You are on page 1of 50

3

Sobre a Realidade-Totalidade como Saber Vivo e a Auto-Organizao do Espao Fsico


RICARDO PEREIRA TASSINARI 1
Departamento de Filosofia, UNESP MARLIA, SP ricardo@marilia.unesp.br

Resumo: Neste trabalho esboamos um conceito de Realidade, considerada como Totalidade, que busca ser consoante com o desenvolvimento contnuo da Cincia Contempornea e com a possibilidade permanente de construo de modelos; argumentamos tambm a favor da hiptese de que, segundo esse conceito, a Realidade enquanto Totalidade pode ser concebida como Saber vivo e ativo, Idia se autoexpondo a ns por um processo auto-organizado, do qual faz parte nosso prprio processo de conhecimento dela. Apesar de essa hiptese comportar claramente consideraes a respeito da Realidade que podem ser classificadas de metafsicas, o que extrapola o carter apenas metodolgico do estudo da auto-organizao, mostramos como essa hiptese surge de forma natural, a partir de reflexes a respeito da constituio do conhecimento cientfico, fornecendo elementos que possibilitam estruturar e coordenar os diversos contedos e mtodos cientficos. Exemplificamos, ento, essa concepo, analisando o Espao Fsico, tanto a partir de sua sociognese, segundo o desenvolvimento da Fsica (em particular, das Relatividades Restrita e Geral) quanto a partir de sua psicognese, segundo dados das Psicologia e Epistemologia Genticas. Palavras-chave: Espao fsico. Idealismo. Auto-organizao. Modelo. Metafsica. Epistemologia gentica.

Agradecemos aos pareceristas pelas sugestes que nos permitiram melhorar tanto o texto quanto nossas idias. Agradecemos, tambm, as crticas (que sempre nos fazem crescer), o reconhecimento de nossas idias apresentadas e nossa inteno verdadeira e, principalmente, o incentivo a public-las.
Ettore Bresciani Filho, Itala M. Loffredo DOttaviano, Maria Eunice Q. Gonzalez, Gustavo Maia Souza (orgs.). Auto-organizao: estudos interdisciplinares. Coleo CLE, v. 52, pp. 59-108, 2008.

60

Realidade-Totalidade como Saber Vivo e a Auto-organizao

A exposio deste trabalho se divide em quatro partes: na Seo 1, caracterizamos a noo de Realidade-Totalidade; a partir dela, analisamos como se d a sociognese e a psicognese do Espao, respectivamente, nas Sees 2 e 3; por fim, nas Concluses, elencamos os principais resultados.
1. A NOO DE REALIDADE-TOTALIDADE O objeto , pois, uma unio de determinaes sensveis e de determinaes de pensamento ampliadas, referidas a relaes e nexos concretos. A identidade da conscincia com o objeto j no , deste modo, a abstrata da certeza, mas a determinada: um saber. (G. W. F. Hegel, 1969[1830], 420)

Para esboarmos aqui uma noo de Realidade, considerada como Totalidade, que designaremos brevemente por RealidadeTotalidade, consoante com o desenvolvimento contnuo da Cincia Contempornea, vamos nos utilizar, inicialmente, de algumas anlises epistemolgicas de Gilles-Gaston Granger e, posteriormente, de algumas distines e resultados das Psicologia e Epistemologia Genticas de Jean Piaget. Salientemos que, apesar de nos utilizarmos de algumas das reflexes desses autores, a proposta interpretativa aqui apresentada difere, em esprito, da deles. Quanto a Epistemologia Comparativa de Granger, no compartilharemos, por exemplo, a recusa ao direito de decidir por decreto o que real 2 : a nosso ver, no h como prescindir de tal direito 3 . Porm, para minimizar os efeitos colaterais do carter sumrio de nossa exposio feita principalmente a partir de

2 3

Granger, 1989[1988], p. 145. Cf. o Principio da Anterioridade dos Princpios em Tassinari, 2004, p.

206.
Ettore Bresciani Filho, Itala M. Loffredo DOttaviano, Maria Eunice Q. Gonzalez, Gustavo Maia Souza (orgs.). Auto-organizao: estudos interdisciplinares. Coleo CLE, v. 52, pp. 59-108, 2008.

Ricardo Pereira Tassinari

61

princpios, admitimos, tambm por princpio, que: os princpios aqui adotados estabelecem apenas uma dentre vrias outras formas possvel de ser ver o Real. Nesse sentido, nossa proposta interpretativa acaba podendo ser considerada uma hiptese interpretativa, principalmente porque acreditamos fortemente que a pluralidade de propostas interpretativas e o respeito a elas que garantem a liberdade em Filosofia. Quanto Epistemologia Gentica, temos que Piaget nos diz:
Sem dvida a hiptese platnica irrefutvel no sentido em que uma construo, uma vez efetuada, pode sempre ser considerada, por isso mesmo, ter sido eternamente predeterminada no mundo dos possveis considerando-se este como um todo esttico e acabado. Mas como esta construo constitua o nico meio de acesso a tal universo de Idias, ela se basta a si mesma sem que haja a necessidade de hipostasiar seu resultado.

Tambm no compartilharemos desse ltimo ponto com Piaget, j que acreditamos que h a necessidade de considerar o resultado da construo como preexistente no mundo dos possveis, sem o que o termo possvel, neste caso, perderia todo o seu significado. Porm, como buscaremos argumentar, a auto-exposio desse mundo dos possveis no se d de forma pr-programada, mas resultado da interao, realizada aqui e agora, entre sujeito-meio. Por fim, observemos que vamos usar o signo frente dos pargrafos principais da exposio, para evidenciar sua estrutura fundamental.

Ettore Bresciani Filho, Itala M. Loffredo DOttaviano, Maria Eunice Q. Gonzalez, Gustavo Maia Souza (orgs.). Auto-organizao: estudos interdisciplinares. Coleo CLE, v. 52, pp. 59-108, 2008.

62

Realidade-Totalidade como Saber Vivo e a Auto-organizao

1.1. Conhecimento Cientfico e Conhecimento Filosfico segundo Gilles-Gaston Granger Resumidamente 4 , podemos dizer com Granger que: o conhecimento cientfico da empiria se caracteriza principalmente pela construo de modelos 5 e que existem limitaes desse tipo de construo em relao ao conhecimento dos fatos humanos. 6 Uma dessas limitaes do conhecimento por modelos dos fatos humanos se constitui na singularidade e multiplicidade das significaes envolvidas nos fatos humanos. Com efeito, de forma geral, podemos dizer que essa singularidade (e multiplicidade) das significaes constitui um limite completude de um conhecimento expresso em modelos, porque, para constru-los, temos, necessariamente, que fazer abstraes de certas qualidades que, em algum outro contexto, influenciaro no comportamento humano. Claro que um novo modelo sempre pode ser construdo, incorporando parte daquilo que foi abstrado em um modelo anterior, mas novamente, nesse modelo, temos ainda certas abstraes que fazem com que ele no d conta de todos os tipos de comportamentos. Como limite desse processo de reduo das abstraes nas construes de modelos, temos o Mundo vivido por ns, aqui e agora, singularmente, tal que, para todo modelo apresentado, sempre existir significaes que ele no d conta. Granger 7 nos diz que:

Para uma discusso um pouco mais aprofundada sobre a distino entre conhecimento cientfico e conhecimento filosfico, segundo Granger, veja Tassinari, 2007. 5 Cf., e.g., Granger, 1994[1993], p. 70, 1989[1988], p. 13, 1992, p. 14, e 1994, p. 245. 6 Idem, nas partes subseqentes. 7 Granger, 1994[1993], respectivamente, pp.113, 85 e 86.
Ettore Bresciani Filho, Itala M. Loffredo DOttaviano, Maria Eunice Q. Gonzalez, Gustavo Maia Souza (orgs.). Auto-organizao: estudos interdisciplinares. Coleo CLE, v. 52, pp. 59-108, 2008.

Ricardo Pereira Tassinari

63

O obstculo nico, mas radical, [ao conhecimento cientfico] me parece ser a realidade individual dos acontecimentos e dos seres. O conhecimento cientfico exerce-se plenamente quando pode neutralizar essa individualidade, sem alterar gravemente seu objeto, como acontece em geral nas cincias da natureza. (...) O obstculo fundamental est, evidentemente, na natureza dos fenmenos de comportamento humano, que carregam uma carga de significaes que se opem a sua transformao simples em objetos [dentro de modelos], ou seja, em esquemas abstratos lgica e matematicamente manipulveis. (...) Um sentimento, uma reao coletiva, um fato de lngua parece que dificilmente podem ser reduzir-se a tais esquemas abstratos.

A soluo, quanto limitao do conhecimento dos fatos humanos por modelos, ser, ento, tomar o modelo como uma representao parcial de um limite jamais atingido. Com efeito, segundo Granger 8 :
No caso dos fatos humanos, ela [a Cincia] se empenha por envolver cada vez mais estreitamente o individual em redes de conceitos, sem esperar um dia poder atingi-lo. (...) Assim, a questo no reduzi-los, e sim represent-los, ainda que parcialmente, em sistemas de conceitos.

Lembremos ento da distino, apresentada por Granger, entre conhecimento cientfico e conhecimento filosfico. Segundo Granger, o conhecimento filosfico relativo ao que ele denomina de metaconceito, que se aplica no diretamente a experincias, mas a representaes da experincia 9 e que depende de um conjunto de regras
8 9

Idem, respectivamente, pp. 113 e 86. Idem, p. 45.

Ettore Bresciani Filho, Itala M. Loffredo DOttaviano, Maria Eunice Q. Gonzalez, Gustavo Maia Souza (orgs.). Auto-organizao: estudos interdisciplinares. Coleo CLE, v. 52, pp. 59-108, 2008.

64

Realidade-Totalidade como Saber Vivo e a Auto-organizao

interpretativas da realidade vivida estabelecidas a partir de decises originrias de cada filsofo. Tais metaconceitos e regras interpretativas a partir das decises originrias definem o que Granger denomina de factum (em oposio aos fatos representados em modelos e sujeitos a verificao 10 ). Como nos diz o prprio Granger 11 :
Encontramos ento [na metateoria filosfica] decises originrias, que ela prope para orientar a organizao dos sentidos do vivido (...).

Neste trabalho, pretendemos, ento, expor algumas de nossas decises originrias em relao ao saber cientfico e ao seu desenvolvimento e a esboar uma viso da Realidade, como Totalidade, que culmina na considerao de que a Realidade-Totalidade pode ser concebida como Saber vivo e ativo, Idia se auto-expondo a ns por um processo auto-organizado. Uma de nossas decises originrias que as implicaes dos princpios de nossa interpretao no estejam em contradio com os fatos estabelecidos pelas cincias particulares, no sentido de Granger, e, especialmente, com os fatos sobre os processos de conhecimento estabelecidos pela Psicologia Gentica 12 . Do que vimos, segue ento que: uma viso completa da Realidade como Totalidade no pode ser construda em um modelo nico

Para mais detalhe sobre a diferena entre conhecimento cientfico e conhecimento filosfico, segundo Granger, e sobre a noo de factum, veja Tassinari, 2007. Sobre a verificao na Cincia, ver Granger, 1992. 11 Granger, 1989[1988], p. 275. 12 Como veremos adiante, Piaget desenvolve a Psicologia Gentica para testar as questes de fato suscitadas pelas epistemologias, antes de construir a Epistemologia Gentica. Conservaremos aqui o mesmo esprito de submeter questes de fatos s cincias correspondentes.
Ettore Bresciani Filho, Itala M. Loffredo DOttaviano, Maria Eunice Q. Gonzalez, Gustavo Maia Souza (orgs.). Auto-organizao: estudos interdisciplinares. Coleo CLE, v. 52, pp. 59-108, 2008.

10

Ricardo Pereira Tassinari

65

sem esperarmos que essa viso seja refutada ou contestada no prximo modelo mais explicativo ou pela possibilidade de escolha de outros metaconceitos na sua interpretao filosfica. Como conseguir ento uma unidade de viso frente a essa caracterstica de multiplicidade de perspectivas e diversidade de modelos? Comecemos analisando a nossa capacidade de representao segundo os dados das Psicologia e Epistemologia Genticas. 1.2. A Capacidade de Representao segundo as Psicologia e Epistemologia Genticas. Piaget 13 identifica, na construo das estruturas necessrias ao conhecimento, o aparecimento da funo semitica que
(...) consiste em poder representar alguma coisa (um significado qualquer: objeto, acontecimento, esquema conceitual, etc.) por meio de um significante diferenciado e que s serve para essa representao.

Piaget, em consonncia com Saussure 14 , distingue, ento, dois tipos de significantes diferenciados dos seus significados: o smbolo e o signo. O smbolo motivado (no sentido de guardar um vnculo de semelhana com o significado) e individual (essa semelhana estabelecida pelo prprio sujeito em sua ao e no recebida apenas de fora). Como exemplo de smbolos temos: a imitao, o desenho e, ainda, a imagem mental, que, como mostra Piaget, constitui-se por interiorizao de imitaes (como a imagem mental que guardamos

13 14

Cf. Piaget e Inhelder 1986[1966], p. 46. Cf. Saussure, 1972, pp. 79-84.

Ettore Bresciani Filho, Itala M. Loffredo DOttaviano, Maria Eunice Q. Gonzalez, Gustavo Maia Souza (orgs.). Auto-organizao: estudos interdisciplinares. Coleo CLE, v. 52, pp. 59-108, 2008.

66

Realidade-Totalidade como Saber Vivo e a Auto-organizao

do quintal de nossa casa ou do ptio da escola que, observados atualmente, parece-nos bem menor do que eram) 15 . J o signo, cujo representante mais caracterstico so as palavras, tambm servem designao, porm so coletivos e arbitrrios (e.g., cadeira, em Portugus, diferente de chair, em Ingls), em oposio s caractersticas do smbolo de ser individual e motivado. Como nos diz o prprio Piaget 16 :
O smbolo e o signo so significantes das significaes abstratas, que implicam uma representao. Um smbolo uma imagem evocada mentalmente ou um objeto material escolhido intencionalmente para significar uma classe de aes ou objetos. Assim, a imagem mental de uma rvore simboliza no esprito as rvores em geral, uma determinada rvore de que o indivduo se recorda ou certa ao relativa s rvores, etc. (...) O signo, por outra parte, um smbolo coletivo e por isso mesmo arbitrrio. O seu aparecimento ocorre, igualmente, durante o segundo ano, com o incio da linguagem e, sem dvida, em sincronismo com a constituio do smbolo: smbolo e signo apenas so os dois plos, individual e social, de uma mesma elaborao de significaes.

Piaget aponta, ainda, a existncia de significantes que no se diferenciam de seus significados e que constituem parte do contexto da coisa significada: o indcio 17 . Em particular, indcios que se do como parte de uma situao artificial, i.e., construda e que poderiam ser de outra forma, so chamados de sinais (como, por exemplo, no experimento de Pavlov, no qual a salivao do co foi associada a um

Sobre a noo de Imagem Mental, veja Piaget, 1978[1964], e Piaget e Inhelder, 1977[1966]. 16 Piaget, 1975[1966], p 185. 17 Idem, pp.185-187 e Piaget e Inhelder 1986[1966], p. 47.
Ettore Bresciani Filho, Itala M. Loffredo DOttaviano, Maria Eunice Q. Gonzalez, Gustavo Maia Souza (orgs.). Auto-organizao: estudos interdisciplinares. Coleo CLE, v. 52, pp. 59-108, 2008.

15

Ricardo Pereira Tassinari

67

som de campainha; nesse caso, o som da campainha um sinal da situao de alimentao). Dos significantes distinguidos por Piaget nos interessa diretamente aqui o signo, cuja utilizao (conjuntamente com os smbolos, ndices, sinais e esquemas de ao) permite-nos chegar elaborao dos conhecimentos expressos em teorias ou em modelos. 1.3. O Princpio de Designao e a Idia Sem entrar nos pormenores do conhecimento que se utiliza de signos (conhecimento conceitual), de sua relao com os smbolos, ndices, sinais e esquemas de ao, e da gnese desse tipo de conhecimento, o que reservamos para trabalhos posteriores, podemos dizer, de forma geral, que: na medida em que temos um conhecimento cada vez mais detalhado das aes possveis de se realizar sobre os objetos da Realidade, procedemos naturalmente construo de modelos e teorias. Entendemos, em consonncia com Granger 18 , que um modelo um sistema de signos e operaes 19 sobre signos que usamos para representar objetos da Realidade e aes sobre eles. Desse modo, operando sobre signos, com operaes j vinculadas a aes possveis, podemos, por um lado, prever novos fatos experimentais possveis 20 e, por outro, sobretudo, explic-los, apresentando como os objetos do domnio de estudo se relacionam e como,
Cf., Granger, 1989[1988], p. 13, 1992, p. 14, e 1994, p. 245. O termo operao, neste trabalho, significa uma funo matemtica parcial; i.e., uma funo f que associa, a cada elemento (ou lista de elementos) de um domnio D, para o qual f est definida, um elemento de D, podendo no estar definida para todo elemento (ou lista de elementos) de D. 20 Diretamente relacionados ao que chamado de fatos virtuais por Granger, 1994[1993], p. 48, e 1992.
19 18

Ettore Bresciani Filho, Itala M. Loffredo DOttaviano, Maria Eunice Q. Gonzalez, Gustavo Maia Souza (orgs.). Auto-organizao: estudos interdisciplinares. Coleo CLE, v. 52, pp. 59-108, 2008.

68

Realidade-Totalidade como Saber Vivo e a Auto-organizao

dessas relaes, podemos deduzir relaes particulares que ocorrem em um dado caso experimental 21 . Temos, ento, o seguinte esquema: Modelo Signos Operaes entre signos

Objetos (na Realidade) Aes sobre objetos

Consideremos um exemplo simples, relativo a modelos do Espao: o Teorema de Pitgoras. Segundo o Teorema temos, em um tringulo retngulo, a relao a = b + c, na qual a a medida da hipotenusa, e b e c so as medidas dos catetos. Ora, considerada como uma propriedade do Espao Fsico, essa uma relao entre os resultados das aes de medies dos comprimentos da hipotenusa e dos catetos que formam o tringulo retngulo. Essa relao expressa, implicitamente, vrias operaes, e.g., a operao h, definida por h(b, c) = b + c , que possibilita saber de antemo o comprimento da hipotenusa, a partir dos comprimentos dos catetos b e c. Assim, podemos admitir que os modelos e, tambm, as teorias nos dizem da Realidade. Em resposta ento questo central deste trabalho, a de esboar aqui uma noo de Realidade-Totalidade consoante com o desenvolvimento contnuo da Cincia Contempornea, temos que enquanto essa forma de acesso ao que a Realidade se utiliza de signos (seja em modelos, seja em elementos da linguagem natural), podemos

21

O que nos leva ao processo de verificao, como exposto em Granger,

1992.
Ettore Bresciani Filho, Itala M. Loffredo DOttaviano, Maria Eunice Q. Gonzalez, Gustavo Maia Souza (orgs.). Auto-organizao: estudos interdisciplinares. Coleo CLE, v. 52, pp. 59-108, 2008.

Ricardo Pereira Tassinari

69

conceber a Totalidade como: tudo aquilo que podemos, em princpio, designar por signos. Essa noo de Totalidade pode ser considerada metodolgica no sentido de homognea ao mtodo de construo de modelos e ao conhecimento por signos, j que definida a partir da estrutura e da funo de designao por signos. Mais, ainda, essa noo tem um carter gnosiolgico, i.e., relativo natureza e aos limites do ato cognitivo, na medida em que restringe o prprio significado do signo Totalidade possibilidade de designao por signos. Ou seja, uma noo gnosiolgica na medida em que assumimos que no tem sentido dizer de algo da RealidadeTotalidade que no possa ser designado, em princpio, por signos, j que s podemos dizer algo por signos (ou por smbolos ou ndices, mas, nesses casos, podemos, a partir dessa designao inicial, diz-lo por signos). Restringimos, pois, o significado do termo Totalidade, quilo que ele pode realmente vir a significar para um sujeito do conhecimento, j que nos consideramos sujeitos do conhecimento. Chamaremos, pois, de Princpio de Designao a considerao: O que o termo Realidade-Totalidade designa constitudo de tudo o que podemos, em princpio, designar por signos. Essa concepo motiva ento a definio de Idia a seguir: Idia a totalidade daquilo que podemos designar, em princpio, por signos. Pelo Princpio de Designao, temos ento a igualdade: Realidade-Totalidade = Idia.

Ettore Bresciani Filho, Itala M. Loffredo DOttaviano, Maria Eunice Q. Gonzalez, Gustavo Maia Souza (orgs.). Auto-organizao: estudos interdisciplinares. Coleo CLE, v. 52, pp. 59-108, 2008.

70

Realidade-Totalidade como Saber Vivo e a Auto-organizao

Notemos que o que designado por smbolos e indcios tambm pode ser designado por signos. Portanto, o que designado por smbolos e indcios tambm faz parte da Idia. Assim definida, tudo o que pode ser em princpio conhecido est no escopo da Idia, inclusive o que passvel de conhecimento cientfico. 1.4. Subjetividade e Objetividade da Idia Analisemos sucintamente ento a questo da subjetividade da Idia (i.e., se esses objetos fazem parte do conhecimento do sujeito) vs. objetividade da Idia (i.e., se os objetos pr-existem em relao ao sujeito). Na medida em que os elementos da Idia podem ser designados por signos, por um sujeito, esses elementos podem em princpio vir a fazer parte do conhecimento do sujeito e, nesse sentido, so subjetivos. Notemos, porm, que, enquanto os elementos da Idia so definidos apenas pela possibilidade de designao, a Idia condio da compreenso realizada por todo e qualquer sujeito e no se restringe a um sujeito em particular. Em relao objetividade da Idia, i.e. se seus elementos pr-existem em relao aos sujeitos, como ela condio da compreenso dos diversos sujeitos, temos que a Idia logicamente (e assim tambm cronologicamente) anterior compreenso de qualquer sujeito particular. Logo, a Idia tambm objetiva. Mais ainda, admitindo o Princpio de Designao, temos que no tem sentido dizer de objetos que no possam ser designados por signos (novamente: s podemos dizer algo por signos); logo no h objeto que possa ser considerado fora da Idia e, nesse sentido, a Idia condio da objetividade.

Ettore Bresciani Filho, Itala M. Loffredo DOttaviano, Maria Eunice Q. Gonzalez, Gustavo Maia Souza (orgs.). Auto-organizao: estudos interdisciplinares. Coleo CLE, v. 52, pp. 59-108, 2008.

Ricardo Pereira Tassinari

71

Essa noo de condio da objetividade da Idia se alarga mais ainda quando consideramos que um objeto se individualiza pelas relaes que estabelece com os outros elementos que tambm podem ser designados por signos, e que, por outro lado, as prprias relaes se expressam atravs dos elementos relacionados. Por exemplo, voltando ao Teorema de Pitgoras no caso de modelagem do Espao Fsico, temos que a hipotenusa a de um tringulo retngulo, que um objeto pertencente Idia, est definida na relao que estabelece com os outros lados do tringulo retngulo, designados pelos signos b e c, que tambm so objetos pertencentes Idia. Temos tambm que a prpria relao a = b + c s tem sentido se considerarmos a possibilidade da existncia de a, b e c. Mais ainda, algo s se estabelece como objeto para um sujeito, na medida em que pode ser incorporado em seu sistema de aes e de operaes sobre signos (lembrando que estas acabam por estender o campo daquelas); assim que algo surge como objeto pertencente Realidade-Totalidade como aqui definida. Logo, o objeto enquanto elemento designado tem uma dependncia direta da prpria subjetividade da Idia e esta uma dependncia da possibilidade da construo dos sistemas de aes e de operaes (dentre esses encontramos os sistemas de operaes definidos por modelos). Veremos exemplos desta dependncia na Seo 3, quando tratarmos da psicognese do Espao Fsico. Para citar um pequeno exemplo: consideraremos o papel essencial da ao de medir no caso j descrito do Teorema de Pitgoras enquanto modelo do Espao Fsico e das operaes sobre os signos que designam o resultado dessas medies. Resumidamente, podemos concluir ento que a Idia condio tanto da subjetividade quanto da objetividade.

Ettore Bresciani Filho, Itala M. Loffredo DOttaviano, Maria Eunice Q. Gonzalez, Gustavo Maia Souza (orgs.). Auto-organizao: estudos interdisciplinares. Coleo CLE, v. 52, pp. 59-108, 2008.

72

Realidade-Totalidade como Saber Vivo e a Auto-organizao

1.5. A Caracterizao Conceitual da Realidade (e da RealidadeTotalidade) Assumindo agora o Princpio de Designao e que a Cincia, como construtora de modelos, necessria para compreendermos a Realidade (e a Realidade-Totalidade 22 ), podemos ento admitir o que chamaremos de Caracterizao Conceitual da Realidade (e da Realidade-Totalidade): O que o signo Realidade (e tambm Realidade-Totalidade) expressa depende da construo de modelos. Notemos, porm, que o significado ou significao de alguns signos tratados no interior de modelos (e.g. espao fsico) no se restringe apenas quele expresso na estrutura de seus modelos ou teorias, mas o transborda e est, evidentemente, ancorado em nossa vivncia, aqui e agora, que, como discutido acima, est como limite jamais atingido pela construo de modelos. Retomando Granger, trata-se de representar os fatos em esquemas conceituais e modelos e no de os reduzir. Assumindo ento o Princpio de Designao e a Caracterizao Conceitual da Realidade, algumas conseqncias gerais podem ser notadas: (1) que os experimentos (relativos s aes possveis de serem realizadas experimentalmente) so interpretados no interior de um modelo ou teoria, levando sempre a interpretaes terico-carreApesar da igualdade entre a Realidade-Totalidade e a Idia, vamos usar preferencialmente o termo Realidade-Totalidade j permite evocar mais facilmente seu significado. Retornaremos a denominao Idia no final da Seo 1.7, quando formos caracterizar a interpretao aqui proposta como um idealismo absoluto.
Ettore Bresciani Filho, Itala M. Loffredo DOttaviano, Maria Eunice Q. Gonzalez, Gustavo Maia Souza (orgs.). Auto-organizao: estudos interdisciplinares. Coleo CLE, v. 52, pp. 59-108, 2008.
22

Ricardo Pereira Tassinari

73

gadas; neste trabalho, veremos como isso se d para o caso do Espao Fsico, palco de fenmenos que serviro de base a outros modelos e teorias; (2) que, portanto, os objetos (que constituem aqueles sobre os quais se aplicam as aes), nos experimentos, so definidos pelos modelos ou teorias, por suas estruturas e por suas relaes com os mtodos experimentais; (em particular, esse ser o caso, por exemplo, das distncias espaciais) e (3) que, nesse sentido, as estruturas expressas nos modelos e teorias constituem parte da estrutura da Realidade-Totalidade. Notemos ento que o Princpio de Designao e a Caracterizao Conceitual da Realidade-Totalidade implicam que no tem sentido dizer de coisas fora da Realidade-Totalidade, como acima caracterizada, e, portanto, no tem sentido dizer de uma coisa-em-si que no esteja em relao ao processo de conhecer; notemos, porm, que, nesse caso, o processo geral de conhecimento tem seu contedo (e tambm sua forma, como veremos na subseo seguinte) relativo Idia, sendo a Idia anterior (lgica e cronologicamente) a qualquer processo de conhecimento de um sujeito particular. 1.6. O Princpio da Idealidade e a auto-organizao da RealidadeTotalidade. Chamamos, ento, de Princpio da Idealidade conjuno dos fatores: (1) Caracterizao Conceitual da Realidade-Totalidade; (2) impossibilidade de constituio de um modelo nico para Realidade-Totalidade; e, portanto, (3) a necessidade de construo ininterrupta de modelos, para o conhecimento do que Realidade-Totalidade .

Ettore Bresciani Filho, Itala M. Loffredo DOttaviano, Maria Eunice Q. Gonzalez, Gustavo Maia Souza (orgs.). Auto-organizao: estudos interdisciplinares. Coleo CLE, v. 52, pp. 59-108, 2008.

74

Realidade-Totalidade como Saber Vivo e a Auto-organizao

Notemos ento que tambm na compreenso da forma do processo de conhecimento da Realidade-Totalidade, estudada neste trabalho, utilizamo-nos de sistemas de signos (bem como de subsistemas que so os modelos e as teorias, como os explicitados nas sees seguintes), em consonncia com o Princpio da Idealidade. Na medida em que esse todo se fecha sobre si mesmo, devemos admitir que esse processo de conhecimento tambm se encontra na Realidade-Totalidade, j que existem seres (ns) que pertencem a ela e que o realizam. Temos ento que o signo Realidade-Totalidade designa: (1) algo no qual est contido esse processo de conhecimento dela e, portanto, de exposio dela, ou ainda, de auto-exposio dela; (2) algo que, em cada momento, identificado ao produto de um processo de conhecimento, sendo esse o prprio processo de autoexposio dela; (3) algo que, por esse processo, torna mais complexo, a cada momento, o que exposto dela; (4) algo submetido ao Princpio da Idealidade; logo, (5) algo submetido Caracterizao Conceitual da RealidadeTotalidade; (6) algo para o qual no h modelo nico para o expressar; e (7) algo para o qual h a necessidade de construo ininterrupta de modelos. Como se d esse processo? Como veremos, neste trabalho, no caso do Espao Fsico, por uma construo de sistemas de aes e de sistemas de operaes (comeando por sistemas de operaes sobre smbolos e, posteriormente, construindo-se sistemas de operaes sobre signos; porm analisaremos aqui mais os sistemas de operaes sobre signos, na Seo 2, enquanto modelos do Espao Fsico).

Ettore Bresciani Filho, Itala M. Loffredo DOttaviano, Maria Eunice Q. Gonzalez, Gustavo Maia Souza (orgs.). Auto-organizao: estudos interdisciplinares. Coleo CLE, v. 52, pp. 59-108, 2008.

Ricardo Pereira Tassinari

75

Devido s qualidades listadas acima, caracterizaremos esse processo de conhecimento e auto-exposio da Realidade-Totalidade como auto-organizado. Com efeito, fazendo uma pequena digresso, mostremos como se aplica a ele as definies de auto-organizao dadas por Debrun. Notemos, ento, que: o processo auto-organizado de autoexposio da Realidade-Totalidade se apresenta como o processo auto-organizado de conhecimento do sujeito epistmico a respeito da Realidade-Totalidade. Assim, primeiramente aplica-se a esse processo de conhecimento e auto-exposio da Realidade-Totalidade a definio geral 23 uma organizao ou forma auto-organizada quando se produz a si prpria, j devido ao fator (1) exposto acima, pois sua forma (e contedo) parte da forma (e contedo) da Realidade-Totalidade e ele o processo de auto-exposio dela. Nesse caso, como estamos lidando com um sistema j constitudo (que o sujeito epistmico que busca conhecer a RealidadeTotalidade), temos que, a auto-organizao secundria, segundo a classificao de Debrun 24 :
Quando h uma pluralidade externa e que se vai de elementos avulsos para a constituio de uma forma falaremos em auto-organizao primria (...). Quando se trata da autocomplexificao de um organismo (de um sistema, de modo mais geral) constitudo, falaremos em auto-organizao secundria (...).

23 24

Debrun, 1996(a), p. 4. Debrun, 1996(c), p. 28.

Ettore Bresciani Filho, Itala M. Loffredo DOttaviano, Maria Eunice Q. Gonzalez, Gustavo Maia Souza (orgs.). Auto-organizao: estudos interdisciplinares. Coleo CLE, v. 52, pp. 59-108, 2008.

76

Realidade-Totalidade como Saber Vivo e a Auto-organizao

Notemos, ento, que, em nosso caso, o termo organismo (ou sistema) da citao de Debrun referente ao sujeito epistmico para o qual a Realidade-Totalidade se auto-expe. Analisemos, por fim, de forma sumria, a aplicao da ltima definio de auto-organizao secundria, proposta por Debrun, sem entrarmos nos pormenores das categorias que sua anlise permite fundar 25 e que esto presentes na definio. Segundo Debrun 26 :
H auto-organizao secundria quando, num processo de aprendizagem (corporal, intelectual ou existencial), a interao se desenvolve entre as partes (mentais e/ou corporais) de um organismo (...) sob a direo hegemnica, mas no dominante, da face-sujeito desse organismo.

Claramente, o caso analisado aqui de aprendizagem intelectual e corporal, j que se expressa por um aumento de complexidade do sistema de aes e operaes do sujeito epistmico (especialmente, nos modelos e teorias). As partes envolvidas no processo so tanto do prprio sujeito como do meio em questo, j que a ao e a constituio de um sistema de aes e operaes implicam, justamente, a existncia de interaes entre eles. Por fim, temos que o sujeito epistmico, a face-sujeito do organismo, tem uma direo hegemnica, mas no dominante, na medida em que no dirige seu processo de conhecimento, pois esse depende do que a Realidade-Totalidade. Inversamente, temos, tambm, que a Realidade-Totalidade no domina, igualmente, por si s, esse processo: sua auto-exposio se constitui no processo de conhecimento do sujeito epistmico e, portanto, em uma construo ativa 27 realizada pelo e no sujeito, atravs de uma
Cf. algumas dessas categorias em Tassinari, 2003, pp. 160-161. Debrun, 1996(b), p. 13. 27 Notemos que essa construo a dos sistemas de aes e de operaes realizveis pelo sujeito e que a realizao de novas modalidades de aes ou operaes algo ativo por parte do sujeito.
26 25

Ettore Bresciani Filho, Itala M. Loffredo DOttaviano, Maria Eunice Q. Gonzalez, Gustavo Maia Souza (orgs.). Auto-organizao: estudos interdisciplinares. Coleo CLE, v. 52, pp. 59-108, 2008.

Ricardo Pereira Tassinari

77

complexificao de seus sistemas de aes e de operaes sobre smbolos e signos que ele usa para se apresentar parte da RealidadeTotalidade, nos modelos e teorias. Em particular, podemos dizer que as estruturas dos sistemas de aes e operaes, que o sujeito epistmico constri (como, em especial, o Grupo Prtico de Deslocamentos, descrito na Subseo 3.1, ou os prprios modelos da Seo 2), muitas vezes desempenham o papel de atrator do processo auto-organizado, conforme esboado por Debrun e exposto sucintamente na citao a seguir (que ser aqui utilizado na anlise do processo de auto-organizao do Espao). Debrun 28 nos diz que:
Deve, no entanto, se constituir ao longo do processo, pela prpria interao dos seus elementos, um atrator que vai tornar cada vez mais provvel a evoluo do processo numa certa direo. (...) Resta que, em determinados casos e segundo condies e modalidades que tentaremos definir adiante, um atrator se forja, medida que o processo vem passando de amontoado a sistema. Ou melhor, dizer que o processo se consolida em sistema dizer, precisamente, que ele secreta aos poucos um atrator que representa, a cada passo e para a etapa logo ulterior, uma exigncia cada vez mais premente. Exigncia essa que, conforme os casos, pode ser concebida seja em termos de imposio energtica, seja s vezes (a nvel da auto-organizao humana) em termos de ideal percebido como desejvel, irresistvel, eticamente ineludvel etc. (...) A constituio do atrator, por sua vez, deve poder se alicerar na presena de uma memria efetiva, no sentido de Bergson (1896), e no apenas numa memria deduzida, no sentido de Von Foerster (1960) (isto , apenas reconstruda pelo observador, e no vivida pelo prprio processo). A vivncia dessa memria no significa apenas nem necessariamente que ela consiste de lembranas (nem da potncia de evocar lembran28

Debrun, 1996(c), pp. 36-38.

Ettore Bresciani Filho, Itala M. Loffredo DOttaviano, Maria Eunice Q. Gonzalez, Gustavo Maia Souza (orgs.). Auto-organizao: estudos interdisciplinares. Coleo CLE, v. 52, pp. 59-108, 2008.

78

Realidade-Totalidade como Saber Vivo e a Auto-organizao


as), mas que ela fica atrs do presente, pronta a lhe servir de sustentculo e de princpio de orientao, no futuro imediato. (...) no caso de uma memria bergsoniana, o passado se mantm diferente do presente e, todavia, ligado diretamente a ele (isto , no h necessidade de reconstru-lo mentalmente, est na mo).

Com efeito, no caso das estruturas dos sistemas de aes e operaes construdas pelo sujeito epistmico, as prprias aes e operaes so gradativamente construdas de modo a constituir um todo que adquire pregnncia no sentido da teoria da Gestalt 29 . Essa estrutura funciona ento como estrutura de parte da Realidade-Totalidade para o sujeito epistmico e est como uma memria efetiva, vivida, no apenas como lembrana, mas que ela fica atrs do presente, pronta a lhe servir de sustentculo e de princpio de orientao, no futuro imediato.

No desenvolveremos aqui os detalhes da constituio psicolgica desse atrator. Para uma compreenso primeira, citemos apenas as acepes do termo pregnncia segundo o Dicionrio Eletrnico Houaiss da Lngua Portuguesa, 2001. 1. (Psic.) Forma e estabilidade de uma percepo, na teoria da forma; (Psic.) Lei ou princpio geral da teoria da Gestalt segundo o qual a configurao perceptiva particular que reponta entre todas as outras potenciais to boa quanto o permitirem as condies prevalentes, e suas propriedades so a simplicidade, a estabilidade, a regularidade, a simetria, a continuidade, a unidade, a conciso (p.ex., uma circunferncia com pequenas falhas no traado vista como se fosse perfeitamente fechada). 3. (Derivao por extenso de sentido.) Qualidade ou virtude do que se impe ao esprito, do que produz forte impresso.
Ettore Bresciani Filho, Itala M. Loffredo DOttaviano, Maria Eunice Q. Gonzalez, Gustavo Maia Souza (orgs.). Auto-organizao: estudos interdisciplinares. Coleo CLE, v. 52, pp. 59-108, 2008.

29

Ricardo Pereira Tassinari

79

1.7. O Princpio da Idealidade Absoluta e a Realidade-Totalidade como Saber Vivo e Ativo Voltemos, ento, aos aspectos mais gerais deste trabalho. Temos, ento, que o termo Realidade-Totalidade se refere a algo: (1) que se explicitaria no limite (jamais completamente atingido) desse processo de elaborao de conhecimento da prpria RealidadeTotalidade (processo de auto-exposio dela, do qual a elaborao de modelos e teorias uma parte); e (2) que atua como fator coordenador de sua auto-exposio de forma auto-organizada (sendo as estruturas expressas nos modelos e teorias, partes auto-expostas de sua estrutura). Podemos considerar, a partir da, o saber total dessa Realidade-Totalidade (que se explicitaria no limite), a que chamaremos simplesmente Saber, e a hiptese 30 interpretativa, que chamaremos de Princpio da Idealidade Absoluta: A prpria Realidade-Totalidade idntica ao Saber. Assumindo o Princpio da Idealidade Absoluta, temos que o Saber se auto-expe de forma auto-organizada e imanente (ao e no sujeito epistmico, principalmente na constituio ativa, por parte desse sujeito, de seus sistemas de aes e operaes), ou seja, temos que: A Realidade-Totalidade o Saber vivo! E ns somos partes auto-organizadas dele!

Lembremos que admitimos vrias formas de interpretao da Realidade, o que nos leva a considerar nossa proposta interpretativa exposta aqui apenas como uma hiptese interpretativa (cf. incio da Subseo 1.1).
Ettore Bresciani Filho, Itala M. Loffredo DOttaviano, Maria Eunice Q. Gonzalez, Gustavo Maia Souza (orgs.). Auto-organizao: estudos interdisciplinares. Coleo CLE, v. 52, pp. 59-108, 2008.

30

80

Realidade-Totalidade como Saber Vivo e a Auto-organizao

Notemos, ento, que essa caracterizao da RealidadeTotalidade como Saber equivale a considerar que ela sempre poder ser compreendida e que, assim, haver razes, ou melhor, explicaes, inclusive em modelos e teorias, para revelar parte de sua estrutura; nesse sentido, est em consonncia com o desenvolvimento contnuo da Cincia Contempornea e com a possibilidade permanente de construo de modelos. Como vimos na Subseo 1.3 podemos identificar a Realidade-Totalidade Idia. Assim, esse Saber vivo e ativo (que a Realidade-Totalidade) identificado tambm com a Idia e podemos caracterizar a viso apresentada neste trabalho como um idealismo absoluto, na medida em que, como vimos, a Idia condio da subjetividade e da objetividade. Em outras palavras, temos que, na Idia, tal como aqui exposta, est superada a dicotomia sujeito-objeto, j que o que esses termos designam se encontra no interior dela. Mais particularmente: como veremos, no consideramos que a Idia apenas subjetiva, isto , est no interior do sujeito epistmico, apesar de se expressar e se auto-expor para ele e ser essa a nica forma de acesso a Idia por ns; e, como vimos, no a consideramos independente do processo de conhecer em geral, pois, o papel desempenhado pelo sujeito, com seus sistemas de aes e operaes, essencial aos elementos da Idia e a sua auto-exposio. Assim, como posto aqui, temos que a Idia se auto-expe a ns por um processo auto-organizado do qual parte nosso prprio processo de conhecimento. Para exemplificar, ento, essa viso, fazemos, nas prximas sees, uma anlise do Espao Fsico, palco dos fenmenos em geral, tantos naturais, como humanos. Quanto ao Princpio da Idealidade (um dos fundamentos dessa viso da Realidade-Totalidade como Saber vivo), no caso da auto-exposio da estrutura do Espao Fsico,
Ettore Bresciani Filho, Itala M. Loffredo DOttaviano, Maria Eunice Q. Gonzalez, Gustavo Maia Souza (orgs.). Auto-organizao: estudos interdisciplinares. Coleo CLE, v. 52, pp. 59-108, 2008.

Ricardo Pereira Tassinari

81

notemos que: no evidente que haja tanto o fator (2), impossibilidade de constituio de um modelo nico, quanto o (3), a necessidade de construo ininterrupta de modelos, apesar dos sucessivos modelos construdos historicamente para explicar a estrutura espacial. Logo, o Princpio da Idealidade, o Princpio de Idealidade Absoluta e a hiptese interpretativa de que a Realidade-Totalidade Saber vivo e ativo, Idia se automanifestando de forma auto-organizada, expressar-se-o, nesse caso: (1) pela satisfao da Caracterizao Conceitual da Realidade (exposta nas diversas teorias tratadas na seo seguinte); (2) pela construo e coordenao dos sistemas de aes espaciais possveis, tanto do sujeito quanto s atribudas aos objetos espaciais; (3) pela construo e coordenao dos sistemas das operaes sobre smbolos e signos do sujeito epistmico que designam os objetos e as aes sobre esses; e (4) pela constituio de atratores nos processos de construo e coordenao dos sistemas de aes e de operaes (expostas, respectivamente, nas Subsees 3.1 e 3.3).
2. SCIOGNESE DO ESPAO Eu lhes expus a evoluo, encontrando ento a soluo do dilema [de situar o lugar real e necessrio das coordenadas em Fsica]: a significao fsica [delas] no est ligada s diferenciais das coordenadas, mas exclusivamente mtrica riemanniana que lhes est associada. Por a, se descobriu uma base para a teoria da relatividade geral, que se impe. (A. Einstein, 1981[1953], p. 162)

Apresentamos, ento, nesta seo, a sociognese do que o termo Espao se refere e de alguns de seus elementos constitutivos.

Ettore Bresciani Filho, Itala M. Loffredo DOttaviano, Maria Eunice Q. Gonzalez, Gustavo Maia Souza (orgs.). Auto-organizao: estudos interdisciplinares. Coleo CLE, v. 52, pp. 59-108, 2008.

82

Realidade-Totalidade como Saber Vivo e a Auto-organizao

2.1. Smbolos, Signos, Aes e Operaes na Geometria Euclidiana A primeira grande sistematizao do conhecimento sobre o Espao foi feita por Euclides (c.300 a.C.) nos Elementos. Na Geometria Euclidiana, podemos interpretar as figuras geomtricas j traadas como smbolos que remetem possibilidade de aes espaciais (como, e.g. suas construes) e, portanto, remetem tambm, prpria estruturao do Espao. Os significados atribudos aos signos (como, e.g., aos termos circulo, reta, ngulo, tringulo, etc.) contm, da mesma forma, significaes operacionais que permitem organizar e sistematizar as possibilidades das aes espaciais e, consequentemente, organizar nossa Realidade nessa estrutura espacial. Uma pequena anlise dos postulados dos Elementos j nos mostra como eles estabelecem as operaes base sobre os smbolos e signos citados acima que permitem a descrio da estruturao espacial euclidiana. Com efeito, segundo os postulados, temos: a possibilidade de construirmos retas (1 e 2 Postulados) e circunferncias (3 Postulado); a possibilidade de identificarmos os ngulos retos entre si (4 Postulado); e, por fim (no clebre 5 Postulado das Paralelas 31 ), a possibilidade de construirmos, fora de uma reta dada, apenas uma outra reta que no intercepta a primeira (essa forma de o exprimir equivalente usada por Euclides 32 ). Com efeito, segundo Eves 33 , os postulados so:

Esse postulado no vlido nas geometrias no-euclidianas, como a de Riemann, que veremos mais adiante. 32 Cf. Eves, 2004[1964], p. 539. 33 Idem, p. 180.
Ettore Bresciani Filho, Itala M. Loffredo DOttaviano, Maria Eunice Q. Gonzalez, Gustavo Maia Souza (orgs.). Auto-organizao: estudos interdisciplinares. Coleo CLE, v. 52, pp. 59-108, 2008.

31

Ricardo Pereira Tassinari

83

P1 possvel traar uma linha reta de um ponto qualquer a outro ponto qualquer. P2 possvel prolongar uma reta finita indefinidamente em linha reta. P3 possvel descrever um crculo com qualquer centro e qualquer raio. P4 Todos os ngulos retos so iguais. P5 Se uma reta intercepta duas retas formando ngulos interiores de um mesmo lado menores do que dois retos, prolongando-se essas duas retas indefinidamente elas se encontraro no lado em que os dois ngulos so menores do que dois ngulos retos.

2.2. A Geometria Analtica e o Refinamento da Compreenso Operatria do Espao Um outro importante momento da constituio de nosso conhecimento sobre o Espao foi o surgimento da Geometria Analtica com Descartes e Fermat 34 . Nela temos uma descrio mais precisa das possibilidades de realizao de aes espaciais e suas composies, por meios da possibilidade de operaes sobre nmeros reais, ou ainda, sobre numerais (signos) que os representam (e.g., pontos so representados por listas de nmeros, figuras geomtricas, por equaes, e encontros de figuras so representados por solues de sistema de equaes). Temos aqui uma compreenso mais refinada da estrutura espacial. Com efeito, mais tarde, no Sc. XIX, essa considerao foi usada para se demonstrar a impossibilidade de resoluo, com rgua e compasso, dos trs problemas clebres da Geometria Euclidiana: o da Trisseo de um ngulo, o da Quadratura do Crculo e o da Duplicao do Cubo 35 .

34 35

Cf. Idem, pp. 382-389. Cf. Idem, Cap. 4.

Ettore Bresciani Filho, Itala M. Loffredo DOttaviano, Maria Eunice Q. Gonzalez, Gustavo Maia Souza (orgs.). Auto-organizao: estudos interdisciplinares. Coleo CLE, v. 52, pp. 59-108, 2008.

84

Realidade-Totalidade como Saber Vivo e a Auto-organizao

Notemos ento que a estrutura do Espao Fsico expressa na Fsica Newtoniana com a Geometria Analtica ainda a estrutura da Geometria Euclidiana: podemos dizer apenas, nesse caso, que a Geometria Analtica constitui uma sistematizao mais refinada das aes possveis de se realizar no Espao Fsico, j inscritas na Geometria Euclidiana. 2.3. A Geometria de Felix Klein e a Sistematizao das Operaes Espaciais Um outro captulo importante na constituio sociognica da significao do termo Espao e da sua relao com as aes possveis de realizarmos sobre os elementos do Espao Fsico a generalizao do conceito de Geometria, feita por Felix Klein 36 . Lembremos, inicialmente, que um grupo uma estrutura constituda de um conjunto G munido de uma operao binria com as seguintes propriedades 37 . (1) Elemento Neutro: existe um elemento i em G, chamado de elemento neutro, tal que, para todo a em G, temos que i a = a i = a. (2) Elemento Inverso: para cada elemento a em G, existe um elemento b em G, chamado de elemento inverso de a, tal que a b = b a = i, nas quais i o elemento neutro. (3) Associatividade: para quaisquer elementos a, b e c em G, temos que: a (b c) = (a b) c.
Cf. Idem, pp. 605-609. Lembremos que, uma operao binria em G uma funo binria que associa a cada par de elementos x e y de G, um elemento z de G, denotado por x y. A propriedade de , de que os resultados da aplicao de a elementos de G resulta sempre em elementos de G, chamada de fechamento da operao em relao a G.
37 36

Ettore Bresciani Filho, Itala M. Loffredo DOttaviano, Maria Eunice Q. Gonzalez, Gustavo Maia Souza (orgs.). Auto-organizao: estudos interdisciplinares. Coleo CLE, v. 52, pp. 59-108, 2008.

Ricardo Pereira Tassinari

85

Para exemplificar a noo de grupo, consideremos, a seguir, o Grupo de Deslocamentos que, como veremos, uma estrutura importante na psicognese do Espao. Denotemos os pontos de um espao por letras latinas maisculas A, B, C, etc.; denotemos, ento, os deslocamentos por pares de letras latinas maiscula, tais que, por exemplo, AB denota um deslocamento feito na mesma direo e distncia que um que vai do ponto A ao ponto B 38 ; e, por fim, denotemos por + a operao de composio de dois deslocamentos tal que 39 : AB + BC = AC. Seja ento o conjunto de todos os deslocamentos. Temos ento que e a operao + constituem um grupo, chamado de Grupo de Deslocamentos. Com efeito, em , temos que: (1) existe o elemento neutro AA (= BB = CC = etc.), tal que AA + AB = AB = AB + BB; (2) para cada AB, existe o elemento inverso BA, tal que AB + BA = AA; (3) existe a associatividade: AB + (BC + CD) = (AB + BC) + CD. Notemos ento que a associatividade expressa o que denominaremos de Conduta do Desvio, i.e., chegar a um mesmo ponto D por dois caminhos diferentes (ou por B ou por C), j que, realizando as somas entre parnteses, temos AB + BD = AC + CD. Voltando definio kleiniana de geometria, lembremos, ainda, que uma transformao t sobre um conjunto S uma funo que associa, a cada elemento a de S, um nico elemento b de S, represen-

Notemos que AB denota o que se chama, usualmente, nos manuais es colares, de vetor e para o qual tambm se usa a notao AB . 39 Ou seja, + denota a soma vetorial.
Ettore Bresciani Filho, Itala M. Loffredo DOttaviano, Maria Eunice Q. Gonzalez, Gustavo Maia Souza (orgs.). Auto-organizao: estudos interdisciplinares. Coleo CLE, v. 52, pp. 59-108, 2008.

38

86

Realidade-Totalidade como Saber Vivo e a Auto-organizao

tado por t(a) e, inversamente, para cada elemento b de S, t associa um nico elemento a de S tal que 40 t(a) = b. Podemos, ento, demonstrar que um conjunto de transformaes que tenha a transformao identidade i (tal que i(x) = x), constitui uma estrutura de grupo em relao ao produto de transformao, i.e., (a b)(x) = a(b(x)). Esse grupo ento chamado de grupo de transformaes. Notemos, em particular, que o Grupo de Deslocamentos um grupo de transformaes, considerando as transformaes do tipo aAB(x) = AB + x ou aAB(x) = x + AB. A partir da Klein, define 41 :
Uma geometria o estudo das propriedades de um conjunto S que permanecem invariantes quando se submetem os elementos de S s transformaes de um grupo de transformaes .

Assim, o estudo de invariantes perante o Grupo de Deslocamentos uma geometria. Mais ainda, temos que o conjunto de todas as transformaes de um conjunto S abrangendo as rotaes, as translaes e as reflexes em torno de retas geram a Geometria Euclidiana Plana 42 . 2.4. Relatividade Restrita e o Continuum Espao-Temporal de Hermann Minkowski Passando para dados mais contemporneos em relao significao do termo Espao Fsico, temos que depois de Einstein ter
Ou seja, t uma funo biunvoca, como definida usualmente nos manuais escolares. 41 Cf. Eves, 2004[1964], p. 606. 42 Idem.
Ettore Bresciani Filho, Itala M. Loffredo DOttaviano, Maria Eunice Q. Gonzalez, Gustavo Maia Souza (orgs.). Auto-organizao: estudos interdisciplinares. Coleo CLE, v. 52, pp. 59-108, 2008.
40

Ricardo Pereira Tassinari

87

proposto os Princpios de Relatividade e de Constncia da Velocidade da Luz 43 , fundamentos da Teoria da Relatividade Restrita Hermann Minkowski mostra a existncia de uma estrutura quadridimensional mais fundamental, o Espao-Tempo, da qual o Espao Fsico e o Tempo Fsico so apenas componentes que variam conforme a mudana de referencial fsico. Como diz o prprio Minkowski 44 :
Daqui em diante, espao por si prprio e o tempo por si prprio esto condenados a desaparecer como meras sombras, e apenas um tipo de unio dos dois preservar uma realidade independente.

importante lembrar que Minkowski se utiliza da noo kleiniana da geometria para determinar as propriedades desse novo Espao-Tempo, definindo um grupo de transformaes Gc que mantm as leis do movimento invariantes sob rotaes do sistema de coordenas, sob movimentos uniformes e sob a arbitrariedade de escolha do ponto zero de referncia do Espao e do Tempo. Esse grupo hoje associado ao Grupo de Lorentz de transformaes que nos permite saber, dadas as coordenadas de um evento no universo quadridimensional, em um referencial inercial, quais so as coordenada desse evento em um outro referencial inercial. As leis da Natureza devem, ento, manter a mesma forma perante as transformaes desse grupo para serem independente do referencial, ou ainda, serem definidas para o EspaoTempo quadridimensional absoluto 45 . Com efeito, Minkowski nos diz 46 :
43 44

Cf. H. A. Lorentz, A. Einstein, H. Minkowski e H. Weyl, 1923, p. 38. Idem, p. 75. 45 Sobre o absoluto no domnio do Espao e do Tempo, cf. Ghins, 1991[1990]. 46 Idem, respectivamente, p. 79 e p. 83.
Ettore Bresciani Filho, Itala M. Loffredo DOttaviano, Maria Eunice Q. Gonzalez, Gustavo Maia Souza (orgs.). Auto-organizao: estudos interdisciplinares. Coleo CLE, v. 52, pp. 59-108, 2008.

88

Realidade-Totalidade como Saber Vivo e a Auto-organizao


A existncia da invarincia das leis da natureza no grupo Gc apropriado teria de ser tomado, ento, dessa forma: (...) ainda possvel fazer uma mudana qualquer no sistema de referncia em conformidade com a transformao do grupo Gc, e deixar inalterada a expresso das leis da natureza. (...) J que o postulado [da Relatividade de Einstein] vem mostrar que somente o mundo quadridimensional no espao-tempo dado pelos fenmenos, mas que a projeo [separadamente] no espao e no tempo pode ainda ser tomada com certo grau de liberdade, eu prefiro cham-lo de postulado do mundo absoluto (ou brevemente, de mundo-postulado).

Em um dado referencial inercial, a distncia espacial (e a distncia temporal) entre dois eventos, e, portanto, o espao tridimensional (e o intervalo de tempo) entre eles, so as diferenas de suas coordenadas espaciais (e, respectivamente, temporais) e as transformaes de Lorentz nos permitem saber qual o espao (e intervalo de tempo) entre esses eventos (projees do continuum Espao-Tempo) em cada referencial inercial. O Espao tridimensional (e tambm o Tempo) acaba sendo ento apenas uma projeo, diferente em cada referencial inercial, do Espao-Tempo. Como diz Minkowski 47 :
Teramos, no mundo, ento, no mais espao, mas um nmero infinito de espaos, analogamente como existe em um espao tridimensional um nmero infinito de planos. Geometria tridimensional se torna um captulo na fsica quadridimensional. Agora voc sabe por que eu disse no incio que espao e tempo desaparecem nas sombras e somente um mundo em si subsistir.

Notemos que, na exposio do continuum quadridimensional espao-temporal e, consequentemente, tambm, na exposio do Espao Fsico tridimensional, a partir da teoria da Relatividade Restrita,
47

Idem, pp. 79-80.

Ettore Bresciani Filho, Itala M. Loffredo DOttaviano, Maria Eunice Q. Gonzalez, Gustavo Maia Souza (orgs.). Auto-organizao: estudos interdisciplinares. Coleo CLE, v. 52, pp. 59-108, 2008.

Ricardo Pereira Tassinari

89

Minkowski utiliza-se dos conhecimentos operatrios anteriores sobre os signos e smbolos que expressam os elementos das Geometrias Euclidiana, Analtica, Kleiniana e Diferencial 48 . Retrospectivamente, podemos ver, portanto, como, a cada momento descrito anteriormente (da Geometria Euclidiana, da Geometria Analtica, da Geometria Kleiniana, do Espao-Tempo Minkowskiano), existe a manifestao do Principio de Idealidade em termos da caracterizao conceitual do Espao Fsico (i.e., o que o signo Espao Fsico expressa depende da construo de modelos) e, mais ainda, como a sucesso de modelos (geometrias) se apresenta como um resduo dos fatores (2), impossibilidade de constituio de um modelo nico, e (3), necessidade de construo ininterrupta de modelos, do Princpio da Idealidade. 2.5. A Relatividade Geral, o Espao-Tempo Curvo e o Princpio da Idealidade Apesar de, na Relatividade Restrita, o Espao (e o Tempo) depender do referencial inercial em que estamos, temos ainda que, em cada referencial inercial, a parte espacial do Espao-Tempo, tem uma mtrica euclidiana, ou seja, o elemento de distncia espacial dr dado por 49 dr2 = dx2 + dy2 + dz2. Somente com a Relatividade Geral, que teve sua elaborao feita a partir do trabalho de Minkowski e da Geometria Riemanniana (que uma geometria no-euclidiana), que o Espao-Tempo e, conseqentemente, o Espao tridimensional fsico, ser reconhecido como curvo.

Lembremos que, como diz Eves, 2004[1964], p. 601, A geometria diferencial o estudo das propriedades das curvas e superfcies, e suas generalizaes, por meio do clculo. 49 Notar que essa equao expressa tridimensionalmente o Teorema de Pitgoras na forma diferencial e, portanto, uma mtrica euclidiana.
Ettore Bresciani Filho, Itala M. Loffredo DOttaviano, Maria Eunice Q. Gonzalez, Gustavo Maia Souza (orgs.). Auto-organizao: estudos interdisciplinares. Coleo CLE, v. 52, pp. 59-108, 2008.

48

90

Realidade-Totalidade como Saber Vivo e a Auto-organizao Como nos diz o prprio Einstein 50 :
Eu precisava encontrar nova expresso da lei da inrcia. (...) Galileu diz: um ponto material, sobre o qual no se exerce nenhuma fora, representado no espao de quatro dimenses por uma linha reta, quer dizer, pela linha mais curta, ou mais precisamente, a linha extrema. Este conceito supe estabelecido o de comprimento de um elemento de linha [ds], portanto de uma mtrica. Ora, na teoria da relatividade restrita, esta medida de acordo com as demonstraes de Minkowski assemelhava-se a uma medida quase euclidiana: quer dizer, o quadrado do comprimento ds2 do elemento de linha uma funo quadrtica determinada das diferenciais das coordenadas [i.e., ds2 = (dx1)2 - (dx2)2 - (dx3)2 - (dx4)2 ; no qual x1 = ct, x2 = x, x3 = y, x4 = z]. Se introduzo aqui outras coordenadas, por uma transformao no linear, ds2 continua uma funo homognea das diferenciais de coordenadas [ds2 = ,=14 gdxdx], mas os coeficientes desta funo (g) no so mais constantes, mas somente algumas funes das coordenadas. Em linguagem matemtica, traduzo que o espao fsico de quatro dimenses possui uma mtrica riemanniana. As linhas extremas desta mtrica do a lei do movimento de um ponto material sobre o qual, fora das foras de gravitao, no age nenhuma fora.

Localmente, para baixas velocidades e pequenas massas, o Espao, tridimensional, pode ser considerado euclidiano; da a estruturao, feita por ns, dos fenmenos observados como em um espao euclidiano funcionar. Mas, para a estruturao dos fenmenos em sua universalidade, a estrutura do espao euclidiano no funciona mais: necessria uma geometria riemanniana.

50

Einstein, 1981[1953], pp.161 e 162.

Ettore Bresciani Filho, Itala M. Loffredo DOttaviano, Maria Eunice Q. Gonzalez, Gustavo Maia Souza (orgs.). Auto-organizao: estudos interdisciplinares. Coleo CLE, v. 52, pp. 59-108, 2008.

Ricardo Pereira Tassinari

91

Assim, as operaes sobre os signos que expressam os elementos da Geometria Riemanniana passam a ser estruturantes dos dados experimentais e, consequentemente, dos fenmenos apresentados na percepo e na prpria experincia! interessante observar que, bem antes do advento da Relatividade Geral, Riemann, ao formular os fundamentos da geometria que levam seu nome, sugere a anlise experimental para a escolha da geometria que deveria ser aplicada ao Mundo Fsico. Aqui, o Princpio da Idealidade do Espao Fsico est mais bem expresso do que nos outros casos discutidos (em termos da sua caracterizao conceitual), pois vem mostrar que o que designamos pelo signo Universo Fsico depende necessariamente de um sistema de operaes sobre signos dados pela teoria da Relatividade Geral; sendo que parte desse sistema de operaes sobre signos (e de significados associados a eles) fora concebidos por Riemann, antes de sua aplicao ao Universo Fsico.
3. PSICOGNESE DO ESPAO V-se, assim, como o pensamento da criana, que apresenta atividades considerveis, s vezes originais e imprevistas, rico em aspectos notveis, no somente por suas diferenas do pensamento adulto, mas ainda por seus resultados positivos, que nos ensinam o modo de construo das estruturas racionais, permitindo mesmo, s vezes, esclarecer certos aspectos obscuros do pensamento cientfico. (J. Piaget, 1967[1964], p. 81)

Vimos, na seo anterior, como o Princpio da Idealidade se manifesta no Espao, na caracterizao conceitual que explicita sua estrutura e na sua sociognese. Analisemos, agora, como essas estru-

Ettore Bresciani Filho, Itala M. Loffredo DOttaviano, Maria Eunice Q. Gonzalez, Gustavo Maia Souza (orgs.). Auto-organizao: estudos interdisciplinares. Coleo CLE, v. 52, pp. 59-108, 2008.

92

Realidade-Totalidade como Saber Vivo e a Auto-organizao

turas se constituem no sujeito, isso , a psicognese da noo de Espao. 3.1. A Noo de Espao e o Sistema de Aes 51 Segundo as pesquisas em Epistemologia e Psicologia Genticas, os fenmenos percebidos pelo sujeito so necessariamente condicionados por estruturas j existentes no sujeito no momento da percepo, sendo o Espao uma dessas estruturas 52 . Porm, essas pesquisas mostram, tambm, que (e como) essas estruturas so construdas. A constituio do Espao est relacionada ao sistema de aes possveis de serem realizadas pelo sujeito e, posteriormente, como vimos na seo anterior, sua representao, com smbolos e signos. Sobre o Espao, Piaget 53 nos diz:
Importa distinguir cuidadosamente, para evitar os equvocos freqentes e incmodos, trs planos diferentes de construes espaciais: o plano sensrio-motor ou da ao propriamente dita, o da percepo ou organizao dos dados sensoriais e o da representao intuitiva ou operatria, o qual, por si, importa diretamente formao dos conhecimentos matemticos. O plano sensrio-motor, que est no ponto de partida dos dois outros domnios, apresenta, no entanto, certa importncia. J Na realidade, o termo mais adequado aqui seria sistema de esquemas de aes, porm, para simplificar a exposio, vamos tratar indistintamente aqui as noes ao e esquema de ao, cf., e.g., Battro, 1978[1966], p.92. 52 Desse ponto de vista, sem levarmos em conta a construo do Espao, como ser analisada adiante, podemos aceitar parte da anlise de Kant (1996[1787]), na Esttica Transcendental, e.g. (p.73), do Espao como condio da possibilidade dos fenmenos. Sobre o Kantismo Evolutivo de Piaget, cf. Ramozzi-Chiarottino, 1984, Cap. II. Sobre a questo do modelo na obra piagetiana, veja Ramozzi-Chiarottino, 1972. 53 Piaget, 1967, pp.417-418.
Ettore Bresciani Filho, Itala M. Loffredo DOttaviano, Maria Eunice Q. Gonzalez, Gustavo Maia Souza (orgs.). Auto-organizao: estudos interdisciplinares. Coleo CLE, v. 52, pp. 59-108, 2008.
51

Ricardo Pereira Tassinari

93

faz muito tempo que H. Poincar procurou a origem da organizao do espao nas coordenaes dos movimentos do prprio corpo e dos objetos exteriores e sustentou que essa coordenao repousa sobre uma estrutura inerente s aes do sujeito e, portanto, a priori, que seria o Grupo de Deslocamentos. Mas, como j vimos, se essa estrutura desempenha bem o papel gentico que lhe atribuiu o grande matemtico, ela no a priori, mas se constri pouco a pouco durante os primeiros dezoitos meses de existncia: mesmo distino de mudanas de posio e de mudanas de estado, no faz falta, imediatamente, a permanncia de objetos ou mveis, que se construir, ela tambm, e terminar por constituir o invariante do grupo em questo.

Com efeito, sem entrar ainda na constituio da noo de permanncia do objeto fsico, mencionada no fim da citao acima, podemos dizer que o sujeito estrutura, no seu sistema de suas aes, os elementos dados pela sua percepo ou sentidos e, a partir dele, constri, posteriormente, sua representao do espao. Ora, essas aes e seu sistema no se encontram prontas e acabadas desde o incio de sua vida, mas tem uma constituio no tempo. De fato, Piaget mostra a existncia de estgios na constituio desse sistema de aes (a partir das diferenciaes e coordenaes destas), que, muito sumariamente, listamos abaixo 54 . As idades que aparecem abaixo so mdias e variam, portanto, de indivduo para indivduo e de cultura para cultura; foram postas aqui apenas para servir de referncia ao leitor 55 .
Cf. Piaget 1983[1972], p.p. 237-238, Piaget 1975[1966] e Piaget e Inhelder, 1977[1966]. 55 No a idade em que ocorrem os estgios que importa, mas antes: (1) que eles tm uma ordem de sucesso constante; (2) que as estruturas construdas se integram nas seguintes (o que explica o item anterior); (3) que h uma estrutura de conjunto em cada estgio; (4) que o anterior uma preparao para o seguinte e este um acabamento para aquele; e (5) que h necessidade
Ettore Bresciani Filho, Itala M. Loffredo DOttaviano, Maria Eunice Q. Gonzalez, Gustavo Maia Souza (orgs.). Auto-organizao: estudos interdisciplinares. Coleo CLE, v. 52, pp. 59-108, 2008.
54

94

Realidade-Totalidade como Saber Vivo e a Auto-organizao

1 Estgio (0 a 1 ms): exerccio dos reflexos (hereditrios). 2 Estgio (de 1 a 4 meses e meio): primeiros hbitos adquiridos (derivados dos reflexos). 3 Estgio (de 4 meses e meio a 8-9 meses): coordenao das aes de viso e de preenso e comeo da coordenao entre aes simples, empregadas como meio, e aes compostas fins. 4 Estgio (de 8-9 meses a 11-12 meses): realizao de aes compostas por coordenao de aes simples e utilizao, em certos casos, de meios conhecidos com vistas a atingir um objetivo novo (vrios meios possveis para um mesmo objetivo e vrios objetivos possveis para um mesmo meio). 5 Estgio (de 11-12 meses a 18 meses): diferenciao das diversas aes por variao das suas condies (por explorao e tateios dirigidos) e descoberta de novos meios por experimentao ativa. 6 Estgio (de 18 a 24 meses): comeo da realizao de aes interiorizadas e soluo de alguns problemas com parada da ao e compreenso brusca (insight). Constituio do Grupo Prtico de Deslocamentos. Essa ltima caracterstica, a constituio do Grupo Prtico de Deslocamentos, significa que o sistema de deslocamentos espaciais da criana adquire, finalmente, a forma de um Grupo de Deslocamentos descrita na Seo 2 deste trabalho. Isso quer dizer que: (1) o sistema de aes de deslocamentos possveis da criana adquire a caracterstica de fechamento, definida na Nota 37, i.e., se os deslocamentos AB e BC fazem parte do seu sistema, ento a composio AB + BC, que resulta o deslocamento AC, faz parte de seu sistema.
de distino entre os processos de formao ou de gnese e as formas de equilbrios finais (no sentido relativo). Cf. Piaget, 1983[1972], pp. 235-236.
Ettore Bresciani Filho, Itala M. Loffredo DOttaviano, Maria Eunice Q. Gonzalez, Gustavo Maia Souza (orgs.). Auto-organizao: estudos interdisciplinares. Coleo CLE, v. 52, pp. 59-108, 2008.

Ricardo Pereira Tassinari

95

(2) para cada deslocamento AB possvel de ser realizado pela criana, existe um deslocamento inverso BA possvel, tal que sua composio AB + BA resulta em um retorno ao ponto de partida e, portanto, no deslocamento nulo AA; ou seja, AB + BA = AA; esse comportamento chamado de Conduta do Retorno; (3) existe, pois, no sistema de deslocamentos, o deslocamento nulo (AA, BB, etc.), como estabelecido pela Conduta do Retorno, descrita acima, fruto, portanto, da relao que os elementos do sistema (deslocamentos) estabelecem entre si, de forma que AB + BB = AB = AB + BB; (4) a criana consegue realizar a Conduta do Desvio, isso , sabe chegar a um ponto D por caminhos diversos (passando por B ou por C), ou seja, AB + BD = AC + CD. 56 Assim, o sistema de deslocamentos realizveis pela criana no se encontra formado desde seu nascimento, ao contrrio fruto de uma constituio ativa por parte do sujeito. Com efeito, para a constituio do Grupo Prtico de Deslocamentos, a criana precisa antes: (1) adquirir aes de deslocamentos, ou seja, aprender a se deslocar; (2) aprender a compor aes de deslocamento (para que ocorra a propriedade descrita no item (1) mais acima), i.e., realizar um deslocamento composto de deslocamentos mais simples; (3) variar aes que tem o mesmo fim, de forma a perceber a equivalncia entre diferentes tipos de aes de deslocamento com mesmo fim (para adquirir a Conduta do Desvio);

Lembremos que esse quarto item equivalente associatividade OA + (AB + BC) = (OA + AB) + BC; logo, a Conduta do Desvio indica a associatividade da operao de composio de deslocamentos.
Ettore Bresciani Filho, Itala M. Loffredo DOttaviano, Maria Eunice Q. Gonzalez, Gustavo Maia Souza (orgs.). Auto-organizao: estudos interdisciplinares. Coleo CLE, v. 52, pp. 59-108, 2008.

56

96

Realidade-Totalidade como Saber Vivo e a Auto-organizao

(4) antecipar deslocamentos e seus regressos (para adquirir a Conduta do Retorno), o que s ocorre no 6 Estgio do Perodo Sensrio-Motor, com a interiorizao das aes. Por fim, notemos a auto-organizao secundaria, segundo a definio de Debrun, j citada neste trabalho, presente no processo de constituio do Espao, enquanto estrutura do sistema de deslocamentos. Com efeito, o Grupo Prtico de Deslocamento, forma final desse processo, o resultado de um processo de aprendizagem corporal e intelectual; a interao se desenvolve entre as partes (e.g., elementos percebidos na ao, elementos motores ativos da ao, aes simples, aes compostas) sob a direo hegemnica da face-sujeito do sujeito epistmico, j que ele quem constri seu sistema de aes; mas a face-sujeito no dominante, j que no planejava inicialmente chegar a esse grupo. Notemos que o Grupo Prtico de Deslocamento desempenha um papel de atrator com todas as caractersticas apresentadas na citao de Debrun na Subseo 1.6 deste trabalho. Nesse sentido h auto-exposio do Espao como estrutura que organiza nosso sistema de aes espaciais. Vemos, assim, como a constituio do Espao parte do processo auto-organizado de auto-exposio da Idia, como aqui definida. 3.2. A Construo da Noo de Permanncia do Objeto no Espao Como contraprova da construo da estrutura Espao pelo sujeito epistmico, podemos mostrar a existncia da construo da Noo de Permanncia do Objeto no Espao 57 , justamente a que falta em certo momento do desenvolvimento, como mencionado na citao de Piaget acima.
57

Cf. Piaget 2006[1977].

Ettore Bresciani Filho, Itala M. Loffredo DOttaviano, Maria Eunice Q. Gonzalez, Gustavo Maia Souza (orgs.). Auto-organizao: estudos interdisciplinares. Coleo CLE, v. 52, pp. 59-108, 2008.

Ricardo Pereira Tassinari

97

Com efeito, antes do 5 Estgio, j descrito, no podemos falar em permanncia de objetos, pois assim que comea a haver procura de um objeto desaparecido, no existe ainda, por parte do sujeito, coordenao de seu reencontro com os deslocamentos (e localizaes) sucessivos do objeto. No 5 Estgio, passa a haver a busca do objeto desaparecido com sua localizao em funo de seus deslocamentos sucessivos perceptveis e um comeo de organizao do Grupo Prtico de Deslocamentos. Apenas no 6 Estgio, o Grupo Prtico de Deslocamentos se generaliza e passa a haver, no sistema, a incorporao de deslocamentos no perceptveis. Nas palavras do prprio Piaget 58 :
(...) o universo inicial um mundo sem objetos, que consiste apenas em quadros mveis e inconsistentes, os quais aparecem e, logo, reabsorvem totalmente, e ora no retornam, ora ressurgem em forma modificada e anloga. Entre o quinto e o stimo meses (3 estdio do I), quando a criana vai agarrar um objeto e algum o recobre com um lenol ou o coloca atrs de um anteparo, a criana retira simplesmente a mo j estendida ou, se se trata de objeto de interesse especial (a mamadeira, etc.) pe-se a chorar ou a berrar de decepo: reage, portanto, como se o objeto se tivesse desfeito. Responder-se-, talvez, que ela sabe muito bem que o objeto continua a existir no lugar em que desapareceu, mas simplesmente no consegue resolver o problema de procur-lo e levantar o lenol. Mas quando comea a procurar debaixo do lenol (veja o 4 estdio do I), pode-se fazer o controle seguinte: esconder o objeto em A, direita da criana, que o procura e encontra e, em seguida, vista dela, deslocar e esconder o objeto em B, sua esquerda: depois que a criana viu o objeto desaparecer em B (debaixo de uma almofada, etc.), acontece, amide, que vai procurlo em A, como se a posio do objeto dependesse das aes
58

Piaget e Inhelder, 1977[1966], pp. 19-20.

Ettore Bresciani Filho, Itala M. Loffredo DOttaviano, Maria Eunice Q. Gonzalez, Gustavo Maia Souza (orgs.). Auto-organizao: estudos interdisciplinares. Coleo CLE, v. 52, pp. 59-108, 2008.

98

Realidade-Totalidade como Saber Vivo e a Auto-organizao


anteriormente bem sucedidas e no de deslocamentos autnomos e independentes da ao prpria. No 5 estdio (9-10 meses), o objeto procurado, ao contrrio, em funo apenas das suas deslocaes, a menos que sejam demasiado complexas (encaixes de anteparos) e, no 6 estdio, acrescenta-se a isso um jogo de inferncias que consegue dominar certas combinaes (erguer uma almofada e encontrar debaixo dela, apenas, outra cobertura imprevista, que ento imediatamente retirada) (...). A conservao do objeto , entre outras, funo da localizao. Esse fato mostra, sem dificuldade, que a construo do esquema do objeto permanente solidrio com toda a organizao espcio-temporal do universo prtico, como tambm, naturalmente, com sua estruturao causal.

Vemos, ento, como o Espao, como forma estruturante de nossas aes e de nossa percepo externa, constri-se e como, correlativamente, tambm se constri a prpria noo de permanncia, no Espao, dos objetos. Vemos, assim, como, alm da auto-exposio do Espao pelo processo auto-organizado de auto-exposio da Idia, existe tambm nesse processo, correlativamente, o processo de autoexposio da caracterstica de permanncia dos objetos espaciais da Idia. 3.3. A Noo de Espao e a Representao Por fim, expondo de forma abreviada a reconstruo, no plano da representao, do sistema de aes, podemos dizer que, nessa reconstruo, a cognio humana adquire: no Perodo Pr-Operatrio, a capacidade de constituio de smbolos (dos quais as imitaes e imagens mentais so fundamentais) e signos; no Perodo OperatrioConcreto, a capacidade de constituio de operaes sobre elementos que podem ser representados por smbolos; e, posteriormente, no Perodo Hipottico-Dedutivo, a capacidade de realizar operaes soEttore Bresciani Filho, Itala M. Loffredo DOttaviano, Maria Eunice Q. Gonzalez, Gustavo Maia Souza (orgs.). Auto-organizao: estudos interdisciplinares. Coleo CLE, v. 52, pp. 59-108, 2008.

Ricardo Pereira Tassinari

99

bre elementos que podem ser representados, da forma mais geral possvel, por signos. Comentando resumidamente a dificuldade de construo da representao do Espao, Piaget nos diz 59 :
Desenvolvidos os principais esquemas sensrio-motores (Cap. I) e elaborada, a partir de 1 a 2 anos, a funo semitica (Cap. III), seria de esperar que esta ltima bastasse a permitir uma interiorizao direta e rpida das aes em operaes. A constituio do esquema do objeto permanente e a do grupo prtico de deslocamentos (Cap. I II) prefiguram, com efeito, a reversibilidade e as conservaes operatrias, cuja prxima formao parecem anunciar. Ora, preciso esperar at 7 e 8 anos, aproximadamente, para que se realize essa conquista (...) (...) cumpre considerar o fato de que um bom xito em ao no se prolonga, pura e simplesmente, numa representao adequada. Desde 1 a 2 anos, a criana, portanto, est de posse de um grupo prtico de deslocamentos, que lhe permitem reencontrar-se, com rodeios e desvios, em seu apartamento ou em seu jardim. Vimos igualmente crianas de 4-5 anos, que fazem, todos os dias, sozinhas, um trajeto de dez minutos de casa escola e vice-versa. Mas se se lhes pedir que representem esse trajeto por um conjunto de pequenos objetos tridimensionais de papelo (casas, igrejas, ruas, rio, largos, etc.) ou que indiquem o plano da escola, como se v pela entrada principal ou do lado do rio, no alcanam reconstituir as relaes topogrficas que utilizam incessantemente em ao: as lembranas, de certo modo, so motoras e no chegam, simplesmente, a uma reconstituio simultnea de conjunto. O primeiro obstculo operao consiste, pois na necessidade de reconstruir nesse plano novo, que o da representao, o que fora adquirido no da ao.

De forma geral, modelos e teorias, enquanto estrutura de sistemas de operaes sobre signos que remetem experincia, reme59

Idem, respectivamente, p.80 e p. 81.

Ettore Bresciani Filho, Itala M. Loffredo DOttaviano, Maria Eunice Q. Gonzalez, Gustavo Maia Souza (orgs.). Auto-organizao: estudos interdisciplinares. Coleo CLE, v. 52, pp. 59-108, 2008.

100

Realidade-Totalidade como Saber Vivo e a Auto-organizao

tem, tambm, e principalmente, estrutura de sistema de aes possveis e aos elementos sobre os quais agimos. Nesse caso, uma das expresses da auto-organizao no processo de constituio desse sistema de operaes sobre signos, que remetem aos sistemas de aes possveis, que sua estrutura acaba desempenhando o papel de atrator como exposto na Subseo 1.6 deste trabalho. Particularmente, em relao ao Espao, ocorre o mesmo (como vimos na Seo 2): a estrutura dos sistemas de operaes sobre signos remete estrutura de sistema de aes espaciais possveis do sujeito ou atribudas aos objetos (que so tambm os elementos sobre os quais se age) e serve de atrator ao processo de auto-exposio do Espao para e no sujeito epistmico. Logo, a prpria estruturao das aes espaciais (e.g., deslocamentos, construes, translaes, rotaes, etc.) nesse nosso Universo Fsico acaba por depender de nosso sistema de operaes sobre signos expressos nos modelo, como vimos na seo anterior, e se apresenta como parte de um processo auto-organizado de autoexposio da Idia, o que nos leva de volta ao tema central desse trabalho.
4. CONCLUSES Esta vida, regressada a si a partir da diferena e da finidade do conhecer e tornada idntica consigo pela atividade do Conceito, a Idia Especulativa ou Absoluta. A Idia essencialmente processo, porque a sua identidade s a identidade absoluta e livre do Conceito enquanto absoluta negatividade (...). (G. W. F. Hegel, 1969[1830], 235 e 215)

Retomando os dados da sociognese do Espao, podemos dizer que, na Relatividade (tanto Restrita, como Geral ltima e mais

Ettore Bresciani Filho, Itala M. Loffredo DOttaviano, Maria Eunice Q. Gonzalez, Gustavo Maia Souza (orgs.). Auto-organizao: estudos interdisciplinares. Coleo CLE, v. 52, pp. 59-108, 2008.

Ricardo Pereira Tassinari

101

completa teoria, aqui considerada, sobre o Espao), o Espao-Tempo quadridimensional , para o fsico que trabalha com ela, uma forma que condiciona os fenmenos fsicos observados; mas, apesar disso, construda. Do mesmo modo, o Espao tridimensional, mesmo enquanto projeo do Espao-Tempo quadridimensional, est, ainda, como forma anterior das nossas percepes e construdo. Nossas anlises nos levam ento a identificar aquilo que o signo Espao Fsico designa como dependente de nosso sistema de aes e do nosso sistema de signos e operaes sobre eles, que so os modelos geomtricos expostos na Seo 2 (em consonncia com a Caracterizao Conceitual da Realidade da Subseo 1.5). Com efeito, do exposto, podemos tirar as seguintes concluses. (1) O prprio Espao e a noo de permanncia dos objetos, tal como ns adultos entendemos hoje, a partir dos quais situamos o que chamamos de objetos fsicos e suas propriedades, so construdos de forma auto-organizada (Seo 3). (2) atravs do sistema de aes espaciais possveis para um sujeito que se d a considerao de como os objetos e suas relaes se apresentam experimentalmente. (3) sobre os dados estruturados nesse sistema de aes espaciais possveis que realizamos nossas reflexes de modo a construir os modelos e as teorias. (4) Os modelos e as teorias do Espao (expostos na Seo 2) nos permitem re-elaborar a estrutura de nossos sistemas de aes espaciais possveis e a estrutura dos sistemas de aes atribudas aos objetos, no nosso Universo, e verificar que essas estruturas so descritas na Relatividade Geral. essa reelaborao que nos permite, por exemplo, tanto construir aceleradores de partculas, como entender os eventos cosmolgicos.
Ettore Bresciani Filho, Itala M. Loffredo DOttaviano, Maria Eunice Q. Gonzalez, Gustavo Maia Souza (orgs.). Auto-organizao: estudos interdisciplinares. Coleo CLE, v. 52, pp. 59-108, 2008.

102

Realidade-Totalidade como Saber Vivo e a Auto-organizao

(5) Em outras palavras, o Espao Fsico constitui uma estrutura do sistema de aes espaciais possveis, tanto nossas quanto atribudas aos objetos, inclusive as determinadas a partir das operaes que realizamos sobre signos; o maior exemplo disso que, antes da Relatividade Restrita, situvamos os eventos e fenmenos fsicos em um espao euclidiano de trs dimenses (e mesmo, hoje, no que se trata da fsica mesoscpica, como nas construes de prdios ou artefatos mecnicos) e, atualmente, situamo-los em um continuum espaotemporal quadridimensional. (6) Esses modelos e teorias se apresentam como sistema de signos e operaes sobre signos; dessa forma, as prprias aes espaciais possveis so determinadas por sistemas de signos e as estruturas expressas nesses modelos e teorias desempenham o papel de atrator, a cada etapa, do processo de auto-organizao de conhecimento do Espao. (7) Reconhecemos, pois, o que foi aqui chamado de Princpio da Idealidade, i.e., a Caracterizao Conceitual da Realidade-Totalidade, conjuntamente com uma constituio histrica, progressiva e auto-organizada de modelos. (8) Assim, o Princpio da Idealidade est subjacente ao que designamos com o signo Espao Fsico e sua constituio auto-organizada, como, tambm, da prpria noo de objeto permanente e sua constituio auto-organizada, que ser a base para outras noes de conservao (como, por exemplo, da quantidade de massa ou, ainda, de energia) e de identidade 60 . (9) Por fim, podemos dizer que usamos os elementos descritos acima para construir de forma auto-organizada nossa compreenso do que designamos por Realidade-Totalidade; o que faz com que o que

60

Cf. Piaget, 1983[1962].

Ettore Bresciani Filho, Itala M. Loffredo DOttaviano, Maria Eunice Q. Gonzalez, Gustavo Maia Souza (orgs.). Auto-organizao: estudos interdisciplinares. Coleo CLE, v. 52, pp. 59-108, 2008.

Ricardo Pereira Tassinari

103

designado esteja tambm sujeito ao Princpio da Idealidade e ao processo de auto-exposio auto-organizado da Realidade-Totalidade, enquanto Saber vivo e ativo, Idia se auto-expondo a ns por um processo auto-organizado, que o nosso prprio processo de conhecimento dela. A anlise do Espao, como aqui empreendida, foi, portanto, uma exemplificao da aplicao do Princpio da Idealidade, do Princpio da Idealidade Absoluto e da auto-exposio auto-organizada da Idia; j que esses so supostos serem mais gerais e se aplicarem aos outros aspectos da Realidade-Totalidade, na medida em que os outros elementos presentes no conhecimento cientfico tambm se utilizam de modelos e teorias, ou ainda, de operaes sobre signos, na sua constituio e auto-exposio. So, pois, conseqncias da hiptese filosfica fundamental: A Realidade-Totalidade Saber vivo e ativo, Idia! E ns somos partes (ativas) da Idia se automanifestando de forma auto-organizada. assim que pensamos ter esboado uma concepo de Realidade-Totalidade consoante com o desenvolvimento contnuo da Cincia e com a possibilidade permanente de construo de modelos, na qual a Realidade-Totalidade reinterpretada em um Idealismo Absoluto. Analisamos aqui Espao Fsico para mostrar que tal hiptese interpretativa pode ser aplicada a conceitos das cincias naturais, mas acreditamos que sua fecundidade se dar principalmente na interpretao do espao das relaes interpessoais, por exemplo, na Psicologia Social, em particular, na relao entre os diversos conhecimentos dos atores sociais e na considerao de que o observador faz parte do sistema analisado. Deixamos, porm, a realizao de tal tarefa para artigos futuros.

Ettore Bresciani Filho, Itala M. Loffredo DOttaviano, Maria Eunice Q. Gonzalez, Gustavo Maia Souza (orgs.). Auto-organizao: estudos interdisciplinares. Coleo CLE, v. 52, pp. 59-108, 2008.

104

Realidade-Totalidade como Saber Vivo e a Auto-organizao

Por fim, podemos dizer que, no limite, a proposta aqui apresentado nos levaria a consideraes aproximas s de Hegel em seu Idealismo Absoluto; porm, isso tambm tema para outros trabalhos.
REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

BATTRO, A.M. Dicionrio Terminolgico de Jean Piaget. So Paulo: Pioneira, 1978. Traduo de Dictionnair DEpistmologie Gntique. D. Reidel Publishing Company, 1966. COELHO, J.G., GONZALEZ, M.E.Q., BROENS, M.C. (orgs.). Encontro com as Cincias Cognitiva. So Paulo: Cultura Acadmica, 2007. (v. 5) DEBRUN, M. A Dinmica da Auto-Organizao Primria. In: M. Debrun, M.E.Q. Gonzalez, O. Pessoa Jr. (orgs.). AutoOrganizao: estudos interdisciplinares em Filosofia, Cincias Naturais e Humanas e Artes. Campinas: Unicamp, Centro de Lgica, Epistemologia e Histria da Cincia, p. 25-59, 1996(a). . A Idia de Auto-Organizao. In: M. Debrun, M.E.Q. Gonzalez, O. Pessoa Jr. (orgs.). Auto-Organizao: estudos interdisciplinares em Filosofia, Cincias Naturais e Humanas e Artes. Campinas: Unicamp, Centro de Lgica, Epistemologia e Histria da Cincia, p. 3-23, 1996(b). . Por Que, Quando e Como Possvel Falar em AutoOrganizao?. In: M. Debrun, M.E.Q. Gonzalez, O. Pessoa Jr. (orgs.). Auto-Organizao: estudos interdisciplinares em Filosofia, Cincias Naturais e Humanas e Artes. Campinas: Unicamp, Centro de Lgica, Epistemologia e Histria da Cincia, p. p. xxxiii-xliii, 1996(c).
Ettore Bresciani Filho, Itala M. Loffredo DOttaviano, Maria Eunice Q. Gonzalez, Gustavo Maia Souza (orgs.). Auto-organizao: estudos interdisciplinares. Coleo CLE, v. 52, pp. 59-108, 2008.

Ricardo Pereira Tassinari

105

DEBRUN, M., GONZALEZ, M.E.Q., PESSOA JR., O. (orgs.). AutoOrganizao: estudos interdisciplinares em Filosofia, Cincias Naturais e Humanas e Artes. Campinas: Unicamp, Centro de Lgica, Epistemologia e Histria da Cincia, 1996. EINSTEIN, A. Como Vejo o Mundo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1981. Traduo de Mein Weltbild. Zurich: Europa Verlag, 1953. EVES, H. Introduo Histria da Matemtica. Campinas: Editora da Unicamp, 2004. Traduo de An Introduction to the History of Mathematics. Philadelphia: Saunders College Publ., 1964. GHINS, M. A Inrcia e o Espao-Tempo Absoluto: de Newton a Einstein. Campinas: Unicamp, Centro de Lgica Epistemologia e Histria da Cincia, 1991. Traduo de LInertie et lEspaceTemps Absolu de Newton a Einstein: Une Analyse Philosophique. Acadmie Royale de Belgique, 1990. GRANGER, G.-G. Filosofia do Estilo. So Paulo: Perspectiva/Edusp, 1974. Traduo de Essai dune Philosophie du Style. Paris: Librairie Armand Colin, 1968. . Por um Conhecimento Filosfico. Campinas: Papirus, 1989. Traduo de Pour la Connaissance Philosophique. Paris: Editions Odile Jacob, 1988. . La Vrification. Paris: Editions Odile Jacob, 1992. . A Cincia e as Cincias. So Paulo: Editora UNESP, 1994. Traduo de La Science et les Sciences. Paris: PUF, 1993. . Formes, Oprations, Objets. Paris: J. Vrin, 1994. HEGEL, G.W.F. Enciclopdia das Cincias Filosficas. Lisboa: Edies 70, s.d. Traduo de Enzyklopdie der Philosophischen
Ettore Bresciani Filho, Itala M. Loffredo DOttaviano, Maria Eunice Q. Gonzalez, Gustavo Maia Souza (orgs.). Auto-organizao: estudos interdisciplinares. Coleo CLE, v. 52, pp. 59-108, 2008.

106

Realidade-Totalidade como Saber Vivo e a Auto-organizao Wissenschaften. Hamburg: Felix Meiner Verlag GmbH, 1969. (3 edio, 1930)

KANT, I. Crtica da Razo Pura. So Paulo: Editora Nova Cultural Ltda., 1996. Traduo de Kritik der reinen Vernunft, 1787. LORENTZ, H. et al. The Principle of Relativity: A Collection of Original Memoirs on the Special and General Theory of Relativity. New York: Dover Pub. Inc., 1923. PIAGET, J. Introduction a lpistmologie Gntique. Tomo I: La Pnse Mathmatique. Paris: PUF, 1950. . O Desenvolvimento das Quantidades Fsicas na Criana: Conservao e Atomismo. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1983. Traduo de Le Dveloppment des Quantits Physiques chez lEnfant: Conservation et Atomisme. Neuchtel: Delachaux et Niestl S.A., 1962. . Seis Estudos de Psicologia. Rio de Janeiro: Forense, 1967. Traduo de Six tudes de Psychologie. Paris: ditions Gonthier S.A., 1964. . A Formao do Smbolo na Criana: Imagem, Jogo e Sonho; Imagem e Representao. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1978. Traduo de La Formation du Symbole chez lEnfant: Imitaiton, Jeu et Rve; Imaghe et Reprsentation. Neuchtel: Delachaux et Niestl S.A., 1964. . O Nascimento da Inteligncia na Criana. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1975. Traduo de La Naissance de lIntelligence chez lEnfant. Neuchtel: Delachaux et Niestl S.A., 1966.

Ettore Bresciani Filho, Itala M. Loffredo DOttaviano, Maria Eunice Q. Gonzalez, Gustavo Maia Souza (orgs.). Auto-organizao: estudos interdisciplinares. Coleo CLE, v. 52, pp. 59-108, 2008.

Ricardo Pereira Tassinari

107

. (org.). Encyclopdie de la Pliade: Logique et Connaissance Scientifique. Paris: ditions Gallimard, 1967. . Psicologia e Epistemologia: Por uma Teoria do Conhecimento. Rio de Janeiro: Forense-Universitria, 1973. Traduo de Psychologie et pistmologie: Pour une Thorie de la Connaissance. Paris: Editions Denol, 1970. . Problemas de Psicologia Gentica. So Paulo: Abril Cultural, 1983 (Coleo Os Pensadores). Traduo de Problmes de Psychologie Gntique. Paris: Denol, 1972. . A Construo do Real na Criana. So Paulo: Editora tica, 2006. Traduo de La Construction du Rel chez lEnfant. Neuchtel: Delachaux et Niestl S.A., 1977. PIAGET, J., INHELDER, B. A Imagem Mental na Criana: Estudo sobre o Desenvolvimento das Representaes Imagticas. Porto: Civilizao Editora, 1977. Traduo de LImage Mentale chez lEnfant: tude sur le Dveloppement des Reprsentations Images. Paris: PUF, 1966. . A Psicologia da Criana. So Paulo: Difel, 1986. Traduo de La Psychologie de lEnfant. Paris: PUF, 1966. RAMOZZI-CHIAROTTINO, Z. Piaget: Modelo e Estrutura. Rio de Janeiro: Jos Olympio, 1972. . Em Busca do Sentido da Obra de Jean Piaget. So Paulo: Editora tica, 1984. SAUSSURE, F. de. Curso de Lingstica Geral. So Paulo: Editora Cultrix, 1972. Traduo de Cours de Linguistique Gnrale. Paris: Payot, 1969.

Ettore Bresciani Filho, Itala M. Loffredo DOttaviano, Maria Eunice Q. Gonzalez, Gustavo Maia Souza (orgs.). Auto-organizao: estudos interdisciplinares. Coleo CLE, v. 52, pp. 59-108, 2008.

108

Realidade-Totalidade como Saber Vivo e a Auto-organizao

SOUZA, G.M., DOttaviano, I.M.L., GONZALEZ, M.E.Q. (orgs.). Auto-Organizao: estudos interdisciplinares. Campinas: Unicamp, Centro de Lgica, Epistemologia e Histria da Cincia, 2004. (Coleo CLE, v. 38) TASSINARI, R.P. Incompletude e Auto-Organizao: Sobre a Determinao de Verdades Lgicas e Matemticas. Campinas: Unicamp/IFCH, 2003. (Tese de Doutorado) . Sobre Teorias Fsicas da Auto-Organizao Intencional: Uma Anlise a partir da Proposta de Henri Atlan. In: G.M. Souza, I.M.L. DOttaviano, M.E.Q. Gonzalez (orgs.). AutoOrganizao: estudos interdisciplinares. Campinas: Unicamp, Centro de Lgica, Epistemologia e Histria da Cincia, p. 189212, 2004. (Coleo CLE, v. 38) . Cincia Cognitiva: Cincia ou Filosofia? In: J.G. Coelho, M.E.Q. Gonzalez, M.C. Broens (orgs.). Encontro com as Cincias Cognitiva. So Paulo: Cultura Acadmica, 2007. (v. 5)

Ettore Bresciani Filho, Itala M. Loffredo DOttaviano, Maria Eunice Q. Gonzalez, Gustavo Maia Souza (orgs.). Auto-organizao: estudos interdisciplinares. Coleo CLE, v. 52, pp. 59-108, 2008.

You might also like