You are on page 1of 11

MODELOS SIMPLIFICADOS PARA O DIA A DIA DO ADVOGADO

***

MODELO 1 PROCURAO AD JUDICIA

OUTORGANTE: (nome, qualificao e nmero dos documentos pessoais). OUTORGADO: (...), (qualificar), advogado(a) inscrito(a) na Ordem dos Advogados do Brasil Seo de (...) sob o n (...), com escritrio profissional no seguinte endereo: (...). PODERES: Pelo presente instrumento particular de procurao, devidamente assinado, o(a) outorgante nomeia e constitui procurador o(a) outorgado(a), a quem confere poderes para o foro em geral, em qualquer Juzo, Instncia ou Tribunal, podendo propor contra quem de direito as aes competentes e defender nas contrrias, seguindo umas e outras at final deciso e respectiva execuo, usando os recursos legais e acompanhando-os, conferindo-lhe, ainda, poderes para receber citao inicial, confessar, reconhecer a procedncia do pedido, transigir, desistir, renunciar ao direito sobre que se funda a ao, receber, dar quitao e firmar compromisso, reconvir, variar de aes, pleitear mudana de rito processual, requerer adjudicaes e medidas preventivas e cautelares, notificaes judiciais; enfim, praticar todos os atos necessrios ao fiel cumprimento do presente mandato, podendo substabelecer no todo ou em parte, com ou sem reserva de poderes, dando tudo por bom, firme e valioso, especialmente para promover ao de (...) em desfavor de (...). (Local e data). (Assinatura do outorgante) NOTA: A procurao pode ser assinada digitalmente com base em certificado emitido por Autoridade Certificadora credenciada, na forma da lei especfica. (CPC 38, par. nico).

(***)

MODELO 2 SUBSTABELECIMENTO

Pelo presente instrumento, substabeleo com (ou sem) reserva os poderes que me foram outorgados por (...), (qualificar), na procurao por instrumento particular (ou pblico), datada de ..../.../...., constante dos autos da ao de (...), processo n (...), em curso pela Vara (...) da Comarca de (...), ao() Dr.() (...), (qualificar), advogado(a) inscrito(a) na Ordem dos Advogados do Brasil Seo de (...) sob o n (...), com escritrio profissional (endereo). (Local e data). (Assinatura do(a) substabelecente) NOTA: 1. Embora no seja exigncia da lei, recomenda-se tomar as seguintes providncias, caso o substabelecimento seja sem reserva de poderes: a) cientificar o mandante (ele tem direito de saber de quem ir cobrar providncias processuais: se do mandatrio ou do substabelecido, mesmo porque ele poder optar pela contratao de outro profissional, vez que o

substabelecimento sem reserva de poderes equivale renncia de mandato); b) fazer juntar aos autos cpia do ato, para desencargo das responsabilidades do processo, pelos mesmos motivos. 2. Segundo os dicionaristas, substabelecer transferir para outra pessoa qualquer encargo seu ou procurao recebida. Trata-se de verbo transitivo direto e indireto. Assim, o mandatrio substabelece os poderes recebidos no mandato a algum. Constitui erro grosseiro dizer que substabelece algum nos poderes tais, ou substabelece na pessoa de fulano os poderes contidos na procurao.

(***)

MODELO 3 CARTA DE RENNCIA DE MANDATO Assunto: cientificao de renncia de mandato. Prezado(a) senhor(a): (...), (qualificar), advogado(a) inscrito(a) na Ordem dos Advogados do Brasil Seo de (...) sob o n (...), com escritrio profissional (endereo), vem por esta e na forma do art. 45 do Cdigo de Processo Civil, e nos termos do Contrato de Honorrios firmado, CIENTIFIC-LO de que por este ato RENUNCIA ao mandato por instrumento particular (ou pblico) que lhe foi outorgado na data de .../.../.... e que instrui os autos n (...), protocolo n (...), da ao de (...), da Vara (...) da Comarca de (...), constante de fls. (...), cientificando-o(a) ainda de que durante os 10 (dez) dias seguintes, contados do recebimento da cientificao, continuar a represent-lo(a), desde que necessrio para lhe evitar prejuzo, prazo concedido para que contrate substituto. Atenciosamente, (Local e data). (Assinatura do(a) renunciante) (Espao) Ilm() Senhor() (...) (Endereo) (Cidade e CEP) NOTA: Uma vez efetivada a cientificao, o(a) advogado(a) renunciante dever promover a sua juntada ao processo, para conhecimento de todos. Frise-se que o termo inicial de dez dias para a continuidade da representao se conta da efetiva cientificao ou notificao, no da sua juntada aos autos.

(***)

MODELO 4 CONTRATO DE HONORRIOS ADVOCATCIOS CONTRATANTE: (...) (qualificar), aqui denominado(a) Contratante.

CONTRATADO(A): (...), (qualificar), advogado(a) inscrito(a) na Ordem dos Advogados do Brasil Seo de (...) sob o n (...), com escritrio profissional na (...), aqui denominado(a) Contratado(a). O presente Contrato de Honorrios, celebrado entre as partes acima identificadas, regido pelas clusulas que seguem: 1. O(A) Contratado(a) compromete-se a patrocinar a causa do(a) Contratante, consistente na ao de (...), na Comarca de (...), envolvendo como requerente (...) e como requerido (...). Qualquer ao subsequente, mesmo que correlata, fica sujeita celebrao de novo contrato. 2. Em contraprestao, o(a) Contratante obriga-se a remunerar os servios do(a) Contratado(a) mediante o pagamento da importncia de R$ (...), na assinatura deste instrumento, e a sua participao no resultado da causa, com o percentual de (...%), calculado sobre o montante que for reconhecido judicialmente, a ser pago no final da prestao jurisdicional. 3. Caso a ao contratada resulte infrutfera, os honorrios do(a) Contratado(a) se restringiro to somente na importncia de R$ (...), prevista no item anterior como pagamento antecipado. 4. O(A) Contratante declara aceitar a condio de caracterizar a presente prestao de servios em obrigao de meio, no estando na dependncia, pois, de sucesso na causa, no obstante responda o(a) Contratado(a) pelos danos e perdas oriundos de falta de diligncia na conduo da lide. 5. A verba proveniente da parte adversa, pelo princpio da sucumbncia, reverter em benefcio exclusivo do(a) Contratado(a) no limite arbitrado pelo juiz, desvinculado do presente contrato e isento de qualquer desconto. 6. As custas e despesas processuais correro por conta do(a) Contratante, que efetuar o pagamento na rede bancria, mediante guia de recolhimento que lhe ser fornecida. 7. Este contrato poder ser rescindido por qualquer das partes sem pagamento de multa, mediante motivo justo e notificao prvia, observadas as seguintes providncias: a) se a resciso partir do(a) Contratado(a), este(a) dever notificar a sua deciso ao() Contratante e aguardar o prazo de 10 (dez) dias para a nomeao de substituto, sem necessidade de devoluo dos honorrios recebidos, mas desistindo de pagamentos futuros; b) se a resciso partir do(a) Contratante, este(a) perder os honorrios efetivamente pagos at a data da notificao e contratar substituto no prazo de 10 (dez) dias. 8. Fica eleito o foro da Comarca de (...), para dirimir qualquer dvida oriunda do presente contrato, no obstante a idoneidade e sinceridade de propsito de ambas as partes. E por se acharem de pleno acordo, as partes assinam o presente instrumento de maneira consciente e espontnea, em duas nicas vias, para validade jurdica, depois de lidas e aprovadas todas as suas clusulas. (Local e data). Contratante: (...) Contratado: (...) (Dispensada assinatura de testemunha, nos termos do CPC 585, VIII, e EOAB 24)

(***)

MODELO 5 CONTRATO DE HONORRIOS ADVOCATCIOS DE RISCO COM PRESTAO DE ASSISTNCIA JUDICIRIA CONTRATANTE: (...), (qualificar), aqui denominado(a) Contratante.

CONTRATADO(A): (...), (qualificar), advogado(a) inscrito(a) na Ordem dos Advogados do Brasil Seo de (...) sob o n (...), com escritrio profissional na (...), aqui denominado(a) Contratado(a). O presente Contrato de Honorrios, celebrado entre as partes acima identificadas, regido pelas clusulas que seguem: 1. O(A) Contratado(a) compromete-se a patrocinar a causa do(a) Contratante, consistente na ao de (...), na Comarca de (...), envolvendo como requerente (...) e como requerido (...). Qualquer ao subsequente, mesmo que correlata, fica sujeita celebrao de novo contrato. 2. Em contraprestao, o(a) Contratante se obriga a remunerar os servios do(a) Contratado(a) mediante a sua participao no resultado da causa, com o percentual de (...%), calculado sobre o montante que for reconhecido judicialmente, a ser pago no final da prestao jurisdicional. 3. O(A) Contratante declara aceitar a condio de caracterizar a presente prestao de servios em obrigao de meio, no estando na dependncia, pois, de sucesso na causa, no obstante responda o(a) Contratado(a) pelos danos e perdas oriundas de falta de diligncia na conduo da lide. 4. A verba oriunda da parte adversa, pelo princpio da sucumbncia, reverter em benefcio exclusivo do(a) Contratado(a) no limite arbitrado pelo juiz, desvinculado do presente contrato e isento de qualquer desconto. 5. As custas e despesas processuais correro por conta do(a) Contratante e devero ser amparadas pela assistncia judiciria gratuita, no importando em dispensa de pagamento dos honorrios aqui contratados, na forma do que disps o STJ no REsp 598877/RJ - 2003/0183388-8 Rel. Min. Aldir Passarinho Jnior T4 - DJe 01/12/2010. Para tanto, o(a) Contratante declara-se necessitado na forma do pargrafo nico do art. 2 da Lei n1.060/50, assumindo inteiramente o nus de eventual falsidade em sua declarao. 6. Este contrato poder ser rescindido por qualquer das partes, sem pagamento de multa, mediante as seguintes providncias: se a resciso partir do(a) Contratado(a), este(a) dever notificar a sua renncia ao () Contratante e aguardar o prazo de 10 (dez) dias para a nomeao de substituto, caso em que desistir dos honorrios futuros e requerer que o juiz lhe arbitre honorrios para recebimento do Estado; se a resciso partir do(a) Contratante, estando a ao em andamento, o(a) Contratado(a) ter direito aos honorrios avenados nos itens 2 (dois) e 4 (quatro). 7. Fica eleito o foro da Comarca de (...), para dirimir qualquer dvida oriunda do presente contrato, no obstante a idoneidade e sinceridade de propsito de ambas as partes. E por se acharem de pleno acordo, as partes assinam o presente instrumento, de maneira consciente e espontnea, perante duas testemunhas, em duas nicas vias para validade jurdica, depois de lidas e aprovadas todas as suas clusulas. (Local e data). Contratante: (...) Contratado: (...) (Dispensada assinatura de testemunha, nos termos do CPC 585, VIII, e EOAB 24)

(***)

MODELO 6 REVOGAO DE MANDATO JUDICIAL EXCELENTSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA VARA (...) DA COMARCA DE (...) Processo n (...)

Natureza da ao: (...) (Espao) ..................... (nome, nacionalidade, estado civil, profisso e endereo), RG n (...) e CPF/MF n (...), por seu novo procurador adiante assinado, ................... (nome), advogado inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil Seo de (...) sob o n (...), com escritrio profissional (endereo), vem perante Vossa Excelncia informar que revogou o mandato conferido ao advogado (...), constitudo para patrocinar a lide supraindicada em defesa de seus interesses. 1. A revogao ora efetivada teve origem em razes de foro ntimo. E como lhe faculta o art. 44 do CPC, constituiu novo procurador o signatrio da presente, para represent-lo em todos os termos do processo, conforme mandato anexo. 2. Informa ainda que foi dado prvio conhecimento da revogao ao patrono anterior, por meio de ligao telefnica, na forma do art. 11 do Cdigo de tica e Disciplina da OAB. Em razo disso, requer: a) Seja o advogado destitudo intimado da revogao, pessoalmente, em seu escritrio situado (endereo), entregando-se-lhe cpia desta petio, para todos os efeitos jurdicos. b) Seja concedida vista dos autos mencionados, pelo prazo legal, para que o novo procurador possa inteirar-se dos atos processuais praticados e tomar as providncias que entender necessrias. Pede deferimento. (Local e data). (Assinatura do advogado) NOTA: Cabe alertar sobre o disposto no Cdigo de tica e Disciplina da OAB, proibindo o advogado de aceitar procurao de quem j tenha patrono constitudo, sem prvio conhecimento deste, salvo por motivo justo ou para adoo de medidas judiciais urgentes e inadiveis (CED 11), sob pena de responder a processo disciplinar.

(***)

MODELO 7 PEDIDO DE ARBITRAMENTO DE HONORRIOS EXCELENTSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA VARA DE FAMLIA DA COMARCA DE (...) (Espao) ..................... (nome, nacionalidade, estado civil, profisso e endereo), RG n (...) e CPF/MF n (...), por seu procurador adiante assinado, ................... (nome), advogado inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil Seo de (...) sob o n (...), com escritrio profissional (endereo), vem perante Vossa Excelncia, nos termos do art. 22 da Lei n8.906/94 e art. 421 do CPC, intentar a presente ao com pedido de ARBITRAMENTO DE HONORRIOS em desfavor de ..................... (nome, nacionalidade, estado civil, profisso e endereo), RG n (...) e CPF/MF n (...), consubstanciado nos fatos e fundamentos que seguem:

1. Na data de .../.../...., o requerente, representando o requerido, promoveu nesta Comarca ao com pedido de autorizao judicial para permuta de bens imveis de menor, tendo obtido xito em seu pleito, conforme se constata das cpias extradas do processo e que se acham acostadas presente. 2. O requerente acompanhou todos os trmites processuais at deciso final, que deferiu o pedido, envidando todo o seu esforo e diligncias necessrias defesa dos direitos e interesses do seu constituinte, ora requerido. 3. Em que pese toda a sua dedicao, o requerente no conseguiu receber os honorrios a que fez jus pela prestao dos servios jurdicos. Instado diversas vezes a efetuar a remunerao devida, o requerido nega-se a faz-lo, sem, contudo, apresentar qualquer justificativa. 4. A pretenso do requerente de receber a quantia de R$ (...), em razo do grau e zelo despendidos, a natureza da causa e o tempo exigido para a execuo do servio, valor que est de acordo com a tabela de honorrios fornecida pela OAB. ISSO POSTO, requer a V. Ex: a) a citao do requerido no endereo declarado, para, querendo, contestar a ao, pena de revelia e confisso; b) a nomeao de perito para avaliar a extenso, a qualidade e o valor dos servios advocatcios prestados pelo requerente ao requerido, caso V. Ex entenda necessrio; c) a procedncia do pedido, com a fixao, por arbitramento, dos honorrios a que tem direito o requerente, bem como a condenao do requerido ao pagamento do principal, juros, correo monetria, custas judiciais e honorrios da presente ao. Protesta provar o alegado servindo-se de todos os meios admitidos em direito, notadamente prova documental, depoimento pessoal do requerido, prova testemunhal e pericial. D-se causa o valor de R$ (...). (Mesmo valor solicitado no item 4). Pede deferimento. (Local e data). (Assinatura do advogado)

(***)

MODELO 8 PEDIDO DE COBRANA DE HONORRIOS ADVOCATCIOS EXCELENTSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA (...) VARA CVEL DA COMARCA DE (...) (Espao)

..................... (nome, nacionalidade, estado civil, profisso e endereo), RG n (...) e CPF/MF n (...), por seu procurador adiante assinado, ................... (nome), advogado inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil Seo de (...) sob o n (...), com escritrio profissional (endereo), vem perante Vossa Excelncia, nos termos do art. 275 do CPC, promover ao com PEDIDO DE COBRANA DE HONORRIOS ADVOCATCIOS em desfavor de .................... (nome, nacionalidade, estado civil, profisso e endereo), RG n (...) e CPF/MF n (...), pelas razes de fato e de direito que seguem: 1. O promovente patrocinou a causa do requerido, consistente na ao com pedido de usucapio do imvel urbano situado (endereo), nesta cidade, em processo que teve curso pela (...) Vara Cvel desta Comarca, conforme cpias anexas. 2. O pedido foi julgado procedente, e o imvel objeto da ao j est registrado em nome do promovido, como prova evidente de que o fim colimado restou satisfeito em toda a sua amplitude. 3. No houve celebrao de contrato escrito de honorrios entre os demandantes, por se tratar de cliente habitual, de conduta e seriedade jamais postas em dvida e, excepcionalmente, porque as relaes com o promovido sempre foram de absoluta confiana e boa-f. 4. Entrementes, ficou verbalmente avenado que o promovido pagaria ao promovente, a ttulo de honorrios advocatcios, a quantia de R$ (...), no final dos servios, independentemente de xito na causa. 5. Beneficiado pela prestao jurisdicional que lhe foi favorvel, o promovido se nega a remunerar o advogado promovente na quantia combinada, alegando motivos injustificveis, numa demonstrao inequvoca de que no pretende pagar o dbito. Da por que o requerente promove esta ao, a fim de receber o que lhe devido por direito. ISSO POSTO, requer a V. Ex: I A citao do promovido e a sua intimao, no endereo acima mencionado, para comparecer audincia de conciliao, pena de revelia e confesso, oferecendo contestao, querendo, prosseguindo-se a ao nos ulteriores termos da lei. II Ao final, seja julgado procedente este pedido, condenando-se o promovido a pagar ao promovente o dbito acima declarado, atualizado na forma da lei, bem como as custas processuais e os honorrios sucumbenciais. Protesta provar o alegado servindo-se dos documentos anexos, assim como de todos os meios permitidos em direito e do seguinte rol de testemunhas: (...) e (...). (Nome e endereo). Atribui causa o valor de R$ (...). Pede deferimento. (Local e data). (Assinatura do advogado) Nota: Se o valor cobrado no ultrapassar a cifra de 40 (quarenta) salrios mnimos, a cobrana poder ser feita pelo rito da Lei 9.099/95 (JEC).

(***)

MODELO 9 PEDIDO DE CUMPRIMENTO DE SENTENA EXCELENTSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA VARA (...) DA COMARCA DE (...) Processo n (...) Natureza: Cumprimento de sentena. (Espao) ..................... (nome, nacionalidade, estado civil, profisso e endereo), RG n (...) e CPF/MF n (...), por seu procurador adiante assinado, ................... (nome), advogado inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil Seo de (...) sob o n (...), com escritrio profissional (endereo), vem perante Vossa Excelncia, nos termos do art. 475-I e seguintes do CPC, apresentar o presente pedido de CUMPRIMENTO DE SENTENA em desfavor de ..................... (nome, nacionalidade, estado civil, profisso e endereo), RG n (...) e CPF/MF n (...), pelas razes de fato e de direito que seguem: 1. Nos autos em referncia, da ao de conhecimento com pedido de (...), foi prolatada s fls. (...) sentena com resoluo de mrito, julgando procedente o pedido e condenando o requerido ao pagamento da importncia de R$ (...), alm das cominaes previstas em lei. 2. Importante destacar que, como sempre demonstrou, mais uma vez o requerido deixou de dar a devida importncia determinao judicial. Foi ele intimado legalmente, conforme certido de fl. (...), e at a presente data no apresentou nenhuma demonstrao no sentido de cumprir o disposto na sentena. 3. Tendo em vista que o devedor deixou escoar o prazo legal de 15 (quinze dias), contado do trnsito em julgado da sentena, sem satisfazer o dbito da condenao, dever ele suportar o nus de sua inrcia, sujeitando-se multa de 10% (dez por cento) sobre o valor a que foi condenado, nos moldes do que preceitua o art. 475-J, caput, do CPC. 4. Cuida o presente pedido, portanto, do cumprimento da sentena no que diz respeito ao pagamento do valor fixado na sentena, o qual, atualizado de acordo com a lei, soma a quantia de R$ (...), conforme demonstrativo de clculo anexo. 5. O Cdigo de Processo Civil regula a matria nos seguintes termos:
Art. 475-J. Caso o devedor, condenado ao pagamento de quantia certa ou j fixada em liquidao, no o efetue no prazo de quinze (15) dias, o montante da condenao ser acrescido de multa no percentual de dez por cento e, a requerimento do credor e observado o disposto no art. 614, inciso II, desta Lei, expedir-se- mandado de penhora e avaliao.

ISSO POSTO, requer a V. Ex: a) Seja dado cumprimento ao art. 475-J do CPC e seus pargrafos, com utilizao, inclusive, dos recursos da Penhora OnLine, da consulta Receita Federal do Brasil, Detran e outros rgos econmicos nacionais, e expedio de mandado de penhora, avaliao e praa, incluindo-se o disposto no art. 172 e pargrafos do CPC, permitindo ao Oficial de Justia a utilizao das prerrogativas ali previstas, especialmente as dos 1 e 2.

b) Seja determinada a intimao do devedor, para, no prazo de 15 (quinze) dias, impugnar o pedido, caso queira, apresentando proposta para quitar a dvida, pena de revelia e confesso. Pede deferimento. (Local e data). (Assinatura do advogado)

(***)

MODELO 10 AO DE EXECUO DE HONORRIOS ADVOCATCIOS EXCELENTSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA (...) VARA CVEL DA COMARCA DE (...) (Espao) ..................... (nome, nacionalidade, estado civil, profisso e endereo), RG n (...) e CPF/MF n (...), por seu procurador adiante assinado, ................... (nome), advogado inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil Seo de (...) sob o n (...), com escritrio profissional (endereo), vem perante Vossa Excelncia, nos termos dos arts. 24 da Lei n8.906/94 e art. 585, VIII, e 646 e seguintes do CPC, requerer AO DE EXECUO DE HONORRIOS ADVOCATCIOS em desfavor de ..................... (nome, nacionalidade, estado civil, profisso e endereo), RG n (...) e CPF/MF n (...), pelas razes de fato e de direito que seguem: 1. Em decorrncia de Contrato de Honorrios Advocatcios firmado entre as partes (doc. j.), em que o primeiro foi contratado pelo segundo para promover ao de conhecimento com pedido de inventrio, o que de fato se fez com sucesso, o exequente tornou-se credor do executado da quantia original de R$ (...). 2. Na qualidade de advogado do agora executado, o exequente atuou no referido processo desde o incio at deciso final, fato que se comprova por meio de cpia da sentena, em anexo. 3. O ttulo acha-se vencido desde o dia ..../..../...., e todas as tentativas de recebimento amigvel foram frustradas. Como prova o demonstrativo de clculo acostado presente, atualizado na forma da lei, o dbito alcana a soma de R$ (...), at a presente data, que o montante exigido nesta ao. 4. Trata-se de ttulo lquido, certo e exigvel, que enseja ao de execuo, nos moldes da legislao vigente. E ao exequente no restou alternativa a no ser bater s portas da justia, para fazer valer o seu direito, vez que precisa receber o que lhe devido. ISSO POSTO, requer a V. Ex: a) Seja requisitado autoridade supervisora do sistema bancrio, preferencialmente por meio eletrnico, informaes sobre a existncia de ativos em nome do executado, solicitando ainda que, no mesmo ato, seja determinada a indisponibilidade dos valores que forem encontrados vinculados ao nome do devedor (Pessoa Fsica), tantos quantos forem necessrios para garantir o pagamento da dvida e demais encargos (Penhora On Line), intimando-o para oferecimento de embargos.

b) A citao do executado, no endereo mencionado acima, para vir pagar a dvida no prazo legal de 3 (trs) dias, advertindo-o de que, findo o prazo e no efetuado o pagamento do principal, juros, correo monetria, custas processuais e honorrios advocatcios, estes pede-se base de 20% (vinte por cento) sobre o valor da execuo, os valores indisponibilizados sero convertidos em pagamento. c) Escoado o prazo legal e no efetuado o pagamento do principal e acessrios, e no existindo valores indisponibilizados, seja determinado ao oficial de justia proceder de imediato penhora de bens, na parte disponvel do devedor at o valor suficiente para garantir a execuo, e a consequente avaliao, lavrando-se o respectivo auto e de tais atos intimando, na mesma oportunidade, o executado, para oferecer embargos, caso queira, no prazo de 15 (quinze) dias, sob pena de revelia e confesso. d) Uma vez lavrado o auto de penhora, caso esta recaia sobre bens imveis do devedor, seja expedido mandado de inscrio ao Cartrio Imobilirio competente, de acordo com a lei, intimando-se o cnjuge (ou companheira) do devedor, se for o caso, de todo o contedo da execuo. e) Sejam deferidos os benefcios do art. 172 e seus pargrafos do CPC, permitindo-se ao Oficial de Justia utilizar as prerrogativas previstas nos 1 e 2 do artigo citado, caso se faa necessrio. f) Finalmente, havendo necessidade, sejam consultados rgos oficiais da economia, excepcionalmente a Receita Federal do Brasil, Detran e outros, tudo com a finalidade de encontrar bens, direitos ou numerrios do devedor, a fim de garantir o pagamento da dvida. Protesta desde j por todos os meios de prova permitidos em direito e atribui causa o valor de R$ (...). Termos em que Pede e espera deferimento. (Local e data). (Assinatura do advogado)

(***)

MODELO 11 EMBARGOS DE DECLARAO POR OMISSO, NA SENTENA, DE FIXAO DE HONORRIOS EXCELENTSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA (...) VARA (...) DA COMARCA DE (...) Processo n (...) Natureza: Embargos de Declarao (Espao) ..................... (nome, nacionalidade, estado civil, profisso e endereo), RG n (...) e CPF/MF n (...), por seu procurador adiante assinado, ................... (nome), advogado inscrito na Ordem dos

Advogados do Brasil Seo de (...) sob o n (...), com escritrio profissional (endereo), vem perante Vossa Excelncia, nos termos do art. 535, I, e seguintes do CPC, opor EMBARGOS DE DECLARAO respeitvel deciso de fls. (...) dos autos em referncia, pelas razes adiante expendidas: I. Dos Pressupostos de Admissibilidade 1. O presente recurso interposto dentro do quinqudio legal, conforme inteligncia do artigo 536 do CPC, alm de estar dispensado da obrigatoriedade do preparo. 2. Ainda pertinente demonstrar que o presente recurso endereado ao juiz ou relator prolator da deciso que se pretende reformar em face de sua omisso. II. Das Razes Recursais 3. Na presente ao, aps os trmites legais, o juiz presidente do feito prolatou sentena de mrito, julgando procedente o pedido do promovente e condenando o promovido ao pagamento das custas processuais, silenciando-se acerca dos honorrios sucumbenciais. 4. A irresignao do embargante se limita, pois, omisso da sentena recorrida, eis que a norma do art. 20 do CPC que A sentena condenar o vencido a pagar ao vencedor as despesas que antecipou e os honorrios advocatcios. Esta verba honorria ser devida, tambm, nos casos em que o advogado funcionar em causa prpria. 5. O remanescente da deciso atacada encontra-se em consonncia com a lei e com o conjunto de provas carreadas para os autos, pelo que no merece nenhum reparo. III. Do Cabimento dos Embargos de Declarao 6. auspicioso lembrar que o recurso de Embargos de Declarao o recurso destinado a pedir ao nobre prolator da deciso que afaste a obscuridade, supra omisso ou elimine contradio existente no julgado (Amaral Santos in Humberto Theodoro Jnior, 1995, p. 581). 7. Neste sentido, destaca o CPC:
Art. 535. Cabem embargos de declarao quando: I - houver, na sentena ou no acrdo, obscuridade ou contradio; II - for omitido ponto sobre o qual devia pronunciar-se o juiz ou tribunal.

IV. Do Pedido DIANTE DO EXPOSTO, aguarda o provimento dos presentes Embargos de Declarao, para o fim de que, apreciadas as razes de fato e de direito, seja suprida a omisso da sentena e arbitrados os honorrios da sucumbncia na forma do que dispe a legislao vigente. Termos em que Pede e espera deferimento. (Local e data). (Assinatura do advogado)

You might also like