You are on page 1of 13

UFT/COPESE

Vestibular 2014/1

Provas de conhecimentos

UFT/COPESE

Vestibular 2014/1

PROVA DE LINGUA PORTUGUESA Leia o texto a seguir para responder as QUESTES 01, 02 e 03.
E se as pessoas s pudessem ter um filho? Ela caminha, ele resmunga. Achei que o nosso trabalho da faculdade ia ser sobre icebergs. Ela no reage, ele segue. Ou petrleo. Ou cinema. Mas voc insistiu tanto para que fosse sobre irmo. Por qu? [...] Ele e ela nasceram em uma realidade singular: neste mundo, todos so filhos nicos. Comeou como exemplo, se tornou obrigao e, passado tanto tempo, como as coisas so. A semana tem sete dias, as pessoas tm s um filho. No comeo do sculo 22, era isso ou o apocalipse. As previses otimistas falharam: 20 bilhes de habitantes exauriam o mundo. Espcies eram extintas semanalmente. Mesmo com pases inteiros transformados em pasto e lavoura, faltava comida. Mesmo com os rios amaznicos apropriados pela ONU, faltava gua. [...] Foi quando a Austrlia decidiu ressuscitar a poltica do filho nico, abandonada oficialmente pela China desde a revoluo democrtica de 2049. As regras eram rgidas e valiam para todos os residentes, cidados e imigrantes. Aps o primeiro parto, as mulheres eram esterilizadas [...] Caso segundos filhos fossem descobertos, quem arcava com as consequncias eram os adultos responsveis. [...] Aps dcadas como a escria do mundo, a Austrlia passou a colher e divulgar resultados. Com menos gente, havia lugar para a fauna coalas e cangurus foram recriados em laboratrio e soltos na natureza. A previdncia, reformulada e vitaminada por recursos liberados pela economia com educao, deixou de ser um problema. Cada gerao, sempre metade da anterior, contava com mais dinheiro, espao, opes de empregos. [...] O mundo, beira de uma guerra mundial por recursos bsicos, perdoou a Austrlia. E seguiu seu exemplo. verdade que alguns lderes, ansiosos por sobrepujar vizinhos, mandaram seus povos se multiplicarem. Suas naes acabaram sendo atacadas com o controverso gs esterilizante [...] Ainda hoje, hordas de antirreprodutores fanticos peregrinam at os locais atingidos para se tornarem estreis. E o mundo foi ficando menor. Ou melhor, diferente. Vagas nas escolas viraram camas de asilos. Buffets infantis deram lugar a estdios de pilates. Universidades pertinho do metr deram lugar a imensos bingos prximos de trens tursticos. dolos adolescentes deram lugar a celebridades de terceira, quarta, quinta idade. Quando algum cogita derrubar o dogma de um filho s, a resposta slida: menos mais. Por falta de carros, avenidas viraram parques. O trnsito... que trnsito? O crime, com cada vez menos jovens, caiu sucessivamente. Profisso, voc escolhe a que quiser [...]. A populao das cidades encolheu, sobraram imveis de todos os tipos. E faz 200 anos que ningum sabe o que dividir um quarto ou qualquer outra coisa. Duzentos anos sem saber o que ser caula, mais velho, primo de algum, sem os escudos e cicatrizes que vm desse convvio. [...]
URBIM, Emiliano. E se as pessoas s pudessem ter um filho? Super Interessante. Edio 326. So Paulo: Editora Abril: dezembro de 2013, p.96-97. (Adaptado).

QUESTO 02 Os termos em destaque exauriam, no terceiro pargrafo, sobrepujar e hordas, ambos no sexto pargrafo, podem ser substitudos, respectivamente, sem prejuzo ao sentido global do texto por (A) (B) (C) (D) (E) reparavam; malograr; carncia esgotavam; vencer; multides poupavam; libertar; bando consumiam; malograr; manada pacificavam; ganhar; partido

QUESTO 03 Quanto aos itens gramaticais utilizados no texto, CORRETO afirmar. No segundo pargrafo, no excerto A semana tem sete dias, as pessoas tm s um filho, o item em destaque concorda com sete dias. (B) No sexto pargrafo, no trecho Suas naes acabaram sendo atacadas, o pronome suas remete Austrlia. (C) No terceiro pargrafo, no fragmento No comeo do sculo 22, era isso ou o apocalipse., o termo em destaque refere-se comeou como exemplo. (D) No quinto pargrafo, no trecho E seguiu seu exemplo. o item em destaque refere-se uma guerra. (E) No ltimo pargrafo, no fragmento sem os escudos e cicatrizes que vm desse convvio, o verbo no plural faz concordncia com escudos e cicatrizes. (A)

Leia o texto a seguir para responder as QUESTES 04 e 05.


Zap No faz muito que temos esta nova TV com controle remoto, mas devo dizer que se trata agora de um instrumento sem o qual eu no saberia viver. Passo os dias sentado na velha poltrona, mudando de um canal para outro uma tarefa que antes exigia certa movimentao, mas que agora ficou muito fcil. Estou num canal, no gosto zap, mudo para outro. No gosto de novo zap, mudo de novo. Eu gostaria de ganhar em dlar num ms o nmero de vezes que voc troca de canal em uma hora, diz minha me. Trata-se de uma pretenso fantasiosa, mas pelo menos indica disposio para o humor, admirvel nessa mulher. Sofre, minha me. Sempre sofreu: infncia carente, pai cruel etc. Mas o seu sofrimento aumentou muito quando meu pai a deixou. J faz tempo; foi logo depois que nasci, e estou agora com treze anos. Uma idade em que se v muita televiso, e em que se muda de canal constantemente, ainda que minha me ache isso um absurdo. Da tela, uma moa sorridente pergunta se o caro telespectador j conhece certo novo sabo em p. No conheo nem quero conhecer, de modo que zap mudo de canal. "No me abandone, Mariana, no me abandone!" Abandono, sim. No tenho o menor remorso, em se tratando de novelas: zap, e agora um desenho, que eu j vi duzentas vezes, e zap um homem falando. Um homem, abraado guitarra eltrica, fala a uma entrevistadora. um roqueiro. Alis, o que est dizendo, que um roqueiro, que sempre foi e sempre ser um roqueiro. Tal veemncia se justifica, porque ele no parece um roqueiro. meio velho, tem cabelos grisalhos, rugas, falta-lhe um dente. o meu pai. sobre mim que fala. Voc tem um filho, no tem?, pergunta a apresentadora, e ele, meio constrangido situao pouco admissvel para um roqueiro de verdade , diz que sim, que tem um filho, s que no o v h muito tempo. Hesita um pouco e acrescenta: voc sabe, eu tinha de fazer uma opo, era a famlia ou o rock. A entrevistadora, porm, insiste ( chata, ela): mas o seu filho gosta de rock? Que voc saiba, seu filho gosta de rock? Ele se mexe na cadeira; o microfone, preso desbotada camisa, roa-lhe o peito, produzindo um desagradvel e bem audvel rascar. Sua angstia compreensvel; a est, num programa local e de baixssima audincia e ainda tem de passar pelo vexame de uma pergunta que o embaraa e qual no sabe responder. E ento ele me olha. Vocs diro que no, que para a cmera que ele olha; aparentemente isso, aparentemente ele est olhando para a cmera, como lhe disseram para fazer; mas na realidade a mim que ele olha, sabe que em algum lugar, diante de uma tev, estou a fitar seu rosto

QUESTO 01 A partir dos argumentos apresentados pelo autor do texto, assinale a alternativa CORRETA. O autor defende a ideia de que o mundo ficar melhor com a poltica do filho nico. (B) O texto retrata os benefcios da poltica do filho nico, instituda h 200 anos por alguns pases. (C) O texto repudia a poltica do filho nico, adotada pelos pases asiticos, com os argumentos de que as crianas se tornariam egostas. (D) O texto apresenta uma tendncia mundial, adotada inicialmente pela China e, posteriormente, pela Austrlia, para sanar a escassez de recursos bsicos. (E) O texto apresenta algumas situaes hipotticas, caso o mundo adote a poltica do filho nico. (A)

Provas de conhecimentos

UFT/COPESE atormentado, as lgrimas me correndo pelo rosto; e no meu olhar ele procura a resposta pergunta da apresentadora: voc gosta de rock? Voc gosta de mim? Voc me perdoa? mas a comete um erro, um engano mortal: insensivelmente, automaticamente, seus dedos comeam a dedilhar as cordas da guitarra, o vcio do velho roqueiro, do qual ele no pode se livrar nunca, nunca. Seu rosto se ilumina refletores que se acendem? e ele vai dizer que sim, que seu filho ama o rock tanto quanto ele, mas nesse momento zap aciono o controle remoto e ele some. Em seu lugar, uma bela e sorridente jovem que est exceo do pequeno relgio que usa no pulso nua, completamente nua.
SCLIAR, Moacir. Zap. Os cem melhores contos brasileiros do sculo. talo Mariconi (Org.). Rio de Janeiro, Objetiva, 2001, p. 555-556.

Vestibular 2014/1

Leia o texto a seguir para responder as QUESTES 06 e 07.

QUESTO 04 Assinale a assertiva CORRETA em relao interpretao do texto. O autor relata a necessidade indispensvel dos meios de comunicao, sobretudo da televiso, no cotidiano das pessoas. (B) O texto descreve a importncia dos programas televisivos para aproximar indivduos que se encontram distantes de seus familiares. (C) O autor apresenta o interesse do garoto telespectador pelos dilemas sentimentais trazidos pelos programas de auditrio, visto que o menino identifica-se com as problemticas retratadas. (D) O termo onomatopaico Zap traz a ideia de agilidade e responsvel por transportar o narrador para outra realidade, uma vez que proporciona ao menino a fuga de um estado de sofrimento para uma situao fantasiosa. (E) O conto retrata a emoo e a comoo do garoto de 13 anos ao ver seu pai, um roqueiro, em um programa de televiso. (A)

QUESTO 05 Quanto aos tipos de discursos utilizados pelo autor do texto, CORRETO afirmar que No trecho do primeiro pargrafo, "Eu gostaria de ganhar em dlar num ms o nmero de vezes que voc troca de canal em uma hora, diz minha me.", predomina o discurso direto, pois h a reproduo integral da fala da me do menino e a utilizao do verbo 'dizer' no presente no indicativo. (B) No excerto "No me abandone, Mariana, no me abandone!", segundo pargrafo, prevalece o discurso indireto pela representao da fala do personagem e utilizao das aspas para dar nfase. (C) No trecho "Um homem, abraado guitarra eltrica, fala a uma entrevistadora", segundo pargrafo, prepondera o discurso indireto livre, pois o narrador reproduz indiretamente a fala do personagem. (D) No excerto "pergunta a apresentadora, e ele, meio constrangido situao pouco admissvel para um roqueiro de verdade , diz que sim, que tem um filho, s que no o v h muito tempo.", terceiro pargrafo, h predominncia do discurso direto pela utilizao do travesso para introduzir a fala dos personagens. (E) No trecho "Ele se mexe na cadeira; o microfone, preso desbotada camisa, roa-lhe o peito, produzindo um desagradvel e bem audvel rascar.", quarto pargrafo, destaca-se o discurso indireto livre, uma vez que mescla os discursos direto e indireto ao mesmo tempo e retrata com suas palavras a fala do personagem. (A)

A ltima de Eike Batista O ex-bilionrio entra na Justia para apressar a restituio do Imposto de Renda da petrolfera OGX e acusado pela Receita de furar a fila. O empresrio Eike Batista virou alvo de gracinhas, quando em meados do ano, comearam a pipocar rumores de bancarrota do imprio X. De brasileiro mais rico do mundo, foi rebaixado pelo sarcstico humor nacional a pedinte, catador de lixo, vendedor de algodo-doce, entre outros tipos criados de fotomontagens na internet. S no tinham imaginado Eike ansioso pela restituio do Imposto de Renda e repreendido pela Receita Federal por tentar furar a fila dos contribuintes. S que agora no piada. A cronologia do episdio espelha a decadncia de Eike. Em julho de 2012, ele solicitou uma restituio Receita Federal, relativa a impostos pagos pela petrolfera OGX. Eram dois pedidos, um sobre o exerccio de 2009, no valor de R$ 12,2 milhes, o outro sobre o de 2010, de R$ 85,1 milhes. Na poca, Eike ainda estava no auge e se irritava diante dos questionamentos legtimos sobre a viabilidade de tantos projetos grandiosos. Era um tempo em que ele no precisava de dinheiro mas nem mesmo um bilionrio deixa de brigar por um troco de R$ 97,3 milhes, valor total do pedido de restituio. Os milhes passaram a fazer diferena neste ano, quando Eike e seu Titanic de projetos bateram no slido iceberg da realidade. [...] Para apressar o processo, os advogados apelaram para a situao financeira de Eike. Enviaram Justia recortes de jornais que reportavam a Crise da OGX. De acordo com os advogados, ele vive uma situao financeira extremamente delicada, falta de caixa e perda de patrimnio. Situao delicada quase um eufemismo quando se trata do naufrgio empresarial mais portentoso dos ltimos tempos. Com uma dvida quase impagvel de R$ 11 bilhes, a OGX deu entrada num processo de recuperao judicial [...] Sabe-se hoje que a situao da petrolfera OGX to ruim que nem a firma de cafezinho ela pagou. Tambm pendurou a conta do estacionamento usado por seus executivos na Cinelndia, no centro do Rio de Janeiro [...] A ltima deciso judicial atendeu aos interesses de Eike apenas em parte e a parte menor. A Justia mandou a Receita verificar se Eike tem direito restituio imediata dos R$ 12,2 milhes de 2009. [...] O dinheiro da restituio do Imposto de Renda no muito diante da dvida bilionria. Mas daria para quitar com folga o papagaio de R$ 10 mil com a firma do cafezinho e os R$ 56 mil com o estacionamento.
CORRA, Hudson; CLEMENTE, Isabel. A ltima de Eike Batista. poca. So Paulo: Editora Globo, dezembro de 2013, p. 56-57. (Adaptado)

QUESTO 06 A partir dos argumentos apresentados pelo autor do texto sobre a decadncia da petrolfera OGX, de Eike Batista, CORRETO afirmar. Os autores demonstram preconceito quando indicam para Eike Batista as profisses de catador de lixo, vendedor de algodo-doce e pedinte. (B) Os autores ironizam a situao financeira de Eike Batista quando descrevem que ele est tentando furar a fila para conseguir a restituio do Imposto de Renda. (C) Os advogados afirmam que Eike precisa receber a restituio do Imposto de Renda para pagar, prioritariamente, a firma do cafezinho e o estacionamento, nos valores de R$ 10 mil e R$ 56 mil, respectivamente. (D) Os advogados de Eike Batista solicitam o auxlio da Justia brasileira para quitar a dvida de 11 bilhes da empresa OGX. (E) Os autores evidenciam que a dvida Eike Batista impagvel diante da situao financeira da petrolfera OGX e do atraso na restituio do Imposto de Renda. (A)

Provas de conhecimentos

UFT/COPESE

Vestibular 2014/1

QUESTO 07 De acordo com o entendimento global do texto, o excerto Os milhes passaram a fazer diferena neste ano, quando Eike e seu Titanic de projetos bateram no slido iceberg da realidade, presente no segundo pargrafo, pode ser substitudo por: Os milhes passaram a fazer diferena neste ano, quando o empresrio e seus grandiosos projetos depararam-se com a dura realidade. (B) Os milhes passaram a fazer diferena neste ano, quando Eike e seu barco de projetos afundaram. (C) Os milhes passaram a fazer diferena neste ano, quando o empresrio e sua petrolfera OGX defrontaram-se com as duras leis brasileiras. (D) Os milhes passaram a fazer diferena neste ano, quando Eike e seus indestrutveis planos esbarraram na visvel crise financeira brasileira. (E) Os milhes passaram a fazer diferena neste ano, quando Eike e seus frgeis projetos depararam-se com a Justia. (A)

QUESTO 08 Em relao ao processo criativo de se fazer piada, descrito por Hlio de La Pea, CORRETO afirmar. (A) O humorista, ao fazer suas piadas, precisa respeitar a ideia do politicamente correto. (B) Deve-se evitar fazer piada com temas polmicos que geraro rejeio, com o intuito de evitar provveis processos judiciais. (C) Atualmente est mais difcil fazer humor, tendo em vista a agilidade dos meios de comunicao e um maior esforo para ser original. (D) O humorista deve se esforar para provocar o riso nas pessoas, pois j h muitas piadas produzidas hoje em dia. (E) A internet pode ser fonte de inspirao para os humoristas, j que os obriga a trabalhar mais. PROVA DE LITERATURA Leia o poema para responder a QUESTO 09.
Cabea Quando eu sofria dos nervos, no passava debaixo de fio eltrico, tinha medo de chuva, de relmpio, nojo de certos bichos que eu no falo pra no ter de lavar minha boca com cinza. Qualquer casca de fruta eu apanhava. Hoje, que sarei, tenho uma vida e tanto: j seguro nos fios com a chave desligada e lembrei de arrumar pra mim esta capa de plstico, dia e noite eu no tiro, at durmo com ela. Caso chova, tenho trabalho nenhum. Casca, mesmo sendo de banana ou de manga, eu no intervo, quem quiser que se cuide. Abastam as placas de ATENO! que eu escrevo e ponho perto. Um bispo, quando tem zelo apostlico, uma coisa charmosa. No canso de explicar isso pro pastor da minha diocese, mas ele no entende e fica falando: minha filha, minha filha, ele pensa que womans Lib, pensa que a f t l em cima e c em baixo mau gosto s. ruim, ruim, ningum entende. Gritava at parar, quando eu sofria dos nervos.
PRADO, ADLIA. Bagagem. In: Poesia Reunida. So Paulo: Siciliano, 1991. p. 73.

Leia o texto a seguir para responder a QUESTO 08.

Entrevista com Hlio de La Pea Humor sem arrependimentos Pouco antes da estria do novo Casseta e Planeta Vai Fundo que marca este ano as duas dcadas do grupo na TV -, Hlio de La Pea fala sobre a interferncia do politicamente correto e das ferramentas da internet no trabalho do humorista. REVISTA DE HISTRIA: Em 20 anos, o que mudou na maneira de fazer humor na TV? HLIO DE LA PEA: Os programas de humor eram, na maioria, esquetes. Introduzimos o conceito de fazer graa com a notcia e, com isso, o humor ganhou agilidade. RH: mais difcil provocar o riso hoje? HP: mais difcil surpreender. Muita coisa produzida, e o esforo para ser original maior. RH: Com que mais fcil fazer piada? HP: Os polticos so uma fonte inesgotvel de inspirao. O povo adora ver a gente sacanear quem os sacaneou. s vezes eles chegam a fazer uma concorrncia desleal. Quando um sujeito pego com dlar na cueca, ele j est fazendo piada e invadindo o nosso campo, o que um absurdo! Afinal, no podemos roubar... RH: O humor no pode fazer piada com alguma coisa? HP: A ideia da piada fazer rir se o tema vai gerar rejeio, o efeito duvidoso. Voc pode fazer humor com qualquer coisa, mas tem que aceitar quem no gostou. S que existe um exagero do politicamente correto, quando o humor levado a srio demais, alimentando uma indstria de processos judiciais, com gente querendo aparecer. So os picaretas politicamente corretos. RH: Quais as vantagens e desvantagens da Internet para o humorista? HP: A Internet obriga a trabalhar mais. Uma piada pode ficar velha em minutos. As redes sociais do visibilidade ao humorista, mas o autor tambm pode ser espinafrado com a mesma arma. Uma vez publicada a piada, no adianta se arrepender, no tem como apagla.
Entrevista com Hlio de La Pea. Humor sem arrependimentos. HISTRIA. Rio de Janeiro: Biblioteca Nacional, Ano 7, N 79. Abril de 2012, p. 39. (Adaptado)

QUESTO 09 Dentre as caractersticas da obra de Adlia Prado, destaca-se a mistura dos gneros literrios, sendo possvel identificar a presena de elementos da narrativa no gnero lrico e traos do lirismo no gnero narrativo. Considerando a leitura do poema, CORRETO afirmar. (A) O tom melanclico e pessimista refora os sentimentos do eu-lrico, tornando sem valor literrio os recursos da narrativa dentro do poema. (B) A presena de alguns elementos do gnero narrativo faz com que o texto perca todas as caractersticas do gnero lrico. (C) A presena dos gneros literrios lrico e narrativo faz com que seja classificado como um texto descritivoargumentativo da confuso mental do narrador. (D) O discurso contraditrio e irnico prprio do texto narrativo, sendo assim, o fato de estar escrito em forma de verso no significa que pertena ao gnero lrico. (E) A poeticidade do texto faz-se presente atravs da construo de imagens que estabelecem uma comparao entre o passado e o presente do eu-lrico, contradizendo suas afirmaes de mudana.

Provas de conhecimentos

UFT/COPESE

Vestibular 2014/1

Leia o fragmento de texto, retirado do conto Felicidade clandestina, de Clarice Lispector para responder a QUESTO 10.
(...) Como contar o que se seguiu? Eu estava estonteada, e assim recebi o livro na mo. Acho que eu no disse nada. Peguei o livro. No, no sa pulando como sempre. Sa andando bem devagar. Sei que segurava o livro grosso com as duas mos, comprimindo-o contra o peito. Quanto tempo levei at chegar em casa, tambm pouco importa. Meu peito estava quente, meu corao pensativo. Chegando em casa, no comecei a ler. Fingia que no o tinha, s para depois ter o susto de o ter. Horas depois abri-o, li algumas linhas maravilhosas, fechei-o de novo, fui passear pela casa, adiei ainda mais indo comer po com manteiga, fingi que no sabia onde guardara o livro, achava-o, abria-o por alguns instantes. Criava as mais falsas dificuldades para aquela coisa clandestina que era a felicidade. A felicidade sempre iria ser clandestina para mim. Parece que eu j pressentia. Como demorei! Eu vivia no ar... Havia orgulho e pudor em mim. Eu era uma rainha delicada. s vezes sentava-me na rede, balanando-me com o livro aberto no colo, sem toc-lo, em xtase purssimo. No era mais uma menina com um livro: era uma mulher com o seu amante.
LISPECTOR, Clarice. Felicidade clandestina. In: Felicidade Clandestina. Rio de janeiro: Rocco, 1998. p.11-12 (Fragmento)

QUESTO 12 Sobre a pea Diante do espelho, de Mcio Breckefeld, CORRETO afirmar. Mostra que a mulher precisa saber conciliar trabalho e famlia, priorizando o casamento e os filhos, pois s assim poder ser respeitada pelos homens, no seu ambiente de trabalho. (B) Aborda a disputa por altos cargos nas grandes empresas, enfatizando o ambiente de trabalho como propcio para o crescimento profissional, independente de se tratar de uma mulher ou de um homem. (C) Retrata o hostil ambiente de trabalho vivenciado pela dr. Rosa que, vtima de calnia sobre sua honestidade, desligada da empresa e passa a lutar na justia para provar sua inocncia. (D) Valoriza a atuao da mulher na sociedade, ao mostrar cenas em que a dr. Rosa respeitada no ambiente de trabalho e elogiada pelo marido, que lhe reconhece a dedicao ao trabalho ao longo de sua vida de casados. (E) Refora esteretipos do papel social da mulher, ao fazer crer que ao abdicar do retorno empresa e carreira de sucesso, preferindo o trabalho voluntrio numa ONG, a dr. Rosa conquista uma chance de se redimir como me e esposa. Leia os fragmentos do romance rfos do Eldorado, de Milton Hatoum, para responder as QUESTES 13 e 14.
Minha histria com Dinaura comeou naquela semana. Ela queria namorar comigo. Agora sou uma carcaa, mas fui um jovem vistoso. E ainda tinha posses. Isso conta, no ? Era o que eu pensava. Mas a riqueza no foi suficiente. Quer dizer, no serviu para muita coisa. A gente se encontrava aos sbados, no havia folga para outras tardes de amor. Os regulamentos do orfanato eram severos. (...) Foi um namoro silencioso. s vezes, eu escutava a voz de Dinaura nos sonhos. Uma voz mansa e um pouco cantada, que falava de um mundo melhor no fundo do rio. De repente, ela ficava muda, assombrada com alguma coisa que o sonho no revelava. (...) No porto, madre Caminal deu a notcia: Dinaura anda por a. Em Vila Bela? Ningum sabe. Olhei para a religiosa e perguntei em voz muito alta por que mentia para mim. No merecias aquela moa. Como podes ser filho de Amando Cordovil? (...) Comecei a procurar Dinaura na cidade, I de porta em porta, os moradores ainda se lembravam dos presentes e favores de Amando: o emprego numa repartio pblica, um vestido de noiva, um brinquedo, uma rede, uma passagem de barco e at dinheiro. Perguntava por minha amada e ouvia o nome de Amando. Florita jurou que ela no estava em Vila Bela. Como tu sabes? Quem sonha com outro mundo no pode estar aqui. Muito menos uma amante arrependida. Esperou meu olhar de interrogao e acrescentou: Dinaura foi morar numa cidade encantada. (...) Estiliano abriu uma folha de papel e me mostrou um mapa com duas palavras: Manaus e Eldorado. Li em voz alta as palavras e olhei para Estiliano. J foram sinnimos, disse ele. Os colonizadores confundiam Manaus ou Manoa com o Eldorado. Buscavam o ouro do Novo Mundo numa cidade submersa chamada Manoa. Essa era a verdadeira cidade encantada. E o mapa? Dinaura est em Manaus ou na ilha? Ela foi morar no povoado da ilha, o Eldorado, disse Estiliano.
HATOUM, Milton. rfos do Eldorado. So Paulo: Companhia das Letras, 2008, p. 40- 41, 59, 62,99 (Fragmento).

(A)

QUESTO 10 Dentre os temas abordados no conto Felicidade clandestina, destaca-se a emoo vivenciada por uma menina em contato com um livro, cuja leitura era ansiada h algum tempo. De acordo com o fragmento, CORRETO afirmar que a menina, ao conseguir o livro: Demora a iniciar a leitura por sentir medo da felicidade desconhecida e intimidante de, finalmente, poder entrar no misterioso universo do desejado livro. (B) Desenvolve sentimentos intercalados por frustrao e euforia, por pressentir que o livro a faria perder sua delicadeza. (C) Perde o interesse pela estria e passa a se interessar por outras atividades e por pequenas coisas de seu cotidiano, adiando a leitura. (D) Adia o incio da leitura, porque se sente amedrontada diante das mudanas que o livro provocar em sua personalidade. (E) Por ser um livro de contedo imprprio para a sua idade, ela o esconde, sentindo vergonha e medo de ser descoberta pela famlia. QUESTO 11 O fragmento acima, retirado do conto Felicidade clandestina, o desdobramento de uma situao anterior vivenciada pela menina. Considerando a ao que antecede esse fragmento, CORRETO afirmar. (A) A sua amiga de escola, filha de uma dona de livraria, presenteia-lhe com o livro Narizinho arrebitado, de Monteiro Lobato. (B) A me de sua colega de escola, sabendo que ela gosta de ler, mas que no pode comprar livros, empresta-lhe Fbulas de narizinho, de Monteiro Lobato. (C) A me de uma de suas colegas de escola, ao perceber que sua filha no gosta de ler, presenteia-lhe com O noivado de Narizinho, de Monteiro Lobato. (D) A me de sua colega de escola, ao descobrir que a filha mente sobre lhe emprestar o livro, oferece-lhe, por tempo indeterminado, As reinaes de Narizinho, de Monteiro Lobato. (E) A sua colega de escola, sabendo de sua paixo pelos livros, empresta-lhe, de bom grado e por tempo indeterminado, o livro Stio do pica-pau amarelo, de Monteiro Lobato.
Provas de conhecimentos

(A)

UFT/COPESE

Vestibular 2014/1

QUESTO 13 A partir da leitura dos fragmentos e considerando a leitura do texto integral de rfos do Eldorado, sobre o narrador, CORRETO afirmar.

Leia o poema para responder a QUESTO 15.

erro de portugus

Estiliano, um narrador testemunha, reconstri a histria de amor entre seu amigo Arminto e a jovem Dinaura, destacando tambm em seu relato alguns fatos histricos relacionados a Manaus, o que faz da narrativa um romance histrico. (B) O narrador onisciente concentra-se, do comeo ao fim, no relacionamento amoroso mal sucedido entre Arminto e Dinaura, rf que, pelos maus tratos sofridos no convento, foge para uma cidade que, por ter o nome de Manaus, era considerada encantada. (C) Ao longo da narrativa, o narrador Estiliano permite ao leitor compreender que sua amada no existia de fato e, por isso, a escutava em sonhos - ela era uma criao de sua fantasia acostumada com os mitos e lendas que a irm Florita repetia durante sua infncia. (D) O narrador compe um relato memorialstico, em primeira pessoa, em que vida e mito esto unidos e, a partir de suas lembranas, busca compreender sua vida em runas: o amor impossvel, as diferenas com o pai, a falncia econmica. (E) O narrador destaca em seu relato somente os problemas que o distanciavam de seu pai, um poltico amado pelas pessoas, mas severo com o filho, pois o pune por no se importar com os negcios da famlia e viver somente procura de sua namorada Dinaura.

(A)

Quando o portugus chegou Debaixo duma bruta chuva Vestiu o ndio Que pena! Fosse uma manh de sol O ndio tinha despido O portugus

ANDRADE, Oswald. Obras Completas. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 1971. p. 177.

QUESTO 15 Considerando as caractersticas estticas prprias ao movimento literrio do qual o poeta Oswald de Andrade foi importante representante, marque a opo CORRETA. (A) O poema apresenta sete versos regulares que reconstroem o encontro entre portugueses e indgenas, no incio da colonizao, de maneira saudosista, prpria dos autores brasileiros da primeira gerao romntica. (B) A hiprbole o principal recurso potico utilizado para intensificar as diferenas culturais entre ndios e portugueses, sendo estes ltimos considerados mais civilizados, pois conseguiram vestir os ndios. (C) Exemplo da liberdade formal e da coloquialidade instaurada na poesia pelos modernistas, o poema subverte, de maneira bem humorada, a relao de dominao a que os portugueses submeteram os ndios. (D) No poema, marcante o uso da prosopopia, uma vez que a natureza o agente responsvel pelo fato dos ndios se vestirem, destacando-se como fator de unio entre ndios e portugueses. (E) Neste poema de versos decasslabos, Oswald de Andrade faz uma pardia da Carta de Pero Vaz de Caminha, retratando o encontro entre portugueses e ndios de forma crtica e irnica.

QUESTO 14 Considerando a importncia do mito do Eldorado na composio da narrativa e seus possveis significados, CORRETO afirmar. Ao mencionar o significado do nome Manaus e a busca do ouro pelos colonizadores, o personagem Estiliano esclarece o sentido verdadeiro e nico da palavra Eldorado, sentido que passa a ser predominante no decorrer da narrativa, pois o que se destaca no texto a histria de Manaus. (B) Na obra, o Eldorado, mais que um espao fsico e um mito, uma metfora que percorre toda a narrativa, indicando tanto os sonhos de riqueza o barco da famlia se chamava Eldorado como os desejos de amor e felicidade, por exemplo, o amor por Dinaura. (C) A referncia feita por Estiliano aos colonizadores e ao Novo Mundo, e o fato de que Florita e Dinaura so ndias, indicam que o relato do narrador acontece em um tempo histrico especfico, quando o Brasil ainda era colnia de Portugal. (D) O Eldorado, ou terra encantada, perde sua dimenso mtica na narrativa, uma vez que seu sentido est ligado somente explorao do ouro, pelos colonizadores portugueses, na ilha Eldorado, onde Dinaura foi morar. (E) Ao longo da narrao, realizada em terceira pessoa, construda uma pardia do mito do Eldorado, pois se antes a terra encantada atraa os colonizadores, na modernidade, os habitantes de Manaus sabem que o Eldorado no existe, uma mentira que engana os tolos. (A)

Provas de conhecimentos

UFT/COPESE

Vestibular 2014/1

Leia os fragmentos do primeiro e terceiro atos da pea Re-nato - A saga, de Mcio Breckenfeld, para responder a QUESTO 16.
Re-nato

PROVA DE LINGUA INGLESA Read the following text to answer QUESTIONS 17 and 18.

The Songs of Distant Earth Basta de avisos, mesmo que coberto de sinceridade. Rogo eu, agora, que respeite meu livre-arbtrio. Imagino que ainda o tenha, pois o resto me tomaste. O que me resta minha honra e minha coragem. (...) Desejo, apenas, a realizao de tentar. Empreenderei minha busca, sem colocar limites. Serei eu mesmo, pela primeira vez... Esta ser minha sonhada redeno. Jovem ainda sou, nem cativo, nem alienado por vs. Ou ser hoje o meu dia, ou no ser nunca. (...) A voz do mundo (...) A (tua) estrada est aberta tua frente, Logo a dificuldade lograr. Estarei como uma me cuidadosa Guiando, no possvel teus passos. Reterei o mximo que puder a maldade Isto raiar meus limites... A tua sina j est, agora, selada. (...) A voz do mundo Superaste teu maior inimigo. Um inimigo que derruba a todos. Ponderaste e agiste... Est subjugado o teu monstro interior! Rico foi este processo. A saga foi vitoriosa. Cada momento foi importante. A conquista foi fruto da disciplina. Obedincia e f nas palavras celestiais... Nobody knows how big the universe is. Does it have an end, or does it go on forever? Is there more than one universe? The distances in space are so great that they are measured in lightyears, and who knows how many stars and planets lie beyond the reach of the eyes and ears of our science? These stories are full of the mysteries of the universe. Why do the Tibetan lamas want to find out the nine billion names of God? What is the terrible secret discovered by scientists working on the Moon? On a far distant planet, under a different sun, Shervane knows he must cross the Wall of Darkness, even if madness lies on its other side. Bill Cross, at home on Earth, hears friendly voices in his mind; he thinks he has drunk too much whisky and does not understand the warning coming from the planet Thaar five hundred light-years away. And on the planet Thalassa, Lora watches the starship Magellan as it flies in from outer space, bringing with it love and pain and dreams the sweet sad songs of distant Earth

CLARKE. The Songs of Distant Earth. Introduction, 3 ed. Unigraf, 2001.

rd

QUESTO 17 Mark the CORRECT alternative(s) according to the text. I. The author states that no person is aware of the size of the universe. II. The author asks if somebody has additional information about the number of visible stars and planets that exist in the universe. III. The author inquired about the Tibetan lamas unwillingness of learning about the paltry number of names that God is usually known. IV. The author asks about the appalling secret found by experts in science who work on the Moon. V. The author requests contemptuous information about the simplistic explanations of the universe. (A) (B) (C) (D) (E) Only III is correct. Only I and IV are correct. Only II, III and IV are correct. All the alternatives are correct. All the alternatives are false.

BRECKENFELD, Mcio. Re-nato- A saga. In: O teatro de Mcio Breckenfeld. Palmas: Nag Editora, 2010. p. 65- 66, 81 (Fragmento).

QUESTO 16 Considerando os fragmentos e o texto integral da pea, marque a alternativa CORRETA. A pea apresenta o desejo de mudana de vida do personagem Re-nato que, apesar da vontade de viajar em busca de melhores condies de vida, escuta os conselhos da Voz do mundo e permanece em sua cidade, adiando seus planos. (B) Em seu dilogo com a Voz do mundo, Re-nato lamenta no ter perseguido seus ideais durante a juventude e decide, ainda que na maturidade, viajar, superar seus medos e tentar enriquecer - objetivos que so alcanados ao final. (C) A trajetria de desejos desenfreados e perdas do personagem Re-nato, bem como as repreenses e maldies lanados pela Voz do mundo conferem pea um tom moralista, tornando-a alegoria de uma sociedade desestruturada e ambiciosa. (D) Trs personagens compem a pea, que pode ser considerada um auto: Re-nato, o heri, a terra, sua me e o mundo, o antagonista, os quais, em seus constantes conflitos, simbolizam a bondade e a maldade que conduzem os homens ao sucesso ou fracasso. (E) As falas ou poemas, que compem a pea, so construdos por acrsticos que indicam a ideia central dos enunciados, reforando assim a trajetria de vitria e superao do jovem Re-nato. (A)

QUESTO 18 Referring to the characters of the text, it is CORRECT to say. Shervane is aware that it is quite dispensable that he goes to the other side of the Wall of Darkness since he gets mad very often. (B) Bill Cross can listen to antagonistic voices in his mind and he makes it clear that he is not an alcohol enthusiast. (C) Magellan is not a person; it is a kind of large vehicle or spacecraft that can travel long distances in space. (D) Lora enjoys watching science fiction and romantic drama movies. She also appreciates listening to unhappy songs. (E) Thalassa enjoys watching starships flying in from outer space. (A)

Provas de conhecimentos

UFT/COPESE

Vestibular 2014/1

Read the following comics to answer QUESTION 19:

Read the text below to answer QUESTIONS 20 and 21.


Sports-mad South Africa salutes Mandela 'The Captain'
By Ed Cropley and Ed Stoddard Johannesburg Sat Dec 7, 2013

Available at: http://www.glasbergen.com/education-cartoons/?album=4&gallery=69

Sports-mad South Africa saluted Nelson Mandela on Saturday with smiles and moments of silence in honor of the late antiapartheid leader, who inspired people to pursue the impossible from politics to the playing field. The tributes stretched across the sporting spectrum, from club cricket and fun runs to top fixtures such as a League Cup final between Platinum Stars and Orlando Pirates, the Soweto giants believed to have been Mandela's favorite soccer side. In their first comments since his death on Thursday evening, Mandela's family thanked South Africa and the wider world for their support. "It has not been easy for the last two days and it won't be pleasant for the days to come. But with the support we are receiving from here and beyond, in due time all will be well for the family," they said in a statement. Saturday's Cup final before a 40,000 crowd in the northeast city of Nelspruit was preceded by a moment of silence in honor of South Africa's first black president, whose early sporting prowess, particularly in boxing and soccer, was cut short when he was jailed for 27 years by the apartheid government.
Available at: http://www.reuters.com/article/ (Adapted)

QUESTO 19 Mark true (T) or false (F) according to the comics. I. The student misunderstood what the teacher has said and believed that the brain is literally a sponge. This is why he placed the book on his head hoping to get the information contained in it. II. The teacher compared the brains to sponges, in order to make the student understand that as a sponge, the brain has a great absorbent capacity, that after a while you can pour water over it and nothing remains. III. The teacher has taught the student that the brain is like a sponge as it absorbs input from the world around it. She aimed to make him understand that the brain has a great potential for learning. IV. The teacher corrected the students mistake, saying that he was using the book incorrectly, since knowledge is not found in books and brains are not supposed to be used. V. The teacher compared mens brain to the womens, reinforcing the idea that the way it processes information in both cases is distinct and quite odd.

QUESTO 20 When reading about Nelson Mandela in the text, it is CORRECT to affirm. I. He encouraged people in many aspects, especially in the sporting and political ones. II. His death has been accompanied by an outpouring of tributes from sportsmen. III. He had his sporting abilities interrupted for being arrested. IV. He spent 27 years imprisoned by a government that enacted laws that defined and enforced segregation. V. His family was deeply saddened by his death but believed the support they were receiving would help to comfort them.

(A) (B) (C) (D) (E)

Only I is correct. Only II and IV are correct. Only I, II and III are correct. All the alternatives are correct. All the alternatives are false.

(A) (B) (C) (D) (E)

T, F, T, F, F T, T, F, F, T F, F, T, T, F F, T, T, F, F F, T, F, T, T

QUESTO 21 All of the following statements are related to the text, EXCEPT. (A) Nelson Mandela hailed as South Africas Captain. (B) A respectful moment in honor of a memorable leader. (C) Nelson Mandela, esteemed statesman and anti-apartheid leader. (D) Nelson Mandela, remarkable statesman and peace icon. (E) Nelson Mandela for planning acts of subversion.

Provas de conhecimentos

UFT/COPESE

Vestibular 2014/1

Pay attention to the next comics to answer QUESTION 22.

Read the text below to answer QUESTIONS 23 and 24.

ScienceShot: French Fries on Jupiter


Lizzie Wade 30 December 2013

Source: http://politicalhumor.about.com/od/globalwarming/ig/

Today in questions no one has ever asked: What would french fries taste like if you made them on Jupiter? Luckily, the European Space Agency is on the case. Hoping that studying deep frying in different gravitational conditions will help them improve space food for future astronauts, scientists chopped potatoes into thin sticks and deep fried them in extra-virgin olive oil, one side at a time, in a spinning centrifuge that created conditions of up to nine times Earths gravity. Higher gravity levels significantly increased the heat transfer between the hot oil and the potato, shortening frying time and resulting in thick, crispy crusts, the team reports next month in Food Research International. In fact, the scientists may have discovered the ideal gravitational condition for creating crunchy fries: The crust reached its maximum thickness when the potato was fried at three times Earths gravity; any further increase in gravity levels did not improve the frys crispiness. But before you patent your idea for a hyper gravity deep fryer, heres the bad news: The bottoms of the fries were insulated from the oil by a layer of water vapor rushing out of the potatos pores, resulting in a soggy-bottomed fry no matter what the gravity level. Perhaps the teams upcoming experiments with deep frying in microgravity will finally create the perfect space fry.
Source: http://news.sciencemag.org/physics/2013/12/scienceshot-french-fries-jupiter

QUESTO 22 According to the comics above, it is CORRECT to affirm.

QUESTO 23 Eating green means people should also be aware of the packaging that is being used for the food. The package the food comes in has a great relevance, since people have to think how they will dispose of it once they are done. (B) The woman believes global warming is not as big of a deal as it is usually announced. Despite the fact that her vehicle presents emissions control system, she does not care about the food packaging that is being used. (C) Although the woman shows concern about global warming, she is not taking into account other causes that ultimately contribute to it, such as driving, which is one of the main culprits in carbon dioxide emission into the atmosphere. (D) Not only is eating organic food excellent for the health, but it is also important for the planet. It is highly recommended because it is fresher, reduces the dependence on oil and is not hazardous to the environment. (E) The woman is undoubtedly aware of the fact that motor vehicles cause a wide range of air pollution problems and she believes it is really helpful if she spends her money on junk food. (A) According to the text, the aim of the scientists is: To ameliorate the food for future space travelers through the investigation of deep frying in dissimilar gravitational conditions. (B) To know, with the cooperation of the European Space Agency, what the scent of French fries would be if they were made on Jupiter. (C) To introduce the European Space Agency on the reduction of frying time, by cutting potatoes into thick slices. (D) To find out the perfect gravitational condition for producing spicy fries when the potato is cooked in hot oil at three times Earths gravity. (E) To improve potatoes crispiness by frying them on Jupiter in maximum gravity levels in order to create a flawed space fry. QUESTO 24 In accordance with the text, mark the option which indicates what the scientists discovered that was not pleasant or enjoyable. The top parts of the fries were insulated from oil, causing them to be soggy-bottomed in a unique gravity level. (B) The lowest parts of the fries were insulated from oil, causing them to be soggy-bottomed whatever the gravity level. (C) The highest parts of the fries were insulated from oil, causing them to be soggy-bottomed in every gravity level. (D) The deepest parts of the fries were insulated from oil, causing them to be soggy-bottomed in a particular gravity level. (E) The uppermost parts of the fries were insulated from oil, causing them to be soggy-bottomed in no gravity level. (A) (A)

Provas de conhecimentos

UFT/COPESE

Vestibular 2014/1

PROVA DE LINGUA ESPANHOLA Lea el texto siguiente y conteste las CUESTIONES 17 y 18.

Seale la respuesta CORRECTA. (A) (B) (C) (D) (E) Solamente I es verdadera. Solamente II y V son verdaderas. Solamente I, II y III son verdaderas. Solamente III, IV y V son verdaderas. Todas las alternativas son verdaderas.

El Seor Presidente Empezaban a salir los empleados de los almacenes. Los autobuses iban tan llenos que no caba una gente. Alguna vez un coche de caballos, una bicicleta. Un momentito de vida en la ciudad. Pas frente a la Catedral, refugio de mendigos y gentes de mala vida. Unos pocos pasos ms y ya estaba en la esquina del Palacio del Obispo. El pauelo baado en lgrimas fras y el espritu que se le escapaba del cuerpo. La mesonera, que tantos aos haba esperado noticias de Lucio Vsquez, por fin acababa de saberlo. La crcel, el dolor, la pena de muerte - No era malo el hombresuspir la mesonera, mientras pasaba por entre las pocas piedras que quedaban de lo que haba sido el Portal del Seor. Unos pasos ms adelante se encontr con un grupo de mujeres. Iban a misa rezando con voz montona: - Por los que estn a punto de morir - Para que la paz nazca de todos los Gobiernos - Por los que son perseguidos injustamente - Por los espritus de todos los que ya han muerto
ASTURIAS. El Seor Presidente .Eplogo p.100. Madrid: Unigraf S.L., 2010.

Lea la vieta siguiente y responda a la CUESTIN 19.

QUESTO 17 Segn el texto, indique si las afirmativas son verdaderas (V) o falsas (F). I. Se podra percibir la gran quietud de la ciudad a travs de la inactividad de los almacenes y de la exigua cantidad de personas en los autobuses. II. La Catedral es reputada como una zona reservada a los peatones y convenientemente protegida de los pordioseros. III. La mesonera ha deseado tener noticias de Lucio Vzquez por un largo tiempo y por fin ha logrado xito. IV. La mesonera pensaba que Lucio Vzquez, al fin y al cabo, era un hombre bueno. V. Las mujeres que rezaban limpiaban el camino con los pauelos mojados en lgrimas. (A) (B) (C) (D) (E) F, F, V, V, F V, F, V, V, F V, V, F, F, F F, V, V, F, V F, F, F, V, V

Fuente: http://www.lanacion.com.ar/1617921-ilustrado

QUESTO 19

De acuerdo con la vieta es CORRECTO decir. La paz es un concepto demasiado amplio y cuando el mundo intenta lograrla, debe hacerlo de forma aislada, cada uno en su rincn, la convirtiendo en un concepto en vez de accin. (B) Hablamos de la paz con mojigatera. Nos construimos a nosotros mismos con incertidumbre y nuestra vida se va estructurando con ste tira y afloja. Preocupmonos ms bien con la enemistad. (C) La paz es consecuencia de nuestros actos y tenemos una responsabilidad aadida en lo que hacemos. La paz contina siendo un reto de la humanidad y requiere el esfuerzo de todos y cada uno de nosotros para lograrla. (D) Las personas no gozan de libertad de accin. Por tal razn no podrn considerarse jams culpables de lo que pasa ni de lo que hacen, una vez que no se puede alcanzar la paz. Cada uno juega su papel libremente. (E) Es necesario el desvanecimiento del esfuerzo humano para lograr la paz, la tranquilidad y quietud de los Estados. As, que es probado el xito de los ideales cuando hayan alcanzado las ms altas cotas de vesania. (A)

QUESTO 18

Respecto al grupo de mujeres que rezaban, se puede afirmar. I. Iban a una ceremonia de la iglesia para celebrar todos los feligreses, el prroco y el da de Navidad. II. La mesonera no se uni a las mujeres que rezaban pero las hall cuando iban a misa. III. Haba palmariamente un ritmo entretenido en sus voces. IV. Las oraciones de las mujeres se hicieron conocidas a travs de sus actividades medimnicas. V. Rezaban, entre otras cosas, por las personas que estaban a punto de quedarse sin vida.

Provas de conhecimentos

UFT/COPESE

Vestibular 2014/1

Lea el texto abajo y conteste las CUESTIONES 20 y 21.

Lea la vieta siguiente y responda a la CUESTIN 22.

Nelson Mandela, revolucionario y poltico Nelson Mandela, quien sali de prisin luego de 27 aos para eliminar de Sudfrica el apartheid muri a los 95 aos. Mandela desafi a la minora blanca que diriga al pas y su larga encarcelacin por luchar contra las polticas de segregacin de su pas, y llam la atencin del mundo contra el sistema del apartheid en Sudfrica, lo que lo convirti en un smbolo de la lucha para llevar la igualdad racional a su pas. Gan el Premio Nobel de la Paz en 1993 con el entonces presidente de Sudfrica, F.W. de Klerk. Un ao ms tarde se convirti en el primer presidente negro de Sudfrica al participar en la primera eleccin multirracial. A pesar de la violencia poltica crnica de los aos previos a la votacin, Sudfrica logr evitar la guerra civil en su transicin del apartheid a la democracia multipartidista gracias, en buena parte, a la visin y el liderazgo de Mandela y Klerk. Me gustara ser recordado no como alguien nico o especial sino como parte de un gran equipo en este grupo que ha luchado por muchos aos, dcadas, incluso siglos, dijo. La mayor gloria de vivir no reside en nunca caer, sino en levantarse cada vez que caes.
Fuente: http://cnnespanol.cnn.com/ (Adaptado)

Fuente:http://lascienciassocialesenlasecundaria.blogspot.com.br/2011/10/humorgeograficohistorico.html

QUESTO 20

QUESTO 22

Segn la vieta es CORRECTO afirmar. Nelson Mandela se destac por haber sido un lder: I. Segregacionista que luch por el apartamiento de las personas en Sudfrica. II. Que present su tenaz lucha por la libertad, la cual le hizo ganarse el respeto del mundo. III. Que soport muchas afecciones a lo largo de su vida, adems de su larga excarcelacin. IV. Que atrajo la atencin del mundo por su resistencia al apartheid en Sudfrica, lo que lo convirti en una leyenda poltica. V. Prestigioso, capaz de persuadir al pueblo sudafricano de seguirlo por su ineptitud de trabar amistad. Seale si las alternativas son verdaderas (V) o falsas (F). (A) (B) (C) (D) (E) V, V, F, F, V F, V, F, V, F V, F, V, F, V F, F, V, V, F V, F, V, V, F (A) Los nios de hoy son nativos digitales. Gonzalez intentaba hacer una chulera cuando fue coaccionado por la maestra haciendo con que su escogencia llevara con ella la carga de juicio realizado por uno de los alumnos. (B) La digitalizacin de las clases supone la integracin de contenidos educativos con la utilizacin de lpices y papeles en el proceso de enseanza. As que los maestros deben orientar a sus estudiantes, acompandolos en sus ratos libres y aprendiendo junto a ellos. (C) Se ha demostrado que los chicos obtienen poca ganancia del uso de la computadora y por esta razn los maestros deben perder de vista que es primordial acompaarlos en el uso de las nuevas tecnologas. (D) El acceso masivo de los chicos a las nuevas tecnologas est haciendo con que los lpices y papeles empiecen a convertirse en obsoletos. La tira muestra que uno de los nios no reconoce el mtodo de Gonzalez como usual. (E) Los nios que no recurren a la tecnologa reducen los retos para su creatividad. La utilizacin inadecuada de los lpices y papeles, puede afectar las relaciones personales perjudicando el rendimiento general.

QUESTO 21 Segn el texto, a Nelson Mandela le gustara ser recordado como: una persona singular y exclusiva que ha luchado por muchos aos y se ha hecho figura decisiva en la historia de su nacin. (B) un hombre que a pesar de todas sus imperfecciones, ha intentado manifiestamente agradar a Dios y a su familia todos los das. (C) una persona exitosa pero con muchas metas e ideales por cumplir en la vida. (D) uno de los ms grandes partisanos que se alej completamente de los ideales revolucionarios Sudafricanos. (E) una persona que ha formado parte de un considerable grupo que luch por mucho tiempo por la igualdad racial de su pas. (A)

Provas de conhecimentos

UFT/COPESE

Vestibular 2014/1

Lea el texto a seguir y responda a las CUESTIONES 23 y 24.

QUESTO 24 En la frase: Cientficamente es un gran hito, aunque tambin histricamente, el autor afirma. Cientficamente es un gran acontecimiento, sin embargo no lo es histricamente. (B) Cientficamente no es un gran logro, sino histricamente. (C) Cientficamente es un gran percance, no obstante no lo es histricamente. (D) Cientficamente es un gran hecho, pero tambin lo es histricamente. (E) Cientficamente es una gran desdicha, incluso histricamente. (A)

'El ms grandioso viaje de la humanidad a la puerta de la eternidad'


Informacin de 'BBC MUNDO' 15 de septiembre de 2013

Como una ocasin importante, llama la cientfica planetaria Carolyn Porco, el hecho de que la sonda Voyager 1, una nave espacial lanzada hace 36 aos, finalmente est en el espacio que hay entre las estrellas, ms all de la protectora burbuja magntica del sol. En entrevista para BBC Mundo, Porco cuenta que se convirti en miembro del equipo encargada del viaje interminable cuando era joven y acababa de graduarse de la escuela de posgrado. Me maravill cuando estuve entre los primeros seres humanos que pudimos ver, en vvidos detalles, los sistemas planetarios de Jpiter, Saturno, Urano y Neptuno. Y dice que hoy en da siente como si ese pequeo objeto que dej atrs el sistema solar, lleva un poco de ella y de cada ser humano. Y precisamente por ello, nosotros, los habitantes de la Tierra, finalmente hemos llegado a la puerta de la eternidad. La noticia de que la sonda espacial lleg ms all de la burbuja caliente que emite el sol, se conoci el pasado 12 de septiembre, cuando cientficos dieron a conocer que los instrumentos del objeto as lo indicaban. El Voyager fue enviado inicialmente a estudiar los exteriores del Sistema solar, pero ha seguido su curso. Segn cientficos de la Nasa, la nave se encuentra actualmente a casi 19.000 millones de kilmetros de la Tierra. "Cientficamente es un gran hito, aunque tambin histricamente. Este es uno de esos viajes de exploracin como darle la vuelta al mundo por primera vez o poner un pie en la Luna por primera vez. Esta es la primera vez que hemos comenzado a explorar el espacio entre las estrellas", dijo Ed Stone, cientfico del proyecto, a BBC.
Fuente: http://www.eltiempo.com/archivo/documento/CMS-13064495 (Adaptado)

PROVA DE MATEMTICA

QUESTO 25 Um pedao de arame com 60 metros de comprimento deve ser cortado em duas partes para cercar dois lotes quadrados, de modo que a rea de um deles seja o qudruplo da rea do outro. Ento, deve-se cortar o arame em duas partes de comprimentos em metros de: (A) (B) (C) (D) (E) 10 e 50 15 e 45 20 e 40 25 e 35 30 e 30

QUESTO 23 Del texto, se deduce la(s) siguiente(s) interpretacin(es). I. Lo sucedido por el Voyager, un objeto producido por el hombre, que ha incursionado en el espacio interestelar, no es un hecho indito en la historia de la humanidad. II. El hombre ha alcanzado una nueva regin del espacio, donde nada ha estado antes y tambin ha derribado lmites hasta entonces inalcanzables. III. La hazaa de la sonda Voyager, la cual sali del Sistema Solar, ha causado del mximo optimismo al gran chasco a todos. IV. El anuncio sobre el Voyager se produjo ms de 36 aos despus de que la nave espacial escondi de la humanidad las primeras imgenes de Jpiter y Saturno. V. Voyager modific su ruta para mantenerse operativa y conocer la existencia de vida civilizada en el espacio interestelar.

QUESTO 26 O conjunto soluo da inequao (A) (B) (C) (D) (E)


[0, ) [0, 1) (1, ) ( , 0 ) ( , )

1+ x 1 : 1 x

Seale la respuesta CORRECTA. (A) (B) (C) (D) (E) Solamente II es verdadera. Solamente I y IV son verdaderas. Solamente II, III y IV son verdaderas. Todas las alternativas son verdaderas. Todas las alternativas son falsas

Provas de conhecimentos

UFT/COPESE

Vestibular 2014/1

QUESTO 27 correto afirmar 2014 nmero 2 : (A) (B) (C) (D) (E) 2 4 6 8 0 que o algarismo das unidades do

QUESTO 31
x + y + 2 z = 0 O sistema x py + z = 0 admite soluo diferente de (0,0,0) px y z = 0 se e somente se: (A) (B) (C)
p0

p2 p 0
p =1 p = 0 ou p = 1 p = 1 e p = 2

QUESTO 28 Considere o slido gerado pela rotao de 360 do retngulo ABCD em torno do eixo das ordenadas. Sabe-se que os vrtices do retngulo so os pontos A (3;1), B (3;6), C (7;6) e D (7;1). correto afirmar que o volume desse slido igual a: (A) (B) (C) (D) (E) 80 140 144 200 245

(D) (E)

QUESTO 32
A seguinte figura mostra a circunferncia trigonomtrica. Determine o valor da relao N. N=
rea do tringulo AOC rea do tringulo BOC

QUESTO 29 No conjunto dos nmeros reais

equao

4 x = x 2 admite: (A) (B) (C) (D) (E) apenas uma soluo duas solues trs solues infinitas solues nenhuma soluo

Figura: Circunferncia trigonomtrica


Fonte: Elaborao prpria

(A) (B)

cos 2 +1 2

cos 2 + 1
2
2

QUESTO 30
(C)
Uma empresa de impresses digitais tem uma copiadora A que imprime 500 pginas em oito minutos. O dono da empresa decide comprar outra mquina copiadora B mais moderna e observa que as duas mquinas trabalhando juntas imprimem 500 pginas em dois minutos. Em quanto tempo a mquina B imprime 500 pginas? (A) 2 min. e 40 seg. (B) 2 min. e 36 seg. (C) 2 min. e 56 seg. (D) 3 min. e 10 seg. (E) 3 min. e 12 seg.

cos 2

(D)

2 +1
2 +1 cos 2

(E)

Provas de conhecimentos

You might also like