You are on page 1of 10

Joo Lus Leite Pinho [Mestrado em Teoria da Literatura]

Leituras da Teoria I Ano letivo: 2013/14

Maria de Lurdes Morgado Sampaio [Docente]

TUDO POR ORDEM COM EXCEES1 Leitura interpretativa experimental de O Pndulo de Foucault de Umberto Eco
Ele diz que a escrita uma actividade menor, uma actividade ambgua passvel de interpretaes. Gonalo M. Tavares

Introduzir diversas frases numa mquina que estaria prxima ao computador, e das combinaes tremendamente aleatrias gerar infinitas possibilidade interpretativas, e uma sucesso de factos em cadeia todos relacionados entre si, parece ser o fio quebrado por Umberto Eco, nesta obra de avultadas convulses tericas, na qual primeira vista tudo parece obedecer a uma determinada ordem, a que no escapam certas intrigas e romances, enfartados de ocultismo e seitas cabalistas, e explicaes tericas para os atos mais simples e banais como a reproduo humana; com excees no que toca ao endeusamento do prprio leitor, na constatao de que por vezes a realidade capaz de ser mais eficaz que a fico ao colmatar antecipadamente os danos por ela causados. No fundo como se tudo oscilasse entre esse dois extremos opostos a realidade e a fico, engendrando-se mutuamente, o pndulo tanto pende para um lado, como para o outro, da esquerda para direita, de cima para baixo, de norte para sul. Tudo est no seu devido lugar, at que h um detalhe que se oculta, um segredo por desvendar, e somos lanados para novas tentativas, novas pesquisas, novas teorias. Ciclicamente e circularmente emersos e dispersos nesse complexo universo constitudo por mltiplas teias de conexes histricas e fictcias, dados concretos e at teorias da conspirao. Quase tudo se apreende mas muito pouco se compreende. Numa nota preliminar ao trabalho desenvolvido por Eco nessa obra, evidente a necessidade que tem de se afirmar, como o perito dos peritos no sentido enciclopdico do termo, no que respeita a crenas ocultas e a doutrinas histricas sobre sociedades secretas, que se esmiuam com uma cuidada erudio, que pode no satisfazer o leitor mais superficial, que facilmente se cansa com o floreado textual e os excessivos dados pelo autor facultados, sem deixar de lado a ideia, de que na sua maioria exigem uma competncia especfica para serem decifrados e os leitores nem sempre esto plenamente sintonizados.
1Traduo portuguesa do ttulo de uma exposio de Nedko Solakov intitulada All in order, with exceptions exibida em Serralves entre Julho e Outubro de 2012. Ver anexos onde consta uma imagem do cartaz, recordou-me um cavaleiro que poderia ter sido idealizado por Eco, ou aparecido nos seus livros.

JOO PINHO

Tudo por ordem, com Excees.

JANEIRO 2014

Esse detalhe aparentemente banal, pode ser o motivo principal que conduz muitas pessoas a fugirem desta obra a sete ps. De facto indubitvel a preocupao no que concerne problemtica da interpretao, mesmo imbuda na prpria matria textual se no foi o autor, digamos que foi a linguagem que criou esse efeito de eco. [Eco, 1932: p.72], esses mecanismos acabam por passar despercebidos, justamente para causar essa sensao de paranoia, experimentada pelo leitor mas impulsionada pela obra. Integrando a premissa: Estas pessoas tm prazer intenso ao descobri que a sua chave abriu mais uma fechadura, que mais uma mensagem cifrada cedeu s suas insinuaes e revelou seus segredos. [ibidem: p.108] Outro dos dados interessantes ao qual a semitica econiana no alheia a possibilidade de significao social, ou seja, a aceitabilidade de uma mensagem depende de sua relevncia dentro de uma enciclopdia cultural compartilhada pelos indivduos de uma sociedade. Esse caso poderia simplificadamente ser traduzido pela aceitao do livro no seio das comunidades mais letradas sendo desprestigiado pelas menos informadas, ou pelas foras tentadoras que atiram os protagonistas do romance para diversas discusses em torno de personalidades histricas, e indivduos cultos, que revelam segredos a fim de descobrir uma verdade ltima, que se cr ser a maior de todas. Inveno que percorre o romance de ls-a-ls, alis o Plano nada mais que um devaneio articulatrio e conspiratrio dessa conscincia da impossibilidade de alcanar o conhecimento absoluto, projetado como a Torre de Babel ou corporalizado na figura do Graal. Quando a religio cede, a arte toma o seu lugar. O Plano pode-se invent-lo, metfora do inconhecvel. At uma conspirao humana pode preencher o vazio. Questionando a nossa capacidade racional em detrimento de termos a necessidade de enfrentar algo grandioso e oculto. Esse poder de intervir no que partida no conseguimos compreender responde s preces inexplicveis pela cincia resultantes dessa inoperncia mstica. Tentativa de achar uma explicao racional para tudo sai defraudada, no momento em que a realidade ultrapassa a fico e engendra os meios extremamente complexos de verosimilhana para que o que se passe fique preservado para a posteridade. Prevalecem os acontecimentos ainda que irrisrios, concretos, espacial e temporalmente marcados que atestam uma fidelidade sem precedentes ao enredo da narrativa. Entre a histria misteriosa de uma produo textual e o curso

JOO PINHO

Tudo por ordem, com Excees.

JANEIRO 2014

incontrolvel de suas interpretaes futuras, o texto enquanto tal representa uma presena confortvel, o ponto ao qual nos agarramos. [ibidem:p.104] E desse texto que podem surgir mltiplas interpretaes j que afinal um texto um universo aberto em que o intrprete pode descobrir infinitas interconexes. [ibidem:p.45] Ou como o prprio autor alude em O Pndulo de Foucault: quando se quer descobrir conexes descobrem-se sempre, em toda a parte e no meio de tudo, o mundo explode numa rede, num turbilho de parentescos e tudo remonta a tudo, tudo explica tudo... Em certa medida o problema da sobreinterpretao ou das interpretaes aberrantes reside exatamente a nesse infinito. Colmatar os espaos em branco de uma forma to difusa e aberta acarreta sempre uma margem ilimitada de possibilidades que podem denegrir o sentido inicial do texto ou at atraioar a prpria mensagem a transmitir. Nesse descampado propositado as escolhas mais duras recaem sempre sobre o leitor: Abstenho-me de impor uma escolha entre elas no porque no queira escolher, mas porque a tarefa de um texto criativo mostrar a pluralidade contraditria de suas concluses, deixando os leitores livres para escolher ou para decidir que no h escolha possvel. Neste sentido, um texto criativo sempre uma Obra Aberta. [ibidem:p.165]; que no se deve cingir a uma leitura corrida, s escuras do texto mas acender a luz para iluminar os seus significados mais ocultos Ler textos uma questo de l-los luz de outros textos, pessoas, obsesses, informaes, ou o que for, e depois ver o que acontece. [ibidem:p.124] Isso poder elucidar quanto ao carcter subversivo e aparentemente espontneo do seu arriscado pensamento quando em pginas posteriores afirma que pelo menos no mundo acadmico, com as coisas como so, suspeito que um pouco de paranoia seja essencial para a apreciao correta das coisas. [ibidem:p.134] Foi atravs dessa facada final, que pude consolidar a minha apreciao e reflexo em torno do trabalho de Eco, ele prprio diz que compreende as leituras que os crticos fazem da sua obra, respeitando-as, mas tecendo rasgados elogios talhados de desconstrues, ou simblicos desvios que os levem a meditar, ou a repensar as suas premissas iniciais. Esse jogo de dilogo interno o texto consigo mesmo e externo com outros textos capta magistralmente um dos pressupostos dialticos de uma Obra Aberta, como assim a entende o autor.

JOO PINHO

Tudo por ordem, com Excees.

JANEIRO 2014

Permito-me agora evocar uma passagem de um dos ltimos escritos de Gonalo M. Tavares para a segunda edio da revista GRANTA:
Toda a interpretao uma forma de poder. Olho para isto e digo isto significa aquilo. E olho depois para aquilo que acabei de colocar no mundo atravs da minha interpretao e chamo a esse aquilo, isto. E isto ou seja, o antigo aquilo, passa a ser um objeto passvel de interpretao. E eu interpreto. Continuo, portanto.

Mecanismo aparentemente involuntrio mas bastante eficaz sobretudo quando se trata de abordar temticas ligadas por fios nfimos como as questes hermticas analisadas por Umberto Eco, essa transferncia do outrora aquilo a um isto explicase segundo as palavras do mago italiano pela versatilidade da nossa lngua, quanto mais ambgua e polivalente, e quanto mais usa smbolos e metforas, tanto mais particularmente adequada para nomear a Unidade onde ocorre a coincidncia de opostos. [ibidem:p.37] Repesco exemplificando com uma citao essa ideia que considero estar demasiado explcita quando a uma determinada altura do livro se pode ler: Um frmaco diziam os gregos veneno e medicamento. No me serve de muito usar uma leitura meramente dicotmica aqui nem ser excessivamente rgido com o texto, mas importa recordar que de facto, qualquer frmaco, texto ou num sentido mais amplo, objeto seja este qual for, serve-nos, mediante a utilidade que lhe atribumos ou o modo como interagimos com ele. O medicamento serve partida um propsito bom, a cura. O veneno (ou o excesso de medicamento) serve um mau, a morte. Se transpusermos essa conceo essencialista para a interpretao de um texto, somos conduzidos a inferir que qualquer texto, pode ser alvo de um excesso de interpretao ou de uma carncia de interpretao, mas a verdade que no possvel definir na sua completude a natureza amoral ou no desse objeto, sem que existam marcas exteriores a este, que o valorem como tal. E esse conceito tambm no ser muito relevante para uma interpretao correta do texto. A iniciativa do leitor consiste basicamente em fazer uma conjetura sobre a inteno do texto. Que pode ser por um lado fruto das expetativas do leitor depositadas no texto, ou por outro estar subjacente num sistema de significao original. Da todo o processo interpretativo ser circular e repetitivo at se alcanar o devido resultado. Valendo a pena salvaguardar que por isso que o crculo e o movimento rotativo e o retorno cclico so fundamentais em todos os cultos e em todos os ritos. (Cf. Figura 2, nos anexos). A essa afirmao no contraproducente a seguinte passagem logo no incio do Discurso Sagrado de Hermes, no Corpus Hermeticum:

JOO PINHO

Tudo por ordem, com Excees.

JANEIRO 2014

E viu-se o cu em sete crculos e os deuses apareceram sobre a forma de astros com todas suas constelaes; a natureza do alto foi ajustada segundo suas articulaes com os deuses que continha em si. E o crculo envolvente movimenta-se circularmente no ar, veiculado no seu curso circular pelo sopro divino.

Para um leitor minimamente atento e inteligente, absurda a para-leitura e a descolagem de certos fragmentos de outros textos que Umberto Eco finge ou sabe (at um certo ponto) dominar, para nutrir as suas obras de um requinte esotrico formidvel. inconcebvel ler uma obra como O Pndulo de Foucault sem uma noo histrica das teorias hermticas, e da histria (ainda que efabulada) de algumas das mais importantes sociedades secretas. No sei se esse pressuposto totalmente vlido ou deveras infalvel. Duvido at da minha prpria interpretao. Ainda h quem sugira a abertura de um livro que esteja mais prximo de si, na pgina 45, e a primeira linha que se ler, resume o estado da sua vida amorosa. Vejamos o que acontece se eu quiser considerar o livro de Umberto Eco o meu visado: camponeses lascivos que nem cabras. No creio ser necessrio se quer comentar o aberrante e paranoico momento que fiz questo de evocar, para provar que as interpretaes so sempre subjetivas, e implicam um acordo tcito entre o leitor, o texto e em ltima anlise o autor. Se fosse o mesmo livro escrito noutra lngua, ou at mesmo uma outra edio em lngua portuguesa seguramente que obteria um resultado diferenciado. Da se tratar tambm de uma forma de poder, ainda que mediado. Eu no posso fazer o texto dizer aquilo que ele no diz. Mas situando-me na referida pgina desta edio a primeira frase que consigo ler essa, e isso poderia hipoteticamente desencadear em mim uma srie de reflexes, pensamentos abstratos, explicaes, ilaes e precipitadas concluses. Todavia esse gnero de interpretaes que Eco condena determinantemente. A obra no pode ser entendida como uma cratera que cada um explora sua maneira, e tenta reconstituir os fragmentos a seu livre e espontneo proveito. Se tanto seria uma no sentido em que se tenta aprofundar o saber atravs dela, escavando com uma p, mas sem contudo conseguir chegar ao ncleo ao cerne. Caso essa tentativa fosse bem-sucedida no seria literatura. Seria outra coisa qualquer telrica. Por mais imbricada que (essa dimenso) tambm estivesse prpria obra, esta nunca iria revelar os seus mais profundos segredos. Ela sugere e os leitores so seres sugestionveis. No a leem numa tbua rasa, nem evitam que esta de alguma forma os afete para o bem e para o mal. Condicionados pela sensibilidade e pela sua predisposio, uma leitura nunca a mesma, e uma interpretao, por implicar esse
5

JOO PINHO

Tudo por ordem, com Excees.

JANEIRO 2014

processo de mastigao para o interior, ainda menos, ela deglute sempre mais do que aquilo que devia, e por norma no sofre de azia, est sempre apta a descobrir mais, desvendar um detalhe subliminar muito bem ocultado enfim, deambulaes paranoides. De tal modo Eco considera que basta falar de algo para esse algo passar a existir. Isso permite-lhe duas coisas, por um lado atestar a fidelidade dos seus relatos, que tm geralmente um fundamento histrico antigo (medieval), por outro garantir que o leitor possa construir nexos relevantes sobre feitos que o autor assegura terem acontecido. Algo que implica um labor pessoal exigente pois o visvel apenas uma pequena parte do amplo rastro invisvel contido em todas as coisas. Nesse sentido, a linguagem e em particular a semitica, desempenham um papel fulcral nessas construes abstratas de sentido e significao. O leitor nunca se afasta do texto e por norma tende a seguir risca as orientaes facultadas pelo autor. Que pode primeira vista parecer uma voz imparcial, mas na realidade no , deixando escapar sempre um resqucio de subjetividade. A misso do leitor ento deparar-se com o texto, e procedendo a uma anlise seletiva escolher a informao que mais lhe importa reter, e ir avanando, mediante o poder (ou os conhecimentos que detiver). O espanto do leitor, e a admirao do autor, conformam-se quando o primeiro descobre alguma mensagem subliminar no texto, da qual o prprio autor no tinha conscientemente se apercebido, ou nem se quer imaginado tal conexo a priori. Umberto Eco e Gonalo M. Tavares chamam ateno para esses deslizes potenciados pela linguagem, por algum acaso imprevisto ou equvoco, como a paginao, o nmero de imagens, que sugerem algo de premeditado, mas que ultrapassa num primeiro momento a conscincia dos autores empricos para emergir como uma das descobertas dos leitores compenetrados. Por exemplo o nome de uma determinada personagem evocar uma figura histrica reconhecida, as pginas/imagens serem 100 e no 99. Pergunto-me como se deveriam designar essas fortuitas ilaes, descobertas margem da obra, mas apontando para algo de indecifrvel ou oculto no seu interior. Estariam essas ordenadas na obra de forma a serem posteriormente decifradas, ou corresponderiam apenas a uma das suas variadas facetas propositadamente disfaradas. Agora ao ler no penltimo captulo, ele estava finalmente a levar a bom termo a Grande Obra. Consiga perceber que esta s se concretiza plenamente no momento derradeiro, no trmino de uma vida. Sero todas as verdades reveladas, na hora final? Em linhas subsequentes a ilao de Casaubon vai precisamente nesse sentido quando diz que preciso que o autor morra para que o
6

JOO PINHO

Tudo por ordem, com Excees.

JANEIRO 2014

leitor se d conta da sua verdade. Mas qual verdade? A sua, ou a do autor? Possivelmente ambas e nenhuma, sem excees. O autor estatui algo como verdadeiro, e s d por validado o seu postulado, quando j se ter reformado, ou quando percebe de forma mais dura que a sua ideia implicava uma criao, um conhecimento mais desenvolvido, e no estando isso ao seu alcance, sucumbe sem saber a sua verdade. O leitor passivamente acolhe a verdade fornecida pelo autor, mas no a questiona a no ser que seja arguto a tal ponto de levantar dvidas que depois da morte do autor, jamais podero obter respostas, a no ser que estejam contempladas no objeto, textual ou no, em que o autor as ter referenciado. A verdade acaba sendo legitimada pela morte, mas no se traduz como algo palpvel, ou surtindo os efeitos desejados. Assim ela existe apenas num plano abstrato, ou se cr, ou no se cr, parece simples. Mas nada me impede ento de considerar que Casaubon estaria sobre o efeito de anfetaminas no ritual fatal que balanou Belbo at morte, sendo isso apenas mais um delrio exaltado da sua mente perturbada pelo uso dessas substncias. Pode ser a verdade em que eu gostaria de acreditar, mas infelizmente no existe no texto nenhum indcio que prove que Casaubon usasse drogas ou estivesse sedado naquele momento, ou noutro qualquer em outro perodo da obra. Atirando por terra a minha teoria, que no deixa de ser isso mesmo, uma deduo, uma interpretao aberrante, exagerada, que facilitaria ou complicaria o engagement com a dita obra. H uma conveno pouco tcita entre o autor e o leitor segundo a qual o primeiro se intitula doente e aceita o segundo como enfermeiro. [Lautramont,2009:275] Obscura nota que sucumbiria a minha tentativa, e arrumaria finalmente a medicina interpretativa, qual me tenho sujeitado. Se o doente o autor, a obra a receita para a cura, ou uma mera descrio das suas maleitas? O leitor o enfermeiro pois s ele consegue efetivar a obra, sorv-la e administr-la. No sei at que ponto ela lhe servir de provisria cura, mas estou deveras ciente que ele no se ralaria minimamente com o estado clnico do autor. Avano no sentido de excetuar a interpretao a um ritual teraputico, como j havia mencionado as doses nem sempre so as mais adequadas. Querelas parte, torna-se veemente encarar a interpretao como uma forma de poder e ao mesmo tempo de compromisso. Esta consiste em supor (inferir) algo como explicao de um dado acontecimento, e verificar se essa suposio se encaixa naquele contexto especfico. Perante o poder da ousadia, o compromisso que a este se alia na verificao desse ato inusitado de interpretao.
7

JOO PINHO

Tudo por ordem, com Excees.

JANEIRO 2014

Baixemos agora as armas e tomemos a esse respeito uma perentria deciso. Sempre existiro vrias verses, um manancial repleto de interpretaes, porque existem zonas de indeterminao no interior da obra, que abrem caminho a esses novelos que cada leitor poder e nunca cessar de desenrolar. Esta obra em particular est abastada de fios emaranhados entre si, gritantes aos dedos do leitor, para os puxar, e tornar vivel uma interpretao que at ento, parecia estar fora de contexto e invisvel. Isso no significa que toda e qualquer interpretao sejam aceitveis. Como em tudo, existem excees, e o meu esforo foi no sentido de plasmar algumas demasiado foradas, que vinham no esclarecer a compreenso da obra, mas estabelecer nexos com aspetos, realidades, contextos exteriores a ela. Depois de curvas e contracurvas espero no ter causado demasiadas tonturas.

JOO PINHO

Tudo por ordem, com Excees.

JANEIRO 2014

Bibliografia
Eco, Umberto (1932) Interpretao e superinterpretao, traduo MF., reviso da traduo e texto final Monica Stahel, 2 edio, 2005, So Paulo, Martins Fontes Editora. ____________(1988) O Pndulo de Foucault, traduo de Jos Colao Barreiros, edio de 2008, (sic) idea y creacin editorial, s.l. [Impresso em Espanha] Lautramont, Conde de Isidore Ducasse (2009) Os Cantos de Maldoror Poesias I e II, traduo Manuel de Freitas, prefcio Silvana Rodrigues Lopes. Lisboa, Antgona. Lopes, Marcos Carvalho (2010) Umberto Eco: da Obra Aberta para Os Limites da Interpretao Revista Redescries Revista on line do GT de Pragmatismo e Filosofia Norte-Americana, Ano 1, Nmero 4. Disponvel em URL: [http://www.gtpragmatismo.com.br/redescricoes/redescricoes/04/5_lopes.pdf] Solakov, Nedko Tudo por Ordem, com Excepes. [Documento da exposio] Fundao de Serralves. Disponvel em URL: [http://www.serralves.pt/documentos/exposicoes/NedkoSolakov_Serralves_PT.pdf] Tavares, Gonalo M. (2013) Breves notas sobre o poder, GRANTA Portugal, Poder, Nmero 2, Lisboa, Edies Tinta-da-china. [pp. 285-296] Trismegisto, Hermes Corpus Hermeticum, Brasil, Instituto Michael. Disponvel em URL: [http://www.astrologiahumana.com/corpushermeticumport.pdf]

JOO PINHO

Tudo por ordem, com Excees.

JANEIRO 2014

ANEXOS

Figura 1: Cartaz da exposio All in Order, with Exceptions de Nedko Solakov.

Figura 2: Representao de trs crculos que se intercetam fundando a essncia do Homem, constituda por esprito, alma e corpo.

10

You might also like