You are on page 1of 8

Processo n 23038.

027890/2008-31 SPArq n 02724/2012

PAEP
Programa de Apoio a Eventos no Pas

EDITAL CAPES N004/2012/ CAPES

Seleo pblica de propostas de projetos de eventos voltados ao Programa de Apoio a Eventos no Pas - PAEP A Fundao Coordenao de Aperfeioamento de Pessoal de Nvel Superior CAPES torna pblico e convoca os interessados a apresentarem propostas de projetos de eventos cientficos, tecnolgicos, culturais e da educao bsica, no mbito do Programa de Apoio a Eventos no Pas - PAEP, conforme as condies a seguir estabelecidas.

1. INTRODUO O presente edital operacionaliza o Programa de Apoio a Eventos no Pas PAEP, com vistas a fomentar a realizao de eventos cientficos, tecnolgicos e culturais de curta durao, de abrangncia local, estadual, regional, nacional e/ou internacional, promovidos por associaes ou sociedades cientficas; associaes de programas de ps-graduao e de pesquisa; programas de ps-graduao e programas de graduao em licenciaturas; secretarias de educao municipais e estaduais e associao de professores; para a formao de professores para a educao bsica.

Processo n 23038.027890/2008-31 SPArq n 02724/2012

2. OBJETIVOS Este edital selecionar projetos no mbito do PAEP a fim de cumprir os seguintes objetivos: a) divulgar a produo cientfica, tecnolgica e cultural, incentivando a gerao de conhecimentos, de parcerias e de produtos; b) promover e elevar a qualidade da produo cientfica e tecnolgica nacional; c) incentivar e apoiar eventos destinados melhoria da formao de docentes para a educao bsica; d) incentivar e apoiar a participao de alunos de ps-graduao e de graduao, professores da educao bsica e professores de cursos de ps-graduao e licenciatura em eventos da rea; e e) apoiar eventos de todos os portes: pequeno porte (at 150 pessoas), mdio porte (de 150 a 500 pessoas), grande porte (acima de 500 pessoas).

3. REQUISITOS E CONDIES 3.1. DO PROPONENTE Podero apresentar solicitao de apoio financeiro proponentes que atenderem os seguintes requisitos: para eventos os

a) Ser Presidente da Comisso Organizadora do evento. b) Ter ttulo de doutor ou qualificao equivalente; c) Ter Curriculum Vitae cadastrado e atualizado na Plataforma Lattes ou Plataforma Freire; d) Estar adimplente junto a Unio. 3.2. DO EVENTO DE PS-GRADUAO a) Ter relevncia para o Sistema Nacional de Ps-Graduao, para a rea do Conhecimento e/ou formao de professores; b) Ser de mbito local, estadual, regional, nacional ou internacional; c) Ser realizado no Brasil.

Processo n 23038.027890/2008-31 SPArq n 02724/2012

3.3. DO EVENTO DE EDUCAO BSICA a) Ter relevncia para a formao de professores para a educao bsica; b) Incentivar a participao de professores da educao bsica; c) Ser de mbito local, municipal, estadual, regional, nacional ou internacional; d) Ser realizado no Brasil; e e) Ofertar a inscrio gratuita para professores da rede pblica preferencialmente.

4. INSCRIO 4.1. A inscrio para solicitao de apoio financeiro a eventos no pas dever ser submetida exclusivamente por meio de sistema eletrnico, em formulrio especfico, disponvel no endereo eletrnico http://www.capes.gov.br/apoio-a-eventos. 4.2. A proposta dever ser submetida com antecedncia mnima de 90 dias da data de incio do evento. 4.3. Aos eventos com data de incio entre os dias 01 e 31 de maio de 2012, ser adotada data limite de 31 de janeiro de 2012 para a submisso de propostas. 4.4. O proponente, conforme item 3.1, ser o responsvel por todas as informaes preenchidas no sistema, estando ciente de que estas estaro sujeitas s anlises tcnica e de mrito descritas nos itens 5.1 e 5.2. 4.5. Alm da proposta submetida por meio eletrnico, obrigatrio o envio do formulrio AUXPE (Termo de Solicitao e Concesso de Apoio Financeiro a Projeto Anexo III), disponvel no endereo eletrnico http://www.capes.gov.br/apoio-a-eventos. Este dever ser preenchido sem rasuras, assinado pelo representante legal da instituio no campo 3 do formulrio (com carimbo), pelo proponente no campo 5 (assinatura), sem preenchimento de datas, e enviado pelo correio para a CAPES em duas vias no dia seguinte submisso da proposta. O processo no ter andamento sem o envio do AUXPE.

Processo n 23038.027890/2008-31 SPArq n 02724/2012

4.6. ALTERAES DA PROPOSTA 4.6.1. As alteraes abaixo listadas podero ser solicitadas, excepcionalmente, no mximo 10 (dez) dias aps a homologao das propostas: a) mudana de data ou local do evento; b) substituio de beneficirio; c) incluso/substituio de palestrantes; d) comisso organizadora; e) comit cientfico; f) cronograma do evento; e g) oramento. 4.6.2. Alteraes feitas fora do prazo previsto no item 4.6.1., por motivo fortuito, tero que ser justificadas no momento da prestao de contas e podero ser objeto de diligncia pela CAPES.

5. PROCEDIMENTOS DE SELEO As anlises e o julgamento das solicitaes obedecem s etapas, todas eliminatrias, descritas a seguir. 5.1. ANLISE TCNICA Cabe anlise tcnica a verificao da documentao enviada e pertinncia da inscrio ao edital; sendo passveis de indeferimento, no havendo a possibilidade de reconsiderao, casos de: a) solicitaes incompletas; b) solicitaes enviadas fora do sistema eletrnico; c) no atendimento aos quesitos listados nos itens 3.1, 3.2 e/ou 3.3; d) no atendimento aos objetivos do edital. 5.2. ANLISE DE MRITO 5.2.1. A anlise de mrito levar em considerao os itens abaixo e ser realizada por consultores ad hoc da CAPES, que podero ou no recomendar a concesso do auxlio financeiro:

Processo n 23038.027890/2008-31 SPArq n 02724/2012

a) programao do evento; b) qualificao da Comisso Organizadora; c) qualificao do Comit Cientfico (eventos da ps-graduao); d) qualificao Comit de Avaliao dos trabalhos de educao bsica; e) mrito dos convidados brasileiros e estrangeiros; f) oramento; e g) cronograma. 5.2.2. Os eventos tradicionalmente promovidos pelas Sociedades Cientficas Nacionais, que ocorrem anual ou periodicamente h mais de dez anos, tero sua aprovao submetida diretamente Diretoria Executiva da CAPES. 5.2.3. Nos eventos voltados para a formao de professores da educao bsica professores e seus formadores -, a anlise de mrito levar em considerao o compromisso da temtica com a melhoria da qualidade da educao bsica com a incorporao dos avanos da cincia e da tecnologia educao. 5.2.4. Ser considerada a atualizao do Curriculum Lattes no momento da anlise de mrito.

6. HOMOLOGAO DO RESULTADO FINAL DA CONCESSO 6.1. A Diretoria de Programas e Bolsas no Pas da CAPES, considerando as solicitaes recomendadas pela anlise de mrito, homologar a proposta e conceder o apoio financeiro de acordo com as disponibilidades oramentrias. 6.2. O resultado da proposta, aps homologao, ser enviado ao e-mail do proponente. 6.3. Para garantir a segurana dos processos, informaes sobre a inscrio sero transmitidas apenas ao proponente. No caso de informaes oficiais e resultados, estes no sero transmitidos por telefone. 7. CONCESSO E APLICAO DOS RECURSOS FINANCEIROS 7.1. Para a concesso dos recursos financeiros ser necessrio o envio da cpia do contrato de abertura de Conta Pesquisador via email;

Processo n 23038.027890/2008-31 SPArq n 02724/2012

7.2. O prazo para utilizao dos recursos financeiros ser de at seis meses, contados a partir da publicao do extrato da concesso no Dirio Oficial da Unio. 7.3. ITENS DE CUSTEIO FINANCIVEIS 7.3.1. Pessoa Jurdica: a) Passagens para palestrantes e/ou conferencistas; b) Hospedagem, transporte e alimentao de palestrantes e/ou conferencistas (caso pago diretamente ao hotel, respeitando valores previstos no Decreto 6.907, de 21 de julho de 2009);

c) Publicao de anais, vdeos, CDs; d) Impresso de psteres / banners para divulgao do evento; e) Locao de sala de conferncia; f) Servios de tecnologia da informao; g) Servios de traduo simultnea; h) Montagem de estrutura do evento; e i) Servios grficos e cpias. 7.3.2. Pessoa Fsica: a) dirias para palestrantes e/ou conferencistas (caso pago diretamente ao palestrante, respeitando valores previstos no Decreto 6.907, de 21 de julho de 2009); b) Valor nico de R$ 95,00 (noventa e cinco reais) a cada palestrante para fins de transporte; e c) Servios de traduo simultnea (pago diretamente ao tradutor). 7.3.3. Material de Consumo: a) Material de Escritrio, desde que no seja para distribuio de brindes, conforme descrito no item 7.4.h. 7.4. ITENS NO FINANCIVEIS a) Custos de secretaria e servios auxiliares; b) Dirias para servios prestados por terceiros, ou seja, pagamento de pr-labore; c) Concesso de bolsa; d) Ornamentao, alimentao e bebidas de qualquer espcie; e) Jantar de confraternizao, coquetis e coffee-break;

Processo n 23038.027890/2008-31 SPArq n 02724/2012

f) Atividades sociais ou tursticas; g) Confeco de qualquer outro material de divulgao, exceto aquele previsto na alnea c, do item 7.3.1; h) Brindes para palestrantes e participantes, como por exemplo, bons, camisetas, chaveiros, btons, pastas, canetas, blocos de anotao etc. 7.5. Os gastos devem ser efetuados conforme legislao vigente e conforme Manual de Prestao de Contas da CAPES (Anexo II), estando sujeitos prestao de contas obrigatria de cada despesa. 8. RELATRIO FINAL E PRESTAO DE CONTAS Juntamente com a Prestao de Contas, que ocorrer 30 dias aps a finalizao da vigncia do instrumento de concesso do auxlio, dever ser encaminhado um relatrio final contendo os seguintes itens: b) descrever os resultados alcanados com o evento; c) descrever a contribuio do evento para o sistema de ps-graduao ou para a formao de professores de educao bsica; d) explicitar se a programao foi cumprida e informar sobre o comparecimento de convidados; e) explicitar as publicaes resultantes do evento; f) preencher o quadro abaixo, justificando quaisquer divergncias entre o pblico esperado e o efetivado.

Pblico Professores/Pesquisadores Professores de Educao Bsica Alunos de Ps-Graduao Alunos de Graduao Profissionais Outros (discriminar) Total 10. CORRESPONDNCIA

Esperado

Efetivado

Toda comunicao dever conter referncia ao Programa de Apoio a Eventos no Pas PAEP, nome completo do evento e endereo atualizado de contato, sendo encaminhada para:

Processo n 23038.027890/2008-31 SPArq n 02724/2012

Coordenao de Aperfeioamento de Pessoal de Nvel Superior - CAPES Setor Bancrio Norte, Quadra 2, Lote 6, Bloco L 70040-020 Braslia DF Telefone: 0 XX (61) 2022 6266 / 6275 / 6276 / 6277. Fax: 0 XX (61) 2022 6252 E-mail: paep@capes.gov.br Stio: http://www.capes.gov.br

11. DISPOSIES GERAIS 11.1. O presente edital poder ser revogado ou anulado a qualquer tempo, no todo ou em parte, por motivo de interesse pblico ou exigncia legal, sem que isso implique direito indenizao ou reclamao de qualquer natureza. A Diretoria Colegiada da CAPES se reserva o direito de resolver os casos omissos e as situaes no previstas neste edital. 11.2. O material de divulgao dos eventos obrigatoriamente, incluir a logomarca da CAPES. apoiados dever,

11.3. Fica estabelecido o foro federal da cidade de Braslia/DF para dirimir eventuais questes oriundas da execuo do presente edital.

JORGE ALMEIDA GUIMARAES Presidente da CAPES

You might also like