You are on page 1of 8

CARLOS SHUITI HANAHUSA

Para Quem Estamos Avaliando


O Problema da Avaliao e suas possveis solues

Trabalho final apresentado Professora Dra. Magali Aparecida Silvestre como requisito parcial de avaliao da Unidade Curricular Planejamento e Avaliao Educacional, do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de So Paulo campus Guarulhos.

Guarulhos Maio/2013

Sumrio

1. Introduo..............................................................................................................3 1.1. Questo Problematizadora................................................................................4 1.2. Origem da Avaliao........................................................................................4 2. Avaliar por que e para qu?..................................................................................4 3. Consideraes Finais..............................................................................................6 REFERNCIAS.........................................................................................................7

1. Introduo

Este trabalho foi elaborado com base nos textos utilizados durante as aulas da Unidade Curricular Planejamento e Avaliao Educacional do quarto termo do Curso de Pedagogia da UNIFESP, com o tema: Para quem estamos Avaliando - O Problema da Avaliao e Suas Possveis Solues, e entregue como trabalho final de curso Profa. Dra. Magali Aparecida Silvestre. Atravs deste trabalho procuramos compreender as questes que envolvem as prticas de avaliao da aprendizagem nas instituies de educao. Buscando argumentaes de pesquisadores da rea, evidenciando as dificuldades e necessidades de se elaborar uma avaliao que contemple o desenvolvimento do aluno como um todo dentro da escola e que dentro desse contexto a avaliao, como elemento pedaggico, se constitua num elemento facilitador no processo de ensino-aprendizagem, contribuindo com o trabalho docente na perspectiva de se obter os resultados esperados em seu planejamento. Primeiramente desenvolvemos uma questo problematizadora para direcionar nossas pesquisas e para desenvolvermos uma reflexo sobre os mtodos de avaliao que so utilizados e ainda, afirmar que em sua maioria, as avaliaes como esto sendo elaboradas transformaram-se em mecanismos excludentes e seletivos e que tal prtica s vem a contribuir com a evaso escolar. Em seguida, construmos uma discusso elencada nas vises dos autores com relao ao processo de avaliao, apontando as causas do fracasso escolar e como a avaliao contribuiu para esse fim. Iremos explorar caminhos e ideias desenvolvidos por estes mesmos autores e procurar mostrar as necessidades de uma mudana e, nesse sentido, apontar possveis solues. Procuramos tambm resgatar as concepes filosficas desses autores comprometidos com o tema e as suas colaboraes para o embasamento terico do trabalho. Por fim, sero feitas algumas reflexes e consideraes a respeito do que foi abordado e deixaremos para o prprio leitor refletir algumas questes que envolvem a avaliao e como contribuir para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem dentro da comunidade escolar.

1.1 Questes Problematizadora

A avaliao da aprendizagem vem sendo, h muito tempo, constituda por parmetros seletivos e tal concepo tem causado estragos na educao por gerar uma prtica classificatria e excludente. Os elevadssimos ndices de reprovao e evaso escolar, aliados a um baixssimo nvel de qualidade da educao, tanto em termos de apropriao do conhecimento quanto da formao como cidado, comprovam que este mtodo contribui cada vez mais com o quadro do fracasso escolar. Como desenvolver meios para alterar essa metodologia e criar uma nova prtica de avaliao que seja reflexiva e crtica, tornando a aprendizagem significativa e assim constituir uma nova compreenso de avaliao da aprendizagem?

1.2. Origem da Avaliao

Avaliar vem do latim a + valere, que significa atribuir valor e mrito ao objeto em estudo. Portanto, avaliar atribuir um juzo de valor sobre a propriedade de um processo para a aferio da qualidade do seu resultado, porm, a compreenso do processo de avaliao do processo ensino/aprendizagem tem sido pautada pela lgica da mensurao, isto , associa-se o ato de avaliar ao de medir os conhecimentos adquiridos pelos alunos. A avaliao da aprendizagem tem seus princpios e caractersticas no campo da Psicologia, sendo que as duas primeiras dcadas do sculo XX foram marcadas pelo desenvolvimento de testes padronizados para medir as habilidades e aptides dos alunos. A avaliao uma operao descritiva e informativa nos meios que emprega, formativa na inteno que lhe preside e independente face classificao. De mbito mais vasto e contedo mais rico, a avaliao constitui uma operao indispensvel em qualquer sistema escolar. (Caro apud Goldberg & Souza, 1982.).

2. Avaliar por que e pra qu?

Como poderemos observar, a palavra avaliao engloba diferentes conceitos e significados, tanto no meio educacional quanto na viso dos autores. Esses vrios significados tornam o termo avaliao difcil de ser definido. Hoffman aponta que:
O fenmeno avaliativo , hoje, um fenmeno indefinido. Professores e alunos que usam o termo atribuem-lhe diferentes significados relacionados,

principalmente, aos elementos constituintes da prtica tradicional: prova nota, conceito, boletim, recuperao, reprovao. (2008, p. 13)

Entendemos que existem fundamentalmente duas concepes diferentes em relao avaliao. Uma a avaliao como um processo que implica em reflexes critica sobre a prtica e a outra, uma avaliao apenas com o intuito classificatrio que atribui notas que somente uma exigncia formal do sistema escolar que contribui para reproduzir e perpetuar o processo de separao entre os aptos dos inaptos. A avaliao deve ser encarada e praticada como um processo que permite ao professor acompanhar a construo das representaes do aluno, seu desenvolvimento e suas dificuldades, utilizando-a como instrumento para identificar as necessidades de retomada e avano no processo de ensino-aprendizagem. Silva (2001), afirma que o ensino no pode ser visto como uma mera e mecnica transmisso linear de contedos curriculares fechados e prontos do docente para os educandos. Nesse sentido, o professor deve se preocupar menos com notas e mdias e preocupar-se mais com aprendizagens significativas. Em contra partida h uma necessidade das instituies de ensino em possurem um plano de carreira para seus profissionais, no qual esteja previsto o tempo, o espao, as condies para uma formao continuada sistemtica, contextualizada e valorizada. (Silva, 2001, pag.13.). A LDB 9.394 de 20 de dezembro de 1996, trouxe para a escola uma avaliao de carter formativo com um planejamento e um acompanhamento contnuo pelo professor, e isso foi sem dvida o algo novo em termos da avaliao do rendimento escolar, conforme tambm aponta Hoffmann: a avaliao deixa de ser um momento terminal do processo

educativo para se transformar na busca incessante de compreenso das dificuldades do educando e na dinamizao de novas oportunidades de conhecimento (2008, p.19). Da a necessidade de mudana da concepo de avaliao, pois ele tem um importante papel no processo educativo. concepo de ensino e aprendizagem, aplicadas na escola muitas vezes reduz o processo avaliativo aplicao de provas e testes no final de meses, bimestres ou semestres o que torna a avaliao muitas vezes um processo punitivo e excludente e exatamente esse ponto que queremos refletir para buscarmos uma mudana e trabalhar a avaliao em seu carter diagnstico onde professor e alunos atuem num processo de avaliar inclusivo e construtivo, diversificando esta prtica avaliativa para que os alunos tenham acesso a qualidade no processo educativo, obtendo deste modo resultados satisfatrios. Para Luckesi entendemos avaliao como um juzo de qualidade sobre dados relevantes tendo em vista uma tomada de decises (2008, p. 69). a partir dessa afirmao que compreendemos que o educando elabore estratgias criativas para obter resultados da aprendizagem dos alunos, alm da avaliao tradicional, fazendo uma comparao com suas perspectivas e assim, atribui-lhe uma qualidade de satisfao ou insatisfao, tomando decises a respeito do processo de ensino-aprendizagem. Aps obter os resultados, o educador obter elementos que o ajudaram a decidir por mudanas ou ajustes na sua prtica pedaggica se necessria, para que assim ambos, professor e aluno, possam construir novos conhecimentos. No entanto, o que se pode observar nas escolas que o professor ciente dos problemas acaba por apontar aos alunos as falhas do processo fazendo desta forma uma prtica avaliativa improvisada e arbitrria. (HOFFMAN, 2008) A avaliao deve contribuir para estimular o educando e assim, superar suas dificuldades de aprendizagem e dessa forma perder seu papel de punio e controle de modo que contribua para a evoluo do aluno em seus aspectos intelectuais, sociais, afetivo e psicomotor. Avaliar buscar compreender as necessidades e dificuldades dos alunos para que se tomem decises com intuito de favorecer o desenvolvimento de todos.

3. Consideraes Finais A avaliao ganhou na atualidade espao muito amplo nos processos de ensino. Parte integrante do processo ensino/aprendizagem, a avaliao de aprendizagens requer dos profissionais envolvidos cada vez mais preparo tcnico e grande capacidade de observao dos alunos. Segundo Perrenoud (1999), a avaliao da aprendizagem, no novo paradigma, um processo mediador na construo do currculo e se encontra intimamente relacionada gesto da aprendizagem dos alunos. Enquanto a avaliao permanecer presa a uma pedagogia classificatria a evaso permanecer, e o educando continuar sendo oprimido pela cultura dominante, que se considera a elite intelectual. Acreditamos que o grande desafio para construir novos caminhos uma avaliao com conceitos reflexivos, compartilhador dos conhecimentos e mediador do processo ensino/aprendizagem. Somente assim estaremos formando cidados conscientes, crticos, criativos, solidrios e autnomos. Conforme diz Silva (2010), desenvolver uma nova postura avaliativa requer desconstruir e reconstruir a concepo e a prtica da avaliao e romper com a cultura de memorizao, classificao, seleo e excluso to presentes no sistema de ensino (2010 , pg.18.). Assim os educadores devero contemplar o qualitativo, descobrindo a essncia e a totalidade do processo educativo e, juntos repensar uma nova forma de avaliao para que metas de educao e transformao sejam realmente atingidas. Romper paradigmas, mudar nossa concepo, mudar a prtica, construir uma nova escola.

Referncias: GOLDBERG, M. A. A. SOUZA, C. P. de. Avaliao de Programas Educacionais: vicissitudes, controvrsias e desafios. So Paulo: EPU, 1982. HOFFMANN, J. Pontos e Contrapontos do Pensar ao Agir em Avaliao. Porto Alegre: Mediao, 1998. LUKESI, C.C. Avaliao da Aprendizagem Escolar: Estudos e Proposies So Paulo: Cortez, 2011. PERRENOUD, P. (1999). Avaliao - da Excelncia Regulao das Aprendizagens, Entre Duas Lgicas. Porto Alegre: Artmed. SILVA, J.F., HOFFMANN, J. ESTEBAN, M.T. Prticas Avaliativas e Aprendizagens Significativas. - Porto Alegre : Mediao, 2010.

You might also like