You are on page 1of 12

Artigo publicado na Revista CEPPG N 25 2/2011 ISSN 1517-8471 Pginas 71 84

CONCEITOS GEOGRFICOS APLICADOS NO DIREITO URBANSTICO


Leonardo Pimenta Cury 1
RESUMO: O presente trabalho buscou alguns conceitos afetos a geografia, de espao, territrio, territorialidade, lugar e no-lugar para aplic-los no Direito Urbanstico. Contudo, esses conceitos esto relacionados com a presena do indivduo e de sua cultura. As cidades, principalmente aps a dcada de 70, cresceram de forma desordenada criando vrios efeitos negativos, tais, como formao de bolses, hiposuficincia dos servios pblicos ofertados, valorizao de imveis melhor localizados e a segregao/afastamento dos menos privilegiados para locais mais distantes. Com o advento do Estatuto da Cidade, este estabeleceu mecanismos polticos, jurdicos e sociais para minimizar esses problemas. Alm disto, para efetivao do referido diploma legal, depende da efetiva participao popular, que comumente no vem ocorrendo. Apesar dos municpios terem autonomia poltica administrativa financeira, a cada dia aumenta suas atribuies junto aos muncipes, sem o aumento de recursos financeiros para tal mister, havendo alta carga tributria populao, sendo invivel a majorao ou a instituio de tributos, conforme autoriza a Constituio Federal em seu art. 30. Palavras-chave: Conceitos de espao, territrio, territorialidade, lugar e no-lugar. Direito Urbanstico. Estatuto da Cidade. Autonomia poltica dos Municpios.

1. Introduo comum, entre os animais, a delimitao de territrios. O objetivo demarcar uma rea que possua as condies ideais de sobrevivncia, garantindo alimentao, segurana, trnsito e condies de reproduo. A quantidade de espao varia de acordo com a espcie e as condies locais, mas atravs da marcao qumica ou fsica, os indivduos pretendem que no haja, no mesmo espao, concorrentes ou inimigos que possam ameaar seu cotidiano e seus recursos. O ser humano herdou essa caracterstica de seus ancestrais. Desde que se fixou terra, abandonando o nomadismo, a ligao do homem com o espao passou a ser vital para sua evoluo e para a constituio da sociedade. medida em que os cls foram se apropriando do espao, considerando-o como seu, nele imprimiram seus valores, sua cultura, seus hbitos. O homem se identificou com a terra, nela ps sua marca e dela precisa para sentir-se seguro, para reafirmar sua identidade. O aspecto mais visvel dessa ligao a manifestao de patriotismo ou bairrismo que se apresenta sempre que os aspectos locais se encontram em confronto com outras identidades, sejam estas ligadas a uma nao ou a um bairro, em um esporte, nas guerras ou at em simples conversa de amigos onde pretenda-se comparar locais distintos.
1

Advogado, mestrando em Economia pela Universidade Catlica de Gois, Especialista em Direito Pblico pelo Centro de Ensino Superior de Catalo e em Direito Tributrio pela Universidade da Amaznia, bacharel em Direito pelo Centro de Ensino Superior de Catalo. Revista CEPPG - CESUC - Centro de Ensino Superior de Catalo, Ano XIV, N 25 - 2 Semestre/2011

Artigo publicado na Revista CEPPG N 25 2/2011 ISSN 1517-8471 Pginas 71 84

2. Conceitos de espaos, lugar, no lugar, territrio territorialidade e regio.


Em seu estudo das relaes do homem com a terra, as Cincias Humanas buscaram definies mais estreitas para os diversos conceitos abstratos relacionados ao tema. Se para o homem comum as palavras "espao", "lugar", "territrio" e "regio" assumem sentidos aparentemente semelhantes, para os pesquisadores cada uma tem sua prpria definio, que pode variar segundo a rea de estudo ou at mesmo entre os autores, o que no difcil de compreender j que se tratam de termos abstratos. Santos (2002), por exemplo, admite o espao como um conjunto de relaes sociais associadas histria passada e ao presente. Mesmo admitindo que definir "espao" uma tarefa difcil, o autor associa cinco elementos como componentes do espao: o homem, as instituies, as firmas, o meio ecolgico e a infraestrutura. J Henri Lefebvre (1993 apud COSTA, 2003) considera o espao sob o ponto de vista econmico e poltico, fragmentando-o em diversos conceitos que procuram explicar o espao sob dimenses onde se desenvolvem as relaes de produo ou de buscas de valores do cotidiano, mas sempre tratando o termo de forma abstrata, filosfica, mais afastada de sua natureza fsica e mais prxima de sua representao ideolgica. Algumas dessas aparentes contradies ou aproximaes para o conceito de espao so explicadas por Fernandes (2005, p. 14), que procura justific-las afirmando que este "parte da realidade, portanto, multidimensional":
Para evitar equvocos, preciso esclarecer que o espao social est contido no espao geogrfico, criado originalmente pela natureza e transformado continuamente pelas relaes sociais, que produzem diversos outros tipos de espaos materiais e imateriais, como por exemplo: polticos, culturais, econmicos e ciberespaos. [...] o espao s pode ser compreendido em todas as dimenses que o compem.

O mesmo dilema conceitual pode surgir diante da definio dada para "territrio". Em princpio, h um consenso sobre a delimitao do territrio por limites ou fronteiras. De forma genrica, pode-se afirmar que as diversas definies convergem para que o territrio seja uma frao do espao, material ou imaterial. Assim, o territrio, como parte do espao, assume deste suas caractersticas multidimensionais, podendo ser identificado atravs das relaes sociais que nele se desenvolvem, a partir de alguma forma de poder (FERNANDES, 2005, p. 14). Para Raffestin (1993, p. 161), "falar de territrio fazer uma referncia implcita noo de limite que, mesmo no sendo traado, como em geral ocorre, exprime a relao que um grupo mantm com uma poro do espao."
Revista CEPPG - CESUC - Centro de Ensino Superior de Catalo, Ano XIV, N 25 - 2 Semestre/2011

Artigo publicado na Revista CEPPG N 25 2/2011 ISSN 1517-8471 Pginas 71 84

Paralelamente a esse conceito de territrio, desenvolve-se a noo de territorialidade, como a tentativa de estabelecimento de um territrio, ou seja,
[... ] a tentativa de um indivduo ou grupo social de influenciar, controlar pessoas, recursos, fenmenos e relaes, delimitando e efetivando o controle sobre uma rea. A territorialidade [...] uma expresso geogrfica do exerccio do poder em uma determinada rea e esta rea o territrio (SACK, 1986, apud GIL, 2004, p. 7).

Holzer (1997) afirma que no obrigatria a presena de limites para a definio de um territrio. Para ele, o territrio um conjunto de "lugares", sendo estes espaos onde se expressa a identidade cultural e os laos de afetividade de um determinado grupo, no implicando, necessariamente, em relaes de poder. O lugar seria o conceito principal, a unidade a partir da qual se constituem os territrios e onde se expressa a territorialidade. Essa compreenso corroborada pela definio de Aug (1992, apud CARDOSO, 1998) para "no-lugar", um espao organizado mas desprovido de identidade, de histria ou de relaes interpessoais. Apesar de existente e vivenciado por pessoas, os no-lugares representam apenas espaos institucionalizados voltados para determinada finalidade, mas no associados a culturas ou valores sociais que lhe sejam inerentes ou que confrontem com os de outros grupos. Exemplos de no-lugares poderiam ser as vias de trnsito, com normas estabelecidas pelo Estado, mas sem feio social, ou um terminal aeroporturio, onde as pessoas interagem mas no imprimem sua identidade. Percebe-se por todos esses conceitos, sobrepostos ou no, que a presena do indivduo e de sua cultura que exprime significado a uma determinada rea, material ou imaterial, atravs de relaes de poder, cultura ou hierarquia que determinam sua funo, seu uso e a construo de sua histria. Essa presena pode ser representada por pessoas isoladas ou grupos, mas imprescindvel a relao de reciprocidade na definio de identidade entre o espao e o indivduo. Independentemente da corrente de pensamento, o indivduo e sua vivncia em determinado local que servem como referncia conceitual para o estudo das relaes do homem com a geografia. A complexidade do estudo sobre esses conceitos agrava-se quando se leva em considerao que os territrios no so necessariamente fixos nem isolados. Assim como os indivduos pertencem a grupos distintos simultaneamente, a influncia desses grupos sobre o espao pode sobrepor-se, deslocar-se, ter durao efmera ou cclica, variar qualitativa ou quantitativamente.

Revista CEPPG - CESUC - Centro de Ensino Superior de Catalo, Ano XIV, N 25 - 2 Semestre/2011

Artigo publicado na Revista CEPPG N 25 2/2011 ISSN 1517-8471 Pginas 71 84

3. A Aplicao dos conceitos geogrficos no Direito Pblico


A importncia da compreenso desses conceitos no se restringe aos estudiosos ou pesquisadores das Cincias Humanas. O significado das interferncias sociais sobre o espao deve estar sempre presente na gesto desses espaos, seja sob o ponto de vista poltico, econmico, social ou, mais focadamente, humano. Administradores pblicos e legisladores precisam ter em mente a dinmica do comportamento humano dentro dos espaos para que possam criar ferramentas eficientes e que permitam o desempenho de sua funo reguladora, papel do Estado.
As relaes sociais que produzem o espao urbano no resultam apenas em formas materiais e funcionais que sustentam o processo de produo capitalista. Elas tambm so marcadas pelos cdigos e smbolos que se constroem na vida cotidiana e que estabelecem um sentido particular no processo de produo da cidade. Um olhar geogrfico sobre a cidade deve contemplar o acionamento destes cdigos, associados a contextos e domnios especficos, a universos simblicos distintos, nos quais os indivduos esto sendo permanentemente reconstrudos a partir das relaes que mantm. A cidade construda por homens que no se esgotam numa dimenso biolgica e ou funcional, mas compem, atravs de sua existncia em sociedade, o processo de construo social da realidade (SILVA, 2000).

4. A ocupao desordenada do territrio e seus reflexos


consenso que a maioria dos problemas enfrentados hoje pelas cidades de mdio e grande portes se deve urbanizao desordenada. Paralelamente ocupao sem planejamento e sem infra-estrutura, a movimentao dos grupos sociais dentro do territrio urbano influenciada, principalmente, por questes econmicas e histricas. Tipicamente, a cidade nasce a partir de um pequeno ncleo formado por interesses locais ou eventuais. nesse ncleo que so disponibilizados os servios pblicos, as instituies sociais e nele que a elite local instala suas residncias. A proximidade fsica com essas facilidades valoriza o centro da cidade, impedindo que os novos moradores, migrantes, ali se estabeleam. Estes buscam, ento, a regio perifrica ao ncleo, mais distante do centro, onde ocorre a vida social e poltica da cidade. Diariamente, esses habitantes da periferia precisam se deslocar at o centro em busca do trabalho, de abastecimento ou de servios. Com o tempo, a convivncia obrigatria da elite com a populao perifrica passa a ser incmoda. O centro deixa de ser uma exclusividade, um privilgio, e passa a ser um desconforto. As famlias que moravam no centro procuram outros espaos onde possam retomar sua exclusividade. A periferia comea a ser ocupada por residncias mais caras e
Revista CEPPG - CESUC - Centro de Ensino Superior de Catalo, Ano XIV, N 25 - 2 Semestre/2011

Artigo publicado na Revista CEPPG N 25 2/2011 ISSN 1517-8471 Pginas 71 84

modernas, valorizando a rea que at ento era ocupada pela camada menos privilegiada. O centro, abandonado pela elite, ou ocupado por parte dos moradores perifricos, ou abandonado, o que acarreta sua desvalorizao. Os que no conseguem se deslocar para o centro, so obrigados a procurar locais mais distantes, cedendo presso econmica. Aps algum tempo, o desenho urbano passa a ser constitudo por trs territrios distintos. O centro, onde ainda h comrcio e servios, torna-se um espao de circulao dos moradores, sem expressividade residencial. Ao seu redor forma-se um cinturo de bairros valorizados, resultado do deslocamento da elite e das famlias que tiveram oportunidade para ascender economicamente. Nas franjas da urbe, a periferia, local restante para a moradia dos cidados mais pobres, distante dos equipamentos e servios e sem a infra-estrutura necessria para oferecer-lhes qualidade de vida. E o processo de deslocamento contnuo e ininterrupto, medida em que novos moradores so agregados populao, seja pela expanso demogrfica, seja pela migrao. Esse perfil de desenvolvimento urbano relativamente comum e fcil de ser identificado, principalmente nas cidades de mdio e grande portes. A velocidade com que ocorre depende de fatores histricos e econmicos. Nas metrpoles mais antigas, como Rio de Janeiro e So Paulo, por exemplo, a evoluo foi mais lenta e irregular, at em funo da topografia. Nas cidades que anteriormente eram pequenas e hoje so consideradas plos de desenvolvimento, como ocorre com aquelas que recentemente se tornaram centros de agronegcios, o processo mais acelerado e ntido. No Brasil, somente a partir da dcada de 1970 os problemas causados por esse deslocamento territorial, que alguns estudiosos preferem denominar de

desterritorializao/reterritorializao, passaram a ser alvo de pesquisas e de aes governamentais. A especulao imobiliria, a degradao de reas de preservao ambiental, o uso desordenado do solo, so preocupaes novas, importantes, e de difcil soluo. Apesar da influncia inegvel das elites sociais, polticas e econmicas na gesto das cidades, o aumento quantitativo dos moradores de baixa renda torna-se uma presso que no pode ser mais ignorada pela administrao. O aumento da violncia, a deficincia no transporte coletivo, o desemprego, a falta de saneamento bsico so alguns exemplos de fatos concretos e cotidianos que afetam toda a populao e no somente os menos privilegiados.

5. A transferncia da gesto administrativa, financeira e poltica para os Municpios.


Revista CEPPG - CESUC - Centro de Ensino Superior de Catalo, Ano XIV, N 25 - 2 Semestre/2011

Artigo publicado na Revista CEPPG N 25 2/2011 ISSN 1517-8471 Pginas 71 84

Esses fatores coincidem com a descentralizao administrativa ocorrida no pas a partir da Constituio de 1988 e que tomou impulso a partir de meados da dcada de 1990. Os municpios, que at ento tinham pouca participao na elaborao das polticas pblicas e no acesso s verbas destinadas sua realizao, passaram a ter maior responsabilidade e autonomia na gesto dos recursos locais. Apesar de ter sido feita com o objetivo de melhorar a administrao das comunidades locais, os efeitos benficos da descentralizao e da autonomia financeira ainda so modestos. Santos (2004, p. 67) lembra que,
[...] o processo de descentralizao com autonomia financeira s poder ser experimentado por um nfimo nmero de municpios, j que a maioria deles de pequeno porte, sendo que apenas 223 dentre aproximadamente 5.600 municpios tm populao superior a 100 mil habitantes. Assim, menos de 5% do nmero total de municpios brasileiros apresenta uma classe de tamanho populacional com capacidade de sustentar uma economia local que resulte em carga fiscal municipal com alguma expresso.

Alm disso, um nmero expressivo de municpios no dispe de quadros tcnicos com a experincia necessria para implementar as mudanas causadas por essa descentralizao. Em muitos casos, esses tcnicos ainda esto sendo formados o que demandar algum tempo para que os resultados possam ser alcanados. Foi dentro desse contexto que foi aprovada a Lei n 10.257, de 10 de julho de 2001, denominada Estatuto da Cidade. O principal objetivo dessa lei foi oferecer ferramentas legais para a interveno das administraes municipais em seu territrio e para a instituio do planejamento e gesto nos assuntos urbanos. Segundo Saule Jnior e Rolnik (2001, p. 5), as inovaes do Estatuto da Cidade visam principalmente trs reas: induo e normatizao da ocupao do solo, participao direta do cidado nos processos decisrios relacionados cidade e regularizao das posses urbanas, que permanecem juridicamente ambguas. No primeiro aspecto, a ocupao do solo, o que se prope so regras que permitam intervir na especulao imobiliria e no direito de propriedade em confronto com a funo social do imvel. Elementos como o IPTU progressivo ou a edificao e parcelamento compulsrios visam racionalizar a expanso horizontal das cidades, processo descrito anteriormente, impedindo que sejam criados "bolses" sub-utilizados de terrenos com o nico propsito de valorizao para venda posterior. Alm disso, a conteno da expanso horizontal reduz ou evita a ocupao de reas de preservao ambiental, vitais para a qualidade de vida e para o abastecimento de gua dos municpios. Permite tambm que seja feito um planejamento mais racional da infra-estrutura urbana (pavimentao, saneamento,
Revista CEPPG - CESUC - Centro de Ensino Superior de Catalo, Ano XIV, N 25 - 2 Semestre/2011

Artigo publicado na Revista CEPPG N 25 2/2011 ISSN 1517-8471 Pginas 71 84

transporte, etc), reduzindo custos e ampliando a oferta desses servios, especialmente para as camadas mais pobres da populao. O instituto da funo social da propriedade, previsto no art. 5, XXIII, da Constituio Federal, ainda alvo de discusses entre aqueles que consideram um importante instrumento de justia social e os que o consideram uma interferncia no direito de propriedade. A polmica se concentra, na realidade, entre a defesa dos direitos individuais (propriedade) sobre os direitos coletivos (sociais), e sob esse aspecto o Estatuto da Cidade d ao poder pblico a incumbncia de mediar eventuais conflitos de interesses, predominando o interesse pblico sobre o particular.

6. A participao popular como elemento do planejamento territorial urbano.

Certamente o principal instrumento do Estatuto seja a obrigatoriedade de elaborao do Plano Diretor com a conseqente gesto democrtica da cidade. Ao instituir a obrigatoriedade da participao popular na tomada de decises e no acompanhamento da aplicao das polticas pblicas, a lei pretende no s dar mais transparncia s aes administrativas como tambm envolver e sensibilizar o cidado nas aes que afetam seu cotidiano. Nas cidades em que j foram criados os Planos Diretores (PD), ou onde estes se encontram em desenvolvimento, alguns crticos questionam a ausncia de uma participao popular mais efetiva e qualitativa nas reunies de deliberao e discusso. verdade que, em sua maioria, a populao dessas cidades ainda no est devidamente sensibilizada para a importncia de sua participao direta nesse processo. Em boa parte, os cidados que comparecem s sesses pblicas de discusso dos PDs fazem parte de grupos sociais j historicamente engajados na participao poltica, como o caso das organizaes nogovernamentais de "sem-teto" ou lideranas de bairros, alm dos grupos polticos que defendem interesses prprios ou de grupos econmicos que representam. Sob esse aspecto, as crticas so pertinentes. O que se ignora, entretanto, que o pas no possui ainda uma tradio de participao democrtica nas decises polticas, prtica retomada h pouco mais de duas dcadas. Em cinco sculos de histria, poucas vezes o cidado foi convocado para se manifestar e teve suas manifestaes ouvidas pelos administradores pblicos. Esse histrico tem efeito

Revista CEPPG - CESUC - Centro de Ensino Superior de Catalo, Ano XIV, N 25 - 2 Semestre/2011

Artigo publicado na Revista CEPPG N 25 2/2011 ISSN 1517-8471 Pginas 71 84

desestimulante sobre a populao, que passa a acreditar que sua voz no ser ouvida, ou se o for, no ser atendida. Outro aspecto a ser considerado a relativamente pequena divulgao dessas aes junto populao. Apesar de prevista a ampla publicidade para as atividades populares, como no caso do oramento participativo ou as audincias pblicas relacionadas ao PD, a penetrao dessa publicidade junto ao pblico ainda no suficiente para romper sua apatia poltica. Esse o motivo, tambm, para o maior envolvimento dos grupos sociais nessas aes, j que so eles os principais encarregados dessa divulgao. Saule Jnior (2001, p. 13-14) destaca as principais diretrizes previstas no art. 2 do Estatuto da Cidade: Garantia do direito s cidades sustentveis, ou seja, o direito moradia, infraestrutura, qualidade ambiental, aos servios pblicos, trabalho e lazer, tanto para os atuais cidados quanto para as geraes futuras. Alguns desses direitos j estavam previstos na Constituio Federal; Gesto democrtica por meio da participao popular na formulao, aplicao e fiscalizao das aes administrativas urbanas; Ordenao e controle do uso do solo, evitando o uso excessivo, a subutilizao, o uso inadequado ou a deteriorao do espao urbano, aqui tambm includos os recursos naturais que dele fazem parte; Recuperao dos investimentos pblicos que resultem na valorizao de determinadas reas, visando, principalmente, uma justa distribuio dos benefcios para outras camadas da populao; Regularizao fundiria e urbanizao das reas de moradia da populao de baixa renda, que atualmente ocupam a periferia. Percebe-se por essas diretrizes que h grande preocupao com a justia social e com a interveno nos territrios j estabelecidos, com o objetivo de reduzir as desigualdades scioeconmicas e oferecer melhores condies de vida para a parcela da populao que normalmente no tm acesso aos benefcios da urbanizao. No h, necessariamente, uma "socializao" das reas urbanas, ou uma "reforma urbana" que retire a posse da terra dos mais privilegiados em benefcio das populaes perifricas. O que se pretende que essas diferenas sejam minimizadas tanto quanto possvel, de forma a otimizar a utilizao dos recursos pblicos em benefcio de toda a cidade. A melhoria das condies de infraestrutura dos bairros mais afastados reduz a presso sobre

Revista CEPPG - CESUC - Centro de Ensino Superior de Catalo, Ano XIV, N 25 - 2 Semestre/2011

Artigo publicado na Revista CEPPG N 25 2/2011 ISSN 1517-8471 Pginas 71 84

as regies mais centrais da cidade, aumentando seu potencial de desenvolvimento e a qualidade de vida dessas populaes. A restrio do uso do solo para determinadas atividades em determinadas regies impede que estas possam ser desvalorizadas ou degradadas em detrimento da vizinhana ou que haja um excesso de demanda pelos equipamentos ali instalados, permitindo que os recursos que seriam ali aplicados possam atender outras reas mais carentes.

7. Aplicao dos conceitos geogrficos ao direito urbanstico.


Retornando aos conceitos levantados no incio deste artigo, percebe-se uma convergncia entre a legislao e a dinmica de territorializao sob o ponto de vista social. Os instrumentos legais disponibilizados pelo Estatuto da Cidade permitem que os gestores e a prpria populao interfiram nessas dinmicas, ora reduzindo, ora potencializando-as, mas sempre em benefcio de toda a comunidade. Inicialmente, a aplicao desses instrumentos pode causar um impacto econmico maior sobre as classes mais abastadas, principalmente no que se refere recuperao dos investimentos pblicos e ao rompimento da especulao imobiliria, especialmente atravs do IPTU progressivo, para os imveis que no atendam a sua funo social. A mdio e longo prazos, entretanto, atingindo-se o equilbrio pretendido pela legislao, esses dispositivos tendem a ter sua eficcia e utilizao reduzidas, j que tambm sero menores as situaes onde necessria sua aplicao. Todas essas situaes relatadas devem ser consideradas dentro de um panorama ideal, onde haja gestores preparados, cidados conscientes e participativos, administrao competente e recursos suficientes para que os projetos possam ser implementados. Esse horizonte, entretanto, ainda est distante da maioria das cidades. Especialmente em relao autonomia financeira, a atual poltica tributria no favorece os municpios, principalmente aqueles que no dispem de condies prprias para a gerao de receitas.

8. A Autonomia financeira, poltica e administrativa dos Municpios.


A Constituio de 1988 estabeleceu, em seu art. 30, a possibilidade do municpio criar e instituir tributos de sua competncia, permitindo que este pudesse gerar os recursos

Revista CEPPG - CESUC - Centro de Ensino Superior de Catalo, Ano XIV, N 25 - 2 Semestre/2011

Artigo publicado na Revista CEPPG N 25 2/2011 ISSN 1517-8471 Pginas 71 84

necessrios para financiar as novas atribuies que lhe foram conferidas. Essa possibilidade, entretanto, v-se reduzida a partir do momento em que no h uma reforma tributria nacional que reduza a carga de impostos j incidentes sobre a populao, cujo principal destino a Unio. Com uma carga tributria prxima dos 40% do Produto Interno Bruto, a instituio de novos impostos e taxas na esfera municipal torna-se praticamente invivel at sob o risco de ultrapassar a capacidade contributiva da populao, afetando diretamente o desenvolvimento local. No se pode negar que tambm h pouco empenho das administraes de nvel federal e estadual na efetivao dessa descentralizao, especialmente em funo da perda de poder poltico que isso pode acarretar. Sob o ponto de vista da participao popular, amplamente prevista no Estatuto da Cidade, Dallari (1999, p. 34-35) relata a existncia de diversos motivos para sua pouca efetivao. Para o autor, a maioria da populao pode ser dividida em trs grupos principais, cada um com caractersticas que justificam essa alienao. No primeiro grupo encontram-se aqueles cidados que esto somente interessados em seus assuntos particulares, que alegam no entender ou no gostar de poltica e por esse motivo deixam-na a cargo dos governantes. A crtica de Dallari a esse grupo acentua a inexistncia de diferenas entre o particular e o pblico, j que tudo o que afeta a um ter conseqncias diretas sobre o outro. No segundo grupo encontram-se aqueles cidados cuja situao scio-econmica encontra-se estvel e que, portanto, no tm qualquer interesse pelos assuntos polticos e/ou governamentais. A aparente estabilidade de seu status quo os leva sensao de qualquer alterao nos rumos da administrao no ter efeito sobre sua vida particular. A principal crtica de Dallari a esse grupo refere-se a seu egosmo e falta de solidariedade e esprito cvico, alm do esquecimento de que a vida em comunidade afeta igualmente todas as camadas da populao. O aumento da violncia, o trnsito catico, a deteriorao das reas de preservao ambiental no so problemas exclusivos das regies de baixa renda. O terceiro e ltimo grupo, e talvez o mais numeroso e difcil de ser mobilizado, formado por aqueles que no acreditam em seu potencial de interferncia nos rumos da administrao. Em outras palavras, so os cidados que se sentem sem foz, impotentes para reivindicar ou cujas vozes acreditam no sero ouvidas pelos gestores. Para Dallari, esse grupo precisa de um trabalho intensivo de conscientizao, especialmente destacando-se que o nmero de indivduos do grupo pode compensar sua pouca representatividade individual.

Revista CEPPG - CESUC - Centro de Ensino Superior de Catalo, Ano XIV, N 25 - 2 Semestre/2011

Artigo publicado na Revista CEPPG N 25 2/2011 ISSN 1517-8471 Pginas 71 84

9. Concluso.
Os mais otimistas reconhecem a existncia desses problemas, mas ressaltam que a legislao ainda est em sua fase inicial de aplicao, o que torna normais eventuais obstculos e ajustes que sero necessrios para sua concretizao. A falta de participao popular, as deficincias tcnicas e polticas nas trs esferas administrativas, a dificuldade de se implementar uma descentralizao financeira efetiva, so aspectos que precisam de outras aes para serem superados, e isso demanda tempo e vontade poltica. Para a populao em geral, o importante saber que os instrumentos para a correo dos problemas existentes e a reduo de seu impacto futuro esto disponveis, bastando apenas coloc-los em prtica. A ao da sociedade organizada de fundamental importncia nesta fase de transio, no s reivindicando o lugar que lhe foi reservado na tomada de decises, mas tambm procurando ampliar a participao da comunidade como fora poltica na gesto democrtica das cidades. Ainda cedo para se tirar concluses sobre o impacto do Estatuto da Cidade sobre a sociedade e sobre a reduo nos problemas e disparidades urbanos dos municpios. Os efeitos da legislao sobre o espao e sobre a territorializao devem ser acompanhados e o resultado dessas observaes pode servir para ampliar a compreenso da dinmica humana da vida em comunidade. Essa tarefa de acompanhamento e observao multidisciplinar, por afetar no somente aspectos geogrficos, sociolgicos, antropolgicos, psicolgicos ou jurdicos. Tudo o que afeta o homem de interesse do prprio homem. Se a legislao oferece os recursos necessrios para a correo de problemas histricos, de alguma maneira esses instrumentos so resultado da reivindicao popular, direta ou indireta, e da demanda por melhoria na qualidade de vida. No momento de sua aplicao, nenhum segmento da sociedade pode se omitir ou recuar diante da responsabilidade de utilizar essa conquista em benefcio de toda a populao.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS CARDOSO, Ciro Flamarion. Repensando a Construo do Espao. Revista de Histria Regional, v. 3, n. 1, p. 7-23, 1998. COSTA, Geraldo Magela. A contribuio da teoria do espao de Lefebvre para a anlise urbana. In: LIMONAD, Ester. Entre a Ordem Prxima e a Ordem Distante: contribuies a partir do pensamento de Henri Lefebvre. Niteri (RJ): UFF/GECEL, 2003

Revista CEPPG - CESUC - Centro de Ensino Superior de Catalo, Ano XIV, N 25 - 2 Semestre/2011

Artigo publicado na Revista CEPPG N 25 2/2011 ISSN 1517-8471 Pginas 71 84

DALLARI, Dalmo de Abreu. O que participao poltica. So Paulo: Brasiliense, 1999. FERNANDES, Bernardo Manano. Movimentos socioterritoriais e movimentos socioespaciais: contribuio terica para uma leitura geogrfica dos movimentos sociais. Revista Nera, a. 8, n. 6, p. 14-34, 2005. GIL, Izabel Castanha. Territorialidade e Desenvolvimento Contemporneo. Revista Nera, a. 7, n. 4, p. 5-19, 2004. HOLZER, Werther. Uma discusso fenomenolgica sobre os conceitos de paisagem e lugar, territrio e meio ambiente. Revista Territrio, a. II, n. 3, p. 77-85, 1997. RAFFESTIN, Claude. Por uma geografia do poder. So Paulo: tica, 1993. SANTOS, Angela Moulin S. Penalva. O Municpio como Agente das Polticas Pblicas: a perspectiva das cidades mdias. Encontro Nacional de Economia Poltica, 9., 2004, Uberlndia (MG). Anais... Uberlndia: UFU, 2004, p. 67-77. SANTOS, Milton. Por uma geografia nova. So Paulo: Edusp, 2002. SAULE JNIOR, Nelson. Estatuto da Cidade: Instrumento de Reforma Urbana. In: SAULE JNIOR, Nelson; ROLNIK, Raquel Estatuto da Cidade: novos horizontes para a reforma urbana. So Paulo: Plis, 2001, p. 10-36 SAULE JNIOR, Nelson; ROLNIK, Raquel Estatuto da Cidade: novos horizontes para a reforma urbana. So Paulo: Plis, 2001. SILVA, Joseli Maria. Cultura e Territorialidade Urbanas: uma Abordagem da Pequena Cidade. Revista de Histria Regional, v. 5, n. 2, 2000. Disponvel em: http://www.rhr.uepg.br/v5n2/joseli.htm. Acesso em 10 jul. 2007.

Revista CEPPG - CESUC - Centro de Ensino Superior de Catalo, Ano XIV, N 25 - 2 Semestre/2011

You might also like