You are on page 1of 13

Artigos definidos e indefinidos

a palavra varivel em gnero e nmero que precede um substantivo para determin-lo de modo preciso (artigo definido) ou vago (artigo indefinido). Os artigos classificam-se em: Artigos Definidos: o, a, os, as. Os artigos definidos determinam o substantivo de modo particular, indicando ser o substantivo j conhecido do leitor ou do ouvinte. A sua ausncia generaliza o substantivo. - O tcnico elogiou jogadores de vrios times. A anteposio do artigo o ao substantivo tcnico particulariza-o; j do conhecimento do leitor o tcnico de que o texto trata. J a ausncia do artigo os diante do substantivo jogadores generaliza o substantivo, indeterminando-o.

Artigos Indefinidos: um, uma, uns, umas. O garoto pediu dinheiro. (Antecipadamente, sabe-se quem o garoto.) Um garoto pediu dinheiro. (Refere-se a um garoto qualquer, de forma genrica.)

Emprego dos artigos

Ambos: Usa-se o artigo entre o numeral ambos e o elemento posterior, caso este exija o seu uso. - Ambos os atletas foram declarados vencedores. (Atletas substantivo que exige artigo.) - Ambas as leis esto obsoletas. (Leis substantivo que exige artigo.) - Ambos vocs esto suspensos. (Vocs pronome de tratamento, que no admite artigo.)

Todos: Usa-se o artigo entre o pronome indefinido todos e o elemento posterior, caso este exija o seu uso. - Todos os atletas foram declarados vencedores. - Todas as leis devem ser cumpridas. - Todos vocs esto suspensos. Se o elemento posterior for um numeral, haver o artigo somente se o numeral for acompanhado de substantivo. - Todos os dez alunos foram suspensos. - Todos dez foram suspensos.

Todo: Diante do pronome indefinido todo, usa-se o artigo para indicar totalidade, caso o termo posterior o exija; no se usa, para indicar generalizao. Se o termo posterior no exigir artigo, este no ser utilizado, mesmo que haja indicao de totalidade. - Todo o pas participou da greve. (O pas todo, inteiro.) - Todo pas sofre por algum motivo. (Qualquer pas, todos os pases.) - Todo Portugal aprecia vinho. (O substantivo Portugal no admite artigo) Cujo: Usa-se artigo aps o pronome relativo cujo. Ocorre, porm, contrao entre o pronome cujo e o artigo: cujo + o = cujo; cujo + a = cuja; cujo + os = cujos; cujo + as = cujas. - As mulheres, cujas bolsas desapareceram, ficaram revoltadas . (e no cujo as bolsas.) Pronomes Possessivos: Diante de pronomes possessivos adjetivos, o uso do artigo facultativo. Se for pronome possessivo substantivo, o artigo ser obrigatrio. Pronome adjetivo o que acompanha substantivo. Ex.: Falei de/do seu irmo hoje. Pronome substantivo o que substitui substantivo. Ex.: No falei do irmo dele, e sim do seu.

Nomes de pessoas: Diante de nome de pessoas, usa-se artigo, para indicar afetividade ou familiaridade. No Brasil, porm, o que ocorre que em alguns estados, como os do Nordeste, no se usa artigo diante de nomes de pessoas; em outros, como os do Sul e do Sudeste, usa-se. - O Pedrinho mandou uma carta a Fernando Henrique Cardoso.

Casa: S se usa artigo diante da palavra casa (lar, moradia), se a palavra estiver especificada. - Sa de casa h pouco. - Sa da casa do Gilberto h pouco.

Terra: Se a palavra terra significar cho firme, s haver artigo, quando estiver especificada. Se significar planeta, usa-se com artigo. - Os marinheiros voltaram de terra, pois iro terra do comandante. - Os astronautas voltaram da Terra.

Topnimos (Nomes de lugar): Nomes de cidades brasileiras: a maioria no tm artigo, porm "o Rio de Janeiro, o Recife, a Lapa", entre outros, tm. Se o nome de cidade estiver especificado, usa-se o artigo. - Estive em So Paulo, ou melhor, estive na So Paulo de Mrio de Andrade. Nomes de estados brasileiros:

Com artigo: o Rio Grande do Sul, o Paran, o Rio de Janeiro, o Esprito Santo, o Cear, o Rio Grande do Norte, o Piau, o Par, o Maranho, o Amazonas, o Acre, o Amap, a Bahia, a Paraba, Sem artigo: Santa Catarina, So Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Tocantins, Gois, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Rondnia, Roraima. Nomes de pases e continentes: alguns tm o uso do artigo facultativo. So eles: frica ou a frica, sia ou a sia, Europa ou a Europa, Espanha ou a Espanha, Frana ou a Frana, Holanda ou a Holanda e Inglaterra ou a Inglaterra.

Nomes de jornais, revistas...: Pode-se, facultativamente, combinar com preposio o artigo que faz parte do nome de jornais, revistas, obras literrias, usando-se o apstrofo. - Li a notcia n'O Estado de So Paulo. (ou Li a notcia em O Estado de So Paulo.)
enviar para um amigo // reportar erro

Artigos definidos e indefinidos


Os artigos escrevem-se antes dos nomes, com os quais concordam sempre em gnero e nmero. Em Portugus h duas espcies de artigos: definidos - determinam um ser (pessoa, animal ou coisa) entre diversos da mesma espcie; indefinidos - indicam que nos referimos a um ser indeterminado entre outros da mesma espcie. Artigos definidos e indefinidos

artigos definidos masculino singular plural o os feminino a as

artigos indefinidos masculino um uns feminino uma umas

Nome__________________________________________N____Srie___

Nome__________________________________________N___srie___

You might also like