You are on page 1of 9

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECNCAVO DA BAHIA Centro de Cincias Exatas e Tecnolgicas CETEC rea de Fsica

TTULO DO EXPERIMENTO
Fulano de Tal

Cruz das Almas BA 13 de fevereiro de 2014

Fulano de Tal

TTULO DO EXPERIMENTO

Relatrio apresentada rea de Fsica da Universidade Federal do Recncavo da Bahia, como a avaliao parcial da diciplina Fsica Geral e Experimental I. Professor(a): Karina Araujo Kodel

Cruz das Almas BA 13 de fevereiro de 2014

Sumrio
1 Introduo 2 Fundamentao Terica 3 Objetivos Geral e Especco 3.1 3.2 Objetivo Geral . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Objevos Especcos . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 1 2 2 2 2 3 3 3 4 6

4 Materiais Utilizados 5 Procedimento Experimental 6 Resultados e Discusso 7 Concluso A Clculo

1 INTRODUO

Consideraes Iniciais
As caractersticas fundamentais de um relatrio so: objetividade e clareza. Ele deve ser escrito de forma que outra pessoa, apoiando-se nele, possa repetir o experimento sem necessitar que o autor do texto esteja presente para decifr-lo. O relatrio deve respeitar sempre certos aspectos e normas indispensveis para que o leitor possa entender imediatamente os pontos essenciais do trabalho realizado no laboratrio. Sem ser prolixo, ele deve conter o maior nmero possvel de informaes sobre o que foi feito, como foi feito e os resultados alcanados. Tendo isso em mente, apresento a seguir uma sugesto de organizao para os relatrios. 1. Introduo 2. Fundamentao Terica 3. Objetivo 4. Materiais Utilizados 5. Procedimento Experimental 6. Resultados 7. Discusso 8. Concluso No texto que segue vou apresentar cada item separadamente e falar rapidamente do que se trata cada um deles. Escrever relatrio requer prtica, capacidade de crtica, conhecimento cientco e de certa forma, imaginao, que so pr-requisitos para um bom prossional de qualquer rea de conhecimento.

Introduo

Nessa seo deve ser um texto que contextualiza o trabalho, mostrando a importncia do tema, podendo ter um pequeno histrico (se for o caso), e algumas correlaes com outros assuntos. importante que a introduo do relatrio seja resumida, objetiva e preferencialmente no ultrapassar uma lauda.

3 OBJETIVOS GERAL E ESPECFICO

Fundamentao Terica

Nessa seo coloca-se a teoria envolvida no experimento, sem nunca esquecer da objetividade. O que quero dizer com objetividade? Por exemplo, o experimento trata de movimento retilnio uniforme (MRU), nesse caso voc s precisa falar de MRU, e no sobre todo o contedo da cinemtica. Em resumo, a Fundamentao Terica deve conter o essencial para que a pessoa que esteja lendo possa acompanhar o contedo discutido em todo o relatrio sem precisar procurar outras fontes.

Objetivos Geral e Especco

Dividi aqui em dois tipos de objetivos, o geral e o especco, para que voc tenha conhecimento da existncia dos dois. Em geral, no necessrio utilizar os dois para as prticas iniciais de laboratrio. Utilizamos mesmo o item objetivo que corresponde ao objeto especco.

3.1

Objetivo Geral

Nesta parte deve-se apresentar, de forma bem sucinta, os objetivos da prtica experimental.

3.2

Objevos Especcos

E para o(s) objetivo(s) especcos do experimento em que vocs iro trabalhar, pode ser apresentado em forma de itens, que devem ser sempre iniciados com um verbo no innitivo. Exemplo 3.1. i. Analisar o tipo de movimento e encontrar as equaes de movimento do corpo em estudo. ii. Encontrar a constante elstica da mola. iii. Estudar . . . iv. . . . v. . . .

6 RESULTADOS E DISCUSSO

Materiais Utilizados

Nessa seo vocs devem apresentar a lista dos materiais utilizados no laboratrio, muito interessante que exista um esquema do arrando experimental, onde o leitor possa relacionar o nome do material com o esquema. Normalmente descrevemos os materiais utilizando uma lista, como segue um exemplo abaixo. 1. Rgua 2. Micrmetro 3. Laser 4. Espelho

Procedimento Experimental

Esta parte dedicada descrio do arranjo experimental montado, denindo a aplicao de cada materiais utilizado, e uma explicao minuciosa do procedimento experimental adotado (como uma receita de bolo).

Resultados e Discusso

Nesta parte apresentada, primeiramente, uma tabela com os dados experimentais obtidos. Os principais resultados calculados devem estar organizados em tabelas sempre que possvel, como, por exemplo, os dados utilizados na cossntruo do(s) grco(s). Toda tabela deve estar discutida no texto de forma descritiva para o leitor acompanhar cada passo realizado no processo de anlise dos dados experimentais. Em geral, utilizamos o grco obtido e confrontamos os resultados experimentais com os tericos que vocs apresentaram no item Fundamentao Terica. Exemplo 6.1. Nessa seo vamos apresentar os resultados obtidos experimentalmente bem como a anlise dos mesmos. Tabela 1: Dados do movimento uniforme
Posio (cm) Tempo (s) 0,82 0,349 1,65 0,402 2,63 0,496 3,50 0,698 3,88 0,817 4,84 1,068 6,16 1,103 7,15 1,316 7,66 1,449 8,29 1,570

7 CONCLUSO

A partir dos dados obtidos experimentalmente apresentados na Tabela 1, e a anlise da disperso na Figura 1, percebeu-se que as grandezas em estudo apresentam uma relao linear, e com isso utilizou-se o MMQ para o clculo dos parmetros de reta a (coeciente angular) e b (coeciente linear) a partir das equaes (1), (2) respetivamente.
n n n

n a=
i=1

xi yi
i=1 n

xi
i=1 n

yi (1) )2
n

n
i=1 n n

x2 i

(
i=1 n

xi

x2 i n

yi
i=1 n

xi
i=1 n i=1

xi y i (2) )2

b=

i=1

x2 i
i=1

(
i=1

xi

Onde xi corresponde as grandezas tempo (t) e o yi as diferentes posies nais (x) da Tabela 1. Os grcos precisam ter uma lengenda que descreve de forma simplicada do que se trata, um ttulo, os eixos precisam estar denidos a varivel a que se destina, e ter a infromao dda escala usada. importante salientar que obrigatria a apresentao das equaes utilizadas devidamente numerada e citada no texto, de forma que todos os valores apresentados possam ser recalculados. Pois no sero considerados resultados apresentados sem a devida explicao.

Concluso

Esta parte dedicada apresentao sucinta dos principais resultados e das concluses obtidas no trabalho.

7 CONCLUSO

Bibliograa
Todo relatrio deve conter uma bibliograa, onde so listadas todas as referncias consultadas. importante que a lista de referncia tenha uma formatao uniforme e que sejam apresentadas as seguintes informaes essenciais: 1. Para livros: Autor(es), ttulo, edio, editora, local onde foi editado, ano. Exemplo:

Helene, O.A.M. e Vanin, V.R., Tratamento Estatstico de dados, 2a. edio, Edgard Blucher, So Paulo (1981). 2. Para artigos de revistas: Nome(s) do(s) autor(es), ttulo (optativo), ttulo da revista, volume, nmero, pgina e ano de publicao. Exemplo:

A.A. Gusev, T. Kohno, W. N. Spjeldvik, I. M. Martin, G. I. Pugacheva, A. Turtelli, Dynamics of the low altitude secondary proton radiation belt, Advances in Space Research, Vol.21, N.12, pp. 1805-1808 (1998). 3. Para texto de internet: Nome(s) do(s) autor(es), ttulo, endereo eletrnico que est disponvel, data de acesso. Exemplo: Blackwell, Bases de dados, disponvel em: <http://www.periodicos.capes.gov. br/> , acesso em 22/03/2004.

Para outros tipos de referncias, consulte a norma NBR 10520, da ABNT (ABNT, Informao e documentao Apresentao de citaes em documentos, NBR 10520, 2001).

A CLCULO

Clculo

Nesse item vocs devem apresentar, de modo organizado, as contas que foram realizadas todas s vezes que foram realizadas.

You might also like