You are on page 1of 9

Como ter boas ideias para a sua redao mesmo que voc no conhea o tema proposto. [Garantido!

O ttulo lhe chamou ateno ou algum lhe indicou este artigo dizendo que o mesmo seria til para voc? Na verdade, o motivo no importa muito, pois agora voc poder se beneficiar do contedo aqui presente. Imagine como seria maravilhoso ter boas ideias sobre o tema proposto para escrever em sua redao e mesmo sem ter qualquer tipo de conhecimento anterior sobre isto? Saber como evitar a falta de assunto, ter mais facilidade na elaborao do seu texto, permitir com que as ideias fluam mais facilmente e por a vai. Acredito que no seria nada mal, no mesmo? Sei que pode estar lhe parecendo estranho e, talvez, at mesmo um pouco bom demais pra ser verdade. Entretanto, peo que confie em mim, fique comigo e leia todo o artigo. Voc entender o que estou falando. Quero que saiba de antemo que eu realizei a prova do Enem no ano de 2012 e que no sabia absolutamente nada sobre o tema da redao. Entenda isso como: eu no havia visto, lido ou sequer ouvido falar algo sobre esse tema que fosse realmente significativo e que pudesse me ajudar de alguma maneira e acrescentar bons frutos durante a prova. E, mesmo assim, voc sabe qual foi a minha nota? Sim, eu tirei a nota mxima. Mesmo sem saber nada sobre o tema. Tudo o que eu precisei utilizar foi um pouco de bom senso e, naturalmente, aquilo que voc deveria fazer com o seu crebro: pensar. Conhecer um pouco sobre o tema at ajuda, mas est longe de ser o que vai definir se voc ir tirar uma nota boa ou ruim na redao. E, creio eu, muitas pessoas sequer sabem disso.

Lucas Martins Aprenda Redao (http://bit.ly/Grupo-Aprenda-Redacao).

Pgina 1

Minha inteno que, lendo as prximas pginas, voc possa abrir a sua mente, de maneira que aplique os conhecimentos e tcnicas aqui expostas para nunca mais ficar sem boas ideias durante o processo de escrita de sua redao. verdade que voc vai precisar de outras coisas, como saber criar um ttulo que desperte e chame a ateno do avaliador, saber compor uma tese e justific-la por meio de argumentos, embasar seus argumentos em fatos do passado, dentre muitas outras coisas. Assim como um bolo no feito apenas com farinha de trigo, sua redao tambm precisa de mais ingredientes para ficar perfeita aos olhos dos corretores. Ento, vamos l!

Tempestade de ideias?
Voc sabe o que brainstorming? Bom, a Wikipdia define brainstorming da seguinte forma: O brainstorming (literalmente tempestade cerebral em ingls) ou tempestade de ideias, mais que uma tcnica de dinmica de grupo, uma atividade desenvolvida para explorar a potencialidade criativa de um indivduo ou de um grupo criatividade em equipe colocando-a a servio de objetivos pr-determinados.. Fonte: http://bit.ly/wikipedia-fonte-brainstorming Traduzindo, uma tcnica que, se bem executada, vai permitir com que voc tenha boas ideias para a sua redao. Como utiliz-la em sua redao? Primeiro, quero que voc tenha em mente alguns aspectos importantes. De alguma maneira, voc deve levar em considerao a lei da probabilidade. O que quero dizer com isso? Quero dizer que quanto mais ideias voc tiver, maior ser a probabilidade de que uma delas seja boa. Pra isso, voc precisa baixar sua guarda e no se questionar sobre o que , ou no , vlido no momento.

Lucas Martins Aprenda Redao (http://bit.ly/Grupo-Aprenda-Redacao).

Pgina 2

Lembre-se: o momento da elaborao de ideias o momento da elaborao de ideias, ponto. A fase pela qual elas passaro por um processo de anlise, julgamento e validao posterior a essa. Logo, tenha ideias sem restrio . Provavelmente, j deve ter acontecido com voc de em uma prova de redao ter tido algumas ideias, mas, assim que as ideias vm a sua cabea, voc imediatamente pensa no, essa no boa o suficiente e o que acontece que, l por volta da quinta ideia, voc entra em desespero e simplesmente trava. Sim, isso j aconteceu comigo vrias vezes durante o perodo escolar. Porm, a verdade que quando eu no era to crtico, as ideias simplesmente fluam e, consequentemente, a redao era feita absolutamente sem esforos. E mais: eu tirava notas boas! Ento, j sabendo sobre a importncia de deixar as ideias emergirem sem julglas, voc tambm deve escrev-las no papel. A verdade que nosso crebro no trabalha de forma linear e se voc no separar uma folha de papel para fazer como rascunho de suas ideias , voc provavelmente pode perder algumas delas. No sei se isso j aconteceu com voc, mas comigo j aconteceu algumas vezes: durante um sonho, voc est l, todo feliz, teve uma ideia que vai revolucionar a sua vida e quando acorda, putz, esqueceu o sonho. Acredite, no a coisa mais agradvel do mundo. Ento, anote as suas ideias. Outro ponto importante: aconselhvel que esse seu brainstorming de elaborao de ideias para a sua redao no dure mais do que 10 minutos. Normalmente e aqui vai uma dica que eu considero muito boa eu gosto de ler a proposta de redao no incio e faz-la no meio da prova. A verdade que o simples fato de tomar conhecimento da proposta de redao logo no incio e deix-la para comear apenas no meio da prova , me ajuda a ter nesse pequeno intervalo de tempo vrias ideias interessantes. O meu crebro subconsciente est trabalhando pra que, de alguma maneira, eu j comece a produzir novas ideias desde ento e, por consequncia, eu tenha mais facilidade na escrita depois.

Lucas Martins Aprenda Redao (http://bit.ly/Grupo-Aprenda-Redacao).

Pgina 3

Mais uma coisa que voc deve levar em considerao a criao de mapas mentais. Como eu disse, nosso crebro no trabalha de maneira linear, de modo que as ideias fluem pela sua cabea de uma maneira totalmente desordenada. Voc deve anotar as ideias primeiramente em um rascunho e transferi-las para um mapa mental, onde voc poder ver de maneira muito mais ntida a sua redao tomando forma.

Mas e as ideias?
Mas e ento, como ter ideias se no sei nada sobre o tema da redao? Calma que j chegamos l. Quero que voc saiba que um brainstorming dividido em 3 partes principais, mas alm disto quero mostrar a voc como utiliz-las em sua redao. As 3 partes so: Encontrar os fatos, gerao da ideia e encontrar a soluo.

Encontrar os fatos.
Esta parte dividida em duas subpartes que so: encontrar o problema e sua consequncia. Iniciemos por encontrar o problema . Como voc sabe ou pelo menos deveria saber , a proposta de redao do Enem pede que voc proponha uma soluo para um problema especfico, respeitando os direitos humanos. Seja uma proposta de interveno ou conscientizao social, por exemplo. Bom, ento no precisamos pensar muito para concluir que existe um problema, certo? Se eles querem que proponhamos uma soluo para um determinado problema, primeiramente devemos encontrar este problema. E como encontraremos o problema? Nos textos de apoio.

Lucas Martins Aprenda Redao (http://bit.ly/Grupo-Aprenda-Redacao).

Pgina 4

Acredite em mim quando eu digo que os textos de apoio fornecem informaes valiosssimas que voc nem imagina e, se voc souber utiliz-los a seu favor, pode ter certeza que suas chances de uma boa nota aumentaro absurdamente. Vamos analisar a proposta de redao do ano de 2012 e vamos aos experimentos com ela: O movimento imigratrio para o Brasil no sculo XXI. Ento, para completar a parte sobre encontrar os fatos, ns devemos encontrar as subpartes que so o problema e suas consequncias. Como ns vamos extrair isso dos textos de apoio? Por meio da leitura atenta aquilo que eles nos dizem e, claro, por meio da formulao de perguntas corretas. A primeira pergunta a se fazer aqui muito simples: qual o problema que preciso solucionar? Leia o texto atentamente e procure responder a esta pergunta. Resposta: o prprio tema o problema. Quer dizer que o problema que preciso solucionar justamente a imigrao para o Brasil no sculo XXI. Depois disso, voc vai procurar nos textos de apoio, quais so as consequncias desse problema. A pergunta a se fazer aqui tambm muito simples: quais so as consequncias desse problema? Leia o texto atentamente e procure responder a esta pergunta. Voc deve desenvolver a habilidade de extrair informaes, porque algumas vezes elas no estaro to visveis assim. A resposta para essa pergunta :

Figura 1: Trecho retirado de um dos textos de apoio.

Lucas Martins Aprenda Redao (http://bit.ly/Grupo-Aprenda-Redacao).

Pgina 5

No sei se voc consegue enxergar, mas no trecho acima existe uma consequncia bvia: imposio de cultura. Quando h inmeros imigrantes em um pas, eles acabam por influenciar em diversas reas da sociedade, de modo que a identidade do mesmo seja abalada, ou at mesmo alterada.

Figura 2: Trecho retirado de um dos textos de apoio.

Outra consequncia importante que podemos observar que, com a entrada de profissionais qualificados no Brasil, pode haver uma disparidade muito grande entre profissionais brasileiros e estrangeiros, de modo que a concorrncia seja desleal.

Figura 3: Trecho retirado de um dos textos de apoio.

E por ltimo, vemos que outra possvel consequncia seria a dificuldade na distribuio de gua potvel, alimentos e abrigo. Se muitas pessoas entrassem em nosso Pas, poderia haver dficit em um desses tpicos. Bom, imagino que at aqui voc j se convenceu de que os textos de apoio fornecem as informaes necessrias pra voc produzir sua redao e que estes podem ser extremamente benficos se soubermos utiliz-los melhor. Na verdade, eu falo sobre isso de uma maneira muito mais rica em detalhes no meu e-Book Segredos da Redao Nota Mil.

Lucas Martins Aprenda Redao (http://bit.ly/Grupo-Aprenda-Redacao).

Pgina 6

Gerao das ideias.


Agora, como voc j sabe qual o problema e quais so as consequncia do problema voc descobriu isto mediante a anlise de fatos expostos nos textos de apoio , chegou a hora de gerar ideias. Lembra-se de todas as informaes que eu compartilhei com voc no incio do artigo sobre a gerao de ideias, certo? Aqui voc ir gerar ideias para seus argumentos. Na realidade, eu j expus os argumentos na etapa anterior. As consequncias do problema so expostas nos textos de apoio e as suas interpretaes sobre estas mesmas consequncias sero os seus argumentos. Logo, a pergunta a ser feita aqui : qual a minha interpretao sobre cada consequncia do problema? Por exemplo: na figura 1 no dito que os representantes de algumas nacionalidades e etnias influenciaram a histria do pas e a cultura? A minha interpretao sobre este fato de que, com a imigrao para o Brasil no sculo XXI, pode haver influncia ou at mesmo uma sobreposio de cultura. Esse o meu argumento sobre uma consequncia gerada pelo problema. Ento, recapitulando: Argumento 1: A identidade do Pas pode ser abalada ou at mesmo alterada. Argumento 2: Concorrncia profissional desleal. Argumento 3: dficit de gua potvel, alimentos ou abrigo. Essas foram as minhas ideias, os meus argumentos. Por isso disse que importante que voc desenvolva a habilidade de extrair informaes. Voc deve ver alm, enxergar o que as outras pessoas no enxergam.

Lucas Martins Aprenda Redao (http://bit.ly/Grupo-Aprenda-Redacao).

Pgina 7

Encontrar a soluo.
Por ltimo, mas no menos importante, voc deve encontrar a soluo para tudo isso. E lembre-se, a soluo deve ser algo criativo, que fuja do senso comum , mas que ao mesmo tempo respeite os direitos humanos. Ela deve ser vivel e consistente . Pense em algo a longo prazo na sua soluo e possveis projetos de curto prazo pra, no mnimo, evitar o crescimento do problema. S com essas dicas voc j pode desenvolver ideias extremamente interessantes. Voc precisa exercitar sua criatividade, no tem jeito. Por favor, sem essa de dizer que no uma pessoa criativa. Todos ns temos potencial criativo e, caso voc pense que no, a verdade que voc s no est utilizando-o como deveria.

Ento isso.
Acredito que voc tenha aprendido bastante coisa interessante que lhe ajudar quando for fazer sua prova. Porm, lembre-se da receita de bolo. Voc precisa de outros ingredientes para atingir o ponto! Preparei um mapa mental do que vimos neste artigo. Ele est na guia arquivos do grupo Aprenda Redao no Facebook. Com ele voc pode ter uma ideia ainda melhor de tudo o que aprendeu, alm de poder implementar todo o aprendizado com muito mais agilidade, eficincia e eficcia em sua redao. Ficamos por aqui. Lembre-se de que de nada adiantar ter aprendido tudo isto se voc no colocar a mo na massa. V oc precisar treinar bastante para produzir os resultados que deseja. Como disse Lair Ribeiro: A repetio a me do aprendizado. Ento, exercite isto daqui sem moderao! D o seu melhor e os resultados viro. Desejo-lhe muito sucesso nos seus estudos!

Lucas Martins Aprenda Redao (http://bit.ly/Grupo-Aprenda-Redacao).

Pgina 8

P.S.
Gostou do artigo? Toca pra frente! Quais pessoas voc conhece que poderiam se beneficiar do contedo aqui presente? Envie o a rtigo para elas ou o link do grupo para que elas tenham acesso a mais artigos. Eu tambm gostaria muito que voc me dissesse o que achou deste artigo. Voc pode enviar um e-mail para Lucas.empresa@outlook.com dando sugestes para outros artigos, crticas sobre o que poderia ser melhor ou o que preferir. Sinta -se vontade. A minha misso lhe ajudar a entrar no curso e faculdade dos seus sonhos , proporcionando-lhe mais resultados, qualidade e felicidade na vida.

P.S.S.
Se voc chegou a este artigo de alguma maneira que no tenha sido pelo grupo Aprenda Redao no Facebook, sugiro que voc solicite a sua participao no grupo para que ento possa receber novos artigos, materiais extras e demais exclusividades que s os membros do grupo possuem. Acesse o grupo aqui.

Um grande abrao e tudo de melhor que a vida possa lhe oferecer! Lucas Martins Aprenda Redao

Lucas Martins Aprenda Redao (http://bit.ly/Grupo-Aprenda-Redacao).

Pgina 9

You might also like