You are on page 1of 5

Oriente-se Entre as luzes e as sombras do Orientalismo

Jorge Miklos1 A vida o que fazemos dela. As viagens so os viajantes. O que vemos, no o que vemos, seno o que somos.
Fernando Pessoa

A frase do poeta portugus Fernando Pessoa suscita uma reflexo acerca do nosso olhar: no h como examinar a percepo, sem considerar que, alm das caractersticas prprias s coisas percebidas, o fenmeno perceptivo depende tambm do percebedor. Nessa linha supe-se que no existe uma realidade2 nica e acabada, mas muitas e diversas realidades. No existe um mundo em si, mas sempre variados mundos, cujos sentidos dependem da relao histrica, espacial, cultural e social, enfim, das mltiplas interpretaes que o homem faz atravs do pensamento e da linguagem. No existe uma medida nica para avaliar a veracidade de um discurso; preciso considerar o contexto, as diferentes perspectivas. "No existem fatos, s interpretaes", diz Nietzsche:
O que a verdade, portanto? Um batalho mvel de metforas, metonmia s, antropomorfismos, enfim, uma soma de relaes humanas, que foram enfatizadas potica e retoricamente, transpostas, enfeitadas, e que, aps longo uso, parecem a um povo solidas, cannicas e obrigatrias. (...) No existe sequer um acontecimento, um fen meno, uma palavra, nem um pensamento cujo sentido no seja mltiplo. Uma coisa ora isto, ora aquilo, ora algo de mais complicado segundo as foras (os deuses) que dela se apoderam. 3

Um outro exemplo. Em "A Traio das Imagens", Ren Magritte desafia o espectador a acreditar que est na presena de um cachimbo - "Isto no um cachimbo", dizia ele. E tinha razo. Afinal, tudo no passa de uma iluso, de uma representao de um cachimbo no papel.

Possui graduao em HISTRIA pelo Centro Universitrio Assuno (1989), mestrado em CINCIAS DA RELIGIO pela Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo (1998) e doutorado em COMUNICAO E SEMITICA pela Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo (2010). Atualmente professor e pesquisador na rea de Mito e Psicanlise. 2 Realidade significa a propriedade do que real. Aquilo que , que existe. O atributo do existente. Realidade (do latim realitas isto , "coisa") significa em uso comum "tudo o que existe". Em seu sentido mais livre, o termo inclui tudo o que , seja ou no perceptvel, acessvel ou entendido pela cincia, filosofia ou qualquer outro sistema de anlise. 3 A Verdade e a mentira no sentido extra- moral de Friedrich Nietzsche, publicado em 1873.

Essa considerao inicial leva-nos considerar a questo: a imagem do oriente que circula no ocidente real? A imagem de um oriente atrasado fantico fundamentalista retrgrado prcivilizado condiz com a realidade. Por que os ocidentais representam o oriente de maneira to perturbadora? Uma notcia veiculada pela BBC Brasil dava conta: Oriente Mdio regride para seu cenrio mais sombrio4, levou-nos a indagar: o que h de sombrio no Oriente?

A Sombra
Todo mundo carrega uma sombra, e quanto menos ela est incorporada na vida consciente do indivduo, mais negra e densa ela . Se uma inferioridade consciente, sempre se tem uma oportunidade de corrigi-la. Alm do mais, ela est constantemente em contato com outros interesses, de modo que est continuamente sujeita a modificaes. Porm, se reprimida e isolada da CONSCINCIA, jamais corrigida, e pode irromper subitamente em um momento de inconscincia. De qualquer modo, forma um obstculo inconsciente, impedindo nossos mais bem-intencionado propsitos (Carl Gustav Jung).

Para compreender mais profundamente essa questo recorremos aos conceito de sombra. A sombra um dos conceitos mais importantes desenvolvidos por Carl Gustav Jung no bojo da Psicologia Analtica. Segundo Jung, a natureza sombria foi legada Humanidade pelos estgios mais primitivos da existncia, ao longo da jornada evolutiva empreendida pelo ser humano5. Como o indivduo oculta sua psique tudo que rejeitado pelos padres sociais e por si mesmo, aquilo que definido como contrrio moral, do domnio da fora bruta, ou seja, o monstro escondido dentro de cada um, o inconsciente povoado com estas criaes mentais ali reprimidas. Geralmente, porm, as pessoas tm medo de olhar para si mesmas, de se verem como realmente so, e assim transmutar o que pertence ao campo das sombras. Normalmente o Homem prefere projetar
4 5

http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2006/07/060712_caioblinder_israel.shtml. Acesso em 10.05.2011. JUNG, Carl G. O Homem e seus Smbolos. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 1985

no outro aquilo que ele rejeita em si mesmo, da a importncia de analisar com lucidez os aspectos da prpria personalidade que so comumente transferidos para outras pessoas e situaes. O ser humano sempre temeu sua prpria sombra, pois nela pressente a presena de tudo que, na verdade, desejaria esquecer ou fingir que nunca existiu. Mas sem a conscientizao da natureza sombria no h processo de individuao que se sustente. importante tambm perceber que este movimento de transformao constante, pois uma vez que admite a existncia da natureza sombria em seu interior, o Homem ter que lutar incessantemente contra ela, pois enquanto ele tiver o livre arbtrio, que pressupe a escolha, algo ser sempre relegado margem, ou seja, ao mbito da sombra. Poderamos pensar nessa linha que o temor acerca da sombra acendeu o comportamento etnocntrico. Everardo P. Guimares Rocha em seu livro: O que etnocentrismo, considera:

Etnocentrismo uma viso do mundo onde o nosso prprio grupo tomado como centro de tudo e todos os outros so pensados e sentidos atravs dos nossos valores, nossos modelos, nossas definies do que a existncia. No plano intelectual, pode ser visto como a dificuldade de pensarmos a diferena; no plano afetivo, como sentimentos de estranheza, medo, hostilidade, etc. Perguntar sobre o que etnocentrismo , pois, indagar sobre um fenmeno onde se misturam tanto elementos intelectuais e racionais quanto elementos emocionais e afetivos. No etnocentrismo, estes dois planos do esprito humano sentimento e pensamento vo juntos compondo um fenmeno no apenas fortemente arraigado na histria das sociedades como tambm facilmente encontrvel no dia-a-dia das nossas vidas.

A sombra o pano de fundo da questo etnocntrica. Temos a experincia de um choque cultural. De um lado, conhecemos um grupo do eu, o nosso grupo, que come igual, veste igual, gosta de coisas parecidas, conhece problemas do mesmo tipo, acredita nos mesmos deuses, casa igual, mora no mesmo estilo, distribui o poder da mesma forma, empresta vida significados em comum e procede, por muitas maneiras, semelhantemente. A, ento, de repente, nos deparamos com um outro, o grupo do diferente que, s vezes, nem sequer faz coisas como as nossas ou quando as faz de forma tal que no reconhecemos como possveis. E, mais grave ainda, este outro tambm sobrevive sua maneira, gosta dela, tambm est no mundo e, ainda que diferente, tambm existe. E quando esse outro apresenta caractersticas que o eu no suporta de to temerrio o outro emerge como o mostro que precisa ser domesticado. Atualmente vivemos no ocidente o fenmeno no qual o Islamismo uma religio de fanticos e impiedosos terroristas. essa a imagem que a mdia ocidental constri do isl. Edward Said em seu livro Orientalismo: o Oriente como inveno do Ocidente6 procura analisar e dissolver uma viso consolidada ao longo dos sculos quanto a uma determinada essncia do Oriente. Said quis demonstrar, analisando obras literrias, trabalhos acadmicos, relatos de viajantes, entre outros documentos histrico-textuais, a construo de um discurso e de uma identidade com

SAID, Edward. Orientalismo: o Oriente como inveno do Ocidente. So Paulo: Companhia das Letras, 2007.

vistas a dominar, reestruturar e ter autoridade sobre o Oriente7 Said definiu orientalismo de diferentes maneiras: um modo de discurso baseado em instituies, vocabulrio, erudio, imagens, doutrinas, burocracias e estilos coloniais8, assim como um estilo de pensamento baseado numa distino ontolgica e epistemolgica feita entre o Oriente e (na maior parte do tempo) o Ocidente9. Em outras palavras, a construo social e discursiva de um Outro serviu, por um lado, para afirmar a identidade da prpria Europa e, por outro, foi funcional para a expanso colonial europia rumo ao controle e explorao de grandes reas territoriais, alm de diversos povos no-ocidentais. a transformao do no-ocidente real em uma representao do Oriente (que por si s simplesmente no existe) o objeto do estudo de Said. O orientalismo faz parte de uma estratgia colonial e discursiva na qual o Ocidente identificado com a razo, a civilizao e o masculino, enquanto o Oriente o com a irracionalidade, a barbrie e o feminino. No fundo, o que possibilita esse discurso um padro de fora relativa entre o Leste e o Oeste: A relao entre o Ocidente e o Oriente uma relao de poder, de dominao, de graus variveis de uma hegemonia complexa10 (). O discurso do orientalismo tanto decorrncia quanto reforador desse padro de dominao colonial. O efeito sombra do Isl est por toda parte. A prova de sua disseminao pode ser vista em todos os aspectos da vida. Lemos sobre ele on-line. Podemos v-lo nos noticirios da TV e tambm em amigos, familiares e estranhos na rua. E talvez possamos reconhec-lo de forma mais expressiva em nossos pensamentos, comportamentos, e senti-lo nas interaes que fazemos com os outros. Receamos que, se lanarmos luz nessa escurido, isso nos far sentir uma imensa vergonha ou, at pior, nos levar a expressar nossos piores pesadelos. Tornamo-nos temerosos quanto ao que podemos encontrar se olharmos dentro de ns mesmos; portanto, em vez disso, escondemos a cabea e nos recusamos a enfrentar o lado sombrio. O caminho da tolerncia integrar a sombra ou como diz a msica de Gilberto Gil :

O mundo da sombra, caverna escondida; Onde a luz da vida foi quase apagada O mundo da sombra, regio do escuro; Do corao duro, da alma abalada, abalada Hoje eu canto a balada do lado sem luz; Subterrneos gelados do eterno esperar Pelo amor, pelo po, pela libertao; Pela paz, pelo ar, pelo mar Navegar, descobrir outro dia, outro sol;Hoje eu canto a balada do lado sem luz A quem no foi permitido viver feliz e cantar;Como eu Oua aquele que vive do lado sem luz;O meu canto a confirmao da promessa que diz Que haver esperana enquanto houver; Um canto mais feliz Como eu gosto de cantar; Como eu prefiro cantar Como eu costumo cantar; Como eu gosto de cantar Quando no to a balada, a balada, a balada A BALADA DO LADO SEM LUZ (Gilberto Gil)

Este , acredito, o plano para onde a conscincia encaminha nosso pensamento. A, no lugar em que ela exerce seu esforo de aprendizado, sentimentos, pensamentos e prticas etnocntricas se

7 8

Idem Idem 9 Idem 10 SAID, Edward. Orientalismo: o Oriente como inveno do Ocidente. So Paulo: Companhia das Letras, 2007.

complexificam, se transformam, se relativizam. A tambm, no encontro entre o eu e o outro, emerge uma compreenso do ser humano, a um s tempo, problematizada e generosa.

REFERNCIAS JUNG, Carl G. O Homem e seus Smbolos. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 1985 ROCHA, Everardo P. Guimares. O que Etnocentrismo. So Paulo: Editora Brasiliense 1988 SAID, Edward. Orientalismo: O Oriente como inveno do Ocidente. So Paulo: Companhia das Letras, 2007.

You might also like