You are on page 1of 4

A Poesia de 30 - Um rico perodo de construo Versos brancos e livres quanto s formas tradicionais.

Surgem novos poetas e os autores da primeira fase literria. Estes apresentam uma obra mais madura. Podemos destacar como caractersticas das poesias desta segunda fase literria: a ironia, a reflexo sobre o destino do ser humano, a poesia lrica, o regionalismo, verso livre em paralelo a formas fixas, como o soneto. Os temas das poesias so universais, pois os olhares estavam voltados s vivncias da sociedade a respeito das crises sociais que aconteciam no mundo, das guerras, da luta pela supremacia econmica. Iniciada em 1930, com a publicao de Alguma poesia, de Carlos Drummond de Andrade, e encerrada em 194, com a morte de Mrio de Andrade.

Principais poetas desta fase: Ceclia Meireles, Vincius de Moraes, Carlos Drummond de Andrade, Augusto F. Schmidt, Henriqueta Lisboa, Murilo Mendes, Jorge de Lima, Dante Milano, Mrio Quintana, Joaquim Cardozo entre outros. Alguns poetas da poca anterior se renovaram como o caso de Mrio de Andrade e Manuel Bandeira.

Carlos Drummond de Andrade - Sua obra tem um gradual processo de investigao da realidade humana. Desde os primeiros livros, delineiam-se as linhas bsicas de sua poesia: viso crtica das relaes sociais e humanas, frequentemente expressa em tom irnico, e certo desencanto com relao vida, recusando-se a um envolvimento sentimental. Durante os anos da Segunda Guerra Mundial, sua poesia participante atingiu grande intensidade no livro A Rosa do Povo, com o poeta reconhecendo a necessidade de se integrar no seu tempo, de caminhar de "mos dadas". Pouco a pouco, porm, a participao social atravs da poesia foi cedendo lugar a uma viso cada vez mais desiludida, em que a esperana num novo tempo substituda por uma resignao madura diante da falta de solidariedade e justia. Ao mesmo tempo, o poeta mergulha em seu passado, buscando na infncia as origens desse seu modo introspectivo; isso se manifesta claramente nos poemas em que trata do pai, da vida antiga em Itabira (Cidade mineira em que nasceu). Alm de poeta, Drummond escreveu contos e crnicas.

Poema de Sete Faces

Quando nasci, um anjo torto

desses que vivem na sombra disse: Vai, Carlos! Ser gauche na vida. (...) Mundo mundo vasto mundo, se eu me chamasse Raimundo seria uma rima, no seria uma soluo. Mundo mundo vasto mundo, mais vasto meu corao.

Jorge de Lima - De modo geral, a crtica costuma reconhecer quatro fases na evoluo potica de Jorge de Lima: a parnasiana do livro XIV Alexandrinos, do qual se destaca o soneto "O acendedor de lampies"; de 1927 a 1932, estava presente o tema das recordaes da infncia passada no nordeste. desta fase o poema "Nega Ful". Logo depois dessa preocupao regionalista, Jorge de Lima passou a escrever poemas de carter religioso e mstico; esta temtica continuou em textos esparsos e nos livros A tnica inconstil, Anunciao e Encontro de Mira-Celi. O tema das recordaes dos escravos e do misticismo africano reapareceu em Poemas negros. Sua ltima obra, Inveno de Orfeu, um longo poema com caractersticas picas que expressa simbolicamente uma profunda reflexo sobre a vida humana e o universo.

Pai Joo

Pai Joo secou como um pau sem raiz.Pai Joo vai morrer. Pai Joo remou nas canoas.Cavou a terra. Fez brotar do cho a esmeralda, Das folhas - caf, cana, algodo. Pai Joo cavou mais esmeraldas Que Pais Leme. A filha de Pai Joo tinha um peito de Turina para os filhos de Ioi mamar:

Quando o peito secou a filha de Pai Joo Tambm secou agarrada num Ferro de engomar. A pele de Pai Joo ficou na ponta Dos chicotes. A fora de Pai Joo ficou no cabo Da enxada e da foice. A mulher de Pai Joo o branco A roubou para fazer mucamas. O sangue de Pai Joo se sumiu no sangue bom Como um torro de acar bruto Numa panela de leite.Pai Joo foi cavalo pra os filhos de Ioi montar. Pai Joo sabia histrias to bonitas que Davam vontade de chorar. Pai Joo vai morrer. H uma noite l fora como a pele de Pai Joo. Nem uma estrela no cu. Parece at mandinga de pai Joo.

Principal obra Alguma poesia- Carlos Drummond de Andrade

Publicado em 1930, numa pequena tiragem no comercial de apenas quinhentos exemplares - sob os auspcios de uma certa edies Pindorama, pura fico jocosa -,Alguma poesia assinala a estreia de um autor que, ento com 28 anos, iria revolucionar a poesia de lngua portuguesa no sculo XX. No para menos. Com peas como Poema de sete faces, Infncia, No meio do caminho, O sobrevivente, entre tantos outros textos decisivos, o livro demonstra j a enorme maturidade do jovem Drummond, ainda estabelecido em Belo Horizonte.

Dois anos antes, Drummond havia causado escndalo entre as hostes literrias ao publicar, na Revista de Antropofagia, o poema No meio do caminho. Era o incio da carreira de escndalo do poema, reconstruda na dcada de 1960 pelo prprio autor em um livro que reuniria os ataques, as pardias e as contendas relacionadas ao poema. Mas para alm da polmica, Alguma poesia j apresenta aquilo de melhor que Carlos Drummond de Andrade iria oferecer ao longo de quase 60 anos de uma das carreiras mais fecundas da literatura moderna: o lirismo, o humor, o tom meditativo e irnico, a observao desencantada dos fatos, o sensualismo, a reflexo aguda sobre o amor e a morte. Contando com um posfcio do poeta e crtico Eucana Ferraz, um dos grandes intrpretes da obra drummondiana nos tempos atuais, esta edio de Alguma poesia, com texto estabelecido e caderno de imagens, uma nova - e extraordinria oportunidade para o leitor brasileiro entrar em contato com um de seus grandes autores. E uma promessa de reencontro para todos aqueles que desejam ler alguns dos mais emblemticos poetas da nossa literatura

You might also like