LEGAL. OBEDECE ORDEM LEGAL.

AUMENTO DE PENA.

EX.: POLICIAL

DECRETA A PRISO DE

UM INDIVDUO QUE PARA IMPEDI-LA, SE AGARRA A UM POSTE.

QUESTO 6 - PFCRO% PROPRIFTHRIO CF U7A ERH;ICA% ;OI PRF1O F7 ;LAERANTF PORQUF NA 7F17A ;OI FNCONTRACA I7PRF11ORA% PAPFL PRVPRIO% TINTA F CLIC3a PARA PROCULKO CF CCULA1 ;AL1A1 CF U1g 1??%??. FWI1TF CRI7F A PUNIRc F7% CA1O PO1ITIDO% QUALc CON1U7ACO OU TFNTACOc RESPOSTA+ Fm8ora em re'ra os atos preparat&rios no se0am punidos% possuir ma#uin"rio para .alsi.icar moeda punido como crime autBnomo. Assim% responder" pelo ART. 1!1 C.P. consumado por ter o ma#uinismo em dep&sito.

COEITALKO NA 7FNTF CO AEFNTF. NKO TF7 RFLFD]NCIA PFNAL. ATO1 O9S*+ !()' C'!*!"!-2 PRFPARATVRIO1 O AEFNTF INICIA A FWTFRIORIGALKO CA CONCUTA. F7 RFERA% IRRFLFDANTF PFNAL7FNTF. ATO1 FWFCUTVRIO1 INICIA A CONCUTA CF1CRITA NO TIPO. CON1U7ALKO

E)*+ PLANFAA U7 A11ALTO A 9ANCO% ;AG A PLANTA CO 9ANCO% CO7PRA A AR7A% FNTRA NO CARRO% C3FEA AO 9ANCO F PHRA F7 ;RFNTF / ATO1 PRFPARATVRIO1 F79ORA F7 RFERA O1 ATO1 PRFPARATVRIO1 NKO 1FAA7 PUNICO1% ALEUN1 CON;IEURA7 CRI7F1 AUTiNO7O1 4E)*+ ART. 1 LEI N. !./370!7 * PORTF CF AR7A ATO PRFPARATVRIO PARA O CRI7F CF ROU9OX ART. 1!1 C.P. * CO7PRAR 7HQUINA1 PARA ;AL1I;ICAR CIN3FIRO ATO PRFPARATVRIO PARA O CRI7F CF 7OFCA ;AL1A CO ART. 18! C.P.X ART. 11, @ 1., II LEI N. 6.368076 * PLANTAR 1U91T]NCIA FNTORPFCFNTF ATO PRFPARATVRIO PARA O TRH;ICO 7A1 PUNICO CO7O CRI7F AUTiNO7O5. E)*+ FNTRA NO 9ANCO F ANUNCIA O A11ALTO / INTCIO CO1 ATO1 FWFCUTVRIO1. TENTATIVA INICIA A FWFCULKO 4ATO1 FWFCUTVRIO15 F NKO C3FEA b CON1U7ALKO CO CRI7F POR CIRCUN1T]NCIA AL3FIA b 1UA DONTACF. O9S*+ 1F CO7PRAR 7HQUINA F ;AL1I;ICAR 7OFCA% RF1PONCFRH 1V PFLO CRI7F CF 7OFCA ;AL1A 4ART. 18! C.P.5% QUF A91ORDFRH O CRI7F CO ART. 1!1 C.P. F7 RAGKO CF 1FR CRI7F:7FIO.

QUESTO O - AOKO% DFNCO O 1FU CF1A;FTO ARRU7ANCO DITRINF CF LOAA% CO7 A INTFNLKO CF AERFCI:LO% ARRF7F11A PFCRA CONTRA O 7F17O PROCUGINCO:L3F LF1KO CORPORAL ERADF F% AINCA% ATINEINCO A DITRINF% QUF RF1ULTA QUF9RACA. FWA7INAR A 1ITUALKO AURTCICO:PFNAL CF AOKO. RESPOSTA+ 3" na $ip&tese aberratio delict ou resultado di erso do pretendido. 1omente ir" responder por leso corporal 'ra e% eis #ue o resultado di erso do pretendido somente pun- el N t-tulo de culpa% e o dano culposo conduta at-pica * ART. 7/ C.P. O9S*+ %#)''%(!$ 4),!C( %#)''%(!$ !C(<- 4FRRO NA FWFCULKO5 EX.: A QUER MATAR B, APONTA-LHE A EX.: A QUER QUEBRAR A JANELA
ARMA, ATIRA MAS ACERTA PAI.

DE UM NIBUS, TENDO DOLO DE DANO. QUEBRA A JANELA E ACERTA O

MOTORISTA, CAUSANDO-LHE LESES.

C, QUE SEU

RESPONDER COMO SE TIVESSE

ACERTADO

PRATICA
LESO

B.

O CRIME DE DANO E O DE CORPORAL CULPOSA, NA

ART. 70 C.P. (PENA MAIS GRAVE AUMENTADA DE 1/6 A 1/2).


FORMA DO

O9S*+ %#)''%(!$ !C(<- FRRO QUANTO b PF11OA ERRA QUANTO PESSOA A QUEM DIRIGE A ERRA NA EXECUO. ERRO
MATERIAL

ART. 73 C.P.

CONDUTA

ART. 20, 3. C.P.

EX.: A QUER MATAR B. ATIRA EM B, O ATINGE E TAMBM A C, MATANDO-OS. RESPONDER POR HOMICDIO DOLOSO EM RELAO A B E
POR HOMICDIO CULPOSO EM RELAO A

EX.: A QUER MATAR B. V O IRMO GMEO DE B, PENSA QUE B E ATIRA, MATANDO-O. RESPONDER COMO SE TIVESSE MATADO B.

C,

N/F

C.P.

ART. 70

QUESTO : - ;LHDIO% CF 3H 7UITO% TIN3A A INTFNLKO CF 1UICICAR:1F. F7 CFTFR7INACO CIA% FNCONTRA:1F CO7 ROERIO F F1TF DFNCO QUF ;LHDIO F1TADA CO7PLFTA7FNTF F79RIAEACO RF;ORLA A 1UA ICIA QUANTO AO 1UICTCIO % QUF ACA9A POR 1FR PRATICACO. ANALI1AR A CONCUTA AURTCICO:PFNAL CF ROERIO. RESPOSTA+ No caso% ;l" io no tin$a capacidade de resist+ncia al'uma por#ue esta a em8ria'ado. Nesse caso% Ro'rio ter" praticado ART. 111, @ 1., IV C.P. Para con.i'urar:se a $ip&tese do ART. 111 C.P.% a -tima de e ter capacidade de resist+ncia% ainda #ue diminu-da. O9S*+ INCUGI7FNTO IN1TIEALKO O AGENTE FAZ SURGIR A IDIA O AGENTE REFORA A IDIA NA
NA CABEA DA VTIMA, QUE ANTES NO EXISTIA. EXISTENTE.

CABEA DA VTIMA, QUE J ERA

O CRI7F CF INCUGI7FNTO% AUWTLIO OU IN1TIEALKO b 1UICTCIO CFLITO CONCICIONACO% OU 1FAA% NKO AC7ITF TFNTATIDA% RF1TANCO CON1U7ACO 1F 3OUDFR RF1ULTACO 7ORTF OU LF1KO CORPORAL ERADF. E)*+ =A> F =9> CFLF9RA7 U7 PACTO CF 7ORTF. =A> LIEA O EH1 F 7ORRF. =9> NKO 7ORRF. CO7O QUF7 LIEOU O EH1 7ORRFU% =9> RF1PONCFRH PFLO ART. 111 C.P. E)*+ =A> F =9> CFLF9RA7 U7 PACTO CF 7ORTF. =A> LIEA O EH1 F =9> 7ORRF. =A> NKO 7ORRF. CO7O QUF7 LIEOU O EH1 NKO 7ORRFU F O OUTRO 1I7% RF1PONCFRH PFLO ART. 111 C.P. ART. 111, II C.P. NO CA1O CF INCUGI7FNTO% AUWTLIO OU IN1TIEALKO AO 1UICTCIO% 1F A DTTI7A TIDFR A CAPACICACF CF RF1I1TaNCIA CI7INUTCA% O AEFNTF RF1PONCFRH PFLO CFLITO CO7 AU7FNTO CF PFNA.

QUESTO K - 7ARCO1% FWFRCFNTF CF ;UNLKO PZ9LICA CF1F7PFN3ACA F7 AFROPORTO% POR 1FR A7IEO CF 7HRIO% 1F7 PFRCF9FR QUALQUFR DANTAEF7 FCONi7ICA% ;ACILITA A FNTRACA CF 7FRCACORIA1 PROI9ICA1 NO PAT1. 3OUDF O CO7FTI7FNTO CF CRI7F POR PARTF CF 7ARCO1 F 7HRIOc ;ALA O FNQUACRA7FNTO CFDICO% AU1TI;ICANCO:O. RESPOSTA+ 7"rio praticou o crime de contra8ando 4mercadoria proi8ida5 * ART. 33/ C.P. 7arcos no responder" como part-cipe do crime de contra8ando mas sim pelo crime de .acilita!o de contra8ando * ART. 318 C.P. O aumento de pena pre isto no ART. 33/, @ 3. C.P. s& incide se o transporte areo. .or clandestino% o #ue no se o8ser a no caso.

PRODA OA9 7ARLO 2???

QUESTO G - TTCIO FRA CFDFCOR CF CFTFR7INACA QUANTIA A TCIO F% F7 PAEA7FNTO CA 7F17A% F7ITIU C3FQUF PARA APRF1FNTALKO PO1TFRIOR% O QUAL% FNTRFTANTO% NO 7O7FNTO F7 QUF ;OI APRF1FNTACO% CFIWOU CF 1FR PAEO% F7 ;ACF CA INFWI1TaNCIA CF ;UNCO1 NA CONTA. FWA7INAR A 1ITUALKO AURTCICO:PFNAL CF TTCIO. RESPOSTA+ A $ip&tese no se en#uadra no ART. 171, @ 1., IV C.P. por#ue .alta o elemento normati o do tipo por#ue o c$e#ue% tendo em ista #ue o documento .oi p&s:datado% desnaturando o c$e#ue% #ue ordem de pa'amento N ista. Toda ia% se T-cio sa8ia #ue o c$e#ue no teria pro is(es de .undo% tendo a inten!o de lesionar o patrimBnio de Tcio% responder" pelo ART. 171, CAPUT C.P.

QUESTO 6 - 1INDAL% QUF AH 3ADIA CU7PRICO PFNA PFLA PRHTICA CO CRI7F CF ;URTO% AO1 2? ANO1 CF ICACF CO7FTFU ATO CONTRADFNCIONAL QUF RF1ULTOU NA 1UA CONCFNALKO% AH CO7 FLF TFNCO 7AI1 CF 21 ANO1% b PFNA CF 7ULTA. QUAL 1FRH O PRAGO PRF1CRICIONAL CA PRFTFN1KO FWFCUTVRIA QUANTO b PFNA CF 7ULTAc RESPOSTA+ 1in al 0" $a ia so.rido uma condena!o pela pr"tica de um crime. Posteriormente .oi condenado a uma contra en!o penal N pena de multa crime Y contra en!o / reincid+ncia. A pena de multa isolada prescre e em 2 anos. 1endo menor de 21 anos N data do .ato% redu,:se de 1J2. 1endo reincidente% aumenta:se 1JI. Assim% a pena de multa prescre er" em 42 : `5 : 1JI / 1 ano e M meses.

QUESTO O - PAULO% ;UNCIONHRIO PZ9LICO% RFCF9F CF 7ATIA1% 1FU A7IEO% RFQUFRI7FNTO PARA LFEALIGAR CON1TRULKO QUF F1TADA RFALIGANCO% CUAA CFCI1KO FRA CF 1UA FWCLU1IDA CO7PFTaNCIA. APV1 TFR PAULO CFCICICO% CF ;OR7A ;ADORHDFL% O RFQUFRI7FNTO CF 7ATIA1% F1TF RF1OLDF PRF1FNTFH:LO RFEIA7FNTF. FWA7INAR A 1ITUALKO AURTCICO:PFNAL CF PAULO F 7ATIA1. RESPOSTA+ O presente .oi entre'ue ap&s a pr"tica do ato e sem ter sido solicitado% e)i'ido ou prometido / .ato at-pico. No $" corrup!o ati a por parte de 7atias e nem corrup!o passi a por parte de Paulo.

QUESTO : - 1F U7A PF11OA F1TH AERFCINCO OUTRA A EOLPF1 CF CANIDFTF F U7A TFRCFIRA INTFRD7% I7PFCINCO A CONTINUICACF CO CFLITO% CO7O 1A9FR:1F 1F O CA1O CF TFNTATIDA CF 3O7ICTCIO OU CF LF1KO CORPORALc RESPOSTA+ Cepender" do elemento su80eti o. 1e o a'ente ti er dolo de matar% responder" por tentati a de $omic-dio. 1e ti er dolo de lesionar% responder" por leso corporal. Para identi.icar o animus do a'ente% de er" ser o8ser ada a .orma como e)teriori,ou a conduta. 1e os 'olpes .oram dados em re'i(es de alta letalidade% o a'ente ter" animus necandi. 1e de 8ai)a letalidade% animus lealendi.

QUESTO K - F7 7AIO CF 1RR?% CAIO ;OI CONCFNACO% POR 1FNTFNLA TRAN1ITACA F7 AULEACO% b PFNA CF @ ANO1 CF RFCLU1KO% POR PRHTICA CF CRI7F PRFDI1TO NO ARTIEO 121% h 2d% INCI1O II% CJC ARTIEO 1M% INCI1O II% CO CVCIEO PFNAL. CFPOI1 CF FWTINTA A PUNI9ILICACF % CAIO PRF1O F7 ;LAERANTF POR DIOLALKO AO ARTIEO 12% CA LFI P.IP@JQP% PFLO QUF ACA9OU CONCFNACO b PFNA CF M ANO1 CF RFCLU1KO. PFREUNTA:1F< CAIO TFRH CIRFITO b O9TFNLKO CF LIDRA7FNTO CONCICIONALc RESPOSTA+ ?OJ1RR? / condena!o por $omic-dio #uali.icado tentado% #ue N poca no era crime $ediondo. Ap&s a e)tin!o da pena 4m-nimo em 1RR@5% condenado a M anos pelo ART. 11 LEI N. 6.368076% #ue crime e#uiparado ao $ediondo. Caio no reincidente em crime $ediondo por#ue N poca em #ue .oi condenado pelo $omic-dio #uali.icado tentado% o mesmo no era crime $ediondo. Lo'o% aplic" el o ART. 83, V C.P.% ca8endo li ramento condicional ap&s o cumprimento de 2JI da pena. Como Caio .oi condenado antes do ad ento da LEI N. 8. 710! % cu0o acrscimo de $omic-dio #uali.icado se deu em 1RRM% no $a ia praticado crime $ediondo por#ue a lei no pode retroa'ir para pre0udicar. O9S*+ ART. 83, V C.P. RFINCICFNTF F1PFCT;ICO F7 CRI7F CA 7F17A NATURFGA / PARA A CORRFNTF 7AAORITHRIA% 7F17A NATURFGA QUALQUFR CRI7F 3FCIONCO 4PARA A CORRFNTF 7INORITHRIA% 1V 1FRH RFINCICFNTF F1PFCT;ICO 1F PRATICAR NODA7FNTF O 7F17O CRI7F5.

PRODA OA9 CFGF79RO 1RRR

QUESTO G - AOKO CONDFNCF PFCRO A ;URTAR O9AFTO1 CO INTFRIOR CF U7A RF1ICaNCIA. NO CUR1O CA ALKO CFLITUO1A% PFCRO% AL7 CF 1U9TRAIR 9FN1% AO 1F CFPARAR CO7 U7A F7PRFEACA% A F1TUPRA F% ATO 1FEUICO% INCFNCFIA A CA1A. CO7O RF1PONCFRH CACA U7 CFLF1c RESPOSTA+ Aoo% por .or!a do disposto no Art. 2R% h 2.d C.P.% tendo em ista #ue no poderia pre er #ue Pedro iria alm de .urtar% estuprar e incendiar a casa% responder" to somente por .urto #uali.icado pelo concurso de a'ente 4Art. 1OO% h M.d% ID C.P.5. 1e% contudo% Pedro .osse con$ecimento estuprador% sua conduta seria pre is- el% respondendo Aoo tam8m por estupro. Pedro responder" por .urto #uali.icado pelo concurso de a'ente% estupro e crime de inc+ndio com aumento de pena% em concurso material * ART. 155, @ /., IV C0C ART. 113 C0C ART. 15 , @ 1., II, >A? N0F ART. 6! C.P.

QUESTO 6 - A;R]NIO% CONCFNACO A 12 ANO1 CF RFCLU1KO% F7 ;ACF CF PRHTICA CF CFLITO NKO 3FCIONCO% CFPOI1 CF TFR CU7PRICO 1 ANO F P 7F1F1 CF PFNA% TFDF PARTICIPALKO F;FTIDA FDITANCO A ;UEA CF OUTRO1 PRF1O1. CO7O RFCO7PFN1A PFLA

CONCUTA% O AUIG CA RFEI7F A9FRTO.

DARA CF FWFCULSF1 PFNAI1 CONCFCFU:L3F A PROERF11KO PARA O

PFREUNTA:1F< ;OI CORRFTA A CFCI1KO CO AUIGc RESPOSTA+ No. O re'ime inicial% sendo pena de recluso de 12 anos para crime no $ediondo% o .ec$ado. Para passar para o re'ime semi:a8erto% de er" cumprir 2 anos e ter os e)ames positi os% para s& depois% passados mais 2 anos% pro'redir para o re'ime a8erto. No pode $a er pro'resso por salto. O9S*+ A QUALICACF CA PFNA QUF IRH CFTFR7INAR O RFEI7F A 1FR CU7PRICO. RFCLU1KO 4C'!*)5 CFTFNLKO 4C'!*)5 PRI1KO 1I7PLF1 8C$"('%B)"CD$5 ;FC3ACO 1F7I:A9FRTO A9FRTO

RFEI7F ;FC3ACO CU7PRICO F7 F1TA9FLFCI7FNTO CF 1FEURANLA 7HWI7A. RFEI7F 1F7I:A9FRTO CU7PRICO F7 COLiNIA AERTCOLA RFEI7F A9FRTO CU7PRICO F7 CA1A CF AL9FREACO RFEI7F ;FC3ACO / PFNA ^ @ ANO1 RFCLU1KO RFEI7F 1F7:A9FRTO / PFNA ^ M ANO1 F _ @ ANO1 RFEI7F A9FRTO / PFNA _ M ANO1 E)*+ PFNA CF 1O ANO1 CF CFTFNLKO CO7O A PFNA CF CFTFNLKO NKO AUTORIGA O RFEI7F ;FC3ACO% 1FRH RFEI7F 1F7I:A9FRTO. ART. 33 C.P. 1F ;OR RFINCICFNTF CONCFNACO b RFCLU1KO% O RFEI7F INICIAL 1FRH O9RIEATORIA7FNTF ;FC3ACO. 1F ;OR b CFTFNLKO% CO7O NKO AC7ITF O RFEI7F ;FC3ACO% 1FRH O 1F7I:A9FRTO. SISTEMA PROGRESSIVO 1AI CO RFEI7F 7AI1 ERADF PARA O 7FNO1 ERADF. ART. 111 L.E.P. CU7PRINCO 1JP CA PFNA F O1 FWA7F1 1FNCO PO1ITIDO1% PROERICF CF U7 RFEI7F PARA O OUTRO. O AEFNTF NKO POCF PA11AR CO RFEI7F ;FC3ACO PARA O A9FRTO CIRFTO% AINCA QUF AH TFN3A TF7PO. E)*+ CONCFNACO A RFCLU1KO CF 12 ANO1. PARA PROERFCIR CF U7 RFEI7F PARA OUTRO% PRFCI1ARIA CU7PRIR 2 ANO1. 1F AH TIDFR CU7PRICO P ANO1 1F7 TFR PROERFCICO PARA O 1F7I:A9FRTO% NKO POCFRH IR CIRFTO PARA O A9FRTO. SISTEMA REGRESSIVO RFERICF NO RFEI7F QUANCO CO7FTF ;ALTA ERADF OU CO7FTF NODO CRI7F. 1F F1TIDFR NO RFEI7F A9FRTO F CO7FTFR U7 CRI7F% POCFRH RFERFCIR CIRFTO PARA O RFEI7F ;FC3ACO / RFERF11KO POR 1ALTO.

CRIME HEDIONDO OU EQUIPARADO CU7PRF PFNA NO RFEI7F INTFERAL7FNTF ;FC3ACO% NKO CA9FNCO PROERF11KO CF RFEI7F1 * ART. 1., @ 1. LEI N. 8. 710! * F11A RFERA% CONTUCO% FWCFPCIONACA NO CA1O CF TORTURA% ONCF CA9FRH PROERF11KO < ART. 1., @ 7. LEI N. !./550!7/ E)*+ 1F O AUIG CONCFNA U7 INCIDTCUO NA1 PFNA1 CO TRH;ICO% CO7 O RFEI7F INICIAL7FNTF ;FC3ACO% AO IND1 CF INTFERAL7FNTF ;FC3ACO% F O 7.P. NKO RFCORRFR% O TA NKO POCFRH RF;OR7AR A 1FNTFNLA PARA QUF CON1TF NA 1FNTFNLA RFEI7F INTFERAL7FNTF ;FC3ACO% AINCA QUF O AUIG TFN3A AEICO CONTRA A LFI.

QUESTO O - RICARCO% PRF1O 3H DHRIO1 ANO1% DIN3A FWFRCFNCO ATIDICACF LA9ORATIDA NO CHRCFRF% O QUF 7OTIDOU O CF;FRI7FNTO F 3O7OLOEALKO CA RF7ILKO CF P2? CIA1 CA PFNA. FNTRFTANTO% APV1% DFIO A CO7FTFR ;ALTA ERADF% FI1 QUF FDACIU:1F CA UNICACF PRI1IONAL. O ;ATO CF TFR 1ICO CF;FRICA F 3O7OLOEACA A RF7ILKO A11FEURA A 7ANUTFNLKO CF11F 9FNF;TCIO c RESPOSTA+ Ce acordo com o Art. 12Q L.F.P.% uma e, praticada a .alta 'ra e% ter" os dias remidos. Contudo% $" 0urisprud+ncia no sentido de #ue uma e, $omolo'ada a remi!o dos dias% $" para o a'ente direito ad#uirido% no podendo ser posteriormente re o'ado. O9S*+ RF7ILKO ART. 117 L.E.P. A CACA I CIA1 CF TRA9AL3O TF7 PFRCOACO 1 CA PFNA. CONTUCO% 1F PRATICAR ;ALTA ERADF 4ART. 5 L.E.P.5 PFRCFRH O1 CIA1 RF7ICO1.

QUESTO : - ANTONIO% AO PA11AR POR U7A RUA% CFPARA:1F CO7 AO1% QUF F1TH ARRO79ANCO PORTA CF F1TA9FLFCI7FNTO CO7FRCIAL. ANTONIO F;FTUA A PRI1KO CF AO1 F% AO C3FEAR b CFLFEACIA% A AUTORICACF POLICIAL CON1ICFROU ILTCITA A 1UA CONCUTA. PFREUNTA:1F< F1TH CORRFTA A PO1TURA CA AUTORICACFc RESPOSTA+ No. O Art. I?1 do C.P.P. autori,a a #ual#uer do po o prender em .la'rante.

QUESTO K - 7ARIA% U1UHRIA CF CROEA1% ACQUIRF CA1 7KO1 CF 7ARCFL% DULEO =AU79O>% U7A PFQUFNA QUANTICACF CF 1U91T]NCIA DFNCICA CO7O 1FNCO COCATNA% QUF L3F ;OI FNTRFEUF CFNTRO CF U7 PLH1TICO% F7 U7A CAIWA CF ;V1;ORO1. AOPFRCF9FR QUF NO INTFRIOR CO PLH1TICO 3ADIA 1AL% 7ARIA DOLTA AO LOCAL F PA11A A CI1CUTIR 1FRIA7FNTF CO7 O DFNCFCOR% FWIEINCO A I7PORT]NCIA PAEA CF DOLTA. U7 POLICIAL 7ILITAR% QUF PA11ADA PFLO LOCAL% CIFNTI;ICACO CO1 ;ATO1 POR 7ARIA% CONCUG A79O1 b CFLFEACIA POLICIAL. PFREUNTA:1F<
A5 : 7ARCFL PRATICOU CONCUTA PFNAL7FNTF RFLFDANTFc QUALc 95 * 7ARIA PRATICOU CONCUTA PFNAL7FNTF RFLFDANTFc QUALc

;UNCA7FNTF TOCA1 A1 RF1PO1TA1. RESPOSTA+ 7aria no praticou conduta penalmente rele ante% eis #ue praticou delito putati o por erro de tipo. Fstando ausente o elemento do tipo 4su8st\ncia entorpecente5% ainda #ue $a0a elemento su80eti o dolo% sua conduta at-pica. Tam8m sustent" el a tese de crime imposs- el pela impropriedade a8soluta do o80eto. 7arcel% se sa8ia #ue esta a endendo sal ao in s de coca-na% responde pelo crime de estelionato. 1e no sou8esse% no tin$a dolo de .raudar% sendo sua conduta penalmente irrele ante.

PRODA OA9 AEO1TO 1RRR

QUESTO G - AO1% RFINCICFNTF% F7 RAGKO CF DHRIO1 PROCF11O1% RF1ULTOU CONCFNACO A U7 TOTAL CF PFNA1 QUF% UNI;ICACA1% 1F TRACUGIRA7 F7 P? ANO1 CF RFCLU1KO. ;ACF AO CI1PO1TO NO1 ARTIEO1 QO F @I% CO CVCIEO PFNAL% QUAL O LAP1O TF7PORAL 7TNI7O PARA A O9TFNLKO CO 9FNF;TCIO CO LIDRA7FNTO CONCICIONALc AU1TI;IQUF. RESPOSTA+ Pela re'ra atual% o a'ente pode ser condenado a mais de I? anos de pena% mas no poder" cumprir mais de I? anos 4 ART. 75 C.P.5 por#ue a Constitui!o ;ederal eda a priso perptua e cumprir pena superior I? anos seria uma priso perptua indireta. O ART. 83 C.P. elenca os re#uisitos para o li ramento condicional. 1endo reincidente% de er" cumprir ` da pena. Para uma primeira corrente% a conta'em para o li ramento condicional de e ser .eita com 8ase no tempo m")imo de pena #ue pode ser cumprido% ou se0a% I? anos. A corrente ma0orit"ria% contudo% entende #ue a conta'em de er" ter por 8ase a pena .i)ada. No caso% Aos teria direito ao li ramento condicional ap&s I? anos.

QUESTO 6 - TFNCO F7 DI1TA O CI1PO1TO NO ART. @d % CA LFI @.?Q2JR?% O CFLITO CF;INICO NO ART. 1M% CA LFI P.IP@JQP% CFDF 1FR CON1ICFRACO CO7O 3FCIONCOc AU1TI;IQUF. RESPOSTA+ Crime $ediondo no por#ue no est" elencado no rol do ART. 1. LEI 8. 710! . Contudo% $" di er'+ncias so8re se o crime de #uadril$a para tr".ico seria ou no crime $ediondo. 1o8re a matria% e)istem duas correntes. A primeira corrente entende #ue o crime de #uadril$a para tr".ico seria $ediondo por#ue estaria dentro do conceito de tr".ico. Para essa corrente% so e#uiparados a $ediondos os ARTS. 11, 13 E 1/ DA LEI N. 6.368076. A" para uma se'unda corrente% ma0orit"ria% somente so e#uiparados a $ediondos os ARTS. 11 E 13 DA LEI N. 6.368076% pois o ART. 1/ no seria tr".ico para dar mar'em N e#uipara!o com crime $ediondo.

O9S*+ QUADRILHA PARA TRFICO NO 7TNI7O 2 AEFNTF1 PARA PRATICAR CRI7F CF TRH;ICO. 9A1TA A A11OCIALKO% NKO PRFCI1ANCO PRATICAR CRI7F1% POI1 CRI7F ;OR7AL. 1F A A11OCIALKO ;OR FDFNTUAL% RF1PONCFRH PFLO ART. 11 C0C ART. 18, III LEI N. 6.368076. PFNA O ART. 1/ LEI N. 6.368076 F1TIPULA U7A PFNA CF I A 1? ANO1. CONTUCO% A PFNA TFRIA 1ICO CFRROEACA PFLO ART. 8. LEI N. 8. 710! % QUF F1TA9FLFCFU U7A PFNA CF I A P ANO1 PARA O CRI7F CF QUACRIL3A PARA TRH;ICO 4CA7H1IO F 1TA5. ;IEURA TTPICA / ART. 1/ LEI N. 6.368076 42 FLF7FNTO15 A11I7% PFNA / ART. 8. LEI N. 8. 710! 4I A P ANO15

QUESTO O - PAULO% CIRFTOR CA F7PRF1A 7FTAL% ;OI CFNUNCIACO PFLO 7INI1TRIO PZ9LICO ;FCFRAL CO7O INCUR1O NA 1ANLKO CO ART. 1d % INCI1O I% CA LFI @.1IQJR?. ACONTFCF QUF PAULO% NO CUR1O CO INQURITO% O9TFDF O PARCFLA7FNTO CO DALOR CO TRI9UTO TICO CO7O 1ONFEACO. CO7O ACDOEACO% O QUF 1U1TFNTARIA F7 CF;F1A CF PAULOc RESPOSTA+ O ART. 1/ LEI N. 8.1370! pre ia a e)tin!o da puni8ilidade para #uem recol$esse o tri8uto at o rece8imento da den6ncia. Contudo esse art. .oi re o'ado pela LEI N. 8.3830!1. Por outro lado% a LEI N. !.1/!0!5, ART. 3/% resta8eleceu a e)tin!o da puni8ilidade para o a'ente #ue pa'ar o tri8uto at o rece8imento da den6ncia. Assim% #uem pa'ou o tri8uto at o rece8imento da den6ncia at 1RR1% te e e)tinta a puni8ilidade pelo ART. 1/ LEI N. 8.1370! % #uando .oi re o'ado. Fm 1RRO .oi resta8elecida a e)tin!o da puni8ilidade% retroa'indo aos #ue tin$am pa'o de 1RR1 at 1RRO% tendo em ista ser lei mais 8en.ica. 3" o entendimento no 1TA #ue se o a'ente parcelar o pa'amento do tri8uto at o rece8imento da den6ncia% tam8m ser" 8ene.iciado pela e)tin!o da puni8ilidade% eis #ue a.asta o dolo de sone'ar. Fnto% no caso% $ou e e)tin!o da puni8ilidade de acordo com o disposto no ART. 3/ LEI N. !.1/!0!5. O9S*+ CRIMES CONTRA A ORDEM TRI9UTRIA LEI N. 8.1370! SONEGAO ART. 1. CRI7F 7ATFRIAL OU ;OR7ALc PRFCI1A 1ONFEAR OU 9A1TA A CONCUTA CO1 INCI1O1c PARA A 1.U CORRFNTF CRI7F ;OR7AL. PARA A 2.U 7ATFRIAL. AL7 CF PRATICAR A CONCUTA TF7 QUF F;FTIDA7FNTF CAU1A PRFAUTGO AO FRHRIO PZ9LICO. ART. 3., II LEI N. 8.1370! O ;I1CAL CF TRI9UTO1 QUF 1OLICITA OU FWIEF DANTAEF7 INCFDICA NKO PRATICA O CRI7F CF CONCU11KO OU CORRUPLKO PA11IDA 7A1 1I7 O ART. 3., II LEI N. 8.1370! .

QUESTO : - 7ARIANO% CULPO1A7FNTF% PROCUGIU LF1SF1 CORPORAI1 F7 PFCRO% 1F7 QUF L3F TFN3A PRF1TACO O CFDICO 1OCORRO% 1FNCO QUF F1TF F7 CON1FQfaNCIA ;ICOU CO7 CF9ILICACF PFR7ANFNTF. QUAL A 1ITUALKO AURTCICO:PFNAL CF 7ARIANOc

RESPOSTA+ 1& $" leso 'ra e se .or praticada N t-tulo de dolo. No caso% $" leso corporal culposa com aumento de pena de 1JI por no ter 7ariano prestado socorro * ART. 11!, @ 6. C0C @ 7. C0C @ /. DO ART. 111 C.P.

QUESTO K - A LFI @.?Q2JR? F1TA9FLFCF QUF A PFNA CO1 CFLITO1 NFLA FLFNCACO1 CFDF 1FR CU7PRICA INTFERAL7FNTF F7 RFEI7F ;FC3ACO. POR 1UA DFG% A LFI R.MOOJRQ% QUF CF;INF O CRI7F CF TORTURA% INODOU% PRFDFNCO QUF A PFNA CFDF 1FR CU7PRICA% INICIAL7FNTF% F7 RFEI7F ;FC3ACO. ;ACF AO PRFCFITO CON1TITUCIONAL CO INCI1O WLIII% QUAL O PO1ICIONA7FNTO AURI1PRUCFNCIAL PRFCO7INANTFc AU1TI;IQUF. RESPOSTA+ A LEI N. 8. 710! esta8elece #ue o re'ime inte'ralmente .ec$ado. A LEI N. !./550!7% por sua e,% determina #ue o re'ime inicial para o crime de tortura o .ec$ado. O ART. 5., XLIII CRFB088 e o ART. 1. LEI N. 8. 710! esta8elecem #ue o crime de tortura e#uiparado ao $ediondo. Para uma 1.U corrente% se a tortura e#uiparado ao $ediondo e o re'ime .ec$ado inicial% todos os demais tam8m sero. Para a corrente ma0orit"ria% a seu turno% aplicando o P#$12=0$" (a E>0&2$a'$(a(&% s& ser" o re'ime inicial .ec$ado para o crime de tortura% sendo os demais o re'ime inte'ralmente .ec$ado. O9S*+ ART. 111, @ 1., III C.P. QUFR 7ATAR F TORTURA A PF11OA AT A 7ORTF. LEI N. !./550!7 QUFR TORTURAR 7A1 7ATA. CRI7F PRFTFRCOLO1O / TORTURA CO7 RF1ULTACO 7ORTF. PRODA OA9 7ARLO 1RRR

QUESTO G - 9FATRIG 9ARRO1 NA CIRFLKO CF DFTCULO AUTO7OTOR ATROPFLA 9IANCA CINTRA% CAU1ANCO:L3F LF1SF1 CORPORAI1. AL7 CI11O% A CONCUTORA CO DFTCULO F7 QUF1TKO CFIWA O LOCAL CO ACICFNTF 1F7 PRF1TAR O CFDICO 1OCORRO b DITI7A. QUAL A 1ITUALKO AURTCICO:PFNAL CF 9FATRIGc ;UNCA7FNTF 1UA RF1PO1TA. RESPOSTA+ Leso corporal com aumento de pena pela omisso de socorro * ART. 3 3, @ 2NICO C0C @ 2NICO ART. 3 1 C.T.B.

QUESTO 6 - 7ANOFL ALDF1% PROPRIFTHRIO CF F1TA9FLFCI7FNTO CO7FRCIAL LOCALIGACO NO CFNTRO CA CICACF% RF1OLDF CO7O ATIDICACF FDFNTUAL RFALIGAR O C]79IO CF 7OFCA F1TRANEFIRA F7 1FU F1TA9FLFCI7FNTO. QUAL A 1ITUALKO AURTCICO: PFNAL CF 7ANOFLc ;UNCA7FNTF 1UA RF1PO1TA.

RESPOSTA+ Ce acordo com a LEI N. 7.1!10!6, ART. 16% 7anoel praticou o crime de #uem compra e ende d&lar sem ser casa de c\m8io% ainda #ue de .orma e entual% de acordo com o ART. 1., II LEI N. 7./!10!6. O9S*+ CRIMES CONTRA O SISTEMA FINANCEIRO LEI N. 7./!10!6

QUESTO O - 7HRIO PIRF1% NA CATA CF 1O.?O.R2% CO7FTF O CFLITO CF ;URTO% 1FNCO A CFNZNCIA 7INI1TFRIAL RFCF9ICA F7 1P.?P.RI. F7 I?.?R.RQ% O AUIG CF CIRFITO CA 2?U DARA CRI7INAL PROLATA 1FNTFNLA% CONCFNANCO:O A PFNA CF U7 ANO CF RFCLU1KO. O 7INI1TRIO PZ9LICO% APV1 A CIaNCIA CA 1FNTFNLA% FNTFNCF POR 9F7 NKO RFCORRFR CA RF;FRICA CFCI1KO. CO7FNTF O PRO9LF7A F7 QUF1TKO% CO PONTO CF DI1A AURTCICO: PFNAL% LFDANCO:1F F7 CON1ICFRALKO O1 LAP1O1 TF7PORAI1 APRF1FNTACO1. 1OJ?OJR2 1PJ?PJRI I?J?RJRQ RESPOSTA+ ___|_______________|_______________|_______________|____ ;URTO RFCF9. CFN. 1FNT. 1 ANO pela Pena em A8strato / @ anos Prescri!o da Pretenso Puniti a pela Pena em Concreto / M anos O crime de .urto tem a pena m")ima cominada de M anos. Assim% a prescri!o da pretenso puniti a pela pena em a8strato opera:se em @ anos. Nem senten!a ao rece8imento da den6ncia passaram:se @ anos e nem do rece8imento da den6ncia se passaram @ anos. Lo'o% no eri.icou:se a prescri!o da pretenso puniti a pela pena em a8strato. Tendo $a ido tr\nsito em 0ul'ado da senten!a para a acusa!o% a pena m")ima imposta ser" de 1 ano% no podendo ser aumentada por ocasio de Recurso da de.esa% .ace ao Princ-pio do no reformatio in pe+us. 1endo assim% de e ser eri.icada a prescri!o da pretenso puniti a pela pena em concreto. 1endo a pena de 1 anos% a prescri!o se opera em M anos. eri.icando:se retroati amente% da senten!a at o rece8imento da den6ncia se passaram apro)imadamente M anos e I meses. Assim% na presente $ip&tese% ocorreu a e)tin!o da puni8ilidade em decorr+ncia da prescri!o da pretenso puniti a pela pena em concreto retroati a.

TAJ7P

QUESTO : - PFCRO F PAULO% 7F79RO1 CF U7A TUR7A CF ERA;ITFIRO1% RFZNF7:1F NA


CALACA CA NOITF F PIC3A7 A1 PARFCF1 CF U7A CA1A TO79ACA F7 RAGKO CF 1FU DALOR 3I1TVRICO. QUAL A 1ITUALKO AURTCICO:PFNAL CF PFCRO F PAULOc

;UNCA7FNTF 1UA RF1PO1TA. RESPOSTA+ Antes do ad ento da LEI N. !.6 50!8% Pedro e Paulo responderiam pelo crime de dano. Toda ia% com o ad ento deste diploma le'al% passam a responder por crime autBnomo% pre isto no ART. 65, @ 2NICO.

O9S*+ CRIMES AM9IENTAIS LEI N. !.6 50!8 ART. 31 LEI N. !.6 50!8 CRI7F CF 7AU1 TRATO1 b ANI7AI1. ANTF1% 1F 7ATA11F O ANI7AL FRA CRI7F CF CANO. PF11OA AURTCICA POCF PRATICAR CRI7Fc 1.U CORRFNTF PARA A COUTRINA% A PF11OA AURTCICA NKO TF7 CULPA9ILICACF% NKO PRATICA CONCUTA F NKO TF7 CO7O 1FR APFNACA. NO ART. 115, @ 3. CRFB088 ;ALTA A FWPRF11KO =RF1PFCTIDA7FNTF>% ONCF b1 PF11OA1 AURTCICA1 1FRIA7 APLICACA1 1ANLSF1 AC7INI1TRATIDA1 . 2.U CORRFNTF A PF11OA AURTCICA PRATICA CRI7F% CF ACORCO CO7 O ART. 115, @ 3. CRFB088 F ART. 3. LEI N. !.6 50!8. ART. 11 LEI N. !.6 50!8 F79ORA1 A1 PFNA1 APLICHDFI1 b1 PF11OA1 AURTCICA1 1FAA7 CLA11I;ICACA1 CO7O 1ANLSF1 PFNAI1% 1KO NA RFALICACF A7INI1TRATIDA1.

QUESTO K - AOKO CLHUCIO CO7PARFCF b RU CFLFEACIA POLICIAL F O;FRFCF NOTTCIA CF CRI7F F7 ;ACF CF EU1TADO% U7 CF1A;FTO 1FU% 1FNCO CFRTO QUF O NOTICIANTF I7PUTOU AO NOTICIACO CRI7F CF QUF O 1A9IA INOCFNTF. F7 CFCORRaNCIA CA RF;FRICA NOTTCIA ;OI IN1TAURACO INQURITO POLICIAL. QUAL A 1ITUALKO AURTCICO:PFNAL CF AOKO CLHUCIOc ;UNCA7FNTF 1UA RF1PO1TA. RESPOSTA+ Praticou o crime de denuncia!o caluniosa * ART. 33! C.P.

ART.

O9S*+ DENUNCIAO CALUNIOSA COMUNICAO FALSA DE CRIME ART. 340 C.P. COMUNICA UM CRIME 339 C.P. COMUNICA
QUE NO EXISTIU.

FALSAMENTE QUE ALGUM COMETEU UM CRIME.

EX.: COMUNICA

NA

DELEGACIA

QUE O

VIZINHO FURTOU SEUS DOCUMENTOS.

EX.: PERDEU OS DOCUMENTOS MAS VAI DELEGACIA E COMUNICA QUE FORAM FURTADOS.

PRODA OA9 CFGF79RO 1RR@

QUESTO G - F7 ;ACF b CRI1F FCONi7ICA F NKO TFNCO CO7O 1UPORTAR ERANCF PARTF CA1 CF1PF1A1 FWI1TFNTF1% O PRF1ICFNTF CA F7PRF1A =ROC3;ORC:F7PRFFNCI7FNTO1>% 1R. ROQUF ;FLLFR AZNIOR% CFIWA CF RFCOL3FR% AO IN11% O PFRCFNTUAL RF;FRFNTF b1 CONTRI9UILSF1 PRFDICFNCIHRIA1 CO1 F7PRFEACO1% NKO O91TANTF TFR 1ICO PROCFCICO

AO CF1CONTO F7PRFEACO1.

CA1

RF;FRICA1

CONTRI9UILSF1

NA

;OL3A

CF

PAEA7FNTO

CO1

A PRHTICA CA CONCUTA ACI7A CF1CRITA TFDF CO7O 7OTIDALKO A OPLKO CO F7PRF1HRIO F7 PRO7ODFR O PAEA7FNTO CO1 1ALHRIO1 CO1 F7PRFEACO1 CA F7PRF1A. 1F% CA1O CONTRHRIO% ROQUF AZNIOR TIDF11F CFCICICO PFLO RFCOL3I7FNTO CA1 CONTRI9UILSF1 ACI7A% 1UA F7PRF1A NKO TFRIA CO7O F;FTUAR O PAEA7FNTO CA1 RF7UNFRALSF1 F7PRFEATTCIA1. QUAL A 1ITUALKO AURTCICO:PFNAL CF ROQUF ;FLLFR AZNIORc ;UNCA7FNTF 1UA RF1PO1TA. RESPOSTA+ Teria praticado crime de apropria!o ind8ita pre idenci"ria 4 ART. 168<A C.P.5c O 1r. Ro#ue .icou com a #uantia para pa'ar os sal"rios dos empre'ados. Assim% o 1TA entende #ue .ica a.astado o dolo de apropriar:se do din$eiro% no su8sistindo o ART. 168<A C.P. Pode tam8m ser sustentada a tese da ine)i'i8ilidade de conduta di ersa para a.astar a culpa8ilidade. Assim% o .ato at-pico pela aus+ncia do elemento su80eti o dolo% eis #ue no #uis apropriar: se do din$eiro.

QUESTO 6 - AR7ANCO 1ILDA CONCFNACO PFLO AUIG CA MU DARA CRI7INAL% PFLA PRHTICA CO CFLITO CF LF1KO CORPORAL 4ERADT11I7A5. O CF;FN1OR CF AR7ANCO ALFEOU% CO7O TF1F CF;FN1IDA% A NFEATIDA CF AUTORIA. F79ORA A AUTORIA F1TIDF11F CFDICA7FNTF CO7PRODACA% TOCA1 A1 PRODA1 CONTICA1 NO1 AUTO1 CO PROCF11O CF7ON1TRARA7 QUF AR7ANCO 3ADIA 1F CF;FNCICO NO 7O7FNTO F7 QUF A DTTI7A F1TADA ATACANCO:L3F CO7 U7 PFCALO CF 7ACFIRA. CO7FNTF<
A5 A TF1F CF CF;F1A ACOTACA PFLO CF;FN1OR CF AR7ANCO. 95 A 1FNTFNLA PRO;FRICA PFLO CITACO AUIG.

;UNCA7FNTF A1 RF1PO1TA1. RESPOSTA+ O de.ensor a'iu de .orma errada. Ce eria ter sustentado a le'-tima de.esa. A ne'ati a de autoria incompat- el com a le'-tima de.esa. As pro as nos autos apontam para a le'-tima de.esa. 3ou e no caso% inclusi e% aus+ncia de de.esa% ense0ando a nulidade a8soluta. A senten!a est" errada por#ue de eria ter sido recon$ecida a e)cludente de ilicitude.

QUESTO O - 7IRIA7 7OURA% ;IL3A CF U7 RICO F7PRF1HRIO 9RA1ILFIRO% 1FQfF1TRACA POR U7 CFLINQfFNTF CON3FCICO PFLA ALCUN3A CF =RAUL 1FQfF1TRACOR>. O CRI7INO1O FWIEIU O PAEA7FNTO CF COI1 7IL3SF1 CF RFAI1% CO7O

CONCILKO PARA LI9FRTAR A DTTI7A CO CATIDFIRO. OCORRF QUF O RF;FRICO 1FQfF1TRACOR ACA9OU 1FNCO PRF1O PFLA POLTCIA% ANTF1 CF RFCF9FR A I7PORT]NCIA PFCUNIHRIA FWIEICA% QUANCO CO =F1TOURO> CO CATIDFIRO.

QUAL A 1ITUALKO AURTCICO:PFNAL CF =RAUL 1FQfF1TRACOR>c ;UNCA7FNTF 1UA RF1PO1TA. RESPOSTA+ F)torso mediante se#[estro. O9S*+ E)TORSO MEDIANTE SEQEESTRO A AURI1PRUCaNCIA 7AAORITHRIA 1U1TFNTA QUF CRI7F ;OR7AL% CON1U7ANCO:1F CO7 A PRIDALKO CF LI9FRCACF. O PAEA7FNTO 1FRIA 7FRO FWAURI7FNTO. PARA A CORRFNTF 7INORITHRIA% TOCADIA% CRI7F 7ATFRIAL% 1V 1F CON1U7ACO CO7 O F;FTIDO PAEA7FNTO. QUESTO : - AO1FLINA CONTRATACA CO7O EODFRNANTA PFLA 1RA. 7ARTA. APV1 A ALUCICA CONTRATALKO% A 1RA. 7ARTA DIAAA CO7 1FU 7ARICO% CFIWANCO 1FU1 ;IL3O1% TOCO1 CO7 7FNO1 CF CINCO ANO1 CF ICACF% 1O9 A EUARCA CA RF;FRICA EODFRNANTA. NA PRI7FIRA OPORTUNICACF% AO1FLINA ;URTA CIDFR1O1 O9AFTO1 CFIWACO1 NA CITACA RF1ICaNCIA F A9ANCONA A1 RF;FRICA1 CRIANLA1% CFIWANCO:A1 FNTRFEUF1 b PRVPRIA 1ORTF. QUAL4I15 O415 CRI7F415 PRATICACO415 PFLA F7PRFEACAc AU1TI;IQUF. RESPOSTA+ Praticou os crimes de .urto 4su8tra!o de o80etos5 e a8andono de incapa, 4a8andonou os menores5% na .orma do ART. 6! C.P. Incide a a'ra ante 'enrica do ART. 61, II, >F? C.P. Para $a er a8uso de con.ian!a #uali.icadora do crime de .urto de e $a er e.eti amente con.ian!a. No caso no $" rela!o de con.ian!a por#ue a con.ian!a para dei)ar os .il$os inerente a rela!o contratual e o crime de .urto contra o patrimBnio% no sendo% assim% #uali.icado. Contudo% entendendo:se #ue $" essa rela!o de con.ian!a em decorr+ncia de terem sido os .il$os menores de O anos com a a'ente% o crime seria #uali.icado.

QUESTO K - CURANTF U7A LUTA CF 9OWF% 7ARCFLO 1TF;ANO CAU1A DHRIA1 LF1SF1 F7 ;LHDIO ;ORTF1% ;ICANCO F1TF ZLTI7O ;ORA CA1 CO7PFTILSF1 CF1PORTIDA1 POR I 4TRa15 7F1F1. QUAL A 1ITUALKO AURTCICO:PFNAL CF 7ARCFLO 1TF;ANO% A9ORCANCO% PARA TANTO% A1 1FEUINTF1 3IPVTF1F1<
A5 7ARCFLO 1FEUIU RIEORO1A7FNTF A1 NOR7A1 RFEULA7FNTACORA1 CO CITACO F1PORTFX 95 7ARCFLO TFRIA IN;RINEICO A1 RFERA1 CF1PORTIDA1. C5 ;UNCA7FNTF A1 RF1PO1TA1.

RESPOSTA+ 1e'uindo as re'ras do esporte% $" e)cludente de ilicitude pelo e)erc-cio re'ular do direito% dada N permissi8ilidade esporti a. 1e no se'uisse as re'ras% $a eria leso corporal 'ra e * ART. 11!, @ 1., I C.P.

PRODA OA9 AEO1TO 1RR@

QUESTO G - AOANA% NA7ORACA CF 1REIO% CONDICA A 1UA RIDAL CRI1TINA PARA U7 AL7OLO% QUANCO COLOCA DFNFNO NA RF;INACA RF;FILKO QUF L3F O;FRFCF. AO DFR CRI1TINA PA11ANCO 7AL% ARRFPFNCF:1F% C3A7A U7A A79UL]NCIA% ACO7PAN3A:A A U7 3O1PITAL 1ALDANCO:L3F A DICA. NO FNTANTO CRI1TINA ;ICOU I7PO11I9ILITACA CF TRA9AL3AR CURANTF MO CIA1. QUAL A 1ITUALKO AURTCICO:PFNAL CF AOANAc AU1TI;ICAR A RF1PO1TA. RESPOSTA+ $ip&tese de arrependimento e.ica,. Responde por leso 'ra e * ART. 11!, @ 1., I C.P. O9S*+ ITER CRIMINIS+ COEITALKO% ATO1 PRFPARATVRIO1% ATO1 FWFCUTVRIO1 F CON1U7ALKO. FNTRF O1 ATO1 FWFCUTVRIO1 F A CON1U7ALKO% AC7ITF:1F A TFNTATIDA% ARRFPFNCI7FNTO F;ICAG F CF1I1TaNCIA DOLUNTHRIA. ARREPENDIMENTO EFICA/ PRATICA TOCO1 O1 ATO1 FWFCUTVRIO1 F NKO O9T7 A CON1U7ALKO PFLA 1UA PRVPRIA DONTACF. E)*+ QUFR FNDFNFNAR O DIGIN3O. COLOCA DFNFNO NA CO7ICA. DIGIN3A CO7F F O AEFNTF L3F CH O ANTTCOTO% I7PFCINCO A 7ORTF. NKO RF1PONCF. DESISTCNCIA VOLUNTRIA O AEFNTF NKO PRATICA TOCO1 O1 ATO1 FWFCUTVRIO1 F NKO O9T7 A CON1U7ALKO PFLA 1UA PRVPRIA DONTACF. E)*+ QUFR 7ATAR A PF11OA. TF7 P 9ALA1% ATIRA 2 DFGF1% ATINEINCO A PFRNA CA DTTI7A. CF1I1TF F 7ANCA A DTTI7A F79ORA. NKO PRATICOU TOCO1 O1 ATO1 FWFCUTVRIO1 PORQUF POCFRIA TFR ATIRACO 7AI1. RF1PONCF POR LF1KO. CONSEQECNCIAS ART. 15 C.P. O AEFNTF 1V RF1PONCF PFLO1 ATO1 PRATICACO1. TENTATIVA INICIA A FWFCULKO 7A1 NKO O9T7 A CON1U7ALKO POR ATO AL3FIO A 1UA DONTACF. E)*+ FNTRA NU7A CA1A F F1TH ;URTANCO QUANCO OUDF U7A 1IRFNF F PFN1A 1FR A POLTCIA. CF1I1TF F ;OEF. A 1IRFNF NA DFRCACF FRA CF U7A A79UL]NCIA. CFU INTCIO b FWFCULKO F NKO O9TFDF A CON1U7ALKO 4PO11F TRANQfILA5 POR ATO AL3FIO b DONTACF.

ARREPENDIMENTO POSTERIOR ART. 16 C.P. APV1 A CON1U7ALKO RFPARA O CANO OU RF1TITUI A COI1A AT O RFCF9I7FNTO CA CFNZNCIA% 1F O CRI7F CO7FTICO 1F7 DIOLaNCIA OU ERADF A7FALA. E)*+ ;URTA U7 DTCFO:CA11FTF. LFDA PARA CA1A F NO CIA 1FEUINTF CFDOLDF. TFDF PO11F TRANQfILA / CON1U7ALKO. 3OUDF ARRFPFNCI7FNTO PO1TFRIOR. QUESTO 6 - PAULO% PFCRO% AOKO F 7ARIA RFZNF7:1F PARA PLANFAAR U7 1FQfF1TRO. FWFCUTA7 O PLANO CO7 1UCF11O 7A1 APV1 A CAPTURA CA DTTI7A% DFRI;ICA7 QUF F1TA CARCTACA F CO7 RFCFIO CA1 CON1FQfaNCIA1% LI9FRTA7 O CATIDO. QUAL A 1ITUALKO AURTCICO:PFNAL CO1 1FQfF1TRACORF1c AU1TI;ICAR A RF1PO1TA. RESPOSTA+ Paulo% Pedro% Aoo e 7aria no praticam crime de #uadril$a por#ue se associaram para pratica um crime e no "rios. Para $a er #uadril$a tem #ue $a er $a8itualidade. 1endo crime de se#[estro 4ART. 1/8 C.P.5% $ou e consuma!o do delito% $a endo arrependimento posterior. No di, se .oi praticado com iol+ncia ou 'ra e amea!a. 1e no $ou e% incide o ART. 16 C.P. Ter" diminui!o da pena.

DOLO

LIBERDADE.

O9S*+ SEQEESTRO RAPTO E)TORSO MEDIANTE SEQEESTRO DOLO DE OBTER VANTAGEM DE PRIVAR A

FIM LIBIDINOSO

QUESTO O - AOREF% ;UNCIONHRIO PZ9LICO% ACFITA O O;FRFCI7FNTO CF ANCR% 1FU A7IEO CF LONEA CATA CF PRF1FNTFH:LO CO7 U7A DIAEF7 CF LAGFR AO CARI9F NA1 1UA1 PRVWI7A1 ;RIA1% F7 TROCA CA PRHTICA CF U7A IRRFEULARICACF QUF DIRIA 9FNF;ICIH:LO. O ATO ILTCITO CF1CO9FRTO. TIPI;ICAR A1 CONCUTA1 F AU1TI;ICAR A RF1PO1TA. RESPOSTA+ Aor'e pratica o crime de corrup!o passi a. Andr pratica o crime de corrup!o ati a. Am8os so crimes .ormais.

QUESTO : - A7ARO FNCONTROU 1FU CF1A;FTO EFNTIL% QUF O 3ADIA A7FALACO CF 7ORTF. AULEANCO QUF EFNTIL O F1TADA TOCAIANCO% 1ACOU CF U7A AR7A CA QUAL NKO PO11UTA PORTF LFEAL% ATIROU% ;FRINCO ERADF7FNTF O CF1A;FTO% CO7 ANI7U1 NFCANCI. QUAL A 1ITUALKO AURTCICO:PFNAL CF A7AROc TIPI;ICAR % AU1TI;ICANCO. RESPOSTA+ Amara a'iu em le'-tima de.esa putati a 4 ART. 1 , @ 1. C.P.5% sendo a.astada a aplica!o da pena. Contudo% responde pelo crime de porte de arma 4 ART. 1 LEI N. !./370!75. 1& responderia N t-tulo de culpa se o erro .osse enc- el. O9S*+ A FWCLUCFNTF PUTATIDA A;A1TA A CULPA9ILICACF. QUESTO K - INAZRIA% CALZNIA F CI;A7ALKO. CF;INIR% CI1TINEUIR F CI;FRFNCIAR NO CVCIEO PFNAL F NA LFI CF I7PRFN1A. CAR FWF7PLO1.

RESPOSTA+ C.P. Lei de Imprensa o pra,o decadencial para a #uei)a de I meses. O crime praticado atra s da imprensa.

PRODA OA9 7ARLO 1RR@

QUESTO G - 7ARIA% PRF7ICA POR CI;ICULCACF1 ;INANCFIRA1% NKO TFNCO CO7O PAEAR A1 CTDICA1% LANLOU 7KO CF U7 TALKO CF C3FQUF1% PA11ANCO% NO 7F17O CIA 1FI1 C3FQUF1 1F7 ;UNCO1. ;OI PROCF11ACA F7 CI;FRFNTF1 DARA1 CRI7INAI1 POR CACA C3FQUF F7 1FPARACO. O 1FU ACDOEACO AREfIU TFR 1ICO CRI7F CONTINUACO% PFCINCO A UNI;ICALKO CA1 PFNA1. CO7FNTAR A ATUALKO CO CAU1TCICO% %AU1TI;ICANCO O PONTO CF DI1TA ACOTACO. RESPOSTA+ 1im. crime continuado. 1e circunst\ncias e lu'ar * ART. 71 C.P. aleu do mesmo modo de e)ecu!o%

O9S*+ ART. 81 C.P.P. POCF 3ADFR UNI;ICALKO CA1 PFNA1 PFLO CRI7F CONTINUACO 7F17O APV1 A CONCFNALKO.

QUESTO 6 - 7ANUFL% CA1ACO 3H COI1 7F1F1 CO7 AOANA% RFCLA7ADA 1F7PRF CA 1UA ;ALTA CF CI1PONI9ILICACF PARA RFLALSF1 1FWUAI1X AT QUF U7 CIA% I7PACIFNTOU:1F 7AI1 F ;ORLOU:A CO7 DIOLaNCIA b CONAUNLKO CARNAL. CO7FTFU ALEU7 CFLITOc AU1TI;IQUF A RF1PO1TA. RESPOSTA+ O marido pode estuprar a mul$er% em8ora o entendimento anterior .osse de #ue no. Contudo% ap&s a CRFB088% no e)iste mais o d8ito con0u'al% no sendo e)erc-cio re'ular do direito.

QUESTO O - TARCT1IO% F1TUCANTF UNIDFR1ITHRIO% ;OI CFTICO F7 U7A 9LITG POR POLICIAI1 QUF AO RFDI1TARF7 O CARRO% FNCONTRARA7 NO PORTA LUDA1 U7A AR7A CARRFEACA CALI9RF I@% COI1 PAPFLOTF1 CF COCATNA F TRa1 9A1FACO1. QUAL O TIPO PFNAL F7 QUF F1TARIA INCUR1Oc TFRIA ALEU7A RFEALIA F1PFCIAL POR 1FR UNIDFR1ITHRIOc RESPOSTA+ 1e porta a re &l er sem autori,a!o% praticou o crime do ART. 1 LEI N. !./370!7. 1e porta a 2 papelotes de coca-na e I 8aseados% de acordo com a #uantidade% local de apreenso% se no tin$a din$eiro trocado% lista% etc.% praticou o crime do ART. 16 LEI N. 6.368076. O .ato de ser uni ersit"rio no l$e 'arante re'alia de priso especial. A priso especial s& con.erida N pessoa #ue ten$a curso superior e en#uanto .or pro is&ria. O9S*+ POLICIAL QUF COLOCA FNTORPFCFNTF NO INTFRIOR CO CARRO CF TFRCFIRO F O LFDA PARA A CFLFEACIA% PRATICA DENUNCIAO CALUNIOSA HART. 33! C.P.I*

QUESTO : - NO7FAR A1 FTAPA1 CO ITFR CRI7INI1 1ITUANCO A TFNTATIDA F CF;ININCO A RF1PON1A9ILICACF PFNAL F7 CACA U7A. RESPOSTA+

QUESTO K - CONCFITUAR F FWF7PLI;ICAR O1 CRI7F1 CF INAZRIA% CI;A7ALKO F CALZNIA% 7FNCIONANCO A1 CI;FRFNLA1 FNTRF O1 TIPO1 PFNAI1 NO CVCIEO PFNAL F NA LFI CF I7PRFN1A. RESPOSTA+

PRODA OA9 CFGF79RO 1RRQ

QUESTO G - PAULO 7ONTF 9RANCO% CIRFTOR PRF1ICFNTF CA F7PRF1A P79:: RFPRF1FNTALSF1% NKO TFNCO CO7O 1UPORTAR A1 CF1PF1A1 PRODFNIFNTF1 CF CI;ICULCACF1 ;INANCFIRA1% ;ACF A CRI1F NO 1FTOR% OPTA POR CF1CONTAR O PFRCFNTUAL RF;FRFNTF b1 CONTRI9UILSF1 PRFDICFNCIHRIA1 CO1 F7PRFEACO1% 1F7 CONTUCO RFPA11AR A RF;FRICA QUANTIA AO IN11% PARA TFR 7FIO1 CF ARCAR CO7 O PAEA7FNTO CO1 1ALHRIO1. QUAL O CRI7F PRATICACO POR PAULOc AU1TI;IQUF. RESPOSTA+ QUESTO 6 - AOANA FWPUL1A CA CA1A CO1 PAI1% QUANCO ;OI ;LAERACA NO 7O7FNTO F7 QUF 7ANTIN3A RFLALSF1 1FWUAI1 CO7 1FU NA7ORACO RICARCO% QUF% POR 1UA DFG% CIG AO PAI CF AOANA QUF IRIA 7ATH:LO. NKO O91TANTF O FNTRFDFRO% O RF;FRICO CA1AL CFCICF ALUEAR U7 APARTA7FNTO PARA 7ORARF7 AUNTO1. OCORRF QUF% 7FNO1 CF U7 7a1 7ORANCO 1O9 O 7F17O TFTO% O CA1AL RO7PF% TFNCO FLF RFTIRACO:1F CO I7VDFL. POR NKO 1UPORTAR O DALOR LOCATTCIO CO I7VDFL% AOANA TF7 U7A ICIA< ;AGFR CO PRVPRIO CORPO% F7 1UA PRVPRIA CA1A% O 7FIO CO 1FU 1U1TFNTO. QUAI1 O1 CRI7F1 PRATICACO1 PFLA1 PF11OA1 FNDOLDICA1c AU1TI;IQUF. RESPOSTA+ Ricardo praticou o crime de amea!a 4 ART. 1/7 C.P.5. O pai e a .il$a praticaram atos at-picos. O ART. 11! C.P. do aplicado para terceiro% e% no caso% para uso pr&prio. 1e a .il$a .osse menor de 1@ anos% o pai praticaria o crime de a8andono material. 1e .osse menor de 1M anos% Ricardo praticaria estupro com iol+ncia presumida.

QUESTO O - Ri7ULO 1ILDA FNTRA DI1IDFL7FNTF 9a9ACO F7 U7 9AR CO CFNTRO CO RIO CF AANFIRO F PFCF U7A EARRA;A CF AEUARCFNTF CF CANA. O EARLO7% POR 1UA DFG% 1FRDF:L3F APFNA1 U7A CO1F. O CLIFNTF% 9A1TANTF ;URIO1O% TO7A% F7 U7 1V EOLF% TOCO O CONTFZCO CO RFCIPIFNTF F ARRF7F11A O RF;FRICO COPO NA CA9FLA CO EARLO7% CAU1ANCO:L3F LF1SF1 LFDF1. QUAL% AU1TI;ICACA7FNTF% A ACFQUALKO PFNAL CA1 CONCUTA1 ACI7A CF1CRITA1c RESPOSTA+ RBmulo responde por leso corporal le e. O 'ar!om responde pela contra en!o de ser ir 8e8ida alc&olica N pessoa em8ria'ada 4 ART. 63, II L.C.P.5 ou% se RBmulo .or menor de 1@ anos% pelo ART. 1/3 E.C.A. O9S*+ EM9RIAGUE/ DOLOSA HQUFR ;ICAR 9a9ACOI OU CULPOSA H9F9F F ACA9A ;ICANCO 9a9ACOI NKO FWCLUF7 A CULPA9ILICACF. 1V 3H FWCLU1KO CA CULPA9ILICACF PARA A F79RIAEUFG POR CA1O ;ORTUITO 4 I7PRFDI1TDFL. E)*+ RF7CIO QUF COPA5 OU ;ORLA 7AIOR 4 IRRF1I1TTDFL. E)*+ A7FALACO PARA 9F9FR5. EM9RIAGUE/ PREORDENADA INCICF CIRCUN1T]NCIA AERADANTF * ART. 61, II, >L? C.P. DEPENDENTE QU-MICO OU PATOLGICO FWCLUI A CULPA9ILICACF * ART. 16 C.P.

QUESTO : - EUIL3FR7F PORTAL% CO7 O ;I7 CF O9TFR PARA 1I DULTO1A 1O7A F7 CIN3FIRO% 1FQUF1TRA RO9FRTA ROQUF% ;IL3A CF RICO F7PRF1HRIO CO RA7O CA CON1TRULKO CIDIL. AO 7ANTFR CONTATO CO7 A ;A7TLIA CA DTTI7A% EUIL3FR7F FWIEF O PAEA7FNTO CF COI1 7IL3SF1 CF RFAI1% CO7O CONCILKO PARA LI9FRTAR A EAROTA CO CATIDFIRO. NO FNTANTO% O 1FQfF1TRACOR NKO C3FEA A RFCF9FR A RF;FRICA QUANTIA% TFNCO F7 CONTA QUF A POLTCIA CF1CO9RF O LOCAL CO CATIDFIRO F LI9FRTA A ALUCICA AODF7% PROCFCFNCO% AINCA% b PRI1KO CF EUIL3FR7F. QUAL O CRI7F PRATICACO POR EUIL3FR7Fc AU1TI;IQUF. RESPOSTA+ Para a corrente ma0orit"ria% e)torso mediante se#[estro. Para a minoria% tentati a de e)torso mediante se#[estro.

QUESTO K - 7ARIA CONTRATACA CO7O EODFRNANTA PFLA 1RA. AO1F;INA. APV1 A RF;FRICA CONTRATALKO% A 1RA. AO1F;INA DIAAA CO7 1FU 7ARICO% CFIWANCO 1FU1 TRa1 ;IL3O1% TOCO1 CO7 7FNO1 CF QUATRO ANO1 CF ICACF% 1O9 A EUARCA CA RF;FRICA EODFRNANTA. NA PRI7FIRA OPORTUNICACF% 7ARIA ;URTA A CITACA RF1ICaNCIA F A9ANCONA A1 RF;FRICA1 CRIANLA1% CFIWANCO:A1 FNTRFEUF1 b PRVPRIA 1ORTF.

QUAL4I15 O415 CRI7F415 PRATICACO415 PFLA F7PRFEACAc AU1TI;IQUF. RESPOSTA+

PRODA OA9 AEO1TO 1RRQ

QUESTO G - 7ARIANA% CO7 7FCO CA RFALKO CO1 1FU1 PAI1 ;ACF A 1UA NKO CF1FAACA ERADICFG% RF1OLDF ;AGFR U7 A9ORTO% A ;I7 CF INTFRRO7Pa:LA. F7ANUFL% NA7ORACO CF 7ARIANA% CONCORCA CO7 A ICIA CA EF1TANTF F FNTRA F7 CONTATO CO7 U7 7CICO% CON3FCICO PFLA PRHTICA A9ORTIDA. NO CIA ADFNLACO% A EF1TANTF APRF1FNTA:1F AO 7CICO% F7 1FU CON1ULTVRIO% QUF% POR 7FIO CF A1PIRALKO UTFRINA% 7ATA O ;FTO. QUAL A 1ITUALKO AURTCICO:PFNAL CA1 PF11OA1 FNDOLDICA1 NO1 ;ATO1 ACI7A NARRACO1c RESPOSTA+ 7ariana permitiu #ue l$e .i,essem a8orto% respondendo como autora do ART. 11/ C.P. Fmanuel au)iliou 7ariana% respondendo como part-cipe * ART. 11/ N0F ART. 1! C.P. O mdico pratica o ART. 116 C.P.

QUESTO 6 - RO7FRO 9RIEKO% CONO CF U7A ERANCF CRIALKO CF EALO1 CF RIN3A% 7INI1TRA FLFDACA1 CO1F1 CF 1U91T]NCIA FWCITATIDA F7 U7 CF 1FU1 ANI7AI1% QUF IRH PARTICIPAR CF U7A CO7PFTILKO. PO1TFRIOR7FNTF% O CITACO ANI7AL DFNCF O TORNFIO F 9RIEKO O9T7 DANTAEF7 FCONi7ICA PRODFNIFNTF CA1 APO1TA1 POR FLF ;FITA1. QUAL A 1ITUALKO AURTCICO:PFNAL CF RO7FRO 9RIEKOc RESPOSTA+ ;raudou para o8ter anta'em econBmica / ART. 171 C.P. O 'alo de rin$a 4crime am8iental5 resta a8sor ido por#ue o dolo era o de o8ter anta'em.

QUESTO O - ;RANCI1CO COLLAR% CIRFTOR CA F7PRF1A COLLAR F COLLAR 1.A.% CO7 O O9AFTIDO CF ATRAIR O INDF1TI7FNTO PARA A 1UA CO7PAN3IA% PRO7ODF O AU7FNTO ARTI;ICIAL NO DALOR CA1 ALSF1 CA 1OCIFCACF% NO 7FRCACO CF CAPITAI1% POR 7FIO CF OPFRALSF1 ;ICTTCIA1. O F7PRF1HRIO CO7FTFU ALEU7A IN;RALKO PFNALc ;UNCA7FNTF.

RESPOSTA+ ART. 171, @ 1., II C.P. QUESTO : < AEFNTF DAI AO DFLVRIO CF 1FU CF1A;F1TO F CO7FLA A PULAR F ERITAR% I7PFCINCO A 1UA RFALIGALKO. NO CIA 1FEUINTF DAI b 1FPULTURA CO 7F17O F 1U9TRAI O9AFTO1 LH CFIWACO1 PFLO1 PARFNTF1 CO ;ALFCICO. RESPOSTA+ Impedindo a reali,a!o do el&rio% pratica o ART. 1 ! C.P. 1u8traiu os o80etos com a inten!o de pro.anar e no .urtar% em8ora no ten$a iolado a sepultura por#ue os o80etos esta am em cima da mesma / ART. 11 C.P. O9S*+ 1F U7A PF11OA% QUF NKO TF7 A INTFNLKO CF O;FNCFR O RF1PFITO AO1 7ORTO1% OU ;UNCIONHRIO PZ9LICO% PFEA 9FN1 PARTICULARF1 1O9RF A 1FPULTURA / ART. 155 C.P.

QUESTO K < AEFNTF INUTILIGOU O 1I1TF7A INTFRNO CF DIEIL]NCIA PARA ;AGFR U7A 9RINCACFIRA. RESPOSTA+ Pratica o crime de dano por#ue a inten!o 0ocosa no a.asta o dolo B ART. 163 C.P.

PRODA OA9 7ARLO 1RRQ

QUESTO G - RUI% INTFERANTF CF U7A QUACRIL3A CF LACRSF1 CF AUTO7VDFI1%


PARTICIPA NO F1PALO CF U7A 1F7ANA CF CIDFR1O1 ;URTO1 CF DFTCULO1 F7 DHRIO1 9AIRRO1 CO RIO CF AANFIRO% 1F7PRF ACOTANCO CO7 1FU1 CO7PAR1A1 O 7F17O F1QUF7A CF ATUALKO% CO7 ARRO79A7FNTO CO DFTCULO % LIEALKO CIRFTA CO 7OTOR F CONCULKO CA RF1 ;URTIDA b 7F17A O;ICINA CF CF17ANC3F. DFRI;ICA :1F QUF DHRIO1 ;URTO1 OCORRFRA7 F7 9AIRRO1 ONCF F1TKO IN1TALACA1 DARA1 CRI7INAI1 RFEIONAI1% CO7O 7ACURFIRA% CA7PO ERANCF F IL3A CF EODFRNACOR. 1UA CF;F1A ALFEA A OCORRaNCIA CF CRI7F CONTINUACO F PRFTFNCF A UNI;ICALKO CO1 ;FITO1. O 7P% AO RFD1% ALFEA NKO 3ADFR CONTINUICACF CFLITIDA F PRFTFNCF QUF CACA CFLITO CORRF1PONCA A U7A ALKO PFNAL% F7 CUR1O NA1 DARA1 CO7PFTFNTF1. CO7FNTF.

RESPOSTA+ Praticam o crime de #uadril$a e .urto. Como .oram praticados nas mesmas condi!(es de tempo% e)ecu!o e lu'ar% crime continuado * ART. 71 C.P. QUESTO 6 - PFCRO% 7CICO INTFERANTF CA FQUIPF CO 3O1PITAL 1OUGA AEUIAR% RFCU1A ATFNCI7FNTO A AOREF CF 1OUGA% DITI7ACO POR CI1PARO1 CF AR7A CF ;OEO NA F1TALKO CO 7FTRi% CFTFR7INANCO QUF A A79UL]NCIA QUF O CONCUG 1F CIRIAA A OUTRO 3O1PITAL. NO 7FIO CO CA7IN3O% A A79UL]NCIA COLICF CO7 U7 PO1TF% CFDICO A I7PRUCaNCIA CO 7OTORI1TA CARLO1 ANTONIO% DINCO A DTTI7A A ;ALFCFR. CO7PRODA:1F QUF NO 3O1PITAL 1OUGA AEUIAR 3ADIA FWCF11IDA PRF1FNLA CF COFNTF1 F7 F7FREaNCIA% CIRCUN1T]NCIA QUF ATRA1ARIA O ATFNCI7FNTO A AOREF CF 1OUGA. QUAL A 1ITUALKO AURTCICO:PFNAL CO 7CICO F CO 7OTORI1TAc

RESPOSTA+ 7otorista pratica o crime de $omic-dio culposo 4ART. 3 1 C.T.B.5. O mdico 'arantidor% no praticando omisso de socorro mas sim $omic-dio culposo se $ou esse meios de socorrer a -tima 4ART. 111, @ 3. C.P.5. 1e% contudo% no $ou esse como socorrer% $" e)cludente da culpa8ilidade pela ine)i'i8ilidade de conduta di ersa.

QUESTO O - PAULO CF 1OUGA% 7OTORI1TA CF iNI9U1% ;OI PROCF11ACO F CONCFNACO POR 3O7ICTCIO CULPO1O% AERADACA 1UA PFNA POR INO91FRD]NCIA CF RFERA TCNICA% b PFNA CF 2 ANO1 F I 7F1F1 CF RFCLU1KO. APFLOU CA 1FNTFNLA F O RFCUR1O 1F FNCONTRA NO 7O7FNTO NO FE. TRI9UNAL CF ALLACA CRI7INAL CF1TF F1TACO. 1UA
CF;F1A APRF1FNTA U7A PFTILKO AO RFLATOR IN;OR7ANCO QUF O APFLANTF PRI7HRIO F 1F7 ANTFCFCFNTF1% 7FRFCFNCO O 1UR1I1 QUF L3F ;OI NFEACO PFLA 1FNTFNLA% ALFEANCO 1FCUNCARIA7FNTF QUF A CFCI1KO CFDFRIA 1FR CF1CON1TITUTCA% PORQUF A CAU1A CFDFRIA 1FR PRFDIA7FNTF 1U97FTICA AO AUIGACO F1PFCIAL CRI7INAL% ONCF F1PFRARIA POCFR ;AGFR A TRAN1ALKO PFNAL OU O9TFR A 1U1PFN1KO CONCICIONAL CO PROCF11O. CO7FNTF.

RESPOSTA+ Como antes do C.T.9.% o motorista responderia pelo $omic-dio culposo tipi.icado no ART. 111, @ 3. C.P.% cu0a pena de 1 a M anos. 1endo a pena m-nima i'ual a 1 ano e sendo o ru prim"rio e de 8ons antecedentes% tem o direito su80eti o da suspenso condicional do processo. No ca8e transa!o penal por#ue a pena m")ima superior a 2 anos.

QUESTO : - NO QUF CIG RF1PFITO AO PRINCTPIO CA LFEALICACF% CI1CORRA 1O9RF A ;UNLKO POLTTICA CO TIPO PFNAL. RESPOSTA+ A cria!o do tipo penal para tra,er se'uran!a 0ur-dica. QUESTO K - CO7FNTF O PRINCTPIO CA RF1PON1A9ILICACF PF11OAL% ;UNCA7FNTANCO 1UA RF1PO1TA. RESPOSTA+ P#$12=0$" (a I1!#a12&(A12$a a pena no pode passar da pessoa do ru * ART. 5., XLV CRFB088

PRODA OA9 CFGF79RO 1RRP

QUESTO G - QUAL A I7PORT]NCIA CA1 NOR7A1 RFLATIDA1 AO iNU1 CA PRODA F7 CA1O CF O AUIG FNCONTRAR:1F F7 CZDICA ACFRCA CA CFCI1KO A PRO;FRIRc RESPOSTA+ P#$12=0$" (" F#D'( R%8 = 87 E*$8' )(' (%'/ O Bnus da pro a incum8e a #uem ale'a. Na pron6ncia% o princ-pio #ue i'ora o 87 E*$8' )(' &'98%:#:8&. Tam8m em processo penal i'ora o P#$12=0$" (a V&#(a(& R&a'.

QUESTO 6 - QUAL O 1IENI;ICACO% NO PROCF11O PFNAL CA EARANTIA CON1TITUCIONAL CO CFDICO PROCF11O LFEALc RESPOSTA+ Earante o e)erc-cio da ampla de.esa e contradit&rio e a imparcialidade do 0ui,.

QUESTO O - ;OR7ULF FWF7PLO CF 3IPVTF1F CF FRRO CF TIPO F7 CRI7F CO7I11IDO POR O7I11KO. RESPOSTA+ Crime comissi o por omisso / praticado pelo 'arantidor. Frro de tipo / erro #uanto a uma elementar do tipo. E)*+ 7e #ue dei)a de amamentar uma crian!a pensando #ue seu .il$o #uando no era. Responde como se ti esse dei)ado de amamentar seu .il$o.

QUESTO : - A% 9 F C PLANFAA7 7INUCIO1A7FNTF O A11ALTO A U7 9ANCO% ;OTOERA;ANCO 1FU INTFRIOR% ACQUIRINCO AR7A1 F CARRO1. NO CIA ACFRTACO PARA O A11ALTO% DFRI;ICA7 A PRF1FNLA CF POLICIAI1 NA1 I7FCIALSF1 F CF1I1TF7 CF PRO11FEUIR CO7 O PLANO% 1F7 7F17O PARAR O CARRO. QUAL A 1ITUALKO AURTCICA CA1 PFR1ONAEFN1c RESPOSTA+ No deram in-cio aos atos e)ecut&rios. 1o atos preparat&rios% #ue em re'ra so irrele antes penais. Quanto N arma% respondem pelo ART. 1 LEI N. !./370!7.

QUESTO K - AUCA 1F FNCONTRA NU7 CINF7A 1UPFRLOTACO% ONCF ALEU7% A CFRTA ALTURA% ERITA =;OEO>. TOCO1 PROCURA7 1AIR F NF1TA CON;U1KO AUCA PI1A NA CA9FLA CF PATRTCIO % CAU1ANCO ERADT11I7A LF1KO. DFRI;ICA:1F PO1TFRIOR7FNTF QUF NKO 3ADIA ;OEO NFN3U7% TRATANCO:1F CF 9RINCACFIRA CF RAPAGF1 IRRF1PON1HDFI1. AUCA PROCF11ACO POR LF1SF1 CORPORAI1. CF QUF CF;F1A CI1PSF1 F QUAL A F;ICHCIA CF 1FU1 AREU7FNTO1c RESPOSTA+ Fstado de necessidade putati o.

You might also like