You are on page 1of 2

NOSSOS DESAFIOS COMO DISCIPULADORES Ide, portanto, fazei discpulos de todas as naes, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Esprito

Santo; 20 ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias at consumao do sculo. Mateus28:19-20 Cuidar das ovelhas O livro de Atos 20.28-29 nos ensina: Atendei por vs e por todo o rebanho sobre o qual o Esprito Santo vos constituiu bispos, para pastoreardes a igreja de Deus, a qual ele comprou com o seu prprio sangue. Eu sei que, depois da minha partida, entre vs penetraro lobos vorazes, que no pouparo o rebanho. Conhecer e visitar as ovelhas Os lderes de um GD eficaz procuram conhecer cada pessoa que entra no seu setor, visitando as Clulas e criando oportunidades de convvio. Procurar as ovelhas Em Lucas 15.4 Jesus conta a parbola de um pastor que deixa suas 99 ovelhas e vai procurar aquela que se perdeu. Sabendo que este mundo dominado por Satans est sempre operando contra a santidade na vida dos membros e lderes de Clulas, um verdadeiro pastor vai atrs de cada uma das suas ovelhas. Alimentar as ovelhas - Salmo 23.1-3 No encontro do GD, a Palavra de Deus sempre tem um lugar central. Eles precisam aplicar ao seu dia a dia. Dessa forma, as ovelhas so alimentadas e se sentem satisfeitas na reunio de GD. Proteger as ovelhas - Joo 10.10; Efsios 6.12 O Adversrio anda a nossa volta como um leo que ruge, procurando devorar o rebanho de Deus, 1 Pedro 5.8-9. Na igreja em Clulas, cinco lderes, em mdia, esto sob os cuidados e a orientao de um discipulador de GD, responsvel pela proteo, orientao, cuidado, correo e crescimento espiritual do seu rebanho. Multiplicar a liderana Igrejas em Clulas equipam seus lderes de forma bem-sucedida, usando tanto o trabalho prvio como o treinamento contnuo. A liderana pastoral na igreja em Clulas precisa confiar que o Esprito Santo opera por meio daqueles que desejam servir a Jesus, demonstram entusiasmo e tm um testemunho claro.

A autoridade do Discipulador O discipulador representa, no contexto da estrutura, a pessoa que detm autoridade espiritual. Identificamos quatro nveis de autoridade: 1 Autoridade de posio Ser discipulador servir, e a melhor forma de aumentar sua autoridade servindo os outros; 2 Autoridade de especialista Para crescer em sua autoridade de especialista, o discipulador deve ler muito sobre o ministrio de Clulas, desenvolver suas habilidades, refletir sobre a experincia prpria e absorver conhecimento de outros discipuladores. 3 Autoridade espiritual A autoridade espiritual vem do relacionamento do discipulador com Deus. Os melhores discipuladores so aqueles que gastam tempo na presena de Deus, obtendo assim discernimento renovado para oferecer aos seus lderes. 4 Autoridade relacional um tipo de autoridade que pode melhorar continuamente ao investir tempo nas pessoas, ao identificar as paixes e interesses comuns, incluindo reas que no esto ligadas ao ministrio. Autoridade relacional exercida quando se prioriza o interesse dos liderados mais do que os prprios, buscando atender agenda deles. Existe um princpio divino de autoridade. Em Romanos 13.1, Paulo revela que toda autoridade procede de Deus. O discipulador responsvel por gerar, dirigir e observar a realizao dos GDs Grupos de Discipulado. Destacamos abaixo componentes-chave que tornam um GD atraente: 1 Transparncia e autenticidade entre discipulador e discpulo; 2 Intimidade com Deus e com os discpulos; 3 Capacidade de influncia do discipulador imitadores de Cristo; 4 Disponibilidade para ouvir o discpulo; 5 Unidade: unidos em um s Esprito; 6 Dar liberdade para que o Esprito Santo de Deus lidere o GD e os participantes experimentem os milagres e maravilhas; 7 Incentivar os membros do GD a buscar a Deus; 8 Demonstrar interesse e amor pelo discpulo; 9 Atrair a presena manifesta de Deus pela busca constante do Senhor em orao; 10 Certeza de um lugar de cura, cuidado, orientao, correo e crescimento espiritual; 11 Lugar de aplicao da palavra de Deus.

You might also like