You are on page 1of 7

Atos 20.

28-31
28

Cuidem de vocs mesmos e de todo o rebanho sobre o qual o Esprito


29

Santo os colocou como bispos, para pastorearem a igreja de Deus, que ele comprou com o seu prprio sangue. Sei que, depois de minha partida,
30

lobos ferozes penetraro no meio de vocs e no pouparo o rebanho. atrair os discpulos. lgrimas. Observaes 1. Pastores e equipes pastorais precisam cuidar de ataques de
31

dentre vocs mesmos se levantaro homens que torcero a verdade, a fim de Por isso, vigiem! Lembrem-se de que durante trs anos jamais cessei de advertir cada um de vocs disso, noite e dia, com

dentro e de fora. Quanto a problemas de dentro, devem investir seriamente em seus relacionamentos e na prestao de contas que possa ser um cuidado preventivo.
2. Russell Shedd comentou certa vez que todos temos um pouco

de lobo dentro de ns. Um exerccio para um grupo de pastores ou uma equipe pastoral madura poderia ser cada um comentar os pontos mais fortes que oferece para o grupo ou a equipe. Num segundo momento, poderiam comentar suas reas de vulnerabilidade ou fraqueza que poderiam destruir o ministrio ou a equipe. Essa humildade, honestidade e transparncia permite que o grupo de pastores ou lderes na igreja realmente cuidem uns dos outros.
3. As lgrimas de Paulo (v. 31) indicam que Paulo acostumava

revelar seu corao e ser transparente. Um lder pastoral precisa de seguir o exemplo dele; atravs desse exemplo, o grupo todo abre seu corao e se torna transparente. No pargrafo anterior (vv. 18-24), John Maxwell comenta que o corao de um lder eficaz se demonstra em Paulo atravs dele ser:

Consistente: vivendo de forma exemplar e coerente no meio de seus seguidores (v. 18) Contrito: agindo de forma humilde e revelando suas fraquezas (v. 19) Corajoso: no tendo medo algum de fazer o que era correto (v. 20) Convicto: comunicando suas convices com ousadia (v. 21) Comprometido: indo para Jerusalm, disposto a morrer por Jesus (vv. 22, 23) Cativado: demonstrando que um homem com vida entregue no precisa sobreviver (v. 24)

Sem duvida os pastores (bispos, presbteros) de feso entendiam atravs do exemplo de Paulo como cuidar um dos outros e ser um exemplo de um corao pastoral que se permitia ser pastoreado. Perguntas para Reflexo e Aplicao 1. Voc acha que existe algum motivo para colocar o chamado

para cuidar de si mesmos antes do chamado de cuidar de todo o rebanho? Por qu?
2. Quais so algumas formas de cuidar de si mesmo que

deveriam ser praticadas a nvel individual?


3. Quais so algumas formas de cuidar de si mesmos que

deveriam ser praticadas entre um grupo pequeno de pastores ou lderes na igreja?

Joo 17
A seguir vem uma parte do texto; se quiser aprofundar o conhecimento do corao de Jesus revelado nesta orao, pode ler e meditar no captulo inteiro.

Eu revelei teu nome queles que do mundo me deste. Eles eram teus; tu
7

os deste a mim, e eles tm guardado a tua palavra. tudo o que me deste vem de ti. que me enviaste
12 8

Agora eles sabem que

Pois eu lhes transmiti as palavras que me

deste, e eles as aceitaram. Eles reconheceram de fato que vim de ti e creram Enquanto estava com eles, eu os protegi e os guardei pelo nome que me deste. Nenhum deles se perdeu, a no ser aquele que estava destinado perdio, para que se cumprissem as Escrituras.
17

Santifica-os na verdade; a tua palavra a verdade.


19

18

Assim como me

enviaste ao mundo, eu os enviei ao mundo.

Em favor deles eu me santifico,

para que tambm eles sejam santificados na verdade.


26

Eu os fiz conhecer o teu nome, e continuarei a faz-lo, a fim de que o amor

que tens por mim esteja neles e eu neles esteja. Observaes 1. Doze vezes neste captulo Jesus usa a frase que me deste. A

dependncia dele no Pai profundo e consciente. Algum que pastoreia pastores ou lderes precisa seguir este exemplo de Jesus e deixar transparente sua dependncia em Deus.
2. C. S. Lewis comenta sobre Joo 15.15, 16 que ns no

escolhemos nossos amigos. Deus os escolha para ns. De forma parecida devemos entender que seja para uns meses, uns anos ou um tempo mais prolongado, um presente divino termos amizades nas quais flui pastoreio. Jesus entendeu que os discpulos (que tambm eram pastores e apstolos) foram um presente do Pai para ele.
3. Jesus se dedicou, se consagrou, se santificou, se separou (v.

19) para os Doze. Quando Deus nos d um grupo de pastores ou lderes para pastorear ou mentorear, devemos pedir que ele nos mostre em que sentido devemos nos santificar para as pessoas que o Pai nos deu e separar tempo e energia de maneira especial para eles.

Perguntas para Reflexo e Aplicao 1. Voc acha que podemos andar na direo de nos espelhar na

orao de Joo 17, orando assim para as pessoas que o Pai nos deu?
2. Quanto tempo Jesus andou com seus discpulos antes de fazer

esta orao? Quanto tempo voc pensa que teria que andar com um grupo de pastores ou lderes para poder fazer uma orao parecida?
3. Jesus foi enviado com uma misso, tinha uma obra para

completar atravs de sua vida aqui na terra. Sem dvida essa misso norteou a vida dele com os discpulos. Qual a sua misso e como isso norteia sua relao com outros pastores ou lderes?
Se quiser aprofundar seu entendimento de Joo 17, veja o livro de David Kornfield, Conhecendo o Corao de Jesus, Ed. Sepal (esgotado); esse livro excelente para estudo num grupo de pastoreio de pastores ou lderes.

2 Co 2.12-13 e 7.5-6
"12 Quando cheguei a Trade para pregar o evangelho de Cristo e vi que o Senhor me havia aberto uma porta,
13

ainda assim, no tive sossego em meu

esprito, porque no encontrei ali meu irmo Tito. Por isso, despedi-me deles e fui para Macednia" (2 Co 2.12-13). "5 Pois quando chegamos Macednia, no tivemos qualquer descanso, mas fomos atribulados de toda forma: conflitos externos, temores internos. 6 Deus, porm, que consola os abatidos, consolou-nos com a chegada de Tito "(2 Co 7.5-6). Observaes

1. Voc percebe os bons motivos que Paulo tinha para ir enfrente

em Trade? Em primeiro lugar, qualquer nova cidade j era uma alegria e desafio maravilhoso para o apstolo. chamado todo vapor! de pregar o evangelho onde Em segundo lugar, ele estava apaixonado e convicto em seu houvesse Paulo oportunidade. Sai do caminho porque Paulo est entrando a Em terceiro lugar, havia uma porta. precisava apenas de uma janela, mas aqui havia uma porta! Em quarto lugar, no era uma porta qualquer, era uma porta que o Senhor tinha aberto para ele. Sem dvida, Paulo iria detonar nessa cidade!
2. A importncia de encontrar o Tito foi maior do que todos esses

fatores. Paulo abre mo de tudo o que ele mais queria e gostava e sonhava, porque no encontrou seu companheiro, e assim no sentia sossego em seu esprito.
3. Passando de captulo 2 para 7, Paulo relata o encontro com

Tito. Apesar dos Corntios para quem ele escrevia serem crticos dele, Paulo se mostra transparente nesse texto, admitindo seus problemas e dificuldades. Seus "temores internos" e sensao de abatimento, indicam que ele era humano tambm, com fraquezas parecidas s nossas. At Jesus enfrentou horas como estas, se encontrando profundamente triste e angustiado, de tal maneira que precisava e procurava o apoio de um grupo ntimo (Mt 26.3646).
Perguntas para Reflexo e Aplicao 1. Voc teve ou tem oportunidades ministeriais no aproveitados

por no ter companheiros com quem andar? (Veja At 18.1-5 para outra ocasio quando Paulo se refreou ministerialmente at ter sua equipe junto com ele.)

2. Voc tem um "Tito" na sua vida, algum com quem voc pode

abrir seu corao para lhe consolar quando est com medo e abatido? Quando foi a ltima vez que fez isso?
3. Antes da queda, antes do pecado e Satans entrar no mundo,

Deus falou que no era bom o homem estar s. Quanto mais com todos os ataques da carne, o mundo e o diabo. Como que voc demonstra um compromisso de no andar s?

2 Tm 2.1-2
"1 Portanto, voc, meu filho, fortifique-se na graa que h em Cristo Jesus.
2

E as palavras que me ouviu dizer na presena de muitas

testemunhas, confie-as a homens fieis que sejam tambm capazes de ensinar outros." 2 Tm 2.1-2 Observaes 1. Timteo, como pastor e pastor de pastores, tinha um pai

espiritual no qual se espelhar. Em contraste com isso, muitos lderes hoje tem um esprito de "rfo". No tem uma identidade clara e conexo profunda como filho de Deus (veja Jo 5.19, 20a). Em grande parte isto porque lhes faltou o amor fundamental que precisavam de seus pais fsicos e apesar de ter um Pai celeste, no tiveram a experincia de ter um pai espiritual.
2. Paulo destaca a graa como a base de qualquer ministrio

multiplicador. Um ambiente de graa um contexto onde as pessoas se sentem seguras, crescem juntos, confiam umas nas outras, vivem de forma autntica, celebram unidas, riem muito e produzem mais (Bill Thrall, A Escalada de um Lder). Todos estamos reproduzindo "segundo nossa espcie". Que triste quando reproduzimos um ambiente de exigncia, legalismo, ativismo ou performance ao invs de um ambiente de graa onde as pessoas se sentem realmente

aceitas como so, amadas, apoiadas e tem espao para falhar, para se arriscar em novos empreendimentos e para ser afirmados no mistrio e maravilha de sua individualidade.
3. Esta passagem famosa pelas quatro geraes embutida nela

(Paulo, Timteo, homens fieis, outros).

Keith Phillips na

Formao de um Discpulo diz que nosso ministrio apenas comprovado na quarta gerao. S formar discpulos no suficiente porque o movimento cristo morrer nessa segunda gerao. Formar discipuladores bem melhor, mas ainda assim o cristianismo morrera na seguinte (terceira) gerao. Precisamos nos multiplicar em formadores de

discipuladores. Se fizermos isso, a igreja de Jesus continuar crescendo at ele voltar.


Perguntas para Reflexo e Aplicao 1. Paulo chama Timteo de filho. Voc tem um pai espiritual ou

mentor? Qual a diferena que isso faz para voc?


2. Voc tem filhos espirituais que refletem sua vida e viso? Por

que ou porque no?


3. Comentamos que a graa a base para um ministrio

multiplicador. Como que voc experimenta e multiplica um ambiente de graa?

You might also like