You are on page 1of 16

Curso Grtis

Contabilidade Pblica

Lista 1 27/01/2014
www.portalcontabilidadepublica.com.br

2 Portal Contabilidade Pblica


ndice de Questes:

Questes 1 a 19 Concurso Cespe ANAC 2012 Questes 20 a 29 Concurso Cespe TJ-AC 2012 Questes 30 a 42 Concurso CIAAR Oficial Temporrio 2012 Questes 43 a 48 Concurso IESES CRF-SC 2012 Questes 49 a 51 Concurso FAURGS TJ-RS 2012 Questes 52 a 56 Concurso MAKIYAMA CPTM Auditor Jnior 2012

3 Portal Contabilidade Pblica


1) Define-se patrimnio pblico o conjunto de bens e direitos e seus respectivos nus, includos os considerados inservveis, por j no terem a capacidade de gerar benefcios presentes ou futuros. 2) Alm de estudar, registrar e evidenciar o patrimnio pblico e suas variaes, a contabilidade pblica atende a outros campos do direito financeiro pblico. 3) s empresas de economia mista independentes se aplicam as normas de contabilidade pblica. 4) Despesa monetria corrente com aquisio de material de consumo para estoque gera uma variao patrimonial passiva. 5) A aquisio de um veculo e a contratao de uma operao de crdito representam variaes patrimoniais qualitativas. 6) Receita corrente a realizar conta tpica do sistema financeiro. 7) O plano de contas utilizado na contabilidade pblica deve ser capaz de evidenciar os vrios estgios das receitas e despesas. 8) A liquidao de despesa corrente enseja registro nos sistemas oramentrio, financeiro e de compensao, envolvendo ao menos um a conta do passivo financeiro. 9) A execuo oramentria e financeira das entidades contempladas com recursos no oramento fiscal e no da seguridade social devem ser registradas na modalidade total no Sistema Integrado de Administrao Financeira do Governo Federal (SIAFI). 10 Excetuando-se os restos a pagar no processados, reconhece-se a despesa oramentria no momento de sua liquidao. 11 O empenho etapa obrigatria da realizao de despesas pblicas.

4 Portal Contabilidade Pblica


12 A arrecadao de um tributo gera registro nos sistemas oramentrio e financeiro. 13 Dado o princpio da competncia, que se aplica plenamente ao setor pblico, as receitas e despesas pblicas devem ser contabilmente registradas independentemente de seu pagamento ou recebimento. 14 O princpio do conservadorismo obriga que as estimativas de valores que afetam o patrimnio reflitam os menores montantes possveis para os ativos e os maiores para os passivos. 15 - O ente pblico est obrigado a calcular e contabilizar a depreciao dos bens tangveis, podendo aplicar, para tal, os mtodos das somas dos dgitos ou das unidades produzidas. 16 - Os direitos que compem o ativo intangvel devem ser submetidos a testes de verificao de recuperabilidade (impairment) ao menos a cada quatro anos caso seu valor de mercado no apresente oscilao significativa. 17 - O conjunto de demonstraes contbeis obrigatrias das entidades pblicas inclui os balanos patrimonial, oramentrio e financeiro e a demonstrao de mutaes do patrimnio lquido. 18 - Em relao aos demonstrativos contbeis previstos na Lei 4.320/1964 e na Lei Complementar 101/2000, julgue: O relatrio de gesto fiscal, a ser apresentado trimestralmente, deve ser assinado pelos chefes dos trs poderes da Unio. 19 - O balano patrimonial subdivide-se em ativo e passivo, financeiro e permanente, e variaes patrimoniais ativas e passivas. 20 - A dvida ativa tributria o crdito da fazenda pblica, proveniente de obrigao legal relativa a tributos e respectivos adicionais e multas.

5 Portal Contabilidade Pblica


21 - O objetivo da contabilidade pblica avaliar o patrimnio pblico, tendo com o alicerce os princpios oramentrios. 22 - Na contabilidade pblica, por utilizar diferentes sistemas de contas, h a necessidade de se utilizar contas de diferentes grupos ou diferentes sistemas em um mesmo lanamento. 23 - O Sistema Integrado de Administrao Financeira (SIAFI) um sistema de integrao de dados que abrange, essencialmente, a programao financeira, a execuo contbil e a administrao oramentria. 24 - Para efeito de clculo do limite de pessoal, a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) permite que se desconte, do total das despesas, os valores relativos indenizao por demisso de servidores ou empregados, os incentivos demisso voluntria e os decorrentes de deciso judicial e da competncia de perodos anteriores. 25 - O valor inscrito em restos a pagar inferior ao valor da despesa, os restos a pagar com prescrio interrompida e as despesas oriundas de exerccios encerrados e no processados na poca prpria configuram despesas de exerccios anteriores. 26 - As variaes patrimoniais so, de forma exclusiva, aquelas derivadas de operaes qualitativas. 27 - A demonstrao das variaes patrimoniais deve contemplar as alteraes verificadas no patrimnio, resultantes ou no da execuo oramentria. 28 - No balano patrimonial, o ativo real obtido somando-se as parcelas que compem o ativo financeiro e o ativo no financeiro ou permanente. 29 - No ser concedido suprimento de fundo a servidor que j responde por um adiantamento.

6 Portal Contabilidade Pblica


30 - O Sistema Integrado de Administrao Financeira do Governo Federal (SIAFI) apresenta a seguinte estrutura: a) sistema, programa, operaes e transaes. b) sistema, subsistemas, mdulos dos subsistem as e transaes. c) mdulos dos subsistem as, unidade oramentria, fonte e ao. d) esfera, rgo, unidade oramentria e identificador de resultados. 31 - Considerando o Plano de Contas da Administrao Federal na classificao da despesa, o identificador de resultado primrio, de carter indicativo, tem com o finalidade a) identificar a ao com um cdigo alfanumrico de 8 dgitos. b) concatenar as receitas vinculadas aos fundos ou despesas correspondentes. c) auxiliar a apurao do resultado primrio previsto na Lei de Diretrizes Oramentrias. d) identificar o programa com 4 dgitos (1 , 2 , 3 e 4 dgitos determinam um programa). 32 - Analise as afirmativas. I. As receitas pblicas so estimadas e as despesas, por sua vez, autorizadas na lei oramentria. II. Os registros patrimoniais se referem ao conhecimento dos elementos que compem o patrimnio pblico e que esto espelhados no balano patrimonial. III. A contabilidade a forma pela qual a administrao promove o registro, o controle e a anlise das diferentes operaes de carter oramentrio, financeiro e patrimonial, realizados ao longo do exerccio financeiro. IV. A contabilidade pblica um a especializao da cincia contbil que objetiva fornecer administrao dados sobre a organizao e execuo dos oramentos, controle dos recursos humanos, normas para a prestao de contas do governo, entre outros. V. A movimentao financeira realizada no exerccio est espelhada no balano financeiro que engloba a receita e a despesa oramentrias, bem como os recebimentos e os pagamentos de natureza extraoramentria, conjugados com os saldos em espcie, provenientes do exerccio anterior, e os que se transferem para o exerccio seguinte.

7 Portal Contabilidade Pblica


Esto corretas apenas as afirmativas a) l e V. b) II e IV. c) II, III e V. d) I, II, III e V. 33 - De acordo com a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), a renncia das Receitas Pblicas compreende a) o cumprimento das metas bimestrais de arrecadao. b) a obrigao em arrecadar as receitas definidas como de sua competncia pela Constituio Federal de 1988. c) as aes que correspondam ao fato de o ente pblico estar abrindo mo da arrecadao de determinada receita, sem que esta absteno seja de carter geral. d) as contrataes de operaes de crdito por parte e um ente pblico em financiar unicamente a induo de desenvolvimento atravs do fomento a setores estratgicos e investimentos em infraestrutura. 34 (1) Plano Plurianual (PPA) (2) Lei de Diretrizes Oramentrias (LDO) (3) Lei Oramentria Anual (LOA) (4) Processo Oramentrio ( ) compreende as fases de elaborao e execuo das leis oramentrias. ( ) estima as receitas que o governo espera arrecadar durante o ano e fixa os gastos a serem realizados com tais recursos. ( ) estabelece os projetos e os programas de longa durao do governo, definindo objetivos e metas da ao pblica para um perodo de quatro anos. ( ) orienta a elaborao e execuo do oramento anual e trata de vrios outros tem as, com o alteraes tributrias, gastos com pessoal, poltica fiscal e transferncias da Unio. a) 4-3-1-2 b) 3-2-4-1 c) 1-4-2-3

8 Portal Contabilidade Pblica


d) 4-1-3-2 35 - As receitas previstas e no arrecadadas so includas na dvida ativa e o recebimento, geralmente, s acontecer no ano subsequente. No momento da inscrio na dvida ativa, j considerado(a) como a) receita. b) despesa. c) empenho. d) restos a pagar. 36 - O plano de contas nas entidades pblicas de direito interno, como nas demais entidades, criado de acordo com as reais necessidades da entidade, mas o sistema de contabilizao dos atos e fatos ocorridos na administrao pblica nico em todas as esferas do governo. A escriturao das contas feita por meio de uma metodologia em que as contas so divididas em quatro sistemas. Assinale a alternativa que contempla os quatro sistemas do plano de contas das entidades pblicas. a) Oramentrio, financeiro, patrimonial e de compensao. b) De investimento, financiamento, contbil e de pagamento. c) De resultados consolidados, patrimonial, investimento e crdito. d) De gesto de pessoas, financeiro, de pagamento e investimento. 37 - Analise as afirmativas abaixo. I. Os Restos a Pagar com pem o Passivo Financeiro. II. A Dvida Fundada parte do Passivo No-Financeiro. III. O Saldo Patrimonial apresentado sempre do lado do Passivo. IV. O Ativo e o Passivo Com pensado fazem parte do Balano Patrimonial. V. O Ativo Real formado pelo Ativo Financeiro e pelo Ativo No-Financeiro. Est(o) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s) a) II e IV. b) III e V. c) I, II, IV e V. d) I, II, III e V.

9 Portal Contabilidade Pblica

10 Portal Contabilidade Pblica


38 - Leia o trecho abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas. O Balano Oramentrio discrimina e do do seu lado lado direito as _____________oramentrias, as_____________oramentrias. a) receitas / despesas b) despesas / receitas c) receitas realizadas / receitas previstas d) despesas empenhadas / despesas previstas 39 (1) Balano financeiro (2) Balano oramentrio (3) Balano patrimonial (4) Demonstrao das variaes patrimoniais ( ) demonstrar as receitas e despesas previstas em confronto com as realizadas. ( ) demonstrar o Ativo Financeiro, o Ativo Permanente, o Passivo Financeiro, o Passivo Permanente, o Saldo Patrimonial e as Contas de Compensao. ( ) evidenciar as alteraes verificadas no patrimnio, resultantes ou independentes da execuo oramentria, e indicar o resultado patrimonial do exerccio. ( ) demonstrar a receita e a despesa oramentrias, bem com o os recebimentos e os pagamentos de natureza extraoramentria, conjugados com os saldos em espcie provenientes do exerccio anterior, e os que se transferem para o exerccio seguinte. a) 2-4-1-3 b) 3-1-2-4 c) 4-2-1-3 d) 2-3-4-1 40 - A Lei de Responsabilidade Fiscal foi criada com o objetivo de a) definir aes antiticas na administrao pblica. b) instituir prticas burocrticas na administrao pblica c) criar nveis gerenciais de controle nas instituies pblicas. esquerdo

11 Portal Contabilidade Pblica


d) aumentar a relevncia e a visibilidade da contabilidade pblica. 41 - Sobre o campo de aplicao da contabilidade pblica, analise as afirmativas. I. As em presas estatais dependentes de recursos do oramento federal so abrangidas pelo campo de aplicao da contabilidade pblica. II. As autarquias pblicas, em razo da sua autonomia administrativa e financeira, podem deixar de aplicar as regras da contabilidade pblica. III. O Sistema "S" (SENAI, SENAC, SENAR, SENAT), por receber recursos parafiscais, includo no campo de aplicao da contabilidade pblica. IV. O s bens de uso com um do povo possuem a caracterstica de no serem contabilizados como ativos, embora as obrigaes decorrentes sejam includas no passivo. Esto corretas apenas as afirmativas a) l e ll. b) l e lV. c) I, II e III. d) II, III e IV. 42 - As despesas empenhadas em determinado exerccio e que no foram canceladas, nem sempre so pagas no mesmo exerccio. As despesas empenhadas e no pagas denominam-se a) restos a pagar b) fundos especiais. c) dividas fundadas. d) resultados primrios. 43 I. A contabilidade pblica dever evidenciar, em seus registros, o montante dos crditos oramentrios vigentes, a despesa paga e a despesas liquidada conta dos mesmos crditos e as dotaes disponveis. II. Entende-se como patrimnio pblico o conjunto de direitos e bens, tangveis ou intangveis, onerados ou no, adquiridos, formados, produzidos, recebidos, mantidos ou utilizados pelas entidades do setor pblico, que seja portador ou represente um fluxo de benefcios, presente ou futuro, inerente prestao de

12 Portal Contabilidade Pblica


servios pblicos ou explorao econmica por entidades do setor pblico e suas obrigaes. III. O empenho de despesa o ato emanado de autoridade competente que cria para o Estado obrigao de pagamento pendente ou no de implemento de condio. a) Apenas as afirmativas I e III esto corretas. b) Apenas a afirmativa I est correta. c) Apenas as afirmativas II e III esto corretas. d) Apenas a afirmativa II est correta. 44 - Identifique abaixo qual fato contbil N O oriundo de um ato administrativo. a) Arrecadao da Receita. b) Previso da Receita. c) Dotao da Despesa. d) Assinatura de Contrato. 45 - Das opes abaixo qual a N O se constitui em um material permanente da Administrao Pblica: a) Cadeira escolar. b) Veculo. c) Computador. d) Grampeador. 46 - O recebimento definitivo (aceite) requer declarao formal de que o material recebido satisfaz s especificaes contratadas. Estamos falando do encerramento de qual fase da despesa pblica? a) Pagamento. b) Empenho. c) Lanamento. d) Liquidao. 47 - Quanto a Dvida Ativa da Fazenda Pblica:

13 Portal Contabilidade Pblica


( ) Constitui Dvida Ativa da Fazenda Pblica aquela definida com o tributria ou no tributria na Lei 4.320, de 17 de maro de 1964, com as alteraes posteriores, que estatui normas gerais de direito financeiro para elaborao e controle dos oramentos e balanos da Unio, dos Estados, dos Municpios e do Distrito Federal. ( ) A Dvida ativa da Unio ser apurada e inscrita nas procuradorias Federais, Estaduais e Municipais. ( ) A competncia para processar e julgar a execuo da Dvida Ativa da Fazenda Pblica exclui a de qualquer outro Juzo, inclusive o da falncia, da concordata, da liquidao, da insolvncia ou do inventrio. ( ) Se, antes da deciso de primeira instncia, a inscrio de Dvida Ativa for, a qualquer ttulo, cancelada, a execuo fiscal ser extinta, sem qualquer nus para as partes. a) V, V, F, F. b) F, V, F, F. c) V, F, V, V. d) V, F, V, F. 48 - Compromissos de exigibilidade superior a doze meses, contrados para atender a desequilbrio oramentrio ou a financiamento de obras e servios pblicos, estamos falando da(os): a) Dbitos de Tesouraria. b) Dvida Flutuante. c) Restos a Pagar. d) Dvida Fundada. 49 - O Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Pblico, em sua primeira parte (Procedimentos Contbeis Oramentrios), estabelece que Receitas Oramentrias ____________ so arrecadadas dentro do exerccio financeiro, aumentam as disponibilidades financeiras do Estado, em geral com efeito positivo sobre o Patrimnio Lquido, e constituem instrumento para financiar os objetivos definidos nos programas e aes oramentrios, com vistas a satisfazer finalidades pblicas. Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna de pargrafo acima.

14 Portal Contabilidade Pblica


a) correntes b) de capital c) de antecipao de receita d) de alienao de bens imveis e) de recebimento de dvida ativa 50 - O Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Pblico, em sua primeira parte (Procedimentos Contbeis Oramentrios), estabelece que Despesa Oramentria Efetiva aquela que, no momento de sua realizao, a) reduz a situao lquida patrimonial da entidade e constitui fato contbil permutativo diminutivo. b) reduz a situao lquida patrimonial da entidade e constitui fato contbil modificativo diminutivo. c) reduz a situao lquida patrimonial da entidade e constitui fato contbil modificativo aumentativo. d) no reduz a situao lquida patrimonial da entidade e constitui fato contbil modificativo diminutivo. e) no reduz a situao lquida patrimonial da entidade e constitui fato contbil modificativo aumentativo. 51 - Segundo o Manual de Contabilidade Aplicado ao Setor Pblico, as informaes que evidenciam os resultados alcanados sob a gide da eficincia, eficcia e efetividade da gesto constam a) na Demonstrao das Variaes Patrimoniais. b) na Demonstrao dos Fluxos de Caixa. c) na Demonstrao do Resultado Econmico. d) no Balano Financeiro. e) no Balano Patrimonial. 52 - Nos termos da lei de responsabilidade fiscal, considera-se adequada a despesa que: a) seja objeto de dotao especfica e suficiente, ou que esteja abrangida por crdito genrico, de forma que som adas todas as despesas da mesma espcie,

15 Portal Contabilidade Pblica


realizadas e a realizar, previstas no programa de trabalho, no sejam ultrapassados os limites estabelecidos para o exerccio. b) seja derivada de lei, medida provisria ou ato administrativo normativo que fixem para o ente a obrigao legal de sua execuo por um perodo superior a dois exerccios. c) no ultrapassar os gastos com pessoal fixados a critrio do poder pblico, previstos no programa de trabalho, no sejam ultrapassados os limites estabelecidos para o exerccio d) no requer abertura de crdito suplementar. e) atende exclusivamente aos princpios da m oralidade e da eficincia. 53

Est correto apenas o que se afirma em: a) I, II e III b) I, II, III e IV c) IV d) III e IV e) I, II e IV 54 - De acordo com a lei de responsabilidade fiscal, analise as afirmativas abaixo e assinale a incorreta. a) Todas as despesas relativas dvida pblica, mobiliria ou contratual, e as receitas que as atendero, constaro da lei oramentria anual. b) O refinanciamento da dvida pblica constar de maneira conjunta na lei oramentria e nas de crdito adicional.

16 Portal Contabilidade Pblica


c) A atualizao monetria do principal da dvida mobiliria refinanciada no poder superar a variao do ndice de preos previsto na lei de diretrizes oramentrias, ou em legislao especfica. d) vedado consignar na lei oramentria crdito com finalidade imprecisa ou com dotao ilimitada. e) Integraro as despesas da Unio, e sero includas na lei oramentria, as do Banco Central do Brasil relativas a pessoal e encargos sociais, custeio administrativo, inclusive os destinados a benefcios e assistncia aos servidores, e a investimentos. 55

Est correto apenas o que se afirma em : a) I e II b) II e III c) III e IV d) I, II, III e IV e) I e IV 56 - Est correto apenas o que se afirma em :

a) I, II e III b) I, II, III e IV c) III e IV d) I, III e IV e) II e III

You might also like