You are on page 1of 5

PROJETO DE REDES DE COMPUTADORES

Um projeto de redes de computadores um estudo (ou planejamento) detalhado, destinado a implantao de uma rede de computadores que possa satisfazer as necessidades de algum (pessoa fsica ou jurdica), sendo o compartilhamento de informaes e recursos o objetivo mais comum. Dependendo da natureza do projeto, ele dever atender no s as expectativas do presente, mas tambm estar adequado para as mudanas no futuro, isto , ser modular de forma a permitir o crescimento da rede, conforme o surgimento de novas necessidades, sem prejudicar o atual estado de sua funcionalidade. So vrios os detalhes envolvidos em um projeto de redes de computadores. Para se ter uma ideia, podemos destacar alguns exemplos:
Coleta de informaes: Dever ser feita de acordo com os requisitos do cliente; Projeto lgico da rede: o planejamento de todos os detalhes da

rede que ser implantada e utilizada. Exemplo: topologia da rede (estrutura), esquema de endereamento, protocolos (regras padronizadas), softwares a serem utilizados, segurana e gerncia;
Projeto fsico da rede: a seleo de tecnologias e dispositivos a

serem usados. Exemplo: placas de rede, cabos, hubs, switches, roteadores, computadores, impressoras, etc;
Testes e anlise do projeto (considerando imprevistos); Realizao de ajustes/melhorias no projeto; Custo do projeto (de modo a atender o melhor custo-benefcio); Documentao do projeto; Treinamento de pessoal.

OBS: O projeto deve seguir o Sistema de Cabeamento Estruturado que a padronizao do cabeamento, envolvendo normas tcnicas, de modo a facilitar o uso e manuteno da rede com seus meios de transmisso integrados (voz, dados, multimdia, etc). Para melhor visualizao desse conceito, segue um exemplo sinttico de um pequeno projeto, destinado ao mercado SOHO (Small Office / Home Office Pequeno Escritrio / Escritrio Domstico), realizado em 2005. Neste exemplo, comearemos expondo o objetivo do projeto, denominado Projeto SOHO 2005, de minha autoria: Objetivo: Atender a um escritrio de advocacia que passou por um processo de expanso, onde houve a necessidade de informatizao e interligao de uma matriz e uma filial atravs da Internet.

O escritrio, que antes contava com apenas a matriz composta por 2 advogados, 1 assistente e 1 secretria e possua apenas 3 computadores com 2 impressoras deskjet e um nico acesso Internet, via linha discada (56 Kbps), passou a ser composto por uma matriz e uma filial. Com o processo de expanso, houve, tambm, a necessidade de contratao de pessoal e o deslocamento de um dos advogados para filial. Sendo assim, a matriz passou a ser composta por 1 advogado, 1 assistente, 1 operador de computador/webmaster e 1 secretria. Os equipamentos utilizados sero vistos mais adiante. A filial foi composta por 1 advogado, 2 assistentes, 1 secretria e 1 office-boy. Os advogados solicitaram um projeto que atendesse s necessidades da empresa, de forma a ter a melhor relao custo-benefcio possvel. Foi informado ainda que no seria possvel realizao de obras como por exemplo, quebrar paredes para passagem de eletrodutos. O escritrio matriz fica localizado na cidade X e a filial no centro financeiro da cidade Y. Com base nessas informaes, foi apresentada a proposta para a implantao do Projeto SOHO 2005, conforme adiante. Justificativa para o Projeto SOHO 2005: Com base em um levantamento feito pelo SEBRAE (www.sebrae.com.br), descobrimos que juntas, as micro e pequenas empresas, respondem por cerca de 99% do mercado de empresas formais no Brasil. Situao da Empresa Situao da empresa antes da implantao do projeto: Apenas a matriz: 2 Advogados, 1 Assistente e 1 Secretria. Equipamentos: 3 computadores, 1 acesso Internet via modem 56 Kbps e 2 impressoras deskjet. Situao da empresa aps a implantao do projeto: Matriz: 1 Advogado, 1 Assistente, 1 Secretria e 1 Operador/WebMaster. Filial: 1 Advogado, 2 Assistentes, 1 Secretria e 1 Office-Boy. Equipamentos: Ver mais adiante. Visualizao do processo de expanso do escritrio: Abaixo, podemos observar a matriz, instalada em uma casa na cidade X e a sua filial, localizada no 8 andar de um prdio no centro financeiro da cidade Y. OBS: A nuvem: a representao da Internet porque simboliza a viso obscura (desconhecida) de uma pessoa leiga no assunto. O raio a representao de uma conexo (link) entre um ponto e outro. Favor no confundir com chuvas, relmpagos e trovoadas

Figura 128: Processo de Expanso Matriz e Filial Planta Baixa Apresentao da planta baixa: A planta baixa fundamental para que possamos ter a base correta para a realizao do projeto, no que diz respeito a disposio fsica dos equipamentos. A rea hachuriada representa o espao reservado para alguns mveis e o tracejado em azul representa o cabeamento de rede utilizado, embutido em canaletas presas na parede.

Figura 129: Planta Baixa da Matriz.

Figura 130: Planta Baixa da Filial. Distribuio de Cabos Esquemtico da distribuio horizontal de cabos: Esse esquemtico representa o clculo da metragem de cabos necessria por andar. Existe, tambm, o esquemtico da distribuio vertical de cabos. No ser exemplificado aqui porque, neste caso, no foi necessrio, uma vez que o projeto atendeu apenas a um andar.

Figura 131: Esquemtico Horizontal de Cabos. Canaletas Canaletas Aparentes: As canaletas aparentes so a soluo ideal para ambientes onde a mudana de layout ocorre com freqncia, quando no possvel quebrar paredes ou no se quer ter gastos com a realizao de obras. As canaletas de alumnio so as mais indicadas, pois possuem maior proteo contra interferncias eletromagnticas.

You might also like