You are on page 1of 5

I.

A insero compulsria do Brasil na Belle poque

1. Rio de Janeiro, capital do arrivismo

A Repblica instaura na cidade do Rio de Janeiro o processo de Regenerao . Marcos iniciais da transfigurao urbana da cidade do Rio de Janeiro: - lei da vacina obrigatria - inaugurao da Avenida Central - Exposio Nacional do Rio de Janeiro

Quatros princpios fundamentais regeram o transcurso dessa metamorfose [...]: a condenao dos hbitos e costumes ligados pela memria sociedade tradicional: a negao de todo e qualquer elemento de cultura popular que pudesse macular a imagem civilizada da sociedade dominante; uma poltica rigorosa de expulso dos grupos populares da rea central da cidade, que ser praticamente isolada para o desfrute exclusivo das camadas aburguesadas; e um cosmopolitismo agressivo, profundamente identificado com a vida parisiense. (2003, p. 43) A expresso regenerao por si s esclarecedora do esprito que presidiu esse movimento de destruio da velha cidade, para complementar a dissoluo da velha sociedade imperial, e de montagem da nova estrutura urbana. (2003, p. 43) Modelando-se essa sociedade, como seria de esperar, por um critrio utilitrio de relacionamento social, no de admirar a condenao veemente a que ela submete tambm certos comportamentos tradicionais, que aparecem como

desviados diante do novo parmetro, como a serenata e a bomia. (2003, p. 45- 46) Com a expulso da populao humilde da rea central da cidade e a intensificao da taxa de crescimento urbano, desenvolveram-se as favelas, que em breve seriam o alvo predileto dos regeneradores (2003, p. 46) Campanha mais reveladora dos excessos inimaginveis a que levava esse estado de esprito foi a criao de uma lei de obrigatoriedade do uso do palet e sapatos para todas as pessoas, sem distino, no Municpio Neutro. O objetivo do regulamento era por termo vergonha a imundcie injustificveis dos em mangas-de-camisas e descalos nas ruas da cidade (2003, p.46) O carnaval que se deseja o da verso europeia, com arlequins, pierrs e colombinas de emoes comedidas, da o vituprio contra s cordes, os batuques, as pastorinhas e as fantasias populares preferidas: de ndio e de cobra viva (2003, p. 47) A demolio dos velhos casares, a essa altura j quase todos transformados em penses baratas, provocou uma verdadeira crise da habitao [...] que elevou brutalmente os alugueis, pressionando as classes populares todas para os subrbios e para cima das dos morros que circundam a cidade. Desencadeia-se simultaneamente pela imprensa uma campanha, que se prolonga por todo esse perodo, de caa aos mendigos, visando a eliminao de esmoleres, pedintes, indigentes, brios, prostitutas e quaisquer outros grupos marginais das reas centrais da cidade (2003, p. 47-48) Havia um conflito entre a figura tradicional do ndio, ligado a relao de tipo senhorial e a figura do cidado burgus da Belle poque: [...] ao contrrio do perodo da Independncia, em que as elites buscavam uma identificao com os grupos nativos, particularmente ndios e mamelucos era esse o tema do indianismo , e manifestavam um desejo de ser brasileiros, no perodo estudado, essa relao se torna de oposio, e o que manifestado podemos dizer que um desejo de ser estrangeiros (2003, p. 51)

A aparncia elegante, smart, torna-se um requisito imprescindvel se acompanhada do ttulo de doutor ou honorficos correlatos, tanto melhor [...] (2003, p. 57) Os cavadores, os elegantes, os smarts, os sofisticados, os europeus os encasacados e encartolados de Lima Barreto, enfim tornam-se o smbolo imediato do arrivismo e da ambio irrefreada e bem-sucedida (2003, p.57-58)

No Rio, assistia-se a sobrevivncia dos excludos que se refugiavam em habitaes precrias, sem nenhuma condio higinica de abrigar humanos. Assumiam empregos instveis, desqualificveis , vistos como profisses de misria, seno criminosos ou ligados a prostituio. Percebe -se um alto ndice de crianas e jovens delinquentes envolvidos em aes criminosas. Crescia nesse contexto o nmero de internaes em Hospcios, e a ao suicida, pratica endmica na poca.

Eclode a revolta Jacobina. Toda casta de insatisfeitos com o regime de Floriano se mobilizam em motins contra os patrimnios pblicos e instituies representativas do regime. So as vtimas da regenerao. Na tentativa de cont-los, os militares mediante uso indiscriminado na violncia e brutalidade, transportavam-nos para o Acre em condies semelhantes ao do trfico negreiros. O veculo era um navio-priso, conhecido por presigangas , esses veculos transportavam, sem distino de sexo e idade, os suspeitos adeptos do jacobinismo.

II. O exerccio intelectual como atitude poltica: os escritores cidados 1. Os mosqueteiros intelectuais Arrojados num processo de transformao social de grandes propores, do qual eles prprios eram fruto na maior parte das vezes, os intelectuais brasileiros voltaram-se para o fluxo cultural europeu como a verdadeira, nica e definitiva tbua de salvao, capaz de selar de uma vez a sorte de um passado obscuro e vazio de possibilidades, e de abrir um mundo novo, liberal, democrtico, progressista, abundante e de perspectivas ilimitadas, como ele se

prometia. [...] O engajamento se torna a condio tica do homem de letras. No por acaso, o principal ncleo de escritores cariocas se vangloriava fazendo-se conhecer por mosqueteiros intelectuais (2003, p. 96-97) Os tpicos que esses intelectuais enfatizavam como as principais exigncias da realidade brasileira eram: a atualizao da sociedade com o modo de vida profamado da Europa; a modernizao das estruturas da nao, com a sua devida integrao na grande unidade internacional; e a elevao do nvel cultural e material da populao. (2003, p. 97) [...] o carter mais marcantes dessas geraes de pensadores e artistas suscitou o florescimento de um ilimitado utilitarismo intelectual tendente ao paroxismo de s atribuir validade s formas de criao e reproduo cultural que instrumentalizassem como fatores de mudana social (2003, p. 99 -100)

O estabelecimento de uma vanguarda cientifica na rea do conhecimento, centrada ao redor das cincias naturais, esteve por trs de toda uma srie de fenmenos que revolucionaram a sociedade do Velho Mundo (2003, p. 100) Em primeiro lugar, ela proporcionou uma nova explicao de conjunto para o surgimento, a existncia e a condio da espcie humana segundo a teoria darwinista. [...] tornando-se o credo por excelncia da Belle poque. Em segundo lugar, os avanos da rea da microbiologia permitiram a Revoluo Sanitria, promovendo a exploso demogrfica e a escalada macia da urbanizao. E em terceiro, suas pesquisas no campo da fsica e da qumica forneceram as bases da Segunda Revoluo Industrial (2003, p.100-101) [...]um dos efeitos mais notveis desse processo de mudana foi o aparecimento dos Estados-nao modernos. [...] O fato de os Estados-nao se desenvolverem e se definirem por oposio uns aos outros e, por isso, como em funo da estabilidade interna, necessitarem gerar formas eficientes de arregimentao social empenhadas na sua sustentao, promoveu um enorme estmulo germinao das cincias humanas. (2003, p. 101 )

Sem possuir propriamente uma nao e com um Estado reduzido ao servilismo poltico, o Brasil carecia, portanto, de uma ao reformadora nesses dois sentidos: construir a nao e remodelar o Estado, ou seja, modernizar a estrutura social e poltica do pas. (2003, p.103) Mas o esforo prometeico dessa gerao tinha tambm razes bem mais palpveis e urgentes para se desencadear do que o mero anseio reformista. Tratava-se do temor obsessivo extremamente difundido e sensvel em todo tipo de escritor, de que o Brasil viesse a sofrer uma invaso das potncias expansionistas, perdendo a sua autonomia ou parte do seu territrio. (2003, p. 104) Decorrncia direta dessa dupla atitude reformista e salvacionista seria ainda a avidez arrebatada com que os escritores iriam se entregar ao estudo dos mais variados aspectos da realidade brasileira (2003, p. 105)

You might also like