You are on page 1of 9

Apresentao

No um livro de histria da qumica, no fundo h um pensamento filosfico, a saber, sobre a pluralidade e a reduo da pluralidade na qumica. O filsofo apressado, pode achar que reduzir o elemento qumico a eletricidade, resolver todo o problema. Por trs de todo o pluralismo pode se reconhecer um sistema de coerncia. Esse sistema sempre mais ou menos hipottico. Se as hipteses so fecundas, tem dois papis: a coordenao do saber e a deflagrao de experincias novas. Depois de muitas hesitaes, adquirimos a convico de que a qumica, cincia experimental e positiva entre todas, era comandada por ideias sistemticas. A filosofia substancialista reconhecida como a caracterstica da qumica.

INTRODUO.

O dado atribudo como diverso. A reflexo faz aparecer diversos pontos de vista sobre o dado. Porm a diversidade que aparece disso uma diversidade dominada e de um pensamento claro. Se o pensamento cientifico, como costume dizer, tende para a unidade na explicao, ele logo tende para a diversidade na descoberta e na inveno. O pensamento filosfico e cientifico vai dialeticamente do diverso ao uniforme e vice-versa. perda de tempo propor um problema de origem, visto que o pensamento esta fixado ora no diverso, ora no uniforme. O conhecimento to manifestamente inacabado que as condies de seu devir so afinal mais interessantes que o quadro dos elementos de seu estado. A tendncia explicar a forma pela matria. A impresso que, se algum conseguir explicar pela atividade de uma substancia as caractersticas geomtricas dos atributos, o enigma essencial do real estar resolvido. Na antiguidade cria-se apenas num tipo de tomo (se falava tomos) Na Antiguidade no se importa enumerar os diversos tipos de tomos que formam o fenmeno. Infelizmente as filosofias atomsticas deixaram indeterminada a extenso da doutrina. Consideraram como evidente o direito de substituir uma diversidade fenomenal no

catalogada por uma diversidade atmica no especificada. O problema filosfico da diversidade no avanou nem um passo. Os qumicos, acredito eu, do sc XVII, acreditavam que um corpo particular, possua a qualidade de todos os outros corpos. fcil compreender at que ponto tal intuio da atividade qumica devia prejudicar uma justa apreciao da diversidade substancial. As qualidades qumicas gerais no chegam a objetividade por via nica. Aqui se leva em conta a qualidade, visto que ela quem permite acionar os outros corpos da qumica. Quando se conseguir delinear, depois de muitas tentativas, um panorama completo das diferentes substancias, a diversidade da natureza qumica ficar ordenada e esclarecida. O problema das composies das substancias se mostrara sob novo aspecto. Planos cada vez mais precisos e ao mesmo tempo extensveis e extensos permitiro racionalizar de certa forma as composies, de tal modo que as qualidades dos compostos podero ser previstas antes de qualquer experincia. A nomenclatura um verdadeiro mtodo de conhecimento. Nomear servir mais para conhecer do que para reconhecer, e a prpria classificao das substancias elementares se mostrar movida por um pensamento ativo que designa um lugar regular para um objeto antes de encontrar esse objeto. Na qumica moderna, h uma harmonia progressiva das formas substanciais. Aparece um pluralismo novo e coordenado, o pluralismo coerente. Substitui-se pela lei, os fatos dispersos, pela regra os exemplos. A CATEGORIA DE COMUNIDADE, meio metafisica, e explicaria o porque de uma substancia agir qualitativamente sobre outra, como ela pode separar as propriedades qumicas de outra substancia, como duas matrias diferentes podem formar uma outra matria que designada a partir de propriedades totalmente novas. De fato, enquanto a subordinao dos atributos as substancias pode permanecer o ideal de uma cincia ontolgica que cre simultaneamente na fora produtiva da substancia e na fora dedutiva do conhecimento, preciso chegar a coordenao dos atributos entre si, depois a coordenao das substancias entre si. O atributo verdadeiramente qumico no aparece na experincia imediata. O realismo primitivo da qumica experimental abriu as vias para o racionalismo da qumica matematica.

LIVRO I Capitulo I Analogia imediata e analogia qumica

O conhecimento primitivo uma identificao perfeita. Depois de reconhecer o objeto, se tenta conhece-lo verdadeiramente, a o problema epistemolgico muda de natureza. Uma analogia qumica nunca superficial. As caractersticas do objeto fsico, foram um obstculo par ao conhecimento do individuo quimico. Os estudos modernos tem pequeno contato com o fato natural e imediato. Partem desse campo estreito para se desenvolverem em profundidade. A analogia imediata no consegue se organizar, tornar-se realmente uma analogia qumica. A viso de Baum, era que a Natureza ofereceria o enquadramento dos estudos em qumica. Partindo de uma analogia de primeiro exame, Baum queria encontrar na combusto o principio de classificao das substancias. sempre a mesma tendncia para explicar o fenmeno qumico por um fenmeno de certa forma mais imediato, mais geral, mais natural. Essa tendncia o oposto do caminho por onde a qumica moderna vai progredir. A experimentao qumica ser fecunda quando procurar a diferenciao as substancias e no uma intil generalizao dos aspectos imediatos. Para definir o metal Macquer afirma que ele o que , devido a sua maleabilidade. Ou seja, parte-se novamente da caracterstica fsica imediata para decidir a classificao das substancias. A cincia s progride por meio de uma critica muito firme e cautelosa das sensaes imediatas. Em quimica a segunda idia sempre melhor. O quimico capta a substancia aps o fim da experincia. Uma reduo s pode ser completa e fecunda se se afastar a seduo as analogias imediatas e naturais. A analogia qumica sempre indireta. Sempre uma analogia segunda que rompe, por funo, a primeira contextura das relaes fornecidas pelas observaes fsicas.

Capitulo 2 Pureza e composio

Em qumica o objeto no to imediato. S ser possvel dominar o carter individual dos corpos materiais apreendidos na experincia comum se for possvel classifica-los em essncias separadas, bem seguras de guardar solidamente (a despeito das aproximaes da experincia) as propriedades que os distinguem.

As substancias qumicas so relativas uma as outras. De fato, para extrair um corpo envolvido numa combinao, era preciso oferecer-lhe outro corpo com o qual ele deveria combinar-se de novo. Um elemento s poderia sair de uma combinao, para entrar em outra combinao. Quanto mais simples forem os corpos, mais difcil ser proceder a sua analise. O isolamento das substancias nunca poder ser completo, visto que a qumica uma cincia de combinaes. Uma substancia qumica particular s pode ser individualizada atravs da atividade de certos reativos. A composio exata a prova da pureza dos elementos. A ideia de composio qumica era confundida com a ideia de composio fsica.

Capitulo 3 A classificao dos compostos.

Tenta-se compreender o composto pelo simples, mas para imediatamente caracterizar o simples por seu papel na sntese dos corpos compostos. A prpria descoberta est mais sob a dependncia da sntese do que da analise. O fenmeno qumico um fenmeno provocado, e esse carter da cincia artificial muito profundo, pois nas pesquisas da qumica moderna a prpria substancia que deve ser de certo modo suscitada. Uma classificao qumica deve, sobretudo, levar no apenas a uma ordenao das experincias feitas mas tambm criao de substancias novas. A ideia que serve de ponto de partida uma ideia de experimentao e no apenas a ideia que permite resumir uma experincia realizada ou classificar observaes. V-se que a analise de uma substancia particular no basta para conhec-la com exatido. S a conheceremos de verdade quando lhe pudermos atribuir um lugar exato no plano orgnico da experincia total, quando tivermos fixado sua gnese e suas qualidades genticas. A ordem de preparao das substancias novas no corresponde a um carter puramente acidental, ela indica uma filiao verdadeiramente real numa cincia que cria seu objeto. O substancialismo atrapalha o desenvolvimento qumico. Constri se uma estrutura artificial, para se entender uma estrutura natural. O estudo extensivo das substancias importante. pelo todo que se compreendem as partes. S se conhece uma substancia, a partir do momento que se descobre o lugar dela num plano.

As substancias novas no correspondem a seres encontrados pela observao, mas a seres realizados por uma experincia acoplada a uma teoria. As qualidades naturais s levam a uma classificao provisria e que as qualidades genticas fornecem o verdadeiro plano intelectual ao fornecer o prprio plano da ao criadora

Capitulo 4 A classificao linear dos elementos.

Parece que o pensamento no pode aceitar que elementos qumicos diferentes permaneam incomparveis. Ou seja, a qumica no pode ser um cincia de objetos heterclitos, tem de encontrar razes de unidade. Essa razes de unidade so precisamente as diversas reaes mutuas das substancias elementares. Com te indica muito bem que a constituio das famlias depende das combinaes. Ele se ope ao substancialismo imediato, a essa filosofia estreitamente realista que julga achar em determinada substancia a raiz profunda e nica de todas as suas qualidades. Um elemento particular se classifica numa determinada famlia no pelo conhecimento de sua caracterstica bem determinada e destacada, e sim pela soma de suas propriedades sintticas. Classificavam-se os corpos devido ao seu primeiro aspecto. A verdadeira classificao dos elementos deve ser feita com base no peso atmico dos elementos, e com base na ideia de valencia.

LIVRO II Capitulo 5 A classificao dos elementos segundo Mendeleev.

Mendeleev afirma que a soma das noes que eles possuem insuficiente para poder comparar os elementos. Para classificar os elementos s existe um meio, que a semelhana entre as suas propriedades. Porm, as propriedades no se encontram no mesmo nvel fenomenolgico. H uma enorme dificuldade em se classificar os elementos. A constatao de Mendelev referente a valencia no possui uma confirmao experimental visvel.

Mendeleev percebeu que a massa j um efeito, e que no bastava tomar o peso atmico como motivo de ordenao.

Capitulo 6 A tentativa de sntese de Lothar Meyer.

A qumica muda o estudo em extenso e passa a procurar o estudo de compreenso. Foi com Lavoisier que a matria comeou a se individualizar. O valor numrico dos pesos atmicos,, agora tambm serve para se entender melhor a matria. As propriedades fsicas so funes das variveis quimicas. Pareceria que conhecer os pesos dos elementos retornaria a primazia do aspecto fsico e mecnico sob um aspecto qumico. A concepo harmnica dos tomos uma objeo a esse ideia. As qualidades qumicas so qualidades que o exterior tem pouca ou nenhuma ao. Elas que vo marcar a matria com caractersticas gravadas de modo to profundo que o jogo das variveis fsicas se tornar secundrio. Logo, se tornara necessrio descrever a matria em funo das variveis qumicas, uma varivel que seja verdadeiramente primordial. As caractersticas fsicas so insuficientes e no podem elucidar variaes dos coeficientes que caracterizam o fenmeno estudado quando se passa de um corpo ao outro. As propriedades fsicas so insuficientes para organizar as famlias em qumica. Uma classificao dos elementos pelo seus pesos atmicos prepara uma atribuio extensiva das outras propriedades qumicas. A tabela da Mendeleev bem mais que o resumo de uma classificao ela o esquema de um mtodo.

Capitulo 7 A gnese dos elementos segundo Crookes.

Seguindo o desenvolvimento da classificao, passamos, do pluralismo indolente que aceitava como individualidades sem ligao todos os elementos isolados pelo laboratrio, a um pluralismo de certo modo coordenado. At ento, a ligao dos elementos s explicava de maneira experimental.

Capitulo 8 A formao da noo de numero atmico.

Para respeitar os perodos, Mendeleev teve que deixar algumas casas em branco. Afirmava que essas casas pertenciam a elementos desconhecidos. Um problema da classificao, era referente ao peso dos elementos visto que tinham elementos mais pesados que vinham antes dos mais leves. A classificao ento se da atravs da descoberta do numero atmico. Os sucessos na coordenao experimental logo intervieram no principio de classificao. Aumentaram-lhe o alcance. Como se advertiu muitas vezes, uma teoria que ultrapassa em fecundidade o programa de explicao por ela escolhido redobra de valor. A tabela peridica de Mendeleev, desenvolvida a partir dos pesos atmicos, impusera uma periodicidade uniforme que devia obedecer a um enquadramento de certa forma geomtrico dos elementos. A representao das propriedades como funo do numero atmico mais livre. A ordenao dos elementos traz a referencia mais natural e segura. No inicio vago e obscuro, o principio de classificao de Mendeleev s tendia a organizar o conjunto dos resultados experimentais. A experincia fez com que, depois, fosse ligeiramente modificado, o que contribuiu para aumentar seus pontos obscuros. No entanto, o aspecto convencional, do qual a priori no se percebia a legitimidade, logo veio a trazer a prova de seu valor pragmtico. As analogias apareceram mais nmeros, a experincia progressivamente multiplicou o sentido e a utilizao do principio classificatrio.

Capitulo 9 A descoberta do radio acabou por incomodar a harmonia que comeava a ser encontrada na filiao dos elementos. A tabela era muito limitada pelo numero dos elementos que haviam sido descobertos com a radioatividade. Os radioelementos apresentavam-se, no que se refere classificao, de duas maneiras totalmente diferentes: Alguns puderam ser alojados em casas livres. Foi o caso de cinco elementos: o radio, a emanao do radio, o polnio, o actnio e o protactnio. Elementos quimicamente idnticos devem ocupar o mesmo lugar. O pequeno numero de casas disponveis deixa de ser um obstculo para que se introduzam na tabela todos os elementos radioativos. A ordem planejada das substancias parece ser mais instrutiva que o conhecimentos aprofundado de uma substancia.

Capitulo 10

A caracterstica eltrica dos tomos.

Ao descobrir o eltron, o problema da unidade da matria, teve que ser repensado. Os raio-X foram os responsveis pela descoberta da capacidade eltrica dos tomos. Ver J.Thomson. O eltron s se diferencia de outro pelo seu movimento e pela sua posio. Os eltrons so totalmente idnticos entre si. Eles tem o mesmo spin, que o giro em torno do seu eixo. Com referencia ao eletron, os atributos perdem o sentido. Tentavamos destacar a busca do idntico na diversidade. Agora devemos explicar como a diversidade pode nascer a partir de elementos idnticos. O infinitamente pequeno no obedece as leias da fenomenologia.

CAPITULO 11 O MODELO CINTICO. SEU VALOR AXIOMATICO.

Conhece-se o carter lacunar do tomo devido a passagem do raio alfa por algo que possui espessura. No apenas isso, o raio alfa passa dentro do prprio domnio atmico. A partir dessa experincia, no se pode atribuir ao tomo uma propriedade compacta. Porm, algumas partculas alfa so desviadas da linha reta quando passavam atravs de pelculas mais finas. Comum jogo de hipteses muito simples, os desvios fornecem a repartio das cargas positivas e negativas no interior do tomo. N fsica o infinitamente pequeno que contradiz a experincia comum, o espontneo que exige leis especiais que divergem nitidamente dos fenomenos registrados por nossos instrumentos, fenomenos talvez menos livres no sentido em que so solidrios s divises impostas por nossa tcnica. A experincia nunca desce efetivamente ao microcosmo. Na verdade, trata-se de dois mundos inteiramente separados: ordem de grandeza nova, princpios novos.

A unificao que a fsica contempornea introduz nos mais variados fenmenos segue em vias bem diferentes. A unidade a se constitui matematicamente. J no o fenmeno que garante a unidade; a coerncia matemtica que sanciona a unidade.

LIVRO III

CAPITULO 12 Da localizao medida. Da medida harmonia matemtica nos problemas da anlise espectral.

Se o tomo s poder perder um eletron, ele s emitira uma raia espectral. Se perder dois vai emitir duas raias.

Capitulo 13

Com uma equao se resolve inmeros problemas. Os quatro nmeros qunticos de Pauli.

Concluso Chega-se a propsito do real, a um estudo sistemtico do possvel. No mundo do qumico, no se pode de certo dizer que tudo que possvel existe naturalmente, mas se pode afirmar que tudo aquilo que possvel pode ser fabricado. Sobre o empirismo imediato ao contrario do empirismo ativo. A experincia j no um ponto de partida, nem mesmo um simples guia; um objetivo. Como no ver que o abstrato que prolifera na teoria qumica moderna? pela matemtica que se pode explorar o real at o fundo de suas substancias e em toda a extenso de sua diversidade.

You might also like