You are on page 1of 9

9

Empresa Brasileira de Servios Hospitalares

Edital no 03, rea Assistencial, de 11/12/2013 Hospital Universitrio Maternidade Escola Janurio Cicco da Universidade Federal do Rio Grande do Norte MEJC Concurso Pblico para Provimento de Vagas e Formao de Cadastro de Reserva em Empregos Pblicos Efetivos de Nvel Superior e Mdio

Data e horrio da prova: Domingo 23/02/2014

(Horrio de Braslia)

INSTRUES

Voc receber do fiscal: o um caderno de questes da prova objetiva contendo 50 (cinquenta) questes de mltipla escolha, com 5 (cinco) alternativas de resposta cada uma, e apenas uma alternativa correta; o um carto de respostas tico personalizado. Verifique se a numerao das questes, a paginao do caderno de questes e a codificao do carto de respostas tico esto corretas. Quando autorizado pelo fiscal do IADES, no momento da identificao, escreva no espao apropriado do carto de respostas, com a sua caligrafia usual, a seguinte frase:

INSTRUES PARA A PROVA OBJETIVA Verifique se os seus dados esto corretos no carto de respostas. Caso haja algum dado incorreto, escreva apenas no(s) campo(s) a ser(em) corrigido(s), conforme instrues no carto de respostas. Leia atentamente cada questo e assinale, no carto de respostas tico, uma nica alternativa. O carto de respostas tico no pode ser dobrado, amassado, rasurado ou manchado nem pode conter nenhum registro fora dos locais destinados s respostas. A maneira correta de assinalar a alternativa no carto de respostas cobrir, fortemente, com caneta esferogrfica preta ou azul, o espao a ela correspondente. Marque as respostas assim :

PR

Voc dispe de 4 (quatro) horas para fazer a prova objetiva, devendo controlar o tempo, pois no haver prorrogao desse prazo. Esse tempo inclui a marcao do carto de respostas tico. Somente ser permitido levar o caderno de questes da prova objetiva aps 3 (trs) horas e 30 (trinta) minutos do incio da prova. Somente aps decorrida 1 (uma) hora do incio da prova, voc poder entregar seu carto de respostas tico e retirar-se da sala. Aps o trmino da prova, entregue ao fiscal do IADES o carto de respostas devidamente assinado. Deixe sobre a carteira apenas o documento de identidade e a caneta esferogrfica de tinta preta ou azul, fabricada de material transparente. No permitida a utilizao de qualquer aparelho eletrnico de comunicao. Desligue e guarde em embalagem fornecida pelo fiscal do IADES: mquina fotogrfica; telefone celular; relgio; gravador; bip; receptor; pager; notebook; tablet eletrnico; walkman; aparelho porttil de armazenamento e de reproduo de msicas, vdeos e outros arquivos digitais; agenda eletrnica; palmtop; rgua de clculo; mquina de calcular e (ou) qualquer outro equipamento similar. No permitida a consulta a livros, dicionrios, apontamentos e apostilas. Voc somente poder sair e retornar sala de aplicao de provas na companhia de um fiscal do IADES. No ser permitida a utilizao de lpis em nenhuma etapa da prova.

VA

A histria escrita pelos vencedores.

AP

LI

Cargo 102 Bilogo

C AD

A
Realizao

8 horas

CONHECIMENTOS BSICOS Questes de 1 a 20 LNGUA PORTUGUESA Questes de 1 a 10

(A) (B)

(C) Texto 1 para responder as questes de 1 a 3. (D)


1

10

13

16 17

QUESTO 1 _______________________
Assinale a alternativa que reescreve corretamente a orao A Poltica Nacional de Humanizao (PNH) completou, em 2013, 10 anos de atuao no Sistema nico de Sade (SUS). (linhas de 1 a 3). (A) (B) (C) (D) (E)

Em 2013, a PNH completou, no SUS, 10 anos de atuao. Em 10 anos de atuao, a PNH completou-se no SUS no ano de 2013. A PNH, em 10 anos de atuao, completou o SUS em 2013. Em 2013, o SUS completou 10 anos de atuao na PNH. No ano de 2013, o SUS completou, na PNH, 10 anos de atuao.

VA

AP
(A) (B) (C) (D) (E)
102 Bilogo

Com relao ao sentido de verbos utilizados no texto, assinale a alternativa correta. (A) (B) (C) (D) (E) alterar (linha 3) = adulterar. reconhea (linha 5) = assegure. embasam (linha 15) = identificam. baseia (linha 7) = fundamenta. materializam (linha 15) = observam.

QUESTO 3 _______________________
Considerando a regncia de vocbulos do texto, no que tange aos termos destacados nos trechos a seguir, correto substituir

CONCURSO PBLICO REA ASSISTENCIAL EBSERH

PR

QUESTO 2 _______________________

LI
BRASIL, Ministrio da Sade. Secretaria de Ateno Sade. Poltica Nacional de Humanizao da Ateno e Gesto do SUS. Sade e trabalho. Fbio Hebert; Maria Elizabeth B. de Barros, Rafael Silveira Gomes. Sade e trabalho. Braslia: Ministrio da Sade, 2011.

Disponvel em: <http://www.blog.saude.gov.br/>. Acesso em: 9/2/2014, com adaptaes.

QUESTO 4________________________
Com base no trecho da cartilha do Ministrio da Sade, que aborda a Poltica Nacional de Humanizao (PNH), assinale a alternativa correta quanto estrutura das oraes. No 1o balo, o termo de conversa indica uma circunstncia relativa ao substantivo roda; por isso, trata-se de adjunto adverbial de modo. O trecho um instrumento importante da PNH (1 o balo) o predicativo do sujeito da orao qual se refere. Em Ns aprendemos um monte de conceitos (2o balo), o termo destacado complemento do verbo aprendemos. As vrgulas antes e depois de trabalhadores (1o balo) justificam-se pela funo de vocativo atribuda a esse vocbulo. No 2o balo, a expresso propor mudanas consiste em objeto direto do verbo transitivo direto poder.

C AD
PGINA 2/9

A Poltica Nacional de Humanizao (PNH) completou, em 2013, 10 anos de atuao no Sistema nico de Sade (SUS). Sua proposta alterar a relao entre gestores, trabalhadores e usurios do SUS, de modo que cada um deles se reconhea como parte do SUS e contribua para suas melhorias. Com um grupo de apoiadores atuando em todo o territrio nacional, o trabalho da PNH se baseia no apoio institucional s Secretarias Municipais de Sade (SMS), s Secretarias Estaduais de Sade (SES), aos hospitais, coletivos e regionais, alm da formao de gestores, trabalhadores e usurios. Acolhimento, gesto participativa e cogesto, clnica ampliada, valorizao do trabalhador, defesa dos direitos dos usurios e ambincia so as diretrizes que embasam a PNH e se materializam nos servios de sade por meio de diferentes dispositivos para se melhorar o trabalho em sade.

(E)

no Sistema nico de Sade (linhas 2 e 3) por em Sistema nico de Sade. entre gestores, trabalhadores e usurios do SUS (linhas 3 e 4) por dentre gestores, trabalhadores e usurios do SUS. como parte do SUS (linha 5) por enquanto parte do SUS. contribua para suas (linhas 5 e 6) por contribua s suas. alm da formao (linha 10) por alm de a formao.

Texto 2 para responder as questes de 4 a 6.

QUESTO 5 _______________________
Com base na norma-padro e considerando as regras de pontuao, assinale a alternativa correta. (A) No 1o balo, correto interligar a primeira orao ao segundo perodo mediante a insero de ponto e vrgula no lugar do ponto final. Por ser uma intercalao, a expresso em sade e trabalho (1o balo) dever estar isolada por vrgulas. No primeiro balo, as vrgulas que isolam o vocbulo trabalhadores so facultativas. o No perodo que ajudam a gente a pesquisar (2 balo), correto inserir uma vrgula aps o primeiro verbo desse trecho. Antes da expresso se forem necessrias (2o balo), obrigatria a insero de vrgula.

QUESTO 7________________________
Considerando as informaes veiculadas pelo texto, correto afirmar que (A) (B) (C) a filha de Marcela Nazrio Pedroza foi o primeiro beb a nascer no Rio Grande do Norte em 2014. Kainara nasceu s 23h40 do dia 1o de janeiro de 2014. Marcela Nazrio, ao fazer a primeira declarao imprensa sobre a filha, j se encontrava na ala onde Kainara seria examinada. Marcela Nazrio no ofereceu resistncia possibilidade de dar luz na virada do ano. a enfermeira Rejane Lucena descartou qualquer possibilidade de realizao de outro parto na Maternidade Janurio Cicco no primeiro dia de 2014.

(B) (C) (D)

(D) (E)

(E)

QUESTO 6 _______________________
A respeito dos aspectos morfossintticos do texto, assinale a alternativa correta. (A) Na orao O Programa de Formao em Sade e Trabalho um instrumento (1o balo), o verbo ser pode ser flexionado no plural, pois tambm concorda com Sade e Trabalho. Na orao o trabalho que a gente faz (1o balo), o vocbulo destacado pronome relativo. O sujeito dos verbos analisamos e discutimos (1o balo) oculto. o No perodo ajudam a gente a pesquisar (2 balo), o emprego do acento indicativo de crase facultativo na primeira ocorrncia do vocbulo a. Na orao se forem necessrias (2o balo), correto substituir o termo destacado por quando.

QUESTO 8________________________
Assinale a alternativa que, em conformidade com a norma-padro da lngua portuguesa, apresenta outra redao para A menina, filha de Marcela Nazrio Pedroza, de 21 anos de idade, nasceu aos 20 minutos desta quarta-feira (1/1). (linhas de 2 a 4).

(B) (C) (D)

(E)

VA

Texto 3 para responder as questes de 7 a 10.

Nasce o primeiro beb de 2014 na Janurio Cicco


1

10

13

16 17

Kainara foi o primeiro beb a nascer na Maternidade Janurio Cicco em 2014. A menina, filha de Marcela Nazrio Pedroza, de 21 anos de idade, nasceu aos 20 minutos desta quarta-feira (1/1). Quero tudo de bom pra vida dela, disse a me ao sair da sala de parto j no caminho para outra ala da maternidade, onde seriam feitos os primeiros exames em Kainara. Marcela informou que, quando soube que poderia dar luz na virada do ano, planejou para ser no primeiro dia do ano. A enfermeira Rejane Lucena, que estava de planto e acompanhou a reportagem da Tribuna do Norte, comentou que o movimento est bem tranquilo. Marcela chegou agora noite de Pedro Velho j em trabalho de parto. No h nenhum outro parto previsto entre as mulheres que esto na casa, s se chegar algum agora noite, disse a enfermeira.

PR

AP
(C) (D) (E) (A) (B) (C) (D) (E)
102 Bilogo

Disponvel em: <http://www.brasilocal.com/rio_grande_do_norte/agreste_ potiguar/januario_cicco.html>. Acesso em: 7/1/2014, com adaptaes.

CONCURSO PBLICO REA ASSISTENCIAL EBSERH

LI
(B)

(A)

A menina que filha de Marcela Nazrio Pedroza, de 21 anos de idade, nasceu aos 20 minutos desta quarta-feira (1/1). A menina, que filha de Marcela Nazrio Pedroza, qual tem 21 anos de idade, nasceu aos 20 minutos desta quarta-feira (1/1). A menina, qual filha de Marcela Nazrio Pedroza, cuja idade 21 anos de idade, nasceu aos 20 minutos desta quarta-feira (1/1). A menina, qual filha de Marcela Nazrio Pedroza, que tem 21 anos de idade, nasceu aos 20 minutos desta quarta-feira (1/1). A menina, que nasceu aos 20 minutos desta quartafeira (1/1), filha de Marcela Nazrio Pedroza, a qual tem 21 anos de idade.

QUESTO 9________________________
Quantos aos recursos de coeso e s questes sintticas que envolvem o segundo pargrafo, assinale a alternativa correta. A orao ao sair da sala de parto j no caminho para outra ala da maternidade (linhas de 5 a 7) relacionase com a anterior por meio da ideia de tempo. O pronome relativo onde (linha 7) retoma o termo sala de parto (linha 6). Na linha 8, em Marcela informou que e quando soube que, os conectivos destacados introduze m oraes que desempenham funes sintticas diferentes em relao s que se subordinam. A conjuno para, em suas duas ocorrncias, na linha 6 e na 9, um elemento coesivo que indica ideia de finalidade. A redao planejou para que fosse no primeiro dia do ano comprometeria a coeso do texto original.

C AD

PGINA 3/9

QUESTO 10 ______________________
Caso o autor do texto optasse por empregar como transitivo direto e indireto o verbo destacado na passagem poderia dar luz (linha 8 e 9), a nova redao, conforme a normapadro, deveria ser (A) (B) (C) (D) (E) poderia dar luz a uma menina. poderia dar luz uma menina. poderia dar a luz uma menina. poderia dar a luz uma menina. poderia dar luz uma menina. RACIOCNIO LGICO E MATEMTICO Questes de 11 a 15

(C) (D) (E)

2,73. 3,00. 3,10.

QUESTO 14_______________________
Considere a sequncia cujos trs primeiros termos so:

De quantos crculos formado o 20o termo dessa sequncia? (A) (B) (C) (D) (E) 50. 59. 61. 63. 70.

QUESTO 15_______________________
Sejam AB e B = {22, 101, 1.200, {22, 101}, {101, 1.200}}. A alternativa que vale sempre, independentemente de outras condies especficas de A, que AB igual a (A) (B) (C) (D) (E) {22, 101, 1.200}. A. {22, 101, 1.200, {22, 101,1200}}. {22,101} {101, 1.200}. {22, 101, 1.200, {22, 101}, {101, 1.200}}. LEGISLAO APLICADA EBSERH Questes de 16 a 20

QUESTO 12 ______________________
Um motorista percorreu metade do trecho entre duas cidades e avanou mais um sexto do trecho total. Aps dirigir mais um pouco e antes de chegar no quarto final do trecho da estrada, parou em um posto de gasolina. Sabendo-se que uma das respostas verdadeira, assinale a alternativa que indica a frao do trecho entre as duas cidades que ele tinha percorrido quando chegou a esse lugar. (A) (B) (C) (D) (E) . . . . .

VA

AP
(A) (B) (C) (D) (E) (A) (B) (C) (D) (E)
102 Bilogo

PR

QUESTO 13 ______________________
Para calcular o preo de venda de cada mercadoria que produz, o dono de uma lanchonete calcula inicialmente o preo que paga pelos ingredientes da mercadoria somado ao custo de produo interna e acrescenta 30% de lucro a esse valor. Se um cliente paga R$ 9,10 por um lanche, assinale a alternativa que indica quanto, em reais, ele est pagando de lucro lanchonete. (A) (B) 2,10. 2,70.

CONCURSO PBLICO REA ASSISTENCIAL EBSERH

LI

(A) (B) (C) (D) (E)

x B. x C. x B ou x BC. x C ou x BC. x B ou x C.

(*) O termo EBSERH, usado nas questes a seguir, refere-se Empresa Brasileira de Servios Hospitalares.

QUESTO 16_______________________
Assinale a alternativa que apresenta os rgos internos de fiscalizao da EBSERH. Servio Interno de Auditoria e Fiscalizao e Conselho de Contas Hospitalares. Conselho Deliberativo e Controladoria Geral. Auditoria de Servios e Auditoria Financeira. Conselho de Fiscalizao e Diretoria Geral de Diligncias. Conselho Fiscal e Auditoria Interna.

QUESTO 17_______________________
Acerca da EBSERH, correto afirmar que ela foi constituda com sede e foro na cidade do Rio de Janeiro. com sede e foro em Braslia e vinculada ao Ministrio da Sade. como personalidade jurdica de direito e patrimnio pblicos. como personalidade jurdica de direito privado e patrimnio prprio. como empresa pblica unipessoal, com impedimento de possuir dependncias e filiais nas unidades da Federao.
PGINA 4/9

C AD

Sejam A, B e C trs conjuntos quaisquer tais que A BC e x A. Assinale a alternativa que vale sempre, independentemente de outras condies especficas de A, B, C ou x.

QUESTO 11 ______________________

QUESTO 18 ______________________
Assinale a alternativa que apresenta a forma de execuo das atividades da EBSERH. (A) Por meio de contrato celebrado entre a EBSERH e cada uma das instituies de ensino ou instituies congneres. Mediante o estabelecimento de convnio entre o Ministrio da Educao e a instituio federal de ensino superior gestora do hospital universitrio. Livremente, baseada em acordos tcitos e operacionais de prestao de servios. Sob monitoramento operacional constante do Conselho Nacional de Sade e da Associao Nacional dos Dirigentes das Instituies Federais de Ensino Superior (Andifes). Em parceria com os governos estaduais e municipais, no podendo atuar de forma isolada.

CONHECIMENTOS ESPECFICOS Questes de 21 a 50 LEGISLAO APLICADA AO SISTEMA NICO DE SADE (SUS) Questes de 21 a 25

QUESTO 21_______________________
Com base na Resoluo no 453/2012 do Conselho Nacional de Sade, assinale a alternativa que indica a recomendao dada para a renovao das entidades representativas. (A) Como conselheiros, devem ser alteradas a participao dos membros eleitos do Poder Legislativo, a representao do Poder Judicirio e a representao do Ministrio Pblico. Das vagas do Conselho, 50% devem ser destinadas a entidades representativas dos trabalhadores da rea de sade. A cada eleio, os segmentos de representaes de usurios, trabalhadores e prestadores de servios, ao seu critrio, devem promover a renovao de, no mnimo, 30% de suas entidades representativas. A relao das entidades representativas a serem renovadas dever ser homologada nas Conferncias Nacionais de Sade. Das vagas do Conselho, 25% devem ser destinadas aos jovens entre 18 e 25 anos de idade.

(B)

(C) (D)

(B)

(E)

(C)

QUESTO 19 ______________________
Em relao estrutura de governana das unidades hospitalares administradas pela EBSERH, assinale a alternativa correta. (A) (B) (C) O cargo de superintendente selecionado por eleio direta pela comunidade acadmica. Os cargos de gerncia so selecionados por meio de concurso pblico de provas e ttulos. O modelo de estrutura de governana padronizado para todas as unidades hospitalares, sem a possibilidade de alterao e diferenciao entre as unidades. O superintendente, por razes regimentais, impedido de participar da escolha dos gerentes. Os cargos de superintendente e de gerentes so de livre nomeao. (D)

AP
(A) (B) (C) (D) (E) (A) (B) (C) (D) (E)
102 Bilogo

(D) (E)

(A) (B)

PR

Assinale a alternativa que apresenta uma das competncias do colegiado executivo das unidades hospitalares administradas pela EBSERH. Intermediar o relacionamento da unidade hospitalar com a universidade e com a EBSERH. Promover divergncias com as diretrizes estabelecidas pela EBSERH, com o objetivo de promover a diversidade e a livre circulao de ideias. Administrar os cursos de sade da instituio de ensino superior vinculada unidade hospitalar. Fornecer Diretoria Executiva da EBSERH exclusivamente informaes de desempenho individual dos departamentos das unidades hospitalares. Supervisionar e auditar os contratos firmados entre a EBSERH e a unidade hospitalar.

QUESTO 20 ______________________

VA

(C) (D)

(E)

CONCURSO PBLICO REA ASSISTENCIAL EBSERH

LI
(E)

QUESTO 22_______________________

De acordo com o art. 2o da Lei no 8.080/1990, o dever do Estado de garantir a sade consiste na formulao e execuo de polticas econmicas e sociais que visem ao () fortalecimento da raa brasileira e sua qualificao como uma das superiores no mundo moderno. reduo de riscos de doenas e de outros agravos e no estabelecimento de condies que assegurem acesso universal e igualitrio s aes e aos servios para a sua promoo, proteo e recuperao. aumento do riscos de doenas e ao estabelecimento de condies que assegurem acesso universal aos servios para a sua promoo, proteo e recuperao. exposio da populao brasileira a endemias e viroses situacionais. acesso privilegiado s aes e aos servios de sade para a sua promoo, proteo e recuperao.

QUESTO 23_______________________
No campo de atuao do SUS, correto afirmar que est(o) includa(s) a capacitao de professores dos ensinos fundamental e mdio. criao de instituies superiores de ensino, em parceria com instituies do terceiro setor. formulao das polticas nacionais de proteo ambiental. vigilncia nutricional e a orientao alimentar. proteo individual e a coletiva dos cidados.
PGINA 5/9

C AD

QUESTO 24 ______________________
Entre os mecanismos institucionalizados que garantem a participao e o controle social do SUS, correto afirmar que esto as (os) (A) auditorias feitas pela Controladoria-Geral da Unio (AGU) e pelas instituies semelhantes nos estados e nos municpios. Conselhos de Sade e as Conferncias de Sade, com representatividade dos distintos atores sociais. fiscalizaes permanentes feitas pelos Tribunais de Contas em todos os recursos destinados aos projetos de sade coletiva preventiva do SUS. canais de ao preventiva do Ministrio Pblico. diligncias feitas pelos organismos internacionais em aes de sade financiadas pela Organizao Mundial de Sade (OMS).

(A) (B) (C) (D) (E)

Esfregao sanguneo corado por GIENSA. Anticorpos monoclonais. Xenodiagnstico. Eletrocardiograma. Soroconcentrao.

QUESTO 28_______________________
Entre os testes sorolgicos a seguir, assinale o que confirma a toxoplasmose congnita. (A) (B) (C) (D) (E) Soroconverso gestacional no sangue perifrico da me. Aumento progressivo nos ttulos de IgG e IgM no sangue placentrio. IgG + no lquido aminitico. IgM antitoxoplasma + no sangue perifrico do RN. IgG + no sangue perifrico do RN.

(B) (C)

QUESTO 25 ______________________
Considerando o SisPreNatal, assinale a alternativa correta. (A) (B) O SisPreNatal atendeu apenas aos estados do sul e sudeste do Pas. SisPreNatal um software para o acompanhamento das gestantes inseridas no Programa de Humanizao do Aleitamento Materno do SUS. De forma contraditria, o SisPreNatal no permite acompanhamento de gestao de alto risco. O SisPreNatal melhora o acesso, cobertura e qualidade do acompanhamento pr-natal e permite o repasse do incentivo financeiro aos municpios. Para posterior pagamento intrateto (cadastro e concluso), o SisPreNatal gera fatura para o SIADESUS. CONHECIMENTOS ESPECFICOS Questes de 26 a 50

QUESTO 29_______________________
No Brasil, a prevalncia de toxoplasmose considerada alta. No Brasil, 50% a 80% das gestantes e mulheres, em idade frtil, j foram infectadas, e 4% a 5% correm risco de se infectar durante a gestao. A respeito dessa doena, assinale a alternativa correta. (A) Em adultos, a infeco aguda tipicamente assintomtica, mas, em gestantes, comum linfoadenopatia generalizada, alm de mal-estar e febre persistentes. A toxoplasmose congnita ocorre devido transmisso ao feto da bactria diplococo Toxoplasma gondii, via ingesto de lquido aminitico. O risco de ocorrncia de infeco congnita aumenta significativamente conforme a idade gestacional em que a mulher infectada. A gravidade da doena tambm aumenta em segundo a idade gestacional, aumentando do primeiro para o segundo trimestre, com resultados positivos e crescentes para avidez de IgG, mas assintomtica no feto infectado, durante o terceiro trimestre. Apesar da possvel gravidade da doena, se as manifestaes clnicas no ocorrerem no primeiro ms aps o nascimento, os testes sorolgicos negativos descartam a infeco no RN.

(C) (D)

(E)

VA

QUESTO 26 ______________________

Assinale a alternativa em que a cardiomiopatia, o aumento do esfago e o megacolon, observados na doena de Chagas, ocorrem em decorrncia de (A) (B) (C) (D) (E) infiltrao e alojamento do Trypanosoma cruzi nos tecidos desses rgos. liberao de toxinas do T. cruzi que reagem s enzimas presentes nos parnquimas desses rgos. formao de granulomas ao redor dos parasitos que se alojam nos tecidos. formao de autoanticorpos no timo com ao direta nas artrias e veias desses rgos. formao de anticorpos nos gnglios nervosos que reagem cruzadamente com os parasitos e com os tecidos do hospedeiro nesses rgos.

PR

AP
(B) (C) (D) (E) (A) (B) (C) (D) (E)
102 Bilogo

QUESTO 27 ______________________
Na doena de Chagas, so usados mtodos diferentes para sua determinao. Assinale entre as alternativas a seguir, a que contm mtodo laboratorial adequado para confirmao de Chagas no perodo crnico.
CONCURSO PBLICO REA ASSISTENCIAL EBSERH

LI

QUESTO 30 ______________________
A boa e frequente higienizao das mos uma medida profiltica geral adequada a evitar a transmisso de diversas doenas, entre as quais, a parasitose: Girdia. Ancilostomase. Sfilis. Doena de Chagas. Malria.

C AD

(D) (E)

PGINA 6/9

QUESTO 31 ______________________
A sfilis congnita uma infeco de vrios rgos, que pode causar morte fetal ou neonatal, sequelas neurolgicas e esquelticas. A respeito do diagnstico dessa doena em recm-nascidos (RNs), assinale a alternativa correta. (A) Aproximadamente 60% das crianas apresentam alguma sintomatologia ao nascer, que serve como indicativo para realizao de exames de confirmao. Os testes no treponmicos incluem o Venereal Diseases Research Laboratory (VDRL) e o Rapid Plasma Reagin (RPR) de fcil realizao e baixo custo, o VDRL o teste mais comumente utilizado no Brasil. Os testes treponmicos ou reagnicos incluem o Treponema pallidum Hemaglutination (TPHA), Fluorescent Treponemal Antibody Absorption (FTA-Abs) e Enzyme-LinkedImmunosorbentAssay (Elisa). A imunofluorescncia direta de tecidos, como placenta ou cordo umbilical, uma boa tcnica de exame inicial devido facilidade e ao baixo risco do exame, no entanto apresenta pouca sensibilidade. A avaliao complementar para sfilis inclui a radiografia de ossos longos, de grande importncia, pois so encontradas leses em 75% a 100% dos RNs sem outros sinais de infeco.

(A) (B) (C)

(D) (E)

(B)

Leucograma anormal se h leucocitose com nmero de leuccitos inferior a 5.000/mm3. Leucograma anormal se h leucopenia com nmero de leuccitos superior a 25.000/mm3. Neutrofilia, ou diminuio do nmero absoluto de neutrfilos, um fator comum, mas no definitivo para diagnstico de infeces. Neutropenia o preditor de infeco de maior acurcia. Linfcitos, moncitos e eosinfilos tendem a se manter estveis numericamente nos primeiros 4 ou 5 dias de vida do recm-nascido.

QUESTO 35_______________________
A respeito da doena hemoltica do recm-nascido, assinale a alternativa correta. (A) (B) Os anticorpos maternos da classe IgM comprometem a sobrevida das hemcias fetais. A hemlise inicia-se no parto, e ao fulminante desse processo pode leva o recm-nascido a bito em at 12 horas. Na vasta maioria dos casos, ocorre em funo dos anticorpos anti-A ou anti-B da me com sangue O. Os antgenos do tipo Rh localizam-se nos leuccitos. Raramente ocorre na primeira gestao.

(C)

(D)

(C) (D) (E)

(E)

QUESTO 32 ______________________
Em recm-nascidos (RNs), o diagnstico de infeces difcil, uma vez que as manifestaes clnicas so inespecficas e so facilmente confundveis entre si. Dessa forma, o mdico deve dispor tambm de exames laboratoriais. Entre os exames citados a seguir, assinale a alternativa mais adequada para diagnosticar adequadamente determinada doena em RN. (A) (B) (C) (D) (E) Hemograma completo. Urinocultura. Protena C Reativa (PCR) quantitativa. Hemocultura. Cultura de aspirado salivar ou traqueal.

AP
(A) (B) (C) (D) (E) (A) (B) (C) (D) (E)
102 Bilogo

VA

QUESTO 33 ______________________

PR

A tcnica de exsanguineotransfuso est indicada quando houver necessidade de remover as hemcias com anticorpos ligados sua superfcie e aos anticorpos livres circulantes. Assinale a alternativa em que o sangue do recm-nascido pode se encontrar nessas condies. (A) (B) (C) (D) (E) Toxoplasmose congnita. Sfilis congnita. Doena hemoltica do recm-nascido. Sepse ou infeco neonatal. Aids no recm-nascido.

QUESTO 34 ______________________
Com relao ao exame de sangue de recm nascido, assinale a alternativa correta.
CONCURSO PBLICO REA ASSISTENCIAL EBSERH

LI

QUESTO 36_______________________
Urina espumante indicativo de proteinria e disfuno renal. Na sedimentoscopia, so investigadas a glicose e as protenas. Cor, aparncia e cristais so elementos comuns, avaliados de maneira qualitativa. Glicose com valores inferiores a 70 mg/dl so indicativos de artrite gotosa (gota). Ureia em concentrao de 100 mg/dl a 200 mg/dl considerado estado normal.

A respeito dos exames de urina, assinale a alternativa correta.

QUESTO 37_______________________
Com relao aos meios de cultura e suas diferentes funes, assinale a alternativa correta. O meio conhecido como gar-sangue um tipo seletivo para bactrias hemolticas. Um meio de estocagem pode ser slido ou lquido, mas deve ser adicionado de quantidades quase limitantes de glicose de acordo com o tempo que se planeja estocar determinado microrganismo. Um meio de enriquecimento usualmente acrescido de iodo para aumentar a taxa de reproduo e o volume de uma amostra mista , e prepar-la para diferenciao de cepas marcadas. O meio de gar verde brilhante considerado do tipo diferencial para Salmonella para amostras intestinais (correo: do tipo seletivo). Na preparao de um meio para organismos anaerbios, deve-se adicionar gs nitrognio purificado e cistena como agente redutor.

C AD

PGINA 7/9

QUESTO 38 ______________________
Assinale a alternativa que apresenta a diferena estrutural entre microrganismos gram-positivos e gram-negativos evidenciada no teste. (A) (B) Citoplasma os gram-positivos apresentam nucleoide. Membrana citoplasmtica fosfolipdeos e protenas nos gram-negativos e peptidoglicana nos grampositivos. Membrana externa presente apenas nos gramnegativos. Parede celular existente apenas nos gram-positivos. Clios extenses da parede celular nos grampositivos.

QUESTO 42 ______________________
Aps o uso para anlises microbiolgicas, toda a vidraria, entre outros materiais, deve ser levada ao autoclave por 30 minutos a 120 C. Esse processo denominado (A) (B) (C) (D) (E) descontaminao. desinfeco. esterilizao qumica. lavagem. antissepsia.

(C) (D) (E)

QUESTO 43 ______________________

(A) A colorao de gram um dos mtodos de identificao e contagem mais comuns em microbiologia. A respeito desse mtodo, assinale a alternativa correta. (A) (B) (C) (D) (E) Primeiramente, aplicam-se os corantes prpura cristal violeta e vermelho safranina. O iodo tem funo de mordente, isto , fixa e intensifica o corante nas clulas. A lavagem com lcool descolore o pigmento cristal violeta das clulas. Microrganismos gram-negativos aparecem corados em prpura. Microrganismos gram-positivos aparecem corados em rosa ou vermelho. (B) (C) (D) (E)

QUESTO 40 ______________________

(A) (B) (C) (D) (E)

Higienizao do coto umbilical. Antissepsia da pele para puno venosa. Antissepsia da pele para coleta de sangue arterial. Higienizao das mos da equipe de sade, em soluo emoliente. Banho de recm-nascido internado durante surtos de infeco hospitalar.

VA

Em procedimentos junto a recm-nascidos, assinale a alternativa em que o lcool a 70% no pode ser utilizado.

AP
(A) (B) (C) (D) (E)

LI
(A) (B) (C) (D) (E) Porco. Barbeiro. Lombriga. Carrapato. Porco. (A) (B) (C) (D) (E)
102 Bilogo

A gravidade das consequncias da infeco pelo microrganismo manipulado. A sensibilidade dos trabalhadores aos reagentes usados na manipulao dos microrganismos. O estado de sade, incluindo condies nutricionais e histrico de doenas dos trabalhadores. Distncia do laboratrio de locais de aglomerados populacionais, especialmente hospitais e escolas. O potencial infectante de um microrganismo, uma vez conhecido, determina o nvel de segurana do exigido para o laboratrio.

QUESTO 44 ______________________

Dependendo do nvel de interao com determinado microrganismo, se sua infeco for fatal ou potencialmente fatal, o laboratrio ter o seguinte nvel de biossegurana: somente o NB-4. somente o NB-4, classe especial. NB-2, NB-3 ou NB-4. NB-3 ou NB-4. todos desde o NB-1, alterando laboratoriais especficas.

C AD

QUESTO 39 ______________________

A
as

Assinale a alternativa que indica o critrio utilizado na determinao considerando o nvel de biossegurana de um laboratrio de microbiologia.

prticas

QUESTO 45 ______________________
Assinale a alternativa que no apresenta vetor de parasitoses.

QUESTO 41 ______________________
A respeito do processo de estabelecimento da parasitose, assinale a alternativa correta. (A) (B) (C) (D) Infestao a multiplicao dos parasitas no interior dos tecidos do hospedeiro. Infeco a multiplicao de ectoparasitas na derme do hospedeiro. A transmisso considerada passiva quando ocorre no estgio larval ou imaturo do parasita. Diz-se que h contaminao biolgica quando h agentes no ambiente externo do hospedeiro, mas sem causar no momento infeco, infestao ou doena. Para que ocorra uma transmisso por via genital, necessrio o respectivo contato direto entre dois hospedeiros.

PR

QUESTO 46 ______________________
Na parasitologia mdica, os parasitas pertencem a grupos especficos de classificao dos seres vivos. Assinale a alternativa que engloba um desses grupos. Vrus. Eubactrias. Micobactrias. Fungi. Animalia.
PGINA 8/9

(E)

CONCURSO PBLICO REA ASSISTENCIAL EBSERH

QUESTO 47 ______________________
Entre os itens a seguir, a respeito dos parasitas e do parasitismo, assinale a alternativa correta. (A) considerada uma estratgia adequada de sobrevivncia a reduzida capacidade de agresso de um parasita em relao ao seu hospedeiro. Diz-se que, quando o nvel de agresso ao hospedeiro elevado, o parasita pouco adaptado a ele. Em funo da adequao dos corpos dos parasitas ao parasitria, a localizao desses se d ao acaso no ecossistema interno criado dentro hospedeiro. Os nematoides e os demais asquelmintos apresentam corpo celomado, o que permite que, mesmo como parasitas, apresentem autonomia metablica em relao ao hospedeiro. Ciclo de vida monoxeno aquele que necessita de apenas um hospedeiro para se completar, como o caso do Trypanosoma cruzi, enquanto, no ciclo de vida heterxeno, so necessrios dois ou mais hospedeiros para se completar, como o caso do Ascaris lumbricoides. Quando um parasita apresenta grande nmero natural de espcies hospedeiras, ele dito eurixeno, como o caso Taeniasolium.

QUESTO 50_______________________
Entre as alternativas a seguir, assinale a correta interpretao bsica para as situaes encontradas. (A) (B) (C) (D) (E) Hematcrito aumentado hemorragia. Contagem de hemcias em 6,5 1012/litro possvel parasitose. Eosinfilos elevados processos alrgicos. Plaquetas diminudas infeces virticas. Leuccitos acima de 10 mil/mm3 leucemia. rea Livre

(B)

(C)

(E)

QUESTO 48 ______________________
A agresso do parasita ao hospedeiro se d por diversos mecanismos. Quanto ao assunto, assinale a alternativa incorreta. (A) (B) Espoliativo: ocorre perda de substncias nutritivas pelo organismo do hospedeiro. Neoplsico: ocorre liberao acelerada e contnua, em locais especficos, de substncias com caractersticas mutagnicas levando gnese de tumores malignos. Inflamatrio: ocorre produo e liberao de substncias que determinam uma resposta inflamatria direta ou indiretamente. Tambm pode ter origem no hospedeiro quando h hipersensibilidade a uma substncia qualquer. Imunodepressor: determinado por metablitos liberados pelo parasita ou por outros mecanismos que possam reduzir a capacidade de resposta defensiva do hospedeiro. Enzimtico: ocorre produo e liberao de secrees enzimticas do parasita, que determinam destruio tecidual.

(C)

(D)

(E)

QUESTO 49 ______________________
Assinale a alternativa que no apresenta mecanismos de defesa inespecficos a parasitas. (A) (B) (C) (D) (E) Bactrias existentes em glndulas sebceas. Sistema humoral. Neutrfilos existentes no sangue. Sistema fagocitrio mononuclear. Secrees de mucosas, como mucina ou cido clordrico.
102 Bilogo

CONCURSO PBLICO REA ASSISTENCIAL EBSERH

PR

VA

AP
PGINA 9/9

LI

C AD

(D)

You might also like