You are on page 1of 32

423122

VESTIBULAR DE INvERNO 2012

PRIMEIRA FASE

001. PROVA DE CONHEcIMENTOS GERAIS

Confira seus dados impressos neste caderno. Esta prova contm 86 questes objetivas e ter durao total de 4h30. Para cada questo, o candidato dever assinalar apenas uma alternativa. Com caneta de tinta azul ou preta, assine a folha de respostas e marque a alternativa que julgar correta. Nas questes de Lngua Estrangeira, responda apenas quelas referentes sua opo (Ingls ou Espanhol). Encontra-se neste caderno a classificao peridica, a qual, a critrio do candidato, poder ser til para a resoluo de questes. O candidato somente poder entregar a folha de respostas e sair do prdio depois de transcorridas 3h30, contadas a partir do incio da prova.

10.06.2012

RAScUNHO

O S T QUE

RESPOSTA
A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A B B B B B B B B B B B B B B B B B B B B B B B B B B B B B B C C C C C C C C C C C C C C C C C C C C C C C C C C C C C C D D D D D D D D D D D D D D D D D D D D D D D D D D D D D D E E E E E E E E E E E E E E E E E E E E E E E E E E E E E E

QUE

O ST

RESPOSTA
A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A B B B B B B B B B B B B B B B B B B B B B B B B B B B B B B C C C C C C C C C C C C C C C C C C C C C C C C C C C C C C D D D D D D D D D D D D D D D D D D D D D D D D D D D D D D E E E E E E E E E E E E E E E E E E E E E E E E E E E E E E

O ST QUE

RESPOSTA
A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A B B B B B B B B B B B B B B B B B B B B B B B B B B C C C C C C C C C C C C C C C C C C C C C C C C C C D D D D D D D D D D D D D D D D D D D D D D D D D D E E E E E E E E E E E E E E E E E E E E E E E E E E

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30

31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60

61 62
63

64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86

423122

001. PROVA DE CONHEcIMENTOS GERAIS

10.06.2012

UFTM1201/001-ConhecGerais

QUESTO 01 As planrias, alm de se reproduzirem sexua damente, tambm podem se reproduzir por fragmentao e regenerao, quando as partes perdidas regeneram-se e do origem a novos indivduos.

QUESTO 02 Na saga cinematogrfica Crepsculo, o vampiro Edward encontra-se com a humana Bella luz do dia, o que seria fatal para vampiros de outros filmes.

(www.sobiologia.com.br)

(www.google.com.br)

De acordo com essa forma reprodutiva, possvel concluir que os descendentes formados (A) apresentaro variabilidade gentica, devido ocorrncia de crossing-over. (B) sero geneticamente idnticos entre si, porque resultaram de sucessivas fecundaes. (C) sero geneticamente idnticos entre si, porque resultaram de sucessivas divises mitticas. (D) sero geneticamente diferentes entre si, porque nos ncleos celulares ocorreram segregaes cromossmicas. (E) produziro tambm novas geraes com genes totalmente diferentes entre si, caso se reproduzam dessa mesma forma.

Edward uma personagem de fico, mas, na vida real, se uma pessoa no se expuser periodicamente luz do sol, ela (A) provavelmente teria xeroftalmia e posteriormente ficaria cega. (B) teria maior chance de desenvolver escorbuto e menor de cncer de pele. (C) poderia ter descamaes na pele e grande chance de ter quadros hemorrgicos. (D) teria maior chance de desenvolver raquitismo e dificilmente teria cncer de pele. (E) no teria cncer de pele, porm desenvolveria beribri.

QUESTO 03 So caractersticas que diferenciam os mamferos dos outros vertebrados: (A) circulao fechada, placenta e fecundao interna. (B) msculo diafragma, hemcias anucleadas e pelos. (C) endotermia, glndula sebcea e tela subcutnea. (D) glndula sudorpara, dentes diferenciados e lquido amnitico. (E) pulmes alveolares, pele queratinizada e cordo umbilical.

UFTM1201/001-Conhecimentos Gerais

QUESTO 04 Analise a genealogia. B+ AB AB+ O

QUESTO 06 Uma planta da mata atlntica foi submetida a condies ideais de temperatura, umidade no solo e concentrao de gs carbnico, e mantida sob luminosidade natural ao longo dos dias. O grfico que melhor expressa a variao da transpirao, ao longo de pelo menos dois dias, indicado em

A Ana B+ Ana e Tho so irmos e no sabiam os seus respectivos tipos sanguneos. Antes de se submeterem ao teste sanguneo, seria possvel deduzir algumas informaes, com base nessa genealogia. Assim, pode-se afirmar corretamente que (A) a probabilidade de Ana gerar uma criana do grupo AB e Rh positivo 1/4. (B) Tho pertence ao grupo sanguneo receptor universal e pode ser Rh positivo. (C) Ana pertence obrigatoriamente ao grupo sanguneo B e Rh positivo. (D) a probabilidade de Tho pertencer ao grupo doador universal 1/2.
perda de gua por transpirao

Tho (A)

perda de gua por transpirao


0 6 12 18 24 6 12 18 24 horas do dia

(B)

perda de gua por transpirao


0 6 12 18 24 6 12 18 24 horas do dia 0 6

(E) Ana poderia gerar uma criana com eritroblastose fetal para o fator Rh. (C)

QUESTO 05 Giuseppe Arcimboldo, artista italiano do sculo XVI, pintava quadros nos quais a juno de vrios objetos resultava na figura humana.

12

18

24

12

18

24

horas do dia

(D)

perda de gua por transpirao


0 6

12

18

24

12

18

24

(www.schubincafe.com)

horas do dia

(A) so derivados, em sua maioria, de ovrios de diferentes flores. (B) so produzidos por plantas gimnospermas e pteridfitas.

(E)

perda de gua por transpirao


0 6

O detalhe em questo de um de seus quadros apresenta, por exemplo, alguns rgos vegetais que formam o rosto de uma pessoa, o Imperador Rodolfo II. Com relao a estes rgos vegetais representados, pode-se afirmar que

(C) possuem sementes com embries e endosperma haploide. (D) so todos frutos partenocrpicos, portanto, sem sementes. (E) so todos pseudofrutos, originados a partir dos pednculos florais.
5

12

18

24

12

18

24

horas do dia

UFTM1201/001-Conhecimentos Gerais

QUESTO 07 Os eritroblastos so clulas que apresentam ncleo e vrias organelas membranosas. Durante a diferenciao celular, formam-se os eritrcitos (hemcias), que so anucleados e no possuem organelas. Ao longo desse processo, o ncleo (A) eliminado por endocitose e os lisossomos realizam a heterofagia das organelas celulares, eliminando-as da clula. (B) eliminado por clasmocitose e os peroxissomos realizam a autofagia, autodestruindo as organelas celulares. (C) eliminado por exocitose e os lisossomos realizam a autofagia, processo que leva destruio das organelas. (D) destrudo no interior da clula, juntamente com vrias organelas, pelas enzimas contidas nos lisossomos. (E) destrudo no interior da clula pelas enzimas dos peroxissomos e as organelas so destrudas pelas enzimas lisossmicas.

QUESTO 10 O miclio vegetativo de um nico indivduo da espcie Armillaria ostoyae, que ocorre no estado de Oregon (EUA), expande-se por cerca de 8,9 km2 de rea e provavelmente deve ter 2400 anos e centenas de toneladas, o que o qualifica como o maior organismo da Terra.
(Snia Lopes e Srgio Rosso, Bio, volume 2, 2010. Adaptado.)

De acordo com o texto, possvel afirmar que esse organismo (A) consegue obter seus nutrientes por absoro, aps a realizao da digesto extracorprea. (B) autotrfico, dependente da luz para conseguir produzir sua prpria matria orgnica. (C) apresenta parede celular celulsica, que fornece uma grande sustentao para mant-lo com esse porte. (D) possui tecidos com diferentes funes para manter essa gigantesca estrutura e conservar-se vivo.

QUESTO 08 Os ovos de alguns grupos de vertebrados apresentam os anexos embrionrios mnio, crio e alantoide, que foram fundamentais para a conquista do ambiente terrestre. De acordo com a teoria evolutiva proposta por Charles Darwin, pode-se afirmar que: (A) para sobreviver nesse ambiente, esses animais tiveram que desenvolver esses anexos. (B) esses animais, uma vez tendo desenvolvido esses anexos, puderam sobreviver nesse ambiente. (C) o ambiente terrestre promoveu a ocorrncia de mutaes que geraram esses anexos. (D) esses anexos s se desenvolveram porque o ambiente induziu a sua formao. (E) a manuteno desses anexos no dependeu do tipo de ambiente em que esses animais estavam.

(E) armazena amido e laminarina, que so molculas mais estveis e so consumidos lentamente.

QUESTO 11 Uma rea florestal, de relevo plano, foi desmatada para a construo de um condomnio fechado, na cidade de Uberaba. Em razo de uma ordem judicial, porm, o local ficou abandonado por alguns anos. Nessa situao, correto afirmar que: (A) os mesmos vegetais iro ocupar essa rea e recuperar totalmente o ecossistema local, gerando a mesma floresta. (B) haver nessa rea um aumento da biodiversidade depois de certo tempo, possivelmente superando a que havia anteriormente. (C) a rea ser ocupada inicialmente por rvores e arbustos; depois, ser povoada por gramneas e lquens. (D) haver uma ocupao sucessiva por diferentes organismos, porm, no possvel afirmar que os mesmos vegetais faro parte dessa floresta. (E) o solo ficar nu, transformando-se em um ambiente com caractersticas desrticas, pois no ser possvel seres vivos sobreviverem nesse local.

QUESTO 09 Muitos jovens ficam expostos a sons de elevada intensidade, como em casas noturnas e shows, alm de utilizar fones de ouvido, de forma que quem os circunda tambm ouve a msica. A exposio prolongada a rudos de tais intensidades pode causar danos irreversveis audio, que so devidos (A) destruio dos ossculos da orelha mdia, impedindo a transformao da energia mecnica em qumica. (B) ao rompimento da membrana timpnica, que no transmite as ondas sonoras aos ossculos da orelha interna. (C) destruio de algumas substncias no interior da orelha mdia, sem as quais a orelha interna no estimulada. (D) impossibilidade do ar contido no interior da cclea estimular as clulas sensoriais dos canais semicirculares. (E) aos danos s clulas ciliadas presentes no interior da cclea, que deixam de transformar energia mecnica em eltrica.

UFTM1201/001-Conhecimentos Gerais

QUESTO 12 Num trecho plano e horizontal de uma estrada, um carro faz uma curva mantendo constante o mdulo da sua velocidade em 25 m/s. A figura mostra o carro em duas posies, movendo-se em direes que fazem, entre si, um ngulo de 120.

QUESTO 13 Boleadeira o nome de um aparato composto por trs esferas unidas por trs cordas inextensveis e de mesmo comprimento, presas entre si por uma das pontas. O comprimento de cada corda 0,5 m e o conjunto colocado em movimento circular uniforme, na horizontal, com velocidade angular w de 6 rad/s, em disposio simtrica, conforme figura.

V
120

A Desprezando-se a resistncia imposta pelo ar e considerando que o conjunto seja lanado com velocidade v (do ponto de juno das cordas em relao ao solo) de mdulo 4 m/s, pode-se afirmar que o mdulo da velocidade resultante da esfera A no momento indicado na figura, tambm em relao ao solo, , em m/s,

Considerando a massa do carro igual a 1000 kg, pode-se afirmar que, entre as duas posies indicadas, o mdulo da variao da quantidade de movimento do veculo, em (kg m)/s, igual a (A) 10000. (B) 12500. (C) 25000. (D) 12500 2 . (E) 25000 2 .

(A) 3. (B) 4. (C) 5. (D) 6. (E) 7.

QUESTO 14 Analisando as Leis de Newton, pode-se concluir corretamente que: (A) O movimento retilneo e uniforme consequncia da aplicao de uma fora constante sobre o corpo que se move. (B) A lei da inrcia prev a existncia de referenciais inerciais absolutos, em repouso, como o caso do centro de nossa galxia. (C) Para toda ao existe uma reao correspondente, sendo exemplo dessa circunstncia a fora normal, que reao fora peso sobre objetos apoiados em superfcies planas. (D) Se um corpo dotado de acelerao, esta certamente consequncia da ao de uma fora, ou de um conjunto de foras de resultante diferente de zero, agindo sobre o corpo. (E) A fora centrfuga uma fora que surge em decorrncia da lei da inrcia, sobre corpos que obedecem a um movimento circular e que tem como reao a fora centrpeta.

UFTM1201/001-Conhecimentos Gerais

QUESTO 15 Um pedreiro, ao mover sua colher, d movimento na direo horizontal a uma poro de massa de reboco, de 0,6 kg, que atinge perpendicularmente a parede, com velocidade de 8 m/s. A interao com a parede inelstica e tem durao de 0,1 s. No choque, a massa de reboco se espalha uniformemente, cobrindo uma rea de 20 cm. Nessas condies, a presso mdia exercida pela massa sobre os tijolos da parede , em Pa, (A) 64 000. (B) 48 000. (C) 36 000. (D) 24 000. (E) 16 000.

QUESTO 17 Foram colocadas em uma caixa trmica, que contm gelo a 0 C, 180 latinhas de refrigerante, de 350 mL cada, que se encontravam inicialmente a 20 C.

QUESTO 16 Um aeromodelo de 200 g de massa arremessado na horizontal por meio de um dispositivo que lembra um estilingue. O bico do aeromodelo enganchado a uma tira elstica, que ento distendida em 40 cm, conforme representado na figura.

Considere que 180 latinhas equivalem a 3 kg de alumnio, que a densidade do refrigerante 1g/mL, que o calor especfico do alumnio 0,2 cal/(g C), o calor especfico do refrigerante 1,0 cal/(g C) e que o calor latente de fuso do gelo vale 80 cal/g. Despreze ainda a capacidade trmica da caixa e suponha que no haja troca de calor com o meio ambiente. Para que o lquido no interior das latinhas de alumnio atinja a temperatura de 0 C ainda em estado lquido, a massa aproxi mada de gelo em fuso, em kg, que dever ser convertida em gua a 0 C ser (A) 18.

Sabe-se que 80% da energia acumulada na tira elstica convertida em energia cintica para o aeromodelo e que, no momento em que a tira elstica fica relaxada e desengata do bico do aeromodelo (instante final do lanamento), a velocidade do aeromodelo tem mdulo igual a 10 m/s. O grfico representa a fora elstica em funo da distenso da tira. O coeficiente angular da funo representada a constante elstica da tira.
F(N)

(B) 16. (C) 14. (D) 10. (E) 8.

QUESTO 18 Um tanque metlico em forma de paraleleppedo possui em seu interior uma parede que o divide em duas cmaras. Uma das cmaras (cmara 1) completamente preenchida com gua, que se encontra em equilbrio trmico com o tanque. O conjunto levado a aquecimento abaixo do ponto de fervura da gua e, devido dilatao, parte da gua transborda para a segunda cmara (cmara 2). A dilatao real da gua corresponde ao volume derramado na cmara 2, (A) mais a dilatao da cmara 1. (B) mais as dilataes das cmaras 1 e 2. (C) menos as dilataes das cmaras 1 e 2. (D) mais a dilatao da cmara 1 subtrado da dilatao da cmara 2. (E) menos a dilatao da cmara 1 somado dilatao da cmara 2.

Fmx

40

distenso (cm)

A intensidade da fora elstica mxima exercida pela tira no momento inicial do lanamento, , em N, aproximadamente, (A) 44. (B) 51. (C) 63. (D) 77. (E) 82.

UFTM1201/001-Conhecimentos Gerais

QUESTO 19 Uma prtica comum dos cabeleireiros mostrar aos seus clientes o resultado final de seu trabalho, utilizando um par de espelhos planos.

QUESTO 20 Assinale a alternativa que indica corretamente os efeitos de um processo de eletrizao. (A) Ao final de um processo de eletrizao por contato entre dois corpos condutores, os corpos ficam carregados com cargas eltricas de sinais opostos. (B) O processo de eletrizao por induo o nico que gera, nos dois corpos envolvidos, cargas eltricas de mesmo sinal. (C) No processo de eletrizao por contato entre dois corpos condutores idnticos, cada corpo fica carregado com cargas eltricas de mesmo valor absoluto. (D) Aps um processo de eletrizao por atrito, os dois corpos envolvidos tendem a se repelir mutuamente. (E) Antes do aterramento no processo de eletrizao por induo, na superfcie do corpo induzido voltada para o indutor, acumulam-se cargas eltricas de mesmo sinal que as do indutor.

Sobre a malha quadriculada, esto dispostos os espelhos E1 (grande) e E2 (pequeno), o ponto (O) em que o observador olha de frente o espelho maior E2 e os pontos A, B, C, D e E que ficam localizados atrs (costas) do observador.

QUESTO 21

A O E1 B C D E E2

Uma haste isolante, homognea e apoiada em seu centro geomtrico equilibra quatro pequenas esferas idnticas e de massas desprezveis, carregadas com cargas eltricas QA, QB, QC e QD, posicionadas como mostra a figura. QA QB QC
2 mm

1 mm

QD

Dos cinco pontos que aparecem sobre a malha, o observador, considerando apenas a dupla reflexo e supondo que seu corpo no atrapalhe a viso de pontos refletidos, v somente (A) o ponto A. (B) o ponto E. (C) os pontos B e C. (D) os pontos C, D e E. (E) os pontos A, B, C e D.

Se as intensidades das cargas eltricas QB, QC e QD so iguais a Q, a carga eltrica QA, para que seja mantido o equilbrio horizontal da haste, igual a (A) Q/4. (B) Q/2. (C) Q. (D) 2Q. (E) 4Q.

UFTM1201/001-Conhecimentos Gerais

QUESTO 22 Um suporte feito de plstico na forma de U pode girar livre mente paralelo ao plano xy, sobre o eixo E, vertical e paralelo ao eixo z. Por meio de uma haste fina, paralela ao plano xy, presa ao suporte, um m, em forma de barra, gira livremente ao redor do seu eixo de simetria A, coaxial haste. Paralelamente ao plano xz e na coordenada y = 0, uma espira circular de raio r, cujo centro est contido no eixo A de simetria do m, percorrida no sentido horrio pela corrente eltrica i, conforme indica a figura.

QUESTO 23 Os climogramas 1 e 2 indicam dois tipos climticos que ocorrem no Brasil. figura 1
P (mm) 500 400 300 200 T (C) 25 20 15 10 5 J F M AM J J A S O N D Pluviosidade mdia Temperatura mdia 0

z
M

100 0

figura 2
A
P (mm) 600 T (C) 30 25 20 15 10 5 J F M AM J J A S O N D Pluviosidade mdia Temperatura mdia 0

y x
E

500 400 300 200 100 0

Com a passagem da corrente eltrica i na espira, a direo do eixo M, que passa pelos polos N e S do m, se tornar paralela ao eixo (A) x, com o norte do m apontando para o sentido positivo desse eixo. (B) x, com o norte do m apontando para o sentido negativo desse eixo. (C) y, com o norte do m apontando para o sentido positivo desse eixo. (D) y, com o norte do m apontando para o sentido negativo desse eixo. (E) z, com o norte do m apontando para o sentido positivo desse eixo.

(Lucia Marina Alves de Almeida, 2005.)

Os dois tipos climticos representados pelos climogramas 1 e 2, so, respectivamente, (A) equatorial, com chuvas abundantes e pequena amplitude trmica ao longo do ano; e subtropical, com chuvas bem distribudas ao longo do ano e grande variao trmica. (B) tropical tpico, com duas estaes bem definidas, vero chuvoso e inverno seco; e subtropical, com chuvas bem distribudas ao longo do ano e grande variao trmica. (C) tropical tpico, com duas estaes bem definidas, vero chuvoso e inverno seco; e equatorial, com chuvas abundantes e pequena amplitude trmica ao longo do ano. (D) tropical tpico, com duas estaes bem definidas, vero seco e inverno com temperaturas amenas; e equatorial, com chuvas abundantes e pequena amplitude trmica ao longo do ano. (E) equatorial, com chuvas abundantes e pequena amplitude trmica ao longo do ano; e tropical continental, com pequena interferncia das massas de ar ocenicas.

UFTM1201/001-Conhecimentos Gerais

10

QUESTO 24 O clima tropical tpico ou continental apresenta duas estaes bem definidas, com um vero chuvoso e um inverno seco; ocorre no Brasil e em grande parte da frica. J o clima subtropical, encontrado nas reas de transio do clima tropical para o clima temperado, apresenta chuvas bem distribudas, aumento da amplitude trmica e estaes mais definidas ao longo do ano.
(Lucia Marina Alves Almeida, 2005. Adaptado.)

QUESTO 25 Observe o mapa.


Mar Negro

Ma rC s pi o

MAR MEDITERRNEO

ol

fo

rs

ic

Ma er m rV elh o

B C

OCEANO NDICO

(Atlas geogrfico escolar, 2007. Adaptado.)

Assinale a alternativa que identifica o pas, em vermelho no mapa, e a causa do conflito atual existente em seu territrio. (A) Repblica da Turquia, onde a minoria curda pleiteia maior liberdade poltica e a criao de um Estado independente na regio prxima Sria e ao Iraque.

(B) Sria, onde a populao luta por um estado mais democrtico e contra o governo do ditador Bashar Al Assad. (C) Repblica da Turquia, onde as foras armadas da ONU combatem os soldados do governo ditador de Bashar Al Assad. (D) Sria, onde o regime democrtico no conseguiu ser implantado aps a queda do governo ditador de Bashar Al Assad. (E) Repblica da Turquia, onde a luta por poos de petrleo vem desencadeando guerras civis por toda a nao.

(www.brcactaceae.org. Adaptado.)

As reas de abrangncia no mapa do Brasil dos dois tipos climticos destacados no texto correspondem, respectivamente, (A) s reas B e A. (B) s reas A e B. (C) s reas D e A. (D) s reas B e C. (E) s reas A e D.

11

UFTM1201/001-Conhecimentos Gerais

QUESTO 26 O Coeficiente de Gini uma relao estatstica para medir a desigualdade social, incluindo a distribuio de renda, e varia de 0 (zero) a 1 (um). O grfico apresenta, no perodo de 2005 a 2009, os coeficientes encontrados em alguns pases do G20, onde para a distribuio de renda o coeficiente 0 corresponde completa igualdade na renda (todos detm a mesma renda per capita) e o coeficiente 1 corresponde completa desigualdade entre as rendas. COEFIcIENTE DE GINI DA RENDA EM PASES DO G20, 2005-2009
0,7

QUESTO 27 Analise as informaes sobre a expanso das megacidades. AgLOMERAES URBANAS cOM MAIS DE 10 MILHES DE HABITANTES

Los Angeles

Estados Unidos

Nova York

Coeficiente de Gini da renda (mais recente)

0,6 0,5 0,4 0,3 0,2 0,1 0

Estados Unidos

Cidade do Mxico
Mxico

Ano em que passou de 10 milhes de habitantes


1950 1985 1995

Rio de Janeiro So Paulo


Brasil Argentina

Frana Coreia Alemanha Canad Itlia Austrlia ndia Reino Unido Japo Estados Unidos Indonsia Argentina Turquia China Rssia Mxico Brasil frica do Sul

2005 2015* 2025*

Buenos Aires

*Previso

(www.oxfam.org. Adaptado.)

A partir da anlise do grfico, correto afirmar que, no perodo e dentre os pases analisados, (A) o Brasil o segundo pas com maior desigualdade na distribuio de renda dentre os pases do G20. (B) o Brasil apresenta a melhor taxa de distribuio de renda dos pases da Amrica Latina. (C) assim como no Brasil, os governos de pases de economias emergentes priorizaram a melhoria na distribuio de renda. (D) a frica do Sul apresenta a melhor distribuio de renda do grupo em funo dos recursos minerais existentes em seu territrio. (E) pases desenvolvidos como Frana, Alemanha e Canad, embora apresentem economia estvel, possuem elevados ndices de desigualdade social.
Frana

Moscou Paris

Fed. Russa

Istambul Turquia Lahore Cairo


Egito

Pequim Dlhi
ndia

Coreia do Sul

Seul

Paquisto

Karachi

Daca

China

Xangai

Tquio
Japo

Lagos
Nigria

Mumbai Calcut Madras Kinshasa


Rep. Dem. do Congo

Bangladesh

Osaka Guangzhou Shenzen Manila


Filipinas

Jacarta

Indonsia

(Guia do estudante, 2010. Adaptado.)

Assinale a alternativa correta sobre as megacidades. (A) Concentravam-se nos pases ricos mas, desde 2005, esto principalmente presentes nos continentes americano e africano. (B) Em 2025 estaro principalmente concentradas na Europa e frica. (C) Com o envelhecimento da populao, deixaro de existir na Europa. (D) Concentravam-se nos pases ricos, mas sero maioria nos pases asiticos em 2025. (E) A partir de 2015 sero a maioria das cidades da sia.

UFTM1201/001-Conhecimentos Gerais

12

QUESTO 28 Na Turquia, o conflito do Estado com os curdos existe h 25 anos. Criado em 1978, o Partido dos Trabalhadores do Curdisto quer a criao de um novo Estado independente na poro asitica da Turquia, especificamente no sudeste da antiga Anatlia. Indique a alternativa sobre o conflito na Turquia que melhor caracteriza a razo exposta. (A) Luta tnica para ampliao dos direitos polticos. (B) Luta pela liberdade religiosa. (C) Luta armada para impedir o avano das foras iranianas em territrio turco. (D) Luta pela hegemonia geopoltica no Oriente Mdio. (E) Luta pela fronteira entre os pases onde existem grandes reservas minerais a serem exploradas comercialmente. QUESTO 29 [...] podem ser considerados verdadeiros santurios ecolgicos, uma vez que a gua regula o ritmo de reproduo de inmeras espcies. Entretanto, so afetados pela ao agressiva da sociedade humana. No primeiro caso, a agresso vem da eroso nas cabeceiras dos rios que correm na direo da plancie, alm dos agrotxicos. Quanto outra rea, a especulao imobiliria, juntamente com o lanamento dos esgotos urbanos, coloca em risco a manuteno de importante habitat para inmeras espcies de peixes e crustceos [...].
(Roberto Filizola. Geografia, 2005. Adaptado.)

QUESTO 31

EUA probem a entrada de suco de laranja concentrado do Brasil


O suco concentrado no mais entrar no mercado daquele pas. Doze navios brasileiros com o produto foram barrados, o que causou um prejuzo estimado em 50 milhes de dlares. [...] Os americanos fizeram testes no suco do Brasil e detectaram a presena de um agrotxico que no mais usado nos EUA. [...] No campo, as laranjas que sero colhidas em maio j foram pulverizadas com o defensivo banido dos Estados Unidos. J o que acontecer com a prxima safra brasileira, ainda uma incerteza.
(Tribuna Hoje, 20.02.2012. Adaptado.)

De acordo com o texto e com conhecimentos sobre produo agrcola, correto afirmar que a produo de laranja no Brasil est (A) voltada ao mercado interno e ao consumo in natura, pois as exportaes no ocupam lugar de destaque na economia nacional. (B) articulada a processos industriais para produo de suco comercializado no mercado externo e, por isso, possui um rgido controle de qualidade ambiental sem causar danos ao meio ambiente rural. (C) articulada a processos industriais e voltada ao mercado externo, mas que, pelo uso excessivo de defensivos agrcolas, apresenta problemas de contaminao do meio ambiente e dos trabalhadores rurais. (D) organizada em pequenas propriedades rurais, com emprego de mo de obra familiar. (E) organizada em grandes propriedades rurais, totalmente meca nizadas e, por isso, apresenta um rgido controle no uso dos defensivos agrcolas. QUESTO 32 A organizao do espao geogrfico atravs de redes de comunicao eliminou a necessidade de fixar as atividades econmicas num determinado lugar. Isso vale para um grande nmero de servios, que podem ser prestados a partir de qualquer lugar do mundo para qualquer outro, bastando que estes locais estejam conectados. Sobre essas redes de comunicao, correto afirmar que: (A) eliminaram as restries produtivas dos diferentes espaos geogrficos, criando condies de trabalho igualitrias em todos os pases do mundo. (B) contriburam, pela velocidade da informao e diversidade de servios, para a disperso geogrfica dos processos produtivos industriais, cujas etapas esto localizadas em diferentes pases. (C) possibilitaram a disseminao dos lucros das empresas multinacionais, pela interligao de sistemas industriais de produo. (D) ampliaram as trocas no comrcio internacional, mas no possibilitaram grandes transformaes na organizao do espao geogrfico mundial. (E) diminuram, por sua ampliao, as desigualdades sociais entre os pases, tendncia mundial da atualidade.
13
UFTM1201/001-Conhecimentos Gerais

Assinale a alternativa que indica, respectivamente, as duas reas brasileiras descritas. (A) Pantanal e Amaznia. (B) Pantanal e Zona Costeira. (C) Zona Costeira e Pantanal. (D) Amaznia e Zona Costeira. (E) Zona Costeira e Amaznia. QUESTO 30 A violncia urbana um dos principais problemas que o homem enfrenta na atualidade. , em diferentes nveis, comum em muitos pases do mundo. De acordo com Pedrazzini (2006), os franceses, por exemplo, j no dissociam a insegurana dos espaos pblicos. No mbito da temtica da violncia encontra-se sua face ilegal: a criminalidade. Por se tratar de um desafio crescentemente significativo na sociedade atual, algumas modalidades do crime podem provocar modificaes espaciais e no comportamento das pessoas.
(Lucia Gerardi e Silvia Ortigoza (orgs.). Temas da Geografia Contempornea, 2009. Adaptado.)

A temtica abordada no texto relaciona a violncia urbana s modificaes espaciais no espao urbano. Assinale a alternativa que indica um exemplo de correlao. (A) Construo de estaes de metr. (B) Ocupao das margens dos rios. (C) Ocupao de reas com grandes declividades. (D) Construo de vias de trnsito rpido. (E) Construo de condomnios fechados.

QUESTO 33 A mecanizao da colheita, seja na cana ou em qualquer outra lavoura, altera o perfil do empregado, pois cria oportunidades para outros trabalhadores especializados, [...] e reduz a demanda dos empregos de baixa escolaridade. BRASIL PROPORO DE TRATORISTAS NA cANA-DE-AcAR E EM OUTRAS LAVOURAS, EM 1992 E 2007.
45,0 40,0 35,0 30,0 25,0 20,0 15,0 10,0 5,0 0,0 agricultura arroz caf cana-de-acar 1992 2007 mandioca milho soja IBGE

QUESTO 34 Leia os excertos da obra 100 textos de Histria Antiga, organizada por Jaime Pinsky, de 1980. Eu sou o rei que transcende entre os reis, Minhas palavras so escolhidas, Minha inteligncia no tem rival.
(Hamurbi, 1792-1750 a.C. Autopanegrico.)

O fundamento do regime democrtico a liberdade [...]. Uma caracterstica da liberdade ser governado e governar por turno [...]. Outra viver como se quer; pois dizem que isto resultado da liberdade, j que o prprio do escravo viver como no quer.
(Aristteles, 384-322 a.C. Poltica.)

A partir dos textos, pode-se afirmar que (A) os fundamentos do poder poltico eram os mesmos para Hamurbi e Aristteles. (B) a democracia, segundo Aristteles, imps o abandono do regime escravista. (C) Hamurbi considerava que o governante deveria ser escolhido entre os mais sbios. (D) expressam diferentes concepes sobre as relaes entre governantes e governados. (E) a dinastia esclarecida, com doses de despotismo e liberdade, era defendida por ambos.

(Fabola de Oliveira. Ocupao, emprego e remunerao na cana-de-acar e em outras atividades agropecurias no Brasil, de 1992 a 2007, 2009. Adaptado.)

Pela leitura do texto e do grfico, assinale a alternativa correta sobre emprego e produo de cana-de-acar no Brasil. (A) Cultura com predomnio de mo de obra qualificada, gerando o aumento da produtividade e da demanda de emprego de baixa escolaridade. (B) Aumento da mecanizao, reduzindo a oferta de empregos de baixa escolaridade em 2007. (C) Aumento da produo mecanizada, com reduo dos postos de trabalho e extino da figura do boia-fria. (D) Aumento da mecanizao e ampliao dos postos de trabalho para a mo de obra de baixa escolaridade desde 1992. (E) Aumento da oferta de postos de trabalho para trabalhadores no especializados, como tendncia das demais lavouras brasileiras analisadas.

QUESTO 35 Imperador de Roma entre 253 e 260, Valeriano escreveu: No consideramos que os coloni [colonos] tenham a liberdade de abandonar a terra qual esto presos por sua situao e nascimento. Se o fizerem, que sejam trazidos de volta, acorrentados e castigados.
(Apud Gordon V. Childe. O que aconteceu na histria, 1973.)

A determinao imperial ocorreu (A) por ocasio da abolio da escravatura e consequente desorganizao gerada pela mudana do regime de trabalho. (B) em um momento de crise do Imprio, quando a situao de arrendatrios e camponeses deteriorou-se. (C) em funo das invases dos povos que viviam fora do Imprio, o que propiciou a fuga dos colonos. (D) em represlia s atitudes dos cristos, que condenavam os trabalhos forados e promoviam revoltas. (E) por conta do incio da expanso do Imprio, que exigiu um grande exrcito e causou o despovoamento dos campos.

UFTM1201/001-Conhecimentos Gerais

14

QUESTO 36 [...] para satisfazer as faltas e necessidades dos da fortaleza, comearam a afluir diante da porta, junto da sada do castelo, negociantes, [...] mercadores de artigos custosos, em seguida taberneiros, depois hospedeiros para a alimentao e albergue dos que mantinham negcios com o senhor [...]. Os habitantes de tal maneira se agarraram ao local que em breve a nasceu uma cidade importante.
(Jean Lelong, cronista do sculo XIII, apud Fernanda Espinosa. Antologia de textos histricos medievais, 1972.)

QUESTO 38 Leia o trecho, escrito por uma operria inglesa, que trabalhou durante a Primeira Guerra Mundial, 1914-1918, em uma fbrica de munio, e observe o cartaz produzido nos EUA por J. Howard Miller, durante a Segunda Guerra Mundial, 1939-1945. No sei dizer quanto as outras ganhavam na fbrica de bombas, mas sei que eles pagavam apenas 25 centavos por semana a cada moa para ench-las, o que no era muito. Alis, no dava para viver com esse dinheiro, pois precisvamos comer e no ganhvamos refeies. Mas, quando elas entraram em greve, o salrio aumentou uns 5 ou 6 centavos por semana, e foi criado um sistema de bonificao.
(Mary Brough-Robertson apud Max de Arthur. Vozes esquecidas da 1. Guerra Mundial, 2011.)

O texto refere-se (A) s transformaes ocorridas na Europa Ocidental a partir do sculo XI, quando as atividades comerciais intensifica ram-se. (B) ao processo de criao das corporaes de ofcios, com suas regras e rituais especficos para cada profisso. (C) crescente insegurana que marcou o perodo medieval, razo pela qual se procurava viver em torno de fortificaes. (D) baixa produo dos feudos, que dependiam de fornecedores externos para assegurar a sobrevivncia de seus moradores. (E) s lutas entre senhores feudais e senhores urbanos pelo controle da produo agrcola, principal fonte de impostos.

QUESTO 37 Os homens ilustrados da nossa poca no podem deixar de aqui enxergar o fator histrico predominante da revoluo de independncia sul-americana, inspirada e movida, de maneira assaz evidente, pelos interesses da populao crioula [descendentes de espanhis nascidos na Amrica] e, ainda, da espanhola, muito mais do que pelos interesses da populao indgena. Analisada, no contexto da histria mundial, a independncia sul-americana apresenta-se ditada pelas necessidades do desenvolvimento da civilizao ocidental ou, mais exatamente, capitalista.
(Jos Carlos Maritegui. Sete ensaios de interpretao da realidade peruana, 1975.)

We can do it! Ns podemos fazer!


(www.history.com)

Os documentos permitem afirmar: (A) graas ao feminismo, que se tornou uma fora social, as mulheres conquistaram igualdade de direitos no mercado de trabalho. (B) as guerras mundiais travadas na primeira metade do sculo XX exigiram a mobilizao de toda a sociedade no esforo para vencer os inimigos. (C) as tentativas de se valer do trabalho feminino foram improdutivas, pois as mulheres no se adaptaram ao rigor do ritmo fabril. (D) os modernos armamentos industriais, graas a sua preciso, protegem a populao civil dos enfrentamentos blicos. (E) a produo industrial do perodo era pouco especializada, uma vez que ainda comportava o trabalho feminino.

A partir do texto, infere-se que (A) o movimento de independncia da Amrica do Sul foi resultado das lutas internas que opuseram indgenas e brancos. (B) a independncia abalou o domnio da populao crioula, que no mais contava com a proteo da metrpole europeia. (C) os interesses dos ndios da Amrica s foram respeitados aps a independncia, quando foram reconhecidos como civilizados. (D) a noo de igualdade entre naes e povos levou ao reconhe cimento do direito independncia das reas coloniais. (E) o fim dos domnios espanhol e portugus na Amrica do Sul estava em consonncia com as necessidades do capital industrial.

15

UFTM1201/001-Conhecimentos Gerais

QUESTO 39 Observe o mapa.


Equador
MARANHO MARANHO CEAR
Fernando de Noronha

QUESTO 41 No Brasil, os anos que se seguiram Independncia foram marcados por crises polticas e revoltas em vrias provncias. A situao ganhou novos rumos com o Golpe da Maioridade, que pode ser caracterizado como (A) o movimento que afastou D. Pedro I e deu incio ao Perodo Regencial. (B) a luta entre monarquistas e republicanos, que marcou o Primeiro Reinado.
OCEANO ATLNTICO
PORTO SEGURO

RIO GRANDE

ITAMARAC

PERNAMBUCO

BAHIA DE TODOS-OS-SANTOS

DOMNIO ESPANHOL
ILHUS

Salvador

(C) a manobra do Partido Liberal, que antecipou a coroao de D. Pedro II. (D) a reao conservadora, que restringia o poder das assembleias provinciais.

ESPRITO SANTO

SO TOM
Trpico de Capricrnio

SO VICENTE SANTO AMARO SO VICENTE

Rio de Janeiro Vila de So Vicente


N

SANTANA

419 km

838

(E) a ao de Feij que, com apoio da Guarda Nacional, instituiu a Regncia Una.

(Flvio de Campos e Miriam Dolhnihoff. Atlas: Histria do Brasil, 2002.)

QUESTO 42 Observe a tabela.


SO PAULO INDIcADORES DE PREOS E SALRIOS 1913-1920 salrios de gneros aluguel de anos operrios alimentcios casa industriais 1913 1914 1915 1916 1917 1918 1919 1920 100 105 123 125 139 155 153 181 100 106 113 120 126 133 146 160 100 100 75 86 86 130 160 147

O mapa faz aluso (A) ao Tratado de Madri, que dividiu as terras americanas entre Portugal e Espanha, colocando fim a dcadas de disputas. (B) estratgia imaginada pelos portugueses para enfrentar o avano dos franceses sobre suas terras na Amrica. (C) ao Tratado de Tordesilhas e ao sistema de capitanias, doao hereditria feita pela coroa a colonos portugueses. (D) ao de Martim Afonso de Souza, encarregado de iniciar a colonizao efetiva das terras brasileiras. (E) ao sistema de sesmarias, utilizado pelos portugueses para garantir a posse da terra contra ameaas estrangeiras. QUESTO 40 Leia os dois excertos relativos aos quilombos, uma das formas de resistncia escravido. Folga nego, branco no vem c. Se vier, o diabo h de levar.
(Folclore alagoano)

(Boris Fausto. Trabalho urbano e conflito social, 1977. Adaptado.)

Os dados sobre preos e salrios no perodo de 1913 a 1920 permitem concluir que (A) a presena da inflao foi um elemento constante, que corroeu o poder de compra dos assalariados. (B) o valor real dos salrios foi preservado e conheceu ganhos reais na maior parte do perodo. (C) a Primeira Guerra Mundial, 1914-1918, teve efeito positivo sobre os ganhos dos trabalhadores. (D) o perodo foi marcado por estabilidade nos preos dos alimentos, o que no ocorreu em relao aos aluguis. (E) a variao salarial permite afirmar que as condies de vida dos trabalhadores mantiveram-se inalteradas.

[Creia Vossa Alteza] no est menos perigoso este estado [de Pernambuco], com o atrevimento destes negros, do que esteve com os holandeses, porque os moradores, nas suas mesmas casas e engenhos, tm os inimigos que os podem conquistar.
(Carta de 1671, enviada ao Rei de Portugal pelo governador Ferno Coutinho apud Antonio Mendes Jnior et al. Brasil Histria, 1976.)

Da leitura dos excertos conclui-se que (A) o segundo texto contradiz as afirmaes do primeiro. (B) o governador preocupa-se mais com a ameaa holandesa. (C) o negro sentia-se ameaado, mesmo nos quilombos. (D) o registro do folclore justifica os temores do governador. (E) os textos confirmam o carter espordico da fuga dos escravos.
UFTM1201/001-Conhecimentos Gerais

16

QUESTO 43 A palavra de ordem do movimento queremista, articulado em 1945, era: Ns queremos Getlio. Sobre o queremismo, correto afirmar que (A) se tratou de um movimento popular, nascido nas fbricas do ABC paulista. (B) foi organizado por intelectuais e propunha a continuao de Vargas na presidncia. (C) resultou da unio dos maiores partidos polticos, que temiam as eleies livres. (D) nasceu nas Foras Armadas, assustadas com a popularidade de Luis Carlos Prestes. (E) foi articulado a partir do Palcio do Catete, numa tentativa de manter Vargas no poder.

INSTRUO: Leia o texto para responder s questes de nmeros 45 a 53.

Workplace not psychologically safe for many By Reuters


Companies around the globe have work to do to improve worker satisfaction because about three in 10 employees say their workplace is not psychologically safe and healthy, according to a new poll. Whether it is due to stress, interpersonal conflict, frustration, lack of feedback or promotion, 27 percent of workers in 24 countries said they are not happy with the psychological aspects of their work environment, the survey by research company Ipsos showed. Employers need to pay attention to their employees mental health, not just their physical health, said Alexandra Evershed, senior vice president, Ipsos Public Affairs. Three in 10 is still a fairly large proportion and that goes up to 44 percent and 43 percent in Argentina and Mexico and 42 percent in Hungary. Nearly half, 47 percent, of the total of 14,618 workers polled agreed that their workplace was a psychologically safe and healthy environment to work in and 26 percent hovered on the fence and werent sure. Although many North Americans have fewer holidays than Europeans and may work longer hours and enjoy fewer social services, Americans and Canadians had the highest marks for positively assessing the mental health of their workplace, followed by workers in India, Australia, Great Britain and South Africa. Evershed suggested that the improving economies in some countries could have played a part in the positive assessment among employees. Its better than it was, she said in an interview. India, China, Brazil, South Africa, these are countries where the economic picture has been brightening. Older workers over 50 with a good household income who have completed a higher level of education were the most satisfied with the psychological aspects of their workplace. This is an online survey therefore in countries like Brazil, South Africa and China we are surveying people who are a bit better off.
(www.iol.co.za, 19.03.2012. Adaptado.)

QUESTO 44 Leia o excerto da cano escrita por Heitor Carillo Este um pas que vai pra frente, que integrava o lbum do grupo Os incrveis, lanado em 1976. Este um pas que vai pra frente R R R R R De uma gente amiga e to contente R R R R R Este um pas que vai pra frente De um povo unido, de grande valor um pas que canta, trabalha e se agiganta o Brasil de nosso amor! O excerto (A) espelha o otimismo ento vivido, fruto da poltica desenvolvimentista cuja divisa era cinquenta anos em cinco. (B) um exemplo da produo ufanista, que inundou os meios de comunicao de massa durante o regime militar. (C) pode ser entendido como uma forma de protesto contra a concentrao de renda, que exclua os mais pobres do mercado. (D) tornou-se um hino dos grupos que lutavam pela volta das liberdades individuais e democrticas. (E) foi uma resposta s crticas de organismos internacionais, como o FMI, que culpavam os brasileiros pela dvida externa.

QUESTO 45 A poll conducted by Ipsos showed that (A) slightly less than half of the people surveyed said they worked in psychologically healthy conditions. (B) more Europeans than Australians evaluated their working surroundings as healthy. (C) the amount of holidays influenced negatively the results of the survey. (D) a psychologically safe workplace depends on the company culture. (E) usually mentally balanced people are under 50 and have a well paid job.

17

UFTM1201/001-Conhecimentos Gerais

QUESTO 46 Alexandra Evershed stated that (A) physical health should come first in a business environment. (B) the 24 countries have very diverse cultures and economies that determined the outcome of the poll. (C) India, China, Brazil and South Africa displayed the same results in the poll. (D) just 14618 executives that worked in large companies were interviewed online. (E) a growing economy in countries such as Brazil might have influenced positively the responses to the survey. QUESTO 47 Os dados resultantes da pesquisa mostram que (A) as porcentagens de pessoas descontentes com o ambiente psicolgico no trabalho e de pessoas que no souberam responder so quase as mesmas. (B) pases da Amrica Latina tiveram os maiores ndices de satisfao com os aspectos psicolgicos no trabalho. (C) mais da metade das pessoas mais velhas no identificou problemas de ordem psicolgica no trabalho. (D) quanto maior a idade das pessoas, maior seu nvel educacional e, consequentemente, sua renda. (E) tanto os empresrios como seus funcionrios no consideram a sade mental como parte integrante dos planos de sade. QUESTO 48 No trecho do primeiro pargrafo Whether it is due to stress, due to pode ser substitudo, sem alterao de sentido, por (A) such as. (B) in order to. (C) besides. (D) because of. (E) so that. QUESTO 49 No trecho final do segundo pargrafo, hovered on the fence equivale, em portugus, a (A) recusou-se a participar. (B) ficou em cima do muro. (C) apresentou respostas contraditrias. (D) pulou fora. (E) estava desequilibrado.
UFTM1201/001-Conhecimentos Gerais

QUESTO 50 A palavra inicial do terceiro pargrafo, although, introduz uma ideia de (A) adio. (B) contraste. (C) consequncia. (D) alternativa. (E) condio.

QUESTO 51 In the excerpt of the third paragraph positively assessing the mental health of their workplace the word their refers to (A) European people. (B) workers in Asia. (C) American and Canadian workers. (D) workers in India, Australia, Great Britain and South Africa. (E) American, Canadian and Mexican people.

QUESTO 52 No trecho inicial do quarto pargrafo Evershed suggested that the improving economies in some countries could have played a part in the positive assessment among employees. , could have played a part equivale, em portugus, a (A) devem ter sido parciais. (B) poderiam ser parcialmente desconsiderados. (C) no tiveram nada a ver. (D) teriam uma participao futura. (E) poderiam ter desempenhado um papel.

QUESTO 53 In the fifth paragraph, the expression better off means (A) happier. (B) more mature. (C) more prosperous. (D) more concerned. (E) more frustrated.

18

iNSTRUO: Leia o texto para responder s questes de nmeros 45 a 47.

QUESTO 45 De acuerdo con el primer prrafo del texto se puede afirmar que (A) los cientficos descubrieron que el ndice de homosexualidad entre las ovejas es casi el mismo que entre los humanos. (B) los cientficos descubrieron la homosexualidad de las ovejas comparndola con los datos de los ovejeros. (C) los ovejeros descubrieron que la homosexualidad entre las ovejas solo ocurre en la zona de las montaas. (D) en el barrio de la Chueca pasa lo mismo que en la zona de las montaas de Oregn. (E) los cientficos saban antes que los ovejeros que 8% del rebao ovejuno era homosexual.

Cada oveja con su pareja


Elvira Lindo He ledo varias estudios que se estn haciendo en lo que viene a ser la zona de las montaas de Oregn, que son, por lo que leo, la Chueca del mundo rupestre. Hasta all han ido los cientficos para estudiar el universo de la oveja. Qu han encontrado? Que en la oveja se repite casi el mismo porcentaje gay que en el mundo de los humanos. Un 8% del rebao. Eso ya lo saban los ovejeros antes que los cientficos. Los ovejeros haban notado que un tanto por ciento de machos en vez de montar a las hembras prefiere rozarse con otros machos o directamente penetrarlos. El caso es que los cientficos de las montaas de Oregn que saban que en el cerebro gay el hipotlamo tiene una dimensin distinta que en el cerebro heterosexual, decidieron averiguar en qu momento de la vida de las ovejillas se produce esa diferencia. Y qu descubrieron? aqu viene lo importante: que es en los tres primeros meses de gestacin cuando el feto animal genera diferencias sexuales. A todo esto los ovejeros de Oregn que no tienen corazn y slo buscan el rendimiento mximo de sus rebaos piensan que con las ovejas gays pierden dinero, porque no se reproducen y, dado que la ganancia econmica es la madre de la ciencia, los cientficos empezaron a toquetear en el cerebro de los fetos para cambiarles durante la gestacin el hipotlamo sexual. Estos descubrimientos de la homosexualidad de las ovejas son de los que alertan a todo el mundo. Las estadsticas dicen que la gente que cree que con la homosexualidad se nace es ms proclive a ser comprensiva con los derechos de los gays que los que creen que es una eleccin a posteriori. Por otro lado, estn aquellos colectivos gays que temen que de igual manera que ya se empiezan a encargar en algunos hospitales americanos embriones a la carta, los padres tengan la posibilidad en un futuro de solicitar que se le practique al feto la misma intervencin que a la ovejas de Oregn a fin de que la criatura salga hetero y as poco a poco hacer desaparecer a los gays de la faz de la tierra. Por su parte, los cientficos de las ovejas de Oregn dicen que las cuestiones morales no deben paralizar la investigacin.
Chueca es el nombre del barrio gay de la ciudad de Madrid, capital de Espaa. (www.elpais.com, 21.01.2007. Adaptado.)

QUESTO 46 De acuerdo con el segundo prrafo del texto se puede afirmar que (A) el caso de los cientficos de las montaas de Oregn ha cambiado la forma como los ovejeros alimentan a las ovejas. (B) los ovejeros de Oregn piensan que con los homosexuales del mundo no se gana dinero porque no se reproducen. (C) los ovejeros tratan a las ovejas con el corazn aunque sepan que parte del rebao es homosexual y no se reproduce. (D) tanto los cientficos, como los ovejeros, son desalmados y actan motivados solamente por el inters econmico. (E) los cientficos descubrieron que las diferencias sexuales son generadas durante el embarazo de las ovejas.

QUESTO 47 De acuerdo con el tercer prrafo del texto se puede afirmar que (A) la gente que cree que la homosexualidad proviene de un factor gentico es ms tolerante con los derechos de los gays. (B) los padres que creen que la homosexualidad proviene de un factor gentico son menos tolerantes con los derechos de los gays. (C) los cientficos que creen que la homosexualidad es una eleccin no van a paralizar las investigaciones por cuestiones morales. (D) ahora ya se puede encargar embriones en algunos hospitales y solicitar que los futuros bebs sean heterosexuales. (E) ahora los padres tienen la posibilidad de poco a poco hacer desaparecer a los gays de la faz de la tierra.

19

UFTM1201/001-Conhecimentos Gerais

INSTRUO: Leia o texto para responder s questes de nmeros 48 a 53.

QUESTO 51 La expresin comunes y corrientes en el ltimo prrafo se refiere a lo que es (A) especial. (B) sobrenatural. (C) general. (D) nico. (E) especfico.

La oveja negra
Augusto Monterroso En un lejano pas existi hace muchos aos una oveja negra. Fue fusilada. Un siglo despus, el rebao arrepentido le levant una estatua ecuestre que qued muy bien en el parque. As, en lo sucesivo, cada vez que aparecan ovejas negras eran rpidamente pasadas por las armas para que las futuras generaciones de ovejas comunes y corrientes pudieran ejercitarse tambin en la escultura.
(www.ciudadseva.com)

QUESTO 52 La expresin en lo sucesivo en el tercer prrafo del texto podra sustituirse por (A) antes al contrario. (B) antes. (C) antes que nada. (D) pues entonces. (E) despus.

QUESTO 48 La expresin oveja negra que da ttulo al relato suele ser empleada con el significado de (A) persona desalmada, que no tiene conciencia; cruel e inumana. (B) hombre o mujer notable por su excesiva belleza fsica. (C) persona cuyo marido o mujer le es infiel y lo consiente. (D) persona que en grupo difiere desfavorablemente de las dems. (E) persona que se atiene a las normas y de ideas poco originales.

QUESTO 53 Se puede afirmar que, metafricamente, el texto trata del

QUESTO 49 El pronombre le en la tercera lnea del texto hace referencia (A) al hecho de arrepentirse. (B) a la oveja negra. (C) al rebao. (D) al lejano pas. (E) al pasar de los aos.

(A) derecho a la creacin de ovejas de cualquier color, sean blancas o negras. (B) uso indebido de las armas que hay en algunas sociedades modernas. (C) derecho a la libertad y a las diferencias entre las personas de cualquier color o credo. (D) uso indebido del dinero pblico en la construccin de estatuas ecuestres. (E) falto de inversin de dinero en las artes plsticas y pictricas en general.

QUESTO 50 La expresin pasar por las armas en la sexta lnea del texto es sinnima de (A) existir. (B) matar. (C) arrepentir. (D) aparecer. (E) ejercitar.

UFTM1201/001-Conhecimentos Gerais

20

QUESTO 54 Analise o grfico, cujos resultados de uma enquete reportam s possveis causas dos problemas ocorridos com os trens metropolitanos e com o Metr de So Paulo. O que vem causando tanta pane no sistema de trens da CPTM e do Metr? O governo privilegia compra de trens novos, mas no investe no sistema

TEXTO 2

42%
Falta transparncia do governo estadual nos gastos com trens e Metr

No meio do caminho uma grande pedra... uma grande pedra no meio do caminho...

21%
Falta transparncia nos gastos, afinal est tudo bonito, mas no funciona bem
(www.chargeonline.com.br)

25%
O governo faz a sua parte, mas imprevistos acontecem

QUESTO 55 No poema de Drummond, a construo dos versos vale-se dos seguintes recursos coesivos: (A) referenciao por meio de pronomes e ordem direta.
(Dirio de S.Paulo, 17.03.2012. Adaptado.)

13%
As informaes apresentadas permitem afirmar que a maior parcela dos entrevistados reconhece que o governo (A) investe adequadamente em um sistema que funciona mal. (B) zeloso com os investimentos em transportes pblicos. (C) acerta na compra de trens novos e nos recursos aos transportes. (D) precisa investir mais recursos no sistema de transporte urbano. (E) acerta nos investimentos, mas ocorrem muitos imprevistos. INSTRUO: Leia os textos 1 e 2 para responder s questes de nmeros 55 e 56. TEXTO 1

(B) oraes sindticas adversativas e oraes subordinadas concessivas. (C) frases nominais e indefinio do sujeito das oraes. (D) inverso sinttica e verbos conjugados no presente. (E) repetio de termos e paralelismo sinttico.

QUESTO 56 A leitura comparativa deixa claro que os dois textos (A) pertencem a diferentes gneros, mas h uma evidente relao de sentido entre eles, sendo que o segundo atualiza a significao de pedra, associando-a a um problema da sociedade moderna: o crack. (B) correspondem a um mesmo gnero textual, uma vez que ambos expressam, em conformidade com o momento em que foram produzidos, a preocupao com os problemas da sociedade, como a disseminao do crack. (C) traduzem, de forma potica, ainda que em textos de gneros diversos, aspectos relevantes da condio humana e um problema social digno de preocupao: o mundo das drogas, em especial, o crack. (D) constroem, por pertencerem a um mesmo gnero textual, uma viso negativa dos problemas a serem enfrentados pelas pessoas, seja algo simples, ou seja algo mais complexo, como o uso do crack. (E) retratam, de forma sutil e sugestiva, o mesmo tipo de problema presente na sociedade moderna a presena das drogas, em especial o crack , apesar de pertencerem a diferentes gneros textuais.

No meio do caminho
No meio do caminho tinha uma pedra tinha uma pedra no meio do caminho tinha uma pedra no meio do caminho tinha uma pedra. Nunca me esquecerei desse acontecimento na vida de minhas retinas to fatigadas. Nunca me esquecerei que no meio do caminho tinha uma pedra tinha uma pedra no meio do caminho no meio do caminho tinha uma pedra.
(Carlos Drumond de Andrade. Alguma poesia, 2002.)

21

UFTM1201/001-Conhecimentos Gerais

INSTRUO: Leia o texto para responder s questes de nmeros 57 a 59.

QUESTO 59 A conjuno No entanto, que introduz o terceiro pargrafo do texto, estabelece na organizao textual relao de sentido equivalente qual se verifica no seguinte enunciado, adaptado de Folha de S.Paulo, 01.01.2012: (A) O ano comeou. As promessas que fazemos a ns mesmos com o intuito de nos tornar pessoas melhores e mais felizes podem assumir muitas formas. Invariavelmente, porm, elas do com os burros na gua. Por qu? (B) Ns, seres humanos, somos ruins em agir com vistas a metas futuras porque, ao contrrio do que acreditamos, nossa experincia de eu se decompe em muitos eus que funcionam de forma diversa e tm interesses, s vezes, conflitantes. (C) preciso distinguir entre o eu autobiogrfico e o eu que vive as experincias. O primeiro um ator racional, que gerencia as informaes e, em geral, toma as decises. O segundo pura sensao. (D) E o problema que o eu autobiogrfico age como um tirano, que nunca leva em conta os interesses do eu experiencial. (E) O eu experiencial no est desprovido de meios. Como est ligado s camadas mais primitivas do crebro, mobiliza recursos como a preguia e o desgosto, capazes de sabotar at as mais slidas resolues de ano novo. INSTRUO: Leia a tirinha para responder s questes de nmeros 60 e 61.
SOUBE QUE O REI, VOSSO MARIDO, MORREU EM NAUFRGIO. SIM. DEPOIS DISSO CASEI DE NOVO. NO MO APRESENTAIS? ELE MORREU EM CAADA.

Corte na inovao
O governo brasileiro afirma dar alta prioridade ao reforo da competitividade do setor produtivo. Entre os esforos nessa direo, as autoridades enfatizam o estmulo s reas irms da cincia e tecnologia e da pesquisa e desenvolvimento. Essas atividades so a base para a inovao: a criao de novos produtos e processos e sua difuso pela economia que se torna mais eficiente e, portanto, mais competitiva. No entanto, no recente anncio de cortes no Oramento da Unio, o MCTI (Ministrio da Cincia, Tecnologia e Inovao) foi um dos mais sacrificados. O corte de verbas chegou a 22%, o que reduziu em R$ 1,5 bilho os recursos disposio da pasta para despesas no obrigatrias. Contradies entre o discurso e a prtica do governo esto longe de constituir novidade. Basta lembrar que, em 2011, ao anunciar cortes no Oramento, o governo prometeu poupar os investimentos e, ao final do ano, constatou-se que eles minguaram para 1% do PIB (contra 1,2 % em 2010).
(Folha de S.Paulo, 03.03.2012. Adaptado.)

QUESTO 57 De acordo com o texto, o corte no Oramento (A) do MCTI recebeu a justificativa de que existem despesas que no so obrigatrias. (B) do MCTI marca uma atuao do governo que vai na contramo do que apregoa em seu discurso. (C) da Unio um fato comum na prtica governamental, sem que isso represente prejuzo inovao. (D) do MCTI ficou aqum do praticado em outras pastas, o que lhe garantiu recursos expressivos. (E) da Unio alto, mas tem-se reduzido significativamente, como mostram os dados relativos a 2011.

E J SEI O QUE IDES PERGUNTAR.

JAVALIS.

QUESTO 58 De acordo com o texto, a competitividade da economia de um pas fruto, dentre outros fatores, (A) dos investimentos superiores ao PIB para criao de produtos. (B) da inovao empresarial e do corte de custos na produo. (C) da inovao no setor produtivo, criando-se novos produtos. (D) das aes no governamentais, priorizando-se economia de recursos. (E) da prioridade de investimento em reas antes pouco reconhecidas. QUESTO 60 Contribui para os efeitos de humor presentes na tirinha o emprego de linguagem (A) tipicamente coloquial, com a finalidade de marcar a interlocuo entre as personagens. (B) inusitada e, portanto, inadequada para expressar um fato cotidiano de pouca relevncia. (C) pouco elaborada, tendo em vista que se trata de uma situao que exige formalidade. (D) pertencente a uma variedade que no corrente nos dias contemporneos. (E) comum aos jovens, especialmente quando eles querem representar uma conversa formal.

(Folha de S.Paulo, 22.03.2012.)

UFTM1201/001-Conhecimentos Gerais

22

QUESTO 61 A frase do segundo quadrinho No mo apresentais? , reescrita com o verbo na 3. pessoa do singular, em conformidade com a norma-padro, assume a seguinte forma: (A) No apresenta ele pra mim? (B) No apresenta-me ele? (C) No o apresenta para mim? (D) No apresenta-o mim? (E) No lhe apresenta a mim? INSTRUO: leia os textos 1 e 2 para responder s questes de nmeros 62 e 63. TEXTO 1 E viu a Rita Baiana, que fora trocar o vestido por uma saia, surgir de ombros e braos nus, para danar. A lua destoldara-se nesse momento, envolvendo-a na sua cama de prata, a cujo refulgir os meneios da mestia melhor se acentuavam, cheios de uma graa irresistvel, simples, primitiva, feita toda de pecado, toda de paraso, com muito de serpente e muito de mulher.
(Alusio de Azevedo. O cortio, 1999.)

QUESTO 62 Comparando a descrio de Rita e de Iracema, correto afirmar que (A) ocorre a caracterizao das personagens tendo a natureza como pano de fundo, traduzindo o ideal de que a melhor vida se vive de forma simples, sem luxos, junto natureza, desfrutando o que ela oferece. Os ambientes em que as personagens vivem refletem, portanto, o bucolismo e as insere no Arcadismo. (B) existe uma erotizao flagrante na caracterizao da primeira personagem, vis compatvel com a literatura naturalista, que v o homem movido por seus instintos mais primrios no que diz respeito sexualidade. O mesmo no ocorre com a segunda, cuja descrio se funda na idealizao, comum aos romnticos. (C) perpassa a caracterizao de ambas as personagens ideia amplamente recorrente no Romantismo brasileiro, ou seja, a concepo de mulher acima do bem e do mal. As mulheres so vistas como seres com qualidades morais e espiri tuais superiores s dos homens, o que as torna inacessveis a estes. (D) cabe mulher um papel de submisso ao homem, conforme a literatura naturalista, que v a ordem natural com a ascendncia masculina como geradora dos papis sociais, concepo que se filia s teorias cientficas do sculo XIX. Da entender-se por que Rita e Iracema so descritas como personagens frgeis. (E) h, em ambas, um grande apelo ao aspecto mais instintivo e animalesco do ser humano, o que as faz surgirem no texto como mulheres atraentes e sedutoras, naturalmente superiores aos homens, viso literria amplamente recorrente na prosa realista.

TEXTO 2 Alm, muito alm daquela serra, que ainda azula no horizonte, nasceu Iracema. Iracema, a virgem dos lbios de mel, que tinha os cabelos mais negros que a asa da grana, e mais longos que seu talhe de palmeira. O favo da jati no era doce como seu sorriso; nem a baunilha recendia no bosque como seu hlito perfumado. Mais rpida que a cora selvagem, a morena virgem corria o serto e as matas do Ipu, onde campeava sua guerreira tribo, da grande nao tabajara. O p grcil e nu, mal roando, alisava apenas a verde pelcia que vestia a terra com as primeiras guas.
(Jos de Alencar. Iracema, 2005.)

QUESTO 63 A passagem A lua destoldara-se nesse momento, envolvendo-a na sua cama de prata, a cujo refulgir os meneios da mestia melhor se acentuavam, cheios de uma graa irresistvel [...]. , sem prejuzo de sentido e das relaes gramaticais definidas no enunciado, em norma-padro da lngua portuguesa, equivale a: (A) Os meneios da mestia, cheios de uma graa irresistvel, melhor se acentuavam ao refulgir da lua, que se destoldara nesse momento, envolvendo-a na sua cama de prata. (B) A mestia, cheia de uma graa irresistvel, fazia meneios cujos se acentuavam lua e ao seu refulgir que tinha-se destoldado nesse momento, envolvendo-a na cama de prata. (C) A lua, envolvida na cama da mestia, tinha-se destoldado nesse momento, e o refulgir da mestia melhor se acentuavam a ele, por estarem cheios de uma graa irresistvel. (D) Envolvida na cama de prata da lua, que destoldara-se nesse momento e que o refulgir dos meneios da mestia melhor se acentuavam, esta estava cheia de uma graa irresistvel. (E) Cheios de uma graa irresistvel, os meneios da mestia melhor se acentuavam a lua, que o refulgir envolvia sua cama de prata quando ela se destoldava nesse momento.

23

UFTM1201/001-Conhecimentos Gerais

QUESTO 64 Em muitas situaes de comunicao (discurso poltico, religioso, pedaggico etc.) deve-se usar a variante culta da lngua. O modo de dizer d confiabilidade ao que se diz. Utilizar tambm um vocabulrio adequado situao d credibilidade s informaes veiculadas. Se um mdico no se vale de termos cientficos ao fazer uma exposio sobre suas experincias, desconfiamos da validade delas. Se um professor no capaz de usar a norma culta, achamos que ele no conhece sua disciplina.
(Plato & Fiorin. Lies de texto: leitura e redao, 1996.)

QUESTO 65 A altura, em centmetros, do nvel da gua armazenada em um reservatrio com a forma de um prisma reto de base retangular igual a x, conforme mostra a figura.

As informaes apresentadas referem-se ao que os autores chamam de argumento da competncia lingustica. Em uma situao em que essa competncia seja requerida, espera-se um enunciado do tipo: (A) Tinha poucos minutos que o furto acontecera. A polcia chegara e os bandidos foram presos em flagrante, sem que houvessem condies para fuga. Os policiais reaveram os objetos furtados, entregando-lhes aos donos. (B) Faziam poucos minutos que o furto aconteceu. A polcia chegara e os bandidos foram presos em flagrante, sem que houvessem condies para fuga. Os policiais reouveram os objetos furtados, entregando-os aos donos. (C) Haviam poucos minutos que o furto tivera acontecido. A polcia chegou e os bandidos foram presos em fragrante, sem que tivessem condies para fuga. Os policiais reaveram os objetos furtados, entregando-lhes aos donos. (D) Havia poucos minutos que o furto aconteceu. A polcia chegou e os bandidos foram presos em fragrante, sem que tivesse condies para fuga. Os policiais reaveram os objetos furtados, entregando-os aos donos. (E) Fazia poucos minutos que o furto acontecera. A polcia chegou e os bandidos foram presos em flagrante, sem que houvesse condies para fuga. Os policiais reouveram os objetos furtados, entregando-os aos donos.

Usando todo esse volume de gua armazenado, pode-se encher completamente uma quantidade exata de recipientes com capacidade de 20 litros cada, ou uma quantidade exata de recipientes com capacidade de 50 litros cada. Se x = h , onde h a altura do 3 reservatrio, ento a menor capacidade, em litros, desse reservatrio cheio (A) 200. (B) 300. (C) 400. (D) 500. (E) 600.

QUESTO 66 Em uma balana de dois pratos de uma farmcia de manipulao, 10 comprimidos A esto perfeitamente equilibrados com 15 comprimidos B. Se um dos 10 comprimidos A for colocado no prato dos comprimidos B e um dos 15 comprimidos B for colocado no prato que anteriormente tinha somente comprimidos A, este ficar com 40 mg a menos que o outro. A relao entre as massas dos comprimidos A e B, em mg, dada corretamente por (A) B = A 30. (B) B = A 10. (C) A = B + 5. (D) A = B + 20. (E) A = B + 40.

UFTM1201/001-Conhecimentos Gerais

24

QUESTO 67 Na figura, A, B, C e D so vrtices de um quadrado de lado x, M o ponto mdio do lado AD e MC o segmento de reta que divide o quadrado em dois polgonos, trapzio AMCB e trin gulo MDC.
A M D

QUESTO 69 Uma placa retangular, de 60 cm por 40 cm, ser inicialmente recortada ao longo de uma de suas diagonais e, em seguida, ao longo de duas direes paralelas aos seus lados, de modo a se obter um quadrado, conforme indicado na figura.
60 cm

40 cm
B x C

Desse modo, correto afirmar que (A) a rea do tringulo x . 4 (B) a rea do trapzio
2x 2 . 3

A razo entre as medidas da rea do quadrado recortado e da rea total da placa, nessa ordem, de (A) 6 . 25 (B) 8 . 25 (C) 9 . 25 (D) 2 . 5 (E) 3 . 5

(C) a rea do trapzio igual ao triplo da rea do tringulo. (D) a rea do quadrado o triplo da rea do tringulo. (E) a rea do tringulo
1 x. 2

QUESTO 68 Sem perda do volume original, um ourives pretende transformar um cubo de ouro de 1 cm em uma placa na forma de um paraleleppedo reto-retngulo. Adotando a medida da aresta do cubo como largura da placa e 50% da medida da aresta do cubo como altura da placa, a medida, em centmetros, do comprimento dessa placa resultar em (A) 1,2. (B) 1,5. (C) 1,8. (D) 2,0. (E) 2,2.

QUESTO 70 As funes f(x) e g(x) so funes quadrticas reais, tais que: f(x) = x2 + 2x + 2 e g(x) = x2 2x 2. Considerando que os grficos de f(x) e de g(x) so simtricos em relao ao eixo das abscissas, pode-se afirmar que a distncia entre seus vrtices (A) 1. (B) 2 . (C) 2. (D) 3. (E) 2 3 .

25

UFTM1201/001-Conhecimentos Gerais

QUESTO 71 A Unio da Indstria de cana-de-acar, Unica, quer retomar os 25% de etanol anidro misturado na gasolina. H dois meses, o governo federal reduziu o nvel para 20% como uma forma de controlar a escalada dos preos do etanol e evitar um desabastecimento.
(O Estado de S.Paulo, 14.12.2011.)

QUESTO 73 Sabe-se que M, ponto mdio do segmento AB, centro de uma circunferncia que passa pela origem (0,0). Sendo A(1,4) e B(5,2), conclui-se que o raio dessa circunferncia igual a (A) 4 5 . (B) 3 5 . (C) 3 2 . (D) 17 . (E) 13 .

Admita que certo tanque contenha 9 000 litros de uma mistura combustvel composta de 80% de gasolina e 20% de etanol anidro. Para que essa mistura passe a ter 25% de etanol anidro, conforme desejo dos produtores, ser necessrio adicionar mistura original uma quantidade, em litros, de etanol anidro igual a (A) 600. (B) 550. (C) 500. (D) 450. (E) 400.

QUESTO 74 Os valores das prestaes mensais de certo financiamento constituem uma P.A. crescente de 12 termos. Sabendo que o valor da 1. prestao R$ 500,00 e o da 12. R$ 2.150,00, pode-se concluir que o valor da 10. prestao ser igual a (A) R$ 1.750,00.

QUESTO 72 Em certo jogo de perguntas e respostas, o jogador ganha 3 pontos a cada resposta correta e perde 5 pontos a cada resposta errada. Paulo respondeu 30 perguntas e obteve um total de 50 pontos. Selecionando-se aleatoriamente uma das perguntas feitas a Paulo, a probabilidade de que ela seja uma das que tiveram resposta incorreta de (A) 2 . 5 (B)
1 . 3

(B) R$ 1.800,00. (C) R$ 1.850,00. (D) R$ 1.900,00. (E) R$ 1.950,00.

QUESTO 75 Na figura esto posicionadas as cidades vizinhas A, B e C, que so ligadas por estradas em linha reta. Sabe-se que, seguindo por essas estradas, a distncia entre A e C de 24 km, e entre A e B de 36 km.
C

(C) 2 . 7 (D) 1 . 6 (E) 1 . 8

120 A B

Nesse caso, pode-se concluir que a distncia, em km, entre B e C igual a (A) 8 17 . (B) 12 19 . (C) 12 23 . (D) 20 15 . (E) 20 13 .

UFTM1201/001-Conhecimentos Gerais

26

QUESTO 76 O Brasil o maior produtor de nibio do mundo, com produo aproximada de 80 mil toneladas em 2010, o que corresponde a 96% do total mundial. Minas Gerais o principal estado brasileiro produtor de nibio. O consumo de nibio deve aumentar no futuro, especialmente devido sua aplicabilidade em prticas industriais sustentveis. O ferro-nibio pode, por exemplo, ser usado na produo de carros mais leves, que consomem menos combustvel.
(www.ibram.org.br. Adaptado.)

QUESTO 78 O Prmio Nobel de Qumica de 2011 foi outorgado ao cientista israelense Dan Shechtman pela descoberta dos quasicristais, realizada em 1982. Quasicristais, da mesma forma que os cristais normais, consistem de tomos que se combinam para formar estruturas geomtricas tringulos, retngulos, hexgonos etc. que se repetem em um padro. Mas, ao contrrio do que acontece nos cristais, o padro dos quasicristais no se repete a intervalos regulares. fIgURA 1

Quanto s propriedades do nibio, podemos afirmar que a sua primeira energia de ionizao e seu raio atmico, quando comparados aos do ferro, so, respectivamente, (A) maior e maior, e o nibio localiza-se no quarto perodo da classificao peridica. (B) maior e maior, e o nibio localiza-se no quinto perodo da classificao peridica. (C) maior e menor, e o nibio localiza-se no quinto perodo da classificao peridica. (D) menor e maior, e o nibio localiza-se no quinto perodo da classificao peridica. (E) menor e menor, e o nibio localiza-se no quarto perodo da classificao peridica.

Ca: azul, F: verde estrutura cristalina da CaF2

fIgURA 2

QUESTO 77 Carbonato de clcio (CaCO3) uma das matrias utilizadas na indstria de cimento e cermicas. Por ter carter bsico, pode ser utilizado para neutralizar solues cidas no tratamento de efluentes gerados nos laboratrios qumicos. Para neutralizar completamente 1 litro de soluo de HNO3 0,50 mol/L necessria uma quantidade mnima de CaCO3, em gramas, igual a (A) 100. (B) 75. (C) 50. (D) 25. (E) 10.
quasicristal formado pela liga AlNiCo (www.inovacaotecnologica.com.br. Adaptado.)

A figura que representa o slido com menor condutividade eltrica e o tomo que, no estado fundamental, apresenta 3 eltrons na sua camada de valncia so, respectivamente, (A) 1 e Al. (B) 1 e Ca. (C) 1 e Ni. (D) 2 e Al. (E) 2 e Ca.

27

UFTM1201/001-Conhecimentos Gerais

QUESTO 79 O cido ctrico encontrado nas frutas ctricas, como limo e laranja. um dos principais acidulantes utilizados na indstria alimentcia. O HO OH
cido ctrico

QUESTO 82 O grfico apresenta a variao de energia em funo do sentido da reao, para decomposio do perxido de hidrognio.
energia

OH

O OH H 2O 2 H 2O + O 2

Um volume de 100 mL de soluo foi preparado dissolvendo 4,8 g de cido ctrico em gua destilada. A concentrao de cido ctrico, em mol/L, nesta soluo (A) 0,20. (B) 0,25. (C) 0,30. (D) 0,35. (E) 0,40. QUESTO 80 A composio de um refrigerante pode apresentar diversas substncias, dentre elas o cido benzoico, um monocido. Devido baixa solubilidade deste cido em gua, adicionado ao refrigerante na forma de benzoato de sdio. Dado que a constante de hidrlise do on benzoato, a 25 oC, 1010, a concentrao em mol/L de cido benzoico formado na hidrlise deste nion em uma soluo aquosa de benzoato de sdio 0,01 mol/L, nessa mesma temperatura, (A) 108. (B) 107. (C) 106. (D) 105. (E) 104. QUESTO 81 A estrutura representada na figura corresponde frmula estrutural do aciclovir, medicamento genrico utilizado no tratamento de infeces cutneas pelo vrus do herpes simples, cuja venda feita sob prescrio mdica. O HN H2N N N N OH O

caminho de reao

Quanto decomposio do perxido de hidrognio, podemos afirmar que: (A) a reao exotrmica, porque h liberao de energia. (B) a reao ocorre com absoro de energia. (C) na presena de um catalisador, ocorre aumento da energia de ativao. (D) na presena de um catalisador, ocorre diminuio do calor de reao. (E) o perxido de hidrognio uma mistura homognea de gua e gs oxignio.

Na estrutura dessa molcula so encontradas as funes orgnicas (A) lcool, amida, amina e ter. (B) lcool, amida, amina e ster. (C) lcool, cetona, amida e ter. (D) aldedo, amida, amina e ster. (E) aldedo, amina, cetona e ter.
UFTM1201/001-Conhecimentos Gerais

28

INSTRUO: Leia o texto para responder s questes de nmeros 83 e 84. Em um laboratrio, foi feito um experimento com dois pregos, placa de Petri, fio de cobre, fita de zinco, gelatina incolor em p e solues de fenolftalena e ferricianeto de potssio (K3[Fe(CN)6]). O on Fe2+, ao reagir com ferricianeto de potssio, forma um composto azul. A fenolftalena um indicador cido-base. Na placa de Petri foram colocadas e misturadas a gelatina, preparada com pequena quantidade de gua, e gotas das solues de fenolftalena e ferricianeto de potssio. Dois pregos foram limpos e polidos; num deles foi enrolado um fio de cobre e no outro uma fita de zinco, sendo colocados em seguida na placa de Petri. Adicionou-se um pouco mais de gelatina, para cobrir completamente os pregos. No dia seguinte, foi registrada uma foto do experimento, representada na figura.

QUESTO 84 O nmero de oxidao do ferro no ferricianeto de potssio e o metal que confere proteo ao prego no experimento realizado so, respectivamente, (A) +2 e Cu. (B) +2 e Zn. (C) +3 e Cu. (D) +3 e Zn. (E) +4 e Cu.

QUESTO 85 Alimentos como abacate, azeite e salmo, por conterem elevado teor de gordura insaturada, so indicados para consumo humano, pois contribuem para reduzir os nveis de LDL (colesterol ruim) e manter os nveis de HDL (colesterol bom). Nas figuras, so apresentadas as estruturas dos cidos oleico e esterico.
O OH
cido oleico

Considere: Fe2+(aq) + 2 e Fe(s) Zn2+(aq) + 2 e Zn(s) Cu2+(aq) + 2 e Cu(s) Eo = 0,44V Eo = 0,76V Eo = +0,34V
cido esterico

O OH

A partir das estruturas destes cidos, correto afirmar que (A) a molcula de cido oleico apresenta maior nmero de tomos de hidrognio. (B) o cido esterico apresenta isomeria geomtrica. (C) o cido oleico pode ser indicado na alimentao humana, por reduzir os nveis de LDL. (D) o cido esterico o que apresenta menor temperatura de fuso. (E) o cido oleico uma substncia hidrossolvel.

O2(g) + 2H2O(l) + 4e 4 OH(aq) Eo = +0,40V

QUESTO 83 No experimento realizado, pode-se afirmar corretamente que as espcies qumicas oxidadas nos pregos esquerda e direita da figura so, respectivamente, (A) Cu e Fe. (B) Cu e Zn. (C) Fe e Fe. (D) Fe e O2. (E) Fe e Zn.

29

UFTM1201/001-Conhecimentos Gerais

QUESTO 86 Os aromatizantes so aditivos qumicos utilizados para conferir e intensificar o sabor e aroma dos alimentos. O benzoato de metila, estrutura representada na figura, confere aroma ao kiwi. O O

benzoato de metila

Na reao de hidrlise cida do benzoato de metila, um dos produtos (A) fenol. (B) etanol. (C) benzeno. (D) gua. (E) cido benzoico.

UFTM1201/001-Conhecimentos Gerais

30

CLASSIFIcAO PERIDIcA

31

UFTM1104/001-ConhecGerais-V1

You might also like