You are on page 1of 5

PERSUASO E ARGUMENTAO Segundo o senso comum, argumentar vencer algum, for-lo a submeter-se nossa vontade. Definio errada!

a! Von Clausewitz, o gnio militar alemo, utiliza-a para definir GUERRA e no ARGUMENTAO. Seja em famlia, no trabalho, no esporte ou na poltica, saber argumentar , em primeiro lugar, saber integrar-se ao universo do outro. tambm obter aquilo que queremos, mas de modo cooperativo e construtivo, traduzindo nossa verdade dentro da verdade de outro. (ABREU, 2004. p. 10). 6.1 O processo da argumentao O jogo argumentativo dinmico, instvel. No existe o argumento correto e sim o argumento predominante, nem sequer existe o argumento incorreto, mas apenas uma fundamentao deficiente. Mas o que argumentar?
Argumentar oferecer razes para sustentar um ponto de vista, teste, ou concluso. Argumentar diferente de discutir, uma vez que a argumentao visa a convencer o adversrio e no elimin-lo. O objetivo de todo o discurso argumentativo modificar o comportamento do auditrio, ou seja, provocar uma atitude ou crenas novas ou alterar atitudes ou crenas existentes.

O processo argumentativo consiste essencialmente em duas atividades: persuaso e refutao. Persuadir propor um ponto de vista ou posio e argumentar a favor dela, propondo razes que se julgam pertinentes. Refutar atacar os argumentos do opositor. Consiste em apresentar contraargumentos. 6.2 Os procedimentos argumentativos em um texto Chamamos procedimentos argumentativos aos recursos acionados pelo produtor do texto com vistas a levar o leitor a crer na quilo que o texto diz e a fazer aquilo que ele prope. Afinal, uma opinio sem fundamentao no satisfaz, no parece verdadeira e, conseqentemente, no convence. Quando queremos expressar nosso ponto de vista a respeito de determinado assunto, seja ele favorvel ou contrrio, devemos fundamentar nossa opinio. Em outras palavras, devemos desenvolver nossa afirmativa para que ela tenha valor. Diversos so os recursos argumentativos que podem ser utilizados para fundamentar uma opinio. O importante mesmo a forma como o argumento apresentado, pois precisa ser CONSISTENTE, passando para o leitor um valor de verdade. Para termos idia de alguns desses procedimentos argumentativos, vamos ler um fragmento de um dos sermes de Padre Antnio Vieira, no qual ele tenta explicitar

certos recursos que o pregador deve usar para que o sermo cumpra o papel de persuaso ou convencimento:
(...) O sermo h de ser duma s cor. H de ter um s objeto, um s assunto. Uma s matria. H de tomar o pregador uma s matria, h de defini-la para que se conhea, h de dividi-la para que se distinga, h de prov-la com a Escritura, h de declar-la com a razo, h de confirm-la com o exemplo, h de amplific-la com as causas, com os efeitos, com as circunstncias, com as convenincias que se ho de seguir, com os inconvenientes que se devem evitar, h de responder s dvidas, h de satisfazer s dificuldades, h de impugnar e refutar com toda a fora da eloqncia os argumentos contrrios, e depois disto h de colher, h de apertar, h de concluir, h de persuadir, h de acabar. Isto sermo, isto pregar, e o que no isto, falar de mais alto. No nego nem quero dizer que o sermo no haja de ter variedade de discursos, mas esses ho de nascer todos da mesma matria, e continuar e acabar nela. (Sermo da Sexagsima. In: ______. Os sermes. So Paulo. Difel, 1968 VI, p. 99.)

Tomando o fragmento citado como ponto de partida, podemos inferir alguns dos recursos argumentativos que um texto deve conter para ser convincente ou persuasivo. A primeira qualidade que Vieira aponta que o texto deve ter unidade, isto , deve tratar de um s objeto, uma s matria. Essa qualidade um dos mais importantes recursos argumentativos j que um texto dispersivo, cheio de informaes desencontra das no entendido por ningum: fica-se sem saber qual seu objeto central. O texto que fala de tudo acaba no falando de nada. Mas preciso no confundir unidade com repetio ou redundncia. O prprio fragmento que acabamos de ler adverte que o texto deve ter variedade desde que essa variedade explore uma mesma matria, isto , comece, continue e acabe dentro do mesmo tema central. Outro recurso argumentativo apontado no texto de Vieira a com provao das teses defendidas com citaes de outros textos autoriza dos. Como sacerdote que , sugere as citaes das Sagradas Escrituras, j que, segundo sua crena, so elas a fonte legtima da verdade. O que Vieira diz sobre os sermes vale para qualquer outro texto, desde que no se tome ao p da letra o que ele diz sobre as Sagra das Escrituras. Um texto ganha mais peso quando, direta ou indireta mente, apia-se em outros textos que trataram do mesmo tema. Costuma-se chamar argumento de autoridade a esse recurso citao. O texto aconselha ainda que o pregador, ao elaborar o seu ser mo, use o raciocnio ou a razo para estabelecer correlaes lgicas entre as partes do texto, apontando as causas e os efeitos das afirmaes que produz. Esses recursos de natureza lgica do consistncia ao texto, uma vez que amarram com coerncia cada uma das suas partes. Um texto desorganizado, sem articulao lgica entre os seus segmentos, no convincente, no persuasivo.

Alm disso, o pregador deve cuidar de confirmar com exemplos adequados as afirmaes que faz. Uma idia geral e abstrata ganha mais confiabilidade quando vem acompanhada de exemplos concretos adequados. Os dados da realidade observvel do peso a afirmaes concretas. Um ltimo recurso argumentativo apontado pelo texto de Vieira a refutao dos argumentos contrrios. Na verdade, sobretudo quando se trata de um tema polmico, h sempre verses divergentes sobre ele. Um texto, para ser convincente, no pode fazer de conta que no existam opinies opostas quelas que se defendem no seu interior. Ao contrrio, deve expor com clareza as objees conhecidas e refut-las com argumentos slidos. Esses so alguns dos recursos que podem ser explorados pelo produtor do texto para conseguir persuadir o leitor. O que interessa destacar neste momento o fato de que a argumentao est sempre presente em qualquer texto. Por argumentao deve -se entender qualquer tipo de procedimento usado pelo produtor do texto com vistas a levar o leitor a dar sua adeso s teses defendidas pelo texto. 6.3 Alguns tipos de argumentos Vamos conhecer, por meio de exemplos, alguns tipos de argumentos? 1. Argumento de autoridade: citaes de autores renomados , autoridades num certo domnio do saber, numa rea de atividade humana, para corroborar uma tese, um ponto de vista. No entanto, devemos tomar cuidado com citaes descosturadas , sem relao com o tema, feitas pela metade, mal compreendidas. Exemplos: a) Toda atitude racista deve ser denunciada e combatida, posto que fere um dos princpios fundamentais da Constituio brasileira. (em Ensino Mdio em Rede) b) Segundo a Organizao Internacional do Trabalho (OIT), cerca de 1 bilho de pessoas no possuem um trabalho que seja capaz de suprir suas necessidades bsicas de alimentao. 2. Argumentos baseados no consenso: argumentos de valor universal, aqueles que so irrefutveis, com os quais consquistamos a adeso incontinenti dos leitores. Se voc diz, por exemplo, que sem resolver os problemas da famlia no se resolvem os das criana de rua, vai ser difcil algum contradize-lo. Trata-se de um argumento forte. Exemplos: a) A educao a base do desenvolvimento. Os investimentos em pesquisa so indispensveis para que um pas supere sua condio de dependncia. b) Toda criana tem direito alimentao e ao estudo.

3. Argumentos por ilustrao e/ou exemplificao: argumentos necessrios quando a idia a ser defendida carece de esclarecimentos com dados prticos da realidade. Nesse caso, ilustra-se uma situao, um problema, um assunto, ou usamse exemplos pertinentes idia exposta. Exemplos: a) Nos pases que passaram a ter a pena de morte prevista no cdigo penal os Estados Unidos so um exemplo disso no houve uma diminuio significativa do ndice de criminalidade. Donde podemos concluir que a existncia legal da pena de morte no inibe a criminalidade. (em Ensino Mdio em Rede) b) Exemplos, como estudos feitos na UENF (Universidade Estadual do Norte Fluminense), mostram que no h diferenas significativas entre alunos cotistas e no-cotistas. J estudos feitos na UERJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) demonstram que alguns desses alunos cotistas apresentam defasagens, mas concluem que no se trata de nenhuma grande dificuldade que algumas medidas como a oferta de cursos de apoio ou melhor infra-estrutura de bibliotecas e mais laboratrios de informtica no possam sanar. (em Ensino Mdio em Rede) ATENO: No devemos confundir tais argumentos com lugares-comuns, carentes de base cientfica, de validade discutvel. Alm disso, preciso muito cuidado para distinguir entre uma idia que no mais necessita de demonstrao e a enunciao de preconceitos do tipo: o brasileiro indolente, a Aids um castigo de Deus, s o amor constri. 4. Argumentos baseados nas relaes de causa e conseqncia: uma argumentao convincente e bem fundamentada pode ser obtida por meio das relaes de causa e conseqncia, em que so apontados os aspectos que levaram ao problema discutido e suas decorrncias. Exemplos: a) A incompetncia do Estado em administrar os seus presdios, onde, alm da superlotao, reinam a corrupo, trfico de drogas, promiscuidade, falta de higiene e condies mnimas para que um condenado no se esquea de que humano, a causa principal que leva o criminoso a provocar incndios, matar seguranas e possveis companheiros delatores e ganhar a liberdade ilegal. b) A reduo dos impostos sobre o preo dos carros IPI e ICMS uma medida que pode ajudar a combater o desemprego, pois, reduzindo o preo, as vendas tendem a crescer, o que provoca um aumento da produo, o que por sua vez garante os empregos. (em Ensino Mdio em Rede) 5. Argumentos baseados em provas concretas: expediente lingstico eficientssimo, pois se trata realmente de uma prova concreta para reforar a tese que se defende. Aparece na forma de dados estatsticos, leis, fatos do conhecimento

geral. As informaes tm de ser exatas, pois no conseguimos convencer ningum com informaes falsas, que no tm respaldo na realidade. Exemplos: a) A administrao Fleury foi ruinosa para o Estado de So Paulo porque deixou dvidas , junto ao Banespa, de 8,5 bilhes de dlares, porque deixou de pagar aos fornecedores, porque acumulou dvidas de bilhes de dlares, porque inchou a folha de pagamento do Estado de So Paulo com nomeaes de afilhados polticos etc. (em Plato e Fiorin. Lies de texto) b) Todo mundo conhece a grandeza dos problemas que a China enfrenta para alimentar, vestir e abrigar 1,3 bilho de habitantes. A revista The Economist mostra que, alm das dificuldades para garantir a oferta de comida, vesturio e habitao, a China est enfrentando um novo tipo de escassez: a escassez de nomes. Observao: cuidado com tautologias como: o fumo faz mal sade porque prejudica o organismo; esta criana mal-educada porque os pais no lhe deram educao isso mesmo. Esto faltando nomes e sobrenomes para atender enorme demanda chinesa nesse campo. Assim que os cinco sobrenomes mais comuns Li, Wang, Zhang, Liu e Chen so usados por nada mais nada menos do que 350 milhes de pessoas. S os que tm o sobrenome Li chegam a 87 milhes, ou seja, mais da metade da populao brasileira. (em A dana dos nomes, Antonio Ermrio de Moraes) Agora que voc conhece um pouco mais sobre a arte de argumentar, que tal conhecer e estudar dois gneros textuais argumentativos por excelncia: o artigo de opinio e a resenha?

You might also like