You are on page 1of 34

Cadernos da Rede

FORMAO DE ProfESSorES

PERCURSOS DE APRENDIZAGENS: O corpo e o MoViMenTo criaTiVo


A REDE EM REDE: A FORMAO CONTINUADA NA EDUCAO INFANTIL
Cadernos da Rede

EDITORIAL

Este

fascculo

contempla

temas

vocabulrio de movimento, na medida em que, brincando com o corpo, criam a dana, ao mesmo tempo em que interagem com os colegas e com o espao de forma diferenciada, numa possvel composio coreogrfica. Na seo De Olho na prtica, voc encontrar questes timas que contribuiro tanto para a discusso em grupo sobre a prtica promovida junto s crianas quanto para a criao de novas propostas de trabalho. Em Para fazer mais, so apresentadas ideias para se conhecer melhor a dana atravs de experincias com o bal clssico desenvolvidas com crianas maiores e tambm sobre a interseco do trabalho entre dana e desenho. Fechando o fascculo, a seo Palavra final, traz, para sua reflexo uma imagem que sintetiza a ideia apresentada neste fascculo.

referentes ao curso Percursos de Aprendizagens na Educao Infantil: o Corpo e o Movimento Criativo, que faz parte da fase 6 do programa A Rede em rede: formao continuada na Educao Infantil. Nos cursos, enfocamos contedos que envolvem o desenvolvimento e a aprendizagem do movimento corporal na educao infantil com o propsito de promover prticas que possibilitem s crianas um avano da expresso da linguagem corporal. Dentre os muitos aspectos integrantes da construo deste conhecimento, foram selecionados para o presente curso os seguintes: corpo e comunicao; corpo espao e tempo; corpo e materiais; corpo e dana; e, dana e cultura. Nos encontros de formao levantamos concepes individuais e coletivas presentes no nosso cotidiano e verificamos como os conceitos e prticas envolvendo atividades corporais so trabalhados na Educao Infantil. Desenvolvemos estratgias para discutir, modificar e ampliar as experincias com as crianas no cotidiano por meio de vivncias, reflexes, registros e devolutivas. Investimos para que o trabalho corporal recebesse a ateno condizente com sua importncia e que, portanto, fosse desenvolvido por meio de seleo e estruturao de sequncias de atividades com uma durao mais extensa. Na seo Trabalho pedaggico, apresentamos a discusso de algumas experincias vividas em nossa Rede que ilustram como possvel orientar uma atividade com as crianas apresentando situaes que possibilitam a ampliao do

Boa Leitura!

Prefeito de So Paulo Gilberto Kassab Secretrio Municipal de Educao Alexandre Alves Schneider Secretria Adjunta de Educao Clia Regina Guidon Faltico Diretora de Orientao Tcnica Regina Clia Lico Suzuki

APRESENTAO
A Secretaria Municipal de Educao tem trabalhado para consolidar uma educao infantil de qualidade nessa que uma das maiores redes de ensino do pas. Diariamente nossos profissionais professores, coordenadores pedaggicos, gestores e equipes de apoio - atendem cerca de 430 mil crianas, distribudas em nossas 13 DRE. Oferecem o melhor em termos de uma rotina estvel, de experincias culturais relevantes, de convivncia tica e saudvel. Os resultados podem ser observados nas prticas, nos avanos que ano a ano as unidades educacionais vm apontando. Toda essa mudana no se faz sem o trabalho coletivo. Por esse motivo, desde 2005 todos os profissionais dessa Rede esto envolvidos em um programa de formao que visa melhorar a qualidade da educao por meio da atualizao profissional e da discusso de propostas inovadoras. O programa de Orientaes Curriculares e a publicao do documento com as Orientaes Curriculares e Expectativas de Aprendizagem para a Educao Infantil em 2007 foi apenas o incio de um processo de reflexes e mudanas nas unidades educacionais. Agora, chegada a hora de ver o que nossa prpria Rede est produzindo a partir dessas Orientaes Curriculares, nos diferentes espaos de formao profissional, nos grupos de professores, de coordenadores pedaggicos e de diretores. Em continuidade produo de publicaes voltadas para a Educao Infantil da Secretaria Municipal de Educao de So Paulo, tenho o prazer de apresentar mais um fascculo da coleo Cadernos da Rede Formao de Professores. Nesse material possvel encontrar subsdios para alimentar as discusses nas EMEI e nos CEI rumo consolidao de novos paradigmas para a educao infantil. A tnica dessas publicaes a voz de nossa prpria Rede. Nas prximas pginas veremos em destaque a experincia de nossos prprios profissionais que j constroem diariamente alternativas criativas para acolher as crianas e suas famlias e para enfrentar os desafios que o mundo contemporneo nos impe. A exemplo dos demais materiais produzidos pela Secretaria de Educao da cidade de So Paulo, esperamos, mais uma vez, o seu comprometimento para faz-lo circular pela Rede, torn-lo vivo a fim de que possam inspirar novas prticas educativas. Desse modo, trabalhando em rede, vamos mantendo o dilogo aberto e avanando e muito rumo excelncia na Educao Infantil paulistana.

Alexandre Alves Schneider Secretrio Municipal de Educao

CARTA AO PROFESSOR
O intuito de publicar mais um fascculo dessa coleo compartilhar as reflexes dos professores participantes dos cursos de formao oferecidos por SME/DOT Educao Infantil. Neste fascculo, formadoras e participantes da formao comentam alguns registros de atividades que abordaram alguns dos temas apresentados. Estas atividades foram planejadas em conjunto durante os encontros, conduzidas pelos participantes com os seus respectivos grupos de alunos, apresentadas e comentadas pelos formadores e integrantes do grupo. A publicao desses relatos de experincia s foi possvel graas participao da nossa rede, s professoras que participaram do curso, desenvolveram as propostas de trabalho pessoal e trouxeram suas experincias para compartilhar em grupo. Dedicamos essa edio a elas: Regiane B. da Graa professora da EMEI D. Alice Feitosa, Adriana M. F. Bevilaqua, professora da EMEI Jean Piaget, Andria E. A. Costa, da EMEI Papa Joo Paulo II, Izabel Cristina Oliveira Santa Rita, professora do CEI Feitio, Maria das Graas Paixo Leandro, professora do CEI Mitiko Matsushita Nevoeiro; Rosemeire Souza Santos, professora do CEI Chcara Dona Olvia. Esperamos que essas experincias sejam inspiradoras para vocs professores de nossa Rede e que possam contribuir para continuidade do exerccio reflexivo e criativo de suas prticas educativas.

DOT Educao Infantil

Cadernos da Rede
Foto: Profa Regiane Batista da Graa Silva / EMEI Dona Alice Feitosa / DRE Pirituba Jaragu

O assunto ... ........................................................................ 8

O corpo e o movimento criativo .................................................. 8

Trabalho Pedaggico .............................................................10

SUMRIO

Sentir, compreender e inventar movimentos na Educao Infantil ...10

Dirigir ou delegar a atividade corporal s crianas? .......................13

A descoberta do mundo pela experincia do corpo ........................16

Tudo comea na arrumao .......................................................19

De olho na prtica

...............................................................22

Dicas para Reflexo .................................................................22

Para fazer mais ....................................................................24

Ideias para conhecer a dana ....................................................24

Para saber mais ....................................................................28

Referncias Bibliogrricas............................................................28

Palavra Final .........................................................................30

O CoRPo E o MoVIMENTo CRIATIVo


Andrea Fraga1

O ASSUNTo ...
8
Cadernos da Rede

Partimos da ideia de que a criana na primeira infncia estrutura seu conhecimento de mundo e de si mesma essencialmente pela sua experincia corporal, a qual vai adquirindo com o contato afetivo com a me e posteriormente sozinha, estando simultaneamente em conexo com as demais funes cognitivas. No incio da vida, o ato motor somente um reflexo do beb que em seu desenvolvimento se torna ato intencional. As percepes do corpo proporcionam s crianas mais do que um conhecimento de si mesmo, conhecimento do mundo que a rodeia e com o qual dever se comunicar. Da a necessidade de desenvolver a linguagem corporal baseada no conhecimento do corpo e explorao do movimento para que as crianas descubram novos caminhos de expresso, de criao e de convivncia, ampliando sua relao com o mundo e consigo mesmas. Por todas essas razes, o movimento deve ser trabalhado no s em seu aspecto funcional, mas tambm criativo. Apesar de constar nas expectativas de aprendizagens para a Educao Infantil, que diz respeito a explorar o prprio corpo e o mundo, expressar/interagir pelo movimento, ainda dada pouca importncia para a questo expressiva e criativa do movimento na rotina de CEI e EMEI. A professora Regiane B. da Graa, da EMEI D. Alice Feitosa, por exemplo, avalia que embora j tenhamos conscincia da importncia do movimento nas atividades dirigidas e da necessidade da criatividade nesses momentos, percebo que a dana, por exemplo, ainda est vinculada s apresentaes em festas, no sendo uma proposta constante em nosso dia a dia. Geralmente, quando se fala na Educao Infantil da necessidade de movimento corporal das crianas, pensa-se muito mais num mbito funcional, relacionado ao desenvolvimento motor e aquisio de determinadas habilidades. Ou ento, restringe-se possibilidade de extravasar, gastar energia, j que as crianas passam tanto tempo em atividades que exigem conteno. Outro momento em que o movimento corporal tem lugar nas competies ou jogos dirigidos, onde no necessariamente existe espao para a expresso individual e a criatividade.

1 Texto elaborado pela formadora a partir da experincia do curso Percursos de Aprendizagens: o corpo e o movimento criativo, realizado na DRE Pirituba/Jaragu, 2010.

Mas, o que seria, ento, o movimento criativo? Podemos diferenci-lo por comparao aos movimentos funcionais que so aqueles que tm um propsito definido de realizar uma determinada ao como, por exemplo comer, se vestir, amarrar o sapato, etc. Mesmo assim, na ao das crianas, dificilmente se encontra um gesto que no esteja carregado de expressividade, at mesmo nos movimentos do cotidiano. O que acontece muitas vezes que no estamos atentos ao que elas expressam e nem estamos preparados para ler o que comunicam nessa movimentao. O movimento criativo no meramente funcional, mecanizado ou estereotipado. Entendemos que so mecanizados os movimentos que se repetem com as canes infantis, e que depois de algum tempo perdem seu carter ldico, que prprio da herana cultural, tornandose automatizados. Por movimento estereotipado, entendemos aquele em que se imita artificialmente algumas das caractersticas de um tipo de movimentao. Por exemplo, a bailarina girando com os braos em arco sobre a cabea ou, at mesmo, as danas sensuais dos programas de TV. Muitas vezes, esses so os nicos momentos nos quais se trabalha o movimento corporal com as crianas. Diferente de tudo isso, o movimento criativo aquele sem funo definida, que no avaliado como certo ou errado, que tem a marca da criana, de sua idade, seu jeito de ser: tmido, explosivo, delicado ou desengonado, sua necessidade de expresso de alegria, euforia, raiva, tristeza. E, alm disso, aquele que permita a descoberta do mundo, do outro e de si mesmo. Um exemplo pode ser o movimento prprio da dana: sabemos que as crianas podem compreender e sentir seu corpo e sua movimentao de uma forma criativa e ao mesmo tempo inventar e compor sua dana. A dana uma parte do trabalho a ser feito com a linguagem corporal. um acontecimento especialmente significativo no universo da linguagem corporal, devendo respeitar a movimentao espontnea da criana, livre de uma formatao antecipada e da reproduo de esteretipos. nessa perspectiva que se inscrevem os trabalhos a seguir.

Cadernos da Rede

SENTIR, CoMPREENDER E INVENTAR MoVIMENToS NA EDUCAo INfANTIL


Andrea Fraga2

TRABALHO PEDAGGICO
10
Cadernos da Rede

Distinguir o que um trabalho com movimento criativo de um trabalho meramente funcional nem sempre muito fcil porque exige do educador conhecer a linguagem corporal e enxergar o que poderia ser a dana que j ocorre na movimentao das crianas, uma expresso que est muito alm da sua participao em um evento ou apresentao de fim de ano, com uma coreografia ensaiada. As experincias das professoras da rede ajudam a compreender o que pode ser uma movimentao mais criativa. A professora Adriana M. F. Bevilaqua, por exemplo, da EMEI Jean Piaget, props ao seu grupo de crianas de 3 a 4 anos um jogo: ela demarcou espaos no cho, identificando-os com figuras como tringulos, quadrados e outros. As crianas poderiam percorrer os espaos livremente mas, ao cair em um espao delimitado, deveriam movimentar-se conforme a orientao: cada figura convidava expresso de um certo movimento como pular, imitar um sapo, rodar ou posar de esttua. Ela observou o envolvimento das crianas e comentou: Eles gostaram muito dessa atividade. Cada criana procurou fazer o seu movimento livremente. Foi uma atividade to prazerosa que a repeti com outros desenhos e outros comandos como, por exemplo, danar, movimentar-se em cmera lenta, andar em um p, entre outros. A experincia de Adriana ilustra como possvel orientar uma atividade com as crianas apresentando situaes em que possam ampliar seu vocabulrio de movimento, na medida em que, brincando com o corpo, criam a sua dana, ao mesmo tempo em que interagem com os colegas e com o espao de forma diferenciada, numa possvel composio coreogrfica.

2 Texto elaborado pela formadora a partir da experincia do curso: Percursos de Aprendizagens: o corpo e o movimento criativo, realizado na DRE Pirituba/Jaragu, 2010.

ORIENTAo CURRICULAR
As possibilidades expressivas do corpo so especialmente trabalhadas por meio da dana. Para que a dana constitua um meio de expresso para a criana, importante que ela tenha a oportunidade de criar movimentos livremente. Entretanto, a liberdade precisa ser alimentada pelo professor, para que a criana no se restrinja ao repertrio de movimentos que j conhea e os repita mecanicamente. preciso que o professor planeje propostas que estimulem a criao de diferentes respostas motoras expressivas a estmulos diversos, que ele lance desafios que estimulem a criao e sejam suficientemente abertas para possibilitar respostas mltiplas e criativas.
(Orientaes Curriculares: expectativas de aprendizagens e orientaes didticas para Educao Infantil, p. 71)

J Andria E. A. Costa, da EMEI Papa Joo Paulo II, numa atividade semelhante com seus alunos, um pouco mais velhos, props que criassem em conjunto novos movimentos para cada marca e observou: as crianas repetiram vrias vezes esse momento e se mostraram muito criativas e envolvidas com a atividade. As marcas ficaram por alguns dias no cho e por vrias vezes percebi as crianas reproduzindo novamente esta atividade espontaneamente. Isso mostra o quanto essa experincia foi significativa para as crianas e como se apropriaram do jogo recriando-o sua maneira como tpico das crianas quando lhes dado espao para a imaginao. Os dois casos nos permitem enxergar uma possibilidade do trabalho com a dana. Esse movimento, em que a criana descobre o corpo e sua potencialidade cintica, explora o espao e interage com o outro, pode ser visto do ponto de vista da linguagem artstica como o caso da dana. Isso o que pensam as especialistas Patricia Stokoe e Ruth Harf (1987):
Cadernos da Rede

11

A expresso corporal est integrada ao conceito de dana. Entendemos por dana uma resposta corporal a determinadas motivaes. Coar-se tambm uma resposta corporal, mas ningum poderia dizer que coar-se para eliminar uma incmoda sensao seja dana. No obstante, aquele que se coa de forma organizada e rtmica, com um fim expressivo e comunicativo determinado, pode transformar o carter meramente funcional de tal ato numa dana da coceira. Esse mesmo conceito aplicvel a qualquer ao cotidiana. [...] Para ns a dana no apenas cpia ou imitao de criaes alheias; damos tambm o nome de dana a essa criao pessoal, que no est distante das possibilidades de nenhuma pessoa j que, como demonstramos, est baseada naquilo que todos temos, nosso corpo e seus movimentos funcionais, mas com uma categoria a mais: a criatividade. [...] a dana tambm encerra a possibilidade de dar corpo a imagens, fantasias, ideias, pensamentos e sentimentos e, portanto, no se esgota no que dissemos anteriormente. A dana a expresso corporal da poesia latente em todo ser humano.

Mas, como sabemos, a possibilidade da dana no cotidiano das crianas no surge do nada, no brota da criana sem que lhe sejam dadas condies para que ele acontea, isto , o espao, o tempo, materiais (quando necessrio) e um olhar capaz de valorizar e enriquecer essa movimentao, propondo variaes com msicas, histrias e brincadeiras. Quando lhes so proporcionadas experincias desse tipo, a movimentao das crianas pode ser extremamente criativa em termos de vocabulrio de dana. No entanto, se no se tem conhecimento do universo contemporneo da dana, dificilmente se reconhecer tal riqueza. preciso apurar o olhar para o movimento das crianas e ao mesmo tempo buscar novas referncias no campo artstico para que possamos enxergar a dana onde ainda no a vemos. Ser que no podemos aprender com as crianas, valorizando uma relao mais viva e criativa com o prprio corpo? Talvez assim estejamos mais aptos a ler o que as crianas nos comunicam corporalmente.

12

Cadernos da Rede

DIRIgIR oU DELEgAR A ATIVIDADE CoRPoRAL S CRIANAS?


Sandra Sisla3 Para muitos professores, esse um forte dilema na hora de planejar: mais importante dirigir ou delegar a atividade corporal s crianas? Para apoiar essa reflexo, vamos pensar sobre o papel que a iniciativa infantil tem no desenvolvimento de sua expresso corporal. Voc sabia que as crianas so protagonistas do seu prprio desenvolvimento? De acordo com Falk, A atividade autnoma, escolhida e realizada pela criana atividade originada de seu prprio desejo - uma necessidade fundamental do ser humano desde seu nascimento. A motricidade em liberdade, segundo Emmi Pikler, fundadora do mtodo Lczy, e um ambiente rico e adequado que corresponda ao nvel desta atividade, so as duas condies sine qua non, da satisfao desta necessidade. No entanto, sabemos que a tradio escolar ainda hoje insiste em controlar, cercear e reprimir a atividade prpria da criana. Muitos professores planejam de modo to rgido que, ao invs de investir e alimentar a autonomia das crianas, acabam por conduzir seus movimentos. Como seria, ento, um planejamento diferente disso? De que modo podemos contar com as iniciativas e propostas das crianas no planejamento do trabalho, proporcionando ir alm do que se poderia ter imaginado? Como as crianas podem trazer suas motivaes e desejos para a atividade, alimentando invenes que sempre ultrapassam as expectativas dos educadores? No relato a seguir, vemos uma experincia muito simples. Provavelmente, muitos professores j viveram situaes desse tipo e podem refletir sobre como aproveitar disso para o avano das crianas. Vemos como a professora descobre o quanto as crianas podem contribuir e enriquecer uma proposta planejada. A Professora Izabel Cristina Oliveira Santa Rita4, CEU CEI Yolanda de Souza Santalucia, planejou uma atividade para suas crianas de BII ( 2 a 3 anos), para explorao de movimentos em diferentes planos do espao no bosque da escola e se surpreendeu. Tudo iniciou com uma roda de conversa contando uma histria improvisada sobre animais da

3 Texto elaborado pela formadora a partir de experincia no curso: Percursos de Aprendizagens: o corpo e o movimento criativo, realizado na DRE Campo Limpo, 2010. 4 Professora participante do curso: Percursos de Aprendizagens: o corpo e o movimento criativo, realizado na DRE Campo Limpo, 2010.

Cadernos da Rede

13

floresta, aproveitando para enriquecer as vivncias corporais no espao, fazendo referncia aos diversos planos: embaixo, no alto, l longe, aqui perto. Mas a atividade ganhou novos e inusitados contornos. As crianas decidiram tirar os sapatos, o que a professora permitiu, no sem certo temor, afinal, isso no uma prtica da escola. Entretanto a natureza fonte de aprendizagens muito ricas no plano sensorial e so sempre apreciadas com entusiasmo pelas crianas. A experincia sensorial de tirar os sapatos e pisar nas folhas secas, nos galhos, na terra, trouxe para a professora novas dimenses para sua proposta. A sequncia narrativa: o tigre, a cobra, os passarinhos, o macaco, as casas ao longe, a paisagem do bosque, agora transformados em floresta na narrativa da professora, teve a contribuio das crianas que sugeriram outros animais do seu repertrio: cachorro, gato, rato: Andamos pelo bosque em torno das rvores, escalamos o morro, pegamos nas plantas, pisamos nas folhas secas, enfim foi a maior farra. As crianas com suas sugestes ampliaram a proposta planejada e a professora percebeu e as acolheu, contextualizando sua intencionalidade pedaggica, incorporando as ideias numa vivncia plena de sentido e de diverso. O calor da experincia foi tanto, e tamanho o envolvimento com a novidade to simples que pode ser andar no bosque da escola, que as crianas nem pensavam em atender solicitao para voltar sala, jantar e seguir o curso da rotina escolar. Foi preciso apelar para a dimenso simblica da brincadeira. Assim uma chuva irrompeu nos cus da floresta, levando todos na correria e animao ao abrigo do ptio. Para a professora tirar os sapatos e deixar as crianas explorarem o bosque descalas foi um imenso desafio e novidade, ela que sempre cuidadosa com a limpeza e segurana das crianas, afinal o que os pais, os outros professores, a coordenadora, a diretora iriam pensar? Sabemos que para os professores sair da posio de centralidade um grande desafio, afinal esto sempre prontos a comandar, propor, iniciar, orientar, coordenar. Modelo este, incorporado pelas vivncias escolares tradicionais, a que fomos sujeitos. Acreditar que as crianas tm competncia para identificar suas prprias necessidades e buscar satisfaz-las, permite serem protagonistas de seu prprio desenvolvimento.

14

Cadernos da Rede

Ao professor da Educao Infantil cabe acolher as propostas e ideias das crianas e apoi-las em suas iniciativas. As atividades na natureza so fundamentais para o desenvolvimento sensorial e corporal das crianas, a segurana e a higiene no podem impedir isso. Estes aspectos devem ser discutidos com os pais. As propostas e o planejamento devem se apoiar na observao do grupo e ampliar o universo do conhecimento infantil. Desse modo, ele pode estar numa posio muito mais educativa, de promover as relaes do grupo, observar atentamente aquilo que elas trazem incorporando s suas propostas, ampliando as aprendizagens de forma significativa.

Foto: Profa Regiane Batista da Graa Silva / EMEI Dona Alice Feitosa / DRE Pirituba Jaragu

Cadernos da Rede

15

A DESCobERTA Do MUNDo PELA EXPERINCIA Do CoRPo


Sandra Sisla5 Voc j parou para pensar que a criana tem iniciativas prprias muito antes do que imaginamos? Vamos imaginar uma cena: um beb sozinho deitado, observando o seu corpo e explorando o entorno. Ser que ele est aprendendo alguma coisa? Muitas vezes pensamos no recmnascido como algum a quem iremos ensinar tudo, algum em quem devemos exercitar suas capacidades. Desde cedo, porm, a criana j tem suas necessidades prprias e capaz de agir e investigar por interesse prprio o mundo que a rodeia. Isso significa que desde muito pequena possui capacidade de aprendizagem e uma motivao interna que a conduz para a explorao, requisito absoluto para o desenvolvimento de suas habilidades. Segundo Falk (2004), o beb capaz de agir adequadamente e aprender de maneira independente sempre a partir daquilo que consegue fazer, adquirir experincias sobre ele mesmo e seu entorno. Sobre a iniciativa da criana, Andr Trindade (2007), educador corporal, nos convida a uma interessante reflexo: Quem voc? Do que voc gosta? O que voc quer? O que voc quer ser? Em vez de nos atirarmos desesperadamente na tentativa de decifrar a criana, devemos deixar que ela possa aos poucos se mostrar. Exercitando o corpo e o entorno por meio de sua prpria iniciativa, a criana aprende sobre seus desejos, sobre fazer escolhas, seus limites e possibilidades. A percepo dos sentidos o principal meio pelo qual a criana aprende sobre si e sobre o outro, absorve e apropria-se do mundo pelo prazer da descoberta. O professor, diante dessa perspectiva, pode oferecer situaes de estmulo ricas em escolhas para a criana. Alm disso, deve estar presente e atento para decifrar suas motivaes, escutar a criana, observ-la, apoi-la nas investigaes e permitir a pesquisa garantindo tempo, espao e materiais que favoream a explorao. Pode ser difcil para ele, em uma certa proposta didtica, manter-se observando o que se passa no grupo. Muitas vezes pode pensar que se no mostrar a forma correta de usar o objeto ou ajudar a criana dando ideias de como

16

5 A formadora elaborou o texto a partir da experincia da professora Maria das Graas Paixo Leandro do CEI Mitiko Matsushita Nevoeiro, participante do curso: Percursos de Aprendizagens: o corpo e o movimento criativo, realizado na DRE Capela do Socorro, 2010.

Cadernos da Rede

manuse-lo, estar sem nenhum papel a desempenhar. Goldschmied e Jackson(2007:119) nos lembram que Quando estamos em uma atividade prazerosa concentrados, no queremos que algum fique dando sugestes e conselhos; s queremos continuar o trabalho embora possamos ficar contentes de ter uma companhia amigvel ao nosso lado.

Quando os rgos perceptivos esto mais desenvolvidos, como os olhos - por volta do terceiro ms, o fator espao comea a aparecer. A criana focaliza a mozinha, o rosto da me, alguns objetos. Aqui comea o domnio do espao interno (as mos so fundamentais neste momento) e do espao externo (quando a criana comea alcanar os objetos e a se virar de bruos)...
Lenira Peral Rangel e Maria Mommensohn (2008).

Refletindo sobre isso no curso que foi oferecido sua DRE, a professora Maria das Graas Paixo Leandro, do CEI Mitiko Matsushita Nevoeiro, Capela do Socorro, props a explorao do corpo e de materiais para crianas do grupo BII (2 a 3 anos) da sua sala. Sua experincia bastante inspiradora para todos ns que nos interessamos pelas aprendizagens nessa fase da vida. O tema da atividade, A explorao do corpo e dos materiais, foi elaborado para que as crianas pudessem ampliar suas vivncias e aprendizados no mundo das sensaes pela experincia e pesquisa de objetos diferenciados de texturas, formatos, pesos e cores diversos. Para isso, ela escolheu materiais simples e naturais presentes no cotidiano das crianas como tecidos de vrias texturas, estampas e tamanhos (sedas, lenos, tules), papel celofane, tiras de papel crepom, pentes, casca de coco, pincis de tamanhos variados, fitas de cetim, tocos de bambu, pedras, tampas de diversos tamanhos, distribudos de forma cuidadosa em cantinhos ao redor da sala. Os materiais naturais tm qualidades de experincias sensoriais especialmente vivas e ricas que propiciam uma variedade enorme de sensaes por meio da boca, dos ouvidos, do nariz, da pele e dos msculos, para alm dos olhos, diferente do plstico que frio e liso, no exala cheiro nem multiplicidade de textura. Desde que supervisionados pelo adulto que avalia as condies de segurana, outras sugestes ainda podem ser
Cadernos da Rede

17

pensadas tais como esponjas, penas, seixos grandes, uma fruta como ma ou laranja, escova de madeira, escova de cabelo, escova para unhas, pinceis de vrios tamanhos, colher de pau, aro de cortina, coador de ch, bijuterias, molho de chaves, espremedor de alho, batedor de ovos, vrios sinos, bolas de borracha, de tnis, de l, saquinhos de pano contendo lavanda, alecrim, tomilho, tecidos de vrias texturas, cordas, folhas. Estes materiais so fceis de adquirir e no custam muito, o que os tornam acessveis a todos. A professora Maria das Graas tambm tinha inteno de saber como as crianas experimentariam esses materiais e o que elas iriam escolher, portanto fez inicialmente uma roda de conversa para contar a proposta. Em seguida, preparou o ambiente e convidou as crianas a entrarem na sala e investigarem livremente. Aos poucos as crianas exploraram os materiais e, com o incentivo da professora, o faz de conta foi surgindo na movimentao das crianas e cresceu tanto que a professora percebeu que o espao da sala podia ser estendido para o corredor, dando continuidade ao ambiente criado. No estava sob seu controle e nem fora previsto no planejamento inicial mas, observando o que as crianas estavam de fato aprendendo, a professora Maria das Graas ampliou de forma bem vinda o espao para a continuao da atividade, saindo da sala para o corredor da escola. A disposio dos materiais para a atividade pode acontecer de diversas formas, o professor pode criar novos formatos de uma atividade j conhecida variando os objetos e a forma como so dispostos. Mas a oferta de materiais e organizao do espao no bastam! importante que o professor esteja presente e atento sem intervir, observando e conhecendo melhor a movimentao das crianas.

18

Cadernos da Rede

TUDo CoMEA NA ARRUMAo


Liliana Olivan6

Voc sabia que participar da organizao do espao e dos materiais da brincadeira, junto com os professores pode ser estimulante para a criana? Crianas pequenas gostam de ajudar os adultos nas tarefas do cotidiano: lavar roupa, varrer o cho, secar os pratos etc. Do mesmo modo, tambm gostam de ajudar a construir os ambientes para suas brincadeiras de faz de conta. A simples participao na organizao do espao e dos materiais j uma grande brincadeira e uma importante orientao pedaggica recomendada por essa rede:
... altamente recomendvel que ambientes institucionais ofeream oportunidade para as crianas desenvolverem sua individualidade, permitindo-lhes ter seus prprios objetos, personalizar seu espao e, sempre que possvel, participar nas decises sobre a organizao dos mesmos.
(Tempos e espaos para a infncia e suas linguagens nos CEI, Creches e EMEI da cidade de So Paulo / Secretaria Municipal de Educao So Paulo: SME / DOT, 2006. p. 36)

O relato da professora Rosemeire Souza Santos, do CEI Chcara Dona Olvia, ilustra bem isso: Para o momento da sada das crianas, criei um cantinho na sala usando os colchonetes. As crianas me ajudaram e fizemos um grande sof. Todo esse movimento na construo do sof j virava uma brincadeira. Eles adoraram, sentaram, logo em seguida, com as mochilas nas mos. O Richard no quis sentar porque foi ligar a televiso imaginria da lousa. Fernanda saiu correndo do sof para tambm mexer na TV, mas Richard esbravejou e no a deixou trocar os canais, ela retornou chorando. Eu a acalmei e continuamos a ver TV. Ana Jlia no parava de falar: - Coloca no C-c-ri-c. Richard repetia, segurando no boto: - C-c-ri-c?

6 A formadora elaborou o texto a partir da experincia de Rosemeire Souza Santos - ATE do CEI Chcara Dona Olvia, participante do curso: Percursos de Aprendizagens corpo e movimento criativo, na DRE So Miguel Paulista, 2010.

Cadernos da Rede

19

Eu fiz uma sonoplastia do barulhinho trocando os canais: tic, tic, tic.... Yuri pedia para trocar a programao: - Pe no Pica-Pau! Richard dizia: - No! Patati-Patat! A brincadeira durou at cada um ir embora. Alguns queriam continuar brincando, pois foi um tempo curto, mas muito divertido. A experincia relatada por Rosimeire nos lembra que no precisamos sempre lamentar a falta de materiais que, muitas vezes, efetivamente, um problema real, mas disponibilizar tempo e espao para as crianas importante para que elas reorganizem o que existe e criem novos significados. No estamos dizendo que o espao e os materiais no devam ser planejados pelo professores, mas que o professor pode convidar a criana a interferir no espao e na disposio e escolha dos materiais. Rosimeire fez isso e ainda embarcou na proposta das crianas e ajudou a organizar o ambiente. o que ela conta no relato a seguir: Quando cheguei para trabalhar, pela manh, entrei na sala e me surpreendi com uma brincadeira. Renan, Leonardo, Nicoly e Geovana brincavam com uma caixa grande de plstico, daquelas utilizadas em supermercado, fazendo-a de carrinho. O Renan era o motorista e as outras crianas gritavam sem parar, empurrando-o. _ Empurra! Empurra. Vai! _ Sai da frente, sai... Riam sem parar e enquanto o Renan saa da caixa, outros tentavam entrar, empurrando e j colocando uma perninha l dentro. Diziam: _ Agora eu! Agora eu! _ Ai, meu p! Vendo isso logo peguei carona nessa brincadeira, tentando organizar para que todos pudessem participar. Fiz um caminho de rua com blocos monta-monta. As outras crianas, que no estavam na brincadeira, saram do meio da rua. Foi ento que a brincadeira ficou mais interessante, pois eles seguiam o trajeto da rua e ningum atravessava. _ Sai da frente! Geovana dizia.

20

_ Para o carro, para!


Cadernos da Rede

_ Eu quero descer. _ Agora eu! Disse Leonardo Essa brincadeira acabou assim que Geovana entrou novamente na caixa, deitou-se e fez de conta que era um beb recm-nascido e as crianas pararam para cuidar do beb. E comeou uma nova brincadeira. A experincia de Rosimeire nos mostra que o importante que o professor esteja com olhos, ouvidos e todos os sentidos voltados para as crianas, assim como as crianas se relacionam, com o mundo, com todos os seus sentidos e todo seu corpo. Essa relao de troca contnua d sentido e ressignifica a prtica cotidiana de cada educador.

Foto: Pro Rosimeire Souza santos / CEI Chcara Dona Olivia

Cadernos da Rede

21

DICAS PARA REfLEXo


Silvana Augusto7
Os relatos desse fascculo so mais do que exemplos de trabalho, mas, principalmente, so fonte de reflexo para a criao de novas propostas para as crianas. Para comeo de conversa, vale a pena avaliar a prpria prtica. Com a inteno de apoiar essa discusso em seu grupo de trabalho, destacamos algumas questes para a sua reflexo.

DE OLHO NA PRTICA
22

1. Voc tem proposto situaes promotoras do movimento criativo, alm do movimento funcional? Quais? 2. Alm das brincadeiras tradicionais, que outras atividades corporais as crianas vivenciam? 3. No caso dos berrios, como voc tem se organizado para notar as expresses das crianas que ainda no falam? Que atividades corporais elas vivenciam no dia a dia? 4. Voc tem organizado sua rotina de modo a observar mais de perto a expresso corporal das crianas? Tem algum tipo de pauta de observao ou registro que ajude a notar o que as crianas esto pouco a pouco aprendendo: diferentes modos de se equilibrar, virar, rolar, girar, dar cambalhota, saltar, etc.? 5. As crianas participam da organizao e da arrumao da sala antes e depois das atividades do dia? 6. Alm dos materiais de uso cotidiano, voc tambm tem selecionado materiais que estimulem a explorao cnica e o movimento criativo? Quais? 7. Como voc tem pesquisado os diferentes tipos de materiais e modos de organizar a sala visando o trabalho corporal? 8. Existe espao para iniciativa e escolha da criana dentro da sua prtica educativa? Como voc promove isso? O que sabe sobre as iniciativas, escolhas e a expresso corporal das crianas de sua turma? 9. As crianas tm a oportunidade de conhecer e apreciar a apresentao de diversos tipos de dana, ainda que em DVD, evitando a repetio do mesmo estilo j conhecido por todos?

Assessora da DOT Educao Infantil, responsvel pela formao de professores.

Cadernos da Rede

10. O que faz parte do repertrio de msica e de dana de sua turma? O que voc selecionou para ampli-lo? 11. Na sua escola, a dana parte do trabalho curricular ou se restringe apenas festa junina ou apresentao de Natal? 12. Voc tem assistido espetculos de dana ao vivo ou no Youtube? Tem se dedicado a conhecer o que os profissionais da dana realizam? Tem alguma referncia de estilo?

Fique de olho em sua prtica, aproveite as sugestes desse fascculo, planeje e desenvolva um bom trabalho com as crianas!
Foto: Profa Regiane Batista da Graa Silva / EMEI Dona Alice Feitosa / DRE Pirituba Jaragu

Cadernos da Rede

23

IDEIAS PARA CoNhECER A DANA


A dana uma das possibilidades do trabalho na educao infantil. Infelizmente, na prtica de muitas escolas ela s tratada nas datas comemorativas ou nas ocasies em que h uma apresentao formal a um pblico. Normalmente, as crianas memorizam gestos e coreografias previamente ensaiadas, insuficientes para comportar toda a possibilidade expressiva que uma criana deveria desenvolver em sua passagem pela educao infantil. Neste fascculo, contudo, aprendemos que a movimentao prpria das crianas j traz em si elementos da dana, sobretudo se pensarmos nos padres da dana contempornea. Pesquisar o assunto e ver espetculos de dana so atividades que o professor pode investir para aprender a enxergar o movimento criativo das crianas. Alm das experincias relatadas neste fascculo, selecionamos outras duas sugestes para quem quiser fazer mais pelo trabalho de corpo e movimento na educao infantil. A primeira experincia foi desenvolvida pela doutora em dana Simone Alcntara com um grupo de crianas maiores, mas notvel como essa experincia tambm pode ser bem vinda aos menores. Confira a seguir.

PARA FAZER MAIS

1.

BAL CLSSICo PARA AMPLIAR o REPERTRIo Do gRUPo

Simone Alcntara8
Para contrapor e ampliar os conhecimentos que as crianas tinham, apresentei um bal clssico, muito diferente do que estavam acostumados. Escolhi a sute O Quebra-Nozes de Tchaikovsky. Levamos alguns objetos para contextualizar o bal como sapatilhas de ponta, pedaos de tules, coroas que enfeitam os coques das bailarinas e at mesmo um quebra nozes em forma de boneco. Depois assistimos ao vdeo do bal: as crianas trocaram ideias e levantaram uma srie de hipteses sobre os tipos de movimentos caractersticos da dana clssica e os pases de alguns personagens. Era possvel observar caractersticas como roupas e

24

8 Doutora em dana. Trecho extrado do artigo So Paulo, dana! Equilbrio, coordenao e expressividade num trabalho coletivo. Revista Avisa l 9 edio.

Cadernos da Rede

gestos tpicos como os representados por chineses, rabes, cossacos e espanhis que aparecem no Pas dos Doces, na segunda parte do bal. Essas questes confirmaram algumas hipteses levantadas sobre a cultura de alguns pases, como o jeito de se vestir (extico como o dos rabes), de falar, de cantar e de ser fisicamente (como os chineses), de se movimentar enlouquecidamente (como os cossacos), de festejar alegremente (como os espanhis) e de andar muito srio (como os ingleses). Nossa! comentouTalita. Eles voam tanto que merecem palmas!

Essa dana leve e no rebola tanto! observou Ana Paula.

Essa dana que nem um Conto de Fadas. Tem anjos, tem princesas e prncipes e viram gente disse Paulo Henrique. As roupas so tudo de rei e rainha. completou Cintia.

Mas, eles no falam! mmica! disse Ana Paula, levantando uma questo. Por que eles no falam? quis saber William. Ah, sei l! Eles j to danando! arriscou Talita. No, que essa msica no canta! retomou Paulo Henrique.

Eles danam sempre na ponta, rodando disse novamente Talita. E o Quebra-Nozes! Virou gente, mesmo! Ele gira, ele luta ... ele namora com a Maria Clara! disse Anderson, encantado. A partir do que conheciam sobre alguns elementos dos contos de fadas e sobre danas como ax, samba, pagode e outras que acompanham atravs da TV, revistas e eventos de bairro, as crianas puderam perceber grandes diferenas entre a dana clssica da poca romntica e a dana exageradamente ertica e ousada que tanto toca no rdio nos nossos dias. O mesmo aconteceu com a msica que est intrinsecamente ligada ao ritmo da dana, sobre a qual pudemos levantar outras questes, j que o bal desse vdeo foi gravado com a Orquestra Sinfnica da Royal Opera House ao vivo, dando-nos a chance de vermos a figura do maestro em ao e alguns instrumentos acsticos.

Cadernos da Rede

25

Uma proposta para experimentar novos movimentos


Num outro dia, voltei ao assunto da dana propondo uma pequena dramatizao: pedi que as crianas inventassem formas de se locomoverem como se estivessem andando no cho de vidro do palcio do Imperador Chins e no jardim repleto de flores e rvores, to bem descritos, no incio da histria O Rouxinol que eu havia lido. Depois, distribu entre as crianas pedaos grandes de tule de cores diversas e orientei-as para a pesquisa e observao dos movimentos e efeitos do tule como ritmo, peso, cheiro, tamanho, deslocamento, velocidade, etc. Ao som da composio de Rimsky Korsakov, The Young Prince and the Young Princess do bal Scheherazade (o jovem prncipe e a jovem princesa), as crianas continuaram a pesquisa, agora experimentando movimentos corporais inspirados nos efeitos do tule. Tanto as meninas quanto os meninos pareciam estar seduzidos pelo seu pedao de pano to leve em uma das Mil e Uma Noites. Os olhares pareciam brilhar mais ao ver aqueles panos de prncipes e princesas, como disse Caio (7 anos). Puderam toc-los, amass-los, arrum-los e transform-los em nuvens, capas de heris, saies, lenos de tartarugas ninjas para a testa, pulseiras e golas chiques. Apesar da excitao e das constantes provocaes entre eles, avalio que foi uma pesquisa proveitosa, pois a autonomia com que conversaram sobre a dana clssica no ltimo encontro revelou o quanto essas crianas esto em busca de novas ideias e sonhos.

Alguns benefcios de um trabalho com a dana

26

Refletindo sobre as crianas mais agitadas, percebi que elas tinham mais ritmo e uma soltura corporal bem maior do que as outras crianas que procuram respeitar as regras com as quais convivem. A maior diferena entre essas crianas mesmo a dificuldade em aceitar limites. No momento em que era pedido s primeiras, por exemplo, que parassem ou escolhessem um lugar pela sala, no conseguiam faz-lo e davam a impresso de que no sentiam apoio algum sobre os seus ps ou uma base para a sua localizao. Pergunto a mim mesma, como elas podiam escolher, sozinhas, uma direo no espao se no tinham referncias claras, apoio para criar autonomia e independncia numa troca de respeito mtuo?
Cadernos da Rede

J as que conviviam bem com as regras aparentavam ter mais facilidade, ou melhor, tinham alguma vivncia com a prtica da compreenso e o respeito s diferentes regras de um grupo: colocavam-se e circulavam melhor num espao qualquer, aos poucos encontrando o seu apoio. Desta forma, reafirmo a hiptese de que o trabalho corporal para as crianas fundamental tambm pelos aspectos afetivo e social. Mas, de qualquer forma, posso afirmar que a dana e a msica promoveram para este grupo um momento envolvente de relaxamento: todas participaram com muita vontade e os incentivei a reconhecer como tm ritmo e capacidade de criarem coisas novas.

2.

UMA CoNVERSA ENTRE LINgUAgENS Do MoVIMENTo

Silvana Augusto9
Uma possibilidade para ampliar os conhecimentos sobre o movimento pode ser vivida na interseco de um trabalho com o desenho. O movimento e, em especial, a dana j foi tema para muitos artistas: Matisse, Renoir, Toulouse-Lautrec entre outros se dedicaram a conhecer de perto a expresso do movimento. Observar e apreciar esses trabalhos pode ser uma fonte interessante de pesquisa para as crianas. A partir dessas representaes o professor pode pedir ao grupo que procure inferir das imagens a movimentao de cada um. Pode investigar e experimentar com o grupo: como ser que se dana como nesse quadro? Na ponta dos ps ou na planta? Como se movem os braos? O que parece mais leve, os braos, as mos ou as pernas das bailarinas? Se esse quadro tivesse uma msica, qual seria? E se tivssemos que danar com essas pessoas que esto aqui retratadas, como danaramos? Junto pesquisa do olhar, as crianas podem explorar todos esses movimentos com o prprio corpo, brincando de trazer para a sala aquela atividade de dana, com toda a sua atmosfera to especial. Em um outro dia podem ainda explorar os movimentos do prprio desenho, ao representar o movimento especfico de um ou outro quadro, tal como visto; registar o movimento das coreografias dos colegas de turma; criar marcaes para brincar de pauta do movimento, etc. Essas so apenas algumas ideias. Escolha a que mais te interessar, junte-se s crianas e caia na dana!
6

Assessora da DOT Educao Infantil, que coordena a formao de professores.

Cadernos da Rede

27

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
BARBOSA, Ana Mae (org). A Abordagem triangular no ensino das artes e culturas visuais. So Paulo: Cortez, 2010. CAMPOS DE CARVALHO, Mara I.e RUBIANO. Organizao do espao em instituies Pr-escolares. In Educao Infantil: muitos olhares. Org: OLIVEIRA, Zilma de Moraes Ramos. So Paulo: Cortez, 2008, p.109 FALK, Judit. Educar: os 3 primeiros anos- A experincia de Lczy. 2004. GOLDSCHMIED, Elionor e JACKSON, Sonia. Educao de 0 a 3, Atendimento em creche, ARTMED,2007 ,p. 119 GOMES, Paola B.M.B. materiais artsticos na Educao Infantil, in: KAERCHER, G. e CRAIDY, C. (orgs). Educao Infantil: pra que te quero? Porto Alegre: Artmed, 2001, p.109-121. ______. Educao Infantil: pra que te quero? Porto Alegre: Artmed, 2001. KEPHART, Newell C. O aluno de aprendizagem lenta. Porto Alegre: Artes Mdicas, 1986. LABAN, Rudolf. Dana educativa moderna. So Paulo: coone, 1990. LAMEIRO, Luiza Helena Tannuri. Criana Brincando! Quem a educa? JOO DE BARRO, 2007. LENGOS, Georgia, Org. Pe o dedo aqui: reflexes sobre dana contempornea para crianas. So Paulo: Terceira Margem, 2007. MARINHO, Hermnia Regina Bugeste; Junior, Moacir vila de Matos; Filho, Nei Alberto Salles; Finck, Silvia Christina Madrid. A Pedagogia do Movimento, o Universo ldico e psicomotricidade. Editora Ibpex, 2 Ed, Curitiba, 2007, 127p. MARQUES, Isabel. Danando na escola. So Paulo: Cortez, 2003. ______. Linguagem da dana: arte e ensino. So Paulo: Digitexto, 2010. MOMMENSOHN, Maria e PETRELLA, Paulo (orgs). Reflexes sobre Laban, o mestre do movimento. Rio de Janeiro: 7 letras, 2008.

28

PARA SABER MAIS


Cadernos da Rede

Orientaes Curriculares: expectativas de aprendizagens e orientaes didticas para Educao Infantil / Secretaria Municipal de Educao - So Paulo: SME / DOT, 2007. PILLAR, Analice. A educao do olhar no ensino da arte. In Barbosa, Ana Mae (org). Inquietaes e mudanas no ensino da arte. So Paulo: Cortez, 2002, p. 71-82. PRESTON-DUNLOP, Valerie. Dance is a language, isnt it? London: Laban Centre, 1989. RENGEL, Lenira. Os temas de movimento de Rudolf Laban: modos de aplicao e referncia. So Paulo: Annablume, 2008. STOKOE, Patricia e HARF, Ruth. Expresso Corporal na Pr Escola. So Paulo: Summus, 1987. TRINDADE, Andr. Gestos de cuidado, gestos de amor orientaes sobre o desenvolvimento do beb. SUMMUS, 2007. XAVIER, Uxa. Que dana essa? Pe o dedo aqui. Disponvel em http://www.culturainfancia.com.br/portal/index.php?option=com_ content&view=article&id=757:que-danca-e-essa&catid=36:danca&Itemid=57 > Acesso em 02 set. 2011 http://www.acerbarca.com.br

Cadernos da Rede

29

30

PALAVRA fINAL

Cadernos da Rede
Foto: Profa Regiane Batista da Graa Silva / EMEI Dona Alice Feitosa / DRE Pirituba Jaragu

Foto: Profa Regiane Batista da Graa Silva / EMEI Dona Alice Feitosa / DRE Pirituba Jaragu

BLOCO DE ANOTAES

Cadernos da Rede

31

BLOCO DE ANOTAES

32

Cadernos da Rede

DIRETORIA DE ORIENTAO TCNICA-DIRETORA Regina Clia Lico Suzuki DIRETORA DOT EDUCAO INFANTIL Yara Maria Mattioli EQUIPE TCNICO PEDAGGICA Fernanda Silva Noronha Gislaine dos Santos Koenig Maria Heloisa Sayago Frana Marilda Aparecida Bellintani Jamelli Matilde Conceio Lescano Scandola Patrcia Maria Takada Raquel de Campos Felizolla EQUIPE TCNICO ADMINISTRATIVA Edna Ribeiro da Silva Sylvete Medeiros Correa Vitor Hlio Breviglieri Gilcenalba Vrginio dos Santos (Estagiria) DIRETORES REGIONAIS DE EDUCAO Eliane Seraphin Abrantes Elizabeth Oliveira Dias Hatsue Ito Isaias Pereira de Souza Jos Waldir Gregio Leila Barbosa Oliva Leila Portella Ferreira Maria Angela Gianetti Maria Antonieta Carneiro Marcello Rinaldi Silvana Ribeiro de Faria Sueli Chaves Seguchi Waldecir Navarrete Pelissoni ASSESSORES Zilma de Moraes Ramos de Oliveira Ieda Abbud Maria Paula Vignola Zurawski Silvana de Oliveira Augusto FORMADORES DE PROFESSORES Alessandra Ancona de Faria Andrea Fraga da Silva Carlos Alberto Silva Cinthia Soares Manzano Fernando Brando Correia Filho Francisco Igliori Gonsales Isabel Maria Meireles de Azevedo Marques Joseane Aparecida Bonfim de Barros Liliana Maria Bertolini Liliana Elisabete Olivan Marcos Marcelo Soler Rosangela Aparecida Ribeiro Carreira Sandra Maria Chalmers Sisla Sheila Christina Ortega Stela Maris Fazio Battaglia Sueli Vital e Silva Virginia Aras Peixoto COORDENAO GERAL Yara Maria Mattioli Zilma de Moraes Ramos de Oliveira ORGANIZADORA DA PUBLICAO Silvana de Oliveira Augusto PRODUO GRFICA Coordenao do Centro de Multimeios : Magaly Ivanov Projeto Grfico e capa: Joseane Ferreira Editorao: Jennifer Abadia Oliveira Barbosa

Dados Internacionais de Catalogao na Publicao (CIP) So Paulo (SP). Secretaria Municipal de Educao. Diretoria de Orientao Tcnica. Percursos de aprendizagens : O corpo e o movimento criativo - A Rede em rede : a formao continuada na Educao Infantil / Secretaria Municipal de Educao So Paulo : SME / DOT, 2011. 34p. : il. Bibliografia 1.Educao Infantil I.Cadernos da Rede - Formao de Professores CDD 372.21 Cdigo da Memria Tcnica: SME31/2011

34

Cadernos da Rede

You might also like