You are on page 1of 12

OFICINAS PEDAGGICAS: INSTRUMENTO DE VALORIZAO DA DIVERSIDADE NO AMBIENTE ESCOLAR

MARTINS, Francine Netto - UFSM frannmartins@hotmail.com FREITAS, Deisi Sangoi - UFSM deisisf@gmail.com FELDKERCHER, Nadiane nadianefel@yahoo.com.br rea Temtica: Diversidade e Incluso Agncia Financiadora: Secretaria de Educao Continuada, Alfabetizao e Diversidade Resumo A presente pesquisa faz parte das investigaes realizadas pelo grupo de Pesquisa e Estudos em Educao - INTERNEXUS, junto ao Projeto Diversidade Sexual e Igualdade de Gnero, realizado junto 8 Coordenadoria de Educao e Secretaria Municipal de Educao de Santa Maria Rio Grande do Sul. O grupo tem realizado pesquisas que almejam reflexes e o desenvolvimento de atividades pedaggicas que envolvam o combate ao preconceito e a violncia s pessoas nas quais as identidades no se enquadram ao modelo majoritrio em que estamos inseridos. Apresentamos a oficina O bom o belo e o verdadeiro no contexto escolar, realizada com 36 alunos do Ensino Mdio de uma escola Estadual da Regio Norte de Santa Maria/RS, em que a mesma foi inspirada nos trs momentos pedaggicos de Delizoicov a Angotti (2006). A coleta de dados se deu atravs da observao e anlise das histrias produzidas pelos participantes, ou seja, caracterizando uma abordagem qualitativa de pesquisa. O estudo delineou os desafios de lidar, na escola, com o diferente do padro que nos foi apresentado desde a infncia, ou pela no problematizao desses assuntos. Nesta perspectiva problematizamos os temas Sexualidade, Gnero e Etnia, a partir das dicotomizaes como certo/errado, verdade/mentira, apresentadas pelos alunos. A partir da problematizao dessas questes, percebemos que assuntos que geram polmicas no so abordados em sala de aula. Conforme Louro (2003), os educadores se sentem pouco vontade quando so confrontados com as idias de incerteza, preferem contar com referencias seguras e inequvocas. Ao contrrio dessas prticas, acreditamos que a valorizao da diversidade na escola assume um papel inquestionvel para a construo de um contexto social inclusivo e que reconhece diferenas. Atravs deste trabalho tambm notamos que as metodologias no ambiente educativo ainda so marcadas, por concepes tradicionais de ensino, onde o aprendiz que apenas recebe informaes e conceitos.

4355

Palavras-chave: Diversidade. Escola inclusiva. Oficinas pedaggicas.

Introduo

A valorizao da diversidade assume um papel inquestionvel para a construo de um contexto social que inclui todos, bem como reconhece suas diferenas. Nesta perspectiva, assegurado que cada cidado, de maneira livre e criativa, desenvolva seus talentos, igualdade de oportunidade e as mesmas possibilidades de expressar seus valores, afetos e desejos (SECAD/MEC, 2007). Inspirando-se nessas idias, o grupo INTERNEXUS Grupo de Pesquisa e Estudos em Educao1, atravs do Projeto Diversidade Sexual e Igualdade de Gnero2, tem realizado aes de pesquisa, ensino e extenso buscando aprofundar reflexes e desenvolver atividades pedaggicas que envolvam o combate ao preconceito e a violncia s pessoas nas quais as identidades no se enquadram ao modelo majoritrio em que a sociedade est inserida. O presente trabalho relata a partir de uma interveno na escola por meio da oficina pedaggica O Bom, o Belo e o Verdadeiro no Contexto Escolar, o desafio e a necessidade de trabalharmos, com temticas relativas sexualidade, gnero e etnias, num formato diferente do que nos foi apresentado desde a infncia, se desejamos modificar o cenrio atual de omisso e perpetuao de injustias sociais. Essa oficina foi implementada em uma escola da regio norte de Santa Maria com 36 alunos do Ensino Mdio. Nesta ocasio, mapeamos as representaes dos estudantes, frente s questes que envolvem Gneros, Sexualidades e Etnias, a partir das noes de Bom, Belo e Verdadeiro no contexto escolar.

As oficinas pedaggicas como metodologia de trabalho

Grupo de Pesquisa registrado no CNPq Projeto realizado junto 8 Coordenadoria de Educao (8CRE) e Secretaria Municipal de Educao de Santa Maria (SMED), que recebeu apoio da Secretaria de Educao Continuada, Alfabetizao e Diversidade (SECAD /MEC).
2

4356

Para a elaborao de uma oficina, a escolha do tema de estudo fator determinante. Corra (2000), aponta como estratgias para a realizao desta perspectiva de trabalho, as seguintes etapas: decidir o tema de estudo, que se refere escolha realizada por pessoas que se prope a construir uma oficina, reunir todo o material possvel sobre o tema, buscando subsdios em materiais como revistas, filmes, livros, mas tambm nas conversas cotidianas; o entendimento do tema que ser abordado, que se dar atravs do Estudo e Desenvolver estratgias para poder dizer sobre o tema, podendo referir-se a qualquer meio disponvel ou possvel de ser criado. (CORRA, 2000, p.150). As oficinas tambm trazem como caracterstica, a abertura de espaos de aprendizado que buscam o dilogo entre os participantes.

Na oficina surge um novo tipo de comunicao entre professores e alunos. formada uma equipe de trabalho, onde cada um contribui com sua experincia. O professor dirigente, mas tambm aprendiz. Cabe a ele diagnosticar o que cada participante sabe e promover o ir alm do imediato. (VIEIRA et al, 2002. p.17).

Diante disso, almejamos promover um trabalho que inclu a participao de todos os envolvidos, no distribuindo as pessoas em funes fixas como coloca Corra (2000, p.122) no livro Pedagogia Libertria. O autor sinaliza que a oficina pode permitir a quebra das hierarquias do conhecimento o (...) que se d muitas vezes, pela deteno de um discurso especializado que justifica a maior importncia de quem profere em relao aos outros. Sendo assim, pensamos que a oficina pode estabelecer uma independncia das aes educacionais em relao aos modelos que priorizam mais uma rea do saber do que outra, ou seja, oportuniza estratgias de resistncia qualificao ou desqualificao de saberes pelas agncias oficiais de ensino. Ainda, cabe ressaltar que as aes do Grupo INTERNEXUS envolvendo oficinas, contemplam os trs momentos de Delizoicov e Angotti que consistem em: Primeiro momento ou problematizao inicial: so apresentadas aos alunos situaes reais, para que os mesmos sejam desafiados a expor suas posies ou concepes prvias sobre o tema.

O ponto culminante dessa problematizao fazer que o aluno sinta a necessidade da aquisio de outros conhecimentos que ainda no detm, ou seja, procura-se

4357

configurar a situao em discusso como um problema que precisa ser enfrentado. (DELIZOICOV e ANGOTTI 2002, p. 200).

O objetivo desta primeira etapa problematizar estes conhecimentos prvios acerca do tema proposto, bem como compreender o que os educandos percebem diante das questes que esto sendo colocadas em pauta. O Segundo momento ou organizao do conhecimento: caracteriza-se pelo desenvolvimento de atividades que auxiliem o aluno a compreender e partilhar os conhecimentos sistematizados pela Cincia permitindo, a ele construir uma resposta mais aprofundada para a questo proposta inicialmente.

As mais variadas atividades so ento empregadas, de modo que o professor possa desenvolver a conceituao identificada como fundamental para uma compreenso cientfica das situaes problematizadas.(DELIZOICOV e ANGOTTI 2002, p. 201).

Nesse momento podem ser desenvolvidas atividades que utilizem recursos como vdeos, sites de internet, livros, reportagens entre outros. Finalmente, o Terceiro momento ou aplicao do conhecimento:

Destina-se, sobretudo, a abordar sistematicamente o conhecimento que vem sendo incorporado pelo aluno, para analisar e interpretar tanto situaes iniciais que determinaram seu estudo como outras situaes que, embora no estejam diretamente ligadas ao motivo inicial, podem ser compreendidas pelo mesmo conhecimento. (DELIZOICOV e ANGOTTI 2002, p.2002)

nesse momento que ocorre a retomada das questes iniciais e da proposio de novos questionamentos ou novas situaes-problema que possibilitem ao aluno a utilizao dos novos conhecimentos desenvolvidos. Dentro deste contexto, os instrumentos para a coleta de dados partiram da anlise das histrias dos alunos, (realizadas no terceiro momento da oficina) e pelos relatos das problematizaes, que foram inspiradas nos Trs momentos, descritos anteriormente. Para o primeiro momento da oficina selecionamos textos veiculados em jornais e revistas (figura1), especificamente aqueles que continham situaes polmicas e que envolvessem noes de Sexualidade, Gnero e Etnia. O motivo pelo qual estes materiais foram escolhidos foi a tentativa de problematizar em sala de aula, s representaes dos

4358

alunos frente s situaes que envolvem o diferente de um padro moral majoritrio, bem como refletir sobre dicotomizaes como bom-ruim, mau-bom, feio-belo, certo-errado.

Figura 1- Reportagens utilizadas no primeiro momento da oficina

Solicitamos, ento, que os alunos, distribudos em duplas3, lessem as reportagens, e aps cada leitura colocassem para o grupo suas percepes frente ao que foi lido. Para o segundo momento, selecionamos o conto Patinho Feio de Clarissa Pinkola (1994) em seu livro Mulheres que correm com os Lobos. O texto, apresenta o personagem principal (patinho feio), como inaceitvel e rejeitado no ambiente em que vive, por apresentar uma aparncia diferente do desejvel. Alm disso, Pinkola, aponta em sua obra que o referido conto, prope inmeras relaes com o nosso cotidiano e faz referncias questo de gnero, afirmando que:

Em muitas culturas existe uma expectativa, quando nasce uma filha, de que ela e ser um certo tipo de pessoa, que haja de um certo modo consagrado pelo tempo, que siga um certo conjunto de valores, pelo menos os valores da famlia e que seja como for no abale os alicerces (1994, p. 219).

Nestas perspectivas, escolhemos este conto, pelas possibilidades de reflexes que poderiam ser suscitadas a partir dele. Para tanto, nesta etapa do trabalho, pedimos aos alunos que, em duplas, encontrassem fragmentos no texto que fossem ao encontro do que foi discutido no primeiro momento com as reportagens de jornal.

Os trabalhos das oficinas so realizados em dupla ou grupos pequenos para que haja uma boa troca de conhecimentos entre os participantes, aqui no caso alunos ; conhecimentos que posteriormente sero socializados com o grande grupo.

4359

No terceiro momento solicitamos aos alunos que observassem um painel com imagens de pessoas que contrastam por inmeras diferenas (como cor de pele, cultura, profisses, idades), que os alunos colocassem por escrito se eles se identificavam com alguma daquelas imagens (figura 2) e se estas lhes faziam lembrar de algum momento ou situao vivida, associada ao primeiro e ao segundo momento da oficina.

Figura 2 - Painel utilizado no 3 momento da oficina

O desafio de problematizar a diversidade no ambiente escolar

As formas de vida propagadas pela globalizao e especialmente pelas mdias reforam inmeras peculiaridades de opinies e culturas, que fazem parte do dia a dia das sociedades. Segundo Rolinik (1996), tudo leva a crer que a criao individual e coletiva se encontraria em alta, pois, (...) muitas so as cartografias de foras que pedem novas maneiras de viver, numerosos os recursos para cri-las e incontveis os mundos possveis (1996, p.1). Porm

(...) a mesma globalizao que intensifica as misturas e pulveriza as identidades, implica tambm na produo de kits de perfis-padro de acordo com cada rbita do mercado, para serem consumidos pelas subjetividades, independentemente de contexto geogrfico, nacional, cultural, etc. Identidades locais fixas desaparecem para dar lugar a identidades globalizadas flexveis que mudam ao sabor dos movimentos do mercado e com igual velocidade. Esta nova situao, no entanto, no implica forosamente o abandono da referncia identitria. (Rolnik, 1996.p.1)

4360

Dentro deste contexto, acreditamos que essa produo de Kits de perfis-padro pode ser associada ao espao escolar, que ao colocar em seus Projetos Polticos Pedaggicos e currculos, propostas de trabalho que devem contemplar modos de vida diferenciados, se contradiz ao selecionar de forma fechada, quais os saberes so necessrios para a formao de seus alunos. Acreditamos que as escolas tm um importante papel no desenvolvimento de estratgias que permitam os educandos a refletir, reinventar-se e propor o pensar criativo, sem imposies. Larrosa, afirma que um dispositivo pedaggico ser, ento qualquer lugar no qual se constitui ou se transforma a experincia de si4. Sendo assim, a educao, alm de um simples ambiente de possibilidades para o desenvolvimento da autoconfiana, pode produzir formas de experincia de si nas quais os indivduos podem se tornar sujeitos de um modo particular (LARROSA, 1994, p.57). Nas oficinas, os alunos associaram a palavra preconceito a tudo aquilo que considerado diferente ou fora de um padro majoritrio. Os preconceitos so realidades historicamente construdas,

(...) so reinventados e reinstalados no imaginrio social continuamente. Os preconceitos atuam como filtros de nossa percepo, fortemente impregnados de emoes, colorindo nosso olhar, modulando o ouvir, modelando o tocar, fazendo com que tenhamos uma viso simplificada e enviesada da realidade (Candau, 2002. p.17)

Dessa maneira, percebe-se o preconceito como a rejeio de tudo aquilo que acreditamos ser bom, belo e verdadeiro na cultura que estamos inseridos. O mesmo norteia pontos de vista e atitudes diante de determinadas situaes, as quais no identificamos como absolutas. Ainda, para considerarem essas diferenas, em muitos discursos foram colocadas as palavras bom, estranho, certo, como se estivessem tratando com parmetros e regras que no poderiam ser quebrados. Dentro deste contexto, os estudos culturais afirmam que

estudar a constituio do sujeito como objeto para si mesmo: a formao de procedimentos pelos quais o sujeito induzido a observar-se a si mesmo, analisar-se, decifrar-se, reconhecer-se como um domnio do saber possvel. (FOUCAULT apud LARROSA 1994. p. 55 )

4361

(...) todo o conhecimento, ao constituir um sistema de significao, cultural e vinculado s relaes de poder. dessa perspectiva que os Estudos Culturais analisam instancias, instituies e processos culturais diversos como a TV, o cinema, a publicidade, entre outros, abordando-os como produes culturais que participariam na construo de modos determinados de ser/estar no mundo. (BICCA, 2007 apud SILVA, 1999 p.332).

As relaes de poder esto nitidamente presentes atravs dos conceitos considerados como normais. Isto pode ser percebido atravs dos seguintes relatos durante a oficina: Eu tinha duas vizinhas que ningum poderia dizer que elas eram homossexuais porque elas nunca brigavam, estavam sempre bem, viviam na delas, eram super normais e uma delas tinha uma filha. Eu confesso para vocs que eu fui preconceituosa, mas depois eu fiquei pensando: o que eu tenho que ver? Cada um vive a vida que quer. Elas no estavam fazendo mal a ningum. (...) as gordinhas no tem vez, nunca vi uma protagonista de novela ser gorda nem preta. (...) bicha tambm gente. (...) isso uma doena. (...) um desvio que eles tm desde pequeno. (...) as bichas no respeitam a gente, tem gay que no respeita. (...) esses dias eu vi dois gays que estavam em plena praa, era quase de noite e comearam a se beijar. (...) eu respeito desde que fique longe de mim. (...) minha irm queria tanto uma filha mulher que o meu sobrinho aviadado. (...) isso depende da criao. (...) uma opo que eles tm. Partindo dessas falas, entendemos que as mesmas partilham do que afirma Foucault, em seu livro Os anormais onde o Monstro humano, o indivduo a ser corrigvel, o ponto de inflexo da lei, combina com o impossvel e com o proibido.

O contexto de referncia do monstro humano a lei, claro. A noo de monstro essencialmente uma noo jurdica jurdica, claro, no sentido lato do termo pois o que define o monstro o fato de que ele constitui, em sua existncia mesma e em sua forma, no apenas uma violao das leis da natureza. Ele um registro duplo, infrao s leis em sua existncia mesma. O campo de aparecimento do monstro , portanto, um domnio que podemos dizer jurdico biolgico Por outro lado, nesse espao, o monstro aparece como um fenmeno e ao mesmo tempo extremo e extremamente raro (2002, p.71)

4362

Notou-se ainda, que a questo associada ao monstro humano, da violao as leis da natureza especialmente voltadas questo da homossexualidade, que na maioria das falas dos alunos colocada como uma doena, uma falta de respeito moralidade. Alm disso, pensamos que estas representaes e significados, se do pelo fato de estarmos inseridos em uma sociedade historicamente marcada por excluses e delimitaes.

(...) existe uma extraordinria continuidade entre as diferentes formas atravs das quais os conhecimentos dos pases centrais legitimaram a misso civilizadora ou normatizadora a partir das deficincias desvios em relao ao padro normal civilizado de outras sociedades. Os diferentes recursos histricos (evangelizao, civilizao, o fardo do homem branco, modernizao, desenvolvimento, globalizao) tm todos como sustentculo a concepo de que h um padro civilizatrio que , simultaneamente, superior e normal. (WIELEWICKI e OLIVEIRA apud LANDER, 2005).

No contexto desse padro civilizatrio, nas oficinas, a mulher quando no est includa em um papel recatado de esposa e dona do lar, tambm considerada indivduo anormal.

A posio social inferior da mulher na sociedade mantm fortes nexos com a diviso sexual do trabalho. Essa diviso resulta de uma correlao de formas antagnicas entre homens e mulheres e dos valores diferentemente atribudos ao trabalho feminino e masculino. (SECAD, 2007. P. 17)

Estas questes so sinalizadas pelas seguintes falas: (...) um absurdo um amigo casar com uma mulher que no sabe nem fritar um ovo. (...) que nem aquele ditado: mulher esquenta a barriga no fogo e esfria no tanque. (...) as pessoas no casam mais no religioso como antigamente, hoje h diviso de tarefas, porm ainda existem mulheres que ganham menos que os homens para exercer a mesma funo. Para Meyer

De vrios modos, os estudos contemporneos sobre o espao escolar, as prticas pedaggicas que nele se desenvolvem, bem como os estudos que se tem envolvido com as pedagogias culturais tm mostrado como estamos, em nossa sociedade

4363

sempre operando a partir de uma identidade que norma, que aceita e legitimada e que se torna por isso mesmo, quase invisvel (...) (MEYER, 2003. p. 24)

Em relao questo da diversidade tnica, foi percebido atravs dos discursos dos alunos como algo fora do padro majoritrio, pois fazemos parte de uma sociedade regida esteticamente por um paradigma branco, onde a clareza da pele persiste como uma marca simblica de uma superioridade imaginria (CANDAU, 2003.p.22). Concordamos com a mesma autora, que afirma ser muito presente em nossas vidas, a questo histrica, onde a escravido marcou territrio e marca ainda hoje as relaes sociais. Diante do que foi exposto, pensamos que o ambiente escolar, ao negar ou imunizar-se, por exemplo, dos temas que foram problematizados nas oficinas, confirma e contribui para a efetivao de uma educao carregada de verdades absolutas, discriminaes e relaes de poder. Segundo Tomaz Tadeu da Silva

O poder est inscrito no currculo atravs das divises entre saberes e narrativas inerentes ao processo de seleo do conhecimento e das resultantes divises entre os diferentes grupos sociais. Aquilo que divide e, portanto, aquilo que inclui/exclui, isso o poder. Aquilo que divide o currculo-que diz o que conhecimento, e o que no - e aquilo que essa diviso divide -que estabelece desigualdades entre os indivduos e grupos sociais - isso precisamente o poder (SILVA, 1995.p.197).

Neste sentido, coloca-se a oficina como alm de um espao autnomo de investigao para o pesquisador, uma maneira de levar para sala de aula, assuntos que comumente no so explorados dentro da escola. Isso se fez evidente quando pedimos aos alunos que escrevessem sugestes a respeito do trabalho realizado. Dessa maneira, algumas questes apontadas por eles foram: (...) gostei muito da oficina, afinal de contas no toda a hora que temos a oportunidade de discutir certos assuntos. (...) as oficinas so diferentes das aulas normais. (...) esta oficina serviu muito como aprendizado, e deu abertura para todos se expressarem, um modo diferente de dar aula. Diante dessas colocaes, entendemos que as prticas educativas ainda so marcadas, por mtodos tradicionais de ensino, configurando uma educao que determina o aprendiz como um indivduo que recebe informaes e conceitos. O Ensino Tradicional marcado pela

4364

memorizao mecnica dos contedos narrados, ou seja, a narrao transforma os alunos em vasilhas, em recipientes a serem enchidos pelo educador. Quanto mais se deixem docilmente encher, tanto melhores educandos sero. (FREIRE, 1987, p. 58). Ao contrrio destas perspectivas, as caractersticas da oficina atuaram como um importante instrumento para que os alunos tivessem voz dentro daquele contexto. A mesma colaborou para que tivssemos um espao onde todos puderam participar, percebendo esta caracterstica fundamental para o rompimento de estratgias de ensino que contemplam o professor como detentor do saber. Vale ressaltar que a problemtica das relaes entre diversidade no cotidiano escolar constitui um tema de especial relevncia para construo de uma escola democrtica. Dessa maneira, consideramos a mesma como um espao privilegiado para trabalhar a diversidade da cultura humana e os valores ticos de respeito ao outro. Ainda, por intermdio deste estudo, percebemos a importncia do professor avaliar sua prtica, ser crtico em relao a ela, e a todo o momento abordar se o que se prope em sala de aula, ter algum significado na vida do educando. Apesar das escolas terem um currculo a seguir, indispensvel que o educador destine espaos para conversar e problematizar sobre assuntos que freqentemente ficam de lado, pela preocupao em vencer os contedos do ano letivo. Acreditamos tambm, que no apenas a escola, o nico local no qual as pessoas podem problematizar os pontos centrais deste trabalho, mas que isto possa ocorrer tambm em outros espaos, bem como em cursos de formao de professores para que haja a possibilidade da experincia de si. Com este trabalho, esperamos contribuir para provocar inquietaes dentro do espao escolar, assim como reflexes acerca de assuntos que fazem parte de nosso cotidiano e sobre os quais pouco refletimos. Acreditamos ainda, que este estudo serve como base para novas perspectivas de trabalho, bem como um estudo mais aprofundado das questes que foram problematizadas.

REFERNCIAS Cadernos Secretaria de Educao continuada, Alfabetizao e Diversidade. Gnero e Diversidade Sexual na Escola: reconhecer diferenas e superar preconceitos. Braslia: Ministrio da Educao, 2007.

4365

CANDAU, Vera Maria. Somos Todos Iguais? CANDAU, Vera Maria et al (coord). Rio de Janeiro: DP&A, 2003. CORRA, Guilherme et al. Pedagogia Libertria: Experincias Hoje. Editora Imaginrio, 2000. DELIZOICOV, D; ANGOTTI, Jos Andr, PERNAMBUCO, Marta Maria. Ensino de Cincias: Fundamentos e Mtodos. So Paulo: Cortez, 2002. ESTS, Clarissa Pinkola, O Patinho feio. IN ESTS, Clarissa Pinkola (org). Mulheres que correm como os lobos. 2 ed. Editora Rocco, 1994. FOUCALT, Michael. Os anormais. Traduo Eduardo Brando. So Paulo: Martins Fontes, 2001. FREIRE, Paulo. A importncia do ato de ler: em trs artigos que se completam. 41 ed. So Paulo: Cortez, 2001. ______, Pedagogia do Oprimido. 17 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987. LARROSA, Jorge. Tecnologias do Eu na Educao. IN: SILVA, Tomaz (org). Estudos Foucaultianos. Rio de Janeiro: Editora Vozes,1994. LOURO, Guacira Lopes. Currculo, gnero e sexualidade. IN: LOURO, Guacira Lopes et al (Orgs). Corpo, Gnero e Sexualidade. Rio de Janeiro: Vozes, 2003. MEYER, Dagmar Estermann. Gnero e educao: teoria e poltica. IN: LOURO, Guacira Lopes et al (Orgs). Corpo, Gnero e Sexualidade. Rio de Janeiro: Vozes, 2003. OLIVEIRA, Marlize Rubin, WIELEWICKI, Hamilton de Godoy. Aes Afirmativas na UFRGS: Opinies Em Comunidades do Orkut. Consultado em 24 de julho de 2008. Disponvel em < http://143.106.58.55/poled/viewarticle.php?id=47> ROLNIK, Suely. Toxicmanos de identidade subjetividade em tempo de globalizao Reelaborao de artigo publicado no caderno Mais! da Folha de So Paulo. So Paulo, 1996. SILVA, Tomaz Tadeu da. Currculo e Identidade Social: Territrios Contestados Currculo e Identidade Social: Territrios Contestados. In: Aliengenas na Sala de Aula: Uma Introduo aos Estudos Culturais em Educao. Petrpolis: Vozes, 1995. VIEIRA, Elaine, VALQUIND, Lea. Oficinas de Ensino: O qu? Por qu? Como?. 4 ed. Porto Alegre. EDIPUCRS, 2002.

You might also like