You are on page 1of 14

ASSOCIAO EDUCATIVA E CULTURAL DE CAMAARI FAMEC Faculdade Metropolitana de Camaari CURSO BACHARELADO EM ENGENHARIA MECATRNICA

MARCELO RODRIGUES LOPES FILHO

TRANSDUTORES

CAMAARI-BA 2014

ASSOCIAO EDUCATIVA E CULTURAL DE CAMAARI FAMEC Faculdade Metropolitana de Camaari CURSO BACHARELADO EM ENGENHARIA MECATRNICA

MARCELO RODRIGUES LOPES FILHO

TRANSDUTORES

Este trabalho atende as exigncias da disciplina Converso Eletromecnica de Energia, ministrada pelo Prof. Milton Expedito de Oliveira Neto, como requisito parcial para obteno do grau de Bacharelado em Engenharia Mecatrnica pela Faculdade Metropolitana de Camaari - FAMEC.

CAMAARI-BA 2014

RESUMO

Transdutor um dispositivo que converte um sinal de uma forma fsica para um sinal correspondente de outra forma fsica, um transformador de um tipo de energia em outro, utilizando para isso um elemento sensor. Por exemplo, o sensor pode traduzir informao no eltrica (velocidade, posio, temperatura, pH) em informao eltrica (corrente, tenso, resistncia). Pode-se citar os exemplos: termopar, transformador de corrente, extensmetro de resistncia eltrica (strain-gage), eletrodo de pH, entre outros.

O transdutor qualquer dispositivo capaz de transformar um tipo de sinal em outro para permitir o controle de processos fsicos, ou realizar um medio, etc. Na Anlise Experimental de Estruturas, normalmente, so empregados aparelhos mecnicos, eltricos, acsticos e pticos para medida dos movimentos:

Mecnicos - relgios comparadores e extensmetros; Eltricos - resistivos, indutivos, etc.; Acsticos - transdutores de corda vibrante; pticos - mira telescpica, interferometria a laser, etc.

SUMRIO

INTRODUO ........................................................................................................... 5 1. TRANSDUTORES .................................................................................................. 7 1.1. TRANSDUTORES RESISTIVOS ......................................................................... 9 1.2. TRANSDUTORES INDUTIVOS ........................................................................... 9 1.3. EXEMPLOS DE APLICAO ............................................................................ 12 2. CONCLUSO ....................................................................................................... 13 3. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS ..................................................................... 14

5 INTRODUO

Este trabalho consiste em explanar os conceitos de transdutores, como funcionam, seus princpios, seus objetivos e os principais tipos de transdutores existentes. No estudo dos transdutores importante conhecer o significado cientfico das palavras trabalho e energia. O trabalho definido como o uso de uma fora para movimentar um objeto, atravs de uma certa distncia. Matematicamente, trabalho = fora x distncia. Por exemplo, se 1 kg de fora for usado para puxar um tren a uma distncia de 1 metro, o trabalho realizado ser de 1 kgtn. Se voc for um funcionrio de escritrio e gastar 8 horas por dia em sua mesa, pode sentir que est trabalhando. Porm, no sentido cientfico, no h realmente trabalho realizado porque voc no est usando uma fora para movimentar objetos atravs de uma certa distncia. Por outro lado, se voc empurrar unia caixa com uma fora de 20 kg a uma distncia de 15 metros, realizou um trabalho de 300 kgm (20 x 15 300). E interessante notar que o volt usado em medies eltricas definido como a quantia de trabalho usada para movimentar uma carga positiva do terminal negativo de uma fonte de tenso para o terminal positivo da mesma fonte. Desta forma o volt, como muitas outras unidades de medio em eletricidade e magnetismo, baseado em leis bsicas da cincia. O termo energia tambm tem um significado bsico quando usado em cincia. Por definio a energia a capacidade de realizar trabalho. Nesta definio, o termo trabalho significa fora x distncia. Existem seis formas bsicas conhecidas de energia: energia mecnica, energia trmica (calor), energia luminosa, energia qumica, energia nuclear e energia eltrica. A energia, em qualquer uma destas formas, capaz de realizar trabalho, isto , capaz de movimentar um objeto atravs de unia certa distncia. Na eletrnica, preocupamo-nos com a medio e o uso da energia. Lm transdutor e um dispositivo que permite a energia de um sistema controlar a energia de um outro sistema. Para simplificar isto, voc pode pensar num transdutor como um dispositivo que converte a energia de uma forma para outra.

6 Dois exemplos simples de transdutores esto indicados na Figura 1. O microfone o exemplo de transdutor; ele converte energia sonora (uma forma de energia mecnica) em impulsos eltricos. Um alto-falante um transdutor que converte impulsos eltricos em energia sonora. Figura 1

Os transdutores so usados em circuitos eletrnicos para duas finalidades muito importantes: para a medio e como sensores em circuito de controle. Vamos, por exemplo, supor que desejamos medir a temperatura de algum ponto distante. Uma maneira de faz-lo a de converter a energia trmica em impulsos eltricos. Os impulsos eltricos podem ser enviados atravs de um fio condutor e, em seguida, podem ser convertidos em leitura de um medidor. Fazer medies a pontos remotos, como a medio acima descrita, chamado telemetria. Neste exemplo, um transdutor necessrio para converter a energia trmica em impulsos eltricos. Os transdutores tambm so usados como sensores. De fato, os termos transdutor e sensor so usados significando a mesma coisa. Vamos supor que desejamos controlar a temperatura de uma sala com um sistema eltrico que ir ligar o aquecedor quando a temperatura da sala estiver fria demais e deslig-la quando a sala estiver suficientemente aquecida. Para fazer isto, voc precisa de algum tipo de sensor ou transdutor que ir transformar a temperatura da sala num sinal eltrico para controlar o aquecedor.

7 1. TRANSDUTORES

Um transdutor um elemento funcional dos instrumentos de medida, em que a entrada, constituda por energia em determinada forma fsica, convertida em energia sob outra forma fsica.

EXEMPLO DE TRANSDUTORES
(de coluna de Variao da Balanas de (de coluna de Variao de Clula Variao da

Na maior parte dos casos, a sada dos transdutores um sinal elctrico. As vantagens so: 1- Efeitos de inrcia e frico inexistentes; 2- Amplificao fcil; 3- Indicao e gravao, especialmente distncia facilitada. Os transdutores podem classificar-se segundo: A) a sua aplicao; B) mtodos de converso de energia; C) natureza do sinal de sada; D) princpios eltricos envolvidos. Assim, quanto Natureza do Sinal de Sada.

Quanto ao s

princpios

eltricos

envolvidos

podemos

classificar

os

transdutores da seguinte forma: TIPO Passivos Ativos CLASSE Resistncia; Capacidade; Indutncia Termoelctricos; Piezoelctricos

Os transdutores passivos requerem uma fonte de energia exterior. A SADA a variao de um parmetro elctrico como: resistncia, capacitncia, indutncia. A Sada pode ser medida atravs da variao da corrente ou da tenso

Os transdutores ativos no precisam de fontes de energia exteriores. Quando so atuados por uma certa forma de energia produzem uma tenso ou uma corrente.

Exemplos: PASSIVOS: a) Microfone de condensador b) Termstores com coeficiente de temperatura negativo, NTC(Fe2O3) e positivo, PTC, (Titanato de Brio) c) Resistncia base de liga metlica (R(T) = linear) d) Varstor (ZnO) ATIVOS: a) Termopares

9 1.1. TRANSDUTORES RESISTIVOS

Normalmente estes transdutores empregam os seguintes dispositivos eltricos: potencimetro e extensmetros eltricos. So aparelhos que utilizam extensmetros eltricos de resistncia (EER) para transformar a deformao em um sinal eltrico. Nas figuras 1, 2 e 3, do Anexo, so mostrados os esquemas simplificados de dois transdutores a base de extensmetros eltricos de resistncia. Na figura 1, do Anexo, est representado um arranjo esquemtico de um transdutor de deslocamento do tipo viga em balano. O princpio de funcionamento est relacionado ao deslocamento elstico existente na extremidade da viga, v, que proporcional s deformaes especficas nas faces superior e inferior da sees transversais ao longo da viga. Neste caso, para a seo prxima ao engaste, tem-se:

de onde resulta a equao de deslocamentos da viga:

1.2.

TRANSDUTORES INDUTIVOS

Transformadores diferenciais Quando uma corrente alternada (AC) flui atravs de uma bobina induz uma fora eletromotriz, fem, numa bobina vizinha. Esse fenmeno conhecido como induo eletromagntica.

10 Em um diagrama esquemtico simplificado de um transdutor indutivo utilizado na medida de deslocamentos, conhecido como Linear variable-differentialtransformer (LVDT). Geralmente os LVDTs tm trs bobinas montadas axialmente. A tenso de alimentao (excitao) aplicada na bobina central, primria. A tenso de alimentao tem forma senoidal, com amplitudes de 3 a 15Vrms e frequncias de 60 a 20.000 Hz. As duas bobinas secundrias, idnticas, so induzidas com tenso senoidal na mesma frequncia da alimentao (excitao), porm a amplitude varia com a posio do ncleo de ferro. Quando as bobinas so ligadas em srie, com mesma polaridade existe uma posio de ncleo (xi = 0) na qual a tenso de sada E0 se anula, denominado de ponto nulo. Quando o ncleo passa pelo ponto nulo a tenso de sada E0 sofre uma mudana de fase de 180. O movimento do ncleo, a partir do ponto nulo, provoca uma indutncia diferencial nas bobinas secundrias. Com isso a amplitude da tenso de sada, E0, torna-se dependente da posio do ncleo, para ambos os lados do ponto nulo. Para uma determinada faixa (campo) de deslocamento a relao entre o sinal de sada e o deslocamento correspondente linear (constante) (K). Entretanto, para deslocamentos fora dessa faixa esta relao torna-se varivel, resultando num no comportamento linear. O curso dos LVDTs, usualmente encontrados no mercado, varia de mm.

A no linearidade destes aparelhos da ordem de 0,5% do fundo de escala do transdutor. As sensibilidades com tenses de excitao nominal de 3 a 6V so da ordem de 0,6 a 30mV por 0,0254mm. A sensibilidade depende da frequncia de excitao (alta frequncia maior sensibilidade) e do campo de deslocamento (menor campo de deslocamento maior sensibilidade) os aparelhos de melhor sensibilidade alcanam de 1 a 1,5 V por 0,0254 mm. A resposta dinmica dos LVDTs limitada principalmente pela frequncia de excitao. Para isso, a frequncia do sinal de excitao deve ser maior que a frequncia do movimento do ncleo (haste) de modo que se possa separar o

11 sinal devido ao movimento do sinal de excitao e da amplitude modulada do sinal de sada do aparelho.

Para demodulao adequada e filtragem, a taxa de frequncia deve ser em torno de 10:1, ou seja, a frequncia de resposta deve ser 1/10 da frequncia excitadora. Considerando que poucos transdutores diferenciais so projetados para serem alimentados (excitados) com frequncias acima de 20.000 Hz, a faixa usual de frequncia do movimento da haste limitada em torno de 2.000 Hz, o que adequado para a maioria das aplicaes da Engenharia Civil. Embora o funcionamento dos transdutores diferenciais LVDT dependa de uma excitao com corrente alternada (AC), no mercado so encontrados transdutores que operam com corrente contnua, DCDT. A parte DC da terminologia DCDT refere-se a uma alimentao com corrente contnua DC. A aparente discrepncia resolvida quando se verifica que os transdutores DCDT so construdos com sistema eletrnico que inclui, na sua carcaa, um oscilador (produzindo excitao modulada ac a partir de dc), um demodulador, um amplificador, e um filtro passa-baixa.

VANTAGENS DOS LVDTs - podem ser utilizados para medida de deslocamentos em ensaios estticos ou quase estticos; - podem ser utilizados em ensaios dinmicos, acoplados aos sistemas de aquisio de dados; - por no terem sistemas mecnicos de amplificao, tais como alavancas ou engrenagens, no introduzem esforos secundrios nos corpos-de-prova. Dessa forma so os mais recomendados para a investigao de modelos reduzidos (diferentes dos transdutores mecnicos que utilizam molas, engrenagens e alavancas).

DESVANTAGENS DOS LVDTs - Necessitam de aferio antes da montagem;

12 - no tm indicao direta do deslocamento, utilizam-se de recursos de amplificao eletrnica e converso de dados como placas analgica digital (A/D).

1.3.

EXEMPLOS DE APLICAO

2.3.1. Estudo de uma viga de alumnio engastada em uma das extremidades e com uma fora F aplicada na outra extremidade livre, para a determinao dos seguintes parmetros:

a) determinao do comprimento efetivo da viga Lef; b) determinao da curvatura numa seo distante x do engaste; c) medida dos deslocamentos no longo do eixo da viga, em pontos equidistantes; d) comparar os resultados com os valores da Resistncia dos Materiais; e) avaliar o desempenho dos aparelhos de medida de deslocamentos.

Materiais e equipamentos: Rgua de alumnio, com 25 cm de comprimento e seo de 5mm x 30 mm; Paqumetro; Rgua milimtrica de ao; Relgios comparadores, com preciso de 0,01 mm; Grampo sargento, de 5; 4 extensmetros eltricos; Cola tipo super-bond; lixa para ferro; Fios para ligao dos extensmetros no condicionador; Massa aferida; transdutor de deslocamentos indutivos, LVDTs; Sistema de aquisio de dados;

13

2. CONCLUSO

Em virtude dos aspectos tratados no trabalho, entende-se que os transdutores so dispositivos conversores de energia, transformando um tipo de energia em outro tipo, que estes so dos mais variados desde biolgicos (corpo humano, etc.) a microprocessadores de alta tecnologia.

14

3. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

DOEBELIN, Ernest O. Measurement systems - application and design. Singapore. Mc.Graw-Hill Book Co. 1990. 4 ed. 960 p. (Mechanical Engineering Series).

http://eletronicos.etc.br/o-que-sao-transdutores-e-como-eles-sao-usados/ - Acessado em 03/03/14 s 12:16. http://pt.wikipedia.org/wiki/Transdutor - Acessado em 03/03/14 s 11:22. http://www.chasqueweb.ufrgs.br/~valner.brusamarello/eleinst/ufrgs6.pdf Acessado em 03/03/14 s 11:47.

You might also like