You are on page 1of 11

ESQUEMA PARADIGMTICO: UM INSTRUMENTO DE ANLISE PARA O ESTUDO ETNOGRFICO NA REA EDUCACIONAL

POVALUK, Maristela - PUCPR maristela@mfa.unc.br Eixo Temtico: Didtica: Teorias, Metodologias e Prticas Agncia Financiadora: No contou com financiamento Resumo O referido artigo apresenta a experincia realizada no Seminrio de Tese II, de uma Universidade de grande porte do Estado do Paran, com nove acadmicos e duas professoras do Programa de Ps-Graduao -Doutorado em Educao. A disciplina possibilitou analisar os enfoques terico-metodolgicos da pesquisa em educao em relao ao instrumento didtico Esquema paradigmtico, que teve por finalidade buscar a relao entre a pergunta e a resposta em uma pesquisa cientfica. O referido seminrio de tese II objetivou proporcionar uma discusso relacionada formao de pesquisadores, sendo concebido como um espao de discusso terico metodolgica, pois nesse processo ocorreu a socializao de experincia em pesquisa e o aprofundamento metodolgico com relao a elaborao do projeto de tese. No decorrer do processo houveram a reflexo crtica para compreenso dos pressupostos epistemolgicos a luz terica de Gamboa (2007), partindo do esquema paradigmtico, foram analisadas dissertaes e teses, com relao a construo da pergunta e da resposta, tendo como base os nveis: tcnico, metodolgico, terico, epistemolgico, e os pressupostos:gnosiolgico e ontolgico.A anlise paradigmtica baseou-se em uma dissertao de mestrado defendida em 1996 na modalidade de pesquisa em educao etnogrfica. O estudo efetivado utilizou-se o esquema paradigmtico de Gamboa (2007) que possibilitou analisar os fundamentos tericos da produo cientfica desde a elaborao da pergunta at a construo da resposta. A partir da anlise paradigmtica, foi possvel sintetizar as dificuldades e a relevncia do estudo etnogrfico em educao, pois a dissertao analisada apresentou uma grande contribuio para compreender a dinmica da produo cientfica e o despertar da vigilncia epistemolgica. Esta experincia, ampliou os conhecimentos dos doutorandos possibilitando uma anlise crtica com relao as etapas de pesquisa de tese especificamente o estudo etnogrfico. Palavras-chave: Esquema paradigmtico. Anlise metodolgica. Estudo etnogrfico. Introduo No Seminrio de Tese II, propiciou aos doutorandos uma ampliao de seus conhecimentos, articulando a teoria e a prtica, por meio da leitura epistemolgica de uma investigao cientfica, utilizou-se do esquema paradigmtico proposto por Gamboa (2007),

7069

para efetuar o estudo etnogrfico a partir do esquema paradigmtico da dissertao de mestrado esculpindo geodos, tecendo redes: Estudo etnogrfico sobre tempo e avaliao na sala de aula .

O Esquema Paradigmtico, como denominado o instrumento que construmos, supe o conceito de paradigma, entendendo este como uma lgica reconstituda ou maneira de organizar os diversos recursos utilizados no ato da produo de conhecimento. Por isso consideramos que a unidade bsica da anlise paradigmtica corresponde lgica de um processo de produo de conhecimento presente em todo o processo de investigao cientfica. (GAMBOA, 2007, p. 68).

Desta maneira este artigo apresenta a leitura epistemolgica

da abordagem

etnogrfica a partir do esquema paradigmtico de Gamboa (2007) dissertao de mestrado intitulada: Esculpindo geodos, tecendo redes: Estudo etnogrfico sobre tempo e avaliao na sala de aula . A Dissertao apresentada Faculdade de Educao de So Paulo para obteno do ttulo de Mestre em Educao teve como Orientadora: Doutora Belmira A. Oliveira Bueno. A autora Tnia Maria Figueiredo Braga Garcia e graduada em Filosofia pela Universidade Federal do Paran (1972) , com Pedagogia Habilitao Superviso Escolar pela Universidade Federal do Paran (1980). Fez Mestrado em Educao pela Universidade de So Paulo (1996) e Doutorado em Educao pela Universidade de So Paulo (2001). Atualmente Professora Adjunto da Universidade Federal do Paran. Coordena o Ncleo de Pesquisas em Publicaes Didticas/UFPR, cujas atividades incluem o estudo, a avaliao e a produo de materiais didticos, destinados a alunos e a professores. Tem experincia na rea de Educao, com nfase em: ensino e aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: didtica, manuais didticos, formao de professores, educao histrica. Dedica-se tambm temtica da pesquisa educacional, investigando abordagens para: O ESTUDO DO COTIDIANO ESCOLAR, onde vem realizado nas escolas estaduais pblicas Com relao ORGANIZAO da referida dissertao a mesma foi subdividida em Introduo: Captulo 1: Pontos de Partida: o tema;A forma de abordagem; Idias e pressupostos levantados para o trabalho de campo; Avaliao como julgamento, o professor como juzo; A busca de critrios objetivos; Modelo democrtico de ensino. Neste primeiro

7070

captulo a autora demonstrar que o professor no juiz um tecedor da Avaliao que um processo considerado classificatrio. No captulo 2, foi abordado a construo da investigao, enfocando os seguintes itens: Do fracasso ao sucesso escolar: mudando o foco da pesquisa; Que espao esse;Chegando a sala de aula; Quem Laura ; Definindo o objeto de estudo. O Captulo 3 enfatizou o tempo: perguntando por seu papel, sendo subdividido em: O tempo da cincia; O tempo do cotidiano; O tempo escolar. No captulo 4: A riqueza do tempo perdido, enfocou os seguintes itens: Tecendo o fio das horas: a rotina na sala de aula; A distribuio do tempo; O momento oportuno; tecida:desvelando. Para finalizar, nas consideraes finais foi elencado o atendimento individual e a avaliao dos alunos; Revendo posies e pressuposies iniciais; Dinmica da sala de aula: O que mudou e o que no mudou. Como enfatizou Gamboa (2007, p. 53) em sua obra Pesquisa em Educao: O ritmo; No tempo perdido, a rede

A recuperao da lgica interna da pesquisa supe a reconstituio das articulaes entre os diversos fatores que integram os processos da produo do conhecimento. (...) a abordagem epistemolgica poder esclarecer as relaes entre tcnicas, mtodos, paradigmas cientficos, pressupostos gnosiolgicos e ontolgicos, todos eles presentes, mais ou menos explcitos, em qualquer pesquisa cientfica.

No Esquema Paradigmtico de Gamboa (2007) com relao a analise da dissertao, aborda a lgica reconstituda na relao dialtica entre Pergunta (P) e Resposta (R).

Figura 1- Relao dialtica entre pergunta e resposta

O ponto de partida de todo o processo de pesquisa est na elaborao da pergunta. A pergunta (P) se processa a partir do mundo da necessidade que se traduz em indagaes e questes que se qualificam em perguntas claras, distintas e concretas.(GAMBOA, 2007, p. 69).

7071

Com relao a construo da pergunta, o problema de pesquisa partiu de questes significativas para a pesquisadora, pois a deciso de obter um conhecimento maior sobre as prticas de avaliao do rendimento escolar dos alunos dirigiu o foco para referida investigao para o trabalho desenvolvido em sala de aula .Partiu de observaes realizadas durante um perodo de treze meses em uma sala de aula de terceira srie, de entrevistas realizadas com a professora e com os alunos, e pelo exame de documentos. O foco destaca sobre as prticas de uma professora (referida Laura) considerada bem sucedida e sobre a organizao do tempo na sala de aula. Sendo que momento da construo da pergunta a autora, era professora da Rede Municipal de ensino de Curitiba, perodo da dcada de 90. Nesse perodo a questo da avaliao passava por discusso intensa, em decorrncia da implantao de novos modelos de seriao e ciclos de aprendizagem. E a sua construo teve como objetivo compreender em maior profundidade os processos relacionados a aprovao e reprovao dos alunos de 1 Grau. Esse contexto era o mundo da necessidade da autora que gerou a questo problema para sua dissertao, relacionado com a sua prtica pedaggica, reflexo e cotidiano de trabalho do docente. O enfoque inicial sofreu alterao, depois que a autora efetuou a primeira explorao de campo, a nfase que era o fracasso passou a ser o sucesso. Tal questo se baseia pelo uso de estratgias diferenciadas viabilizadas pela professora, afim de atender os diferentes alunos nas diversas situao associada a uma outra questo de extrema relevncia: a professora no admitia a possibilidade dos alunos no aprenderem. O problema foi retomado inmeras vezes na dissertao a partir da pesquisa de campo. A autora esclareceu detalhadamente as escolhas com clareza no decorrer sua dissertao, respaldada no suporte terico bem sustentado no decorrer da sua pesquisa. Ao mapear as escolas que poderiam ser alvo da pesquisa apenas duas aceitaram participar. Nas referidas escolas escolheu duas professoras que se apresentaram como voluntrias. Tendo a professora Laura, considerada responsvel e bem sucedida pelos resultados com seus alunos em termos de aprovao. Assim, parte de uma professora experiente e outra iniciante. Devido a este aspecto ao invs de analisar o fracasso, passou a pensar no sucesso, pois a professora escolhida era experiente e respeitada pela comunidade escolar.

7072

As anlises foram desenvolvidas a partir de trs categorias: distribuio do tempo, momento oportuno e ritmo. O tempo como uma categoria de anlise para pensar na avaliao, este tempo, foi dimensionamento que se apresentou na dinmica da pesquisa.

Figura 2 Tempo como categoria de anlise Fonte: vidadeyoga

A escolha ocorreu quando a autora observou que a professora: organizada, ocupava um tempo demasiado na correo individual das atividades em sala de aula. Desta maneira a questo passa da reflexo sobre o fracasso escolar para O estudo de processos relacionados a organizao das atividades da professora e sua distribuio no tempo no dia a dia da sala de aula. Analisar as prticas de avaliao (APROVAAO/ REPROVAO) no ensino pblico fundamental na terceira srie, devido a pesquisadora verificar o fato de que os alunos depois de alfabetizados ainda reprovassem significativamente nesta srie . Segundo Gamboa (2007, p. 72) na elaborao da resposta se integram diversos nveis como: tcnico, metodolgico, terico e epistemolgicos, logo os pressupostos gnosiolgicos e ontolgicos.Assim, a pesquisa em educao apresenta tais elementos que sero elencados : Na construo da resposta o NIVEL TCNICO compreende as Fontes; Tcnica de coleta; Organizao; Sistematizao;Tratamento de dados e Informaes. A dissertao foi construda por meio dos instrumentos utilizados, entrevistas; observaes de campo e analise de documentos

Figura 3 - Construo da resposta, o nvel tcnico

7073

As categorias foram evidenciadas de acordo com a necessidade e as reflexes apresentadas no decorrer da pesquisa. Portanto a pesquisadora se preocupou em usar listagem dos registros realizados durante o trabalho de campo empregando determinados cdigos realizados nos registros e o mapeamento da posio dos alunos em sala de aula. As entrevistas com a professora e os alunos envolvidos na dinmica escolar. O NVEL METODOLGICO, de acordo com Gamboa (2007, p.72): Abordagens e processos de pesquisa: formas de aproximao ao objeto (delimitao do todo, sua relao com as partes) e (des) considerao dos contextos.A pesquisa referida demonstra a relao sujeito objeto considera-se dialtica, pois o objeto transformou o problema de pesquisa no decorrer de sua implementao. No momento de contato, a professora reconhecida e assume as caractersticas de uma relao positiva, apesar da severidade que trabalhava com a turma no momento da correo dos erros e das contradies presentes no cotidiano de sua sala de aula.Percebendo tais questes na relao existente entre : escola e comunidade; escola e no sistema municipal de ensino.(mantenedora) Partindo desse pressuposto a pesquisa de campo foi de forma intensiva e prolongada no sentido de observar, registrar e descrever analiticamente as questes no interior da sala de aula. A tcnica da observao no processo foi privilegiado no trabalho de campo associado a outras formas.O trabalho de campo que compreende operaes de analise para evitar que a investigao apenas valide posies assumidas pelo investigador em relao ao seu objeto. A anlise produzidas a partir de investigao etnogrfica realizada na escola pblica, localizada na periferia de Curitiba (PR), envolve a observao e a pesquisadora como integrante da produo do conhecimento. a observao e a anlise caminham de forma interligada com a reflexo e a construo terica. A pesquisadora iniciou o trabalho de campo a partir de questes amplas (iniciais) que foram gradativamente sendo definidas, recortadas e especificadas. Este estudo contribui, na anlise dessa dissertao, para que os aspectos observados na sala de aula, a questo a forma como o tempo era organizado e distribudo no referido contexto, que constituiu-se na referida pesquisa, teve a finalidade de explicar as relaes com as prticas da avaliao e as interaes entre professor e aluno, no processo de construo do conhecimento. Com relao ao NVEL TERICO, Gamboa (2007, p. 72), Fenmenos privilegiados;ncleo conceitual bsico;autores e clssicos cultivados;pretenses crticas;tipo

7074

de mudana proposta. Com relao ao Fenmeno privilegiado na dissertao da pesquisadora: Dinmica da ao de uma professora que teve sucesso nas suas avaliaes. Foram estabelecidas categoriais da autora sendo estas: avaliao e tempo; cultura escolar/produes tericas sobre as observaes em sala de aula. A dissertao no proporcionou nenhuma mudana, mas a pesquisadora ao repensar as suas certezas e pressupostos com relao a avaliao e na dicotomia professor/ aluno; autoridade/ dominao; acompanhamento/ avaliao. Esta dissertao considera-se o ponto de partida estudos sobre a avaliao educacional e fracasso escolar: Carraher e Schlienmann, (1983); Sandra de Suza, (1986); Patto, (1991). Busca de referenciais para alm do estruturalismo; o papel de Gramsci e autores marxistas latino americanos, contribuies do estruturalismo (Strauss), contribuies que a antropologia da a outras cincias humanas modo de conhecimento-observao direta na perspectiva de Forquim (1993), uma cultura da escola. Os processos de anlise etnogrfica (Rockwell, 1985; Ezpeleta; Rockwell, 1989; Erickson, 1984) contriburam para que, entre os diversos aspectos observados na rotina daquela sala de aula, a forma como o tempo era distribudo e organizado se constitusse em objeto de estudo. J no NVEL EPISTEMOLGICO, Gamboa (2007, p. 72): concepo de causalidade, de validao da prova cientfica e de cincia (critrio de cientificidade).

Figura 4 Nvel epistemolgico

A pesquisadora na dissertao no est procurando relaes de causalidade, regularidade.Constatou-se a utilizao do referencial antropolgico da descrio e posteriormente construindo-se uma explicao.Logo a dinmica escolar observada, foi sendo efetuada uma construo, uma explicao, pois a cincia um processo de construo. A pesquisadora efetua uma descrio densa, consistente para que o leitor a partir da sua prpria experincia generalize e estabelea as relaes necessrias.

7075

No que se refere s concepes de objeto e sujeito os PRESSUPOSTOS GNOSIOLGICOS seria as Maneiras de abstrair, generalizar, conceituar, classificar e formalizar, ou maneiras de relacionar o sujeito e o objeto. Critrios de construo do objeto cientfico. (GAMBOA, 2007, p. 72) A dissertao conceitua algumas categorias: tempo; avaliao e a teorizao ocorre de acordo com as necessidades da pesquisadora. A generalizao tambm no utilizada, pois no caracterstica do estudo etnogrfico. Sendo que a idia do geodo utilizada pela pesquisadora como metfora das relaes entre avaliao e tempo na sala de aula. Outra estratgia de atendimento que marca sua forma de trabalhar pode ser um indcio de outros caminhos para se entender o tipo de relao tica da referida professora que estabelece com seus alunos, na perspectiva do desvelo (Bueno; Garcia,1994).

Figura 5- Idia de Geodo Fonte: Geodo gata azul.

Assim, importante ressaltar que pesquisadora observa atentamente o interior da sala de aula , bem como se mostra presente e dialoga com os leitores sobre as suas idias e escolhas, sendo que os critrios foram construdos e discutidos na dissertao. E nos PRESSUPOSTOS ONTOLGICOS: temos as Categorias abrangentes e complexas, concepo de homem, de educao e Sociedade, concepes de realidade (Concepes de espao, tempo e movimento). Gamboa (2007, p. 72) Aps a anlise da dissertao a pesquisadora demonstra: concepo crtica da sociedade; engajamento nas lutas para uma educao de qualidade; educao democrtica; representa possibilidade de transformao atravs da prtica escolar. Evidenciou-se, diante do exposto dimenso dialtica: repensar continuamente relao teoria e prtica; caracterstica do estudo etnogrfico no estudos realizados, sendo conhecido numa abordagem qualitativa e o prprio pesquisador precisa se contaminar no campo de estudo e produzir definies afim de participar ativamente da vida da populao estudada. importante ressaltar, segundo Gamboa (2007, p.182) que:

7076

Na fase atual do desenvolvimento da pesquisa educativa, que se caracteriza pela profuso de abordagens terico-metodolgicas, de onde as possibilidades de opes epistemolgicas so muitas, urgente a elucidao dos pressupostos de cada abordagem, a busca de seus fundamentos epistemolgicos e filosficos e maior a responsabilidade por esclarecer as correspondentes implicaes sociais e polticas de cada opo. De igual maneira, premente a necessidade de reflexes sobre as atitudes ticas do pesquisador em educao.

O tempo organizado por Laura, para ensinar, mas sua organizao se submete, de certa forma, s necessidades de seus alunos. A referida professora, ocupa o tempo maior em sala de aula para fazer o que cabe escola fazer, ou seja, ensinar. E, para ela, a forma mais eficiente de fazer isso atend-los o maior tempo possvel, um a um. Portanto, na referida pesquisa, o ritmo do tempo se subordina ao e interao de Laura com seus alunos. McLaren (1991) aponta um aspecto que contribui para confirmar que a estratgia de trabalho usada pela professora Laura pode ser, tambm, uma explicao plausvel para os bons resultados que ela obtm. Poderia dar mais sentido, se o ensino individualizado fosse mais enfatizado, juntamente com um monitoramento mais crtico dos valores associados com a cultura expressiva da escola (as atividades, procedimentos e avaliaes envolvidas na transmisso de valores e suas formas derivadas). O controle e monitoramente da sala seria modificado no sentido de maior flexibilidade ao permitir maior nmero de rituais gerados pelos alunos. Segundo Garcia (1996, p. 134) enfatiza que:

Do ponto de vista desta pesquisa, poder-se-ia dizer que a sala de Laura revelou-se no como uma caixa preta expresso que tem sido bastante empregada para os estudos da sala de aula mas como um geodo que, aberto, revela em sua intimidade na expresso de Bachelard um interior maravilhoso. Um interior que o tempo, criador, esculpiu, produzindo formas, entrelaamentos, figuras [....]

Ressaltou a necessidade de se pensar a temporalidade da sala de aula, possibilitando uma estratgia de trabalho que privilegia o atendimento individual aos alunos e evidenciam as formas de uso do tempo que se apresentam como significativos espaos de produo de relaes no cotidiano escolar. Consideraes Finais O estudo de caso etnogrfico da dissertao de mestrado escrita por GARCIA (1996), analisada a partir do esquema paradigmtico de GAMBOA (2007), que elaborou categorias

7077

de anlise que foram

relacionadas com a construo terica e metodolgica apresentadas

pela autora na sua investigao, que abordou as prticas de avaliao do rendimento escolar, com nfase nos processos que resultaram na aprovao ou na reprovao dos alunos. Esta anlise permitiu a compreenso da lgica interna da pesquisa etnogrfica realizada em uma escola pblica de ensino fundamental, localizada na periferia de Curitiba (PR). Os resultados da pesquisa foram obtidos a partir de observaes realizadas durante um perodo de treze meses em uma sala de aula de terceira srie, de entrevistas realizadas com a professora e com os alunos atravs da anlise documental. O problema teve como base as prticas de uma professora bem sucedida e sobre a organizao do tempo na sala de aula. As anlises foram desenvolvidas a partir de trs categorias: distribuio do tempo, momento oportuno e ritmo. Os resultados do estudo permitiram ampliar a compreenso sobre as relaes entre o tempo escolar, o ensino e a avaliao. A experincia vivenciada na disciplina de Seminrio de Tese II, possibilitou a anlise e a reflexo dos projetos de tese dos doutorandos, atravs de melhorias na qualidade da pesquisa cientfica na rea educacional. A partir da anlise paradigmtica, foi possvel sintetizar as dificuldades e a relevncia do estudo etnogrfico em educao, pois a dissertao analisada apresentou uma grande contribuio para compreender a dinmica da produo cientfica e o despertar da vigilncia epistemolgica. Neste sentido, o referido trabalho subsidiou os acadmicos na sistematizao a realimentao dos projetos de tese, baseado nas leituras realizadas no decorrer da disciplina ofertado pelo programa. REFERNCIAS ANDR, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. A Pesquisa no cotidiano escolar. In: FAZENDA,Ivani (Org.). Metodologia da pesquisa educacional. 5. ed. So Paulo: Cortez, 1999. p. 35-46. _____. Estudo de caso em pesquisa e avaliao educacional. Braslia: Lber Livro, 2005. (Srie Pesquisa, v. 13) BORNHEIM, Gerd. A inveno do novo. In: NOVAES, Adauto (Org.) Tempo e histria. So Paulo: Companhia das Letras: Secretaria Municipal da Cultura, 1994. p.103-118. BUENO, Belmira Oliveira; GARCIA, Tnia M. F. Braga. xito escolar: as regras da interao na sala de aula. Revista Brasileira de Estudos Pedaggicos, Braslia, v.77, n.186, p.263-281, maio/ago. 1996

7078

_____. Etnografia da prtica escolar. Campinas: Papirus, 1995. ENGUITA, Mariano. A face oculta da escola: educao e trabalho no capitalismo. Trad. de Tomaz Tadeu da Silva. Porto Alegre: Artes Mdicas, 1989. EZPELETA, Justa; ROCKWELL, Elsie. Pesquisa participante. Trad.de Francisco Salatiel de Alencar Barbosa. 2.ed. So Paulo: Cortez/Autores Associados, 1989. (Coleo educao contempornea). FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: histria da violncia nas prises. Trad. de Ligia M. Pond Vassalo. 10 ed. Petrpolis: Vozes, 1993. FORQUIM, Jean-Claude. Escola e cultura: as bases sociais e epistemolgicas do conhecimento escolar. Trad. de Guacira Lopes Louro. Porto Alegre: Artes Mdicas, 1993. GAMBOA, Silvio Sanchez. Pesquisa em educao: mtodos e epistemologias. Chapeco:Argos, 2007. GARCIA, Tnia Maria Figueiredo. Esculpindo geodos, tecendo redes: estudo etnogrfico sobre tempo e avaliao na sala de aula. So Paulo, 1996. 195 f. Dissertao (Mestrado em Educao) Faculdade de Educao da Universidade de So Paulo. GEODO. gata. http://user.img.todaoferta.uol.com.br/M/4/JW/UCTF8K/bigPhoto_0.jpg . Acesso em : 09 jul. 2010. NUNES, Tales. Tempo. http://www.vidadeyoga.com.br/wpcontent/uploads/2011/01/tempo.jpg Acesso em 04. jun. 2010.

You might also like