You are on page 1of 25

CORPO DE BOMBEIROS BR 116 NORTE

1 de 25 1. APRENDENDO COM OS GRANDES INCNDIOS

Pgina

1. Esclarecimentos iniciais Nossa inteno foi demonstrar que a ocorrncia de alguns grandes incndios mobilizou segmentos da sociedade para a mudana das condies de segurana contra incndio ento vigentes. Evidenciamos o quanto os grandes incndios alteraram a maneira de encarar e operar a segurana contra incndio da sociedade brasileira, destacando que tais eventos geraram vontade e condies polticas para as mudanas e o modo como essa vontade se consubstanciou. E, apesar de escrevermos para a realidade brasileira, entendemos ser de grande utilidade buscar paralelos e exemplos no exterior. Para tanto, nos valemos principalmente do caso dos Estados Unidos da Amrica (EUA), em que encontramos maior facilidade no acompanhamento de sua evoluo pela existncia de uma entidade nacional, a National Fire Protection Association (NFPA) que, desde 1897, produz textos bsicos indicativos do nvel de segurana contra incndio. Decidimos tambm descartar os incndios de cidades, como os ocorridos em Roma (64 DC), Londres (1666), Hamburgo (1842), Chicago (1871), Boston (1872), etc., por entendermos que eles no se repetiro em suas caractersticas, especialmente a propagao, nas cidades atuais. Isso decorre da moderna urbanizao e, sobretudo, da presena do automvel. Esse meio de transporte produziu cidades com ruas e avenidas hierarquizadas e o conseqente afastamento entre blocos de edificaes, impedindo assim a propagao de incndios por grandes reas. Abaixo utilizamos como exemplo visual a cidade de Barcelona. A foto area da cidade permite que se observe o Centro Velho (Bairro Gtico) e as demais reas j devidamente urbanizadas (foto retirada do site oficial da cidade de Barcelona).

Concordamos com H. S. Malhotra (ver Bibliografia) quando indica as atuais conflagraes como restritas s grandes estruturas tpicas de nosso tempo, destinadas a indstrias, aeroportos, centros de convenes, prdios elevados, etc., e no mais conflagraes envolvendo as vrias estruturas amontoadas de uma rea urbana desordenada. Limitamos a anlise das evolues quase somente ao ocorrido em So Paulo, pelo fato de as tragdias marcantes haverem ocorrido nessa cidade e nesse Estado, e tambm porque uma anlise mais abrangente necessitaria de mais tempo e maior espao para publicao.

CORPO DE BOMBEIROS BR 116 NORTE


2 de 25

Pgina

Finalmente, tentamos destacar pontos e aprendizados que ainda no ocorreram ou no se consolidaram, em especial os aprendizados decorrentes de tragdias recentes de pases vizinhos. Comearemos pelo exemplo vindo dos Estados Unidos da Amrica.

2. OS INCNDIOS E O APRENDIZADO NOS ESTADOS UNIDOS DA AMRICA Antes que ocorressem incndios com grande perda de vidas nos Estados Unidos da Amrica (EUA), a segurana contra incndio, ou suas tcnicas, eram difundidas com nfase na proteo ao patrimnio. O primeiro Handbook, publicado por Everett U. Crosby, em 1896, predecessor do atual Fire Protection Handbook, e ainda no editado pela NFPA, buscou facilitar o trabalho dos inspetores das companhias de seguros em sua prtica diria. Das 183 pginas do primeiro Handbook, 37 dedicavam-se a chuveiros automticos e 49 a suprimento de gua. O foco nesses assuntos devia-se ao fato de os membros e originais organizadores da NFPA serem oriundos de companhias de seguro. O marco divisrio na Segurana Contra Incndio acontece aps ocorrerem quatro grandes incndios com vtimas, que so: Teatro Iroquois, em Chicago Ocorrido em 30 de dezembro de 1903, aproximadamente um ms aps a abertura do Teatro, e 32 anos aps o incndio que devastou a cidade. O Teatro Iroquois era tido como supostamente seguro contra incndios. Com aproximadamente 1600 pessoas na platia, o fogo vitimou 600 delas (dentre as quais, apenas um componente do grupo artstico e pessoal de apoio). Como diversos incndios j haviam ocorrido em teatros, tanto na Europa quanto nos EUA, sem a mesma magnitude, as precaues necessrias contra esse acidente eram conhecidas, mas no foram tomadas pelos proprietrios do Teatro. Constavam de tais precaues a presena de bombeiros com equipamentos (extintores, esguichos e mangueiras, etc.), a participao de pessoas aptas a orientar aes de abandono, a existncia de cortina de asbestos que isolasse o palco da platia, a implantao de adequadas sadas devidamente desobstrudas (destrancadas), entre outras. No Teatro Iroquois algumas destas medidas no foram adotadas e outras no funcionaram a contento. Mais detalhes sobre esse incndio podem ser obtidos no seguinte endereo eletrnico: http://www.chipublib. org/004chicago/disasters/iroquois_fire.html/ Casa de p era Rhoads Situada em Boyertown, Pensilvnia, essa Casa de pera incendiou-se em 13 de janeiro de 1908, com a queda de uma lmpada de querosene. Situava-se em um segundo pavimento e as sadas estavam fora de padro ou obstrudas. A estreita sada existente no foi suficiente e 170 pessoas pereceram. Mais detalhes em: http://en.wikipedia.org/wiki/Rhoads_Opera_House/ Escola Elementar Collinwood em Lake View A maior tragdia ocorrida em ambiente escolar nos EUA se desenrolou em 4 de maro de 1908, vitimando 172 crianas, 2 professores e uma pessoa que tentou socorrer as vtimas. Devastador, esse incndio reforou a conscincia americana sobre a necessidade de melhoria dos cdigos, normas e dos exerccios de escape e de combate ao fogo.

CORPO DE BOMBEIROS BR 116 NORTE


3 de 25

Pgina

Mais detalhes sobre o incndio no endereo: http://www.deadohio.com/collinwood.htm/ , de onde foi extrada a foto acima, que mostra a escola aps o incndio.

Triangle Shirtwaist Factory Em 25 de maro de 1911, em Nova York, ocorreu o incndio que fechou a seqncia trgica, dando incio ao processo de mudana: incendiou-se a Triangle Shirtwaist Factory. Essa indstria de vesturio, situada em um prdio elevado, o edifcio Asch, ao se incendiar causou a morte de 146 pessoas, em sua maioria jovens mulheres imigrantes, com menos de 18 anos de idade. Muitas delas se projetaram pelas janelas, outras pereceram nas escadas e corredores. Ao lado, a foto da edificao que se incendiou. Vinte e cinco minutos aps o incio do incndio, os bombeiros de Nova York o consideraram fora de controle e depois de dez minutos ele atingia toda a edificao. Os bombeiros somente atingiram o topo da edificao uma hora e cinqenta minutos aps o incio do incndio. Mais detalhes sobre esse incndio podem ser encontrados em http://www.ilr.cornell.edu/trianglefire/ . A mudana Quatro edies do Manual de Proteo Contra Incndios (Handbook Fire Protection) haviam sido publicadas, com evolues tcnicas, at que surge aquele considerado marco divisrio: a quinta edio, de 1914. A importncia dessa edio decorre dos incndios anteriormente citados, em especial do ento recente incndio com vtimas da Triangle Shirtwaist Company, que ampliou a misso da NFPA para a proteo de vidas e no somente de propriedades. Foi aps esse incndio que a NFPA criou o Comit de Segurana da Vida, origem do Cdigo de Segurana da Vida (NFPA 101). A primeira publicao desse comit o texto Sugestes para Organizao e Execuo de Exerccios de Incndio. O mesmo comit, posteriormente, vai gerar indicaes para a construo de escadas, de sadas de incndio para o abandono de diversos tipos de edifcios e a construo e disposio de sadas de emergncia em fbricas, escolas, etc., que at hoje constituem a base desse cdigo. 3. OS INCNDIOS E O APRENDIZADO NO BRASIL Unificando a linguagem Para prosseguirmos com o aprendizado decorrente dos grandes incndios, facilitar a comunicao quando da apresentao dos exemplos e crticas, e unificar a linguagem entre o que entendemos e estamos apresentando ao aluno, cabe esclarecer que elegemos a Segurana Contra Incndio como dividida entre os seguintes grupos de Medidas de Proteo Contra Incndio (MPCI):

CORPO DE BOMBEIROS BR 116 NORTE


4 de 25 Preveno de incndio. Proteo contra incndio. Combate a incndio. Meios de escape. Gerenciamento. E assim compreendemos essa diviso:

Pgina

Preveno - Abrange as medidas de segurana contra incndio que objetivam evitar incndios (unio do calor com combustveis), as quais sero mais importantes quanto maior a quantidade e mais fracionado o combustvel (gases, vapores, poeira). Em sntese: so as medidas que trabalham o controle dos materiais combustveis (armazenamento/quantidade) das fontes de calor (solda/eletricidade/cigarro) e do treinamento (educao) das pessoas para hbitos e atitudes preventivas. Proteo - So as medidas que objetivam dificultar a propagao do incndio e manter a estabilidade da edificao. Normalmente so divididas em protees ativas e passivas, conforme trabalhem, reagindo ou no em caso de incndio. Exemplos de medidas de proteo passiva: paredes e portas corta-fogo; diques de conteno; armrios e contentores para combustveis; afastamentos; proteo estrutural, controle dos materiais de acabamento. Exemplos de medidas de proteo ativas: sistema de ventilao (tiragem) de fumaa; sistema de chuveiros automticos (sprinkler). Combate - Compreende tudo o que usado para se extinguir incndios, tais como: equipamentos manuais (hidrantes e extintores) complementados por equipes treinadas; sistemas de deteco e alarmes; sistemas automticos de extino; Planos de Auxilio Mtuo PAMs; corpo de bombeiros pblicos e privados, condies de acesso edificao pelo socorro pblico; reserva de gua (e hidrantes pblicos), etc.. Meios de escape - Normalmente constitudo por medidas de proteo passiva, tais como escadas seguras, paredes, portas (corta-fogo), podem incluir proteo ativa, como sistemas de pressurizao de escadas e outros. Dependem ainda dos sistemas de deteco, alarme e iluminao de emergncia e, em alguns casos, de uma interveno complementar de equipes treinadas para viabilizar o abandono, especialmente nos locais de reunio de pblico. Destacamos essa medida de proteo contra incndio das demais devido sua importncia fundamental para a vida humana e por sua ao bsica nos trabalhos de resposta a emergncias, visto que as equipes de resposta normalmente acessam a edificao e as vtimas por meios de escape. Gerenciamento - Inclumos nessa medida de proteo contra incndio todas as medidas administrativas e de dia-a-dia, como o treinamento e reciclagem das equipes de resposta a emergncias, a existncia de um plano e um procedimento de emergncia, a manuteno dos equipamentos instalados, a adequao dos meios instalados com o risco existente (o qual muitas vezes se altera sem que se efetue a necessria adequao dos meios), etc. Em sntese, abrange a manuteno dos sistemas e a administrao da resposta s emergncias, nelas inclusos o treinamento do pessoal e sua ao fundamental em locais de reunio de pblico (j citado acima). A Segurana Contra Incndio, em nosso entender, se faz com a presena de todas essas medidas, devidamente balanceadas. Vejamos agora, de forma resumida, como estava a Segurana Contra Incndio no Brasil antes dos incndios que provocaram as maiores mudanas na sociedade brasileira e quais foram as alteraes ocorridas. Situao no Brasil antes dos Grandes Incndios Muito pela ausncia de grandes incndios e de incndios com grande nmero de vtimas, o problema incndio, at incio dos anos 70 do sculo passado, era visto como algo que dizia mais respeito ao corpo de bombeiros. A regulamentao relativa ao tema era esparsa, contida nos Cdigos de Obras dos municpios, sem

CORPO DE BOMBEIROS BR 116 NORTE


5 de 25

Pgina

quaisquer incorporaes do aprendizado dos incndios ocorridos no exterior, salvo quanto ao dimensionamento da largura das sadas e escadas e da incombustibilidade de escadas e da estrutura de prdios elevados. O corpo de bombeiros possua alguma regulamentao, advinda da rea seguradora, indicando em geral a obrigatoriedade de medidas de combate a incndio, como a proviso de hidrantes e extintores, alm da sinalizao desses equipamentos. A Associao Brasileira de Normas Tcnicas (ABNT) tratava do assunto por intermdio do Comit Brasileiro da Construo Civil, pela Comisso Brasileira de Proteo Contra Incndio, regulamentando mais os assuntos ligados produo de extintores de incndio. Inexistia, por exemplo, uma norma que tratasse de sadas de emergncia. Toda a avaliao e classificao de risco eram decorrncia do dano ao patrimnio, sendo a nica fonte reguladora dessa classificao a Tarifa Seguro Incndio do Brasil (TSIB). Talvez possamos at afirmar que a situao do Pas era semelhante dos EUA em 1911. E uma concluso bvia a de que nosso Pas no colheu o aprendizado decorrente dos grandes incndios ocorridos nos EUA ou em outros pases. Inicia-se ento a seqncia de tragdias. Gran Circo Norte-Americano, Niteri, Rio de Janeiro O maior incndio em perda de vidas, em nosso Pas, e de maior perda de vidas ocorridas em um circo at nossos dias, aconteceu em 17 de dezembro de 1961, em Niteri (RJ) no Gran Circo Norte-Americano, tendo como resultado 250 mortos e 400 feridos. Vinte minutos antes de terminar o espetculo, um incndio tomou conta da lona. Em trs minutos, o toldo, em chamas, caiu sobre os dois mil e quinhentos espectadores. A ausncia dos requisitos de escape para os espectadores, como o dimensionamento e posicionamento de sadas, a inexistncia de pessoas treinadas para conter o pnico e orientar o escape, etc., foram as causas da tragdia. As pessoas morreram queimadas e pisoteadas. A sada foi obstruda pelos corpos amontoados. O incndio teve origens intencionais, criminosas. Seu autor foi julgado e condenado, e a tragdia teve repercusso internacional, com manifestaes do Papa e auxilio dos EUA, que forneceram 300 metros quadrados de pele humana congelada para ser usada no tratamento das vtimas. A cidade de Niteri s voltou a ver um novo circo quatorze anos depois da tragdia, em 1975. Mais detalhes em http://www2.uol.com.br/JC/_2000/1604/cd1604m.htm. Incndio na Indstria Volkswagen do Brasil At dezembro de 1970, nenhum grande incndio em edificaes havia impactado a abordagem que o Poder Pblico e especialmente as seguradoras faziam do problema no Brasil. Era linguagem quase corrente que o padro de construo - em alvenaria - aliado ocupao litornea de uma rea com alta umidade relativa do ar, se no impediam, ao menos minimizavam, a possibilidade da ocorrncia de grandes incndios. O incndio na Ala 13 da montadora de automveis Volkswagen, em So Bernardo do Campo, ocorrido em 18 de dezembro de 1970, consumindo um dos prdios da produo (Ala 13), com uma vtima fatal e com perda total dessa edificao, alm de ser um grande exemplo de um novo tipo de conflagrao - o ocorrido em uma s edificao -, apontou que a apregoada ausncia de risco no passava de crena ingnua. Efetuando-se uma nica comparao, que reafirma o fato de no importarmos aprendizados e solues, podemos destacar que em 12 de agosto de 1953, incendiaram-se as instalaes da General Motors, em Livonia, Michigan, EUA. Pela incapacidade de penetrar nas instalaes, totalmente tomadas pela fumaa, as perdas materiais foram totais. As perdas humanas contabilizaram quatro mortes e quinze pessoas seriamente feridas.

CORPO DE BOMBEIROS BR 116 NORTE


6 de 25

Pgina

Aps esse incndio, iniciaram-se os estudos para a implantao de sistemas de controle de fumaa ausentes nas instalaes da Volkswagen que somente comearam a ser realmente exigidos no Brasil a partir de 2001, na regulamentao do Corpo de Bombeiros de So Paulo. Incndio no edifcio Andraus O primeiro grande incndio em prdios elevados ocorreu em 24 de fevereiro de 1972, no edifcio Andraus, na cidade de So Paulo. Tratava-se de um edifcio comercial e de servios (Loja Pirani e escritrios), situado na Avenida So Joo esquina com Rua Pedro Amrico, com 31 andares, estrutura em concreto armado e acabamento em pele de vidro. Acredita-se que o fogo tenha comeado nos cartazes de publicidade das Casas Pirani, colocados sobre a marquise do prdio. Do incndio resultaram 352 vtimas, sendo 16 mortos e 336 feridos. Apesar de o edifcio no possuir escada de segurana e a pele de vidro haver proporcionado uma fcil propagao vertical do incndio pela fachada, mais pessoas no pereceram pela existncia de instalaes de um heliponto na cobertura, o que permitiu que as pessoas que para l se deslocaram, permanecessem protegidas pela laje e pelos beirais desse equipamento. Muitos dali foram retirados por helicpteros, apesar de a escada do edifcio estar liberada para descida, as pessoas optaram por procurar abrigo no heliponto por temerem retornar ao interior do edifcio. Esse incndio gerou Grupos de Trabalho (GTs), especialmente nos mbitos da cidade e do Estado de So Paulo. Com o passar do tempo, esses trabalhos foram perdendo o seu mpeto inicial, e mesmo aqueles que conseguiram levar a termo suas tarefas, viram seus esforos caminharem para um processo de engavetamento dos estudos e proposies. Estudou-se a reestruturao do corpo de bombeiros, criando-se Comandos de Corpo de Bombeiros dentro das Polcias Militares (PM), pois, at ento, com exceo do corpo de bombeiros do Rio de Janeiro e de Braslia, todos eram orgnicos s PM. A Prefeitura de So Paulo passou a estudar a reformulao de seu Cdigo de Obras (oriundo de 1929, e atualizado em 1955). E, como j citamos, apesar de muitos desses grupos haver concludo suas tarefas, indicando necessidades de reformulao quer na legislao quer no corpo de bombeiros (em especial de So Paulo), e sem que houvesse sido produzido ainda quaisquer efeitos, ocorre o segundo grande incndio, o do Edifcio Joelma. Incndio no edifcio Joelma Esse edifcio, tambm construdo em concreto armado, com fachada tradicional (sem pele de vidro), situa- se na Avenida Nove de Julho, 22 (Praa da Bandeira), possuindo 23 andares de estacionamentos e escritrios. Ocorrido em 1 de fevereiro de 1974, gerou cento e setenta e nove mortos e trezentos e vinte feridos. O edifcio, assim como o Andraus, no possua escada de segurana. Nesse incndio, como ocorrera no da Triangle Shirtwait Factory, pessoas se projetaram pela fachada do prdio, gerando imagens fortes e de grande comoo (a maior parte das pessoas que se projetou do telhado caiu em ptio interno, longe das vistas da populao). Muitos ocupantes do edifcio pereceram no telhado, provavelmente buscando um escape semelhante ao que o ocorrera no edifcio Andraus. Somado ao incndio do edifcio Andraus, pela semelhana dos acontecimentos e proximidade espacial e temporal, o incndio causou grande impacto, dando incio ao processo de reformulao das medidas de segurana contra incndios. Ainda durante o incndio, o comandante do corpo de bombeiros da cidade de So Paulo, munido dos dados

CORPO DE BOMBEIROS BR 116 NORTE


7 de 25

Pgina

que embasavam os estudos da reorganizao desse corpo de bombeiros, revela imprensa as necessidades de aperfeioamento da organizao. Mostram-se, portanto, igualmente falhos e despreparados para esse tipo de evento, os poderes municipal e estadual. O primeiro por deficincias em sua legislao e por descuidar do corpo de bombeiros, pelo qual era responsvel solidariamente com o Estado. O segundo pelas deficincias do corpo de bombeiros. Ao lado, foto do incndio no Edifcio Joelma. Mais uma vez o aprendizado do exterior no chegara ao nosso pas. O relatrio do Instituto de Engenharia de So Paulo O relatrio do Instituto de Engenharia de So Paulo sobre o incndio no edifcio Joelma destaca, inicialmente, que o projeto da edificao estava de acordo com o Cdigo de Obras da Cidade, a regulamentao do corpo de bombeiros e as diretrizes da concessionria de energia eltrica. Indica que o usurio introduziu grande potencial trmico e no se valeu do projeto e instalaes existentes de energia eltrica, dentre outras. Recomenda a incorporao das normas da ABNT regulamentao, em especial a NB-3, sobre instalaes eltricas e a NB- 208 supracitada. Indica que as autoridades busquem as entidades antes de baixar regulamentaes e normas, que o Instituto de Resseguros do Brasil invista em pesquisa, e indica, ainda, diversas providncias em sua maioria ligadas energia eltrica, ao corpo de bombeiros, ao sistema de abastecimento de gua e ao treinamento dos usurios dos edifcios. O aprendizado sedimentado e as lacunas ainda presentes Logo aps o incndio do edifcio Andraus, o ento Ministrio do Exrcito, por meio de sua Inspetoria Geral das Polcias Militares (IGPM), produziu as Normas de Orientao para a Organizao das Polcias Militares e dos Corpos de Bombeiros Militares, determinando que o corpo de bombeiros, inseridos nas Polcias Militares (PPMM), fossem organizados em comandos e quadros de pessoal prprios. Os comandos prprios foram criados em todo o Brasil e, a partir da Constituio Federal de 1988, essas organizaes iniciaram o movimento de desvinculao das PPMM, afastando-se de uma estrutura ligada ao Sistema de Persecuo Penal, do qual no fazem parte. At ento, os nicos corpo de bombeiros desvinculados eram os do Rio de Janeiro e do Distrito Federal. Essa tendncia est por se completar, restando somente cinco corpo de bombeiros ainda vinculados s PM dos quais um possui quadro de pessoal prprio implantado (Paran) e outro previsto na Constituio Estadual, mas no implantado (So Paulo). 4. OS INCNDIOS AINDA PODEM NOS ENSINAR

Ocorridos em pases vizinhos - e recentemente -, dois incndios merecem ser destacados, para que meditemos se algo semelhante pode acontecer no Brasil e, caso concluamos que sim, pensemos nas providncias Parece-nos possvel, nos dias de hoje, em que as informaes esto disponveis pela rede mundial de computadores, que no seja necessria a ocorrncia de tragdias em nosso prprio Pas para que possamos aprender e tomar providncias. Ycua Bolaos Em 1 de agosto de 2004, na cidade de Assuno, no Paraguai, pegou fogo um supermercado da rede Ycua Bolaos. Eram 11h30min e encontravam-se no interior da edificao aproximadamente novecentas pessoas.

CORPO DE BOMBEIROS BR 116 NORTE


8 de 25

Pgina

Do incndio resultaram aproximadamente trezentos e cinqenta mortos, setenta pessoas desaparecidas e aproximadamente trezentos feridos. Materialmente a rede varejista perdeu toda a rea do supermercado, com seis mil metros quadrados, e seu contedo. Testemunhas afirmam que portas do supermercado foram cerradas logo aps o incio do incndio, aparentemente para se evitar furtos. Sem a menor dvida, parte das sadas que se abria para o estacionamento de veculos, encontrava-se fechada quando da chegada do corpo de bombeiros. O incndio atingiu temperaturas de cremao (aproximadamente 1.000 C). Iniciou-se sobre o forro, abaixo do teto, provavelmente pelo acmulo de gordura e outros combustveis nessa rea. Tais combustveis foram aquecidos pelo contato com o calor do duto de exausto. A queima lenta sobre o teto acelerou-se quando ele faliu, provocando uma rpida expanso do fogo pelo acesso ao oxignio do ar. Dados e informaes sobre o incndio podem ser encontrados em http://www.contraincendioonline.com/bolanos.php3 Cromagnon Em 30 de dezembro de 2004, em Buenos Aires, um incndio no Boliche Repblica Cromagnon deixou cento e setenta e cinco mortos, com setecentos e quatorze feridos, cento e dois deles em estado grave. No local encontravam-se aproximadamente trs mil pessoas. Indica-se como causa do incndio o uso de fogo de artifcio no interior da edificao, o qual teria inflamado o material de acabamento do teto. Houve problemas com as rotas de fuga - quatro, das seis portas de sada, apresentavam alguma forma de bloqueio para evitar acesso gratuito de pessoas. A maioria das vtimas teve problemas por inalao de fumaa e gases aquecidos, com queimaduras nas vias areas. Dados, informaes e vdeos sobre o que se passou no local podem ser encontrados no endereo: http://www.quenoserepita.com.ar/ Os ensinamentos que podemos adquirir Os incndios acima citados foram escolhidos por serem recentes, haver ocorrido em pases vizinhos e, especialmente, por haver atingido locais de reunio de pblico, nos quais a possibilidade de ocorrer vtimas pode ser potencialmente elevada. Foram aqui inseridos para questionar se entendemos que tragdias semelhantes poderiam ocorrer em nosso pas, se analisamos e aproveitamos os ensinamentos dessas tragdias, se acreditamos poder encontrar locais e situaes semelhantes em nossas cidades. Entendemos que para os locais de reunio de pblico ainda no temos um controle efetivo das lotaes, no fornecemos adequada informao a seus freqentadores, para que eles possam sair em segurana e denunciar abusos, nem cuidamos adequadamente dos materiais de acabamento. Esses incndios apontam para uma medida de proteo contra incndio essencial para essa ocupao, que falhou em ambos: o gerenciamento. Nos dois exemplos citados, os meios de escape existiam e estavam aparentemente bem dimensionados. No foram utilizados em sua plenitude por ter sido fechados ou estar obstrudos. E, finalmente, outro destaque que entendemos essencial deixar registrado, diz respeito ausncia de dados e ensinamentos retirados de nossos incndios, os ocorridos no Brasil. Pouca a informao disponibilizada ao pblico, pelo corpo de bombeiros em especial, sobre as causas deste ou daquele incndio, com ou sem vtima, os mecanismos de propagao, etc.. Essas experincias, que ocorrem diariamente, infelizmente ainda se perdem pela ausncia de sistemtica investigao e divulgao.

CORPO DE BOMBEIROS BR 116 NORTE


9 de 25 5. FUNDAMENTOS DE FOGO E INCNDIO Tecnologia do fogo Geral

Pgina

O estudo do fogo como cincia tem pouco mais de vinte anos, com a criao de uma associao internacional que reuniu cientistas dos maiores institutos e universidades do mundo. A IAFSS International Association for Fire Safety Science realiza seminrios a cada dois anos em diferentes pases. A representante do Brasil a Dra. Rosaria Ono da FAUUSP Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de So Paulo. Definio de fogo Apesar dos grandes avanos na cincia do fogo, ainda no h consenso mundial para definir o fogo. Isso percebido pelas definies usadas nas normas de vrios pases. Tem-se assim: a) Brasil - NBR 13860: fogo o processo de combusto caracterizado pela emisso de calor e luz. Representao grfica do fogo Inicialmente foi criada a teoria conhecida como Tringulo do Fogo que explicava os meios de extino do fogo pela retirada do combustvel, do comburente ou do calor. Assim, a interpretao desta figura geomtrica plana : os trs elementos que compem cada lado do tringulo - combustvel, comburente e calor - devem coexistir ligados para que o fogo se mantenha.

Com a descoberta do agente extintor halon, foi necessrio mudar a teoria, a qual atualmente conhecida como Tetraedro do Fogo ( Figura 2). A interpretao desta figura geomtrica espacial : cada uma das quatro faces representa um elemento do fogo - combustvel, comburente, calor e reao em cadeia - e devem coexistir ligados para que o fogo se mantenha. Nota: O halon ou CFC no est sendo utilizado no combate a incndio.

O fogo para ser iniciado e se manter no material combustvel sofre influncia de vrios fatores tais como: estado da matria (slido, lquido ou gs), massa especfica, superfcie especfica, calor especfico, calor latente de evaporao, ponto de fulgor, ponto de ignio, mistura inflamvel (explosiva), quantidade de calor, composio qumica, quantidade de oxignio disponvel, umidade, etc.. As diferenas do comportamento dos materiais combustveis na ignio e na manuteno do fogo podem ser explicadas por meio desses fatores.

CORPO DE BOMBEIROS BR 116 NORTE


10 de 25 Combusto

Pgina

Uma vez iniciado o fogo deve-se levar em conta o mecanismo de transmisso da energia, ou seja, conduo do calor, conveco do calor e radiao de energia. Cada modo de transmisso da energia ir influenciar na manuteno e no crescimento do fogo. A Figura 3 permite visualizar a influncia do mecanismo de transmisso da energia.

1 - Em (2) a radiao de energia e a conduo do calor so preponderantes, a conveco do calor participa pouco. 2 - Em (3) a conduo do calor, conveco do calor e a radiao de energia contribuem proporcionalmente. 3 - Considerando que o combustvel o mesmo, o tempo de queima diferente nesses trs casos e o tamanho das chamas diferente para o mesmo tempo de queima. Conduo do calor o mecanismo onde a energia (calor) transmitida por meio do material slido. Conveco do calor o mecanismo no qual a energia (calor) se transmite pela movimentao do meio fludo aquecido (lquido ou gs). Radiao de energia o mecanismo no qual a energia se transmite por ondas eletromagnticas. Mecanismo de ignio dos materiais combustveis Os combustveis slido, lquido e gasoso possuem mecanismos diferentes na ignio que podem ser visualizados pelos esquemas abaixo: Combustvel slido Quando exposto a um determinado nvel de energia (calor ou radiao) sofre um processo de decomposio trmica, denominado pirlise, e desenvolvem produtos gasosos (gs e vapor), que, com o oxignio do ar, forma a mistura inflamvel (ou mistura explosiva). Essa mistura na presena de uma fonte de energia ativante (fasca, chama, centelha) se inflama. Caso o nvel de energia incidente sobre o slido for suficiente para manter a razo da pirlise para formar a mistura inflamvel, haver a continuidade da combusto. A continuidade da combusto ocorre, na maioria dos casos, pelo calor da prpria chama do material em combusto. Ps de material orgnico e de alguns metais esto sujeitos combusto instantnea ou exploso, quando em suspenso no ar, portanto seu mecanismo no a pirlise. Os materiais pirofricos, que so slidos, no acompanham o mecanismo apresentado.

CORPO DE BOMBEIROS BR 116 NORTE


11 de 25

Pgina

Os materiais pirofricos conhecidos so: magnsio (Mg), alumnio (Al), urnio (U), sdio (Na), potssio (K), ltio (Li), zircnio (Zr), clcio (Ca), titnio (Ti). Combustvel lquido Quando exposto a um determinado grau de calor, no sofre decomposio trmica, mas, sim, o fenmeno fsico denominado evaporao, que a liberao dos vapores, os quais, em contato com o oxignio do ar, forma a mistura inflamvel (ou mistura explosiva). Essa mistura na presena de uma fonte de energia ativante (fasca, chama, centelha) se inflama.

A queima ter continuidade caso o lquido atinja a sua temperatura de combusto. Os combustveis lquidos so na sua maioria derivados de petrleo, que so denominados hidrocarboneto. As substncias olegenas retiradas de plantas e gorduras animais tm mecanismo semelhante, na ignio, aos derivados de petrleo. A taxa de evaporao dos lquidos diretamente proporcional ao seu aquecimento, sendo uma propriedade intrnseca do lquido. Nos lquidos inflamveis ou combustveis, essa propriedade permite determinar os seus ponto de fulgor e ponto de combusto. Combustvel gasoso Assim considerado quando se apresenta em forma de gs ou vapor na temperatura do ambiente. Esse combustvel em contato com o oxignio do ar forma a mistura inflamvel (ou mistura explosiva), que na presena de uma energia ativante (fasca, chama, centelha) se inflama.

Os combustveis gasosos so, na maioria, as fraes mais leves do petrleo. Outros gases combustveis mais conhecidos que no derivam do petrleo so: hidrognio, o monxido de carbono, amnia, dissulfeto de carbono. Mistura inflamvel A mistura inflamvel (ou explosiva) s poder ser assim considerada quando o gs estiver misturado com o oxignio do ar dentro de determinadas propores, em volume. A mxima proporo de gs, vapor ou p no ar que torna a mistura explosiva denominado limite superior de explosividade, identificada pela sigla - LSE. A mnima proporo de gs, vapor ou p no ar que torna a mistura explosiva denominado limite inferior de explosividade, identificada pela sigla - LIE.

CORPO DE BOMBEIROS BR 116 NORTE


12 de 25

Pgina

Existe, portanto, uma faixa limitada pelo LIE e LSE na qual ocorre a ignio da mistura. Alguns exemplos de gases e vapores de lquidos com seus respectivos limites de inflamabilidade. Ponto de fulgor e ponto de combusto dos lquidos Os lquidos combustveis esto associados ao maior risco de incndio. Os lquidos so classificados em inflamveis e combustveis em funo das suas propriedades de evaporao. Essa propriedade permite determinar o ponto de fulgor e o ponto de combusto. Ponto de fulgor: a menor temperatura em que ocorre um lampejo, provocado pela inflamao dos vapores da amostra, pela passagem de uma chama piloto., ou ainda, a menor temperatura em que a aplicao da chama piloto produz um lampejo provocado pela inflamao dos vapores desprendidos pela amostra. Outra propriedade dos combustveis lquidos o ponto de combusto: a temperatura em que a amostra, aps inflamar-se pela passagem da chama piloto, continua a queimar por cinco segundos, no mnimo. Gases combustveis Os gases combustveis, quando misturados com o oxignio do ar, formam a mistura explosiva, que na presena de uma energia ativante entra em combusto instantnea, ou seja, exploso. Os gases desenvolvidos pelos combustveis slidos e lquidos formam as chamas que so visveis. As formas das chamas sugerem a zona de formao da mistura explosiva dos gases/vapores que se depreendem desses combustveis. Gases txicos mais comuns no incndio e seus efeitos A toxicidade da fumaa depende das substncias gasosas que a compe. As mais comuns so: a) monxido de carbono - CO : encontrado em todos os incndios e resultado da combusto incompleta dos materiais combustveis a base de carbono, como a madeira, tecidos, plsticos, lquidos inflamveis, gases combustveis, etc. O efeito txico deste gs a asfixia, pois ele substitui o oxignio no processo de oxigenao do crebro efetuado pela hemoglobina. A hemoglobina o componente do sangue responsvel pela oxigenao das clulas do corpo humano. Ela fixa o oxignio no pulmo formando o composto denominado oxihemoglobina. Quando o oxignio substitudo pelo monxido de carbono, o composto formado o carboxihemoglobina que provoca a asfixia do crebro pela falta de oxignio. Esse um processo reversvel, porm lento, portanto, quando as pessoas forem afetadas por este gs fundamental que elas recebam muito oxignio e fiquem em repouso. A anxia produzida pelo monxido de carbono no cessa pela respirao do ar fresco, como no caso dos asfixiantes simples. Aps moderado grau de exposio, somente em torno de 50% do monxido de carbono inalado eliminado na primeira hora em circunstncias ordinrias e sua eliminao completa leva algumas horas quando se respira ar fresco.

CORPO DE BOMBEIROS BR 116 NORTE


13 de 25

Pgina

A concentrao mxima de monxido de carbono que uma pessoa pode se expor sem sentir seu efeito de 50 ppm (parte por milho) ou 0,005% , em volume no ar. Acima deste nvel aparecem sintomas como dor de cabea, fadiga e tonturas. b) gs carbnico - CO 2: encontrado tambm em todos os incndios e resultado da combusto completa dos materiais combustveis a base de carbono. A toxicidade do gs carbnico discutvel. Algumas publicaes no o citam como gs txico dizem que o mal-estar devido diminuio da concentrao de oxignio pela presena dele no ambiente, enquanto outras dizem ser txico. Entretanto, como efeito nas pessoas que inalam o gs carbnico foi verificado que a respirao estimulada, os pulmes dilatam-se e aumenta a acelerao cardaca. O estimulo pronunciado na concentrao de 5% e aps a exposio de 30 min produzem sinais de intoxicao; acima de 7% ocorre a inconscincia pela exposio de alguns minutos. O limite tolervel pelas pessoas em torno de 5.000 ppm ou 0,5% em volume no ar. c) gs ciandrico, cianeto ou cianureto de hidrognio - HCN: produzido quando materiais que contm nitrognio em sua estrutura molecular sofrem a decomposio trmica. Materiais mais comuns que produzem o gs ciandrico na sua queima so: seda, nilon, orlon, poliuretano, uria-formoldeido, acrilonitrila, butadieno e estireno. O gs ciandrico e outros compostos ciangenos bloqueiam a atividade de todas as formas de seres vivos. Eles exercem uma ao inibidora de oxigenao nas clulas vivas do corpo. d) gs clordrico - HCl: um gs da famlia dos halogenados; os outros so HBr (gs bromdrico), HF (gs fluordrico) e HI (gs ioddrico). O cloro o halognio utilizado para inibir o fogo nos materiais sintticos, sendo comum encontr-lo nas estruturas dos diversos materiais de construo que sejam feitos de PVC - cloreto de polivinil. Seu efeito lesar a mucosa do aparelho respiratrio, em forma de cido clordrico (gs clordrico + umidade da mucosa), provocando irritao quando a concentrao pequena, tosse e nsia de vmito em concentraes maiores e finalmente leso seguido de infeco. e) xidos de nitrognio - NOx: uma grande variedade de xidos, xi-cidos e xi-anions, correspondentes aos estados de oxidao do nitrognio de +1 a +5, pode ser formada num incndio. As suas formas mais comuns so: monxido de dinitrognio (N2O); xido de nitrognio (NO); dixido de nitrognio (NO2) e tetrxido de dinitrognio (N2O4). O xido de nitrognio no encontrado livre na atmosfera porque muito reativo com o oxignio formando o dixido de nitrognio. Esses componentes so bastante irritantes inicialmente; em seguida, tornam-se anestsicos e atacam particularmente o aparelho respiratrio, onde forma os cidos nitroso e ntrico, em contato com a umidade da mucosa. Esses xidos so produzidos, principalmente, pela queima de nitrato de celulose e decomposio dos nitratos inorgnicos. f) gs sulfdrico - H2S: um gs muito comum no incndio e produzido na queima de madeira, alimentos, gorduras e produtos que contenham enxofre. Seu efeito txico sobre o homem a paralisao do sistema respiratrio e dano ao sistema nervoso. g) gs oxignio - O2: o consumo do oxignio na combusto dos materiais diminui a concentrao desse gs no ambiente e um dos fatores de risco vida das pessoas. Outros gases que so encontrados na fumaa: dixido de enxofre - SO2 , acrilonitrila - CH2CHCN, formaldedo HCHO, fosgene COCl, etc.

CORPO DE BOMBEIROS BR 116 NORTE


14 de 25 6 SISTEMAS DE PROTEO POR EXTINTORES PORTTEIS DE INCNDIO Alfonso Antonio GILL Omar Lima LEAL Introduo

Pgina

Os extintores de incndio surgiram no sculo XV de forma rudimentar, sendo constitudo de uma espcie de seringa metlica provida de um cabo de madeira, lembrando uma seringa de injeo de dimenses exageradas, sem a agulha. No sculo XVI, Jacob Besson inventou um extintor que era constitudo de um grande recipiente de ferro montado sobre-rodas, provido de um enorme gargalo curvo, que podia, dessa forma, penetrar nas aberturas dos edifcios em chamas. Os extintores portteis fazem parte do sistema bsico de segurana contra incndio em edificaes e devem ter como caractersticas principais: portabilidade, facilidade de uso, manejo e operao, e tem como objetivo o combate de princpio de incndio. A manuteno desses equipamentos juntamente com o treinamento de pessoas para seu uso fundamental para seu objetivo. Os princpios de incndios tm caractersticas diferentes em funo de sua origem eltrica ou no, e materiais combustveis envolvidos, o que exige o uso de agentes extintores apropriados para cada caso. Em funo disso h uma classificao dos extintores. Chama-se agente extintor a substncia que utilizada para preencher os extintores a qual definir o tipo de extintor. Capacidade extintora do extintor um dado importante, pois o que vai determinar o poder de extino e no deve ser confundido com unidade extintora. Quanto ao transporte os extintores podem ser: portteis e no-portteis e esse ltimo subdivide-se em sobre-roda e estacionrio. O extintor porttil com massa at 196 N (20 kgf) no precisa ser colocado sobre rodas, acima desse valor necessita estar sobre rodas. O extintor com massa prxima a 196 N (20 kgf) no atende portabilidade acima citada, principalmente quando colocado em ambiente cujas pessoas no esto acostumadas a esforos fsicos. Fatores que determinam eficincia dos extintores A eficincia dos extintores funo de vrios fatores descritos a seguir. Agente extintor Existem agentes adequados e com maior ou menor eficincia no combate a determinado princpio de incndio ou classe de fogo. Alcance O alcance do jato do agente extintor funo da presso interna e do orifcio de sada, que so caractersticas de cada extintor. A distncia que o agente extintor alcana importante, pois permite ao operador controlar melhor a distncia de ataque ao princpio de incndio protegendo-se do nvel da radiao trmica e dos gases emitidos. Durao de descarga ou tempo efetivo de descarga A quantidade de agente extintor limitada nos extintores e so encontrados extintores com vrias massas ou volumes para o mesmo tipo. A durao da descarga ou tempo efetivo de descarga funo de quantidade de agente extintor contido no extintor e vazo do agente extintor.

CORPO DE BOMBEIROS BR 116 NORTE


15 de 25 Forma de descarga Tm-se duas formas principais: a) Jato concentrado. b) Jato em forma de nvoa/nuvem. Em ambos os casos sua aplicao depender do princpio de incndio. Operacionalidade

Pgina

O extintor deve ser de fcil manuseio e adequado ao tipo do material combustvel e energia desenvolvida pelo princpio de incndio, sendo trs as variveis a serem consideradas: a) Massa total. b) Instalao: a parte superior do extintor deve estar, no mximo, a 1,60 m do piso. E sua parte inferior no deve estar a menos de 0,20 m do piso. c) Facilidade de acionamento: Para os extintores do tipo pressurizao direta, que so os mais comuns, devese port-lo pela ala, puxar a trava rompendo o lacre, apertando o gatilho e segurando a mangueira firmemente. O jato deve ser dirigido base do fogo para ps e agentes lquidos, excetuando-se a espuma mecnica e sobre o fogo para dixido de carbono (CO2), halogenados e espuma mecnica. 7. TREINAMENTO O treinamento deve preparar o operador para: a) Identificao dos vrios tipos de extintores. b) Familiaridade com os vrios tipos de extintores. c) Operao para cada tipo de extintor quanto seqncia para o uso, ou seja, dos tipos de pressurizao direta ou indireta, sempre lendo os quadros de instrues (rtulos) com as figuras ilustrativas. d) Ter noo da distncia segura para atacar o princpio de incndio. e) Perder o receio de operar o extintor. O quadro de instrues de operao do extintor necessrio, mas no suficiente para capacitar o operador, sendo absolutamente fundamental o treinamento prtico peridico exercido, pelos menos duas vezes ao ano em campos de treinamento devidamente homologados pelo rgo ambiental estadual e ministrado por profissional reconhecido por rgo competente. 8. CLASSIFICAO DO FOGO E SMBOLOS

Os extintores so classificados em funo do agente extintor, esses agentes podem ser utilizados para um ou mais classes de fogo descritas a seguir: Fogo classe A fogo envolvendo materiais combustveis slidos, tais como: madeira, tecidos, papis, borrachas, plsticos termoestveis e outras fibras orgnicas, que queimam em superfcie e profundidade, deixando resduos. Fogo classe B fogo envolvendo lquidos e/ou gases inflamveis ou combustveis, plsticos e graxas que se liquefazem por ao do calor e queimam somente em superfcie. Fogo classe C fogo envolvendo equipamentos e instalaes eltricas energizados.

CORPO DE BOMBEIROS BR 116 NORTE


16 de 25

Pgina

Fogo classe D fogo em metais combustveis, tais como magnsio, titnio, alumnio, zircnio, sdio, potssio e ltio. Smbolos de proibio de uso dos extintores:

9. TIPOLOGIA

Existe no mercado uma grande variedade de extintores que se caracterizam por: agente extintor, massa, volume, sistema de ejeo, capacidade extintora e acionamento. Tipo quanto carga de agente extintor gua. P para extino de incndio. Espuma mecnica. CO2 (gs carbnico). Halogenados. Tipo quanto ao sistema de ejeo do agente extintor Auto-ejeo, cujo agente extintor gasoso e mantido sob presso no recipiente. Pressurizao direta: extintores que esto sob pressurizao permanente e caracterizam-se pelo emprego de somente um recipiente para o agente extintor e o gs expelente. Pressurizao indireta: extintores que so pressurizados por ocasio do uso e caracterizam -se pelo emprego de um recipiente para ao agente extintor e um cilindro para ao gs expelente, podendo esse ltimo ser interno ou externo ao recipiente para o agente extintor. Tipo quanto capacidade extintora Classe A - capacidade extintora 1-A, 2-A, 3-A, 4-A, 6-A, 10-A, 20-A, 30-A e 40-A. Classe B - capacidade extintora 1-B, 2-B, 5-B, 10-B, 20-B, 30-B, 40-B, 60-B e 80-B, 120-B, 160-B, 240-B, 320-B, 480-B e 640-B. Os extintores portteis podem chegar a 120-B e os sobre-rodas podem chegar a 240-B. Classes C e D - no tm classificao, o ensaio do tipo passa ou no passa, ou seja, ou cumprem o requisito normativo de ensaio na sua totalidade ou no so classificados para o risco. Tipo quanto carga em volume e em massa O extintor contendo um mesmo agente extintor pode ter massas ou volumes diferentes, porm sua classificao feita pela capacidade extintora.

CORPO DE BOMBEIROS BR 116 NORTE


17 de 25 10. DEFINIO DE PRINCPIO DE INCNDIO

Pgina

A evoluo de um incndio na maioria das vezes ocorre segundo a figura abaixo na qual podem se ver as vrias fases de sua evoluo. Caractersticas do estgio incipiente O material combustvel est queimando sem ser sustentado por uma fonte externa de calor. O fogo est confinado ao material no qual se iniciou o fogo sem espalhar-se a outros materiais circunvizinhos. pequena a quantidade de fumaa no ambiente e no atrapalha a viso para atuar com o extintor. A temperatura do ambiente tambm se mantm no nvel de conforto na pessoa que, sem proteo especfica, vai usar o extintor de incndio. Princpio de incndio com rpida evoluo do fogo altera o cenrio anterior, tornando as condies do ambiente crtica quanto fumaa e temperatura. aconselhvel prever o uso de extintores de maior alcance de jato e vazo de descarga nessa fase. Os extintores sobre-rodas tem maior alcance, vazo de descarga e tempo efetivo de descarga.

11. LOCALIZAO

Inicialmente deve-se atender ao regulamento oficial da localidade e na falta deste utilizar a NBR 12693 Sistemas de proteo por extintores de incndio da ABNT. A localizao dos extintores muito importante, pois ir permitir uma rpida interveno para cessar o processo da evoluo do incndio. Algumas recomendaes so teis: Facilmente visveis por meio de sinalizao. Bem distribudos para cobrir a rea protegida. Fcil acesso levando se em conta a portabilidade. Sem obstculos at o local de utilizao. Prximo aos locais de entrada e sada. No devem ficar atrs de portas de rotas de fuga. Protegidos de acidentes provocados pela movimentao de pessoas, veculos ou cargas. Protegidos de intempries e de ambientes agressivos com excesso de calor, atmosferas corrosivas, maresias, vento e poluio. Proteger contra vandalismo. 12. INSPEO, MANUTENO E RECARGA

Registro histrico Os primeiros registros da proteo contra incndio ocorreram no imprio romano, cinco sculos antes de Cristo. Essa proteo consistia na inscrio de palavras mgicas n as paredes das edificaes a serem protegidas, como essas palavras no nos foram relevadas, nos resta prover o ambiente com os equipamentos necessrios e executar as manutenes peridicas conforme um plano conveniente.

CORPO DE BOMBEIROS BR 116 NORTE


18 de 25 Documentos tcnicos e legislativos pertinentes

Pgina

a) Norma Tcnica da ABNT NBR 12962 Inspeo, manuteno e recarga em extintores de incndio. b) Norma Tcnica da ABNT NBR 13485 Manuteno de terceiro nvel (vistoria) em extintores de incndio. Como a certificao para fabricao e manuteno de extintores de incndio no Brasil compulsria, acrescentam-se as portarias do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalizao e qualidade Industrial) vinculado ao Ministrio do desenvolvimento, Indstria e Comrcio Exterior, a saber: a) Portaria n. 158 de 27 de junho de 2006. b) Portaria n. 173 de 12 de julho de 2006. Nota: Como as portarias so freqentemente revisadas, tm a sua numerao seqencial e as datas de publicao alteradas. Recomenda-se consultar no stio do Inmetro a seqncia ocorrida, se for o caso. Definies Inspeo Exame peridico, efetuado por pessoal habilitado, que se realiza no extintor de incndio, com a finalidade de verificar se ele permanece em condies originais de operao. Manuteno Servio efetuado no extintor de incndio, com a finalidade de manter suas condies originais de operao, aps sua utilizao ou quando requerido por uma inspeo. Manuteno de primeiro nvel Manuteno geralmente efetuada no ato da inspeo por pessoal habilitado, que pode ser executada no local em que o extintor est instalado, no havendo necessidade de remov-lo para oficina especializada. Manuteno de segundo nvel Manuteno que requer execuo de servios com equipamento e local apropriados e por pessoal habilitado. Manuteno de terceiro nvel ou vistoria Processo de reviso total do extintor, incluindo a execuo de ensaios hidrostticos. Recarga Reposio ou substituio da carga nominal de agente extintor e/ou expelente. Componentes originais Aquelas que formam o extintor como originalmente fabricado ou que no reconhecidos pelo fabricante do extintor. Ensaio hidrosttico.

CORPO DE BOMBEIROS BR 116 NORTE


19 de 25

Pgina

Ensaio executado em alguns componentes do extintor de incndio sujeitos presso permanente ou momentnea; utiliza-se normalmente a gua como fludo, e tem como principal objetivo avaliar a resistncia do componente s presses superiores presso normal de carregamento ou de funcionamento do extintor, definidas em suas respectivas normas de fabricao. Os componentes ensaiados so: recipiente ou cilindro para o agente extintor, cilindro para o gs expelente, vlvula de descarga e mangueira de descarga. Pneumaticamente ensaiam-se os componentes: vlvula de descarga, indicador de presso, vlvula de alvio e regulador de presso quando houver (esse ltimo utilizado em alguns extintores do tipo pressurizao indireta sobre-rodas). Visando facilitar o entendimento quanto aplicao dos nveis de manuteno apresentamos o macrofluxo.

CLASSE 13. RECOMENDAES DE SEGURANA

Para que o nvel de segurana seja mantido devem-se fazer inspees e manutenes peridicas. Muitas empresas fazem manuteno de todos os extintores ao mesmo tempo o que leva a edificao a ficar desprotegida durante algum tempo. necessrio ter um plano de manuteno de maneira a no deixar o edifcio desprotegido. a) A inspeo deve ser peridica e programada de maneira a evitar esquecimentos ou relaxamento na preveno. b) O tempo mximo entre inspees depende das condies ambientais a que o extintor est sujeito como, por exemplo: maresia, altas temperaturas, poeira, gases corrosivos, etc. c) O tempo mximo para inspeo de doze meses. A freqncia das inspees deve ser tanto maior quando o extintor for submetido s condies acima declinadas. d) Quando o extintor estiver instalado em locais de grande circulao de pessoas a freqncia das inspees deve ser maior, visto que fica sujeito ao vandalismo. e) Os extintores com carga de dixido de carbono (CO2), ou aqueles de outros tipos de agentes que possuam cilindros para o gs expelente com CO2, sero inspecionados a cada seis meses, bem como submetidos manuteno de primeiro nvel.

CORPO DE BOMBEIROS BR 116 NORTE


20 de 25 14. RECOMENDAES IMPORTANTES

Pgina

a) A manuteno dos extintores que possurem o Manual Tcnico de Manuteno deve ser executada conforme esse documento. b) Os extintores que no possurem o Manual Tcnico de Manuteno devem cumprir os requisitos normativos conforme estabelecidos nas normas tcnicas da ABNT, NBR 12962 e NBR 13485, bem como regulamentao tcnica vigente do rgo certificador. 15. SISTEMAS DE COMBATE A INCNDIO COM GUA Introduo A gua o mais completo dos agentes extintores. A sua importncia reconhecida, pois mesmo que no leve extino completa do incndio auxilia no isolamento de riscos e facilita a aproximao dos bombeiros ao fogo para o emprego de outros agentes extintores. Atualmente mais utilizada em sistemas de proteo contra incndio como o sistema de hidrantes e mangotinhos, sistema de chuveiros automticos e sistema de gua nebulizada, tendo como objetivo o controle e a extino rpida e eficiente de um incndio (GOMES (1998)). A gua o agente extintor que proporciona a melhor absoro de calor, sendo que o efeito extintor pode ser aumentado ou diminudo, conforme o estado em que dirigida sobre o fogo. Pode agir quanto ao mtodo de extino por: resfriamento, abafamento e emulsificao. Pode ser aplicada de trs formas bsicas: jato compacto, neblina e vapor (FERREIRA (1987)). O jato compacto um jato forte de gua, produzido alta presso por meio de um esguicho com orifcio (requinte) de descarga circular. Extingue o incndio por resfriamento e o seu sucesso na extino depende, essencialmente, de se conseguir a vaporizao da gua na imediata proximidade do objeto incendiado. A gua em jato sob a forma de vapor aquela fragmentada em pequenssimas partculas, de dimetro quase que microscpico, chamada tambm de neblina. A gua na forma de neblina apresenta o mximo de superfcie em relao ao contedo lquido que a compe. Disso resulta a mxima capacidade prtica para absoro do calor. A quase totalidade de gua assim empregada no combate a incndios transformada em vapor, que continua agindo por abafamento, quando aumentando dessa forma o poder extintor da gua, sobretudo quando em locais confinados (FERREIRA (1987)). A gua aplicada na forma de neblina possibilita o mximo de utilizao da capacidade de absorver o calor (cerca de 90% da gua se transforma em vapor). No sistema de hidrantes e de mangotinhos, o emprego do jato em forma de neblina eficiente tanto na extino de incndio confinado com na extino de incndio aberto e em lquidos inflamveis. O efeito de emulsificao obtido por meio de neblina de alta velocidade. Pode-se obter, por esse mtodo, a extino de incndios em lquidos inflamveis viscosos, pois o efeito de resfriamento que a gua proporciona na superfcie de tais lquidos impedir a liberao de seus vapores inflamveis. Em geral, no processo de emulsificao gotas de inflamveis ficam envolvidas individualmente por gotas de gua, dando no caso dos leos, aspecto leitoso. No caso de alguns lquidos viscosos a emulsificao apresenta-se na forma de uma espuma que retarda a liberao dos vapores inflamveis. Neste captulo so apresentados os sistemas de hidrantes e de mangotinhos, chuveiros automticos e de gua supernebulizada.

CORPO DE BOMBEIROS BR 116 NORTE


21 de 25 Sistema de hidrantes e de mangotinhos

Pgina

O sistema de hidrantes e de mangotinhos um sistema fixo de combate a incndio que funciona sob comando e libera gua sobre o foco de incndio em vazo compatvel ao risco do local que visa proteger, de forma a extingui-lo ou control-lo em seu estgio inicial. Dessa forma, esse sistema possibilita o incio do combate ao incndio pelos usurios antes da chegada do corpo de bombeiros, alm de facilitar os servios dele quanto ao recalque de gua e, em especial, em edificaes altas. O sistema de hidrantes e de mangotinhos para combate a incndio em edificaes e reas de risco diferem dos sistemas de hidrantes urbanos em relao forma de abastecimento. Os sistemas urbanos apresentam pontos de tomada de gua providos de dispositivos de manobra (registros) e unies de engate rpido, ligado rede pblica de abastecimento de gua, podendo ser emergente (de coluna) ou subterrneo (de piso) enquanto que os sistemas prediais de hidrantes e de mangotinhos apresentam pontos de tomada (PEREIRA (2004)). Para melhor desempenho desse sistema essencial que os usurios do edifcio estejam familiarizados com o sistema, confiantes e motivados a utiliz-lo na ocorrncia de um sinistro. Uma das caractersticas bsicas do sistema de mangotinhos a facilidade de operao pelos usurios em funo das pequenas vazes e dimetros das mangueiras, propiciando mais agilidade e facilidade s aes de combate ao fogo na fase inicial. Classificao dos Sistemas Os sistemas de hidrantes e de mangotinhos, em geral, so classificados de acordo com o tipo de esguicho (compacto ou regulvel), dimetro da mangueira, comprimento mximo da mangueira, nmero de sadas e vazo no hidrante ou mangotinho mais desfavorvel. Cada tipo aplicado em funo da ocupao e uso da edificao. O nmero de tipos de sistemas varia de acordo com a norma tcnica ou regulamento adotado no local de execuo do sistema de proteo contra incndio. Os sistemas podero, ainda, ser diferenciados quanto: ao tipo de sistema de reservao: elevado, nvel do solo, semi-enterrados ou enterrado. fonte de energia: ligao independente ou por gerador automatizado. ao tipo de sistema de comando: manual (botoeira) e automtico (chave de fluxo ou pressostatos). aos tipos de bombas empregadas: bomba principal, bomba auxiliar, bomba de reforo e bomba de escorva. s caractersticas do reservatrio: concreto armado, fibra, metlico, utilizao de piscinas ou reservas naturais. ao material da tubulao: ao, cobre e termoplsticos. s caractersticas do sistema de distribuio: interno ou externo edificao. ao tipo de rede de tubulao: rede aberta (sistema ramificado), rede fechada (sistema em malha) e rede mista (sistema ramificado e em malha). A aplicao ou escolha do sistema a ser instalado deve atender s caractersticas da edificao ou rea de risco a ser protegida, observando-se as exigncias da norma tcnica ou regulamento adotado, a viabilidade de instalao, a eficcia do sistema, o custo e a facilidade de operao e manuteno. A NBR 13714 (2000) apresenta trs tipos de sistemas que variam em funo da vazo mnima no hidrante mais desfavorvel, do dimetro e do comprimento da mangueira, do dimetro mnimo da tubulao, do nmero de sadas que so aplicados em funo da ocupao e uso do edifcio. Quanto ao tipo de reservao tm-se: sistemas com reserva de gua para incndio em reservatrio inferior e sistemas com reserva de gua para incndio em reservatrio superior, conforme apresentado a seguir.

CORPO DE BOMBEIROS BR 116 NORTE


22 de 25 15. SISTEMA DE CHUVEIROS AUTOMTICOS

Pgina

O sistema de chuveiros automticos um sistema fixo de combate a incndio e caracteriza-se por entrar em operao automaticamente, quando ativado por um foco de incndio, liberando gua em uma densidade adequada ao risco do local que visa proteger e de forma rpida para extingui-lo ou control-lo em seu estgio inicial. A sua eficcia reconhecida em funo do menor tempo decorrido entre a deteco e o combate ao incndio, pois essa caracterstica pode evitar a propagao do incndio para o restante da edificao. Outra caracterstica importante desse sistema o acionamento do alarme simultaneamente com o incio de operao, o que propicia a fuga dos usurios com segurana. O princpio de operao desse sistema consiste em confinar o fogo na rea de aplicao controlando ou extinguindo o foco do incndio em seu estgio inicial, por meio de descarga automtica de gua. Assim, em uma grande rea sem compartimentao como, por exemplo, em um galpo industrial, o sistema de chuveiros automticos opera como compartimentao agindo na rea restrita ao foco do incndio, evitando a propagao do fogo e reduzindo os danos. J o princpio de funcionamento do chuveiro automtico atuar como alarme, detectar e combater o fogo. Histrico O sistema de chuveiros automticos teve o incio de seu desenvolvimento no sculo XIX, embora o aperfeioamento de vrios tipos de sistemas e de chuveiros tenha ocorrido no sculo XX. Segundo BRYAN (1976), o primeiro sistema de chuveiros automticos foi criado na Inglaterra, em 1806, por John Carey. Esse sistema consistia de tubos perfurados conectados a um sistema de suprimento de gua com um reservatrio elevado. A coluna de distribuio de gua continha uma vlvula fechada conectada a um sistema de cordas e de pesos, que era arranjado de tal forma que as cordas ao serem queimadas abriam uma vlvula por operao de um contrapeso liberando gua para a extino do fogo. Em 1812, Sir William Congreve melhorou o sistema de John Carey substituindo as cordas por um cimento fundvel, projetado para entrar em operao a 44oC. Ao patentear o seu sistema, Congreve incluiu uma ligao que considerada a primeira vlvula de alarme, que operava pela queda de um peso. O Major Stewart Marcison, em 1864, projetou um chuveiro automtico, considerado como o prottipo, pois apresentava elemento termo-sensvel, que se fundia sob a ao do calor e permitia a descarga da gua sob presso em todas as direes, acionando somente aqueles atingidos pela ao do calor. Mais tarde, Henry Parmelee produziu um chuveiro automtico que foi o primeiro a ser aceito comercialmente e tambm reconhecido pelas seguradoras (GONALVES e FEITOSA (1998)). Ainda, segundo os mesmos autores, em 1922 foi lanado pela Grinnell um chuveiro com ampola de vidro com o objetivo de eliminar os problemas de corroso que ocorria nos modelos de metal. A partir da, houve uma srie de pesquisas contnuas no sentido de aperfeioar e, conseqentemente, melhorar a eficincia desse sistema, que atualmente considerado o mais importante sistema de proteo contra incndio. Chuveiros Tambm denominados sprinklers, podem ser do tipo aberto ou automtico. Os chuveiros abertos so aqueles que no dispem de componente termo-sensvel ou qualquer outro componente que obstrua a passagem de gua. So empregados no sistema dilvio e destinados proteo de ocupaes de risco extraordinrio e risco pesado. Os chuveiros automticos so componentes termos-sensveis projetados para reagir a uma temperatura predeterminada, liberando de forma automtica uma descarga de gua na forma e quantidade adequada sobre uma rea preestabelecida ou apropriada. So providos de um mecanismo comandado por um elemento termo sensvel como, por exemplo, bulbo de vidro, solda euttica etc., que os mantm ermeticamente fechados. Sob a ao do calor de um incndio, automaticamente entram em operao.

CORPO DE BOMBEIROS BR 116 NORTE


23 de 25 16. SISTEMA DE CONTROLE DE FUMAA Luiz C. LA histria do controle de fumaa

Pgina

Em agosto de 1953, um grande incndio destruiu complemente a fbrica de Livonia da General Motors, em Michigan. Foi o maior incndio industrial ocorrido naquela poca e o estrago causou um prejuzo de US$ 55 milhes. A investigao subseqente (o Relatrio Armour), mostrou a importncia do projeto de ventilao de incndio em grandes construes industriais. Como resultado, a Motores de Vauxhall, subsidiria da General Motors, solicitou a uma empresa inglesa um estudo de ventilao de incndio para a sua fbrica em Luton. Um prottipo foi produzido e enviado ao escritrio central da GM no Reino Unido para aprovao. Posteriormente, a fbrica em Luton foi equipada com um completo sistema de controle de fumaa e sua primeira etapa foi completada em outubro de 1956. Em fevereiro de 1957, a Automveis Jaguar sofreu um srio incndio na sua fbrica em Coventry que, na opinio do corpo de bombeiros local, teria tido seu impacto muito reduzido se um sistema de controle de fumaa tivesse sido instalado. Baseada em seus estudos iniciais a empresa financiou um projeto detalhado de pesquisa no Centro de Estudos de Incndio. Essa iniciativa levou publicao da Pesquisa Tcnica no 7 e 10, que estabeleceu a base cientfica para projetos de controle de fumaa. O controle de fumaa provou seu valor ao longo do tempo, no mais dramaticamente que no caso do incndio que surgiu no armazm da Motores Vauxhall, em Luton, em 14 agosto 1963. Depois desse incndio na Vauxhall, o chefe dos bombeiros comentou os exaustores valeram seu peso em ouro. O sistema de controle de fumaa tinha permitido aos bombeiros da Vauxhall atacar o centro do fogo e impedir que se espalhasse para a linha de montagem ao lado, na qual o novo automvel Viva estava sendo montado. Razes para o controle de fumaa Dos primeiros incndios acima referidos, pode ser concludo que a razo inicial para se instalar um sistema de controle de fumaa foi a proteo de propriedade. Isso podia ser obtido proporcionando aos bombeiros acesso seguro ao centro do fogo, de modo a permitir a extino do fogo e evitando os riscos dos mesmos serem envolvidos pelo fogo. Tambm por ventilar o calor, a estrutura protegida do colapso. A motivao para o uso de sistema de controle de fumaa no veio da reduo dos prmios de seguro, mas do desejo de manter produo contnua, proporcionando a continuidade da oferta de servio e produtos aos clientes e assim preservando o negcio. Esse benefcio foi demonstrado pelas estatsticas de companhias industriais que sofreram grande incndio, no protegido por equipamento de ventilao de incndio, que no suportaram os prejuzos e faliram. Por causa dos benefcios proporcionados pelo sistema de controle de fumaa, as legislaes governamentais comearam a exigir um nvel mnimo de controle de fumaa, com a definio de uma determinada rea de abertura proporcional rea de piso. Essa definio, entretanto, significa que algumas construes foram protegidas alm do necessrio, enquanto outras ficaram abaixo do necessrio, quando comparadas com a soluo cientfica derivada das Pesquisas Tcnicas nos 7 e 10. Nessa poca, apesar de a Segurana Pblica de Vida ser, indubitavelmente importante, o uso destes sistemasde controle de fumaa no era ainda imperativo na sua prpria rea de atuao e trabalho

CORPO DE BOMBEIROS BR 116 NORTE


24 de 25

Pgina

(segurana em teatros e auditrios). No incio da dcada de 70, com o advento dos shopping centers, a necessidade desses sistemas entrou em evidncia. At o surgimento dos shopping centers, a maioria dos edifcios que requeriam cortinas de fumaa ou sistemas de controle de fumaa era de pavimento nico. A aglomerao das pessoas em locais no familiares, sem o conhecimento dos detalhes das rotas de fuga, levou reviso de normas de projeto para shopping centers, elevando as exigncias, baseado-se nas pesquisas do Centro de Estudos de Incndio. Pela natureza do projeto de shopping centers, as estratgias de controle de fumaa necessitam ter desempenho baseado nessa situao at hoje. De forma simples, as razes para sistemas de controle de fumaa so: Proteo da propriedade. Segurana da vida dos empregados. Segurana da vida dos bombeiros. Segurana do negcio. Segurana pblica. Os benefcios do controle de fumaa. Antes de detalhar os indiscutveis benefcios que um sistema corretamente projetado de controle de fumaa proporciona, importante dizer que um exaustor de fumaa tem de ser parte de um sistema integrado, para proporcionar a melhor soluo. Isso significa que os exaustores devem trabalhar em conjunto com diversos outros sistemas, para proporcionar o melhor resultado. Estes sistemas so: Sprinklers e sistemas de supresso. Detectores de fumaa e calor. Cortinas de conteno de fumaa. Sistemas de insuflao de ar. Corretamente integrado e utilizado, um sistema de controle de fumaa trar os seguintes benefcios: Ventilao prvia, reduzindo assim a temperatura interna, protegendo estragos e colapso estrutural. Bom meio de escape, com visibilidade da rota de fuga. Manter a atmosfera limpa. Limitar a temperatura, impedindo ignio espontnea. Prevenir estrago desnecessrio por fumaa. Prevenir estrago desnecessrio por gua. Reduzir o tempo de limpeza. Proporcionar uma viso clara do fogo. Ajudar a extinguir o fogo no seu incio. Reduzir os custos do incndio. Tamanho de um incndio Para a definio de um projeto de sistema de controle de fumaa um dos itens fundamentais o tamanho do fogo. Para a definio do tamanho do fogo, indispensvel a determinao do seguinte: Disponibilidade e disposio de combustvel.

CORPO DE BOMBEIROS BR 116 NORTE


25 de 25 Fogo de combusto livre. Fogo em compartimento. Funcionamento de sprinkler. Outros meios de combate ao incndio.

Pgina

CDIGO FONTICO

A::: Alfa B::: Beta C ::: Charlie D ::: Delta E ::: Echo F ::: Fox G ::: Golf H ::: Hotel I ::: ndia J ::: Juliet K ::: Kilo L ::: Lima M ::: Mike N ::: November O ::: Oscar P ::: Papa Q ::: Quebec R ::: Romeu S ::: Sierra T ::: Tango U ::: Uniform V ::: Victor W ::: Whiskey X ::: X-Ray Y ::: Yankee Z ::: Zulu
N 1 ::: Primeiro U 2 ::: Segundo M 3 ::: Terceiro E 4 ::: Quarto R 5 ::: Quinto A 6 ::: Sexto I 7 ::: Stimo S 8 ::: Oitavo

CDIGO Q Q.A.P ::: na escuta Q.A.R ::: desligar Q.R.N ::: interferncia Q.R.A ::: nome do operador Q.R.L ::: estou ocupado Q.R.M ::: interferncia humana Q.R.Q ::: transmita mais depressa Q.R.S ::: transmita mais devagar Q.R.T ::: fora do ar Q.R.U ::: tens algo para mim Q.R.V ::: as suas ordens Q.R.X ::: aguarde Q.R.Z ::: fale quem chamou Q.S.A ::: como est recebendo Q.S.L ::: entendido Q.S.M ::: est ouvindo Q.S.O ::: comunicado aviso Q.S.P ::: fazer ponte Q.T.C ::: mensagem Q.T.H ::: endereo Q.T.R ::: horrio exato Q.T.U ::: horrio Q.T.A ::: ltima forma Q.S.V ::: viatura Q.S.D ::: motorista Q.S.J ::: dinheiro T.K.S ::: obrigado

9 ::: Nono 0 ::: Nulo / negativo

You might also like