You are on page 1of 14

ADJETIVO Adjetivo a palavra que expressa uma qualidade ou caracterstica do ser e se "encaixa" diretamente ao lado de um substantivo.

. Ao analisarmos a palavra bondoso, por exemplo, percebemos que alm de expressar uma qualidade, ela pode ser "encaixada diretamente" ao lado de um substantivo: homem bondoso, moa bondosa, pessoa bondosa. Formao do Adjetivo Quanto formao, o adjetivo pode ser: ADJETIVO SIMPLES ADJETIVO COMPOSTO ADJETIVO PRIMITIVO ADJETIVO DERIVADO Formado por um s radical. Por exemplo: brasileiro, escuro, magro, cmico. Formado por mais de um Por exemplo: luso-brasileiro, radical. castanho-escuro, amarelo-canrio. aquele que d origem a Por exemplo: belo, bom, feliz, outros adjetivos. puro. aquele que deriva de Por exemplo: belssimo, bondoso, substantivos ou verbos. magrelo.

Locuo adjetiva uma expresso formada por duas ou mais palavras, com valor de adjetivo. Vejamos alguns exemplos de locues, com seus adjetivos correspondentes:

amor de me = amor materno comportamento de criana = comportamento infantil objetos de decorao = objetos decorativos plano de governo = plano governamental LOCUO ADJETIVO ADJETIVA de abelha apcola de abdmen abdominal de ano de asno de astro de audio de boca de co de estrela de face anual asinino sideral tico bucal canino estelar facial

de gado de gato de gelo de guerra de junho de lua de me de pai de pscoa de pombo de rim de sol de tarde de vero

pecurio felino glacial blico junino lunar maternal paternal pascal columbino renal solar vespertino estival

de serpente ofdico

sem piedade impiedoso

Adjetivos ptrios So adjetivos que se referem nacionalidade ou lugar de origem: brasileiro, americano, carioca, etc. Veja abaixo uma lista dos principais adjetivos ptrios dos estados e capitais brasileiras:

Plural dos adjetivos compostos Nos adjetivos compostos, s o ltimo elemento vai para o plural: cantor norte-americano cantores norte-americanos

H trs casos de adjetivo que no seguem essa regra. 1. Os adjetivos compostos azul-marinho e azul-celeste no variam.

sapato azul-marinho - sapatos azul-marinho camisa azul-celeste - camisas azul-celeste

2. Os adjetivos compostos que indicam cor, quando o ultimo elemento for um substantivo, no sofrem flexo.

Blusa verde-bandeira blusas verde-bandeira tecido verde-abacate - tecidos verde-abacate batom vermelho-paixo batons vermelho-paixo

3. No adjetivo composto surdo-mudo, os dois elementos tambm no variam.

Menino surdo-mudo meninos surdos-mudos

Exerccios recuperao 2 bimestre Nome: _________________________________________________________ 1. Grife os adjetivos nos textos seguintes: a) uma moa bonita de olhar agateado deixou em pedaos o meu corao. b) Enquanto os homens exercem seus podres poderes, motos e fuscas avanam o sinal vermelho. c) Um pierr apaixonado que vivia s cantando por causa de uma colombiana acabou chorando . d) Deus me fez uma cara fraco, desdentado e feio.

2. Grife os 12 adjetivos do texto.

3. Identifique os adjetivos, classificando-os em uniformes e biformes:

a) Alegre
c)Triste e)Alto

b) Grande d) Bonito f) Magro

4. D o feminino dos seguintes substantivos:


a conde b frade c patro d- heri e parente

f tecelo g zango h cnsul i - elefante j - ateu m ator n imperador

RECUPERAAO 2 BIMESTRE LNGUA PORTUGUESA SUJEITO


Didaticamente, fazemos uma pergunta para o verbo: Quem que? ou Que que? e teremos a resposta; esta resposta ser o sujeito.O sujeito simples tem um ncleo. "O menino brinca." Quem que brinca? O menino. Logo, o menino o sujeito da frase. "O livro bom." O que que bom? O livro. Logo, o livro o sujeito da frase.

Um jeito de diferenci-lo de objeto o seguinte: "Joo come ma" "Quem come ma?" - Perceba que o verbo vem primeiro. "Joo" - Sujeito, por causa da ordem. "O que Joo come?" - Perceba o predicado vem depois. "Ma" - Objeto, por causa da ordem.

Lembre-se: Sempre que te pedirem para indicar o sujeito s fazer uma pergunta bsica: "Quem?" e voc ter o sujeito na resposta. Por exemplo: "A empresa fornecia comida aos trabalhadores", Agora faamos a pergunta "Quem fornecia comida aos trabalhadores?" - A empresa. Portanto a empresa o sujeito.

Tipos de sujeito
O sujeito pode ser, segundo a Nomenclatura Gramatical Brasileira (NGB), classificado em simples, composto, indeterminado, oculto, elptico e inexistente. Nesse ltimo caso, temos o que se convencionou chamar de orao sem sujeito.

Sujeito simples
o sujeito que tem apenas um ncleo representativo. Aumentar o nmero de caractersticas a ele atribudas no o torna composto. Exemplos de sujeito simples (o sujeito est em negrito): Obs.: o verbo concorda com o sujeito, seja ele anteposto ou posposto. Maria uma garota bonita. A pequena criana parecia feliz com seu novo brinquedo.

Sujeito composto
aquele que apresenta mais de um ncleo representativo, escrito na orao. Ana e Rute fizeram compras no sbado. Mateus e o amigo Bruno saram para almoar.

Sujeito oculto
Sujeito oculto aquele que no vem expresso na orao, mas pode ser facilmente identificado pela desinncia do verbo. Fechei a porta. Quem fechou a porta? Perguntaste mesmo isso professora? Apesar do sujeito no estar expresso, pode ser identificado na orao: Fechei a porta Eu. E na frase Perguntaste mesmo isso ao professor?, o identificado Tu. Entretanto, cuidado para no criar confuso com a segunda frase, que pode passar a ideia de elipse do sujeito ou sua indeterminao; pois o sujeito simples est explcito e o pronome interrogativo Quem.

Sujeito indeterminado
Sujeito indeterminado o que no se nomeia ou por no se querer ou por no se saber faz-lo. Podemos dizer que o sujeito indeterminado quando o verbo no se refere a uma pessoa determinada, ou por se desconhecer quem executa a ao ou por no haver interesse no seu conhecimento. Aparecer a ao, mas no h como dizer quem a pratica ou praticou. H trs maneiras de identificar um sujeito indeterminado: A. O verbo se encontra na 3 pessoa do plural, sem referncia a qualquer agente j expresso em oraes anteriores. Dizem que eles no vo bem. Esto chamando o rapaz. Falam de tudo e de todos. Falaram por a. Disseram que ele morreu.

B. Com um Verbo Transitivo Indireto, somente na terceira pessoa do singular, mais a partcula se. Precisa-se de livros. (Quem precisa, precisa de alguma coisa verbo transitivo indireto) Necessita-se de amigos. (Quem necessita, necessita de alguma coisa verbo transitivo indireto)

A palavra se um ndice de indeterminao do sujeito, pois no se pode dizer quem precisa ou quem necessita. Cuidado! Caso voc encontre frases com Verbo Transitivo Direto: Compram-se carros. (Quem compra, compra alguma coisa verbo transitivo direto) Vende-se casa. (Quem vende, vende alguma coisa verbo transitivo direto)

No se caracteriza sujeito indeterminado, pois nos casos de VTD, a partcula "se" exerce a funo de partcula apassivadora e a frase se encontra na voz passiva sinttica. Transpondo as frases para a voz passiva analtica, teremos: Carros so comprados (sujeito: "Carros"); Casa vendida (sujeito: "Casa").

C. Com um Verbo Intransitivo, somente na terceira pessoa do singular, mais a palavra se, ndice de indeterminao do sujeito. Vive-se feliz, aqui. Aqui se dorme muito bem. Brinca-se no carnaval de salo.

D. Com um Verbo de ligao, na terceira pessoa do singular, mais a palavra "se" que se torna ndice de indeterminao do sujeito. Nem sempre se justo nesta profisso.

Oraes sem sujeito, sujeito inexistente


Observao: Dar o nome de Orao sem sujeito' (OSS) no se constitui, formalmente, da classificao do sujeito, mas da orao enquanto estrutura lingustica desprovida de sujeito. H verbos que no tm sujeito, ou este nulo. A lngua desconhece a existncia de sujeito de tais verbos. Uma orao sem sujeito quando o verbo est na terceira pessoa do singular, sobretudo os seguintes: 1. Com os verbos que indicam fenmenos da natureza, tais como anoitecer, trovejar, nevar, escurecer, chover, relampejar, ventar Trovejou muito. Neva no sul do pas. Anoitece tarde no vero. Chove muito no Amazonas. Ventou bastante ontem em Vila Velha no Espirito Santo.

2. Com o verbo haver, significando existir ou acontecer. Ainda h amigos. Haver aulas amanh. H bons livros na livraria. H gente ali. H homens no mar. Houve um grave incidente no meu apartamento.

3. Com os verbos fazer, haver e estar indicando tempo. Est quente esta noite.

Faz dez anos que no o vejo. Faz calor terrvel no vero. Est na hora do recreio. Faz dez anos as comemoraes do bicampeonato brasileiro.

4. Com o verbo ser indicando tempo. Era em Londres. tarde. Era uma vez. Foi em janeiro.

Nota: Orao sem sujeito tambm pode ser chamada de OSS.

Atividade Extraclasse Recuperao 2 bimestre - Lngua portuguesa Nome: _____________________________________________ 1.Circule e classifique o sujeito em Sujeito Simples ou em Sujeito Composto. a. So Paulo est ensolarado. b. Febre alta e dor de cabea so sintomas da dengue.. c. No habitada a Lua. d. A temperatura aumentou na regio sul. e. O lbum e as figurinhas esto aqui. f. As chuvas transformaram o deserto. g. Todos ficaram quietos. h. Apareceu um mgico por l. i. No encontraram o corpo do rapaz afogado. j. O velho dono do bar resolveu tomar uma atitude. k. Saiu o nibus para o Rio. l. Aqui quando chove no se sai de casa. m. Esta comida no serve para consumo. n. Um vento triste assobia l fora. o. O Viver perigoso.

2.Circule e classifique o sujeito em: Sujeito Indeterminado ou em Sujeito Oculto. a. Prenderam o ladro. b. Perdi minha caneta. c. Bateram porta. d. Cr-se em Deus. e. Saiu o nibus para o Rio.

f. Nomearam meu primo diretor do clube. g. Estavam com fome. h. Quebraram a lanterna do meu carro. i. Assistiu-se a uma cena desagradvel.

Estudo da Orao sem sujeito EXERCCIOS 1.Circule os verbos impessoais. a) Havia muitos anos que no vinha ao Rio. b) Fazia frio e ventava muito. c) Faz duas semanas que cheguei. d) Aqui, quando chove, no se sai de casa. e) Houve ataques em que choveram balas e granadas. f) Era uma bela tarde de maio; as lojas da cidade j haviam cerrado as portas. g) Ia fechar a janela prxima, se havia alguma brisa, ou abri-la, se estava calor. h) H dias que no o vejo. i) Pois ningum deixa de bater, se sabe que tem gente do outro lado. j) H duas horas que ela chegou.

2. Assinale as alternativas que apresentam orao sem sujeito. a) Em sua gesto, houve muitos conflitos entre ndios e garimpeiros. b) Choviam elogios de todos os lados. c) Existam muitas pessoas feridas ainda sem socorro. d) Nadavam lado a lado o americano e o rabe. e) Naquela regio do pas, neva durante o inverno. 3. H orao sem sujeito no perodo: a.Numa tera-feira me chamaram. b.Abria-se para mim, de repente, um cu. c.Itabaiana estava a um salto do Santa Rosa. d.No h judiao, coronel. 4. Assinale a alternativa que tem orao sem sujeito: a.Existe um povo que a bandeira empresta. b.Embora com atraso, haviam chegado. c.Existem flores que devoram insetos. d.Alguns de ns ainda tinham esperana de

encontr-lo. e.H de haver recurso desta sentena. 5.Assinale as oraes sem sujeito. a) Havia dois carros velhos na garagem. b) Existiam dois carros velhos na garagem. c) A noite est muito quente. d) Anoiteceu cedo hoje. e) Chuviscou durante o dia. f) Choveram ptalas de rosas durante o casamento.

EXERCCIOS Leia esta tira de Laerte:

1) Identifique e classifique o sujeito do 1 quadrinho. 2) Qual o sujeito da orao A gente faz tudo junto!, do 2 quadrinho? _______________________________________________________________ 3) Suponha que, no 3 quadrinho, as meninas dissessem: Vamos para casa!. Qual seria o sujeito dessa orao e a classificao do mesmo?

4. Classifique o sujeito das frases abaixo. a) Um baiano e um paulista fazem a sena. ______________________________________________

b) Corao mata uma pessoa a cada 34 segundos nos EUA. _______________________________ c) Os dias e as semanas passavam devagar... ___________________________________________ d) Pedro saiu de casa cedo e at agora no voltou. ________________________________________ e) Muitas crianas puseram-se a cantar em voz alta. ________________________________________ f) Falaram para a morena que eu no a amava. ________________________________________ 5. "Anoitecia silenciosamente." Nesta orao temos: a) Sujeito simples b) Orao sem sujeito. c) Sujeito indeterminado. d) Sujeito oculto. 6. "Ser muito cedo?" "Como est calor!" Quais so os sujeitos destas oraes? a) Oraes sem sujeito. b) cedo / calor. c) muito / como. d) nenhuma das anteriores. 7. Defina o tipo de sujeito desta orao: "Faz dez anos que cheguei aqui." a) Sujeito oculto. b) Sujeito simples. c) Sujeito indeterminado. d) Orao sem sujeito. 8. "Nunca ningum acariciou uma cabea de galinha." Qual o sujeito e o tipo de sujeito desta orao? a) Nunca ningum / composto. b) Ningum / simples. c) Ningum /indeterminado. d) Nunca / simples.

You might also like