You are on page 1of 14

MSICA na educao bsica

Maneiras de ouvir msica: uma questo para a educao musical com jovens
Jusamara Souza
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) jusa.ez@terra.com.br

Maria Ceclia de Arajo Torres


Centro Universitrio Metodista (IPA) mariaceciliaartorres@yahoo.com.br

Resumo. A audio como parte integrante de uma educao musical tem sido foco de vrios modelos pedaggicos. Neste artigo pretendemos discutir alguns aspectos que esto implcitos nesse tema quando trabalhado com jovens na educao bsica: a) conceitos de ouvir e escuta musical; b) de sua relevncia para a sociedade contempornea; c) tipologia do ouvir musical a partir dos jovens; d) aspectos didticos e metodolgicos para a sala de aula. Propomos tambm uma srie de atividades didticas a partir das diferentes maneiras de ouvir msica. Palavras-chave: ouvir e escuta musical; educao musical; jovens.

Abstract. Hearing as part of musical education has been the focus of several pedagogical models. In this article, we intend to discuss some aspects implied in this subject when working with young people in basic education: a) concepts of listening and musical hearing; b) its relevance towards contemporary society; c) typology of musical hearing from young people; d) didactic and methodological aspects for classroom. We also propose a number of didactic activities from different ways of hearing music. Keywords: listening and musical hearing; music education; young people.

46

SOUZA, Jusamara; TORRES, Maria Ceclia de Arajo. Maneiras de ouvir msica: uma questo para a educao musical com jovens. Msica na educao bsica. Porto Alegre, v. 1, n. 1, outubro de 2009. ISSN 2175 3172

MSICA na educao bsica


Ouvir msica nas culturas jovens contemporneas
A atividade de ouvir msica ocupa um lugar central na vida de jovens. Motivados e embalados pelas tecnologias a msica os acompanha por toda parte. O desenvolvimento de aparelhos portteis de ouvir msica e suas conexes a redes de computadores, aumentou consideravelmente no s o espectro de atividades musicais possveis como tambm ampliou os gneros, programas e dimenses que cada mdia pode oferecer. Assim, cada vez mais os jovens garimpam suas msicas preferidas dentre os programas de rdio, TV e sites disponveis para se ouvir msica. E com a programao cada vez mais fragmentada das mdias acabam desenvolvendo os mais diversos estilos de fruio musical. Neste artigo pretendemos discutir alguns aspectos que esto implcitos na audio musical quando trabalhada com jovens na educao bsica. Um deles seria a prpria definio de ouvir e escutar msica. Sabemos que no h um consenso entre os autores quanto distino desses termos. Para Granja (2006, p. 65) ouvir captar fisicamente a presena do som, enquanto que escutar estaria mais prximo da dimenso interpretativa da percepo. Segundo o autor, poderamos dizer que o ouvir refere-se ao conforto do previsvel, enquanto o escutar demanda uma predisposio para a acuidade sonora. No entanto, o autor admite que os verbos ouvir e escutar podem em algumas situaes ter o mesmo significado, ou seja, como a atividade prpria da audio e seu contexto mais geral; j em outras, o autor faz uma distino: a escuta demandaria uma diferenciao no grau de refinamento da audio (Granja, 2006, p. 65). De forma semelhante, Brito (2003, p. 187) afirma:
Escutar perceber os sons por meio do sentido da audio, detalhando e tomando conscincia do fato sonoro. Mais do que ouvir (um processo puramente fisiolgico), escutar implica detalhar, tomar conscincia do fato sonoro.

Para Granja (2006, p. 66), tambm escutar musicalmente mais do que simplesmente perceber vibraes sonoras. estabelecer mltiplas relaes entre as ondas sonoras que atingem nosso ouvido e corpo. Mas, ainda que varie de pessoa para pessoa, o autor ressalta que a habilidade para a escuta musical pode ser desenvolvida (Granja, 2006, p. 66). Brito (2003, p. 187) complementa:

Aprender a escutar, com concentrao e disponibilidade para tal, faz parte do processo de formao de seres humanos sensveis e reflexivos, capazes de perceber, sentir, relacionar, pensar, comunicar-se.

SOUZA, Jusamara; TORRES, Maria Ceclia de Arajo. Maneiras de ouvir msica: uma questo para a educao musical com jovens. Msica na educao bsica. Porto Alegre, v. 1, n. 1, outubro de 2009. ISSN 2175 3172

47

MSICA na educao bsica

Considerando que a audio parte integrante de uma educao musical contempornea e que tem sido foco de vrios modelos pedaggicos, propomos neste artigo a discusso de uma tipologia do ouvir musical revelada por uma enquete feita com jovens de uma 8a srie do ensino fundamental. A partir das maneiras de ouvir msica descritas por eles propomos algumas atividades que trazem aspectos didticos e metodolgicos da audio musical para a sala de aula. Com isso pretendemos tambm ilustrar a popularidade e a multifuncionalidade da audio musical na vida dos jovens de hoje.

A especificidade de cada mdia


Cada aparelho reprodutor de msica acaba tendo um papel diferenciado na cultura musical dos jovens. A seguir damos alguns exemplos. O rdio O rdio de interesse para ouvir msica, especialmente pelas novidades que traz e pelas paradas de sucesso que apresenta alm dos programas regionais. Toda a programao do rdio preenchida por msica. Por isso, a atrao que o rdio tem para os jovens, decisivamente, resulta de sua msica. Como transmissor principal das paradas de sucesso, o rdio funciona, especialmente na adolescncia, como fonte de informao sobre as atuais tendncias musicais. Com sua mistura de palavra e msica, porm, alcana objetivos mais amplos ao oferecer possibilidades de contatos sociais e contribuir para a regulao do prprio universo sentimental (Mnch, 1998, p. 389). Os jovens utilizam o rdio sozinhos ou com amigos ou como companhia para variadas situaes como andar de bicicleta ou fazer tarefas da escola, como aparece na pesquisa de Schmeling (2005). Ao entrevistar um adolescente sobre seus hbitos de ouvir msica, ele responde:
E: Eu durmo ouvindo msica, eu tomo banho ouvindo msica, eu acordo a primeira coisa que eu fao ligar o rdio, eu como ouvindo msica eu fao tudo ouvindo msica, tudo ouvindo msica. Tudo, tudo A: Tudo tudo! E: Tudo! Eu vou pro banheiro eu vou com meu radinho eu vou ouvindo msica. Se eu t aqui no colgio, qualquer eu ou sair, sempre com o radinho. Eu gosto de estudar, eu no consigo estudar, por exemplo, histria, geografia, eu no consigo estudar ouvindo msica porque da eu me desconcentro, mas, matemtica, fsica, qumica isso a tudo eu fao ouvindo msica. (Schmeling, 2005)

TV A televiso est presente especialmente nos momentos familiares. Em companhia dos pais, os jovens se divertem e descobrem papis e modelos soSOUZA, Jusamara; TORRES, Maria Ceclia de Arajo. Maneiras de ouvir msica: uma questo para a educao musical com jovens. Msica na educao bsica. Porto Alegre, v. 1, n. 1, outubro de 2009. ISSN 2175 3172

48

MSICA na educao bsica

ciais. Os noticirios e emisses desportivas servem para a participao deles em eventos da atualidade. Na televiso msica faz parte da programao de mltiplas formas: como msica ao vivo shows de cantores ou como videoclipe, como trilha sonora de filmes ou como parte da propaganda e programao (ver Ramos, 2002).
Ao lado das transmisses de programas de canais abertos da televiso existem vrias transmisses especficas para a juventude, que recorrem seletivamente ao acervo musical da atual cultura juvenil. Atravs de sua popularidade a msica deve produzir um contexto adequado e, ao lado da programao informativa, prover entretenimento. (Mnch, 1998, p. 390)

CDs e aparelhos portteis: ipods & cia. Os CDs e DVDs servem tambm para escutar msica, o que acontece muito em companhia de amigos e colegas da mesma idade. Uma nova forma de explorao do CD possibilitada pelos aparelhos portteis (ipods, celulares). Como instrumento porttil de reproduo de som, com fones de ouvido, esses aparelhos oferecem uma experincia musical particularmente intensa que proporciona a possibilidade de isolamento tambm em locais pblicos. O sucesso de equipamentos de som e dos hardware pertinentes baseia-se em seus recursos especficos, que vo ao encontro das necessidades dos jovens. So simples em sua manipulao, utilizveis independentes de tempo e local, e pouco sujeitos a controles educativos dos pais ou professores. Como Mnch (1998) analisa, esses aparelhos apresentam uma riqueza de contedos especficos para a juventude e prestam-se como objeto de status e permuta e como ponto de contato e objeto de comunicao entre jovens da mesma idade. Especificamente sobre os celulares, Bozzetto (2008, p. 73) escreve:
Os jovens, ao trocar mensagens e msicas, personalizar o aparelho e ter possibilidade de contatar seus pares a qualquer momento pela mobilidade do celular e sua instantaneidade, foram criando uma intensa rede de sociabilidade atravs do uso e das possibilidades de seus aparelhos celulares.

Computador e internet As novas tecnologias, baseadas em computador, so componentes incontestveis do cotidiano musical dos jovens. A msica um tema importante na internet, tanto como oferta comercial como em mltiplas maneiras nocomerciais. O computador usado pelos jovens isoladamente ou com outros,
SOUZA, Jusamara; TORRES, Maria Ceclia de Arajo. Maneiras de ouvir msica: uma questo para a educao musical com jovens. Msica na educao bsica. Porto Alegre, v. 1, n. 1, outubro de 2009. ISSN 2175 3172

49

MSICA na educao bsica

pais ou companheiros da mesma idade, principalmente para se divertir e tambm para redao de textos ou tarefas escolares. Se for online ou vinculado internet, aumentam por um lado as opes de pesquisas de informaes em sites de busca, e por outro ampliam e multiplicam-se as possibilidades de comunicao atravs de e-mail, chats, Orkut e grupos que se abrem para novas possibilidades de contatos virtuais (ver Garbin, 2001). Mdias em combinao Apesar das especificidades de cada uma, as mdias no existem independentes entre si. Os jovens com frequncia utilizam diversos meios simultaneamente ou em rpida permuta como, por exemplo, a leitura de revistas enquanto escutam rdio, ou o desligamento do aparelho de som para ligar a televiso. Outra possibilidade a combinao entre as prprias mdias como, por exemplo: estaes de rdio que se engajam como promotores de concertos; canais musicais que configuram seus textos de vdeo como uma revista e tambm disponveis nas redes de computadores; ou ainda revistas que possuem seus prprios programas de televiso. No plano tcnico a digitalizao das mdias torna obsoleta a distino entre diversos aparelhos uma vez que textos, sons, imagens esto presentes na mesma forma tcnica e podem ser trabalhados da mesma maneira. Por exemplo, com um celular pode-se fotografar, gravar msicas ou se comunicar. Com isso dissolvem-se, tanto do lado da produo como no lado da assimilao, os limites entre as diversas mdias, o que acarreta uma maior divulgao e consumo de msicas.

Maneiras de ouvir
Como visto incontestvel que a onipresena de msica atravs das mdias influencia a vida musical dos jovens. No entanto, como essa influncia se manifesta uma discusso controvertida. A viso geral sobre diversas mdias em sua gnese, suas caractersticas mais importantes e sobre as formas de assimilao pelos jovens abre um espao de possibilidades que quase no admite enunciados generalizados sobre as mdias. Mesmo que diversos grupos ouam a mesma msica, elas a aproveitam de maneiras diferentes, dependendo do contexto social pertinente. Uma comparao da assimilao do rocknroll nos Estados Unidos, na dcada de 1950, e sua assimilao na Alemanha, que se tornou possvel somente aps intermediao
SOUZA, Jusamara; TORRES, Maria Ceclia de Arajo. Maneiras de ouvir msica: uma questo para a educao musical com jovens. Msica na educao bsica. Porto Alegre, v. 1, n. 1, outubro de 2009. ISSN 2175 3172

50

MSICA na educao bsica


Atividade 1
Converse com seus alunos sobre as questes: Voc tem aparelho de CD? I-pod? Rdio? Gravador? TV? Computador? Outros? Quais/quantos? Voc tem videok? DVDok? Voc tem gravaes de msicas? Tem CDs e vdeos que voc ouve/v? Voc tem programas de msica em seu computador? Voc escuta msica? Onde? Quando? Com que frequncia? Se voc quer aprender uma msica nova, onde voc procura essa msica? O que a sua famlia gosta de ouvir? O que seus amigos gostam de ouvir? Que msica voc ouve? Qual o meio que voc mais utiliza para ouvir msica?

Essas questes devem trazer muitas informaes sobre hbitos e preferncias musicais partindo da audio musical.

das mdias, mostra que a mesma msica leva a abordar diferentes conflitos de sociedades e que ela possui diferentes funes sociais. (Mnch, 1998, p. 394) Atualmente, muitos estudos falam das tribos musicais por se caracterizarem pelas preferncias de determinados gneros musicais como rock, pagode, hip hop, grunge ou techno. De forma semelhante podemos dizer que h muitas formas de se ouvir uma msica. Alguns autores como Wisnik (1989) e Adorno (1968) propuseram uma tipologia da escuta musical. A que trazemos aqui, como mencionado, toma com base um material emprico recolhido com alunos de uma 8a srie. Como eles ouvem msica? Nas sete maneiras que esto categorizadas podemos observar: sinais de pertencimento a determinadas culturas juvenis que se destacam de outros atravs de determinadas preferncias musicais; fonte de informaes sobre novos estilos de vida, modas, formas de conduta, etc.; estmulos para sonhos e anseios prprios; criao de identidades atravs da descoberta de movimento e corporeidade na dana; possibilidade de isolamento do cotidiano pelo uso de fones de ouvido; possibilidade de identificao com dolos como astros de rock; e recurso para alegrar-se, melhoria do nimo, e controle da disposio.
SOUZA, Jusamara; TORRES, Maria Ceclia de Arajo. Maneiras de ouvir msica: uma questo para a educao musical com jovens. Msica na educao bsica. Porto Alegre, v. 1, n. 1, outubro de 2009. ISSN 2175 3172

51

MSICA na educao bsica

Ouvir motoricamente: s vezes eu s ouo, dano Trata-se de um ouvir no qual o corpo desafiado ou solicitado para o movimento. Geralmente associado a msicas com andamentos mais agitados. Juventude e corpo, msica e dana so temas que esto entrelaados, pois os jovens tm um corpo, e esse corpo deve ser colocado ou est em determinados lugares, sendo observado e controlado bem como realizando diferentes movimentos. Nesse sentido, Tomazzoni (2005) destaca que a cultura da dana e da msica aponta para a questo das diferenas de movimentos e performances.

Atividade 2
A partir dos questionamentos de Rodrigues (2008, p. 37): qual a relao entre a msica e a dana? e como podemos apreciar uma obra musical atravs do gesto expressivo, podemos propor as seguintes atividades: Quem gosta de danar acompanhando as msicas? Vamos ouvir duas msicas instrumentais e depois escolher uma delas para fazermos uma coreografia para acompanh-la? Escolha duas peas que voc conhea e que convidem para danar. Pode ser: samba, choro, rock, pagode, rap, sertaneja, valsa A prxima etapa colocar os CDs para uma primeira apreciao e perguntar se j conheciam alguma das msicas. Quais so os instrumentos que aparecem nas gravaes? Algum teve vontade de danar enquanto ouvia as msicas? Ser que todas as msicas que voc ouve do vontade de danar? Aps as respostas dos jovens fazer uma breve contextualizao sobre cada uma delas. Colocar as msicas para uma segunda audio e pedir que organizem grupos e montem uma coreografia com uma das msicas. Finalizar a atividade com a apresentao e gravao dos grupos com suas coreografias que sero apresentadas posteriormente para toda a turma. A avaliao ser analisar as diferentes propostas para uma mesma msica e ressaltar aspectos relacionados aos corpos juvenis que se movem em diferentes andamentos e ritmo. Pedir que os alunos listem as msicas que escolhem s para ouvir e danar. Esse repertrio poder ser socializado com os colegas e, a partir dele, realizar outras atividades musicais que relacionem msica, movimento e dana.

52

SOUZA, Jusamara; TORRES, Maria Ceclia de Arajo. Maneiras de ouvir msica: uma questo para a educao musical com jovens. Msica na educao bsica. Porto Alegre, v. 1, n. 1, outubro de 2009. ISSN 2175 3172

MSICA na educao bsica

A funo compensatria: ouo porque estou sozinho Refere-se a uma maneira deliberada de ouvir msica na qual a audio tem a funo de compensar ou poder ajudar a suplantar um outro sentimento, como o de solido. O ouvir relacionado ao sistema vegetativo: a msica serve para relaxar Trata-se de um ouvir musical que tem a funo de atuar no sistema vegetativo para provocar relaxamento, se desligar das tenses ou preocupaes do dia-a-dia. Um exemplo recolhido por Schmeling (2005) em sua dissertao de mestrado:
A: E o que tu ouves quando tu andas de bicicleta? E: O que passarem, se eu t ouvindo uma 98.3 eu v bem calmo, eu v tranqilo eu v pensando Porque na real eu no, se eu t com esse tipo uma msica mais calma, eu no presto ateno no trnsito, a eu t longe.

O ouvir difuso: quando eu quero me distrair ou at para ajudar nas tarefas Decorre de uma maneira de ouvir que serve como pano de fundo para outras atividades, mas, ao mesmo tempo, esto ligados na msica. Temas escolares e tambm as diverses tornam-se impossveis sem fundo musical. Se antes a msica distraa os alunos das tarefas escolares, agora parece ter-se transformado no oposto: a disposio e a capacidade de concentrao so favorecidas com o som que acompanha as tarefas. O ouvir emocional: a msica tem o papel de me fazer feliz A maioria dos jovens necessita da msica no apenas como fundo musical, mas sim, por assim dizer, como elemento do cotidiano vivido, do qual ele no pode ser distinguido.

SOUZA, Jusamara; TORRES, Maria Ceclia de Arajo. Maneiras de ouvir msica: uma questo para a educao musical com jovens. Msica na educao bsica. Porto Alegre, v. 1, n. 1, outubro de 2009. ISSN 2175 3172

53

MSICA na educao bsica

Atividade 3
Vocs j pararam para pensar porque gostamos tanto de ouvir msica? O que nos faz ir a um concerto de msica orquestral, a um show, ou a ficar horas ouvindo rdio, CD ou MP3? [] fcil: a msica mexe com as pessoas. Ela desperta diferentes sensaes, provoca emoes, altera o humor, traz lembranas de coisas, lugares e pessoas, nos movimenta Enfim. A msica faz parte de nossas vidas. Por isso nunca nos cansamos de ouvir msica! (HENTSCHKE, L. et al., 2006, p. 10). A partir dessa reflexo das autoras acima, vamos organizar um repertrio de msicas que cada um de vocs escolheria para cada uma das situaes neste quadro? Vamos conhecer um pouco do gosto e das escolhas musicais de vocs. 1 Uma msica que gosto de ouvir com frequncia: 2 Uma que escuto raramente: 3 Uma que conheci recentemente: 4 Uma que ouvi num comercial da TV: 5 A que escolheria para a minha formatura: 6 Uma que trilha sonora de filme: 7 Aquela que gosto de cantar: 8 Aquela que me deixa feliz: 9 Aquela que gosto de danar: 10 Uma que daria de presente a um amigo:

O ouvir associativo: a msica importante pois utilizada para comerciais Demanda uma audio que combina os sentido do ouvir e ver que cada dia est mais presente nas culturas juvenis pela disponibilidade de msicas combinadas com textos, sons e imagens. Essa tendncia observada possvel, graas digitalizao dos mais diversos tipos de informao, como voz, dados, texto e imagens (ver Del Ben, 2000).

54

SOUZA, Jusamara; TORRES, Maria Ceclia de Arajo. Maneiras de ouvir msica: uma questo para a educao musical com jovens. Msica na educao bsica. Porto Alegre, v. 1, n. 1, outubro de 2009. ISSN 2175 3172

MSICA na educao bsica

Atividade 4
Quais foram os filmes que vocs assistiram e gostaram muito? Vocs se lembram da trilha sonora deles? Quem lembra da trilha sonora dos filmes Homem-Aranha e Gladiador? Como so essas trilhas sonoras? O compositor da trilha do Homem-Aranha foi o mesmo de outros super-heris como Batman e The Flash. Vocs lembram desses filmes? Vamos ver como anda a sua memria musical das trilhas sonoras dos desenhos e filmes? Segue uma relao de imagens de alguns filmes para vocs identificarem seus nomes e uma parte das trilhas. Pode ser?

Fonte: http://www.scoretrack.net/portuguese.html

O ouvir analtico e combinado com outros sentidos: as rdios ditam o tipo de msica Decorre de uma experincia mais atenta da audio musical em direo a uma escuta analtica.

SOUZA, Jusamara; TORRES, Maria Ceclia de Arajo. Maneiras de ouvir msica: uma questo para a educao musical com jovens. Msica na educao bsica. Porto Alegre, v. 1, n. 1, outubro de 2009. ISSN 2175 3172

55

MSICA na educao bsica

Atividade 5
Ser que os jovens ouvem as mesmas msicas? Quais so as msicas preferidas dos meus alunos? Quais so as influncias dos discursos musicais miditicos no gosto desses jovens? Vamos conhecer quais so os CDs preferidos de cada um? Ser que fcil escolhermos uma msica no universo de muitas que conhecemos e gostamos? Neste exerccio o objetivo que cada aluno escolha apenas uma msica. Esta atividade de audio das msicas preferidas dos alunos organizada por Krieger (2005), que focaliza os seguintes pontos: Solicitar que cada aluno traga um CD com sua msica preferida para ser apreciada em sala de aula. A autora traz algumas opes para a organizao da audio dos CDs e sugerimos que escolham uma destas duas: por sorteio com os nomes dos alunos ou nmeros da chamada ou pelo agrupamento das tribos musicais e seus estilos preferidos como ax, reggae, pagode, rock, forr, rap e outros, pois dessa maneira todas as msicas dos colegas sero contempladas e apreciadas. Uma continuao dessa atividade ser a escolha das melhores por parte de cada um, e no final ser organizada uma seleo musical da turma atravs das dez msicas mais votadas. Propor uma segunda audio a partir desse hit parade na ordem em que foram votadas, explicitando quais foram os estilos, bandas, compositores, cantores e grupos escolhidos, quantos eram conhecidos e desconhecidos do grupo.

56

SOUZA, Jusamara; TORRES, Maria Ceclia de Arajo. Maneiras de ouvir msica: uma questo para a educao musical com jovens. Msica na educao bsica. Porto Alegre, v. 1, n. 1, outubro de 2009. ISSN 2175 3172

MSICA na educao bsica

Atividade 6
Audio/apreciao musical: As quatro estaes (Antonio Vivaldi)

1 Vamos ouvir o 1o movimento de cada uma das Quatro estaes de Antonio Vivaldi e fazer relaes com as imagens das paisagens, descrevendo caractersticas musicais de cada um dos movimentos: como instrumentos musicais, andamento (lento, moderado, rpido), dinmica: forte, fraco, fortssimo, silncios. A) B) C) D) 2 A partir da audio das Quatro estaes escolha uma das estaes do ano e faa, em grupo, uma poesia, sonorize com sons corporais e instrumentais e apresente para seus colegas.
Fonte: http://casadasartes.blogspot.com/2007_11_01_archive.html.

SOUZA, Jusamara; TORRES, Maria Ceclia de Arajo. Maneiras de ouvir msica: uma questo para a educao musical com jovens. Msica na educao bsica. Porto Alegre, v. 1, n. 1, outubro de 2009. ISSN 2175 3172

57

MSICA na educao bsica


Consideraes finais
Com as atividades propostas destacamos algumas possibilidades para se trabalhar a audio musical na sala de aula a partir de informaes trazidas pelos alunos. Vamos ouvir msica em sala de aula, poderia ser a pergunta de partida para as turmas das sries finais do ensino fundamental. A partir dela: quem so meus alunos? Qual a faixa etria deles? Quais msicas eles ouvem e gostam? Quais so os meus objetivos ao propor esta atividade de audio musical? Em que ela se diferenciaria das experincias cotidianas trazidas pelos alunos? As informaes musicais que as novas tecnologias trazem para os jovens e que so armazenadas por eles podem ser entrelaadas com os fragmentos do saber que so propiciados na escola, em companhia de outros colegas. Como lembra Schlbitz (1996, p. 367, traduo nossa): Entrelaar significa, ento, cooperar na configurao de estados do saber, atravs da manipulao desses fragmentos e de oferec-los a outras pessoas para que continuem a entrelalos, [] isto , a ampliao do saber atravs da ao. Para a educao musical isso significa desenvolver competncias de ao que permitam ao aluno descobrir novos campos de possibilidades e probabilidades. Schlbitz (1996, p. 367, traduo nossa) conclui que conceitos pedaggico-musicais sempre devem levar em considerao a influncia das novas mdias, de modo que a pedagogia da msica tambm tem a tarefa de educar para as mdias. O uso da msica intermediado pelas mdias na idade juvenil, trabalhada sob a perspectiva orientada para a ao apresenta um largo espectro de possibilidades de utilizao, uma vez que mdias e sua msica podem ser um campo diferenciado para a apropriao musical. Resumindo: jovens e no apenas eles escutam hoje em grande parte a msica que foi realizada quase completamente por via eletrnica, o que pode ser resumido pela frmula: o ciberespao j est realizado e os alunos nele esto instalados. O ensino da msica pode agora estimular a participao na composio e transmitir uma correspondente competncia de criao. Portanto isso significa futuramente no apenas praticar atos seletivos dentro de um acervo de ofertas (baixe milhes de msicas), mas tambm o enriquecimento dos universos de vida musical atravs de esboos musicais prprios, e com isso navegar de uma outra forma na pluralidade de realidades musicais.

58

SOUZA, Jusamara; TORRES, Maria Ceclia de Arajo. Maneiras de ouvir msica: uma questo para a educao musical com jovens. Msica na educao bsica. Porto Alegre, v. 1, n. 1, outubro de 2009. ISSN 2175 3172

MSICA na educao bsica


Referncias
ADORNO, T. W. Einleitung in die Musiksoziologie. Reinbeck bei Hamburg: Roiwohlt, 1968. BOZZETTO, A. Msica na palma da mo: ligaes entre celular, msica e juventude. In: SOUZA, J. Aprender e ensinar msica no cotidiano. Porto Alegre: Sulina, 2008. p. 59-74. BRITO, T. A. de. Msica na educao infantil. So Paulo: Peirpolis, 2003. DEL BEN, L. Ouvir-ver msica: novos modos de vivenciar e falar sobre msica. In: SOUZA, J. (Org.). Msica, cotidiano e educao. Porto Alegre: Programa de Ps-Graduao em Msica da UFRGS, 2000. p. 91-103. GARBIN, E. www.identidadesmusicaisjuvenis.com.br: um estudo de chats sobre msica na Internet. Tese (Doutorado em Educao)Faculdade de Educao, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2001. GRANJA, C. E. de S. C. Musicalizando a escola: msica, conhecimento e educao. So Paulo: Escritura, 2006. HENTSCHKE, L. et. al. Em sintonia com a msica. So Paulo: Moderna, 2006. KRIEGER, E. Descobrindo a msica: idias para a sala de aula. Porto Alegre: Sulina, 2005. MNCH, T. Jugend, Musik und Medien. In: BAACKE, D. (Org.). Handbuch Jugend und Musik. Opladen: Leske+Budrich, 1998. p. 383-400. RAMOS, S. N. Msica da televiso no cotidiano de crianas: um estudo de caso com um grupo de 9 e 10 anos. Dissertao (Mestrado em Msica)Instituto de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2002. RODRIGUES, M. C. Apreciao musical atravs do gesto corporal. In: BEYER, E.; KEBACH, P. Pedagogia da Msica: experincia de apreciao musical. Porto Alegre: Mediao, 2008. p. 37-50. SCHLBITZ, N. Der diskrete Charme der Neuen Medien: Digitale Musik im medientheoretischen Context und deren musikpdagogisch Wertung. Augsburg: Bernd Wisner, 1996. SCHMELING, A. Cantar com as mdias eletrnicas: um estudo de caso com jovens. Dissertao (Mestrado em Educao Musical)Instituto de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2005. Mimeo. TOMAZZONI, A. O zoolgico danante da TV: lacraias, cachorras, tigres e outros bichos. In: PEREIRA, R. (Coord.). Lies de dana. Rio de Janeiro: Universidade Editora, 2005. p. 39-54. WISNIK, J. M. O som e o sentido: uma outra histria da msica. 2. ed. So Paulo: Companhia das Letras, 1989.

Sites para ouvir msica


http://www.blogbrasil.com.br http://www.tudoemfoco.com.br/ ouvir-musicas-gratis.html

SOUZA, Jusamara; TORRES, Maria Ceclia de Arajo. Maneiras de ouvir msica: uma questo para a educao musical com jovens. Msica na educao bsica. Porto Alegre, v. 1, n. 1, outubro de 2009. ISSN 2175 3172

59

You might also like